BRPI0622206A2 - unidade de condicionamento de ar de janela - Google Patents

unidade de condicionamento de ar de janela Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622206A2
BRPI0622206A2 BRPI0622206-4A BRPI0622206A BRPI0622206A2 BR PI0622206 A2 BRPI0622206 A2 BR PI0622206A2 BR PI0622206 A BRPI0622206 A BR PI0622206A BR PI0622206 A2 BRPI0622206 A2 BR PI0622206A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
housing
air conditioning
latch
evaporator
Prior art date
Application number
BRPI0622206-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Regis Silva
Original Assignee
Springer Carrier Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Springer Carrier Ltda filed Critical Springer Carrier Ltda
Publication of BRPI0622206A2 publication Critical patent/BRPI0622206A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F1/00Room units for air-conditioning, e.g. separate or self-contained units or units receiving primary air from a central station
    • F24F1/02Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing
    • F24F1/022Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing comprising a compressor cycle
    • F24F1/027Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing comprising a compressor cycle mounted in wall openings, e.g. in windows
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F13/00Details common to, or for air-conditioning, air-humidification, ventilation or use of air currents for screening
    • F24F13/20Casings or covers

Abstract

UNIDADE DE CONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA. Uma unidade de condicionamento de ar de janela é provida com uma porta de controle para prover seletivamente acesso ao controle para a unidade de condicionamento de ar de janela. A porta de controle é presa a uma grelha na unidade de condicionamento de ar de janela por um trinco, e o trinco tem uma porção apertável por usuário que pode ser apertada para mover um trinco longe de uma posição trancada tal que a porta de controle possa ser aberta só com o requisito de força mínima.

Description

"UNIDADE DE CONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA"
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Este pedido relaciona-se a uma porta de controle para uma unidade de condicionamento de ar de janela que trava entre uma posição aberta e fechada para prover acesso a manoplas de controle. A porta de controle tem uma característica de trinco que trava atrás de um ressalto sobre uma grelha na unidade de condicionamento de ar de janela. O trinco é móvel junto com uma porção apertada para reduzir a força necessária para mover a porta de controle a uma posição aberta.
Unidades de condicionamento de ar de janela são conhecidas, e tipicamente incluem um único alojamento recebendo um compressor, um condensador, e um evaporador. Tipicamente, uma grelha dianteira voltada a um quarto a ser condicionado.
A grelha dianteira permite passagem de ar através do evaporador, e também provê uma abertura onde ar condicionado é dispensado de volta em um quarto a ser condicionado. Ademais, uma caixa de controle é tipicamente colocada em algum lugar em uma frente do alojamento. A caixa de controle incluirá manoplas, etc., para controlar o grau de condicionamento sendo executado no ar sendo dispensado no quarto.
Para prover acesso às manoplas de controle, tipicamente uma porta de controle foi montada de modo girante à grelha dianteira. Na técnica anterior, a porta de controle tem um trinco relativamente rígido que encaixa por pressão atrás de um ressalto na grelha dianteira. Às vezes, usuários das unidades de condicionamento de ar de janela acharam indesejavelmente difícil mover a porta de controle a uma posição aberta. Assim, é conhecido simplesmente deixar a porta de controle aberta, em lugar de ter que abrir o trinco da técnica anterior. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Na concretização exposta deste pedido, o trinco para uma porta de controle em uma unidade de condicionamento de ar de janela é formado para se mover com uma porção apertada por usuário. A porção apertada por usuário e o trinco são formados a um lado do trinco. Uma abertura é formada entre a porção apertada por usuário e uma porção segurada por usuário relativamente rígida do trinco. Quando é desejado mover a porta de controle a uma posição aberta, um usuário aperta a porção apertada por usuário para a porção segurada por usuário. O trinco então se moverá longe do ressalto na grelha dianteira, e a porta de controle pode ser girada à posição aberta com pouca ou nenhuma força requerida.
Estas e outras características da presente invenção podem ser entendidas melhor da especificação e desenhos seguinte, o seguinte de qual é uma breve descrição.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura 1 é uma vista explodida de uma unidade de condicionamento de ar de janela.
Figura 2 mostra uma porta de controle na unidade de condicionamento de ar de janela inventiva.
Figura 3 mostra uma característica de trinco da porta de controle.
Figura 4A mostra uma vista de seção transversal pela porta de controle com trinco.
Figura 4B mostra a porta de controle sendo movida para liberar a porta de controle da grelha.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS
Uma unidade de condicionamento de ar de janela 20 é ilustrada na Figura 1. Um alojamento 22 contém os componentes da unidade de condicionamento de ar. Como mostrado, uma grelha dianteira 24 é colocada em frente de um evaporador 26. Um condensador 28 está posicionado na outra extremidade da unidade de condicionamento de ar. Todos os componentes serão eventualmente recebidos dentro do alojamento 22, e eles são mostrados nesta vista explodida removidos da caixa.
Como também mostrado, um insuflador 30 puxa ar por aberturas 38 na grelha 24, pelo evaporador 26, e de volta por uma abertura 40 na grelha 24. Venezianas 120 são formadas na abertura 4, mas não mostradas na Figura 1 (veja Figura 2). O ar é condicionado no evaporador 26, como conhecido. O insuflador 30 é acionado por um motor 34 que também aciona um ventilador 32. Ventilador 32 move ar através do condensador 28. Um compressor 36 comprime refrigerante e dispensa refrigerante ao condensador 28, como conhecido. O refrigerante então atravessa um dispositivo de expansão (não mostrado) e para o evaporador 26.
Como mostrado nesta figura, uma caixa de controle 42 controla a operação da unidade de condicionamento de ar de janela. Manoplas 43 são mostradas, e provêem vários controles a um usuário, como é conhecido. Botões também podem ser usados para prover controle eletrônico. Como mostrado, um trinco 46 está posicionado em uma porta de caixa de controle 44 que faz parte da grelha dianteira 24 neste exemplo. É notado que a presente invenção não está limitada ao local mostrado.
Como mostrado na Figura 2, o trinco 46 inclui uma porção apertada por usuário 50 e uma porção segurada por usuário 52. A porta de controle 44 gira entre posição aberta e fechada relativa à grelha dianteira 24.
Como mostrado na Figura 3, há uma abertura 53 entre a porção segurada por usuário 52 e a porção apertada por usuário 50. Ademais, um estrangulamento estreito 60 se estende para trás da porção apertada por usuário 50. Um trinco 62 é formado neste estrangulamento fino 60.
Como mostrado na Figura 4A, quando segurado na posição trancada, o trinco 62 se assenta atrás de uma borda inferior 101 da grelha 24. Quando é desejado mover a porta de controle 44 para uma posição aberta, a porção apertada por usuário 50 é girada para a porção segurada por usuário 52. Assim, como mostrado na Figura 4B, quando em uma posição girada 100, o trinco 62 se move agora em baixo do ressalto 101, e a porta de controle pode girar facilmente para sua posição aberta. A força requerida para mover ao trinco é muito menos que na técnica anterior, que tinha um trinco relativamente rígido formado no topo de uma porta sólida, e assim requeria o usuário puxar a porta aberta com força suficiente para deformar o material de trinco. Operadores com força manual limitada acharam as soluções prévias difíceis de operar e assim deixariam a caixa de controle aberta. Por várias razões, isto não era ideal de um ponto de vista funcional ou estético.
Deveria ser entendido que a porta de controle pode ser formada de um material plástico que é facilmente deformável para prover as funções como publicadas acima. Além disso, enquanto o pedido é exposto como uma unidade de condicionamento de ar, deveria ser entendido que se estenderia também a bombas de calor. O termo "unidade de condicionamento de ar de janela" como utilizado neste pedido deveria ser entendido para também se estender a bombas de calor que funcionam ambos em um modo de condicionamento de ar e um modo de aquecimento.
Embora uma concretização preferida tenha sido exposta, um trabalhador de habilidade ordinária na técnica reconheceria que certas modificações viriam dentro da extensão desta invenção. Por essa razão, as reivindicações seguintes deveriam ser estudadas para determinar a verdadeira extensão e conteúdo desta invenção.

Claims (12)

1. Unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizada pelo fato de compreender: um compressor, um condensador, um evaporador, e um alojamento recebendo o compressor, condensador e evaporador; dispositivos de movimentação de ar para mover ar através do condensador e do evaporador; e um controle para prover um membro de entrada de usuário para controlar a operação da unidade de condicionamento de ar de janela, dito controle estando posicionado no alojamento; e uma porta cobrindo ou provendo seletivamente acesso ao membro de entrada de usuário no controle, dita porta girando relativa a uma porção do alojamento, e um trinco segurando dita porta trancada à porção do alojamento, dito trinco em uma porção apertável por usuário, dito trinco estando posicionado atrás de um ressalto na porção do alojamento, e a porção apertável por usuário sendo apertada para mover o trinco a uma posição onde não está mais atrás do ressalto na porção do alojamento tal que a porta de controle possa ser girada facilmente para sua posição aberta.
2. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dito trinco inclui uma porção segurada por usuário espaçada de dita porção apertada por usuário, dita porção segurada por usuário estando separada de dita porção apertada por usuário por uma abertura, e um estrangulamento conectando dita porção apertada por usuário com dita porção segurada por usuário.
3. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que dito estrangulamento se estende para uma espessura menor que dita porção apertada por usuário e dita porção segurada por usuário.
4. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dita porção de dito alojamento é uma grelha dianteira presa a uma frente do alojamento, e incluindo uma abertura para permitir ar passar pelo evaporador, e uma abertura adicional para permitir ar passar retornar a um ambiente a ser condicionado depois de ter sido condicionado no evaporador.
5. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que dito controle sendo posicionado verticalmente em baixo de dita abertura adicional.
6. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dita porta gira de um ponto de pivô verticalmente debaixo de dita porção apertável por usuário.
7. Unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizada pelo fato de compreender: um compressor, um condensador, um evaporador, e um alojamento recebendo o compressor, condensador e evaporador; dispositivos de movimentação de ar para mover ar através do condensador e do evaporador; um controle para prover um membro de entrada de usuário para controlar a operação da unidade de condicionamento de ar de janela, dito controle estando posicionado no alojamento e uma porta cobrindo ou provendo seletivamente acesso ao membro de entrada de usuário no controle, dita porta girando relativa a uma porção do alojamento, e um trinco segurando dita porta trancada à porção do alojamento, dito trinco em uma porção apertável por usuário, dito membro de trinco estando posicionado atrás de um ressalto na porção do alojamento, e a porção apertável por usuário sendo apertada para mover o trinco a uma posição onde não está mais atrás do ressalto na porção do alojamento tal que a porta de controle possa ser girada facilmente para sua posição aberta; dito trinco inclui uma porção segurada por usuário espaçada de dita porção apertada por usuário, dita porção segurada por usuário estando separada de dita porção apertada por usuário por uma abertura, e um estrangulamento conectando dita porção apertada por usuário com dita porção segurada por usuário, dito estrangulamento se estendendo para uma espessura menor que dita porção apertada por usuário e dita porção segurada por usuário, dita porção de dito alojamento sendo uma grelha dianteira presa a uma frente do alojamento, e incluindo uma abertura para permitir ar passar através do evaporador, e uma abertura adicional para permitir ar retornar em um ambiente a ser condicionado depois de ter sido condicionado no evaporador, dita grelha dianteira inclui a abertura para permitir ar condicionado retornar no ambiente a ser condicionado, e dito controle estando posicionado verticalmente em baixo de dita abertura adicional.
8. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que dita porta gira de um ponto de pivô verticalmente abaixo de dita porção apertável por usuário.
9. Método para operar uma unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: (1) prover um compressor, um condensador, um evaporador, e um alojamento recebendo dito compressor, condensador e evaporador, prover dispositivos de movimentação para mover ar através do condensador e do evaporador, e prover um controle com um membro de entrada de usuário para controlar a operação da unidade de condicionamento de ar de janela, dito controle estando posicionado no alojamento; e (2) prover uma porta cobrindo ou provendo seletivamente acesso ao membro de entrada de usuário no controle, dita porta girando relativa a uma porção do alojamento, dita porta sendo segurada trancada em dito alojamento por um trinco, e dito trinco incluindo uma porção apertável por usuário, e incluindo a etapa de apertar a porção apertável por usuário para mover um trinco longe de um ressalto na porção do alojamento tal que a porta possa ser girada a uma posição aberta para prover acesso ao membro de entrada de usuário, e então operar o membro de entrada de usuário para controlar a unidade de condicionamento de ar de janela.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que dito trinco inclui uma porção segurada por usuário espaçada de dita porção apertável por usuário, e dita porção segurada por usuário sendo segurada por um usuário quando a porção apertada por usuário está sendo apertada.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que dita porção de dito alojamento é uma grelha dianteira presa a uma frente do alojamento, e incluindo uma abertura para permitir a ar passar através do evaporador, e uma abertura adicional para permitir o ar retornar em um ambiente a ser condicionado depois de ter sido condicionado no evaporador, e dita porta de controle sendo provida verticalmente em baixo de dita abertura adicional.
12. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que dita porção apertável por usuário é posicionada verticalmente acima de um eixo de pivô para dita porta.
BRPI0622206-4A 2006-12-22 2006-12-22 unidade de condicionamento de ar de janela BRPI0622206A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/BR2006/000301 WO2008077218A2 (en) 2006-12-22 2006-12-22 Air conditioning unit with control door easy open snap

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622206A2 true BRPI0622206A2 (pt) 2012-01-03

Family

ID=39562978

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622206-4A BRPI0622206A2 (pt) 2006-12-22 2006-12-22 unidade de condicionamento de ar de janela

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN101668919A (pt)
BR (1) BRPI0622206A2 (pt)
WO (1) WO2008077218A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3014175A1 (fr) * 2013-12-03 2015-06-05 Aldes Aeraulique Bouche de ventilation pour systeme d’aeration

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6009717A (en) * 1998-08-26 2000-01-04 Carrier Corporation Control box for a room air conditioner
US6022270A (en) * 1998-08-26 2000-02-08 Carrier Corporation Air conditioner front grille with inserts for brand differentiation

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008077218A2 (en) 2008-07-03
WO2008077218A3 (en) 2009-04-02
CN101668919A (zh) 2010-03-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101191417B1 (ko) 다방향 토출형 에어컨
AU2017268563A1 (en) Indoor unit of air conditioner and method of assembling indoor unit of air conditioner
BRPI0622206A2 (pt) unidade de condicionamento de ar de janela
JPS6062524A (ja) 空調装置
CA2279139C (en) Adjustable register incorporating a toggle-joint mechanism to move slats thereof between open and closed positions
US20200325718A1 (en) Quick exhaust device
KR20200055864A (ko) 에어컨용 도어 개폐장치
KR200476276Y1 (ko) 송풍방향 조절장치
KR100964362B1 (ko) 공기조화기
KR20090042056A (ko) 공기조화기
KR100867958B1 (ko) 액자형 공기조화기의 실내기
KR20090055071A (ko) 공기조화기의 제어방법
JP2003307323A (ja) 空気調和機
KR200467240Y1 (ko) 공기조화기
KR101174034B1 (ko) 멀티 흡입 토출형 공기조화기
KR100728345B1 (ko) 에어컨의 오토셔터 개폐장치
WO2008077217A2 (en) Fresh air command lever for an air conditioning unit
KR100764729B1 (ko) 에어컨의 셔터 개폐장치
JP2830676B2 (ja) 換気装置
KR200232365Y1 (ko) 에어콘용실내기의흡입그릴개폐장치
KR20240063367A (ko) 공기조화기의 다공판 개폐식 실내기
KR200164656Y1 (ko) 에어컨의 공기 순환구 개폐장치
KR20200055865A (ko) 에어컨용 도어 개폐장치
KR20080055459A (ko) 공기조화기
KR101412152B1 (ko) 천장형 공기조화기

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.