BRPI0614344A2 - método para remover so2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo so2 - Google Patents

método para remover so2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo so2 Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614344A2
BRPI0614344A2 BRPI0614344-0A BRPI0614344A BRPI0614344A2 BR PI0614344 A2 BRPI0614344 A2 BR PI0614344A2 BR PI0614344 A BRPI0614344 A BR PI0614344A BR PI0614344 A2 BRPI0614344 A2 BR PI0614344A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flue gas
throne
gas stream
microns
gas temperature
Prior art date
Application number
BRPI0614344-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Ohn Maziuk Jr
Original Assignee
Solvay Chemicals Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solvay Chemicals Inc filed Critical Solvay Chemicals Inc
Publication of BRPI0614344A2 publication Critical patent/BRPI0614344A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D53/00Separation of gases or vapours; Recovering vapours of volatile solvents from gases; Chemical or biological purification of waste gases, e.g. engine exhaust gases, smoke, fumes, flue gases, aerosols
    • B01D53/34Chemical or biological purification of waste gases
    • B01D53/46Removing components of defined structure
    • B01D53/48Sulfur compounds
    • B01D53/50Sulfur oxides
    • B01D53/508Sulfur oxides by treating the gases with solids

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Treating Waste Gases (AREA)
  • Chimneys And Flues (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)

Abstract

MéTODO PARA REMOVER SO2 DE UMA CORRENTE DE GáS DE COMBUSTãO COMPREENDENDO SO2. Um método para remover SO2 de uma corrente de gás de combustão incluindo SO 2 inclui fornecer de trona e injetar o trona dentro da corrente de gás de combustão. A temperatura do gás de combustão é entre cerca de 316 C e cerca de 482 C. O trona é mantido em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2 para reduzir a concentração de SO2 na corrente de gás de combustão.

Description

"MÉTODO PARA REMOVER SO2 DE UMA CORRENTE DE GÁS DE
COMBUSTÃO COMPREENDENDO SO2"
A presente invenção refere-se à purificação de gases e, mais particularmente, a um método de purificar os gases de combustão que contêm gases nocivos, tais como SO2.
Injeção de sorvente seco (DSI) tem sido usada com uma variedade de sorventes para remover SOx e outros gases do gás de combustão. Entretanto, o DSI foi tipicamente produzido no passado em temperaturas muito mais baixas do que 204°C porque o material do equipamento, tal como meio ambiente do recinto-de-saco, não pode suportar temperaturas mais elevadas. Adicionalmente, muitos materiais sorventes sinterizam-se ou fundem-se em temperaturas próximas a ou maiores do que 204°C, o que os tornam menos eficazes na remoção de gases. Os produtos de reação de muitos materiais sorventes também aderem ao equipamento e dutos em mais elevadas temperaturas, o que requer freqüente limpeza do equipamento de processamento. Para operar nestas mais baixas temperaturas, os gases de combustão devem com freqüência ser esfriados antes de o sorvente ser injetado. Esta é uma etapa de processamento extra indesejável.
Assim, há necessidade de um método de injeção de sorvente que seja eficaz na remoção dos gases SOx em elevadas temperaturas.
Em um aspecto, é provido um método para remover SO2 de uma corrente de gás de combustão incluindo SO2. O método inclui fornecer uma fonte de trona e injetar o trona dentro da corrente de gás de combustão. A temperatura do gás de combustão é entre 316°C e 482°C. O trona é mantido em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2, para reduzir a concentração de SO2 na corrente de gás de combustão.
Em outro aspecto, é fornecido um sistema para a remoção de SO2 de uma corrente de gás de combustão incluindo SO2. O sistema inclui uma fonte de trona e uma corrente de gás de combustão. O sistema também inclui um injetor para injetar o trona dentro da corrente de gás de combustão. A temperatura do gás de combustão é entre cerca de 316°C e cerca de 482°C. O sistema também inclui uma área para manter o trona em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2, para reduzir a concentração de SO2 na corrente de gás de combustão.
Os parágrafos precedentes foram fornecidos como introdução geral e não se destinam a limitar o escopo das seguintes reivindicações. As formas de realização presentemente preferidas, junto com outras vantagens, serão melhor entendidas por referência à seguinte descrição detalhada, tomada em conjunto com os desenhos anexos.
A Fig. 1 é um esquemático de uma forma de realização de um sistema de dessulfurização de gás de combustão. A Fig. 2 é um gráfico mostrando a % de remoção de SO2, em função da relação estequiométrica normalizada (NSR) para trona e bicarbonato de sódio.
A Fig. 3 é um gráfico mostrando a % remoção de SO2, em função da temperatura do gás de combustão (em°C) para uma concretização de um sistema de dessulfurização de gás de combustão.
A Fig. 4 mostra uma placa perfurada de um precipitador eletrostático, após operação em uma forma de realização de um sistema de dessulfurização de gás de combustão empregando trona.
A Fig. 5 mostra uma placa perfurada de um precipitador eletrostático, após operação em uma forma de realização de um sistema de dessulfurização de gás de combustão empregando bicarbonato de sódio.
A invenção é descrita com referência aos desenhos em que elementos semelhantes são referidos por numerais semelhantes. A relação e funcionamento dos vários elementos desta invenção são melhor entendidos pela seguinte descrição detalhada. Entretanto, as formas de realização desta invenção como descritas abaixo são somente como exemplo e a invenção não é limitada às formas de realização ilustradas nos desenhos.
Injeção de sorvente seco (DSI) tem sido usada como uma alternativa de baixo custo para um sistema de purificação seca ou úmida, para a remoção de SO2. No processo DSI, o sorvente é armazenado e injetado seco dentro do duto de combustão, onde ele reage com o gás ácido. A presente invenção fornece um método para remover SO2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo SO2, preferivelmente pela injeção de um sorvente, tal como trona, dentro de uma corrente de gás de combustão, para reagir com SO2. O trona é um mineral que contém cerca de 85 - 95 % de sesquicarbonato de sódio (Na2CO3' NaHCO3. 2H20. Um vasto depósito de trona mineral é encontrado no sudoeste de Wyoming, próximo ao Green River. Como aqui usado, o termo "trona" inclui outras fontes de sesquicarbonato de sódio. As formas de realização em que a fonte de sesquicarbonato é trona minerada são entretanto preferidas. A expressão "gás de combustão" inclui o gás de exaustão de qualquer espécie de processo de combustão, incluindo hulha, óleo, gás natural, matéria prima de vidro etc.). O gás de combustão tipicamente inclui SO2 juntamente com outros gases ácidos, tais como HCl, SO3 e NOx.
Um esquemático do processo é mostrado na Fig. 1. O forno ou combustor 10 é alimentado com uma fonte de combustível 12, tal como hulha, e com ar 14 para queimar a fonte de combustível 12. Do combustor 10, os gases de combustão são conduzidos para um trocador de calor ou um aquecedor de ar 40. A saída do trocador de calor ou aquecedor de ar 40 é conectada a um dispositivo de acumulação de particulado 50. O dispositivo de acumulação de particulado 50 remove as partículas produzidas durante o processo de combustão, tais como cinzas muito finas, do gás de combustão antes de serem conduzidas para a chaminé de gás 60 para ventilação. O dispositivo de acumulação de particulado 50 pode ser um precipitador eletrostático (ESP). Outros tipos de dispositivos de acumulação de particulado, tal como um recinto-de-saco, podem também ser usados para remoção de sólidos. O recinto-de-saco contém filtros para separar as partículas produzidas durante o processo de combustão do gás de combustão. Por causa do tamanho de partícula relativamente pequeno usado no processo, o trona pode atuar como um pré-revestimento no meio-ambiente de filtro do recinto-de-saco.
O sistema de remoção de SO2 inclui uma fonte de trona 30. O trona 30 preferivelmente tem um tamanho médio de partícula entre cerca de 10 mícrons e cerca de 40 mícrons, muitíssimo preferivelmente entre cerca de 24 mícrons e cerca de 28 mícrons. O trona é preferivelmente em uma forma granular seca. Uma fonte de trona adequada é trona T-200®, que é um produto de minério trona mecanicamente refinado, disponível na Solvay Chemicals, Green River, WY. O trona T-200® contém cerca de 97,5 % de sesquicarbonato de sódio e tem um tamanho médio de partícula de cerca de 24 - 28 mícrons. O sistema de remoção de SO2 pode também incluir um pulverizador de moinho de bolas 32, ou outro tipo de moinho, para diminuir e/ou de outro modo controlar o tamanho da partícula de trona no local.
O trona é transportado da fonte de trona 30 para o injetor 20. O trona pode ser transportado pneumaticamente ou por qualquer outro método adequado. O trona pode ser facilmente aerado para transferência pneumática. O aparelho para injetar o trona ou sesquicarbonato de sódio é esquematicamente ilustrado na Fig. 1. O aparelho de injeção de Trona 20 introduz o trona dentro da seção do duto de gás de combustão 42, que é disposta em uma posição a montante da entrada do recinto-de-saco e a montante do trocador de calor 40, se um trocador de calor ou pré-aquecedor estiver presente. O sistema de injeção de trona é preferivelmente projetado para maximizar o contato do trona com o SOx na corrente de gás de combustão. Qualquer tipo de aparelho de injeção conhecido na arte pode ser usado para introduzir o trona dentro do duto de gás. Por exemplo, a injeção pode ser realizada diretamente por um edutor acionado por ar comprimido.
O processo não requer equipamento ou vaso reator de lama se o trona for armazenado e injetado seco dentro do duto de combustível 42, onde ele reage com o gás ácido. Entretanto, o processo pode também ser usado com umidificação do gás de combustão ou injeção úmida do trona. Adicionalmente, os particulados podem ser coletados úmidos através de um vaso purificador úmido existente, caso o processo seja usado para limpeza de rebarbas de neblina ácida.
A temperatura do gás de combustão varia com o local do sistema de injeção e pode também variar um tanto com o tempo durante a operação. A temperatura do gás de combustão, onde o trona é injetado, é entre cerca de 316°C e cerca de 482°C. O trona é mantido em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2, para reduzir a concentração do SO2 na corrente de gás de combustão. A temperatura do gás de combustão é preferivelmente maior do que cerca de 332°C e muitíssimo preferivelmente maior do que 372°C. A temperatura do gás de combustão é preferivelmente menor do que 427°C e, muitíssimo preferivelmente, menor do que cerca de 399°C. A temperatura do gás de combustão é muitíssimo preferivelmente entre cerca de 3710C e cerca de 399°C.
O processo pode também ser variado para controlar a temperatura do gás de combustão. Por exemplo, a temperatura do gás de combustão a montante do trona pode ser ajustada para obter-se a desejada temperatura do gás de combustão onde o trona é injetado. Adicionalmente, o ar ambiente pode ser introduzido dentro da corrente de gás de combustão e a temperatura do gás de combustão monitorada onde o trona é injetado. Outros métodos possíveis de controlar a temperatura do gás de combustão inclui utilizar trocas de calor e/ou refrigeradores a ar. O processo pode também variar o local de injeção de trona ou incluir múltiplos locais para injeção do trona.
Para a obtenção da dessulfurização, o trona é preferivelmente injetado em uma taxa com respeito à vazão do SO2, para fornecer uma relação estequiométrica normalizada (NSR) de sódio para enxofre de entre cerca de 1,0 e 1,5. A NSR é uma medida da quantidade de reagente injetado em relação à quantidade teoricamente requerida. A NSR expressa a quantidade estequiométrica do sorvente requerido para reagir com todo o gás ácido. Por exemplo, uma NSR de 1,0 significaria que bastante material foi injetado para teoricamente produzir 100 por cento de remoção do SO2 no gás de combustão de entrada; uma NSR de 0,5 teoricamente produziria 50 por cento de remoção de SO2. A neutralização do SO2 requer dois moles de sódio por um mole de SO2 presente.
Diferente do bicarbonato de sódio, o trona não se funde a elevadas temperaturas. Mais exatamente, o sesquicarbonato de sódio sofre rápida calcinação do bicarbonato de sódio contido para carbonato de sódio quando aquecido a ou acima de 135°C. Acredita-se que a decomposição "semelhante a pipoca" cria uma grande e reativa superfície, ao trazer o carbonato de sódio não reagido para a superfície das partículas para neutralização do SO2. O subproduto da reação é sulfato de sódio e é coletado com cinza muito fina. A reação química do trona com o SO2 é representada abaixo:
2 [ Na2CO3. NaHCO3.2H20 ] --> 3Na2C03 + 5H20 + CO2 Na2CO3 + SO2 --> Na2SO3 + CO2 Na2SO3 + 1A O2 --> Na2SO4 Os produtos de reação sólidos do trona e o SO2 (principalmente sulfato de sódio) e carbonato de sódio não reagido podem ser coletados em um precipitador eletrostático, ou outro dispositivo de acumulação de particulados. A dessulfurização total é preferivelmente de pelo menos cerca de 70%, mais preferivelmente pelo menos cerca de 80% e muitíssimo preferivelmente de pelo menos cerca de 90%.
Em uma forma de realização, a corrente de gás de combustão compreende ainda SO3. O trona é mantido em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO3, para reduzir a concentração do SO3 na corrente de gás de combustão. O SO3 é tipicamente mais reativo com o sorvente do que o SO2, de forma que o trona removeria o SO3 primeiro. A reação química do trona com o SO3 é representada abaixo:
2 [ Na2CO3. NaHCO3- 2H20 ] --> 3Na2C03 + 5H20 + CO2 Na2CO3 + SO2 --> Na2SO3 + CO2
O sistema de injeção de trona pode também ser combinado com outros sistemas de remoção de SOx, tais como bicarbonato de sódio, cal, calcário etc., a fim de aumentar o desempenho ou remover os gases nocivos adicionais, tais como HCl, NOx e similares. EXEMPLOS
Um estudo foi realizado em uma planta de vidro comercial em Verona, CA, utilizando-se um precipitador eletrostático (ESP) lateral quente e nenhum recinto-de-saco. O gás natural foi usado como uma fonte de combustível e a fonte de enxofre foi de matérias primas de vidro. A concentração de SO2 no gás de combustão foi de 800 ppm. O trona usado foi T-200® da Solvay Chemicals. O trona foi injetado no duto utilizando-se um ventilador de ar comprimido e alimentador de câmara compressão. As vazões de trona foram medidas calibrando-se as rpm da câmara de compressão com a perda de peso de trona no depósito de armazenagem de trona. As taxas de alimentação de trona variaram de 50 a 211 libras/h (22,7 a 95,80 kg/h). EXEMPLO 1
O trona foi injetado dentro do gás de combustão em uma temperatura de 399°C em valores NSR de 1,0, 1,2 e 1,4. A Fig. 2 mostra a % de remoção de SO2 em função da relação estequiométrica normalizada (NSR) para trona. Por estes testes pode ser visto que trona produziu taxas de remoção de SO2 em torno de 80% em uma NSR de 1,2. A Fig. 4 mostra uma placa perfurada de um ESP na planta de vidro, após operação do sistema de remoção de SO2 por cinco meses empregando trona. Pode ser visto que a placa é relativamente livre de acúmulo de sólidos. EXEMPLO 2
Como um exemplo comparativo, bicarbonato de sódio foi injetado sob as mesmas condições que no Exemplo 1 em uma NSR de 1,2. O resultado é mostrado na Fig. 2. A 5 de remoção de SO2 de 72% foi significativamente menor do que aquela do trona nas mesmas temperatura e NSR. A Fig. 5 mostra uma placa perfurada de um ESP da planta de vidro após operação do sistema de remoção de SO2 empregando bicarbonato de sódio. Pode ser visto que a placa acúmulo de sólidos significativos. EXEMPLO 3
Trona foi injetado dentro de gás de combustão em um NSR de .1,5, em uma faixa de temperatura de 399°C a 429°C. A Fig. 3 mostra a % de remoção de SO2 em função da temperatura do gás de combustão. Por estes testes pode ser visto que trona produziu taxas de remoção de SO2 de até 91 % e foi eficaz em uma larga faixa de elevadas temperaturas.
Pelos experimentos acima pode ser visto que trona foi mais eficaz do que o bicarbonato de sódio na remoção do SO2 de uma corrente de gás de combustão em elevadas temperaturas. Assim, o sistema pode usar menor material sorvente do que um sistema de bicarbonato de sódio para obter a mesma redução de enxofre. Adicionalmente, pode ser visto que trona tinha bom desempenho em uma larga faixa de elevadas temperaturas. Finalmente, o sistema de remoção de SO2 empregando trona teve muito menos acúmulo de sólidos nas placas perfuradas do ESP do que um sistema

Claims (21)

1. Método para remover SO2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo SO2, caracterizado pelo fato de compreender: fornecer uma fonte de trona; injetar o trona dentro da corrente de gás de combustão, em que a temperatura do gás de combustão é entre cerca de 316°C e cerca de482°C; e manter o trona em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2s para reduzir a concentração de SO2 na corrente de gás de combustão.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o tamanho médio de partícula do trona ser menor do que cerca de 40 mícrons.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o tamanho médio de partícula do trona ser entre cerca de 10 mícrons e cerca de 40 mícrons.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o tamanho médio de partícula do trona ser entre cerca de 24 mícrons e cerca de 28 mícrons.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser maior do que cerca de 332°C.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser maior do que cerca de 371 °C.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser menor do que cerca de 427°C.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser menor do que cerca de 399°C.
9. Método de acordo com a reivindicação I, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser entre 371°C e cerca de 399°C.
10. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o trona ser injetado em uma taxa com respeito à vazão do SO2 para prover uma relação estequiométrica normalizada de sódio para enxofre entre cerca de 1,0 e 1,5.
11. Método de acordo com a reivindicação I9 caracterizado pelo fato de o trona ser injetado como um material seco.
12. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda moer o trona a um tamanho médio de partícula desejado em um local próximo à corrente de gás de combustão.
13. Método de acordo com a reivindicação Is caracterizado pelo fato de compreender ainda acumular um produto de reação do trona e do SO2 em um precipitador eletrostático.
14.Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a corrente de gás de combustão compreender ainda SO3, compreendendo ainda manter o trona em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO3, para reduzir a concentração do SO3 na corrente de gás de combustão.
15.Método para remover SO2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo SO2, caracterizado pelo fato de compreender: fornecer uma fonte de trona tendo um tamanho médio de partícula entre cerca de 10 mícrons e cerca de 40 mícrons; injetar o trona como um material granular seco dentro da corrente de gás de combustão, em que a temperatura do gás de combustão é entre cerca de 316°C e cerca de 482°C; e manter o trona em contato com o gás de combustão por um tempo suficiente para reagir uma parte do trona com uma parte do SO2, para reduzir a concentração do SO2 na corrente de gás de combustão.
16.Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o tamanho médio de partícula do trona ser entre cerca de 24 mícrons e cerca de 28 mícrons.
17. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de a temperatura do gás de combustão ser entre cerca de 371°C e cerca de 399°C.
18. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o trona ser injetado em uma taxa, com respeito à vazão do SO2, para prover uma relação estequiométrica normalizada de sódio para enxofre entre cerca de 1,0 e 1,5.
19. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de compreender ainda ajustar a temperatura do gás de combustão a montante do trona, para obter a desejada temperatura do gás de combustão em que o trona é injetado.
20. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de o ajuste compreender ainda introduzir ar ambiente dentro da corrente de gás de combustão e monitorar a temperatura do gás de combustão em que o trona é injetado.
21. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de o ajuste compreender ainda controlar o fluxo de um material através de um trocador de calor em comunicação com o gás de combustão.
BRPI0614344-0A 2005-08-18 2006-08-07 método para remover so2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo so2 BRPI0614344A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/208432 2005-08-18
US11/208,432 US7531154B2 (en) 2005-08-18 2005-08-18 Method of removing sulfur dioxide from a flue gas stream
PCT/EP2006/065097 WO2007020205A1 (en) 2005-08-18 2006-08-07 Method of removing sulfur dioxide from a flue gas stream

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614344A2 true BRPI0614344A2 (pt) 2012-11-27

Family

ID=37086098

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614344-0A BRPI0614344A2 (pt) 2005-08-18 2006-08-07 método para remover so2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo so2

Country Status (12)

Country Link
US (2) US7531154B2 (pt)
EP (1) EP1919596B1 (pt)
JP (1) JP2009504391A (pt)
CN (2) CN101242886A (pt)
BR (1) BRPI0614344A2 (pt)
CA (1) CA2618202C (pt)
CY (1) CY1116061T1 (pt)
DK (1) DK1919596T3 (pt)
EA (1) EA014304B1 (pt)
ES (1) ES2527423T3 (pt)
HK (1) HK1201226A1 (pt)
WO (1) WO2007020205A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7531154B2 (en) * 2005-08-18 2009-05-12 Solvay Chemicals Method of removing sulfur dioxide from a flue gas stream
US7481987B2 (en) * 2005-09-15 2009-01-27 Solvay Chemicals Method of removing sulfur trioxide from a flue gas stream
US20070243121A1 (en) * 2006-04-18 2007-10-18 Rogan John B System and method for reducing SO2 emissions of a carbonaceous fuel fired hot gas stream
US7785552B2 (en) * 2007-03-30 2010-08-31 Alstom Technology Ltd Method and system of controlling sulfur oxides in flue gas from coal or oil-fired boilers
US8695516B2 (en) * 2009-04-21 2014-04-15 Industrial Accessories Company Pollution abatement process for fossil fuel-fired boilers
US8110029B2 (en) * 2009-05-08 2012-02-07 Alstom Technology Ltd Integrated mercury control system
CN102459833B (zh) * 2009-05-15 2015-06-17 Fmc有限公司 燃烧烟道气nox处理
US20110014106A1 (en) * 2009-07-15 2011-01-20 Fmc Corporation COMBUSTION FLUE GAS SOx TREATMENT VIA DRY SORBENT INJECTION
PL2482970T3 (pl) 2009-09-28 2019-01-31 Calgon Carbon Corporation Formulacja sorbentu do usuwania rtęci z gazów spalinowych
CN101862590A (zh) * 2010-06-30 2010-10-20 马鞍山钢铁股份有限公司 一种烧结烟气的脱硫工艺
US9327233B2 (en) 2010-09-14 2016-05-03 Tronox Alkali Wyoming Corporation Method of beneficiating and drying trona ore useful for flue gas desulfurization
CN201819234U (zh) * 2010-09-21 2011-05-04 上海伏波环保设备有限公司 节能型除尘器
US9221010B2 (en) 2011-03-21 2015-12-29 Solvay Sa Two-step process for the cleaning of a flue gas
US8900354B2 (en) 2011-09-08 2014-12-02 The Power Industrial Group Ltd. Boosted no-lance injection systems and methods
US8741058B1 (en) 2012-03-13 2014-06-03 James Theodore Easton By-product treatment via calcium polysulfide
US20130330257A1 (en) 2012-06-11 2013-12-12 Calgon Carbon Corporation Sorbents for removal of mercury
US10018356B2 (en) * 2012-07-12 2018-07-10 The Babcock & Wilcox Company System and method for controlling one or more process parameters associated with a combustion process
CN104853856B (zh) 2012-12-05 2017-11-07 索尔维公司 处理含钠粉煤灰以降低其中包含的硒的可浸出性
CN105636672B (zh) * 2013-05-23 2017-07-14 贝克特尔电力公司 从烟气中去除SOx和CO2的方法和设备
US9326501B2 (en) 2013-09-02 2016-05-03 Jp Patents L.L.C. Oxygen uptake compositions and preservation of oxygen perishable goods
US8906333B1 (en) * 2013-11-27 2014-12-09 Alstom Technology Ltd Dry scrubber system with air preheater protection
CN104275084A (zh) * 2013-12-10 2015-01-14 齐鲁工业大学 玻璃厂两步法烟气脱氟脱硫技术
TW201609222A (zh) 2014-06-04 2016-03-16 首威公司 使用水溶性矽酸鹽源和含有鈣和/或鎂的材料穩定含鈉粉煤灰
US10024534B2 (en) 2014-06-04 2018-07-17 Solvay Sa Stabilization of sodic fly ash of type F using calcium-based material
CN105808902B (zh) * 2014-12-27 2020-09-18 上海麦杰环境科技有限公司 用于湿法脱硫系统运行工况分析的定性方法
CN105808917B (zh) * 2014-12-27 2020-06-26 上海麦杰环境科技有限公司 用于湿法脱硫系统运行的工况定量分析方法
US20160236136A1 (en) * 2015-02-12 2016-08-18 Clyde Bergemann Power Group Americas Inc. Apparatus and method of using sound waves to reduce sorbent consumption in dry sorbent injection air pollution control systems
CA2995357C (en) 2015-08-11 2023-12-19 Calgon Carbon Corporation Enhanced sorbent formulation for removal of mercury from flue gas
US20180361316A1 (en) * 2015-12-14 2018-12-20 Carmeuse Research And Technology Powdered compostion comprising one or more double salt(s) for use in combustion gas purification
CN108671715A (zh) * 2018-05-11 2018-10-19 南京师范大学 一种燃煤烟气三氧化硫脱除装置及其使用方法和应用
WO2020104646A1 (en) 2018-11-23 2020-05-28 Solvay Sa Process for cleaning a stream of flue gas from a combustion device
CN115253657B (zh) * 2022-08-31 2023-08-15 上海梅山钢铁股份有限公司 一种全烧煤气锅炉烟气脱硫效率提升控制装置

Family Cites Families (129)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3524720A (en) * 1967-04-24 1970-08-18 Lummus Co Process for removing sulfur dioxide from gases
US3868444A (en) * 1969-11-26 1975-02-25 Dow Chemical Co Process for the preparation of porous sodium bicarbonate
US3704569A (en) * 1970-04-02 1972-12-05 Universal Oil Prod Co System for conditioning flue gas with h{11 {11 so{11
US3709977A (en) * 1970-11-16 1973-01-09 Chemical Construction Corp Removal of so2 from gas streams
US3722178A (en) * 1971-06-24 1973-03-27 H Aaland Sulfur trioxide vapor for dust conditioning
US3932587A (en) * 1971-12-09 1976-01-13 Rockwell International Corporation Absorption of sulfur oxides from flue gas
JPS5636968B2 (pt) * 1972-08-01 1981-08-27
US3846535A (en) 1972-09-05 1974-11-05 Continental Oil Co Method for absorbing sulfur oxides from gaseous mixtures and regenerating the absorbent
US3869538A (en) * 1973-01-10 1975-03-04 Intermountain Res & Dev Corp Process for producing sodium carbonate from trona
US3880629A (en) * 1973-07-09 1975-04-29 Industrial Resources Air pollution control process for glass manufacture
US3932588A (en) * 1973-11-05 1976-01-13 Betz Laboratories, Inc. Ammonium carbonates as cold-end additives to a desulfurization process
US3966878A (en) * 1973-11-08 1976-06-29 General Resource Corporation Method for removing pollutants from a gaseous mixture
US4034063A (en) * 1974-03-22 1977-07-05 Industrial Resources, Inc. Process for control of SOx emissions from copper smelter operations
SE418152B (sv) * 1974-06-12 1981-05-11 Ceskoslovenska Akademie Ved Sett for oskadliggorande av avgaser, isynnerhet kveve- och svaveloxider, med hjelp av karbonater
US3984296A (en) * 1974-09-13 1976-10-05 Richards John R System and process for controlling air pollution
US4620856A (en) * 1974-10-31 1986-11-04 Industrial Resources, Inc. Air pollution control process and apparatus
US3968444A (en) * 1974-11-11 1976-07-06 Texas Instruments Incorporated Skip band tuner
US4021526A (en) * 1975-06-17 1977-05-03 Allied Chemical Corporation Soluble silicate reduction in calcined trona liquors
US4198380A (en) * 1975-11-24 1980-04-15 Rockwell International Corporation Absorption of sulfur oxides from hot gases
US4208386A (en) * 1976-03-03 1980-06-17 Electric Power Research Institute, Inc. Urea reduction of NOx in combustion effluents
US4113447A (en) * 1977-05-02 1978-09-12 Appollo Chemical Corporation Method of conditioning flue gas
DE2735436C2 (de) * 1977-08-05 1984-11-29 Rohrbach, Gerhard, 7461 Dotternhausen Verfahren zur Entfernung der bei der Verbrennung fossiler Brennstoffe entstandenen Schwefeloxide aus Rauchgasen
US4325924A (en) * 1977-10-25 1982-04-20 Electric Power Research Institute, Inc. Urea reduction of NOx in fuel rich combustion effluents
US4197278B1 (en) * 1978-02-24 1996-04-02 Abb Flakt Inc Sequential removal of sulfur oxides from hot gases
US4306885A (en) * 1978-02-27 1981-12-22 Apollo Technologies, Inc. Method of conditioning flue gas
DE2815446A1 (de) * 1978-04-10 1980-05-08 Weber Ekkehard Verfahren zum nassabscheiden von verunreinigungen aus gasen hoeherer temperatur
CA1125510A (en) * 1978-07-25 1982-06-15 Helge H. Petersen Alkali-metal added to solid fuel to reduce resistivity of the exhaust gases
US4208192A (en) * 1978-10-27 1980-06-17 Uop Inc. Sonic spray of H2 SD4 in a swirling heated air stream
US4220478A (en) * 1978-12-04 1980-09-02 Newbery Energy Corporation Method for removing particulate matter from a gas stream and a method for producing a product using the removed particulate matter
US4352747A (en) * 1979-03-30 1982-10-05 Dearborn Chemical Company Method to lower fly-ash resistivity
US4273750A (en) * 1979-04-24 1981-06-16 Energy And Pollution Controls, Inc. Flue gas desulfurization apparatus and method
JPS5643556A (en) * 1979-09-19 1981-04-22 Toshiba Corp Concentration control device of developer
US4385039A (en) * 1981-09-18 1983-05-24 Koppers Company, Inc. Process for removal of sulfur oxides from waste gases
US4481172A (en) * 1981-09-18 1984-11-06 Environmental Elements Corp. Process for removal of sulfur oxides from waste gases
AU548689B2 (en) * 1981-09-18 1986-01-02 Environmental Elements Corp. Removing sulphur oxides from gases
US4439351A (en) * 1982-07-06 1984-03-27 Calgon Corporation Use of anionic or cationic polymers to lower the electrical resistivity of fly ash
US4533364A (en) * 1983-02-01 1985-08-06 Electric Power Research Institute, Inc. Method for flue gas conditioning with the decomposition products of ammonium sulfate or ammonium bisulfate
US4504451A (en) * 1983-07-14 1985-03-12 Dec International, Inc. Dry scrubbing oxides and particulate contaminants from hot gases
US4559211A (en) * 1983-08-05 1985-12-17 Research-Cottrell, Inc. Method for reduced temperature operation of flue gas collectors
US4743439A (en) * 1984-01-16 1988-05-10 General Chemical Corporation Wet calcination of alkali metal bicarbonates in hydrophobic media
US4547351A (en) * 1984-05-01 1985-10-15 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Flue gas desulfurization
US4663136A (en) * 1984-05-29 1987-05-05 Ets, Inc. Emission control process for combustion flue gases
US4540554A (en) * 1984-06-05 1985-09-10 Dayen William R Removal of Sox, Nox, and particulate from combusted carbonaceous fuels
US4555391A (en) * 1984-07-24 1985-11-26 Intermountain Research & Development Corporation Dry injection flue gas desulfurization process
US4629545A (en) * 1984-08-10 1986-12-16 Allied Corporation Electrodialytic water splitter and process for removal of SO2 from gases containing same and for recovery of SO2 and NaOH
US4609539A (en) * 1984-08-13 1986-09-02 Standard Oil Company (Indiana) Process for simultaneously removing sulfur oxides and particulates
US4940569A (en) * 1984-10-12 1990-07-10 Noxso Corporation Sorbent and processes for removing nitrogen oxides, sulfur oxides and hydrogen sulfide from gas streams
EP0190416A3 (de) * 1984-11-30 1988-07-27 Waagner-Biro Aktiengesellschaft Verfahren zur Abscheidung von Schadstoffen as Verbrennungsabgasen
US4588569A (en) * 1985-02-21 1986-05-13 Intermountain Research & Development Corporation Dry injection flue gas desulfurization process using absorptive soda ash sorbent
US4738690A (en) * 1985-03-29 1988-04-19 Gus, Inc. Method of removing entrained particles from flue gas and composition of matter
US4664893A (en) * 1985-04-04 1987-05-12 Church And Dwight Co., Inc. Method for the preparation of a bicarbonate sorbent in flue gas desulfurization
AT382089B (de) * 1985-04-05 1987-01-12 Waagner Biro Ag Verfahren und einrichtung zur reinigung von mit staeuben und schadgasen verunreinigten abgasen
US4783325A (en) 1985-05-14 1988-11-08 Jones Dale G Process and apparatus for removing oxides of nitrogen and sulfur from combustion gases
CH666827A5 (de) * 1985-06-18 1988-08-31 Friedrich Curtius Dipl Ing Verfahren zur trockenen reinigung von rauchgasen.
DE3526008A1 (de) * 1985-07-20 1987-01-22 Metallgesellschaft Ag Verfahren zur entfernung von schadstoffen aus rauchgas
US4960445A (en) * 1985-08-12 1990-10-02 Research-Cottrell Process for removing SO2 and fly ash from flue gas
US4645652A (en) * 1985-11-29 1987-02-24 General Electric Company Method for scrubbing sulfur oxides and nitrogen oxides in a flue gas duct
US4731233A (en) * 1986-01-09 1988-03-15 Thompson Richard E Method and composition for utilizing lime-urea hydrates to simultaneously reduce NOx and SOx in combustion effluents
US4795586A (en) * 1986-01-09 1989-01-03 Thompson Richard E Method and composition for utilizing lime-urea hydrates to simultaneously reduce NOx and SOx in combustion effluents
JPH069646B2 (ja) * 1986-02-24 1994-02-09 関西電力株式会社 排ガス処理方法
US4917875A (en) * 1986-05-27 1990-04-17 Englehard Corporation Gas/solid contact method for removing sulfur oxides from gases
US4946311A (en) * 1986-06-16 1990-08-07 Natec Mines, Ltd. Co-disposal pollution control method-II
US4726710A (en) * 1986-06-16 1988-02-23 Industrial Resources, Inc. Co-disposal pollution control method
US4795619A (en) * 1987-03-20 1989-01-03 Lerner Bernard J Removal of acid gases in dry scrubbing of hot gases
US4812295A (en) 1987-10-01 1989-03-14 Combustion Engineering, Inc. Apparatus for dry scrubbing a hot gas and start-up process
US4960577A (en) * 1988-02-04 1990-10-02 Acurex Corporation Enhanced sorbent injection combined with natural gas reburning for a sox control for coal fired boilers
US5082586A (en) * 1988-03-21 1992-01-21 Natec Resources, Inc. SOx NOx pollution control composition
US4844915A (en) * 1988-03-21 1989-07-04 Natec, Ltd. Method for ESP brown plume control
US4954324A (en) * 1988-03-29 1990-09-04 Natec Resources, Inc. Method of baghouse brown plume pollution control
US4871522A (en) * 1988-07-25 1989-10-03 The Babcock & Wilcox Company Combined catalytic baghouse and heat pipe air heater
US5585081A (en) * 1988-07-25 1996-12-17 The Babcock & Wilcox Company SOx, NOx and particulate removal system
US4872887A (en) * 1988-09-12 1989-10-10 Electric Power Research Institute, Inc. Method for flue gas conditioning with the decomposition products of ammonium sulfate or ammonium bisulfate
US4975257A (en) * 1988-10-24 1990-12-04 Lin Ping Wha Lin's flue gas desulfurization process according to reaction mechanism
US4921886A (en) * 1988-11-14 1990-05-01 Aerological Research Systems, Inc. Process for the dry removal of polluting material from gas streams
US4973459A (en) * 1989-05-09 1990-11-27 Westinghouse Electric Corp. Apparatus and method for removing gaseous contaminants and particulate contaminants from a hot gas stream
US4966610A (en) * 1989-06-05 1990-10-30 Wahlco, Inc. Conditioning of gas streams containing particulate
US5034114A (en) * 1989-07-28 1991-07-23 Ira Kukin Acid neutralizing combustion additive with detergent builder
US5002741A (en) * 1989-11-16 1991-03-26 Natec Resources Inc. Method for SOX /NOX pollution control
GB8929044D0 (en) * 1989-12-22 1990-02-28 Agglo Recovery A process for the purification of flue gases
US5165903A (en) * 1990-04-16 1992-11-24 Public Service Company Of Colorado Integrated process and apparatus for control of pollutants in coal-fired boilers
US4987839A (en) * 1990-05-14 1991-01-29 Wahlco, Inc. Removal of particulate matter from combustion gas streams
US5118480A (en) * 1990-06-25 1992-06-02 General Electric Environmental Services, Incorporated Method for removing hcl and hf from coal derived fuel gas
US5219536A (en) * 1990-07-16 1993-06-15 Board Of Trustees Operating Michigan State University Composite clay materials for removal of sox from gas streams
US5074226A (en) * 1991-02-15 1991-12-24 Field Service Associates, Inc. Flue gas conditioning system
US5165902A (en) * 1991-07-31 1992-11-24 Research Cottrell, Inc. Method and apparatus for reducing nitrogen dioxide emissions in a dry sodium scrubbing process using humidification
US5284637A (en) * 1991-09-26 1994-02-08 Southern Research Institute Dry sorbent reactivation process
FR2681795B1 (fr) 1991-09-30 1993-11-19 Solvay Procede pour epurer un gaz contenant de l'oxyde nitrique et du dioxyde de soufre.
EP0603345A1 (en) * 1992-03-30 1994-06-29 MEG S.N.C. DI SCOPELLITI SOFIA & C. Water compositions
US5591417A (en) * 1992-04-15 1997-01-07 Mobil Oil Corporation Removing SOx, CO and NOx from flue gases
TW279137B (en) * 1993-06-01 1996-06-21 Babcock & Wilcox Co Method and apparatus for removing acid gases and air toxics from a flue gas
US5470556A (en) * 1993-12-22 1995-11-28 Shell Oil Company Method for reduction of sulfur trioxide in flue gases
US6143263A (en) * 1994-04-29 2000-11-07 The Babcock & Wilcox Company Method and system for SO2 and SO3 control by dry sorbent/reagent injection and wet scrubbing
US5597403A (en) * 1994-06-07 1997-01-28 The Chemithon Corporation Flue gas conditioning system for intermittently energized precipitation
US5658547A (en) 1994-06-30 1997-08-19 Nalco Fuel Tech Simplified efficient process for reducing NOx, SOx, and particulates
FR2724328B1 (fr) 1994-09-09 1997-01-10 Solvay Composition reactive et procede pour l'epuration d'un gaz contenant de l'oxyde nitrique
US5582807A (en) * 1994-11-04 1996-12-10 Tek-Kol Method and apparatus for removing particulate and gaseous pollutants from a gas stream
US5591412A (en) * 1995-04-26 1997-01-07 Alanco Environmental Resources Corp. Electrostatic gun for injection of an electrostatically charged sorbent into a polluted gas stream
US5678493A (en) * 1995-08-07 1997-10-21 Wilson Eugene Kelley Boiler flue gas conditioning system
FR2740354B1 (fr) * 1995-10-31 1997-11-28 Rhone Poulenc Chimie Procede de traitement de fumees a base d'oxydes de soufre
FR2740362B1 (fr) * 1995-10-31 1997-11-28 Rhone Poulenc Chimie Procede de preparation de bicarbonate de sodium et son utilisation dans le traitement de fumees
SE505674C2 (sv) 1995-12-15 1997-09-29 Flaekt Ab Förfarande för rening av processgaser
US5872887A (en) * 1996-10-08 1999-02-16 Gte Laboratories Incorporated Personal video, and system and method of making same
BE1011153A3 (fr) * 1997-05-14 1999-05-04 Solvay Composition reactive pulverulente et procede pour l'epuration d'un gaz.
US6001152A (en) * 1997-05-29 1999-12-14 Sinha; Rabindra K. Flue gas conditioning for the removal of particulates, hazardous substances, NOx, and SOx
HUP9801342A2 (hu) 1997-06-20 1999-06-28 Von Roll Umwelttechnik Ag Eljárás füstgázok nitrogénmentesítésére
US7022296B1 (en) 1997-07-10 2006-04-04 University Of Cincinnati Method for treating flue gas
US5879433A (en) * 1997-07-31 1999-03-09 Union Oil Company Of California Method and apparatus for reducing the acid gas and/or inert particulate content of steam
US5938818A (en) * 1997-08-22 1999-08-17 Energy & Environmental Research Center Foundation Advanced hybrid particulate collector and method of operation
US6126910A (en) * 1997-10-14 2000-10-03 Wilhelm; James H. Method for removing acid gases from flue gas
AU762836B2 (en) * 1998-03-24 2003-07-03 Exergetic Systems, Llc Input/loss method for determining fuel flow, chemistry, heating value and performance of a fossil-fired system
US6168709B1 (en) 1998-08-20 2001-01-02 Roger G. Etter Production and use of a premium fuel grade petroleum coke
US6352653B1 (en) * 1998-11-26 2002-03-05 Asahi Glass Company Ltd. Acid component-removing agent, method for producing it and method for removing acid components
US6214308B1 (en) 1998-12-09 2001-04-10 The University Of Cincinnati Process for removal of nitric oxides and sulfur oxides from flue gases
US6490984B1 (en) * 1998-12-28 2002-12-10 Miyoshi Yushi Kabushiki Kaisha Method of making flue gas harmless
US6267802B1 (en) * 1999-06-17 2001-07-31 Ada Environmental Solutions, Llc Composition apparatus and method for flue gas conditioning
US6270555B1 (en) 1999-12-30 2001-08-07 Solvay Minerals, Inc. Process for treating precious metal ores
ID30297A (id) * 2000-05-17 2001-11-22 Asahi Glass Co Ltd Metode untuk mengolah suatu gas
CA2314566A1 (en) 2000-07-26 2002-01-26 Global New Energy Technology Corporation Method and product for improved fossil fuel combustion
US6722295B2 (en) * 2000-09-29 2004-04-20 Bert Zauderer Method for the combined reduction of nitrogen oxide and sulfur dioxide concentrations in the furnace region of boilers
US6797035B2 (en) * 2002-08-30 2004-09-28 Ada Environmental Solutions, Llc Oxidizing additives for control of particulate emissions
US6803025B2 (en) * 2002-12-05 2004-10-12 Frank B. Meserole Process for removing SO3/H2SO4 from flue gases
US20050201914A1 (en) * 2004-03-12 2005-09-15 American Electric Power Company, Inc. System and method for treating a flue gas stream
US7635593B2 (en) 2004-05-14 2009-12-22 Fossil Energy Research Corp. (Ferco) In-line localized monitoring of catalyst activity in selective catalytic NOx reduction systems
US20050260114A1 (en) * 2004-05-18 2005-11-24 Higgins Brian S Method for flue-gas reduction of pollutants in combustion processes
US7276217B2 (en) * 2004-08-16 2007-10-02 Premier Chemicals, Llc Reduction of coal-fired combustion emissions
US7531154B2 (en) * 2005-08-18 2009-05-12 Solvay Chemicals Method of removing sulfur dioxide from a flue gas stream
JP2009507632A (ja) 2005-09-15 2009-02-26 ソルベイ・ケミカルズ・インコーポレーテッド 排ガス気流から三酸化硫黄の除去
US7481987B2 (en) * 2005-09-15 2009-01-27 Solvay Chemicals Method of removing sulfur trioxide from a flue gas stream
US20070243121A1 (en) * 2006-04-18 2007-10-18 Rogan John B System and method for reducing SO2 emissions of a carbonaceous fuel fired hot gas stream

Also Published As

Publication number Publication date
CN103990376A (zh) 2014-08-20
EA014304B1 (ru) 2010-10-29
US20090241774A1 (en) 2009-10-01
US20070041885A1 (en) 2007-02-22
ES2527423T3 (es) 2015-01-23
EP1919596A1 (en) 2008-05-14
EP1919596B1 (en) 2014-10-08
CN101242886A (zh) 2008-08-13
US7854911B2 (en) 2010-12-21
CA2618202C (en) 2013-01-22
CY1116061T1 (el) 2017-02-08
US7531154B2 (en) 2009-05-12
EA200800616A1 (ru) 2008-08-29
JP2009504391A (ja) 2009-02-05
CA2618202A1 (en) 2007-02-22
HK1201226A1 (en) 2015-08-28
DK1919596T3 (en) 2015-01-12
WO2007020205A1 (en) 2007-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614344A2 (pt) método para remover so2 de uma corrente de gás de combustão compreendendo so2
CA2622064C (en) Method of removing sulfur trioxide from a flue gas stream
CA2622549C (en) Sulfur trioxide removal from a flue gas stream
EP2760564B1 (en) Dry sorbent injection during steady-state conditions in dry scrubber
US20110014106A1 (en) COMBUSTION FLUE GAS SOx TREATMENT VIA DRY SORBENT INJECTION
EP2695659B1 (en) High performance mercury capture
BRPI0614344B1 (pt) Method for removing so2 from a combustion gas current understanding so2
CZ297608B6 (cs) Zpusob odstranování kyselých skodlivin z odplynu
MX2008002302A (en) Method of removing sulfur dioxide from a flue gas stream
CN101496990A (zh) 一种脱硫装置
MX2008003648A (en) Method of removing sulfur trioxide from a flue gas stream

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: O PRESENTE PEDIDO TEVE UM PARECER DE DEFERIMENTO NOTIFICADO NA RPI NO 2411 DE 21/03/2017, TENDO SIDO CONSTATADO QUE ESTA NOTIFICACAO FOI EFETUADA COM INCORRECOES. ANALISANDO-SE O CONTEUDO DA PETICAO 870170010659, DE 17/02/2017, VERIFICA-SE QUE APESAR DAS FIGURAS NELA APRESENTADAS SEREM IGUAIS AS ORIGINALMENTE DEPOSITADAS (PETICAO 020080020051, DE 15/02/2008), AS PAGINAS QUE AS CONTEM NAO SE ENCONTRAVAM ADEQUADAMENTE NUMERADAS. A REQUERENTE APRESENTOU AINDA O PEDIDO DE RETIFICACAO (PETICAO DE NUMERO 870170020796, DE 29/03/2017), EM QUE ESCLARECE QUE A REAPRESENTACAO DAS FIGURAS NA PETICAO 870170010659 FOI FEITA COM O INTUITO DE ILUSTRAR AS ALEGACOES TRAZIDAS NA DITA PETICAO. LOGO, NAO SENDO O

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.