BRPI0615756A2 - engrenagem cÈnica endentação de conexão - Google Patents

engrenagem cÈnica endentação de conexão Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615756A2
BRPI0615756A2 BRPI0615756-4A BRPI0615756A BRPI0615756A2 BR PI0615756 A2 BRPI0615756 A2 BR PI0615756A2 BR PI0615756 A BRPI0615756 A BR PI0615756A BR PI0615756 A2 BRPI0615756 A2 BR PI0615756A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
indentation
straight
conical
bevel gear
gear according
Prior art date
Application number
BRPI0615756-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Frank Zerling
Original Assignee
Sona Blw Praezisionsschmiede Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37507501&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0615756(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Sona Blw Praezisionsschmiede Gmbh filed Critical Sona Blw Praezisionsschmiede Gmbh
Publication of BRPI0615756A2 publication Critical patent/BRPI0615756A2/pt
Publication of BRPI0615756B1 publication Critical patent/BRPI0615756B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H55/00Elements with teeth or friction surfaces for conveying motion; Worms, pulleys or sheaves for gearing mechanisms
    • F16H55/02Toothed members; Worms
    • F16H55/17Toothed wheels
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H1/00Toothed gearings for conveying rotary motion
    • F16H1/02Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion
    • F16H1/04Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving only two intermeshing members
    • F16H1/12Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving only two intermeshing members with non-parallel axes
    • F16H1/14Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving only two intermeshing members with non-parallel axes comprising conical gears only
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T74/00Machine element or mechanism
    • Y10T74/19Gearing
    • Y10T74/19642Directly cooperating gears
    • Y10T74/19674Spur and bevel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Gears, Cams (AREA)
  • Gear Transmission (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)
  • Diaphragms For Electromechanical Transducers (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)
  • Friction Gearing (AREA)

Abstract

ENGRENAGEM CÈNICA COM ENDENTAçãO DE CONEXãO. A presente invenção refere-se a uma engrenagem cónica (1) com endentação de conexão, que abrange uma endentação cónica (2) e ao menos uma outra endentação (3) com igual número de dentes, que se conecta sem lacuna a uma de suas extremidades. Ambas as endentações são então executadas à maneira de endentações rolantes evolventes, e a faixa de transição entre ambas as endentações se estende sem aresta, sendo que os parâmetros de endentação da endentação cónica (2) e da endentação de conexão (3) são predeterminados separadamente e divergentes entre si.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ENGRENA-GEM CÔNICA COM ENDENTAÇÃO DE CONEXÃO".
A presente invenção refere-se a uma engrenagem cônica comendentação de conexão, abrangendo uma endentação cônica e ao menosuma outra endentação com igual número de dentes, que se conecta semlacuna a uma de suas extremidades.
Essa engrenagem cônica com uma endentação de conexão e-xecutada como endentação reta é conhecida da FR 909413. As endenta-ções que se conectam entre si são então separadas por uma aresta.
Uma transição isenta de aresta entre duas endentações só é atéagora conhecida do artigo "Endentações evolventes com propriedades ex-tremas" de Karheinz Roth e Shyi-Jeng Tsai da revista Antriebstechnik, 1997,Jg. 36, caderno 3, pág. 82-90, onde, para efeito da pivotabilidade relativa deduas engrenagens, toroidais, engranzam entre si duas endentações cônicase retas mutuamente correspondentes em seus parâmetros de endentação.
Do estado atual da técnica já são ainda conhecidas engrena-gens cônicas com uma endentação reta muito curta em comparação com ocomprimento axial da endentação cônica, se conectando axialmente semlacuna à endentação cônica, em que o perfil de endentação da endentaçãoreta corresponde ao perfil de endentação cônica projetada em direção axial.Essa endentação reta pode ser utilizada apenas como endentação de encai-xe.
Além disso, do estado atual da técnica são conhecidas engrena-gens cônicas com uma endentação reta que se conecta axialmente distanci-ada, como endentação externa da endentação cônica.
A endentação externa é então executada como mera endenta-ção de encaixe e apresenta um diâmetro externo menor em comparaçãocom o diâmetro externo da endentação cônica bem como número de dentesdiferente da endentação cônica.
Em face disso, constitui objetivo da presente invenção disponibi-lizar uma engrenagem cônica com funcionalidade ampliada.
Esse objetivo é alcançando por uma engrenagem cônica deacordo com a invenção com as características da reivindicação 1. Ambas asendentações, portanto a endentação cônica e a endentação de conexão,àquela conectada sem lacuna, apresentam o mesmo número de dentes, po-dendo as endentações apresentar transição direta uma para dentro da outra.
Os dentes e os flancos dos dentes de ambas endentações são sobrepostosvantajosamente um por um. Além disso, tanto a endentação cônica comotambém a endentação de conexão são executadas à maneira de endenta-ções rolantes evolventes, com o que - em oposição ao estado atual da técni-ca - a endentação de conexão não apenas é apropriada como endentaçãode encaixe, mas sim também para transmissão de força evolvente com umaoutra engrenagem dentada reta. Finalmente, a faixa de transição das enden-tações conectadas entre si sem lacuna é executada isenta de aresta, e osparâmetros de endentação de endentação cônica e endentação de conexãosão previstas separadas e divergentes entre si.
Uma engrenagem cônica de acordo com a invenção é produzidade preferência por meio de um processo de fabricação por deformação. Aoversado estão, portanto, disponíveis processos por deformação conhecidosdo estado atual da técnica, como por exemplo deformação a quente e a frio,também forjamento. Enquanto que, de fato, em princípio, também é possíveluma fabricação com levantamento de aparas, as propriedades de uma en-grenagem cônica de acordo com a invenção, especialmente a isenção dearesta na faixa de transição, podem ser obtidas de maneira particularmentesimples por um processo de fabricação por deformação. Além disso, tanto aendentação cônica como também a endentação de conexão podem entãoser produzidas simultaneamente em uma etapa de trabalho.
Segundo uma primeira configuração vantajosa da invenção, osparâmetros de endentação de ambas as endentações na faixa de transiçãosatisfazem as condições de rolamento evolventes mútuas, com o que é ga-rantido um cuidadoso rolamento de uma engrenagem dentada reta engran-zando com uma das duas endentações também na faixa de transição.
Quanto à endentação de conexão, trata-se, de preferência, deuma endentação externa executada como endentação reta, que se conectaaxialmente à endentação cônica em sua extremidade com maior módulo,isto é, na extremidade de maior diâmetro. Mas também é possível uma en-dentação reta aplicada ao módulo menor contraposto, de tal maneira que amesma pode ser utilizada alternativamente com a endentação cônica medi-ante correspondentes parceiros de endentação respectivamente até à faixade transição.
Na engrenagem cônica de acordo com a invenção, a projeçãoda endentação cônica corresponde vantajosamente às regras da DIN 3971 ea endentação externa é executada como endentação reta de preferênciasegundo as regras da DIN 3960.
A endentação de conexão e/ou a endentação de conexão deuma engrenagem cônica de acordo com a invenção podem apresentar, van-tajosamente, um abaulamento. Como faixa de transição é prevista aquelafaixa, em que as duas endentações apresentam transição mútua sem aresta.No caso de que ambas as endentações apresentem um abaulamento, a fai-xa de transição pode ser definida como aquela faixa das endentações comtransição mútua, que se situa entre as respectivas formações de suporte dasendentações.
A geometria de ambas as endentações pode ser prevista sepa-rada por seleção apropriada dos parâmetros de endentação determinadaspara a respectiva endentação. Para a projeção da endentação cônica, paratanto são especialmente significativos seu ângulo de engate (ακν), seu mó-dulo (mKv). seu fator de deslocamento de perfil (xKv) e seu ângulo de coneprimitivo de referência (δ«ν)· Para uma endentação reta, especialmente seuângulo de engate (ctst), seu módulo (mst), seu fator de deslocamento de perfil(xst) e diâmetro de círculo primitivo de referência (õSt). Os parâmetros anteri-ormente mencionados podem variar eventualmente pela largura da respecti-va endentação, especialmente na faixa de transição das endentações.
Em uma outra configuração vantajosa da invenção, os parâme-tros de endentação de endentação cônica e endentação reta são seleciona-dos de tal maneira em dependência mútua, que tanto uma engrenagem cô-nica rolando na endentação cônica, cuja endentação penetra na endentaçãoreta da engrenagem cônica, como também uma engrenagem reta rolandosobre a endentação reta, cuja endentação reta penetra na endentação côni-ca, pode rolar desimpedidamente.
Além disso, a engrenagem cônica apresenta na faixa de transi-ção das endentações, vantajosamente, um recuo extremo de seus flancosde dente, de tal maneira que o curso de uma linha de flanco na faixa detransição passa em ambos os lados tangencialmente para o curso de umalinha de flanco de endentação cônica ou reta. Assim, na faixa dos flancos dedente é garantida uma transição particularmente suave e uniforme de ambasas endentações.
De novo, vantajosamente, a engrenagem cônica apresenta nafaixa de transição das endentações um recuo extremo do diâmetro do círculode topo de seus dentes, de tal maneira que o curso do diâmetro de círculode topo na faixa de transição passa em ambos os lados tangencialmentepara o curso do diâmetro de círculo de topo da endentação cônica ou reta.
Nem a endentação cônica nem a endentação reta se projetamassim na periferia externa da engrenagem cônica relativamente à respecti-vamente outra parte da engrenagem cônica. Além disso, é assim garantidauma transição suave, sem arestas e redonda com raio eventualmente variá-vel entre ambas as endentações na área externa da engrenagem cônica deacordo com a invenção.
Segundo uma outra configuração vantajosa da invenção, o res-pectivo módulo de endentação reta ou cônica apresenta no ponto de interse-ção do círculo primitivo de referência da endentação reta com o cone primiti-vo de referência da endentação cônica o mesmo valor, o que possibilita umatransição especialmente suave das endentações. Isso é então especialmen-te vantajoso quando os parâmetros de endentação mutuamente divergentesde endentação cônica e reta em uma faixa de endentação das endentaçõesapresentam uma conversão mútua tão gradual quanto possível.
Além disso, a engrenagem cônica pode também, vantajosamen-te, apresentar uma endentação de encaixe interno disposta radialmente den-tro da endentação reta. Isso eleva novamente a funcionalidade de uma en-grenagem cônica de acordo com a invenção. Por parte da endentação deconexão vantajosamente executada como endentação reta resultam assimtrês diversas possibilidades da transmissão de força: de um lado, a trans-missão de força pode ocorrer pela endentação reta, a saber, ou de modorolante ou mediante utilização da endentação reta como endentação de en-caixe externo. No último caso, a endentação reta pode cooperar por exemplocom uma endentação de encaixe interno de um cubo correspondentementeadaptada. De outro lado - quer opcionalmente ou adicionalmente - a enden-tação de encaixe interno pode também ser utilizada para a transmissão deforça.
Quando da projeção das endentações de uma engrenagem cô-nica de acordo com a invenção - levando-se em consideração as condiçõessecundárias desejadas - a endentação reta pode resultar em sua projeçãodependente de parâmetros, de maneira vantajosa, como função dos parâ-metros de endentação da endentação cônica. Com uma função f apropriadatem-se então:
<formula>formula see original document page 6</formula>
sendo que os índices St significam "endentação reta" e KV "endentação cô-nica".
Na tabela a seguir, estão ilustradas as faixas-limite que vêm aocaso para os parâmetros acima bem como as faixas a serem delas de prefe-rência selecionadas:
<table>table see original document page 6</column></row><table>
As faixas preferidas resultam sob consideração da área de apli-cação prevista e dos requisitos, a isso associados, à engrenagem cônica deacordo com a invenção. Especialmente para a faixa preferida do módulo daendentação cônica é potencialmente significativo o compartimento de cons-trução disponível. A faixa de ângulo de engate da endentação cônica estárelacionada à carga de fianco a ser esperada da endentação, o deslocamen-to de perfil à capacidade de carga de base a ser alcançada e o ângulo decone primitivo de referência à relação de número de dentes para com a en-grenagem cônica a engranzar com a endentação cônica. Para a endentaçãoreta são válidos critérios comparáveis.
Como já mencionado anteriormente, em uma faixa de transiçãodas endentações por uma adaptação dos parâmetros variável nessa faixadeve ser vantajosamente providenciado para que as endentações, especi-almente os flancos de dente, tenham uma transição tão suave quanto possí-vel. Na faixa de transição, à função f pode ser vantajosamente aplicada acondição limite de que O módulo da endentação reta apresenta no ponto deinterseção do círculo primitivo de referência da endentação cilíndrica com ocone primitivo de referência da endentação cônica o mesmo valor que o mó-dulo da endentação cônica. Outras condições secundárias para a função fresultam das configurações vantajosas já mencionadas anteriormente.
Além disso, a presente invenção não está restrita a uma engre-nagem cônica de endentação reta com uma endentação reta seguinte. Asconsiderações anteriores podem ser igualmente aplicadas a uma endenta-ção cônica de dente chanfrado com uma endentação reta de dente chanfra-do aí conectada, sendo que então de preferência os ângulos de chanfradurade endentação reta e cônica devem corresponder entre si.
Um exemplo de execução da engrenagem cônica de acordo coma invenção será detalhadamente explicado com auxílio do desenho. Mos-tram:
figura 1 - um corte longitudinal por um exemplo de execução deuma engrenagem cônica de acordo com a invenção,
figura 2 - uma representação em perspectiva da engrenagemcônica segundo a figura 1 e
figura 3 - uma vista do alto frontal da engrenagem cônica segun-do as figuras 1 e 2.
O exemplo de execução de uma engrenagem cônica 1, repre-sentada nas figuras 1 a 3, abrange uma endentação cônica 2 e uma enden-tação reta 3 - que se conecta axialmente àquela em sua extremidade demaior módulo, como endentação de conexão. Ambas as endentações 2, 3são de dentes retos. Além disso, a engrenagem cônica 1 apresenta adicio-nalmente uma endentação de encaixe interna 4, que fica disposta radialmen-te dentro da endentação reta 3 e da endentação cônica 2. Esta pode, porexemplo, servir para a produção de uma união à prova de rotação com umaendentação de encaixe externo de um eixo ou semelhante. A endentaçãocônica 2 e a reta 3 apresentam o mesmo número de dentes, ambas comquatorze dentes. Além disso, endentação cônica 2 e endentação reta 3 sãoexecutadas como endentação rolante evolvente, de modo que é apropriadarespectivamente para transmissão de força com uma segunda engrenagemcônica ou reta engranzando com ela. Além disso, se pode bem ver que en-dentação cônica e reta apresentam transição direta mútua. A faixa de transi-ção 5 das endentações 2, 3 é executada isenta de aresta. Especialmente navista frontal da figura 3 se pode verificar que uma engrenagem reta engran-zando com a endentação reta 3 não poderia ser prejudicada mesmo queesta penetrasse axialmente na endentação cônica 2. Inversamente, tambémuma outra engrenagem cônica quando do rolamento na endentação cônica 2não seria prejudicada pela endentação reta 3, mesmo que esta entrasse oumesmo saísse da endentação reta 3. No ponto de interseção do círculo pri-mitivo de referência dst da endentação reta 3 com o cone primitivo de refe-rência. dkv da endentação cônica 2 o módulo da endentação reta 3 e o módu-lo da endentação cônica 2 correspondem entre si. Os dentes apresentam nafaixa de transição 5 um recuo extremo de seu diâmetro de círculo de tipo, detal maneira que há transição mútua continuamente e sem salto ou aresta docurso do diâmetro de círculo de topo na faixa de transição em ambos os Ia-dos tangencialmente para o curso do diâmetro de círculo de topo de enden-tação cônica 2 e endentação reta 3. Além disso, também os flancos de dentedos dentes da endentação cônica 2 e da endentação reta 3 com transiçãomútua são de tal maneira alisados por uma contínua transição dos respecti-vos parâmetros de endentação nessa faixa que seus flancos de dente sãoisentos de aresta na faixa de transição. Especialmente por um recuo dosflancos de dente na faixa de transição 5 se providencia para que as linhas deflancos nas endentações na faixa de transição 5 passem em ambos os ladostangencialmente para uma linha de flancos de endentação cônica 2 e enden-tação reta 3. A endentação cônica 2 apresenta um abaulamento, que é ilus-trado pela configuração de suporte 7 representada na figura 1 como áreadesenhada. A largura axial dos dentes da endentação reta 3 é maior do quea largura axial dos dentes da endentação cônica 2. A engrenagem cônica 1apresenta em sua extremidade do lado frontal em lados da endentação reta3 um prolongamento 6 radialmente circundante, com o qual por exemplo po-de ser encerrado com travamento devido à forma um ressalto de apoio deum eixo unido com a endentação de encaixe interno 4.

Claims (16)

1. Engrenagem cônica com endentação de conexão, abrangen-do uma endentação cônica e ao menos uma outra endentação com igualnúmero de dentes, que se conecta sem lacuna a uma de suas extremidades,caracterizada pelo fato de que ambas as endentações são executadas àmaneira de endentações rolantes evolventes, e a faixa de transição entreambas as endentações se estende sem aresta, sendo que os parâmetros deendentação da endentação cônica e da endentação de conexão são prede-terminados separadamente e divergentes entre si.
2. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizada pelo fato de que na faixa de transição das duas endentações seusparâmetros de endentação satisfazem as condições de rolamento evolven-tes mútuas.
3. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizada pelo fato de que a endentação de conexão é executada como enden-tação reta, que se conecta à endentação cônica em sua extremidade commaior módulo.
4. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, caracte-rizada pelo fato de que os parâmetros de endentação de endentação cônicae endentação reta são selecionados de tal maneira em dependência mútua,que tanto uma engrenagem cônica rolando na endentação cônica, cuja en-dentação penetra na endentação reta da engrenagem cônica, como tambémuma engrenagem reta rolando sobre a endentação reta, cuja endentaçãoreta penetra na endentação cônica, pode rolar desimpedidamente.
5. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 4, caracte-rizada pelo fato de que a engrenagem cônica apresenta na faixa de transi-ção das endentações um recuo extremo de seus flancos de dente, de talmaneira que o curso de uma linha de flanco na faixa de transição passa emambos os lados tangencialmente para o curso de uma linha de flanco de en-dentação cônica ou reta.
6. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 4, caracte-rizada pelo fato de que a engrenagem cônica apresenta na faixa de transi-ção das endentações um recuo extremo do diâmetro do círculo de topo deseus dentes, de tal maneira que o curso do diâmetro de círculo de topo nafaixa de transição passa em ambos os lados tangencialmente para o cursodo diâmetro de círculo de topo da endentação cônica ou reta.
7. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 4, caracte-rizada pelo fato de que o módulo da endentação reta apresenta no ponto deinterseção do círculo primitivo de referência da endentação reta com o coneprimitivo de referência da endentação cônica o mesmo valor que o móduloda endentação cônica.
8. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, caracte-rizada pelo fato de que o ângulo de engate da endentação reta se situa emuma faixa entre 17o e 30°.
9. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, caracte-rizada pelo fato de que- o módulo da endentação reta apresenta um valorentre 1e 20.
10. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que o fator de deslocamento de perfil da endentaçãoreta é selecionado com um valor entre -0,5 e +0,5.
11. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que o ângulo de engate da endentação cônica se situaem uma faixa entre 17o e 30°.
12. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que o módulo da endentação cônica apresenta um va-lor entre 1 e 20.
13. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que o fator de deslocamento de perfil da endentaçãocônica é selecionado com um valor entre -0,5 e +0,5.
14. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que o ângulo de cone primitivo de referência da enden-tação cônica se situa em uma faixa entre 10o e 90°.
15. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 3, carac-terizada pelo fato de que a engrenagem cônica apresenta ainda uma enden-tação de encaixe interna disposta radialmente dentro da endentação reta.
16. Engrenagem cônica de acordo com a reivindicação 1, carac-terizada pelo fato de que a engrenagem cônica é produzida por deformação.
BRPI0615756A 2005-09-10 2006-09-05 engrenagem cônica com endentação de conexão BRPI0615756B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005043124.0 2005-09-10
DE102005043124A DE102005043124A1 (de) 2005-09-10 2005-09-10 Kegelrad mit Anschlußverzahnung
PCT/EP2006/008628 WO2007028568A1 (de) 2005-09-10 2006-09-05 Kegelrad mit anschlussverzahnung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0615756A2 true BRPI0615756A2 (pt) 2011-05-24
BRPI0615756B1 BRPI0615756B1 (pt) 2018-12-18

Family

ID=37507501

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615756A BRPI0615756B1 (pt) 2005-09-10 2006-09-05 engrenagem cônica com endentação de conexão

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20080223162A1 (pt)
EP (1) EP1922498B1 (pt)
JP (1) JP5455369B2 (pt)
KR (1) KR20080041239A (pt)
CN (1) CN101258340B (pt)
AT (1) ATE457434T1 (pt)
AU (1) AU2006289378A1 (pt)
BR (1) BRPI0615756B1 (pt)
CA (1) CA2621561A1 (pt)
DE (2) DE102005043124A1 (pt)
EA (1) EA013416B1 (pt)
SI (1) SI1922498T1 (pt)
WO (1) WO2007028568A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TW201041673A (en) * 2009-05-27 2010-12-01 Metal Ind Res & Dev Ct Gear forming method
RU2505723C1 (ru) * 2012-11-28 2014-01-27 Николай Петрович Дядченко Зубчатое колесо привода
JP6484014B2 (ja) * 2014-12-02 2019-03-13 オリエンタルモーター株式会社 フェースギヤと平歯車を一体にしたギヤ内蔵減速機

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US295945A (en) * 1884-04-01 riter
FR909413A (fr) * 1944-02-24 1946-05-08 Sulzer Ag Chanfreinage des extrémités latérales des dents de dentures
US2448164A (en) * 1944-09-25 1948-08-31 Raymond C Patzer Pin tooth gearing
DE1478388A1 (de) * 1965-04-26 1969-04-17 Artur Fischer Profilierte kuppelbare Reifen fuer Spielzeuge
JPS61157872A (ja) * 1984-12-28 1986-07-17 Canon Inc 一体成形歯車
GB8515203D0 (en) * 1985-06-15 1985-07-17 Eaton Ltd Limited slip differential
DE9015285U1 (pt) * 1990-02-13 1991-06-06 Kiefer, Klaus Juergen, 2000 Hamburg, De
US5259803A (en) * 1991-04-09 1993-11-09 Lyman Ronald L Toy construction set featuring gears and radiant connectors
JPH05123922A (ja) * 1991-11-01 1993-05-21 Mutoh Ind Ltd 歯車及びその製作方法
JP3100487B2 (ja) * 1993-01-27 2000-10-16 ノーリツ鋼機株式会社 ギ ヤ
US5538225A (en) * 1994-03-31 1996-07-23 Jost International Of Grand Haven Michigan Landing gear for semitrailers
JPH0849758A (ja) * 1994-08-05 1996-02-20 Nissan Diesel Motor Co Ltd 終減速機の歯車装置
JP3687556B2 (ja) * 2001-03-30 2005-08-24 日産自動車株式会社 傘歯車およびその製造方法
FR2834763B1 (fr) * 2002-01-16 2004-07-09 Mecaniques Et Ind Speciales At Pignon planetaire de differentiel et son procede de fabrication

Also Published As

Publication number Publication date
CN101258340A (zh) 2008-09-03
EP1922498A1 (de) 2008-05-21
EA200800539A1 (ru) 2008-08-29
JP5455369B2 (ja) 2014-03-26
EA013416B1 (ru) 2010-04-30
US20080223162A1 (en) 2008-09-18
BRPI0615756B1 (pt) 2018-12-18
DE102005043124A1 (de) 2007-03-15
AU2006289378A1 (en) 2007-03-15
EP1922498B1 (de) 2010-02-10
KR20080041239A (ko) 2008-05-09
SI1922498T1 (sl) 2010-06-30
CA2621561A1 (en) 2007-03-15
CN101258340B (zh) 2011-08-10
WO2007028568A1 (de) 2007-03-15
ATE457434T1 (de) 2010-02-15
JP2009508061A (ja) 2009-02-26
DE502006006119D1 (de) 2010-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3545991B2 (ja) 駆動システム
KR101273751B1 (ko) 크라운 기어와 피니언 기어로 구성된 기어쌍
CN103168138B (zh) 具有双重功能外端部分的连接器销组件和相关的地面接合设备
ES2355655T3 (es) Cremallera o vástago roscado.
TWI334465B (en) Chain locking link
CN102959275B (zh) 具有三维接触渐开线正偏位齿形的波动齿轮装置
US8057352B2 (en) Gear and differential apparatus provided therewith for vehicle
EP1953416B1 (en) Chain
JP3835147B2 (ja) 伸縮自在シャフトの結合構造
BRPI0615756A2 (pt) engrenagem cÈnica endentação de conexão
CA2643836A1 (en) Toothing system of a gearwheel having involute roller toothing
CN103033106B (zh) 恒力装置和千分尺
EP3101294A1 (en) Torque transmission unit
GB2309284A (en) Telescopic shafts
WO2019058886A1 (ja) 動力伝達軸
US8752447B2 (en) Gear pair with intersecting axes
US10330140B2 (en) Device for securing a tension element against unintentional release
JP5698333B1 (ja) 高調波減速機
EP3015730B1 (en) Tripot constant velocity joint
CN102338251A (zh) 推入配合的管接头
US7870785B2 (en) Positive displacement flowmeter
CN219887997U (zh) 石油管螺纹接头
KR101884926B1 (ko) 트라이폿 등속 조인트
JP4640405B2 (ja) 自動車の操舵装置用回転シャフトの結合構造
JP2005180631A (ja) スプライン部品装置およびその嵌合方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/12/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2686 DE 28-06-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.