BRPI0617640A2 - métodos de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio, e de prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio, produto de programa de computador, terminal móvel, e, estação base de rádio - Google Patents

métodos de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio, e de prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio, produto de programa de computador, terminal móvel, e, estação base de rádio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617640A2
BRPI0617640A2 BRPI0617640-2A BRPI0617640A BRPI0617640A2 BR PI0617640 A2 BRPI0617640 A2 BR PI0617640A2 BR PI0617640 A BRPI0617640 A BR PI0617640A BR PI0617640 A2 BRPI0617640 A2 BR PI0617640A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
access
bandwidth
radio interface
base station
random access
Prior art date
Application number
BRPI0617640-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Baldemair
Maria Edvardsson
Erik Dahlman
Jacobus Cornelis Haartsen
Stefan Parkvall
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BRPI0617640A2 publication Critical patent/BRPI0617640A2/pt
Publication of BRPI0617640B1 publication Critical patent/BRPI0617640B1/pt
Publication of BRPI0617640B8 publication Critical patent/BRPI0617640B8/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access, e.g. scheduled or random access
    • H04W74/08Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access]
    • H04W74/0866Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access] using a dedicated channel for access
    • H04W74/0891Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access] using a dedicated channel for access for synchronized access
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access, e.g. scheduled or random access
    • H04W74/08Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access]
    • H04W74/0833Non-scheduled or contention based access, e.g. random access, ALOHA, CSMA [Carrier Sense Multiple Access] using a random access procedure

Abstract

<B>MéTODOS DE EXECUTAR UM PROCEDIMENTO DE ACESSO ALEATóRIO ATRAVéS DE UMA INTERFACE DE RADJO, E DE PROVER UM CANAL DE ACESSO ALEATóRIO PARA UMA INTERFACE DE RADIO, PRODUTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR, TERMINAL MóVEL, E, ESTAçãO BASE DE RáDIO <D>A invenção relaciona-se a uma técnica de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio (106) em um terminal móvel (102). Uma concretização de método do procedimento de acesso aleatório como executado no terminal móvel inclui as etapas de selecionar um intervalo de tempo de acesso para transmissão de uma rajada de acesso (112) através da interface de rádio; e fixar uma largura de banda de acesso para transmissão da rajada de acesso, em que a largura de banda de acesso é fixada menor do que uma Largura de banda de transmissão disponível associada com a interface de rádio.

Description

"MÉTODOS DE EXECUTAR UM PROCEDIMENTO DE ACESSOALEATÓRIO ATRAVÉS DE UMA INTERFACE DE RÁDIO, E DEPROVER UM CANAL DE ACESSO ALEATÓRIO PARA UMAINTERFACE DE RÁDIO, PRODUTO DE PROGRAMA DECOMPUTADOR, TERMINAL MÓVEL, E, ESTAÇÃO BASE DE RÁDIO"
Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se geralmente a interfaces decomunicação de redes sem fios, e em particular a interfaces de redes móveis.Mais especificamente, a invenção relaciona-se a uma técnica para executarum procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio.
Fundamento da Invenção
Hoje, não só telefones móveis mas também outros terminaismóveis, tais como PDAs (Assistentes Digitais Pessoais), agendas eletrônicas,etc., trocam dados com redes sem fios por interfaces de rádio. Tipicamente,uma estação base de rádio de uma rede serve o terminal móvel roteando dadosrecebidos do terminal pela rede para o recebedor, e transmitindo dadosrecebidos do lado de rede através da interface de rádio para o terminal móvel.
Os dados podem ser dados de usuário tais como dados de fala,dados de mídia, dados em fluxo, dados de aplicativo, etc., mas tambémpodem incluir dados de controle (dados de sinalização) associados, porexemplo, com o estabelecimento de uma conexão para trocar dados deusuário. No passado, as taxas de dados alcançáveis para troca de dados poruma interface de rádio aumentaram continuamente com cada nova geração deredes sem fios. Como para redes móveis, os denominados sistemas de 2aGeração ou 2G (por exemplo, Sistemas de GSM) provêem taxas de dadosrelativamente baixas na ordem de 10 kbytes por segundo (kbps), sistemas de3a Geração ou 3G (por exemplo, Sistemas de UMTS) permitem taxas dedados de vários 100 kbps e taxas de pico de até alguns Megabits por segundo(Mbps). Sistemas de 4a Geração (ou simplesmente 4G) provavelmenteproverão taxas de dados de vários 10 Mbps taxas de pico de até 100 Mbps noligação descendente (da estação base para o terminal móvel) e 50 Mbps naligação ascendente (do terminal para a estação base).
Para alcançar as altas taxas de dados de sistemas 4G, técnicasde modulação eficientes serão implementadas nos terminais móveis e nasestações base. Adicionalmente, as taxas de dados mais altas requerem umalargura de banda de freqüência maior para cada canal físico. Em sistemas deGSM, uma largura de banda de canal de 0,2 MHz é usada. Em sistemas deUMTS, uma largura de banda de canal de já 5 MHz é requerida, e sistemas4G terão presumivelmente uma largura de banda de até 20 MHz por canal.Padrões de 4G permitirão ajustar a largura de banda máxima de canaltransmissão em etapas de (presumivelmente) 1,25 MHz. Larguras de bandamáximas de canal transmissão típicas de sistemas 4G podem então variar de 5MHz a 20 MHz. A característica de uma largura de banda máxima detransmissão flexível por sistema de comunicação permite uma migração suavede sistemas de GSM e UMTS para a alta taxa de dados de sistemas 4G, porexemplo reusando para sistemas 4G o espectro de freqüência de rádioreservado atualmente para GSM e UMTS.
Como um exemplo para um padrão de 4G, 3GPP (Projeto deSociedade de 3a Geração) responsável pela padronização de UMTS propõeum sistema 4G chamado LTE (Evolução a Longo Prazo), que evolui dopadrão de 3G WCDMA (CDMA de Banda Larga). O sistema de UMTS LTEdeverá ser capaz de operar em larguras da banda abrangendo de pelo menos1,25 MHz a no máximo 20 MHz, suportando micro-células com um raio de10 metros e taxas de dados de pico de até 100 Mbps nisso.
Os procedimentos de controle executados através da interfacede rádio no futuro também terão que levar em conta as características desistemas de largura de banda variável, isto é, que terminais móveis e estaçõesrádio base são capazes de operar larguras da banda diferentes (dentro de umalargura de banda máxima tipicamente predefinida pelo padrão decomunicações). Um destes procedimentos de controle terá que ser adaptadonesta consideração é o procedimento de acesso aleatório.
Um terminal móvel tem que executar um procedimento deacesso aleatório a fim de obter acesso através da interface de rádio à rede semfios. Antes do procedimento de acesso aleatório, o terminal recebe dados (só)de um canal de controle comum de ligação descendente (DCCH); tal canal decontrole de ligação descendente é, por exemplo, o canal de controle comumradiodifundido em redes de GSM.
Um DCCH de uma estação base provê informação para todosos terminais móveis localizados dentro da célula de rádio servida pela estaçãobase. A sinalização transmitida em um DCCH tipicamente relaciona-se àinformação sobre o sistema atual, sobre sincronização de freqüência,sincronização de tempo e uma estimativa da potência de transmissão a serusada pelos terminais móveis. Uma sincronização entre um terminal móvel euma estação base de rádio tem que alcançar eventualmente precisão de bit,isto é, qualquer transmissão do terminal durante um intervalo de tempoparticular tem caber no intervalo de tempo correspondente na estação base talque nenhum dos bits transmitidos exceda o intervalo de tempo de estaçãobase. Pelo menos no momento, um tal alinhamento de tempo preciso não podeser alcançado baseado só em informação de sincronização transmitida noDCCH.
O procedimento de acesso aleatório portanto permite à estaçãobase determinar o alinhamento de tempo preciso medindo o atraso de ida evolta de informação enviada ao terminal móvel (por exemplo, no DCCH) etransmitida de volta à estação base (em um pedido de acesso enviado peloterminal). Como um resultado do procedimento de acesso aleatório, a estaçãobase pode transmitir um denominado "avanço de temporização" ao terminal,que comanda o terminal para trocar seu esquema de transmissão (incluindo atemporização dos intervalos de tempo no terminal) tal que as transmissõescheguem nos intervalos de tempo correspondentes na estação base comprecisão de bit.
Para habilitar a estação base medir o atraso de ida e voltabastante precisamente, o terminal tem que enviar uma "rajada de acesso", quedifere de uma rajada de transmissão normal pelo período de guardacomparativamente longo provido para evitar uma sobreposição da rajada deacesso (provavelmente desalinhada) recebida na estação base com rajadasrecebidas nos intervalos de tempo vizinhos. Ademais, para medir o atraso deida e volta, o produto de duração de tempo e largura de banda ocupada pelarajada de acesso tem que satisfazer um valor mínimo predefinido.
E para ser notado que o terminal tipicamente provê informaçãoadicional com a rajada de acesso que, por exemplo, permite à estação basedecidir se na verdade deveria conceder acesso à rede sem fios. Por exemplo,uma razão de estabelecimento de conexão pode ser transmitida com a rajadade acesso (por exemplo, 'chamada de emergência1).
A rajada de acesso é enviado dentro de um canal de acessoaleatório (RACH). Como um exemplo, o RACH em sistemas de WCDMApode ser enviado em um intervalo de tempo arbitrário e através da largura debanda disponível inteira. Como portanto a rajada de acesso aleatório cobreoutras transmissões (isto é, o RACH é não ortogonal a outros canais), umcontrole preciso de potência de transmissão é requerido. Tipicamente, umprocedimento de subida gradual de potência é executado, que conduz a umatraso do procedimento de acesso. Como uma desvantagem adicional, aestação base de rádio precisa procurar continuamente rajadas de acesso emtodos os intervalos de tempo e através da largura de banda inteira suportada.
Em outros sistemas, por exemplo sistemas de GSM, umRACH ortogonal pode ser provido, que pode ser alcançado alocandoperiodicamente um intervalo de tempo particular para o acesso aleatório e alargura de banda de transmissão disponível inteira. Para preservarortogonalidade, períodos de guarda têm que ser incluídos no intervalo detempo devido às incertezas de temporização na ligação ascendente. Porém,com este esquema, recursos de tempo e freqüência são nomeadosestaticamente ao procedimento de acesso aleatório e só podem ser mudadosalterando os intervalos de tempo de acesso alocados, por exemplo suaperiodicidade. Os comprimentos dos intervalos de tempo de acesso reservadosnão podem ser reduzidos arbitrariamente, como o período de guarda érequerido, que depende do tamanho de célula.
Há uma necessidade por uma técnica para executar umprocedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio quepermita prover flexivelmente recursos de tempo e/ou freqüência aoprocedimento de acesso aleatório.
Sumário da Invenção
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, um métodode executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface derádio é proposto. O método inclui as etapas de selecionar um intervalo detempo de acesso para transmissão de uma rajada de acesso através dainterface de rádio, e fixar uma largura de banda de acesso para transmissão darajada de acesso. A largura de banda de acesso é fixada menor do que umalargura de banda de transmissão disponível associada com a interface derádio.
A interface de rádio pode ser uma interface de ar de uma redemóvel, por exemplo de um sistema 2G, 3G ou 4G. O método pode serexecutado em um terminal móvel para alcançar sincronização precisa de bitcom uma estação base de rádio do sistema de comunicação servindo ainterface de rádio. O RACH definido pela intervalo de tempo de acesso e alargura de banda de acesso pode ser ortogonal a outros canais, por exemplooutros canais de acesso aleatório, outro canais de dados de controle ou canaisde dados de usuário.
A largura de banda de transmissão disponível pode ser alargura de banda de freqüência suportada por uma estação base de rádio paratransmissões de ligação ascendente. Por exemplo, a rede móvel pode ser umsistema de LTE, que provê um largura de banda máxima de transmissãodisponível de 20 MHz para transmissões de ligação ascendente de terminaismóveis. Em uma implementação alternativa de uma rede de LTE, a estaçãobase de rádio pode suportar só uma porção da largura de banda máxima detransmissão de LTE, por exemplo 5 MHz. Informação considerando pelomenos uma da largura de banda de transmissão disponível, da largura debanda de acesso e o local de uma banda de freqüência de acesso tendo alargura de banda de acesso pode ser recebida pelo terminal móvel porexemplo por um DCCH ou outro canal de transmissão, por um portador dedados tal como cartão de SIM (Módulo de Identidade de Assinante), ou dequalquer outro modo.
Em algumas implementações da invenção, a largura de bandade acesso pode ser fixada de acordo com uma largura de banda de acessomínima. A largura de banda de acesso pode ser por exemplo fixada igual a oumais alta do que a largura de banda de acesso mínima. A largura de banda mínima pode ser determinada por requisitos de sincronização de recurso (porexemplo tempo ou freqüência) da interface de rádio. Para sincronizaçãoprecisa de bit do terminal móvel com a estação base de rádio por exemplo, aestação base tem que determinar exatamente o atraso de ida e volta. Istorequer a rajada de acesso se conformar a um valor mínimo do produto deduração de tempo e largura de banda da rajada de acesso. Para uma dadaduração de tempo da rajada de acesso, a largura de banda de acesso mínimapode ser determinada. A largura de banda de acesso mínima pode serconhecida ao terminal com antecedência ou pode ser calculada tanto peloterminal ou pela estação base e/ou pode ser anunciada em um canal decontrole de ligação descendente.
A largura de banda de acesso mínima pode seralternativamente ou adicionalmente escolhida tal que corresponda a umalargura de banda de sistema mínima que uma estação base e/ou um terminalmóvel tem pelo menos que suportar para um canal de acordo com um padrãode comunicação particular. Por exemplo, a largura de banda de sistemamínima pode ser padronizada como sendo 1,25 MHz. É para ser notado,porém, que a largura de banda de acesso para transmissão da rajada de acessotambém pode ser fixada a um valor que é mais baixo do que uma largura debanda mínima de sistema. Por exemplo, em células pequenas, alinhamento detemporização preciso de bit pode ser alcançado com uma largura de banda deacesso menor do que uma largura de banda de sistema mínima padronizada.
Em uma variante da invenção, o intervalo de tempo de acessoparticular pode ser selecionado fora de um arranjo periódico de intervalos detempo de acesso associados com a interface de rádio. O arranjo periódicopode ser conhecido com antecedência ao terminal móvel ou pode seranunciado pela estação base de rádio através da interface de rádio, porexemplo no DCCH. Por exemplo, o RACH pode ser associado com umintervalo de tempo particular em um quadro ou em um multi-quadro incluindoum número predeterminado de intervalos de tempo.
Algumas implementações da invenção podem incluir a etapaadicional de selecionar uma banda de freqüência de acesso tendo a largura debanda de acesso dentro da largura de banda de transmissão disponível. Abanda de freqüência de acesso pode ser, por exemplo, selecionada de acordocom um esquema de multiplexação de freqüência associado com a interfacede rádio. Por exemplo, a largura de banda de transmissão disponível associadacom a interface de rádio pode ser 5 MHz. Dentro desta largura de banda,quatro canais ortogonais tendo uma largura de banda de 1,25 MHz cada umpodem ser providos. O terminal móvel pode então selecionar uma destasbandas para transmitir sua rajada de acesso. Um par particular de intervalo detempo de acesso e banda de freqüência de acesso pode então levar um canalde acesso aleatório ou qualquer outro canal de dados, portanto tal par tambémserá brevemente chamado um "canal" no seguinte.
Uma banda de freqüência de acesso pode alternativamente, ouadicionalmente, ser selecionada de acordo com um padrão de salto defreqüência associado com a interface de rádio. No caso que existem váriasbandas definidas dentro do intervalo de tempo de acesso, o padrão de salto defreqüência pode, por exemplo, incluir nomear a primeira, segunda, terceira,etc., bandas a um RACH em ordem consecutiva ou qualquer outra ordem. Talpadrão de salto pode ser conhecido com antecedência ao terminal móvel, ou opadrão pode ser indicado em um canal de controle de ligação descendentepela estação base de rádio para a célula servida.
Em algumas implementações da invenção, o método podeincluir a etapa de transmitir duas rajadas de acesso em bandas de freqüênciade acesso diferentes. As rajadas de acesso podem ser transmitidas no mesmoou em intervalos de tempo diferentes. No caso anterior, um terminal móvelexecutando o método pode incluir dois transmissores.
Em uma variante da invenção, pelo menos um do intervalo detempo de acesso e da banda de freqüência de acesso pode ser determinado deacordo com um esquema de prioridade associado com a interface de rádio.Por exemplo, canais de acesso particulares podem ser providos para terminaismóveis de alta prioridade e outros canais para terminais de baixa prioridade.Por exemplo, o número de usuários nomeados a um RACH de alta prioridadepode ser feito menor do que o número de usuários nomeados a RACH debaixa prioridade.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, um métodode prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio é proposto.O método inclui as etapas de definir uma intervalo de tempo de acesso para ocanal de acesso aleatório; e fixar uma largura de banda de acesso para umpedido de acesso. A largura de banda de acesso é fixada menor do que umalargura de banda de transmissão disponível (ou suportada) associada com ainterface de rádio.
A etapa de fixar a largura de banda de acesso pode incluir fixara largura de banda de acesso para um filtro de acesso, o filtro de acesso sendoaplicado durante o intervalo de tempo de acesso para receber uma rajada deacesso.
O método pode ser executado em uma estação base de rádioservindo a interface de rádio, por exemplo uma estação de transceptor baseem uma rede de GSM ou um Nó B na RAN de um sistema de UMTS. Alargura de banda de transmissão disponível pela estação base se conforma auma largura de banda predefinida máxima de transmissão se conformando aum padrão de comunicações ou uma porção dessa largura de banda detransmissão máxima. Por exemplo, a estação base pode prover um máximo de20 MHz em um sistema 4G, ou pode incluir uma porção da largura de bandade transmissão máxima, por exemplo 5 MHz. A largura de banda detransmissão disponível pode não ser menor do que prescrita por um padrão decomunicações. Por exemplo, em sistemas 4G, uma largura de banda detransmissão de sistema mínima será provavelmente 1,25 MHz, tal que umaestação base possa prover pelo menos uma largura de banda de transmissãodisponível de 1,25 MHz.
A largura de banda de acesso pode ser fixada de acordo comuma largura de banda predefinida de acesso mínima predefinida, por exemplo,por requisitos de sincronização como descrito acima. Para sincronizaçãoprecisa de bit, e durações de tempo rajada de acesso predeterminadas, umalargura de banda de rajada de acesso mínima é requerida. Em algumasimplementações da invenção, esta largura de banda de acesso mínima podeser usada como largura de banda de acesso para o filtro de acesso para receberrajada de acesso.
Algumas implementações do segundo aspecto da invençãopodem incluir a etapa adicional de fixar a largura de banda de acesso deacordo com uma banda de freqüência de acesso tendo a largura de banda deacesso. Por exemplo, uma esquema de salto de freqüência pode serimplementado, de acordo com o qual uma banda de freqüência particular énomeada a intervalos de tempo de acesso consecutivos.
Implementações adicionais da invenção podem incluir a etapaadicional de aplicar um ou mais filtros adicionais para receber outros dadosdurante o intervalo de tempo de acesso. Estes filtros podem incluir filtros deacesso adicionais, tal que dois ou mais canais de acesso aleatório possam serprovidos dentro de um único intervalo de tempo de acesso. Os filtros podemadicionalmente ou alternativamente incluir filtros adaptados para a recepçãode dados de controle (dados de sinalização) e/ou dados de usuário. Tais dadospodem ser recebidos dos mesmos ou diferentes terminais móveis.
Em uma variante da invenção, o método inclui a etapaadicional de transmitir informação relativa a pelo menos uma da largura debanda de acesso, intervalo de tempo de acesso e banda de freqüência deacesso através da interface de rádio. A informação pode ser transmitida emum DCCH. Terminais móveis localizados dentro da célula para qual estainformação é transmitida podem usar esta informação para se preparar paratransmitir uma rajada de acesso.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, um produtode programa de computador é proposto, que inclui porções de código deprograma para executar as etapas de qualquer um dos aspectos do método dainvenção descrita aqui quando o produto de programa de computador éexecutado em um ou mais dispositivos de computação, por exemplo umterminal móvel ou uma estação base de rádio de uma rede sem fios. O produtode programa de computador pode ser armazenado em um meio de gravaçãolegível por computador, tal como um CD-ROM ou DVD. Adicionalmente oualternativamente, o produto de programa de computador pode ser providopara carregamento por um servidor de carregamento. O carregamento podeser alcançado, por exemplo, pela Internet.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, um terminalmóvel é provido, que é adaptado para executar um procedimento de acessoaleatório através de uma interface de rádio. O dispositivo inclui umcomponente de intervalo de tempo adaptado para selecionar uma intervalo detempo de acesso para transmissão de uma rajada de acesso através dainterface de rádio; e um componente de largura de banda adaptado para fixaruma largura de banda de acesso para transmissão da rajada de acesso. Ocomponente de largura de banda é adaptado para fixar a largura de banda deacesso menor do que uma largura de banda de transmissão disponívelassociada com a interface de rádio.
De acordo com um aspecto ainda adicional da invenção, umaestação base rádio é proposta, que é adaptada para prover um canal de acessoaleatório para uma interface de rádio. A estação base de rádio inclui umcomponente de intervalo de tempo adaptado para definir um intervalo detempo de acesso para o canal de acesso aleatório; e um componente de largurade banda adaptado para fixar uma largura de banda de acesso para um pedidode acesso. O componente de largura de banda é adaptado para fixar a largurade banda de acesso menor do que uma largura de banda de transmissãodisponível associada com a interface de rádio.
O componente de largura de banda pode ser adaptado parafixar a largura de banda de acesso para um filtro de acesso, o filtro de acessosendo aplicado durante o intervalo de tempo de acesso para receber umarajada de acesso. O componente de largura de banda pode ser adaptado paraprover múltiplos filtros de acesso em bandas de freqüência diferentes para ointervalo de tempo de acesso. Deste modo, a estação base pode prover várioscanais de acesso ortogonais em freqüência no mesmo intervalo de tempo quepode ser usado por um e o mesmo dispositivo móvel ou vários dispositivosmóveis.
Breve Descrição dos Desenhos
No seguinte, a invenção será descrita ademais com referência aconcretizações exemplares ilustradas nas figuras, em que:
Figura 1 é uma ilustração esquemática de uma concretizaçãode um sistema de comunicação;
Figura 2 é um diagrama de bloco funcional ilustrandoesquematicamente uma concretização de um terminal móvel;
Figura 3 é um diagrama de bloco funcional ilustrandoesquematicamente uma concretização de uma estação base de rádio;
Figura 4 é um fluxograma ilustrando esquematicamente asetapas de uma concretização de um método para executar um procedimentode acesso aleatório em um terminal móvel;
Figura 5 é um fluxograma ilustrando esquematicamente umaconcretização de um método para executar um procedimento de acessoaleatório em uma estação base;
Figura 6 ilustra esquematicamente uma implementação da arteanterior de um esquema de transmissão de dados;
Figura 7 ilustra esquematicamente uma segunda concretizaçãode um esquema de transmissão de dados;
Figuras 8A-C ilustram esquematicamente terceira a quintaconcretizações de esquemas de transmissão de dados;
Figura 9 ilustra esquematicamente uma sexta concretização deum esquema de transmissão de dados;
Figura 10 ilustra esquematicamente uma sétima concretizaçãode um esquema de transmissão de dados.
Descrição Detalhada de Concretizações PreferidasNa descrição seguinte, para propósitos de explicação e nãolimitação, detalhes específicos são publicados, tais como tipos de redeespecíficos incluindo nós de rede de particulares, protocolos de comunicação,etc., a fim de prover uma compreensão completa da invenção atual. Seráaparente a alguém qualificado na arte que a invenção atual pode ser praticadaem outras concretizações que partem destes detalhes específicos. Porexemplo, o artesão qualificado apreciará que a invenção atual pode serpraticada com redes sem fios diferentes da rede móvel discutida abaixo parailustrar a presente invenção. Em lugar disso, a invenção pode ser praticadacom qualquer rede sem fios na qual um procedimento de acesso aleatório éexecutado através da interface de rádio. Isto pode incluir por exemplo redesde HIPERLAN (HIPERLAN é um padrão para redes locais sem fios).
Aqueles qualificados na arte apreciarão ademais que funçõesexplicadas aqui abaixo podem ser implementadas usando circuitos dehardware individuais, usando software funcionando junto com ummicroprocessador programado ou um computador de propósito geral, usandoum circuito integrado específico de aplicação (ASIC) e/ou usando um ou maisprocessadores de sinal digital (DSPs). Também será apreciado que quando ainvenção atual é descrita como um método, ela também pode ser concretizadaem um processador de computador e uma memória acoplada a umprocessador, em que a memória é codificada com um ou mais programas queexecutam os métodos expostos aqui quando executados pelo processador, b
Figura 1 ilustra esquematicamente uma concretização de umsistema de comunicação 100 incluindo um terminal móvel 102 e uma estaçãobase de rádio 104, que são configurados para trocar dados por uma interfacede rádio 106. A estação base 104 pertence a uma rede móvel 108.
Para ser capaz de estabelecer uma conexão a outro ponto determinação (por exemplo, um usuário fixo ou móvel, um servidor de provisãode dados, etc.), o terminal móvel 102 tem que obter acesso pela estação base104 à rede 108. Para este fim, entre outros, um procedimento de acessoaleatório tem que ser executado em cada um do terminal 102 e da estaçãobase 104. Para preparar o procedimento, o terminal 102 escuta um canal decontrole de ligação descendente (DCCH) 110, que é transmitido (porexemplo, radiodifundido) pela estação base 104 na célula de rádio (nãomostrada) servida pela estação base 104. O DCCH pode anunciar, porexemplo, ID de célula e ID de rede, parâmetros de acesso aleatório,configurações de canal tais como esquemas de transmissão e parâmetros paraestabelecimento de conexão.
Baseado na informação radiodifundida, o terminal móvel 102 écapaz de executar um procedimento de acesso aleatório, no qual um ou maispedidos de acesso, cada um incluindo uma rajada de acesso 112, sãotransmitidos através da interface de ar 106 à estação base 104. A estação base104 analisa a rajada de acesso 112 e determina o valor de avanço detemporização e possivelmente também a diferença de freqüência entreterminal móvel 102 e estação base 104, que então são enviados para oterminal 102 para propósitos de sincronização. Baseado em informaçãoadicional provida no pedido de acesso (isto é, codificado dentro da rajada deacesso), a estação base 104 decide conceder ou negar o acesso de terminal102 à rede móvel 108. A configuração da rajada de acesso 112 como tambémesquemas de transmissão que podem ser usados por terminal 102 e estaçãobase 104 para transmitir e receber a rajada de acesso, respectivamente, serãodescritos em mais detalhe no seguinte.
Figura 2 ilustra esquematicamente componentes funcionais deum terminal móvel 120, que é adaptado para executar um procedimento deacesso aleatório através de uma interface de rádio 122. O terminal 120 podeser uma implementação de terminal 102 na Figura 1.
O terminal móvel 120 inclui um componente de intervalo detempo 124, que é adaptado para selecionar um intervalo de tempo de acessopara transmissão de uma rajada de acesso através da interface de rádio 122. Oterminal 120 ademais inclui um componente de largura de banda 126adaptado para fixar uma largura de banda de acesso para transmissão darajada de acesso. Ambos os componentes 124 e 126 podem ser ativados porum componente de controle (não mostrado) controlando o procedimento deacesso aleatório. O componente de largura de banda 126 é ademais adaptadopara fixar a largura de banda de acesso menor do que uma largura de banda detransmissão disponível associada com a interface de rádio. O componente delargura de banda 126 pode além disso ser adaptado para fixar a largura debanda de acesso igual à largura de banda de transmissão disponível. Pelomenos uma da largura de banda de acesso, largura de banda disponível e olocal de uma banda de freqüência de acesso dentro da largura de bandadisponível pode ser conhecido com antecedência ao terminal 120. Porexemplo, parâmetros correspondentes podem ser armazenados em um cartãode usuário tal como um cartão de SIM ou cartão de USIM (USIM: Módulo deIdentidade de Assinante de UMTS), que é provido ao usuário do terminal 120de uma operadora de rede. Alternativamente, a largura de banda detransmissão disponível provida por um rádio base estação servindo a interfacede rádio e/ou a banda de freqüência aplicável e/ou a largura de banda deacesso pode ter sido anunciada em um DCCH como ilustrado na Figura 1. Alargura de banda de acesso e/ou a banda de freqüência de acesso aplicávelfixada pelo componente de largura de banda 126 também pode ter sidoanunciada para o terminal 120, por exemplo pela interface de rádio 122.Alternativamente, o componente de largura de banda 126 pode decidir sobre alargura de banda de acesso na base de outra informação. Por exemplo, ocomponente de largura de banda pode fixar a largura de banda de acesso auma largura de banda mínima como determinada pelo padrão decomunicações de acordo com o qual o procedimento de acesso aleatório éexecutado.Os componentes 124 e 126 provêem suas colocações deparâmetro a um componente de transmissão 128, que está acoplado a umaantena 130 e opera de acordo com as colocações providas, tal que a rajada deacesso seja transmitida no intervalo de tempo de acesso desejado e com alargura de banda de acesso desejada.
Figura 3 ilustra esquematicamente uma concretização de umaestação base de rádio 140, que é adaptada para prover um canal de acessoaleatório para uma interface de rádio 142. A estação base 140 pode ser umaimplementação da estação base 104 da Figura 1. A interface de rádio 142pode ser, por exemplo, a interface 122 da Figura 2.
A estação base 140 inclui uma antena 144 para receber sinaisde rádio transmitidos através da interface de rádio 142. Os sinais recebidossão providos a um componente de recepção 146, que pode, por exemplo,converter o sinal recebido de uma gama de freqüência de rádio em uma gamade freqüência interna usada por componentes de processamento de sinaladicionais (não mostrado) da estação base 140 e pode aplicar filtros parafiltragem do sinal recebido.
A estação base 140 ademais inclui um componente deintervalo de tempo 148, que é adaptado para definir um intervalo de tempo deacesso para o canal de acesso aleatório. Ademais, um componente de largurade banda 150 é provido, que é adaptado para fixar uma largura de banda deacesso para um pedido de acesso. Os componentes 148 e 150 provêem sinaisde controle ao componente de recepção 146. O componente de recepção 146aplica durante o intervalo de tempo de acesso um filtro de acesso configuradode acordo com os sinais de controle ao sinal de rádio recebido e pode destemodo recuperar uma rajada de acesso transmitida através da interface de rádio142 dentro do intervalo de tempo de acesso e dentro da banda de freqüênciade acesso.
A rajada de acesso recuperada é provido pelo componente derecepção 146 para componentes adicionais (não mostrados) da estação base140, que analisam a rajada acesso identificada e detectam informaçãoadicional. Por exemplo, a rajada de acesso pode incluir uma referênciaaleatória para comunicação com o terminal móvel transmissor como tambéminformação relacionada a um pedido de estabelecimento de conexão doterminal.
O componente de largura de banda 150 é adaptado para fixar alargura de banda de acesso menor do que uma largura de banda detransmissão disponível associada com a interface de rádio 142. O componentede largura de banda 150 pode além disso ser adaptado para fixar a largura debanda de acesso igual à largura de banda de transmissão disponível. Porexemplo, a estação base 140 pode ser adaptada para prover a largura de bandade freqüência de transmissão inteira para a interface de rádio de um padrão decomunicação particular ao qual a estação base se conforma. Por conseguinte,a estação base 140 pode fazer uma largura de banda de 20 MHz disponível aose conformar ao padrão de 3 GGP LTE. Em vez de estar preparada parareceber rajadas de acesso através da largura de banda de transmissãodisponível inteira, o componente de largura de banda 150 pode fixar a largurade banda de acesso a um valor menor, tal que só uma fração da largura debanda de transmissão disponível possa ser usada para receber rajadas deacesso. Por exemplo, a largura de banda de acesso pode ser fixada à largurade banda de sistema mínima que tem que ser suportada por equipamento seconformando ao padrão de 3GGP LTE, isto é, 1,25 MHz.
Figura 4 ilustra esquematicamente as etapas de umaconcretização de um método 200 para executar um procedimento de acessoaleatório através de uma interface de rádio. A concretização de método podeser executada por exemplo por um dos terminais móveis 102 ou 120.
O procedimento é ativado na etapa 202, por exemplo por umsinal de um componente de controle, que controla um procedimento de acessoaleatório. Na etapa 204, um intervalo de tempo de acesso é selecionado paratransmissão de um rajada de acesso através da interface de rádio. Na etapa206, uma largura de banda de acesso para transmissão da rajada de acesso éfixada, em que a largura de banda de acesso é fixada menor do que uma5 largura de banda de transmissão disponível associada com a interface derádio. O procedimento termina na etapa 208. É para ser notado que as etapas204 e 206 também podem ser executadas em paralelo ou podem serexecutadas em ordem diferente.
Figura 5 ilustra esquematicamente uma concretização de ummétodo 220 para prover um canal de acesso aleatório para uma interface derádio. O método pode ser executado em uma da estações rádio base 104 ou140.
O procedimento é ativado na etapa 222, por exemplo por umsinal de gatilho de um componente de controle para controlar uma recepçãode rajadas de acesso. Na etapa 224, intervalos de tempo de acesso para o canalde acesso aleatório são definidos. Na etapa 226, uma largura de banda deacesso para um pedido de acesso é fixada, em que a largura de banda deacesso é fixada menor do que uma largura de banda de transmissão disponívelassociada com a interface de rádio. Por exemplo, a largura de banda de acessopode ser fixada para um filtro de acesso, que é aplicado durante o intervalo detempo de acesso para receber uma rajada de acesso. O método termina naetapa 228. E para ser notado que as etapas 224 e 226 podem ser executadasalternativamente em paralelo ou em ordem diferente.
Figura 6 ilustra esquematicamente uma implementação da arteanterior de um esquema de transmissão de dados 240 se relacionando emparticular à transmissão de rajadas de acesso. O esquema é dado na forma deum diagrama de tempo contra freqüência. Sub-quadros indicam intervalos detempo. Intervalos de tempo 242 particulares são designados como intervalosde tempo de acesso. Nas concretizações particulares, um canal de acessoaleatório (RACH) ocupa em um intervalo de tempo de acesso 242 a largura debanda inteira disponível através da interface de rádio.
Dentro de um intervalo de tempo de acesso 242, uma rajada deacesso 244 pode ser transmitida tendo uma duração de tempo de rajada deacesso Tab- Períodos de guarda adicionais 246 são requeridos dentro dointervalo de tempo de acesso 242 devido às incertezas de temporização naligação ascendente. Mais precisamente, a fim de manter ortogonalidade entrerajadas de acesso e outros dados transmitidos em intervalos de tempoadicionais, as rajadas de acesso têm que chegar a um certo instante de tempona estação base de rádio. Como a sincronização alcançada antes doprocedimento de acesso aleatório não leva em conta tempos de propagação deida e volta, há uma incerteza surgindo por exemplo da distância desconhecidaentre a estação base e terminal móvel. A fim de permitir esta incerteza, osperíodos de guarda 246 têm que ser introduzidos. O comprimento de intervalode tempo de acesso Trach portanto inclui Tab como também os períodos deguarda. Os intervalos de tempo de acesso podem seguir um ao outroperiodicamente com um período de repetição de Trep.
Figura 7 ilustra esquematicamente uma primeira concretizaçãode um esquema de transmissão de dados 270. Como na Figura 6, cadaintervalo de tempo de acesso 262 pode incluir rajadas de acesso 264 comduração de tempo Tab e períodos de guarda 266. Na implementação mostradana Figura 7, dentro de cada um dos intervalos de tempo de acesso 262 só umafração BWrach da largura de banda de transmissão totalmente disponível estáalocada para um canal de acesso. No exemplo da Figura 7, a largura de bandaBWrach ocupa um quarto da largura de banda disponível, tal que três canais268 adicionais sejam definidos.
Em geral, é possível ter várias larguras da banda de acessopermitidas para um sistema de comunicação particular, tal que o terminalmóvel (ou a estação base de serviço) possa decidir por uma particular daslarguras de banda de acesso permitidas. Em um caso como ilustrado na Figura7, no qual só uma única largura de banda de acesso BWrach é especificada, alargura de banda de acesso poderia ser escolhida tal que caiba em uma largurade banda de sistema mínima especificada pelo padrão de telecomunicações,isto é, a largura de banda de acesso poderia ser escolhida ser menor ou igual àlargura de banda de sistema mínima. Em um exemplo, a largura de banda desistema mínima pode ser definida para ser 1,25 MHz e BWrach pode entãoser selecionado como 1,25 MHz. Usando uma tal largura de banda única deacesso habilita simplificar a configuração de estação base e/ou terminais.
Em outras concretizações nas quais BWrach é escolhido maiordo que a largura de banda de sistema mínima, múltiplos procedimentos deacesso aleatório podem ser especificados, um procedimento para cada largurade banda de acesso. Se neste caso, por exemplo, um terminal móvel sósuportar uma largura de banda de acesso, pode não ser capaz de acessar umaestação base de rádio. Acessibilidade só será assegurada se a estação base forequipada com múltiplos receptores de acesso aleatório, um receptor para cadauma das larguras da banda de acesso permitidas.
Em ainda outras concretizações, um terminal móvel pode seradaptado para escolher de larguras da banda de acesso diferentes. Porexemplo, o terminal poderia ser adaptado para tanto usar um BWrach igual àlargura de banda disponível ou um BWrach igual a um valor menor, porexemplo uma largura de banda de sistema mínima.
Em qualquer caso, tem que ser assegurado que a largura debanda de acesso seja suficiente para habilitar a estação base medir o valor detemporização com precisão de bit. Tipicamente, para um sistema de 3 GPPLTE, uma largura de banda de acesso escolhida a ou ligeiramente abaixo deuma largura de banda de sistema mínima de 1,25 MHz cumprirá estacondição.
Se referindo novamente à Figura 7, os intervalos de tempo deacesso 262 se repetem com um período de tempo Trep. O valor de Trep podeser fixado, por exemplo por um padrão de telecomunicações. Em outrasconcretizações, a estação base de rádio ou outros nós de controle de uma redesem fios podem fixar a periodicidade, por exemplo de acordo com o requisitopara prover recursos suficientes para procedimentos de acesso aleatório. Ovalor momentaneamente válido de Trep pode ser anunciado então porsinalização de camada mais alta. A duração de intervalo de tempo de acessotambém pode ser conhecida tanto com antecedência no terminal móvel oupode ser sinalizada.
O valor de Trep relacionado à periodicidade dos intervalos detempo de acesso aleatório pode, como um exemplo, ser escolhido na gama demilissegundos (ms). Um intervalo de acesso pode ter o mesmocomprimento TracH como outros intervalos de tempo, por exemplo 0,5 ms ou1 ms. A duração Tab de uma rajada de acesso aleatório pode caber nointervalo de tempo de acesso, tal que um período de tempo de guardasuficiente seja deixado para habilitar a incerteza de temporização. Tab podeser por exemplo 400 microssegundos (μs) e o período de guarda pode ser 100μs. Outro exemplo seria um Tab de 900 μs com um período de guarda de 100μs. Este8 valore8 são apropriados, por exemplo, para tamanhos de célula deaté aproximadamente 15 km. Para células maiores, tanto o comprimento deintervalo de acesso aleatório TraCh pode ser aumentado tal que seja, porexemplo, aproximadamente duas vezes o comprimento de outros intervalos detempo, ou a rede (a estação base) pode assegurar que nenhuma transmissão dedados de ligação ascendente seja programada no sub-quadro seguindo ointervalo de tempo de acesso aleatório. Neste caso, tamanhos de célulagrandes podem ser operados sem qualquer requisito de reconfiguraçãoadicional.
A largura de banda alocada para um rajada de acesso aleatório,BWraCh pode estar na ordem de 1 MHz, que é tipicamente grande bastantepara habilitar uma resolução de temporização suficiente. Note que este valor émenor do que a largura de banda menor de sistema permitida sugerida porexemplo para 3GGP LTE, que é presumivelmente 1,25 MHz. Deste modo,para um sistema provendo uma largura de banda de transmissão disponível de5 MHz, até 4 ou até mesmo 5 canais de acesso aleatório paralelos podem seralocados, cada um ocupando uma banda de freqüência diferente dentro dointervalo de tempo de acesso aleatório.
O esquema 260 ademais ilustra que salto de freqüência podeser aplicado para intervalos de tempo de acesso 262 consecutivos, isto é,bandas de freqüência diferentes podem ser usadas em intervalos de tempoconsecutivos. No exemplo da Figura 7, o RACH ocupa em intervalos detempo de acesso 262 consecutivos alternadamente a primeira e a terceira dasbandas de freqüência 268. Em outras concretizações, outra periodicidade podeser prescrita, por exemplo todas as bandas de freqüência disponíveis podemser usadas. Em cada um dos intervalos de tempo de acesso 262, as bandas defreqüência 268 não sendo ocupadas pelo RACH podem ser usadas paratransmissões de outros dados, por exemplo dados de controle ou usuário.
Isto é ilustrado nas Figuras 8A - 8C mostrando concretizaçõesadicionais de esquemas de transmissão 260, 270 e 280 semelhantes à Figura7. Só um único intervalo de tempo de acesso 262, 272 e 282, respectivamente,é ilustrado em mais detalhe.
Em cada uma dos esquemas de transmissão 260, 270 e 280, alargura de banda de acesso para um canal de acesso aleatório RACH é fixadamenor do que a largura de banda de transmissão disponível associada com ainterface de rádio. No esquema 260, a largura de banda restante é usada paracanais de acesso aleatório adicionais RACH. Os canais individuais estãoseparados um do outro por bandas de guarda de freqüência para evitar umasobreposição de rajadas de acesso posicionadas imprecisamente recebidas naestação base em canais vizinhos. Deste modo, vários canais de acessoortogonais multiplexados em freqüência podem ser providos dentro da largurade banda de transmissão disponível. Os canais podem ser usados para um oumais terminais móveis, por exemplo um único terminal pode transmitir duasrajadas de acesso em bandas de freqüência diferentes.
No esquema de transmissão 270, a largura de banda disponívelnão usada para o RACH é usada para a transmissão de outros dados ao invés,por exemplo dados de usuário e/ou dados de controle. Esquema detransmissão 280 é uma combinação de esquemas 270 e 260. Dois canais deacesso são providos dentro do intervalo de tempo de acesso 282, e a largurade banda disponível restante é usada para transmissão de outros dados. Emoutras concretizações, as bandas de freqüência usadas para rajadas de RACHe as bandas de freqüência alocadas para transmissão de outros dados podemser posicionadas em um padrão intercalado ou alternado.
Figura 9 ilustra esquematicamente uma concretizaçãoadicional de um esquema de transmissão 300. Na Figura 9, a configuração deintervalos de tempo de acesso 302, 304 e 306 com várias bandas defreqüência de acesso 308 - 324 é ilustrada de uma maneira semelhante comonas Figuras 7 e 8.
Esquema de transmissão 300 ilustra a possibilidade paranomear usuários a grupos diferentes de usuários de acesso aleatório. Porexemplo, um primeiro grupo de usuários pode ser nomeado a canais de acessoaleatório 308, 310 e 312. Um segundo grupo de usuários pode ser nomeadoaos canais de acesso 314, 316e318, enquanto um terceiro grupo de usuáriospode ser nomeado a canais de acesso 320, 322 e 324. Uma padrão de salto defreqüência particular é aplicado aos RACHs de cada um dos grupos deusuários. Em outras concretizações, uma banda de freqüência constante podeser alocada para um grupo de usuários particular ou para todos os grupos deusuários. Porém, o uso de um padrão de salto de freqüência é benéfico de umaperspectiva de diversidade. A baixas velocidades de terminal móvel, umafreqüência particular pode estar sujeita a um mergulho de desvanecimento seestendendo através de múltiplos intervalos de acesso. Se a primeira tentativade acesso fosse malsucedida, pode ser assim benéfico usar outra freqüênciapara uma tentativa subseqüente. Os padrões de salto de freqüência ilustradosexemplarmente para os grupos de usuários no esquema 300 da Figura 9aumentam a diversidade para retransmissões dos pedidos de acesso aleatório,tal que em intervalos de tempo de acesso subseqüentes outras bandas defreqüência estejam disponíveis para um procedimento de acesso aleatório.
Um padrão de salto de freqüência pode ser conhecido comantecedência aos terminais móveis, ou pode ser sinalizado aos terminaismóveis tal que cada terminal saiba qual freqüência usar em qual intervalo deacesso. No caso que o padrão de salto é conhecido no terminal móvel e naestação base de rádio, a última pode configurar seu receptor de acessoaleatório apropriadamente. Alternativamente, um terminal móvel podeselecionar aleatoriamente uma das bandas de freqüência de RACH providaspara seu procedimento de acesso aleatório. Isto requer que a estação base derádio procure todas as bandas de freqüência nomeadas a rajadas de RACHdurante o intervalo de tempo de acesso.
Em outra concretização, os grupos de usuários diferentes quesão ilustrados exemplarmente na Figura 9 podem ser nomeados a classes deprioridade diferentes. Deste modo, terminais de prioridade alta ou usuários deprioridade alta podem ser separados de terminais de prioridade baixa ouusuários de prioridade baixa no domínio de freqüência. Por exemplo, onúmero de usuários nomeado a um grupo de usuários particular pode ser maisbaixo para uma classe de prioridade alta e mais alto para uma classe deprioridade baixa. Deste modo, o risco de colisões nos canais de acessonomeados a uma classe de prioridade alta pode ser reduzido e assim umprocedimento de acesso aleatório executará em média mais rapidamente(devido a um atraso reduzido resultando de tentativas adicionais no caso decolisões). Adicionalmente ou alternativamente, classes de usuário deprioridade alta também podem ser nomeadas a mais de um canal de acessopor intervalo de tempo de acesso e/ou um número mais alto de intervalos detempo de acesso em um quadro ou multi-quadro. Por exemplo, um RACHpara usuários de prioridade baixa só pode ser provido em todo segundointervalo de tempo de acesso consecutivo.
Figura 10 ilustra uma concretização adicional de um esquemade transmissão de dados 330. Um RACH particular usando uma única bandade freqüência de acesso durante uma intervalo de tempo de acesso particular éilustrada somente. O RACH pode ser usado por múltiplos terminais móveis 1,..., N transmitindo suas rajadas de acesso em um modo multiplexado emcódigo (CDMA, Acesso Múltiplo por Divisão de Código). As rajadas deacesso podem ser separadas entre si as codificando com códigos ortogonaisdiferentes. Um conjunto de código incluindo um número limitado de códigosortogonais pode ser conhecido com antecedência aos terminais móveis ouuma indicação de tal conjunto de código pode ser sinalizado, por exemplo emum canal de controle de ligação descendente. As rajadas de acesso determinais diferentes pode então perturbar uma a outra em potência, mas aindasão separáveis na estação base devido à codificação diferente. Um terminalmóvel pode escolher aleatoriamente um código do conjunto de código. Atécnica ilustrada na Figura 10 pode ser usada junto com as técnicas nasFiguras 7-9.
A técnica proposta aqui permite prover recursos para pedidosde acesso aleatório de terminais móveis de um modo flexível. Devido ao fatoque só uma porção da largura de banda de transmissão disponível em umainterface de rádio é usada para uma rajada de acesso particular durante ointervalo de tempo de acesso, a largura de banda disponível restante pode serusada tanto para rajadas de acesso adicionais ou para a transmissão de outrosdados. O uso da largura de banda de acesso, e seu local dentro da largura debanda de transmissão disponível, no intervalo de tempo de acesso pode sersinalizado aos terminais dentro da célula servida pela estação base tal querecursos possam ser providos em uma escala de tempo curto e de um modoautomático. Um desperdício de recursos de largura de banda para oprocedimento de acesso aleatório é portanto evitado. No caso que uma largurade banda de acesso particular é prescrita para um sistema de comunicação, oprojeto de transmissores e receptores de acesso aleatório é facilitado. Onúmero de canais de acesso aleatório pode ser ajustado adicionalmente nodomínio de código. Diversidade de freqüência pode facilmente ser alcançadaaplicando uma padrão de salto de freqüência para intervalos de tempo deacesso/bandas de freqüência de acesso consecutivas.
Enquanto a invenção atual foi descrita em relação a suasconcretizações preferidas, é para ser entendido que esta exposição só é parapropósitos ilustrativos. Por conseguinte, é pretendido que a invenção só sejalimitada pela extensão das reivindicações anexas a isto.

Claims (21)

1. Método de executar um procedimento de acesso aleatórioatravés de uma interface de rádio (106), o método caracterizado pelo fato deque inclui as etapas de:selecionar (204) uma intervalo de tempo de acesso paratransmissão de uma rajada de acesso (112) através da interface de rádio; efixar (206) uma largura de banda de acesso (BWrach) paratransmissão da rajada de acesso;em que a largura de banda de acesso é fixada menor do queuma largura de banda de transmissão disponível associada com a interface derádio.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que ademais inclui receber informação relacionada a pelo menos umada largura de banda de transmissão disponível, a largura de banda de acesso eo local de uma banda de freqüência de acesso tendo a largura de banda deacesso.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que a largura de banda de acesso é fixada de acordo com umalargura de banda de acesso mínima.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que o intervalo de tempo de acesso éselecionado fora de um arranjo periódico de intervalos de tempo de acessoassociados com a interface de rádio.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa adicional deselecionar uma banda de freqüência de acesso tendo a largura de banda deacesso dentro da largura de banda de transmissão disponível.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelofato de que a banda de freqüência de acesso é selecionada de acordo com umesquema de multiplexação de freqüência associado com a interface de rádio.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que a banda de freqüência de acesso é selecionada de acordo com umpadrão de salto de freqüência associado com a interface de rádio.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a-7, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa de transmitir duas ou maisrajadas de acesso em bandas de freqüência de acesso diferentes.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos um do intervalo detempo de acesso e da banda de freqüência de acesso é determinado de acordocom um esquema de prioridade associado com a interface de rádio.
10. Método de prover um canal de acesso aleatório para umainterface de rádio (106), o método caracterizado pelo fato de que inclui asetapas de:definir (224) intervalos de tempo de acesso para o canal deacesso aleatório; efixar (226) uma largura de banda de acesso (BWrach) para umpedido de acesso;em que a largura de banda de acesso é fixada menor do queuma largura de banda de transmissão disponível associada com a interface derádio.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopelo fato de que a etapa de fixar a largura de banda de acesso inclui fixar alargura de banda de acesso para um filtro de acesso, o filtro de acesso sendoaplicado durante o intervalo de tempo de acesso para receber uma rajada deacesso (112).
12. Método de acordo com a reivindicação 10 ou 11,caracterizado pelo fato de que a largura de banda de acesso é fixada de acordocom uma largura de banda de acesso mínima predefinida.
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações-10 a 12, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa adicional de fixar alargura de banda de acesso de acordo com uma banda de freqüência de acessotendo a largura de banda de acesso.
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações-11 a 13, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa adicional de aplicar umou mais filtros adicionais para receber dados adicionais durante o intervalo detempo de acesso.
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações-10 a 14, caracterizado pelo fato de que inclui a etapa de transmitir informação(110) relativa a pelo menos uma da largura de banda de acesso, intervalo detempo de acesso e banda de freqüência de acesso através da interface de rádio.
16. Produto de programa de computador, caracterizado pelofato de que inclui porções de código de programa para executar as etapas deacordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, quando o produtode programa de computador é executado em um ou mais dispositivos decomputação.
17. Produto de programa de computador de acordo com areivindicação 16, caracterizado pelo fato de que é armazenado em um meio degravação legível por computador.
18. Terminal móvel (102, 120) adaptado para executar umprocedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio (106), oterminal caracterizado pelo fato de que inclui:um componente de intervalo de tempo (122) adaptado paraselecionar um intervalo de tempo de acesso para transmissão de um rajada deacesso (112) através da interface de rádio; eum componente de largura de banda (124) adaptado para fixaruma largura de banda de acesso (BWrach) para transmissão da rajada deacesso;em que o componente de largura de banda é adaptado parafixar a largura de banda de acesso menor do que uma largura de banda detransmissão disponível associada com a interface de rádio.
19. Estação base de rádio (104, 140) adaptada para prover umcanal de acesso aleatório para uma interface de rádio (106), a estação base derádio caracterizada pelo fato de que inclui:um componente de intervalo de tempo (148) adaptado paradefinir um intervalo de tempo de acesso para o canal de acesso aleatório; eum componente de largura de banda (150) adaptado para fixaruma largura de banda de acesso (BWrach) para um pedido de acesso; .em que o componente de largura de banda é adaptado parafixar a largura de banda de acesso menor do que uma largura de banda detransmissão disponível associada com a interface de rádio.
20. Estação base de rádio de acordo com a reivindicação 19,caracterizada pelo fato de que o componente de largura de banda (150) éadaptado para fixar a largura de banda de acesso (BWrach) para um filtro deacesso, o filtro de acesso sendo aplicado durante o intervalo de tempo deacesso para receber uma rajada de acesso.
21. Estação base de rádio de acordo com a reivindicação 20,caracterizada pelo fato de que o componente de largura de banda é adaptadopara prover múltiplos filtros de acesso em bandas de freqüência diferentespara o intervalo de tempo de acesso.
BRPI0617640A 2005-10-21 2006-10-20 métodos de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio, e de prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio, meio de armazenamento legível por computador, terminal móvel, e, estação base de rádio BRPI0617640B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0502348 2005-10-21
SE0502348-6 2005-10-21
PCT/EP2006/010162 WO2007045504A1 (en) 2005-10-21 2006-10-20 Technique for performing a random access procedure over a radio interface

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0617640A2 true BRPI0617640A2 (pt) 2011-08-02
BRPI0617640B1 BRPI0617640B1 (pt) 2019-07-02
BRPI0617640B8 BRPI0617640B8 (pt) 2019-07-30

Family

ID=37685920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617640A BRPI0617640B8 (pt) 2005-10-21 2006-10-20 métodos de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio, e de prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio, meio de armazenamento legível por computador, terminal móvel, e, estação base de rádio

Country Status (16)

Country Link
US (1) US8285294B2 (pt)
EP (1) EP1938647B1 (pt)
JP (1) JP5038317B2 (pt)
KR (1) KR101296558B1 (pt)
CN (2) CN101292562A (pt)
AU (1) AU2006303388B2 (pt)
BR (1) BRPI0617640B8 (pt)
DK (1) DK1938647T3 (pt)
ES (1) ES2602254T3 (pt)
HK (1) HK1213722A1 (pt)
HU (1) HUE030683T2 (pt)
MY (1) MY154823A (pt)
PL (1) PL1938647T3 (pt)
PT (1) PT1938647T (pt)
RU (1) RU2433574C2 (pt)
WO (1) WO2007045504A1 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8385977B2 (en) * 2001-05-02 2013-02-26 Trex Enterprises Corp Cellular communication system with high speed content distribution
US8369424B2 (en) * 2006-07-14 2013-02-05 Qualcomm Incorporated Frequency selective and frequency diversity transmissions in a wireless communication system
JP5152472B2 (ja) * 2007-04-28 2013-02-27 日本電気株式会社 無線通信システムにおけるリソース割当制御方法および装置
US8169992B2 (en) 2007-08-08 2012-05-01 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Uplink scrambling during random access
JP5167760B2 (ja) * 2007-10-24 2013-03-21 富士通株式会社 無線通信システムにおける上り通信方法並びに無線通信システム、無線端末及び無線基地局
CN102612162B (zh) * 2008-01-07 2015-09-09 三星电子株式会社 传输随机接入前导信号的设备和方法
WO2009091125A1 (en) * 2008-01-15 2009-07-23 Lg Electronics Inc. Random access channel frequency diversity
WO2009103841A1 (en) * 2008-02-20 2009-08-27 Electrobit Corporation A method and network arrangement for re-allocating frequency resources between co-located cellular networks
CN101267679B (zh) 2008-04-26 2013-03-27 中兴通讯股份有限公司 一种用于映射物理随机接入信道的方法
US8094616B2 (en) * 2008-05-02 2012-01-10 Intel Corporation OFDMA contention-based random access channel design for mobile wireless systems
US8009782B2 (en) * 2008-05-21 2011-08-30 Nokia Siemens Networks Oy Downscaling system bandwidth
CN102106107B (zh) 2008-05-21 2015-09-23 诺基亚通信公司 经由pucch配置针对任意系统带宽部署lte ul系统
EP2166694A3 (en) * 2008-09-18 2012-01-04 Samsung Electronics Co., Ltd. Transmission of sounding reference signals in TDD communication systems
WO2010047061A1 (ja) 2008-10-20 2010-04-29 パナソニック株式会社 無線通信基地局装置および分割数決定方法
US8879461B2 (en) 2008-12-01 2014-11-04 Qualcomm Incorporated Blank subframe uplink design
US8483149B2 (en) 2008-12-05 2013-07-09 Nokia Siemens Networks Oy Resource allocation technique for physical uplink control channel blanking
CN101616439A (zh) * 2009-07-28 2009-12-30 华为技术有限公司 演进网络中的无线自回传方法、装置及系统
CN101741785B (zh) * 2009-12-21 2012-12-19 中兴通讯股份有限公司 随机接入脉冲信号的识别方法和系统
MX2012009337A (es) * 2010-02-12 2012-11-29 Fujitsu Ltd Aparato de comunicacion por radio, sistema de comunicacion por radio y metodo de comunicacion por radio.
EP2400810B1 (en) * 2010-06-23 2013-01-02 ML-C MobileLocation-Company GmbH Sending a message from a telecommunication device to a mobile telecommunication network
RU2475965C2 (ru) * 2010-11-24 2013-02-20 ОАО "Концерн "Созвездие" Способ назначения радиоданных в сотовой сети
CN102624442B (zh) * 2011-01-31 2016-06-22 中兴通讯股份有限公司 一种无线通信系统及其上行同步信道的发送方法
JP5329598B2 (ja) * 2011-04-20 2013-10-30 シャープ株式会社 通信システム、移動局装置、基地局装置、ランダムアクセス処理方法及び集積回路
JP2011259488A (ja) * 2011-08-08 2011-12-22 Ntt Docomo Inc 複数の信号帯域幅を定義する無線通信システムにおける送受信帯域幅設定方法、移動端末および基地局
CN104521311B (zh) * 2012-08-10 2019-07-12 瑞典爱立信有限公司 用于在电信系统中处置连接设置的方法和设备
JP5448012B2 (ja) * 2012-09-13 2014-03-19 日本電気株式会社 無線通信システム、その通信方法、基地局および移動局
US9907092B2 (en) * 2014-10-09 2018-02-27 Qualcomm Incorporated Uplink synchronization without preamble in SC-FDMA
US10594652B2 (en) * 2014-10-16 2020-03-17 Qualcomm Incorporated Wireless communication utilizing a unified air interface
CN105553608B (zh) * 2015-12-07 2019-03-01 北京邮电大学 一种基于非正交多址方式的数据传输方法、装置及系统
ES2924363T3 (es) * 2015-12-08 2022-10-06 Huawei Tech Co Ltd Método para enviar datos, estación base y dispositivo terminal
US11546941B2 (en) * 2017-08-18 2023-01-03 Qualcomm Incorporated Random access procedure with cross band downlink/uplink pairing

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5603081A (en) * 1993-11-01 1997-02-11 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method for communicating in a wireless communication system
CN1116888A (zh) * 1993-11-01 1996-02-14 艾利森电话股份有限公司 在蜂窝通信系统中的第2层协议
FI105250B (fi) * 1998-09-01 2000-06-30 Nokia Networks Oy Menetelmä tietoliikennejärjestelmän kuormituksen ohjaamiseksi
US6757293B1 (en) * 1998-12-02 2004-06-29 Lucent Technologies Inc. Methods and apparatus for providing short RACH frames for fast latency
DE69914108T2 (de) * 1999-05-26 2004-11-18 Nokia Corp. System und verfahren zur steuerung von zufälligen zugriffen
AU2418201A (en) 1999-12-22 2001-07-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Dynamic allocation of random access capacity in gprs networks

Also Published As

Publication number Publication date
HK1213722A1 (zh) 2016-07-08
DK1938647T3 (en) 2016-11-07
MY154823A (en) 2015-07-31
KR20080068650A (ko) 2008-07-23
BRPI0617640B8 (pt) 2019-07-30
HUE030683T2 (en) 2017-05-29
BRPI0617640B1 (pt) 2019-07-02
EP1938647B1 (en) 2016-08-10
JP2009513043A (ja) 2009-03-26
JP5038317B2 (ja) 2012-10-03
AU2006303388A1 (en) 2007-04-26
ES2602254T3 (es) 2017-02-20
CN101292562A (zh) 2008-10-22
RU2433574C2 (ru) 2011-11-10
CN104853446A (zh) 2015-08-19
US20090215450A1 (en) 2009-08-27
US8285294B2 (en) 2012-10-09
PL1938647T3 (pl) 2017-02-28
RU2008119997A (ru) 2009-11-27
KR101296558B1 (ko) 2013-08-13
WO2007045504A1 (en) 2007-04-26
CN104853446B (zh) 2020-03-17
PT1938647T (pt) 2016-09-26
EP1938647A1 (en) 2008-07-02
AU2006303388B2 (en) 2010-09-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617640A2 (pt) métodos de executar um procedimento de acesso aleatório através de uma interface de rádio, e de prover um canal de acesso aleatório para uma interface de rádio, produto de programa de computador, terminal móvel, e, estação base de rádio
US11368998B2 (en) System and method for a tracking channel
US8265682B2 (en) Scheduling request usage in DRX mode in wireless networks
EP2153571B1 (en) Uplink synchronization maintenance principles in wireless networks
RU2556387C2 (ru) Способы и устройство для основанного на конкуренции предоставления в сети беспроводной связи
US8514720B2 (en) Base station apparatus, mobile station, mobile communication system, and communication control method
US8085785B2 (en) Mobile station, a base station, a mobile communication system and a communication control method
US6788950B1 (en) Optimal use of request access TDMA slots for automatic level control
CA2374967A1 (en) Methods and apparatus for performing slot hopping of logical control channels in wireless communications systems
US7170943B1 (en) Control channel for a wireless digital subscriber line system
EP1295408A1 (en) Adaptive rate power control cdma system
EP3560247A1 (en) Method and network node for enabling wireless communication with a wireless device
JP2002198927A (ja) 無線通信システムにおいて搬送周波数を割り振るための方法およびシステム
US10951380B1 (en) Optimizing uplink synchronization via dynamic PRACH configuration
CN116506094B (zh) 5g小基站设备基于多用户的srs资源分配方法和装置
CN115835407A (zh) 一种降低低轨卫星通信系统接入时延的方法
AU2001270411A1 (en) Adaptive rate power control CDMA system

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 74/08 (2009.01)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) REFERENTE A RPI 2530 DE 02/07/2019, QUANTO AO NOME DO TITULAR.