“DISPOSITIVO DE PASSAR A FERRO A VAPOR” A presente invenção refere-se a um método para gerar um jato de vapor, a partir de uma saída de vapor, de um dispositivo a vapor, tendo-se um gerador de vapor para aquecer a água em vapor.
Um exemplo bem conhecido de um dispositivo de vapor deste tipo é um ferro de passar a vapor, o qual é aplicável em um processo de passar itens tais como peças de roupas, durante o qual rugas são removidas de tais itens, sob a influência do vapor, o qual é fornecido aos itens pelo ferro de passar a vapor. Em alguns momentos durante um processo de passar roupa a vapor, pode haver a necessidade de um jato de vapor proveniente do ferro de passar a vapor, por exemplo, com o propósito de remover rugas severas de algum item o qual esteja sendo submetido ao processo de passar roupa a vapor. Não é fácil de atender a tal necessidade, de uma maneira apropriada, considerando-se o fato de que as dimensões do gerador de vapor são limitadas, de maneira a evitar-se que o ferro a vapor seja muito volumoso e muito pesado. Também, aplicando-se um gerador de vapor que tenha dimensões reduzidas, é conseguido que o tempo necessário para aquecer-se o gerador de vapor seja limitado. Conseqüentemente, o gerador de vapor possui uma baixa capacidade de armazenamento de energia. A primeira vista, pode parecer que uma solução seria encontrada no aumento da capacidade de um dispositivo para fornecer água para o gerador de vapor, o qual normalmente inclui uma bomba. Entretanto, tal solução envolvería um indesejado aumento nas dimensões e peso da bomba. Ademais, o nível de ruído gerado pela bomba durante a operação seria aumentado. A bomba também seria custosa demais para uma simples aplicação em um ferro a vapor. Assim sendo, faz-se necessária uma outra solução.
De acordo com o estado da técnica, uma solução é encontrada em equipar-se o ferro a vapor com um reservatório de pressão no qual a água é mantida numa condição pressurizada. Por exemplo, US 5 341 585 revela um ferro a vapor que inclui um reservatório de pressão cheio de água. Quando o vapor normal é produzido durante a operação do ferro a vapor, o reservatório de pressão não está em operação e um fornecimento de água para o gerador de vapor é efetuado pela bomba do ferro a vapor. Com a finalidade de produzir-se vapor adicional, o conteúdo do reservatório de água abastece um gerador de vapor auxiliar, produzindo assim um jato de vapor. r E um objetivo da presente invenção proporcionar uma outra solução para o problema de geração de um jato de vapor de um dispositivo a vapor, tal qual um dispositivo de passar a vapor, no qual seja possível obter-se um jato de vapor mais potente. O objetivo é atingido por meio do método de acordo com a presente invenção, o qual inclui as seguintes etapas subseqüentes: fornecer água ao gerador de vapor durante um período de tempo enquanto mantém-se a saída de vapor fechada, em que vapor é gerado pelo gerador de vapor; armazenar pelo menos uma porção do vapor no interior do dispositivo de vapor; e abrir a saída de vapor, após o que o vapor é solto através da saída de vapor na forma de um jato de vapor.
De acordo com a presente invenção, o gerador de vapor é também usado com o objetivo de gerar-se vapor enquanto a saída de vapor é mantida fechada, durante um período de tempo. Ao menos uma porção do vapor que é gerado com base na água fornecida ao gerador de vapor durante aquele período de tempo, é armazenada dentro do dispositivo de vapor. Em particular, o vapor deve ser armazenado dentro de um espaço interno do gerador de vapor, e provavelmente também em um espaço adicional, por exemplo, espaço proporcionado pelo membro de conexão estendido entre o gerador de vapor e um dispositivo para fornecer água ao gerador de vapor e / ou espaço proporcionado por um reservatório o qual é tipicamente provido para o propósito de armazenar vapor. Como as dimensões do espaço que está presente no interior do dispositivo de vapor são limitadas, e a temperatura prevalecente no interior do gerador de vapor encontra-se em um nível relativamente alto, por exemplo, a um nível de aproximadamente 160 °C, é criada pressão dentro do dispositivo de vapor.
Quando a saída de vapor é aberta, o vapor é liberado do dispositivo de vapor. No processo, uma quantidade de vapor que está armazenada no espaço do gerador de vapor é imediatamente liberada pela saída de vapor. No caso de alguma quantidade de vapor estar também armazenada em um espaço adicional, esta quantidade de vapor é imediatamente fornecida ao gerador de vapor e liberada pela saída de vapor do mesmo modo. A liberação imediata de vapor pela saída de vapor constitui um jato de vapor.
Uma importante diferença entre o método de acordo com a presente invenção e o método de acordo com o mais qualificado atualmente é que, quando o método de acordo com a presente invenção é aplicado, um jato de vapor é realizado pelo fornecimento de vapor ao gerador de vapor, ao passo que, quando o método de acordo com o estado da técnica é aplicado, um jato de vapor é realizado pelo fornecimento de água ao gerador de vapor. Conseqüentemente, quando o método de acordo com a presente invenção é aplicado, o processo de produzir-se um jato de vapor é mais efetivo, uma vez que não há necessidade de evaporar-se a água antes de permitir a saída do vapor. Em experimentos, tem surgido que através da adaptação de um ferro de passar a vapor comum, de forma a realizar o método de acordo com a presente invenção, uma vazão de vapor de 100 g/min pode ser concebida, a uma pressão de 4 bar, ao passo que o jato de vapor pode atingir uma distância de até 2 metros.
Vantajosamente, o método de acordo com a presente invenção também envolve o abastecimento de água em uma condição pressurizada ao gerador de vapor quando a saída de vapor está aberta. Neste caso, o jato de vapor não é apenas obtido com base no vapor que foi sendo gerado num período de tempo predecessor, durante o qual água foi fornecida ao gerador de vapor, mas também com base na quantidade de água pressurizada que é abastecida ao gerador de vapor, uma vez que a água é imediatamente evaporada no interior do gerador de vapor, após o que este vapor é liberado através da saída de vapor. Considerando-se o fato de que o método de acordo com o estado da técnica somente envolve o suprimento de água em um tanque de água pressurizada para o gerador de vapor, com o propósito de realizar-se um jato de vapor, fica totalmente claro que é possível atingir-se um jato de vapor mais potente quando o método de acordo com a presente invenção é aplicado, já que o último método também envolve a formação de uma quantidade reserva de vapor e a liberação deste vapor pela saída de vapor.
Durante o período de tempo no qual a saída de vapor está fechada e a água está sendo fornecida ao gerador de vapor, a quantidade total de vapor gerado aumenta, e uma pressão prevalecente dentro do espaço no qual o vapor fica armazenado eleva-se simultaneamente. Com o propósito de prevenir-se que a pressão atinja um alto e perigoso patamar, o período de tempo durante o qual é fornecida água ao gerador de vapor enquanto a saída de vapor mantém-se fechada tem uma duração pré-determinada. De acordo com uma opção mais sofisticada, o período de tempo durante o qual a água é fornecida ao gerador de vapor enquanto mantém-se fechada a saída de vapor é relativa a um valor de pressão vigente prevalecente no interior do dispositivo de vapor, de modo que o fornecimento de água é interrompido no momento em que essa pressão atinja um valor pré-determinado. Neste caso em particular, o dispositivo de vapor deve estar equipado com instrumentos para a medição do valor vigente da pressão.
Numa forma prática de implementar-se o método de acordo com a presente invenção, um dispositivo que contenha uma bomba é utilizado com o propósito de fornecer água ao gerador de vapor, de maneira que a bomba é operada durante um período de tempo em que a saída de vapor mantém-se fechada.
De acordo com uma opção viável, uma porção do vapor que é gerado durante o período de tempo no qual a saída de vapor mantém-se fechada é liberado através de furos de escapamento do dispositivo de vapor, os quais servem para deixar sair quantidades normais de vapor. Desta forma, quando o método de acordo com a presente invenção é aplicado, é possível altemar-se períodos de operação normal do dispositivo de vapor, durante os quais quantidades normais de vapor são liberadas, com períodos relativamente curtos durante os quais um jato de vapor é disparado. A presente invenção também se refere a um dispositivo de vapor como um ferro de passar a vapor, incluindo: um gerador de vapor para aquecer a água até a evaporação; uma saída de vapor para permitir a saída de um jato de vapor do gerador de vapor. um dispositivo para fornecer água ao gerador de vapor, meios de controle os quais são adaptados para operar o dispositivo de abastecimento de água durante o período de tempo no qual a saída de vapor permanece fechada, e para abrir a saída de vapor mediante o recebimento de um sinal que represente a necessidade do usuário de um jato de vapor da saída de vapor.
Os meios de controle do dispositivo de vapor descrito acima são adaptados para colocar em prática o método de acordo com a presente invenção para gerar um jato de vapor pela saída de vapor do dispositivo de vapor. Em particular, os meios de controle são adaptados de maneira a permitir um fornecimento de água para o gerador de vapor enquanto a saída de vapor estiver fechada, durante um período de tempo, no qual uma quantidade reserva de vapor é gerado no interior do dispositivo de vapor, o qual é liberado na forma de um jato de vapor quando a saída de vapor é aberta. Com o propósito de receber um sinal de um usuário, qualquer instrumento que se enquadre deve ser provido. Por exemplo, o dispositivo de vapor pode incluir um botão, de maneira que quando o botão for colocado numa condição pressionada, será gerado um sinal o qual representa a necessidade de produzir-se um jato de vapor, e o qual é transmitido aos meios de controle.
Numa concepção prática do ferro a vapor de acordo com a presente invenção, o dispositivo de abastecimento de água é conectado ao gerador de vapor através um membro de conexão tal qual uma mangueira. O vapor que é gerado pelo gerador de vapor durante o período de tempo no qual a saída de vapor é mantida fechada é armazenado em um espaço no gerador de vapor, podendo também ser armazenado em ao menos uma porção do membro de conexão. Preferivelmente, o dispositivo de vapor de acordo com a presente invenção incluiría um reservatório de vapor para armazenar a quantidade reserva de vapor, o que pode ser arranjado no membro de conexão.
Em uma concepção preferível, o dispositivo de vapor de acordo com a presente invenção ainda incluiría um tanque de água pressurizada o qual é adaptado para armazenar água e para manter a água numa condição pressurizada, e o qual é conectado ao membro de conexão, através de um membro controlador da saída de água, tal qual uma válvula. Para efeito de completar-se a explanação, note-se que o termo “válvula” é usado para indicar um dispositivo no qual as condições podem ser ajustadas. Numa condição aberta, a válvula é capaz de deixar passar um fluxo de algum fluído ou alguma mistura de fluídos. Numa condição fechada, a válvula bloqueia este fluxo. Em particular, o membro de saída de água disposto entre o tanque de água pressurizada e o membro de conexão pode ser uma válvula elétrica, e o tanque de água pressurizada pode ser um tanque de água carregado por mola,. Vantajosamente, nesta concepção, os instrumentos de controle são adaptados de forma a colocar o membro de saída de água numa condição aberta mediante o recebimento de um estímulo representando a necessidade do usuário de um jato de vapor da saída de vapor, de forma que o jato de vapor não é apenas realizado com base na liberação do vapor que foi previamente armazenado dentro do dispositivo de vapor, mas também com base no vapor que é obtido pela evaporação da água fornecida pelo tanque de água pressurizada.
De acordo com uma possibilidade prática, o dispositivo de abastecimento de água do dispositivo de vapor inclui uma bomba, e os instrumentos de controle são adaptados para operar a bomba durante um período de tempo enquanto a saída de vapor é mantida fechada com o propósito de gerar-se uma quantidade reserva de vapor que pode ser liberada na forma de um jato de vapor quando a saída de vapor é aberta. A presente invenção será agora explicada em maiores detalhes, no que se refere a figuras, nas quais partes similares são indicadas pelos mesmos sinais de referência, e nas quais: A figura 1 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor de acordo com a primeira concepção preferível da presente invenção: A figura 2 mostra diagramaticamente um número de componentes do aparelho de passar a vapor de acordo com a primeira concepção preferível da presente invenção, e ilustra como os fluxos de água, ar e vapor devem ocorrer nesse aparelho de passar a vapor; A figura 3 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor de acordo com uma segunda concepção preferível da presente invenção; e A figura 4 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor de acordo com uma terceira concepção preferível da presente invenção. A figura 1 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor 1 de acordo com uma primeira concepção preferível da presente invenção. O aparelho de passar a vapor 1 inclui um ferro de passar 10 contendo uma placa base 11 e uma carcaça 12 disposta no topo da placa base 11. A carcaça 12 tem como parte uma alça 13 com o propósito de possibilitar ao usuário segurar o ferro de passar a vapor 10 de uma maneira fácil durante um processo de passar roupa.
Dentro da carcaça 12 do ferro a vapor 10, um gerador de vapor 20 para aquecer a água até a evaporação é adaptado. O gerador de vapor 20 é conectado a um dispositivo 30 para fornecer água, através de uma mangueira 40. O dispositivo para fornecer água 30 inclui um tanque 31 e uma bomba 32. O aparelho de passar a vapor 1 é adaptado para gerar um jato de vapor mediante a demanda de um usuário. Com o propósito de permitir a saída de tal jato de vapor do ferro a vapor 10, uma saída de vapor 25 é adaptada na placa base 11 do ferro a vapor 10. Numa posição entre a saída de vapor 25 e o gerador de vapor 20, uma válvula controladora da liberação de vapor 26 é adaptada. Na figura 1, um jato de vapor é diagramaticamente representado por um conjunto de pequenas linhas, o que é indicado pelo número de referência 27. O aparelho de passar a vapor 1 inclui um controlador 50 para controlar a operação do gerador de vapor 20, a operação da bomba 32, e a condição da válvula de liberação de vapor 26, entre outras coisas. Na figura 1, o controlador 50 é diagramaticamente representado por um bloco, no qual sinais de controle transmitidos pelo controlador 50 ao gerador de vapor 20, à válvula 32 e à válvula de liberação de vapor 26 são representados por linhas recortadas. Para efeito de clareza, na figura 1, o controlador 50 é representado como disposto separadamente, mas numa concepção prática do aparelho de passar a vapor 1, o controlador 50 deve estar acomodado, por exemplo, dentro da carcaça 12 do ferro a vapor 10.
Durante a operação normal do aparelho de passar a vapor 1, a bomba 32 é operada de forma a fornecer água ao gerador de vapor 20, e o gerador de vapor 20 é operado de forma a gerar quantidades normais de vapor, as quais são permitidas que saiam do ferro a vapor 10 através de furos de saída (não mostrados) arranjados na placa base 11 do ferro a vapor 10. É observado que durante a operação normal do aparelho de passar a vapor 1, a válvula de liberação de vapor 26 está numa condição fechada.
Durante períodos nos quais a geração de vapor não é requerida ou é menos requerido no processo de passar, a bomba 32 ainda é mantida em operação, de forma que o suprimento de água ao gerador de vapor 20 é continuado. Conseqüentemente, uma quantidade reserva de vapor é gerada, a qual permanece dentro de um espaço interno 21 do gerador de vapor 20, e a qual ocupa também ao menos uma parte da mangueira 40. No processo, há formação de pressão dentro do gerador de vapor 20 e da mangueira 40. Com a finalidade de prevenir-se a pressão de aumentar além de uma pressão máxima permitida, o controlador 50 é adaptado para interromper a operação da bomba 32 quando uma pressão pré-determinada foi atingida. No último caso, o aparelho de passar a vapor 1 pode incluir um sensor de pressão ou similar para medir o valor presente da pressão, e o controlador 50 pode ser adaptado para comparar os valores medidos da pressão a um valor máximo permitido.
Quando um usuário deseja obter um jato de vapor 27, o usuário comunica este desejo ao controlador 50 através de meios viáveis de prover um sinal ao controlador 50, algo como um botão 51. Na figura 1, o sinal representando a necessidade do usuário de obter um jato de vapor 27 é representado diagramaticamente por uma seta com uma linha recortada. Assim que o controlador 50 recebe tal sinal, a válvula de liberação de vapor 26 é colocada em uma condição aberta, de forma que a quantidade de vapor que está armazenada no espaço interno 21 do gerador de vapor 20 e, quando surge a ocasião, também em ao menos uma porção da mangueira 40, é liberada através da saída de vapor 25, onde é formado um jato de vapor. Não é necessário que toda a quantidade reserva de vapor seja utilizada. Dependendo do sinal do usuário, a duração do período de tempo no qual o jato de vapor 27 acontece é variável. Após o jato de vapor suceder-se, a válvula de liberação de vapor 26 é colocada na condição fechada novamente.
Uma importante vantagem da maneira descrita acima de realizar-se um jato de vapor 27 é que é possível gerar-se o jato de vapor 27 imediatamente, sem nenhum atraso, uma vez que tudo quanto se faz necessário para tal propósito é colocar-se a válvula de liberação de vapor 26 na posição aberta. Quando o jato de vapor 27 é obtido com base na liberação súbita de ao menos uma porção da quantidade reserva de vapor, a geração do jato de vapor 27 é independente da operação da bomba 32.
Durante o período no qual a quantidade reserva de vapor é formado, o aparelho de passar a vapor 1 pode ser operado de uma maneira normal, na qual quantidades normais de vapor são fornecidas aos itens os quais são intrínsecos a um processo de passar a vapor. Estas quantidades normais de vapor são deixadas sair através dos furos de saída que são dispostos na placa base 11 do ferro a vapor 10. Portanto, é possível realizar-se um ciclo durante o processo de passar a vapor, no qual períodos de operação normais e liberação normal de vapor são alternados com jatos de vapor.
Na figura 2, a placa base 11 do ferro a vapor 10, o gerador de vapor 20, a válvula de liberação de vapor 26, a bomba 32 e o tanque de água 31 do aparelho de passar a vapor 1 são representados diagramaticamente. Além disso, fluxos de água, ar e vapor estão ilustrados. Em particular, um fluxo de água do tanque de água 31 para a bomba 32 é ilustrado através de uma seta que se estende do tanque de água 31 até a bomba 32, um fluxo de água da bomba 32 para o gerador de vapor 20 é ilustrado por uma seta que se estende da bomba 32 até o gerador de vapor 20, um fluxo de vapor do gerador de vapor 20 para a válvula de liberação de vapor 26 é ilustrada por uma seta que se estende do gerador de vapor 20 até a válvula de liberação de vapor 26, e um fluxo de vapor da válvula de liberação de vapor 26 para a placa base 11 do ferro a vapor 10 é ilustrado por uma seta que se estende da válvula de liberação de vapor 26 para a placa base 11. Este último fluxo somente ocorre quando a válvula de liberação de vapor 26 é colocada na condição aberta, e quando um jato de vapor 27 é realizado. A figura 2 mostra dois componentes do aparelho de passar a vapor 1, os quais não são mostrados na figura 1, para efeito de clareza. Em primeiro lugar, a figura 2 mostra uma válvula respiradora de ar 22, a qual é provida com o propósito de permitir a entrada de ar no gerador de vapor 20 de forma a evitar a formação de vácuo no espaço interno 21 do gerador de vapor 20 quando o gerador de vapor 20 e uma quantidade de vapor que está presente dentro do gerador de vapor 20 esfriam. Um fluxo de ar é ilustrado através de uma seta que se estende da placa base 11 até o gerador de vapor 20, através da válvula respiradora de ar 22. Em segundo lugar, a figura 2 mostra uma válvula de alívio do excesso de pressão 41, a qual é provida com o propósito de permitir que a água escorra de volta para dentro do tanque de água 31 de forma a evitar-se que a pressão prevalecente no interior do gerador de vapor 20 e da mangueira 40 fique muito alta. Um fluxo de água é ilustrado por uma seta que se estende de uma posição entre a bomba 32 e o gerador de pressão 20 até o tanque de água 31, através da válvula de alívio do excesso de pressão 41.
Dentro do escopo da presente invenção, outras medidas além de providenciar-se uma válvula respiradora de ar 22 e uma válvula de alívio de pressão 41 podem ser tomadas com o propósito de salvaguardar-se a pressão prevalecente no interior do aparelho de passar a vapor 1. A figura 3 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor 2 de acordo com uma segunda concepção preferível da presente invenção. Este aparelho de passar a vapor 2 assemelha-se em grande extensão ao aparelho de passar a vapor 1 de acordo com a primeira concepção preferida da presente invenção, com a diferença que um reservatório de vapor 45 é provido, o qual serve para armazenar uma porção da quantidade reserva de vapor que é gerada pelo gerador de vapor 20 numa situação na qual a válvula de liberação de vapor 26 é mantida numa condição fechada e não há praticamente nenhuma necessidade ou absolutamente nenhuma necessidade de um suprimento de vapor no processo de passar. No exemplo mostrado, o reservatório de vapor 45 está disposto na mangueira 40. A condensação de vapor dentro do reservatório de vapor 45 é evitada com base no fato de que o reservatório de vapor 45 é aquecido sob a influência da sua conexão direta com o gerador de vapor 20. A princípio, entretanto, é possível adicionar-se formas de aquecimento (não mostradas) ao aparelho de passar a vapor 2 com o propósito de aquecer-se o reservatório de água 45.
Em comparação com o aparelho de passar a vapor 1 de acordo com a primeira concepção preferível da presente invenção, a capacidade de armazenamento de uma quantidade reserva de vapor é aumentada. Portanto, é possível gerar-se um jato de vapor 27 ainda mais potente, o qual pode perdurar por um período de tempo mais longo. A Figura 4 mostra diagramaticamente um aparelho de passar a vapor 3 de acordo com uma terceira concepção preferível da presente invenção. Este aparelho de passar a vapor 3 assemelha-se em larga extensão ao aparelho de passar a vapor 1 de acordo com a primeira concepção preferível da presente invenção, com a diferença que um tanque de água pressurizada 33 é provido, o qual serve para armazenar água e manter a água numa condição pressurizada. No exemplo mostrado, o tanque de água pressurizada 33 é um tanque de água carregado por mola água, mas é possível também que este tanque de água pressurizada 33 seja de outro tipo. O tanque de água pressurizada 33 é conectado à mangueira 40 através de uma válvula elétrica controlável 34. Na figura 4, um sinal de controle transmitido pelo controlador 50 à válvula elétrica 34 é representado por uma linha recortada. Durante a operação normal do aparelho de passar a vapor 3, a válvula elétrica 34 é mantida numa condição fechada. Entretanto, quando um jato de vapor 27 é requerido, e a válvula de liberação de vapor 26 é colocada na condição aberta, a válvula elétrica 34 é colocada também numa condição aberta. Como resultado, a água pressurizada jorra para fora do tanque de água pressurizada 33, flui para dentro da mangueira 40 e chega ao gerador de vapor 20, onde a água é evaporada e transformada em vapor. Com o propósito de acelerar-se o processo de evaporação, o fluxo de água pode ser conduzido através de um pequeno orifício para atomização da água.
No aparelho de passar a vapor 3 de acordo com a terceira concepção preferível da presente invenção, um jato de vapor 27 não é apenas obtido com base numa quantidade reserva de vapor, mas também com base num rápido fornecimento de água ao gerador de vapor 20, no qual a água é rapidamente transformada em vapor, o qual é liberado através da válvula de liberação de vapor 26 e pela saída de vapor 25. Como resultado, em comparação com o aparelho de passar a vapor 1 de acordo com a primeira concepção preferível da presente invenção, é possível gerar-se um jato de vapor 27 ainda mais potente, o qual pode perdurar por um período de tempo mais longo. Conforme o aparelho de passar a vapor 2 de acordo com a segunda concepção preferível da presente invenção, o aparelho de passar a vapor 3 de acordo com a terceira concepção preferível da presente invenção pode também incluir um reservatório de vapor 45 para armazenar uma porção da quantidade reserva de vapor. Neste caso, a capacidade do aparelho de passar a vapor 3 para armazenar energia potencial para a criação de um jato de vapor é ainda mais expandida.
Ficará claro para uma pessoa qualificada neste aspecto que o escopo da presente invenção não se limita aos exemplos discutidos neste relato, mas que várias emendas e modificações a partir dele são possíveis sem o desvio do escopo da presente invenção conforme definido nas reivindicações anexas.
As medidas de acordo com a presente invenção com o propósito de obter-se um potente jato de vapor 27 podem também ser implementadas em outros aparelhos a vapor além de aparelhos de passar a vapor conforme mostrado nas figuras.
Nesta apresentação, um aparelho de passar 1, 2, 3 é revelado, o que inclui um gerador de vapor 20 para aquecimento de água até a evaporação, uma saída de vapor 25 para permitir a saída de um jato de vapor 27 do gerador de vapor 20, um dispositivo 30 para fornecimento de água ao gerador de vapor 20, e um controlador 50, o qual é adaptado para operar o dispositivo de abastecimento de água 30 durante um período de tempo numa situação na qual não há praticamente nenhuma necessidade ou absolutamente nenhuma necessidade de um suprimento de vapor num processo de passar ferro a vapor, enquanto a saída de vapor 25 é mantida fechada. Desta maneira, uma quantidade reserva de vapor é gerada, a qual é armazenada num espaço interno 21 do gerador de vapor 20, e, quando a ocasião surge, em ao menos algum outro espaço, por exemplo, espaço o qual está disponível em uma mangueira 40 estendendo-se entre o dispositivo de abastecimento de água 30 e o gerador de vapor 20 e/ou espaço o qual está disponível num reservatório de vapor 45. Quando um usuário do aparelho de passar a vapor 1,2,3 deseja um jato de vapor 27, a quantidade reserva de vapor é liberada através da saída de vapor 25.
REIVINDICAÇÕES