BRPI0619777A2 - produtos de papel possuindo propriedades na direção transversal à máquina melhoradas - Google Patents

produtos de papel possuindo propriedades na direção transversal à máquina melhoradas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0619777A2
BRPI0619777A2 BRPI0619777-9A BRPI0619777A BRPI0619777A2 BR PI0619777 A2 BRPI0619777 A2 BR PI0619777A2 BR PI0619777 A BRPI0619777 A BR PI0619777A BR PI0619777 A2 BRPI0619777 A2 BR PI0619777A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
machine
paper
fabric
less
paper web
Prior art date
Application number
BRPI0619777-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Underhill
Jeff Sonnenberg
Kevin Joseph Vogt
Jeff Mathews
Original Assignee
Kimberly Clark Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly Clark Co filed Critical Kimberly Clark Co
Publication of BRPI0619777A2 publication Critical patent/BRPI0619777A2/pt
Publication of BRPI0619777B1 publication Critical patent/BRPI0619777B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/14Making cellulose wadding, filter or blotting paper
    • D21F11/145Making cellulose wadding, filter or blotting paper including a through-drying process
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F11/00Processes for making continuous lengths of paper, or of cardboard, or of wet web for fibre board production, on paper-making machines
    • D21F11/14Making cellulose wadding, filter or blotting paper
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24479Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.] including variation in thickness

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Nonwoven Fabrics (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)

Abstract

PRODUTOS DE PAPEL POSSUINDO PROPRIEDADES NA DIREçãO TRANSVERSAL à MáQUINA MELHORADAS. Produtos de papel são divulgados possuindo propriedades de resistência, estiramento e maciez desejáveis. Particularmente, os produtos de papel exibem resistência relativamente alta enquanto ainda possuem uma rigidez relativamente baixa e uma quantidade significante de estiramento. As mantas de papel geralmente compreendem mantas secas a ar não crepadas. De acordo com a presente divulgação, as mantas são formadas em um processo de secagem a ar em que o tecido de transferência e o tecido de secagem a ar são ambos tecidos texturizados possuindo uma distribuição de tensão alta substancialmente uniforme na direção transversal à máquina. Vários melhoramentos nas propriedades na direção transversal à máquina são exibidos deformando-se ou moldando-se uma manta de papel contra um ou mais dos tecidos durante o processo de fabricação do papel.

Description

PRODUTOS DE PAPEL· POSSUINDO PROPRIEDADES NA DIREÇÃO TRANSVERSAL Ã MÁQUINA MELHORADAS FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Na produção de produtos de papel tal como papel higiênico, deve-se dar atenção a uma ampla variedade de características de produto a fim de se fornecer um produto final com a combinação apropriada de atributos adequados para os propósitos objetivados do produto. O melhoramento da maciez dos papéis sem comprometer a resistência é um objetivo contínuo na produção de papel, especialmente para produtos tipo premium. A maciez, entretanto é uma propriedade percebida dos papéis compreendendo muitos fatores incluindo espessura, maciez e suavidade.
A fim de melhorar a maciez dos produtos de papel enquanto se retém resistência suficiente, vários produtos de papel de duas camadas foram propostos. Entretanto, em termos de economia de produção, produtos de múltiplas camadas são tipicamente mais caros de produzir que os produtos de camada única. Assim, existe uma necessidade por um produto de papel de camada única com alto volume e maciez enquanto se retém a resistência.
Tradicionalmente, produtos de papel foram feitos usando-se um processo de prensagem em úmido no qual uma quantidade significante de água é removida da manta colocada por via úmida pressionando-se a manta antes da secagem final. Em uma modalidade, por exemplo, enquanto suportada por um feltro absorvente de fabricação de papel, a manta é espremida entre o feltro e a superfície de um cilindro aquecido rotativo (secador Yankee) usando-se um cilindro de pressão à medida que a manta é transferida à superfície do secador Yankee para secagem final. A manta seca é depois disto deslocado do secador Yankee com uma lâmina dosadora (crepagem), que serve para separar parcialmente a manta seca rompendo muitas das ligações previamente formadas durante os estágios de prensagem em úmido do processo. A crepagem geralmente melhora a maciez da manta, apesar de uma perda na resistência.
Recentemente, a secagem a ar aumentou em popularidade como um meio de secagem das mantas de papel. A secagem a ar fornece um método relativamente não compressivo de remoção de água da manta passando-se ar quente através da manta até que ela esteja seca. Mais especificamente, uma manta colocada por via úmida é transferida a um tecido de secagem a ar altamente permeável áspero e é retida sobre o tecido de secagem a ar até que ela esteja pelo menos quase completamente seca. A manta seca resultante pode ser mais macia e mais volumosa que a folha prensada em úmido porque menos ligações da fabricação do papel são formadas e porque a manta é menos densa. A água espremida da manta úmida é eliminada, embora a transferência subsequente da manta a um secador Yankee para crepagem é ainda freqüentemente usada para secagem final e/ou amaciamento do papel resultante.
Ainda mais recentemente, avanços significantes foram feitos em folhas de alto volume conforme divulgado nas Patentes U. S. de números 5.607.551, 5.772.845, 5.656.132, 5.932.068 e 6.171.442, que estão aqui todas incorporadas por referência. Estas patentes divulgam papéis secados a ar macios feitos sem o uso de um secador Yankee.
Mesmo em vista dos avanços divulgados nas patentes acima, melhoramentos adicionais são ainda necessários nos processos usados para produzir produtos de papel, tais como papéis higiênicos, lenços de papel faciais e toalhas de papel. A presente divulgação é geralmente direcionada a produtos de papel possuindo propriedades melhoradas, especialmente na direção transversal à máquina.
DEFINIÇÕES
Um produto de papel conforme descrito nesta divulgação pretende incluir produtos de papel feitos de mantas de base tais como papéis higiênicos, lenços de papel faciais, toalhas de papel, limpadores industriais, limpadores de serviço de alimentação, guardanapos, compressas médicas e outros produtos similares.
Fibras em pasta, conforme aqui usado, incluem todas as fibras celulósicas conhecidas ou misturas de fibra compreendendo fibras celulósicas. Fibras adequadas para fazer as mantas desta divulgação compreendem quaisquer fibras celulósicas naturais incluindo, mas não limitadas a fibras não lenhosas, tais como fibras de algodão, abacá, kenaf, grama sabai, linho, grama esparto, palha, juta, cânhamo, bagaço, fibras de cacto cefalcento e fibras da folha do abacaxi; e fibras lenhosas tais como aquelas obtidas de árvores decíduas e coníferas, incluindo fibras de madeira mole, tais como as fibras kraft de madeira molde no norte e sul; fibras de madeira dura, tais como eucalipto, bordo, bétula e aspen. As fibras lenhosas podem ser preparadas nas formas de alto rendimento ou baixo rendimento e podem ser transformadas em pasta em qualquer método conhecido, e incluem métodos de formação de pasta de Kraft, sulfito e de alto rendimento e outros métodos de formação de pasta conhecidos. As fibras preparadas a partir de métodos de formação de pasta organossolve podem ser usados, incluindo fibras e métodos divulgados na Patente U. S. de número 4.793.898, emitida em 27 de dezembro de 1988, para Laamanen e outros; Patente U. S. de número 4.594.130, emitida em 10 de junho de 198 6, para Chang e outros; e Patente U. S. de número 3.585.104. Fibras úteis também podem ser produzidas por formação de pasta com antraquinada, exemplificado pela Patente U. S. de número 5.595.628, emitida em 21 de janeiro de 1997, para Gordon e outros. Uma parte do fornecimento de fibra, tal como até 50% em peso seco ou menos, ou de cerca de 5% a cerca de 30% em peso seco, pode ser de fibras sintéticas tal como raiom, fibras de poliolefina, fibras de poliéster, fibras do tipo revestimento-núcleo bicomponente, fibras ligantes multicomponentes, e etc. Uma fibra de polietileno exemplar é Pulpex®, disponível a partir de Hercules, Inc. (Wilmington, Delaware). Qualquer método de branqueamento conhecido pode ser usado. Tipos de fibra de celulose sintética inclui raiom em todas as suas variedades e outras fibras derivadas de viscose ou celulose quimicamente modificada. As fibras celulósicas naturais tratadas quimicamente podem ser usadas tais como as pastas mercerizadas, fibras enrijecidas quimicamente ou entrecruzadas, ou fibras sulfonadas. Para boas propriedades mecânicas no uso de fibras de fabricação de papel, pode ser desejável que as fibras estejam relativamente não danificadas e não refinadas amplamente ou apenas levemente refinadas. Embora as fibras recicladas possam ser usadas, fibras virgens são geralmente úteis por suas propriedades mecânicas e carência de contaminantes. As fibras mercerizadas, fibras celulósicas regeneradas, celulose produzida por micróbios, raiom, e outros materiais celulósicos ou derivados de celulose podem ser usados. As fibras para fabricação de papel adequadas podem também incluir fibras recicladas, fibras virgens, ou misturas destas. Em certas modalidades capazes de alto volume e propriedades compressivas, as fibras podem ter um Canadian Standard Freeness de pelo menos 200, mais especificamente pelo menos 300, mais especificamente ainda pelo menos 400, e ainda mais especificamente pelo menos 500.
Outras fibras em pasta que podem ser usadas na presente divulgação incluem fibras recicladas e triturado de papel e fibras de alto rendimento. Fibras em pasta de alto rendimento são aquelas fibras para fabricação de papel produzidas por processos de formação de pasta fornecendo um rendimento de cerca de 65% ou mais, mais especificamente cerca de 75% ou mais, e ainda mais especificamente cerca de 75% a cerca de 95%. O rendimento é a quantidade resultante de fibras processadas expresso como um percentual da massa de madeira inicial. Tais processos de formação de pasta incluem pasta quimiotermomecânica branqueada (BCTMP), pasta quimiotermomecânica (CTMP), pasta termomecânica por pressão (PTMP), pasta termomecânica (TMP), pasta química termomecânica (TMCP), pasta sulfito de alto rendimento, e pasta Kraft de alto rendimento, todas as quais deixam fibras resultantes com altos níveis de lignina. As fibras de alto rendimento são bem conhecidas por sua rigidez tanto no estado seco quanto no estado úmido em relação às fibras transformadas em pasta quimicamente típicas.
Resistência à tração, Resistência à Tração Média Geométrica (GMT), Energia Tênsil Absorvida (TEA) e Estiramento Percentual:
O teste de tração é executado usando-se amostras de papel que são condicionadas a 230C +/- 1°C e 50% + /- 2% de umidade relativa por um mínimo de 4 horas. As amostras são cortadas em faixas de 7,62 cm de largura na direção da máquina (MD) e na direção transversal à máquina (CD) usando-se um cortador de amostra de precisão modelo JDC 15M-10, disponível a partir de Thwing-Albert Instruments, uma empresa possuindo escritórios localizados na Philadelphia, Pennsylvania, U.S. A.
0 comprimento padrão do quadro de tensão é ajustado a 10,16 cm. O quadro de tensão pode ser um quadro Alliance RT/1 executado com o software TestWorks 4. 0 quadro de tração e o software estão disponíveis a partir de MTS Systems Corporation, uma empresa possuindo escritórios localizados em Minneapolis, Minnesota, U.S.A.
Uma faixa de 7,62 cm é então colocada nas pinças do quadro de tração e sujeitada a uma tensão de 25,4 cm por minuto até o ponto de falha da amostra. A força na faixa de papel é monitorada como uma função da tensão. As saídas calculadas incluem a carga máxima (gramas-força/7,62 cm, medida em gramas-força), o estiramento do pico (%, calculado dividindo-se o alongamento da amostra pelo comprimento original da amostra e multiplicando-se por 100%), o % de estiramento @ 500 gramas-força, e absorção de energia tênsil (TEA) à ruptura (gramas-força*cm/cm2, calculada integrando-se ou tomando-se a área sob a curva força-tensão até 70% da falha da amostra) e a inclinação A (kilograma-força, medida como a inclinação da curva força- tensão a partir de 57-150 gramas-força).
Cada código de papel (mínimo de cinco réplicas) é testado na direção da máquina (MD) e na direção transversal à máquina (CD). A média geométrica da resistência ã tração e absorção de energia tênsil (TEA) são calculadas como a raiz quadrada do produto da direção da máquina (MD) direção transversal à máquina (CD). Isto produz um valor médio que é independente da direção do teste.
A inclinação A na direção da máquina ou a inclinação A na direção transversal à máquina é uma medida da rigidez de uma folha e é também referida como módulo elástico. A inclinação de uma amostra na direção da máquina ou na direção transversal à máquina é uma medida da inclinação de uma curva força-tensão de uma folha tomada durante um teste de tração (ver a definição de resistência à tração acima) e é expressa em unidade de grama de força. Particularmente, a inclinação A é tomada como os mínimos quadrados ajustados dos dados entre os valores de força de 70 gramas de força e 157 gramas de força.
A relação tração na direção transversal à máquina/estiramento da direção transversal à máquina é a quantidade de resistência à tração necessária para gerar 1% de estiramento na amostra na direção transversal à máquina. Este valor é calculado tomando-se a carga máxima da direção transversal à máquina e dividindo-se este valor pelo estiramento obtido a 500 gramas-força ou carga máxima seja qual for é menor.
A relação energia tênsil absorvida na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina é a quantidade de energia absorvida necessária para criar 1% de estiramento. Este valor é calculado dividindo- se a energia tênsil absorvida na direção transversal à máquina pelo estiramento da amostra na direção transversal à máquina.
volume é calculado como o quociente do calibre de uma folha de papel seco, expresso em micra, dividido pelo peso básico seco, expresso em gramas por metro quadrado. 0 volume da folha resultante é expresso em centímetros cúbicos por grama. Mais especificamente, o calibre é medido como a espessura total de uma pilha de dez folhas representativas e dividindo-se a espessura total da pilha por dez, onde cada folha dentro da pilha é colocada com o mesmo lado voltado para cima. O calibre é medido de acordo com o método de teste TAPPI T411 om-8 9 "Thickness (caliper) of Paper, Paperboard, and Combined Board" com Nota 3 para as folhas empilhadas. 0 micrômetro usado para executar o T411 om-89 é um Emveco 200-A Tissue Caliper Tester disponível a partir de Emveco, Inc., Newberg, Oregon. O micrômetro possui uma carga de 2,00 kPa, uma área do pé de pressão de 2500 mm2, um diâmetro do pé de pressão de 56,42 mm, um tempo de permanência de 3 segundos e uma taxa de diminuição de 0,8 mm por segundo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente divulgação é geralmente direcionada a produtos de papel possuindo propriedades melhoradas na direção transversal à máquina. Estas propriedades incluem estiramento máximo relativamente alto, inclinação relativamente baixa e energia tênsil absorvida aumentada na direção transversal à máquina. Assim, os produtos feitos de acordo com a presente divulgação possuem rigidez relativamente baixa com capacidade de extensão aumentada a níveis de resistência relativamente altos.
Os presentes inventores descobriram que as propriedades acima podem ser obtidas particularmente nas mantas secas de ar não crepadas. Também, as propriedades podem ser obtidas sem ter que aplicar quaisquer materiais de ligação ou ligantes às superfícies da manta ou para incorporar de outra forma tais materiais na manta. De acordo com a presente divulgação, as mantas são formadas em um processo de secagem a ar em que um tecido de transferência e um tecido de secagem a ar são ambos tecidos texturizados possuindo uma distribuição de tensão alta substancialmente uniforme na direção transversal à máquina. No passado, o tecido de transferência tendia a ser mais liso e menos texturizado que o tecido de secagem a ar.
Em uma modalidade, a presente divulgação é dirigida a um produto de papel de camada única que compreende uma manta de papel contendo fibras em pasta. Por exemplo, a manta de papel pode conter fibras em pasta em uma quantidade maior que cerca de 5 0% em peso, tal como em uma quantidade maior que cerca de 90% em peso. A manta de papel pode ter um volume seco de pelo menos cerca de 3 cm3/g, tal como pelo menos cerca de 8 cm3/g, tal como pelo menos cerca de 10 cm3/g. De acordo com a presente divulgação, a manta de papel pode ter uma resistência à tração média geométrica de menos de cerca de 1.000 g/7,62 cm, tal como menos de cerca de 900 g/7,62 cm, tal como menos de 700 g/7,62 cm. Nestes níveis de resistência, a manta de papel pode ter um estiramento na direção transversal à máquina de mais de cerca de 11%, tal como mais de cerca de 13%, tal como mais de cerca de 15%. A inclinação A na direção transversal à máquina do produto pode ser menor que cerca de 3 kg, tal como menor que cerca de 2,5 kg. A relação tensão na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina pode ser menor que cerca de 50, tal como menor que cerca de 30. A relação energia tênsil absorvida na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina, por outro lado, pode ser menor que cerca de 0,4, tal como menor que cerca de 0,35, tal como menor que cerca de 0,3.
Em uma modalidade, a manta de papel pode compreender uma manta seca a ar não crepada. Por exemplo, a manta pode ser formada em um processo de secagem a ar e colocação por via úmida. Durante o processo, a manta pode ser conduzida com um tecido de transferência posicionado imediatamente acima de um secador a ar. A partir do tecido de transferência, a manta pode ser transferida a um tecido do secador a ar que é configurado para conduzir a manta através do secador a ar. A fim de se obter as propriedades acima, tanto o tecido de transferência quanto o tecido do secador a ar podem compreender tecidos texturizados possuindo um desenho dominante na direção da máquina.
Por exemplo, o tecido de transferência e o tecido do secador a ar podem compreender tecidos de multicamadas possuindo de cerca de 5 a cerca de 15 elementos elevados por centímetro, tal como de cerca de 9 a cerca de 11 elementos elevados por centímetro na direção da máquina. Os elementos elevados podem possuir uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 5 mm, tal como de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm, tal como de cerca de 0,3 mm a cerca de 0,5 mm. Os elementos elevados podem compreender sulcos que possuem uma largura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm. Quando vistos na direção transversal à máquina, os sulcos possuem uma freqüência de sulco sinusoidal de cerca de 0,5 mm a cerca de 2 mm.
Enquanto está sendo conduzida sobre pelo menos um entre o tecido de transferência e o tecido do secador a ar, a manta de papel pode ser moldada contra o tecido o qual descobriu-se melhorar as propriedades da manta, especialmente na direção transversal à máquina.
Em uma modalidade, o produto de papel pode demonstrar propriedades melhoradas mesmo em relação a muitos produtos de duas camadas comercialmente disponíveis. Por exemplo, em uma modalidade, o produto de papel pode ter um estiramento na direção transversal à máquina de mais de cerca de 15%, enquanto possui uma relação tensão na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 30 e uma relação TEA na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 0,4. O produto de papel pode também possuir uma inclinação na direção transversal à máquina de menos de cerca de 3 kg a resistências à tração média geométrica de menos de cerca de 1.000 g/7,62 cm, tal como menos de cerca de 700 g/7,62 cm, tal como menos de cerca de 500 g/7,62 cm.
Outras características e aspectos da presente invenção estão discutidos em maiores detalhes abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Uma divulgação completa e capacitante da presente divulgação, incluindo o melhor modo desta para qualquer um habilitado na técnica, está exposta mais particularmente no restante da especificação, incluindo referência às figuras acompanhantes, nas quais:
A Figura 1 é uma vista de seção transversal de uma modalidade de um processo para fazer mantas de papel de acordo com a presente divulgação; e
A Figura 2 é uma vista de seção transversal na direção transversal à máquina de uma ilustração exemplar mostrando uma modalidade de um tecido de transferência que pode ser usado no processo da presente divulgação.
O uso repetido de caracteres de referência na presente especificação e desenhos é objetivado para representar as mesmas características ou características análogas ou elementos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALAHADA
Deve ser compreendido por qualquer um habilitado na técnica que a presente discussão é uma descrição de modalidades exemplares apenas, e não é objetivada como limitante dos mais amplos aspectos da presente divulgação, os quais estão incorporados nas construções exemplares.
Em geral, a presente invenção está direcionada a produtos de papel possuindo uma combinação única de propriedades e a um processo para produzir os produtos.
Mais particularmente, os produtos de papel feitos de acordo com a presente divulgação possuem propriedades melhoradas especialmente na direção transversal à máquina ou na direção da largura da manta de papel à medida que ela é formada durante um processo de fabricação de papel. Os produtos de papel feitos de acordo com a presente divulgação podem compreender produtos de camada única ou produtos de camadas múltiplas, tais como os produtos de duas camadas. Os produtos de papel podem incluir papéis higiênicos e lenços de papel faciais. Toalhas de papel, guardanapos e outros produtos similares podem também ser produzidos.
As mantas de papel feitas de acordo com a presente divulgação geralmente compreendem mantas secas a ar não crepadas. A fim de se produzir as mantas com propriedades melhoradas, a manta de papel é conduzida através 'de processos de secagem a ar usando-se um tecido de transferência imediatamente acima a partir de um tecido de secagem a ar no qual ambos os tecidos compreendem tecidos substancialmente uniformes e altamente tensionados. Por exemplo, os tecidos podem ter uma distribuição de tensão na direção transversal à máquina uniforme com cerca de 5% a cerca de 25% de tensão ao longo do comprimento na direção transversal à máquina, tal como de cerca de 10% a cerca de 20% de tensão ao longo do comprimento na direção transversal à máquina. Em uma modalidade particular, por exemplo, o tecido pode ter uma tensão ao longo do
comprimento na direção transversal à máquina de aproximadamente 15%.
Conforme descrito acima, as mantas de papel de acordo com a presente divulgação possui propriedades melhoradas, especialmente na direção transversal à máquina. Por exemplo, as mantas de papel possuem, rigidez relativamente baixa, possuem capacidade de extensão aumentada e possuem durabilidade aumentada todas na direção transversal à máquina.
Por exemplo, em uma modalidade, uma manta de papel pode ser feita de acordo com a presente divulgação que possui, a uma resistência à tração média geométrica (GMT) de menos de cerca de 1.000 g/7,62 cm, tal como menos de cerca de 700 g/7,62 cm, tal como menos de cerca de 500 g/7,62 cm, e um estiramento na direção transversal à máquina de pelo menos cerca de 11%, tal como pelo menos cerca de 13%, tal como pelo menos cerca de 15%. Adicionalmente, a manta de papel pode ter uma relação resistência à tração na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 50, tal como menos de cerca de 40, tal como menos de cerca de 30, que indica a quantidade de resistência à tração em gramas a fim de se obter 1% de estiramento.
As mantas de papel também possuem uma relação energia tênsil absorvida (TEA) na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 0,4, tal como menos de cerca de 0,3. Além de ter estiramento e características de resistência melhorados na direção transversal à máquina, os produtos também exibem rigidez relativamente baixa. Por exemplo, os produtos podem ter uma inclinação na direção transversal à máquina de menos de cerca de 3 kg, tal como menos de cerca de 2,5 kg.
O peso básico dos produtos de papel feitos de acordo com a presente divulgação pode variar dependendo da aplicação particular e se o produto é ou não um produto de camada única ou um produto de camadas múltiplas. Para produtos de camada única, por exemplo, o peso básico dos produtos pode ser de cerca de 15 g/m2 a cerca de 4 5 g/m2' Para produtos de camadas múltiplas, por outro lado, o peso básico pode ser de cerca de 15 g/m2 a cerca de 50 g/m2' Conforme afirmado acima, tais produtos possuem uma resistência à tração média geométrica geralmente menor que cerca de 1.000 g/7,62 cm e são particularmente bem adequados para produzir os lenços de papel faciais e papéis higiênicos. O produto de papel pode ser vendido a consumidores como um produto enrolado em forma de espiral ou pode ser vendido a consumidores como folhas empilhadas separadamente.
Os produtos de papel podem também ser produzidos com as propriedades acima enquanto também minimiza a presença de orifícios de agulha. 0 grau ao qual os orifícios de agulha estão presentes pode ser quantificado pelos índices Pinhole Coverage Index, Pinhole Count Index e Pinhole Size Index, todos os quais são determinados por um método de teste ótico conhecido na técnica e descrito no Pedido de Patente U. S. de número US 2003/0157300 Al para Burazin e outros, intitulado "Wide Wale Tissue Sheets and Method of Making Same", publicado em 21 de agosto de 2003, e que está aqui incorporado por referência. Mais particularmente, o índice Pinhole Coverage Index é a área percentual média aritmética da área de superfície da amostra, vista de cima, que é coberta ou ocupada por orifícios de agulha. As mantas de papel de acordo com a presente divulgação podem ter um Pinhole Coverage Index de cerca de 0,25 ou menos, tal como de cerca de 0,2 0 ou menos, tal como de cerca de 0,15 ou menos, e, em uma modalidade, de cerca de 0,05 a cerca de 0,15 .
O Pinhole Count Index é o número de orifícios de agulha por 100 cm2 que possuem um diâmetro circular equivalente (ECD) maior que 400 micra. As mantas de papel de acordo com a presente divulgação podem ter um Pinhole Count Index de cerca de 65 ou menos, tal como de cerca de 60 ou menos, tal como de cerca de 5 0 ou menos, tal como cerca de 4 0 ou menos, e, em uma modalidade, de cerca de 5 a cerca de 50, tal como de cerca de 5 a cerca de 40.
O Pinhole Size Index é o diâmetro circular médio equivalente (ECD) para todos os orifícios de agulha que possuem um ECD maior que 4 00 micra. Para as mantas de acordo com a presente divulgação, o Pinhole Size Index pode ser de cerca de 60 0 ou menos, tal como de cerca de 5 00 ou menos, tal como de cerca de 4 00 a cerca de 600, tal como de cerca de 450 a cerca de 550.
As mantas de base que podem ser usadas no processo da presente divulgação podem variar dependendo da aplicação particular. Por exemplo, as mantas podem ser feitas a partir de qualquer tipo adequado de fibra. Por exemplo, a manta de base pode ser feita a partir de fibras em pasta, outras fibras naturais, fibras sintéticas e etc.
As fibras em pasta úteis para os propósitos desta divulgação incluem quaisquer fibras celulósicas que são conhecidas por serem úteis para produzir produtos de papel, particularmente aquelas fibras úteis para fazer mantas de densidade relativamente baixa tal como lenço de papel facial, papel higiênico, toalhas de papel, guardanapos e etc. As fibras adequadas incluem fibras de madeira mole e madeira dura virgens, assim como fibras celulósicas secundárias e recicladas, e misturas destas. As fibras de madeira dura especialmente adequadas incluem fibras de eucalipto e de bordo. Conforme aqui usado, a expressão fibras secundárias significa qualquer fibra celulósica que foi previamente isolada de sua matriz original através de meios físicos, químicos ou mecânicos e, também, foram formadas em uma manta de fibra, seca a um conteúdo de umidade de cerca de 10% em peso ou menos e reisolada subseqüentemente a partir de sua matriz de manta por alguns meios físicos, químicos ou mecânicos.
As mantas de papel feitas de acordo com a presente invenção podem ser feitas com um fornecimento de fibra homogêneo ou podem ser formadas a partir de um fornecimento de fibra estratifiçado produzindo camadas dentro do produto de camada única. As mantas de base estratifiçadas podem ser formadas usando-se equipamentos conhecidos na técnica, tal como um tanque de fornecimento de multicamadas. Tanto a resistência quanto a maciez da manta de base podem ser ajustadas como desejado através dos papéis em camada, tais como aqueles produzidos de tanque de fornecimento estratifiçados.
Por exemplo, diferentes fornecimentos de fibra podem ser usados para cada camada a fim de criar uma camada com características desejadas. Por exemplo, as camadas que contem fibras de madeira mole possuem resistências à tração mais altas que as camadas que contem fibras de fibras de madeira dura. As fibras de madeira dura, por outro lado, podem aumentar a maciez da manta. Em uma modalidade, a manta de base de camada única da presente invenção inclui uma primeira camada externa e uma segunda camada externa contendo principalmente fibras de madeira dura. As fibras de madeira dura podem ser misturadas, se desejado, com quebra de papel em uma quantidade de até cerca de 3 0% em peso e/ou fibras de madeira mole em uma quantidade de até cerca de 3 0% em peso. A manta de base também inclui uma camada intermediária posicionada entre a primeira camada externa e a segunda camada externa. A camada intermediária pode conter principalmente fibras de madeira mole. Se desejado, outras fibras, tais como as fibras de alto rendimento ou as fibras sintéticas podem ser misturadas com as fibras de madeira mole.
Quando se constrói uma manta de um fornecimento de fibra estratifiçado, o peso relativo de cada camada pode variar dependendo da aplicação particular. Por exemplo, em uma modalidade, quando se constrói uma manta contendo três camadas, cada camada pode ser de cerca de 15% a cerca de 50% do peso total da manta, tal como de cerca de 25% a cerca de 3 5% do peso da manta.
A manta de papel pode conter fibras em pasta e pode ser formada em um processo de colocação por via úmida incorporando um secador a ar. Em um processo de colocação em úmido, o fornecimento de fibra é combinado com água para formar uma suspensão aquosa. A suspensão aquosa é espalhada sobre uma tela metálica ou feltro e é seca para formar a manta.
Em uma modalidade, a manta de base é formada por um processo de secagem a ar não crepada. Mais particularmente, de acordo com a presente divulgação, um tecido de transferência altamente tensionado e texturizado e um tecido de secagem a ar altamente tensionado e texturizado similar são usados no processo durante a produção de mantas e contribui para as propriedades únicas e melhoradas obtidas. Referindo-se à Figura 1, ilustra-se um diagrama de fluxo do processo esquemático ilustrando um método de produção de folhas secadas a ar não crepadas de acordo com esta modalidade. É mostrado uma matriz de tela dupla possuindo um tanque de fornecimento para fabricação de papel (10) que injeta ou deposita uma corrente (11) de uma suspensão aquosa de fibras de produção de papel (13) que serve para suportar e transportar a manta úmida recentemente formada adiante no processo à medida que a manta é parcialmente desidratada a uma consistência de cerca de 10% em peso seco. Especificamente, a suspensão de fibras é depositada sobre o tecido de formação (13) entre um cilindro de formação (14) e um outro tecido de desidratação (12) . Desidratação adicional da manta úmida pode ser executada, tal como por sucção a vácuo, enquanto a manta úmida é suportada pelo tecido de formação.
A manta úmida é então transferida do tecido de formação a um tecido de transferência (17) movendo-se a uma velocidade menor que o tecido de formação a fim de transmitir estiramento aumentado à manta. A transferência é preferivelmente executada com a assistência de uma sapata a vácuo (18) e um dispositivo de transferência superficial para evitar a compressão da manta úmida. Se desejado, a manta pode ser transferida contra o tecido de transferência (17) sob pressão suficiente para fazer com que a folha se conforme ao tecido.
A manta é então transferida do tecido de transferência ao tecido de secagem a ar (19) com a ajuda de um cilindro de transferência a vácuo (20) ou uma sapata de transferência a vácuo. O tecido de secagem a ar pode se mover a aproximadamente a mesma velocidade ou a uma velocidade diferente em relação ao tecido de transferência. Se desejado, o tecido de secagem a ar pode ser movido a uma velocidade menor para também aumentar o estiramento. A transferência é preferivelmente executada com a ajuda de vácuo para assegurar a deformação da folha para se conformar ao tecido de secagem a ar, produzindo assim o volume e a aparência desejados.
Conforme descrito acima, de acordo com a presente divulgação, o processo é executado de forma que tanto o tecido de transferência (17) quanto o tecido de secagem a ar (19) compreendam tecidos texturizados possuindo uma distribuição de tensão na direção transversal à máquina substancialmente uniforme. Por exemplo, os tecidos podem ter uma tensão ao longo do comprimento na direção transversal à máquina de cerca de 10% a cerca de 20%, tal como de cerca de 14% a cerca de 16%.
Tecidos texturizados ou de três dimensões adequados que podem ser usados como o tecido de transferência e o tecido de secagem a ar são tecidos que podem incluir uma superfície superior e uma superfície de fundo. Durante a moldagem e/ou a secagem a ar, a superfície superior suporta a manta de papel úmida. A manta de papel úmida conforma-se à superfície superior e durante a moldagem é tensionada em uma forma topográfica tridimensional correspondente à topografia tridimensional da superfície superior do tecido. Adjacente à superfície inferior, o tecido pode ter uma camada suportando carga a qual integra o tecido e fornece uma superfície relativamente suave para entrar em contato com os vários elementos da máquina de papel. O tecido de transferência e o tecido de secagem a ar, por exemplo, podem ter superfícies de contato com a folha texturizadas compreendendo sulcos na direção da máquina substancialmente contínuos separados por vales (ver, por exemplo, Pedido de Patente U. S. de número 2003/0157300 Al para Burazin e outros, que está aqui incorporada por referência).
Por exemplo, ambos os tecidos podem possuir um desenho dominante na direção da máquina compreendendo de cerca de 5 a cerca de 15 elementos elevados por centímetro na direção da máquina, tal como de cerca de 9 a cerca de 11 elementos elevados por centímetro. Os elementos elevados podem possuir uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 5 mm, tal como de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm, tal como de cerca de 0,3 mm a cerca de 0,5 mm. Os elementos elevados podem compreender sulcos que possuem uma largura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm. Um traço de linha na direção transversal à máquina do tecido, por exemplo, pode ter a estrutura aproximadamente de uma onda, tal como uma onda seno. Por exemplo, referindo-se à Figura 2, para propósitos exemplares apenas, uma seção transversal de um tecido (100) na direção transversal à máquina é mostrado ilustrando a estrutura de uma onda. Para os tecidos usados de acordo com a presente divulgação, a onda pode ter uma amplitude de cerca de 0,3 mm a cerca de 0,7 mm, tal como cerca de 0,5 mm e uma freqüência de cerca de 0,5 mm a cerca de 2 mm, tal como cerca de 1 mm.
Em uma modalidade, tanto o tecido de transferência quanto o tecido de secagem a ar podem compreender o mesmo tecido ou um tecido diferente porém similar. Em uma modalidade particular, o tecido de transferência e o tecido de secagem a ar compreendem o t-1207-6 obtido a partir de Voith Fabrics, Inc.
O uso de tecidos altamente tensionado e texturizados conforme descrito acima tanto na posição do tecido de transferência quanto na posição do tecido de secagem a ar possui produtos produzidos de forma inesperada possuindo uma combinação única de propriedades e características melhoradas, especialmente na direção transversal à água. No passado, muitos processos convencionais usaram um tecido de transferência que possuía uma superfície relativamente suave (menos texturizada que o tecido de secagem a ar) a fim de transmitir suavidade à manta. Os presentes inventores, entretanto, descobriram que o uso de um tecido texturizado e altamente tensionado, conforme descrito acima, podem fornecer vários benefícios e vantagens.
O nível de vácuo usado para as transferências da manta pode ser, por exemplo, de cerca de 10,16 kPa a cerca de 84,66 kPa de mercúrio, tal como cerca de 20,32 kPa de mercúrio a cerca de 5 0,80 de mercúrio. A sapata a vácuo (pressão negativa) pode ser suplementada ou substituída pelo uso de pressão positiva do lado oposto da manta para mover a manta sobre o próximo tecido além de ou como uma substituição para sugá-la sobre o próximo tecido com vácuo.
Também, um cilindro ou cilindros a vácuo pode(m) ser usado(s) para substituir a(s) sapata(s) a vácuo.
Embora suportada pelo tecido de secagem a ar, a manta é seca a uma consistência de cerca de 94% ou mais pelo secador a ar (21) e depois é transferida a um tecido transportador (22) . A folha de base seca (23) é transportada ao carretei (24) usando-se o tecido transportador (22) e um tecido transportador opcional (25) . Um cilindro de rotação pressurizado opcional (26) pode ser usado para facilitar a transferência da manta do tecido transportador (22) ao tecido (25). Tecidos transportadores adequados para este propósito são Albany International 84M ou 94M e Asten 959 ou 937, todos os quais são tecidos relativamente suaves possuindo um padrão fino.
Agentes de amaciamento, algumas vezes referido como decompositores, podem ser usados para melhorar a maciez do produto de papel e tais agentes de amaciamento podem ser incorporados com as fibras antes, durante ou após a formação da suspensão aquosa de fibras. Tais agentes podem também ser pulverizados ou impressos sobre a manta após a formação, enquanto úmida. Agentes adequados incluem, sem limitação, ácidos graxos, ceras, sais de amônio quaternário, cloreto sebo di-hidrogenado dimetil amônio, sulfato de metil amônio quaternário, polietileno carboxilado, cocamida dietanolamina, coco betaína, lauril sarcosinato de sódio, sal de amônio quaternário parcialmente etoxilado, cloreto de diestearil dimetilamônio, polissiloxanos e etc. Exemplos de agentes de amaciamento químicos comercialmente disponíveis adequados incluem, sem limitação, Berocell 596 e 584 (compostos de amônio quaternário) produzido por Eka Nobel Inc., Adogen 44 2 (cloreto sebo di-hidrogenado dimetil amônio) produzido por Sherex Chemical Company, Quasoft 203 (sal de amônio quaternário) produzido por Quaker Chemical Company, e Arquad 2HT-75 (cloreto sebo di-hidrogenado dimetil amônio) produzido por Akzo Chemical Company. Quantidades adequadas de agentes de amaciamento irão variar enormemente com as espécies selecionadas e os resultados desejados. Tais quantidades podem ser, sem limitação, de cerca de 0,05% a cerca de 1% em peso com base no peso de fibra, mais especificamente de cerca de 0,25% a cerca de 0,75% em peso, e ainda mais especificamente cerca de 0,5 % em peso.
A fim de fornecer estiramento ao papel na direção da máquina, uma velocidade diferencial pode ser fornecida entre os tecidos em um ou mais pontos de transferência da manta úmida. Este processo ê conhecido como transferência rápida. A diferença de velocidade entre os tecidos pode ser de cerca de 5 a cerca de 75% ou mais, tal como de cerca de 10 a cerca de 35%. Por exemplo, em uma modalidade, a diferença de velocidade pode ser de cerca de 2 0% a cerca de 30%, com base na velocidade do tecido mais lento. O diferencial de velocidade ideal irá depender de uma variedade de fatores, incluindo o tipo particular do produto que está sendo fabricado. Conforme previamente mencionado, o aumento no estiramento transmitido à manta é proporcional ao diferencial de velocidade. Para um papel higiênico seco a ar não crepado de camada única possuindo um peso básico de cerca de 30 gramas por metro quadrado, por exemplo, um diferencial de velocidade de cerca de 20% a cerca de 30% entre o tecido de formação e o tecido de transferência produz um estiramento na direção da máquina no produto final de cerca de 15% a cerca de 25%. O estiramento pode ser transmitido à manta usando-se uma transferência de velocidade diferencial única ou duas ou mais transferências de velocidade diferencial da manta úmida antes da secagem. Por conseguinte, pode haver um ou mais tecidos de transferência. A quantidade de estiramento transferido à manta pode, por conseguinte, ser dividida entre uma, duas, três ou mais transferências de velocidade diferencial.
A manta é transferida ao tecido de secagem a ar para secagem final preferivelmente com a ajuda de um vácuo para assegurar a reorganização macroscópica da manta para fornecer o volume e aparência desejados.
Conforme descrito acima, as mantas feitas de acordo com o processo da presente divulgação possuem uma combinação de propriedades únicas, especialmente na direção transversal à máquina. Pode ser possível obter estas propriedades aplicando-se um ligante flexível à manta à medida que ela é produzida. Conforme aqui usado, o termo "ligante" refere-se a qualquer agente de ligação adequado que é aplicado a uma manta de papel para ligar a manta junta e pode incluir materiais, tais como copolímeros de etileno vinil acetato e etc. As propriedades das mantas feitas de acordo com a presente divulgação, entre, são produzidas sem ter de aplicar um ligante a uma ou outra superfície da manta.
Após a manta ser formada e seca, o produto de papel da presente divulgação pode suportar um processo de conversão onde a manta de base formada é preparada para embalagem final. Por exemplo, em uma modalidade, a manta de papel pode ser enrolada espiralmente em cilindros para produzir, por exemplo, um produto tipo papel higiênico.
Alternativamente, a manta de papel pode ser cortada em folhas para servir como um produto tipo papel higiênico ou um produto tipo lenço de papel facial. Em uma modalidade, a manta de papel pode ser combinada com uma outra manta para produzir um produto de papel de duas camadas.
O seguinte exemplo é objetivado para ilustrar modalidades particulares da presente divulgação sem limitar o escopo das reivindicações em anexo.
EXEMPLO
Um papel higiênico seco a ar não crepado foi produzido de forma similar ao processo ilustrado na Figura 1. De acordo com a presente divulgação, o tecido de transferência imediatamente acima do secador a ar e tecido do secador a ar seguinte eram ambos um tecido t-1207-6 obtido de Voith Fabrics, Inc.
A manta de base foi feita de cerca de 28% a 29% de Northern Softwood Kraft (NSWK) e de cerca de 71% a 72% de eucalipto Kraft, que foi formada em camadas como segue: 36% de eucalipto/28% de NSWK/36% de eucalipto em peso.
O eucalipto foi tratado com 1,75 kg/tonelada métrica (mt) de decompositor ativo e o NSWK foi refinado entre 0 e 2,5 HPD/T com 5 kg/tonelada métrica de resina de resistência em úmido PAREZ adicionada.
O papel foi desidratado a vácuo a aproximadamente 26- 28% de consistência antes de entrar no secador a ar e então foi seco no secador a ar a aproximadamente 1% de umidade final antes do bobinamento dos cilindros-mãe.
Onze amostras de papel diferentes feitas de acordo com o processo acima foram preparadas e testadas para várias propriedades. Também, numerosos produtos de papel higiênico obtidos pelo mundo inteiro foram também testados. Os seguintes resultados foram obtidos: <table>table see original document page 28</column></row><table> <table>table see original document page 29</column></row><table> <table>table see original document page 30</column></row><table> <table>table see original document page 31</column></row><table> <table>table see original document page 32</column></row><table> <table>table see original document page 33</column></row><table> <table>table see original document page 34</column></row><table> <table>table see original document page 35</column></row><table> <table>table see original document page 36</column></row><table> <table>table see original document page 37</column></row><table> <table>table see original document page 38</column></row><table> <table>table see original document page 39</column></row><table> <table>table see original document page 40</column></row><table> <table>table see original document page 41</column></row><table> <table>table see original document page 42</column></row><table> <table>table see original document page 43</column></row><table> <table>table see original document page 44</column></row><table> <table>table see original document page 45</column></row><table> <table>table see original document page 46</column></row><table> <table>table see original document page 47</column></row><table> <table>table see original document page 48</column></row><table> <table>table see original document page 49</column></row><table> <table>table see original document page 50</column></row><table> <table>table see original document page 51</column></row><table> <table>table see original document page 52</column></row><table> <table>table see original document page 53</column></row><table> <table>table see original document page 54</column></row><table> <table>table see original document page 55</column></row><table> <table>table see original document page 56</column></row><table> <table>table see original document page 57</column></row><table> <table>table see original document page 58</column></row><table> <table>table see original document page 59</column></row><table> <table>table see original document page 60</column></row><table> <table>table see original document page 61</column></row><table> <table>table see original document page 62</column></row><table> <table>table see original document page 63</column></row><table> <table>table see original document page 64</column></row><table> <table>table see original document page 65</column></row><table> <table>table see original document page 66</column></row><table> <table>table see original document page 67</column></row><table> <table>table see original document page 68</column></row><table> <table>table see original document page 69</column></row><table> <table>table see original document page 70</column></row><table> <table>table see original document page 71</column></row><table> <table>table see original document page 72</column></row><table> <table>table see original document page 73</column></row><table> <table>table see original document page 74</column></row><table> <table>table see original document page 75</column></row><table> Conforme mostrado acima, as amostras feitas de acordo com a presente divulgação exibiram propriedades melhoradas, especialmente na direção transversal à máquina em comparação com as amostras comercialmente disponíveis. As amostras feitas de acordo com a presente divulgação possuíam o mais alto estiramento na direção transversal à máquina e a menor quantidade de tensão na direção transversal necessária para criar um 1% de estiramento. As amostras feitas de acordo com a presente divulgação também exibiram a mais baixa quantidade de energia tênsil absorvida na direção transversal para criar 1% de estiramento. Também, as amostras feitas de acordo com a presente divulgação exibiram a mais baixa inclinação na direção transversal à máquina comparada aos produtos comerciais.
Estas e outras modificações e variações à presente invenção podem ser praticadas por aqueles habilitados na técnica, sem se afastar do espírito e escopo da presente invenção, que estão mais particularmente expostos nas reivindicações em anexo. Além disso, deve-se compreender que os aspectos das várias modalidades podem ser trocados tanto no total quanto em parte. Além disso, aqueles habilitados na técnica irão avaliar que a descrição precedente se dá por meio de exemplos apenas, e não é objetivada para limitar a invenção desta forma também descrita nas reivindicações em anexo.

Claims (20)

1. Produto de papel de camada única caracterizado por compreender: uma manta de papel de camada única compreendendo fibras em pasta, a manta de papel possuindo um volume seco de pelo menos 3 cm3/g, a manta de papel possuindo uma resistência à tração média geométrica de menos de cerca de -1.000 g/7,62 cm, um estiramento na direção transversal à máquina de pelo menos 11%, uma relação resistência à tração na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 50 e uma inclinação na direção transversal à máquina de menos de cerca de 3 kg.
2. Produto de papel caracterizado por compreender: pelo menos uma manta de papel compreendendo fibras em pasta, a manta de papel possuindo um volume seco de pelo menos 3 cm3/g, a manta de papel possuindo uma resistência à tração média geométrica de menos de cerca de 1.000 g/7,62 cm, um estiramento na direção transversal à máquina de pelo menos 15%, uma relação resistência à tração na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 30 e uma inclinação na direção transversal à máquina de menos de cerca de 3 kg.
3. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a manta de papel também possui uma relação energia tênsil absorvida na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 0,4.
4. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que a manta de papel possui um estiramento na direção transversal à máquina de mais de cerca de 14% e uma relação resistência ã tração na direção transversal à máquina/estiramento na direção transversal à máquina de menos de cerca de 30.
5. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a manta de papel possui uma resistência à tração média geométrica de menos cerca de 900 g/7,62 cm, tal como mesmo de 700 g/7,62 cm, tal como menos de 500 g/7,62 cm.
6. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que a manta de papel compreende uma manta seca a ar não crepada.
7. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que a manta de papel possui um peso básico de cerca de 15 g/m2 a cerca de 45 g/m2.
8. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a manta de papel possui um Pinhole Coverage Index de cerca de 0,25 ou menos, possui um Pinhole Count Index de cerca de 65 ou menos, e/ou possui um Pinhole Size Index de cerca de 60 0 ou menos.
9. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a manta de papel foi formada em um processo de secagem a ar e colocação por via úmida sendo conduzida sobre um tecido de transferência posicionado imediatamente acima de um tecido do secador a ar que é configurado para conduzir a manta através de um secador a ar, tanto o tecido de transferência quanto o tecido do secador a ar compreendendo tecidos texturizados possuindo desenho dominante na direção da máquina compreendendo de cerca de 5 a cerca de 15 elementos elevados por centímetro na direção da máquina, os elementos elevados possuindo uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 5 mm.
10. Produto de papel, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os elementos elevados possuem uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm.
11. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o tecido de transferência e o tecido do secador a ar possuem um desenho dominante na direção da máquina que compreende de cerca de 9 a cerca de 11 elementos elevados por centímetro na direção da máquina, os elementos elevados possuindo uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 0,5 mm.
12. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9, 10 ou 11, caracterizado pela fato de que os elementos elevados no tecido de transferência e no tecido do secador a ar compreende sulcos, os sulcos possuindo uma largura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm, os sulcos, quando vistos da direção transversal à máquina, possuindo uma freqüência de sulco de cerca de 0,5 mm a cerca de 2 mm.
13. Produto de papel, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato de que a manta de papel foi moldada contra pelo menos um entre o tecido de transferência e o tecido do secador a ar durante a formação.
14. Método de produção de uma manta de papel, caracterizado por compreender as etapas de: formar uma manta de papel a partir de uma suspensão aquosa de fibras, a suspensão aquosa de fibras contendo fibras em pasta; conduzir a manta formada em um tecido de transferência posicionado imediatamente acima de um secador a ar; transferir a manta de papel do tecido de transferência a um tecido do secador a ar que conduz a manta através do secador a ar, tanto o tecido de transferência quanto o tecido do secador a ar compreendendo tecidos texturizados que possuem um desenho dominante na direção da máquina que compreende de cerca de 5 a cerca de 15 elementos elevados por centímetros na direção da máquina, os elementos elevados possuindo uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de -5 mm; e secar a manta de forma que a manta possua um conteúdo de umidade final de menos de cerca de 8%.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que os elementos elevados possuem uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm.
16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 ou 15, caracterizado pelo fato de que o tecido de transferência e o tecido do secador a ar possuem um desenho dominante na direção da máquina que compreende de cerca de 9 a cerca de 11 elementos elevados por centímetro na direção da máquina, os elementos elevados possuindo uma altura de cerca de 0,3 mm a cerca de 0,5 mm.
17. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14, 15 ou 16, caracterizado pela fato de que os elementos elevados no tecido de transferência e no tecido do secador a ar compreende sulcos, os sulcos possuindo uma largura de cerca de 0,3 mm a cerca de 1 mm, os sulcos, quando vistos da direção transversal à máquina, possuindo uma freqüência de sulco de cerca de 0,5 mm a cerca de 2 mm.
18. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14, 15, 16 ou 17, caracterizado pelo fato de que o tecido de transferência e o tecido do secador a ar compreendem tecidos de multicamadas.
19. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14, 15, 16, 17 ou 18, caracterizado pelo fato de que a manta de papel durante o processo é moldada contra pelo menos um entre o tecido de transferência e o tecido do secador a ar.
20. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14, 15, 16, 17, 18 ou 19, caracterizado pelo fato de que a manta de papel é formada sem a aplicação de um ligante à manta.
BRPI0619777A 2005-12-13 2006-08-17 produto de papel de camada única e método de produção do mesmo BRPI0619777B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/301.632 2005-12-13
US11/301,632 US7972474B2 (en) 2005-12-13 2005-12-13 Tissue products having enhanced cross-machine directional properties
PCT/US2006/032204 WO2007070124A1 (en) 2005-12-13 2006-08-17 Tissue products having enhanced cross-machine directional properties

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0619777A2 true BRPI0619777A2 (pt) 2011-10-18
BRPI0619777B1 BRPI0619777B1 (pt) 2017-04-04

Family

ID=37400985

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0619777A BRPI0619777B1 (pt) 2005-12-13 2006-08-17 produto de papel de camada única e método de produção do mesmo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7972474B2 (pt)
EP (1) EP1960596B1 (pt)
KR (1) KR101286804B1 (pt)
AU (1) AU2006325441B8 (pt)
BR (1) BRPI0619777B1 (pt)
CA (1) CA2630867C (pt)
RU (1) RU2393284C2 (pt)
WO (1) WO2007070124A1 (pt)

Families Citing this family (72)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070137807A1 (en) * 2005-12-15 2007-06-21 Schulz Thomas H Durable hand towel
US8187421B2 (en) 2006-03-21 2012-05-29 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Absorbent sheet incorporating regenerated cellulose microfiber
US8540846B2 (en) 2009-01-28 2013-09-24 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Belt-creped, variable local basis weight multi-ply sheet with cellulose microfiber prepared with perforated polymeric belt
US8187422B2 (en) 2006-03-21 2012-05-29 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Disposable cellulosic wiper
US7718036B2 (en) 2006-03-21 2010-05-18 Georgia Pacific Consumer Products Lp Absorbent sheet having regenerated cellulose microfiber network
WO2008014236A1 (en) * 2006-07-24 2008-01-31 Tetralogic Pharmaceuticals Corporation Dimeric iap inhibitors
US7585392B2 (en) * 2006-10-10 2009-09-08 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Method of producing absorbent sheet with increased wet/dry CD tensile ratio
US8177938B2 (en) 2007-01-19 2012-05-15 Georgia-Pacific Consumer Products Lp Method of making regenerated cellulose microfibers and absorbent products incorporating same
US20080230196A1 (en) * 2007-03-22 2008-09-25 Kou-Chang Liu Softening compositions for treating tissues which retain high rate of absorbency
US7588662B2 (en) * 2007-03-22 2009-09-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Tissue products containing non-fibrous polymeric surface structures and a topically-applied softening composition
US20090220741A1 (en) 2008-02-29 2009-09-03 John Allen Manifold Embossed fibrous structures
US7687140B2 (en) 2008-02-29 2010-03-30 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US7960020B2 (en) 2008-02-29 2011-06-14 The Procter & Gamble Company Embossed fibrous structures
US7704601B2 (en) 2008-02-29 2010-04-27 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8025966B2 (en) 2008-02-29 2011-09-27 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US7811665B2 (en) 2008-02-29 2010-10-12 The Procter & Gamble Compmany Embossed fibrous structures
US7871493B2 (en) * 2008-06-26 2011-01-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Environmentally-friendly tissue
US20100040825A1 (en) * 2008-08-18 2010-02-18 John Allen Manifold Fibrous structures and methods for making same
US8361278B2 (en) 2008-09-16 2013-01-29 Dixie Consumer Products Llc Food wrap base sheet with regenerated cellulose microfiber
US8328984B2 (en) * 2009-05-19 2012-12-11 The Procter & Gamble Company Web substrate having optimized emboss design
US8334050B2 (en) 2010-02-04 2012-12-18 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8383235B2 (en) 2010-02-04 2013-02-26 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8449976B2 (en) 2010-02-04 2013-05-28 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8334049B2 (en) 2010-02-04 2012-12-18 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8211271B2 (en) * 2010-08-19 2012-07-03 The Procter & Gamble Company Paper product having unique physical properties
US9752281B2 (en) 2010-10-27 2017-09-05 The Procter & Gamble Company Fibrous structures and methods for making same
US8574399B2 (en) * 2011-09-21 2013-11-05 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Tissue products having a high degree of cross machine direction stretch
US8500955B2 (en) * 2011-12-22 2013-08-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Tissue sheets having enhanced cross-direction properties
US8940376B2 (en) 2012-02-07 2015-01-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. High bulk tissue sheets and products
US9458574B2 (en) 2012-02-10 2016-10-04 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US8968517B2 (en) 2012-08-03 2015-03-03 First Quality Tissue, Llc Soft through air dried tissue
US9410292B2 (en) 2012-12-26 2016-08-09 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multilayered tissue having reduced hydrogen bonding
US9074324B2 (en) 2013-06-10 2015-07-07 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Layered tissue structures comprising macroalgae
AU2014379599B2 (en) 2014-01-24 2018-11-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Two sided multi-ply tissue product
WO2015176063A1 (en) 2014-05-16 2015-11-19 First Quality Tissue, Llc Flushable wipe and method of forming the same
US10132042B2 (en) 2015-03-10 2018-11-20 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US9988763B2 (en) * 2014-11-12 2018-06-05 First Quality Tissue, Llc Cannabis fiber, absorbent cellulosic structures containing cannabis fiber and methods of making the same
US10765570B2 (en) 2014-11-18 2020-09-08 The Procter & Gamble Company Absorbent articles having distribution materials
US10517775B2 (en) 2014-11-18 2019-12-31 The Procter & Gamble Company Absorbent articles having distribution materials
EP3023084B1 (en) 2014-11-18 2020-06-17 The Procter and Gamble Company Absorbent article and distribution material
US10273635B2 (en) 2014-11-24 2019-04-30 First Quality Tissue, Llc Soft tissue produced using a structured fabric and energy efficient pressing
WO2016090364A1 (en) 2014-12-05 2016-06-09 Structured I, Llc Manufacturing process for papermaking belts using 3d printing technology
MX368729B (es) 2015-03-20 2019-10-11 Kimberly Clark Co Papel tisu suave de peso base alto.
CA2982552A1 (en) * 2015-04-30 2016-11-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Tissue products comprising high carbohydrate content fillers
JP6210567B2 (ja) * 2015-09-14 2017-10-11 大王製紙株式会社 ティシュペーパー
US10538882B2 (en) 2015-10-13 2020-01-21 Structured I, Llc Disposable towel produced with large volume surface depressions
US10544547B2 (en) 2015-10-13 2020-01-28 First Quality Tissue, Llc Disposable towel produced with large volume surface depressions
EP3362366A4 (en) 2015-10-14 2019-06-19 First Quality Tissue, LLC BUNDLED PRODUCT AND SYSTEM AND METHOD FOR THE PRODUCTION THEREOF
US20180298560A1 (en) * 2015-10-16 2018-10-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Patterned tissue having a negative poissons ratio
US10208426B2 (en) 2016-02-11 2019-02-19 Structured I, Llc Belt or fabric including polymeric layer for papermaking machine
WO2017156203A1 (en) 2016-03-11 2017-09-14 The Procter & Gamble Company A three-dimensional substrate comprising a tissue layer
ES2866934T3 (es) * 2016-04-15 2021-10-20 Fuller H B Co Método para fabricar un papel tisú multicapa usando un adhesivo de copolímero poliacrílico
US20170314206A1 (en) 2016-04-27 2017-11-02 First Quality Tissue, Llc Soft, low lint, through air dried tissue and method of forming the same
MX2019002123A (es) 2016-08-26 2019-08-16 Metodo para producir estructuras absorbentes con alta resistencia a la humedad, absorbencia, y suavidad.
MX2019002752A (es) 2016-09-12 2019-08-29 Dispositivo de formacion de un activo depositado por via humeda utilizando un tejido estructurado como hilo externo.
US11583489B2 (en) 2016-11-18 2023-02-21 First Quality Tissue, Llc Flushable wipe and method of forming the same
KR102574260B1 (ko) 2017-05-22 2023-09-05 킴벌리-클라크 월드와이드, 인크. 여러 겹의 탄력있는 티슈 제품
US10538053B2 (en) 2017-05-22 2020-01-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Single-ply resilient tissue products
US10619309B2 (en) 2017-08-23 2020-04-14 Structured I, Llc Tissue product made using laser engraved structuring belt
WO2019108188A1 (en) 2017-11-30 2019-06-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Soft textured tissue
DE102018114748A1 (de) 2018-06-20 2019-12-24 Voith Patent Gmbh Laminierte Papiermaschinenbespannung
US11697538B2 (en) 2018-06-21 2023-07-11 First Quality Tissue, Llc Bundled product and system and method for forming the same
US11738927B2 (en) 2018-06-21 2023-08-29 First Quality Tissue, Llc Bundled product and system and method for forming the same
MX2020012752A (es) * 2018-06-27 2021-02-26 Kimberly Clark Co Aparatos de secado por aire pasante y metodos de fabricacion.
MX2021004515A (es) * 2018-10-31 2021-06-15 Kimberly Clark Co Productos de papel tisu de multiples hojas grabados.
CA3064406C (en) 2018-12-10 2023-03-07 The Procter & Gamble Company Fibrous structures
US11066785B2 (en) * 2019-04-11 2021-07-20 Solenis Technologies, L.P. Method for improving fabric release in structured sheet making applications
US11286623B2 (en) * 2020-08-31 2022-03-29 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Single ply tissue having improved cross-machine direction properties
US11299856B2 (en) 2020-08-31 2022-04-12 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Single ply tissue having improved cross-machine direction properties
US11427967B2 (en) * 2020-08-31 2022-08-30 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multi-ply tissue products having improved cross-machine direction properties
US20240110336A1 (en) 2022-04-08 2024-04-04 The Procter & Gamble Company Premium Sanitary Tissue Products Comprising Non-wood Fibers
US20230406608A1 (en) 2022-06-17 2023-12-21 The Procter & Gamble Company Arrays of sanitary tissue products comprising non-wood(s)

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3585104A (en) * 1968-07-29 1971-06-15 Theodor N Kleinert Organosolv pulping and recovery process
US4594130A (en) * 1978-11-27 1986-06-10 Chang Pei Ching Pulping of lignocellulose with aqueous alcohol and alkaline earth metal salt catalyst
US4793898A (en) * 1985-02-22 1988-12-27 Oy Keskuslaboratorio - Centrallaboratorium Ab Process for bleaching organic peroxyacid cooked material with an alkaline solution of hydrogen peroxide
CH686682A5 (de) * 1992-05-05 1996-05-31 Granit Sa Herstellung von Zellstoff nach dem S.A.P.-Verfahren.
US5607551A (en) * 1993-06-24 1997-03-04 Kimberly-Clark Corporation Soft tissue
CA2142805C (en) * 1994-04-12 1999-06-01 Greg Arthur Wendt Method of making soft tissue products
US6673202B2 (en) * 2002-02-15 2004-01-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wide wale tissue sheets and method of making same
US6846383B2 (en) * 2002-07-10 2005-01-25 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wiping products made according to a low temperature delamination process
US6918993B2 (en) * 2002-07-10 2005-07-19 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multi-ply wiping products made according to a low temperature delamination process
US6994770B2 (en) * 2002-12-20 2006-02-07 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Strength additives for tissue products
US7294229B2 (en) 2003-12-23 2007-11-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Tissue products having substantially equal machine direction and cross-machine direction mechanical properties
US20050133175A1 (en) 2003-12-23 2005-06-23 Hada Frank S. Tissue products having substantially equal machine direction and cross-machine direction mechanical properties
US7377995B2 (en) * 2004-05-12 2008-05-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Soft durable tissue

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008128116A (ru) 2010-01-20
US20070131366A1 (en) 2007-06-14
AU2006325441A8 (en) 2013-01-24
US7972474B2 (en) 2011-07-05
AU2006325441A1 (en) 2007-06-21
RU2393284C2 (ru) 2010-06-27
CA2630867A1 (en) 2007-06-21
KR20080075869A (ko) 2008-08-19
EP1960596B1 (en) 2019-01-09
AU2006325441B2 (en) 2011-02-10
EP1960596A1 (en) 2008-08-27
AU2006325441B8 (en) 2013-01-24
KR101286804B1 (ko) 2013-07-23
CA2630867C (en) 2016-05-10
BRPI0619777B1 (pt) 2017-04-04
WO2007070124A1 (en) 2007-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0619777A2 (pt) produtos de papel possuindo propriedades na direção transversal à máquina melhoradas
AU2004233171C1 (en) Embossed tissue product with improved bulk properties
AU2005322624B2 (en) Multiple ply tissue products having enhanced interply liquid capacity
US7354502B2 (en) Method for making a fibrous structure comprising cellulosic and synthetic fibers
US7820874B2 (en) Acacia fiber-containing fibrous structures and methods for making same
CA2657806A1 (en) Soft and strong fibrous structures
KR20160018586A (ko) 연성 및 강도가 강화된 티슈
BR112020007694B1 (pt) Método para produzir um substrato multicamada formado por espuma
AU2004211620B2 (en) Fibrous structure comprising cellulosic and synthetic fibers and method for making the same
MX2008007395A (en) Tissue products having enhanced cross-machine directional properties

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2736 DE 13-06-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.