BRPI0622119A2 - mÉtodos para serem realizados por uma primeira estaÇço base e por uma segunda estaÇço base, estaÇço base - Google Patents

mÉtodos para serem realizados por uma primeira estaÇço base e por uma segunda estaÇço base, estaÇço base Download PDF

Info

Publication number
BRPI0622119A2
BRPI0622119A2 BRPI0622119-0A BRPI0622119A BRPI0622119A2 BR PI0622119 A2 BRPI0622119 A2 BR PI0622119A2 BR PI0622119 A BRPI0622119 A BR PI0622119A BR PI0622119 A2 BRPI0622119 A2 BR PI0622119A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base station
mobile terminal
cell
operable
communication
Prior art date
Application number
BRPI0622119-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacob Oesterling
Mats Molander
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BRPI0622119A2 publication Critical patent/BRPI0622119A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/16Performing reselection for specific purposes
    • H04W36/20Performing reselection for specific purposes for optimising the interference level

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODOS PARA SEREM REALIZADOS POR UMA PRIMEIRA ESTAÇçO BASE E POR UMA SEGUNDA ESTAÇçO BASE, ESTAÇçO BASE Um sistema de telecomunicações sem fio é fornecido no qual terminais móveis requerendo alta potência de transmissão são identificados como estando potencialmente fazendo interferência nas células vizinhas. Informação relacionando os terminais móveis identificados são enviadas para a estação base vizinha, tal que a decisão de alocação de recursos pode ser feita usando tal informação.

Description

"MÉTODOS PARA SEREM REALIZADOS POR UMA PRIMEIRA ESTAÇÃO BASE E POR UMA SEGUNDA ESTAÇÃO BASE, ESTAÇÃO BASE"
A presente invenção se refere aos sistemas de telecomunicações sem fio, e em particular à alocação de recursos nos sistemas de telecomunicações sem fio.
CONHECIMENTO DA INVENÇÃO
Sistemas de telecomunicações sem fio tipicamente usam uma estrutura celular na qual uma grande quantidade de estações base define células de comunicações respectivas, e terminais móveis dentro daquelas células se comunicam com a estação base correspondente. Uma estação base aloca recursos de comunicação (tipicamente blocos de tempo e freqüência) para cada terminal móvel dentro de sua célula, para possibilitar comunicações entre o terminal móvel e a estação base.
Conforme um terminal móvel se move dentro de uma célula, as condições de rádio que ele experimenta mudam. Em algumas localizações, tal como aquelas em uma região de fronteira da célula, alta potência de transmissão pode ser requerida de modo que os dados sejam transmitidos com sucesso entre o terminal móvel e a estação base.
Contudo, conforme um terminal móvel se aproxima de uma borda da célula, as altas potências de transmissão podem forçar o terminal móvel a interferir nas comunicações em uma célula vizinha. Em adição, ou alternativamente, as comunicações do terminal móvel podem sofrer interferência das comunicações dentro da célula vizinha.
Em adição, a transferência de comunicação de uma estação base para uma outra vai forçar o terminal móvel a fazer um acesso aleatório não sincronizado na célula de destino. O acesso aleatório vai ser adicionado ao tempo de interrupção da transferência de comunicação.
Ainda mais, o planejamento de freqüência dos terminais móveis na borda da célula é difícil: ou um esquema de reuso da distribuição estática (por exemplo,1/3) é usado, ou um esquema de carga fracionária. Contudo, nenhum desses esquemas fornece desempenho ótimo.
Conseqüentemente, é desejável fornecer uma técnica que possa diminuir os efeitos dos terminais móveis interferindo nas células vizinhas.
SUMÁRIO DA PRESENTE INVENÇÃO
De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um sistema de telecomunicações sem fio caracterizado pelo fato de compreender uma primeira estação base que define uma primeira célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com os terminais móveis localizados dentro da primeira célula de comunicações, uma segunda estação base que define uma segunda célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com os terminais móveis localizados dentro da segunda célula de comunicação, uma unidade de alocação de recursos operável para alocar os recursos de comunicação dentro da segunda célula de comunicações, um detector operável para detectar um terminal móvel dentro da primeira célula, o qual terminal móvel tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite, o detector sendo operável para comunicar informação relacionando tal um terminal móvel para a unidade de alocação de recursos, onde a unidade de alocação de recursos é operável para receber informação relacionando tal um terminal móvel proveniente do detector, e para alocar recursos dentro da segunda célula de comunicações usando tal informação recebida.
O detector pode ser fornecido pela primeira estação base, e a unidade de alocação de recursos pode ser fornecida pela segunda estação base. A primeira estação base pode ser operável para transmitir informação relacionando um terminal móvel detectado, para a segunda estação base.
A unidade de alocação de recursos pode ser operável para alocar recursos de comunicações dentro da segunda célula a fim de evitar os recursos alocados ao terminal móvel detectado provenientes da primeira célula.
Uma segunda unidade de alocação de recursos pode ser fornecida em uma primeira estação base, e tal uma unidade pode ser operável para alocar os recursos de comunicações dentro da primeira célula de comunicações a fim de evitar recursos alocados na segunda célula de comunicações.
A unidade de alocação de recursos pode ser operável para alocar recursos de comunicações dentro da segunda célula sem referência à informação relacionando tal um terminal móvel detectado.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é fornecido um método para alocar recursos de comunicação em um sistema de telecomunicações sem fio incluindo uma primeira estação base que define uma primeira célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com terminais móveis localizados dentro da primeira célula de comunicação, e uma segunda estação base que define uma segunda célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com terminais móveis localizados dentro da segunda célula de comunicação, o método compreendendo detectar um terminal móvel que está se comunicando dentro da primeira célula de comunicações com uma qualidade de comunicação abaixo de um nível limite nível, alocando os recursos de comunicações para a segunda célula usando informação relacionando tal um terminal móvel detectado.
Detectar tal um terminal móvel pode ser efetuado através da primeira estação base. Alocar recursos para a segunda célula pode ser efetuado através da segunda estação base. Tal um método pode ainda compreender transferir informação relacionando tal um terminal móvel detectado, da primeira estação base para a segunda estação base.
Alocar recursos de comunicações pode compreender alocar recursos para terminais móveis dentro da segunda célula a fim de evitar os recursos alocados ao terminal móvel detectado,provenientes da primeira célula.
Alocar recursos para a primeira célula de comunicações pode usar a primeira estação base, e preferencialmente evita recursos alocados na segunda célula de comunicações.
Alocar recursos de comunicações pode compreender alocar recursos para terminais móveis dentro da segunda célula sem referência à informação relacionando tal um terminal móvel detectado.
A informação relacionando tal um terminal móvel detectado pode relacionar a programação de comunicações para aquele terminal móvel dentro da primeira célula.
A informação relacionando tal um terminal móvel detectado pode ser transmitido da primeira estação base para a segunda estação base usando uma interface de comunicações X2.
A informação relacionando tal um terminal móvel detectado pode incluir informação relacionando possível interferência na segunda célula, do terminal móvel.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é fornecida uma estação base para uso em um sistema de telecomunicações sem fio, a estação base definindo uma célula de comunicações, e sendo operável para se comunicar com as estações móveis localizados dentro da célula de comunicações, e compreendendo uma unidade de alocação de recursos operável para receber informação relacionando um terminal móvel operando em uma outra célula de comunicações, e para alocar recursos de comunicação dentro da célula de comunicações, na dependência de tal informação recebida.
Tal estação base pode incluir um detector operável para detectar um terminal móvel operando dentro da célula de comunicações, o qual terminal móvel tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite nível, o detector sendo operável para transmitir informação relacionado um terminal móvel detectado para uma outra estação base..
A unidade de alocação de recursos pode ser operável para alocar recursos de comunicações dentro da célula de comunicações a fim de evitar os recursos alocados ao terminal móvel detectado, provenientes de outra célula de comunicações.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é fornecido uma estação base para uso em um sistema de telecomunicações sem fio, a estação base definindo uma célula de comunicações, e sendo operável para se comunicar com as estações móveis localizadas dentro da célula de comunicações, e compreendendo um detector operável para detectar um terminal móvel operando dentro da célula de comunicações, o qual terminal móvel tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite, o detector sendo operável para transmitir informação relacionando um terminal móvel detectado para uma outra estação base.
Terminais móveis tendo baixa condições de qualidade e / ou alta potência de transmissão são tratados um pouco de forma diferente a partir dos terminais móveis que estão próximos a uma estação base.
Modalidades da presente invenção podem fornecer os seguintes benefícios:
• Nenhum grupo de freqüências de fronteira da célula reservada são requeridos para 1 / 3 ou similar reuso. Os blocos de fronteira de célula são reservados, e liberados, conforme a carga muda.
• A segunda estação base pode escolher aceitar a reserva e evitar usar os correspondentes blocos de recursos, ou, se a carga é bastante alta, rejeitá-la.
• A sinalização pode incluir qualidade de serviço (QoS), etc. e por conseguinte melhor controle do uso da segunda estação base alvo é possível, comparado a uma abordagem meramente oportunista. • O terminal móvel é também um bem alto candidato de uma transferência de comunicação futura para uma segunda estação base. A segunda estação base pode obter uma oportunidade para medir o terminal móvel para permitir uma transferência de comunicação síncrona.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
Figura 1 é a diagrama esquemático ilustrando um sistema de telecomunicações sem fio;
Figura 2 é um diagrama em bloco ilustrando uma estação base englobando um aspecto da presente invenção;
Figuras 3, 4 e 5 são fluxogramas ilustrando estágios em métodos englobando vários aspectos da presente invenção;
Figuras 6 a 10 ilustram a alocação de recursos em um sistema de telecomunicações sem fio.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Figura 1 é um diagrama esquemático de um sistema de telecomunicações sem fio 1 que é operável de acordo com um aspecto da invenção. O sistema 1 da Figura 1 inclui recursos de rede núcleo (CN) 2, uma primeira estação base 6, e uma segunda estação base 8. A primeira estação base 6 define a primeira célula de comunicações na qual comunicações com terminais móveis são tratadas pela primeira estação base 6. De forma similar, a segunda estação base 8 define a segunda célula de comunicações na qual comunicações com terminais móveis são tratadas pela segunda estação base 8. Um terminal móvel exemplar (ou equipamento de usuário UE) 4 é ilustrado na figura 1. Cada uma das estações base é capaz de se comunicar com os recursos da rede núcleo 2 para encaminhamento de chamada e outro tarefas, como é bem conhecido e entendido, usando sinalização elos de comunicação de sinalização SlieSl2. Em adição, a primeira e segunda estações base 6 e 8 são capazes de se comunicar uma com a outra usando um roteador de comunicações (ou interface) X2. Será prontamente apreciado que o sistema da Figura 1 é simplificado, e que, na prática, um sistema vai ter muitas estações base definindo respectivamente as células de comunicações. Tal um sistema é capaz de fornecer comunicações para muitos terminais móveis.
Conforme mencionado acima, o terminal móvel 4 se comunica com uma única estação base em qualquer tempo, e, como o terminal móvel se move pela área coberta pelo sistema, o terminal móvel vai atravessar as fronteiras da célula, e assim a comunicação vai precisar ser transferida para a próxima estação base. Este processo é conhecido como "handover".
Na seguinte descrição, o terminal móvel 4 é assumido estar em um limite extremo da célula de comunicações definida pela primeira estação base 6, e que, por conseguinte, a qualidade das comunicações com o terminal móvel 4 é relativamente baixa. O terminal móvel 4 pode ser considerado estar em um ambiente de rádio "ruim", que é um que requer alta potência de saída para permitir transmissão com sucesso. Esta alta potência de saída, contudo, significa que o terminal de terminal móvel 4 é provável de interferir, ou perturbar, as comunicações em uma célula vizinha, no exemplo mostrado, a segunda célula definida pela segunda estação base 8. Alternativamente, ou adicionalmente, o terminal móvel 4 pode ter suas comunicações com a primeira estação base interferidas pelas comunicações na segunda célula.
As modalidades da presente invenção são pretendidas para reduzir essas interferências.
A estrutura de uma estação base englobando um aspecto da presente invenção será agora descrita com referência à Figura 2. Tipicamente, em um sistema de telecomunicações sem fio, cada estação base será substancialmente a mesma que a próxima. Assim sendo, a descrição da estação base mostrada na figura 2 se aplica a ambos a primeira e segunda estações base mostradas na figura 1. A estação base da Figura 2 inclui um controlador 10 para controlar a operação global da estação base. O controlador 10 é capaz de se comunicar com os recursos da rede núcleo. A estação base também inclui uma unidade transmissora (TX) / receptora (RX) de freqüência de rádio (RP) 12 para se comunicar com terminais móveis através de uma antena 18 na maneira conhecida.
Em uma modalidade da presente invenção, a estação base inclui um detector 14 e uma unidade de alocação de recursos 16. Será prontamente apreciado que o detector 14 e a unidade de alocação de recursos podem ser fornecidos pelo controlador 10 ou outro meio apropriado. O controlador 10 é capaz de se comunicar com outras estações base usando uma interface de conexão X2 20.
A operação da estação base da Figura 2 será agora descrita com referência às Figuras 1 e 2, e aos fluxogramas das Figuras 3, 4 e 5.
Figura 3 é um fluxograma ilustrando um processo efetuado na primeira estação rádio base 6. Nos estágios 101 e 103, o detector 14 detecta as comunicações de um terminal móvel dentro da primeira célula, e determina a qualidade medida daquelas comunicações determinando a qualidade da comunicação do elo de comunicação de descida (isto é comunicação do terminal móvel para a estação base). Isto é alcançado interpretando as medições do elo de comunicação de descida (DL) que foram reportadas dos terminais móveis com condições ruins de rádio na primeira célula. As condições de rádio do DL são conhecidas a partir do número de re- transmissões que são requeridas para a transmissão de dados bem sucedida a ser alcançada, junto com a potência de saída usada para aquelas re- transmissões. Esta informação é conhecida da primeira estação rádio base. As condições de rádio do DL também podem ser derivadas das medições de qualidade do terminal móvel reportada à estação base. Determinar as condições de rádio do elo de comunicação de subida (UL) pode ser alcançado em um número de maneiras. Por exemplo, as condições de rádio do DL podem ser assumidas de fornecer uma imagem razoável das condições de UL para a primeira estação rádio base. Alternativamente, a primeira estação rádio base 6 pode detectar o número de transmissão requerida pelo terminal móvel 4 de modo que os dados sejam recebidos pela estação base com sucesso. Esta informação pode ser combinada com os níveis de potência instruídos para o terminal móvel, e com as medições de qualidade da primeira estação rádio base. A contribuição da interferência esperada na célula, para o terminal móvel escolhido, pode por conseguinte ser derivado. Como um resultado, é possível determinar se o terminal móvel 4 interfere ou não na célula vizinha.
No estágio 105, é determinado se a qualidade medida está abaixo de um valor limite, isto é, ela é determinada se as comunicações com o terminal móvel são de qualidade bastante alta. Se elas são, então o detector reverte para o estágio 101, e detecta um outro terminal móvel.
Se as comunicações não atingem a qualidade requerida, por exemplo quando o terminal móvel está em uma borda da primeira célula e requer alta potência de saída, os detalhes do terminal móvel são armazenados como parte de uma lista de candidatos. A lista de candidatos representa os terminais móveis que podem sofrer interferência, ou estão sendo interferidos por, uma ou mais células vizinhas. No presente exemplo, é assumido que o terminal móvel 4 está na borda de uma primeira célula margeando a segunda célula, e que, por conseguinte, uma interferência é provável entre o terminal móvel 4 e a segunda célula.
Em uma modalidade prática da invenção, muitos terminais móveis estarão em comunicação em cada célula, e assim a lista de candidatos é provável de incluir muitos terminais móveis.
Para cada um dos terminais móveis na lista de candidatos, no estágio 107, o controlador 10 obtém as medições provenientes do terminal móvel das células vizinhas. Tais medições são obtidas através da determinação dos sinais de canal de piloto das células vizinhas. As medições são retornadas para a estação base pelo terminal móvel, preferencialmente na forma de uma mensagem de RRC. A partir desta informação, os níveis de interferência na célula (ambos de e para o terminal móvel) são determinados (estágio 109).
As células que então parecem sofrer interferência ou fazer interferência (as assim chamadas "células alvo") são então adicionadas a uma lista de células (estágio 111 ). A lista de células é criada para cada terminal móvel identificado.
O controlador 10 então transmite a informação, envolvendo os terminais móveis que interferem ou são interferidos, para as estações base apropriadas, por células alvo na lista de células do terminal móvel envolvido. No exemplo sendo descrito, detalhes do terminal móvel 4 são enviados pela primeira estação base 6 para uma segunda estação base 8, através da interface X2.
Figura 5 é um fluxograma ilustrando um processo efetuado nas estações base das células alvo. Por razões de simplicidade, uma única operação na segunda estação base 8 será descrita para o único terminal móvel 4 será descrita. Será prontamente apreciado que tal um processo pode ser realizado para tantos terminais móveis e células quantos apropriados.
No estágio 115, a informação relacionando o terminal móvel 4 é recebida na segunda estação base 8 proveniente da primeira estação base 6. A informação preferencialmente contém pelo menos, informação de programação e de alocação de recursos para o terminal móvel 4. No estágio 117, a unidade de alocação de recursos 16 da segunda estação base avalia a informação de programação para o terminal móvel 4 de modo a confirmar se vai ou não interferir na segunda célula de comunicações. Esta avaliação é descrita em mais detalhes abaixo. A unidade de alocação de recursos 16 então prossegue para alocar recursos para a segunda célula (estágio 119) usando a informação recebida.
E determinado que o terminal móvel 4 não vai, de fato, interferir na célula, ou sofrer interferência da célula, então a informação recebida é descartada e a alocação de recursos para a segunda célula é efetuada sem referência a ela.
Se, contudo, é determinado que o terminal móvel 4 sofre interferência ou, faz interferência, na segunda célula, então há várias opções para alocação de recursos para a segunda célula.
Por exemplo, a unidade de alocação de recursos 16 pode terminar a programação de qualquer de seus terminais móveis existentes usando o período de tempo / freqüência no qual a interferência ocorre. Isto pode ser possível, por exemplo, através de re-programação de seus terminais móveis existentes em um período de tempo / freqüência diferente daquele do terminal móvel 4 que sofre interferência / faz interferência.
Uma alternativa é a segunda estação base programar somente terminais móveis com boas condições de rádio no período de tempo / freqüência de interferência. Isto vai servir para reduzir a interferência, já que boas condições de rádio sugerem que boas potências de transmissão são usadas, e assim a probabilidade de interferência é reduzida.
A segunda estação base 8 pode também fazer estágios para evitar programar novos usuários no período de tempo / freqüência de interferência, assim sendo reduzindo qualquer possível interferência adicional.
A abordagem requer que a programação seja determinística para pelo menos, uns poucos IOms à frente. Alocação determinística requer latência significativa (10-100 ms) para assegurar que todas as estações base afetadas sejam tornadas cientes da programação pretendida, antes que ocorra.
Os efeitos de latência podem ser tratados de forma diferente para situações de transmissão diferentes.
Melhores esforços. Dados de melhores esforços não são sensitivos à latência. A decisão de alocação de recursos decisão pode ser feita muitos milissegundos antes.
• Telefone de voz / vídeo. Códigos de voz / vídeo são muito prognosticados e assim, a alocação de recursos pode ser feita para uma longa duração de tempo, i. e. um terminal móvel será alocado X blocos de recursos básicos a cada 20 ms, e de acordo com um esquema de salto de freqüência específico. A primeira mensagem / mensagens programada pode não ser conhecida pelas outras estações base, mas uma vez que o esquema é recebido, as outras estações base podem neutralizar.
• Serviços não prognosticados de qualidade de serviço (QoS).
Esses são serviços que são desconhecidos mas tem alta QoS solicitada. A quantidade de dados a ser transmitida não pode ser assumida ser pequena. Tais comunicações podem ser tratadas por cada estação base reservando uma parte da largura de banda (ou domínio do tempo) para terminais de comunicação móvel fazendo alta interferência. Em algumas técnicas, esta é um parte estática da largura de banda e denotada "1 reuso no centro da célula e >1 reuso na fronteira da célula". De acordo com os princípios da presente invenção, esta área reservada pode aumentar ou diminuir com base na necessidade efetiva na célula. Quando um serviço não prognosticado de QoS é iniciado, a correspondente largura de banda esperada é "reservada" e sinalizada para as células vizinhas. Isto pode ou ser feito reservando uma porção da largura de banda ou reservando um esquema de salto de freqüência de certa largura de banda.
Figuras 6 a 10 será agora descritas de modo a explicar a alocação de recursos de acordo com um aspecto da presente invenção. Nessas Figuras, a grade representa os blocos de recursos básicos exemplares, onde o eixo horizontal indica o tempo de tempo de duração de um bloco, e o eixo vertical indica a largura de banda de freqüência de um bloco. Cada terminal móvel tem um ou mais blocos contíguos alocados para as comunicações.
Figura 6 ilustra um exemplo de alocação de blocos de recursos para o terminal móvel 4 através da primeira estação base 6. Blocos A na figura 6 indicam os blocos de recursos alocados ao terminal móvel 4.
Conforme mencionado acima, quando a primeira estação base determina que a segunda célula pode sofrer interferência, ou fazer interferência, do terminal móvel 4, a primeira estação base transmite informação envolvendo a pretendida alocação de recursos para o terminal móvel 4.
Figura 7 ilustra um exemplo da pretendida alocação de recursos na segunda célula através da segunda estação base 8. Como pode ser visto na Figura 7, os terminais móveis B, C, D, E, F, e G são recursos alocados na segunda célula.
Figura 8 ilustra como a pretendida alocação para o terminal móvel 4 (mostrada através dos blocos A) conflita com a pretendida alocação para os terminais móveis existentes na segunda célula. Conseqüentemente, assumindo que a segunda estação base 8 determina que o terminal móvel 4 vai interferir nas comunicações para, pelo menos, alguns dos terminais móveis existentes na segunda célula, a segunda estação base precisa re-alocar os recursos de modo a evitar interferência.
Figura 9 ilustra um possível esquema de re-alocação para a segunda célula, na qual os recursos alocados para os terminais móveis existentes e o terminal móvel 4 são arrumados a fim de não sobrepor ou interferir um com o outro.
A segunda estação base 8 re-aloca seus recursos de modo a assegurar comunicações apropriadas com os terminais móveis existentes na segunda célula. Em adição, a segunda estação base 8 pode detectar, pelo menos, a envoltória do sinal proveniente do terminal móvel 4, a fim de determinar a quantidade de possível interferência causada pelo terminal móvel 4. Tipicamente, a segunda estação base 8 não será capaz de desfazer a criptografia do sinal proveniente do terminal móvel 4, e assim somente a envoltória do sinal está disponível para ser medido. Contudo, em um exemplo alternativo, a segunda estação base 8 é capaz de desfazer a criptografia das comunicações provenientes do terminal móvel 4, e então ser capaz de medir tempo (desvio do ideal), qualidade de sinal (e. g. proporção sinal para ruído), e / ou potência do sinal.
Em adição à segunda estação base 8 re-alocando recursos na segunda célula de comunicações, a primeira estação base pode re-alocar os recursos para a primeira célula usando a informação obtida para o terminal móvel 4. A re-alocação de recursos na primeira e na segunda células de comunicações pode servir para otimizar a capacidade daquelas células.
Quando alocando recursos para a primeira e / ou a segunda células de comunicações, técnicas de salto de freqüência podem ser usadas de modo a obter diversidade de freqüência. Os esquemas de salto de freqüência são particularmente relevantes para alocação de recursos a longo prazo.
Desde que um terminal móvel que faz interferência ou estará não sincronizado no domínio do tempo com relação à segunda célula, é preferível programar o terminal móvel ao longo de blocos de recursos blocos que são contínuos no domínio do tempo, mais propriamente do que no domínio da freqüência. Tal alocação é ilustrada na figura 10. A alocação C é contínua no domínio da freqüência, e pode ser visto que esta alocação interfere em um grande número de blocos no domínio do tempo. Ao contrário, a alocação B interfere somente em dois blocos no domínio do tempo.
Cada estação base pode manter uma "área de armazenamento temporária" de seqüências de salto de bloco de recursos. Isto é similar a uma configuração estática, mas o tamanho da largura de banda (BW) alocada é configurada para um pequeno valor - para permitir movimento de terminais móveis para uma rápida BW "protegida" e com baixos requisitos na interface de comunicações X2, mas sem alocar uma parte significativa. A "área de armazenamento temporária" é atualizada nas bases de segundo a segundo para minimizar a BW gasta, mas para manter uma margem pequena para novos terminais móveis com má qualidade de sinal. A atualização da área de armazenamento temporário pode incluir o corrente uso das seqüências para permitir medições avançadas de tempo pelas células alvo prováveis.
Em um exemplo, a segunda estação base 8 é capaz de se reportar à primeira estação base 6, através da interface de comunicações X2, nas medições tomadas considerando o terminal móvel 4. Por exemplo, se a segunda célula de comunicação sofre forte interferência pelo terminal móvel 4, então a segunda estação base 8 pode propor a transferência de comunicação do terminal móvel da primeira estação base 6 para a segunda estação base 8. Alternativamente, a primeira estação base 6 poderia baixar a taxa de dados alocadas ao terminal móvel 4, por meio disso, reduzindo a potência de transmissão requerida, e reduzindo possível interrupção para a segunda célula de comunicações.
Uma outra possibilidade é a segunda estação base 8 transmitir dados para o terminal móvel 4, tais dados sendo fornecidos à segunda estação base 8 a partir da primeira estação base 6, através da interface de comunicações X2. Tal transmissão de dados resulta em macro diversidade de elo de comunicação de descida. A primeira estação base 6 fornece ambos os dados de carga útil para transmitir e a codificação de canal, modulação e possível mistura para uso. A segunda estação base 8 emite os dados de acordo com a codificação de canal, modulação e possível mistura. O terminal móvel 4 vai receber o mesmo sinal de ambos a primeira e a segunda estação base. Contudo, o controle de programação e o controle de re-transmissão somente serão enviados da primeira estação base 6. A macro diversidade do elo de comunicação de subida pode ser alcançada através da segunda estação base 8 passando à frente os dados recebidos provenientes do terminal móvel 4 para uma primeira estação base 6. Se os dados recebidos pelo receptor da primeira estação base 6 for insuficiente para decodificação com sucesso da informação de elo de comunicação de subida do terminal móvel terminal 4, a primeira estação base 6 pode usar os dados passados à frente proveniente da segunda estação base 8. A solicitação de reconhecimento ou de re-transmissão enviada de volta ao terminal móvel 4 pela primeira estação base 6 é baseada em um ou ambos dos pedaços de dados recebidos. Um inconveniente com a macro diversidade do elo de comunicação de subida como descrito aqui é um retardo extra imposto devido ao caminho de comunicação entre a primeira e a segunda estação base. O retardo vai adicionar até centenas de micro-segundos de retardo extra antes dos dados recebidos da segunda estação base 8 estarem recebidos e prontos para serem usados pela primeira estação base 6, e assim sendo retardos extras antes da solicitação de reconhecimento ou de re- transmissão podem ser enviados para o terminal móvel 4. O retardo extra não vai causar degradação de sistema significativa.
Ambas, macro diversidade de UL e DL vão trabalhar onde a distância de estação base para estação base é pequena conforme a diferença no retardo do caminho entre cada estação base e o terminal móvel esteja dentro do alcance do receptor, no terminal móvel e na estação base respectivamente, é requerido ser capaz de compensá-lo. Tipicamente, a distância de estação base para estação base distância de 2 km pode facilmente ser tratada. Para distâncias maiores do que aquela, a comunicação para a segunda estação base 8 para o terminal móvel 4 vai ter um outro tempo (avançado ou atrasado) comparado com os terminais móveis na célula controlados pela segunda estação base.

Claims (35)

1. Sistema de telecomunicações sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: - uma primeira estação base (6) que define uma primeira célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com os terminais móveis (4) localizados dentro da primeira célula de comunicações; - uma segunda estação base (8) que define uma segunda célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com terminais móveis localizados dentro da segunda célula de comunicação; - uma unidade de alocação de recursos (16) operável para alocar recursos de comunicação dentro da segunda célula de comunicações; - um detector (14) operável para detectar um terminal móvel (4) dentro da primeira célula, o qual terminal móvel (4) tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite, o detector (14) sendo operável para comunicar informação relacionando tal um terminal móvel (4) para a unidade de alocação de recursos (16), em que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para receber informação relacionando tal um terminal móvel (4) proveniente do detector (14), e para alocar recursos para a segunda célula de comunicações usando tal informação recebida.
2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o detector (14) é fornecido através da primeira estação base (6).
3. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é fornecida através da segunda estação base (8).
4. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o detector (14) é fornecido através da primeira estação base (6), e em que a unidade de alocação de recursos (16) é fornecido através da segunda estação base (8), e em que a primeira estação base (6) é operável para transmitir informação relacionando um terminal móvel (4) detectado para a segunda estação base (8).
5. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para alocar recursos de comunicações para a segunda célula de comunicações a fim de evitar recursos alocados ao terminal móvel detectado (4) na primeira célula de comunicações.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que uma segunda unidade de alocação de recursos (16) é fornecida na primeira estação base (6), e é operável para alocar recursos de comunicações para a primeira célula de comunicações a fim de evitar recursos alocados na segunda célula de comunicações.
7. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para alocar recursos de comunicações para a segunda célula sem referência à informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4).
8. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para alocar recursos para a segunda célula de comunicações usando tal informação recebida usando um de, uma técnica de salto de freqüência previsível e uma técnica de melhores esforços.
9. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a segunda estação base (8) é operável para comunicar dados com tal um terminal móvel detectado (4), sem aquele terminal móvel (4) se registrando com a segunda estação base (8).
10. Sistema de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a segunda estação base (8) é operável para receber dados para transmissão para o terminal móvel (4) provenientes da primeira estação base (6).
11. Sistema de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que a segunda estação base (8) é operável para receber dados para transmissão para a primeira estação base (6) provenientes do terminal móvel (4).
12. Método para alocar recursos de comunicação em um sistema de telecomunicações sem fio incluindo uma primeira estação base (6) que define uma primeira célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com terminais móveis localizados dentro da primeira célula de comunicação, e uma segunda estação base (8) que define uma segunda célula de comunicações, e que é operável para se comunicar com terminais móveis localizados dentro da segunda célula de comunicação, o método caracterizado pelo fato de compreender: - detectar um terminal móvel (4) que está se comunicando dentro da primeira célula de comunicações com um qualidade de comunicação abaixo de um nível limite; - alocar recursos de comunicações para a segunda célula de comunicações usando informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4).
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que detectar tal um terminal móvel (4) é efetuado através da primeira estação base (6).
14. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que alocar recursos para a segunda célula é efetuado através da segunda estação base (8).
15. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que detectar tal um terminal móvel (4) é efetuado através da primeira estação base (6), e em que alocar recursos para a segunda célula é efetuado através da segunda estação base (8), e em que método ainda compreende transferir informação relacionando a tal um terminal móvel detectado (4) da primeira estação base (6) para a segunda estação base (8).
16. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 15, caracterizado pelo fato de que alocar recursos de comunicações compreende alocar recursos para terminais móveis dentro da segunda célula a fim de evitar recursos alocados ao terminal móvel detectado (4) da primeira célula.
17. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender alocar recursos para a primeira célula de comunicações usando a primeira estação base (6), a fim de evitar recursos alocados na segunda célula de comunicações.
18. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 15, caracterizado pelo fato de que alocar recursos de comunicações compreende alocar recursos para terminais móveis dentro da segunda célula sem referência à informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4).
19. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 18, caracterizado pelo fato de que a informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4) se refere à programação de comunicações para aquele terminal móvel (4) dentro da primeira célula.
20. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 19, caracterizado pelo fato de que a informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4) é transmitida a partir da primeira estação base (6) para a segunda estação base (8) usando uma interface de comunicações X2.
21. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 20, caracterizado pelo fato de que a informação relacionando tal um terminal móvel detectado (4) inclui informação relacionando possível interferência na segunda célula do terminal móvel (4).
22. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 21, caracterizado pelo fato de que alocar recursos para a segunda célula de comunicações usando tal informação recebida usa um de, uma técnica de salto de freqüência previsível e uma técnica de melhores esforços.
23. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações -12 a 22, ainda caracterizado pelo fato de compreender comunicar dados com tal um terminal móvel detectado (4) usando a segunda estação base (8), sem aquele terminal móvel (4) registrando com a segunda estação base (8).
24. Método de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de compreender receber, na segunda estação base (8), dados para transmissão ao terminal móvel (4) provenientes da primeira estação base (6).
25. Método de acordo com a reivindicação 23 ou 24, caracterizado pelo fato de compreender receber, na segunda estação base (8), dados para transmissão à primeira estação base (6) provenientes do terminal móvel (4).
26. Estação base para uso em um sistema de telecomunicações sem fio, caracterizada pelo fato de que a estação base define uma célula de comunicações, e é operável para se comunicar com estações móveis localizadas dentro da célula de comunicações, e compreende: - um detector (14) operável para detectar um terminal móvel (4) operando dentro da célula de comunicações, o qual terminal móvel (4) tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite, o detector sendo operável para transmitir informação relacionando um terminal móvel detectado (4) para uma outra estação base.
27. Estação base para uso em um sistema de telecomunicações sem fio, caracterizada pelo fato de que a estação base define uma célula de comunicações, e é operável para se comunicar com estações móveis localizadas dentro da célula de comunicações, e compreende: - uma unidade de alocação de recursos (16) operável para receber informação relacionando um terminal móvel (4) operando em uma outra célula de comunicações, e para alocar recursos de comunicação dentro da célula de comunicações, na dependência de tal informação recebida.
28. Estação base de acordo com a reivindicação 28, caracterizada pelo fato de compreender um detector (14) operável para detectar um terminal móvel (4) operando dentro da célula de comunicações, o qual terminal móvel (4) tem uma qualidade de comunicações abaixo de um nível limite, o detector sendo operável para transmitir informação relacionando um terminal móvel detectado (4) para uma outra estação base.
29. Estação base de acordo com a reivindicação 27 ou 28, caracterizada pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para alocar recursos de comunicações dentro da célula de comunicações a fim de evitar recursos alocados ao terminal móvel detectado (4) provenientes da outra célula de comunicações.
30. Estação base de acordo com qualquer uma das reivindicações 27 a 29, caracterizada pelo fato de que a unidade de alocação de recursos (16) é operável para alocar recursos para a segunda célula de comunicações usando tal informação recebida usando um de, uma técnica de salto de freqüência previsível e uma técnica de melhores esforços.
31. Estação base de acordo com qualquer uma das reivindicações 27 a 30, caracterizada pelo fato de ser operável para comunicar dados com tal um terminal móvel detectado (4), sem aquele terminal móvel (4) registrando com a segunda estação base (8).
32. Estação base de acordo com a reivindicação 31, caracterizada pelo fato de ser operável para receber dados para transmissão ao terminal móvel (4) provenientes da primeira estação base (6).
33. Estação base de acordo com a reivindicação 31 ou 32, caracterizada pelo fato de ser operável para receber dados para transmissão à primeira estação base (6) provenientes do terminal móvel (4).
34. Sistema de telecomunicações sem fio, caracterizado pelo fato de compreender uma primeira estação base (6) como definido na reivindicação 26, uma segunda estação base (8) como definido em qualquer uma das reivindicações 27 à 33, e uma interface para comunicar tal informação entre a primeira e a segunda estações base (6,8).
35. Sistema de telecomunicações sem fio de acordo com a reivindicação 34, caracterizado pelo fato de ser operável de acordo com o método como definido em qualquer uma das reivindicações 12 a 25.
BRPI0622119-0A 2006-11-13 2006-11-13 mÉtodos para serem realizados por uma primeira estaÇço base e por uma segunda estaÇço base, estaÇço base BRPI0622119A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2006/010868 WO2008058551A1 (en) 2006-11-13 2006-11-13 Wireless telecommunications systems

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0622119A2 true BRPI0622119A2 (pt) 2011-12-27

Family

ID=38157979

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0622119-0A BRPI0622119A2 (pt) 2006-11-13 2006-11-13 mÉtodos para serem realizados por uma primeira estaÇço base e por uma segunda estaÇço base, estaÇço base

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20100069063A1 (pt)
EP (1) EP2082598B1 (pt)
JP (1) JP5231436B2 (pt)
CN (1) CN101536563A (pt)
AU (1) AU2006350924B2 (pt)
BR (1) BRPI0622119A2 (pt)
CA (1) CA2668591A1 (pt)
WO (1) WO2008058551A1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9246541B2 (en) 2008-02-01 2016-01-26 Qualcomm Incorporated UTRAN enhancements for the support of inter-cell interference cancellation
JP5645671B2 (ja) * 2009-01-08 2014-12-24 株式会社Nttドコモ 移動通信方法及び無線基地局
JP5314434B2 (ja) * 2009-01-13 2013-10-16 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法及び無線基地局
JP2010171829A (ja) * 2009-01-26 2010-08-05 Nec Corp 無線通信システム、基地局、移動局、リソース割り当て方法及びプログラム
US20100238888A1 (en) * 2009-03-19 2010-09-23 Qualcomm Incorporated Systems, apparatus and methods for interference management in wireless networks
US20100246548A1 (en) * 2009-03-24 2010-09-30 Electronics And Telecommunications Research Institute Base station, method for managing cell, method for detection signal, terminal and method for transmitting signal thereof
KR101670053B1 (ko) * 2009-03-24 2016-10-27 한국전자통신연구원 기지국, 기지국의 셀 관리 방법, 기지국의 신호 검출 방법, 단말 및 단말의 송신 방법
US20100296405A1 (en) 2009-05-22 2010-11-25 Qualcomm Incorporated Systems, apparatus and methods for interference management on uplink channels in wireless communication systems
WO2010137313A1 (ja) * 2009-05-27 2010-12-02 Kddi株式会社 周波数割当装置およびプログラム
JP5527780B2 (ja) 2009-06-29 2014-06-25 ▲ホア▼▲ウェイ▼技術有限公司 参照信号処理方法、装置およびシステム
JP5317941B2 (ja) * 2009-12-04 2013-10-16 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法及びゲートウェイ装置
JP5398585B2 (ja) * 2010-02-26 2014-01-29 ソフトバンクモバイル株式会社 無線通信システム及び基地局間協調通信制御方法
CN102300320B (zh) * 2010-06-22 2014-04-30 上海贝尔股份有限公司 小区间干扰协调的方法及装置
JP5696382B2 (ja) * 2010-07-06 2015-04-08 日本電気株式会社 基地局装置、無線リソースの割当て方法、及びプログラム
WO2012029237A1 (ja) * 2010-09-03 2012-03-08 パナソニック株式会社 無線通信システム、低送信電力セル基地局、マクロセル基地局、無線端末及び負荷分散方法
EP2642809A4 (en) 2010-11-18 2016-01-20 Fujitsu Ltd BASISSTATION DEVICE, COMMUNICATION SYSTEM AND COMMUNICATION PROCESS
US10285074B1 (en) 2011-03-07 2019-05-07 Sprint Communications Company L.P. Controlling network load
WO2012132187A1 (ja) * 2011-03-31 2012-10-04 パナソニック株式会社 移動端末、基地局、セル受信品質測定方法及びセル受信品質測定システム
WO2012139624A1 (en) * 2011-04-11 2012-10-18 Nokia Siemens Networks Oy A method and apparatus
JP5564009B2 (ja) * 2011-05-27 2014-07-30 株式会社Nttドコモ 通信制御装置及び通信制御方法
JP5994786B2 (ja) * 2011-10-13 2016-09-21 富士通株式会社 無線通信システム、基地局、及び無線通信方法
US9049730B2 (en) * 2011-11-14 2015-06-02 Qualcomm Incorporated Uplink data transmission with interference mitigation
US8854981B2 (en) * 2012-04-27 2014-10-07 Intel Corporation Signal interference measurements in a wireless communication network
GB2505906B (en) * 2012-09-13 2014-11-26 Vodafone Ip Licensing Ltd Multicoordination scheduling
GB2505907A (en) 2012-09-13 2014-03-19 Vodafone Ip Licensing Ltd Coordinating allocation of resource blocks to cell edge users based on a high priority indication
US9326297B1 (en) 2014-12-22 2016-04-26 Collision Communications, Inc. Methods, systems, and computer program products for providing a rapidly self-organizing cellular communications network
US9392493B1 (en) * 2014-12-22 2016-07-12 Collision Communications, Inc. Methods, systems, and computer program products for providing a rapidly self-organizing cellular communications network
CN106937389B (zh) * 2015-12-31 2021-05-11 华为技术有限公司 资源划分方法及装置
US11632765B2 (en) * 2020-07-21 2023-04-18 Airhop Communication, Inc. Uplink interference management for wireless networks

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2000316183A (ja) * 1999-04-30 2000-11-14 Ntt Docomo Inc 移動通信システムおよび移動通信システムにおけるチャネル割当て方法
US6792276B1 (en) * 1999-07-13 2004-09-14 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Hot spot with tailored range for extra frequency to minimize interference
EP1122895A1 (en) * 2000-02-03 2001-08-08 Motorola, Inc. Time division duplex cellular communications system with dynamic slot allocation and reduced interference
JP3628250B2 (ja) * 2000-11-17 2005-03-09 株式会社東芝 無線通信システムで用いられる登録・認証方法
JP3996344B2 (ja) * 2000-11-21 2007-10-24 日本電気株式会社 タイムスケジューリング方式
US20040047312A1 (en) * 2002-04-29 2004-03-11 Peter Muszynski Method and apparatus for UL interference avoidance by DL measurements and IFHO
US7388845B2 (en) * 2002-08-26 2008-06-17 Qualcomm Incorporated Multiple access wireless communications system using a multisector configuration
NO20030115D0 (no) * 2003-01-09 2003-01-09 Amersham Health As Kontrastmiddel
TWI240505B (en) * 2003-03-25 2005-09-21 Interdigital Tech Corp Method and system for managing resources in wireless communication systems
NZ555079A (en) * 2004-10-14 2010-04-30 Qualcomm Inc Methods and apparatus for determining, communicating and using information which can be used for interference control purposes
EP1662823B1 (en) * 2004-11-24 2008-01-30 Siemens S.p.A. Method and apparatus for users reshuffling in digital cellular communication systems
JP4640855B2 (ja) * 2005-02-18 2011-03-02 富士通株式会社 基地局及び該基地局における干渉低減方法
US8279985B2 (en) * 2005-02-22 2012-10-02 Adaptix, Inc. Intelligent demodulation systems and methods in an OFDMA multicell network
US8848574B2 (en) * 2005-03-15 2014-09-30 Qualcomm Incorporated Interference control in a wireless communication system
US20060251013A1 (en) * 2005-05-04 2006-11-09 Interdigital Technology Corporation Resource allocation in multi-access point wireless networks
KR100734890B1 (ko) * 2005-10-10 2007-07-03 삼성전자주식회사 스마트 안테나 시스템에서 단말의 수신성능을 향상시키기위한 장치 및 방법
US20090227261A1 (en) * 2006-07-07 2009-09-10 Nokia Corporation Radio resource allocation mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
AU2006350924A1 (en) 2008-05-22
CA2668591A1 (en) 2008-05-22
JP2010509815A (ja) 2010-03-25
JP5231436B2 (ja) 2013-07-10
WO2008058551A1 (en) 2008-05-22
EP2082598B1 (en) 2018-04-18
CN101536563A (zh) 2009-09-16
EP2082598A1 (en) 2009-07-29
US20100069063A1 (en) 2010-03-18
AU2006350924B2 (en) 2011-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0622119A2 (pt) mÉtodos para serem realizados por uma primeira estaÇço base e por uma segunda estaÇço base, estaÇço base
JP6047617B2 (ja) 無線基地局
US11582830B2 (en) Methods and apparatus for performing link switching
ES2347302T3 (es) Procedimiento para cambiar la ruta en una comunicacion inalambrica.
CN104782178A (zh) 异构蜂窝网络中的切换方法和装置
US9113451B2 (en) Radio communication system, base station, and control method thereof
EA027278B1 (ru) Устройство терминала, устройство базовой станции, система связи, способ выбора соты и интегральная схема
KR20130012953A (ko) 무선 통신 시스템, 고전력 기지국, 저전력 기지국, 및 통신 제어 방법
US11611892B1 (en) Dynamic control of single-rat service based on threshold presence of dual-RAT-capable devices
CN105722227B (zh) 异构网中上行链路控制信道上的干扰减轻
US20220400411A1 (en) Threshold-based reporting for efficient admission control support for wireless networks
JP5767738B2 (ja) 通信制御方法、基地局、及び無線端末
CN110392406B (zh) 用于通信系统中切换的方法、设备及计算机可读介质
AU2014398417B2 (en) Base station apparatus, mobile station apparatus, radio communication system, communication control method of base station apparatus, and communication control method of mobile station apparatus
US11317457B1 (en) Use of secondary-node loading as basis to control timing for configuring dual connectivity
KR100841933B1 (ko) 무선 통신 시스템에서 주파수 중복 사용 방법 및 장치
US11026282B1 (en) Use of secondary-node beamwidth as basis to control whether to use blind addition or rather threshold-based addition when configuring dual connectivity
BR112019019778A2 (pt) método, aparelho, dispositivo de rede de acesso, terminal e sistema para indicar recurso.
US11700554B1 (en) Dynamic air-interface reconfiguration based on predicted movement toward location where dual-connectivity tends to be lost
WO2011079479A1 (zh) 资源调度方法及系统
JP2013138440A (ja) 無線通信システム

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 36/30 , H04W 36/08

Ipc: H04W 36/20 (2009.01), H04W 36/30 (2009.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements