BRPI0613381A2 - container para o armazenamento e o transporte - Google Patents

container para o armazenamento e o transporte Download PDF

Info

Publication number
BRPI0613381A2
BRPI0613381A2 BRPI0613381-9A BRPI0613381A BRPI0613381A2 BR PI0613381 A2 BRPI0613381 A2 BR PI0613381A2 BR PI0613381 A BRPI0613381 A BR PI0613381A BR PI0613381 A2 BRPI0613381 A2 BR PI0613381A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container according
base
radome
container
lid
Prior art date
Application number
BRPI0613381-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Luc Pasty
Original Assignee
Air France Soc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Air France Soc filed Critical Air France Soc
Publication of BRPI0613381A2 publication Critical patent/BRPI0613381A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D88/00Large containers
    • B65D88/02Large containers rigid
    • B65D88/12Large containers rigid specially adapted for transport
    • B65D88/14Large containers rigid specially adapted for transport by air

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Details Of Aerials (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Packages (AREA)

Abstract

CONTAINER PARA O ARMAZENAMENTO E O TRANSPORTE. A presente invenção refere-se a um container (1) para o armazenamento e o transporte, por exemplo em um compartimento de bagages (S) de avião, de um radome, e que compreende uma base (B) plana sobre a qual repousa a parede plana do referido radome (R) e uma tampa (C) removível capaz de ser solidária na periferia da base (B). A base (B) é constituída de uma placa de aspecto retangular em que dois cantos diagonalmente opostos são truncados. A tampa (C) apresenta uma parede periférica (4, 4') inferor de aspecto vertical cujo traçado acompanha o contorno da base (B) e uma parede superior (6) que se estende nas proximidades do ápice do radome (R), sendo que as paredes periféricas (4, 4') inferior e superior 96) são ligadas, em cada face que corresponde a um lado do retângulo, por pelo menos uma faceta inclinada (5, 5', 5'') que se desenvolve nas proximidades imediatas do radome (R).

Description

"CONTAINER PARA O ARMAZENAMENTO E O TRANSPORTE"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um container para oarmazenamento e o transporte de um radome, ou seja, a cúpola dielétricatransparente às ondas radioelétricas que forma o bico de um avião e destinadaa proteger a antena do radar do aparelho.
Antecedentes da Invenção
Esse radome, realizado de kevlar, ou no caso dos mais recentes,de quartzo, é relativamente frágil e pode ser danificado em vôo, devido àsintempéries e mais particularmente ao granizo ou aos raios, ou ainda porexemplo em conseqüência de choques aéreos.
Em terra, também pode acontecer que os radomes sejamdanificados, durante a manutenção do avião, em particular em conseqüênciade choques mecânicos (batidas com a escada) que podem ocorrer durante averificação da antena.
As companhias aéreas proprietárias de frotas de aviões possuemalguns em estoque, a fim de proceder a intervenções com a maior rapidezpossível em caso de incidentes que requerem a retirada dos radomes e suasubstituição. Quando um problema ocorre ou é constatado em um aeroporto noqual a companhia possui unidades de manutenção dotadas desse estoque, asubstituição de um radome danificado é uma operação bem conhecida quepode em princípio ser efetuada com bastante rapidez.
A situação é totalmente diferente quando um radome precisa sersubstituído onde existe uma escala desprovida de estoque(es) em bom estado,porque nesse caso é preciso enviar pelo menos um ao local onde vai ser efetuadaa substituição. O transporte desse elemento é problemático, em particular emrelação ao espaço que ele ocupa, pois um radome apresenta sensivelmente aforma de uma cúpola de aproximadamente um metro de altura por quase doismetros de diâmetro em sua base, ou seja um volume não desprezível que convémtransportar em condições particulares devido à sua fragilidade.
O construtor do avião AIRBUS, no exemplo que constitui o fiocondutor da presente descrição, entrega os radomes em caixas em forma deparalelepípedo cuja altura é próxima de um metro e cinqüenta para lados decomprimento um pouco superior a dois metros, ou seja, um volume muito maiordo que o do radome propriamente dito.
Até agora, o transporte dessa caixas era efetuado por estrada,desde que o local da escala o permitisse, ou então realizado por via aérea.
Nesse último caso, como as caixas precitadas não estavam dimensionadaspara ser alojadas nos compartimentos de bagagens de aparelhos destinados apercorrer distâncias médias, por exemplo da família A320, era preciso recorrera aviões de grande capacidade que eram desviados, se fosse o caso, de suarota para serem enviados para as escalas em questão.
Nenhuma dessas duas soluções é considerada satisfatória,devido à complexidade da organização que elas implicam e das repercussõeseconômicas desfavoráveis resultantes. Os prazos de transporte apresentamcada vez mais a necessidade de organizar transportes específicos quandoocorre um problema, na ausência de procedimentos codificados que nãopodem ser implantados. Finalmente, o volume superdimensionado das caixasnas quais os radomes são entregues e depois transportados nesses casos fazcom que o frete aumente sensivelmente.
Como a maior parte das escalas é servida por aviões utilizadosem distâncias médias que efetuam rodízios regulares, e mesmo freqüentes, otransporte por esses aparelhos poderia constituir uma resposta adequada parao problema que se coloca, apresentando a vantagem adicional de ser maissimples e rápida de implementar que as soluções atuais, além de reduzirsensivelmente o custo de manutenção por operação. Isso é particularmenteverdadeiro pelo fato do volume dos radomes ser compatível com o doscompartimentos de bagagens dos aviões para vôos médios da família A320,em particular dos AIRBUS 319, 320 e 321, embora isso seja muito apertado nadimensão transversal.
Devido à fragilidade do radome, não se pode, porém, colocá-lo semproteção em um compartimento de bagagens, e é preciso conseqüentementeprever um container especialmente concebido para o transporte. Esse containerdeve corresponder, portanto, a exigências técnicas múltiplas, e em primeiro lugara um critério puramente volumétrico uma vez que ele deve ocupar um espaçoapenas um pouco superior ao do radome propriamente dito, a fim de ser guardadonos compartimentos de bagagens dos aviões precitados, estar apto a passarcorretamente pela porta dos referidos compartimentos, o que exclui os AirbusA318, e manter finalmente o frete tão reduzido quanto possível. Todavia, noaspecto espacial, o container deve se adaptar à forma dos referidoscompartimentos e a permitir a realização das operações de movimentaçãodestinadas a colocá-los e a retirá-los sem deterioração das paredes doscompartimentos de bagagens nem das paredes dos containeres.
Descrição Resuminda da Invenção
A presente invenção atende a esses objetivos propondo umcontainer que permite o transporte de um radome em condiçõeseconomicamente favoráveis e de fácil implementação, em particular noscompartimentos de bagagens traseiros da família dos AIRBUS A320, ou seja,em aviões amplamente difundidos na rede dos aviões para vôos médiosnacionais e internacionais.
Na falta de soluções propostas pelo construtor, o objetivo dapresente invenção consiste em fazer com que qualquer problema que implique oenvio de um radome ao longo dessas distância possa ser resolvido de modosimples por meio de um avião que efetua habitualmente a conexão com a escalana qual se encontra o aparelho danificado, o que simplifica consideravelmente aoperação do encaminhamento para a equipe de manutenção.
O container de acordo com a presente invenção compreende paraesse fim uma base plana, sobre a qual repousa a parede plana do radome, euma tampa removível solidária com a periferia da base, e se caracterizaessencialmente pelo fato:
- da base ser constituída por uma placa de aspecto retangularcujos dois cantos diagonalmente opostos são truncados;
- da tampa apresentar uma parede periférica inferior de aspectovertical cujo traçado acompanha o contorno da base e uma parede superiorque se desenvolve nas proximidades do ápice do radome, sendo que asparedes periféricas inferior e superior são ligadas, em cada face quecorresponde a um lado do retângulo, por pelo menos uma faceta inclinada quese desenvolve nas proximidades imediatas do radome.
A existência dos cantos diagonalmente opostos truncados dabase, que gera as facetas cortadas diagonalmente opostas e de aspectoparalelo na tampa, se justifica pela necessidade de preservar um espaço parao alçapão de descompressão que é aberto com a abertura da maçaneta daporta do compartimento de bagagens. Esse alçapão de descompressão só éutilizado no solo, para descomprimir o compartimento de bagagens a fim deevitar qualquer acidente no momento da abertura da porta. Ele é protegido poruma capota cujo volume se estende para a parte interna do compartimento, daía necessidade de um espaço residual em presença de um container de acordocom a presente invenção.
A existência de duas facetas cortadas diagonalmente opostaspermite ainda obter imediatamente as duas orientações possíveis a seremdadas ao container em vista de seu posicionamento no compartimento debagagens. Elas funcionam de fato como um mecanismo à prova de erros paraa montagem da tampa sobre a base.
As paredes se desenvolvem de acordo com uma geometria deaspecto prismático que lhes permite, de um lado, conferir ao conjunto umacerta rigidez, e de outro lado, ficar nas proximidades de um radome a fim dereduzir o espaço ocupado e melhorar concomitantemente o nível de proteção.
Mais precisamente, a tampa compreende, para pelo menos duasfaces opostas, uma faceta inclinada única que liga a parede periférica inferior àparede superior.
Se é verdade que não é tecnicamente necessário recorrer a facesplanas, elas permitem obter uma caixa com uma rigidez correta a um custo deprodução razoável, pois o volume prismático é mais simples de fabricar.
De preferência, e por razões que resultam também da formaparticular do radome a ser embalado, a tampa compreende, para duas facesopostas, uma faceta inclinada única que liga a parede periférica inferior àparede superior e, para as duas outras faces, duas facetas orientadas segundoum ângulo de inclinação decrescente em direção da parede superior.
O volume do radome não apresenta de fato uma simetria derevolução exata, mas é de preferência descrito como um hemisfério de volumeligeiramente ovoidal, cuja base é além disso truncada conforme uma facetainclinada à qual estão ligados braços de ligação ao avião. Esses braços sedesenvolvem no volume do referido hemisfério, e o radome pode portanto sercolocado horizontalmente sobre a base.
Além das facetas inclinadas, que devem de preferência serplanas, tal como foi mencionado acima, o container de acordo com a presenteinvenção compreende uma parede superior também plana, que é a que melhorse adapta à configuração dos compartimentos de bagagens. Nos AIRBUSA319, A320 e A 321, o compartimento é de fato separado do piso do espaçodestinado aos pasageiros por uma divisória espessa cuja face inferior, ou seja,o teto do compartimento de bagagens, é plana.
A base do container é dotada de pinos de suporte em sua faceinferior oposta à face sobre a qual o radome repousa. Em outras palavras,quando o container da presente invenção repousa sobre o chão, é por meiodesses pinos de suporte. A sobreelevação que eles propiciam foi prevista emresposta à geometria particular dos compartimentos de bagagens. Elesapresentam, na parte inferior das paredes laterais, facetas inclinadas quereduzem a largura dos compartimentos de bagagens à medida que nosaproximamos do assoalho e, nas porções inferiores dessas paredes, a largurado compartimento de bagagem não é mais suficiente para receber a base docontainer (nem, aliás, a base plana do radome).
Como essas facetas inclinadas se alargam para cima, é precisoprever um meio para sobreelevar a base. Essa é uma das razões para aexistência dos pinos de suporte precitados, que contribuem assim para aadaptação da configuração do container à geometria particular doscompartimentos de bagagens. Esses pinos permitem mais precisamente umasobreelevação da ordem de 14cm e permitem, ainda, o deslocamento docontainer da presente invenção no compartimento de bagagens deixandopersistir alguns centímetros entre sua parede superior e o teto.
Elas consistem de preferência de blocos de aspectoparalelepipedal, distribuídos em duas fileiras paralelas situadas ao longo e nasproximidades de dois lados da base.
Nessa configuração, além de sua função de sobreelevação, ossuportes podem servir de mecanismo à prova de erros para a instalação docontainer da presente invenção sobre paletes utilizáveis unicamente noscompartimentos dos A320 e A321. Para os A319, a caixa é carregada, tal qualsobre o piso e retida por uma rede de separação habitualmente colocada entreas diferentes seções de armazenamento.Os paletes em questão são os tradicionalmente utilizados para otransporte e a movimentação das bagagens e dos pacotes, que estão presosneles por meio de correias/redes. O mesmo acontece com o container dapresente invenção que é amarrado ao palete em questão por meio de quatrocorreias que asseguram sua retenção durante o vôo.
Pelo menos os pinos dispostos nas proximidades dos cantos sãotambém dotados de meios de fixação ao palete. Mais precisamente, osreferidos meios de fixação podem consistir em uma cantoneira cuja faceta éaplicada e fixada, por exemplo por parafusação ao pino, e a segunda faceta deaspecto perpendicular ao anterior é orientada em direção à periferia da base,ou seja, para fora em direção aos trilhos de fixação previstos no palete.
A fixação da caixa é feita então por simples aperto das referidascantoneiras sobre seus pinos, conduzindo a um aperto correspondente dasegunda faceta nesses trilhos dispostos perifericamente ao palete. Este últimose apresenta na prática na forma de uma armação retangular que contorna ospinos de suporte, cuja disposição é tal que os pinos dos cantos se adaptam aoscantos da referida armação, daí seu uso como mecanismo à prova de errospara a instalação do container sobre o palete.
De preferência, a base do container da presente invençãoapresenta, pelo menos nas duas faces opostas correspondentes aos lados doscontaineres que são orientados paralelamente ao eixo do compartimento debagens, uma chanfradura orientada para baixo. Essa chanfradura é necessáriapara que o container não entre em colisão com as facetas inclinadas lateraisque formam o contorno inferior dos compartimentos de bagagens, levando emconta a altura dada dos pinos de suporte, mantida mínima para preservaralguns centímetros entre a parede superior da tampa e o teto docompartimento de bagagens.
De preferência ainda, a inclinação dessas chanfradurascorresponde à das facetas inclinadas inferiores dos compartimentos debagagens diante das quais elas se estendem.
Para melhorar o deslizamento e conseqüentemente amovimentação dos containeres da presente invenção nos compartimentos debagagens, é também previsto que as faces mais estreitas chanfradas sejamrevestidas por uma camada protetora de material sintético com baixo coeficientede atrito, por exemplo o material comercializado sob a marca Teflon. Além disso,esse revestimento evita o mais possível provocar danos nas paredes doscompartimentos de bagagens durante as movimentações do container.
O radome não é simplesmente colocado sobre a base antes de sercoberto pela tampa. Para preservá-lo em sua embalagem, é previsto que ocontainer da presente invenção compreenda meios de calçamento e de fixaçãoque impedem ou reduzem os movimentos relativos, absorvem os choques, etc...
Em particular, os meios de calçamento consistem em dois calçosdispostos tangencialmente à base do radome, e os meios de fixação sãoconstituídos de duas alças nas quais são fixados os braços previstos para afixação do radome ao avião.
Mais precisamente, cada uma dessas alças é constituída por duasplacas homólogas verticais de aspecto paralelo ligadas por um eixo paralelo àbase, que permitem o mesmo tipo de fixação com rotação do que entre oradome e a parte superior do bico do avião.
Os calços, de um lado, e as alças de fixação, de outro lado, sãorespectivamente dispostas nas proximidades de dois lados opostos docontainer e formam um trapézio isósceles. Os calços são de preferênciaconfeccionados em material absorvente e apresentam uma forma em L quecompreende uma base e um encosto em cuja junção é aplicada a periferia doradome quando os braços de fixação são presos aos meios de fixação. Essescalços são orientados de modo a permitir, em cooperação com as alças defixação, um travamento horizontal do radome em todas as direções.
Pelo menos duas faces internas da tampa são também revestidas detiras de material flexível e absorvente de tipo espuma, que absorvem os efeitospotencialmente destrutivos dos choques que são aplicados sobre o radome, eanulam ou reduzem as possibilidades de movimentos relativos entre tampa/radome.
Finalmente, o radome é mantido no interior do container da presenteinvenção de modo a não poder se movimentar ou se movimente pouco emrelação ao invólucro que o container lhe oferece. Choques internos provocadospor deslocamentos relativos de um em relação ao outro não são portantopraticamente suscetíveis de ocorrer, e os choques externos são bem absorvidos.
De acordo com uma possibilidade adicional, a tampa podecompreender pelo menos um visor que permite que os operadores visualizemimediatamente se o container da presente invenção foi realmente dotado de umradome no momento da embalagem. De preferência, ela compreende doisvisores localizados em duas facetas inclinadas opostas.
A tampa é solidária com a base, por exemplo, por meio defechaduras com botão de pressão distribuídas sobre o contorno do containerda presente invenção. Esses dispositivos de fechamento, muito fáceis demanipular, permitem realizar a operação de fechamento e de abertura emalguns instantes e sem ferramentas.
De preferência, a fim de não estragar as paredes laterais doscompartimentos de bagagens e de não reduzir o deslizamento do container nomomento de sua introdução no compartimento de bagagens levando em contao pequeníssimo deslocamento transversal possível, as referidas fechadurascom botão de pressão são alojadas em entalhes da base que apresentam umaprofundidade, tal que elas não os ultrapassam. Essa possibilidade é oferecidapelo menos nos lados laterais dos containeres paralelos ao eixo doscompartimentos de bagagens que estão diante das paredes laterais.De acordo com uma possibilidade, o container compreende duasfechaduras com botão de pressão por face.
De acordo com uma característica adicional, que apresenta umaimportância considerável na organização da embalagem, uma das paredes datampa é dotada, em sua superfície externa, de um porta-documentos destinado aconter os documentos necessários para efetuar a manipulação de acordo com asregras estabelecidas, e em cuja ausência não pode haver substituição do radome.
Para facilitar a movimentação do container, as paredes lateraisinferiores de aspecto vertical do container podem ser dotadas de maçanetas,Essas maçanetas são então previstas livres em rotação em uma dobradiçamontada contra a parede da tampa, de modo que possa ser aplicadas contraessa parede sob o efeito de seu peso.
A fim de facilitar a centragem e o posicionamento da tampa sobrea base, esta última é dotada de uma mureta periférica que segue seu contornoe serve de referência e de apoio durante a colocação da tampa.
De preferência, ainda, a tampa é realizada em material compósito,escolhido, entre outros, por suas características mecânicas, em particular deresistência e de rigidez, aliadas a um custo baixo.
A base pode por sua vez ser realizada, por exemplo, demadeira estratificada.
O conjunto apresenta então um peso da ordem de 21 Okg naausência de palete, e da ordem de 252kg quando o container é fixadosobre um palete.
Breve Descrição das Figuras
O container da presente invenção será agora descritodetalhadamente, em relação às figuras anexas, nas quais:
- A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um container deacordo com a presente invenção;- A Figura 2 é uma vista superior do container apresentado naFigura 1;
- A Figura 3 mostra uma seção transversal desse container;
- A Figura 4 é uma vista longitudinal desse container, ou seja,paralela ao eixo do avião;
- A Figura 5 é uma vista superior da base;
- A Figura 6 é uma seção parcial da face estreita periféricachanfrada da referida base; e
- A Figura 7 mostra uma vista em seção de um compartimento debagagens.
Descrição Detalhada da Invenção
A Figura 1 mostra duas faces do container (1) da presenteinvenção, o que basta para defini-lo uma vez que ele apresenta uma simetriadupla. A face dotada de visor (2), também dotada de maçanetas (3, 3') demanipulação, é orientada durante sua inserção para o compartimento debagagens na direção do eixo do avião. Ela se compõe de uma faceta vertical(4) e de uma única faceta plana inclinada (5).
A face transversal visível nessa figura se compõe ainda de umafaceta vertical (4') e de duas facetas inclinadas (5', 5") com ângulos deinclinação diferentes: o grau de inclinação da faceta (5") é superior ao dafaceta (5').
O container (1) é finalmente dotado de uma parede superior (6) plana.
As duas faces que estão visíveis na Figura 1 são ligadas por umafaceta cortada (7) vertical que deixa um espaço livre para o alçapão dedespressurização e sua capota protetora solidários da porta do compartimentode bagagens.
De fato, o container (1) da presente invenção é constituído deuma base (B) plana na qual é fixada uma tampa (C) por exemplo por meio defechaduras de tipo com botão de pressão (8) situadas no contorno do container(1) à razão de duas fechaduras por face.
A base (B) é também dotada de pinos de suporte (9) dispostos emduas fileiras paralelas transversais (das quais apenas uma é visível na figura),cujos pinos (9) de canto são dotados de cantoneiras (10) de fixação a umpalete (não representado) utilizado nos AIRBUS A320 e A321, mas não noAIRBUS A319.
A Figura 2 mostra claramente a simetria dupla que caracteriza ocontainer (1) da presente invenção, que permite em particular facilitar a inserçãodo container (1) no compartimento de bagagens pelo fato de dois posicionamentos(a 180° um do outro) sõa possíveis para seu deslocamento axial.
De acordo com uma configuração, uma das facetas (5) inclinadas édotada de um porta-documentos (11), realizado por exemplo de plásticotransparente, e que contém, como foi mencionado acima, os documentos sem osquais - nos termos das normas de segurança aplicáveis aos aviões - nenhumaalteração é possível. Esse porta-documentos (11) é previsto para ser impermeável.
A base (B), constituída de uma placa plana sobre a qual o radomeé fixado, compeende entalhes (12) nos quais são situadas as fechaduras combotão de pressão (8). A profundidade desses entalhes é tal que as fechaduras(8) são encaixadas nelas e não podem danificar as paredes laterais doscompartimentos de bagagens dos aviões e/ou impedir o deslizamento doscontaineres no momento de sua inserção.
O corte da Figura 3 mostra o volume respectivo do radome (R) eda tampa (C). A combinação das Figuras 3 e 4 mostra até que ponto o volumeenvolvido pelo volume da tampa (C) é próximo do volume externo do radome(R). O invólucro da tampa (C) é porém realizado com facetas de aspecto planoque asseguram boa rigidez ao conjunto, conservando ao mesmo tempo umageometria simplificada e conseqüentemente um custo de fabricação razoável.A face interna da tampa é recoberta de tiras (13, 13') de materialabsorvente do tipo espuma que permite evitar eventuais choques entre a tampa(C) e o radome (R)1 a fim de preservar este último de qualquer dano duranteseu transporte. Secundariamente, em particular na dimensão vertical, essastiras (13, 13') podem ter um efeito de calçamento, e impedir assim qualquerdeslocamento relativo entre o radome (R) / container (1).
Em outro lado, a base (B) é dotada de alças (14, 14') munidas deum eixo horizontal que permite a fixação dos braços articulados (15) (ver aFigura 4), de acordo com um modo de ligação com rotação idêntico ao que éimplementado durante a fixação do radome ao avião.
Nas Figuras 3 e 4, os pinos de suporte (9) são representadosdispostos sobre um palete (P) de movimentação. Eles são fixados nele, nonível dos pinos (9) de canto, por cantoneiras (10) fixadas nos referidos pinos(9) por exemplo por parafusos-borboleta (16).
A base (B) só aparece na Figura 5, sem equipamento comexceção de calços (17, 17') absorvedores em forma de L, em cuja porçãohorizontal repousa o radome (R). Sua porção vertical é tangente por sua vez àperiferia do referido radome (R), e assegura, em cooperação com as alças (14,14'), o calçamento em um plano horizontal.
Essa figura mostra também os entalhes (12) previstos para receberas partes solidárias da base (B) das fechaduras com botão de pressão (8).
Uma mureta (18), útil para o posicionamento / centragem datampa (C), acompanha as faces mais estreitas externas da base (B). Pelomenos as faces mais estreitas que se desenvolvem ao longo do eixo docompartimento de bagagens, e conseqüentemente que podem entrarpotencialmente em contato com as paredes laterais do referido compartimentode bagagens, são revestidas por um material com baixo coeficiente de atrito,por exemplo, tal como o que está protegido sob a marca TEFLON.Além disso, essas faces mais estreitas são chanfradas, comomostra mais claramente a seção parcial da Figura 6, a fim de se adaptar àsparedes inclinadas que formam a porção interna do compartimento debagagens (S) que aparece - em seção - na Figura 7 que mostra a parteinferior da fuselagem (F) de um AIRBUS da família 320.
O compartimento compreende um piso (19) e um teto (20)paralelos horizontais, e duas paredes (21, 22) verticais. Essas paredes estãoligadas ao piso (19) por meio de duas porções inclinadas (23, 24) segundoângulos diferentes.
As chanfraduras de que são dotadas as faces mais estreitaslongitudinais do container (1) da presente invenção se estendem nasproximidades imediatas das facetas inclinadas (23), e apresentamconseqüentemente uma inclinação sensivelmente igual à das referidas facetas(23) para otimizar a compatibilidade espacial do container (1) e docompartimento de bagagens (S).
Foi dada acima uma descrição de um exemplo possível deconfiguração de container (1) da presente invenção. Esse exemplo não posssuiporém um caráter Iimitativo da invenção, que pode evidentementecompreender outros acessórios, ser realizada de materiais diferentes doscitados, sofrer pequenas alterações de forma, etc... sem sair de seu âmbito. Damesma forma, o container (1) da presente invenção é utilizado de preferênciapara o transporte de radomes em compartimentos de bagagem. Ele podeporém se mostrar muito útil para proteger radomes em fase de armazenamentoem unidades de manutenção.

Claims (28)

1. CONTAINER PARA O ARMAZENAMENTO E OTRANSPORTE, por exemplo no compartimento de bagagens (S) de um avião,de um radome (R) que compreende uma base (B) plana, sobre a qual repousaa parede plana do referido radome (R)1 e uma tampa (C) removível que podeser solidarizada com a periferia da base (B)1 caracterizado pelo fato:- da base (B) ser constituída por uma placa de aspecto retangularcujos dois cantos diagonalmente opostos são truncados;- da tampa (C) apresentar uma parede periférica (4, 4') inferior deaspecto vertical cujo traçado acompanha o contorno da base (B) e uma paredesuperior (6) que se desenvolve nas proximidades do ápice do radome (R)1sendo que as paredes periféricas (4, 4') inferior e supeiror (6) são ligadas, emcada face que corresponde a um lado do retângulo, por pelo menos uma facetainclinada (5, 5', 5") que se desenvolve nas proximidades imediatas do radome (R).
2. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da tampa (C) compreender, para pelo menos duasfaces opostas, uma faceta inclnada (5) única que liga a parede periférica (4)inferior à parede superior (6).
3. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato da tampa (C) compreender, para duas faces opostas,uma faceta inclinada (5) única que liga a parede periférica (4) inferior à paredesuperior (6) e, para as duas outras faces, duas facetas (5', 5") orientadassegundo ângulos de inclinação decrescentes em direção da parede superiorapical (6).
4. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3,caracterizado pelo fato da parede superior (6) e das facetas inclinadas (5, 5',-5") serem planas.
5. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 4,caracterizado pelo fato da base (B) ser dotada de pinos de suporte (9) queequipam sua face oposta à que serve de suporte ao radome (R).
6. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 5,caracterizado pelo fato dos pinos de suporte (9) consistirem em blocos deaspecto paralelepipedico distribuídos em duas fileiras paralelas dispostas aolongo e nas proximidades de dois lados da base (B).
7. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 6,caracterizado pelo fato de pelo menos os pinos (9) dispostos nas proximidadesdos cantos serem dotados de meios de fixação (10) a um palete (P) demovimentação e de transporte.
8. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato dos referidos meios de fixação consistirem em umacantoneira (10) cuja faceta é aplicada e fixada por exemplo por parafusação(16) ao pino (9), e a segunda faceta de aspecto perpendicular ao anterior éorientada em direção à periferia da base (B).
9. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8,caracterizado pelo fato da base (B) comprender, em pelo menos duas facesmais estreitas opostas que correspondem aos lados do container (1) a serorientado paralelamente ao eixo do compartimento de bagagens (S)1 umachanfradura orientada para baixo.
10. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de pelo menos uma das faces mais estreitas queapresenta uma chanfradura estarem revestidas por um camada protetoraprevista em um material sintético com baixo coeficiente de atrito, por exemplo,o Teflon.
11. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 9 e 10, caracterizado pelo fato da inclinação dessas chanfraduras corresponder àdas facetas inclinadas (23) inferiores das paredes dos compartimentos debagagens (S) diante das quais elas se estendem.
12. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato da base (B) compreender meios de calçamento (17, 17') e de fixação (14, 14') do radome (R).
13. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato dos meios de calçamento consistirem em dois calços(17, 17') dispostos tangencialmente à base do radome (R)1 sendo que os meiosde fixação são constituídos de duas alças (14, 14') às quais são fixadas osbraços (15) previstos para a solidarização do radome (R) no avião.
14. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 13,caracterizado pelo fato de cada uma das alças (14, 14') ser constituída de duasplacas homólogas verticais de aspecto paralelo ligadas por um eixo paralelo àbase ao qual é ligado com rotação com um dos braços (15) de fixação doradome (R) ao avião.
15. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 13 e 14, caracterizado pelo fato dos calços (17, 17') srem previstos em um materialabsorvente do tipo espuma e apresentam uma forma em L que compreendeuma base e um encosto em cuja junção se aplica a periferia do radome (R)quando os braços (15) de fixação do radome (R) são presos aos meios defixação (14, 14').
16. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato dos calços (17, 17') e das alças (14, 14') seremdispostos respectivamente nas proximidades dos dois lados opostos docontainer (1), e formarem um trapézio isósceles.
17. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato da tampa (C) compreender pelo menos um visor (2).
18. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 17,caracterizado pelo fato de compreender dois visores (2) dispostos em duasfacetas inclinadas (5, 5', 5") opostas.
19. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a-18, caracterizado pelo fato da tampa (C) ser solidária à base (B) por meio defechaduras com botão de pressão (8) distribuídas sobre o contorno docontainer (1).
20. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 19,caracterizado pelo fato das fechaduras com botão de pressão (8) seremalojadas em entalhes (12) da base (B) que apresentam uma profundidade talque elas não os ultrapassam.
21. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 19 e-20, caracterizado pelo fato de compreender duas fechaduras com botão depressão (8) por face.
22. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a 21,caracterizado pelo fato de pelo menos duas faces internas da tampa (C) seremrevestidas de tiras (13,13') de material flexível e absorvente do tipo espuma.
23. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a-22, caracterizado pelo fato de uma das paredes da tampa (C) ser dotada, emsua face externa, de um porta-documentos (11).
24. CONTAINER, de acordo com uma das reivindicações 1 a-23, caracterizado pelo fato das paredes laterais inferiores (4, 4') de aspectovertical da tampa (C) serem dotadas de maçanetas (3, 3').
25. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 24,caracterizado pelo fato da maçaneta (3, 3') ser livre em rotação em uma dobradiçahorizontal montada contra a parede (4, 4') da tampa (C), de modo a ficar aplicadacontra a referida parede (4,4') em repouso sob o efeito de seu peso.
26. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 25,caracterizado pelo fato da base (B) ser dotada de uma mureta (18) periféricaque acompanha seu contorno, disposta para facilitar a centragem e oposicionamento da tampa (C) sobre a base (B).
27. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 26,caracterizado pelo fato dessa tampa (C) ser de material compósito.
28. CONTAINER, de acordo com a reivindicação 27,caracterizado pelo fato da base (B) ser de madeira estratificada.
BRPI0613381-9A 2005-05-31 2006-05-29 container para o armazenamento e o transporte BRPI0613381A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05360021A EP1728735B1 (fr) 2005-05-31 2005-05-31 Conteneur pour le stockage et le transport d'un radôme
EP05360021.9 2005-05-31
PCT/FR2006/001213 WO2006129002A1 (fr) 2005-05-31 2006-05-29 Conteneur pour le stockage et le transport d'un radome

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0613381A2 true BRPI0613381A2 (pt) 2011-01-11

Family

ID=34981648

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0613381-9A BRPI0613381A2 (pt) 2005-05-31 2006-05-29 container para o armazenamento e o transporte

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7507062B2 (pt)
EP (1) EP1728735B1 (pt)
CN (1) CN101203443B (pt)
AT (1) ATE399726T1 (pt)
BR (1) BRPI0613381A2 (pt)
DE (1) DE602005007870D1 (pt)
ES (1) ES2309695T3 (pt)
PT (1) PT1728735E (pt)
RU (1) RU2415064C2 (pt)
WO (1) WO2006129002A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2639622C (en) 2007-09-20 2014-05-20 Mathieu Boivin Collapsible container
US9567058B2 (en) * 2007-10-15 2017-02-14 1281329 Alberta Ltd. Temporarily-installed aircraft observer door plug, chair, sonotube ejection and control system
WO2009051711A1 (en) * 2007-10-15 2009-04-23 Woodland Richard L K A temporarily installed aircraft observer door plug, chair, sonotube ejection and control system
WO2009061347A1 (en) 2007-10-17 2009-05-14 Woodland Richard L K Aircraft based non-dedicated special mission pod mounting apparatus
JP5402227B2 (ja) * 2009-05-14 2014-01-29 日本ゼオン株式会社 航空機用コンテナ
US8919554B2 (en) 2011-10-27 2014-12-30 Medline Industries, Inc. Splash-retarding fluid collection system
US10111989B2 (en) 2012-07-26 2018-10-30 Medline Industries, Inc. Splash-retarding fluid collection system
FR3074590B1 (fr) * 2017-12-04 2023-03-17 Soc Air France Methode de prediction d'une anomalie de fonctionnement d'un ou plusieurs equipements d'un ensemble
FR3075186B1 (fr) 2017-12-18 2019-11-15 Airbus Operations (S.A.S.) Conteneur de stockage de radome a profil evase vers le haut
CN108562590B (zh) * 2018-04-14 2020-12-18 安徽工程大学 雷达罩底材运输箱及其工作方式
CN109017623B (zh) * 2018-08-17 2024-04-02 合肥中科自动控制系统有限公司 一种车辆自适应巡航装置
CN110271688A (zh) * 2019-05-17 2019-09-24 陕西飞机工业(集团)有限公司 一种运输机大型天线罩安装调姿装备
US11939079B2 (en) * 2021-09-23 2024-03-26 The Boeing Company Cargo container with linkage devices

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3955700A (en) * 1975-06-02 1976-05-11 Omni Equipment, Inc. Freight container
GB2170183B (en) * 1985-01-29 1988-12-29 Solindo Equipment Leasing Limi Garment freight container
CN2036704U (zh) * 1988-09-22 1989-04-26 张洪齐 开启式整体雷达罩
US5377856A (en) * 1993-03-29 1995-01-03 Brierton; Dennis M. Air cargo security vault
DE69616182T2 (de) * 1995-07-14 2002-06-20 Toray Industries Container aus Faserverstärktem Kunststoff
CN2433738Y (zh) * 2000-06-01 2001-06-06 哈尔滨玻璃钢研究所附属玻璃钢厂 地面雷达天线罩
US6824338B2 (en) * 2002-05-28 2004-11-30 Satco, Inc. Air transport modular container system
CN2660687Y (zh) * 2003-11-12 2004-12-01 哈尔滨玻璃钢研究院玻璃钢厂 地面雷达可移动式天线罩

Also Published As

Publication number Publication date
CN101203443A (zh) 2008-06-18
EP1728735A1 (fr) 2006-12-06
DE602005007870D1 (de) 2008-08-14
PT1728735E (pt) 2008-10-14
RU2415064C2 (ru) 2011-03-27
US20060284011A1 (en) 2006-12-21
RU2007147229A (ru) 2009-06-27
WO2006129002A1 (fr) 2006-12-07
US7507062B2 (en) 2009-03-24
EP1728735B1 (fr) 2008-07-02
ES2309695T3 (es) 2008-12-16
ATE399726T1 (de) 2008-07-15
CN101203443B (zh) 2011-07-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0613381A2 (pt) container para o armazenamento e o transporte
CA3044460C (en) System for transporting fragile objects
ES2779581T3 (es) Un montaje mejorado
EP0061255B1 (en) Ammunition storage system and container for use therein
US8763423B2 (en) Cargo container temperature control system
ES2609802T3 (es) Envase de producto que utiliza un indicador de información contenido en una bandeja de producto
ES2401747T3 (es) Conjuntos de embalaje y estructura interna de soporte para el transporte y almacenaje de materiales radioactivos
US20230010351A1 (en) Cushioning device and packaging assembly for base station antenna
AU2021342414A9 (en) Hardened reusable modular shipper
GB2580715A (en) Aerial delivery packages
CN116056986A (zh) 作为集装化设备的无源温度控制的包装系统
US10427855B2 (en) Inflatable packaging
CN111268251B (zh) 用于雷达罩的储运容器
US9409693B2 (en) Carton
KR200395284Y1 (ko) 편광필름 이송용 카트리지
TWI383930B (zh) Panel box
ES2637743T3 (es) Contenedor de transporte y bloqueo de resorte
JP3394399B2 (ja) 緩衝材
US20060102516A1 (en) Pulp tray
KR102622785B1 (ko) 계란 포장 용기
US2906445A (en) Packing carton liner for sensitive instruments
ES2763926T3 (es) Abrigo estacionario de almacenamiento de por lo menos una unidad de almacenamiento de energía eléctrica
BR112020015155A2 (pt) Embalagem luva
CN218432725U (zh) 一种电子产品防护包材结构
CN108466758B (zh) 一种便于轴承运输的防震存储箱

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2213 DE 04/06/2013.