BRPI0706409B1 - Método e sistema de distribuição de conteúdo multimídia - Google Patents

Método e sistema de distribuição de conteúdo multimídia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706409B1
BRPI0706409B1 BRPI0706409-8A BRPI0706409A BRPI0706409B1 BR PI0706409 B1 BRPI0706409 B1 BR PI0706409B1 BR PI0706409 A BRPI0706409 A BR PI0706409A BR PI0706409 B1 BRPI0706409 B1 BR PI0706409B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
multimedia content
blocks
content
peer
mode
Prior art date
Application number
BRPI0706409-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Christophe Diot
Augustin Chaintreau
Augustin Soule
Christoph Neumann
Ali Boudani
Kyoungwon Suh
Pierre Houeix
Mary-Luc Champel
Original Assignee
Interdigital Ce Patent Holdings
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR0650073A external-priority patent/FR2896110A1/fr
Application filed by Interdigital Ce Patent Holdings filed Critical Interdigital Ce Patent Holdings
Publication of BRPI0706409A2 publication Critical patent/BRPI0706409A2/pt
Publication of BRPI0706409B1 publication Critical patent/BRPI0706409B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/16Arrangements for providing special services to substations
    • H04L12/18Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/16Arrangements for providing special services to substations
    • H04L12/18Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast
    • H04L12/1859Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast adapted to provide push services, e.g. data channels
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/16Arrangements for providing special services to substations
    • H04L12/18Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast
    • H04L12/1881Arrangements for providing special services to substations for broadcast or conference, e.g. multicast with schedule organisation, e.g. priority, sequence management

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA. A invenção diz respeito a um método de distribuição de conteúdo multimídia que é caracterizado em que ele compreende as seguintes etapas, a saber: uma primeira etapa que consiste em transferir parcialmente um conteúdo multimídia em modo empurrar de um servidor de conteúdo para um dispositivo cliente (EC1), e uma segunda etapa que consiste em transferir os elementos ausentes do conteúdo multimídia em modo puxar usando um mecanismo ponto a ponto de um outro dispositivo cliente (EC2) . A invenção também é caracterizada em que o conteúdo multimídia pode ser recriado com n + p blocos, por meio do que n e p são números naturais não zero, n blocos sendo transferidos durante a primeira etapa e p blocos sendo transferidos durante a segunda etapa. O conteúdo multimídia pode ser usado somente depois que os n + p blocos forem recebidos.

Description

ESCOPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito ao dominio de tecnologias de informação e de comunicação.
A presente invenção diz respeito, mais particular-mente, a um método e a um sistema de distribuição de conteúdo multimídia combinando uma transferência em modo "empurrar" e uma transferência em modo "puxar" por meio de um mecanismo "ponto a ponto".
TECNOLOGIA ANTERIOR
A tecnologia anterior conhece, a partir do artigo cientifico "On the feasibility of Commercial, Legal P2P Con-tent Distribution" (P. Rodrigues, S-M. Tan and C. Gkantsi- dis, ACM SIGCOMM Computer Communication Review, vol. 36, N° 1, January 2006), o conceito da distribuição de conteúdo multimídia por meio de redes "ponto a ponto" para uso comer-cial. Entretanto, este artigo cientifico não divulga um es-tágio de transferência no modo "puxar".
A tecnologia anterior também conhece, por meio do pedido de patente europeu EP 1 341 328 (Matsushita Electric Industrial Co.), um sistema de difusão de dados, para a di-fusão de dados multimídia, e um dispositivo terminal receptor para receber os ditos dados multimídia. A invenção descrita neste pedido de patente europeu diz respeito a um dispositivo de recepção de dados para receber e transmitir dados de difusão que compreendem uma pluralidade de dados multimídia, o dispositivo compreendendo: - uma unidade receptora adaptada para receber de uma maneira sequencial a pluralidade de dados multimídia in-cluída nos dados de difusão; - uma unidade transmissora adaptada para transmitir os dados recebidos; - uma unidade de armazenamento adaptada para criar e armazenar informação de gerenciamento para gerenciar cole-tivamente a pluralidade de dados multimídia recebidos e para atribuir informação correspondente a respectivos dados mul-timídia; e - uma unidade de gerenciamento adaptada para ge-renciar dados multimídia recebidos em referência à informação de gerenciamento.
A tecnologia anterior também conhece, pelo pedido de patente americana US 2004/003090 (Deeds Douglas), um sis-tema de compartilhamento de informação ponto a ponto. Este pedido de patente americana descreve um sistema e um método para compartilhar dados através de uma rede, tal como a In-ternet. Freqüentemente, dados compartilhados serão dados de áudio, mas podem corresponder a outros tipos de dados. Um servidor, por exemplo, um servidor de mensagens instantâneas, em comunicação com a rede recebe solicitações para i- niciar sessões de compartilhamento de dados, as solicitações compreendendo os endereços de participantes em potencial. Mediante a recepção da solicitação, o mensageiro instantâneo determina se os participantes em potencial estão, de fato, conectados na rede e, se este for o caso, transmite seus en-dereços de rede para a entidade que transmitiu a solicita ção, para que ela possa começar a transmitir os dados para cada um deles. Usualmente, os dados são reproduzidos a partir de um gravador por um dos participantes, mas a seleção é ouvida pelos elementos do grupo quando ela é transmitida, criando um ambiente de audição compartilhado. A fim de evitar violação em potencial da propriedade intelectual, os dados são reproduzidos, mas não armazenados para audição em um momento posterior no nivel dos receptores.
A tecnologia anterior também conhece, por meio de do pedido de patente PCT WO 01/10125 (Randall Chung), um sistema VoD (Video sob Demanda), de um servidor ou usuário até um outro usuário. O pedido de patente PCT descreve um sistema e um método para distribuir dados a múltiplos usuá-rios finais usando um sistema de armazenamento de dados co-nectado por meio de uma rede de comunicação de dados. O e- quipamento do usuário final compreende uma unidade de arma-zenamento de dados, tal como, por exemplo, um disco magnéti-co, para reproduzir ou gravar material de áudio ou de video. Cada unidade de armazenamento de dados pode armazenar dados, tais como conteúdo de video digital (filme) ou conteúdo de áudio digital (música) . A unidade de armazenamento de dados também pode ser configurada para armazenar partes ou frag-mentos de conteúdo de áudio ou de video digitais. O local de armazenamento e a leitura e a gravação do conteúdo de video ou de áudio digitais são administrados, gerenciados e con-trolados por uma entidade central. Os dados para a leitura de conteúdo de video ou de áudio das partes destes dados po-dem ficar residentes em uma ou mais unidades de armazenamen- to de dados fisicamente distintas, ou podem ficar residentes em uma unidade de armazenamento de dados central.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção pretende superar as desvanta-gens da tecnologia anterior pela proposta de uma solução de codificação particularmente adaptada para um método de dis-tribuição de conteúdo multimídia que combina os modos "em-purrar", "puxar" e "ponto a ponto".
Com este propósito, a presente invenção diz res-peito, no sentido mais aceito no geral, a um método para a distribuição de conteúdo multimídia, caracterizado em que ele compreende: * uma primeira etapa que compreende uma transfe-rência de um conteúdo multimídia no modo "empurrar", de um modo parcial, de um servidor de conteúdo para um primeiro dispositivo cliente; e * uma segunda etapa que compreende uma transferên-cia dos elementos ausentes do dito conteúdo multimídia no modo "puxar" por meio de um mecanismo "ponto a ponto" a par-tir de um segundo dispositivo cliente; e em que o conteúdo multimídia pode ser reconsti-tuído com n + p blocos, n e p sendo números inteiros natu-rais não nulos, n blocos sendo transferidos durante a dita primeira etapa e p blocos sendo transferidos durante a se-gunda etapa, o conteúdo multimídia sendo explorável somente depois da recepção de n + p blocos.
De acordo com uma primeira variação, os primeiro e segundo dispositivos clientes estão localizados sob o mesmo DSLAM (Multiplexador de Acesso a Linha de Assinante Digital) no contexto de uma implementação com base neste modo de transmissão. De acordo com uma segunda variação, os dispositivos clientes estão localizados sob os DSLAMs vizinhos.
Os dispositivos clientes podem ser conversores de sinal de frequência com disco rigido ou computadores pesso-ais .
De acordo com uma implementação em particular, al-guns blocos são sistematicamente carregados em diversos dis-positivos clientes, por exemplo, blocos que habilitam a vi-sualização do inicio de um filme ou de um filme com uma qua-lidade degradada, para que um usuário possa começar a visua-lização enquanto espera pelo mecanismo de carregamento "Pon-to a Ponto".
A invenção também diz respeito a um sistema para a distribuição de conteúdo multimídia que compreende pelo me-nos um servidor de conteúdo multimídia, uma rede de comuni-cação, um DSLAM e pelo menos dois dispositivos clientes.
A presente invenção também diz respeito a um dis-positivo digital, caracterizado em que ele compreende: * dispositivo para receber por transferência no modo "empurrar" um conteúdo de multimídia, de um modo parci-al, a partir de um servidor de conteúdo; e * dispositivo para receber por transferência, os elementos ausentes do dito conteúdo multimídia no modo "pu-xar" por meio de um mecanismo "ponto a ponto" a partir de um segundo dispositivo cliente, e em que o conteúdo multimídia pode ser reconstituído com n + p blocos, n e p sendo números inteiros naturais não nulos, n blocos sendo transferidos no modo "empurrar" e p blocos sendo transferidos no modo "pu-xar", por um mecanismo "ponto a ponto", o conteúdo multimí-dia sendo usado somente depois da recepção dos n + p blocos.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A invenção será mais bem entendida a partir da descrição que segue de uma modalidade não restritiva da in-venção, fornecida como um exemplo em relação à única figura que ilustra uma arquitetura que implementa o método e o sis-tema de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DA INVENÇÃO
Inicialmente, um conteúdo multimídia é codificado em N blocos, N sendo um número inteiro natural maior ou i- gual a 2. 0 conteúdo pode ser decodificado usando n + p blo-cos .
Conteúdo multimídia pode ser, por exemplo, um do-cumento de vídeo, e o sistema da figura 1 é colocado no con-texto de VOD (Vídeo sob Demanda).
Então, o conteúdo é transferido no modo "empurrar" de um servidor de conteúdo, ilustrado na figura, por meio de uma rede de comunicação, até dispositivos clientes ECI, EC2, EC3, etc. Cada dispositivo cliente recebe n blocos. Um dis-positivo cliente é um conversor de sinal de frequência com um disco rígido ou um computador pessoal, e se conecta em uma rede de comunicação por meio de um modem DSL e de um dispositivo DSLAM. Cada dispositivo cliente armazena n blo-cos para uso posterior (no disco rígido, por exemplo). O conversor de sinal de frequência ou computador compreende, em si mesmo, dispositivo para decodificar ou descomprimir o conteúdo da forma exigida e, no caso de conteúdo de video, para gerar sinais de video e de áudio de uma forma adequada.
Os n blocos que são transmitidos (empurrados) para um dado dispositivo cliente são determinados pelo servidor de conteúdo. Preferivelmente, os n blocos transmitidos para um dispositivo cliente diferem dos n blocos transmitidos pa-ra um outro dispositivo cliente por pelo menos um bloco. O servidor de conteúdo mantém uma base de dados que indica quais blocos estão armazenados no nivel de cada dispositivo cliente. Esta base de dados habilita um dispositivo cliente a determinar de qual par de dispositivos clientes solicitar os p blocos ausentes. Vantajosamente, esta base de dados é armazenada em um dispositivo diferente do servidor de conte-údo, mas acessivel pelos dispositivos clientes.
De acordo com uma variação em particular, o conte-údo multimídia é codificado de uma maneira tal que todas as combinações de n + p blocos permitam a decodificação do con-teúdo. Neste caso, o dispositivo cliente buscará os p blocos ausentes em qualquer outro dispositivo cliente com estes p blocos adicionais.
No exemplo, há três dispositivos clientes, prefe-rivelmente, localizados sob o mesmo DSLAM, n igual a 3, p igual a 1 e N igual a 9. Os blocos são codificados com uma certa redundância interblocos. A escolha de um p baixo (e, particularmente, p igual a 1) habilita a minimização da quantidade de informação a ser reunida no modo "ponto a pon- to" e, portanto, acelera o acesso dos usuários ao conteúdo. Esta solicitação pode ser realizada no momento em que o usu-ário decidir visualizar o conteúdo, ou quando ele decide ad-quirir um direito ao conteúdo.
Então, cada um dos três dispositivos clientes re-cebe três blocos no modo "empurrar". A fim de poder explorar o conteúdo multimídia, cada dispositivo cliente exige um bloco adicional.
Então, um dispositivo cliente transferirá no modo "puxar", a partir de um outro dispositivo cliente, o bloco ausente por meio de um mecanismo "ponto a ponto". Portanto, este dispositivo exigirá os blocos ausentes. Assim, o dispo-sitivo cliente pode decodificar o conteúdo e explorá-lo.
O modo ponto a ponto significa que ele pode evitar ter que transferir blocos ausentes a partir do servidor ini-cial. Este modo também habilita a otimização dos recursos de rede e evita a sobressolicitação do servidor de conteúdo. Os p blocos ausentes podem ser distribuídos em di-versos dispositivos sob o DSLAM.
Uma solicitação de busca é transmitida de um dis-positivo cliente EC1 até dispositivos presentes em uma lista na qual estão listados os outros dispositivos que contêm o resto do conteúdo. Esta lista pode ter sido transmitida pri-meiro por um servidor de conteúdo, mediante a solicitação do dispositivo cliente EC1.
Por exemplo, o EC1 transmite uma solicitação ao EC3, EC5 e ECn. O EC3 transmite um terço do conteúdo ausente para ECI, EC5 transmite o segundo terço do conteúdo ausente para ECI, e ECn transmite o último terço para ECI. Também pode ser considerado um modo no qual as proporções transmi-tidas pelo EC3, EC5 e ECn para o EC1 não são iguais, por e- xemplo, a 55 %, 30 % e 15 %.
Uma mensagem pode ser transmitida para o servidor de controle quando um certo compartilhamento de conteúdo é considerado válido pelo dispositivo EC1.
Também pode-se imaginar que pode ser estabelecida uma prioridade para o suprimento dos blocos ausentes. Por exemplo, no modo SVC (Codificação de Video Escalável), a ca-mada base terá a prioridade mais alta, enquanto que a camada chamada de "camada de melhoria" terá uma prioridade mais baixa. 0 conteúdo pode ser reproduzido com somente uma parte dos blocos ausentes, mas com um nivel de qualidade mais bai-xo .
Este mecanismo de prioridade pode ser particular-mente interessante para aplicações criticas em relação ao tempo. Por exemplo, considere que o dispositivo cliente EC1 pode tolerar a ausência do primeiro e do segundo terços do conteúdo ausente, mas exige o último terço. Neste caso, o EC1 transmite para dispositivos que mantêm o conteúdo uma indicação da prioridade que o habilita a respeitar a restri-ção de tempo.
Uma variação do método compreende a divisão do conteúdo ausente, que tem fortes restrições de tempo, em di-versas partes de tamanho igual ou não. Então, estas partes são transmitidas para o dispositivo cliente que faz a soli-citação .
A etapa de "empurrar" pode ser implementada por meio de uma rede de difusão digital que se conforma com um dos padrões DVB, por exemplo, DVB-T ou DVB-H. No escopo da presente invenção, mecanismos de di-fusão ponto a ponto e de difusão seletiva podem ser usados.
Em uma modalidade em particular, eles podem pros-seguir da seguinte maneira: i) o servidor de conteúdo transmite o conteúdo na sua integra somente uma vez usando a técnica de difusão se-letiva; ii) o servidor de controle transmite informação especifica para cada um dos dispositivos clientes a fim de indicar a eles qual parte do conteúdo eles devem salvar e qual parte devem apagar.
A vantagem de um mecanismo como este é o baixo uso da largura de banda de transmissão. A maior inconveniência é que os dispositivos clientes devem ser conectados durante a fase no modo "empurrar". Para dispositivos que não estão disponíveis durante esta fase no modo "empurrar", é possivel transmitir os conteúdos do servidor de conteúdo para os dis-positivos clientes em difusão ponto a ponto.
Durante a fase no modo "puxar", difusão seletiva também pode ser usada. De fato, uma conexão de difusão sele-tiva pode ser usada para que o dispositivo EC1 possa benefi-ciar o dispositivo EC2 que já supre conteúdo para o disposi-tivo EC3.
A principal diferença em relação à abordagem de difusão ponto a ponto é que uma vez que o servidor de con trole recebe uma solicitação relacionada ao conteúdo de um dispositivo cliente, o servidor de controle inicia duas a- ções: i) a transmissão de uma resposta ao dispositivo que fez a solicitação, dizendo a ele para "varrer" em um ou mais endereços / portas de difusão seletiva específicos; ii) a transmissão de uma solicitação de comando para um ou mais dispositivos que contêm o conteúdo solicita-do para que eles comecem a fazer difusão do conteúdo em uma conexão de difusão seletiva, cujos endereços / portas estão contidos na solicitação. O servidor também pode especificar se o conteúdo é difundido em difusão seletiva, em modo car-rossel ou somente uma vez.
No caso em que o servidor de controle detecta que o conteúdo solicitado já está distribuído (ou está sendo distribuído) por um ou mais dispositivos, o servidor de con-trole não precisa transmitir a solicitação de comando para os dispositivos de difusão. O DSLAM que usa mecanismos IGMP cuida de suprir o conteúdo solicitado para o dispositivo que fez a solicitação.
Além do mais, já que um dispositivo de solicitação de conteúdo pode "varrer" diversas conexões de difusão sele-tiva, um segundo mecanismo é exigido para que o dispositivo que solicita conteúdo possa transmitir uma mensagem para o servidor de controle quando ele tiver terminado de transfe-rir o conteúdo. Neste momento, já que o servidor de controle sabe quantos dispositivos estão ouvindo o conteúdo solicita-do, ele pode transmitir (ou não) uma solicitação de comando para o dispositivo de difusão para dizer a ele para cessar a transmissão. Obviamente, esta solicitação será transmitida somente quando nenhum dispositivo estiver ouvindo a conexão de difusão seletiva.
Uma variação consiste em dividir o conteúdo com-partilhado em diversas partes. Quanto maior as partes, mais provável que os diversos dispositivos estejam ouvindo as mesmas partes. Quanto menor as partes, mais aumentará o nú-mero de dispositivos de difusão que contribuem com o mesmo conteúdo, o que leva a uma transferência provavelmente mais rápida e a um tempo de transmissão mais curto para os dispo-sitivos de difusão.
Em uma outra variação, uma codificação redundante é introduzida para que mais dispositivos receptores possam ouvir as mesmas ligações de difusão seletiva. Por exemplo, para decodificar um conteúdo, somente uma parte do conteúdo codificado precisa ser recebida. Esta codificação pode ser sistemática ou não.
Em uma outra modalidade da invenção, o servidor de controle pode transmitir, em resposta a uma solicitação, a lista de todos os dispositivos que estão difundindo o conte-údo solicitado. 0 dispositivo receptor escolhe quantos flu-xos continuos ele deseja ouvir. 0 equipamento receptor pode usar melhor a largura de banda de transmissão disponível. Os dispositivos receptores transmitem uma mensagem especifica para o servidor para indicar qual fluxo continuo eles estão ouvindo. Isto habilita o servidor a saber quantos dispositi-vos estão ouvindo um dado dispositivo de difusão.
Diferentes estratégias podem ser implementadas para a primeira etapa no modo "empurrar": a) Multiplexado em relação a Empurrar Dedicado; b) Cópias Completas em relação a Empurrar Cópias Parciais; c) Empurrar prefixo; d) Politica de Primeiro Prazo Final Precoce Global Multiplexado em relação a Empurrar Dedicado
As duas primeiras estratégias de colocação de con-teúdo dizem respeito ao número de dispositivos clientes alo-cados em um dado conteúdo, por exemplo, um filme.
Alocar um cliente em um filme significa que as partes do filme na sua integra são armazenadas no nivel do cliente, e que o conteúdo pode ser transmitido para outros clientes.
Uma primeira estratégia, chamada estratégia de multiplexação, consiste em alocar um grande número de clien-tes em um dado filme. Uma segunda estratégia, chamada estra-tégia dedicada, consiste em alocar um pequeno número de cli-entes para um dado filme. O caso extremo da estratégia dedi-cada é transmitir o conteúdo para um único cliente, enquanto que o caso extremo da estratégia de multiplexação é transmi-tir o conteúdo para todos os clientes.
No caso da estratégia de multiplexação, o número de servidores em potencial aumenta, o que, na hipótese do canal com fios, faz com que a largura de banda de transmissão alocada para um dado conteúdo aumente de uma maneira linear com o número de clientes alocados no conteúdo.
Os efeitos da escolha multiplexação em relação à dedicada são os seguintes: - o aumento no número de clientes alocados para um dado filme aumenta a taxa de chegada suportada para o filme. Este aumento também aumenta a latência de inicialização, mas até uma quantidade inferior; - no caso extremo em que o conteúdo é transmitido a todos os clientes (multiplexação completa), também deve ser considerado que cada cliente já tem partes do conteúdo e tem somente que transferir a parte restante. Assim, neste caso, a quantidade de tráfego na rede é reduzida.
Assim, recomenda-se aumentar o grau de multiplexa-ção para filmes populares e usar as estratégias mais dedica-das para filmes menos populares.
Cópias Completas em relação a Empurrar Cópias Par-ciais
As seguintes estratégias de colocação de conteúdo dizem respeito à quantidade de dados armazenados no nivel de um único cliente alocado para um dado filme. Esta é a quan-tidade de dados que o dispositivo cliente supre como o ser-vidor para outros clientes que solicitam o conteúdo. Um dis-positivo servidor (cliente) pode armazenar o filme na inte-gra ou parcialmente.
Os efeitos ligados a estas estratégias são os se-guintes : - para o mesmo número de clientes alocados, o au-mento na quantidade armazenada no nivel de cada cliente re-duz o parâmetro de latência de inicialização de um filme.
Entretanto, deve-se perceber que o aumento no número de cli-entes alocados tem mais efeito no parâmetro de latência de inicialização do que o aumento na quantidade armazenada; - para o mesmo número de clientes alocados, o au-mento da quantidade armazenada no nivel de cada cliente tem muito pouco impacto na taxa de chegada suportada; - a redução da quantidade armazenada no nivel de cada cliente aumenta o sobreprocessamento gerado para este filme especifico. Mais precisamente, um cliente deve fazer contato com mais clientes a fim de transferir o conteúdo, assim, aumentando a complexidade da sinalização e aumentando o número de conexões TCP no nivel de cada cliente.
Empurrar Prefixo
Esta estratégia consiste na transmissão, em modo empurrar, dos primeiro segundos ou minutos de um dado conte-údo a todos os clientes. Estes dados não são usados por um cliente alocado para transmitir, como um servidor, o outro conteúdo que solicita clientes. Isto reduz consideravelmente o parâmetro denominado latência de inicialização. Esta es-tratégia deve ser usada somente para filmes muito populares. De fato, transmitir a todos os clientes em empurrar prefixo quando o filme é visualizado somente por um pequeno número de clientes pode ser considerado um desperdício de capacida-de de armazenamento de dados.
Dependendo da popularidade do filme, diferentes estratégias de empurrar devem ser implementadas a fim de o- timizar o uso de recursos (largura de banda de transmissão, armazenamento de dados, clientes, etc.).
Recomenda-se seguir estas etapas: a) primeiro, determinar o número de clientes alo-cados em cada filme, escolher entre multiplexação empurrar e empurrar dedicado. A multiplexação deve ser aumentada para filmes populares para que as maiores taxas de chegada sejam suportadas para estes filmes. No mesmo momento, a fim de mi-nimizar o sobreprocessamento e a consumação das capacidades de armazenamento, a multiplexação deve ser reduzida para filmes menos populares; b) a seguir, deve ser determinada a quantidade de armazenamento de dados alocados em cada filme por cada cli-ente. Recomenda-se aumentar o armazenamento para filmes po-pulares a fim de diminuir a quantidade total de sobreproces- samentos gerados pelo sistema. Também é recomendado reduzir a quantidade de armazenamento de dados para filmes menos po-pulares, já que o impacto no sobreprocessamento total será fraco e este espaço de armazenamento será mais bem utilizado por filmes populares; c) finalmente, o uso do resto do espaço de armaze-namento disponivel para a estratégia de empurrar prefixo ha-bilita a adaptação da latência de inicialização de cada fil-me. Recomenda-se aplicar esta regra somente para os filmes mais populares.
Política de Primeiro Prazo Final Precoce Global
Esta última estratégia é usada em conjunto com as estratégias anteriores.
O "primeiro prazo final precoce" é uma política na qual a solicitação com o prazo mais próximo deve ser servida antes de todas as outras solicitações. Isto é trivial com um único servidor de conteúdo que deve processar todas as soli-citações, em virtude de o servidor de conteúdo estar ciente das solicitações e de seus prazos. Entretanto, em um ambien-te distribuído, tal como aquele da invenção, a implementação de uma política de primeiro prazo final precoce global, na qual a solicitação com o prazo final mais precoce deve ser processada antes de todas as outras solicitações nos arqui-vos dos dispositivos servidores, não é trivial. As solicita-ções podem ser distribuídas em diversos dispositivos servi-dores, e o sistema deve identificar e servir a chegada mais precoce.
Considerando a presença de um servidor de controle central que tem um indice de todo o conteúdo transmitido du-rante a etapa de empurrar e do seu local, e que recebe as solicitações do cliente, a política conhecida como "primeiro prazo final precoce" pode ser implementada no nivel do ser-vidor de controle. Esta política será global já que todas as solicitações de todos os clientes foram consideradas.
Agora, considere que cada dispositivo cliente tem um indice de todo o conteúdo e do seu local. A fim de dis-tribuir o consumo de recursos, um cliente escolhe aleatoria-mente o local a partir do qual ele transfere o conteúdo que ele deseja usar. Considerando a presença de um servidor de controle central, apesar de não ter indice de conteúdos e local, uma politica de "primeiro prazo final precoce global" pode ser implementada como segue: cada dispositivo servidor deve informar ao servidor de controle sobre a sua lista de espera. 0 servidor central planeja todas as solicitações de acordo com a politica de "primeiro prazo final precoce" e transmite a lista para os clientes.
A invenção é descrita no texto anterior como um exemplo. Entende-se que versados na técnica podem produzir variações da invenção sem deixar o escopo da patente. Em particular, a modalidade é colocada no contexto de uma transmissão por uma rede telefônica e por ADSL (Linha de As-sinante Digital Assimétrica). Outras redes e modos de trans it) missão podem ser considerados.

Claims (7)

1. Método para distribuir conteúdo multimidia, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: * uma primeira etapa que compreende uma transfe-rência em modo "empurrar" de um conteúdo multimidia, de uma maneira parcial, de um servidor de conteúdo para um primeiro dispositivo cliente (EC1), e * uma segunda etapa que compreende uma transferência dos elementos ausentes do dito conteúdo multimidia em modo "puxar" por meio de um mecanismo "ponto a ponto" a partir de um segundo dispositivo cliente (EC2), e em que o conteúdo multimidia pode ser reconstituído com n + p blocos, n e p sendo números inteiros naturais não nulos, n blocos sendo transferidos durante a dita primeira etapa e p blocos sendo transferidos durante a segunda etapa, o conteúdo multimidia sendo explorável somente depois da recepção de n + p blocos.
2. Método para distribuir conteúdo multimidia, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro e o segundo dispositivos clientes (ECI, EC2) estão localizados sob o mesmo DSLAM.
3. Método para distribuir conteúdo multimidia, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os primeiro e segundo dispositivos clientes (ECI, EC2) estão localizados sob DSLAMs vizinhos.
4. Método para distribuir conteúdo multimidia, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos um dos primeiro e segundo dispositivos clientes (ECI, EC2) é um conversor de sinal de frequência com um disco rigido ou um computador pessoal.
5. Método para distribuir conteúdo multimídia, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que certos blocos são sistematicamente carregados sobre diversos dispositivos clientes, por exemplo, blocos que habilitam a visualização do inicio de um filme ou filmes de uma qualidade degradada, para que um usuário possa começar a visualizar, esperando que o carregamento por um mecanismo "Ponto a Ponto" aconteça.
6. Sistema para distribuição de conteúdo multimídia, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende pelo menos um servidor multimídia, uma rede de comunicação, um DSLAM e pelo menos dois dispositivos clientes para a implementação do método de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 5.
7. Dispositivo digital, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: * dispositivo para receber um conteúdo multimídia por transferência em modo "empurrar", de maneira parcial, a partir de um servidor de conteúdo; e * dispositivo para receber os elementos ausentes do dito conteúdo multimídia por transferência em modo "pu-xar" por meio de um mecanismo "ponto a ponto" a partir de um segundo dispositivo cliente; e em que o conteúdo multimídia pode ser reconstituído com n + p blocos, n e p sendo números inteiros natu- rais não nulos, n blocos sendo transferidos em modo "empurrar" e p blocos sendo transferidos em modo "puxar", por um mecanismo "ponto a ponto", o conteúdo multimídia sendo usado somente depois da recepção dos n + p blocos.
BRPI0706409-8A 2006-01-09 2007-01-08 Método e sistema de distribuição de conteúdo multimídia BRPI0706409B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0650073A FR2896110A1 (fr) 2006-01-09 2006-01-09 Procede et systeme de distribution de contenu multimedia
FR0650073 2006-01-09
FR0653577 2006-09-05
FR0653577 2006-09-05
PCT/FR2007/050622 WO2007080345A1 (fr) 2006-01-09 2007-01-08 Procede et systeme de distribution de contenu multimedia

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0706409A2 BRPI0706409A2 (pt) 2011-03-29
BRPI0706409B1 true BRPI0706409B1 (pt) 2022-04-19

Family

ID=38121521

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706409-8A BRPI0706409B1 (pt) 2006-01-09 2007-01-08 Método e sistema de distribuição de conteúdo multimídia

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7680894B2 (pt)
EP (1) EP1972092B1 (pt)
JP (2) JP5210886B2 (pt)
KR (1) KR101299038B1 (pt)
BR (1) BRPI0706409B1 (pt)
ES (1) ES2419381T3 (pt)
PL (1) PL1972092T3 (pt)
WO (1) WO2007080345A1 (pt)

Families Citing this family (45)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5542688B2 (ja) * 2007-12-11 2014-07-09 トムソン ライセンシング ユーザによるコンテンツへのアクセスを最適化する装置及び方法
EP2124441A1 (en) * 2008-05-23 2009-11-25 THOMSON Licensing Device and method for optimizing access to contents by users
US20100094965A1 (en) * 2008-10-15 2010-04-15 Patentvc Ltd. Erasure-coded content assembly and retransmission
US8832292B2 (en) 2008-10-15 2014-09-09 Aster Risk Management Llc Source-selection based internet backbone traffic shaping
IT1398195B1 (it) * 2009-06-25 2013-02-14 St Microelectronics Srl "procedimento e sistema per la distribuzione di contenuti informativi, relativo prodotto informatico"
KR101252947B1 (ko) * 2010-12-10 2013-04-15 한양대학교 산학협력단 비디오 청크 분포에 적응적인 푸쉬-풀 혼성 스트리밍 방법 및 장치
US8689258B2 (en) 2011-02-18 2014-04-01 Echostar Technologies L.L.C. Apparatus, systems and methods for accessing an initial portion of a media content event
US8584167B2 (en) 2011-05-31 2013-11-12 Echostar Technologies L.L.C. Electronic programming guides combining stored content information and content provider schedule information
US8627349B2 (en) 2011-08-23 2014-01-07 Echostar Technologies L.L.C. User interface
US9602875B2 (en) 2013-03-15 2017-03-21 Echostar Uk Holdings Limited Broadcast content resume reminder
US9930404B2 (en) 2013-06-17 2018-03-27 Echostar Technologies L.L.C. Event-based media playback
KR102264477B1 (ko) * 2013-07-12 2021-06-15 캐논 가부시끼가이샤 푸시 메시지 제어를 이용하는 적응적 데이터 스트리밍 방법
US9848249B2 (en) 2013-07-15 2017-12-19 Echostar Technologies L.L.C. Location based targeted advertising
US9066156B2 (en) 2013-08-20 2015-06-23 Echostar Technologies L.L.C. Television receiver enhancement features
US10297287B2 (en) 2013-10-21 2019-05-21 Thuuz, Inc. Dynamic media recording
US9516084B2 (en) 2013-11-01 2016-12-06 Ericsson Ab System and method for pre-provisioning adaptive bitrate (ABR) assets in a content delivery network
US10841353B2 (en) 2013-11-01 2020-11-17 Ericsson Ab System and method for optimizing defragmentation of content in a content delivery network
US9420333B2 (en) 2013-12-23 2016-08-16 Echostar Technologies L.L.C. Mosaic focus control
US9860477B2 (en) 2013-12-23 2018-01-02 Echostar Technologies L.L.C. Customized video mosaic
US9936248B2 (en) 2014-08-27 2018-04-03 Echostar Technologies L.L.C. Media content output control
US9681196B2 (en) 2014-08-27 2017-06-13 Echostar Technologies L.L.C. Television receiver-based network traffic control
US9621959B2 (en) 2014-08-27 2017-04-11 Echostar Uk Holdings Limited In-residence track and alert
US9681176B2 (en) 2014-08-27 2017-06-13 Echostar Technologies L.L.C. Provisioning preferred media content
US9628861B2 (en) 2014-08-27 2017-04-18 Echostar Uk Holdings Limited Source-linked electronic programming guide
US9565474B2 (en) 2014-09-23 2017-02-07 Echostar Technologies L.L.C. Media content crowdsource
US10419830B2 (en) 2014-10-09 2019-09-17 Thuuz, Inc. Generating a customized highlight sequence depicting an event
US11863848B1 (en) 2014-10-09 2024-01-02 Stats Llc User interface for interaction with customized highlight shows
US10433030B2 (en) 2014-10-09 2019-10-01 Thuuz, Inc. Generating a customized highlight sequence depicting multiple events
US10536758B2 (en) 2014-10-09 2020-01-14 Thuuz, Inc. Customized generation of highlight show with narrative component
US10432296B2 (en) 2014-12-31 2019-10-01 DISH Technologies L.L.C. Inter-residence computing resource sharing
US9800938B2 (en) 2015-01-07 2017-10-24 Echostar Technologies L.L.C. Distraction bookmarks for live and recorded video
US9852147B2 (en) 2015-04-01 2017-12-26 Dropbox, Inc. Selective synchronization and distributed content item block caching for multi-premises hosting of digital content items
US10963430B2 (en) 2015-04-01 2021-03-30 Dropbox, Inc. Shared workspaces with selective content item synchronization
US9922201B2 (en) 2015-04-01 2018-03-20 Dropbox, Inc. Nested namespaces for selective content sharing
US9697269B2 (en) 2015-10-29 2017-07-04 Dropbox, Inc. Content item block replication protocol for multi-premises hosting of digital content items
US10691718B2 (en) 2015-10-29 2020-06-23 Dropbox, Inc. Synchronization protocol for multi-premises hosting of digital content items
US9537952B1 (en) * 2016-01-29 2017-01-03 Dropbox, Inc. Apparent cloud access for hosted content items
US10015539B2 (en) 2016-07-25 2018-07-03 DISH Technologies L.L.C. Provider-defined live multichannel viewing events
US10021448B2 (en) 2016-11-22 2018-07-10 DISH Technologies L.L.C. Sports bar mode automatic viewing determination
EP3346672B1 (en) 2017-01-04 2019-08-21 Samsung Electronics Co., Ltd. Electronic device and application sharing method thereof
US11373404B2 (en) 2018-05-18 2022-06-28 Stats Llc Machine learning for recognizing and interpreting embedded information card content
US11025985B2 (en) 2018-06-05 2021-06-01 Stats Llc Audio processing for detecting occurrences of crowd noise in sporting event television programming
US11264048B1 (en) 2018-06-05 2022-03-01 Stats Llc Audio processing for detecting occurrences of loud sound characterized by brief audio bursts
US10749949B2 (en) * 2018-11-19 2020-08-18 Palo Alto Research Center Incorporated Dynamic content distribution protocol for an enterprise environment
US11290531B2 (en) 2019-12-04 2022-03-29 Dropbox, Inc. Immediate cloud content item creation from local file system interface

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6380950B1 (en) * 1998-01-20 2002-04-30 Globalstreams, Inc. Low bandwidth television
EP1341328A1 (en) 1999-06-11 2003-09-03 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Data broadcast system, for broadcasting multimedia data; receiving terminal device for receiving said multimedia data
JP2003506765A (ja) * 1999-08-02 2003-02-18 チュン,ランダル・エム 分散型記憶システムを使用してデータを配信するための方法および装置
US7058691B1 (en) * 2000-06-12 2006-06-06 Trustees Of Princeton University System for wireless push and pull based services
JPWO2002035414A1 (ja) * 2000-10-26 2004-03-04 インターレックス株式会社 通信ネットワークを利用したデジタルコンテンツ販売方法及びシステム
US6987728B2 (en) * 2001-01-23 2006-01-17 Sharp Laboratories Of America, Inc. Bandwidth allocation system
EP1374080A2 (en) * 2001-03-02 2004-01-02 Kasenna, Inc. Metadata enabled push-pull model for efficient low-latency video-content distribution over a network
TWI265697B (en) * 2002-06-06 2006-11-01 Ibm Digital contents distribution system, digital contents distribution method, computer readable recording medium storing the program therein, and server and client therefor
KR100477368B1 (ko) * 2002-06-12 2005-03-22 에스케이 텔레콤주식회사 이동통신 단말기 대기 모드시 다양한 콘텐츠 정보 화면서비스 시스템 및 방법
US20040003090A1 (en) 2002-06-28 2004-01-01 Douglas Deeds Peer-to-peer media sharing
JP2005109707A (ja) * 2003-09-29 2005-04-21 Ntt Comware Corp コンテンツ配信システム及び配信方法
JP2005223397A (ja) * 2004-02-03 2005-08-18 Ricoh Co Ltd 録画視聴システム、録画視聴システムにおける管理サーバ、録画視聴システムにおけるホームサーバ、録画視聴方法、およびその方法をコンピュータに実行させるプログラム

Also Published As

Publication number Publication date
US7680894B2 (en) 2010-03-16
KR20080081933A (ko) 2008-09-10
WO2007080345A1 (fr) 2007-07-19
JP5210886B2 (ja) 2013-06-12
JP2009522897A (ja) 2009-06-11
ES2419381T3 (es) 2013-08-20
BRPI0706409A2 (pt) 2011-03-29
PL1972092T3 (pl) 2013-11-29
EP1972092A1 (fr) 2008-09-24
US20090083394A1 (en) 2009-03-26
EP1972092B1 (fr) 2013-04-10
KR101299038B1 (ko) 2013-08-27
JP2013118676A (ja) 2013-06-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706409B1 (pt) Método e sistema de distribuição de conteúdo multimídia
US9176955B2 (en) Method and apparatus for sharing media files among network nodes
ES2842589T3 (es) Transmisión de flujos por multidifusión
EP2005704B1 (en) Realtime media distribution in a P2P network
US8904463B2 (en) Live video broadcasting on distributed networks
US5852705A (en) Method and apparatus for guaranteeing average case disk transfer bandwidth and seek time for a video server
US20080256255A1 (en) Process for streaming media data in a peer-to-peer network
US20100146569A1 (en) Set-top box peer-assisted video-on-demand
BR112013026818B1 (pt) Método e roteador/comutador para transmissão de dados de vídeo
Sweha et al. Angelcast: cloud-based peer-assisted live streaming using optimized multi-tree construction
BRPI0720923A2 (pt) vÍdeo sob demanda de rede nço-hierÁrquico ciente da qualidade de serviÇo auxiliada pro armazenamento de prefixo em cache
WO2002015576A1 (en) Multi-tier video delivery network
US20200145722A1 (en) Bandwidth limited dynamic frame rate video trick play
JP6523447B2 (ja) 分散型コンテンツ配信ネットワークにおけるブロードキャスト送信中の適応ビットレート
BRPI0621785A2 (pt) suporte para dispositivos de reprodução interativos para serviço de conteúdo sob demanda não hierárquico ciente do desempenho
BR102014031884A2 (pt) Method and system for uniform transmission of media content in a distributed content delivery network
WO2009103345A1 (en) Method and apparatus for obtaining media over a communications network
US20080209062A1 (en) System and method for augmenting real-time information delivery with local content
WO2010140936A1 (en) Methods and arrangements for rendering real-time media services
Liu et al. Network coding for p2p live media streaming
KR100823731B1 (ko) 고성능 스트리밍 서버 시스템에서 컨텐트 설치장치 및 방법
Chiu A hybrid P2P pre-release distribution framework for flash crowd avoidance in P2P video on demand streaming
Chakrabarti et al. A Case for Grid Based Video on Demand System
Poon et al. A hierarchical video-on-demand system with double-rate batching
Veeravalli et al. Distributed Technologies for Multimedia Retrieval Over Networks

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: THOMSON LICENSING (FR)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: INTERDIGITAL CE PATENT HOLDINGS (FR)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/01/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.