BRPI0617778A2 - método para processamento de informação de controle em um sistema de comunicação móvel sem fio - Google Patents

método para processamento de informação de controle em um sistema de comunicação móvel sem fio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617778A2
BRPI0617778A2 BRPI0617778-6A BRPI0617778A BRPI0617778A2 BR PI0617778 A2 BRPI0617778 A2 BR PI0617778A2 BR PI0617778 A BRPI0617778 A BR PI0617778A BR PI0617778 A2 BRPI0617778 A2 BR PI0617778A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
system information
primary
primary system
control information
Prior art date
Application number
BRPI0617778-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Sung-Duck Chun
Myung-Cheul Jung
Sung-Jun Park
Young-Dae Lee
Patrick Fischer
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from KR20050103510A external-priority patent/KR100921458B1/ko
Priority claimed from KR1020060063139A external-priority patent/KR101005681B1/ko
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Priority claimed from PCT/KR2006/004370 external-priority patent/WO2007052916A1/en
Publication of BRPI0617778A2 publication Critical patent/BRPI0617778A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0091Signaling for the administration of the divided path
    • H04L5/0094Indication of how sub-channels of the path are allocated
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/12Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using downlink control channel

Abstract

MéTODO PARA PROCESSAMENTO DE INFORMAçAO DE CONTROLE EM UM SISTEMA DE COMUNICAçAO MóVEL SEM FIO Em um sistema de comunicações móveis sem fio, um método de processamento de informação de controle' permite que as operações de um terminal móvel sejam simplificadas e permite o uso eficiente de recursos para o terminal móvel. A rede instrui de antemão, a transmissão da informação de controle, tal como uma informação de sistema e similar, através de um único canal indicador. O terminal móvel recebe esse único canal indicador e utiliza a informação do indicador que foi transmitida através do canal indicador a fim de receber a informação de controle.

Description

"MÉTODO PARA PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO DECONTROLE EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL SEM FIO"
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a sistemas de comu-nicação móvel (rádio) sem fio, e em particular, se refere aum método de processamento de informação de controle quepermite que as operações de um terminal móvel sejam simpli-ficadas e permite o uso eficiente de recursos para o termi-nal móvel.
Técnica Fundamental
Para suportar o acesso sem fio de banda larga (porexemplo, WiMAX), existem diferentes tipos de interfaces aé-reas sem fio de banda larga, tal como tecnologias 3G celula-res (por exemplo, UMTS,. WCDMA, etc.) e técnicas de acessomúltiplo com base em múltiplos transportadores (por exemplo,OFDMA, OFDM-TDMA, OFDM-CDMA, etc.). A multiplexação por di-visão, de freqüência envolve a sub-canalização, de que pelomenos quatro tipos (OFDM, OFDM Flash, sOFDMA e OFDMA) existem.
A multiplexação por divisão de freqüência ortogo-nal (OFDM) envolve a divisão de um sinal de rádio em múlti-plos sub-sinais menores que são então transmitidos simulta-neamente em diferentes freqüências para um receptor. OFDM serefere a uma forma de transmissão por múltiplos transporta-dores onde todos os sub-transportadores são ortogonais comrelação um ao outro. Determinados padrões IEEE e padrões3GPP são relacionados com vários aspectos de OFDM.
As Figuras 1 e 2 ilustram um quadro típico que éutilizado em OFDM. Um quadro possui uma duração de tempo de10 ms (milisegundos) e consiste de 20 sub-quadros, cada umpossuindo uma duração de tempo de 0,5 ms. Cada sub-quadropode consistir de um bloco de recurso (RB) que contém dadosou. informação, e um prefixo cíclico (CP) que é um intervalode proteção necessário para a modulação OFDM convencional(mas não necessário para OFDM com formatação de pulso, issoé, 0FDM/OQAM) . A duração do sub-quadro corresponde ao .TTI deligação inferior mínimo (Intervalo de Tempo de Transmissão).
A Figura 3 ilustra uma estrutura de sinal de refe-rência em ligação inferior básica consistindo de símbolos dereferência conhecidos. Isso é, um mapeamento dos símbolos decanal físico no domínio de freqüência é ilustrado. Em outraspalavras, a informação modulada por dados e intercalada, co-dificada por canal (isso é, informação de Camada 3) é mapea-da em símbolos de freqüência/tempo OFDM. Os símbolos OFDMpodem ser organizados em vários (M) sub-transportadóres con-secutivos para um número (N) (de símbolos OFDM consecutivos.
Aqui, é considerado que existam 7 símbolos OFDMpor sub-quadro (quando o comprimento CP é curto) . No caso deum CP longo ou uma estrutura de quadro diferente, essa es-trutura de sinal de referência em ligação inferior pode serligeiramente diferente.
Os símbolos de referência (isso é, os primeirossímbolos de referência) estão localizados no primeiro símbo-lo OFDM de cada sub-quadro designado para transmissão em li-gação inferior. Isso é válido para ambos FDD e TDD, além depara ambos CP longo e curto. Os símbolos de referência adi-cionais (isso é, segundos símbolos de referência) estão lo-calizados no terceiro último símbolo OFDM de cada sub-quadrodesignado para transmissão em ligação inferior. Essa é a li-nha de base para ambos FDD e TDD, além de para ambos os CPlongo e curto. No entanto, para FDD, uma avaliação de se ossegundos símbolos de referência são necessários deverá serrealizada.
A Figura 4 ilustra uma estrutura ilustrativa de umSistema de Telecomunicação Móvel Universal Evoluído (E-ÜMTS) . O sistema E-UMTS é um sistema que evoluiu do sistemaUMTS, e seu trabalho de padronização é atualmente realizadopela organização de padrões 3GPP.
A rede E-UMTS geralmente compreende pelo menos umterminal móvel (isso é, equipamento de usuário: UE), esta-ções base (isso. é, Nós Β) , um servidor de plano de controle(CPS) que realiza funções de controle de rádio (sem fio),uma entidade de gerenciamento de recurso de rádio (RRM) querealiza as funções de gerenciamento de recurso de rádio, umaentidade de gerenciamento de mobilidade (MME) que realiza asfunções de gerenciamento de mobilidade para um terminal mó-vel, e um circuito de acesso (AG) que está localizado em umaextremidade da rede E-UMTS e conecta com uma ou mais redesexternas. Aqui, pode ser compreendido que os nomes particu-lares das várias entidades de rede não estão limitados aosmencionados acima.
As várias camadas do protocolo de interface de rá-dio entre o terminal móvel e a rede podem ser divididas emL1 . (Camada 1) , L2 (Camada 2) e L3 (Camada 3) com base nastrês camadas inferiores do modelo padrão de Interconexão deSistema Aberto (OSI) que é conhecido no campo dos sistemasde comunicação. Dentre essas camadas, uma camada física queé parte da Camada 1 fornece um serviço de transferência deinformação utilizando um canal físico, enquanto uma camadade Controle de Recurso de Rádio (RRC) localizada na Camada 3realiza a função de controle dos recursos de rádio entre oterminal móvel e a rede. Para fazer isso, a camada RRC per-muta mensagens RRC entre o terminal móvel e a rede. As fun-ções da camada RRC podem ser distribuídas entre e realizadasdentro do Nó B, CPS/RRM e/ou MME.
As Figuras 5 e 6 ilustram uma arquitetura ilustra-tiva do protocolo de interface de rádio entre o terminal mó-vel e a UTRAN (Rede de Acesso de Rádio Terrestre UMTS). 0protocolo de interface de rádio das figuras 5 e 6 é consti-tuído horizontalmente por uma camada física, uma camada deconexão de dados, e uma camada de rede, e constituído verti-calmente por um plano de usuário para transmissão de dadosde usuário e um plano de controle para transferência de si-nalização de controle. A camada de protocolo de interface derádio das figuras 5 e 6 pode ser dividida em Ll (Camada 1),L2 (Camada 2) e L3 (Camada 3) com base nas três camadas in-feriores do modelo de padrões de Interconexão de Sistema A-berto (OSI) que é conhecido no campo de sistemas de comuni-cação .
As camadas particulares do plano de controle deprotocolo de rádio da figura 5 e do plano de usuário de pro-tocolo de rádio da figura 6 serão descritas abaixo. A camadafísica (isso é, Camada 1) utiliza um canal físico para for-necer um serviço de .transferência de informação para uma ca-mada mais alta. A camada física é conectada a uma camada decontrole de acesso a meio (MAC) localizada acima da mesmaatravés de um canal de transporte, e dados são transferidosentre a camada física e a camada MAC através do canal detransporte. Além disso, entre as camadas físicas respectiva-mente diferentes, isso é, entre as camadas físicas respecti-vas do lado de transmissão (transmissor) e o lado de recep-ção (receptor), os dados são transferidos através de um ca-nal físico.
A camada MAC da Camada 2 fornece serviços para umacamada de controle de conexão de rádio (RLC) (que é uma ca-mada superior) através ue um canal lógico. A camada RLC daCamada 2 suporta a transmissão de dados de forma confiável.Deve-se notar que a camada RLC nas figuras 5 e 6 é apresen-tada por linhas pontilhadas, visto que se as funções RLC fo-rem implementadas e realizadas pela camada MAC, a camada RLCpropriamente dita não precisa existir. A camada PDCP da Ca-mada 2 realiza uma função de compressão de cabeçalho que re-duz a informação de controle desnecessária de forma que osdados sendo transmitidos pelo emprego de pacotes de protoco-lo Internet (IP), tal como IPv4 ou ΙΡνβ, possam ser enviadosde forma eficiente através de uma interface de rádio (semfio) que possui uma largura de banda relativamente pequena.
A camada de controle de recursos de rádio (RRC)localizada na posição mais inferior da Camada 3 é apenas de-finida no plano de controle, e manuseia o controle dos ca-nais lógicos, canais de transporte e canais físicos com re-lação à configuração, reconfiguração e liberação de suportesde rádio (RB). Aqui, RB se refere a um serviço que é forne-cido pela Camada 2 para transferência de dados entre o ter-minal móvel e a UTRAN.
Quanto aos canais utilizados na transmissão em li-gação inferior para transmissão de dados a partir da redepara o terminal móvel, existe um canal de difusão (BCH) uti-lizado para a transmissão de informação de sistema, e um ca-nal compartilhado (SCH) utilizado para transmissão de tráfe-go de usuário ou mensagens e controle. Quanto aos canais u-tilizados na transmissão em ligação superior para transmis-são de dados a partir do terminal móvel par a rede, existeum canal de acesso randômico (RACH) utilizado para a trans-missão de uma mensagem de controle inicial, e um canal com-partilhado (SCH) utilizado para transmissão de mensagens detráfego de usuário ou controle.
Descrição da Invenção
Problema Técnico
Antes do envio de dados para um terminal móvel emparticular, um indicador (que informa antecipadamente queuma mensagem de notificação para um serviço de multidifusãoe difusão será transmitido) é transmitido através de um ca-nal separado (distinto). Em adição a esse canal, o terminalmóvel deve receber também outros canais, tal como um canalde difusão utilizado para transmitir periodicamente a infor-mação do sistema. Visto que existe um número total grande decanais que um terminal móvel deve receber devido às trans-missões através de canais separados (distintos) de acordocom cada tipo de finalidade, problemas relacionados com ope-rações mais complicadas do terminal móvel e um desperdíciode recursos de terminal móvel ocorrem.
Solução Técnica
A presente invenção foi desenvolvida a fim de sesolucionar os problemas descritos acima da técnica relacio-nada. Como resultado disso, a presente invenção fornece ummétodo de processamento da informação de controle de formaque as operações de um terminal móvel possam ser simplifica-das e permite ó uso eficiente de recursos para o terminalmóvel.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 ilustra uma estrutura ilustrativa de umquadro utilizado em OFDM;
A Figura 2 ilustra uma estrutura ilustrativa de umsub-quadro dentro do quadro da figura 1;
A Figura 3 ilustra um exemplo de como símbolos dedados e referência para OFDM podem ser expressos no domíniode freqüência e domínio de tempo;
A Figura 4 ilustra uma visão geral de uma arquite-tura de rede E-UMTS;
A Figura 5 e a figura 6 ilustram uma estrutura i-lustrativa (arquitetura) de um protocolo de interface de 'rá-dio entre um terminal móvel e uma UTRAN de acordo com o pa-drão de rede de acesso de rádio 3GPP;
A Figura 7 é um diagrama para explicar as caracte-rísticas da presente invenção ilustrando onde os blocos deinformação de controle e recursos podem ser localizados den-tro de cada sub-quadro com relação à freqüência e tempo;
A Figura 8 é um diagrama utilizado para explicarum método de transmissão e recepção de informação de contro-le de acordo com uma modalidade ilustrativa da presente in-venção;
A Figura 9 é um diagrama utilizado para explicarum método de transmissão e recepção de informação de contro-le de acordo com outra modalidade ilustrativa da presenteinvenção;
A Figura 10 é um diagrama utilizado para explicara informação de um FCCH de acordo com uma modalidade ilus-trativa da presente invenção;
A Figura 11 ilustra um método de recepção de dadospara um terminal móvel de acordo com uma modalidade ilustra-tiva da presente invenção.
Modo, para a Invenção
Um aspecto da presente invenção é o reconhecimentopor parte dos inventores dos problemas e desvantagens datécnica relacionada descritos acima e explicados em mais de-talhes posteriormente. Com base em tal reconhecimento, ascaracterísticas da presente invenção foram desenvolvidas.
Na técnica relacionada, pode ser dito que a infor-mação de sistema é sempre fixa ou não flexível. Tal formatofixo permite que um terminal móvel detecte facilmente e leiaadequadamente a informação do sistema transmitida a partirda rede.
Em contraste, as características da presente in-venção permitem que pelo menos algumas partes da informaçãodo sistema sejam alteradas dinamicamente (ou de forma flexí-vel) . Indicadores adequados são incluídos de forma que umterminal móvel possa detectar adequadamente e ler a informa-ção de sistema dinâmica (flexível). Como resultado disso, ainformação de sistema adicional pode ser adicionada como de-sejado a fim de suportar a evolução e avanços técnicos, que,dessa forma, permite aperfeiçoamentos futuros ou expansãocontinuada da informação de sistema atualmente utilizada.
Deve-se notar que as características da presenteinvenção estão relacionadas com assuntos referentes à evolu-ção de longo prazo (LTE) do padrão 3GPP. Como tal, 3GPP TS25.813 (LTE TR) e suas seções relacionadas ou partes dasmesmas, além de vários aperfeiçoamentos em desenvolvimentopertencem à presente invenção. Tais aperfeiçoamentos e evo-lução resultaram no uso de um prefixo particular (a letra E)quando da rotulação de várias entidades de rede (por exem-plo, eNó Β) , camadas de protocolo, canais e similares. Noentanto, pode ser claramente compreendido que tal rotulaçãoe outra terminologia são meramente ilustrativos e dessa for-ma podem ser alterados (ou esclarecidos posteriormente) comoresultado das discussões em andamento e futuras.
A Figura 7 é um diagrama para explicar as caracte-rísticas da presente invenção ilustrando onde a informaçãode controle e blocos de recurso podem estar localizados den-tro de cada sub-quadro com relação à freqüência e ao tempo.
A estrutura (formato) de um. sub-quadro com relaçãoao domínio de freqüência e ao domínio de tempo pode ser com-preendida a partir da figura 7. Isso é, um único sub-quadropossui uma duração de tempo de 0,5 ms com 7 símbolos OFDM(partes) no mesmo.
Na primeira parte do sub-quadro, a informação decontrole (isso é, informação de controle L1/L2, FCCH, SCCH,etc.) é incluída, enquanto que os blocos de recurso (RBs)que podem estar na forma de uma ou mais partes podem ser lo-calizados na parte restante do sub-quadro. Aqui, um bloco derecurso pode ocupar toda a duração de tempo do sub-quadro(excluindo a duração de tempo para a informação de controle)ou alguma duração de tempo parcial. Além disso, cada blocode recurso (RB) pode utilizar uma faixa de freqüência emparticular (isso é, um número particular de sub-transportadores).
0 eixo geométrico de freqüência pode ser referidocomo largura de banda de célula escalonável, que possui ti-picamente uma faixa de freqüência de 1,25~20 MHz. Uma plura-lidade de sub-transportadores existe na largura de banda decélula escalonável. Dessa faixa de freqüência, uma chamadafreqüência central (de aproximadamente 10 MHz) é basicamenteutilizada na transmissão de informação de sistema.
Na técnica relacionada, tal informação de sistemaé considerada fixa. Apesar disso permitir que o terminalleia facilmente a informação do sistema, a adição de novainformação de sistema não é possível. Em contraste, a pre-sente invenção permite que pelo menos parte da informação desistema seja flexível (ou dinâmica).
Para se fazer isso, a presente invenção divide (ousepara ou distingue) a informação de sistema em informaçãode sistema primária (por exemplo, Bloco de Informação Prin-cipal: MIB) e informação de sistema não primaria (ou secun-dária) (por exemplo, Bloco de Informação de Sistema: SIB).
O MIB é transmitido de forma estática (por exem-plo, através de um BCH para transmissão fixa), enquanto oSIB é transmitido de forma dinâmica (por exemplo, através deum SCH de ligação inferior para transmissão dinâmica). Aqui,a transmissão de forma dinâmica significa que diferentesfaixas de freqüência e durações de tempo podem ser utilizadas.
Para cada quadro, MIB contém informação sobre ondecada SIB está localizado. Isso é, a faixa de freqüência emparticular (isso é, sub-transportadores) e duração de tempoparticular (isso é, símbolos) para cada SIB é especificadopara permitir que o terminal (UE) leia adequadamente os SIBsadequados. Por exemplo, o MIB pode indicar que um UE parti-cular (por exemplo, UE No. 11) deve ler um bloco de recursoem particular (por exemplo, RB No. 3). Aqui, o RB No. 3 tam-bém pode ser expresso como a informação localizada em deter-minados sub-transportadores e determinados símbolos (por e-xemplo, nos sub-transportadores No. 13-60 e símbolos No. 3~5).
De forma similar, para cada sub-quadro dentro deum quadro, a informação de controle (localizada na primeiraparte) contém informação sobre onde cada bloco de recurso(RB) está localizado. Isso é, a faixa de freqüência e dura-ção de tempo em particular para cada RB é especificado parapermitir que o terminal (UE) leia adequadamente os RBs adequados.Os conceitos acima geralmente apresentados na fi-gura 7 serão explicados em maiores detalhes na descrição aseguir com referência às figuras 8 a 11.
A Figura 8 é um diagrama utilizado para explicarum método de transmissão e recepção de informação de contro-le de acordo com uma modalidade ilustrativa da presente in-venção. A rede transmite um canal de controle de quadro(FCCH) em cada período particular (isso é, um primeiro perí-odo) . Doravante, o período particular será referido comoquadro.
Deve-se notar que o FCCH também pode ser descritoem termos diferentes. Isso é, a informação de controletransmitida pela rede pode ser chamada de informação de con-trole L1/L2, FCCH, SCCH, ou similar. Doravante, tal informa-ção de controle será basicamente referida com FCCH, meramen-te para fins de explicação (apesar de a informação de con-trole e SCCH também serem descritos).
Como ilustrado na figura 8, um MIB (Bloco de In-formação Principal) é repetidamente transmitido a cada se-gundo período, que é diferente do primeiro período menciona-do acima. O MIB inclui a informação de programação para umSIB (Bloco de Informação de Sistema) que transmite informa-ção de sistema e outros blocos de recurso (RBs) para cadatipo de informação de controle. Isso é, o MIB fornece infor-mação de programação relacionada com qual freqüência e qualtempo é utilizado para transmitir cada tipo de informação decontrole, tal como múltiplas SIBs, e similares. O segundoperíodo pode ser maior do que o primeiro período. O MIB podeser transmitido no primeiro quadro do período no qual o MIBdeve ser transmitido.
Aqui, o FCCH que é transmitido em cada quadro podeinformar sobre se os dados transmitidos na duração de tempocorrespondente (quadro) é uma mensagem de controle comum,uma mensagem de controle dedicada para um terminal móvel emparticular, dados comuns, ou dados dedicados para um termi-nal móvel em particular. Além disso, o FCCH informa sobre emqual freqüência e em qual tempo dentro do quadro que umamensagem de controle ou dados da informação de controle étransmitida.
O terminal móvel recebe periodicamente o FCCH emcada primeiro período. Se o FCCH de um quadro particular in-dicar a transmissão de um MIB, o terminal móvel recebe o MIBna freqüência e tempo correspondentes de acordo com a infor-mação de programação incluída na informação de indicadortransmitida através do FCCH. Por referência ao MIB, o termi-nal móvel pode obter informação de programação para mensa-gens em particular, mensagens de indicador em particular, esimilares. Através de tal informação de programação o termi-nal móvel pode determinar qual freqüência e que tempo foramutilizados para transmitir um SIB em particular ou similar.De acordo com tal informação de programação, o terminal mó-vel pode receber uma mensagem com relação ao SIB, e o servi-ço assinado que deve receber.
0 MIB pode incluir um identificador de terminalmóvel ou um identificador de serviço, ou pode incluir um in-dicador que indica tal identificador.A Figura 9 é um diagrama utilizado para explicarum método de transmissão e recepção de informação de contro-le de acordo com outra modalidade ilustrativa da presenteinvenção. Uma célula que suporta as freqüências de bandalarga com uma largura de banda de 10 ou 20 MHz, pode forne-cer uma largura de banda de sistema de freqüências de bandaestreita para um terminal móvel operando nas freqüências debanda estreita tal como 1,25 MHz, 2,5 MHz ou similar. Nessecaso, como ilustrado na figura 9, uma largura de banda cen-trai das freqüências de banda larga é tipicamente utilizadapara a largura de banda do sistema. Aqui, MIB, SIBs e simi-lares devem todos ser transmitidos na largura de banda dosistema. No entanto, SIBs que transmitem a informação desistema em particular podem ser transmitidos fora da largurade banda do sistema.
0 FCCH (ou outro tipo de informação de sistema co-mo informação de controle L1/L2, SCCH, etc.) transmitido emcada quadro indica se os dados transmitidos na duração detempo correspondente (quadro) é um MIB, um SIB ou similar.Além disso, o FCCH informa sobre em que freqüência e com quetempo dentro do quadro cada mensagem ou dado é transmitido.O FCCH pode ser transmitido depois de ser dividido em umFCCH para largura de banda de sistema e um FCCH para largurade banda de não sistema. De acordo, um terminal móvel queapenas recebe a largura de banda do sistema pode receber oFCCH para largura de banda de sistema para obter informaçãode cada dado ou mensagem que é transmitido através da largu-ra de banda do sistema. Além disso, um terminal móvel querecebe a largura de banda de não sistema pode receber o FCCHpara largura de banda de não sistema para obter informaçãosobre cada dado ou mensagem que é transmitido através dalargura de banda de não sistema.
Em outras palavras, os conceitos ilustrados na fi-gura 9 são para manusear a situação para os terminais móveisno modo inativo.
A rede (sistema) suporta a largura de banda de cé-lula de 20 MHz, enquanto um terminal móvel tipicamente sópode suportar uma faixa de largura de banda de 10 MHz. Dessaforma, a informação de controle L1/L2 precisa ser transmiti-da em determinadas unidades (uma faixa de freqüência) talcomo, uma faixa de 10 MHz,. 5 MHz, ou similar. Como resultadodisso, pode haver três situações para as faixas de freqüên-cia utilizadas pelo terminal móvel para leitura de dados.Isso é, da largura de banda de célula escalonável de 20 MHz,o terminal móvel pode ler uma das três faixas de freqüência,isso é, os 10 MHz inferiores, os 10 MHz superiores, ou 10MHz intermediários.
Para os terminais móveis no modo conectado RRC,visto que a célula particular na qual o terminal móvel demodo conectado está localizado é conhecida, qualquer uma dastrês faixas de 10 MHz e a comutação adequada entre essastrês faixas de 10 MHz é possível. No entanto, para um termi-nal móvel no modo inativo, visto que a célula particular naqual o terminal está localizado não é conhecida, apenas umadessas três faixas de 10 MHz pode ser utilizada (tipicamen-te, a faixa de 10 MHz intermediária é utilizada) . Enquantoisso, a largura de banda fora da faixa de 10 MHz intermediá-ria pode ser utilizada para transmissão e recepção de blocosde recursos para terminais móveis no modo conectado.
Aqui, apesar de a modalidade ilustrativa acima comreferência à figura 9 ser descrita para faixas de 10 MHz, écontemplado que a largura de banda de célula escalonável deMHz também pode ser dividida em unidades de 5 MHz.
A Figura 10 é um diagrama utilizado para explicara informação que constitui a informação de controle (isso é,um FCCH) de acordo com uma modalidade ilustrativa da presen-te invenção. O FCCH fornece para o terminal móvel, váriostipos de informação de controle relacionados com dados emensagens de controle transmitidos durante o período corres-pondente (isso é, durante o quadro correspondente). Aqui, oFCCH é ilustrado como sendo constituído de cinco partes FCCHdiferentes. No entanto, isso é meramente ilustrativo, e onúmero de partes FCCH pode variar de acordo.
Com referência à figura 10, a primeira parte FCCHé um MAP FCCH que informa sobre a freqüência e tempo datransmissão FCCH, um comprimento da informação FCCH, parâme-tros de recurso de rádio necessários para o recebimento dainformação FCCH, e similares. Tal MAP FCCH pode ser incluin-do sempre em cada quadro. Na presente invenção, cada quadropode incluir todos os tipos de FCCHs ou pode incluir apenaspartes dos mesmos. O MAP FCCH pode informar sobre se ou nãoos quatro tipos restantes de partes FCCH (excluindo o MAPFCCH) são transmitidos no quadro correspondente.
A segunda parte FCCH é um Modo Inativo FCCH (DL)que inclui informação de controle necessária a fim de rece-ber a informação de controle de ligação inferior quando oterminal móvel está no modo inativo. Essa segunda parte FCCHpode ser incluída em um quadro correspondente quando a in-formação de controle a ser transmitida em ligação inferiorexiste no quadro. A informação de controle relacionada comas mensagens de controle comuns tal como MIB, SIB, etc. podeser incluída nessa segunda parte FCCH. Além disso, o MIB,SIB, etc., podem ser incluídos nessa segunda parte FCCH.
A terceira parte FCCH é um Modo Inativo FCCH (UL)que inclui informação de controle necessária a fim de setransmitir a informação de controle em ligação superiorquando o terminal móvel está no modo inativo. Essa terceiraparte FCCH pode incluir informação que é necessária para astransmissões de acesso randômico em ligação superior. Quandoo terminal móvel transmite uma mensagem de acesso randômico,a rede pode transmitir uma resposta - para a mensagem de acesorandômico através, dessa terceira parte FCCH. Além disso, aterceira parte FCCH pode ser utilizada para informar que umaresposta à mensagem de acesso randômico está sendo transmi-tida no quadro que é utilizado para transmitir a terceiraparte FCCH, e para se fazer isso, a terceira parte FCCH in-clui informação de controle relacionada com tal resposta àmensagem de acesso randômico.
A quarta parte FCCH inclui a informação de contro-le necessária a fim de receber a informação de controle deligação inferior quando o terminal móvel está no modo ativo.Essa quarta parte FCCH pode incluir informação de controlede uni canal compartilhado em ligação inferior (SCH) que étransmitida em um quadro correspondente.
A quinta parte FCCH inclui a informação de contro-le necessária para transmitir a informação de controle emligação superior quando o terminal móvel está no modo ativo.Essa quinta parte FCCH pode incluir a informação de controlede um canal compartilhado de ligação superior (SCH) que étransmitido em um quadro correspondente.
O terminal móvel recebe periodicamente o MAP FCCHe pode verificar par ver se o quadro correspondente contémquaisquer dados ou informação que deseja receber. Depois dorecebimento do MAP FCCH, quando terminal móvel está no modoinativo, apenas as segunda ε terceira partes FCCH são rece-bidas. Quando o terminal móvel está no modo ativo, apenas asquarta e quinta partes FCCH são recebidas.
A fim de informar sobre a informação de controleque é necessária para as transmissões de multidifusão e di-fusão, a rede pode adicionar ou transmitir outras partesFCCH como necessário.
A Figura 11 ilustra um método de recepção de dadospara um terminal móvel de acordo com uma modalidade ilustra-tiva da presente invenção. Com referência à figura 11, o ca-nal SCCH (isso é, informação de controle) é transmitido uti-lizando uma freqüência e um tempo respectivamente diferentesdos do SCH, e é transmitido uma vez por cada sub-quadro. Umsub-quadro tem 0,5 ms de duração e o canal SCCH é transmiti-do pela utilização de um ou dois símbolos.que constituem osub-quadro correspondente. Um único sub-quadro consiste de 6ou 7 símbolos e símbolos respectivamente diferentes consti-tuem períodos de tempo respectivamente diferentes (dura-ções) .
Na Figura 11, o canal SCCH que é transmitido em umúnico sub-quadro, transmite a informação de controle rela-cionada com um canal SCH do sub-quadro correspondente. A in-formação de controle transmitida através do canal SCCH podecompreender um identificador de terminal móvel (identidade),um identificador de serviço de multidifusão (identidade) eum identificador de canal lógico (identidade). 0 identifica-dor de canal lógico pode informar se os dados transmitidosem um sub-quadro do canal SCH correspondente são dados paraum canal dedicado de terminal móvel (por exemplo, DCCH ouDTCH) ou dados para um canal comum. Em particular, se os da-dos são para um canal comum, o identificador de canal lógicoinforma sobre o tipo de canal comum (isso é, BCCH, PCCH,MCCH, MTCH ou CCCH).
O terminal móvel pode receber o canal SCCH de for-ma periódica ou em cada sub-quadro. Para fazer isso, a esta-ção base (eNó B) transmite informação periódica para o ter-minal móvel. Então, o terminal móvel pode receber os sub-quadros do canal SCCH de forma periódica de acordo com a in-formação de período fornecida a partir da estação base.
O terminal móvel obtém o identificador de canallógico através do canal SCCH recebido e por meio do identi-ficador de canal lógico obtido, o terminal móvel pode deter-minar se os dados transmitidos através do canal SCH são da-dos para um canal dedicado ou dados para um dentre um BCCH,PCCH, MCCH, MTCH ou CCCH (isso é, um canal comum).
Se o identificador de canal lógico indicar um ca-nal comum, o terminal móvel recebe o sub-quadro do canal SCHcorrespondente e dessa forma recebe os dados do canal comum.
Deve-se notar que as figuras de 1 a 11 ilustrammodalidades ilustrativas para um quadro de 10 ms possuindovinte sub-quadros de 0,5 ms. No entanto, as característicasda presente invenção são claramente aplicáveis a outras téc-nicas que empregam outros tamanhos de quadro. Por exemplo,um tamanho de quadro de 5 ms pode ser utilizado, e para su-portar técnicas LTE (de Evolução de Longo Prazo), um tamanhode quadro de 0,5 ms pode ser utilizado.
Com relação aos efeitos da presente invenção, arede sem fio pode, de antemão, informar (através de um únicocanal indicador) sobre a transmissão da informação de con-trole comum (tal como mensagens particulares, informação desistema, ou similares). Um terminal móvel de rádio pode re-ceber periodicamente o único canal indicador para, dessaforma, receber a informação de controle comum pela utiliza-ção da informação de controle do canal indicador. Pela uti-lização de tais procedimentos, as operações do terminal mó-vel podem ser simplificadas e os recursos do terminal móvelpodem ser utilizados de forma mais eficiente.
Adicionalmente, como a presente invenção forneceinformação sobre onde cada bloco de recurso (RB) está loca-lizado com relação aos domínios de freqüência e tempo, a in-formação de sistema, informação de controle, e similares po-dem ser processadas de uma forma dinâmica e flexível, para,dessa forma, suportar várias capacidades aperfeiçoadas. Alémdisso, quando a programação seletiva de freqüência é reali-zada, a adaptação aperfeiçoada às mudanças de canal pode seralcançada.
A presente invenção fornece um método de processa-mento de informação de sistema (ligação inferior) para umterminal móvel, o método compreendendo: recebimento de in-formação de sistema primário de forma estática; e recebimen- to de informação de sistema não primária de forma dinâmicacom base na informação de sistema primaria.
A forma dinâmica pode ser baseada em pelo menos umdentre freqüência, tempo e tamanho da informação de sistemanão primária. A informação de sistema primária pode incluirinformação de programação que indica pelo menos uma dentreuma característica de tempo e uma característica de freqüên-cia da informação não primária de sistema. A informação pri-mária do sistema pode compreender adicionalmente um indica-dor para indicar um terminal particular. A característica detempo e a característica de freqüência podem indicar uma lo-calização de cada informação de sistema não primária a serlida pelo terminal em particular. 0 indicador pode compreen-der pelo menos um dentre um identificador de terminal, umidentificador de serviço, e um identificador de canal lógi-co. A informação não primária de sistema pode se referir àinformação de controle. A informação de controle pode serutilizada par ler os dados reais. A característica de tempopode se referir a símbolos, e a informação de freqüência serefere a sub-transportadores. A informação não primária estána forma de pelo menos um bloco de recurso. A informaçãoprimária de sistema pode estar na forma de um bloco de in-formação principal (MIB), e a informação não primária desistema está na forma de um bloco de informação de sistema(SIB) . 0 MIB também contém informação de tamanho de um SIB.
Além disso, a presente invenção fornece um métodode processamento (ligação inferior) de informação de sistemapara uma rede, o método compreendendo: a transmissão de in-formação primária de sistema de forma estática; e a trans-missão de informação não primária de sistema de uma formadinâmica com base na informação primária de sistema.
A forma dinâmica pode ser baseada em pelo menos umdentre freqüência, tempo e tamanho da informação não primá-ria de sistema. A informação primária de sistema pode inclu-ir informação de programação que indica pelo menos uma den-tre característica de tempo e característica de freqüênciada informação não primária de sistema. A informação primáriade sistema pode compreender adicionalmente um indicador paraindicar um terminal particular. A característica de tempo ea característica de freqüência podem indicar uma localizaçãode cada informação não primária de sistema a ser lida peloterminal em particular. 0 indicador pode compreender: pelomenos um dentre um identificador de terminal, um identifica-dor de serviço e um identificador de canal lógico. A infor-mação não primária do sistema pode se referir à informaçãode controle. A informação de controle pode ser utilizada pa-ra ler dados reais. A característica de tempo se refere asímbolos, e a informação de freqüência pode se referir asub-transportadores. A informação não primária pode estar naforma de pelo menos um bloco de recurso. A informação desistema primária pode estar na forma de um bloco de informa-ção principal (MIB) e a informação não primária de sistemaestá na forma de um bloco de informação de sistema (SIB) . 0MIB também pode conter informação de tamanho de um SIB.
Adicionalmente, a presente invenção fornece umaestrutura de quadro utilizada para o processamento da infor-mação de sistema, a estrutura compreendendo: um primeirosub-quadro contendo informação primária estática de sistemae um ou mais sub-quadros subseqüentes contendo pelo menosuma informação não primaria dinâmica de sistema, onde a in-formação primária estática de sistema inclui informação deprogramação que indica a informação de tempo e freqüência dainformação não primária do sistema.
A informação primária estática do sistema podecompreender adicionalmente um indicador para indicar um ter-minal em particular. A informação de tempo e freqüência podeindicar uma localização de cada informação não primária di-nâmica do sistema a ser lida pelo terminal particular. 0 in-dicador pode compreender pelo menos um dentre um identifica-dor de terminal, um identificador de serviço e um identifi-cador de canal lógico. A informação não primária de sistemapode se referir à informação de controle. A informação decontrole pode ser utilizada para ler os dados reais. A in-formação de'tempo pode se referir a símbolos, e a informaçãode freqüência se refere a sub-transportadores. A informaçãonão primária dinâmica pode estar na forma de pelo menos umbloco de recurso. A informação primária estática de sistemapode estar na forma de um bloco de informação principal(MIB) e a informação não primária dinâmica de sistema estána forma de um bloco de informação de sistema (SIB) . 0 MIBtambém pode conter informação de tamanho de um SIB. A infor-mação não primária de sistema pode compreender informação decontrole que inclui informação separada para operação em mo-do inativo e modo ativo de um terminal móvel.
Essa especificação descreve várias modalidades i-lustrativas da presente invenção. 0 escopo das reivindica-ções deve cobrir as várias modificações e disposições equi-valentes das modalidades ilustrativas descritas na especifi-cação. Portanto, as reivindicações a seguir devem receber ainterpretação razoavelmente mais ampla para cobrir modifica-ções, estruturas equivalentes, e características que sãoconsistentes com o espírito e escopo da invenção descritaaqui.

Claims (35)

1. Método para o processamento de informação desistema para um terminal móvel, o método sendo CARACTERIZADOpelo fato de compreender:o recebimento de informação primária de sistema deforma estática; eo recebimento de informação não primária de siste-ma de forma dinâmica com base na informação primária de sis-tema.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de a forma dinâmica ser baseada empelo menos um dentre freqüência, tempo e tamanho da informa-ção não primária de sistema,
3. Método, de acordo com- a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de a informação primária de sistemaincluir a informação de programação que indica pelo menosuma dentre uma característica de tempo e uma característicade freqüência da informação não primária de sistema.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADO pelo fato de a característica de tempo e a ca-racterística de freqüência indicarem uma localização da in-formação não primária de sistema a ser lida pelo terminal emparticular.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4,CARACTERIZADO pelo fato de a informação primária de sistemacompreender adicionalmente um indicador para indicar um ter-minal em particular.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de o indicador compreender pelo me-nos um dentre um identificador de terminal, um identificadorde serviço e um identificador de canal lógico.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de a informação não primária de sis-tema se referir à informação de controle.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7,CARACTERIZADO pelo fato de a informação de controle ser uti-lizada para ler os dados reais.
9. Método, de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADO pelo fato de a característica de tempo se re-ferir a símbolos e a característica de freqüência se referira sub-transportadores.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de a informação não primária do sis-tema estar na forma de pelo menos um bloco de recurso.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de a informação primária de sistemaestar ria forma de um bloco de informação principal (MIB) e ainformação não primaria de sistema estar na forma de um blo-co de informação de sistema (SIB).
12. Método, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de o MIB conter também informação detamanho de um SIB.
13. Método de processamento de informação de sis-tema para uma rede, o método sendo CARACTERIZADO pelo fatode compreender:a transmissão de informação primária de sistema deforma estática; ea transmissão de informação não primária de siste-ma de forma dinâmica com base na informação primária de sis-tema.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de a forma dinâmica ser baseada empelo menos um dentre freqüência, tempo e tamanho da informa-ção não primária de sistema.
15. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de a informação primária de sistemaincluir a informação de programação que indica pelo menosuma dentre uma característica de tempo e uma característicade freqüência da informação não primária de sistema.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de a informação de sistema primáriacompreender adicionalmente um indicador para indicar um ter-minal em particular.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de a característica de tempo e a ca-racterística de freqüência indicarem uma localização da in-formação não primária de sistema a ser lida pelo terminal emparticular.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de o indicador compreender pelo me-nos um dentre um identificador de terminal, um identificadorde serviço e um identificador de canal lógico.
19. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de a informação não primária de sis-tema se referir à informação de controle.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de a informação de controle ser uti-lizada para ler os dados reais.
21. Método, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de a característica de tempo se re-ferir a símbolos e a característica de freqüência se referira sub-transportadores.
22. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de a informação não primária de sis-tema estar na forma de pelo menos um bloco de recurso.
23. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de a informação primária de sistemaestar na forma de um bloco de informação principal (MIB) e ainformação não primária de sistema estar na forma de um blo-co de informação de sistema (SIB).
24. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de o MIB conter também a informaçãode tamanho de um SIB.
25. Estrutura de quadro utilizada para o processa-mento de informação de sistema, a estrutura sendoCARACTERIZADA pelo fato de compreender:um primeiro sub-quadro contendo informação primá-ria estática de sistema; eum ou mais sub-quadros subseqüentes contendo pelomenos uma informação não primária dinâmica de sistema;onde a informação primária estática de sistema in-clui informação de programação que indica a informação detempo e freqüência da informação não primária de sistema.
26. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação primária estática desistema compreender adicionalmente um indicador para indicarum terminal em particular.
27. Estrutura, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADA pelo fato de a informação de tempo e freqüên-cia indicar uma localização de cada informação não primáriadinâmica de sistema a ser lida pelo terminal em particular.
28. Estrutura, de acordo com a reivindicação 26,CARACTERIZADA pelo fato de o indicador compreender: pelo me-nos um dentre um identificador de terminal, um identificadorde serviço, e um identificador de canal lógico.
29. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação não primária de sis-tema se referir à informação de controle.
30. Estrutura, de acordo com a reivindicação 29,CARACTERIZADA pelo fato de a informação de controle ser uti-lizada para ler os dados reais.
31. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação de tempo se referira símbolos e a informação de freqüência se referir a sub-transportadores.
32. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação não primária dinâmi-ca estar na forma de pelo menos um bloco de recurso.
33. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação primária estática desistema estar na forma de um bloco de informação principal(MIB), e a informação não primária dinâmica de sistema estarna forma de um bloco de informação de sistema (SIB).
34. Estrutura, de acordo com a reivindicação 33,CARACTERIZADA pelo fato de o MIB conter também informação detamanho de um SIB.
35. Estrutura, de acordo com a reivindicação 25,CARACTERIZADA pelo fato de a informação não primária de sis-tema compreender informação de controle que inclui informa-ção separada para a operação em modo inativo e modo ativo deum terminal móvel.
BRPI0617778-6A 2005-10-31 2006-10-25 método para processamento de informação de controle em um sistema de comunicação móvel sem fio BRPI0617778A2 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US73228805P 2005-10-31 2005-10-31
US73208005P 2005-10-31 2005-10-31
US60/732.288 2005-10-31
US60/732.080 2005-10-31
KR20050103510A KR100921458B1 (ko) 2005-10-31 2005-10-31 무선 이동통신 시스템에서의 제어정보 전송 및 수신 방법
KR10-2005-0103510 2005-10-31
KR1020060063139A KR101005681B1 (ko) 2005-10-31 2006-07-05 이동통신 단말의 제어정보 수신 및 전송 방법
KR10-2006-0063139 2006-07-05
PCT/KR2006/004370 WO2007052916A1 (en) 2005-10-31 2006-10-25 Method for processing control information in a wireless mobile communication system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617778A2 true BRPI0617778A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=40027461

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617778-6A BRPI0617778A2 (pt) 2005-10-31 2006-10-25 método para processamento de informação de controle em um sistema de comunicação móvel sem fio

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8830945B2 (pt)
JP (1) JP4818371B2 (pt)
BR (1) BRPI0617778A2 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1943777B1 (en) 2005-10-31 2016-07-20 LG Electronics Inc. Method for processing control information in a wireless mobile communication system
EP1799003B1 (en) 2005-12-13 2010-02-17 Panasonic Corporation Mapping of broadcast system information to transport channels in a mobile communication system
EP2151083B1 (en) 2007-05-29 2018-10-17 Samsung Electronics Co., Ltd. Improved symbol mapping to resources in a mobile communication system
WO2009002249A2 (en) * 2007-06-28 2008-12-31 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Dynamic reconfiguration of user equipment based on cqi
US8817818B2 (en) * 2008-04-23 2014-08-26 Texas Instruments Incorporated Backward compatible bandwidth extension
US9049687B2 (en) * 2008-05-05 2015-06-02 Industrial Technology Research Institute System and method for providing multicast and/or broadcast services
KR101476443B1 (ko) * 2008-06-02 2014-12-24 삼성전자주식회사 주파수 오버레이 시스템에서 데이터 송수신 방법 및 장치
US8189522B2 (en) * 2009-02-25 2012-05-29 Motorola Mobility, Inc. Communicating system information in a wireless communication network
KR101752409B1 (ko) * 2009-08-25 2017-06-29 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 제어 정보 송수신 방법
CN103096379B (zh) 2011-11-07 2015-07-08 华为技术有限公司 控制信息传输方法
US20160057717A1 (en) * 2014-08-21 2016-02-25 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Network node and method for indicating to wireless device that system information (si) has changed for purposes of a system access procedure

Family Cites Families (121)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3924628A (en) * 1972-12-01 1975-12-09 William Droegemueller Cyrogenic bladder for necrosing tissue cells
GB0107746D0 (en) 2001-03-28 2001-05-16 Nokia Networks Oy Transmissions in a communication system
US5888743A (en) * 1987-04-24 1999-03-30 Das; Kiron M. In vitro method for diagnosing benign Barrett's Epithelium
US5779698A (en) * 1989-01-18 1998-07-14 Applied Medical Resources Corporation Angioplasty catheter system and method for making same
US5163938A (en) * 1990-07-19 1992-11-17 Olympus Optical Co., Ltd. High-frequency surgical treating device for use with endoscope
US5404355A (en) * 1992-10-05 1995-04-04 Ericsson Ge Mobile Communications, Inc. Method for transmitting broadcast information in a digital control channel
US5360432A (en) * 1992-10-16 1994-11-01 Shturman Cardiology Systems, Inc. Abrasive drive shaft device for directional rotational atherectomy
US5797903A (en) * 1996-04-12 1998-08-25 Ep Technologies, Inc. Tissue heating and ablation systems and methods using porous electrode structures with electrically conductive surfaces
US5722072A (en) 1994-03-21 1998-02-24 Motorola, Inc. Handover based on measured time of signals received from neighboring cells
US5505730A (en) * 1994-06-24 1996-04-09 Stuart D. Edwards Thin layer ablation apparatus
US5697055A (en) * 1994-10-16 1997-12-09 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for handoff between different cellular communications systems
FI101763B1 (fi) 1995-12-01 1998-08-14 Nokia Mobile Phones Ltd Siirrettävän tiedon koostumuksen säilyttäminen tukiaseman vaihdon yhteydessä
US5957920A (en) * 1997-08-28 1999-09-28 Isothermix, Inc. Medical instruments and techniques for treatment of urinary incontinence
EP0942765A1 (en) * 1996-09-16 1999-09-22 Philip S. Green System and method for endosurgery employing conjoint operation of an endoscope and endosurgical instrument
JP2994284B2 (ja) 1996-10-30 1999-12-27 株式会社ワイ・アール・ピー移動通信基盤技術研究所 移動通信システム
FI103856B (fi) * 1996-11-15 1999-09-30 Nokia Telecommunications Oy Dynaaminen kanava-allokointi
US5882329A (en) * 1997-02-12 1999-03-16 Prolifix Medical, Inc. Apparatus and method for removing stenotic material from stents
US6012457A (en) * 1997-07-08 2000-01-11 The Regents Of The University Of California Device and method for forming a circumferential conduction block in a pulmonary vein
US6059719A (en) * 1997-08-06 2000-05-09 Olympus Optical Co., Ltd. Endoscope system
US5991616A (en) 1997-10-02 1999-11-23 Samsung Telecommunications America Method for integrated billing in an integrated wireline-wireless system
JP3037239B2 (ja) 1997-11-04 2000-04-24 静岡日本電気株式会社 移動局装置、基地局装置及び移動通信システム並びに移動通信方法
GB2332340B (en) 1997-12-12 2003-04-02 Orange Personal Comm Serv Ltd Transmission of measurement reports in a cellular communication system
KR100304924B1 (ko) * 1997-12-30 2001-11-22 서평원 코드분할다중접속셀룰러시스템의주파수간핸드오프제어방법
RU2216100C2 (ru) 1998-02-13 2003-11-10 Телефонактиеболагет Лм Эрикссон (Пабл) Способ планирования показания переменных блоков с помощью флага состояния восходящей линии связи в системе передачи пакетных данных
US6402744B2 (en) * 1998-02-19 2002-06-11 Curon Medical, Inc. Systems and methods for forming composite lesions to treat dysfunction in sphincters and adjoining tissue regions
EP0939569A1 (en) 1998-02-19 1999-09-01 ICO Services Ltd. Control information distribution in a TDMA mobile communication system
JPH11341541A (ja) 1998-05-22 1999-12-10 Hitachi Ltd 移動通信システムのパケット転送方法、移動通信システムに用いる端末基地局及び移動通信システム
JP2000069531A (ja) 1998-08-26 2000-03-03 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 誤り補償方法および該方法を用いた基地局装置
EP1595508B1 (en) * 1998-10-23 2009-04-08 Covidien AG Endoscopic bipolar electrosurgical forceps
AU1759199A (en) * 1998-12-07 2000-06-26 Nokia Networks Oy Cell load control method and system
AU3411299A (en) * 1999-03-08 2000-09-28 Nokia Networks Oy Method for establishing a communication between a user equipment and a radio network
US6628946B1 (en) * 1999-05-20 2003-09-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for broadcasting system information in a cellular communications network
US6628632B1 (en) 1999-07-19 2003-09-30 Lucent Technologies Inc. Method and apparatus for permitting direct handoff between base stations in a wireless network
US6532225B1 (en) * 1999-07-27 2003-03-11 At&T Corp Medium access control layer for packetized wireless systems
US6845238B1 (en) * 1999-09-15 2005-01-18 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Inter-frequency measurement and handover for wireless communications
FI19992695A (fi) * 1999-12-15 2001-06-16 Nokia Networks Oy Kanava-allokointimenetelmä solukkoradioverkossa
AU2756201A (en) * 2000-01-07 2001-07-16 Mdiversity, Inc. Dynamic channel allocation in multiple-access communication systems
KR100606064B1 (ko) * 2000-01-15 2006-07-26 삼성전자주식회사 이동통신시스템의 부가채널 할당 장치 및 방법
WO2001061877A1 (en) * 2000-02-16 2001-08-23 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for assigning a common packet channel in a cdma communication system
EP1190496B1 (en) 2000-02-17 2004-10-27 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for assigning a common packet channel in a cdma communication system
DE10008653A1 (de) * 2000-02-24 2001-09-06 Siemens Ag Verbesserungen an einem Funkkommunikationssystem
GB2359960B (en) * 2000-03-03 2004-06-16 Mitel Corp Embedded loop delay compensation circuit for multi-channel transceiver
DE60028179T2 (de) 2000-03-14 2007-03-15 Lucent Technologies Inc. Vefahren und Mobilfunknetz zum Minimieren der RACH-Sendeleistung
DE60037499T2 (de) * 2000-04-04 2008-12-04 Sony Deutschland Gmbh Verfahren zur Priorisierung von Nutzern, die auf einen gemeinsamen Kommunikationskanal auf eine zufällige Weise zugreifen
KR100389836B1 (ko) * 2000-07-18 2003-07-02 삼성전자주식회사 이동통신시스템의 역방향 동기 전송 방식 핸드오버 및역방향 동기 전송 방식 전환 방법
US6892071B2 (en) * 2000-08-09 2005-05-10 Sk Telecom Co., Ltd. Handover method in wireless telecommunication system supporting USTS
US6963550B2 (en) * 2000-10-24 2005-11-08 Lg Electronics Inc. Handoff method in CDMA communication system
EP1220490A1 (en) * 2000-11-22 2002-07-03 Lucent Technologies Inc. Method and system for enhanced packet transmission in cellular networks
US7039027B2 (en) * 2000-12-28 2006-05-02 Symbol Technologies, Inc. Automatic and seamless vertical roaming between wireless local area network (WLAN) and wireless wide area network (WWAN) while maintaining an active voice or streaming data connection: systems, methods and program products
KR100384899B1 (ko) * 2001-01-10 2003-05-23 한국전자통신연구원 무선통신 시스템에서 끊김없는 주파수간 하드 핸드오버 방법
US6937641B2 (en) * 2001-02-28 2005-08-30 Golden Bridge Technology, Inc. Power-controlled random access
GB0105019D0 (en) * 2001-03-01 2001-04-18 Koninkl Philips Electronics Nv Antenna diversity in a wireless local area network
CA2376962A1 (en) * 2001-04-02 2002-10-02 Lucent Technologies Inc. Method and system for umts packet transmission scheduling on uplink channels
US7230941B2 (en) * 2001-04-26 2007-06-12 Qualcomm Incorporated Preamble channel decoding
JP3766346B2 (ja) 2001-04-26 2006-04-12 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ データリンク伝送制御方法、移動通信システム及びデータリンク伝送制御装置
DE60125721T2 (de) * 2001-05-10 2007-11-08 Nortel Networks Ltd., St. Laurent System und Verfahren zur Umleitung von Kommunikation zwischen Mobiltelekommunikationsnetzen mit unterschiedlichen Funkzugangstechnologien
DE10124940A1 (de) * 2001-05-21 2002-11-28 Philips Corp Intellectual Pty Netzwerk mit logischen Kanälen und Transportkanälen
KR100442621B1 (ko) * 2001-06-29 2004-08-02 삼성전자주식회사 부호분할다중접속 이동통신시스템에서 고속 순방향 패킷접속 서비스 정보 전달 방법
KR100595583B1 (ko) 2001-07-09 2006-07-03 엘지전자 주식회사 이동통신시스템에서 핸드오버에 따른 패킷 데이터 전송 방법
US6725040B2 (en) 2001-07-09 2004-04-20 Asustek Computer Inc. Lossless SRNS relocation procedure in a wireless communications system
US7542482B2 (en) * 2001-08-16 2009-06-02 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for message segmentation in a wireless communication system
JP2003087842A (ja) 2001-09-13 2003-03-20 Nec Corp 符号分割多元接続通信システムにおけるハンドオーバ方法、及びそのシステム
US6831906B2 (en) * 2001-10-26 2004-12-14 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for efficient use of communication resources in a CDMA communication system
JP2003152600A (ja) 2001-11-15 2003-05-23 Nec Corp 固定パターン検出装置、固定パターン検出方法、無線基地局および無線移動局
US7317697B2 (en) * 2001-11-16 2008-01-08 At&T Mobility Ii Llc System for handling file attachments
KR100438443B1 (ko) 2001-12-12 2004-07-03 삼성전자주식회사 이동통신시스템에서 핸드오프 수행방법
EP1326460A1 (de) 2001-12-21 2003-07-09 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren und System zum Funkzellenwechsel in einem zellularen Paketnetzwerk
KR100460970B1 (ko) * 2002-01-10 2004-12-09 삼성전자주식회사 데이터 송수신 시스템 및 방법
US6798761B2 (en) 2002-01-10 2004-09-28 Harris Corporation Method and device for establishing communication links and handling SP slot connection collisions in a communication system
CN1175603C (zh) * 2002-03-05 2004-11-10 华为技术有限公司 一种优化无线网络控制器间软切换的方法
KR100837351B1 (ko) * 2002-04-06 2008-06-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 무선링크 파라미터 갱신 방법
KR100891786B1 (ko) * 2002-04-27 2009-04-07 삼성전자주식회사 이동 통신 시스템에서 핸드오프 처리 방법 및 단말
US7424296B2 (en) * 2002-04-29 2008-09-09 Nokia Corporation Method and apparatus for soft handover area detection for uplink interference avoidance
US20040022217A1 (en) * 2002-04-29 2004-02-05 Sari Korpela Method and apparatus for soft handover area detection using inter-band measurements
US7298713B2 (en) * 2002-05-06 2007-11-20 Interdigital Technology Corporation Method and system for reducing message instances
US7177658B2 (en) * 2002-05-06 2007-02-13 Qualcomm, Incorporated Multi-media broadcast and multicast service (MBMS) in a wireless communications system
CN1625910A (zh) 2002-05-10 2005-06-08 三菱电机株式会社 移动通信系统、基站和移动台
US7535846B2 (en) * 2002-05-21 2009-05-19 Samsung Electronics Co., Ltd Method for handling inter-RAT measurement and report in a dual-mode user equipment
CN1669255A (zh) * 2002-05-29 2005-09-14 美商内数位科技公司 使用专用频道的封包切换连接
EP1488581B1 (de) * 2002-07-05 2005-08-17 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zur übertragung von datenpaketen in einem mobilfunksystem und entsprechendes mobilfunksystem
US6788963B2 (en) 2002-08-08 2004-09-07 Flarion Technologies, Inc. Methods and apparatus for operating mobile nodes in multiple a states
KR100958519B1 (ko) * 2002-08-14 2010-05-17 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 서비스 수신 및 전송 방법
KR20040016540A (ko) * 2002-08-17 2004-02-25 삼성전자주식회사 멀티캐스트 멀티미디어 방송 서비스를 제공하는 이동 통신시스템에서 핸드오버시 데이터 송수신 장치 및 방법
JP4147906B2 (ja) 2002-11-08 2008-09-10 日本電気株式会社 移動無線通信システム、基地局及びそれらに用いる移動無線通信方法
US7633927B2 (en) * 2003-01-31 2009-12-15 Nokia Corporation System and method for extending neighboring cell search window
DE60301122T2 (de) * 2003-02-15 2006-03-30 Alcatel Verfahren zum Durchführen einer Handover- oder Wiederwahlprozedur
US7116982B2 (en) * 2003-02-28 2006-10-03 Lucent Technologies Inc. Methods and systems for assigning channels in a power controlled time slotted wireless communications system
KR100594110B1 (ko) * 2003-03-08 2006-07-03 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 트래픽 상태에서의 핸드오프 시스템 및 방법
SE0301027D0 (sv) * 2003-04-03 2003-04-03 Ericsson Telefon Ab L M Method and apparatus in a telecommunication system
CN1549610A (zh) * 2003-05-09 2004-11-24 北京三星通信技术研究有限公司 在公共接入信道中提供多级接入服务的方法
SE0301400D0 (sv) * 2003-05-12 2003-05-12 Ericsson Telefon Ab L M A method in a telecommunication system
CN100571086C (zh) 2003-06-19 2009-12-16 华为技术有限公司 一种宽带码分多址系统中的系统消息动态调度方法
WO2005008360A2 (en) * 2003-07-18 2005-01-27 Electronics And Telecommunications Research Institute Method and device for allocating radio resources in wireless portable network system
KR100880999B1 (ko) 2003-08-07 2009-02-03 삼성전자주식회사 멀티미디어 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스를 송수신하는 방법
EP1507422A1 (en) * 2003-08-14 2005-02-16 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Serving base station selection during soft handover
KR20050024125A (ko) * 2003-09-04 2005-03-10 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 핸드오버를 고려한모드 천이 방법
DE60336813D1 (de) * 2003-09-23 2011-06-01 Panasonic Corp Protokolkontextübertragung in einem Mobilfunkkommunikationsystem
US7471948B2 (en) * 2003-09-29 2008-12-30 M-Stack Limited Wireless telecommunication system
JP4327800B2 (ja) * 2003-10-16 2009-09-09 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) Wlanアクセス・ポイントとサービス提供ネットワークとの間のゲートウェイ・ノードを使用する、wlanアクセス・ポイントを介したcdma/umtsサービスへのアクセス
US8102788B2 (en) * 2003-11-05 2012-01-24 Interdigital Technology Corporation Method and wireless transmit/receive unit for supporting an enhanced uplink dedicated channel inter-node-B serving cell change
US20050105505A1 (en) * 2003-11-07 2005-05-19 Eran Fishler Transceiver for a wireless local area network having a sparse preamble data sequence
FI20031779A0 (fi) * 2003-12-05 2003-12-05 Nokia Corp Menetelmä, järjestelmä ja lähetettävän puolen yhteyskäytäntöyksikkö datapakettien lähettämiseksi kuittaamattoman toimintamuodon palveluissa
US6905096B1 (en) * 2003-12-11 2005-06-14 Don Tabor Kite with planar aerodynamic surface
DE602004000642T2 (de) 2004-01-09 2007-05-03 Research In Motion Ltd., Waterloo Wiederholung der Benachrichtigung über Systeminformationsänderungen in universellen mobilen Telekommunikationssystemen
DE602004006594T2 (de) * 2004-01-09 2008-01-31 M-Stack Ltd. Gerät und Verfahren zur Implementierung der Erfassung von Systeminformationsänderungen in universellen mobilen Telekommunikationssystemen
US7107054B2 (en) * 2004-01-20 2006-09-12 Lucent Technologies Inc. Reconnection of wireless calls to mobile units in border cells
EP1562387B1 (en) * 2004-02-09 2010-05-26 Research In Motion Limited Apparatus and method for implementing system information acquisition in universal mobile telecommunications system user equipment
EP1565026B1 (en) 2004-02-12 2019-04-03 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods of efficiently transmitting control information for multimedia broadcast/multicast service
US8073453B2 (en) * 2004-02-12 2011-12-06 Research In Motion Limited Apparatus and method for handling system information in mobile telecommunications system user equipment
KR100810247B1 (ko) * 2004-03-05 2008-03-06 삼성전자주식회사 직교 주파수 분할 다중 접속 시스템에서 채널 할당 방법및 장치
WO2005112306A1 (en) * 2004-03-10 2005-11-24 Sk Telecom Co., Ltd. Inter-system handover
US20050227691A1 (en) * 2004-03-19 2005-10-13 Pecen Mark E Apparatus and method for handover between two networks during an ongoing communication
EP1583292A1 (en) * 2004-03-30 2005-10-05 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Delayed base station relocation in distributed radio access networks
PL1605633T3 (pl) * 2004-06-07 2013-09-30 Samsung Electronics Co Ltd System i sposób do przekazywania w systemie telekomunikacyjnym BWA
US7843882B2 (en) * 2004-08-23 2010-11-30 Alcatel-Lucent Usa Inc. Soft vertical handovers in wireless networks
US7693110B2 (en) * 2004-09-16 2010-04-06 Motorola, Inc. System and method for downlink signaling for high speed uplink packet access
US7430420B2 (en) * 2004-12-23 2008-09-30 Lucent Technologies Inc. Cell selection and inter-frequency handover
JP2009512277A (ja) * 2005-10-07 2009-03-19 インターデイジタル テクノロジー コーポレーション 高速ダウンリンク及び高速アップリンクをサポートする制御情報を提供する方法及びシステム
US20070117563A1 (en) * 2005-10-28 2007-05-24 Interdigital Technology Corporation Call setup procedure in an evolved third generation radio access network
EP1943777B1 (en) * 2005-10-31 2016-07-20 LG Electronics Inc. Method for processing control information in a wireless mobile communication system
BRPI0617783A2 (pt) * 2005-10-31 2011-08-09 Lg Electronics Inc método de transmissão e recepção de informação de acesso por rádio em um sistema de comunicações móvel sem fio

Also Published As

Publication number Publication date
US8830945B2 (en) 2014-09-09
JP4818371B2 (ja) 2011-11-16
JP2009512390A (ja) 2009-03-19
US20080285668A1 (en) 2008-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1943777B1 (en) Method for processing control information in a wireless mobile communication system
US20220046480A1 (en) Radio access network node, and method and non-transitory computer readable medium therefor
US7826859B2 (en) Method for processing paging information in a wireless mobile communication system
BRPI0617778A2 (pt) método para processamento de informação de controle em um sistema de comunicação móvel sem fio
US8817737B2 (en) Method of transmitting and receiving data in a mobile communication network
ES2549793T3 (es) Procedimiento de realización de un procedimiento de acceso aleatorio en un sistema de comunicación inalámbrico
JP4991038B2 (ja) 移動通信端末のデータ受信方法
CN108292982B (zh) 一种在无线通信系统中操作的装置及其装置操作方法
US20110103288A1 (en) Method of transmitting system information related to point-to multipoint service
KR20080071904A (ko) 시스템 정보의 전송 및 수신 방법
KR20100020422A (ko) 다중반송파 무선통신시스템에서 하향링크 제어정보를 송수신하는 방법 및 장치
BRPI0917590A2 (pt) sistema de comunicação, dispositivo de estação móvel e método de comunicação
KR20100020902A (ko) 셀룰라 시스템에서 공용 사용자 기기 id를 할당하는 방법 및 그 장치
KR20080112118A (ko) 효과적인 시스템 정보 수신 방법
RU2429577C2 (ru) Способ обработки управляющей информации в системе беспроводной подвижной связи
KR20110097726A (ko) 광대역 무선 접속 시스템에서 캐리어 정보 갱신 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2485 DE 21-08-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.