BRPI0612753A2 - aparelho de atribuição de canal e método de atribuição de canal - Google Patents

aparelho de atribuição de canal e método de atribuição de canal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612753A2
BRPI0612753A2 BRPI0612753-3A BRPI0612753A BRPI0612753A2 BR PI0612753 A2 BRPI0612753 A2 BR PI0612753A2 BR PI0612753 A BRPI0612753 A BR PI0612753A BR PI0612753 A2 BRPI0612753 A2 BR PI0612753A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
channel
logical
channels
radio
physical
Prior art date
Application number
BRPI0612753-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Masayuki Motegi
Yasuhiro Kato
Minami Ishii
Takehiro Nakamura
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0612753A2 publication Critical patent/BRPI0612753A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/24Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts
    • H04B7/26Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile
    • H04B7/2628Radio transmission systems, i.e. using radiation field for communication between two or more posts at least one of which is mobile using code-division multiple access [CDMA] or spread spectrum multiple access [SSMA]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/20Manipulation of established connections
    • H04W76/27Transitions between radio resource control [RRC] states

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

APARELHO DE ATRIBUIçãO DE CANAL E MéTODO DE ATRIBUIçãO DE CANAL. A presente invenção refere-se a canais lógicos que são feitos para incluir um canal lógico para controle e um canal lógico para transmissão de dados, o canal físico de rádio, são feitos para serem comumente usados para uma pluralidade de canais lógicos, e um canal lógico é feito para ter uma relação de correspondência com um canal físico de rádio, e um aparelho de atribuição de canal inclui: meio de detecção de monitoramento de tráfego que detecta a ocorrência de tráfego dos canais lógicos; e meio de atribuição de canal lógico, de acordo com a ocorrência do tráfego dos canais lógicos, atribui seqúencialmente recursos exigidos no canal físico de rádio para os canais lógicos, de modo que o objetivo é alcançado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO DE ATRIBUIÇÃO DE CANAL E MÉTODO DE ATRIBUIÇÃO DE CANAL".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um aparelho de atribuição decanal e um método de atribuição de canal. Mais particularmente, a presenteinvenção refere-se a uma técnica para atribuir dinamicamente recursos exi-gidos em um canal físico de rádio em que existe relação de correspondênciaentre os canais lógicos e o canal de rádio.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
Um método de atribuição de canal ém W-CDMA é descrito (refe-re-se a documentos de não patente 1 e 2, por exemplo).
Em W-CDMA, como mostrado na figura 1, existem três tipos decanais de função, que são, canais lógicos que são canais de função defini-dos entre RLC e MAC, canais de transporte que são canais de função defi-nidos entre MAC e Físico, e canais físicos que são canais de função defini-dos em camada Física.
Os canais lógicos incluem BCCH, PCCH, CCCH, MCCH, DCCH,MSCH, MTCH e DTCH, etc. CCH é usado para controle, TCH é usado paracomunicação de tráfego, e MCCH, MSCH e MTCH são usados para MBMS.
Os canais de transporte incluem BCH1 PCH, FACH, RACH1 DCHe HS-DSCH, etc. BCH, PCH1 FACH,e HS-DSCH são canais de transporte deenlace descendente, RACH é um canal de transporte de enlace ascendente,e DCH é um canal de transporte bidirecional usado em enlace ascendente eenlace descendente.
Os canais físicos incluem PCCPCH1 SCCPCH1 DPCH1 PRACH,HP-PDSCH1 SCH1 CPICH1 AICH1 PICH1 HS-SCCH e HS-DPCCH1 etc.PCCPCH é um canal físico de enlace descendente e é preparado paratransmitir BCH (informação de radiodifusão). SCCPCH é um canal físico deenlace descendente e é preparado para transmitir PACH e PCH (informaçãode busca (busca (paging))). Em W-CDMA, SCCPCH (para o qual FACH ePCH são mapeados) é fornecido como um canal físico de rádio no qual qua-se todos os canais lógicos podem ser mapeados.A propósito, em uma seqüência de conexão, um UE é identifica-do por um identificador (TMSI) em uma camada L3 (RRC). Portanto, desdeque não existe relação de correspondência individual em L2 (UE não podeser identificado em um nível L2), o CCCH (canal de controle comum) é usa-do como o canal lógico. Depois do estabelecimento da conexão RRC, desdeque um identificador (C- ou H-RNTI) em L2 é atribuído a partir de RAN, éidentificado em L2 depois disto, e o canal lógico se torna DCCH (canal decontrole dedicado).
O estabelecimento da conexão RRC é descrito. "Solicitação deConexão RRC" que é um sinal de controle quando se estabelece a conexãoRRC, é transmitida usando CCCH como um canal lógico, e usando PRACHcomo um canal físico de rádio. Em adição, também "Configuração de Cone-xão RRC" é transmitida usando CCCH como um canal lógico e usandoSCCPCH como um canal físico de rádio. Desde que RNTI atribuído a partirde RAN é incluído na mensagem "Configuração de Conexão RRC" paratransmissão, a Conexão RRC é estabelecida na sinalização depois disto.
Portanto, DCCH é usado para transmissão de canal lógico. O canal físico derádio é transmitido em DPCH. Quando se realiza a Confirmação de Configu-ração de Conexão RRC, uma rota de transmissão a ser preparada é SDCCH(para sinalização), e um canal de rádio para a transmissão de plano U não épreparado. Portanto, quando se realiza a Configuração de Conexão RRC, ocanal de rádio é mudado na sinalização RRC. Um canal físico de rádio paratransmissão de plano U é determinado pela Configuração de Portador deRádio. Isto é, um canal é adicionado pela sinalização RRC.
Um método de atribuição de canal em PDC é descrito (refere-seao documento de não patente 3, por exemplo).
Existem canais de função seguintes em PDC. Isto é, existemcanais de tráfego (TCH) para transmitir informação de usuário e canais decontrole (CCH) Os canais de controle incluem BCCH, CCCH (PCH, SCCH),UPCH e ACCH (SACCH, FACCH).
Em PDC, os canais de função são mapeados em um canal derádio. No canal de rádio, as localizações (slots), onde os canais de rádio(TCH) e os canais de controle (CCH) podem ser mapeados, são limitadasem termos de tempo. Em adição, somente um tipo de canal de função podeser mapeado em slots onde os canais de controle podem ser mapeados.
Documento de não patente 1 - 3GPP "TS25.301"
Documento de não patente 2 - 3GPP "TS25.321"
Documento de não patente 3 - RCR STD-27 PERSONAL DIGI-TAL CELULAR TELECOMMUNICATION SYSTEM
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Problema a ser Solucionado pela Invenção
No entanto, nos antecedentes da técnica mencionados acima,existem os seguintes problemas.
Em W-CDMA, existem três camadas de canal de canais lógicos,canais de transporte e canais físicos. Um canal lógico é mapeado em umcanal de transporte, e um canal de transporte é mapeado em um canal físico.
Quase todos os canais lógicos podem ser atribuídos a SCCPCH(canal físico de rádio de baixa velocidade basicamente). No entanto, DCCHe DTCH podem ser mapeados não somente em FACH (SCCPCH), mastambém em DPCH (DCH) ou HS-DSCH (HS-PDSCH). Portanto, como esta-dos de protocolo, são definidos os estados chamados CELL_FACH eCELL_DCH são definidos, e a transição entre os estados ocorre pela sinali-zação de L3 de acordo com a quantidade de tráfego. Assim, é necessáriodefinir os estados de protocolo (CELL_FACH e CELL_DCH), que causa oaumento do número de processos de teste, aumento de sinalização (proce-dimentos e mensagens) para causar a transição entre os estados de proto-colo, retardo de transição de canal e perda de dados.
Por outro lado, quase todos os canais lógicos podem ser trans-mitidos no SCCPCH basicamente. Mas, UE que recebe um sinal no SCCP-CH basicamente recebe o canal de rádio continuamente, e depois de demo-dular os dados, o UE descarta TB correspondente quando os dados não sãoendereçados par ao próprio UE. Assim o consumo de bateria se torna umproblema especialmente para um caso de dados de plano U.Em adição, sociedade de comunicação de dados orientados -PS (Pacote Comutado) virá com o desenvolvimento de comunicações multi-mídia no futuro, e , quando é necessária a transmissão de dados em altavelocidade, SCCPCH não corresponde ao ambiente de comunicação móvelno futuro desde que SCCPCH é basicamente um canal comum de baixa ve-locidade (canal que todo UE na célula pode receber).
Em W-CDMA, o canal físico de rádio é claramente definido porcódigo, e os recursos não podem ser compartilhados entre os canais.
Somente HS-DSCH (canal de transporte) pode ser mapeado emHS-PDSCH (canal físico), e qualquer outro canal de transporte (tal comoPCH e BCH, por exemplo) não pode ser mapeado. Somente DCCH e DTCHpodem ser mapeados em HS-DSCH, e outros canais lógicos não podem sermapeados em HS-DSCH desde que a identificação de UE no nível L2 é difí-cil. Portanto, embora existam recursos disponíveis, os recursos exigidos nãopodem ser atribuídos aos outros canais lógicos.
Considerando as seqüências de conexão, quando a sinalizaçãono processo de estabelecimento de Conexão RRC1 CCCH (canal de controlecomum) é transmitido usando PRACH em uma comunicação de enlace as-cendente, e é transmitido usando SCCPCH em uma comunicação descen-dente de retorno. Quando a sinalização depois que a Conexão RRC é esta-belecida, DCCH é transmitida em DPCH. Conseqüentemente, em W-CDMA,os canais físicos de rádio são definidos de acordo com as características decanais lógicos, e a mudança dos canais físicos de rádio é realizada na sina-lização de RRC. Em adição, em W-CDMA, desde que um canal lógico (por-tador) para transmissão de plano U é adicionado depois da sinalização, asinalização L3 é também usada para isto.
Antes do estabelecimento da Conexão RRC, a identificação deUE é realizada usando um identificador de L3 (TMSI em particular). Depoisdo estabelecimento da Conexão RRC, a identificação de UE é realizada u-sando um identificador de L2 (RNTI em particular). Portanto, desde que mé-todos de identificação de UE em sinalização são diferentes entre no proces-so de estabelecimento de Conexão RRC e depois disto, o canal da camadafísica de rádio é reconfigurada em W-CDMA. De acordo com isto, existe ne-cessidade de definir os estados de protocolo.
Por outro lado, em PDC1 embora os canais de função sejam ma-peados em um canal de rádio, o canal de controle não pode ser colocado emslots para canal de comunicação. Por outro lado, um canal de comunicaçãonão pode ser colocado em slots para o canal de controle. Portanto, quandonão existe informação a ser transmitida usando os slots do canal de controle,ocorre desperdício de recursos. Em adição, desde que somente um tipo decanal de função pode ser colocado em slots onde o canal de controle podeser colocado, uma pluralidade de tipos de canais de função não pode sercolocada. Portanto, somente por um tipo de canal de função, o excesso derecursos ocorre e ocorre o desperdício de recursos desde que a velocidadede transmissão aumenta em sistema de comunicação móvel depois de 3G.
Um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho deatribuição de canal e um método de atribuição de canal que pode atribuirseqüencialmente recursos de rádio em um canal físico de rádio de acordocom a ocorrência de tráfego em canais lógicos.
Meios para Solucionar o Problema
Para solucionar o problema, o aparelho de atribuição de canalda presente invenção é um aparelho de atribuição de canal para atribuir umapluralidade de canais lógicos a um canal físico de rádio entre uma rede deacesso de rádio e um terminal, em que os canais lógicos incluem um canallógico para controle e um canal lógico para transmissão de dados, o canalfísico de rádio pode ser comumente usado para uma pluralidade de canaislógicos, e um canal lógico tem uma relação de correspondência, e um canallógico tem uma relação de correspondência com um canal físico de rádio, oaparelho de atribuição de canal compreendendo: meio de detecção de moni-toramento de tráfego que detecta a ocorrência de tráfego dos canais lógicos;e meio de atribuição de canal lógico, de acordo com a ocorrência do tráfegodos canais lógicos, atribui seqüencialmente recursos exigidos no canal físicode rádio para os canais lógicos.
Configurando como isto, uma pluralidade de canais lógicos estáassociada com um canal físico de rádio, de modo que, de acordo com a o-corrência de tráfego nos canais lógicos, os recursos de rádio exigidos podemser seqüencialmente atribuídos aos canais lógicos no canal físico de rádio.
Em adição, o método de atribuição de canal da presente inven-ção é um método de atribuição de canal para atribuir uma pluralidade de ca-nais lógicos a um canal físico de rádio entre uma rede de acesso de rádio eum terminal, em que os canais lógicos incluem um canal lógico para controlee um canal lógico para transmissão de dados, o canal físico de rádio podeser comumente usado para uma pluralidade de canais lógicos, e um canallógico tem uma relação de correspondência, e um canal lógico tem uma re-lação de correspondência com um canal físico de rádio, o método de atribui-ção de canal inclui, como uma das características: uma etapa de detecçãode detectar a ocorrência de tráfego dos canais lógicos; e uma etapa de atri-buição de, de acordo com a ocorrência do tráfego dos canais lógicos, atribuirseqüencialmente recursos exigidos no canal físico de rádio para os canaislógicos.
Configurando como isto, uma pluralidade de canais lógicos estáassociada com um canal físico de rádio, de modo que, de acordo com a o-corrência de tráfego nos canais lógicos, os recursos de rádio exigidos podemser seqüencialmente atribuídos aos canais lógicos no canal físico de rádio.
Efeito da Invenção
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um apa-relho de atribuição de canal e um método de atribuição de canal que podeatribuir seqüencialmente recursos de rádio em um canal físico de rádio deacordo com a ocorrência de tráfego em canais lógicos, podem ser fornecidos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é um diagrama esquemático mostrando a atribuiçãode canal em W-CDMA;
a figura 2 é um diagrama esquemático mostrando um sistema decomunicação de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 3 é um diagrama esquemático mostrando correspon-dência entre os canais de função e um canal físico em um sistema de comu-nicação de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 4 é um diagrama esquemático mostrando uma configu-ração de um canal físico de rádio de acordo com uma modalidade da pre-sente invenção;
a figura 5 é um diagrama de bloco mostrando um aparelho detransmissão de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 6 é um fluxograma mostrando a operação do aparelhode transmissão de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 7 é um fluxograma mostrando a operação do aparelhode transmissão de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a figura 8 é um fluxograma mostrando a operação do aparelhode transmissão de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição de Sinais de Referência
<table>table see original document page 8</column></row><table>
MODALIDADES PREFERIDAS PARA REALIZAR A INVENÇÃO
A seguir, as modalidades preferidas para realizar a presente in-venção, são descritas com referência às figuras baseadas nas modalidadesseguintes.
A propósito, em todas as figuras para descrever as modalidades,os mesmos símbolos de referência são usados por partes tendo as mesmasfunções, e descrições repetidas não são fornecidas.
Um sistema de comunicação de acordo com uma modalidade dapresente invenção é descrito com referência à figura 2.
O sistema de comunicação (rede de acesso de rádio) assumidana presente invenção inclui um aparelho de transmissão 100 (100i, IOO2,IOO3), um controlador de rede de rádio 200 conectado ao aparelho detransmissão 100, e um aparelho de recepção 300 (300i, 3002, 3003, 3004,3005, 3006). O aparelho de transmissão 100 inclui um aparelho de atribuiçãode canal.O sistema de comunicação forma uma área de serviço (a célulano caso de comunicação de rádio) para permitir que o aparelho de transmis-são 100 e o aparelho de recepção 300 realizem troca de informação.
Um canal de rádio que pode ser compartilhado por uma plurali-dade de aparelhos de recepção é definido como um canal para transmissãodo aparelho de transmissão 100 para um aparelho de recepção 300 entre oaparelho de transmissão 100 e o aparelho de recepção 300. Cada canal ló-gico pode ser transmitido usando este canal de rádio.
Embora o aparelho de transmissão 100 e o aparelho de recep-ção 300 sejam definidos como um aparelho de transmissão e um aparelhode recepção que transmitem informação por meio de uma ligação de rádiona presente modalidade, uma rota de transmissão entre o aparelho detransmissão e o aparelho de recepção não é limitada ao rádio.
Em adição, embora a transmissão em uma direção de enlacedescendente a partir do aparelho de transmissão 100 para o aparelho derecepção 300 é particularmente descrita na presente modalidade, a presentemodalidade pode também ser aplicada na transmissão em uma direção as-cendente do aparelho de recepção 300 para o aparelho de transmissão 100e não está limitada à transmissão na direção descendente.
A seguir, as correspondências entre os canais de função e o ca-nal físico, e uma configuração de canal físico de rádio, que são assumidasna modalidade presente, são descritas com referência à figura 3.
A imagem das correspondências entre os canais lógicos (ou ca-nais de função) e um canal físico assumido na modalidade presente é des-crita usando canais lógicos e um canal físico de rádio fornecidos em W-CDMA.
Os canais lógicos (ou canais de função) assumidos na presentemodalidade incluem BCCH, PCCH, MCCH, DCCH, CCCH1 DTCH, MSCH eMTCH. CCH indica um canal lógico para controlar e TCH indica um canallógico para transmissão de dados. MCCH, MSCH e MTCH são usados paracomunicação MBMS, isto é, comunicação de radiodifusão multidifusão. Oscanais lógicos não são limitados a estes, e podem aumentar ou diminuircomparados com estes.
Por outro lado, como um canal físico de rádio, E-DSCH (CanalCompartilhado de Enlace Descendente -Evolução) isto é um canal físico derádio de enlace descendente que pode ser compartilhado entre UEs, é pre-parado.No E-DSCH, todos os canais lógicos de enlace descendente de BC-CH1 PCCH, MCCH, DCCH, CCCH, MTCH, MSCH e DTCH podem sertransmitidos. Isto é, op canal físico de rádio pode ser comumente usado parauma pluralidade de canais lógicos.
Embora somente E-DSCH seja descrito como o canal físico derádio, o canal físico de rádio não é limitado a iso, e existe um canal de con-trole associado com E-DSCH e um canal de enlace ascendente. Cada um deBCCH, PCCH, MCCH, DCCH, CCCH, MSCH, MTCH e DTCH tem uma rela-ção de correspondência única com a E-PDSCH. Isto é, um canal lógico temuma relação de correspondência com um canal de rádio.
Embora a modalidade presente é descrita focalizando nos ca-nais de enlace descendente, não é limitada aos canais de enlace descen-dente.
Em adição, os canais de transporte definidos em W-CDMA nãosão descritos. Isto é, uma configuração pode ser adotada na medida em queexiste um canal de transporte entre um canal lógico e um canal físico, ouuma configuração pode ser adotada na medida em que não existe canal detransporte entre um canal lógico e um canal físico. No caso em que existe ocanal de transporte, uma pluralidade de canais lógicos pode ser mapeadaem um canal de transporte ou pode ser distribuído em uma pluralidade decanais de transporte.
A seguir, uma configuração de um canal físico de rádio assumi-da na modalidade presente é descrita com referência à figura 4.
É assumido que posições, no canal físico de rádio (E-DSCH), noqual os recursos de rádio exigidos podem ser atribuídos aos canais lógicoscorrespondentes, são sincronização de transmissão 1 -sincronização detransmissão 14. O número das sincronizações de transmissão não é limitadoa 14, e pode ser mais que ou menor que este. Em adição, o canal físico derádio é dividido por código de modo que uma pluralidade de canais físicos derádio pode ser fornecida.
Por exemplo, na sincronização de transmissão 1, quando existetráfego do canal de controle de radiodifusão (BCCH), recursos de rádio exi-gidos podem ser atribuídos ao BCCH. Isto é, o canal de controle de radiodi-fusão (BCCH) pode ser atribuído a uma posição particular no canal físico derádio, por exemplo, para a sincronização de transmissão 1. Mas, quando nãoexiste tráfego da BCCH, se o tráfego ocorre em um canal lógico diferente docanal de controle de radiodifusão ou o canal de controle de busca (busca(paging)), recursos de rádio exigidos podem ser atribuídos ao canal lógico nasincronização de transmissão 1.
Em adição, por exemplo, na sincronização de transmissão 2,quando existe tráfego do canal de controle de busca (busca (paging)) (PC-CH), é possível atribuir recursos de rádio exigidos para o PCCH. Isto é, ocanal de controle de busca (paging) (PCCH) pode ser atribuído a uma posi-ção particular no canal físico de rádio, isto é, atribuído à sincronização detransmissão 2, por exemplo. Mas, quando não existe tráfego do PCCH, seocorre tráfego em um canal lógico diferente do canal de controle de radiodi-fusão ou do canal de controle de busca (paging), os recursos de rádio exigi-dos podem ser atribuídos ao canal lógico na sincronização de transmissão 2.
Em cada sincronização de transmissão diferente das sincroniza-ções de transmissão 1 e 2, como para cada canal lógico diferente de BCCHou PCCH1 quando ocorre tráfego em um canal lógico, os recursos de rádioexigidos podem ser atribuídos ao canal lógico. Isto é, um canal lógico dife-rente dos canais lógicos usados para a informação de radiodifusão e a in-formação de busca (paging) pode ser atribuído a uma posição arbitrária docanal físico de rádio.
A seguir, um aparelho de transmissão da presente modalidade édescrita com referência à figura 5.
O aparelho de transmissão 100 da modalidade presente incluium aparelho de atribuição de canal. O aparelho de atribuição de canal incluiuma unidade de controle 102, e uma unidade de monitoramento de tráfego104, uma unidade de monitoramento de recurso 106, uma unidade de moni-toramento de sincronização de transmissão 108, uma unidade de determina-ção do tipo canal lógico 110, uma unidade de atribuição de canal lógico 112e uma unidade de transmissão de canal lógico 114 que são conectadas àunidade de controle 102. O aparelho de atribuição de rádio atribui, a um ca-nal físico de rádio, uma pluralidade de canais lógicos necessários para esta-belecer ligações de rádio, mantendo as ligações de rádio e transmitir dadosentre uma rede de acesso de rádio (RAN) e um terminal (UE).
A unidade de controle 102 realiza o controle em cada entidadede função para controlar o aparelho de transmissão 100 como um todo.
A unidade de monitoramento de tráfego 104 realiza o monitora-mento para determinar se existe um canal lógico em que ocorre tráfego den-tro os canais lógicos que podem ser mapeados no canal físico de rádio.
A unidade de monitoramento de recurso 106 realiza o monitora-mento para determinar se os recursos podem ser atribuídos ao canal lógicoem que ocorre tráfego.
A unidade de monitoramento de sincronização de transmissão108 realiza o monitoramento para determinar se o canal de controle de ra-diodifusão ou o canal de controle de busca (paging) pode ser atribuído emsincronizações quando cada canal lógico pode ser atribuído.
A unidade de determinação de tipo de canal lógico 110 determi-na um tipo de canal lógico do canal lógico monitorado pela unidade de moni-toramento de tráfego 104.
Quando se torna possível atribuir os recursos exigidos a um ca-nal lógico de acordo com os resultados da unidade de monitoramento detráfego 104, a unidade de determinação de tipo de canal lógico 110, a uni-dade de monitoramento de sincronização de transmissão 118 e a unidade demonitoramento de recurso 106, a unidade de atribuição de canal lógico 112atribui recursos para o canal lógico no canal físico de rádio.
A unidade de transmissão de canal lógico 114 transmite o canallógico atribuído ao aparelho de recepção 300.
A seguir, o processo de atribuição de canal no aparelho detransmissão 100 da modalidade presente é descrito com referência à figura 6.
A unidade de monitoramento de sincronização de transmissão108 do aparelho de transmissão 100 verifica se agora é uma sincronizaçãodisponível de transmissão (etapa S602).
Quando é a sincronização disponível de transmissão (etapaS602:SIM), a unidade de monitoramento de tráfego 104 determina se existeum canal lógico em que ocorre tráfego dentro os canais lógicos (etapaS604). Quando não é a sincronização disponível de transmissão (etapaS602: NÃO), o processo termina.
Quando existe um canal lógico em que ocorre tráfego (etapaS604:SIM), a unidade de determinação de tipo de canal lógico 110 determi-na se o canal lógico é pelo menos um do canal de controle de radiodifusão edo canal de controle de busca (paging) (etapa S606). Quando não existecanal lógico em que ocorre tráfego (etapa S604: NÃO), o processo termina.
Quando o canal lógico em que ocorre tráfego é pelo menos umdo canal de controle de radiodifusão e do canal de controle de busca (pa-ging) (etapa S606:SIM), a unidade de monitoramento de sincronização detransmissão 108 determina se o canal de controle de radiodifusão ou o canalde controle de busca (paging), pode ser transmitido na sincronização detransmissão (etapa S608).
Quando pode ser transmitido na sincronização de transmissão(etapa S608:SIM), a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui recur-sos de rádio exigidos no canal físico de rádio no canal lógico (etapa S610).
Por outro lado, como um resultado da determinação na etapaS606, quando o canal lógico não é o canal de controle de radiodifusão nemo canal de controle de busca (paging) (etapa S606:NÃO), a unidade de atri-buição de cabal lógico 112 atribui imediatamente os recursos exigidos nocanal físico de rádio para o canal lógico (etapa S610).
Em adição, como um resultado da determinação na etapa S608,quando não pode ser transmitido na sincronização (etapa S608:NÃO), a uni-dade de monitoramento de sincronização de transmissão 108 uma vez ar-mazena informação até a sincronização disponível de transmissão seguinte,isto é, o processo retorna para a etapa S608, e a unidade de atribuição decanal lógico 112 atribui recursos de rádio no canal físico de rádio para o ca-nal lógico imediatamente quando o tempo se torna a sincronização disponí-vel de transmissão.
A seguir, um sistema de comunicação de uma segunda modali-dade da presente invenção é descrito.
Desde que a configuração do sistema de comunicação de acor-do com a modalidade presente é similar ao sistema de comunicação da pri-meira modalidade, não é descrita.
A seguir, o aparelho de transmissão 100 da modalidade presen-te é descrito.
A configuração do aparelho de transmissão da modalidade pre-sente é similar à configuração do parelho de transmissão da primeira moda-lidade descrita com referência à figura 5. No entanto, a unidade de monito-ramento de sincronização de transmissão 108 realiza o monitoramento deum canal lógico usado para informação de dados comum do usuário tal co-mo um canal MBMS, por exemplo, em adição a monitoramento do canal decontrole de radiodifusão e do canal de controle de busca (paging).
A seguir, são descritas as correspondências entre os canais defunção e um canal físico e uma configuração do canal físico que são assu-midas na presente modalidade.
As correspondências entre os canais de função e o canal físicoque são assumidas na modalidade presente são similares às correspondên-cias entre os canais de função e o canal físico da primeira modalidade des-crita com referência à figura 3. No entanto, a configuração de canal físico édiferente daquela da primeira modalidade em que, quando se realiza comu-nicações MBMS, as posições nas quais os recursos exigidos podem ser atri-buídos no canal físico de rádio para MCCH, MSCH e MTCH (canais lógicospara multidifusão/radiodifusão) são limitados. Isto é, a informação de dadoscomum do usuário tal como um canal lógico usado para MBMS, por exem-plo, é atribuído a uma posição particular no canal físico de rádio. Desde quea informação de dados comum de usuário, que é a informação de radiodifu-são e multidifusão, por exemplo, pode ser transmitida de aparelhos detransmissão adjacentes simultaneamente, pode ser transmitida somente emum sincronismo de transmissão determinado, dentro os aparelhos de trans-missão adjacentes.
A seguir, os processos de atribuição de canal no aparelho detransmissão 100 da presente modalidade são descritos com referência àfigura 7.
A unidade de monitoramento de sincronização de transmissão108 do aparelho de transmissão 100 verifica se agora é uma sincronizaçãodisponível de transmissão (etapa S702).
Quando é a sincronização disponível de transmissão (etapaS702:SIM), a unidade de monitoramento de tráfego 104 determina se existeum canal lógico em que ocorre tráfego dentre os canais lógicos (etapaS704). Quando não é a sincronização disponível de transmissão (etapaS702:Não), o processo termina.
Quando existe o canal lógico em que ocorre tráfego (etapaS704:SIM), a unidade de determinação de tipo de canal lógico 110 determi-na se o canal lógico é a informação de dados comum do usuário que é umcanal lógico para MBMS1 por exemplo (etapa S706). Quando não existe ca-nal lógico em que ocorre tráfego (etapa S704:NÃO), o processo termina.
Quando o canal lógico é o canal lógico para MBMS (etapaS706:SIM), a unidade de monitoramento de sincronização de transmissão108 determina se o canal lógico para MBMS pode ser transmitido na sincro-nização de transmissão (etapa S708).
Quando pode ser transmitida na sincronização de transmissão(etapa S708:SIM), a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui os re-cursos de rádio exigidos no canal físico de rádio para o canal lógico (etapaS710).
Por outro lado, como resultado da determinação na etapa S706,quando o canal lógico não é o canal lógico para MBMS (etapa S706:NÃO), aunidade de atribuição de canal lógico 112 atribui imediatamente os recursosexigidos no canal físico de rádio par o canal lógico (etapa S710).
Em adição, como resultado da determinação na etapa S708,quando não pode ser transmitido na sincronização (etapa S708:NÃC>), a uni-dade de monitoramento de sincronização de transmissão 108 uma vez ar-mazena a informação de radiodifusão e multidifusão até a sincronização dis-ponível de transmissão seguinte, isto é, o processo retorna para a etapaS708, e a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui recursos de rádiopara MBMS no canal físico de rádio imediatamente para o canal lógicoquando o tempo se torna a sincronização disponível de transmissão.
A seguir, é descrito um sistema de comunicação de uma terceiramodalidade da presente invenção.
Desde que a configuração do sistema de comunicação de acor-do com a modalidade presente é similar ao sistema de comunicação da pri-meira modalidade descrita com referência à figura 2, não é descrita.
A seguir, o aparelho de transmissão 100 da presente modalida-de é descrito.
A configuração do aparelho de transmissão da modalidade pre-sente é similar à configuração do parelho de transmissão da primeira moda-lidade descrita com referência à figura 5. No entanto, a unidade de monito-ramento de sincronização de transmissão 108 realiza o monitoramento deum canal lógico usado para informação de dados comum do usuário isto é omonitoramento de um canal MBMS, por exemplo, em adição a monitoramen-to do canal de controle de radiodifusão e do canal de controle de busca (pa-ging).
A seguir, são descritas as correspondências entre os canais defunção e um canal físico e uma configuração do canal físico que são assu-midas na presente modalidade.
As correspondências entre os canais de função e o canal físicoda presente modalidade são similares às correspondências entre os canaisde função e o canal físico da primeira modalidade descrita com referência àfigura 3. No entanto, em cada canal lógico de transmissão em que ocorretráfego, e quando existem recursos de rádio disponíveis restantes, se os re-cursos de rádio restantes são adequados para os recursos de rádio exigidospara outro canal lógico, os recursos de rádio exigidos são atribuídos ao ca-nal lógico. Isto é, a configuração de canal físico é diferente daquela da pri-meira modalidade em que, o número de canais lógicos que podem ser atri-buídos recursos de rádio exigidos em uma sincronização de transmissão nãoé limitado a um, e uma pluralidade de canais lógicos pode ser transmitida namedida em que os recursos de rádio permanecem. Quando a posições emque os recursos de rádio exigidos podem ser atribuídos para o canal de con-trole de radiodifusão e o canal de controle de busca (paging), quando os re-cursos de rádio exigidos já são atribuídos ao canal de controle de radiodifu-são e canal de controle de busca (paging), os recursos de rádio não são a -tribuídos a outros canais lógicos embora existam recursos de rádio disponí-veis restantes. Isto é similar ao canal lógico para MBMS. No entanto, quandoa divisão de código ou divisão de freqüência é realizada, os recursos de rá-dio exigidos podem ser atribuídos a outro canal lógico no canal físico de rá-dio definido por código/freqüência diferentes em uma mesma sincronização.
A seguir, os processos de atribuição de canal no aparelho detransmissão 100 da presente modalidade são descritos com referência àfigura 8.
A unidade de monitoramento de sincronização de transmissão108 do aparelho de transmissão 100 verifica se agora é uma sincronizaçãodisponível de transmissão (etapa S802).
Quando é a sincronização disponível de transmissão (etapaS802:SIM), a unidade de monitoramento de tráfego 104 determina se existeum canal lógico em que ocorre tráfego dentre os canais lógicos (etapaS804). Quando não é a sincronização disponível de transmissão (etapaS802:Não), o processo termina.
Quando existe o canal lógico em que ocorre tráfego (etapaS804:SIM), a unidade de determinação de tipo de canal lógico 110 determi-na se o canal lógico é pelo menos um do canal de controle de radiodifusão,canal de controle de busca (paging) e informação de dados comum do usuá-rio, que é um canal lógico para MBMS, por exemplo (etapa S806). Quandonão existe canal lógico em que ocorre tráfego (etapa S804:NAO), o processotermina.
Quando o canal lógico é pelo menos um do canal de controle deradiodifusão, canal de controle de busca (paging) e o canal lógico paraMBMS (etapa S806:SIM), a unidade de monitoramento de sincronização detransmissão 108 determina se qualquer um do canal de controle de radiodi-fusão, canal de controle de busca (paging), e o canal lógico para MBMS,pode ser transmitido na sincronização de transmissão (etapa S808).
Quando pode ser transmitida na sincronização de transmissão(etapa S808:SIM), a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui os re-cursos de rádio exigidos no canal físico de rádio para o canal lógico (etapaS810).
A seguir, a unidade de monitoramento de tráfego 104 verifica seexiste outro canal lógico em que ocorre o tráfego (etapa S812).
Quando existe o outro canal lógico em que ocorre tráfego (etapaS812:SIM), a unidade de atribuição de recurso 106 verifica se o canal físicode rádio é dividido por código ou dividido por freqüência ou similar no siste-ma de rádio (etapa S814).
Quando a divisão de código ou divisão de freqüência é realizada(etapa S814:SIM), a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui recur-sos de rádio exigidos ao canal lógico (etapa S810). No entanto, quando ocanal lógico em que ocorre tráfego é o canal de controle de radiodifusão, ocanal de controle de busca (paging), ou o canal lógico para MBMS, a etapaassim mencionada é realizada, isto é, os processos similares à etapa S808são realizados.
Quando o canal lógico não é qualquer um do canal de controlede radiodifusão, canal de controle de busca (paging), e o canal lógico paraMBMS, de acordo com o resultado da determinação na etapa S806 (etapaS806:NÃO), a unidade de atribuição de canal lógico 112 atribui imediata-mente recursos de rádio exigidos no canal físico de rádio para o canal lógico(etapa S816).
A seguir, a unidade de monitoramento de tráfego 104 verifica seexiste outro canal lógico em que ocorre tráfego (etapa S818).
Quando existe o canal lógico em que ocorre o tráfego (etapaS818:SIM), a unidade de monitoramento de recurso 106 determina se exis-tem recursos exigidos suficientes exigidos pelo canal lógico (etapa S820).
Quando os recursos exigidos pelo canal lógico podem ser man-tidos (etapa S820:SIM), a unidade de atribuição de canal lógico 112 imedia-tamente atribui os recursos exigidos para o canal lógico (etapa S816). Masquando o canal lógico em que ocorre tráfego é qualquer um de, o canal decontrole de radiodifusão, o canal de controle de busca (paging) e o canalpara MBMS, são realizados processos similares à etapa acima mencionada,que é a etapa S808.
Em adição, de acordo com o resultado da determinação na eta-pa S808, quando não pode ser transmitido na sincronização (etapaS808:NÃO), a unidade de atribuição de canal lógico 112 uma vez armazenainformação do canal de controle de radiodifusão, o canal de controle de bus-ca (paging) ou o canal para MBMS, até a sincronização disponível de trans-missão seguinte, isto é, o processo retorna para a etapa S808, e a unidadede atribuição de canal lógico 112 atribui recursos de rádio para a informaçãode radiodifusão, a informação de busca (paging) ou MBMS no canal físico derádio imediatamente quando a transmissão pode estar disponível.
Em adição, de acordo com os resultados da determinação emetapas S812 e S818, quando não existe outro canal lógico em que ocorretráfego (etapa S812, etapa S818:NÃO), o processo termina.
De acordo com o resultado de determinação na etapa S814,quando não existe nada pelo qual os recursos podem ser mantidos (etapaS804:NÃO), os recursos não são mantidos para o canal lógico, e o processotermina. Ocorrendo tráfego é atribuído em uma sincronização de transmis-são seguinte.
Em adição, de acordo com o resultado de determinação na eta-pa S820, quando recursos exigidos solicitados pelo canal lógico não podemser mantidos (etapa S820:NÃO), os recursos exigidos não são atribuídos aocanal lógico, e o processo termina. Os recursos exigidos são atribuídos emuma sincronização de transmissão seguinte para o canal lógico para osquais os recursos não foram atribuídos.
Como mencionado acima, de acordo com a modalidade presen-te, transmitindo uma pluralidade de canais de função (canais lógicos) usandoum canal físico, pode ser esperado um efeito que a sinalização (procedimen-tos de transição de canal, mensagens) pode ser reduzido.
Em adição, um efeito de diminuir os estados de protocolo e umefeito de diminuir processo de teste pode ser obtido, e o retardo de transiçãoe a perda de dados devido a transição de canal, podem ser evitados.
Em adição, pode ser esperado um efeito para simplificar corres-pondência entre canais.
Em adição, desde que a atribuição de recurso é realizada su-cessivamente no canal de rádio de acordo com a ocorrência de tráfego, odesperdício de recursos (código, tempo, freqüência e similar) não ocorre demodo que um efeito que os recursos podem ser usados efetivamente podeser esperado. Um efeito pode ser esperado, em que se torna desnecessáriodefinir localizações de canais de função no canal de rádio antecipadamente.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
O aparelho de atribuição de canal e o método de atribuição decanal da presente invenção podem ser aplicados a um sistema de comuni-cação móvel.
O presente pedido reivindica prioridade baseado no pedido depatente Japonês NQ. 2005-178530, depositado no Japão em 17 de junho de2005, e os conteúdos inteiros do pedido de patente Japonês N2. 2005-178530 são incorporados aqui por referência.

Claims (8)

1. Aparelho de atribuição de canal para atribuir uma pluralidadede canais lógicos a um canal físico de rádio entre uma rede de acesso derádio e um terminal,em que os canais lógicos incluem um canal lógico para controlee um canal lógico para transmissão de dados, o canal físico de rádio podeser comumente usado para uma pluralidade de canais lógicos, e um canallógico tem uma relação de correspondência, e um canal lógico tem uma re-lação de correspondência com um canal físico de rádio, o aparelho de atribu-ição de canal caracterizado por compreender:meio de detecção de monitoramento de tráfego que detecta aocorrência de tráfego dos canais lógicos; emeio de atribuição de canal lógico, de acordo com a ocorrênciado tráfego dos canais lógicos, atribui seqüencialmente recursos exigidos nocanal físico de rádio para os canais lógicos.
2. Aparelho de atribuição de canal, de acordo com a reivindica-ção 1, caracterizado por compreender:meio de determinação do tipo de canal lógico que determina ostipos dos canais lógicos,em que o meio de atribuição de canal lógico atribui seqüencial-mente os recursos exigidos no canal físico de rádio para os canais lógicosde acordo com os tipos dos canais lógicos.
3. Aparelho de atribuição de canal, de acordo com a reivindica-ção 2, caracterizado pelo fato de queo meio de atribuição de canal lógico atribui um canal lógico usa-do para pelo menos uma da informação de radiodifusão, informação de bus-ca (paging) e informação de dados comum do usuário para uma posição par-ticular no canal físico de rádio.
4. Aparelho de atribuição de canal, de acordo com a reivindica-ção 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que:o meio de atribuição de canal lógico atribui um canal lógico dife-rente dos canais lógicos usados para informação de radiodifusão e informa-ção de busca (paging) para uma posição arbitrária do canal físico de rádio.
5. Método de atribuição de canal para atribuir uma pluralidade decanais lógicos a um canal físico de rádio entre uma rede de acesso de rádioe um terminal,em que os canais lógicos incluem um canal lógico para controlee um canal lógico para transmissão de dados, o canal físico de rádio podeser comumente usado para uma pluralidade de canais lógicos, e um canallógico tem uma relação de correspondência com um canal físico de rádio, ométodo de atribuição de canal caracterizado por compreender:uma etapa de detecção de detectar a ocorrência de tráfego doscanais lógicos; euma etapa de atribuição de, de acordo com a ocorrência do trá-fego dos canais lógicos, atribuir seqüencialmente recursos exigidos no canalfísico de rádio para os canais lógicos.
6. Método de atribuição de canal, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender:uma etapa de determinação do tipo de canal lógico que determi-na os tipos dos canais lógicos,em que a etapa de atribuição de canal lógico inclui uma etapa deatribuir seqüencialmente os recursos exigidos no canal físico de rádio paraos canais lógicos de acordo com os tipos dos canais lógicos.
7. Método de atribuição de canal, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que:a etapa de atribuição inclui uma etapa de atribuir um canal lógicousado para pelo menos uma da informação de radiodifusão, informação debusca (paging) e informação de dados comum do usuário para uma posiçãoparticular no canal físico de rádio.
8. Método de atribuição de canal, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que:a etapa de atribuição inclui uma etapa de atribuir um canal lógicodiferente dos canais lógicos usados para informação de radiodifusão e in-formação de busca (paging) para uma posição arbitrária do canal físico derádio.
BRPI0612753-3A 2005-06-17 2006-06-16 aparelho de atribuição de canal e método de atribuição de canal BRPI0612753A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005-178530 2005-06-17
JP2005178530A JP4718254B2 (ja) 2005-06-17 2005-06-17 チャネル割り当て装置およびチャネル割り当て方法
PCT/JP2006/312175 WO2006135063A1 (ja) 2005-06-17 2006-06-16 チャネル割り当て装置およびチャネル割り当て方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612753A2 true BRPI0612753A2 (pt) 2010-11-30

Family

ID=37532415

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612753-3A BRPI0612753A2 (pt) 2005-06-17 2006-06-16 aparelho de atribuição de canal e método de atribuição de canal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8189519B2 (pt)
EP (1) EP1892989A4 (pt)
JP (1) JP4718254B2 (pt)
KR (1) KR101238329B1 (pt)
CN (1) CN101223810B (pt)
BR (1) BRPI0612753A2 (pt)
RU (1) RU2419256C2 (pt)
TW (1) TW200708004A (pt)
WO (1) WO2006135063A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080280619A1 (en) * 2005-03-12 2008-11-13 Jin Young Chun Method for Transmitting Information in a Multiple Antenna System
KR101208520B1 (ko) 2005-03-12 2012-12-05 엘지전자 주식회사 피드백 정보 통신 방법
JP4651462B2 (ja) * 2005-06-17 2011-03-16 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ チャネル伝送装置及びチャネル伝送方法
CN101188794B (zh) * 2007-01-12 2010-09-01 中兴通讯股份有限公司 高速下行共享信道的无线网络暂时标识号获取方法及装置
US8422466B2 (en) * 2007-11-26 2013-04-16 Nokia Corporation Multiple network connections
DE602008001864D1 (de) 2007-12-13 2010-09-02 Innovative Sonic Ltd Verfahren zur Zuweisung von Funkressourcen und dazugehörige Kommunikationsvorrichtung
CN101355810B (zh) * 2008-08-15 2012-02-08 中兴通讯股份有限公司 上行物理控制信道的资源映射方法和装置
US8964549B2 (en) * 2010-06-22 2015-02-24 Sierra Wireless, Inc. Method and apparatus for managing wireless communication based on network traffic level
GB201208389D0 (en) 2012-05-10 2012-06-27 Samsung Electronics Co Ltd Integrated circuit, communication unit, wireless communication system and methods therefor
WO2017201690A1 (zh) * 2016-05-25 2017-11-30 华为技术有限公司 小区切换方法和装置
CN111601383A (zh) * 2019-06-17 2020-08-28 维沃移动通信有限公司 一种资源分配方法、终端和网络设备

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1214147A (en) * 1982-07-27 1986-11-18 Ludwig Eigenmann Impact resistant retroreflective road markings
IL74860A0 (en) * 1985-01-22 1985-07-31 Izhak Givati Motor vehicle accessory particularly useful for protecting the vehicle against theft
JPH0822100B2 (ja) * 1989-09-19 1996-03-04 日本電信電話株式会社 移動通信無線制御チャネル構成方式
US5896376A (en) 1996-12-13 1999-04-20 Ericsson Inc. Optimal use of logical channels within a mobile telecommunications network
FI970266A (fi) * 1997-01-22 1998-07-23 Nokia Telecommunications Oy Menetelmä solukkoradiojärjestelmän ohjauskanavien kantaman pidentämiseksi ja solukkoradiojärjestelmä
WO1998047246A1 (fr) * 1997-04-17 1998-10-22 Ntt Mobile Communications Network Inc. Station de base de systeme de communications mobiles
FI110467B (fi) 1997-08-19 2003-01-31 Nokia Corp Informaation siirto tietoliikennejärjestelmässä
KR100689366B1 (ko) * 1998-09-14 2007-05-17 삼성전자주식회사 이동통신시스템의 통신장치 및 방법
EP1005243A1 (en) * 1998-11-24 2000-05-31 TELEFONAKTIEBOLAGET LM ERICSSON (publ) Access method for mobile telecommunication system
BR0107785B1 (pt) * 2000-01-14 2014-12-23 Interdigital Tech Corp Sistema de comunicação sem fio com blocos de transporte de dados seletivamente dimensionados
US6879573B1 (en) * 2000-09-15 2005-04-12 Lucent Technologies Inc. Channel sharing by diverse multiframes in a wireless communications network
CN1173500C (zh) 2001-12-05 2004-10-27 华为技术有限公司 高速下行数据包接入系统对不同服务质量业务的支持方法
US7499428B2 (en) * 2002-11-07 2009-03-03 Qualcomm, Incorporated Method, apparatus, and system for receiving data on a first frequency band and observing a second frequency band
US7403790B2 (en) 2003-09-04 2008-07-22 Lucent Technologies Inc. Methods for signaling broadcast and multicast information in communication networks
US7385953B2 (en) * 2004-10-26 2008-06-10 At&T Mobility Ii Llc Method and apparatus for allocating a beacon signal in a wireless communications network

Also Published As

Publication number Publication date
CN101223810B (zh) 2012-07-18
TW200708004A (en) 2007-02-16
US8189519B2 (en) 2012-05-29
TWI317590B (pt) 2009-11-21
KR101238329B1 (ko) 2013-03-04
JP2006352704A (ja) 2006-12-28
KR20080035569A (ko) 2008-04-23
US20090088173A1 (en) 2009-04-02
WO2006135063A1 (ja) 2006-12-21
EP1892989A1 (en) 2008-02-27
CN101223810A (zh) 2008-07-16
EP1892989A4 (en) 2012-01-04
RU2008100769A (ru) 2009-07-27
JP4718254B2 (ja) 2011-07-06
RU2419256C2 (ru) 2011-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612753A2 (pt) aparelho de atribuição de canal e método de atribuição de canal
KR101358469B1 (ko) 무선 네트워크(network) 안에서 상향(uplink)및 하향(downlink) 대역폭(bandwidth)의선택 및 신호 방법
CN108235412B (zh) 一种电能优化的方法、装置、系统及用户设备
KR101794143B1 (ko) 머신 타입 통신에 대한 브로드캐스트 및 페이징 채널들
USRE46756E1 (en) Method of transmitting/receiving LTE system information in a wireless communication system
USRE49078E1 (en) Apparatus supporting an MBMS service
KR101397048B1 (ko) 무선 통신 시스템에서의 데이터 전송 방법
US8155596B2 (en) Radio communication device and method for processing measurement control information in a communication device
US20060030342A1 (en) Method for transmitting and receiving control information in a mobile communication system supporting multimedia broadcast/multicast service
US20100099425A1 (en) Method for transmitting and receiving system information
JP2010519845A (ja) 無線通信システムにおけるリソース割り当て方法
JP2006352705A (ja) チャネル伝送装置及びチャネル伝送方法
US9548841B2 (en) Method, system for transmitting traffic data over a paging channel and user equipment
KR20090028377A (ko) 이동 통신 시스템에서의 데이터 통신 방법
KR20080071909A (ko) 멀티미디어 브로드캐스트/멀티캐스트 서비스에서의 시스템정보 수신 방법
US10271372B2 (en) Method and device for establishing RRC connection for SCPTM reception
US20100110953A1 (en) Method for transmitting phasing information and phasing method in mobile communication system
CN102448025B (zh) 寻呼Cell_PCH状态的用户终端的方法及装置
CN114339617B (zh) Nr小区中mbs资源的配置使用方法及装置
US10638272B2 (en) Method and apparatus for controlling reception of SCPTM service using SCPTM-RNTI
CN101730244A (zh) 一种资源分配的方法、基站和用户终端
WO2024035916A1 (en) Method and apparatus for prach resource and tracking reference signal adaptation in wireless communication
EP1853008A1 (en) Node, user equipment and method for enabling access of user equipments in a communications system

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]