BRPI0611574A2 - ponto de acesso, método transmissor de informações, método transmissor de informações, ponto de acesso, e mìdia legìvel por computador incluindo instruções de programa enviadas a um processador para executar um método transmissor de informações. - Google Patents

ponto de acesso, método transmissor de informações, método transmissor de informações, ponto de acesso, e mìdia legìvel por computador incluindo instruções de programa enviadas a um processador para executar um método transmissor de informações. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611574A2
BRPI0611574A2 BRPI0611574-8A BRPI0611574A BRPI0611574A2 BR PI0611574 A2 BRPI0611574 A2 BR PI0611574A2 BR PI0611574 A BRPI0611574 A BR PI0611574A BR PI0611574 A2 BRPI0611574 A2 BR PI0611574A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
access point
frame
indication information
information
mobile node
Prior art date
Application number
BRPI0611574-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Soo-Hong Park
Original Assignee
Samsung Electronics Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Samsung Electronics Co Ltd filed Critical Samsung Electronics Co Ltd
Publication of BRPI0611574A2 publication Critical patent/BRPI0611574A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/005Control or signalling for completing the hand-off involving radio access media independent information, e.g. MIH [Media independent Hand-off]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/14Reselecting a network or an air interface
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/08Access point devices
    • H04W88/10Access point devices adapted for operation in multiple networks, e.g. multi-mode access points
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W40/00Communication routing or communication path finding
    • H04W40/34Modification of an existing route
    • H04W40/36Modification of an existing route due to handover
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/08Access point devices

Abstract

PONTO DE ACESSO, MéTODO TRANSMISSOR DE INFORMAçõES, MéTODO TRANSMISSOR DE INFORMAçõES, PONTO DE ACESSO, E MIDIA LEGIVEL POR COMPUTADOR INCLUINDO INSTRUçõES DE PROGRAMA ENVIADAS A UM PROCESSADOR PARA EXECUTAR UM METODO TRANSMISSOR DE INFORMAçõES. Aparelho e método se referem à transmissão de informações sobre protocolo de transferência independente de mídia (MIH), onde o ponto de acesso inclui um módulo de interface com fio, através de uma rede com fio, informações sobre indicação indicando se um ponto de acesso que gerencia uma subrede heterogênea vizinha suporta um protocolo para conduzir uma transferência independente de midia (MIH), um módulo de armazenamento para armazenar as informações sobre indicação recebidas, um módulo gerador de quadro para gerar um quadro incluindo as informações sobre indicação armazenadas, e um módulo de interface sem fio para transmitir o quadro gerado a um nó móvel.

Description

DS ACESSO, MÉTODO TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES, MÉTODOTRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES, PONTO DE ACESSO, E MÍDIALEGÍVEL POR COMPUTADOR INCLUINDO INSTRUÇÕES DE PROGRAMAENVIADAS A UM PROCESSADOR PARA EXECUTAR UM MÉTODOTRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES
Área Técnica
Um aspecto da presente invenção é dirigido àtransferência em um ambiente de LAN sem fio. De modoparticular, um aspecto da presente invenção se refere aométodo para prestar informações acerca de se serviços detransferência independente de mídia (MIH), conformedefinidos pela especificação do Institute of Eletrical andElectronics Engineers (IEEE) 802.21, são disponibilizadospara uso em uma rede, à qual pertence um nó móvel, e umponto de acesso executando o método.
Antecedentes da Invenção
Um aumento rápido de usuários dos serviços decomunicação móvel levou à ativação dos serviços decomunicação móvel suportando comunicações multimídia, eserviços de comunicação contínua têm sido solicitados porusuários móveis. Por conseguinte, tornou-se importanterealizar uma transferência rápida no ambiente de LAN semfio, baseado na especificação IEEE 802.11.
A fig. 1 ilustra um ambiente de LAN sem fioconvencional.Cora referência à fig. 1, o ambiente de LAN semfio inclui um nó móvel (MN) 1, ura ponto de acesso (AP) A10, um ponto de acesso B 20, um ponto de acesso C 30, umponto de acesso D 40, um roteador de acesso (AR) A 50 e umroteador de acesso B 60.
O nó móvel 1, que pode ser um telefone móvel, umassistente digital pessoal (PDA), ou um computadornotebook, se move entre diversas LANs sem fio. Cada um dospontos de acesso A, B, C e D 10, 20, 30 e 40 conecta o nómóvel 1 a uma subrede, à qual o nó móvel 1 pertence,permitindo assim que o nó móvel 1 acesse uma rede com fio,como a Internet. Aqui a seguida, um dispositivo realizandoesta função será chamado de um "ponto de acesso".
Os roteadores de acesso A e B 50 e 60 dotam o nómóvel 1 com serviços de roteamento em uma subrede, à qualcada um deles pertence, permitindo assim que o nó móvel 1acesse um nó arbitrário na subrede usando um caminho ideal.
Conforme ilustrado na fig. 1, o ambiente de LANsem fio convencional será descrito sob a hipótese de que onó móvel passa através de um conjunto de serviços básicos(BSS) gerenciado pelo ponto de acesso A 10, um BSSgerenciado pelo ponto de acesso B 20, um BSS gerenciadopelo ponto de acesso C 30 e um BSS gerenciado pelo ponto deacesso D 4 0 em seqüência. BSS é um termo usado naespecificação IEEE 802.11, e ele se refere a uma LAN semfio gerenciada por um único ponto de acesso.Δ fim de permitir que o nó móvel 1 em movimentosaiba qual ponto de acesso usar para acessar uma rede comfio, cada um dos pontos de acesso A, B, C e D 10, 20, 30 e4 0 transmite periodicamente um sinal de mensagem de alerta,que indica seu BSS gerenciado.
Em comunicações indicadas por 11 na fig. 1, o nómóvel 1 recebe um sinal de mensagem de alerta do ponto deacesso A 10. Baseado no sinal de B recebido, o nó móvel 1fica ciente de que ele está posicionado no BSS gerenciadopelo ponto de acesso A. O nó móvel 1 acessa uma rede comfio, por meio do ponto de acesso A 10, como ocorridoanteriormente.
Em comunicações indicadas por 21 na fig. 1, o nómóvel 1 recebe um sinal de B do ponto de acesso B 20.Baseado no sinal de B recebido, o nó móvel 1 fica ciente deque o BSS, no qual ele está posicionado, foi alterado. Porconseguinte, o nó móvel 1 conduz uma transferência, devidoà alteração do BSS, isto é, transferência em um nível deenlace. A saber, o nó móvel 1 fica ciente de que ele estáposicionado no BSS gerenciado pelo ponto de acesso B 20, ealtera sua conexão do nível de enlace com o ponto de acessoA 10 para uma conexão do nível de enlace com o ponto deacesso B 20. Com referência ao modelo de referência parainterconexão de sistemas abertos (OSI), visto que o nívelde enlace corresponde a um segundo nível, a transferênciano nível de enlace é chamada de uma transferência nosegundo nível ou uma transferência L2 de forma resumida.
O nó móvel 1 acessa uma rede com fio, por meio deseu novo ponto de acesso B 20.
Nas comunicações indicadas por 22 na fig. 1, o nómóvel 1 transmite uma solicitação de roteador para quadrode anúncio de proxy (RtSolPr) incluindo informações de queo BSS, no qual ele está posicionado, foi alterado, aoroteador de acesso A 50 por meio do ponto de acesso B 20. 0roteador de acesso A 50, que não recebeu as informaçõesatravés de qualquer outro roteador de acesso, fica cientede que o nó móvel 1 está posicionado dentro de sua subrede.
Nas comunicações indicadas por 23 na fig. 1, oroteador de acesso A 50 transmite um quadro de anúncio deroteador proxy (PrRtAdv), incluído informações de que asubrede não foi alterada, ao nó móvel 1 por meio do pontode acesso B 20. O nó móvel 1, que recebe esse quadro, ficaciente de que ele está posicionado dentro da subredegerenciada pelo roteador de acesso A 50. Por conseguinte, onó móvel 1 não conduz uma transferência, isto é,transferência em um nível de protocolo Internet (IP) . Comrelação ao modelo de referência OSI, visto que o nível IPcorresponde a um terceiro nível, a transferência no nívelIP é chamada de uma transferência no terceiro nível, ou umatransferência L3 de forma resumida.
Nas comunicações indicadas por 24 na fig. 1, o nómóvel 1 recebe um sinal de mensagem de alerta do ponto deacesso B 20. Baseado no sinal de mensagem de alertarecebido, o nó móvel 1 fica ciente de que ele estáposicionado dentro do BSS gerenciado pelo ponto de acesso B20. O nó móvel 1 acessa uma rede com fio por meio do pontode acesso B 20, conforme ocorreu anteriormente.
Nas comunicações indicadas por 31 na fig. 1, o nómóvel 1 recebe um sinal de mensagem de alerta do ponto deacesso C 30. Baseado no sinal de mensagem de alertarecebido, o nó móvel 1 fica ciente de que o BSS, no qualele está posicionado, foi alterado. Por conseguinte, o nómóvel 1 conduz a transferência devido à alteração do BSS,isto é, transferência em um nivel de enlace. A saber, o nómóvel 1 fica ciente de que ele está posicionado no BSSgerenciado pelo ponto de acesso C 30, e altera a conexão donível de enlace com o ponto de acesso A 10 para uma conexãodo nivel de enlace com o ponto de acesso C 30. O nó móvel 1acessa uma rede com fio por meio de seu novo ponto deacesso C 30.
Nas comunicações indicadas por 32 na fig. 1, o nómóvel 1 transmite um quadro RtSolPr, incluído informaçõesde que o BSS, no qual ele está posicionado, foi alteradopara o roteador de acesso A 50 por meio do ponto de acessoC 30 e o roteador de acesso B 60. O roteador de acesso A50, que recebe essas informações por meio do roteador deacesso B 60, que é um roteador de acesso diferente, ficaciente de que o nó móvel 1 não está na sua subrede.Nas comunicações indicadas por 33 na fig. 1, oroteador de acesso A 50 transmite um quadro PrRtAdv,incluindo informações de que a subrede, na qual o nó móvel1 está posicionado, foi alterada ao nó móvel 1 por meio doroteador de acesso B 60 e o ponto de acesso C 30. A nómóvel 1, que recebe esse quadro, fica ciente de que asubrede, na qual ela está posicionada, foi alterada. Porconseguinte, o nó móvel 1 conduz a transferência, devido àalteração da subrede, isto é, a transferência em um nívelde protocolo internet (IP) .
Nas comunicações indicadas por 41 na fig. 1, o nómóvel 1 recebe um sinal de mensagem de alerta a partir doponto de acesso D 40. Baseado no sinal de mensagem dealerta recebido, o nó móvel 1 fica ciente de que o BSS, noqual ele está posicionado, foi alterado. Por conseguinte, onó móvel 1 conduz a transferência, devido á alteração doBSS, isto é, a transferência no nível de enlace. O nó móvel1 fica ciente de que ele está posicionado dentro de um BSSgerenciado pelo ponto de acesso B 40, e altera a conexão donível de enlace com o ponto de acesso C 30 para uma conexãodo nível de enlace com o ponto de acesso D 40. O nó móvel 1acessa uma rede com fio, por meio de seu novo ponto deacesso D 40.
Nas comunicações indicadas por 42 na fig. 1, o nómóvel 1 transmite um quadro RtSolPr, incluindo informaçõesde que o BSS, no qual ele está posicionado, foi alterado,ao roteador de acesso B 60 por meio do ponto de acesso D40. O roteador de acesso B 60, que recebe esse quadro (nãoatravés de qualquer outro roteador de acesso), fica cientede que o nó móvel 1 está posicionado dentro de sua subrede.
Nas comunicações indicadas por 43 na fig. 1, oroteador de acesso B 60 transmite um quadro PrRtAdv,incluindo informações de que a subrede não foi alterada,para o nó móvel 1 por meio do ponto de acesso D 40. O nómóvel 1, que recebe esse quadro, fica ciente de que eleestá posicionado dentro da subrede gerenciada pelo roteadorde acesso B 60. Por conseguinte, o nó móvel 1 não conduz atransferência, devido à alteração da subrede, isto é, atransferência no nivel IP.
Como acima descrito, um nó móvel se comunica comum roteador de acesso para obter informações de umaalteração de uma subrede que ele acessa, visto que ele nãosabe se a subrede foi alterada. Em outras palavras, o nómóvel se comunica com o roteador de acesso, a fim dedeterminar, se deve conduzir a transferência somente nonivel de enlace, ou as transferências no nivel de enlace eno nivel IP.
A transferência, devido ao movimento de um nómóvel entre redes homogêneas, é ilustrada na fig. 1. Porém,pesquisas para dar suporte à mobilidade continua entreredes heterogêneas estão sendo conduzidas.
De modo particular, a tecnologia sem fio ganhandoforça recentemente como uma arte principal é classificadaem WLAN (a norma IEEE 802.11) e celular. Para dar suporte àmobilidade entre essas redes sem fio, organizaçõesparticipando da padronização sem fio, incluindo a IEEE 802,3GPP, 2GPP2, ITU-T e IETF, estão dando um enfoque ativopara solucionar problemas conhecidos.
Dentre eles, a pesquisa da IEEE 802 é a maisefetiva, especialmente a IEEE 802.21 WG e a IEEE 802.11WIEN SG.
A IEEE 802.21 WG está voltada para apadronização, a fim de fornecer soluções independentes demídia para mobilidade entre redes heterogêneas. De modoparticular, ela criou um novo modelo de nível 2.5 entre umnivel MAC e seu nível IP superior, tornando assim possíveldar suporte eficiente à mobilidade em vários ambientes, come sem fio.
Para isto, o grupo de trabalho da IEEE 802.21 temdiscutido um método para realizar um protocolo detransferência independente de mídia (MIH). Nesteparticular, o conteúdo divulgado em www.ieee802.org/21 podeser citado como referência.
Mesmo quando um nó móvel, operando de acordo como protocolo MIH, se move para uma rede heterogênea, o nómóvel pode conduzir comunicação contínua, visto que atransferência é possível, quando um ponto de acesso na redeheterogênea de destino suporta o protocolo MIH.Divulgação da Invenção
Problema Técnico
Porém, quando o nó móvel não suporta o protocoloMIH, ou quando ele suporta protocolo MIH, mas o ponto deacesso na rede heterogênea de destino não suporta oprotocolo MIH, a transferência não pode ser conduzida.
Por conseguinte, existe a necessidade, de que o nómóvel saiba, se o ponto de acesso na rede heterogênea dedestino suporta o protocolo MIH.
Solução Técnica
Por conseguinte, um aspecto da presente invenção serefere a um método para testar informações acerca de se,quando um nó móvel se mover para uma rede heterogênea, umponto de acesso na rede heterogênea suporta o protocolo MIHdefinido na Especificação IEEE 802.21, e um ponto de acessopara conduzir o método.
De acordo com um aspecto da presente invenção, éfornecido um ponto de acesso incluindo um módulo deinterface com fio para receber, através de uma rede comfio, informações sobre indicação, indicando se um ponto deacesso, que gerencia uma subrede heterogênea vizinha,suporta um protocolo para conduzir uma transferênciaindependente de midia (MIH), um módulo de armazenamentopara armazenar as informações sobre indicação recebidas, ummódulo gerador de quadro para gerar um quadro incluindo asinformações sobre indicação armazenadas, e um módulo deinterface sem fio para transmitir o quadro gerado a um nó móvel.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, éfornecido um método transmissor de informações, incluindorecepção, através de uma rede com fio, de informações sobreindicação, indicando se um ponto de acesso, que gerenciauma subrede heterogênea vizinha, suporta um protocolo paraconduzir uma transferência independente de mídia (MIH),armazenamento das informações sobre indicação recebidas,geração de um quadro incluindo as informações sobreindicação armazenadas, e transmissão do quadro gerado a umnó móvel.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, éfornecido um ponto de acesso, incluindo um módulo geradorde quadro para gerar um quadro incluindo informações sobreindicação, para indicar se um protocolo para conduzir umatransferência independente de mídia (MIH) é suportado, e ummódulo de interface sem fio para transmitir o quadro geradoa um nó móvel.
De acordo com outro aspecto ainda da presenteinvenção, é fornecido um método transmissor de informações,incluindo a geração de um quadro incluindo informaçõessobre indicação, para indicar se um protocolo para conduziruma transferência independente de mídia (MIH) é suportado,e transmissão do quadro gerado a um nó móvel.Aspectos e/ou vantagens adicionais da invençãoserão descritos, em parte, na descrição a seguir e, emparte, tornar-se-ão óbvios através da descrição, ou podemser aprendidos pela prática da invenção.
Descrição dos Desenhos
Esses e/ou outros aspectos e vantagens dainvenção tornar-se-ão óbvios e mais prontamente apreciadosatravés da descrição a seguir das modalidades, tomadas emconjunto com os desenhos anexos, onde:
a fig. 1 ilustra um ambiente de LAN sem fioconvencional;
a fig. 2 ilustra uma configuração de um sistema,de acordo com uma modalidade exemplificante da presenteinvenção;
a fig. 3 ilustra uma configuração de um ponto deacesso, de acordo com uma modalidade exemplificante dapresente invenção;
a fig. 4 é um fluxograma ilustrando um métodopara transmitir informações sobre indicação MIH a um nómóvel, de acordo com uma modalidade exemplificante dapresente invenção;
a fig. 5 ilustra um quadro MAC usado paratransmitir as informações sobre indicação MIH, de acordocom uma modalidade exemplificante da presente invenção; e
a fig. 6 é uma tabela mostrando tipos e subtiposde quadro IEEE 802.11 para o quadro MAC.Modo de Realização da Invenção
Vantagens e características dos aspectos dapresente invenção e métodos para realização da mesma podemser entendidos mais prontamente, fazendo referência àdescrição detalhada a seguir das modalidadesexemplificantes e dos desenhos anexos. Porém, os aspectosda presente invenção podem ser incorporados de muitasformas distintas, e não devem ser considerados, como sendolimitados às modalidades aqui descritas. Ao invés disso,essas modalidades são apresentadas, a fim de que estadivulgação seja concreta e transmit a inteiramente oconceito da invenção às pessoas versadas na técnica, e apresente invenção será apenas definida pelas reivindicaçõesapensas.
Um aspecto da presente invenção é descrito aqui aseguir com referência a um diagrama de blocos ouilustrações de fluxograma de um ponto de acesso, e a ummétodo para transmitir informações sobre protocolo MIH, deacordo com modalidades exemplificantes da invenção. Deveficar claro que cada bloco do fluxograma, e combinações deblocos no fluxograma, podem ser implementadas porinstruções de programa de computador. Essas instruções deprograma de computador podem ser emitidas a um processadorde um computador para uso geral, computador especial, ououtro aparelho para processamento de dados programáveispara produzir uma máquina, de forma que as instruções, querodara através do processador do computador ou outroaparelho para processamento de dados programáveis, criemmaneiras para implementar as funções especificadas no (s Sbloco (s) de fluxograma.
De acordo com outro aspecto da presente invenção,essas instruções de programa de computador podem ser tambémarmazenadas em uma memória legível por computador ouutilizável por computador, que possa direcionar umcomputador ou outro aparelho processador de dadosprogramáveis a funcionar de uma maneira específica, a fimde que as instruções armazenadas na memória legível porcomputador ou utilizável por computador produzam um artigode fabricação, incluindo instruções que implementem afunção especificada no(s) bloco(s) de fluxograma.
De acordo outro aspecto da presente invenção, asinstruções podem ser também carregadas em um computador ououtro aparelho processador de dados programáveis, parafazer com que uma série de operações seja executada nocomputador ou outro aparelho programável, a fim de produzirum processo implementado por computador, de modo que asinstruções executadas no computador ou outro aparelhoprogramável propiciem operações para implementar as funçõesespecificadas no(s) bloco(s) de fluxograma.
De acordo com outro aspecto da presente invenção,cada bloco das ilustrações do fluxograma pode representarum módulo, segmento, ou porção de código, que inclua uma oumais instruções executáveis para implementar a(s)função(ões) lógica(s) especificada(s). Deve ser tambémobservado, que em algumas implementações alternativas, asfunções anotadas nos blocos podem ocorrer fora de ordem.Por exemplo, dois blocos mostrados em sucessão podem, naverdade, ser executados substancialmente de formasimultânea, ou os blocos podem, algumas vezes, serexecutados na ordem invertida, dependendo da funcionalidadeenvolvida.
A fig. 2 ilustra uma configuração· de um sistema,de acordo com uma modalidade exemplificante da presenteinvenção. O sistema inclui um primeiro roteador de acesso240, um segundo roteador de acesso 250, um primeiro pontode acesso 220, um segundo ponto de acesso 230 e um nó móvel 210.
O nó móvel 210, que pode ser um telefone móvel,um PDA ou um computador notebook, se refere a um nómovendo--se entre diversas LANs sem fio.
O primeiro ponto de acesso 220 e o segundo pontode acesso 230 conectam o nó móvel 210 às respectivassubredes, às quais eles pertencem, permitindo assim que onó móvel 210 acesse uma rede com fio, tal como a Internet.
O primeiro roteador de acesso 240 e o segundoroteador de acesso 250 dotam o nó móvel 210 com serviços deroteamento nas suas respectivas subredes, permitindo assimque o nó móvel 210 se conecte a um nó arbitrário em cadauma das subredes, utilizando um caminho ideal. Comunicaçõesmútuas entre eles podem ser conduzidas, de acordo com ummétodo para comunicação de roteador convencional.
Conforme ilustrado na fig. 2, é presumido que onó móvel 210 passe através da subrede gerenciada peloprimeiro ponto de acesso 220 e a subrede gerenciada pelosegundo ponto de acesso 230, e que as respectivas subredesgerenciadas pelo primeiro ponto de acesso 220 e o segundoponto de acesso 230 componham redes heterogêneas.
Por exemplo, quando a subrede gerenciada peloprimeiro ponto de acesso 220 se referir a um BSS definidopela especificação IEEE 802.11, a subrede gerenciada pelosegundo ponto de acesso 230 pode corresponder a uma célulade uma rede celular, mas não é limitado a isto. Qualquerrede heterogênea gerenciada pelo primeiro ponto de acesso220 é possível.
É presumido que o nó móvel 210 possa suportar oprotocolo MIH definido na especificação IEEE 802.21. Porconseguinte, quando o nó móvel 210 se mover da primeirasubrede para uma segunda subrede heterogênea, o nó móvel210 pode conduzir continuamente a comunicação, quando osegundo ponto de acesso 230 na segunda subrede suportar oprotocolo MIH.
O nó móvel 210 precisa saber, se o segundo pontode acesso 230 suporta o protocolo MIHf antes dele se moverpara a segunda subrede. Em seguida, essas informações serãochamadas de informações sobre indicação MIH.
O nó móvel 210 pode receber informações sobreindicação MIH do primeiro ponto de acesso 220, e o primeiroponto de acesso 220 pode obter essas informações doprimeiro roteador de acesso 240. O primeiro roteador deacesso 240 pode obter as informações sobre indicação MIH dosegundo roteador de acesso 250 através de uma rede com fio.
Isto é, quando o primeiro roteador de acesso 240receber as informações sobre indicação MIH do segundo pontode acesso 230, através do segundo roteador de acessovizinho 250, por meio da rede com fio, e transmitir asinformações sobre indicação MIH recebidas para o primeiroponto de acesso 220, o primeiro ponto de acesso 220 forneceas informações sobre indicação MIH recebidas para o nómóvel 210 pertencente a essa subrede.
Neste momento, o primeiro ponto de acesso 220gera e transmite um quadro para conduzir informações sobreindicação MIH para a subrede por ele gerenciada, pelo qualas informações sobre indicação MIH são transmitidas ao nómóvel 210. Um exemplo desse quadro será descrito maistarde.
A fig. 3 ilustra uma configuração um ponto deacesso, que apresenta a configuração geral do primeiroponto de acesso 220 ou do segundo ponto de acesso 230mostrados na fig. 2, de acordo com uma modalidadeexemplificante da presente invenção.Um ponto de acesso inclui um módulo de interfacesem fio 310, um módulo de interface com fio 330, um módulogerador de quadro 34 0, um módulo de armazenamento 350 e ummódulo de controle 320.
O módulo de interface sem fio 310 se refere aomódulo para comunicação com um nó móvel pertencente àsubrede gerenciada pelo ponto de acesso, e o módulo deinterface com fio 330 se refere ao módulo para conexão comuma rede com fio por meio de um roteador de acesso. Omódulo de armazenamento 350 armazena informações sobreindicação MIH de um ponto de acesso na subrede heterogêneavizinha (recebida através do módulo de interface com fio330} , e o módulo gerador de quadro 34 0 gera um quadropredeterminado incluindo as informações sobre indicaçãoMIH, de acordo com uma operação pelo módulo de controle320, e controla o módulo de interface sem fio 310, a fim detransmitir o quadro ao nó móvel. O módulo de controle 320controla as operações dos módulos e coordena com suavidadeas comunicações entre a rede com fio e a rede sem fio.
O termo módulo', conforme aqui usado, se refere,mas não é limitado a, um componente de software ou dehardware, tal como uma Porta Matriz com Campo Programável(FPGA) ou um Circuito Integrado com Aplicação Especifica(ASIC), que desempenha determinadas tarefas. Um módulo podeser, de modo vantajoso, configurado para residir na mídiade armazenamento endereçável, e configurado para rodar emum ou mais processadores. Assim, um módulo pode incluir,para fins de exemplo, componentes, tais como componentes dosoftware, componentes de software orientados para objetos,componentes de classe e componentes de tarefa, processos,funções, atributos, procedimentos, sub-rotinas, segmentosde código de programa, acionadores, firmware, microcódigo,circuitos, dados, bancos de dados, estruturas de dados,tabelas, redes, e variáveis. A funcionalidade proporcionadanos componentes e módulos pode ser combinada em um menornúmero de componentes e módulos, ou ainda separada emcomponentes e módulos adicionais. Além disso, componentes emódulos podem ser implementados, a fim de reproduzir uma oumais CPUs dentro de um dispositivo ou um cartão multimídiaseguro.
Um processo, onde um ponto de acesso transmiteinformações sobre indicação MIH de outro ponto de acesso,que gerencia uma rede heterogênea vizinha, isto é, umasubrede heterogênea vizinha, para um nó móvel pertencente àrede, é ilustrado na fig. 4, e será descrito de maneiraconcreta baseado nos módulos ilustrados na fig. 3.
O módulo de interface com fio 330 do ponto deacesso recebe informações sobre indicação MIH de umroteador de acesso, que conduz funções de roteamento para arede heterogênea vizinha, o roteador de acesso sendoconectado a um roteador de acesso, que é conectado nainterface com fio 330 através de uma rede com fio S41Q. Asinformações sobre indicação MIH podem ser incluídas nasinformações de roteamento transmitidas de maneiraperiódica, ou não, entre os roteadores de acesso.
O módulo de controle 320 armazena as informaçõessobre indicação MIH recebidas através do módulo deinterface com fio 330 no módulo de armazenamento 350 S420.O módulo de controle 320 pode atualizar as informaçõessobre indicação MIH armazenadas no módulo de armazenamento350, sempre que ele receber novas informações sobreindicação MIH.
O módulo de controle 320 detecta a ocorrência deum evento predeterminado S430. O evento predeterminadoimplica em um estado, no qual as informações sobreindicação MIH armazenadas no módulo de armazenamento 350podem ser transmitidas a um nó móvel na subrede gerenciadapelo ponto de acesso.
Como um exemplo do evento, um sinal de mensagemde alerta definido na especificação IEEE 802.11 étransmitido no ambiente de LAN sem fio, ou um quadro deresposta para a solicitação do nó móvel pode ser gerado etransmitido.
Quando um evento tiver ocorrido, o módulo decontrole 320 comanda o módulo gerador de quadro 340 paragerar um quadro incluindo as informações sobre indicaçãoMIH e, a seguir, o módulo gerador de quadro 34 0 gera umquadro, de acordo com um comando S4 40.O quadro gerado pelo módulo gerador de quadro 340é transmitido a um nó móvel através do módulo de interfacesem fio 310 S450.
Um exemplo de um quadro, que pode ser usado, afim de que o ponto de acesso transmita informações sobreindicação MIH ao nó móvel, é um quadro MAC definido naespecificação IEEE 802.11, cuja configuração é ilustrada nafig. 5· A fig. 6 é uma tabela mostrando tipos e subtipos dequadro IEEE 802.11 para o quadro MAC.
Com referência à fig. 5, o quadro MAC inclui umcampo para controle de quadro de 2 bytes, um campo deduração/ ID de 2 bytes, campos de endereço, cada qual tendoum endereço de 48 bits (endereço n° 1, endereço n° 2 eendereço n° 3) , um campo para controle se seqüência de 2bytes, um campo para endereço de 6 bytes (endereço n° 4},um corpo de quadro tendo no máximo 2.312 bytes, e um campopara seqüência de verificação de quadro (FCS) de 4 bytes.
O campo para controle de quadro inclui um campopara protocolo, no qual uma versão de protocolo, tal como aversão MAC IEEE 802.11, é gravada, um campo para tipo e umcampo para subtipo, para identificar tipos do quadro emuso, um campo ToDS, um campo FromDS, um campo parafragmentos adicionais, um campo para reavaliação, um campogerenciador de energia, um campo para dados adicionais, umcampo para Wired Equivalent Privacy (WEP) e um campo paraseqüência, no qual vários parâmetros para controle dequadro são armazenados. Os tipos e subtipos do quadro sãoilustrados na fig. 6.
O campo para duração/ ID possui vários usos, comoqualquer tipo de ajuste da duração (vetor para alocação derede ou NAV), um quadro (CFP) transmitido durante o períodode não-contenção, e um quadro de pesquisa PS.
O campo para endereço armazena parâmetros paramovimento do quadro. 0 endereço N0 1 é usado para urareceptor, o endereço N° 2 é usado para um transmissor, e oendereço N0 3 é usado para filtragem pelo receptor.
O campo para controle de seqüência é usado naremontagem dos quadros fragmentados e eliminação dosquadros em duplicata, e inclui um campo para número defragmentação de 4 bits e um campo para número de seqüênciade 12 bits.
O campo para corpo de quadro se refere a um campopara dados, que suporta no máximo 2.312 bytes.
O FCS é usado durante a verificação daintegridade de um quadro recebido através de um terminalespecífico.
Com referência à fig. 6, os vários tipos dequadros são classificados em um quadro de gerenciamento 00,um quadro de controle 01 e um quadro de dados 10. Outrostipos de quadro 11, não usados, mas reservados para uso,podem estar presentes.
Quadros de cada tipo podem ser diferenciados porvalores de campo para subtipo de 4 bits. Por exemplo, noquadro gerenciador, um quadro tendo um subtipo xIOOO' é umquadro de mensagem de alerta, e um quadro tendo um subtipo'0101' é um quadro de resposta de verificação. No quadro decontrole, um quadro tendo um subtipo xIlOl' é um quadro deconfirmação (ACK), e um quadro tendo um subtipo OOOO' é umquadro de dados. Pode ser entendido, que cada tipo dequadro pode ter outros subtipos, não usados, mas reservadospara uso, com referência à fig. 6. Por exemplo, quando osvalores de subtipo forem '1101', '1ll0' ou '1111' no quadrogerenciador, eles são reservados para uso futuro.
Na presente modalidade, o quadro gerenciadorpossui os valores de subtipo de '1101', '1110' ou '1111',quando um ponto de acesso transite o quadro MAC a um nómóvel, indicando assim se o ponto de acesso gerenciando umasubrede heterogênea vizinha suporta o protocolo MIH.
Com referência à fig. 6, um quadro é reservado,quando um valor de tipo do quadro MAC for '11' . Porconseguinte, através da designação do valor de subtipo,quando o valor de tipo do quadro MAC for '11', se um pontode acesso vizinho, que gerencia uma subrede heterogênea,suporta o protocolo MIH, pode ser conhecido.
Como outra modalidade exemplificante, visto que oponto de acesso transmite periodicamente um quadro demensagem de alerta, que possui o subtipo '1000' no quadrogerenciador, ele pode transmitir o quadro de mensagem dealerta incluindo informações indicando as informações sobreindicação MIH no campo 'reservado' , no corpo de quadro doquadro de mensagem de alerta.
Como outra modalidade exemplificante, um quadrode resposta de verificação tendo o subtipo '0101' eincluindo informações indicando informações sobre indicaçãoMIH no campo 'reservado' , no corpo de quadro, pode sertransmitido a um nó móvel.
Até agora, um método para saber se o protocoloMIH é suportado na subrede, para a qual, um nó móvel serámovido., foi descrito. Porém, o aspecto da presente invençãonão é limitado ao mesmo. Pode ser conhecido, se o protocoloMIH pode ser suportado na subrede, à qual o nó móvel estáatualmente conectado.
Em outras palavras, na medida em que um ponto deacesso possa suportar o protocolo MIH na sua subrede, elepode transmitir essas informações aos nós moveispertencentes ã sua subrede. Nesta ocasião, os quadros acimadescritos podem ser usados. Por conseguinte, o nó móvelpode saber, se o protocolo MIH pode ser suportado nasubrede, para a qual ele se move, bem como na subrede, àqual ele atualmente pertence.
Aplicabilidade Industrial
Como acima descrito, um aspecto da presenteinvenção é relacionado à determinação antecipada, se oprotocolo MIH é suportado em uma subrede heterogêneavizinha, para a qual um nó móvel é movido.
Modalidades exemplificantes dos aspectos dapresente invenção foram descritas com respeito aos desenhosanexos. Porém, deverá ficar claro para as pessoas versadasna técnica que várias substituições, modificações emudanças na forma e nos detalhes podem ser aqui feitas, semse afastar do espirito e escopo da presente invenção,conforme definidos pelas reivindicações a seguir. Assim,deve ficar claro que as modalidades acima descritas sãosomente para fins de ilustração, e não devem serconsiderados como uma limitação da invenção.

Claims (29)

1. PONTO DE ACESSO, CARACTERIZADO pelo fato decompreender:módulo de interface com fio para receber,através de uma rede com fio, informações sobre indicaçãoindicando se um ponto de acesso, que gerencia uma subredeheterogênea vizinha, suporta um protocolo, para conduziruma transferência independente de midia (MIK);módulo de armazenamento para armazenar asinformações sobre indicação recebidas;módulo gerador de quaaro para gerar umquadro incluindo as informações sobre indicaçãoarmazenadas; emódulo de interface sem fio para transmitiro quadro gerado a um nó móvel.
2. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o módulo de interface receber asinformações sobre indicação por meio de um roteador deacesso.
3. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o quadro gerado incluir um quadrotransmitido periodicamente através do módulo de interfacesem fio.
4. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as informações sobre indicação seremincluídas em um campo reservado do quadro gerado.
5. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o quadro gerado incluir um quadro MAC,conforme definido na especificação IEEE 802.11.
6. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato do quadro gerado incluir umquadro gerenciador no quadro MAC.
7. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por as informações sobre indicação seremincluídas em um quadro de mensagem de alerta do quadrogerenciador, e serem transmitidas no seu estado para o nómóvel.
8. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por as informações sobre indicação seremincluídas em um quadro de resposta de verificação do quadrogerenciador, e serem transmitidas no seu estado para o nómóvel.
9. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por as informações sobre indicaçãorepresentarem um valor de subtipo do quadro gerenciador,como '1101', '1110' ou '1111'.
10. MÉTODO TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES,caracterizado por compreender:recepção, através de uma rede com fio, deinformações sobre indicação indicando se um ponto deacesso, que gerencia uma subrede heterogênea vizinha,suporta um protocolo, para conduzir uma transferênciaindependente de mídia (MIH);armazenagem das informações sobre indicaçãorecebidas;geração de um quadro incluindo asinformações sobre indicação armazenadas; etransmissão do quadro gerado a um nó móvel.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por a recepção das informações sobreindicação compreender a recepção das informações sobreindicação, por meio de um roteador de acesso.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por a recepção das informações sobreindicação compreender a recepção de transmissõesperiódicas.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por a recepção das informações sobreindicação serem incluídas em um campo reservado do quadrogerado, e serem transmitidas no seu estado para o modomóvel.
14. Método, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por o quadro gerado incluir um quadro MACdefinido na especificação IEEE 802.11.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado por o quadro gerado incluir um quadrogerenciador no quadro MAC.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por as informações sobre indicação seremincluídas em um quadro de mensagem de alerta do quadrogerenciador, e serem transmitidas no seu estado para o nómóvel.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por as informações sobre indicação seremincluídas em um quadro de resposta de verificação do quadrogerenciador, e serem transmitidas no seu estado para o nómóvel.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15,caracterizado por as informações sobre indicaçãorepresentarem um valor de subtipo do quadro gerenciador,como UlOl', Λ1110' ou xIlll'.
19. Ponto de acesso, caracterizado por compreender:módulo gerador de quadro para gerar umquadro incluindo informações sobre indicação para indicarse um protocolo, para conduzir uma transferênciaindependente de mídia (MIH), é suportado; emódulo de interface sem fio para transmitiro quadro gerado a um nó móvel.
20. MÉTODO TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES,caracterizado por compreender:geração de um quadro incluindo informaçõessobre indicação para indicar se um protocolo, para conduziruma transferência independente de mídia (MIH), é suportado; etransmissão do quadro gerado a um nó móvel.
21. PONTO DE ACESSO, caracterizado por compreender:módulo de interface com fio para receber,através de uma rede, informações sobre compatibilidadeindicando se um ponto de acesso vizinho, que gerencia umasubrede heterogênea, suporta um protocolo, para conduziruma transferência de um nó móvel;módulo de armazenamento para armazenar asinformações sobre compatibilidade recebidas;módulo gerador de quadro para gerar uniquadro incluindo as informações sobre compatibilidadearmazenadas;módulo de interface sem fio para transmitiro quadro gerado a um nó móvel; emódulo de controle controlando a comunicaçãoentre os módulos e a rede.
22. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por as informações sobre compatibilidadeserem um protocolo de transferência independente de mídia(MIH).
23. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por os módulos incluírem componentes desoftware ou hardware.
24. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por os módulos serem configurados pararesidir sobre uma mídia armazenadora endereçável, econfigurados para ser executados em pelo menos umprocessador.
25. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por o módulo de controle atualizar asinformações sobre compatibilidade arma zena das no módulo dearmazenamento, sempre que o módulo de controle recebernovas informações sobre compatibilidade.
26. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por o módulo de controle detectar aocorrência de um evento predeterminado.
27. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado por, quando o evento predeterminadoocorrer, o módulo de controle comandar o módulo gerador dequadro para gerar o quadro e transmitir o quadro ao nómóvel, através do módulo de interface sem fio.
28. Ponto de acesso, de acordo com a reivindicação 27, caracterizado por o quadro gerado incluir um quadro MAC.
29. MÍDIA LEGÍVEL POR COMPUTADOR INCLUINDOINSTRUÇÕES DE PROGRAMA ENVIADAS A UM PROCESSADOR PARAEXECUTAR UM MÉTODO TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES,caracterizado por o método compreender:recepção, através de uma rede com fio, deinformações sobre indicação indicando se um ponto deacesso, que gerencia uma subrede heterogênea vizinha,suporta um protocolo para conduzir uma transferênciaindependente de mídia (MIH);armazenagem das informações sobre indicaçãorecebidas;geração de um quadro incluindo informaçõessobre indicação armazenadas; etransmissão do quadro gerado a um nó móvel.
BRPI0611574-8A 2005-06-28 2006-06-27 ponto de acesso, método transmissor de informações, método transmissor de informações, ponto de acesso, e mìdia legìvel por computador incluindo instruções de programa enviadas a um processador para executar um método transmissor de informações. BRPI0611574A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2005-0056443 2005-06-28
KR1020050056443A KR100755691B1 (ko) 2005-06-28 2005-06-28 이동 노드의 핸드오버 수행 방법 및 이를 위한 네트워크 시스템
PCT/KR2006/002484 WO2007001147A1 (en) 2005-06-28 2006-06-27 Access point and method for delivering information on media independent handover protocol

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611574A2 true BRPI0611574A2 (pt) 2010-09-21

Family

ID=37567226

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611574-8A BRPI0611574A2 (pt) 2005-06-28 2006-06-27 ponto de acesso, método transmissor de informações, método transmissor de informações, ponto de acesso, e mìdia legìvel por computador incluindo instruções de programa enviadas a um processador para executar um método transmissor de informações.

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8520627B2 (pt)
EP (1) EP1897280A4 (pt)
JP (2) JP5079691B2 (pt)
KR (1) KR100755691B1 (pt)
CN (1) CN101208908B (pt)
AU (1) AU2006263038A1 (pt)
BR (1) BRPI0611574A2 (pt)
CA (1) CA2613650A1 (pt)
MX (1) MX2007016509A (pt)
RU (1) RU2406268C2 (pt)
WO (1) WO2007001147A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100755691B1 (ko) 2005-06-28 2007-09-05 삼성전자주식회사 이동 노드의 핸드오버 수행 방법 및 이를 위한 네트워크 시스템
US20090238139A1 (en) * 2005-11-11 2009-09-24 Kim Eun-Ah Apparatus and Method for Providing Service for Media Independent Handover
US8331313B2 (en) * 2006-06-14 2012-12-11 Interdigital Technology Corporation Efficient media independent handover protocol operation enhancements
CN101212393B (zh) * 2006-12-29 2010-10-13 华为技术有限公司 介质无关切换消息的传输方法、系统及设备
KR20080064699A (ko) * 2007-01-05 2008-07-09 삼성전자주식회사 이동 정보를 가지는 네트워크 장치 및 네트워크 장치 간이동 정보 교환 방법
US8452285B2 (en) * 2007-05-10 2013-05-28 Sparkmotion Inc. Method for handover in wireless communications network comprising a number of sub-networks
US8825792B1 (en) 2008-03-11 2014-09-02 United Services Automobile Association (Usaa) Systems and methods for online brand continuity
JP4582244B2 (ja) * 2009-04-17 2010-11-17 ダイキン工業株式会社 空気調和装置の室内機
US8644189B1 (en) * 2010-02-17 2014-02-04 Sprint Communications Company L.P. Wireless communication device that transmits geographic location information in router advertisement acknowledgement messages

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5668880A (en) * 1991-07-08 1997-09-16 Alajajian; Philip Michael Inter-vehicle personal data communications device
US6009326A (en) * 1995-11-14 1999-12-28 Telecordia Technologies, Inc. Anchor radio system based handover
US6038449A (en) * 1996-11-20 2000-03-14 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Method and apparatus for inter-exchange hand-off taking into account the service capabilities of the candidate cell
US5953320A (en) * 1997-08-08 1999-09-14 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for constructing a temporary list of neighboring base stations in a wireless communication device
US6246876B1 (en) * 1997-11-13 2001-06-12 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Synchronization messages for hand-off operations
US6788681B1 (en) * 1999-03-16 2004-09-07 Nortel Networks Limited Virtual private networks and methods for their operation
US6246638B1 (en) * 1999-03-30 2001-06-12 Honeywell International Inc. Fiber-optic vibration sensor based on frequency modulation of light-excited oscillators
US6285880B1 (en) * 1999-05-14 2001-09-04 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Intersystem message indicator specifying MIN or IMSI usage
US6985465B2 (en) 2000-07-07 2006-01-10 Koninklijke Philips Electronics N.V. Dynamic channel selection scheme for IEEE 802.11 WLANs
US20020159418A1 (en) 2000-11-02 2002-10-31 Sharp Laboratories Of America, Inc. Quality of service using wireless lan
JP2002314567A (ja) 2001-04-09 2002-10-25 Hitachi Ltd 光アクセス通信装置、光電気変換装置、ルータ及び障害通知方法
US7206840B2 (en) 2001-05-11 2007-04-17 Koninklike Philips Electronics N.V. Dynamic frequency selection scheme for IEEE 802.11 WLANs
US7532596B2 (en) 2002-04-26 2009-05-12 Nokia Corporation Optimized information transfer associated with relocation of an IP session in a mobile communications system
KR101195335B1 (ko) 2003-07-17 2012-10-29 인터디지탈 테크날러지 코포레이션 보조 데이터의 전송 방법 및 시스템
KR100539980B1 (ko) 2003-08-13 2005-12-29 삼성전자주식회사 비콘 전송 방법 및 이를 수행하기 위한 장치, 비콘 전송을이용한 프레임 송/수신 방법 및 이를 수행하기 위한 장치
KR100651430B1 (ko) * 2003-11-07 2006-11-28 삼성전자주식회사 통신 시스템에서 핸드오버를 수행하는 시스템 및 방법
US7496364B2 (en) * 2004-11-05 2009-02-24 Freescale Semiconductor, Inc. Media-independent handover (MIH) method featuring a simplified beacon
US7215960B2 (en) * 2004-12-30 2007-05-08 Lucent Technologies Inc. Hand-off technique for a wireless network
US20060159047A1 (en) * 2005-01-18 2006-07-20 Interdigital Technology Corporation Method and system for context transfer across heterogeneous networks
KR200417770Y1 (ko) * 2005-03-14 2006-06-01 인터디지탈 테크날러지 코포레이션 미디어 독립 핸드오버 능력 정보를 이용하기 위한 무선통신 장치
US20060221899A1 (en) * 2005-03-31 2006-10-05 Feder Peretz M Triggers for media independent handover
KR100755691B1 (ko) 2005-06-28 2007-09-05 삼성전자주식회사 이동 노드의 핸드오버 수행 방법 및 이를 위한 네트워크 시스템

Also Published As

Publication number Publication date
RU2406268C2 (ru) 2010-12-10
JP5237411B2 (ja) 2013-07-17
MX2007016509A (es) 2008-03-04
CN101208908A (zh) 2008-06-25
CN101208908B (zh) 2013-11-20
RU2007149476A (ru) 2009-07-10
AU2006263038A1 (en) 2007-01-04
WO2007001147A1 (en) 2007-01-04
EP1897280A4 (en) 2012-05-02
JP2011176860A (ja) 2011-09-08
EP1897280A1 (en) 2008-03-12
JP2008544633A (ja) 2008-12-04
KR100755691B1 (ko) 2007-09-05
US20060291421A1 (en) 2006-12-28
JP5079691B2 (ja) 2012-11-21
KR20070000810A (ko) 2007-01-03
US8520627B2 (en) 2013-08-27
CA2613650A1 (en) 2007-01-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611574A2 (pt) ponto de acesso, método transmissor de informações, método transmissor de informações, ponto de acesso, e mìdia legìvel por computador incluindo instruções de programa enviadas a um processador para executar um método transmissor de informações.
US11006466B2 (en) Communications system
ES2838873T3 (es) Método y aparato para acceder y obtener contexto de equipo de usuario e identidad de equipo de usuario
TWI472246B (zh) 在一無線通信網路中用於同級發現之方法及裝置
ES2606723T3 (es) Método de transferencia, dispositivo de comunicación y sistema de comunicación
BRPI0712319A2 (pt) métodos, meio legìvel por computador e equipamento de endereçamento com base em código pn para comunicações de link aéreo
BR112020016328A2 (pt) Método de comunicação, aparelho de comunicações, sistema de comunicações e um meio legível por computador
JP5524338B2 (ja) 移動局の無線アクセス技術機能に関する情報の受信
BRPI0620357A2 (pt) método e equipamento de comunicação usando identificadores de ponto de anexação fìsico
BRPI0712413B1 (pt) Método e equipamento para gerenciar um conjunto de informações relacionado a conexão de comunicação.
BR112020003137A2 (pt) métodos e aparelhos para evitar tempestade de paginação durante difusão de arp para pdu tipo ethernet
TWI398176B (zh) 在異種網路間之遞交中重設網路通訊位址之方法
US20230224770A1 (en) Communication method and apparatus
BRPI0615884A2 (pt) nó móvel, método para fornecer informações sobre alocação de endereço ip, servidor de dados, e método para fornecer informações sobre alocação de endereço ip
JP2021505053A (ja) 隣接基地局関係を更新するための方法及び装置
US11463921B2 (en) Policy control method, apparatus, and system
KR20220131316A (ko) 희망하는 네트워크 슬라이스에서 pgw-c/smf의 재선택
WO2019223702A1 (zh) 管理pdu会话的方法、装置和系统
US20230156833A1 (en) Packet Forwarding Method, Apparatus, and System
JP4969463B2 (ja) 異種ネットワーク間におけるマルチモード移動端末のハンドオーバー支援方法
JP2021524204A (ja) サービス品質監視方法、及びシステム、並びに装置
WO2009149631A1 (zh) 状态切换信息处理方法、移动接入网关和移动终端
CA2718197C (en) Method and function for maintaining mapping between media-independent handover functions and transport addresses
WO2019076308A1 (zh) 终端设备的状态的确定方法、装置及设备
US20220210702A1 (en) Communication Method and Apparatus

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A E 5A ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2139 DE 03/01/2012.