BRPI0612206A2 - veìculos de transferência de material entre um caminhão de entrega e uma máquina pavimentadora para uso em pavimentação asfáltica - Google Patents

veìculos de transferência de material entre um caminhão de entrega e uma máquina pavimentadora para uso em pavimentação asfáltica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612206A2
BRPI0612206A2 BRPI0612206-0A BRPI0612206A BRPI0612206A2 BR PI0612206 A2 BRPI0612206 A2 BR PI0612206A2 BR PI0612206 A BRPI0612206 A BR PI0612206A BR PI0612206 A2 BRPI0612206 A2 BR PI0612206A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
auger blade
auger
material transfer
delivery truck
asphalt
Prior art date
Application number
BRPI0612206-0A
Other languages
English (en)
Inventor
John E Hoffmann
David Swearingen
Original Assignee
Roadtec Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US11/372,725 external-priority patent/US7160056B1/en
Application filed by Roadtec Inc filed Critical Roadtec Inc
Publication of BRPI0612206A2 publication Critical patent/BRPI0612206A2/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C19/00Machines, tools or auxiliary devices for preparing or distributing paving materials, for working the placed materials, or for forming, consolidating, or finishing the paving
    • E01C19/48Machines, tools or auxiliary devices for preparing or distributing paving materials, for working the placed materials, or for forming, consolidating, or finishing the paving for laying-down the materials and consolidating them, or finishing the surface, e.g. slip forms therefor, forming kerbs or gutters in a continuous operation in situ
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E01CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
    • E01CCONSTRUCTION OF, OR SURFACES FOR, ROADS, SPORTS GROUNDS, OR THE LIKE; MACHINES OR AUXILIARY TOOLS FOR CONSTRUCTION OR REPAIR
    • E01C2301/00Machine characteristics, parts or accessories not otherwise provided for
    • E01C2301/02Feeding devices for pavers
    • E01C2301/04Independent shuttles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Road Paving Machines (AREA)

Abstract

VEICULO DE TRANSFERêNCIA DE MATERIAL ENTRE UM CAMINHãO DE ENTREGA E UMA MáQUINA PAVIMENTADORA PARA USO EM PAVIMENTAçãO ASFáLTICA, que inclui um chassi e um sistema de tração do veículo. O veículo também inclui uma torreta montada em pivó sobre o chassi e um depósito de material montado na torreta. O depósito de material tem um lado dianteiro e um lado traseiro com uma abertura de descarga neste último. Uma esteira rolante de descarregamento de caminhão é montada no chassi. A esteira rolante de descarregamento de caminhão tem uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída adjacente ao lado dianteiro do depósito de material. Uma esteira rolante de carregamento de material é montada na torreta e conta com uma extremidade de entrada que se estende até a abertura de descarga no lado traseiro do depósito de material.

Description

"VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTRE UMCAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARA USOEM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se em geral a um veículoautopropelido adaptado para a transferência de asfalto de um caminhão defornecimento para uma máquina de pavimentação asfáltica.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
A pavimentação de rodovias com asfalto é geralmenterealizada por uma máquina de pavimentação asfáltica e por certo número decaminhões de abastecimento que transportam o asfalto de uma fábrica produtoraaté a máquina pavimentadora. A máquina pavimentadora em geral éautopropelida e acionada por um sistema de transmissão por rodas ou lagartas.Uma tremonha está localizada na parte dianteira da máquina para receberasfalto de um caminhão e uma superfície de referência fica localizada naextremidade posterior da máquina a fim de formar um tapete asfáltico. Umsistema de esteira rolante formado tipicamente por placas e verrumas entrega oasfalto da tremonha para a base da estrada logo à frente da superfície dereferência.
Uma máquina típica de pavimentação asfáltica tem umatremonha com uma capacidade de 5 a 15 toneladas, ao passo que um caminhãobasculante típico tem uma capacidade de cerca de 20 toneladas. A parte frontalda máquina de pavimentação é normalmente equipada com roletes adaptadospara engatar nos pneus traseiros de um caminhão de entrega. Esta disposiçãopossibilita que o asfalto seja transferido do caminhão para a máquina depavimentação asfáltica mediante o posicionamento do caminhão de entrega nafrente da máquina de pavimentação e levantamento da plataforma basculante docaminhão para despejar o asfalto na tremonha na medida em que a máquinapavimentadora empurra o caminhão à sua frente. Já que o caminhão de entreganormalmente carrega mais asfalto do que a tremonha pode receber de uma sóvez, a máquina pavimentadora pode empurrar o caminhão de entrega por váriosminutos enquanto seu sistema transportador leva o asfalto da tremonha para aestrada à frente da superfície de referência.
Às vezes, com esse método podem surgir problemas naoperação da máquina pavimentadora e com o caminhão de entrega. Devido àscondições de tráfego e a outras demoras imprevistas, não é incomum que amáquina pavimentadora esvazie sua tremonha de asfalto antes que umcaminhão de entrega carregado esteja disponível para iniciar o despejo de seuasfalto na tremonha. Quando isto ocorre, a máquina de pavimentação deveinterromper a pavimentação e aguardar a chegada de outro caminhão deentrega. Mesmo que um ou mais caminhões de entrega carregados estejamdisponíveis para despejar asfalto na tremonha da máquina pavimentadora, podeser necessário parar a máquina pavimentadora. Às vezes, é simplesmenteimpossível que o motorista do caminhão desengate o caminhão de entrega vazioda frente da máquina pavimentadora e que outro motorista manobre umcaminhão carregado para a posição de despejo na tremonha antes que esta seesvazie.
Como é sabido pelas pessoas habilitadas no assunto ao quala invenção se refere, quando uma máquina de pavimentação pára, mesmo quepor um curto espaço de tempo, a superfície de referência tenderá a acomodar-seno tapete asfáltico recentemente despejado. Então, quando a máquina depavimentação reiniciar seu movimento para frente, a superfície de referênciatenderá a mover-se momentaneamente para cima, assim depositando umaquantidade excessiva de material. Por conseqüência, nos últimos anos, veículosde transferência de material têm sido empregados para transportar asfalto entrecaminhões de entrega e a máquina pavimentadora. Tal veículo de transferênciade material é descrito em várias incorporações nas patentes dos Estados Unidosn° 4,818,139, n° 5,015,120 e n° 5,035,534, as quais são aqui incorporadas comoreferência. Essas patentes descrevem um veículo de transferência de materialautopropelido que inclui uma tremonha de grande capacidade de recepção docaminhão e uma esteira rolante de grande capacidade para descarregamento docaminhão a partir desta tremonha para um depósito de material configurado parapoder receber toda a carga de um caminhão de entrega. Uma esteira rolante nodepósito de material é adaptada para transferir o asfalto para uma esteira rolantede carregamento da pavimentadora que gira essencialmente sobre um eixovertical, de forma que o veículo de transferência pode ser posicionado ao lado deuma máquina pavimentadora asfáltica que está depositando um tapete de asfaltoe descarregar rapidamente uma carga de caminhão de asfalto na tremonha dapavimentadora. Devido às suas capacidades de carregamento edescarregamento rápidos, o veículo de transferência de material pode deslocar-se rapidamente entre os caminhões de entrega em um ponto de captação e umamáquina pavimentadora que está depositando um tapete de asfalto, de formaque há menos possibilidade de que a máquina pavimentadora tenha que pararde pavimentar devido à falta de asfalto.
Embora este veículo de transferência de material tenha tidomuito sucesso comercial, seria desejável que seu peso pudesse ser reduzido ese outros recursos vantajosos pudessem ser incorporados a um veículomelhorado de transferência de material.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
Entre as vantagens da invenção há o fato de que a mesmaprovê um veículo de transferência de material que não requer três esteirastransportadoras como o veículo anterior da arte. Conseqüentemente, o veículomelhorado da invenção é algo menos complexo e pode ter um pesosignificativamente reduzido. Uma vantagem de uma incorporação preferida dainvenção é que a mesma provê um veículo de transferência de material dequatro rodas, em que tanto as rodas dianteiras como as traseiras são esterçáveispara maior manobrabilidade. Outra vantagem de uma incorporação preferida dainvenção é que a mesma provê tal veículo com uma capacidade melhorada deremistura do asfalto no depósito de material.
Outras vantagens e recursos desta invenção ficarão evidentesa partir de um exame dos desenhos e da descrição a seguir.
EXPLICAÇÃO DOS TERMOS TÉCNICOS
Da forma aqui utilizada, "materiais agregados" referem-se àpedra triturada e outros materiais particulados empregados na produção deasfalto como, por exemplo, calcário triturado e outros tipos de pedra triturada,materiais de pavimentação de asfalto reciclado triturado ou fragmentado, seixostriturados, despedaçados ou fragmentados e outros produtos contendo liga deasfalto, fibras minerais e celulósicas despedaçadas ou fragmentadas,pedregulho, areia, cal e outros aditivos particulados.
Da forma aqui utilizada, "liga asfáltica" refere-se ao material decor entre marrom escuro e preto sólido ou a material cimentoso semi-sólido quese solidifica gradualmente quando aquecido, cujos constituintes predominantessão betumes, todos os quais ocorrem na forma sólida ou semi-sólida na naturezaou são obtidos pelo refino de petróleo, o qual é utilizado na produção de asfalto.
Da forma aqui utilizada, "asfalto" refere-se a uma misturabetuminosa de pavimentação formada de liga asfáltica e de quaisquer dos váriosmateriais agregados utilizados para fins de pavimentação.
Da forma aqui utilizada, os termos "máquina de pavimentaçãoasfáltica", "máquina pavimentadora", "pavimentadora" e termos similaresreferem-se a uma máquina de acabamento para a aplicação de asfalto a fim deformar um tapete asfáltico em uma rodovia, pátio de estacionamento ousuperfície semelhante. Uma máquina de pavimentação asfáltica é tipicamenteum veículo autopropelido com uma tremonha em uma extremidade para orecebimento de asfalto e uma superfície de referência na outra extremidade paraformar um tapete de asfalto.
Da forma aqui utilizada, "tapete asfáltico" refere-se a umacamada de asfalto para produzir uma rodovia, pátio de estacionamento ousuperfície similar.
Da forma aqui utilizada, "caminhão de entrega", "caminhão" etermos similares referem-se a um veículo para o transporte de asfalto ao longode uma rodovia, o qual é adaptado para transferir asfalto para uma tremonhamontada em um veículo de transferência de material ou máquina depavimentação.
Da forma aqui utilizada, "para frente", "frente" e termossimilares, quando usados em conexão com um veículo de transferência dematerial, com um componente de tal veículo ou com uma posição em tal veículo,referem-se à extremidade da máquina mais próxima da tremonha receptora docaminhão. "Para trás", "atrás" e termos similares, quando usados em conexãocom tal veículo, componente ou posição de tal veículo referem-se à extremidadedo veículo oposta à extremidade dianteira.
Da forma aqui utilizada, "atuador rotativo" e termos similaresreferem-se a um dispositivo elétrico, hidráulico ou eletro-hidráulico que gera aforça dirigida ao longo de um arco.
Da forma aqui utilizada, "atuador linear" e termos similaresreferem-se a um dispositivo elétrico,hidráulico ou eletro-hidráulico que gera forçadirigida em uma linha reta. Um exemplo comum de um atuador linear é umcilindro hidráulico que inclui um cilindro, um pistão dentro do cilindro e uma hastefixada ao pistão. Aumentando a pressão dentro do cilindro em um lado do pistão(sobre o do lado oposto ao pistão), a haste irá estender-se do cilindro ou retrair-se para o cilindro.Da forma aqui utilizada, "atuador" e termos similares referem-se a um atuador rotativo e/ou a um atuador linear.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção compreende um veículo de transferência dematerial para o transporte de asfalto de um caminhão de entrega para umamáquina de pavimentação. Este veículo inclui um chassi e um sistema de traçãodo veículo ligado operacionalmente ao chassi e adaptado para impulsionar oveículo. Uma torreta rotativa é montada no chassi e um depósito de materialadaptado para conter um volume de asfalto é montado na torreta. O depósito dematerial tem um lado dianteiro e um lado traseiro com uma abertura de descargana parte posterior. O veículo também inclui uma esteira rolante dedescarregamento do caminhão montada no chassi. A esteira rolantedescarregadora do caminhão tem uma extremidade de entrada e umaextremidade de saída adjacente ao lado dianteiro do depósito de material. Aesteira rolante descarregadora do caminhão é adaptada para mover asfalto daextremidade da entrada para a extremidade de descarga. O veículo tambéminclui uma esteira rolante de carregamento da pavimentadora montada natorreta. A esteira rolante carregadora da pavimentadora tem uma extremidade deentrada que se estende para a abertura de descarga no lado traseiro do depósitode material e uma extremidade de saída, sendo adaptada para mover asfalto daextremidade da entrada à extremidade de saída. Em uma incorporação favoritada invenção, o veículo de transferência do material tem um chassi suportado porpelo menos quatro rodas esterçáveis. Nesta incorporação da invenção, trêsmodos de direção são previstos:
(1) esterçamento das rodas dianteiras;
(2) esterçamento coordenado das rodas dianteiras e traseiraspara a obtenção de um raio de esterçamento mais curto; e
(3) esterçamento coordenado das rodas dianteiras e traseiraspara obter um movimento lateral similar ao do caranguejo.
A incorporação preferida também inclui uma estação dooperador montada na dianteira e uma câmara de visão traseira montada na parteinferior da esteira rolante do carregador da pavimentadora. A incorporaçãopreferida também inclui uma verruma no depósito de material com lâminas depassos e/ou diâmetros variados. A incorporação preferida da invenção tambéminclui uma esteira rolante do carregador da pavimentadora sobre um pivôadaptado entre uma posição baixada e uma posição elevada cerca de 25° acimada posição horizontal.
Tendo em vista facilitar o entendimento da invenção, asincorporações favoritas da invenção são ilustradas nos desenhos, seguindo-seuma descrição detalhada. Não se pretende, entretanto, que a invenção sejalimitada às incorporações específicas ali descritas ou ilustradas. Váriasmodificações e incorporações alternativas que normalmente ocorreriam a alguémhabilitado na arte à qual a invenção se refere também são contempladas eincluídas no escopo da invenção aqui descrita e reivindicada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As incorporações atualmente preferidas da invenção sãoilustradas nos desenhos anexos, nos quais:
A Figura 1 apresenta uma visão lateral de um veículoconvencional de transferência de material em associação com um caminhão deentrega de asfalto e uma máquina de pavimentação asfáltica;
A Figura 2 apresenta uma visão lateral de outro veículoconvencional de transferência de material;
A Figura 3 apresenta a visão superior do veículo da Figura 2;
A Figura 4 apresenta a visão lateral de uma primeiraincorporação da invenção, mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição elevada;A Figura 5 apresenta a visão superior da incorporação daFigura 4 mostrando a esteira rolante de carregamento da transportadora em umaposição elevada;
A Figura 6 apresenta a visão inferior da incorporação dasFiguras 4 e 5, mostrando a esteira rolante de carregamento da pavimentadoraem uma posição elevada;
A Figura 7 apresenta a visão dianteiro da incorporação dasFiguras 4 a 6, mostrando a esteira rolante de carregamento da pavimentadoraem uma posição elevada;
A Figura 8 apresenta a visão traseira da incorporação dasFiguras 4 a 7 mostrando a esteira rolante de carregamento da pavimentadora emuma posição elevada;
A Figura 9 apresenta uma visão de perspectiva traseira daincorporação das Figuras 4 a 8 mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição elevada;
A Figura 10 apresenta uma visão lateral da incorporação dasFiguras 4 a 9 mostrando a torreta em uma posição girada;
A Figura 11 apresenta uma visão de perspectiva traseira dasFiguras 4 a10 mostrando a torreta em uma posição girada;
A Figura 12 apresenta uma visão superior da incorporaçãodas Figuras 4 a 11 mostrando a torreta em uma posição girada;
A Figura 13 apresenta uma visão traseira da incorporação dasFiguras 4 a 12 mostrando a torreta em uma posição girada;
A Figura 14 apresenta uma visão lateral da incorporação dasFiguras 4 a 13 mostrando a esteira rolante de carregamento da pavimentadoraem uma posição baixada e a esteira rolante de carregamento do caminhão emuma posição levantada ou de viagem;
A Figura 15 apresenta uma visão superior da incorporaçãodas Figuras 4 a 14 mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição baixada e a esteira rolante de descarregamentodo caminhão em uma posição elevada ou de viagem;
A Figura 16 apresenta uma visão inferior da incorporação dasFiguras 4 a 15 mostrando a esteira rolante de carregamento da pavimentadoraem uma posição baixada e a esteira rolante de descarregamento do caminhãoem uma posição elevada ou de viagem;
A Figura 17 apresenta uma perspectiva traseira daincorporação das Figuras 4 a 16 mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição baixada e a esteira rolante de carregamento docaminhão em uma posição elevada ou de viagem;
A Figura 18 apresenta uma visão seccional parcial através dodepósito de material da incorporação das Figuras 4 a 17 tomadas através dalinha 18-18 da Figura 5, mostrando uma incorporação preferida da verrumatransversal de mistura no depósito de material;
A Figura 19 apresenta uma visão seccional parcial através deum depósito de material similar ao da Figura 18, mostrando uma incorporaçãoalternativa da verruma transversal de mistura no depósito de material;
A Figura 20 apresenta uma ilustração esquemática do circuitohidráulico do sistema de direção da incorporação das Figuras 4 a 18;
A Figura 21 apresenta uma ilustração esquemática dosinterruptores elétricos dos componentes de direção traseiros da incorporaçãodas Figuras 4 a18 e 20;
A Figura 22 apresenta uma visão em perspectiva de umaparte dos componentes do sub-sistema de direção traseiro da incorporação dasFiguras 4 a 18 e 20 e 21;
A Figura 23 apresenta uma visão lateral de uma segundaincorporação da invenção mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição elevada;
A Figura 24 apresenta uma visão em perspectiva dianteira daincorporação da Figura 23, mostrando a esteira rolante de carregamento dapavimentadora em uma posição elevada;
A Figura 25 apresenta uma visão em perspectiva traseira daincorporação das Figuras 23 e 24, mostrando a esteira rolante de carregamentoda pavimentadora em uma posição elevada; e
A Figura 26 apresenta uma visão superior da incorporaçãodas Figuras 23 a25, mostrando a torreta em uma posição girada.
DESCRIÇÃO DAS INCORPORAÇÕES PREFERIDAS DA INVENÇÃO
A Figura 1 mostra o veículo de transferência de materialautopropelido 10 descrito nas Patentes dos Estados Unidos n°. 4,818,139, n°.5,015,120 e n°. 5,035,534 em associação com a máquina de pavimentaçãoasfáltica 12 e o caminhão convencional de entrega 16. A máquina pavimentadora12 inclui a tremonha 14 que foi expandida mediante uma parede dianteira 14a eparedes laterais 14b de maior altura. A máquina pavimentadora 12 também incluia superfície de referência vibratória 15 e o sistema convencional de esteirarolante compreendendo as esteiras transportadoras dispostas longitudinalmente19a e a verruma 19b dispostas transversalmente que entregam o asfalto datremonha 14 para uma posição logo adiante da superfície de referência 15, ondeé descarregada na superfície a ser pavimentada. O caminhão convencional deentrega 16 inclui uma plataforma montada em pivô 17 com uma porta traseira 18,sendo adaptado para entregar asfalto de uma fonte remota para o veículo detransporte de material 10.
O veículo 10 inclui o chassi 20, que é suportado em umasuperfície da estrada pelo primeiro conjunto de rodas 21 e pelo segundoconjunto de rodas 22. Cada conjunto de rodas é acionado por um motorhidráulico (não mostrado) fornecido com fluído sob pressão por uma ou maisbombas hidráulicas (também não mostradas). Um motor (também não mostrado)fornece a força motriz para as bombas hidráulicas. O veículo 10 inclui o depósitode material 23 montado no chassi 20, que inclui a verruma transversal 24,empregada para misturar o asfalto no depósito de material a fim de minimizar asegregação ou separação da porção agregada do asfalto por tamanho. O veículo10 também inclui a tremonha 25 de recepção do caminhão e a esteira rolante 26de carregamento do caminhão para recebimento do asfalto a partir do caminhãode entrega 16 e transportá-lo para o depósito de material. A tremonha 25geralmente tem a mesma largura da carroceria do caminhão 17 e é ajustável emcomprimento, de forma que o conteúdo do caminhão 16 possa ser esvaziadofácil e rapidamente na tremonha. A esteira rolante 26 é do tipo de placas, sendoadaptada para transportar rapidamente toda uma carga de caminhão de asfaltono depósito de material 23. A esteira rolante de descarga 28 do tipo de placasestá localizada ao longo do lado inclinado do depósito de material 23, do ladooposto à esteira rolante 26 de descarregamento do caminhão, sendo adaptadapara transportar asfalto para fora do depósito de material para a calha deescoamento 30, associada à esteira rolante 32 de carregamento dapavimentadora. O asfalto transportado para fora do depósito de material pelaesteira transportadora 28 cai através da calha de escoamento 30 na esteiratransportadora 32 de carregamento da pavimentadora. A esteira rolante 32 decarregamento da transportadora é do tipo de correia e é montada paramovimento vertical giratório em torno do pivô 34, conforme for elevada oubaixada pelo cilindro de elevação hidráulica 36. A esteira rolante 32 também éadaptada para movimento de um lado a outro sobre um eixo vertical (nãomostrado) que se estende através da tremonha 30 mediante a operação de outrocilindro hidráulico (também não mostrado). O veículo 10 é controlado por umoperador localizado na estação do operador 38.
Uma versão modificada do veículo 10 é ilustrada nas Figuras2 e 3. Conforme é ali mostrado, o veículo 40 inclui o chassi 42 suportado nasuperfície da estrada pelo primeiro conjunto de rodas 44 e pelo segundoconjunto de rodas 46. Cada roda de um conjunto de rodas é conectada a umeixo acionado por um motor hidráulico (não mostrado) que é fornecido com fluídosob pressão por uma ou mais bombas hidráulicas (também não mostradas). Ummotor (localizado atrás da grade 48) fornece a força motriz das bombashidráulicas. O veículo 40 inclui um depósito de material 50 montado sobre ochassi e inclui a verruma transversal 52 empregada para misturar o asfalto nodepósito de material a fim de minimizar a segregação ou separação da porçãoagregada do asfalto por tamanho. O veículo 40 também inclui a tremonha derecepção do caminhão 54 e a esteira transportadora de descarregamento docaminhão 56 para receber asfalto de um caminhão de entrega como o caminhão16 e transportá-lo para o depósito de material. A tremonha 54 tem geralmente amesma largura que a plataforma do caminhão 17 e é ajustável em comprimento,de forma que o conteúdo do caminhão 16 possa ser fácil e rapidamenteesvaziado na tremonha. A esteira rolante 56 é do tipo de placas e é adaptadapara transportar rapidamente toda a carga de um caminhão de asfalto nodepósito de material 50. Outra esteira rolante do tipo de placas (não mostrada,mas similar à esteira rolante 28 do veículo 10) está localizada ao longo do ladoinclinado do depósito de material 50 oposto à esteira rolante dedescarregamento do caminhão 56, sendo adaptada para transportar asfalto parafora do depósito de material para a calha de escoamento 58 associada com aesteira rolante de carregamento da pavimentadora 60. O asfalto transportadopara fora do depósito de material pela esteira rolante do depósito de material caipela calha de escoamento 58 na esteira rolante 60. A esteira rolante decarregamento da pavimentadora 60 é do tipo de correia e é montada paramovimento giratório vertical conforme é erguida e baixada pelo cilindro desuspensão hidráulica 62. A esteira rolante 60 também é adaptada paramovimento lateral sobre um eixo vertical mediante a operação de outro cilindrohidráulico (também não mostrado). O veículo 40 é controlado por um operadorlocalizado na estação do operador 64.
Uma primeira incorporação da invenção é ilustrada nasFiguras 4-18 e 20-22. Conforme é mostrado nas Figuras 4-17, o veículo detransporte de material autopropelido 100 inclui o chassi 102 com umaextremidade dianteira em 104 e uma extremidade traseira em 106. O veículo 100inclui um sistema de tração do veículo ligado operacionalmente ao chassi 102 eadaptado para impulsionar o veículo ao longo de uma superfície rodoviária.
Conforme é mostrado nas Figuras 4-17, o sistema de direção do veículo incluium conjunto de rodas dianteiras formado pela roda dianteira esquerda e pelaroda dianteira direita 109 e por um conjunto de rodas traseiras formado pela rodatraseira esquerda 110 e pela roda traseira direita 111. Preferivelmente, conformeé ilustrado nos desenhos, cada conjunto de rodas é formado de um par de rodascom pneus. Entretanto, outros conjuntos de rodas, conforme é do conhecimentodas pessoas com habilitações ordinárias na arte à qual a invenção se refere,podem ser usados alternativamente. Cada roda de um conjunto de rodas éconectada a um eixo acionado por um motor hidráulico (não mostrado) que éfornecido com fluído sob pressão por uma ou mais bombas hidráulicas (tambémnão mostradas). Este sistema de transmissão hidrostática é similar aos sistemasde transmissão hidrostática dos veículos 10 e 40. Um motor (localizado nocompartimento 112) fornece a força motriz das bombas hidráulicas. Nestaincorporação da invenção (conforme é descrito com mais detalhes a partir deagora), três modos de esterçamento são fornecidos: (a) esterçamento das rodasdianteiras, onde as rodas dianteiras 108 e 109 são esterçáveis à maneira de umautomóvel e as rodas traseiras 110 e 111 são projetadas para rodar em linhaparalela ao eixo do chassi longitudinal do veículo; (b) esterçamento coordenadodas rodas dianteiras e traseiras para girar o veículo como, por exemplo, girandoas rodas dianteiras para a direita e simultaneamente girando as rodas traseiraspara a esquerda para reduzir o raio de esterçamento do veículo; e (c)esterçamento coordenado das rodas dianteiras e traseiras para mover o veículode uma forma não-pivotante, isto é, semelhante à do caranguejo, esterçando-seas rodas dianteiras e traseiras na mesma direção para mover o veículo ao longode uma linha não paralela ao eixo do chassi 114.
Também é preferível que o sistema de transmissãohidrostática do veículo 100 permita o fluxo do fluído do diferencial entre os sub-sistemas de tração dianteiro e traseiro e que também possa ser ajustado ou"travado" para proporcionar um fluxo igual aos sub-sistemas de transmissãodianteiro e traseiro a fim de melhorar a estabilidade do veículo em terreno moleou pantanoso. Tal sistema de transmissão do veículo também pode incluir umadistribuição de válvulas nas linhas do fluído hidráulico até os motores hidráulicosa fim de permitir o fluxo do fluído hidráulico à mesma taxa para os motoreshidráulicos dianteiro e traseiro ou para permitir o fluxo diferencial do fluídohidráulico (isto é, a uma taxa diferente) para os motores hidráulicos dianteiro etraseiro, conforme for selecionado pelo operador.
A incorporação preferida do veículo 100 também inclui aesteira rolante de carregamento do caminhão 116 com extremidade da entrada118 e extremidade da saída 120. A tremonha receptora do caminhão 122 émontada na extremidade da entrada da esteira rolante de carregamento docaminhão para recepção do asfalto a partir de um caminhão de entrega deasfalto 16. A tremonha 122 tem geralmente a mesma largura que a plataformado caminhão 17 e é ajustável no comprimento de forma que o conteúdo de umcaminhão de entrega possa ser fácil e rapidamente esvaziado na tremonha. Aesteira rolante 116 é preferivelmente do tipo de placas, sendo adaptada para otransporte rápido de uma carga completa de caminhão de asfalto a partir daextremidade de entrada até a extremidade de saída e para o depósito dematerial 124. O depósito de material 124 é adaptado para conter uma quantidadede asfalto e tem um lado dianteiro 126 e um lado traseiro 128. O lado traseiro128 do depósito de material 124 tem uma abertura de descarga para receber aextremidade da entrada da esteira transportadora de transporte dapavimentadora 130.
O depósito de material 124 e a esteira transportadora decarregamento da pavimentadora 130 são montados na torreta 132, que émontada de forma pivotante sobre o chassi 102 de forma a girar sobre o eixo datorreta 134. Na incorporação da invenção ilustrada nas Figuras 4-17, o depósitode material 124, o compartimento do motor 112 e a esteira transportadora decarregamento da pavimentadora 130 são todos montados na torreta rotativa 132(que é mostrada melhor na Figura 4). Nesta incorporação da invenção, a torreta132 é girada para a esquerda e a direita do eixo do chassi 114 pela ação de umpar de atuadores (um dos quais, o cilindro hidráulico 136, é mostrado na Figura4), que são conectados entre o lado traseiro 128 do depósito de material 124 eum braço (não mostrado) do chassi adjacente ao conjunto das rodas traseiras.Preferivelmente, coordenando a extensão e a retração desses atuadores lineares(incluindo o cilindro 136), a torreta pode ser girada a partir de um ângulo θ deaproximadamente 45° para a esquerda do eixo do chassi 114 (que é mostradomelhor na Figura 12) através de um ângulo de aproximadamente 45° para adireita e o eixo do chassi 114. A rotação da torreta 132 para o lado esquerdo doeixo 114 é ilustrada nas Figuras 10-13.
Estendendo-se a partir da abertura de descarga na parteinferior do lado traseiro 128 do depósito de material preferido 124 situa-se aesteira rolante de carregamento da pavimentadora 130. A esteira transportadorade carregamento da pavimentadora tem uma extremidade de entrada 138(mostrada na Figura 18) e uma extremidade de saída 140. A esteiratransportadora de carregamento da pavimentadora 130 é montada na torreta132, seja direta, seja indiretamente (por anexação ao depósito de material). Aesteira transportadora de carregamento da pavimentadora 130 é preferivelmentedo tipo de placas, sendo adaptada para transportar asfalto da extremidade deentrada 138 no depósito de material 124 para a extremidade de saída 140 e paraa tremonha de uma máquina pavimentadora (como a tremonha 14 da máquinapavimentadora 12, mostrada na Figura 1). Preferivelmente, a extremidade daentrada da esteira transportadora de carregamento da pavimentadora 130 éligada por pivô a torreta (ou ao depósito de material), de forma que a esteiratransportadora de carregamento da pavimentadora 130 possa ser girada entreuma posição baixada que fica preferencialmente cerca de 12° acima da linhahorizontal (mostrada nas Figuras 14-17) e uma posição elevada que ficaaproximadamente 25° acima da linha horizontal. Também é preferível que aesteira transportadora do carregador da pavimentadora seja girada entre aposição baixada e a posição elevada por um par de atuadores tais como oscilindros hidráulicos 142 e 144, os quais são conectados entre o lado traseiro 128do depósito de material e a esteira de transporte pavimentadora. As Figuras 14-17 também mostram a esteira transportadora de carregamento do caminhão 116em uma posição elevada de deslocamento, o que é realizado pelos meiosconhecidos daqueles que contam com habilitações ordinárias na arte a que serelaciona a invenção.
Conforme é mostrado nas Figuras 5 e 18, uma verrumatransversal de mistura é montada na posição inferior do depósito de materialpreferido 124 entre a parede lateral externa esquerda 146 e a parede lateralexterna direita 148. Eqüidistante entre a parede lateral externa esquerda e aparede lateral externa direita situa-se uma linha central (não mostrada, porémque é co-planar com o eixo da esteira transportadora do carregador dapavimentadora 150, mostrado na Figura 5). A verruma transversal de misturainclui uma série de lâminas da verruma montada na haste 152 para rotação emtorno do eixo transversal 154. A verruma transversal de mistura inclui o conjuntoesquerdo 156 das lâminas da verruma, localizadas entre a linha de centro dodepósito de material e a parede lateral externa esquerda 146 e o conjunto direito158 das lâminas da verruma, localizado entre a linha de centro e a parede lateralexterna direita 148. Preferivelmente1 conforme é mostrado na Figura 18, aextremidade da entrada 138 da esteira de carregamento da pavimentadora 130está localizada entre o conjunto esquerdo das lâminas da verruma e o conjuntodireito das lâminas da verruma.
Também é preferível que a lâmina a verruma 160 no conjuntoesquerdo 156 localizado mais próximo da linha de centro tenha um diâmetromaior do que a lâmina da verruma 162 no conjunto esquerdo que está maispróximo da parede externa esquerda 146. Preferivelmente, conforme é mostradona Figura 18, exceto para a lâmina da verruma 162 localizada adjacente àparede externa esquerda 146, o diâmetro de cada lâmina da verruma noconjunto esquerdo 156 é maior do que o diâmetro da lâmina da verrumaadjacente no conjunto esquerdo localizado mais próximo da parede lateralexterna esquerda 146. Também é preferível que a lâmina da verruma 164 noconjunto direito 158 localizado mais próximo da linha de frente tenha umdiâmetro maior do que o da lâmina da verruma 166 no conjunto do lado direitomais próximo da parede lateral externa direita 148. Ademais, também épreferível que, exceto pela lâmina da verruma 166 localizada adjacente à paredelateral externa direita 148, o diâmetro de cada lâmina da verruma no conjuntodireito 158 seja maior do que o diâmetro da lâmina da verruma adjacente noconjunto direito localizado mais próximo da parede externa direita 148. Aoproporcionar à verruma transversal de mistura preferida lâminas com umdiâmetro variado através do depósito de material, a segregação e separação domaterial agregado na mistura do asfalto é minimizada.
A Figura 19 ilustra uma verruma transversal alternativa demistura montada na parte inferior do depósito de material 224, que éintercambiável com o depósito de material 124 no veículo 100. Esta verrumaalternativa de mistura é montada entre a parede lateral externa esquerda 246 e aparede lateral externa direita 248 do depósito de material 224. Eqüidistante entrea parede lateral externa esquerda e a parede lateral externa direita situa-se umalinha de centro (não mostrada). Esta verruma de mistura inclui uma série delâminas de verruma montadas em uma haste para rotação em torno do eixotransversal 254. Esta verruma alternativa de mistura inclui o conjunto esquerdo256 de lâminas da verruma, situado entre a linha de centro do depósito dematerial e a parede lateral externa esquerda 246 e o conjunto das lâminas daverruma 258 do lado direito, situado entre a linha de centro e a parede lateralexterna direita 248. Preferivelmente1 conforme mostrado na Figura 19, aextremidade de entrada da esteira rolante carregadora da pavimentadora 230(que é essencialmente idêntica à esteira rolante 130) está localizada entre oconjunto esquerdo das lâminas da verruma e o conjunto direito das lâminas daverruma. Conforme pode ser visto comparando-se a Figura 19 e a Figura 18, aslâminas da verruma alternativa de mistura têm um diâmetro variado através dodepósito de material da mesma forma que o diâmetro variado das lâminas daverruma através do depósito de material 124 da Figura 18. Entretanto, é tambémpreferível nesta incorporação alternativa que o passo (indicado em 260) entre alâmina da verruma no conjunto esquerdo localizada mais próxima da linha decentro e a lâmina da verruma adjacente no conjunto esquerdo seja maior do queo passo (indicado em 262) entre a lâmina da verruma no conjunto do ladoesquerdo localizada mais próxima da parede externa esquerda e a lâmina daverruma adjacente no conjunto esquerdo. De fato, é especialmente preferívelque, exceto pela lâmina da verruma localizada adjacente à parede lateral externaesquerda, o passo entre cada lâmina da verruma no conjunto do lado esquerdo ea lâmina da verruma adjacente que esteja mais próxima da linha de centro émaior do que o passo entre tal lâmina da verruma e a lâmina da verrumaadjacente mais próxima da parede externa esquerda. Similarmente, é preferívelque o passo entre a lâmina da verruma no conjunto do lado direito localizadamais próxima da linha de centro e a lâmina da verruma adjacente no conjunto dolado direito seja maior do que o passo entre a lâmina da verruma no conjunto dolado direito que está localizada mais próxima da parede lateral externa direita e alâmina da verruma adjacente no conjunto do lado direito. É também preferívelque, exceto pela lâmina da verruma localizada adjacente à parede lateral externadireita, o passo entre cada lâmina da verruma no conjunto do lado direito e alâmina da verruma adjacente mais próxima da linha de centro seja maior do queo passo entre a lâmina de tal lâmina da verruma e a lâmina da verrumaadjacente mais próxima da parede lateral externa direita. Esta verrumaalternativa de mistura conta com lâminas de verruma de diâmetro e passovariados por todo depósito de material, o que também serviria para minimizar asegregação e separação dos materiais agregados de vários tamanhos departículas.
Referindo-se novamente às Figuras 4-17, o veículo preferido100 também inclui uma estação do operador montada na frente (mostradaesquematicamente em 168) acima da esteira transportadora dedescarregamento do caminhão 116 nos suportes 170 e 172 anexados ao quadro102. Preferivelmente, a estação do operador 168 fica localizada em frente aoconjunto das rodas dianteiras. Já que a estação do operador desta incorporaçãoda invenção está localizada na parte dianteira do veículo, é também preferívelque uma câmara de visão traseira 174 seja fornecida, a qual é montada no ladoinferior da esteira transportadora de carregamento da pavimentadora 130 e quea estação do operador inclua um monitor (não mostrado) para exibir umaimagem da câmara 174.
Preferivelmente, o esterçamento do conjunto das rodasdianteiras é operado por um volante convencional (não mostrado) e oesterçamento do conjunto das rodas traseiras por um joystick localizado em umconsole de controle (não mostrado) na estação do operador 168. O joystickpreferido para esterçar o conjunto de rodas traseiras conta com posições paraesterçar à esquerda, esterçar à direita e centralizar o conjunto de rodas traseiras(de forma que as rodas deste conjunto fiquem paralelas ao eixo do chassi 114).Ao girar as rodas para a esquerda ou para a direita e ao deixar o joystick naposição neutra (ou centrada), o veículo pode ser manobrado como um automóvelconvencional. Ao girar o volante para a esquerda e ao mudar o joystick para adireita (ou girando o volante para a direita e mudando o joystick para aesquerda), o veículo irá esterçar na direção em que o volante girar, mas com umraio de esterçamento menor do que seria se as rodas traseiras ficassemcentralizadas. Ao girar o volante para a esquerda e ao mudar o joystick para aesquerda (ou ao girar o volante para a direita e mudar o joystick para a direita), oveículo irá mover-se como um caranguejo em uma direção obliqua à do eixo dochassi.
Agora, com relação à Figura 20, é ilustrado o circuitohidráulico do sistema de direção preferido do veículo 100. Conforme é alimostrado, este circuito inclui uma unidade convencional de esterçamento 176que controla o fluxo de fluído para o cilindro de esterçamento dianteiro esquerdo178 e o cilindro de esterçamento dianteiro direito 180. Uma válvula solenóidehidráulica convencional 182 controla o fluxo do fluído para o cilindro deesterçamento traseiro esquerdo 184 e para o cilindro de esterçamento traseirodireito 186. Uma válvula sensora de posição 188 (também mostrada na Figura22) como a que é vendida sob a marca MICROTORK® pela"Microtork-Rotovalvede Warren", Nova Jersey, é vinculada por ligação 190 ao ponto de conexão datravessa do volante para o conjunto de rodas traseiras a fim de sentir a posiçãoangular do conjunto de rodas traseiras com relação ao chassi. Agora, comrelação as Figuras 20 e 21, pode-se ver que o interruptor de energização 192(mudando-se o joystick de direção traseira para a esquerda) permite que umaválvula solenóide direcional de três posições 182 dirija o fluxo para o lado dopistão do cilindro 184 e para o lado da haste do cilindro 186 a fim de esterçar oconjunto de rodas traseiras para a esquerda, enquanto que, ao se energizar ointerruptor 194 (mudando-se o joystick de direção traseiro para a direita), pode-se fazer com que a válvula solenóide quádrupla direcional de três posições 182dirija o fluxo para o lado do pistão do cilindro 186 e para o lado da haste docilindro 184 para esterçar o conjunto das rodas traseiras para a direita.
Quando o interruptor de centralização do esterçamento 196,preferivelmente operado por um botão no joystick, é energizado, a válvulasolenóide do cabeçote móvel 193 dirige o fluxo através da válvula do sensor deposição 188 para a válvula de retenção de posição 198, o que faz com que ocilindro de esterçamento traseiro esquerdo 184 e o cilindro de esterçamentotraseiro direito 186 centralizem o conjunto de rodas traseiras de forma que asrodas traseiras fiquem alinhadas com o eixo do chassi. Se o joystick for mudado,seja para a esquerda seja para a direita, sem engatar o interruptor decentralização do esterçamento traseiro 196, a válvula de retenção de posição198 irá manter a posição esterçada para a esquerda ou esterçada para a direitado conjunto de rodas traseiras até que o joystick seja mudado na outra direçãoou o botão de centralização 196 seja energizado.
As Figuras 23-26 ilustram uma segunda incorporação dainvenção. Conforme é mostrado, o veículo de transporte de materialautopropelido 200 inclui o chassi 202 com uma extremidade dianteira em 204 euma extremidade traseira em 206. O veículo 200 inclui um sistema de tração doveículo vinculado operacionalmente ao chassi 202 e é adaptado para dirigir oveículo ao longo de uma superfície rodoviária. Este sistema de transmissão doveículo inclui um conjunto de rodas dianteiras formado da roda dianteiraesquerda 208 e da roda dianteira direita 209, além de um conjunto de rodastraseiras formado da roda traseira esquerda 210 e da roda traseira direita 211.Cada roda de um conjunto de rodas é conectado a um eixo acionado por ummotor hidráulico (não mostrado), fornecido com fluído sob pressão por uma oumais bombas hidráulicas (também não mostradas). Este sistema de traçãohidrostático é similar aos sistemas de acionamento hidrostáticos dos veículos 10,40 e 100. Um motor (localizado no compartimento 212) fornece a força motrizpara as bombas hidráulicas. Nesta incorporação da invenção, é preferível que osmesmos modos de esterçamento sejam fornecidos da forma aqui descrita emconexão com a descrição do veículo 100.
A incorporação preferida do veículo 200 também inclui aesteira rolante de descarregamento do caminhão 216 com uma extremidade deentrada 218 e uma extremidade de saída 220. A tremonha de recepção docaminhão 222 é montada na extremidade da entrada da esteira rolante decarregamento do caminhão para recepção do asfalto de um caminhão deentrega como o caminhão 16. A tremonha 222 tem geralmente a mesma larguraque a plataforma do caminhão 17 e seu comprimento é ajustável, de forma que oconteúdo de um caminhão de entrega pode ser fácil e rapidamente esvaziado natremonha. A esteira rolante 216 é preferivelmente do tipo de placas e é adaptadapara transportar rapidamente toda uma carga de asfalto de um caminhão a partirda extremidade de entrada até a extremidade de saída e até o depósito dematerial 223. O depósito de material 223 é adaptado para conter uma certaquantidade de asfalto e conta com uma extremidade dianteira 226 e umaextremidade traseira 228. A extremidade traseira 228 do depósito de material223 conta com uma abertura de descarga para receber a extremidade daentrada da esteira transportadora de carregamento da pavimentadora 229. Odepósito de material 223 e a esteira transportadora de carregamento dapavimentadora 229 são montados na torreta 232, a qual é montada em pivôsobre o chassis 202 de forma a girar sobre o eixo da torreta 234. Naincorporação da invenção ilustrada nas Figuras 23-26, o compartimento do motor212 é montado no chassi 202, em vez de na torreta.
Uma verruma transversal de mistura (não mostrada, mas quepode ser similar às ilustradas nas Figuras 18 e 19 em conexão com a descriçãodo veículo 100) é montada na parte inferior do depósito de material preferido 223entre a parede lateral externa esquerda 245 e a parede lateral externa direita247. Eqüidistante entre a parede lateral externa esquerda e a parede lateralexterna direita há uma linha de centro (não mostrada, mas que é co-planar como eixo da esteira transportadora do carregador da pavimentadora 250, mostradona Figura 26). A verruma transversal de mistura inclui uma série de lâminas daverruma montadas em uma haste (não mostrada) para rotação em torno do eixotransversal 254. A verruma transversal de mistura pode incluir um conjuntoesquerdo de lâminas da verruma (não mostrado), localizado entre a linha decentro do depósito de material e a parede lateral externa esquerda 245 e umconjunto direito de lâminas da verruma (também não mostrado) localizado entrea linha de centro e a parede lateral externa direita 247.
Estendendo-se a partir da abertura de descarga na parteinferior do lado traseiro 228 do depósito de material preferido 223 situa-se aesteira rolante de carregamento da pavimentadora 229. A esteira rolante decarregamento da pavimentadora 229 tem uma extremidade da entrada (similar àextremidade da entrada 138 da esteira rolante 130 do veículo 100) e umaextremidade de saída 240. A esteira rolante de carregamento da pavimentadoraé montada na torreta, seja direta seja indiretamente (através de fixação com odepósito de material).
Preferivelmente, a extremidade da entrada da esteira rolantede carregamento da pavimentadora 229 é presa em pivô à torreta (ou aodepósito de material) de forma a ser localizada entre o conjunto esquerdo daslâminas da verruma e o conjunto direito das lâminas da verruma (similar àlocalização da extremidade da entrada 138 da esteira rolante de carregamentoda pavimentadora 130, ilustrada na Figura 18). A esteira rolante decarregamento da pavimentadora 229 é preferivelmente do tipo de placas e éadaptada para transportar asfalto de sua extremidade de entrada no depósito dematerial 223 para a extremidade de saída 240 e para a tremonha de umamáquina de pavimentação (como a tremonha 14 da máquina de pavimentação12, mostrada na Figura 1). Preferivelmente, a esteira rolante de carregamento dapavimentadora 229 é adaptada para ser girada entre uma posição baixada quefica preferivelmente cerca de 12° acima da linha horizontal (não mostrada, massimilar à posição baixada da esteira rolante de carregamento da pavimentadora130 do veículo mostrado nas Figuras 14-17) e uma posição elevada que ficacerca de 25° acima da linha horizontal. É também preferível que a esteira rolantecarregadora da pavimentadora seja girada entre a posição baixada e a posiçãoelevada por um atuador que inclui o cilindro hidráulico 242 conectado entre olado traseiro 228 do depósito de material e a esteira rolante do carregador dapavimentadora.
Nesta incorporação da invenção, a torreta 232 é girada para aesquerda e a direita do eixo do chassi 214 pela ação de um par de atuadores(um dos quais, o cilindro hidráulico 236, é mostrado nas Figuras 23 e 25),conectados entre o lado traseiro 228 do depósito de material 223 e um braço(não mostrado) do chassi adjacente ao conjunto de rodas traseiro.Preferivelmente, coordenando a extensão e a retração desses atuadores lineares(incluindo o cilindro 236), a torreta pode ser girada a partir de um ângulo θ decerca de 45° para a esquerda do eixo do chassi 214 (mostrado na Figura 26)através de um ângulo de cerca de 45° para a direita do eixo do chassi 214.
O veículo 200 também inclui uma estação do operadormontada na frente (mostrada esquematicamente em 268), sobre a esteira rolantede descarregamento do caminhão 216 sobre suportes (incluindo suporte deescada 270) fixados ao chassi 202. Preferivelmente, a estação do operador 268fica localizada em frente ao conjunto das rodas dianteiras. Já que a estação dooperador desta incorporação da invenção está localizada na parte dianteira doveículo, é também preferível que uma câmara de visualização traseira 274 sejafornecida montada sobre o lado inferior da esteira transportadora decarregamento da pavimentadora 229 e que a estação do operador inclua ummonitor (não mostrado) para exibir uma imagem a partir da câmara 274.
Embora esta descrição contenha muitos detalhes, estes nãodevem ser interpretados como limitadores do escopo da invenção, masmeramente como provedores de ilustrações de algumas das incorporaçõespresentemente preferidas da mesma, bem como o melhor modo contempladopelos inventores de realizar a invenção. A invenção, da forma aqui descrita, estásuscetível a várias modificações e adaptações, como seria entendido poraqueles com habilitações corriqueiras na arte à qual a invenção se refere, e asmesmas visam ser entendidas dentro do significado e gama dos equivalentesdas reivindicações do apêndice.

Claims (20)

1. - 'VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", caracterizado pelo fato decompreender:(a) um chassi com uma primeira extremidade e uma segundaextremidade;(b) um sistema de tração do veículo operacionalmente fixadoao chassi e adaptado para impulsionar o veículo;(c) uma torreta giratória montada sobre o chassi;(d) um depósito de material:(i) montado sobre a torreta;(ii) com um lado dianteiro;(iii) com um lado traseiro com uma abertura de descarga;(iv) adaptado para conter uma certa quantidade de asfalto;(e) uma esteira rolante de carregamento de caminhão:(i) montada no chassi;(ii) com uma extremidade de entrada;(iii) que tenha uma extremidade de saída adjacente ao ladodianteiro do depósito de material;(iv) adaptada para mover asfalto de uma extremidade deentrada para a extremidade de saída;(g) uma esteira rolante de carregamento da pavimentadora:(i) montada na torreta;(ii) com uma extremidade de entrada que se estenda para aabertura de descarga no lado traseiro do depósito de material;(iii) que tenha uma extremidade de saída;(iv) que seja adaptada para mover asfalto da extremidade deentrada para a extremidade de saída.
2. - 'VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de incluir uma tremonha receptora de caminhão montadana extremidade de entrada da esteira rolante de descarregamento do caminhão.
3. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de incluir uma estação do operador montada sobre aesteira rolante de descarregamento do caminhão.
4. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do depósito de material incluir:(a) uma parede lateral externa esquerda, uma parede lateralexterna direita e uma linha de centro eqüidistante da parede lateral externaesquerda e da parede lateral externa direita;(b) uma verruma transversal de mistura montada na parteinferior do depósito de material entre a parede lateral externa esquerda e aparede lateral externa direita, sendo que tal verruma transversal de misturacompreende:(i) uma haste montada para rotação em torno de um eixo derotação dentro do depósito de material;(ii) várias lâminas da verruma montadas na haste, incluindoum conjunto esquerdo de lâminas da verruma localizadas entre a linha de centroe a parede externa esquerda e um conjunto direito de lâminas da verrumalocalizado entre a linha de centro e a parede externa direita, em que a lâmina daverruma no conjunto esquerdo localizado mais próxima da linha de centro temum diâmetro maior do que o da lâmina da verruma no conjunto do lado esquerdomais próxima da parede lateral externa esquerda e a lâmina da verruma noconjunto direito localizada mais próxima da linha de centro tem um diâmetromaior do que a lâmina da verruma no conjunto direito mais próxima da paredelateral externa direita.
5. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que a extremidade da entrada da esteira rolante decarregamento da pavimentadora está localizada entre o conjunto do ladoesquerdo das lâminas da verruma e o conjunto do lado direito das lâminas daverruma.
6. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de compreender:(a) exceto para a lâmina da verruma localizada adjacente àparede externa esquerda, o diâmetro de cada lâmina da verruma no conjuntoesquerdo é maior do que o diâmetro da lâmina da verruma adjacente no conjuntodo lado esquerdo localizada mais próxima da parede lateral externa esquerda;(b) exceto para a lâmina da verruma localizada adjacente àparede lateral externa direita, o diâmetro de cada lâmina da verruma no conjuntodireito é maior do que o diâmetro da lâmina da verruma adjacente no conjunto dolado direito localizado mais próximo da parede lateral externa direita.
7. - 'VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 4,caracterizado pelo fato de compreender:(a) o passo entre a lâmina da verruma no conjunto esquerdolocalizado mais próximo da linha de centro e a lâmina da verruma adjacente noconjunto esquerdo é maior do que o passo entre a lâmina da verruma noconjunto esquerdo localizado mais próximo da parede lateral externa esquerda ea lâmina da verruma adjacente no conjunto esquerdo;(b) o passo entre a lâmina da verruma e o conjunto direito estálocalizado mais próximo da linha de centro e a lâmina da verruma adjacente noconjunto direito é maior do que o passo entre a lâmina da verruma no conjuntodireito localizado mais próximo da parede lateral externa direita e a lâmina daverruma adjacente no conjunto direito.
8. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 7,caracterizado pelo fato de compreender:(a) exceto pela lâmina da verruma localizada adjacente àparede lateral externa esquerda, o passo entre cada lâmina da verruma noconjunto esquerdo e a lâmina da verruma adjacente mais próxima da linha decentro é maior do que o passo entre tal lâmina da verruma e a lâmina daverruma adjacente mais próxima da parede lateral externa esquerda.(b) exceto pela lâmina da verruma localizada adjacente àparede lateral externa direita, o passo entre cada lâmina da verruma no conjuntodireito e a lâmina da verruma adjacente mais próxima da linha de centro é maiordo que o passo entre tal lâmina da verruma e a lâmina da verruma adjacentemais próxima da parede lateral externa direita.
9. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de:(a) que a esteira de carregamento da pavimentadora sejaadaptada para ser girada entre uma posição baixada e uma posição elevada;(b) que inclua meios de girar a esteira rolante decarregamento da pavimentadora entre a posição baixada e a posição elevada.
10. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a esteira rolante de carregamento dapavimentadora seja adaptada para ser girada entre uma posição baixada e umaposição elevada cerca de 25° acima da linha horizontal.
11. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o meio de girar a esteira rolante carregadora dapavimentadora entre a posição baixada e a posição elevada compreenda umatuador conectado entre o depósito de material e a esteira rolante carregadorada pavimentadora.
12. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de:(a) dita torreta seja adaptada para ser girada entre umaposição esquerda e uma posição direita;(b) que inclua o meio de girar a torreta entre a posiçãoesquerda e a posição direita.
13. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato que:(a) o chassi inclua um eixo longitudinal;(b) a torreta seja adaptada para ser girada entre uma posiçãoesquerda que fica cerca de 45° à esquerda do eixo longitudinal do chassi e umaposição direita que fica cerca de 45° à direita do eixo longitudinal do chassi.
14. - 'VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que o meio de rotação de sua torreta entre a posiçãoesquerda e a posição direita compreenda um atuador conectado entre o chassi eo depósito de material.
15. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de dito sistema de tração do veículo incluir:(a) um conjunto de rodas dianteiras montado na extremidadedianteira do chassi;(b) um conjunto de rodas traseiras montado na extremidadetraseira do chassi;(c) um motor para o fornecimento de energia para acionar oconjunto de rodas dianteiras e o conjunto de rodas traseiras.
16. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de incluir:(a) uma estação do operador localizada à frente do conjuntodas rodas dianteiras;(b) uma câmara de visão traseira montada na esteira rolantede carregamento da pavimentadora.
17. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de dito motor ser montado na torreta.
18.- "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 15,caracterizado pelo fato de que:(a) dito conjunto de rodas dianteiras seja esterçável;(b) dito conjunto de rodas traseiras seja esterçável; e(c) inclua um sistema de direção pelo qual apenas o conjuntode rodas dianteiras possa ser esterçado ou cujo conjunto de rodas dianteiras econjunto de rodas traseiras possam ser esterçados simultaneamente.
19. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 18,caracterizado pelo fato de dito sistema de direção incluir um atuador fixadooperacionalmente ao conjunto de rodas dianteiras e um atuador fixadooperacionalmente ao conjunto de rodas traseiras.
20. - "VEÍCULO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ENTREUM CAMINHÃO DE ENTREGA E UMA MÁQUINA PAVIMENTADORA PARAUSO EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA", de acordo com a reivindicação 18,caracterizado pelo fato de dito sistema de direção incluir o meio de permitir que oconjunto de rodas traseiras seja esterçável ou centrado de acordo com a opçãodo operador.
BRPI0612206-0A 2006-03-10 2006-12-06 veìculos de transferência de material entre um caminhão de entrega e uma máquina pavimentadora para uso em pavimentação asfáltica BRPI0612206A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
USUS11/372,725 2006-03-10
US11/372,725 US7160056B1 (en) 2005-03-11 2006-03-10 Material transfer vehicle for use in asphalt paving
PCT/US2006/046346 WO2007117287A1 (en) 2006-03-10 2006-12-06 Material transfer vehicle for use in asphalt paving

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612206A2 true BRPI0612206A2 (pt) 2010-10-26

Family

ID=56290886

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612206-0A BRPI0612206A2 (pt) 2006-03-10 2006-12-06 veìculos de transferência de material entre um caminhão de entrega e uma máquina pavimentadora para uso em pavimentação asfáltica

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0612206A2 (pt)
WO (1) WO2007117287A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2711460B1 (de) 2012-09-21 2016-08-24 Joseph Vögele AG Baumaschine mit Materialfördersystem
US11560676B2 (en) 2019-02-13 2023-01-24 Caterpillar Paving Products Inc. Determine optimal frequency to load haul truck
CN113740193B (zh) * 2021-08-25 2022-12-20 北京路新沥青混凝土有限公司 一种沥青混凝土质量监测方法及其设备

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL8402831A (nl) * 1984-09-14 1986-04-01 Zijlstra & Bolhuis Bv Zwenkbare boxenvuller.
DE3524463A1 (de) * 1985-07-09 1987-01-15 Strabag Bau Ag Fahrbare lademaschine
US4818139A (en) * 1987-08-25 1989-04-04 Barber-Greene Company Methods and apparatus for making an asphalt-aggregate pavement

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007117287A1 (en) 2007-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7160056B1 (en) Material transfer vehicle for use in asphalt paving
US6604351B2 (en) Joint for an articulated vehicle
CA2318917C (en) Articulated combine
US6606844B2 (en) Grain unloading assembly
CN101838962B (zh) 物料摊铺机
US4830533A (en) Asphalt patching device
EP0306152A1 (en) Methods and apparatus for making an asphalt aggregate pavement
US20060239806A1 (en) Mobile material placer and conveying system and method of placing and conveying material utilizing the same
CN102162218B (zh) 带旋转铣刨滚的路基修筑机
US3016809A (en) Paving machine
CN105569105A (zh) 工作机的底盘
CN105564236A (zh) 工作机的底盘
CA2591166C (en) Material transfer vehicle for use in asphalt paving
US8100220B2 (en) Vehicle having auxiliary steering system
BRPI0612206A2 (pt) veìculos de transferência de material entre um caminhão de entrega e uma máquina pavimentadora para uso em pavimentação asfáltica
JP4528750B2 (ja) 散布装置及びこれを搭載した散布車両
RU2411320C2 (ru) Перегрузочное транспортное средство для транспортировки материала, используемое при укладке асфальтового покрытия
AU2006319007B2 (en) Material transfer vechile for use in asphalt paving
JPS6219689Y2 (pt)
JPS6219688Y2 (pt)
CA3119365A1 (en) Material transfer vehicle with modular engine assembly
CA2660669C (en) Vehicle having auxiliary steering system
RU2541966C2 (ru) Самоходный дорожно-строительный агрегат

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: E01C 19/00

Ipc: E01C 19/48 (2006.01)

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL