BRPI0615197A2 - limpador seco com agente encapsulado para limpeza de superfÍcie - Google Patents

limpador seco com agente encapsulado para limpeza de superfÍcie Download PDF

Info

Publication number
BRPI0615197A2
BRPI0615197A2 BRPI0615197-3A BRPI0615197A BRPI0615197A2 BR PI0615197 A2 BRPI0615197 A2 BR PI0615197A2 BR PI0615197 A BRPI0615197 A BR PI0615197A BR PI0615197 A2 BRPI0615197 A2 BR PI0615197A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
primary
substrate
agent
wiper
capsule
Prior art date
Application number
BRPI0615197-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Kiran K Reddy
Ning Yang
John Richard Skerrett
Guy William Provenzano
Original Assignee
Kimberly Clark Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly Clark Co filed Critical Kimberly Clark Co
Publication of BRPI0615197A2 publication Critical patent/BRPI0615197A2/pt
Publication of BRPI0615197B1 publication Critical patent/BRPI0615197B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L13/00Implements for cleaning floors, carpets, furniture, walls, or wall coverings
    • A47L13/10Scrubbing; Scouring; Cleaning; Polishing
    • A47L13/16Cloths; Pads; Sponges
    • A47L13/17Cloths; Pads; Sponges containing cleaning agents
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M35/00Devices for applying media, e.g. remedies, on the human body
    • A61M35/003Portable hand-held applicators having means for dispensing or spreading integral media
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D17/00Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
    • C11D17/04Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties combined with or containing other objects
    • C11D17/049Cleaning or scouring pads; Wipes

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)

Abstract

LIMPADOR SECO COM AGENTE ENCAPSULADO PARA LIMPEZA DE SUPERFÍCIE. Um limpador substancialmente seco (10) tendo primeira e segunda tramas de substrato (14,14) unidas em uma configuração face a face com pelo menos uma cápsula primária (12) entre as duas tramas de substrato é revelado. A cápsula primária encapsula um agente primário que é liberado da cápsula sob a ocorrência de um evento iniciador primário. Um método para uso de tal limpador (10) para limpar uma superfície é também revelado.

Description

"LIMPADOR SECO COM AGENTE ENCAPSULADO PARA LIMPEZADE SUPERFÍCIE"
ANTECEDENTE
Limpadores são comumente artigos utilizados paralimpar superfícies, higiene pessoal, e líquidos absorventes,lubrificantes, óleos ou outras substâncias similares. Taislimpadores são geralmente produzidos em uma miríade de for-mas bem conhecidas. Limpadores podem ser feitos por proces-sos de fabricação trançada, tricotado, formado úmido, forma-do seco, e não trançado para nomear somente uns poucos. Ma-teriais tais como celulose e outras fibras naturais em adi-ção a substâncias poliméricas e outras substâncias sintéti-cas são sempre utilizadas individualmente ou em combinaçãopara produzir os limpadores mais comuns.
Alguns dos tais limpadores têm a utilidade adicio-nal de substâncias adicionadas ao limpador. Limpadores estãodisponíveis com desinfetantes, sanitarizantes, soluções delimpeza, sabões, medicamentos, emolientes, produto de bele-za, fragrâncias, e outras tais substâncias. Muitos de taislimpadores são distribuídos para usuários em uma forma úmidaonde a substância está saturada no limpador ou é aplicadapara a superfície do limpador em uma forma úmida. Um exemplode tal limpador pode ser encontrado na Patente dos EUA4.904.524 para Yoh. Outro exemplo comum são lenços úmidos deremoção de sujeira que são sempre dispensados de uma embala-gem selável a prova de umidade ou tubo, ou em uma bolsa delenço de revestida de folha metálica único. Embalagem selá-vel a prova de umidade é requerida para tais lenços úmidospara manter os lenços sem uso de álcool através de evapora-ção do meio liquido e para ajudar no transporte do lenço ú-mido.
Outros limpadores provêem à utilidade de substân-cias adicionais em uma forma de limpador seco. Sempre essassubstâncias são encapsuladas e aplicadas para a superfíciedo limpador ou impregnadas na estrutura fibrosa do limpador,ou eles são encapsulados por bolsos formados por, ou nas,camadas de uma estrutura de limpador laminada. Por exemplo,Patente dos EUA Re 32.713 para Woo (Patente Original No.4.514.4 61) ensina uma fragrância encapsulada que é aplicadana superfície do tecido ou é impregando dentro dos interstí-cios das fibras do fabric. Exemplos de uma substância encap-sulada pelas camadas da estrutura laminada do limpador podemser encontrados na Patente dos EUA Nos. 4.259.383 Eggensper-ger et al; 4.515.703 para Haq; e 4.600.620 para Lloyd et al;bem como na Patente dos EUA Publicação 2002/0039867 paraCurro et al.
A substância funcional que está contida nesseslimpadores é liberada de várias formas. Primeiro, para len-ços que são distribuídos na forma úmida, os lenços são ge-ralmente prontos para uso quando removidos de suas embala-gens. Em alguns exemplos os estresses de dispensar podem li-berar materiais encapsulados que têm sido adicionalmente in-cluídos, como na Patente dos EUA No. 4.904.524 indica. En-tretanto, tais lenços úmidos sempre requerem embalagem dedifícil manejo e se tal embalagem não é selada propriamentepode resultar em lenços secos e imprestáveis.Lenços que são distribuídos em um estado seco ge-ralmente liberam o ingrediente ativo por adição de um líqui-do ou pela adição de pressão. A Patente dos EUA No.4.259.383 é um exemplo de um tecido desinfectante onde o in-grediente ativo é ativado quando é contactado com água. NasPatentes Nos. 4.600.620 e 4.515.703 e Pedido de Patente dosEUA 2002/0039867 todas têm um agente ativo encapsulado den-tro das camadas das duas respectivas estruturas laminadas.Nesses casos, o agente ativo é liberado quando pressão é a-plicada à estrutura laminada. O agente é liberado através deligações enfraquecidas no substrato ou através de perfora-ções.
RESUMO DA INVENÇÃO
À luz dos problemas e assuntos discutidos acima,existe um desejo para um limpador que é facilmente transpor-tável em um estado seco, tendo um ou mais agentes funcionaiscuja liberação pode ser realizada por um ou mais tipos deeventos iniciadores.
A presente invenção é direcionada a um limpadorsubstancialmente seco feito de uma primeira e segunda tramasde substrato seco juntas em uma configuração face a face. 0limpador tem pelo menos uma cápsula primária disposta entreas tramas de substratos e que encapsulam um agente primário.O agente primário é liberado da cápsula primária para a tra-ma de substrato sob a ocorrência de um evento iniciador pri-mário.
Em várias modalidades o primeiro substrato podeser uma trama de não tecido. O limpador pode conter fibrasde celulose. Em algumas modalidades a primeira e segundatramas de substratos podem ser feitas dos mesmos materiaisou podem ser feitas de materiais diferentes.
Em algumas modalidades o limpador pode ter umapluralidade de microcápsulas primárias dispostas entre aprimeira trama de substrato e a segunda trama de substratoque formam uma camada de microcápsulas primárias sob uma á-rea distinta do limpador, e onde as microcápsulas primáriascontêm o agente primário.
Em algumas modalidades o agente primário pode serselecionado do grupo contendo: água, solução de limpeza, sa-bão, removedor de lubrificante, desinfetante, sanitizante,substância anti-bacteriana, creme hidratante, emoliente, me-dicamento, tampão de pH, indicador, cosmético, substância decuidado pessoal, ou semelhantes.
Em algumas modalidades, o evento iniciador primá-rio pode ser selecionado do grupo contendo: pressão aplica-da, pressão atmosférica, temperatura, umidade, pH, ou conta-to com uma substância especifica. Em modalidades específi-cas o evento iniciador primário pode estar em contato comágua, uréia, álcool, um solvente orgânico, um ácido, uma ba-se, ou outro liquido especifico. Em uma modalidade, o eventoiniciador primário pode ser o enrolamento do limpador e con-torção da terminação oposta do limpador rolado em rotaçõesopostas em relação a cada outro.
Em várias modalidades, o limpador pode adicional-mente ter pelo menos uma cápsula secundária onde a cápsulaprimária está disposta entre a primeira e segunda trama dacápsula e contém um agente secundário. Nessas modalidades, oagente secundário é diferente que o agente primário, e agen-te secundário é liberados da cápsula secundária para as tra-mas de substratos primárias e secundárias sob a ocorrênciade um evento iniciador secundário. Em algumas modalidades olimpador pode ter uma pluralidade de microcápsulas secundá-rias, contendo um agente secundário, disposto entre a pri-meira e segunda tramas de substrato formando uma camada demicrocápsulas secundárias sob uma área distinta do limpador.
Em ambas as modalidades o evento iniciador primário pode sero mesmo ou por ser diferente que o evento iniciador secundá-rio. Em uma modalidade, o evento iniciador secundário estáem contato com o agente primário.
A invenção é também direcionada para um método delimpeza de superfície com um limpador substancialmente seco.O método inclui ao passos de prover um limpador substancial-mente seco, como discutido acima, exposto a cápsula primáriado limpador a um evento primário iniciador para liberar oagente primário para a primeira e segunda tramas de substra-to, e limpando a superfície com o limpador.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
FIG. 1 é uma visão plana de uma modalidade do lim-pador da presente invenção.
FIG. 2 é uma visão plana de outra modalidade dolimpador da presente invenção.
FIG.3 é uma visão lateral seccional cruzada de ou-tra modalidade do limpador da invenção apresentada.
FIG. 4A é uma visão perspectiva de uma modalidadedo limpador da presente invenção como distribuído em um for-mato enrolado.
FIG. 4B é uma visão perspectiva da modalidade daFIG. 4A sendo ativados por torção dos finais do limpador en-rolado.
DESCRIÇÃO DETALHADA
O limpador da presente invenção inclui uma primei-ra trama de substrato e uma segunda trama de substrato quesão unidas em uma configuração face a face. As tramas desubstratos do limpador devem ser substancialmente secas talque o limpador esteja substancialmente seco quando distribu-ído para o usuário. Pelo menos uma cápsula está disposta en-tre as primeira e segunda tramas de substratos e contém umagente. O agente está completamente encapsulado e tais cáp-sulas são completamente auto-sustentáveis. As cápsulas nãorequerem as tramas de subtratos para encapsular o agente ne-las, nem elas necessitam das tramas para iniciar a liberaçãodos referidos agentes. As tramas de substratos também provê-em superfícies exteriores sob as quais o agente liberado po-de espalhar e no qual pode prover ao usuário com uma quanti-dade apropriada de limpador de área de superfície para usarem limpeza pessoal ou em limpeza de superfície.
Por sua natureza complemente contida e auto-sustentável, cápsulas tendo tipos diferentes de agentes en-capsulados podem facilmente ser incluídas em umlimpador único. Adicionalmente, o material utilizado paraencapsular os diferentes agentes pode ser desenhado para li-berar os agentes baseados em diferentes eventos iniciadores.Por exemplo, o limpador da presente invenção pode incluirágua como um agente encapsulado, encapsulado por um encapsu-lante ativado por pressão, e sabão como um segundo agente,encapsulado por um encapsulante ativado por água. Tal limpa-dor pode ser ativado por liberação da água por aplicação dapressão para as cápsulas contendo água, a água liberada podeentão iniciar o sabão contendo cápsulas, resultando em umlimpador ensaboado com o qual o usuário pode se limpar.
Como aqui utilizado, os termos "encapsular", "en-capsulado", e "encapsulando" referem-se ao agente sendo fe-chado dentro da cápsula. Similarmente, como aqui utilizado,o termo "encapsulante" refere-se ao substrato que atua paraencapsular o agente. Adicionalmente, como aqui utilizado, otermo "lenço(s)" e "limpador(s)" são utilizados de formapassível de mudança e referem-se a artigos, substratos e la-minados de substratos que são utilizados para lenços de su-perfícies incluindo, mas não limitados a, cabelo e pele hu-mana, superfícies duras, e semelhantes.
Como demonstrado na FIG. 1, o limpador 10 pode teruma forma retangular geralmente definida por uma periferia16. O tamanho e forma do limpador 10 podem ter qualquer ta-manho e forma que seja desejado como adaptação do desenhoproposto e é uma matéria de preferência do desenho. A formado limpador 10 pode ser simétrica ou assimétrica.
O limpador 10 pode ser distribuído para o usuárioem uma forma plana como mostrado na FIG. 1. Alternativamen-te, os limpadores 10 podem ser distribuídos como uma confi-guração dobrada, menor, para a conveniência do usuário. Porexemplo, o limpador pode estar unicamente dobrado em talforma como para fazer um limpador compactamente dobrável fa-cilmente para um usuário entender e abrir, tal como descritono Pedido de Patente dos EUA 10/021.404 por Reddy e colabo-radores, depositado em 23 de Dezembro de 2004. Em ambos oscasos, os limpadores 10 podem ser individuais, limpadoresúnicos ou podem estar um empilhado de tais limpadores 10. Oslimpadores 10 dentro do empilhado dos limpadores podem adi-cionalmente ser dobrados juntos para ajudar na dispensação.
Métodos adicionais de distribuição do limpador pa-ra usuários podem dirigir o método de iniciação da liberaçãodo agente. Por exemplo, uma modalidade da presente invenção,como mostrado nas FIGS. 4A e 4B, é para distribuir o limpa-dor em uma configuração limpador 4 0 enrolado. Tal um limpa-dor 40 enrolado pode ser formado por enrolando limpador 10plano ou dobrado. Na forma rolled, o limpador está em umaforma compacta que é facilmente estocada e transportada pelousuário. Se tal limpador 40 enrolado contiver encapsulantessensíveis a pressão, o agente encapsulado pode ser facilmen-te liberado por aplicação de forças torsional para o limpa-dor 40 enrolado por torção da primeira terminação 41 do lim-pador 40 enrolado na direção rotacional oposta que a segundaterminação 43 é trançada. A força de torção presente nolimpador 47 trançada pode então causar o agente ser liberadodas cápsulas sensíveis à pressão.
Outras configurações e maneiras em que o limpador10 pode ser distribuído ao usuário podem ser possíveis, osexemplos de configurações dadas acima são meramente exempla-res em natureza e não intensionam ser limitantes. 0 desejo éfornecer ao usuário um limpador seco sem a necessidade deembalagem especializada, como é comum com limpadores úmidos.Entretanto, embalagens especializadas podem ser utilizadaspara ajudar na dispensação ou para adicionar funcionalidadeadicional a tal limpador.
Limpadores podem ser úteis para aplicações de lim-peza pessoais, de arranjos domésticos, comerciais e indus-triais. Tramas de substrato 14 para formar um limpador dotipo contemplado aqui são geralmente conhecidos na indús-tria. Tais tramas de substrato 14 incluem fibras naturais,tais como fibras celulósicas, fibras sintéticas e polímeros,ou combinações dos mesmos. Essas fibras são convertidas emtramas de substratos 14 por uma variedade de processos quesão também geralmente conhecidos na indústria. Limpadorespodem ser feitos de tramas de substratos 14 que são uma tra-ma de de camada única ou podem ser feitos de tramas de subs-tratos 14 de camadas múltiplas. Uma trama de substrato 14feita de camadas múltiplas pode ter materiais similares emcada camada ou pode ser feita de camadas divergentes.
É pretendido que as tramas de substratos 14 dapresente invenção sejam substancialmente secos e o limpador10 resultante seja substancialmente seco quando distribuídopara o usuário. Como aqui utilizado, o termo "substancial-mente seco" refere-se à trama de sendo livre de líquido etudo, além da umidade ambiente.
O limpador 10 é feito de duas de tais tramas desubstratos 14 que são unidas em uma configuração face a fa-ce. Pelo menos um agente encapsulado é imprensado entre osdois subtratos. As duas tramas de substratos 14 utilizadaspara fazer o limpador 10 podem ser do mesmo tipo de material(isto é, materiais feitos pelo mesmo tipo de processo) ouelas podem ser de diferentes tipos de materiais. As tramasde substratos 14 podem ser feitas do mesmo tipo de fibras(isto é, fibras naturais, fibras sintéticas etc) ou elas po-dem ser feitas de tipos diferentes de fibras. As tramas desubstratos 14 necessários para serem compatíveis com os a-gentes encapsulados para serem liberados e o encapsulanteutilizado.
Adicionalmente, a tramas de substratos 14 devemter o nível apropriado de porosidade. O agente liberado deveser capaz de facilmente migrar do local centralizado dos a-gentes encapsulados no centro do limpador 10 para as super-fícies do limpador 10 para uso pelo usuário. As tramas desubstratos 14 não devem agir como um encapsulante para osagentes; as tramas de substratos 14 atuam como um meio detransporte conveniente para as cápsulas e ainda atuam comoum veículo útil para o agente quando liberado das cápsulas.Quaisquer tramas de substratos 14 que podem atuar como umencapsulante (por exemplo, filmes poliméricos não porosos enão abertos), podem atuar contra os propósitos da presenteinvenção se utilizado como ambas as tramas de substratos 14;o agente pode prevenir de mover da sua localização centraldentro do limpador 10 para a superfície do limpador 10.
As tramas de substratos 14 podem ser tramas de nãotecido, tramas trançadas ou tramas tricotadas, como são bemconhecidos na técnica. Os materiais da trama de substratospodem ser feitos de uma variedade de processos incluindo,mas não limitados a processos de estender, processo de es-tender úmido, processos de hidroembaraçamento, ligação dila-tada, evaporção por vento, cardagem da fibra grampeada e li-gação, e solução rotativa. As fibras por elas mesmas podemser feitas de uma variedade de ambos os materiais naturais esintéticos incluindo, mas não limitadas a, celulose, sedareal, nylon, poliésteres, poliolefinas e muitos outros mate-riais. As fibras podem ser relativamente curtas, fibras decomprimento grampeado, tipicamente menores que 3 inches, oumais longas e substancialmente fibras mais continuas taiscomo são produzidas por processos ligação dilatada e evapor-ção por vento.
Um exemplo de um material que pode ser utilizadopara as tramas de substrato 14 do limpador 10 da invençãosão os materiais hidroembaraçados comumente utilizados emtais limpadores e vendidos por Kimberly-Clark Corporation,Roswell, GA, como HYDROKNIT®. Exemplos de tais materiais hi-droembaraçados são discutidos na Patente dos EUA No.5.284.703 para Everhart et al, Patente dos EUA No. 5.389.202por Everhart et al, Patente dos EUA No. 6.103.061 para An-derson et al, e Patente dos EUA No. 6.787.126 para Everhartet al.
As tramas de substratos 14 podem ser conforme ma-teriais tais como nas Patentes dos EUA 4.818.464 para Lau e4.100.324 para Anderson et al. As tramas de substratos 14podem ser materiais ligação dilatada como são bem conhecidosna técnica e como mostrados na Patente dos EUA 4.340.563 pa-ra Appel et al, Patente dos EUA No. 3.692.618 para Dorschneret al, Patente dos EUA No. 3.802.817 para Matsuki et al, Pa-tente dos EUA No. 3.338.992 para Kinney, Patente dos EUA No.
3.341.394 para Kinney, e Patente dos EUA No. 3.542.615 paraDobo et al.
Outros exemplos não limitantes de materiais quepodem ser utilizados como tramas de substratos 14 no limpa-dor 10 da presente invenção são revelados na Patente dos EUA4.820.577 para Morman et al, Patente dos EUA No. 4.950.526para Singleton, Patente dos EUA No. 5.350.624 para Georgeret al, Patente dos EUA No. 6.331.230 para Hermans et al, Pa-tente dos EUA No. 6.149.767 para Hermans et al, Patente dosEUS No. 6.177.370 para Skoog et al, Patente dos EUA No.6.649.547 para Arnold et al, Patente dos EUA No. 6.692.825para Qin et al, Patente dos EUA No. 6.649.547 para Arnold etal, Patente dos EUA No. 6.692.825 para Qin et al, Patentedos EUA No. 6.736.916 para Steinke et al, Patente dos EUANo. 6.777.056 para Boggs et al, Patente dos EUA No.6.797.360 para Varona, e Patente dos EUA No. 6.797.377 paraDeLucia et al.
0 limpador 10 da presente invenção contém uma oumais cápsulas que encapsulam um agente ou agentes para usocom o limpador 10. As cápsulas podem ser de qualquer tamanhoque seja apropriado para o limpador 10 particular e o agentecontido dentro da cápsula ou cápsulas. Tais cápsulas podemvariar em magnitude de similar para o tamanho do limpador10, para menor que macro-cápsulas, e para ainda menor quemicro-cápsulas. Como mostrado na FIG. 1, o limpador 10 podeincorporar uma cápsula 12 grande única entre as tramas desubstratos 14 do limpador 10. Tais cápsulas grandes são namesma ordem de magnitude em tamanho como o limpador 10. Cáp-sulas 12 grandes podem ter a mesma área como o limpador 10ou podem ser alguma porcetagem menor da área do limpador 10.Por exemplo, a cápsula grande 12 pode ser 60 porcento da á-rea do limpador 10, 50 porcento da área do limpador 10, 30porcento da área do limpador 10, 25 porcento da área do Iim-pador 10, ou pode ainda ser uma porcentagem menor da área dolimpador 10. Tais cápsulas 12 grandes são do tamanho que e-Ias podem facilmente ser encontradas, ou visualmente ou pal-pavelmente, quando o usuário tocar o limpador 10.
A cápsula 12 grande pode ser centralmente locali-zada como mostrado na FIG. 1 ou pode ser localizada fora docentro, em uma amrgem, em um canto, ou alguma outra locali-zação. A localização da cápsula 12 grande é primariamenteuma preferência de desenho e pode estar localizada onde a-propriado para o propósito e maneira de uso para tal limpa-dor 10.
Em outra modalidade da invenção, como mostrado naFIG. 2, o limpador 10 pode ter múltiplas macro-cápsulas 21,23 presentes entre os substratos web 14. Como macro-cápsulaspodem ser da mesma ordem de magnitude como a área do limpa-dor 10 por ele mesmo, mas menor que a área do limpador 10.As macro-cápsulas 21, 13 podem ser de um tamanho que podemfacilmente possam facilmente ser encontradas, ou visualmenteou palpavelmente, quando o usuário tocar o limpador 10. Cadauma das macro-cápsulas 21, 23 são distintas e separadas umadas outras. As macro-cápsulas 21, 23 múltiplas podem ser damesma forma e tamanho como cada outra ou elas podem ser dediferentes formas e tamanhos.
FIG. 2 ilustra um limpador 10 tendo macro-cápsulasmúltiplas. Como mostrado, existem macro-cápsulas 21 primá-rias múltiplas e macro-cápsulas 23 secundárias múltiplas.Ambas as macro-cápsulas 21, 23 primárias múltiplas podem u-tilizar o mesmo tipo ou diferentes tipos de encapsulantes epodem conter os mesmos ou diferentes agentes.
As macro-cápsulas 21, 23 primárias e secundáriassão mostradas como ocupando a maioria da área do limpador 10em um modelo alternante de macro-cápsulas 21 primárias e ma-cro-cápsulas 23 secundárias. As macro-cápsulas 21, 23 podemem vem de somente ocupar uma porção da área total do limpa-dor 10, tal como uma metade única do limpador IOm ou uma se-ção no canto do limpador 10. Em vez de um modelo alternantede macro-cápsulas, as macro-cápsulas 21 primárias podem sersegregadas a uma área do limpador 10 que a macro-cápsula 23secundária.
Adicionalmente, mais que somente dois tipos de ma-cro-cápsulas 21, 23 podem estar presentes no mesmo limpador10. Por exemplo, um limpador 10 quadrado pode dividir emquatro quadrantes tal que um tipo diferente de macro-cápsula(por exemplo, um agente encapsulado diferente) é segregadoem cada um dos quatro quadrantes. Números maiores de macro-cápsulas podem estar presentes no limpador. O número de ti-pos de macro-cápsulas, seus tamanhos e formas, o agente en-capsulado dentro da micro-cápsula, e seu placement dentro dolimpador 10 são uma matéria de desenho de preferência e po-dem ser localizados onde apropriados para o propósito de ma-neira de uso de tal limpador 10.
Outra modalidade da invenção é um limpador 10 quepode ter ainda cápsulas menores imprenssados entre as tramasde substratos 14 do limpador. O agente ou agentes do limpa-dor 10 podem ser encapsulados em uma pluralidade de micro-cápsulas 35, como mostrado na FIG. 3. Tais micro-cápsulassão na ordem de magnitude menores que o limpador 10 por elemesmo e podem ser difíceis de se ver, ou encontrar palpavel-mente, quando o usuário tocar o limpador 10. Tais micro-cápsulas 35 são tipicamente substancialmente esféricas naforma e o tamanho varia de 100 nm e 3mm em diâmetro.
A pluralidade de micro-cápsulas 35 pode formar umacamada de micro-cápsulas 35, entre a primeira trama de subs-trato 31 e a segunda trama de substrato 33, que compreende aárea inteira limpador 10. Alternativamente, As micro-cápsulas 35 podem estar presentes em uma área única menor dolimpador 10 ou por estar presente em uma área descontínuamúltipla através da área do limpador 10.
As micro-cápsulas 35 podem todas conter o mesmoagente ou elas podem conter dois ou mais agentes diferentes.Em algumas modalidades, micro-cápsulas 35 podem encapsulartipos diferentes de agentes e tais micro-cápsulas 35 podemser aleatoriamente misturadas através da pluralidade de taismicro-cápsulas 35. Em outras modalidades, micro-cápsulas 35tendo o mesmo agente podem ser segregadas para áreas dife-rentes do limpador 10 que outras micro-cápsulas 35 tendo umagente diferente.
Os limpadores 10 da presente invenção serão geral-mente montados por primeiro aplicar a cápsula ou cápsulas auma primeira trama de substrato. Uma segunda trama de subs-trato é então aplicada em cima do primeiro substrato e cáp-sula (s). As tramas de substratos são ligadas juntas paraformar o limpador 10 pronto com as cápsulas, contendo o(s)agente(s), localizado entre as tramas de substrato.
As tramas de substratos podem ser unidas para for-mar o limpador 10 pronto por esses métodos que são geralmen-te conhecidos na técnica para ligar tais tramas de substra-to. Geralmente, as tramas de substratos serão unidas por li-gação adesiva, ligação térmica, ligação ultra-sônica, oucombinações de tais métodos de ligação.
Ligação adesiva é o método preferido de ligaçãopara cápsulas que são sensíveis a pressão e/ou temperatura.Adicionalmente, alguns graus de ligação adesiva podem serutilizados para aderir às cápsulas a primeira trama de subs-trato quando construindo o limpador 10 em conjunção com li-gação térmica, ultra-sônica ou adesiva para unir a trama desubstrato. A quantidade de adesivo utilizada por variar deum revestimento de filme fino com poucos microns de espessu-ra para uma grossura equivalente ao tamanho da cápsula (istoé, completamente imobilizando a cápsula) . A quantidade atuale tipo de adesivo utilizado dependem do tamanho do limpador10, aos materiais relativos das tramas de substratos 14 ecápsulas e a composição encapsulada. O adesivo pode ser com-pativel com as tramas de substratos 14, encapsulante e for-mulação encapsulada, e a pronta liberação da formulação en-capsulada sob a liberação da cápsula.
Exemplos de adesivos que podem ser utilizados paraligar as tramas de substratos 14 juntos e/ou ligarem cápsu-las para as tramas de substratos 14 incluem, mas não são li-mitados a adesivos feitos de uretano, acrílico ou epóxi, a-desivos baseados em flúor, adesivos baseados em silicone,adesivos termofusiveis, e outros adesivos como são bem co-nhecidos na técnica. Tais adesivos são facilmente disponí-veis de companhias tais como 3M, St. Paul, MN; Dow ChemicalCorporation, Midland, MI; National Starch & Chemical, Brid-gewater, NJ; e outras companhias similares.
Para tramas de substratos 14 que contêm algunsgraus de fibras termoplásticas, ligação térmica ou ultra-sônica podem ser utilizadas.
Quando o limpador 10 tem micro-cápsulas 35, asmicro-cápsulas 35 e as tramas de substratos 14 podem coope-rar na formação do limpador 10. Quando de tamanho apropria-do, as micro-cápsulas 35 podem ser seguradas em interstíciosentre as fibras individuais que fazem a superfície das tra-mas de substratos 14 em que as micro-cápsulas 35 são coloca-das. Tal como, nenhuma ligação adicional pode ser requeridapara manter as micro-cápsulas 35 no lugar. Entretanto, algu-ma pequena quantidade de adesivo pode ser aplicada com asmicro-cápsulas 35 para garantir que elas estejam seguras nastramas de substratos 14.
Em outra modalidade, uma ou ambas as tramas desubstratos 14 podem ser texturizadas; tendo uma pluralidadede picos alternantes e vales. Em algumas modalidades, as mi-cro-cápsulas 35 podem ser colocadas na primeira trama desubstrato 31 de tal forma que a vasta maioria de micro-cápsulas 35 é colocada nos vales da superfície da primeiratrama de substrato 31. A segunda trama de substrato 33 podeentão ser ligada à primeira trama de substrato 31 naquelespontos onde a segunda trama de substrato 33 contacta os pi-cos da superfície da primeira trama de substrato 31.
Cápsulas podem ser formadas por qualquer um dosprocessos que são bem conhecidos na técnica de encapsular ascomposições do agente discutidas acima. Por exemplo, cápsu-las grandes ou macro-cápsulas podem ser formadas como bolsasde materiais termoplásticos que são termalmente seladas nasbordas. Exemplos não limitantes de métodos de produção demicro-cápsulas incluem perfuração como descrito na Patentedos EUA 6.238.616 de Ishikawa et al, processo de coacervaçãocomo são descritos na Patente dos EUA No. 4.777.089 de Taki-zawa et al, 3.943.063 de Morishita et al, e 4.978.483 deRedding, Jr.; e por extrusão como discutido na Patente dosEUA Nos. 3.310.612 de Somerville, Jr.; 3.389.194 de Somer-ville; 2.799.897 de Jansen; 5.385.737 de Shigeno et al; e5.330.835 de Kikuchi et al. Mais particularmente, as cápsu-las podem ser fabricadas por métodos como revelados no Pedi-do de Patente dos EUA Ser. No. 10/954.312 de Reddy et al,depositada em 30 de Setembro de 2004.
É desejado que o encapsulante que encapsula ascomposições do agente discutidas acima contenha o agente elibere o mesmo agente sob ocorrência de uma ligação especi-fica para aquele encapsulante. Como aqui utilizado, o termo"iniciador" refere-se a um evento que inicia a liberação doagente encapsulado da cápsula. De particular interesse paraos agentes encapsulados dos limpadores da presente invençãosão cápsulas que podem ser iniciadas por mudanças na pres-são, umidade de água, temperatura, pH, fatores ambientais, esemelhantes.
Os vários agentes de composições podem ser combi-nados com qualquer iniciador encapsulante compatível. Porexemplo, um encapsulante com um iniciador solúvel em águapode não ser adequado com uma composição de agente baseadoem água sem revestimento insolúvel em água adicional feitopara o interior da cápsula que pode cooperar com o encapsu-lante iniciador solúvel em água exterior. Tal revestimentoinsolúvel em água pode então prevenir o agente baseado emágua contido dentro da cápsula de iniciar a cápsula de den-tro. Como intensionado, a cápsula pode somente ser iniciadapor água fora da cápsula.
Um tipo de encapsulante possível para uso com apresente invenção são aqueles materiais tendo um iniciadorrelacionado à pressão. Tais materiais iniciarão a liberaçãoda composição do agente encapsulado sob uma mudança na pres-são experienciada pelo encapsulante (isto é, aplicação depressão ou mudança na pressão atmosférica). Tais encapsulan-tes podem ser rompidos através de pressão, que resulta emuma falência estrutural e libera o encapsulado ativo dentroda cápsula.Exemplos de materiais encapsulantes com envólucrotendo um iniciador relacionado a pressão incluem materiaisbaseados em água tipo polivinil álcoois, gelatina e seus de-rivados, amidos e seus vários derivados, goma arábica, saisde algina, sais de quitina, carregenina, quitosana e seusderivados.
Outros encapsulantes iniciadores sob pressão po-dem incluir sistemas descontínuos tais como redes de estru-turas de poli(metil metacrilato), poli(butil metacrilato),poli (hidroetil metacrilato) di e tri copolímeros bloqueado-res. Tais sistemas descontínuos adicionais incluem hidrogéisde poli etileno glicol (PEG).
Outra classe de encapsulantes iniciadores sobpressão são sistemas fundidos. Tais sistemas fundidos podemincluir ceras (parafina, cristalina, microcristalina ou umacombinação das mesmas) no peso molecular que varia de 50.000a 60.000 daltons. Exemplos adicionais de sistemas fundidosúteis podem incluir polietileno de baixa densidade (PEBD),polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno, e ou-tros tipos de plásticos sensíveis a pressão tais como borra-cha, látex e semelhantes.
Qualquer dos materiais acima ou separados ou emcombinação (quimicamente, mistura física ou camadas lamina-das) um com o outro, pode agir como um material para as cáp-sulas .
Outro tipo de encapsulante possível para uso com apresente invenção são aqueles materiais tendo uma umidade ouiniciador relacionado à água. Tais materiais iniciarão a li-beração da composição do agente encapsulado sob exposição aalgum nivel de umidade ou exposição ao liquido.
Tal material encapsulante pode ser feito de polí-meros solúveis em água sintéticos do tipo poliuretano, poli-vinil álcoois (fabricados por SNP Inc, com escritórios emDurham, NC) em combinação com celulose ou derivados de celu-lose para adicionar força e funcionalidade. Alguns dos mate-riais sensíveis a pressão mencionados acima são também sen-síveis a água tipo materiais baseados em gelatina, celulosee amido.
Outros materiais sensíveis à umidade incluem po-li (hidroxil alcanatos) (PHA's), ácido polilático, ácido po-liglicólico, ácido poli lático-co-glicólico, e seus deriva-dos correspondentes.
Exemplos de polímeros dispersíveis em água ou so-lúveis em água que podem ser utilizados como encapsulantessão descritos na Patente dos EUA Nos. 4.777.089 de Takizawaet al; 4.898.781 de Onouchi et al; 4.908.233 de Takizawa etal, e 5.064.650 de Lew.
Exemplos de material encapsulante que pode ser i-niciado por temperatura incluem ceras (parafina, cristalina,microcristalina ou uma combinação das mesmas) tendo um pesomolecular na variação de 600 a 200.000 daltons. Outros en-capsulantes iniciadores relacionados a temperatura podem in-cluir copolímeros baseados em N-isopropilacrilamida (NIPAAm)glucosioxiletil metacrilato (GEMA) e copolímeros baseados emN-isopropilacrilamida (NIPAAm) e outras frações funcionais.
A sensibilidade a temperaturas quentes ou geladasdo tal encapsulante iniciador relacionado a temperatura podeser alterada por mudança do peso molecular e ou concentraçãomistura/copolimero.
Outro tipo de encapsulante possível para uso com apresente invenção são aqueles materiais tendo um iniciadorrelacionado a pH. Tais materiais podem iniciar a liberaçãoda composição do agente encapsulado sob exposição a algumnível ou mudança no pH. Por exemplo, este pode ser particu-larmente útil nas configurações de hospital onde mãos sãolimpas utilizando um limpador baseado em álcool que pode se-car a pele. Uma cápsula que usa um encapsulante sensível apH pode então ser iniciada e liberar uma composição emoliente.
Exemplos de encapsulantes que podem ser utilizadoscom um iniciador relacionado a pH podem incluir copolímerosbaseados em N-isopropilacrilamida (NIPAAm) e outras fraçõesfuncionais, misturas e ou copolímeros de poli(ácido propila-crílico) (PPAA), e copolímeros de 4-amino-N-[4,6-dimetil-2-pirimidinil]benzeno sulfonamida e N,N-dimetilacrilamida.
É contemplado que outras mudanças no ambiente po-dem ser utilizadas como iniciadores para os encapsulantes.Por exemplo, polímeros sensíveis a luz tais como po-li (cetonas), poliacrilatos, polimetacrilatos e suas misturase/ou copolímeros ou copolímeros podem ser utilizadas paraliberar agentes sob exposição a luz.
Os limpadores 10 da presente invenção incluem umou mais agentes que são encapsulados e mantidos entre a tra-ma de substrato 14 do limpador 10 até eles serem liberadosna trama de substrato 14. Vários agentes podem prover váriasfuncionalidades aos limpadors 10 da invenção. Tais agentespodem incluir água, solução de limpeza, sabão, removedor delubrificante, desinfetante, sanitizante, substância anti-bacteriana, creme hidratante, emoliente, medicamento, tampãode pH, indicador, cosmético, substância de cuidado da bele-za, ou semelhantes. Exemplos específicos de purificadores,agentes benéficos terapêuticos, ou limpadores de superfíciessão discutidos abaixo e são tencionados ser exemplares, aoinvés de limitantes, em natureza.
Cleansers
Tensoativos, particularmente aqueles caracteriza-dos como tensoativos espumantes podem ser encapsulados parauso como um agente de limpeza na presente invenção para pro-ver fácil e rápida geração de espuma em níveis de tensoati-vos desejáveis para prover maciez da pele do limpador delimpeza. Geralmente, os limpadores contendo tais tensoativosespumantes encapsulados conterão tensoativos encapsulados emum nível de cerca de 0,01% a 500%, por peso da trama desubstrato antes da adição do tensoativo encapsulado. Alter-nativamente, os limpadores da presente invenção compreendemtensoativos em níveis de cerca de 0,05% a cerca de 75%, al-ternativamente de cerca de 0,06% a cerca de 50%, e finalmen-te de cerca de 0,07% a cerca de 25%, baseados no peso datrama de substrato antes da adição do tensoativo encapsulado.
Por um "tensoativo espumante" é entendido um ten-soativo, que quando combinado com água e agitado mecanica-mente gera uma espuma ou esponja. Tal como, é tencionado quetal limpador 10 contendo tensoativos espumantes encapsuladospode ser utilizado com uma fonte de água oucomo discutidosacima, água pode ser incluída no mesmo limpador 10 como ou-tro agente. Esses tensoativos devem ser brandos, o que sig-nifica que eles provêem limpeza suficiente ou benefícios de-tergentes, mas não excessivamente seca a pele ou cabelo (porexemplo, removendo demais a oleosidade natural e/ou umida-de) .
Uma grande variedade de tensoativos espumantes éútil aqui e incluem aqueles selecionados do grupo consistin-do de tensoativos espumantes aniônicos, tensoativos espuman-tes não iônicos, tensoativos espumantes anfotéricos, e mis-turas dos mesmos. Geralmente, os tensoativos espumantes nãointerferem fortemente com a deposição de qualquer cuidadoativo da pele e, ou agentes condicionantes que estão presen-tes, por exemplo, são bastante solúveis em água, e usualmen-te têm um valor de HLB de acima de 10. Tensoativos catiôni-cos podem também ser utilizados como componentes opcionais,não provendo eles impacto negativamente nas característicasespumantes totais dos tensoativos espumantes requeridos. A-dicionalmente, co-tensoativos podem estar presentes em umacomposição de tensoativo espumantes, como estabilizantes.
Tensoativos Espumantes Aniônicos
Uma grande variedade de tensoativos espumantes a-niônicos é útil como agentes encapsulados dos limpadores dapresente invenção. Exemplos não limitantes de tensoativosespumantes aniônicos incluem aqueles selecionados do grupoconsistindo de sarcosinatos, sulfatos, isotionatos, taura-tos, fosfatos, lactilatos, glutamatos, e misturas dos mes-mos. Entre os isotionatos, os alcoil isotionatos são prefe-ridos, e entre os sulfatos, o alquil e alquil éter sulfatossão preferidos. Os álcoois isotionatos tipicamente têm afórmula RCO-OCh2Ch2SO3M em que R é alquil ou alquenil de cer-ca de 10 a cerca de 30 átomos de carbono, e M é um cátionsolúvel em água tal como amônio, sódio, potássio e tritano-lamina. Exemplos não limitantes desses isotionatos incluemaqueles alcoil isotionatos selecionados do grupo consistindode cocoil isotionato de amônio, cocoil isotionato de sódio,lauroil isotionato de sódio, e misturas dos mesmos.
O alquil e alquil éter sulfato tipicamente têm asrespectivas fórmulas R0S03M e RO(C2H2O)XSO3M, em que R é al-quil ou alquenil de cerca de 10 a cerca de 30 átomos de car-bono, χ é de cerca de 1 a cerca de 10, e M é um cátion solú-vel em água tal como amônio, sódio, potássio e trietanolami-na. Outra classe adequada de tensoativos aniônicos são ossais solúveis em água dos produtos da reação do ácido sulfú-rico orgânico de fórmula geral:
<formula>formula see original document page 26</formula>
em que R1 é escolhido do grupo consistindo de umacadeia simples ou ramificada, radical hidrocarbono alifáti-co saturado tendo de cerca de 8 a cerca de 24, alternativa-mente cerca de 10 a cerca de 16, átomo de carbono; e M é umcátion. Ainda outros tensoativos sintéticos aniônicos inclu-em a classe designada como succinamatos, oleofinas sulfona-tos tendo cerca de 12 a cerca de 24 átomos de carbono, e b-alquilóxi alcano sulfonatos. Exemplos desses materiais sãolauril sulfato de sódio e lauril sulfato de amônio.
Outros materiais aniônicos úteis aqui são sabões(isto é, sais de metais alcalinos, por exemplo, sais de só-dio ou potássio) ou ácido graxos, tipicamente tendo de cercade 8 a cerca de 24 átomos de carbono, alternativamente decerca de 10 a cerca de 20 átomos de carbono. O ácido graxoutilizado na fabricação dos sabões pode ser obtido de fontesnaturais tais como, por exemplo, glicerideos derivados deplanta ou animal (por exemplo, óleo de palma, óleo de coco,óleo de soja, óleo de ricino, gorduras que são feitas asvelas, banha de porco etc) . Os ácidos graxos também podemser sinteticamente preparados. Sabões são descritos em maio-res detalhes na Patente dos EUA No. 4.557.853 de Collins.
Outros materiais aniônicos incluem fosfatos taiscomo sais de monoalquil, dialquil,e trialquilfosfato.
Outros materiais aniônicos incluem alcanoil sarco-sinatos correspondendo a fórmula RcON(CH3)CH2CH2CO2M em que Ré alquil ou alquenil de cerca de 10 a cerca de 20 átomos decarbono, e M é um cátion solúvel em água tal como amônio,sódio, potássio e alcanolamina (por exemplo, trietanolami-na) , um exemplo preferido do qual são lauroil sarcosinato desódio, cocoil sarcosinato de sódio, lauroil sarcosinato deamônio, e miristoil sarcosinato de sódio. Sais TEA de sarco-sinatos são também úteis.
Também úteis são tauratos que são baseados em tau-rina, que é também conhecida como ácido 2-aminoetanossulfônico. Especialmente útil são tauratos tendocadeias de carbono entre C8 e C16. Exemplos de tauratos in-cluem N-alquiltaurinas tal como um preparado por reagir comdodecilamina com isotionato de sódio de acordo com o ensina-do na Patente dos EUA No. 2.658.072 de Kosmin. Exemplos adi-cionais não limitantes incluem amônio, sódio, potássio e al-canolamina (por exemplo, trietanolamina), sais de lauroilmetil taurato, miristoil metil taurato, e cocoil metil tau-rato.
Também úteis são lactilatos, especialmente aquelestendo cadeias de carbono entre C8 e Ci6· Exemplos não limi-tantes de lactilatos incluem amônio, sódio, potássio e al-canolamina (por exemplo, trietanolamina), sais de lauroilglutamato, miristoil glutamato, e cocoil glutamato.
Exemplos não limitantes de tensoativos espumantesaniônicos preferidos úteis aqui incluem aqueles selecionadosdo grupo consistindo de lauril sulfato de sódio, lauril sul-fato de amônio, laurete de sulfato de amônio, laurete sulfa-to de sódio, tridecete sulfato de sódio, cetil sulfato deamônio, cetil sulfato de sódio, cocoil isotionato de amônio,lauroil isotionato de sódio, lauroil lactilato de sódio,lauroil lactilato de trietanolamina, caproil lactilato desódio, lauroil sarcosinato de sódio, miristoil sarcosinatode sódio, cocoil sarcosinato de sódio, lauroil metil tauratode sódio, cocoil metil taurato de sódio, lauroil glutamatode sódio, miristoil glutamato de sódio, e cocoil glutamatode sódio e misturas dos mesmos.
Especialmente preferidos para uso aqui são laurilsulfato de amônio, laurete sulfato de amônio, lauroil sar-coisnato de sódio, cocoil sarcosinato de sódio, miristoilsarcosinato de sódio, lauroil lactilato de sódio, e lauroillactilato de trietanolamina.
Outros tensoativos aniônicos conhecidos úteis nascomposições encapsuladas dos limpadores da presente invençãopodem ser encontrados na McCutcheon's, Detergents and Emul-sifiers, edição Norte Americana (1986), publicado por Allu-red Publishing Corporation; McCutcheon's, Functional Materi-als, Edição Norte Americana (1992); e Patente dos EUA No.3.929.678, de Laughlin et al.
Tensoativos espumantes não iônicos úteis aqui in-cluem aqueles selecionados do grupo consistindo de alquilglucosídeos, alquil poliglucosideos, amidas de ácido graxopoliidróxi, ésteres de ácido graxo alcoxilado, ésteres desacarose espumantes, óxidos de amina, e misturas dos mesmos.
Alquil glicosideos e alquil poliglicosideos sãoúteis aqui, e podem ser amplamente definidos como artigos decondensação de álcoois de cadeia longa, por exemplo, álcooisC8-C30 com açúcares ou amidos ou polímeros de açúcar ou ami-do, isto é, glicosideos ou poliglicosideos. Esses compostospodem ser representados pela fórmula (S)n-O-R em que S é umafração açúcar como glicose, frutose, manose, e galactose; ηé um número inteiro de cerca de 1 a cerca de 1000, e R é umgrupo alquilC8-C3o · Exemplos de álcoois de cadeia longa dosqual o grupo alquil podem ser derivados incluem decil álco-ol, cetil álcool, esterail álcool, lauril álcool, miristilálcool, aloeil álcool, e semelhantes. Exemplos preferidosdesses tensoativos incluem aqueles em que S é uma fraçãoglicose, R é um grupo alquilC8-C20, e η é um número inteirode cerca de 1 a cerca de 9. Exemplos comercialmente disponí-veis desses tensoativos incluem decil poliglucosídeo (dispo-nível como APG 325 CS de Henkel) e lauril poliglucosídeo(disponível como APG 600CS e 625 CS de Henkel) . Também útilsão tensoativos de sacarose éster tal como cocoato de saca-rose e laurato de sacarose.
Outros tensoativos não iônicos úteis incluem ten-soativos de amida de ácido graxo poliidróxi, exemplos maisespecíficos dos quais incluem glucosamidas, correspondendo afórmula estrutural:
R2-C(O)-N(R1)-Z
Em que: Ri é H, alquilCi-C4, 2-hidroxietil, 2-hidróxi-propil, alternativamente alquilCi-C4, mais alterna-tivamente metil ou etil, mais alternativamente metil; R2 éalquil ou alquenil C5-C3i, alternativamente alquil ou alque-nil C7-Ci9, mais alternativamente alquil ou alquenil C9-Ci7,mais alternativamente alquil ou alquenil C11-C15; e Z é umafração poliidroxiidrocarbil tendo uma cadeia hidrocarbil Ii-near com pelo menos 3 hidroxis diretamente conectados a ca-deia, ou um derivado alcoxilado (alternativamente etoxiladoou propoxilado) do mesmo. Z alternativamente é uma fraçãoaçúcar selecionado do grupo consistindo de glicose, frutose,maltose, lactose, galactose, manose, xilose, e misturas dosmesmos. Um tensoativo especialmente preferido correspodendoa estrutura acima é alquil N-metil glucosídeo amida de coco(isto é, em que a fração R2CO- é derivada de ácidos graxosde óleo de coco). Processos para fazer composições contendoamidas de ácido graxo poliidróxi são reveladas, por exemplo,na Patente dos EUA No. 2.965.576 de Wilson; Patente dos EUANo. 2.703.798 de Schwartz; e Patente dos EUA No. 1.985.424de Piggott.
Outros exemplos de tensoativos não iônicos incluemóxidos de amina. Óxidos de aminas correspondem a fórmula ge-ral R1R2RaN-^O, em que R1 contém um radical alquil, alquenilou alquil monoidróxi de cerca de 8 a cerca de 18 átomos decarbono, de 0 a cerca de 10 frações de óxido etileno, e de 0a cerca de 1 fração gliceril, e R2 e R3 contêm de cerca de 1a cerca de 3 átomos de carbono e de 0 a cerca de 1 grupo hi-dróxi, por exemplo, radicais metil, etil, propil, hidroxie-til, ou hidroxipropil. A seta na fórmula é uma representaçãoconvencional de uma ligação semi-polar. Exemplos de óxidosde amida adequados para uso nas cápsulas desta invenção in-cluem óxido dimetil-dodecilamina, oxide de oleildi(2-hidroxietil)amina, óxido de dimetiloctilamina, óxido dime-til-decilamina, óxido dimetil-tetradecilamina, óxido 3,6,9-trioxaeptadecildietilamina, óxido di(2-hidroxoetil)-tetradenilamina, óxido 2-dodecoxietildimetilamina, óxido 3-dodecóxi-2-hidroxipropildi(3-hidroxipropil)amina, óxido di-metilexadecilamina.
Exemplos não limitantes de tensoativos não iônicospara uso aqui são aqueles selacionados do grupo consistindode glucose amidas Cs-C14, poliglucosides alquil C8-C14, cocoa-to de sacarose, laurato de sacarose, óxido de lauramina, ó-xido de cocoamina, e misturas dos mesmos.
Outros exemplos conhecidos de tensoativos espuman-tes não iônicos para uso nas composições encapsuladas doslimpadores da presente invenção são discutidos em McCutche-on's, Detergents and Emulsifiers, edição Norte Americana(1986), publicada por Allured Publishing Corporation; e Mc-Cutcheion's, Functional Materials, edição Norte Americana(1992).
Tensoativos Espumantes Anfotéricos
O termo "tensoativo espumantes anfotérico", comoaqui utilizado, é também tencionado compreender tensoativosdipolares, que são bem conhecidos em formuladores versadosna técnica como um subgrupo de tensoativos anfotéricos.
Uma grande variedade de tensoativos espumantes an-fotéricos pode ser utilizada nas composições encapsuladasdos limpadores da presente invenção. Particularmente úteissão aquelas que são amplamente descritas como derivados deaminas secundárias e terciárias alifáticas, alternativamenteem que o nitrogênio está em um estado catiônico, em que osradicais alifáticos podem ser de cadeia simples ou ramifica-da e em que um dos radicais contém um grupo solubilizante emágua ionizável, por exemplo, carbóxi, sulfonato, sulfato,fosfato, ou fosfonato.
Exemplos não limitantes de tensoativos anfotéricosou zwitterionic são aqueles selecionados do grupo consistin-do de betainas, sultainas, hidroxisultainas, alquiliminoace-tatos, iminodialcanoatos, aminoalcanoatos, e misturas dosmesmos.
Exemplos de betainas incluem as alquil betainasmaiores, tais como coco dimetil carboximetil betaina, laurildimetil carboximetil betaina, lauril dimetil alfa-carboxietil betaina, cetil dimetil carboximetil betaina, ce-til dimetil betaina (disponível como Lonzaine 16SP de Lonza,Inc. de Allendale, NJ), lauril bis-(2-hidroxietil)carboximetil betaina, oleil di-metil gama-carboxipropil betaina, lauril bis-(2-hidroxipropil)alfa-carboxietil betaina, coco dimetil sulfopropil betaina, lau-ril dimetil sulfoetil betaina, lauril bis-(2-hidroxietil)sulfopropil betaina, amidobetainas e amidosulfo-betainas (em que o radical RCONH(CH2) 3 é ligado ao átomo denitrogênio da betaina), oleil cocamidopropil betaina (dispo-nível como Velvetex OLB-50 de Henkel), e cocamidopropil be-taina (disponível como Velvetex BK-35 e BA-35 de Henkel).
Exemplos de sultainas e hidroxisultainas incluemmateriais tal como cocamidopropil hidroxisultaina (disponí-vel como Mirataina CBS de Rhone-Poulenc de Cranbury, NJ).
Preferido para uso aqui são tensoativos anfotéri-cos tendo a seguinte estrutura:
<formula>formula see original document page 33</formula>
Em que R1 é uma cadeia alquil não substituída, sa-turada ou insaturada, simples ou ramificada de cerca de 9 acerca de 22 átomos de carbono. Ri preferido tem de cerca de11 a cerca de 18 átomos de carbono; mais alternativamente decerca de 12 a cerca de 18 átomos de carbono; mais alternati-vamente ainda de cerca de 14 a cerca de 18 átomos de carbo-no; m é um número inteiro de 1 a cerca de3, mais alternati-vamente de cerca de 2 a cerca de 3, e mais alternativamentecerca de 3; η é ou 0 ou 1, alternativamente 1; R2 e R3 sãoindependentemente selecionados do grupo consistindo de al-quil tendo de 1 a cerca de 3 átomos de carbono, não substi-tuídos ou mono- substituído com hidróxi, preferido R2 e R3são CH3; X é selecionado do grupo consistindo de CO2, SO3 eSO4; R4 é selecionado do grupo consistindo de cadeia alquilsaturada ou insaturada, simples ou ramificada, não substitu-ída ou monosubstituída com hidróxi, tendo de 1 a cerca de 5átomos de carbono. Quando X é CO2, R4 alternativamente temde 1 a 3 átomos de carbono, mais alternativamente 1 átomo decarbono. Quando X é SO3 ou SO4, R4 alternativamente tem decerca de 2 a cerca de 4 átomos de carbono, mais alternativa-mente 3 átomos de carbono.
Exemplos de tensoativos anfotéricos da composiçãoencapsulada dos limpadores da presente invenção incluem osseguintes compostos: cetil dimetil betaina (este materialtambém tem a designação CTFA cetil betaina), em que R tem decerca de 9 a cerca de 13 átomos de carbono; e cocamidopropilhidróxi sultaina, em que R tem de cerca de 9 a cerca de 13átomos de carbono,
Exemplos de outros tensoativos anfotéricos úteissão alquiliminoacetatos, e iminodialcanoatos e aminoalcano-atos de fórmulas RN [ (CH2) mC02M] 2 e RNH (CH2) mC02M em que m é de1 a 4, Ré um alquil ou alquenil Cs-C22, e M é H, metal alca-lino, metal alcalino terroso amônio, ou alcanolamônio. Tam-bém incluído estão imidazólio e derivados de amônio. Exem-plos específicos de tensoativos anfotéricos adequados inclu-em 3-dodecil-aminopropionato de sódio, 3-dodecilaminopropanosulfonato de sódio, N-alquil maior de ácidos aspártico taiscomo aqueles produzidos de acordo com o ensinado na Patentedos EUA No. 2.438.091 de Lynch; e os produtos vendidos sob onome de marca registrada "Miranol" e descritos na Patentedos EUA No. 2.528.378 de Mannheimer. Outros exemplos de an-fotéricos úteis incluem fosfatos anfotéricos, tais como clo-reto fosfato de coamidopropil PG-dimônio (comercialmentedisponível como Monaquat PTC, de Mona Industries of Pater-son, NJ) . Também úteis sãoanfoacetatos tais como lauroanfo-fiacetato disódico, lauroanfoacetato de sódio, e misturasdos mesmos.
Tensoativos espumantes preferidos para uso aquisão os seguintes, em que o tensoativo espumantes aniônico éselecionado do grupo consistindo de lauroil sarcosinato deamônio, tridecete sulfato de sódio, lauroil sarcosinato desódio, laurete sulfato de amônio, laurete sulfato de sódio,lauril sulfato de amônio, lauril sulfato de sódio, cocoilisotionato de amônio, cocoil isotionato de sódio, lauroilisotionato de sódio, cetil sulfato de sódio, lauroil lacti-Iato de sódio, lauroil lactilato de trietanolamina, e mistu-ras dos mesmos; em que os tensoativo espumantes não iônicosé selecionado do grupo consistindo de óxido de lauramina,óxido de cocoamina, decil poliglicose, lauril poliglicose,cocoato de sacarose, glucosamidas C12-C14, laurato de saca-rose, e misturas dos mesmos; e em que o tensoativo espuman-tes anfotérico é selecionado do grupo consistindo de lauro-anfodiacetato disódico, lauroanfoacetato de sódio, cetil di-metil betaina, cocoamidopropil betaina, cocoamidopropil hi-dróxi sultaina, e misturas dos mesmos.
Outros exemplos conhecidos de tensoativos anfoté-ricos úteis nas composições encapsuladas dos limpadores dapresente invenção são revelados em McCutcheon's, Detergentsand Emulsifiers, edição Norte Americana (1986), publicadopor Allured Publishing Corporation; e McCutcheon's, Functio-nal Materials, Edição Norte Americana (1992).
Co-tensoativos
As composições de limpeza encapsuladas dos limpa-dores da presente invenção podem conter um ou mais co-tensoativos como estabilizantes para as composições de lim-peza encapsuladas. Idealmente, os co-tensoativos contribui-rão para as capacidades de limpeza e espumantes da composi-ção resultante, mas não é um requerimento da sua função es-tabilizante. Preferivelmente, esses co-tensoativos serãotambém tensoativos espumantes e podem ser selecionados dogrupo consistindo de tensoativos espumantes aniônicos, ten-soativos espumantes não iônicos, tensoativos espumantes ca-tiônicos, tensotiavos espumantes anfotéricos, e combinaçõesdos mesmos.
Exemplos não limitantes de tensoativos espumantesaniônicos úteis como co-tensoativos estabilizantes nas com-posições encapsuladas do limpador da presente invenção sãorevelados na Patente dos EUA No. 3.929.678 de Laughlin etal. Uma grande variedade de tensoativos aniônicos é potenci-almente útil aqui. Exemplos não limitantes de tensoativosespumantes aniônicos incluem aqueles selecionados do grupoconsistindo de alquil e alquil éter sulfato, monoglicerideossulfatados, oleofinas sulfonadas, alquil aril sulfonatos,alcano sulfonatos primário ou secundário, alquil sulfosucci-natos, acil tauratos, metil ésteres sulfonatos, ácidos gra-xos sulfonatos, alquil fosfatos, acil glutamatos, acil glu-tamatos, acil sarcosinatos, alquil sulfoacetatos, peptideosacilados, alquil éter carboxilatos, acil lactilatos, fluor-tensoativos aniônicos, e combinações dos mesmos.
Exemplos não limitantes de tensoativos espumantesnão iônicos para uso como estabilizantes co-tensoativos nascomposições encapsuladas dos limpadores da presente invençãoincluem aqueles selecionados do grupo consistindo de alquilglicosideos, alquil poliglicosideos, amidas do ácido graxopoliidróxi, ésteres do ácido graxo alcoxilado, ésteres desacarose, óxidos de amina, e misturas dos mesmos.
Exemplos não limitantes de tensoativos espumantescatiônicos para uso como co-tensoativos estabilizantes nascomposições encapsuladas dos limpadores da presente invençãoincluem, mas não são limitadas a aminas graxas, aminas di-graxas quaternárias, aminas tri-graxas quaternárias, aminasimidazólio quaternárias, e combinações dos mesmos. Aminasgraxas adequadas incluem aminas quaternárias monoalquil talcomo brometo de cetiltrimetilamônio. Uma amina quaternáriaadequada é metosulfato de dialquilamidoetil hidroxietilamô-nio. As aminas graxas, entretanto, são preferidas. É prefe-rido que um reforço de espuma seja utilizado quando o tenso-ativo espumantes catiônico é o tensoativo espumantes primá-rio do componente de limpeza. Adicionalmente, tensoativosnão iônicos têm sido encontrados serem particularmente úteisem combinação com tais tensoativos espumantes catiônicos.
Exemplos não limitantes de tensoativos anfotéricosou dipolares para uso como co-tensoativos estabilizantes nascomposições encapsuladas dos limpadores da presente invençãosão aqueles selecionados do grupo consistindo de betainas,sultainas, hidroxisultainas, alquiliminoacetatos, iminodial-canoatos, aminoalcanoatos, e misturas dos mesmos.
Agente Terapêutico Benéfico
As composições encapsuladas podem opcionalmenteconter uma quantidade segura e efetiva de agente benéficoterapêutico tais como compostos de vitaminas, agentes detratamento da pele, ativos anti-acnes, ativos anti-ruga, a-tivos anti-atrofia da pele, ativos antiinflamatórios, anes-tésicos tópicos, ativos bronzeantes artificiais e acelerado-res, ativos antimicrobianos, ativos anti-fúngicos, indevidosativos protetores solar, anti-oxidantes, agentes esfoliantesda pele, e combinações dos mesmos. Como aqui utilizado, "umaquantidade segura e efetiva" significa uma quantidade de umcomposto ou componente suficiente para significantemente in-duzir um efeito positivo ou benéfico, mas baixo o suficientepara evitar sérios efeitos colaterais, (por exemplo, indevi-do a toxicidade ou reação adversa), isto é, para prover umbeneficio razoável para proporção de risco, dentro do obje-tivo do parecer do julgamento médico.Os componentes opcionais úteis aqui podem ser ca-tegorizados por seus benefícios terapêuticos ou estéticos ouseu modo de ação postulado. É para ser entendido, entretan-to, que os componentes opcionais úteis aqui podem em algunsexemplos prover mais que um benefício terapêutico ou estéti-co ou operar através de mais de um modo de ação. Então,classificações aqui são feitas para o objetivo da conveniên-cia e não é tencionado limitar o componente para aplicaçãoou aplicações particulares listadas. Também, quando aplicá-vel, os sais farmaceuticamente aceitáveis dos componentessão aqui úteis.
Compostos Vitamina
A composição encapsulada pode compreender compos-tos de vitaminas, precursores, e derivados dos mesmos. Essescompostos de vitaminas podem ser ou na forma natural ou sin-tética. Compostos de vitamina adequados incluem, mas não sãolimitados aos compostos de Vitamina A (por exemplo, beta ca-roteno, ácido retinóico, retinol, retinóides, retinil palmi-tato, retinil proprionato etc), Vitamina B (por exemplo, ni-acina, niacinamida, riboflavina, ácido pantotênico etc), Vi-tamina C (por exemplo, ácido ascórbico etc), Vitamina D (porexemplo, ergosterol, ergocalciferol, colecalciferol etc) ,Vitamina E (por exemplo, acetato de tocoferol etc), e Vita-mina K (por exemplo, fitonadiona, menadiona, ftiocol etc).
Em particular, a composição encapsulada dos limpa-dors da presente invenção pode compreender uma quantidadesegura e efetiva de um composto de vitamina B3. Compostos devitamina B3 são particularmente úteis para regular condiçãoda pele como descrito na Patente dos EUA No. 6.238.678 deOblong. As composições encapsuladas dos limpadors da presen-te invenção preferivelmente compreender cerca de 0,01% acerca de 50% por peso da composição, mais preferivelmente decerca de 0,1% a cerca de 10%, ainda mais preferivelmente decerca de 0,5% a cerca de 10% e ainda mais preferivelmente decerca de 1% a cerca de 5%, mais preferivelmente de cerca de2% a cerca de 5% de composto de vitamina B3.
Como aqui utilizado, "composto de vitamina B3"significa um composto tendo a fórmula:
Em que R é -CONH2 (isto é, niacinamida) , -COOH(isto é, ácido nicotinico) ou -CH2OH (isto é, álcool nicoti-nil); derivados dos mesmos; e sais de qualquer dos preceden-tes.
Agentes de Tratamento da Pele
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção pode conter um ou mais agentes de tratamento dapele. Agentes de tratamento da pele adequados incluem aque-les efetivos para prevenção, retardamento, interrompimento,e/ou reversão de rugas da pele. Exemplos de agentes de tra-tamento da pele adequados incluem, mas não são limitadas aácidos alfa-hidróxi tais como ácido lático e ácido glicólicoe ácidos beta-hidróxi tal como ácido salicilico.Ativos anti-acne
Exemplos de ativos anti-acne úteis para a composi-ção encapsulada dos limpadores da presente invenção incluem,mas não são limitados a, os queratolíticos, tais como ácidosalicilico (ácido o-hidroxibenzóico), derivados de ácido sa-licilico tal como ácido 5-octanoil salicilico, e resorcinol;retinóides tais como ácido retinóico e seus derivados (porexemplo, eis s trans); enxofre contendo aminoácidos DeLeseus derivados e sais, particularmente seus derivados Ν-acetil, um exemplo preferido do qual é N-acetil-L-cisteina.Ácido lipóico; antibióticos e antimicrobianos tais como pe-róxido de benzoila, octopirox, tetraciclina, 2,4,4'-tricloro-2'-hidróxi difenil éter, 3, 4 , 4'-triclorobanilida,ácido azeláico e seus derivados, fenoxietanol, fenoxipropa-nol, fenoxiisopropanol, acetato de etila, clindamicina e me-clociclina; sebostats tal como flavonóides; e sais de biletais como sulfato de scimnol e seus derivados, deoxicolato ecolato.
Ativos anti-ruga e anti-atrofia da pele
Exemplos de ativos anti-ruga e anti-atrofia da pe-le úteis para a composição encapsulada dos limpadors da pre-sente invenção incluem, mas não são limitados a, ácido reti-nóico e seus derivados (por exemplo, eis e trans); retinol;ésteres retinil; niacinamida, ácido salicilico e derivadosdos mesmos; enxofre contendo aminoácidos DeLe seus deri-vados e sais, particularmente os derivados N-acetil, um e-xemplo preferido do qual é N-acetil-L-cisteina; tióis, porexemplo, etano tiol; ácidos hidróxi, ácido fítico; ácido li-póico; ácido lisofosfatídico, e agentes descamantes da pele(por exemplo, fenol e semelhantes).
Ativos Antiinflamatórios não estereoidais (AINES)
Exemplos de AINES úteis para a composição encapsu-lada dos limpadores da presente invenção, mas não são limi-tados às seguintes categorias: derivados do ácido propiôni-co; derivados do ácido acético; derivados do ácido fenâmico;derivados do ácido bifenilcarboxílico; e oxicams. Todos es-ses AINES são completamente descritos na Patente dos EUANo.4.985.459 de Sunshine et al. Exemplos de AINES úteis in-cluem ácido acetil salicilico, ibuprofeno, naproxeno, beno-xaprofeno, flurbiprifeno, fenoprofeno, fenbufeno, cetoprofe-no, indoprofeno, pirprofeno, carprofeno, oxaprozin, prano-profeno, miroprofeno, tiozaprofeno, suprofeno, alminoprofe-no, ácido tiaprofênico, fluprofeno e ácido buclóxico. Tambémúteis são os fármacos antiinflamatórios incluindo hidrocor-tisona e semelhantes.
Anestésicos Tópicos
Exemplos de fármacos anestésicos tópicos úteis pa-ra a composição encapsulada dos limpadores da presente in-venção incluem, mas não são limitados a benzocaina, lidocai-na, bupivacaina, clorprocaina, dibucaina, etidocaina, mepi-vacaina, tetracaina, diclonina, hexilcaina, procaina, cocaí-na, cetamina, pramoxina, fenol, e sais farmaceuticamente a-ceitáveis dos mesmos.
Ativos e Aceleradores de Bronzeamento Artificial
Exemplos de ativos e aceleradores de bronzeamentosartificiais úteis para a composição encapsulada dos limpado-res da presente invenção incluem, mas não são limitados adiidroxiacetona, tirosina, ésteres de tirosina tal como etiltirosinato e fosfo-DOPA.
Ativos Antimicrobianos e Antifúngicos
Exemplos de ativos antimicrobianos e antifúngicosúteis para a composição encapsulada dos limpadores da pre-sente invenção incluem, mas não são limitados a fármacos β-lactâmicos, fármacos quinolona, ciprofloxacin, norfloxacin,tetraciclina, eritromicina, amicacin, 2,4,4'-tricloro-2'-hidróxi difenil éter, 3,4,4'-triclorocarbanilida, fenoxieta-nol, fenóxi propanol, fenoxiisopropanol, doxiciclina, capre-omicina, clorexidina, clortetraciclina, oxitetraciclina,clindamicina, etambutol, isotionato de hexamidina, metroni-dazol, pentamidina, gentamicina, canamicina, lineomicina,metaciclina, metanamina, minociclina, neomicina, netilmici-na, paromomicina, estreptomicina, tobramicina, miconazol,hidrocloreto de tetraciclina, eritromicina, eritromicinazinco, estolato de eritromicina, estearato de eritromicina,sulfato de amicacina, hidrocloreto de doxiciclina, sulfatode capreomicina, gluconato de clorexidina, hidrocloretode clorexidina, hidrocloreto de clortetraciclina, hidroclo-reto de oxitetraciclina, hidrocloreto de clindamicina, hi-drocloreto de etambutol, hidrocloreto de metronidazol, hi-drocloreto de pentamidina, sulfato de gentamicina, sulfatodecanamicina, hidrocloreto de lineomicina, hidrocloreto de me-taciclina, sulfato de neomicina, sulfatode netilmicina, sul-fato de paramomicina, sulfato de estreptomicina, sulfatodetobramicina, hidrocloreto de miconazol, hidrocloreto de a-manfadina, sulfato de amasfadina, octopirox, paraclorometaxilenol, nistatina, tolnaftato, piritiona zinco e clotrima-zol.
Agentes Anti-Virais
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção podem ainda compreender um ou mais agentes anti-virais. Agentes anti-virais adequados incluem, mas não sãolimitados a sais de metais (por exemplo, nitrato de prata,sulfato de cobre, cloreto de ferro etc) e ácidos orgânicos(por exemplo, ácido málico, ácido salicilico, ácido succíni-co, ácido benzóico etc) . Em composições particulares quecontenham agentes anti-virais adequados incluem aqueles des-critos na Patente dos EUA No. 6.294.186 de Beerse et al.
Enzimas
A composição encapsulada de limpadores da presenteinvenção pode opcionalmente incluir uma ou mais enzimas.Preferivelmente, tais enzimas são dermatologicamente aceitá-veis. Enzimas adequadas incluem, mas não são limitadas aqueratinase, protease, amilase, subtilisina etc.
Ativos Protetores Solares
A composição encapsulada pode também incluir ati-vos protetores solares. Exemplos não limitantes de proteto-res solares que são úteis nas composições encapsuladas doslimpadores da presente invenção são aqueles selecionados dogrupo consistindo de 2-etilexil p-metoxicinamato, ácido p-aminobenzóico, ácido 2-fenilbenzimidazol-5-sulfônico, octo-crileno, oxibenzona, salicilato de homomentil, octil salici-lato, 4,4'-metóxi-t-butildibenzoilmetano, 4-isopropil diben-zoilmetano, 3-benzilideno cânfora, 3-(4-metilbenzilideno)cânfora, dióxido de titâneo, óxido de zinco, silica, óxidode ferro, e misturas dos mesmos. Exemplos especialmente pre-feridos desses sunscreens incluem aqueles selecionados dogrupo consistindo de éster de 2,4-diidroxibenzofenona do á-cido 4-N,N-(2-etilexil)metilaminobenzóico, éster do ácido 4-N,N-(2-etilexil)metilaminobenzóico com éster de 2-hidróxi-4-(2-hidroxietóxi)benzofenona do ácido 4-N,N-(2-etilexil)-metilaminobenzóico, éster de 4-(2-hidroxietóxi)dibenzolmetano do ácido 4-N,N-(2-etlexil)-metilaminobenzóico, e misturas dos mesmos. Quantidade exatasde protetores solares que podem ser empregadas variarão de-pendendo do protetores solares escolhido e o Fator de Prote-ção Solar desejado (FPS) a ser alcançado.
Uma grande variedade de agentes de sunscreeningconhecidos é também descrita na Patente dos EUA No.5.087.445 de Haffey et al; Patente dos EUA No. 5.073.372 deTurner et al; e Patente dos EUA No. 5.073.371 de Turner etal. Ainda outros protetores solares úteis são aqueles reve-lados na Patente dos EUA No. 4.937.370 de Sabatelli e Paten-te dos EUA No. 4.999.186 de Sabatelli et al.
Hidrocolóides
Hidrocolóides podem também ser opcionalmente in-cluídos na composição encapsulada dos limpadores da presenteinvenção. Hidrocolóides são bem conhecidos na técnica e sãoúteis na expansão de vida útil dos tensoativos contidos nocomponente de limpeza encapsulado dos limpadors da presenteinvenção tal que os artigos podem pelo menos através de pelomenos uma experiência inteira de tomar chuva ou banho. Hi-drocolóides adequados incluem, mas não são limitados a gomaxantana, carboximetil celulose, hidroximetil celulose, hi-droxilpropil celulose, metil e etil celulose, gomas natu-rais, goma tar guar, goma de grão, amidos naturais, amidosdeionitizados (por exemplo, amido octenil succinato) e seme-lhantes.
Zeólitos Exotérmicos
Zeólitos e outros compostos que reagem exotermica-mente quando combinados com água podem também ser opcional-mente incluídos na composição encapsulada dos limpadores dapresente invenção.
Hidrogel Formador de Agentes Geleificantes Polimé-ricos
Em certas modalidades da presente invenção, ascomposições encapsuladas podem opcionalmente compreender umgel aquoso, isto é, um "hidrogel", formado de um hidrogelformador de agente geleificante polimérico e água. Mais es-pecificamente, o hidrogel está contido dentro do componentede limpeza ou componente de benefício terapêutico do artigo.Quando um gel aquoso está presente, os artigos preferivel-mente compreendem de cerca de 0,1% a cerca de 100%, por pesodas tramas de substrato, mais preferivelmente de cerca de 3%a cerca de 50%, e mais preferivelmente de cerca de 5% a cer-ca de 35%, de um hidrogel formador de agente geleificantepolimérico, calculado baseado no peso seco do hidrogel for-mador de agente geleificante polimérico.
Hidrogel formador de agentes geleificantes polimé-ricos adequados na formação de partículas são comercialmentedisponíveis de Hoechst Celanese Corporation, Portsmouth,Va., EUA (Sanwet® Superabsorbent Polymers) Nippon Shokubai,Japão (Aqualic®, por exemplo, L-75, L-76) e Dow ChemicalCompany, Midland, Mich, EUA (Dry Tech®). Hidrogel formadorde agentes geleificantes poliméricos na forma de fibras sãocomercialmente disponíveis de Camellot Technologies Inc.,Leominster, Mass., EUA (Fibersorb®, por exemplo, AS 7200H,AS 7200M, AS 7000L, AS 7000, e AS 7300).
Quelantes
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção pode também compreender uma quantidade segura eefetiva de um quelante ou agente quelante. Como aqui utili-zado, "quelante" ou "agente quelante" significa um agenteativo capaz de remover um íon metal de um sistema por formarum complexo de modo que o íon metal não possa facilmenteparticipar em ou catalisar reações químicas. A inclusão deum agente quelante é especialmente útil para prover proteçãocontra radiação UV que pode contribuir para excessiva desca-mação ou mudanças da textura da pele e contra outros agentesambientais, que podem causar danos à pele.
Uma quantidade segura e efetiva de um agente que-lante pode ser adicionada às composições encapsuladas da ma-téria da invenção, preferivelmente de cerca de 0,1% a cercade 10%, mais pref erivelmente de cerca de 1% a cerca de 5%,por peso da composição. Quelantes exemplares que são úteisaqui são revelados na Patente dos EUA No. 5.487.884 de Bis-set et al; Patente dos EUA No. 5.462.963 de Bush et al, ePatente dos EUA No. 5.364.617 de Bush et al. Quelantes pre-feridos úteis nas composições encapsuladas da sujeita inven-ção são furildioxima e derivados do mesmo.
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção pode opcionalmente compreender um composto fla-vonóide. Flavonóides são amplamente revelados na Patente dosEUA No. 5.686.082 de N'Guyen, Patente dos EUA No. 5.686.367de Hayashi, e Patente dos EUA No. 6.093.411 de Bisset. Com-postos flavonóides podem estar presentes nas composições en-capsuladas em concentrações de cerca de 0,01% a cerca de 20%por peso da composição, mais preferivelmente de cerca de0,1% a cerca de 10% e mais preferivelmente de cerca de 0,5%a cerca de 5%.
Esteróis
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção pode compreender uma quantidade segura e efetivade um ou mais compostos esteróis. Exemplos de compostos es-teróis úteis incluem sitoesterol, estigmasterol, campeste-rol, brassicasterol, lanosterol, 7-deidrocolesterol, e mis-turas dos mesmos. Esses podem ser sintéticos na origem ou defontes naturais, por exemplo, misturas de extratos de fontesde plantas (por exemplo, fitoesteróis).
Agentes Anti-Celulite
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção podem também compreender uma quantidade segura eefetiva de um agente anti-celulite. Agentes adequados podemincluir, mas não são limitados a compostos xantina (por e-xemplo, cafeína, teofilina, teobromina, e aminofilina).Agentes Clareadores da Pele
As composições encapsuladas dos limpadores da pre-sente invenção podem compreender um agente clareador da pe-le. Quando utilizado, as composições preferivelmente compre-endem de cerca de 0,1% a cerca de 10%, mais pref erivelmentede cerca de 0,2% a cerca de 5%, também pref erivelmente decerca de 0,5% a cerca de 2%, por peso da composição, de umagente clareador da pele. Agentes de clareadores da pele a-dequados incluem aqueles conhecidos na técnica, incluindoácido cólico, arbitina, ácidos ascórbico e derivados dosmesmos, por exemplo, ascorbil fosfato de magnésio ou ascor-bil fosfato de sódio ou outros sais de ascorbil fosfato. A-gentes clareadores de pele adequado para uso aqui também in-cluem aqueles descritos na Ser. dos EUA No. 08/479.935 deHillebrans, depositado em 7 de Junho de 1995; e Patente dosEUA No. 6.068.836 de Kvalnes et al.
Agentes Condicionantes Hidrofóbicos
Os limpadores da presente invenção podem compreen-der composições encapsuladas compreendendo um ou mais agen-tes condicionantes hidrofóbicos que são úteis para prover umbeneficio condicionante para a pele e/ou cabelo durante ouso do limpador. Os limpadores da presente invenção podempreferivelmente compreender de cerca de 0,5% a cerca de1.000%, mais preferivelmente de cerca de 1% a cerca de 200%,e mais preferivelmente de cerca de 10% a cerca de 100%, porpeso das tramas de substratos, de um agente condicionantehidrofóbico.
O agente condicionante hidrofóbico pode ser sele-cionado de um ou mais agentes condicionantes hidrofóbicostal que a média aritmética pesada do parâmetro de solubili-dade do agente condicionante hidrofóbico é menor que ou i-gual a 10,5.
Exemplos não limitantes de agentes condicionanteshidrofóbicos incluem aqueles selecionados do grupo consis-tindo de óleo mineral, petrolato, lecitina, lecitina hidro-genada, lanolina, derivados de lanolina, hidrocarbonos decadeia remificada C7-C40, ésteres de álcool Ci-C30 de ácidoscarboxilicos Ci-C30, ésteres de álcool Ci-C30 de ácidos dicar-boxilicos Ci-C30, monoglicerideos dos ácidos carboxilicos Ci-C30, diglicerideos dos ácidos carboxilicos C1-C30, triglice-rideos dos ácidos carboxilicos Ci-C30, monoésteres etilenoglicol de ácidos carboxilicos Ci-C30, diésteres de etilenoglicol de ácidos carboxilicos Ci-C30, monoésteres de propile-no glicol de ácidos carboxilicos Ci-C30, diésteres de propi-leno glicol de ácidos carboxilicos Ci-C3O, monoésteres e po-liésteres de propileno glicol de ácidos carboxilicos Ci-C30de açúcares, polidialquilsiloxanos, polidiarilsiloxanos, po-lialcarilsiloxanos, cilcometiconas tendo de 3 a 9 átomos desilicone, óleos vegetais, óleos vegetais hidrogenados, éte-res de propileno glicol alquil C4-C20, di alquil C8-C30 éte-res, e combinações dos mesmos.
Hidrocarbonetos de cadeia simples e ramificadatendo de cerca de 7 a cerca de 40 átomos de carbono são ú-teis aqui. Exemplos não limitantes desses materiais hidro-carbonetos incluem dodecano, isododecano, esqualeno, coles-terol, poliisobutileno hidrogenado, docosano (isto é, hidro-carbono C22) , hexadecano, isoexadecano (um hidrocarbono dis-ponível comercialmente vendido como Permethyl® IOlA porPresperse, South Plainfiels, N.J.)· Também úteis são as iso-parafinas C7-C40, que são hidrocarbonetos ramificados C7-C40.
Polideceno, um hidrocarboneto líquido ramificado, é tambémútil aqui e é comercialmente disponível sob as marcas regis-tradas Puresyn 100® e Puresyn 3000® de Mobile Chemical (Edi-son, N.J.) .
Também úteis são vários monoésteres e poliésteresC1-C30 de açúcares e materiais relacionados. Materiais ésteradequados são ainda descritos na Patente dos EUA No.2.831.854 de Tucker et al, Patente dos EUA No. 4.005.196 deJandacek et al; Patente dos EUA No. 4.005.195 de Jandacek;Patente dos EUA No. 5.306.516 de Letton e tal, Patente dosEUA No. 5.306.515 de Letton et al; Patente dos EUA No.5.305.514 de Letton et al; Patente dos EUA No. 4.797.300 deJandacek et al; Patente dos EUA No. 3.963.699 de Rizzi etal; Patente dos EUA No. 4.518.772 de Volpenhein; e Patentedos EUA No. 4.517.360 de Volpenhein.
Silicones não voláteis, tais como polidialquilsi-loxanos, polidiarilsiloxanos, e polialcarilsiloxanos sãotambém óleos úteis. Esses silicones são revelados na Patentedos EUA No. 5.069.897 de Orr. Os polialquilsiloxanos corres-pondem à fórmula química geral R3SIO[R2SIO]xSiR3 em que R ém grupo alquil (preferivelmente R é metil ou etil, mais pre-ferivelmente metil) e χ é um número inteiro de cerca de 500,escolhido para alcançar o peso molecular desejado. Polial-quilsolixanos comercialmente desejáveis incluem os polidime-tilsiloxanos, que são também conhecidas como dimeticonas,exemplos não limitantes dos quais incluem as séries Vicasil®vendida por GE Silicones, de Wilton, CT e Dow Corning® 200séries vendida por Dow Corning Corporation de Midland, MI.
Exemplos específicos de polidimetilsiloxanos úteis aqui in-cluem Dow Corning® 225 fluído tendo uma viscosidade de 10centistokes e um ponto de ebulição maior que 200 graus C., eDow Corning® 200 fluídos tendo viscosidades de 50, 350 e12.500 centistokes, respectivamente, e pontos de ebuliçãomaiores que 200 graus C. Também úteis são materiais tal comotrimetilsiloxisilicato, que é um material polimérico corres-pondendo à fórmula química geral [ (CH2) 3S1O1/2] χ [SiO2] y, emque χ é um número inteiro de cerca de 1 a cerca de 500 e y éum número inteiro de cerca de 1 a cerca de 500. Um trimetil-siloxisilicato comercialmente disponível é vendido como umamistura com dimeticona como Dow Corning® 593 fluído. Tambémútil aqui são dimeticonóis, que são dimetil silicones termi-nados em hidróxi. Esses materiais podem ser representadospelas fórmulas químicas gerais R3SiO [R2SiO] xSiR20H eHOR2SiO [R2SiO] xSiR20H em qu R é um grupo alquil (preferivel-mente R é metil ou etil, mais preferivelmente metil) e χ éum número inteiro maior que 500, escolhido para alcançar opeso molecular desejado. Dimeticonóis comercialmente dispo-níveis são tipicamente vendidos como misturas com dimeticonaou ciclometicona (por exemplo, Dow Corning® fluídos 1401,1402, e 1403). Também úteis aqui são polialquilaril siloxa-nos, com polimetilfenil siloxanos tendo viscosidades de cer-ca de 15 a cerca de 65 centistokes a 25 graus C. sendo pre-feridos. Esses materiais são disponíveis, por exemplo, comofluído SF 1075 metilfenil (vendido por General Electric Com-pany) e fenil trimeticona fluída 556 Cosmetic Grade (vendidopor Dow Cornng Corporation). Silicones alquilados tais comometildecil silicone e metiloctil silicone são úteis aqui esão comercialmente disponíveis de General Electric Company.Também úteis aqui são alquil siloxanos modificados tais comoalquil meticonas e alquil dimeticonas em que a cadeia alquilcontêm 10 a 50 carbonos. Tais siloxanos são comercialmentedisponíveis sob a marca registrada ABIL WAX 9810® (al-quilC24-C28 meticona) (vendido por Goldschmidt) e SF1632(cetearil meticona) (vendido por General Electric Company).
Óleos vegetais e óleos vegetais hidrogenados sãotambém úteis aqui.
Também úteis são alquilC4-C20 éteres de polipropi-leno glicóis, ésteres do ácido carboxíIicoCi-C2O de polipro-pileno glicóis, e di-alquilC8-C30 éteres. Exemplos não Iimi-tantes desses materiais incluem butil éter PPG-14, esteariléter PPG-15, dioctil éter, dodecil octil éter, e misturasdos mesmos.
Agentes Condicionantes Hidrofílicos
A composição encapsulada dos limpadores da presen-te invenção pode opcionalmente compreender um ou mais agen-tes condicionantes hidrofílicos como agentes terapêuticosbenéficos. Exemplos não limitantes de agentes condicionanteshidrofílicos incluem aqueles selecionados do grupo consis-tindo de álcoois poliídricos, polipropileno glicóis, polie-tileno glicóis, uréias, ácidos pirrolidona carboxílicos, di-óis e trióis etoxilados e/ou propoxilados, ácidos alfa- hi-dróxi carboxilicos C2-C6, açúcares etoxilados e/ou propoxi-lados, copolimeros de ácido poliacrilico, açúcares tendomais de 12 átomos de carbono, álcoois de açúcar tendo maisde 12 átomos de carbono, e misturas dos mesmos. Exemplos es-pecíficos de agentes condicionantes hidrofílicos úteis in-cluem materiais tal como uréia; guanidina; ácido glicólico esais glicolato (por exemplo, amônio e alquil amônio quater-nário) ; ácido lático e sais lactato (por exemplo, amônio ealquil amônio quaternário); sacarose, frutose, glicose, eru-trose, eritritol, sorbitol, manitol, glicerol, hexanetriol,propileno glicol, butileno glicol, hexileno glicol, e seme-lhantes; polietileno glicóis tais como PEG-2, PEG-3, PEG-30,PEG-50, polipropileno glicóis tais como PPG-9, PPG-12, PPG-15, PPG-17, PPG20, PPG-26, PPG-30, PPG-34; glicose alcoxila-da; ácido hialurônico; polímeros condicionantes da pele ca-tiônicos (por exempllo, polímeros de amônio quaternário taiscomo polímeros Poliquaternário); e misturas dos mesmos. Gli-cerol, em particular, é um agente condicionante hidrofílicopreferido na composição encapsulada dos limpadores da pre-sente invenção. Também útil são materiais tal como aloe veraem qualquer de suas variedades de formas (por exemplo, gelaloe vera), quitosana e derivados de quitosana, por exemplo.Quitosana lactato, lactamida monoetanolamina; acetamida mo-noetanolamina; e misturas dos mesmos. Também úteis são gli-ceróis propoxilados como descritos nos gliceróis propoxila-dos descritos na Patente dos EUA No. 4.976.953 de Orr et al.
Composições de limpeza preferidas que incluam a-gentes terapêuticos benéficos estão na forma de uma emulsão,que ainda compreende uma fase aquosa e uma fase oleosa. Comoserá entendido pelo versado na técnica, um dado componenteserá primariamente distribuído ou na fase aquosa ou na faseoleosa, dependendo da solubilidade/dispersibilidade em águado agente terapêutico benéfico no componente. Em uma modali-dade, a fase oleosa compreende um ou mais agentes condicio-nantes hidrofílicos.
Agentes Condicionantes Estruturados
Os agentes terapêuticos benéficos encapsulados doslimpadores da presente invenção podem ser agentes condicio-nantes estruturados. Agentes condicionantes estrururados a-dequados incluem, mas não são limitados a, estruturas vesi-culares tais como ceramidas, lipossomas e semelhantes.
Em outra modalidade, os agentes terapêuticos bené-ficos estão compreendidos dentro de uma composição de forma-ção coacervada. Preferivelmente, a composição de formaçãocoacervada compreende um polímero catiônico, um tensoativoaniônico, e um veículo dermatologicamente aceitável para opolímero e tensoativo.
Limpadores de Superfície
As composições encapsuladas podem opcionalmenteconter quantidade efetiva de agentes de limpeza de superfí-cie tais como compostos quaternários, agentes anti-bacteriano/de limpeza doadores de próton, agentes anti-bacteriano/de limpeza hidrofóbicos, agentes de limpeza cloroestabilizados, agentes de limpeza baseados em peróxido, ten-soativo natural, e semelhante. Outras tais composições comosão conhecidos na técnica para limpeza de superfícies podemtambém ser igualmente encapsulados.
Composots Quaternários
Onde o material desinfetante biocida é um biocidaamônio quaternário, germicidas de amônio quaternário parti-cularmente útil são aqueles descritos na Patente dos EUA No.6.268.327 de Lu et al. Neste sentido, biocidas amônio qua-ternário deste tipo têm o nitrogênio ligado para grupos Rcontendo carbono e existe um membro aniônico formador desal, tal como um haleto. Os grupos R mais preferidos estãoentre átomos de 6 a 26 carbonos.
Sais de amônio quaternário exemplares particular-mente preferidos que são biocidas amônio quaternário são ha-lóides de alquil amônio tais como brometo de cetil trimetilamônio, halóides de alquil aril amônio tais como cloreto dealquil dimetil benzil amônio, halóides N-alquil piridiniumtal como brometo de N-cetil piridinium e semelhantes. Ou-tros tipos adequados de sais de amônio quaternários podemincluir aqueles em que a molécula contém ligações amida ouéster tais como cloreto de octil fenóxi etóxi etil dimetilbenzil amônio, cloreto de N-(laurilcocoaminoformilmetil)-piridinium e semelhantes. Outros germicidas de amônio qua-ternário são cloreto de lauriloxifeniltrimetil amônio, meto-sulfato de cetilaminofeniltrimetil amônio, metossulfato dedodecilfeniltrimetil amônio, cloreto de dodecilbenziltrime-til amônio, e cloreto de dodecilbenziltrimetil amônio clori-nado.
Exemplos de tais biocidas de amônio quaternáriopreferidos são os biocidas BTC®, BARDAC®, e HYAMINE®, talcomo BTC2125M. Biocidas BTC são disponíveis de Stepan Co.(Northfiels, IL) , e biocidas BARDAC e HYAMINE são disponí-veis de Lonza, Inc (Allendale, NJ).
Pode conter sais de amônio quaternário Polisiloxa-no como descritos na Patente dos EUA No. 5.854.147 de Nohret al.
Agentes anti-bacterianos/de limpeza doadores depróton
As formulações antimicrobianas encapsuladas doslimpadores da presente invenção compreendem pelo menos umagente doador de próton adiante com um ou mais tensoativosalquil fosfato aniônicos. Um ou mais tensoativos alquil fos-fato aniônico são compreendidos, pelo menos parcialmente, deum mono alquil fosfato. Embora o agente doador de próton po-de ser um ácido inorgânico, é geralmente um ácido carboxíli-co solúvel em água tendo a seguinte estrutura (I):
R-COOH (I)
Em que R pode ser alquil menor, alquil menor subs-tituído, alquil menos hidróxi, tais como (HOCH2-) , alquilinferior carbóxi, tais como (HOOC-CH2CH2-), carbóxi, alquilinferior hidróxi, tais como (H00CCH2-CH0H-), alquil inferiorhalo carbóxi, tal como (HOOCCH2CHBr-), alquil inferior car-bóxi diidróxi, tal como (H00C-CH0H-CH0H-), alquil inferiordicarbóxi hidróxi, tal como mostrado na estrutura (II):
<formula>formula see original document page 57</formula>alquenil inferior, alquenil inferior carbóxi, talcomo (HOOCCH=CH-), alquenil inferior dicarbóxi, tal comomostrado na estrutura (III)
<formula>formula see original document page 58</formula>
fenil, tal como C6H5, e fenil substituído, tal comohidróxi fenil. Como aqui utilizado, o termo "inferior" refe-re-se a um ácido em que R contém um a seis átomos de carbo-no. Como aqui utilizado, o termo "substituído" indica que umou mais átomos de hidrogênio são substituídos por átomos dehalogênio, grupos hidroxil, grupos amino, grupos tiol. Gru-pos nitro, grupos ciano etc.
Mais especificamente, os ácidos seguintes podemser utilizados nas formuações encapsuladas dos limpadores dapresente invenção: ácido acético, ácido deiidroacético, áci-do propiônico, ácido lático, ácido benzóico, ácido paraidro-benzóico, ácido ascórbico, ácido isoascórbico, ácido cítri-co, ácido sórbico, ácido fórmico, ácido fosfórico, ácido má-lico, ácido tartárico, ácido adípico, ácido succínico, ácidocaprílico, ácido glutárico, ácido salicílico, ácido bórico,ácido monohalogenacético, ácido dicarbônico, e ácido fumári-co. Também dentro do objetivo das composições encapsuladaspara uso da presente invenção estão sais e ésteres dos áci-dos aqui descritos. Combinações e misturas dos ácidos, éste-res ácidos, ou sais ácidos descritos aqui estão também den-tro do objetivo das composições encapsuladas para uso com apresente invenção. Uma combinação preferida de ácidos parauso nas formulações encapsuladas utilizadas nos limpadoresda presente invenção incluem ácido málico e ácido citrico.
Agentes anti-bacterianos/de limpeza hidrofóbicosTem sido descoberto que agentes antimicrobianoshidrofóbicos podem ser utilizados em composições aquosas pa-ra prover composições antimicrobianas homogêneas como a com-posição encapsulada para uso dos limpadores da presente in-venção. A composição antimicrobiana encapsulada dos diferen-tes aspectos dos limpadores da presente invenção inclui umaquantidade efetiva de um agente antimicrobiano hidrofóbicoque é pelo menos parcialmente dissolvido em uma amida e en-tão combinada com uma mistura aquosa que pode incluir umtensoativo.
Uma grande variedade de agentes antimicrobianoshidrofóbicos que provêem composições antimicrobianas podeser utilizada. A composição antimicrobiana pode incluir umagente antimicrobiano hidrofóbico único ou uma combinação dedois ou mais agentes antimicrobianos hidrofóbicos. Deseja-velmente, o agente antimicrobiano hidrofóbico pode ser umagente antimicrobiano de amplo espectro. Por exemplo, agen-tes antimicrobianos hidrofóbicos adequados incluem triclo-san, triclocarban, e semelhantes, e combinações dos mesmos.Tais agentes antimicrobianos hidrofóbicos são geralmenteconsiderados ser insolúveis em água por aqueles versados natécnica. Em um aspecto particular, a composição antimicrobi-ana inclui triclosan para prover efetividade antimicrobia-na. Como aqui utilizado, o termo "triclosan" refere-se ao2,4,4'-tricloro-2'-hidroxidifenil éter.
O agente antimicrobiano hidrofóbico pode estarpresente na composição em qualquer quantidade que provejauma composição antimicrobiana. Entretanto, se a quantidadedo agente antimicrobiano hidrofóbico é muito alta, a compo-sição pode ser turva e irritar a pele do usuário. Além dis-so, se a quantidade de agente antimicrobiano hidrofóbico émuito baixa, a composição pode não ser antimicrobiana. Comoexposto acima, a efetividade antimicrobiana da composiçãoantimicrobiana pode ser determinada por testar a composiçãocontra vários microorganismos conhecidos. Tem sido encontra-do que composições antimicrobianas que incluem de cerca de0,01 a cerca de 3,0 porcento do peso, desejavelmente de cer-ca de 0,03 a cerca de 1,0 porcento de peso e mais desejavel-mente de cerca de 0,05 a cerca de 0,7 porcento do peso doagente antimicrobiano hidrofóbico baseado no peso total dacomposição são efetivos contra a maioria dos microorganismosenquanto não irritam a pele. Tem também sido encontrado quea composição antimicrobiana é particularmente efetiva quandoela contém de cerca de 0,01 a cerca de 3,0 porcento do pesoe mais desejavelmente de cerca de 0,03 a cerca de 1,0 por-cento do peso de triclosan baseado no peso total da composi-ção .
A composição antimicrobiana pode também incluiroutros agentes antimicrobianos que podem ou não podem serconsiderados hidrofóbicos. Por exemplo, a composição antimi-crobiana pode também incluir p-cloro-m-xilenol, cloreto debenzalcônio, cloroexidina gluconato, hexaclorofeno, e seme-lhantes e combinações dos mesmos.
Uma grande variação de amidas, que pelo menos par-cialmente dissolvem os agentes antimicrobianos hidrofóbicos,pode ser utilizada. Por exemplo, amidas adequadas incluemalcanolamidas, dietanolamidas do ácido graxo de cadeia lon-ga, monoetanolamidas do ácido graxo de cadeia longa, monoi-sopropanolamidas, e semelhantes, e combinações dos mesmos.
Em um aspecto particular, a amida inclui pelo menos cerca de50 porcento do peso e desejavelmente pelo menos cerca de 90porcento do peso de uma dietanolamida láurica baseada no pe-so total da amida. Tem sido descoberto que o uso de uma die-tanolamida láurica é particularmente desejável porque é so-lúvel em água.
A amida pode estar presente na composição antimi-crobiana em qualquer quantidade que proveja a composição de-sejada. Entretanto, se a quantidade de amida é muito alta, acomposição pode ser turva e irritar a pele do usuário. Alémdisso, se a quantidade de amida é muito baixa, o agente an-timicrobiano hidrofóbico pode não dissolver e a composiçãopode não ser homogênea. Tem sido encontrado que composiçõesantimicrobianas que incluem de cerca de 1,0 a cerca de 15,0porcento do peso, desejavelmente de cerca de 2,0 a cerca de10,0 porcento do peso, mais desejavelmente de cerca de 3,0 acerca de 5,0 porcento do peso da amida baseada do peso totalda composição são efetivos. Tam também sido encontrado que acomposição antimicrobial é particularmente efetiva quantoela contém de cerca de 2,0 a cerca de 10,0 e mais desejável-mente de cerca de 3,0 a cerca de 5,0 porcento do peso de umaalcanolamida baseada no peso total da composição;
Uma grande variedade de tensoativos pode tambémser utilizada nas composições encapsuladas utilizadas noslimpadores da presente invenção. Tem sido hipotetizado que otensoativo atua para prevenir a precipitação da mistura ati-va do agente antimicrobiano hidrofóbico e amida na água.Tensoativos adequados incluem aqueles que previnem tal pre-cipitação. Por exemplo, tensoativos adequados podem incluirtensoativos aniônicos, tensoativos não iônicos, tensoativoscatiônicos, tensoativos anfotéricos e combinações dos mesmoscomo são bem conhecidas por aqueles versados na técnica.Tensoativos aniônicos adequados incluem laurete sulfato desódio, lauril metil taurato de sódio, miristoil sarcosina,dodecilbenzeno sulfonato de sódio, e semelhantes.
Tensoativos não iônicos adequados incluem os éte-res polioxietileno dos aloois graxos maiores e alquil fe-nóis; os polietilenos glicóis de ácido graxos; produtos decondensação do alquilol amida graxo; polímeros de etileno eóxidos de propileno; compostos formados pela adição de óxidode propileno para diamida etileno, seguido pela adição deóxido de etileno; produtos de condensação do ácido graxo ó-xido de etileno; ácido carboxilico etoxilado; glicerideosetoxilados; e ésteres glicol. Em um aspecto particular, otensoativo é desejavelmente um tensoativo não iônico, talcomo octoxinol-9, que provê uma composição melhorada porcausa de sua solubilidade em água e baixo nivel de irritaçãopara a pele.O tensoativo pode estar presente na composição an-timicrobial em qualquer quantidade que proveja a composiçãodesejada. Entretanto, se a quantidade de tensoativo é muitoalta, a composição pode ser turva e causar excessiva espuma.
Além disso, se a quantidade de tensoativo é muito baixa, amistura ativa pode precipitar e a composição pode não estarclara e homogênea. 0 antimicrobiano encapsulado que incluide cerca de 1,0 a cerca de 30,0 porcento peso, desejavelmen-te de cerca de 1,0 a cerca de 20,0 porcento peso e mais de-sejavelmente de cerca de 4,0 a cerca de 10 porcento peso dotensoativo baseado no peso total da composição são efetivos.
Se for desejável usar a composição antimicrobiana em um len-ço úmido ou produto similar, a quantidade de tensoativo devenão causar excessiva espuma da composição. Por exemplo, com-posições antimicrobianas encapsuladas que inclui menor quecerca de 10,0 porcento peso e desejavelmente menos que cercade 7,0 porcento peso do tensoativo baseadas no peso total dacomposição tem sido encontrado ser particularmente efetivocom lenços úmidos.
As composições antimicrobianas podem também inclu-ir elementos adicionais tais como, por exemplo, emolientes,agentes perfumantes, agentes quelantes, agentes de limpeza,estabilizadores de espuma, conservantes, protetores, e seme-lhantes, para aumentar o desempenho das composições.
De acordo, os diferentes aspectos das composiçõesencapsuladas dos limpadores da presente invenção podem pro-ver as composições antimicrobianas que incluem agentes anti-microbianos hidrofóbicos em um ambiente aquoso. Em um aspec-to particular, a composição define um valor MIC de 100 ppm(partes por milhão ativa) ou menos contra E. coli(ATCC#11229) e S. aureus (ATCC#6538) (ambos bactérias), e umvalor MIC de 10.000 ppm ou menos contra C. albicans(ATCC#10231) (levedura), desejavelmente define um valor MICde 10 ppm ou menos contra E. coli (ATCC#11229) e S. aureus(ATCC#6538) (ambos bactérias), e um valor de MIC de 1.000ppm ou menos contra C. albincans (ATCC#10231) (levedura), emais desejavelmente define um valor de MIC de 1 ppm ou menoscontra E.coli (ATCC#11229) e S. aureus (ATCC#6538) (ambosbactérias), e um valor de MIC de 1.000 ppm ou menos contraC. albincans (ATCC#10231) (levedura). Tais composições anti-microbianas aquosas são particularmente úteis nos lençospré-umidecidos e produtos cosméticos tais como sabões liqui-dos, xampus e loções.
A composição antimicrobiana pode ser preparada porum método que envolve combinação de uma mistura ativa do a-gente antimicrobiano hidrofóbico e a amida com uma misturado tensoativo é água. A composição antimicrobiana homogêneapode incluir uma quantidade efetiva de um agente antimicro-biano hidrofóbico que é dissolvido em uma amida na forma deuma mistura ativa que é então combinada com uma mistura ten-soativo/água para prover a composição antimicrobial.
Agentes de Limpeza Estabilizados por Cloro
Agentes estabilizantes cloro são bem conhecidos eincluem, por exemplo, ácido sulfâmico e sais solúveis em á-gua dos mesmos, alquil sulfamatos, cicloalquil sulfamatos,aril sulfamataos, alquil sulfonamidas e aril sulfonamidas.Ácido sulfâmico e sais solúveis em água dos mesmos são par-ticularmente preferidos. Tais sais solúveis em água incluem,por exemplo, sais de sódio, potássio, magnésio, cálcio, Ii-tio e alumínio do ácido sulfâmico. Outro estabilizante chlo-rine particularmente preferido inclui, por exemplo, benzenosulfonamida, tolueno sulfonamida e 4-carboxibenzeno sulfona-mida melamina. Ácido sulfâmico por ele mesmo, entretanto, émais preferido.
Agente de Limpeza Baseados em Peróxido
Peróxidos tais como peróxido de hidrogênio, peró-xido de hidrogênio aduz carbonato de sódio, e perborato desódio têm sido convencionalmente utilizados juntos com com-postos N-acil tais como tetraacetiletilenodiamina (TAED),tetraacetilglicoluril (TAGU), e ésteres tais como glicosepentaacetato e sacarose octaacetato, para aumentar o poderde branqueamento. Vários compostos nitrila têm sido tambémpropostos como um agente ativador de branqueamento para au-mentar o poder de branqueamento dos peróxidos. Por exemplo,vários nitritos têm sido propostos como um agente ativadorbranqueamento na Patente Inglesa No. 802.035, iminodiaceto-nitrila tem sido proposta como um agente ativador de bran-queamento na Patente dos EUA No. 3.882.035 de Loffelman etal, e p-clorobenzoil cianamida tem sido proposta como um a-gente ativador bleach útil no Pedido de Patente Japonês Re-velado No. 52-52880.
Tensoativos Naturais
Composições de limpeza podem incluir miret sulfatode sódio (um tensoativo baseado em coco) e suas respectivasformulações e naturalmente anti-séptico Bark Extract parareforçar a eficácia de limpeza.
Tensoativos naturais de emulsões formadas de umbetume hidrocarbono, idealmente betume tal como Cerro Negrobetume. (Como descrito na Patente dos EUA No. 5.792.223 deRiva set al, Natural surfactant with amines and ethoxyla-ted).
Solventes de limpeza feitos de milho, soja. Porexemplo, aqueles fabricados por NTEC Versol, Inc (Mt. Pros-pect, IL) e descrito na Patente dos EUA 6.096.699 de Berge-mann et al.
Exemplos
A invenção é adicionalmente descrita com referên-cia aos seguintes exemplos detalhados, que ilustram váriascomposições que podem ser encapsuladas e imprenssadas entrevárias tramas de substratos para formar várias modalidadesde limpadores da presente invenção. Os exemplos são incluí-dos para propósitos ilustrativos e não devem ser construídoscomo limitantes da invenção.
Exemplo 1
Uma formulação de limpeza líquida antibacterianaaquosa pode ser encapsulada em uma bolsa LDPE. A quantidadede formulação pode variar dependendo do tamanho do substratoescolhido. A referida formulação pode ser diluída com águaou outros diluentes adequados (em alguns casos álcool, e ou-tros solventes, mas de forma alguma limitados por eles). Aproporção da composição de formulação e água (ou diluente)pode ser na proporção de 1:99 para 99:1 por peso ou volume.Adicionalmente, a quantidade de água (ou diluente) so esco-lhida está na variação de 1 a 500% de saturação do limpadorem que a cápsula é colocada.
Uma formulação de limpeza liquida antimicrobianaaquosa é descrita na Patente dos EUA No. 5.837.274 de Shicket al e é dada abaixo:
<table>table see original document page 67</column></row><table>Aproximadamente 5 mL da formulação acima foi mis-turada com 20 mL de água e perfeitamente misturada. 25 mL dasolução foi vertida em uma bolsa LDPE medindo 2 inches (51mm) χ 3,5 inches (89 mm) e selado por calor nas margens dabolsa. Pontos de falência foram criados ao longo das margenspor excessiva selagem térmica. A bolsa foi então colocadaentre as duas tramas de substratos de uma alta polpa conten-do a composição fabricada não trançada hidraulicamente en-volvida, feita pelo processo da Patente dos EUA No.5.284.703 de Everhart et al, e disponível de Kimberly-ClarkCorporation, Roswell, GA, sob o nome HYDROKNIT®. Cada tramade substrato teve um peso base de aproximadamente 128 g/m2 eum tamanho de 12 inches (305 mm) χ 12 inches (305 mm) . Astramas de substratos foram aderidas a cada um, com a bolsaimprenssada entre eles, utilizando um adesivo termofusíveltal como comercialmente disponível de Ashland Specialty Che-mical, Dublin, OH sob a marca registrada AROMELT®.
Com as margens dobradas para criar fácil retençãoe torção nas terminações do produto rolado. Sob torção, olimpador foi parcialmente saturado com a solução de limpezae utilizado para lenços em mãos sujas.
Adicionalmente, as bolsas podem alternativamenteser criadas como para incorporar um spot fraco para romperou falhar sob a aplicação de pressão. Esses pontos de falên-cia podem ser criados por variar a grossura do material dabolsa (neste caso a bolsa LDPE), por exemplo, por desembara-çamento térmico das camadas para reduzir a espessura da pa-rede.
Exemplo 2
Um limpador de limpeza pode ser feito de duas tra-mas de substratos de 1,0 oz/yd2 (33,9 g/m2) de material deligação dilatada polipropileno, cada medindo aproximadamente9 inches (229 mm) por 9 inches (229 mm). 0 limpador pode ter70% de carregamento, por peso da trama de substrato, de mi-cro-cápsulas de cera contendo uma formulação de limpeza.
As micro-cápsulas esféricas podem ter aproximada-mente 1 mm em diâmetro. Cada micro-cápsula podem conter a-proximadamente 1 mL da formulação de limpeza. Tais micro-cápsulas de cera podem ser feitas de uma cera microcristali-na sensível a pressão comercialmente disponível, tal comoMULTIWAX® W-4 4 5 de Chemtura Corporation, Middlebury, CT.
Tais microcápsulas de cera podem conter uma formu-lação de limpeza aquosa tal como descrito na Patente dos EUANo. 5.910.455 de Maddern et al, e dadas abaixo:
<table>table see original document page 69</column></row><table><table>table see original document page 70</column></row><table>
As micro-cápsulas podem ser colocadas entre astramas de substrato e tramas de substrato podem ser ligadosa cada outro por ligação ultrasônica das margens e atravésdo centro do limpador 10. A cera fundida pode atuar como umadesivo para o substrato durante a deposição. Esta modalida-de pode ser ativada por aplicação de pressão para o limpador10, rompendo as esferas de cera e liberando a formulação delimpeza.
Exemplo 3
Um lenço antibacteriano pode ser feito de duastramas de substratos de material HYDROKNIT® cada tendo umpeso de base de 128 g/m2, fabricado por Kimberly-Clark Cor-poration. 0 tamanho do limpador pode ser 10 inches (254 mm)χ 10 inches (254 mm). 0 limpador pode ter um carregamento de4.00%; por peso das tramas de substratos, das bolsas polieti-Ieno contendo uma formulação antibacteriana.
Cada uma das bolsas pode ser aproximadamente 1 cmχ 1 cm. As bolsas podem ser colocados entre a trama de subs-trato e a trama de substrato pode ser termalmente ligado acada outro nas margens. A margem pode ser feito de papelkraft poli-revestido, tendo um revestimento gloss poli 10#em um lado e 50# de papel kraft virgem no outro. Tais lami-nados aprovados pelo FDA são comercialmente disponíveis dePackagingPrice.com, Inc. Barrington, Il (Estoque #KPPC1850). A bolsa pode ser selada termalmente ao longo dasmargens e pode ser ligada a pressão. Tais bolsas podem teruma pressão e ligantes água.
Um exemplo de uma formulação antibacteriana aquosaque pode ser encapsulada em cada uma das bolsas é descritona Patente dos EUA No. 6.228.385 Shick, e é dado abaixo:
<table>table see original document page 71</column></row><table><table>table see original document page 72</column></row><table>
Exemplo 4
Um substrato soprado fundido polipropileno, talcomo descrito na Patente dos EUA No. 4.100.324; Patente dosEUA No. 4.604.313 ou Patente No. 4.820.577, tendo uma basede peso de aproximadamente 50 g/m2, e medindo 9 inches (229mm) por 9 inches (229 mm) pode ser utilizado para um limpa-dor de limpeza de mão por fricção. 0 limpador pode incorpo-rar uma formulação de limpeza encapsulada em micro-cápsulasde cera medindo aproximadamente 2 mm em diâmetro. As micro-cápsulas de cera podem ser feitas de uma cera microcristali-na sensível a pressão comercialmente disponível, tal comoMULTIWAX® W-445 de Chemtura Corporation, Middlebury, CT.
A formulação de limpeza pode também incluir partí-culas de grãos de sílica, que podem atuar como micro fric-ções para fácil remoção de lubrificação durante o ato delimpeza. Tal grão pode ter um tamanho selecionado variandode 3 a 200 USS (Seleção Padrão dos Estados Unidos) ou um ta-manho micro grão de 240 a 600 USS. A formulação pode consti-tuir 70% por peso das tramas; o grão sílica (tamanho 240)pode constituir 20% por peso das tramas, a parede de cera10% por peso das tramas. O grão sílica pode ser incorporadoou na formulação de limpeza ou na própria cera.
Um exemplo de uma formulação de limpeza aquosa quepode ser utilizada é descrita na Patente dos EUA No.6.432.429 de Maddem et al, e é dada abaixo:
<table>table see original document page 73</column></row><table>
Uma formulação de limpeza aquosa alternada que po-de ser encapsulada e incorporada no limpador como descrito étambém descrito na Patente dos EUA No. 6.432.429 de Maddemet al, e é dada abaixo:
<table>table see original document page 73</column></row><table><table>table see original document page 74</column></row><table>
Exemplo 5
Tramas de não tecido do tipo tecido 10 inches (254mm) χ 10 inches (254 mm) feito de polímeros termoplásticostal como descrito na Patente dos EUA No. 6.797.377 de DeLu-cia, pode ser utilizado como substrato para uma aplicação detecido disponível de lavar. Pouches medindo 1,0 inch (25 mm)χ 2,0 inches (51 mm) e feita de folha de Poli Vinil Álcool(PVOH) 51-05, como um de E.I. DuPont de Nemours & Company(Wilmington, DE) e vendido sob a ,marca Elvanol®, pode sercolocado entre as tramas de não tecido. Dependendo da quan-tidade de resistência a água necessáira, o PVOH pode ser li-gado de forma cruzada utilizando um insolubilizante. Exem-plos de insolubilizantes são sais de íons multivalentes (is-to é, carbonatos de amônio zircônio), resinas aminoplast(isto é, amida cíclica condensada), e aldeído ou derivadosde aldeído. Como uma bolsa pode ser ligada por água, pressãoou aumento de temperatura.
Os pouches encapsulantes da formulação de limpezapodem ser ligados adesivamente ao substrato em ou perto damargem. Um adesivo polivinilacetato (PVA), tal como o comer-cialmente disponível 3M® Super 77® Spray Adhesive de 3M, St.Paul, MN, pode ser utilizado para aderir a bolsa a trama desubstrato e para ligar a trama de substrato junto para for-mar o limpador. 0 limpador pode então ser rolado em uma for-ma enrolada, tal como mostrado na FIG. 4A, para proteção dabolsa e fácil embalagem, estocagem e transporte.
Um exemplo de uma formulação de limpeza que podeser encapsulada nas bolsas exemplares do limpador pode sercomo descrito na Patente dos EUA No. 6.806.213 de Brooks, ecomo dado abaixo:
<table>table see original document page 75</column></row><table>Uma formulação de limpeza aquosa alternada quepode ser encapsulada e incorporada no limpador como descritoé também descrita na Patente dos EUA No. 6.806.213 de Brookse é dada abaixo:
<table>table see original document page 76</column></row><table>
Exemplo 6
Um lenço sanitizante de superfície mediando 8 in-ches (203 mm) χ 8 inches (203 mm) pode ser feito de tramascompostas de não tecido fibroso resistente a abrasão tal co-mo descrito na Patente dos EUA No. 5.350.624 de Georger etal. 0 limpador pode ter um carregamento de 250% por peso datrama de substrato, de micro-cápsulas de cera contendo umaformulação de limpeza.
As micro-cápsulas esféricas podem ser aproximada-mente 3 mm em diâmetro. Cada micro-cápsula pode conter apro-ximadamente 3 mL de formulação de limpeza. As micro-cápsulasde cera podem ser feitas de uma cera microcristalina sensí-vel a pressão comercialmente disponível, tal como MULTIWAX®W-445 de Chemtura Corporation, Middlebury, CT. As micro-cápsulas podem ser colocadas em uma localização central en-tre a trama de substrato e trama de substrato por ser ligadoa cada outro por ligação ultrasônica nas margens e atraves-sar o centro do limpador.
A formulação sanitizante de superfície pode ser amesma formulação como utilizado nos Lenços Sanitizantes deSuperfície KIMTECH PREP® comercialmente disponíveis, de Kim-berly-Clark Corporation, Roswell, GA, e como descrito abaixo:
<table>table see original document page 77</column></row><table>
Exemplo 7
As mesmas tramas de substrato e micro-cápsulas co-mo discutido eno Exemplo 6 podem também ser utilizados paraencapsular ums formulação de sunscreen. Um exemplo de umaformulação sunscreen que pode ser utilizada é descrita noPedido de Patente dos EUA 2004/0228811 de Krzyslk, deposita-do em 12 de Maio de 2003, e é dada abaixo:
<table>table see original document page 77</column></row><table><table>table see original document page 78</column></row><table>
Exemplo 8
A mesma trama de substrato e bolsas como discutidono Exemplo 3 pode também ser utilizado para encapsular aformulação de saúde da pele. Um exemplo de uma modalidadepode ser uma formulação tendo benefícios de saúde da pelecomo descrito na Patente dos EUA No. 6.440.437 de Krysik etal, e como dado abaixo:
<table>table see original document page 78</column></row><table><table>table see original document page 79</column></row><table>
Um exemplos alternativo de outra formulação tendobenefiicios saudáceis da pele que podem ser utilizados étambém descrito na Patente dos EUA No. 6.440.437 de Krysik etal e é dado abaixo:
<table>table see original document page 79</column></row><table>
Enquanto a invenção tem sido descrita em conjunçãocom várias modalidades especificas, é para ser entendido quemuitas alternativas, modificações, e variações serão aparen-tes àqueles versados na técnica na luz da antecedente des-crição. Consequentemente, esta invenção é tencionada abran-ger todas as modificações alternativas, e variações que cai-am dentro do espirito e objetivo das reivindicações anexadas.

Claims (20)

1. Limpador substancialmente seco, CARACTERIZADOpelo fato de compreender:uma primeira trama de substrato substancialmenteseca e uma segunda trama de substrato substancialmente seca,a primeira e segunda tramas de substrato sendo unidas uma aoutra na configuração face a face; epelo menos uma cápsula primária, onde a cápsulaprimária é disposta entre a primeira trama de substrato e asegunda trama de substrato e encapsula um agente primário,onde o agente primário é liberado da cápsula pri-mária para a primeira e segunda tramas de substrato sob aocorrência de um evento iniciador primário.
2. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira trama de substratoé uma trama de não tecido.
3. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira trama de substratocontém fibras de celulose.
4. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira trama de substratoé o mesmo material que a segunda trama de substrato.
5. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira trama de substratoé um material diferente da segunda trama de substrato.
6. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de ainda compreender uma pluralidadede microcápsulas primárias dispostas entre a primeira tramade substrato e a segunda trama de substrato formando uma ca-mada de microcápsulas primárias sob uma área distinta dolimpador, e onde as microcápsulas primárias contêm o agenteprimário.
7. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o agente primário é selecio-nado do grupo contendo: água, solução limpante, sabão, remo-vedor de lubrificante, desinfetante, sanitizante, substânciaantibacteriana, creme hidradante, emoliente, medicamento,tampão de pH, indicador, cosmético, substância de cuidadopessoal, ou semelhantes.
8. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador primário éselecionado do grupo contendo: pressão aplicada, pressão at-mosférica, temperatura, umidade, pH, ou contato com umasubstância especifica.
9. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador primário éo contato com água, uréia, álcool, um solvente orgânico, umácido, uma base, ou outro liquido especifico.
10. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador primário éo rolamento do limpador e torção das extremidades opostas dolimpador enrolado nas direções rotacionais opostas uma a outra.
11. Limpador, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de adicionalmente compreender pelomenos uma cápsula secundária onde a cápsula primária estádisposta entre a primeira trama de substrato e a segundatrama de substrato e contém um agente secundário, o agentesecundário sendo diferente do agente primário, e onde o a-gente secundário é liberado da cápsula secundária para aprimeira trama de substrato e a segunda trama de substratosob a ocorrência de um evento iniciador secundário.
12. Limpador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO ainda pelo fato de compreender uma pluralidadede microcápsulas secundárias dispostas entre a primeira tra-ma de substrato e a segunda trama de susbtrato formando umacamada de microcápsulas secundárias sob uma área distinta dolimpador, e onde as microcápsulas secundárias contêm o agen-te secundário.
13. Limpador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador primário éo mesmo que o evento iniciador secundário.
14. Limpador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador primário édiferente do evento iniciador secundário.
15. Limpador, de acordo com a reivindicação 11,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador secundárioé o contato com o agente primário.
16. Método para limpar uma superfície com um lim-pador substancialmente seco, CARACTERIZADO pelo fato de com-preender:a. prover um limpador tendo uma primeira trama desubstrato substancialmente seca e uma segunda trama de sub-trato substancialmente seca, unidas em uma configuração facea face e pelo menos uma cápsula primária disposta entre aprimeira e segunda tramas de substrato, a cápsula primáriacontendo um agente primário;b. expor a cápsula primária a um evento iniciadorprimário que libera o agente primário da cápsula primáriapara a primeira e segunda trama de substrato; ec. limpar a superfície com o limpador.
17. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de que o limpador tem uma pluralida-de de microcápsulas primárias dispostas entre a primeira esegunda tramas de substrato, onde a microcápsula primáriacontém o agente primário.
18. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO pelo fato de que o limpador tem pelo menos umacápsula secundária disposta entre a primeira e segunda tra-mas de substrato e contém um agente secundário, onde o agen-te secundário é diferente do agente primário, e onde o agen-te secundário é liberado da cápsula secundária sob exposiçãoa um evento iniciador secundário.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que o evento iniciador secundárioé diferente do evento iniciador primário.
20. Método, de acordo com a reivindicação 16,CARACTERIZADO adicionalmente pelo fato de compreender a eta-pa de rolar o limpador provido antes da exposição ao eventoiniciador primário, e onde o evento iniciador primário é atorção das extremidades opostas do limpador enrolado em di-reção rotacional oposta uma a outra.
BRPI0615197-3A 2005-09-29 2006-08-17 Limpador seco com agente encapsulado para limpeza de superfície BRPI0615197B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/238.923 2005-09-29
US11/238,923 US7614812B2 (en) 2005-09-29 2005-09-29 Wiper with encapsulated agent
US11/238,923 2005-09-29
PCT/US2006/032208 WO2007040843A2 (en) 2005-09-29 2006-08-17 Dry wiper with encapsulated agent for surface cleaning

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0615197A2 true BRPI0615197A2 (pt) 2011-05-10
BRPI0615197B1 BRPI0615197B1 (pt) 2018-05-29

Family

ID=37894170

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0615197-3A BRPI0615197B1 (pt) 2005-09-29 2006-08-17 Limpador seco com agente encapsulado para limpeza de superfície

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7614812B2 (pt)
EP (1) EP1940278B1 (pt)
KR (1) KR101247120B1 (pt)
AU (1) AU2006297591B2 (pt)
BR (1) BRPI0615197B1 (pt)
WO (1) WO2007040843A2 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7279452B2 (en) * 2000-06-12 2007-10-09 Commun-I-Tec, Ltd. Sanitizing applicator having a positively charged fabric cover
WO2007095576A2 (en) * 2006-02-14 2007-08-23 Enturia, Inc. Liquid applicator and method for reducing the concentration of by-products from antiseptic
EP1835691A1 (en) 2006-03-13 2007-09-19 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Communication System and Method
US8066444B2 (en) * 2006-11-30 2011-11-29 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Disposable wipe with substance-filled blisters
GB0720574D0 (en) 2007-10-19 2007-11-28 Magenta Trading Ltd Water-based skin products
WO2009085317A1 (en) * 2007-12-31 2009-07-09 Tyco Healthcare Group Lp Disinfectant compositions, methods and systems
US20090286437A1 (en) * 2008-05-14 2009-11-19 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wipes with rupturable beads
US8541356B2 (en) * 2009-11-23 2013-09-24 S.C. Johnson & Son, Inc. Water-activated “green” multi-functional wipe
US9999702B2 (en) * 2010-04-09 2018-06-19 Kci Licensing Inc. Apparatuses, methods, and compositions for the treatment and prophylaxis of chronic wounds
US8524264B2 (en) 2010-12-07 2013-09-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Protein stabilized antimicrobial composition formed by melt processing
US9149045B2 (en) 2010-12-07 2015-10-06 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wipe coated with a botanical emulsion having antimicrobial properties
US8445032B2 (en) 2010-12-07 2013-05-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Melt-blended protein composition
US10821085B2 (en) 2010-12-07 2020-11-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wipe coated with a botanical composition having antimicrobial properties
US9648874B2 (en) 2010-12-07 2017-05-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Natural, multiple use and re-use, user saturated wipes
US9832993B2 (en) 2010-12-07 2017-12-05 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Melt processed antimicrobial composition
US8732887B2 (en) * 2010-12-08 2014-05-27 Conopco, Inc. Personal care implement with low active cleansing composition
US20120321808A1 (en) * 2011-06-15 2012-12-20 Taylor Roy D Soy based spray coating
ITTO20110690A1 (it) 2011-07-28 2013-01-29 Turati Idrofilo Spa Salvietta per l?applicazione di un principio attivo sulla cute
ITAR20110020A1 (it) * 2011-10-18 2013-04-19 Euro Vast S P A Tovaglia monouso in carta, per uso industriale e domestico, e suo procedimento realizzativo
US8574628B2 (en) 2011-12-19 2013-11-05 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Natural, multiple release and re-use compositions
FR2985272B1 (fr) * 2012-01-04 2021-10-22 Procter & Gamble Structures fibreuses contenant des actifs et ayant des regions multiples aux caracteristiques distinctes
RU2605065C2 (ru) * 2012-01-04 2016-12-20 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Волокнистые структуры, содержащие частицы.
CN106968050B (zh) 2012-01-04 2019-08-27 宝洁公司 具有多个区域的含活性物质纤维结构
US10694917B2 (en) 2012-01-04 2020-06-30 The Procter & Gamble Company Fibrous structures comprising particles and methods for making same
US20140081222A1 (en) * 2012-09-14 2014-03-20 Carefusion 2200, Inc. Antiseptic appicator having hydrophilic foam for use with antiseptic solutions
MX355506B (es) 2013-06-27 2018-04-19 Procter & Gamble Composiciones conservantes para el cuidado personal.
US20150282687A1 (en) * 2014-04-04 2015-10-08 Haion Won Cellulose sponge and method for the same
WO2016186538A1 (en) * 2015-05-19 2016-11-24 Sca Hygiene Products Ab Wipe product
WO2017096048A1 (en) 2015-12-01 2017-06-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Absorbent and protective composition containing an elastomeric copolymer
WO2017205947A1 (pt) * 2016-06-02 2017-12-07 Ananse Química Ltda Máscara reidratável, processo de preparação da mesma e método cosmético envolvendo a dita máscara
US20180088285A1 (en) * 2016-09-29 2018-03-29 Commscope Technologies Llc Fiber end face cleaning tapes with micro-capsule cleaning agents; and methods
AU2017337319B2 (en) 2016-09-30 2022-01-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Cleansing article having printed texture
USD871082S1 (en) 2017-06-15 2019-12-31 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wiping article
WO2021138349A1 (en) * 2019-12-30 2021-07-08 Rem Brands, Inc. Laundry detergent and fabric care compositions with sulfonamides
US20230102001A1 (en) * 2020-03-06 2023-03-30 Charles Lancelot Systems and methods for dispensing fluid from a rupturable cell
CN111802948A (zh) * 2020-07-14 2020-10-23 安徽赛福电子有限公司 一种含清洁剂的纸巾及其制备方法
CN116005354A (zh) * 2023-01-18 2023-04-25 浙江凯燕护理用品科技有限公司 一种一次性木质地板养护干巾、制备方法及应用

Family Cites Families (131)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US32713A (en) 1861-07-02 Island
US1985424A (en) 1933-03-23 1934-12-25 Ici Ltd Alkylene-oxide derivatives of polyhydroxyalkyl-alkylamides
US2140404A (en) 1936-12-28 1938-12-13 Kane & Roach Inc Feed table for wrapping and pinchtype bending rolls
US2209914A (en) * 1937-02-25 1940-07-30 Erwin G Gerber Self-impregnating pad
US2438091A (en) 1943-09-06 1948-03-16 American Cyanamid Co Aspartic acid esters and their preparation
US2528378A (en) 1947-09-20 1950-10-31 John J Mccabe Jr Metal salts of substituted quaternary hydroxy cycloimidinic acid metal alcoholates and process for preparation of same
US2703798A (en) 1950-05-25 1955-03-08 Commercial Solvents Corp Detergents from nu-monoalkyl-glucamines
US2658072A (en) 1951-05-17 1953-11-03 Monsanto Chemicals Process of preparing amine sulfonates and products obtained thereof
NL169852C (nl) 1952-05-26 Rapistan Van Der Lande Bv Transportinrichting.
US2831854A (en) 1955-05-24 1958-04-22 Procter & Gamble Method for preparing fatty esters of non-reducing oligosaccharides in the presence of an amide
BE557103A (pt) 1956-05-14
US3338992A (en) 1959-12-15 1967-08-29 Du Pont Process for forming non-woven filamentary structures from fiber-forming synthetic organic polymers
GB1096640A (en) 1964-12-07 1967-12-29 Monsanto Co Micro-fiber spinning process
US3310612A (en) 1965-03-29 1967-03-21 Southwest Res Inst Encapsulating method and apparatus
US3516941A (en) 1966-07-25 1970-06-23 Minnesota Mining & Mfg Microcapsules and process of making
US3341394A (en) 1966-12-21 1967-09-12 Du Pont Sheets of randomly distributed continuous filaments
US3542615A (en) 1967-06-16 1970-11-24 Monsanto Co Process for producing a nylon non-woven fabric
DE2048006B2 (de) 1969-10-01 1980-10-30 Asahi Kasei Kogyo K.K., Osaka (Japan) Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung einer breiten Vliesbahn
DE1950669C3 (de) 1969-10-08 1982-05-13 Metallgesellschaft Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Vliesherstellung
US3623659A (en) 1969-12-29 1971-11-30 Ncr Co Articles of manufacture containing encapsulated, vaporizable core material
JPS528795B2 (pt) 1971-12-30 1977-03-11
US3882035A (en) 1973-03-21 1975-05-06 American Cyanamid Co Iminodiacetonitrile derivatives as peroxygen bleach activators
US4056478A (en) 1973-10-04 1977-11-01 Sargent Industries, Inc. Bearing material employing frangible microcapsules containing lubricant
US3963699A (en) 1974-01-10 1976-06-15 The Procter & Gamble Company Synthesis of higher polyol fatty acid polyesters
US4100324A (en) 1974-03-26 1978-07-11 Kimberly-Clark Corporation Nonwoven fabric and method of producing same
US3929678A (en) 1974-08-01 1975-12-30 Procter & Gamble Detergent composition having enhanced particulate soil removal performance
US4005195A (en) 1976-02-12 1977-01-25 The Procter & Gamble Company Compositions for treating hypercholesterolemia
US4005196A (en) 1976-02-12 1977-01-25 The Procter & Gamble Company Vitaminized compositions for treating hypercholesterolemia
US4186743A (en) 1978-02-28 1980-02-05 Personal Products Company Perfuming self-adhering napkins
DE2828724A1 (de) 1978-06-30 1980-01-10 Schuelke & Mayr Gmbh Desinfektionstuch
US4514461A (en) 1981-08-10 1985-04-30 Woo Yen Kong Fragrance impregnated fabric
US4340563A (en) 1980-05-05 1982-07-20 Kimberly-Clark Corporation Method for forming nonwoven webs
CA1211603A (en) 1981-06-01 1986-09-23 Zia Haq Article carrying active material
DE3267688D1 (en) * 1981-11-02 1986-01-09 Nihon Smart Kk Sheet assembly for polishing work
NZ205183A (en) 1982-08-13 1987-01-23 Unilever Plc Wiping cloth includes a liquid"active material"
US4597960A (en) 1983-04-19 1986-07-01 Cohen Edgar C Microencapsulated astringent hemostatic agents and methods of use
US4517360A (en) 1983-06-23 1985-05-14 The Procter & Gamble Company Synthesis of higher polyol fatty acid polyesters using carbonate catalysts
US4518772A (en) 1983-06-23 1985-05-21 The Proctor & Gamble Company Synthesis of higher polyol fatty acid polyesters using high soap:polyol ratios
US4487801A (en) 1983-10-11 1984-12-11 Minnesota Mining And Manufacturing Company Fragrance-releasing pull-apart sheet
US4985459A (en) 1984-02-08 1991-01-15 Richardson-Vicks, Inc. Analgesic and anti-inflammatory compositions comprising diphenhydramine and methods of using same
US4604313A (en) 1984-04-23 1986-08-05 Kimberly-Clark Corporation Selective layering of superabsorbents in meltblown substrates
US4987632A (en) 1984-05-11 1991-01-29 Lever Brothers Company Wiping article
US4557853A (en) 1984-08-24 1985-12-10 The Procter & Gamble Company Skin cleansing compositions containing alkaline earth metal carbonates as skin feel agents
US4818464A (en) 1984-08-30 1989-04-04 Kimberly-Clark Corporation Extrusion process using a central air jet
US4661388A (en) 1985-01-24 1987-04-28 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pad fragrance sampling device
US4898633A (en) 1985-02-08 1990-02-06 Minnesota Mining And Manufacturing Company Article containing microencapsulated materials
US4777089A (en) 1985-05-08 1988-10-11 Lion Corporation Microcapsule containing hydrous composition
US4908233A (en) 1985-05-08 1990-03-13 Lion Corporation Production of microcapsules by simple coacervation
US5090832A (en) * 1986-05-12 1992-02-25 Colgate-Palmolive Company Disposable cleaning pad and method
US4752496A (en) 1986-05-27 1988-06-21 Qmax Technology Group, Inc. Method of applying cosmetics to a substrate and article
US4937370A (en) 1987-06-02 1990-06-26 The Procter & Gamble Company Novel chromophores, sunscreen compositions and methods for preventing sunburn
US4999186A (en) 1986-06-27 1991-03-12 The Procter & Gamble Company Novel sunscreen agents, sunscreen compositions and methods for preventing sunburn
GB8621917D0 (en) 1986-09-11 1986-10-15 Kimberly Clark Ltd Web material
JP2562624B2 (ja) 1986-11-07 1996-12-11 昭和電工株式会社 水溶性マイクロカプセルおよび液体洗剤組成物
US4820577A (en) 1986-12-22 1989-04-11 Kimberly-Clark Corporation Meltblown superabsorbent thermoplastic compositions
US4976953A (en) 1987-03-06 1990-12-11 The Procter & Gamble Company Skin conditioning/cleansing compositions containing propoxylated glycerol derivatives
US4797300A (en) 1987-04-10 1989-01-10 The Procter & Gamble Company Compositions containing novel solid, nondigestible, fat-like compounds
FR2619503A1 (fr) * 1987-08-20 1989-02-24 Hutchinson Application de microcapsules a la fabrication d'un dispositif prophylactique en materiau elastomere, comme un preservatif ou analogue, et son procede de fabrication
US5230958A (en) 1987-08-28 1993-07-27 Mcneil-Ppc, Inc. Hydrophilic polymers for incorporating deodorants in absorbent structures
JP2546853B2 (ja) 1987-09-03 1996-10-23 オーツタイヤ株式会社 装飾性ビーズコートシートおよびその製造方法
US4978483A (en) 1987-09-28 1990-12-18 Redding Bruce K Apparatus and method for making microcapsules
US5069897A (en) 1987-10-16 1991-12-03 The Proctor & Gamble Company Antiperspirant creams
ATE176396T1 (de) 1987-10-22 1999-02-15 Procter & Gamble Chelatbildner enthaltende lichtschutzmittel
US4878775A (en) * 1987-10-28 1989-11-07 Minnesota Mining And Manufacturing Company Liquid transfer device
FR2625745B1 (fr) 1988-01-08 1992-10-09 Picardie Lainiere Produit textile thermocollant comprenant un agent de reticulation microencapsule
US5064650A (en) 1988-04-19 1991-11-12 Southwest Research Institute Controlled-release salt sensitive capsule for oral use and adhesive system
US4820435A (en) * 1988-05-02 1989-04-11 E. I. Du Pont De Nemours And Company Liquid-dispensing pouch
US4904524A (en) 1988-10-18 1990-02-27 Scott Paper Company Wet wipes
US4908252A (en) 1988-10-26 1990-03-13 Arcade, Inc. Pleasant-feeling fragrance sampler containing microcapsules
GB8907357D0 (en) * 1989-03-31 1989-05-17 Metal Box Plc Liquid applicator
US5087445A (en) 1989-09-08 1992-02-11 Richardson-Vicks, Inc. Photoprotection compositions having reduced dermal irritation
US5126070A (en) * 1989-10-20 1992-06-30 The Drackett Company Chlorine dioxide generator
US5306516A (en) 1990-04-26 1994-04-26 The Procter & Gamble Company Shortening compositions containing polyol fatty acid polyesters
US5306515A (en) 1990-04-26 1994-04-26 The Procter & Gamble Company Reduced calorie pourable shortening, cooking oils, salad oils or like compositions
ES2199214T3 (es) 1990-04-26 2004-02-16 THE PROCTER &amp; GAMBLE COMPANY Composiciones quelantes que comprenden compuestos oxima.
CA2079486C (en) 1990-04-26 1999-11-02 Rodney Dean Bush Chelator compositions comprising alpha- diamine compounds
US5180637A (en) 1990-11-02 1993-01-19 Sakura Color Products Corporation Double-walled microcapsules and a process for preparation of same
US5073371A (en) 1990-11-30 1991-12-17 Richardson-Vicks, Inc. Leave-on facial emulsion compositions
US5073372A (en) 1990-11-30 1991-12-17 Richardson-Vicks, Inc. Leave-on facial emulsion compositions
CA2048905C (en) 1990-12-21 1998-08-11 Cherie H. Everhart High pulp content nonwoven composite fabric
US6784126B2 (en) * 1990-12-21 2004-08-31 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. High pulp content nonwoven composite fabric
JP3313124B2 (ja) 1991-07-31 2002-08-12 森下仁丹株式会社 親水性物質を内容物とするシームレスカプセルおよびその製法
US5419958A (en) 1992-05-28 1995-05-30 Minnesota Mining And Manufacturing Company Reduced odor fragrance sampler
DE69324523T2 (de) 1992-06-12 1999-09-09 Kao Corp Badezusatzzusammensetzung enthaltend oberflächenaktive Mittel enthaltende nahtlose Kapsel und Verfahren zur Herrstellung der Kapsel
US5350624A (en) 1992-10-05 1994-09-27 Kimberly-Clark Corporation Abrasion resistant fibrous nonwoven composite structure
FR2699818B1 (fr) 1992-12-24 1995-02-03 Oreal Composition cosmétique ou pharmaceutique contenant en association un polyphénol et un extrait de gingko.
US5567372A (en) 1993-06-11 1996-10-22 Kimberly-Clark Corporation Method for preparing a nonwoven web containing antimicrobial siloxane quaternary ammonium salts
US6068834A (en) 1994-03-04 2000-05-30 The Procter & Gamble Company Skin lightening compositions
US5665350A (en) * 1994-11-23 1997-09-09 University Of Massachusetts Medical Center Cell cycle dependent transplantation and ex vivo gene therapy
JPH08217536A (ja) 1995-02-14 1996-08-27 Tdk Corp 正の抵抗温度係数を有する半導体磁器組成物及びその製造方法
US5886082A (en) * 1995-04-05 1999-03-23 Kansai Paint Co., Ltd. Aqueous coating composition
US6238678B1 (en) 1995-11-06 2001-05-29 The Procter & Gamble Company Methods of regulating skin appearance with vitamin B3 compound
FR2748002B1 (fr) * 1996-04-24 1998-06-12 Oreal Poche de conditionnement d'un produit pateux ou pulverulent, procede de fabrication et accessoire utilisant une telle poche
US6149767A (en) 1997-10-31 2000-11-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method for making soft tissue
US5837274A (en) 1996-10-22 1998-11-17 Kimberly Clark Corporation Aqueous, antimicrobial liquid cleaning formulation
US5792223A (en) 1997-03-21 1998-08-11 Intevep, S.A. Natural surfactant with amines and ethoxylated alcohol
KR20010013377A (ko) 1997-06-04 2001-02-26 데이비드 엠 모이어 마일드한 잔류성 항균 조성물
TR200000269T2 (tr) 1997-07-31 2000-06-21 The Procter & Gamble Company Bastırılınca ıslanan temizleyici silme eşyaları.
GB9716273D0 (en) 1997-07-31 1997-10-08 Kimberly Clark Ltd Hand cleanser
US6103061A (en) 1998-07-07 2000-08-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Soft, strong hydraulically entangled nonwoven composite material and method for making the same
AU3002299A (en) 1998-03-16 1999-10-11 Procter & Gamble Company, The Methods for regulating skin appearance
US6228385B1 (en) 1999-03-15 2001-05-08 Kimberly-Clark Worldwide Inc. Liquid antimicrobial, skin moisturizing formulation
GB2336370B (en) 1998-04-14 2002-09-04 Reckitt & Colman Inc Improvements in or relating to organic compositions
ES2293728T3 (es) 1998-06-29 2008-03-16 THE PROCTER &amp; GAMBLE COMPANY Articulo de tratamiento desechable que tiene un sistema sensible.
US6797377B1 (en) * 1998-06-30 2004-09-28 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Cloth-like nonwoven webs made from thermoplastic polymers
US6060152A (en) 1998-08-21 2000-05-09 Murchie; Colin C. Fabric with microencapsulated breach indication coating
US6177370B1 (en) 1998-09-29 2001-01-23 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Fabric
US6238616B1 (en) 1998-12-14 2001-05-29 Timecaps Inc. Method of manufacturing gelatin capsule containing powder or time release pellets
US6508604B1 (en) * 1999-03-19 2003-01-21 The Procter & Gamble Company Article comprising a cell system
US6440437B1 (en) 2000-01-24 2002-08-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Wet wipes having skin health benefits
US6270878B1 (en) 1999-05-27 2001-08-07 The Procter & Gamble Company Wipes having a substrate with a discontinous pattern of a high internal phase inverse emulsion disposed thereon and process of making
AU6294800A (en) * 1999-07-09 2001-01-30 Bourjois Article for applying a topical composition and method for preparing same
US6096699A (en) 1999-09-03 2000-08-01 Ntec Versol, Llc Environmentally friendly solvent
US6777056B1 (en) * 1999-10-13 2004-08-17 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Regionally distinct nonwoven webs
US20020039867A1 (en) * 1999-12-21 2002-04-04 The Procter & Gamble Company Substance encapsulating laminate web
BR0016015B1 (pt) * 1999-12-28 2010-12-28 pano de limpeza para desinfetar superfìcies rìgidas e método de formação de um pano de limpeza antimicrobiano para desinfetar superfìcie rìgidas.
US6620503B2 (en) * 2000-07-26 2003-09-16 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Synthetic fiber nonwoven web and method
DE60139347D1 (de) * 2000-08-04 2009-09-03 Kao Corp Nassreinigungstuch
US6649547B1 (en) 2000-08-31 2003-11-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Integrated nonwoven laminate material
WO2002026911A1 (en) * 2000-09-27 2002-04-04 Microtek Laboratories, Inc. Macrocapsules containing microencapsulated phase change materials
US6736916B2 (en) * 2000-12-20 2004-05-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Hydraulically arranged nonwoven webs and method of making same
US6797360B2 (en) * 2001-08-22 2004-09-28 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Nonwoven composite with high pre-and post-wetting permeability
US20030084914A1 (en) * 2001-11-08 2003-05-08 L'oreal Cosmetic articles having encapsulated liquid and method of making same
US7083839B2 (en) * 2001-12-20 2006-08-01 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Laminate structures containing activatable materials
KR20040017570A (ko) * 2002-08-22 2004-02-27 한국크로락스 주식회사 바닥청소용 대걸레
US20050067726A1 (en) * 2002-11-04 2005-03-31 Nianxi Yan Microcapsules having multiple shells and method for the preparation thereof
US20040234711A1 (en) * 2003-05-23 2004-11-25 Allen Young Controlled release surface treatment article
US7947086B2 (en) * 2004-09-01 2011-05-24 The Procter & Gamble Company Method for cleaning household fabric-based surface with premoistened wipe
US7258428B2 (en) 2004-09-30 2007-08-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Multiple head concentric encapsulation system
US20060157495A1 (en) 2004-12-23 2006-07-20 Reddy Kiran K K Easy open folded article
US7419321B2 (en) * 2005-01-05 2008-09-02 Misha Tereschouk Hand applicator of encapsulated liquids

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007040843A3 (en) 2007-10-04
BRPI0615197B1 (pt) 2018-05-29
EP1940278B1 (en) 2011-10-12
EP1940278A2 (en) 2008-07-09
WO2007040843A2 (en) 2007-04-12
KR20080069961A (ko) 2008-07-29
KR101247120B1 (ko) 2013-03-29
US7614812B2 (en) 2009-11-10
US20070071537A1 (en) 2007-03-29
AU2006297591B2 (en) 2011-07-21
AU2006297591A1 (en) 2007-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0615197A2 (pt) limpador seco com agente encapsulado para limpeza de superfÍcie
US6547063B1 (en) Article for the delivery of foam products
KR100434926B1 (ko) 수 유량 제한 세정 물품
US6358516B1 (en) One-step system for cleansing, conditioning, and treating the skin
KR101271342B1 (ko) 다양한 조성물 또는 기능성 요소를 전달하기 위한 신장활성 물품
CA2518361C (en) Disposable nonwoven cleansing mitt
RU2538755C2 (ru) Жидкие поверхностно-активные композиции, которые сцепляются с поверхностями и отверждаются и набухают в присутствии воды, и изделия, в которых они применяются
US7462348B2 (en) Self-inflating article
BRPI0710812A2 (pt) implemento descartável feito de material não-tecido
JP2006188514A (ja) 皮膚手入れ用物品および皮膚手入れ方法
CA2518266C (en) Disposable nonwoven cleansing mitt
CA2650280A1 (en) A disposable wet nonwoven implement
WO2012084649A1 (en) Cleaning implement
US20030199404A1 (en) Hotmelt compositions and related articles
US20050042262A1 (en) Effervescent cleansing article

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/05/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved
B25A Requested transfer of rights approved