BRPI0621598B1 - Floor panel, paving system and method for installing the paving system - Google Patents

Floor panel, paving system and method for installing the paving system Download PDF

Info

Publication number
BRPI0621598B1
BRPI0621598B1 BRPI0621598B1 BR PI0621598 B1 BRPI0621598 B1 BR PI0621598B1 BR PI0621598 B1 BRPI0621598 B1 BR PI0621598B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
recess
protrusion
contact surface
face
lip
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PAINEL DE PISO, SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO E MÉTODO PARA INSTALAR O SISTEMA DE PAVIMENTAÇÃO".
Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se a um painel de piso, a um sistema de pavimentação formado por múltiplos painéis de piso e a um método para assentar os painéis de piso.
Antecedentes da Técnica [002] A madeira de lei tem sido utilizada como uma cobertura de piso por centenas de anos. Tanto o piso de madeira de lei quanto a pavimentação de laminado compósito de madeira são acoplados pela utilização de uma estrutura de "macho e fêmea" tradicional. Na estrutura de "macho e fêmea" tradicional, a língua é facilmente unida à ranhura correspondente movendo horizontalmente a língua no mesmo plano que o piso na direção da ranhura. Apesar deste método de instalação ser rei ativa mente simples, toma a junta de língua e ranhura susceptível à separação por interferência de uma força externa ou fatores dependentes de temperatura. As pessoas não gostam da separação de painéis de piso porque pode tornar os painéis de piso já instalados desmontados e isto leva a uma aparência desagradável.
[003] Para resolver a separação desta estrutura de "macho e fêmea", a "macho e fêmea" é projetada não somente para ser transversalmente acoplada mas também travar os painéis de piso na direção horizontal. No entanto, o projeto que supera a separação pode causar dificuldades na instalação.
[004] Por exemplo, painéis com os meios de acoplamento mecânico foram revelados no documento em WO01/88306, em que o painel compreende um lábio saliente no seu lado transversal e no seu lado inferior e o painel adicional compreende um lábio saliente no seu lado superior. O lábio saliente inclui uma ranhura, e o lábio saliente inclui um elemento de bloqueio. O bloqueio pode ser introduzido na ranhura de tal modo que é efetuada uma conexão mecânica paralela à superfície dos painéis e perpendicular à borda de conexão. No entanto, a ranhura é completa mente formada no lábio saliente, o que faz com que o lábio saliente seja muito frágil. A prática provou que os lábios salientes são facilmente quebrados, devido à fina espessura do painel. Tal estrutura de acoplamento só pode ser proporcionada em bordas relativamente curtas dos painéis de piso.
Sumário da Invenção [005] Um objetivo da presente invenção é prover uma nova estrutura de "macho e fêmea", a qual não somente assegura uma conexão transversal e um travamento horizontal entre uma protuberância e um rebaixo mas também é instalada muito facilmente mesmo em um canto de parede, sem desacoplamento.
[006] Quanto ao painel de piso, um painel de piso compreende: uma superfície superior; uma superfície de contato de piso; uma superfície lateral ("urna face de extremidade de rebaixo") que tem um rebaixo, em que a superfície lateral compreende um lábio superior adjacente à superfície superior, um lábio inferior e um rebaixo que inclui uma primeira superfície de contato de rebaixo superior, uma segunda superfície de contato de rebaixo inferior e uma superfície de guia de rebaixo; e uma superfície lateral ("uma face de extremidade de protuberância") que tem uma protuberância, a protuberância da superfície lateral incluindo uma primeira superfície de contato de protuberância superior, uma segunda superfície de contato de protuberância inferior e uma superfície de guia de protuberância. Quando a protuberância de um painel de piso é colocada dentro do rebaixo de outro painel de piso idêntico e uma pressão em uma direção substancial mente ortogonal à superfície superior é aplicada no mesmo, a pressão coloca a superfície de guia de protuberância em contato com a superfície de guia de re- baixo e introduz a protuberância no rebaixo. Após a face de extremidade de protuberância de um painel de piso ser unida à face de extremidade de rebaixo de outro painel de piso idêntico, a primeira superfície de contato superior da protuberância é acoplada à primeira superfície de contato superior do rebaixo de modo a impedir o desacoplamen-to dos painéis de piso em uma direção ortogonal à superfície superior; a segunda superfície de contato inferior da protuberância é acoplada com a segunda superfície de contato inferior do rebaixo de modo a evitar o desacoplamento dos painéis de piso em uma direção ortogonal à face de extremidade de protuberância.
[007] O painel de piso pode ser feito de um material composto de madeira tal como uma placa de fibra de densidade média (MDF) ou uma placa de fibra de densidade alta (HDF), ou madeira natural ou material de bambu, ou outro material com certa elasticidade.
[008] Quando a face de extremidade de protuberância de um painel de piso é unida à face de extremidade de rebaixo de outro painel de piso idêntico, uma cavidade é formada entre a protuberância e o lábio inferior do rebaixo. A segunda superfície de contato de protuberância inferior e a segunda superfície de contato de rebaixo inferior podem estar a um ângulo de 90 graus em relação à superfície superior.
[009] O painel de piso tem uma espessura entre aproximadamente 0,5 cm e 1,5 cm. A protuberância estende-se substancialmente ao longo do comprimento inteiro da face de extremidade de protuberância. O rebaixo estende-se substancialmente ao longo do comprimento inteiro da face de extremidade de rebaixo. O painel de piso pode ter uma face de extremidade de protuberância ("segunda face de extremidade de protuberância") e outra face de extremidade de rebaixo ("segunda face de extremidade de rebaixo"). Um entalhe posterior pode ser provido na superfície inferior da protuberância.
[0010] Outra solução da presente invenção é que um painel de piso compreende: uma superfície superior; uma superfície de contato de piso; uma superfície lateral ("uma face de extremidade de rebaixo") que tem um rebaixo, em que a superfície lateral compreende um lábio superior adjacente à superfície superior, um lábio inferior e um rebaixo que inclui uma primeira superfície de contato de rebaixo superior, uma segunda superfície de contato de rebaixo inferior e uma superfície de guia de rebaixo; uma superfície lateral ("uma face de extremidade de protuberância") que tem uma protuberância, a protuberância da superfície lateral incluindo uma primeira superfície de contato de protube-rância superior, uma segunda superfície de contato de protuberância inferior e uma superfície de guia de protuberância, em que uma segunda superfície de lábio superior de rebaixo está provida em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de rebaixo superior e unida à segunda superfície de contato de rebaixo superior, em que a primeira superfície de lábio superior de rebaixo é substancial mente paralela à segunda superfície de lábio superior de rebaixo; a primeira superfície de contato de rebaixo superior é substancial mente paralela à segunda superfície de contato de rebaixo superior.
[0011] Para o dito painel de piso, uma segunda superfície lateral superior de protuberância está provida em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de protuberância superior e unida à segunda superfície de contato de protuberância superior, em que a primeira superfície lateral superior de protuberância é substancial mente paralela à segunda superfície lateral superior de protuberância, e a primeira superfície de contato de protuberância superior é substancialmente paralela à segunda superfície de contato de protuberância superior.
[0012] A presente invenção ainda provê um painel de piso, que compreende; uma superfície superior; uma superfície de contato de piso; uma superfície lateral ("uma face de extremidade de rebaixo") que tem um rebaixo, em que a superfície lateral compreende um lábio superior adjacente à superfície superior, um lábio inferior e um rebaixo que inclui uma primeira superfície de contato de rebaixo superior, uma segunda superfície de contato de rebaixo inferior e uma superfície de guia de rebaixo; e uma superfície lateral ("uma face de extremidade de protuberância") que tem uma porção de protuberância, a protuberância da superfície lateral incluindo uma primeira superfície de contato de protuberância superior, uma segunda superfície de contato de protuberância inferior e uma superfície de guia de protuberância, em que um entalhe posterior está provido na superfície inferior da protuberância.
[0013] Quanto ao sistema de pavimentação, um sistema de pavimentação compreende um primeiro painel de piso e um segundo painel de piso, o primeiro painel de piso compreendendo: uma superfície superior; uma superfície de contato de piso; uma face de extremidade de rebaixo que inclui (1) um lábio superior adjacente à superfície superior, (2) um lábio inferior e (3) um rebaixo que inclui uma primeira superfície de contato superior, uma segunda superfície de contato inferior e uma superfície de guia; o segundo painel de piso incluindo: uma superfície superior; uma superfície de contato de piso; uma face de extremidade de protuberância, a protuberância da face de extremidade de protuberância incluindo uma primeira superfície de contato superior, uma segunda superfície de contato inferior e uma superfície de guia. Quando a protuberância de um painel de piso é colocada dentro do rebaixo de outro painel de piso idêntico e uma pressão é aplicada no mesmo em uma direção substancialmente ortogonal à superfície superior, a pressão coloca a superfície de guia de protuberância em contato com a superfície de guia de rebaixo e introduz a protuberância no rebaixo. Após a face de extremidade de protuberância de um painel de piso ser unida à face de extremidade de rebaixo de outro painel de piso idêntico, a primeira superfície de contato de protuberância superior é acoplada à primeira superfície de contato de rebaixo superior de modo a impedir o desacoplamento dos painéis de piso em uma direção ortogonal à superfície superior; a segunda superfície de contato de protuberância inferior é acoplada à segunda superfície de contato de rebaixo inferior de modo a evitar o desacoplamento dos painéis de piso em uma direção ortogonal à face de extremidade de protuberância.
[0014] Uma cavidade é formada entre a protuberância e o lábio inferior de rebaixo. A segunda superfície de contato de protuberância inferior e a segunda superfície de contato de rebaixo inferior podem estar a um ângulo de 90 graus em relação à superfície superior.
[0015] Como um método para pavimentar um sistema de pavimentação, um método para assentar um sistema de pavimentação compreende a etapa de posicionar um primeiro painel de piso que tem as características acima apresentadas e um segundo painel de piso que tem as características acima apresentadas. Colocar o primeiro painel de piso com a sua superfície de contato de piso sobre a superfície de piso ou um material de revestimento; colocar o segundo painel de piso com a sua protuberância disposta sobre o lábio inferior de rebaixo do primeiro painel de piso; aplicar uma pressão na superfície superior em uma direção ortogonal à superfície superior para trazer a superfície de guia de protuberância em contato com a superfície de guia de rebaixo e introduzir a protuberância no rebaixo.
Breve Descrição dos Desenhos [0016] Todas as características de presente invenção serão descritas em detalhes em virtude das modalidades seguintes ilustradas pelos desenhos acompanhantes: a figura 1 é uma vista em perspectiva de um painel de piso que inclui uma face de extremidade de protuberância e uma face de extremidade de rebaixo; a figura 2A é uma vista em corte transversal lateral da face de extremidade de protuberância do painel de piso da figura 1; a figura 2B é uma vista em corte transversal lateral da face de extremidade de rebaixo do rebaixo de piso da figura 1; a figura 3 é uma vista em corte transversal lateral na qual a face de extremidade de protuberância da figura 2A está sendo parcialmente acoplada à face de extremidade de rebaixo da figura 2B; a figura 4 é outra vista em corte transversal lateral na qual a face de extremidade de protuberância da figura 2A está sendo parcialmente acoplada à face de extremidade de rebaixo da figura 2B; a figura 5 é uma vista em corte transversal lateral na qual a face de extremidade de protuberância da figura 2Ajá está sendo instalada dentro da face de extremidade de rebaixo da figura 2B; a figura 6 é uma vista em corte transversal lateral de uma segunda modalidade na qual a face de extremidade de protuberância está instalada dentro da face de extremidade de rebaixo; a figura 7 é uma vista em corte transversal lateral da segunda modalidade, que mostra o estado de instalação inicial da face de extremidade de protuberância e da face de extremidade de rebaixo; a figura 8 é uma segunda vista em corte transversal lateral da segunda modalidade como mostrado na figura 7, que mostra que a face de extremidade de protuberância já está parcialmente instalada dentro da face de extremidade de rebaixo; a figura 9 é uma terceira vista em corte transversal lateral da segunda modalidade como mostrado na figura 7, que mostra que a face de extremidade de protuberância já está parcialmente instalada dentro da face de extremidade de rebaixo; a figura 10 é uma quarta vista em corte transversal lateral da segunda modalidade como mostrado na figura 7, que mostra que a protuberância já está parcialmente instalada dentro do rebaixo. a figura 11 é uma vista em perspectiva parcial do sistema de pavimentação; a figura 12 é uma vista de topo do sistema de pavimentação como mostrado na figura 11; e a figuras 13-26 mostram mais vistas em corte transversal lateral das modalidades referentes à união da face de extremidade protuberância com a face de extremidade rebaixo.
Modos para Executara Invenção [0017] Como mostrado na figura 1, um painel de piso 10 geral mente tem uma superfície superior 20 e uma superfície de contato de piso 30 as quais são usualmente planos de preferência paralelos um ao outro. Quando o painel de piso está instalado, a superfície de contato de piso 30 do painel de piso contacta um piso 40 ou um material de revestimento, em que o material de revestimento pode ser, por exemplo, um filme de piso de espuma 50 o qual é seletivamente instalado entre o piso 40 e o painel de piso 10. No término da instalação do painel de piso 10, a superfície superior 20 é visível. A superfície superior 20 pode compreender uma decoração 60 a qual é uma granulação de madeira simulada ou qualquer outro padrão decorativo. Por exemplo, a decoração 60 pode apresentar uma superfície de pedra. A decoração 60 pode compreender uma decoração laminada e pode ser preparada por qualquer método conhecido, por exemplo, laminando uma imagem de granulação de madeira entre o painel de piso e o revestimento plástico. A decoração 60 pode também ser uma certa quantidade de outro material como um material de madeira ou de bambu, por exemplo, a decoração 60 pode ser um folheado fino de madeira.
[0018] O material bruto do painel de piso 10 pode ser qualquer material adequado tal como uma madeira, um material composto baseado em madeira, um polímero, ou outros materiais que tem uma certa elasticidade. Se o painel de piso utilizar um material composto baseado em madeira, o material composto baseado em madeira pode compreender uma placa de fibra de média densidade (MDF) ou uma placa de fibra de alta densidade (HDF). A superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 do painel de piso 10 podem ser processadas para serem de qualquer tamanho e forma, por exemplo, o painel de piso pode ser de uma forma retangular com uma largura de 0,2 m e um comprimento de um 1,2 m. A espessura entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 do painel de piso 10 pode ser qualquer espessura adequada entre aproximadamente 5,0 mm e 15,0 mm.
[0019] Como mostrado na figura 1, o painel de piso 10 compreende uma face de extremidade de protuberância 100 e uma face de extremidade de rebaixo 200. Em uma modalidade recomendada, a face de extremidade de protuberância 100 e a face de extremidade de rebaixo 200 são dois lados opostos do painel de piso 10. Como mostrado na figura 1 quando o painel de piso 10 compreende duas faces de extremidade de protuberância 100, 100' e duas faces de extremidade de rebaixo 200, 200', as faces de extremidade de rebaixo 200, 200' são também geralmente dois lados adjacentes. Uma pluralidade de painéis de piso 10 é instalada junta para formar um sistema de pavimentação pela conexão da face de extremidade de protuberância 100 ou 100' de cada painel de piso na face de extremidade de rebaixo 200 ou 200' de pelo menos outro painel de piso.
[0020] Apesar do painel de piso 10 geralmente ter duas faces de extremidade de protuberância 100, 100' e duas faces de extremidade de rebaixo 200, 200' respectivamente opostas a estas, este pode somente compreender uma face de extremidade de protuberância 100 e uma face de extremidade de rebaixo 200. Outra modalidade da presente invenção pode somente ter uma face de extremidade de protuberância 100 ou uma face de extremidade de rebaixo 200 ao invés de simultaneamente ter ambas destas. Tal painel de piso está, por exem- pio, adaptado para ser assentado no pé de uma parede ou em um canto formado por duas paredes adjacentes. Outras modalidades da presente invenção poderiam compreender mais do que uma face de extremidade de protuberância 100, mas somente compreender uma face de extremidade de rebaixo 200; ou poderiam compreender mais do que uma face de extremidade de rebaixo 200, mas somente compreende uma face de extremidade de protuberância 100.
[0021] A figura 2A mostra uma vista em corte transversal da face de extremidade de protuberância 100 do painel de piso 10 feita ao longo da linha IIA-IIA. Nesta modalidade, a espessura T1 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 do painel de piso 10 está dentro de uma faixa de 5,0 mm a 15,0 mm, de preferência 8,2 mm ou 12,3 mm. Como mostrado na figura 2A, a face de extremidade de protuberância 100 está caracterizada por uma linha de contorno entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A linha de contorno 105 da face de extremidade de protuberância tem plano(s), superfície(s) curva(s) e características técnicas entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 em sequência.
[0022] Como mostrado na figura 2A, uma superfície lateral superior 110 da protuberância é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e adjacente a esta. Nesta modalidade, a superfície do lado superior de protuberância 110 pode ser um plano que estende-se na faixa de aproximadamente 2,0 mm a 3,0 mm, de preferência 2,3 mm da superfície superior 20. Adjacente à superfície lateral superior de protuberância 110 está uma primeira superfície de contato de protuberância superior 120, a qual estende-se entre aproximadamente 0,5 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,65 mm da superfície lateral superior 110. Um ângulo entre a superfície lateral superior de protuberância 110 e a primeira superfície de contato de protuberância superior 120 é θι, o qual está na faixa de 90 graus a 135 graus, de prefe- rência aproximadamente 110 graus. A primeira superfície de contato de protuberância superior 120 de preferência termina em um chanfro 121.
[0023] Adjacente à primeira superfície de contato de protuberância superior 120 está uma superfície do lado de protuberância 130, a qual estende-se da primeira superfície de contato de protuberância superior 120 na direção da superfície de contato de piso 30 e termina em um chanfro 131 e está adjacente a uma próxima característica técnica, por exemplo, um entalhe posterior 140 ou uma superfície inferior de protuberância 150 sobre a linha de contorno 105. Durante a instalação, o interior do entalhe posterior pode gerar uma certa elasticidade e força de tração, o que por um lado reduz drasticamente a desvantagem de dobramento para baixo de um lábio inferior do rebaixo, e por outro lado a força de tração pode assegurar um bom contato das porções de contato da protuberância e do rebaixo quando instalado no lugar. Enquanto isto, como o entalhe posterior está provido substancialmente em uma direção vertical ao piso ou em uma direção ligeiramente desviada, este não pode aparentemente reduzir a resistência da protuberância.
[0024] Como mostrado na figura 2A, o entalhe posterior 140 compreende três superfícies de entalhe posterior: uma primeira superfície de entalhe posterior 140a, uma segunda superfície de entalhe posterior 140b e uma terceira superfície de entalhe posterior 140c. A primeira superfície de entalhe posterior 140a estende-se de uma extremidade do chanfro 131 e tem um comprimento entre aproximadamente 2,5 mm e aproximadamente 3,5 mm, de preferência aproximadamente 3,0 mm. A primeira superfície de entalhe posterior 140a pode ser paralela à terceira superfície de entalhe posterior 140c ou pode ser inclinada. A segunda superfície de entalhe posterior 140b tem um comprimento entre aproximadamente 1,0 mm e aproximadamente 2,0 mm, de preferência aproximadamente 1,5 mm. O entalhe posterior 140 tem uma superfície de transição 141b formada pela segunda superfície de enta- lhe posterior 140b e a terceira superfície de entalhe posterior 140c, a superfície de transição sendo ou em ângulo agudo ou chanfrada.
[0025] Uma superfície inferior 150 da protuberância é adjacente à terceira superfície de entalhe posterior 140c e substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30. Uma superfície de transição em ângulo agudo ou chanfrada 151 pode estar provida entre a superfície inferior de protuberância 150 e outras características técnicas. A característica técnica adjacente que está sobre a linha de protuberância 105 pode referir a uma superfície de guia de protuberância 160. O ângulo entre a superfície de guia de protuberância 160 e a superfície inferior de protuberância 150 é θ4, o qual está entre 190 graus e 270 graus, de preferência 240 graus.
[0026] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia de protuberância 160 está uma segunda superfície de contato de protuberância 170 relativamente baixa, o comprimento da qual está entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm. A segunda superfície de contato de protuberância inferior 170 é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e à superfície de contato de piso 30, o que torna a conexão horizontal entre os painéis de piso instalados muito confiável e não sujeita a desacoplamento. Adjacente a uma extremidade da segunda superfície de contato de protuberância inferior 170 está uma superfície de limite de protuberância 180 a qual é substancialmente paralela à superfície de guia de protuberância 160.
[0027] A superfície de limite de protuberância 180 termina em uma primeira superfície de transição de protuberância 190 a qual é substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30. A primeira superfície de transição 190 termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 191. Uma segunda superfície de transição de protuberância 192 estende-se da primeira superfície de transição de protuberância 190 para a superfície de contato de piso 30, e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30. Um chanfro 193 está de preferência provido entre a segunda superfície de transição de pro-tuberância 192 e a superfície de contato de piso 30.
[0028] Portanto, a protuberância 106 é definida pela linha de contorno 105 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 e começa da superfície lateral superior de protuberância 110 ortogonal à superfície superior 20.
[0029] A figura 2B mostra uma vista em corte transversal da face de extremidade de rebaixo 200 do painel de piso 10 feita ao longo da linha IIB-IIB. Similarmente, a espessura do painel de piso 10 é também T1. Como mostrado na figura 2B, a face de extremidade de rebaixo 200 está caracterizada por uma linha de contorno entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A linha de contorno 205 do rebaixo tem plano(s), superfície(s) curva(s) e características técnicas entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 em sequência. A linha de contorno 205 está formada e dimensionada para de preferência coincidir com a linha de contorno 105 da protuberância.
[0030] Como mostrado na figura 2B, uma superfície de lábio superior de rebaixo 210 é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e adjacente a esta. Nesta modalidade, a superfície de lábio superior de rebaixo 210 pode ser, por exemplo, um plano que estende-se da superfície superior 20 aproximadamente 2,0 mm a 3,0 mm, de preferência 2,3 mm. Adjacente à superfície de lábio superior de rebaixo 210 está uma primeira superfície de contato de rebaixo superior 220, a qual estende-se da superfície de lábio superior de rebaixo 210 aproximadamente 0,5 mm a 2,0 mm, de preferência aproximadamente 1,3 mm. Um ângulo entre a superfície de lábio superior de rebaixo 210 e a primeira superfície de contato de rebaixo superior 220 é θ6, o qual está na faixa de 210 graus a 270 graus, de preferência aproximadamente 250 graus. A primeira superfície de contato de rebaixo superior 220 termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 221.
[0031] Adjacente à primeira superfície de contato de rebaixo superior 220 está uma superfície lateral de rebaixo 230 a qual começa da primeira superfície de contato de rebaixo superior 220 e estende-se na direção da superfície de contato de piso 30 e termina, por exemplo, em um chanfro 231 e está adjacente à próxima característica técnica sobre a linha de contorno de rebaixo 205, por exemplo, uma superfície inferior do rebaixo.
[0032] Como mostrado na figura 2B, a superfície inferior de rebaixo 250 pode ser substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30. O comprimento da superfície inferior de rebaixo 250 pode ser, por exemplo, de 4,0 mm a 8,0 mm, de preferência aproximadamente 6,0 mm. Pode existir uma superfície de transição chanfrada 251 entre a superfície inferior de rebaixo 250 e outra característica técnica. A característica técnica adjacente sobre a linha de contorno de rebaixo 205 pode referir a uma superfície de limite 260. Um ângulo entre a superfície de limite de rebaixo 260 e a superfície inferior de rebaixo 250 é 0g, o qual está na faixa de 100 graus a 150 graus, de preferência aproximadamente 120 graus.
[0033] Adjacente a uma extremidade da superfície de limite de rebaixo 260 está uma segunda superfície de rebaixo inferior 270 que um comprimento entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm. A segunda superfície de rebaixo inferior 270 é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30. Adjacente a uma extremidade da segunda superfície de rebaixo inferior 270 pode estar uma superfície de guia de rebaixo 280 a qual é geralmente paralela à superfície de limite de rebaixo 260. A superfície de guia de rebaixo 280 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 281.
[0034] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia de rebaixo 280 está uma primeira superfície de transição 290 do rebaixo. A primeira superfície de transição de rebaixo 290 pode estar substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30, e termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 291. Uma segunda superfície de transição de rebaixo 292 estende-se da primeira superfície de transição de rebaixo 290 para a superfície de contato de piso 30, e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Um chanfro 293 está de preferência provido entre a segunda superfície de transição de rebaixo 292 e a superfície de contato de piso 30.
[0035] Portanto, um rebaixo 206 é definido pela linha de contorno de rebaixo 205 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. Este pode começar com a superfície de lábio superior de rebaixo 210 substancialmente ortogonal à superfície superior 20 é tan-gencial à superfície de transição 221. A linha de contorno de rebaixo 205 mostrada na figura 2B coincide com a linha de contorno de protu-berância 105.
[0036] Como acima descrito, o painel de piso 10 mostrado na figura 2A e na figura 2B tem, por exemplo, uma espessura de 8,2 mm. O painel de piso 10 pode ter qualquer outra espessura desejada, por exemplo, 12,3 mm. Os tamanhos apresentados nos parágrafos acima podem ser portanto ajustados.
[0037] As linhas de contorno dos painéis de piso 10 podem ser formadas por um processo de fresagem conhecido. Uma máquina de fresa pode compreender um cortador de fresagem para formar as características técnicas da protuberância e do rebaixo. Por exemplo, uma porção de um painel de piso 10 não processado que tem bordas qua- drilaterais é removida pelo cortador de fresagem para produzir um contorno desejado. Para produzir um contorno desejado, o cortador de fresagem precisa ser utilizado múltiplas vezes. Se o painel de piso 10 for retangular, duas bordas opostas podem ser simultaneamente processadas.
[0038] Referindo-se à figura 3, a face de extremidade de protube-rância 100 do primeiro painel de piso 10 e a face de extremidade de rebaixo 200 de um painel de piso adjacente estão em um estado para serem instaladas. Em um exemplo de instalação preferido, a superfície de contado de piso 30 do primeiro painel de piso 10 que inclui a face de extremidade de rebaixo 200 está colocada sobre o piso ou de preferência sobre um material de revestimento sobre o piso. O painel de piso 10 que inclui a face de extremidade de protuberância 100 está colocado ao lado da face de extremidade de rebaixo 200 em um modo que a superfície de transição 121 fique em contato com parte da superfície de lábio superior de rebaixo 210 e enquanto isto parte da superfície de guia 160 da protuberância é colocada sobre pelo menos parte da superfície de guia 280 do rebaixo. Como mostrado na figura 3, os dois painéis de piso 10 estão substancialmente paralelos um ao outro.
[0039] A figura 4 mostra uma força 300 em uma direção, por exemplo, substancialmente ortogonal à superfície de piso. A força é aplicada sobre a superfície superior 20 do painel de piso 10 que inclui a face de extremidade de protuberância 100. A força 300 pode ser aplicada manualmente ou com uma ferramenta. A força 300 é tal que parte da superfície lateral 130 da protuberância é pressionada contra a superfície de lábio superior de rebaixo 210 e parte da superfície de guia de protuberância 160 é pressionada contra a superfície de guia 280 do rebaixo. A superfície de guia 280 do rebaixo é forçada para o interior do painel de piso 10 que inclui a face de extremidade de rebai- xo 200 e forçada para baixo na direção da superfície de contato de piso 30.
[0040] Como a força 300 é constantemente aplicada ao painel de piso 10, a superfície de guia de 160 da protuberância desliza para dentro e para baixo ao longo da superfície de guia de 280 do rebaixo, e parte da superfície lateral 130 da protuberância desliza afastando da superfície superior 20 ao longo da superfície de lábio superior 210 do rebaixo, de tal modo que a protuberância 106 seja inserida no rebaixo 206 na forma de uma cunha. Durante este processo, parte do rebaixo entre a superfície inferior 250 do rebaixo e a superfície de contato de piso 40 desvia para fora e a abertura do rebaixo 206 é expandida. Se a protuberância tiver um entalhe posterior 140 na mesma, a inserção da protuberância 106 como uma cunha no rebaixo 206 faz com que o entalhe posterior 140 deforme para reduzir o tamanho da protuberância durante a instalação. A face de extremidade de protuberância 100 deforma ou a face de extremidade de rebaixo 200 desvia para fora a uma extensão suficiente para fazer com que a protuberância 106 passe através da superfície de guia 280 do rebaixo para dentro do rebaixo 206 e suficiente para fazer com que a superfície lateral 130 da protuberância passe ao longo da superfície de lábio superior 210 do rebaixo para dentro do rebaixo 206. Até o momento, dois painéis de piso 10 adjacentes estão unidos acoplando estavelmente a protuberância 106 com o rebaixo 206.
[0041] Afigura 5 mostra que a protuberância 106 sobre a face de extremidade de protuberância 100 do primeiro painel de piso 10 já está instalada dentro do rebaixo 206 sobre a face de extremidade de rebaixo 200 de outro painel de piso 10. Quando do término da conexão, a superfície lateral superior 110 da protuberância encontra-se ajustadamente com a superfície de lábio superior 210 do rebaixo de modo que não exista substancialmente nenhuma folga entre as superfícies supe- riores dos dois painéis de piso. No término da conexão, a primeira superfície de contato superior 120 da protuberância coincide com a primeira superfície de contato superior 220 do rebaixo para impedir o de-sacoplamento dos painéis de piso 10 em uma direção ortogonal à superfície superior 20. No término da conexão, a conexão pode impedir que o painel de piso que tem a face de extremidade de protuberância 100 deforme em uma direção afastando do piso 40. Como mostrado na figura 5, uma segunda superfície de contato inferior 170 da protuberância coincide com a segunda superfície de contato inferior 270 do rebaixo para impedir que os painéis de piso 10 desacoplem em uma direção substancialmente ortogonal à face de extremidade de protuberância 100. No término da conexão, o painel de piso 10 que tem a face de extremidade de protuberância 100 é impedido de desacoplar do painel de piso 10 que tem a face de extremidade de rebaixo 200. Este desacoplamento poderia fazer com que uma folga ocorresse entre as superfícies superiores 20 dos painéis de piso 10.
[0042] A superfície de contato de protuberância inferior 170 e a superfície de contato de rebaixo inferior 270 podem ser perpendiculares ao plano da superfície superior 20 e da superfície de contato de piso 30. A protuberância 106 e o rebaixo 206 podem ser fresados de modo que o lábio inferior de rebaixo 212 não seja defletido e o dente traseiro 140 não seja deformado quando os painéis estão acoplados em posição instalada como mostrado na Figura 5. Quando a face de extremidade de protuberância 100 está acoplada com a face de extremidade de rebaixo 200, uma folga 400 pode ser formada entre a periferia de protuberância 105 e a periferia de rebaixo 205. Deve também ser notado que as dimensões específicas da face de extremidade de protuberância 100 e da face de extremidade de rebaixo 200, que incluem a protuberância 106 e o rebaixo 206 podem variar com base em fatores tais como o material e a espessura dos painéis de piso 10.
[0043] A Figura 6 apresenta uma segunda modalidade preferida de uma face de extremidade de protuberância e uma face de extremidade de rebaixo 600 acopladas. Aqui, o painel de piso 10 tem uma espessura T3 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. Como mostrado na Figura 6, a face de extremidade de protuberância 500 está caracterizada por uma periferia 505 formada entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A face de extremidade de rebaixo 600 está caracterizada por uma periferia 605 formada entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A curva ou periferia de protuberância 505 e a periferia de rebaixo 605 podem incluir uma sequência de planos, superfícies curvas e características formadas entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. Porções adjacentes e opostas na face de extremidade de protuberância 500 e na face de extremidade de rebaixo 600 são respectivamente denominadas uma superfície de ancoragem de protuberância e uma superfície de ancoragem de rebaixo nas reivindicações. Na modalidade mostrada na Figura 6, a superfície de ancoragem de protuberância compreende as superfícies 510, 520, 522, 524 e 530, e a superfície de ancoragem de rebaixo compreende as superfícies 610, 620, 622, 624 e 630.
[0044] A superfície de lábio superior de protuberância 510 e a superfície de lábio superior de rebaixo 610 estão mostradas adjacentes à superfície superior 20 e podem estar dispostas a um ângulo 0i1p o qual pode ser de 0 graus e 3 graus, de preferência aproximadamente 1 grau. Nesta modalidade, a superfície lateral superior 510 da protube-râncía e a superfície de lábio superior 610 do rebaixo podem ser respectivamente um plano, que estende-se da superfície superior 20 a uma distância de aproximadamente 1,0 mm a 3,0 mm, de preferência aproximadamente 2,0 mm. A superfície de lábio superior 610 do rebaixo de preferência termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 611.
[0045] Adjacente à superfície lateral superior de protuberância 510 está uma primeira superfície de contato de protuberância superior 520. Como mostrado na figura 6, uma primeira superfície de contato superior 620 do rebaixo está, por exemplo, adjacente à superfície de lábio superior 610 do rebaixo. Em um estado instalado, a primeira superfície de contato superior 620 do rebaixo está adjacente a e geralmente co-planar com à primeira superfície de contato de protuberância superior 520.
[0046] A primeira superfície de contato de protuberância superior 520 estende-se da superfície lateral superior de protuberância 510 por uma distância de aproximadamente 0,1 mm a 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,5 mm. A primeira superfície de contato de protuberância superior 520 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 505 da protuberância. Esta característica técnica adicional pode ser uma segunda superfície lateral superior 522 da protuberância. A segunda superfície lateral superior de protuberância 522 pode ser ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Como mostrado na figura 6, a primeira superfície de contato superior 620 do rebaixo está proximamente adjacente a uma segunda superfície de lábio superior de rebaixo 622. Em um estado instalado, a segunda superfície de lábio superior 622 do rebaixo é, por exemplo, paralela a e em contato com a segunda superfície lateral superior 522 da protuberância. A segunda superfície lateral superior 522 da protuberância e a segunda superfície de lábio superior 622 do rebaixo podem estender entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência 0,5 mm. A segunda superfície de lábio superior 622 do rebaixo pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 623.
[0047] Adjacente à segunda superfície lateral superior 522 da pro- tuberância está uma segunda superfície de contato superior 524 da protuberância. A superfície de contato de protuberância superior 524 é geralmente paralela à primeira superfície de contato superior 520 da protuberância e pode estender da superfície lateral superior 510 da protuberância aproximadamente 0,5 mm a 1,5 mm, de preferência aproximadamente 1,2 mm. A segunda superfície de contato de protuberância superior 524 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 525. Como mostrado na figura 6, uma segunda superfície de contato superior 624 do rebaixo pode estar, por exemplo, adjacente à segunda superfície lateral superior 622 do rebaixo. Em um estado instalado, a segunda superfície de contato superior 624 do rebaixo está adjacente a e geralmente coplanar à segunda superfície de contato superior 524 da protuberância.
[0048] Adjacente à segunda superfície de contato superior 524 da protuberância está uma superfície lateral 530 da protuberância. No estado bem instalado como mostrado na figura 6, ao longo da linha de contorno 505 da protuberância e a linha de contorno 605 do rebaixo, nenhum ponto de contato está de preferência provido no segmento deste ponto até o ponto de contato entre uma terceira superfície de contato inferior 570 da protuberância e uma terceira superfície de contato inferior 670 do rebaixo.
[0049] No segmento da primeira superfície de contato superior 520 da protuberância, a segunda superfície lateral superior 522 da protuberância até a segunda superfície de contato superior 524 da protuberância, a linha de contorno de protuberância 506 forma substancialmente uma forma escalonada, o que facilita grandemente a instalação.
[0050] Ao longo da linha de contorno 505 da protuberância, a superfície lateral 530 da protuberância começa com a segunda superfície de contato superior 524 da protuberância. A superfície lateral de protuberância 530 pode compreender uma superfície de transição de ângu- Io agudo ou chanfrada 531 e uma segunda porção plana 532. A segunda porção horizontal 532 da superfície lateral de protuberância 530 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 533.
[0051] Próxima mente adjacente à superfície lateral 530 da protuberância está um entalhe posterior 540. O entalhe posterior 540 pode compreender três superfícies de entalhe posterior: uma primeira superfície de entalhe posterior 540a, uma segunda superfície de entalhe posterior 540b e uma terceira superfície de entalhe posterior 540c. A primeira superfície de entalhe posterior 540a pode começar com um chanfro 533 e pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 541a.
[0052] A segunda superfície de entalhe posterior 540b proximamente adjacente à primeira superfície de entalhe posterior 540a pode estender aproximadamente 0,5 mm a 1,5 mm de preferência aproximadamente 1,0 mm. A segunda superfície de entalhe posterior 540b pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 541b. A terceira superfície de entalhe posterior 540c próxima mente adjacente à segunda superfície de entalhe posterior 540b pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 541c.
[0053] Proxi mamente adjacente à superfície de transição chanfrada 541c, uma superfície inferior 550 da protuberância, por exemplo, estende-se em uma direção geral mente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. A superfície inferior de pro-tuberância 550 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 551 a qual está proximamente adjacente a uma superfície de guia 560 da protuberância sobre a linha de contorno 505 da protuberância. O ângulo formado entre a superfície de guia de protuberância 560 e a superfície inferior de protuberância 550 é θ18 o qual está entre 90 graus e 150 graus, de preferência 120 graus.
[0054] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia 560 da protuberância está uma terceira superfície de contato inferior 570 da protuberância, a terceira superfície de contato 570 tendo um comprimento entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm. A terceira superfície de contato 570 é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e à superfície de contato de piso 30. Uma superfície de limite 580 da protuberância está adjacente a uma extremidade da terceira superfície de contato 570 da protuberância e geralmente paralela à superfície de guia 560 da protuberância.
[0055] A superfície de limite 580 da protuberância termina em uma primeira superfície de transição 590 da protuberância. A primeira superfície de transição 590 da protuberância pode ser geralmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30 e termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 591. Uma segunda superfície de transição 592 da protuberância es-tende-se da primeira superfície de transição 590 da protuberância até a superfície de contato de piso 30 e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30.
[0056] Portanto, a protuberância 506 está definida pela linha de contorno 505 da protuberância localizada entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 e pode começar com a superfície lateral superior 510 da protuberância ortogonal à superfície superior 20. Como acima discutido, em um estado completamente unido, a segunda superfície de contato superior 624 do rebaixo é mais longa do que a segunda superfície de contato superior 524 da protuberância. Adjacente à segunda superfície de contato superior 624 do rebaixo está uma superfície lateral de rebaixo 630 a qual pode compreender uma primeira porção plana 632. Adjacente à primeira porção plana 632 está uma segunda porção plana 634 a qual forma um ângulo θ2ι com a pri- meira porção plana 632, em que θ2ι está entre 90 graus e 160 graus, de preferência 140 graus. A superfície lateral de rebaixo 630 pode ainda compreender uma superfície curva contínua 636 a qual está proxi-mamente adjacente a uma extremidade da segunda porção plana 634. Se desejado, a superfície curva contínua 636 pode compreender uma pluralidade de planos e de superfícies curvas.
[0057] Como mostrado na figura 6, proximamente adjacente à superfície lateral de rebaixo 630 está uma superfície inferior de rebaixo 650 a qual pode ser substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Pode existir uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 651 entre a superfície inferior de rebaixo 650 e uma próxima característica técnica sobre a linha de contorno de rebaixo 605. A próxima característica técnica aqui pode ser uma superfície de limite de rebaixo 660.
[0058] O ângulo entre a superfície de limite de rebaixo 660 e a superfície inferior de rebaixo 650 é θ22 o qual está entre 90 graus e 150 graus, de preferência 120 graus. Adjacente a uma extremidade da superfície de limite de rebaixo 660 está uma terceira superfície de contato de rebaixo inferior 670 a qual tem um comprimento entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Adjacente à uma extremidade da terceira superfície de contato de rebaixo inferior 670 está uma superfície de guia de rebaixo 680 a qual pode ser geralmente paralela à superfície de limite de rebaixo 660. A superfície de guia de rebaixo 680 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 681.
[0059] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia de rebaixo 680 está uma primeira superfície de transição de rebaixo 690 a qual pode ser geralmente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30 e termina em uma superfície de transi- ção de ângulo agudo ou chanfrada 691. Uma segunda superfície de transição de rebaixo 692 estende-se da primeira superfície de transição de rebaixo 690 até a superfície de contato de piso 30 e pode ser substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30.
[0060] Portanto, um rebaixo 606 está definido por uma linha de contorno de rebaixo 605 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 e pode estender até uma superfície vertical a qual é tangencial à superfície lateral de rebaixo 630 e substancial mente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. As características técnicas sobre a linha de contorno de rebaixo 605 podem coincidir com as características técnicas da linha de contorno de protuberância 505.
[0061] As figuras 7-9 mostram as etapas de instalação da face de extremidade de protuberância 500 e da face de extremidade de rebaixo 600 como mostrado na figura 6. Como mostrado na figura 7, um ponto de junção 700 entre a superfície superior 20 sobre a face de extremidade de protuberância e a superfície lateral superior 510 da protuberância pode servir como um eixo de rotação para o painel de piso 10 que inclui a face de extremidade de protuberância 500, cujo eixo de rotação está próximo de um ponto de junção entre a superfície superior 20 sobre a face de extremidade de rebaixo 600 e a superfície de lábio superior de rebaixo 610. A superfície inferior de protuberância 550 encontra-se com um ponto de junção entre a superfície de guia de rebaixo 680 e a primeira superfície de transição de rebaixo 690. Como mostrado na figura 7, se o ponto de junção 700 for considerado como um eixo para instalar a face de extremidade de protuberância 500 dentro da face de extremidade de rebaixo 600 em um modo de rotação, parte da face de extremidade de rebaixo 600 precisa sofrer um grande deslocamento de aproximadamente 6,3 mm.
[0062] Na figura 8, um ponto de junção 702 entre a segunda superfície de contato de protuberância superior 524 e a superfície lateral de protuberância 530 da face de extremidade de protuberância 500 é escolhido como um segundo eixo de rotação e permitido encontrar-se com um ponto de junção entre a segunda superfície de contato de rebaixo superior 620 e a segunda superfície de lábio superior de rebaixo 622 da face de extremidade de rebaixo 600. Como mostrado na figura 8, se a face de extremidade de protuberância 500 for instalada dentro da face de extremidade de rebaixo 600 em um modo de rotação quando o ponto de junção 702 é considerado como um eixo, parte da face de extremidade de rebaixo 600 sofre um deslocamento relativamente pequeno de aproximadamente 2,0 mm. Como mostrado na figura 9, uma superfície de contato com um comprimento de L14 está formada entre a superfície de guia de protuberância 560 e a superfície de guia de rebaixo 680 quando o ponto de junção 702 é considerado como um eixo de rotação. Como mostrado na figura 9, a face de extremidade de protuberância 500 é geralmente paralela à face de extremidade de rebaixo 600. Partindo desta posição, a face de extremidade de protuberância 500 é instalada dentro da face de extremidade de rebaixo 600 pela aplicação de uma força sobre a superfície superior 20 do painel de piso 10 que contém a face de extremidade de protuberância 500, e a protuberância 506 é conduzida para dentro do rebaixo 606 no modo descrito nas figura 3-5.
[0063] A figura 10 mostra uma terceira modalidade preferida na qual uma face de extremidade de protuberância 800 já está instalada dentro de uma face de extremidade de rebaixo 900. Um painel de piso 10 tem aqui um comprimento de T4. Como mostrado na figura 10, a face de extremidade de protuberância 800 está caracterizada por uma linha de contorno 805 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A face de extremidade de rebaixo 900 está caracte- rizada por uma linha de contorno 905 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30. A linha de contorno de protuberância 805 e a linha de contorno de rebaixo 905 respectivamente compreendem em ordem um plano, uma superfície plana e características técnicas entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30.
[0064] Uma superfície lateral superior de protuberância 810 e uma superfície de lábio superior de rebaixo 910 estão proximamente adjacentes à superfície superior 20 e entre cada uma formam um ângulo de Θ24 o qual pode ser de 0 graus e 3 graus, de preferência aproximadamente 1 grau. Nesta modalidade, a superfície lateral superior de protuberância 810 e a superfície de lábio superior de rebaixo 910 podem ser respectivamente um plano, que estende-se da superfície superior 20 uma distância de aproximadamente 1,0 mm a 3,0 mm, de preferência aproximadamente 1,5 mm. A superfície de lábio superior de rebaixo 910 de preferência termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 911.
[0065] Adjacente à superfície lateral superior de protuberância 810 está uma primeira superfície de contato de protuberância superior 820. Como mostrado na figura 10, uma primeira superfície de contato de rebaixo superior 920 está, por exemplo, adjacente à superfície de lábio superior de rebaixo 910. Em um estado instalado, a primeira superfície de contato de rebaixo superior 920 está adjacente a e geralmente co-planar com a primeira superfície de contato de protuberância superior 820.
[0066] A primeira superfície de contato de protuberância superior 820 estende-se da superfície lateral superior de protuberância 810 uma distância de aproximadamente 0,1 mm a 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,5 mm. A primeira superfície de contato de protuberância superior 820 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 821 a qual está proximamente adjacente a outra característica técnica sobre a linha de contorno de protuberância 805. A dita outra característica técnica pode ser uma segunda superfície lateral superior de protuberância 822. A segunda superfície lateral superior de protuberância 822 pode ser ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Como mostrado na figura 10, a primeira superfície de contato de rebaixo superior 920 está pro-ximamente adjacente a uma segunda superfície de lábio superior de rebaixo 922. Em um estado instalado, a segunda superfície de lábio superior de rebaixo 922 está, por exemplo, paralela a e em contato com a segunda superfície lateral superior de protuberância 822. A segunda superfície lateral superior de protuberância 822 e a superfície de lado superior do segundo rebaixo 922 podem estender entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência 0,5 mm. A segunda superfície de lábio superior de rebaixo 922 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 923.
[0067] Adjacente à segunda superfície lateral superior de protube-rância 822 está uma segunda superfície de contato de protuberância superior 824. A segunda superfície de contato de protuberância superior 824 é geral mente paralela à primeira superfície de contato de protuberância superior 820 e pode estender da superfície lateral superior de protuberância 810 aproximadamente 0,5 mm a 1,5 mm, de preferência aproximadamente 1,2 mm. A segunda superfície de contato de protuberância superior 824 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 825. Como mostrado na figura 10, uma segunda superfície de contato de rebaixo superior 924 pode estar, por exemplo, adjacente à segunda superfície de lábio superior de rebaixo 922. Em um estado instalado, a segunda superfície de contato de rebaixo superior 924 está adjacente a e geral mente coplanar com a segunda superfície de contato de protuberância superior 824.
[0068] Adjacente à segunda superfície de contato de protuberân- cia superior 824 está uma superfície lateral de protuberância 830. No estado bem instalado como mostrado na figura 10, ao longo da linha de contorno de protuberância 805 e da linha de contorno de rebaixo 905, nenhum ponto de contato está de preferência provido no segmento deste ponto até o ponto de contato entre uma terceira superfície de contato de protuberância inferior 870 e uma terceira superfície de contato de rebaixo inferior 970.
[0069] Ao longo da linha de contorno de protuberância 805, a superfície lateral de protuberância 830 começa com a segunda superfície de contato de protuberância superior 824. A superfície lateral de protuberância 830 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 831 e uma segunda porção plana 832. A segunda porção horizontal 832 da superfície lateral de protuberância 830 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 833.
[0070] Proximamente adjacente à superfície lateral de protuberância 830 está um entalhe posterior 840. O entalhe posterior 840 pode compreender três superfícies de entalhe posterior: uma primeira superfície de entalhe posterior 840a, uma segunda superfície de entalhe posterior 840b e uma terceira superfície de entalhe posterior 840c. A primeira superfície de entalhe posterior 840a pode começar com um chanfro 833 e pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 841a.
[0071] A segunda superfície de entalhe posterior 840b proximamente adjacente à primeira superfície de entalhe posterior 840a pode estender aproximadamente 0,5 mm a 1,5 mm de preferência aproximadamente 1,0 mm. A segunda superfície de entalhe posterior 840b pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 841b. A terceira superfície de entalhe posterior 840c proximamente adjacente à segunda superfície de entalhe posterior 840b pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 841c.
[0072] Próxima mente adjacente à superfície de transição chanfrada 841c, uma superfície inferior de protuberância 850, por exemplo, estende-se em uma direção geral mente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. A superfície inferior de protuberância 850 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 851 a qual está proximamente adjacente a uma superfície de guia de protuberância 860 sobre a linha de contorno de protuberância 805. O ângulo formado entre a superfície de guia de protuberância 860 e a superfície inferior de protuberância 850 é θ3ι o qual está entre 90 graus e 150 graus, de preferência 120 graus.
[0073] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia de protuberância 860 está uma terceira superfície de contato inferior de protuberância 870, a terceira superfície de contato de protuberância 870 tendo um comprimento entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm, A terceira superfície de contato de protuberância 870 é substancial mente ortogonal à superfície superior 20 e à superfície de contato de piso 30. Uma superfície de limite de protuberância 880 está adjacente a uma extremidade da terceira superfície de contato de protuberância 870 e geralmente paralela à superfície de guia de protuberância 860.
[0074] A superfície de limite de protuberância 880 termina em uma primeira superfície de transição de protuberância 890. A primeira superfície de transição de protuberância 890 pode ser geralmente paralela à superfície superior 20 e/ou a superfície de contato de piso 30 e termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 891, Uma segunda superfície de transição de protuberância 892 es-tende-se da primeira superfície de transição de protuberância 890 até a superfície de contato de piso 30 e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30.
[0075] Portanto, a protuberância 806 está definida pela linha de contorno de protuberância 805 localizada entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 e pode começar com a superfície lateral superior de protuberância 810 ortogonal à superfície superior 20.
[0076] Como acima discutido, em um estado completamente unido, a segunda superfície de contato de rebaixo superior 924 é mais longa do que a segunda superfície de contato de protuberância superior 824. Adjacente à segunda superfície de contato de rebaixo superior 924 está uma superfície lateral de rebaixo 930 a qual pode compreender uma primeira porção plana 932. Adjacente à primeira porção plana 932 está uma segunda porção plana 934 a qual forma um ângulo θ34 com a primeira porção plana 932, em que θ34 está entre 90 graus e 160 graus, de preferência 140 graus. A superfície lateral de rebaixo 930 pode ainda compreender uma superfície curva contínua 936 a qual está proximamente adjacente a uma extremidade da segunda porção plana 934. Se desejado, a superfície curva contínua 936 pode compreender uma pluralidade de planos e de superfícies curvas.
[0077] Como mostrado na figura 10, proximamente adjacente à superfície lateral de rebaixo 930 está uma superfície inferior de rebaixo 950 a qual pode ser substancialmente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Pode existir uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 951 entre a superfície inferior de rebaixo 950 e uma próxima característica técnica sobre a linha de contorno de rebaixo 905. A próxima característica técnica aqui pode ser uma superfície de limite de rebaixo 960.
[0078] O ângulo entre a superfície de limite de rebaixo 960 e a superfície inferior de rebaixo 950 é θ35 o qual está entre 90 graus e 150 graus, de preferência 120 graus.
[0079] Adjacente a uma extremidade da superfície de limite de rebaixo 960 está uma terceira superfície de contato de rebaixo inferior 970 a qual tem um comprimento entre 0,1 mm e 1,0 mm, de preferência aproximadamente 0,3 mm e é substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. Adjacente à uma extremidade da terceira superfície de contato de rebaixo inferior 970 está uma superfície de guia de rebaixo 980 a qual pode ser geralmente paralela à superfície de limite de rebaixo 960. A superfície de guia de rebaixo 980 pode compreender uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 981.
[0080] Adjacente a uma extremidade da superfície de guia de rebaixo 980 está uma primeira superfície de transição de rebaixo 990 a qual pode ser geral mente paralela à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30 e termina em uma superfície de transição de ângulo agudo ou chanfrada 991. Uma segunda superfície de transição de rebaixo 992 estende-se da primeira superfície de rebaixo 990 até a superfície de contato de piso 30 e pode ser substancialmente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30.
[0081] Portanto, um rebaixo 906 está definido por uma linha de contorno de rebaixo 905 entre a superfície superior 20 e a superfície de contato de piso 30 e pode estender até uma superfície vertical a qual é tangencial à superfície lateral de rebaixo 930 e substancial mente ortogonal à superfície superior 20 e/ou à superfície de contato de piso 30. As características técnicas sobre a linha de contorno de rebaixo 905 podem coincidir com as características técnicas sobre a linha de contorno de protuberância 805.
[0082] A figura 11 mostra o processo de instalação de três painéis de piso completamente idênticos 10a, 10b e 10c. O painel de piso 10a e o painel de piso 10b são instalados pelo método acima descrito. O painel de piso 10c é instalado colocando as suas duas faces de extremidade de protuberância dentro das faces de extremidade de rebaixo correspondentes dos outros dois painéis de piso. Uma força é aplicada nas faces de extremidade de protuberância do painel de piso 10c de modo que o painel de piso 10c é pressionado para dentro das faces de extremidade de rebaixo correspondentes. O sistema de pavimentação 500 cobre uma certa área de piso deste modo.
[0083] Afigura 12 mostra que o sistema de pavimentação 500 instalado cobre toda uma área de piso retangular. A superfície superior 20 de cada painel de piso pode ser vista desta figura. Para cobrir precisamente uma área de piso de um certo tamanho ou forma, alguns painéis de piso 10 precisam ser cortados antes da instalação.
[0084] As figuras 13-26 mostram outras modalidades da presente invenção com diferentes tamanhos e perfis de linha. Por exemplo, a figura 13 mostra uma modalidade seletiva na qual uma protuberância 106 não tem um entalhe posterior.
[0085] Apesar da presente invenção ser acima descrita em diferentes modalidades, as características técnicas aqui devem ser compreendidas como sendo individualmente utilizadas ou utilizadas em combinação. Com isto, a presente invenção não está limitada às modalidades especiais preferidas acima descritas.
[0086] Mais ainda, é apreciado que aqueles que tem experiência e são versados no campo técnico da presente invenção são prováveis notar algumas variações e modificações dentro do espírito e do escopo da presente invenção. Por exemplo, as dimensões especiais da face de extremidade de protuberância e da face de extremidade de rebaixo podem obviamente variar com o material ou a espessura do painel de piso. Portanto, todas as modificações concebidas por uma pessoa versada na técnica pela compreensão das características técnicas descritas no presente pedido dentro do espírito e do escopo da presente in- venção todas devem cair dentro do escopo de proteção da presente invenção. O escopo de proteção da presente invenção portanto está definido pelas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (18)

1. Painel de piso (10) compreendendo: (1) uma superfície superior (20); (2) uma superfície de contato de piso (30); (3) pelo menos uma face de extremidade de rebaixo (200) que inclui: um lábio superior (210,610) adjacente à superfície superior; um lábio inferior (212,612); e um rebaixo (206,606) que inclui pelo menos uma primeira superfície de contato de rebaixo superior (220,620), pelo menos uma superfície de contato de rebaixo inferior (270,670) e uma superfície de guia de rebaixo (280,680), a primeira superfície de contato de rebaixo superior (220) estando disposta em uma posição vertical mais elevada do que a superfície de contato de rebaixo inferior (270, 670), e o lábio inferior (212,612) tem um comprimento mais longo do que o lábio superior (210,610) ao longo da superfície superior (20); (4) pelo menos uma face de extremidade de protuberância (100,500) oposta à face de extremidade de rebaixo (200,600), a face de extremidade de protuberância (100,500) compreendendo: uma primeira superfície lateral superior de protuberância (110,510) adjacente à superfície superior (20); e uma protuberância (106,506) compreendendo pelo menos uma primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520), pelo menos uma superfície de contato de protuberância inferior (170,570) e uma superfície de guia de protuberância (160,560), a primeira superfície de contato de protuberância superior (120, 520) estando disposta em uma posição vertical mais elevada do que a superfície de contato de protuberância inferior (170, 570), em que a protuberância (106,506) é provida de um dente traseiro (140,540) em uma superfície inferior de protrusão (150,550) para gerar elasticidade e força de tensão durante a instalação, em que a face de extremidade de protuberância (100,500) e a face de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel idêntico são configuradas e dimensionadas para serem acopladas ao posicionar a protuberância (106,506) no lábio inferior (212,612) do rebaixo (206,606) e aplicar uma força de compressão na direção perpendicular ao plano da superfície superior (20) que faz com que a superfície de guia de protuberância (160,560) contate a superfície de guia de rebaixo (280,680) e translade a protuberância (106,506) para dentro do rebaixo (206,606); e em que, quando a face de extremidade de protuberância (100,500) e a face de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel idêntico são acopladas, a primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520) engata a primeira superfície de contato do rebaixo superior (220,620) para impedir o desacoplamento do painel em uma direção perpendicular ao plano da superfície superior (20), e a superfície de contato de protuberância inferior (170,570) engata a superfície de contato do rebaixo inferior (270,670) para evitar o desacoplamento do painel em uma direção perpendicular à primeira superfície lateral superior da protuberância (110,510) e a superfície de guia de protuberância (160,560) é separada da superfície de guia de rebaixo (280,680), caracterizado pelo fato de que uma segunda superfície de lábio superior de rebaixo (622) é proporcionada em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de rebaixo superior (620) e unida a uma segunda superfície de contato de rebaixo superior (624), em que a primeira superfície de lábio de superior de rebaixo (610) é paralela à segunda superfície de lábio superior de rebaixo (622); a primeira superfície de contato de rebaixo superior (620) sendo paralela à segunda superfície de contato de rebaixo superior (624) e uma segunda superfície lateral superior de protuberância (522) é proporcionada em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de protuberância superior (520) e unida a uma segunda superfície de contato de protuberância superior (524), em que a primeira superfície lateral superior de protuberância (510) é paralela à segunda superfície lateral superior de protuberância (522), e a primeira superfície de primeiro contato de protuberância superior (520) é paralela à segunda superfície de contato de protuberância superior (524), em que a primeira superfície de contato da protuberância superior (120,520) está disposta em uma posição vertical mais elevada do que o dente traseiro (140,540); e em que a superfície de contato de protuberância inferior (170,570) e a superfície de contato de rebaixo inferior (270,670) estão inclinadas em um ângulo de 90 graus em relação à superfície superior (20),
2. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a protuberância (106,506) se estende ao longo do comprimento inteiro da face de extremidade de protuberância (100,500),
3. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o rebaixo (206,606) se estende ao longo do comprimento inteiro da face de extremidade de rebaixo (206,600).
4. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o lábio superior (210,610) é proporcionado com uma primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) adjacente à superfície superior (20).
5. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) é perpendicular ao plano da superfície superior (20), e a primeira superfície lateral superior da protuberância (110, 510) é perpendicular ao plano da superfície superior (20).
6. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) encostar-se estreitamente contra a primeira superfície lateral superior de protuberância (110,510) quando a face de extremidade de protuberância (100,500) e a face de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel idêntico ao painel forem acopladas.
7. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 1 ou 5, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície lateral superior de protuberância (110,510) é adjacente à primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520).
8. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) é adjacente à primeira superfície de contato de rebaixo superior (220,620).
9. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície lateral superior da protuberância (110,510) é um plano.
10. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de lábio de rebaixo (210,610) é um plano.
11. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520) se estende a partir de uma extremidade da primeira superfície lateral superior da protuberância (110,510).
12. Painel de piso, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7 ou 9, caracterizado pelo fato de que a protuberância (106,506) se prolongar ao longo da superfície superior (20).
13. Painel de piso, de acordo com a reivindicação 1, carac- terizado pelo fato de que o painel de piso é estruturado e disposto de modo que quando se acopla a protuberância (506) com o rebaixo (606), a segunda superfície de contato de protuberância superior (524) primeiramente entra em contato com a primeira superfície de contato do rebaixo superior (620) e é então transladada em contato com a segunda superfície de contato do rebaixo superior (624).
14. Sistema de pavimentação compreendendo: um primeiro painel de piso (10) e um segundo painel de piso (10), em que o primeiro painel de piso (10) compreende: (1) uma superfície superior (20); (2) uma superfície de contato de piso (30); (3) pelo menos uma face de extremidade de rebaixo (200) que inclui: um lábio superior (210,610) adjacente à superfície superior, o lábio superior (210,610) sendo proporcionado com uma primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) adjacente à superfície superior (20) e a primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) sendo perpendicular ao plano da superfície superior (20); um lábio inferior (212,612); e um rebaixo (206,606) que inclui pelo menos uma primeira superfície de contato de rebaixo superior (220,620) e uma superfície de contato de rebaixo inferior (270,670) e uma superfície de guia de rebaixo (280,680), a primeira superfície de contato de rebaixo superior (220,260) estando disposta em uma posição vertical mais elevada do que a superfície de contato de rebaixo inferior (270,670), e o lábio inferior (212,612) tem um comprimento mais longo do que o lábio superior (210,610) ao longo da superfície superior (20); em que o segundo painel de piso (10) compreende: (1) uma superfície superior (20); (2) uma superfície de contato de piso (30); (3) pelo menos uma face de extremidade de rebaixo (200) que inclui: uma primeira superfície lateral superior de protube-rância (110,510) adjacente à superfície superior (20), a primeira superfície lateral superior de protuberância (110,510) sendo perpendicular ao plano da superfície superior (20); e uma protuberância (106,506) compreendendo uma primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520), uma superfície de contato de protuberância inferior (170,570) e uma superfície de guia de protuberância (160,560), a primeira superfície de contato de protuberância superior (120, 520) estando disposta em uma posição vertical mais elevada do que a superfície de contato de protuberância inferior (170, 570), em que a protuberância (106,506) é provida de um dente traseiro (140,540) em uma superfície inferior de protrusão (150,550) para gerar elasticidade e força de tensão durante a instalação, em que a face de extremidade de protuberância (100,500) e a face de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel idêntico são configuradas e dimensionadas para serem acopladas ao posicionar a protuberância (106,506) no lábio inferior (212,612) do rebaixo (206,606) e aplicar uma força de compressão na direção perpendicular ao plano da superfície superior (20) que faz com que a superfície de guia de protuberância (160,560) contate a superfície de guia de rebaixo (280,680) e translade a protuberância (106,506) para dentro do rebaixo (206,606); e em que, quando a face de extremidade de protuberância (100,500) e a face de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel idêntico são acopladas, a primeira superfície de lábio superior de rebaixo (210,610) encostar-se estreitamente contra a primeira superfície lateral superior de protuberância (110,510), e a primeira superfície de contato de protuberância superior (120,520) engata a primeira superfície de contato do rebaixo superior (220,620) para impedir o desaco-plamento do painel em uma direção perpendicular ao plano da superfície superior (20), e a superfície de contato de protuberância inferior (170,570) engata a superfície de contato do rebaixo inferior (270,670) para evitar o desacoplamento do painel em uma direção perpendicular à primeira superfície lateral superior da protuberância (110,510) e a superfície de guia de protuberância (160,560) é separada da superfície de guia de rebaixo (280,680), caracterizado pelo fato de que uma segunda superfície de lábio superior de rebaixo (622) é proporcionada em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de rebaixo superior (620) e unida a uma segunda superfície de contato de rebaixo superior (624), em que a primeira superfície de lábio de superior de rebaixo (610) é paralela à segunda superfície de lábio superior de rebaixo (622); a primeira superfície de contato de rebaixo superior (620) sendo paralela à segunda superfície de contato de rebaixo superior (624), e uma segunda superfície lateral superior de protuberância (522) é proporcionada em uma extremidade externa da primeira superfície de contato de protuberância superior (520) e unida a uma segunda superfície de contato de protuberância superior (524), em que a primeira superfície lateral superior de protuberância (510) é paralela à segunda superfície lateral superior de protuberância (522), e a primeira superfície de primeiro contato de protuberância superior (520) é paralela à segunda superfície de contato de protuberância superior (524), em que a primeira superfície de contato da protuberância superior (120,520) está disposta em uma posição vertical mais elevada do que o dente traseiro (140,540); e em que a superfície de contato de protuberância inferior (170,570) e a superfície de contato de rebaixo inferior (270,670) estão inclinadas em um ângulo de 90 graus em relação à superfície superior (20).
15. Sistema de pavimentação, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que quando a superfície de extremidade de protuberância (100,500) e a superfície de extremidade de rebaixo (200,600) de um painel (10) idêntico são acopladas, uma folga é formada entre a protuberância (106,506) e o lábio de rebaixo inferior (212,612).
16. Sistema de pavimentação, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a superfície de contato de protuberância inferior (170,570) e a superfície de contato de rebaixo inferior (270,670) estão inclinadas a um ângulo de 90 graus em relação à superfície superior (20).
17. Sistema de pavimentação, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o painel de piso é estruturado e disposto de modo que quando se acopla a protuberância (506) com o rebaixo (606), a segunda superfície de contato de protuberância superior (524) primeiramente entra em contato com a primeira superfície de contato de rebaixo superior (620) e é então transladada para contato com a segunda superfície de contato de rebaixo superior (624).
18. Método para instalar um sistema de pavimentação, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: (1) posicionar o primeiro painel de piso (10) com a sua superfície de contato de piso (30) estando sobre a superfície de piso ou um material de revestimento a ser coberto; (2) posicionar o segundo painel de piso (10); (3) posicionar a protuberância (106,506) do segundo painel de piso (10) sobre o lábio inferior (212,612) de rebaixo (206,606) do primeiro painel de piso (10); e (4) aplicar uma força de compressão na direção perpendicular ao plano da superfície superior (20) que faz com que a superfície de guia de protuberância (160,560) contate a superfície de guia de rebaixo (280,680) e translade a protuberância (106,506) para dentro do rebaixo (206,606).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0621598A2 (pt) painel de piso, sistema de pavimentação, método para instalar sistema de pavimentação, estrutura de montagem por encaixe de painel de piso e método para montar um primeiro painel de piso e um segundo painel de piso
BR112018010856B1 (pt) Conjunto de painéis que compreendem um dispositivo de travamento mecânico
BR112012025923B1 (pt) montagem do painel de piso, painel de piso e elemento de trava
ES2805348T3 (es) Una tabla de suelo fácil de colocar
BR112015011235B1 (pt) Sistema de travamento mecânico para painéis de piso
CZ85696A3 (en) Element having flat decorative face and a tongue and groove joint adapted thereto
US20090249733A1 (en) Panels with coupling means
BRPI0416832B1 (pt) Sistema para formar um piso
PT1292743E (pt) Tábua de soalho com meios de acoplamento
BR112012018335B1 (pt) painel para formar uma cobertura
PT1626136E (pt) Sistema de colocação de chão que compreende painéis de chão com um sistema de bloqueio de bordo curto
BR112012018285B1 (pt) Conjunto de painéis de piso
BR112012017589B1 (pt) montagem de painel de piso
EP2405075A3 (en) Flooring system comprising mechanically connectable floor panels
PT1601843E (pt) Placa de revestimento.
WO2022063264A1 (zh) 对嵌式锁扣板材及扣合方法
BRPI0621598B1 (pt) Floor panel, paving system and method for installing the paving system
JP4615091B2 (ja) 板材
TWI655351B (zh) Locking plate and its installation method
US20230349163A1 (en) Panel
JP2013044197A (ja) 階段用巾木の取付構造
WO2015054759A1 (pt) Régua laminada para composição de piso flutuante
CN220227431U (zh) 封板连接件
JP6858568B2 (ja) 床材ユニットおよびその施工方法
CA2949138A1 (en) System for lightweight construction