BRPI0617950A2 - método e um dispositivo de telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e um fator de difusão para uma transmissão de cdma - Google Patents

método e um dispositivo de telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e um fator de difusão para uma transmissão de cdma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617950A2
BRPI0617950A2 BRPI0617950-9A BRPI0617950A BRPI0617950A2 BR PI0617950 A2 BRPI0617950 A2 BR PI0617950A2 BR PI0617950 A BRPI0617950 A BR PI0617950A BR PI0617950 A2 BRPI0617950 A2 BR PI0617950A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
diffusion
selection criterion
code channels
value
factor
Prior art date
Application number
BRPI0617950-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Juergen Michel
Bernhard Raaf
Original Assignee
Nokia Siemens Networks Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35945229&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0617950(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nokia Siemens Networks Gmbh filed Critical Nokia Siemens Networks Gmbh
Publication of BRPI0617950A2 publication Critical patent/BRPI0617950A2/pt
Publication of BRPI0617950B1 publication Critical patent/BRPI0617950B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/69Spread spectrum techniques
    • H04B1/707Spread spectrum techniques using direct sequence modulation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J13/00Code division multiplex systems
    • H04J13/16Code allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04JMULTIPLEX COMMUNICATION
    • H04J13/00Code division multiplex systems
    • H04J13/16Code allocation
    • H04J13/18Allocation of orthogonal codes
    • H04J13/20Allocation of orthogonal codes having an orthogonal variable spreading factor [OVSF]

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Radio Relay Systems (AREA)

Abstract

<B>MéTODO E UM DISPOSITIVO DE TELECOMUNICAçãO PARA A SELEçãO DE UM NúMERO DE CANAIS DE CóDIGO E UM FATOR DE DIFUSãO PARA UMA TRANSMISSãO DE CDMA.<D> A presente invenção refere-se a um método e um dispositivo de telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e de um fator de difusão associado para uma transmissão de CDMA. Um método e um dispositivo de telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e um fator de difusão associado para uma transmissão de CDMA é proposto. De acordo com a invenção, um conjunto de pares de parâmetros admissíveis com os parâmetros sendo um número de canais de código e um fator de difusão associado é determinado, de acórdo com pelo menos um primeiro critério de seleção. Então, um par de parâmetros a partir do conjunto de pares de parâmetros admissíveis para a transmissão de CDMA é selecionado de acordo com pelo menos um segundo critério de seleção. Neste processo de seleção, o fator de difusão é usado como um segundo critério de seleção com um valor mais alto sendo preferido em relação a um valor mais baixo, se ambos os fatores de difusão estiverem abaixo ou forem iguais a um valor de limite de fator de difusão. A invenção leva em consideração o fato que em um certo regime os fatores de difusão baixos envolvem uma carga de processamento proibitivamente alta e levam a aumentos na interferência intersímbolo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO EUM DISPOSITIVO DE TELECOMUNICAÇÃO PARA A SELEÇÃO DE UMNÚMERO DE CANAIS DE CÓDIGO E UM FATOR DE DIFUSÃO PARAUMA TRANSMISSÃO DE CDMA".
A presente invenção refere-se a um método e a um dispositivode telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e umfator de difusão associado para uma transmissão de CDMA entre um dispo-sitivo de envio e um de recepção.
A invenção está no campo de telecomunicações móveis. Maisespecificamente, a determinação de parâmetros par uma transmissão deCDMA (acesso múltiplo de divisão de código) é almejada.
A transmissão sem fio se baseia em um meio de transmissãocom limitações de recurso. A largura de banda disponível tem que ser aloca-da de uma forma eficiente para se permitirem serviços de transmissão paramuitos usuários. Formas mais convencionais para alocação de recurso sãobaseadas na divisão por freqüência (FDMA: acesso múltiplo de divisão defreqüência) ou divisão por tempo (TDMA: acesso múltiplo de divisão de tem-po). O GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) se beneficia des-tas tecnologias. Uma abordagem nova é provida por CDMA (Acesso Múltiplode Divisão de Código). Ao invés de dividir a faixa de freqüência permitida emumas poucas centenas de canais estreitos, o CDMA usualmente permite quecada estação transmita pelo espectro de freqüência inteiro todo o tempo.Múltiplas transmissões simultâneas são separadas usando uma teoria decodificação. Em CDMA, cada tempo de bit é subdividido em intervalos curtosdenominados chips (componentes mais elementares de um sinal). A cadaestação é atribuído um código único denominado a seqüência de chip. Paraa transmissão de um bit 1, uma estação envia sua seqüência de chip. Para atransmissão de um bit 0, ela envia o complemento de um de sua seqüênciade chip. Todas as seqüências de chip são ortogonais no sentido de par, demodo que o sinal de um dado remetente possa ser extraído a partir do pro-duto interno do sinal recebido com a seqüência de chip de estação enviando.Assim, cada estação pode usar o espectro pleno.O CDMA requer a seleção de parâmetros de transmissão (fatorde difusão) e recursos físicos usados (número de vezes de canais de códigoparalelos multiplexados) em um dispositivo de telecomunicação de CDMA.Após uma combinação da taxa, os bits de informação codificados são ma-peados para os recursos físicos disponíveis de forma tal que a PAPR (Rela-ção de Potência de Pico para Média) é mantida baixa pela limitação do nú-mero de canais de código paralelos (evitação de código múltiplo). Além dis-so, a degradação pela influência de uma interferência intersímbolo é mantidabaixa pela evitação do uso do fator de difusão mais baixo, a menos que umarelação de perfuração crítica seja excedida para fatores de difusão mais al-tos. Desse modo, o fator de difusão usualmente é definido como a relaçãoentre a taxa de chip e a taxa de dados ou, de forma equivalente, como a re-lação da duração de bit de informação pela duração de chip.
Em sistemas e comunicação, os recursos físicos e os parâme-tros de transmissão freqüentemente são determinados, dependendo do nú-mero de bits de informação após uma codificação e dos recursos físicos dis-poníveis, os quais podem depender da capacidade do dispositivo de teleco-municação. Um exemplo de um sistema de transmissão como esse é o as-sim denominado esquema de E-DCH (Canal Dedicado Melhorado), o qual éum melhoramento de UMTS (Sistema de Telecomunicação Móvel Univer-sal).
Os esboços do padrão E-DCH podem ser encontrados nas Es-pecificações de RAN de 3GPP e o esquema para a seleção dos recursos decamada física é descrita na Especificação TS 25.212 V.6.6.0 no Capítulo4.8.4.8.1 "Determination of SF and number of PhCHs needed". Esta especi-ficação explicitamente estabelece como determinar ou selecionar um núme-ro de canais de código e um fator de difusão associado para uma transmis-são de CDMA a partir daqueles suportados pelo hardware. Os critérios deseleção são a quantidade necessária de perfuração e o número de canais decódigo. A perfuração, um procedimento usado para combinação dos bits decontrole de potência e dos símbolos de voz binários em canais de tráfego,significa descartar símbolos de voz em favor de bits de controle de potênciainseridos. Obviamente, uma perfuração em demasia levará a uma degrada-ção do sinal de voz. Como uma regra, a perfuração aumenta com o fator dedifusão. Na determinação de um número de canais de código e de um fatorde difusão associado, principalmente se prossegue conforme se segue. Hálimites para a quantidade máxima de perfuração. Estes limites definirão umafaixa de perfuração admissível correspondente ao número de canais de có-digo e fatores de difusão associados. Esta faixa também pode ser limitadatendo em vista as repetições necessárias de bits de informação. Como umcritério adicional, usa-se o número de canais de código, o qual deve ser tãobaixo quanto possível. Por último, dentre aqueles pares de canal de código efator de difusão associado deixados (os quais diferirão apenas com respeitoao fator de difusão) se escolhe o par com o menor fator de difusão, de modoa se diminuir a quantidade de perfuração tanto quanto possível.
A invenção tem por objetivo apresentar uma seleção melhoradade um número de canais de código e um fator de difusão associado parauma transmissão de CDMA.
A invenção se baseia na observação que há desvantagens naseleção de fatores de difusão na extremidade baixa. A seleção de fatores dedifusão pequenos, tal como 2xSF2 (dois canais de código com fator de difu-são dois) leva a um número aumentado de bits e, daí, a uma carga de pro-cessamento mais alta no receptor. Além disso, a interferência de símboloaumenta. Para fatores de difusão pequenos, estas advertências sobrepujamo benefício de uma perfuração mais baixa. A carga de processamento adi-cional é particularmente pronunciada para fatores de difusão baixos. Por e-xemplo, uma seleção de 2xSF2 ou invés de 4xSF2 (o próximo fator de difu-são mais alto) essencialmente dobra a carga. Ao contrário, para fatores dedifusão mais altos, o efeito diminui e a quantidade de perfuração é a princi-pal preocupação. Assim sendo, a invenção sugere prosseguir da forma aseguir para a seleção de um número de canais de código e um fator de difu-são associado para uma transmissão de CDMA entre um dispositivo de en-vio e um de recepção.
Um conjunto de pares admissíveis dos parâmetros número decanais de código e fator de difusão associado é determinado de acordo compelo menos um primeiro critério de seleção. Uma primeira seleção como es-sa pode ser dada por uma limitação do dispositivo de envio ou do de recep-ção (por exemplo, uma !imitação de hardware), um critério de combinaçãode taxa (por exemplo, a relação de combinação de taxa) ou um limite quantoà quantidade de perfuração necessária para se manter a degradação induzi-da pela perfuração em limites.
Dentre os pares de parâmetros admissíveis para a transmissãode CDMA, um par de parâmetros de acordo com pelo menos um segundocritério de seleção é selecionado para esta seleção, um fator de difusão ouvalor de fator de difusão mais alto é preferido em relação a um valor maisbaixo, se ambos os fatores de difusão estiverem abaixo ou forem iguais aum valor de fator de difusão de limite. O fator de difusão de limite pode serdeterminado ou escolhido pela contabilização da transigência entre o efeitode carga de processamento mais alta e mais interferência de símbolo, porum lado, e mais perfuração, por outro lado. Um valor de limite possível é umfator de difusão de quatro.
De acordo com uma modalidade da invenção, um valor maisbaixo do fator de difusão é preferido em relação a um valor mais alto, seambos os fatores de difusão estiverem acima ou forem iguais ao valor delimite de fator de difusão. Isto é, um equilíbrio entre os fatores de influênciaacima é obtido, levando a uma seleção ótima de parâmetros.
Os critérios de seleção acima de acordo com a invenção podemser combinados com o número de canais de código como um critério adicio-nal. Então, o número de canais de código pode ser usado como um segundocritério de seleção com um valor mais baixo sendo preferido em relação aum valor mais alto, ou com um valor de um sendo preferido em relação a umvalor mais alto. Tendo em vista a importância da redução do número de ca-nais, este número pode ser usado como um critério de seleção primário comrespeito ao valor de fator de difusão, isto é, o valor de fator de difusão é u-sado apenas após a seleção de acordo com o número de canais.
A invenção também compreende um dispositivo de telecomuni-cação (por exemplo, uma estação base ou um terminal móvel) com meiospara a realização da seleção de um número de canais de código e um fatorde difusão associado de acordo com a invenção. Estes meios podem com-preender meios de hardware, software e firmware. O dispositivo de teleco-municação pode ser um dispositivo de transmissão ou um de recepção.
As modalidades abaixo da presente invenção são providas.
Os esboços do padrão E-DCH podem ser encontrados nas Es-pecificações de RAN de 3GPP e o esquema para a seleção dos recursos decamada física é descrito na Especificação TS 25.212 V.6.6.0 no Capítulo4.8.4.8.1 "Determination of SF and number of PhCHs needed". Este capítuloé citado aqui:
Começo da citação............-........................-.....................—-.............
4.8.4.1. Determinação de SF e do número de PhCHs necessários
A quantidade máxima de perfuração que pode ser aplicada é:- 1-PLnon-max se o número de canais de código for menor do queo máximo admitido pela capacidade de UE e pelas restrições impostas pelaUTRAN.
- 1-PLmax se o número de canais de código for igual ao máximoadmitido pela capacidade de UE e pelas restrições impostas pela UTRAN.
O número de bits disponíveis por TTI de um E-DPDCH para to-dos os fatores de difusão é denotado por N256, N128, N64, N32, N16, N8, N4 eN2, onde o índice se refere ao fator de difusão.
O número possível de bits disponíveis para o CCTrCH do tipo deE-DCH em todos os PhCHs, Ne,data, então é {N256, Ni28, N64, N32, N16, N8, N4,2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4}.
SETO denota o conjunto de Ne,data valores admitidos pela UTRANe suportados pelo UE1 como parte da capacidade do UE. SETO pode ser umsubconjunto de {N256, Ni28, N64, N32, N16, N8, N4, 2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4}.
O número total de bits em um TTI antes da combinação de taxacom o formato de transporte j é Ne,j. O número total de bits disponíveis paraa transmissão de E-DCH por TTI com o formato de transporte j, Ne,data,j, édeterminado pela execução do algoritmo a seguir, onde PLn0n-max é sinaliza-do a partir das camadas mais altas e PLmax é igual a 0,44 para todas as ca-tegorias de UE de E-DCH UE definidas em [15] exceto pela categoria de UEde E-DCH alta, para a qual PLmax é igual a 0,33:
SET1 = { Ne data in SETO such that Ne data - Nej is nonnegative}
If SET1 is not empty and the smallest element of SET1requires just one E-DPDCH thenNe,data,i = min SET1
Else
SET2 = {Ne data in SETO such that Ne,data - PLnon.max χ Ne,j is non negative }
If SET2 is not empty then
Sort SET2 in ascending orderNeidata = min SET2
While Neidata- Ne,j is negative and Neidata is not the max of SET2and the follower of Neidata requires no additional E-DPDCH do
Ne,data= follower of Nedgtair\ SET2End while
Ne, data,j= Ne,data
Else
Neidataj= max SETO provided that Neidata- PLmax χ Nej is non negative
End if
End if
Embora o comprimento de TTI de E-DCH seja de 10 ms, se umatransmissão inicial ocorrer em um quadro comprimido, uma retransmissãoocorrerá em um quadro comprimido ou uma retransmissão ocorrerá em umquadro não comprimido e a transmissão inicial foi comprimida, o número debits disponíveis por TTI de um E-DPDCH para todos os fatores de difusãopossível denotados por N256, N128, N64, N32, Ni6, N8, N4 e N2 usados no algo-ritmo acima é substituído por kxN256, kxN128, kxN64, kxN32, kxN16, kxN8, kxN4e kxN2. O parâmetro k é igual a ntx1/15 e ntx1 é definido em 4.4.5.1.
Fim da citação..................................................................................Este esquema é projetado para determinar o número de canaisde código e seus fatores de difusão, dependendo do número de bits de in-formação codificada e das capacidades do dispositivo de comunicação detransmissão. Também, peia determinação do(s) fator(es) de difusão e donúmero de canais de código, a relação de combinação de taxa é fixada. Arelação de combinação de taxa determina a quantidade de bits que são re-petidos ou perfurados (isto é, removidos) do fluxo de bits de informação apósuma codificação, para se garantir que eles se ajustem no(s) canal(is) de có-digo.
Neste esquema, para se garantir que o número de canais decódigo paralelos seja mantido baixo, mas uma quantidade específica de per-furação não seja excedida, dois limites de perfuração denominados 1-PL_non_max e 1-PL_max são usados. 1-PL_non_max é usado se o númerode canais de código for menor do que o máximo admitido pela capacidadedo UE e restrições impostas pelo dispositivo de telecomunicação de recep-ção. 1 -PL_max é usado se o número de fatores de difusão eqüivaler ao má-ximo admitido pela capacidade de UE e por restrições impostas pela rede. 1-PL_non_max pode ser regulado e sinalizado pelo dispositivo de telecomuni-cação de recepção e 1-PL_max é 0,56 para todas as categorias de UE de E-DCH as quais podem ser encontradas na Especificação de 3GPP TS25.306, exceto pela categoria de UE de E-DCH mais alta, para a qual 1-PL_max é 0,67. Outras escolhas de parâmetro específicas deste e de outrosparâmetros são possíveis.
O número de bits de dados disponíveis por unidade de transmis-são (por exemplo, TTI, Intervalo de Tempo de Transmissão) de um canal decódigo de E-DCH (E-DPDCH) para todos os fatores de difusão possíveis édenotado por N256, N128, N64, N32, N16, N8, N4 e N2, onde o índice serefere ao fator de difusão. O conjunto de número possível de bits de dadosdisponíveis para a transmissão completa, a qual pode aplicar múltiplos ca-nais de código, Ne,data, então, é {N256, N128, N64, N32, N16, N8, N4,2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4}.
SETO denota o conjunto de valores Ne, data admitido pelo dis-positivo de telecomunicação de recepção (por exemplo, Node B) e suporta-dos pelo dispositivo de telecomunicação de transmissão (por exemplo, UE),como parte da capacidade do dispositivo de telecomunicação de transmis-são. SETO pode ser um subconjunto de {N256, N128, N64, N32, N16, N8,N4, 2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4}. O número total de bits por unidade de trans-missão após uma codificação de canal e antes da combinação de taxa éNe,j. Ne,data,j é o número total de bits disponíveis para a transmissão de E-DGH por unidade de transmissão.
Para a seleção dos parâmetros de transmissão e dos recursosfísicos sob as restrições descritas acima, a regra a seguir pode ser utilizada:
SEU = { Ne,data in SETO such that Ne,data - Ne,j is non negative }
If SET1 not empty and SET1 smallest element needs just one E-DPDCH then
Ne,data,j = min SET1
else
SET2 = { Ne,data in SETO such that Ne,data - PL_non_max χ Ne,j non negative }
If SET2 is not empty then
Sort SET2 in ascending orderNe,data = min SET2
While Ne,data - Nej is negative and Ne,data not max of SET2 and fol-lower of Ne,data requireds no additional E-DPDch do
Ne,data = follower of Ne,data in SET2
End while
Ne,data,j = Ne,data
else
Ne,data,j = max SETO provided that Ne,data,j - PL,max χ Ne,j non negative
End if
End if
Contudo, se for a prática atual que um uso de 2xSF2 seja admi-tido em SETO, o dispositivo de telecomunicação de transmissão não selecio-nará 2xSF4, se o uso disso requerer qualquer perfuração. Ao invés disso,2xSF2 é selecionado, mesmo com repetição. Se 1-PL_non_max for maior doque ou igual a 0,5, então, 2xSF4 nunca será usado e a seleção de recursosfísicos será feita de forma descontínua. Note que SFy denota o fator de difu-são y, por exemplo, SF4 denota um fator de difusão 4, 2xSF4 significa umuso de dois canais de código (ou resumidamente expressos como códigos)com fator de difusão 4 cada, 2xSF2 significa um uso de dois códigos comfator de difusão 2 cada, 2xSF2 + 2xSF4 significa o uso de dois códigos comfator de difusão 2 cada, mais dois códigos com fator de difusão 4 cada. Istocorresponde aos números N4, 2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4, respectivamente.
Daí, uma seleção melhorada para os parâmetros de transmissãoe os recursos físicos é proposta.
Além disso, o uso de SF2 deve ser evitado. Atualmente, SF2não é particularmente evitado na combinação 2xSF2 e não prioriza 2xSF4ao invés disso. A prática atual envolve algumas limitações de uso de doisfatores de difusão ao mesmo tempo. Isto também é denominado "códigomúltiplo" porque múltiplas seqüências de difusão, às vezes denominadascódigos múltiplos, são usadas. Quanto mais códigos forem usados, mais altose tornará a assim denominada relação de pico para média. Isto significaque a potência de pico do transmissor deve se tornar mais alta à mesmapotência média. Isto é causado pelo fato de múltiplos códigos poderem seradicionados de forma construtiva ou destrutiva, causando uma variação maisalta do que menos códigos. Portanto, do ponto de vista da técnica anterior,não há diferença entre 2xSF2 e 2xSF4, porque dois fatores de difusão po-dem ser usados em ambos os casos. Obviamente, um transmissor que sejacapaz de transmitir a uma potência de pico mais alta é mais complexo e,conseqüentemente, mais difícil de realizar.
Contudo, de fato, há diferenças que devem ser levadas em con-sideração: com 2xSF2, duas vezes mais bits Ne,data,j são portados do quecom 2xSF4, de modo que a carga de processamento no receptor (pelo me-nos por alguma parte do processamento) é dobrada. Embora isto seja ver-dadeiro para todo incremento na sucessão de N selecionável (número sele-cionado de canais de código e seu SF), exceto pelo último, no caso conside-rado Ne,data,j já é bastante grande (2xSF2 na segunda alocação maior,2xSF2 + 2xSF4 é apenas 50% maior). Portanto, o incremento absoluto é otamanho de incremento mais alto na sucessão (mesmo o incremento para2xSF2 + 2xSF4 não é maior, mas de tamanho igual). Se este incrementopuder ser evitado, isto terá mais impacto sobre o receptor do que se um ou-tro incremento fosse evitado. Isto permite um dimensionamento do hardwarede receptor de forma mais econômica. Como o receptor freqüentemente éuma estação base, o uso de recurso mais econômico na estação base per-mitirá um projeto mais econômico de estação base ou estações-base maispotentes, isto é, estações-base que podem processar mais tráfego.
Uma outra desvantagem do uso de SF2 é que ele provê proprie-dades piores de interferência intersímbolo e intercódigo, devido ao ganho deprocessamento mais baixo. Portanto, tipicamente, o desempenho de SF2 éreduzido em comparação com SF4. Embora isto seja verdadeiro para qual-quer mudança em fatores de difusão, o efeito é mais notável para o fator dedifusão mais baixo, isto é, para SF2.
Daí, são providos meios para a seleção dos parâmetros detransmissão e dos recursos físicos para evitação de SF2, ou, mais especifi-camente, das desvantagens mencionadas acima.
Isto pode ser obtido pela modificação a seguir do algoritmo men-cionado acima:
As linhas
While Ne.data - Ne,j is negative and Ne,data not max of SET2 and follower of Ne,data re-quires no additional E-DPDCH do
Ne.data = follower of Ne.data in SET2
End while
são simplesmente removidas do algoritmo. São exatamente estas linhas quecausam a seleção de 2xSF2, ao invés de 2xSF4, se ambas as seleções fo-rem possíveis neste estágio, porque ambos 2xSF2 e 2xSF4 requerem doisE-DPCH, isto é, dois fatores de difusão ou dois canais de código. Portanto, aexigência "follower of Ne.data requires no additional E-DPDCH" é verdadei-ra, e o seguidor, isto é, 2xSF2 (ou 2xN2) é selecionado. Isto é uma primeiramodalidade possível da invenção.
Como uma nota à margem, deve ser mencionado que também aclassificação do SET2 é desnecessária no algoritmo, então, também, eNe,data,j pode ser computada diretamente, sem o uso da variável intermedi-ária Ne,data.
Há algumas limitações da modalidade prévia. Em particular, em-bora remover o Ioop while tenha o efeito desejado, ele também tem um efei-to colateral indesejado: não apenas agora 2xSF4 é preferido em relação a2xSF2, mas agora também SF8 é preferido em relação a SF4. De modo si-milar a acima, embora SF8 tenha melhor desempenho do que SF4, a dife-rença se torna cada vez mais marginal com um fator de difusão crescente.Contudo, quando SF8 é usado, muito mais perfuração é necessária, de mo-do a se ajustar no número menor de bits disponíveis N8 ao invés de N4.Uma perfuração mais alta, infelizmente, causa um desempenho de codifica-ção pior, o qual deslocará a vantagem marginal de SF8 em relação a SF4.Note que a degradação de desempenho devido à interferência intersímboloe intercódigo indo de 2xSF4 para 2xSF2 é mais pronunciada, portanto, nes-se caso, sendo vantajoso usar a perfuração mais alta.
Portanto, ainda mais otimizações podem ser feitas, conformeserá mostrado na modalidade a seguir da invenção:
Nesta modalidade, evita-se a seleção de 2xSF2 em relação a2xSF4 e, ao mesmo tempo, ainda retém-se a seleção de SF4 em relação aSF8. Expresso mais geralmente, serão preferidos fatores de difusão maisbaixos, a menos que o fator de difusão já esteja abaixo de um certo limite ede outra forma sejam preferidos fatores de difusão mais altos. Obtém-se es-ta modalidade pela modificação da declaração while conforme se segue:
While Ne.data - Nej is negative and Ne,data not max of SET2 and follower of Ne,data re-quires no additional E-DPDCH and follower of Ne.data requires a spreading factor higherthan SFt do
SFt pode ser pré-regulado (ou sinalizado como outros parâme-tros). É um fator de difusão de limite, a partir do qual fatores de difusão maisbaixos são evitados, isto é, se SFt for regulado para SF2, então, SF2 nãoserá preferido em relação a SF4 (mas SF4 será preferido em relação a SF8).
Esta segunda modalidade evita a desvantagem da primeira mo-dalidade, enquanto retém sua vantagem.
O objetivo da segunda modalidade para o caso específico discu-tido aqui ainda pode ser atingido com a terceira modalidade a seguir. Obtém-se esta modalidade pela modificação da declaração while conforme se se-gue:
While Ne,data - Ne,j is negative and Ne,data not max of SET2 and follower of Ne,data re-quires only a single E-DPDCH do
Pode ser observado que o seguidor de Ne,data requer apenasum único E-DPDGH, se o seguidor estiver no conjunto {N256, N128, N64,N32, N16, N8, N4}, isto é, não no conjunto {2xN4, 2xN2, 2xN2+2xN4}. Podeser visto que o último conjunto não apenas contém os casos em que um E-DPDCH é requerido (este é o caso para 2xN4 e 2xN2+2xN4), mas também ocaso em que SF2 é introduzido (este é o caso para 2xN2). Isto significa queeste critério de avaliação mais simples "requires only a single E-DPDCH"descreve suficientemente os casos queridos. Este critério não apenas é maissimples de se avaliar do que o critério "Ne, data requires no additional E-DPDCH and follower of Ne, data requires a spreading factor higher than SFt"da primeira modalidade, mas também o critério da técnica anterior "followerof Ne, data requires no additional E-DPDCH".
Com a terceira modalidade, nenhuma comparação entre o se-guidor e o predecessor tem que ser feita, mas apenas o seguidor precisa serexaminado, que é mais simples do que para a técnica anterior. A segundamodalidade usa uma condição a qual contém a condição da técnica anteriorcombinada com uma condição adicional e, portanto, é mais complexa do quea técnica anterior e, conseqüentemente, também mais complexa do que aterceira modalidade.
Conclui-se que a terceira modalidade atinge o objetivo da inven-ção com complexidade mínima e também apenas pela aplicação de umamudança pequena à técnica anterior. Mudanças pequenas obviamente de-vem ser preferidas em relação a mudanças maiores, porque as últimas sem-pre portam o risco de introdução de erros em uma implementação.
Uma modalidade adicional e simplificação da comparação feitacom o Ioopt while interno é substituir a declaração "While" por uma declara-ção if e o"End While" adjunto por uma declaração simples "End if". Isto éaplicável a todas as modalidades descritas em que o Ioop "While" não écompletamente removido.
Uma simplificação adicional seria regular Ne.data.j = min SET2como já descrito no algoritmo acima e se o número de E-DPDCH for um pa-ra max SET2, então, regular Ne,data,j = max SET2 e remover o Ioop while:
While Ne,data - Ne,j is negative and Ne,data not max of SET2 and follower of Ne,data re-quires no additional E-DPDCH do
Ne,data = follower of Ne,data in SET2
Endwhile
That results in:
SET1 = { Ne,data in SETO such that Ne,data - Ne,j is non negative }If SET1 not empty and SET1 smallest element needs just one E-DPDCH thenNe,data,j = min SET1
Else
SET2 = { Ne,data in SETO such that Ne,data - PL_non_max χ Ne,j non negative }If SET2 is not empty then
Sort SET2 in ascending orderNe,data,j = min SET2
If the number of E-DPDCH is one for max SET2
Ne,data,j = max SET2
End if
Else
Ne,data,j = max SETO provided that Ne,data,j - PL_max χ Ne,j non negative
End if
End ifA presente invenção foi descrita como o processo de seleção emum dispositivo de transmissão. Contudo, será evidente para aqueles versa-dos na técnica que o receptor também deve executar o processo de deter-minação acima, de modo a encontrar quais parâmetros o transmissor usou.
Isto é essência, porque apenas pela aplicação dos mesmos parâmetros emseu processo de recepção o receptor pode reconstruir os dados transmiti-dos. Conseqüentemente, a invenção não apenas é aplicável a um dispositivode transmissão, mas também a um dispositivo de recepção e aos meios(programas de computador, circuitos eletrônicos ou similares ou meios dife-rentes usados para a finalidade mencionada acima) usados em qualquer umdestes dispositivos.

Claims (9)

1. Método para seleção de um número de canais de código e umfator de difusão associado para uma transmissão de CDMA entre um dispo-sitivo de envio e um de recepção, que compreende as etapas de: - determinação de um conjunto de pares de parâmetros admissí-veis com os parâmetros sendo um número de canais de código e um fatorde difusão associado, de acordo com pelo menos um primeiro critério deseleção;- seleção de um par de parâmetros a partir do conjunto de pares de parâmetros admissíveis para a transmissão de CDMA de acordo compelo menos um segundo critério de seleção; e- uso do fator de difusão como um segundo critério de seleçãocom um valor mais alto sendo preferido em relação a um valor mais baixo,se ambos os fatores de difusão estiverem abaixo ou forem iguais a um valorde limite de fator de difusão.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, que ainda compre-ende a etapa de:- uso do fator de difusão como um segundo critério de seleçãocom um valor mais baixo sendo preferido em relação a um valor mais alto,se ambos os fatores de difusão estiverem acima ou forem iguais ao valor delimite de fator de difusão.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, que ainda compre-ende a etapa de:- uso do número de canais de código como um segundo critério de seleção com um valor mais baixo sendo preferido em relação a um valormais alto.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, que aindacompreende a etapa de:- uso do número de canais de código como um segundo critério de seleção com um valor de um sendo preferido em relação a um valor maisalto.
5. Método, de acordo com uma das reivindicações 3 ou 4, queainda compreende a etapa de:- uso do número de canais de código como um critério de sele-ção primário e do valor de difusão como um critério de seleção secundário.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações precedentes,onde:- um primeiro critério de seleção é dado por uma limitação dodispositivo de envio ou do de recepção, um critério de combinação de taxaou um limite para a quantidade de perfuração.
7. Dispositivo de telecomunicação, que compreende um meiopara a realização das etapas como definidas em qualquer uma das reivindi-cações 1 a 6.
8. Dispositivo de telecomunicação, de acordo com a reivindica-ção 7, caracterizado pelo fato de:- o dispositivo ser um dispositivo de transmissão ou um de re-cepção.
9. Dispositivo de telecomunicação, de acordo com a reivindica-ção 7 ou 8, caracterizado pelo fato de:- o dispositivo ser uma estação base ou um terminal móvel.
BRPI0617950-9A 2005-10-28 2006-10-23 Método para seleção de um número de canais de código e um fator de espalhamento associado para uma transmissão de cdma entre um dispositivo de envio e um de recepção e dispositivo de telecomunicação BRPI0617950B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05023669.4 2005-10-28
EP05023669A EP1780901B1 (en) 2005-10-28 2005-10-28 A method and a telecommunication device for selecting a number of code channels and an associated spreading factor for a CDMA transmission
PCT/EP2006/067658 WO2007048768A2 (en) 2005-10-28 2006-10-23 A method and a telecommunication device for selecting a number of code channels and an associated spreading factor for a cdma transmission

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0617950A2 true BRPI0617950A2 (pt) 2011-08-09
BRPI0617950B1 BRPI0617950B1 (pt) 2019-05-07

Family

ID=35945229

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617950-9A BRPI0617950B1 (pt) 2005-10-28 2006-10-23 Método para seleção de um número de canais de código e um fator de espalhamento associado para uma transmissão de cdma entre um dispositivo de envio e um de recepção e dispositivo de telecomunicação

Country Status (16)

Country Link
US (1) US8300606B2 (pt)
EP (3) EP2009806B1 (pt)
JP (1) JP4852106B2 (pt)
KR (1) KR101339028B1 (pt)
CN (1) CN101351969B (pt)
AT (1) ATE451757T1 (pt)
AU (1) AU2006307919B2 (pt)
BR (1) BRPI0617950B1 (pt)
CA (1) CA2627397C (pt)
DE (1) DE602005018224D1 (pt)
DK (1) DK2009806T3 (pt)
ES (1) ES2523322T3 (pt)
RU (1) RU2418361C2 (pt)
UA (1) UA92191C2 (pt)
WO (1) WO2007048768A2 (pt)
ZA (1) ZA200803983B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2009806B1 (en) 2005-10-28 2014-08-27 Nokia Solutions and Networks Oy A method and a telecommunication device for selecting a number of code channels and an associated spreading factor for a CDMA transmission
CN102955713B (zh) * 2011-08-31 2015-11-25 北京中电华大电子设计有限责任公司 一种802.11n无线网卡芯片仿真固件优化的处理方法
EP2672393A1 (en) * 2012-06-04 2013-12-11 Dialog Semiconductor B.V. Circuit and methods to use an audio interface to program a device within an audio stream
CN109981511B (zh) * 2017-12-27 2021-09-03 华为技术有限公司 基于非正交多址的数据传输

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5151919A (en) 1990-12-17 1992-09-29 Ericsson-Ge Mobile Communications Holding Inc. Cdma subtractive demodulation
JP3852533B2 (ja) 1999-01-20 2006-11-29 三菱電機株式会社 初期捕捉回路
EP1035677A1 (en) 1999-03-10 2000-09-13 Lucent Technologies Inc. Code branch allocation for CDMA systems
EP1247349A1 (en) * 2000-02-16 2002-10-09 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for assigning a common packet channel in a cdma communication system
JP3727283B2 (ja) 2001-11-26 2005-12-14 松下電器産業株式会社 無線送信装置、無線受信装置及び無線送信方法
JPWO2004098092A1 (ja) 2003-05-01 2006-07-13 三菱電機株式会社 無線資源制御方法、基地局および移動局
JP4202225B2 (ja) 2003-05-30 2008-12-24 日本放送協会 Cdm受信装置
KR100678182B1 (ko) 2003-08-20 2007-02-02 삼성전자주식회사 비동기 광대역 부호분할 다중접속 시스템에서 상향링크 패킷 데이터 서비스 방법 및 장치
KR20050034772A (ko) 2003-10-07 2005-04-15 주식회사 하모니칼라시스템 발광다이오드를 이용하여 음의 높이, 음색 또는 음량에따라 빛을 방사하는 조명장치
EP1562300A1 (en) * 2004-02-05 2005-08-10 Nec Corporation Synchronization determination control device and synchronization determination control method
FI20040294A0 (fi) * 2004-02-25 2004-02-25 Nokia Corp Menetelmä siirtokanavaparametrien valitsemiseksi, radiojärjestelmä, kontrolleri, päätelaite ja tukiasema
KR100646799B1 (ko) 2004-05-06 2006-11-24 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 전송채널들의 레이트 매칭 파라미터 결정 방법 및 장치
KR20060112160A (ko) 2005-04-26 2006-10-31 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 상향링크 패킷 데이터 서비스를 위한물리계층의 전송 파라미터 결정 방법 및 장치
EP2009806B1 (en) 2005-10-28 2014-08-27 Nokia Solutions and Networks Oy A method and a telecommunication device for selecting a number of code channels and an associated spreading factor for a CDMA transmission

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007048768A3 (en) 2008-05-02
JP4852106B2 (ja) 2012-01-11
CA2627397A1 (en) 2007-05-03
DE602005018224D1 (de) 2010-01-21
US8300606B2 (en) 2012-10-30
EP2797239B1 (en) 2018-09-05
CN101351969A (zh) 2009-01-21
EP1780901B1 (en) 2009-12-09
RU2418361C2 (ru) 2011-05-10
KR20080074913A (ko) 2008-08-13
EP1780901A1 (en) 2007-05-02
EP2009806A2 (en) 2008-12-31
EP2797239A1 (en) 2014-10-29
KR101339028B1 (ko) 2013-12-09
CN101351969B (zh) 2012-01-11
EP2009806B1 (en) 2014-08-27
JP2009514287A (ja) 2009-04-02
AU2006307919B2 (en) 2011-03-03
BRPI0617950B1 (pt) 2019-05-07
RU2008121249A (ru) 2009-12-10
UA92191C2 (ru) 2010-10-11
AU2006307919A1 (en) 2007-05-03
EP2009806A3 (en) 2009-05-06
WO2007048768A2 (en) 2007-05-03
ES2523322T3 (es) 2014-11-24
ATE451757T1 (de) 2009-12-15
ZA200803983B (en) 2009-03-25
DK2009806T3 (en) 2014-12-01
CA2627397C (en) 2017-11-14
US20090135786A1 (en) 2009-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7324565B2 (en) Method and device for channel multiplexing or demultiplexing
US8081696B2 (en) Method and apparatus for multi-carrier HSDPA traffic transmission channel coding
US7792085B2 (en) Apparatus and method for symbol mapping TFCI bits for a hard split mode in a CDMA mobile communication system
US7995552B2 (en) Apparatus and method for transmitting TFCI bits for a hard split mode in a CDMA mobile communication system
TW200631363A (en) Method and apparatus to balance maximum information rate with quality of service in a MIMO system
KR20080040698A (ko) 데이터 인코딩 방법 및 데이터 비트 결정 방법
BRPI0617950A2 (pt) método e um dispositivo de telecomunicação para a seleção de um número de canais de código e um fator de difusão para uma transmissão de cdma
KR20060112160A (ko) 이동통신 시스템에서 상향링크 패킷 데이터 서비스를 위한물리계층의 전송 파라미터 결정 방법 및 장치
US8175175B1 (en) Method and system for rate-shaping and transmitting media streams
USRE43926E1 (en) Method and arrangement for data processing in a communication system
US20100235720A1 (en) Channel encoding and decoding apparatuses and methods
KR100866182B1 (ko) 이동통신 시스템에서 데이터 전송 장치 및 방법
KR20030046539A (ko) 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 통신 시스템에서채널화 코드 할당 정보를 전송하는 장치 및 방법
KR20030046537A (ko) 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 통신 시스템에서전송 포맷 자원 셋을 송수신하는 장치 및 방법
KR20010028530A (ko) 하향 링크 레이트 매칭을 위한 파라미터 결정 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS GMBH AND CO. KG (DE)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04B 1/707

Ipc: H04B 1/707 (1995.01), H04J 13/20 (2011.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/05/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS