BRPI0622203A2 - unidade de condicionamento de ar de janela, e, mÉtodo para prover manutenÇço para uma unidade de condicionamento de ar de janela - Google Patents

unidade de condicionamento de ar de janela, e, mÉtodo para prover manutenÇço para uma unidade de condicionamento de ar de janela Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622203A2
BRPI0622203A2 BRPI0622203-0A BRPI0622203A BRPI0622203A2 BR PI0622203 A2 BRPI0622203 A2 BR PI0622203A2 BR PI0622203 A BRPI0622203 A BR PI0622203A BR PI0622203 A2 BRPI0622203 A2 BR PI0622203A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
air conditioning
conditioning unit
blower
insufflator
Prior art date
Application number
BRPI0622203-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Regis Silva
Rafael Schabbach
Carlos Afonso Tesche
Original Assignee
Springer Carrier Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Springer Carrier Ltda filed Critical Springer Carrier Ltda
Publication of BRPI0622203A2 publication Critical patent/BRPI0622203A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F1/00Room units for air-conditioning, e.g. separate or self-contained units or units receiving primary air from a central station
    • F24F1/02Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing
    • F24F1/022Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing comprising a compressor cycle
    • F24F1/027Self-contained room units for air-conditioning, i.e. with all apparatus for treatment installed in a common casing comprising a compressor cycle mounted in wall openings, e.g. in windows
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F13/00Details common to, or for air-conditioning, air-humidification, ventilation or use of air currents for screening
    • F24F13/20Casings or covers
    • F24F2013/205Mounting a ventilator fan therein

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Air-Conditioning For Vehicles (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

UNIDADE DE CONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA, E, MÉTODO PARA PROVER MANUTENÇçO PARA UMA UMDADE DECONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA. Uma unidade de condicionamento de ar de janela é provida com um alojamento em espiral, ou o alojamento para o insuflador de evaporador, que é formado de duas peças. As duas peças incluem a formação de um furo que permite a um eixo para acionar o insuflador se estender no alojamento em espiral. O insuflador é acionado pelo mesmo motor que aciona um ventilador de condensador. Removendo o alojamento em espiral do outro, o sub-conjunto do ventilador, seu motor, do insuflador, pode ser removido como um item de uma peça para manutenção ou conserto.

Description

"UNIDADE DE CONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA, E, MÉTODO PARA PROVER MANUTENÇÃO PARA UMA UNIDADE DE CONDICIONAMENTO DE AR DE JANELA"
FUNDAMENTO DA INVENÇÃO
Este pedido relaciona-se a uma unidade de condicionamento de ar de janela, em que a espiral, ou alojamento cercando o insuflador de evaporador, é formado de duas peças, tal que uma primeira peça possa ser removida e um sub-conjunto do motor, o insuflador e o ventilador de condensador possam ser removidos como um único item.
Unidades de condicionamento de ar de janela são conhecidas, e tipicamente incluem um único alojamento contendo um compressor, um condensador, um evaporador, e um ventilador ou insuflador movendo ar através de ambos condensador e o evaporador. Em um arranjo conhecido, um único motor gira para acionar ambos um insuflador para mover ar através do evaporador, e um ventilador para mover ar através do condensador.
Como conhecido, em uma unidade de condicionamento de ar de janela, há um espaço interior e um espaço exterior. O condensador assenta no espaço exterior enquanto o evaporador assenta no espaço interior. Um alojamento para montar o insuflador assim deve ser vedado do local onde o ventilador está montado, no tipo de unidade de condicionamento de ar de janela onde um único motor aciona ambos. Em um arranjo conhecido, o alojamento de insuflador, ou "alojamento em espiral " cerca o insuflador, e provê uma estrutura de montagem que cerca de perto um eixo de acionamento para o insuflador. Assim, o motor pode ser posicionado no espaço externo com seu eixo se estendendo pela abertura no alojamento em espiral, e tal que o insuflador possa estar no espaço interior. Neste arranjo, o alojamento em espiral está posicionado para direcionar ar direcionado pelo insuflador através do evaporador, e radialmente exteriormente em um conduto de descarga.
Um problema com o arranjo acima descrito é que se um conserto for para ser feito ao insuflador, seu motor, ou ao ventilador, o sub- conjunto deve ser desmontada antes que possa ser removida do alojamento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Na concretização exposta desta invenção, o alojamento em espiral para cercar o insuflador é provido como duas peças. Isto facilita a remoção de uma peça e permite o sub-conjunto do motor de ventilador e insuflador ser removida como um item de uma peça para manutenção e conserto.
Em um método de acordo com esta invenção, o alojamento em espiral é provido como duas peças. Uma primeira peça superior é removida, e então um sub-conjunto de um ventilador, motor e insuflador pode ser removida como um item de uma peça.
Estas e outras características da presente invenção podem ser entendidas melhor da especificação e desenhos seguintes, o seguinte de qual é uma breve descrição.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Figura 1 mostra uma unidade de condicionamento de ar de janela.
Figura 2 mostra a desmontagem de uma porção de alojamento em espiral, e a remoção de um sub-conjunto depois disso.
Figura 3 mostra um detalhe do alojamento em espiral e suas duas peças.
Figura 4 mostra outros detalhes.
Figura 5 mostra uma característica de travamento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS
Figura 1 mostra a unidade de condicionamento de ar de janela incluindo um compressor 22 para comprimir um refrigerante e entregá-lo a jusante a um condensador 24. Um ventilador 26 move ar através do condensador 24. Um motor 28 aciona o ventilador 26 e também aciona um insuflador 30. Insuflador 30 puxa ar por uma grelha dianteira 34 e aberturas 38, e através de um evaporador 32. Um eixo 52 se estende por um alojamento em espiral 50 para acionar o insuflador 30. Como pode ser apreciado, o ventilador 26 e o insuflador 30 são acionados por um motor comum 28.
Alojamento 50 cerca o insuflador 30. Um eixo 52 aciona o insuflador 30 e se estende por uma abertura 100, 102 no alojamento em espiral 50 (veja Figura 3).
O alojamento em espiral 50 cerca o insuflador 30, e faz ar ser lançado radialmente exteriormente e em um conduto de descarga 100. Conduto de descarga 100 entrega o ar condicionado por venezianas 44, e exteriormente de uma porção 36 da grelha dianteira 34.
Enquanto a invenção é exposta como uma unidade de condicionamento de ar, deveria ser entendido que a presente invenção também se estenderia a uma bomba de calor. Para propósitos deste pedido, o termo "unidade de condicionamento de ar" deveria ser interpretado para se estender a bombas de calor, que podem operar em um modo de condicionamento de ar, ou em um modo de aquecimento. Adicionalmente, conexões de fluido não são geralmente mostradas nesta figura, porém, um trabalhador de habilidade ordinária na arte reconheceria como conectar fluidicamente os vários componentes para entregar refrigerante pela unidade de condicionamento de ar 20.
Como mostrado na Figura 2, o alojamento em espiral 50 inclui uma primeira parte tendo uma câmara de descarga 58 cercando geralmente o insuflador 30, e uma segunda parte 54 tendo uma superfície interna 56 que opera junto com a superfície 58 para entregar ar a jusante a uma porção de alojamento 60, e na passagem de descarga 100.
Como pode ser apreciado da Figura 2, a segunda porção de alojamento 54 pode ser removida verticalmente. Isto permite o sub-conjunto do insuflador 30, motor 28, ventilador 26 e alojamento de ventilador 152 serem removidos como um sub-conjunto de uma peça. Assim, devido à inclusão do alojamento em espiral de duas peças, a presente invenção facilita a manutenção e/ou substituição do sub-conjunto 30/28/26.
Como mostrado na Figura 3, uma passagem de eixo para permitir passagem do eixo 52 é provida por porções curvadas 100 e 102 nos componentes de alojamento em espiral 50 e 54, respectivamente. Como mostrado na Figura 4, as superfícies 112 e 110 são formadas na porção de alojamento em espiral 54 e 50, respectivamente, para prover um selo de ar geralmente estanque ao longo dessas superfícies. Desde que a segunda porção de alojamento 54 tem uma borda interna angulada 120, geralmente cai em uma superfície 122 do alojamento 50 devido à gravidade. Assim, dispositivos de fixação complexos não são necessários.
Como mostrado nas Figuras 1 e 2, uma divisória 200 é incluída na maioria das unidades de condicionamento de ar de janela, como conhecido. A divisória provê um selo entre o ambiente exterior e o ambiente interior. Como pode ser visto na Figura 1, a divisória assenta exatamente na face exterior do alojamento em espiral 50. Na Figura 2, a divisória 200 é mostrada removida, embora não fosse removida de fato quando o sub- conjunto é removida. É mostrada removida nesta vista tal que a abertura 202 que é incluída na divisória 200 possa ser vista. A abertura 202 permite ao eixo do sub-conjunto ser puxado para cima, sem ter que remover a divisória.
Outra característica é mostrada na Figura 5. Segundo alojamento 54 tem a porção 120, que não é tão rígida quanto a porção exterior, nem tão rígida quanto a porção de alojamento 50. Para prover suporte adicional para a porção 120, um rebordo 204 é formado na porção 120, e se encaixa contra um rebordo 206 na porção de alojamento 50. A divisória 200 apóia a porção de rebordo 204 tal que rigidez adicional seja provida à porção 120. Isto impede a porção 120 de contatar o insuflador 30, que poderia causar ruído indesejável. Em um método de manter uma unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a presente invenção, a porção de alojamento 54 é removida da porção de alojamento 50. Como mencionado acima, pode não ser precisado haver qualquer fixação mecânica entre as duas, como gravidade tenderia a reter as duas no lugar. Porém, alguns parafusos, etc., também podem ser utilizados se necessário para prevenir vibração, etc. Uma vez que a porção de alojamento 54 seja removida, um sub-conjunto do insuflador 30, motor 28, e ventilador 26, junto com o alojamento de ventilador 52, podem ser removidos como um item de uma peça. Manutenção pode então ser executada, e um sub-conjunto reparada re-inserida no alojamento.
Embora uma concretização preferida tenha sido exposta, um trabalhador de habilidade ordinária na arte reconheceria que certas modificações viriam dentro da extensão desta invenção. Por essa razão, as reivindicações seguintes deveriam ser estudadas para determinar a verdadeira extensão e conteúdo desta invenção.

Claims (14)

1. Unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizada pelo fato de que inclui: um alojamento, dito alojamento contendo um compressor, um condensador, um evaporador, um ventilador para mover ar através do condensador, e um insuflador para mover ar através do evaporador, e um único motor para acionar ambos dito ventilador e dito insuflador; e dito insuflador sendo cercado por um alojamento em espiral, um eixo de dito motor se estendendo por uma parede de dito alojamento em espiral para acionar dito insuflador, e dito alojamento em espiral tendo uma abertura para permitir passagem de dito eixo, dita abertura sendo definida por pelo menos duas porções de alojamento tal que uma de ditas porções de alojamento possa ser removida, para permitir a remoção de um sub-conjunto do insuflador, do ventilador, e do motor sem desconexão do insuflador ou ventilador do motor.
2. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o alojamento em espiral é formado por uma primeira peça geralmente grande e uma segunda peça removível.
3. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que dita segunda peça removível cai em uma posição travada por gravidade.
4. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que dita segunda peça removível tem uma extremidade interna que define uma porção da abertura de eixo.
5. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que dita extremidade interna é angulada verticalmente para baixo e em um rebaixo de casamento na primeira peça de alojamento.
6. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que uma superfície de interface entre dita primeira peça de alojamento e dita segunda peça de alojamento inclui uma porção se estendendo exteriormente em uma das duas que se estende em um sulco na outra das duas para prover um selo relativamente estanque a fluido.
7. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que ditas pelo menos duas porções de alojamento cercam dito insuflador, e direcionam ar radialmente exteriormente do insuflador em uma passagem de saída.
8. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que uma divisória está posicionada para dito condensador de dito alojamento em espiral, e provê uma divisória entre um ambiente exterior e um ambiente interior quando a unidade de condicionamento de ar de janela está montada em uma janela, e ditas pelo menos duas porções de alojamento incluindo um rebordo em cada uma de ditas duas porções de alojamento que se encaixam, e dita divisória assentando em um lado exterior de ditas pelo menos duas porções de alojamento para reter ditos rebordos de ditas pelo menos duas porções de alojamento juntas.
9. Unidade de condicionamento de ar de janela de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que ditas pelo menos duas porções de alojamento incluem uma porção de alojamento relativamente menor e uma porção de alojamento relativamente maior, e dita porção de alojamento relativamente maior tendo dito rebordo em um lado externo, com dito rebordo em dita porção de alojamento relativamente maior estando espaçado dentro de dito rebordo de dita porção de alojamento relativamente menor, e com dita divisória posicionada exteriormente de dito rebordo em dita porção de alojamento relativamente menor.
10. Unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizada pelo fato de inclui: um alojamento, dito alojamento contendo um compressor, um condensador, um evaporador, um ventilador para mover ar através do condensador, e um insuflador para mover ar através do evaporador, e um único motor para acionar ambos dito ventilador e dito insuflador; dito insuflador sendo cercado por um alojamento em espiral, um eixo de dito motor se estendendo por uma parede de dito alojamento em espiral para acionar dito insuflador, e dito alojamento em espiral tendo uma abertura para permitir passagem de dito eixo, dita abertura sendo definida por pelo menos duas porções de alojamento com uma primeira peça geralmente grande e uma segunda peça removível, a remoção da segunda peça permitindo a remoção de um sub-conjunto do insuflador, do ventilador, e do motor sem desconexão do insuflador ou ventilador do motor; dita segunda peça de alojamento removível tendo uma extremidade interna que define uma porção da abertura de eixo, e dita extremidade interna sendo angulada verticalmente para baixo e em um rebaixo de casamento na primeira peça de alojamento, uma superfície de interface entre dita primeira peça de alojamento e dita segunda peça de alojamento inclui uma porção se estendendo exteriormente em uma das duas que se estende em um sulco na outra das duas para prover um selo relativamente estanque a fluido; uma divisória posicionada para dito condensador de dito alojamento em espiral para prover uma divisória entre um ambiente exterior e um ambiente interior quando a unidade de condicionamento de ar de janela está montada em uma janela, dita segunda peça de alojamento removível tendo um rebordo em um lado externo, um rebordo em dita primeira peça sendo espaçado dentro de dito rebordo de dita segunda peça, e com dita divisória posicionada fora de dito rebordo em dita segunda peça; e dita primeira e segunda peças de alojamento cercam dito insuflador, e direcionam ar radialmente exteriormente do insuflador em uma passagem de saída.
11. Método para prover manutenção para uma unidade de condicionamento de ar de janela, caracterizado pelo fato de que inclui as etapas de: (1) prover um alojamento contendo um compressor, um condensador, um evaporador, um ventilador para mover ar através do condensador, um insuflador para mover ar através do evaporador, e um único motor para acionar ambos dito ventilador e dito insuflador; (2) prover um alojamento em espiral para cercar dito insuflador, um eixo de dito motor se estendendo por uma parede de dito alojamento em espiral para acionar dito insuflador, e dito alojamento em espiral tendo uma abertura para permitir passagem de dito eixo, com dita abertura sendo definida por pelo menos duas porções de alojamento; (3) remover uma de ditas pelo menos duas porções de alojamento da outra; (4) remover um sub-conjunto do insuflador, do ventilador, e do motor sem desconexão do motor ou ventilador do motor; e (5) prover manutenção em um do insuflador, do ventilador e do motor.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que há duas porções de alojamento.
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que uma porção de alojamento em espiral verticalmente superior é removida de uma porção de alojamento em espiral inferior.
14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que dita porção de alojamento em espiral verticalmente superior inclui uma extremidade interna, que se estende verticalmente para baixo em uma abertura em ditas porções de alojamento em espiral inferiores.
BRPI0622203-0A 2006-12-22 2006-12-22 unidade de condicionamento de ar de janela, e, mÉtodo para prover manutenÇço para uma unidade de condicionamento de ar de janela BRPI0622203A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/BR2006/000302 WO2008077219A2 (en) 2006-12-22 2006-12-22 Two part scroll housing for window cooler

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622203A2 true BRPI0622203A2 (pt) 2012-01-03

Family

ID=39562979

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622203-0A BRPI0622203A2 (pt) 2006-12-22 2006-12-22 unidade de condicionamento de ar de janela, e, mÉtodo para prover manutenÇço para uma unidade de condicionamento de ar de janela

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0622203A2 (pt)
WO (1) WO2008077219A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102300503B1 (ko) * 2018-12-28 2021-09-09 코웨이 주식회사 유로제어부재를 포함하는 공기 청정기

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1158484C (zh) * 1999-05-28 2004-07-21 开利公司 模制构件用装配引导件

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008077219A2 (en) 2008-07-03
WO2008077219A3 (en) 2009-04-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101583080B1 (ko) 공기조화장치용 실외기
KR20180106587A (ko) 공기조화기
BRPI0622203A2 (pt) unidade de condicionamento de ar de janela, e, mÉtodo para prover manutenÇço para uma unidade de condicionamento de ar de janela
US20060010896A1 (en) Air-conditioning system
KR20180121162A (ko) 공기조화기
KR20180111270A (ko) 천장 매입형 공기조화기
WO2017134720A1 (ja) 空気調和装置
KR20170082363A (ko) 공기조화기 실내기
KR100765163B1 (ko) 공기조화기
KR100584301B1 (ko) 공기조화기
KR100728350B1 (ko) 토출방향 가변 장치를 갖는 에어컨
KR100566800B1 (ko) 공기조화기
KR100366511B1 (ko) 일체형 공기조화기의 모터장착구조
KR20060122353A (ko) 공기 조화기의 모터 결합 구조 및 그의 모터 지지 커버
KR100584303B1 (ko) 공기조화기
KR101314892B1 (ko) 공기조화기
KR940004106B1 (ko) 분리형 룸에어컨디셔너의 실외기 송풍구조
KR100500988B1 (ko) 공기조화기
KR20100025341A (ko) 공기조화기의 실내기
KR20050104734A (ko) 공기조화기
KR20020009657A (ko) 일체형 공기조화기의 모터장착구조
KR101848679B1 (ko) 천장 매입형 공기조화기
KR100377749B1 (ko) 벽매립형 일체형 공기조화기
KR100584302B1 (ko) 공기조화기
KR20210128574A (ko) 덕트형 공기조화기

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A E 5A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.