BRPI0611039A2 - dispositivo de sinalizaÇço àptica portÁtil, unidade de controle central, sistema de sinalizaÇço composto, dispositivo de sinalizaÇço portÁtil e mÉtodo de trabalho - Google Patents

dispositivo de sinalizaÇço àptica portÁtil, unidade de controle central, sistema de sinalizaÇço composto, dispositivo de sinalizaÇço portÁtil e mÉtodo de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611039A2
BRPI0611039A2 BRPI0611039-8A BRPI0611039A BRPI0611039A2 BR PI0611039 A2 BRPI0611039 A2 BR PI0611039A2 BR PI0611039 A BRPI0611039 A BR PI0611039A BR PI0611039 A2 BRPI0611039 A2 BR PI0611039A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
signaling
sensor
signaling device
control means
devices
Prior art date
Application number
BRPI0611039-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Hendrik Sjirk Wagter
Josephus Theodorus Alphonsius Antonius Verbeek
Original Assignee
Dream Control B V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dream Control B V filed Critical Dream Control B V
Publication of BRPI0611039A2 publication Critical patent/BRPI0611039A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08BSIGNALLING OR CALLING SYSTEMS; ORDER TELEGRAPHS; ALARM SYSTEMS
    • G08B5/00Visible signalling systems, e.g. personal calling systems, remote indication of seats occupied
    • G08B5/22Visible signalling systems, e.g. personal calling systems, remote indication of seats occupied using electric transmission; using electromagnetic transmission
    • G08B5/36Visible signalling systems, e.g. personal calling systems, remote indication of seats occupied using electric transmission; using electromagnetic transmission using visible light sources
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F19/00Advertising or display means not otherwise provided for
    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F21/00Mobile visual advertising
    • G09F21/02Mobile visual advertising by a carrier person or animal

Abstract

DISPOSITIVO DE SINALIZAÇçO àPTICA PORTÁTIL, UNIDADE DE CONTROLE CENTRAL, SISTEMA DE SINALIZAÇçO COMPOSTO, DISPOSITIVO DE SINALIZAÇçO PORTÁTIL E METODO DE TRABALHO A invenção se refere a um dispositivo de sinalização óptica, em particular, um item de vestuário ou uma bandeira ou uma tocha contendo: um componente de sinalização que pode ser comutado entre um estado inicial e um estado secundário, havendo uma diferença visível entre o primeiro e o segundo estados do componente de sinalização; um ou mais sensores para determinar a posição do dispositivo de sinalização ou seu componente de sinalização e/ou variáveis derivadas dos mesmos; e um meio de controle ligado ao componente de sinalização e ao sensor ou sensores, tal meio de controle sendo destinado a comutar o componente de sinalização entre o seu primeiro e o seu segundo estados em resposta a uma mudança na posição e/ou nas variáveis derivadas do mesmo sendo determinadas pelo sensor ou sensores.

Description

DISPOSITIVO DE SINALIZAÇÃO ÓPTICA PORTÁTIL, UNIDADE DECONTROLE CENTRAL, SISTEMA DE SINALIZAÇÃO COMPOSTO,DISPOSITIVO DE SINALIZAÇÃO PORTÁTIL E MÉTODO DE TRABALHO
A presente invenção refere-se a um dispositivo desinalização portátil, mais particularmente a um dispositivode sinalização ótica, para transmitir um sinal visível óticopara os arredores do dispositivo. Mais especificamente, apresente invenção refere-se a um dispositivo de sinalizaçãoportátil ou meio de expressão na forma de lanternasluminosas, bandeiras, flâmulas, estandartes, fitas, laços,símbolos, painéis, telas portáteis, leques, faixas, bonés eassim por diante usados para exprimir emoções individuais oucoletivas.
Durante eventos onde um grande público está presente,tais como jogos esportivos e concertos populares, as pessoasquerem ser capazes de expressar seus sentimentos pessoais deenvolvimento, excitação, preferência ou identidade de grupo etorná-los conhecidos por terceiros. Esta expressão pode serde natureza individual ou coletiva. Um exemplo bem conhecidoé o que é chamado de uma "onda Mexicana", na qual osespectadores individuais sentados nas arquibancadas em umestádio, por exemplo, agem como um grupo levantando e depoissentando em seqüência, dando a impressão visual de ummovimento de uma onda que se propaga em torno daarquibancada. Este tipo de expressão é, na maioria das vezes,acompanhado de movimentos de objetos tais como bandeiras,estandartes, fitas, laços, símbolos, quadros, faixas, bonésou outros itens têxteis que têm uma superfície que sejavisível à distância e que possa ser movimentado no ar por umou mais espectadores.
Quando usadas como um meio de expressão, bandeiras eflâmulas são freqüentemente movimentadas juntas, de um modocoreografado ou de outra maneira, de modo que o movimentodestas bandeiras produza um efeito visual agradável para osespectadores. 0 uso de fitas na ginástica e relacionado aisto, na qual os exercícios das ginastas ou dançarinasenvolvem movimentar um suporte ao qual um laço longo ecolorido é preso, fazendo com que o laço se mova no ar de ummodo esteticamente agradável.
Elementos que emitem luz que são movimentados no ar,tais como isqueiros e lanternas e iluminadores são tambémfreqüentemente usados como um meio de expressão cinético emeventos. Estes meios de expressão luminosos têm a vantagem deserem visíveis em ambientes escuros e o movimento rápido fazparecer que eles deixam um "rasto de luz". Estes meios deexpressão são, portanto, usados durante a dança, por exemplo,por dançarinos em uma discoteca.
Uma desvantagem do meio de expressão cinético conhecidoé que suas capacidades expressivas para um usuário sãolimitadas e dependem de aspectos tais como o controle manuale a manipulação pelo usuário.
Um propósito da invenção é aperfeiçoar este aspecto.
Para fazer isto, a invenção usa um dispositivo desinalização portátil tal como o descrito na reivindicação 1.Modos vantajosos de colocá-lo em prática são descritos nasreivindicações subseqüentes.
Um aspecto inicial da invenção é que ela compreende umdispositivo de sinalização portátil, particularmente uma peçade vestuário, bandeira ou lanterna, contendo:
- um componente de sinalização que pode ser ligado entreum estado inicial e um segundo estado, havendo uma diferençavisível entre o primeiro e segundo estado do componente desinalização,
- um ou mais sensores para determinar a posição dodispositivo de sinalização ou pelo menos seu componente desinalização e/ou variáveis derivados deles, e
um meio de controle ligado ao componente desinalização e ao sensor ou sensores, tal meio de controlesendo projetado para ligar o componente de sinalização entreseu primeiro e segundo estados em resposta a uma troca naposição e/ou nas variáveis derivadas deles sendo determinadaspelo sensor ou sensores.Em contraste com os dispositivos de sinalizaçãoconhecidos, um dispositivo de sinalização de acordo com ainvenção pode ser ativado e controlado, com tal controlesendo preferivelmente automático, como uma função de umatroca na posição e/ou variáveis derivadas deles por um oumais sensores. 0 sensor ou sensores para isto deveria incluirpreferivelmente um sensor de posição, sensor de velocidade,sensor de aceleração, um metro de altura ou aparelho paramedir ângulos.
Uma implementação do dispositivo de sinalização portátiltambém contém um aparelho receptor ou transmissor conectadoao meio de controle com o propósito de conectar o dito meiode controle para o dispositivo de sinalização com o meio decontrole para um ou mais dispositivos de sinalizaçãoposteriores.
0 aparelho receptor e/ou transmissor permite um grupo dedispositivos de sinalização de acordo com a invenção paraserem controlados coletivamente para obter uma interaçãoentre os objetos de expressão moviveis individualmente. Emcontraste com os dispositivos de sinalização conhecidos, osdispositivos de sinalização de acordo com a invenção sãoadequados para uso como um meio de comunicação coletivo paraexibir padrões através de um grupo de dispositivos desinalização, pelo controle coletivo de um grupo dedispositivos de sinalização para permitir uma variedade deestados visuais em mudança para o grupo, por exemplo, pelamudança de cor, coeficiente de reflexão e/ou intensidade daluz de um ou mais dos dispositivos dentro dele.
Uma implementação do dispositivo de sinalização inclui30 um aparelho receptor e possivelmente um aparelho transmissorpara permitir que ele seja controlado remotamente. Talcontrole deveria ser preferivelmente como uma função dasposições absoluta e/ou relativa de dois ou mais dispositivosde sinalização.
Em uma implementação do dispositivo de sinalizaçãoportátil também contém um aparelho receptor ou transmissor,conectado ao meio de controle do dispositivo de sinalização,com o propósito de conectar o dito meio de controle para odispositivo de sinalização com uma unidade de controlecentral e/ou uma rede externa. Em uma implementação, osdispositivos de sinalização são controlados pela unidade decontrole central ou unidade de gerenciamento de conteúdo paraprocessar o material da fonte fornecido e/ou programar osefeitos visuais que devem ser alcançados, e para coordenar edirigir a luz, cor e/ou fragmentos de imagem para osdispositivos de sinalização. Preferivelmente, sinaisanalógicos ou digitais da unidade de controle central sãopassados para os dispositivos de sinalização por meio de umarede de rádio sem fio. Além do mais, deveria haverpreferivelmente também um meio para determinar as posiçõesabsolutas e/ou relativas dos dispositivos de sinalização, comtal informação posicionai sendo colocada dentro da unidade degerenciamento de conteúdo.
A unidade de gerenciamento de conteúdo preferivelmentecontrola os dispositivos de sinalização individuais paraproduzir padrões estáticos ou variáveis e/ ou efeitos de corna interação dos dispositivos de sinalização individuais emum grupo. Isto significa que os dispositivos de acordo com ainvenção têm a vantagem que a interação dos dispositivos desinalização individuais é controlável sob a direção artísticade, por exemplo, um gerente de conteúdo audiovisual paraalcançar efeitos visuais compostos em termos derepresentações dinâmicas de cor, luz e forma. A totalidadedos dispositivos de sinalização individuais com isto criaefetivamente uma grande tela móvel de dimensões variáveis. Ospadrões exibidos na tela composta podem ser padrões gráficosestáticos coloridos, tal como o padrão de uma bandeiranacional, ou um padrão móvel colorido tal como a "ondaMexicana" que se propaga ao redor de um estádio.
Este método permite que um estádio onde os espectadoresnas arquibancadas receberam dispositivos de sinalização deacordo com a invenção forme uma tela grande para exibirem ospadrões de luz e som, mesmo quando a audiência não estiver semovendo como a chamada "onda Mexicana". Os espectadores aquisão espectadores e usuários ao mesmo tempo. 0 beneficio distoé que ele deixará os espectadores mais entusiasmados.
Uma vantagem adicional do dispositivo de acordo coma ainvenção é que a tela composta pode adotar uma escala, formae dimensão espacial muito variável, dependendo do númerototal de dispositivos de sinalização, suas posições emrelação uma a outra e as posições absolutas dos dispositivosde sinalização no que concerne ao espaço dentro do qual elesestão localizados. Se um grupo de pessoas com dispositivos desinalização se dispuser sobre uma área retangular oucircular, então a totalidade dos dispositivos de sinalizaçãose exibirá como uma tela grande circular ou retangularrespectivamente. Se um número de pessoas neste grupo entãofica em alturas diferentes em uma plataforma piramidal, entãoa série de dispositivos se tornará uma tela piramidal.
Deveria ficar claro que este método permite uma infinitavariedade de formatos e tamanhos de tela para agrupadosdependendo da altura, largura e profundidade da preparação.
Em uma implementação, o dispositivo de sinalizaçãocontém um ou mais sensores, um suporte permitindo que odispositivo de sinalização seja seguro e movimentado, com osuporte sendo aparelhado com um meio de controle eletrônico eum meio de armazenar e possivelmente também gerar a energiaelétrica para suprir o dispositivo de sinalização, mais ummeio de sinalização que esteja no suporte ou fixado a ele. 0sensor ou sensores pode neste caso ser colocado no suporte ouno meio de sinalização, conectado a ele. 0 meio de controleeletrônico é conectado ambos ao sensor ou sensores e ao meiode sinalização, para que ele possa ligar o estado visível domeio de sinalização como uma função de valores registradospelo sensor ou sensores. Isto produz um relacionamento diretoentre a velocidade de movimento, a direção e a posição dodispositivo de sinalização por um lado com a intensidade daluz e/ou cor do meio de sinalização por outro.A vantagem disto é que os usuários de um dispositivo desinalização de acordo com a invenção podem expressar eenfatizar suas emoções individuais nos movimentos e em quãovigorosos eles são. Um dispositivo de sinalização individualpoderia, por exemplo, exibir a cor vermelha quando movidopara a esquerda e azul quando movido para a direita. Istopode, por exemplo, permitir que os usuários exibam a cores declubes em um padrão alternado. Um dispositivo de sinalizaçãopode também ser ativado de um estado não luminoso em umluminoso quando movido vigorosamente para cima. Se um grandenúmero de usuários executa esta ação em seqüência, o efeitoconhecido como "onda Mexicana" pode ser mostrado em qualquerambiente escuro ou de luz fraca, por exemplo, a noite. Istopermite a criação de um efeito visual no qual uma ondaluminosa se propaga ao redor do estádio, possivelmente usandotambém uma cor alternada.
Uma vantagem a mais de um dispositivo de acordo com ainvenção é que isto permite que seja obtido um dispositivo desinalização portátil e preferivelmente luminoso com o qualsinais podem ser transmitidos que podem ser diretamenteligados a movimento, que podem fornecer uma imagém visualesteticamente agradável quando usados em, por exemplo, dança,ginástica, exercícios de movimento e ondulação de bandeiras.Um dispositivo de acordo com a invenção também pode ser usadopara sinalização funcional, por exemplo, por um policialdando instruções de trânsito.
Movimentos coordenados de dispositivos de sinalização deacordo com a invenção como um meio de expressão por um grupode usuários, por exemplo, a audiência em concertos populares,fornece um efeito visualmente coerente que pode ser observadopor ambos os usuários individuais e por terceiros, de modoque os usuários deste meio de expressão se sintam parte dotodo, o que aumenta o sentimento de propriedade.
Em uma implementação, o sensor ou sensores inclui um queé projetado para determinar um deslocamento espacial, depreferência um deslocamento relativo em relação a uma rede dereferência espacial. Para isto, o meio de controle deveriapreferivelmente ser instalado para ligar o meio desinalização do primeiro estado para o segundo em resposta àdetecção de um deslocamento espacial. 0 sensor deveriapreferivelmente conter um sensor de posição, tal como, porexemplo, ura sensor GPS (Sistema de Posicionamento Global) ousimilar.
Em uma implementação, o sensor ou sensores inclui um queé projetado para determinar um movimento local,preferivelmente um movimento de ondulação imediatamente. Paraisto, o meio de controle deveria ser instalado para ligar omeio de sinalização do primeiro estado para o segundo emresposta à detecção de um movimento local. O sensor deveriapreferivelmente conter um sensor de aceleração ou velocidade.
Em uma implementação, o sensor ou sensores inclui um queé projetado para determinar a posição relativa em relação aoutro dispositivo de sinalização. Para isto, o meio decontrole deveria preferivelmente ser instalado para ligar omeio de sinalização do primeiro estado para o segundo emresposta à detecção de um deslocamento relativo.
Cada dispositivo de sinalização é aparelhado com umasérie de sensores que podem registrar o movimento dodispositivo de sinalização pelo usuário. Esta série podeincluir uma ou mais das três variações de implementaçãomencionadas acima.
Em uma variação simples, tal disposição de sensor seriaaparelhada com um sensor de suporte barato único para mediruma mudança na orientação, ou um acelerômetro único,preferivelmente feito de um material piezoelétrico tal comouma faixa de uma folha metálica. A vantagem de tal instalaçãode sensores é que eles são baratos e podem facilmenteconverter uma mudança em movimento em um sinal elétrico quepode ser convertido por um processador em uma ação para ligarou desligar o componente de sinalização do dispositivo desinalização ou por outro lado dirigi-lo. Em uma variaçãoadicional, a disposição do sensor poderia ser suprida com umgiroscópio.
Em uma implementação a mais, este aparelho de sensorcontém sensores de piezo-folha ou piezo fibras tais comofolhas ou fibras PVDF, com os sensores sendo ajustados àsuperfície de um componente de sinalização tal como umabandeira, por exemplo. Estes piezo sensores podem desviar econverter os movimentos da bandeira em sinais elétricos queagem como um indicador para movimento e/ou aceleração, e osditos sinais podem ser usados para controlar o dispositivo desinalização via o meio de controle.
Em mais uma variação de implementação, o dispositivo desensor contém umâ série de sensores de modo que não somente aintensidade do movimento, mas também a direção do movimentopossa ser determinada.
Os dispositivos de sinalização podem adotar estadosdiferentes em relação ao ambiente: horizontal, vertical oudiagonal. A determinação da posição pode, portanto serdividida nos seguintes componentes:
- determinação de posição
- determinação de altura
- medida do ângulo
As seguintes opções podem ser aplicadas para a execuçãoda medida de altura: medida de altura baseada em dGPS eCAIROS. A altura dos dispositivos de sinalização serámensurável com uma precisão de centímetros usando o sistemaCAIROS existente.
Para as medições angulares, sistemas de- sensores podemser usados tais como um giroscópio, medidores de ânguloeletromagnéticos, medidores de ângulos de giro único edispositivos de medição de ângulo ótico. Preferivelmente, umacombinação de sensores de inclinação e sensores de rolamentodeveria ser usada, que é simples e barata.
A altura dos vários cantos pode ser medida usando-se umasuperfície de referência fixa (por exemplo, o solo) para quea inclinação possa ser determinada, ou por dispositivos demedição de ângulo a serem ajustados ao próprio dispositivo desinalização de modo que o posicionamento em relação à pelomenos dois ou preferivelmente três cantos possa ser combinadopara dar uma medição de ângulo mais precisa.
Em uma implementação, o dispositivo de sinalização éadaptado com ambos o aparelho receptor e/ou transmissor e como sensor ou sensores para determinar a posição do dispositivode sinalização (ou seu componente de sinalização) e/ou umavariável derivada deles.
Em uma implementação, o componente de sinalização contémuma ou mais fontes de luz, preferivelmente de um materialeletroluminescente tal como LEDs, LEDs orgânico e/ou folhaeletroluminescente.
Em uma variação de implementação, o dispositivo desinalização contém um componente de sinalização cujarefletividade e/ou transmissão varia visivelmente no primeiroestado para a refletividade e/ou transmissão no segundoestado. Em uma implementação, o dispositivo de sinalizaçãocontém um LCD, nano-LCD, LCD colestérico e/ou materialeletroforético ou eletro-umedecedor. Uma vez que estesmateriais não emitem luz por eles mesmos, dispositivos desinalização usando este tipo de componente de sinalização éeficiente em termos de energia, o que é benéfico para o tempode vida ativa dos dispositivos de sinalização portáteis, quesão geralmente equipados com baterias.
Em uma implementação, o componente de sinalização contémum material biestável, tal como um material eletroforético. 0primeiro e segundo estados são então ambos um estadobasicamente estável do material. Isto significa que omaterial somente usa um mínimo de energia para reter oprimeiro ou segundo estado uma vez que o material é trazidopara aquele estado. Preferivelmente, basicamente nenhumaenergia é necessária para manter estes materiais biestáveisno primeiro ou segundo estado. Isto significa que osdispositivos de sinalização feitos de acordo com estavariação de implementação são extremamente eficientes emtermos de energia.Em uma variação, a cor, valor da escala de cinza e/oubrilho do primeiro estado do componente de sinalização difereda cor, valor da escala de cinza e/ou brilho do segundoestado do componente de sinalização.
Em uma variação a mais, o componente de sinalizaçãocontém uma tela, preferivelmente uma tela matriz. Istopermite que imagens ou imagens parciais sejam exibidas nocomponente de sinalização de um dispositivo de sinalizaçãoúnico.
Um outro aspecto é que a invenção considera uma unidadede controle central para controlar um ou mais dispositivos desinalização como descrito acima, nos quais a unidade decontrole contém um transmissor para enviar um sinal decontrole para o dispositivo ou dispositivos de sinalização.
Preferivelmente, o dispositivo deveria também ter uma rede dereferência espacial para determinar a posição dosdispositivos de sinalização.
Em uma variação, a rede de referência espacial contém umnúmero de transmissores, preferivelmente transmissores defreqüência de rádio (RF) , que são preparados em um padrãofixo, com cada transmissor projetado somente para transmitira posição espacial do remetente dentro da rede para odispositivo de sinalização posicionado perto do transmissor.
Uma unidade de controle central com uma rede de referênciatal como esta é particularmente adequada para uso em umsistema composto onde o sinal de controle é enviado paratodos os dispositivos de sinalização e o meio de controle nosdispositivos de sinalização contém um meio de seleção paracoletar dados do sinal de controle que é adequado e planejadopara controlar um dispositivo de sinalização que esteja nasadjacências de um remetente.
Uma vantagem de tal preparação é que a implementação ébarata. Um beneficio adicional é que ela pode ser instaladapara ser independente dos dispositivos de sinalização móveisatuais, que, portanto, permanecem substituiveis.
Um exemplo de um sistema composto como aquele,implementado em um estádio, seria para as arquibancadas noestádio serem adaptadas com uma primeira categoria detransmissores RF de curto alcance, para que os sinais doprimeiro transmissor RF sejam somente captados pelosdispositivos de sinalização que são colocados perto dotransmissor em questão. Em um lugar como este, as posiçõespossíveis para os dispositivos de sinalização podem serprevistos antecipadamente. Esta categoria inicial detransmissores seria preferivelmente posicionada embaixo dosassentos na arquibancada de modo que os assentos os protejamdo tempo e das ações humanas. Esta primeira categoria detransmissores é colocada em um padrão que deveriapreferivelmente combinar com o posicionamento dos assentos naarquibancada. Cada transmissor de curto alcance nestaprimeira categoria transmite regularmente um sinal deidentificação que pode ser captado por um dispositivo desinalização em suas adjacências. O dispositivo de sinalizaçãopode usar o sinal de identificação para determinar suaposição dentro da preparação dos transmissores de primeiracategoria.
A unidade de controle central tem um transmissor RFpotente que envia um sinal de controle para todos osdispositivos de sinalização no estádio. Os dados de controlepodem consistir em dados de cor, intensidade de luz, som,vibração, etc. os dados são agrupados por uma gerência deconteúdo central e então é transmitido em todo o estádio comouma transmissão de rádio difusão cobrindo uma grande área.Dado que a gerência de conteúdo conhece as localizações detodos os transmissores RF de primeira categoria embaixo dosbancos, os dispositivos de sinalização podem ser controladoscomo uma tela para gerar padrões. A freqüência usada por estetransmissor potente deveria ser preferivelmente diferente dafreqüência usada pelos transmissores RF de primeira categoriaembaixo dos bancos, para evitar interferência. 0 fluxo dedados gerado pelo transmissor de controle é estruturado detal modo (por exemplo, como um sinal simplex DMX) que osdispositivos de sinalização podem filtrar os dados que elesprecisam para determinar suas posições do sinal detransmissão.
As antenas transmissoras da primeira categoria detransmissores RF deveriam preferivelmente ser orientadas eblindadas para que elas sejam direcionadas aos usuários dosdispositivos .. de sinalização e se sobreponham o mínimopossível, para reduzir interferência. A primeira categoria detransmissores RF deveria preferivelmente ser equipada com umabateria (de lítio) para que os transmissores possam continuara operar por vários anos. Uma opção para isto é carregar abateria por um mecanismo de carga lenta; a energia é entãosuprida de uma fonte externa sem fios.
Os dispositivos de sinalização deveriam conterpreferivelmente um número de subsistemas. Cada dispositivo desinalização contém de fato um aparelho com dois receptoresRF. 0 primeiro receptor é para a recepção do sinaltransmitido pela primeira categoria de transmissores RF,embaixo dos assentos. 0 segundo receptor é a princípio pararecepção do sinal de transmissão que é emitido por umtransmissor RF potente no estádio. 0 microcontrolador é capazde usar os dados posicionais obtidos do primeiro receptor eusados para determinar a localização para filtrar os dadosdestinados para o dispositivo de sinalização particular forados dados de transmissão. Um microcontrolador no dispositivode sinalização então processa estes dados e as instruções sãoexecutadas imediatamente ou após um atraso predefinido. Istopode ajudar a sincronizar todos os dispositivos desinalização.
Em uma variação, o microcontrolador pode calcular osdados posicionais para as áreas de localização adjacentes eentão armazenar os dados de controle correspondentes. Se ousuário do dispositivo de sinalização se move de uma posiçãomatriz para uma outra, as novas instruções de controle estãoimediatamente disponíveis.
Uma variação na primeira categoria dos transmissores RFé aquela que transmissores RF alternados em um padrão detabuleiro de damas transmitem em freqüências diferentes, e osprimeiros receptores nos dispositivos de sinalização sãocapazes de receber em duas freqüências ao mesmo tempo. Istoreduz a interferência entre transmissores. Além do mais, oprimeiro receptor pode ser programado para usar o mais fortedos dois sinais para recuperar os dados posicionais. 0 sinalcaptado pelo primeiro RF captado contém os dados posicionaisenviados para o microcontrolador.
Em mais uma variação de implementação, a rede dereferência espacial contém um número de instalações detransmissores/receptores, criando preferivelmente umaWLAN/rede de transmissores de freqüência de rádio que sãodispostos em um padrão fixo. As instalações detransmissor/receptor são instaladas para receber um sinal epassar este sinal para um vizinho imediato. 0 aparelhotransmissor/receptor deste modo cria uma rede sem fios naqual as unidades transmissoras/receptoras comunicam-se entresi, por exemplo, usando um protocolo ZigBee. As unidadestransmissoras/receptoras são conectadas a primeira categoriade transmissores RF de curo alcance, que são projetadas paraenviar dados que são apropriados e planejados para umdispositivo de sinalização que está em proximidade espacialcom o transmissor de primeira categoria.
Uma unidade de controle central tal como esta éparticularmente adequada para uso em um sistema composto noqual a unidade de controle central ou a primeira categoria detransmissores tem um meio de selecionar os dados que sãoapropriados e destinados para o controle de um dispositivo desinalização antes de enviar estes dados ao dispositivo desinalização em questão.
Um exemplo de tal sistema composto usado em um estádiopoderia ser adaptar as arquibancadas do estádio comtransmissores RF pequenos, de curto alcance, de primeiracategoria. Estes primeiros transmissores são dispostos em umpadrão para que uma matriz uniforme seja criada. Nesteexemplo, as arquibancadas no estádio têm cablagem para suprirforça a primeira categoria dos transmissores RF embaixo dosassentos. A primeira categoria dos transmissores RF tambémtem conexões de rede de banda larga fixa ou sem fio com aunidade de gerenciamento de conteúdo, permitindo que elassejam endereçadas. A primeira categoria de transmissoresdeveria preferivelmente ser projetada de tal modo que elesfossem eficientes em termos de energia e capazes de operarpor vários anos com uma bateria única.
A primeira categoria de transmissores é cada umaconectada com unidades transmissoras/receptoras que secomunicam entre si por meio de, por exemplo, o protocoloZigBee.
O diretor determina os dados de controle, como noexemplo de variação de implementação descrito acima. Isto éentão passado para várias unidades transmissoras/receptorasconfiguradas adequadamente sob os assentos das arquibancadaspor meio de uma rede de banda larga. Estas unidadestransmissoras/receptoras os passarão então para a primeiracategoria de transmissores RF de curto alcance a qual aunidade transmissora/receptora em questão está ligada. Comoetapa final, os dados são enviados desta primeira categoriade transmissores RF para os dispositivos de sinalização.
Esta variação de implementação deveria tambémpreferivelmente usar métodos para restringir interferência,tal como antenas direcionais e/ou blindadas, freqüênciasdiferentes usadas para transmitir os dados de controle paraos dispositivos de sinalização .(por exemplo, a configuraçãode tabuleiro de damas mencionado acima) e assim por diante.
Nesta variação, o dispositivo de sinalização é umainstalação com um receptor RF único. Este receptor é para arecepção do sinal transmitido pela primeira categoria detransmissores RF sob os assentos. Após isto, ummicrocontrolador no dispositivo de sinalização processa estesdados e as instruções são executadas imediatamente ou após umatraso predefinido. Isto pode ajudar a sincronizar todos osdispositivos de sinalização.
Em mais uma variação de implementação, a rede dereferência espacial contém um número de transponders (porexemplo, rótulos RFID) que são dispostos em um padrão fixo,com cada transponder sendo projetado para passar sualocalização espacial na rede para um dispositivo desinalização localizado na proximidade do transponder. Umainstalação como esta é particularmente adequada para uso emum sistema composto no qual o aparelho receptor e/ou aparelhotransmissor dos dispositivos de sinalização são projetadospara ler um transponder perto do dispositivo de sinalização eno qual o meio de controle inclui um meio de selecionar taisdados do sinal de controle como é apropriado e planejado paracontrolar um dispositivo de sinalização que está localizadoperto da posição do transponder.
Em uma variação, a unidade de controle central tambémcontém um aparelho receptor para receber dados dedispositivos de sinalização individuais, preferivelmente emrelação as suas posições e/ou variáveis derivadas delas. Aunidade de controle deveria preferivelmente ser projetadapara enviar um sinal de controle individual para cadadispositivo de sinalização, com o sinal de controle deindividual preferivelmente dependendo da posição dodispositivo de sinalização individual ou de variáveis dele.
Uma unidade de controle tal como esta é particularmenteadequada para uso em um sistema composto no qual osdispositivos de sinalização contém um transponder paraidentificar os vários dispositivos de sinalização e no qual aunidade transmissora/receptora na unidade de controle éinstalada para ler os dados dos transponders dos dispositivosde sinalização para determinar suas posições e/ou variáveisderivadas delas. Para fazer isto, a unidade de controlecentral deveria preferivelmente ter um meio de selecionar osdados que são apropriados e destinados a controlar odispositivo de sinalização em uma dada posição antes deenviar aqueles dados para o dispositivo de sinalização emquestão.
Um outro aspecto da invenção considera uma unidade decomunicações para controlar dispositivos de sinalizaçãomúltiplos conjuntamente ou independentemente. Esta unidade decomunicações assegura que cada dispositivo de sinalizaçãomúltipla exiba um tipo de luz, cor ou padrão (parcial)particular, com a exibição de luzes, cores ou padrõescontrolados também dependendo da posição espacial absolutados dispositivos de sinalização ou do deslocamento relativode dispositivos de sinalização múltipla entre eles.
Onde os dispositivos de sinalização múltipla são usadospelo mesmo número de pessoas, e a luz ou padrão de cadadispositivo de sinalização é controlado pelo controlador,isto traz o beneficio de transformar o grupo todo dedispositivos de sinalização em uma tela de dimensõesvariáveis. A unidade de comunicações inclui preferivelmente:
uma unidade de gerenciamento de conteúdo centraldirigindo o processamento do material da fonte que está sendofornecido e/ou programando os efeitos visuais a seremrealizados, e coordenando e dirigindo as luzes, cores e/oupadrões nos dispositivos de sinalização.
- uma rede de radio sem fio para transmitir sinaisanalógicos ou digitais da unidade de controle central ouunidade de gerenciamento de conteúdo para os dispositivos desinalização,
- um mecanismo para determinar as posições absoluta erelativa dos dispositivos de sinalização,
no qual o aparelho de posicionamento está continuamentemedindo e/ou determinando as posições absoluta e relativa dosdispositivos de sinalização móveis e passando informaçãoatual para a unidade de gerenciamento de conteúdo,
e no qual a unidade de gerenciamento de conteúdosubdivide os padrões e sinais que serão exibidos natotalidade dos dispositivos de sinalização em partesindividuais de padrões ou subsinais correspondendo ao númerode dispositivos de sinalização e suas posições espaciaisabsoluta e relativa, baseados em informação da unidade deposicionamento, e na qual uma rede de radio sem fio enviaestes padrões parciais ou subsinais para os dispositivos desinalização individuais de um transmissor localizado perto ouintegrado na unidade de gerenciamento de conteúdo.
Para determinar a posição absoluta dos dispositivos desinalização e as posições relativas de dispositivos desinalização múltipla em relação entre si, uma rede decomunicações usando rádio e/ou meio digital pode serempregada. A unidade de posicionamento pode consistir em umacombinação de técnicas existentes tais como rótulos RFID, GPSou (d) GPS, GPS desmodulado com GSM, UMTS ou GPRS. Isto podetambém ser usado com o já bastante conhecido sistema deposicionamento como definido pelo CAIROS.
Como uma alternativa, a unidade de posicionamento podeusar o que é conhecido como um "sistema de captura de video"no qual os movimentos de usuários individuais ou grupos deusuários dos dispositivos de sinalização são registrados comuma câmera de video, tais movimentos sendo registrados por umprocessador e software adequado e traçados com relação a umadistribuição virtual do espaço no qual os usuários sãoalocados em compartimentos virtuais, com os movimentos emudanças dentro dos compartimentos virtuais sendo traduzidasem um sinal, por exemplo, um sinal MIDI, para controlar aunidade de controle.
Em uma variação de implementação na qual o dispositivode sinalização contém uma tela, preferivelmente uma telamatriz, os próprios dispositivos de sinalização podem seradaptados com receptores para sinais de banda larga parareceber imagens e áudio.
Um aspecto adicional da invenção é que ele considera umdispositivo de sinalização portátil, particularmente umabandeira ou tocha, contendo:
- um componente de sinalização que pode ser ligado entreum estado inicial e um segundo estado, havendo uma diferençavisivel entre o primeiro e segundo estados do componente desinalização,
- um meio de controle para ligar o estado do componentede sinalização, e
um aparelho receptor e/ou aparelho transmissorconectado ao meio de controle para ligar o meio de controledo dispositivo de sinalização com um ou mais dispositivos desinalização adicionais, e a uma unidade de controle centrale/ou rede externa.
Um aspecto adicional da invenção é que ela considera umdispositivo de sinalização ótica portátil, particularmente umitem de vestuário, bandeira ou tocha, contendo:
- um componente de sinalização que pode ser ligado entreum estado inicial e um segundo estado, havendo uma diferençavisivel entre o primeiro e segundo estados do componente desinalização,
- um meio de controle para ligar o estado do componentede sinalização, e
- uma unidade receptora conectada ao meio de controlepara ligar o meio de controle do dispositivo de sinalização auma unidade de controle central, onde o meio de controle éprojetado para controlar o componente de sinalização baseadono sinal que é captado pelo aparelho de recepção.
Em uma implementação, o dispositivo de sinalizaçãotambém contém um ou mais sensores para determinar a posiçãodo dispositivo de sinalização (ou seu componente desinalização) e/ou uma variável derivada dele, na qual osensor ou sensores é conectado ao meio de controle e o meiode controle é projetado para ligar o componente desinalização entre seu primeiro e segundo estados em respostaa uma mudança de posição e/ou as variáveis derivadas delasendo determinadas pelo sensor ou sensores.
Os aspectos e medidas descritos e/ou demonstrados nopedido podem também ser usados separadamente um do outro ondepossivel. Os aspectos individuais tais como sensores, ocontrole da rede e as unidades de controle central econfigurações e outros aspectos podem também ser assunto dereivindicações de patentes separadas especificamente para afinalidade.
A invenção será explicada usando um número de exemplosde implementações como é mostrado nos desenhos associados. Osseguintes são mostrados:
A figura 1 mostra uma vista transversal-seccionalesquemática de uma tocha de acordo com a invenção;
A figura 2 é um desenho esquemático de um dispositivo desinalização plano;
A figura 3 é um desenho esquemático de uma faixa ou fitade ginástica de acordo com a invenção;
A figura 4 mostra uma vista esquemática de um leque deacordo com a invenção;
A figura 5 é uma vista esquemática do desdobramento dodispositivo na figura 6;
A figura 6 é um diagrama esquemático, parcialmente emseção transversal, de uma bandeira de acordo com a invenção;
A figura 7 é um diagrama esquemático do desdobramentodos dispositivos da figura 2 por um grupo de usuários em umaarquibancada;
A figura 8 é uma vista esquemática mostrando o controlede um grupo de dispositivos de acordo com a invenção; e
A figura 9 mostra uma vista esquemática de um item devestuário de acordo com a invenção, especificamente um par demangas e uma luva.
Em um exemplo inicial de variação de implementação,mostrado na figura 1, o dispositivo de sinalização compreendeuma tocha ou haste luminosa 100 adaptada com uma fonte de luz107, preferivelmente na forma de elementos luminescentes taiscomo LEDs, PLEDs, OLEDs e assim por diante em uma ou váriascores. Estes elementos luminescentes 107 são colocados pertode uma extremidade do suporte 100.
A tocha 100 contém um cabo 101 para que um usuário possasegurar a tocha 100. Uma fonte de luz 107 foi colocada nolado oposto ao cabo 101.
A emissão de luz por esta fonte de luz 107 pode pelomenos parcialmente ser aperfeiçoada por uma superfíciedispersa ou refletiva 102, por exemplo, um espelho e/oujanela, para que a luz da fonte 107 possa ser vista de várioslados.
O suporte cilíndrico 100 tem um meio de armazenar edistribuir energia 104. Esta variação de implementação contémsensores 106 que podem registrar um movimento do suporte 100.
O sensor 106 é conectado a uma unidade de controle na formade um processador 103, para que o sensor 106 possa enviar umsinal para o processador 103 quando ele detecta movimento.
Adicionalmente, o cabo 101 tem um botão 105 para ligar edesligar a tocha 100. 0 processador 103 é também conectado àfonte de luz 107 para que ela possa controlá-lo.
Em um desenvolvimento adicional, a tocha ou hasteluminosa 100 pode ter um espaço com um exterior côncavo ondeuma bebida pode ser colocada. 0 espaço côncavo épreferivelmente aberto na extremidade oposta ao cabo 101 e éformatado, por exemplo, como um copo de cerveja. Uma folhaeletroluminescente pode ser usada aqui, colocada dentro ouadjacente à superfície de dispersão 102 ao redor do suporte100.
Em um segundo exemplo de variação de implementação,mostrado na figura 2, o dispositivo de sinalização consisteem um painel 200 basicamente rigido portátil com umasuperfície emissora de luz 201 que pode mudar sualuminosidade, cor ou imagem. Em uma variação simples, umpainel mate transparente 200 feito de polipropileno ou outroplástico que espalha luz contém um ou mais LEDs ou outrasfontes de luz, preferivelmente uma ou mais fontes de luzcoloridas tais como LEDs, mais um chip 208 para modificar acor e/ou luminosidade. Estas telas 200 são adaptadas comsensores 207, de acordo com a invenção para medir velocidade,altura, orientação e movimento. As telas 200 também temsensores de canto 209 e 210 que foram aplicados a pelo menosdois cantos do painel 200. 0 depósito de energia podeconsistir em um meio externo de armazenagem 205 tal como umabateria ou similar, preferivelmente um meio interno dearmazenagem tal como uma bateria de célula de botão. Ossensores 207, 209 e 210 e os sinais que eles mandam para aunidade de controle 208 podem permitir que uma tela 200 sejacontrolada diferentemente em posições diferentes 202, 203,204. Por exemplo, o brilho da imagem da tela pode ser umafunção da altura da tela 200, de modo que o brilho aumente deuma posição baixa 202 para uma alta 204.
Em uma variação de implementação mais complexa, estepainel 200 pode consistir em uma tela de painel plana detipos familiares, com uma moldura rigida tais como TFT ou LCDou telas flexíveis tais como OLED, PLED ou um outro tipo.
Em um terceiro exemplo de variação de implementação,mostrado na figura 3, o dispositivo de sinalização consisteem uma folha flexível, filme ou tecido, faixa, pedaço detecido ou fita 300 feita de um artigo têxtil trançado ou não-trançado contendo materiais luminescentes tais como, porexemplo, polímeros eletroluminescentes.
Estes tecidos podem potencialmente ser usados emacessórios de vestuários tais como uma faixa consistindo demateriais emissores de luz tais como, por exemplo, polimeroseletroluminescentes que podem ser ligados entre um estadoescuro inicial e um segundo estado emissor de luz. As parteseletroluminescentes da faixa podem ser colocadas paraproduzir um símbolo ou logo como é mostrado na figura 3.
Os sensores embutidos (não-mostrados) na faixa 300podem ser dispostos similarmente aos sensores, controle ebateria par o segundo exemplo de variação, permitindo que osmateriais emissores de luz sejam controlados para dar efeitos30 visuais diferentes em posições diferentes 303 e 304. Istopermite que a faixa 300 emita luz branca na primeira posição303 e luz vermelha na segunda posição 304.
Em um quarto exemplo de variação de implementação,mostrado na figura 4, o dispositivo de sinalização éformatado como um leque 4 00, preferivelmente dobrando no modousual ao redor de uma articulação 402. 0 leque 400 deveriapreferivelmente ser feito pelo menos parcialmente demateriais têxteis. 0 leque 400 pode ser usado para gerar umfluxo de ar para refrescar o usuário. O leque 400 temmateriais emissores de luz ou de mudança de cor ajustados aoscomponentes de sinalização 403, que são controlados por umcontrolador 404 assim que os sensores 406 e 407 nodispositivo de sinalização 400 detectem um movimento.
O leque 400 tem sensores para determinar movimento, porexemplo, usando um acelerômetro 407, e posição, por exemplo,usando um detector de ângulos 406. Estes seriampreferivelmente piezo sensores que são trançados. 0controlador 404 e a bateria 405 para armazenagem de energiaestão no suporte 401.
Em um quinto exemplo de variação de implementação,mostrado na figura 6, o dispositivo de sinalização éformatado como uma bandeira 600. Em outras variações abandeira 600 poderia também ser uma flâmula ou estandarte. Abandeira 600 tem um componente dè sinalização 603 com umasuperfície flexivel - preferivelmente, feito de polímeroselétricos, OLEDs, PLEDs, um material eletroforético (tecidoou não-tecido) e/ou uma malha de iluminação LED do tipotêxtil que foi ajustado a um carregador 602.
Tais bandeiras 600 têm as vantagens que elas se dobram emovem elegantemente enquanto elas interagem com o vento, queelas podem mostrar uma imagem variável, variando de umamudança de cor e/ou imagem gráfica para elementos parciais oucompletos de videos digitais. Ao mover esta variação deimplementação como um composto no vento, uma representaçãográfica rica pode ser criada consistindo em uma imagemdigital variável que um grupo de espectadores a uma distânciapode ver como uma demonstração, como é mostrada, por exemplo,na figura 5, na qual as bandeiras diferentes 502 e 503 sãocontroladas de modo que cada uma mostre uma parte de umpadrão ou imagem, estas partes sendo combinadas aosmovimentos relat6ivos das bandeiras 502 e 503 para que ospadrões parciais se fundam para o usuário para dar o padrãodesejado 504.
A bandeira 600 contém um suporte 601 ao qual ocarregador 602 é anexado. Pela adaptação da bandeira 600 a umpiezo sensor 604 (por exemplo, como uma folha, filme oumatriz de piezo-filamento), a velocidade do movimento emudanças de direção do componente de sinalização 603 podemser registradas precisamente. O microprocessador 605 tambémpode registrar quantos pontos de comutação foram medidos. Porexemplo, se a bandeira 600 é balançada para frente e paratrás várias vezes pelo usuário, então o sensor 604 poderegistrar o número de mudanças e estes dados podem ser usadospelo processador 605, resultando em uma mudança de cor ouintensidade por meio do dispositivo de controle de imagem 606após um número predefinido de mudanças. Isto significa quemovimentar ativamente o dispositivo de sinalização resulta emuma imagem variável ou sinal visivel.
Na bandeira 600 mostrada na figura 6, o processador 605e a unidade de controle de imagem 606 e a instalação 609 dotransmissor e/ou receptor estão no bastão da bandeira. Ainstalação do transmissor e/ou receptor 609 é colocadapróxima da extremidade oposta do bastão da bandeira 608 parao suporte 601, junto com uma antena para enviar e/ou recebersinais de uma unidade de controle central.
Neste exemplo de variação de implementação, a bandeiratem três sensores de canto 608, 609 e 610 para determinar aorientação espacial da bandeira 600. Destes, dois sensores decanto 608 e 609 são localizados perto das extremidades dobastão da bandeira e um terceiro sensor de canto 610 estáperto da extremidade oposta do carregador 602 para a haste.
O piezo sensor 604 também pode ser usado para detectarum sinal infravermelho que pode agir como um atuador para,por exemplo, ligar e desligar o componente de sinalização603. Uma vantagem para a transmissão de sinal deste modo éque ele tem uma largura de banda muito pequena e pode serfacilmente usada, especialmente se um piezo sensor 604 jáestá sendo usado para medir a aceleração do componente desinalização 603.
A unidade de controle para uma coleção de bandeiras 600contém uma conexão de banda larga sem fio de alta qualidadeque é adequada para enviar material audiovisual tal comovideo digital por meio de WIMAX, video DAB ou outrosprotocolos familiares de tecnologia de transmissão de video.
A figura 7 mostra uma aplicação de um grupo dedispositivos de sinalização de acordo com a invenção,especificamente um dispositivo de sinalização como no segundoexemplo de implementação acima, para executar a "ondaMexicana". Outras variações do dispositivo de acordo com estainvenção podem também ser usadas para isto. Os espectadoresna arquibancada 700 são encorajados a mover o dispositivo desinalização para cima e para baixo novamente seqüencialmente,em um movimento ondular que se propaga ao redor daarquibancada 700. o movimento para cima é detectado pelosdispositivos de sinalização 701 e eles são então ligados emum primeiro estado visual. Do mesmo modo, os dispositivos desinalização 702 são ligados no segundo estado visual por ummovimento para baixo. Deveria ser óbvio que um grande númerode variações sobre este tema seja possivel.
O diagrama na figura 8 mostra uma implementação exemplode um dispositivo de comunicações com uma rede e um número dedispositivos de sinalização. Para isto, uma unidade degerenciamento de conteúdo central 801 para processar omaterial da fonte 802 é conectada a uma rede de rádio sem fiopor meio de um aparelho transmissor/receptor 803. A unidadede posicionamento neste diagrama é fornecida pelostransmissores de rádio 804, 805, 806 e 807, que conjuntamenteformam a rede de referência.
Os transmissores de rádio 804, 805, 806 e 807 emitemregularmente sinais de rádio que somente podem ser lidossobre uma gama pequena por um receptor embutido nosdispositivos de sinalização 808, 809 e 810 que são apoiadospelos usuários 811, 812 e 813. Cada dispositivo desinalização 808, 809 ou 810 deste modo recebe informaçãosobre sua posição em relação à rede de referência.
0 aparelho transmissor/receptor 803 na rede de rádio semfio da unidade de comunicações então envia um sinal para osdispositivos de sinalização 808, 809 e 810, tal sinal sendocodificado como uma função do sinal de posicionamento como ocaptado pelos dispositivos de sinalização individuais 808,809 e 810 e a unidade de posicionamento 804, 805 806 e 807.
Se o dispositivo de sinalização 808 tem, por exemplo, sinalcaptado pl do dispositivo de posicionamento 804, ele poderiaficar, por exemplo, vermelho. Se o dispositivo de sinalização809 tem, por exemplo, sinal captado p2 do dispositivo deposicionamento 805, ele poderia ficar, por exemplo, verde. Seo dispositivo de sinalização 810 tem, por exemplo, sinalcaptado p3 do dispositivo de sinalização p3 do dispositivo desinalização 806, ele poderia ficar, por exemplo, azul. Destaforma, os dispositivos de sinalização 808, 809 e 810 podemcada um atuar como um pixel em uma tela maior.
Se o usuário 813 agora se move do ponto P3 para o pontoP4, o receptor no dispositivo de sinalização 810 agora recebeautomaticamente um sinal diferente, do dispositivo deposicionamento 807. O dispositivo de sinalização 810 entãorecebe um sinal diferente do transmissor 803, apropriado paraaquele ponto. Isto significa que a cor do componente desinalização do dispositivo de sinalização 810 é modificadapara combinar com o sinal correspondente, por exemplo, elefica vermelho de novo. Isto permite que usuários dosdispositivos de sinalização 808, 809 e 810 se movamlivremente em relação à rede de referência 804, 805, 806 e807, enquanto a unidade de gerenciamento de conteúdo 801 podeainda enviar os sinais corretos 814, 815, 816 e 817 para osdispositivos de sinalização correspondentes 808, 809 e 810associados com as situações planejadas pl, p2, p3 ep4 paracriar a imagem comunicada desejada ou efeito audiovisual.
Finalmente a figura 9 mostra uma outra implementaçãoexemplo na qual o dispositivo de sinalização 901 contém umitem de vestuário ou invólucro que pode ser colocado sobreuma parte do corpo, tal como uma luva ou mitene 902 que podeser colocado sobre a mão ou uma manga 903 que pode servestida sobre parte do braço 904, como um acessório devestuário separado ou como um item de vestuário tal como umsuéter ou uma jaqueta.
A manga 903 consiste em um revestimento têxtil com elosde borracha ou similar que tem um componente de sinalização904 com um ou mais elementos comutáveis 905, 906 e 907. Amanga 903 também tem um ou mais sensores 908 tais comodetectores de movimento, acelerômetros e/ou medidores deângulos mais um depósito de energia 909 e um processador 910assim como fiação entre o depósito de energia 909, oprocessador 910, os sensores 908 e o componente desinalização 904 e um interruptor 911 para ligar e desligar odispositivo de sinalização manualmente. A manga pode serusada para apoiar a função de sinalização usando movimentosgesticuladores da dita parte do corpo 904, por exemplo, porum policial (de trânsito) ou controlador de tráfego aéreo queusa movimentos dos braços para indicar a direção desejada demovimento para veiculos tais como carros ou aviões para osmotoristas ou pilotos.
O dispositivo poderia, por exemplo, ser instalado paraas seguintes funções:
- braço para cima: vermelho
- braço estendido: verde
- braço para baixo: fora/ laranja, ou similar.
Isto tem a vantagem de produzir um apoio natural para asindicações de sinal sem exigir itens tais como uma lâmpada outocha para ser segura na mão, deixando as mãos livres paraoutras atividades.
Deveria estar claro que as implementações exemplo dainvenção descrita acima são tencionadas como ilustrações dainvenção e não são limitativas. Um especialista será capazindubitavelmente de projetar variações de implementaçõesalternativas que estão no espirito da invenção e que sãoprotegidas pelo escopo das reivindicações associadas.

Claims (35)

1. Dispositivo de sinalização óptica portátil,particularmente um item de vestuário ou uma bandeira ou umatocha, caracterizado pelo fato de compreender:um componente de sinalização que pode ser comutado entreum estado inicial e um estado secundário, havendo umadiferença visivel entre o primeiro e o segundo estados docomponente de sinalização;um ou mais sensores para determinar a posição dodispositivo de sinalização ou seu componente de sinalizaçãoe/ou variáveis derivadas dos mesmos; eum meio de controle ligado ao componente de sinalizaçãoe ao sensor ou sensores, tal meio de controle sendo destinadoa comutar o componente de sinalização entre o seu primeiro eo seu segundo estados em resposta a uma mudança na posiçãò\;'e/ou nas variáveis derivadas do mesmo sendo determinadas pelosensor ou sensores.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende um aparelhoreceptor ou transmissor conectado ao meio de controle com afinalidade de conectar o meio de controle para o dispositivode sinalização ao meio de controle para um ou maisdispositivos de sinalização adicionais.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que contém também um aparelhoreceptor ou transmissor conectado ao meio de controle com afinalidade de conectar o meio de controle para o dispositivode sinalização à unidade de controle central e/ou redeexterna.
4.- Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2 ou 3,caracterizado pelo fato de que o meio de controle é destinadoa usar o aparelho de transmissão para enviar um sinalindicando o estado do dispositivo de sinalização e/ou aposição e/ou variáveis derivadas do mesmo.
5.- Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, 3 ou-4, caracterizado pelo fato de que o meio de controle édestinado a controlar o componente de sinalização com base emum sinal que é recebido pelo aparelho receptor.
6. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o sensor ou ossensores incluem um sensor que é destinado a determinar umdeslocamento espacial, de preferência, um deslocamentorelativo com respeito a uma rede de referência espacial.
7. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o sensor ou ossensores incluem um sensor que é destinado a determinar ummovimento local, de preferência, um movimento de ondulaçãolocalizado.
8. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o sensor ou ossensores incluem um sensor que é destinado a determinar umaseparação ou um deslocamento relativo com respeito a pelomenos outro dispositivo de sinalização.
9. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o sensor ou ossensores incluem um sensor de posição, sensor de velocidade,sensor de aceleração, sensor de altura, giroscópio oudispositivo para medir ângulos.
10. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o componente desinalização contém uma ou mais fontes de luz.
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que o componente de sinalizaçãocontém material eletroluminescente tal como LEDs, LEDsorgânicos e/ou folha eletroluminescente.
12. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que reflexão outransmissão pelo componente de sinalização são visivelmentediferentes no primeiro estado do dispositivo de sinalizaçãodaquelas no segundo estado.
13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 12,caracterizado pelo fato de que o componente de sinalizaçãocontém um LCD, nano LCD, LCD colestérico e/ou materialeletroforético.
14. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o componente desinalização contém um material bi-estável.
15. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que cor, valor deescala de cinza e/ou brilho do primeiro estado do componentede sinalização diferem da cor, valor de escala de cinza e/oubrilho do segundo estado do componente de sinalização.
16. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o componente desinalização contém uma tela, de preferência, um mostrador dematriz.
17. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que compreende umsuporte no qual o meio de controle é colocado, com ocomponente de sinalização sendo posicionado no ou sobre osuporte.
18. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo desinalização tem uma carcaça basicamente transparente para ocomponente de sinalização que de preferência dispersa a luz.
19. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 18,caracterizado pelo fato de que o dispositivo é de formatosimilar a uma tocha, uma taça ou uma garrafa.
20. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações 1a 18, caracterizado pelo fato de que o dispositivo desinalização tem uma bandeira, a bandeira sendo coberta em umou em ambos os lados com o componente de sinalização.
21. Dispositivo, de acordo com uma das reivindicações 1a 18, caracterizado pelo fato de que o dispositivo desinalização é uma cobertura para partes do corpo, tal como acabeça, torso, braços ou mãos, e em que o dispositivo desinalização é colocado na superfície oposta da carcaça aocontato com o corpo.
22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 21 ou 22, caracterizado pelo fato de que a bandeira ou cobertura depreferência são feitas de um têxtil eletrônico, depreferência, tecido de fios de material eletroforético oueletroluminiscente.
23. Unidade de controle central, para controlar um oumais dispositivos de sinalização das reivindicações 1 a 22,caracterizada pelo fato de que a unidade de controle tem umaparelho transmissor para enviar um sinal de controle a um oumais dispositivos de sinalização.
24. Unidade, de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que contém uma rede de referênciaespacial.
25. Unidade, de acordo com a reivindicação 24,caracterizada pelo fato de que a rede de referência espacialcontém numerosos transmissores, de preferência transmissoresde' freqüência de radio de alcance curto, que são dispostos emum padrão fixo, com cada transmissor destinado a transmitir aposição espacial do remetente dentro da rede para umdispositivo de sinalização posicionado próximo aotransmissor.
26. Sistema de sinalização composto, compreendendonumerosos dispositivos de sinalização das reivindicações 2 a 22 mais uma unidade de controle central da reivindicação 25,caracterizado pelo fato de que o meio de controle nosdispositivos de sinalização têm um meio de selecionar taisdados do sinal de controle conforme seja apropriado epretendido para controlar um dispositivo de sinalização queestá localizado próximo à posição de um transmissor.
27. Unidade, de acordo com a reivindicação 24,caracterizada pelo fato de que a rede de referência espacialcontém uma primeira categoria de transmissores, depreferência, transmissores de freqüência de radio que secomunicam entre si e, de preferência, o fazem usandoprotocolo ZigBee, dispostos em um padrão fixo com estaprimeira categoria de transmissores sendo destinada a enviardados que são apropriados e destinados a controlar umdispositivo de sinalização que está na proximidade dotransmissor.
28. Unidade, de acordo com a reivindicação 24,caracterizada pelo fato de que a rede de referência espacialcontém numerosos transponders que são dispostos em um padrãofixo com cada transponder sendo destinado a passar a sualocalização espacial na rede adiante para um dispositivo desinalização localizado na proximidade do transponder.
29. Sistema de sinalização composto, compreendendonumerosos dispositivos de sinalização das reivindicações 2 a-22 e uma unidade de controle central da reivindicação 28,caracterizado pelo fato de que o aparelho receptor e/ou oaparelho transmissor dos dispositivos de sinalização sãodestinados a ler um transponder próximo ao dispositivo desinalização e em que o meio de controle inclui um meio deselecionar tais dados do sinal de controle conforme sejaapropriado e pretendido para controlar um dispositivo desinalização que está localizado próximo à posição dotransponder.
30. Unidade, de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que também contém um aparelhoreceptor para receber dados dos dispositivos de sinalizaçãoindividuais, de preferência, a respeito de suas posições e/ouvariáveis derivadas das mesmas.
31. Unidade, de acordo com a reivindicação 30,caracterizada pelo fato de que a unidade de controle édestinada a enviar um sinal de controle individual a cadadispositivo de sinalização individual com o sinal de controleindividual, de preferência, dependendo da posição dodispositivo de sinalização individual ou de variáveisderivadas da mesma.
32. Sistema de sinalização composto, compreendendonumerosos dispositivos de sinalização das reivindicações 2 a-22 e uma unidade de controle central da reivindicação 30 ou-31, caracterizado pelo fato de que os dispositivos desinalização contêm um transponder para identificar os váriosdispositivos de sinalização e em que o aparelho transmissor eo aparelho receptor na unidade de controle são destinados aler os transponders nos dispositivos de sinalização a fim dedeterminar suas posição e/ou variáveis derivadas dos mesmos.
33. Dispositivo de sinalização portátil, caracterizadopelo fato de ser equipado com um ou mais dos equipamentosdescritos no relatório em anexo e/ou nos desenhos em anexo.
34. Unidade de controle central, caracterizada pelofato de ser equipada com um ou mais dos equipamentosdescritos no relatório em anexo e/ou nos desenhos em anexo.
35. Método de trabalho, caracterizado pelo fato deconter uma ou mais das etapas características descritas norelatório associado e/ou nos desenhos associados.
BRPI0611039-8A 2005-05-26 2006-05-29 dispositivo de sinalizaÇço àptica portÁtil, unidade de controle central, sistema de sinalizaÇço composto, dispositivo de sinalizaÇço portÁtil e mÉtodo de trabalho BRPI0611039A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1029130A NL1029130C2 (nl) 2005-05-26 2005-05-26 Draagbare optische signaleringsinrichting.
NL1029130 2005-05-26
PCT/NL2006/000271 WO2006126878A1 (en) 2005-05-26 2006-05-29 Portable optical signalling device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611039A2 true BRPI0611039A2 (pt) 2010-12-14

Family

ID=35519792

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611039-8A BRPI0611039A2 (pt) 2005-05-26 2006-05-29 dispositivo de sinalizaÇço àptica portÁtil, unidade de controle central, sistema de sinalizaÇço composto, dispositivo de sinalizaÇço portÁtil e mÉtodo de trabalho

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20090140875A1 (pt)
EP (1) EP1889247A1 (pt)
CN (1) CN101203898A (pt)
AU (1) AU2006250150A1 (pt)
BR (1) BRPI0611039A2 (pt)
CA (1) CA2665515A1 (pt)
NL (1) NL1029130C2 (pt)
WO (1) WO2006126878A1 (pt)
ZA (1) ZA200800043B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1024865C2 (nl) * 2003-11-25 2005-08-15 Dream Control B V Inrichting voorzien van een aangrijpingsvlak voor wind.
US7520074B1 (en) 2007-11-12 2009-04-21 Apolonia Vanova Arm cover with integral banner
US20100315022A1 (en) * 2009-06-16 2010-12-16 2009 Senior Games Local Organizing Committee Handheld Illuminating Torch
BE1019936A3 (nl) * 2012-03-08 2013-02-05 Tait Technologies Bvba Weergave-eenheid, systeem voor het maken van een beeldscherm, en proces voor het creëren van een beeldscherm.
BE1020714A3 (nl) * 2012-06-19 2014-04-01 Tait Technologies Bvba Werkwijze voor het creeren van een weergave, systeem voor het creeren van een weergave, en mobiele ongebonden weergave-inrichting.
WO2015147627A1 (es) * 2014-03-24 2015-10-01 Calva Mendez Diana Elizabeth Sistema para despliegue de patrones multimedia
CN105276517A (zh) * 2014-07-09 2016-01-27 中华大学 无线遥控发光配饰
WO2016202348A1 (en) * 2015-06-17 2016-12-22 Alhashmi Abdalla Abdelrahman Mohamed Alsayed Full flashing waving fluttering flag using solar power, electricity or batteries

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1993001582A1 (en) * 1991-07-01 1993-01-21 Domenico Riccardi Means for creating the so-called 'wave effect' in stadiums
US5469020A (en) * 1994-03-14 1995-11-21 Massachusetts Institute Of Technology Flexible large screen display having multiple light emitting elements sandwiched between crossed electrodes
US6639578B1 (en) * 1995-07-20 2003-10-28 E Ink Corporation Flexible displays
US6118426A (en) * 1995-07-20 2000-09-12 E Ink Corporation Transducers and indicators having printed displays
US6034752A (en) * 1997-03-22 2000-03-07 Kent Displays Incorporated Display device reflecting visible and infrared radiation
US20010043164A1 (en) * 1999-04-27 2001-11-22 Gregory B. Thagard Clothing with image display
US6722771B1 (en) * 1999-05-18 2004-04-20 Eugene Stephens Hand held traffic control light
DE10065007A1 (de) * 2000-07-25 2002-02-07 Steiner Sabine Textilstoff
US20030016590A1 (en) * 2001-07-19 2003-01-23 Brewer Donald R. Timepiece module with bi-stable display
JP2003114635A (ja) * 2001-10-05 2003-04-18 Toppan Printing Co Ltd 薄く可撓性を有する情報表示媒体及びこれを用いた情報提供方法、並びに情報提供システム

Also Published As

Publication number Publication date
CA2665515A1 (en) 2006-11-30
ZA200800043B (en) 2009-09-30
EP1889247A1 (en) 2008-02-20
US20090140875A1 (en) 2009-06-04
AU2006250150A1 (en) 2006-11-30
WO2006126878A1 (en) 2006-11-30
NL1029130C2 (nl) 2006-12-05
CN101203898A (zh) 2008-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611039A2 (pt) dispositivo de sinalizaÇço àptica portÁtil, unidade de controle central, sistema de sinalizaÇço composto, dispositivo de sinalizaÇço portÁtil e mÉtodo de trabalho
JP6367499B1 (ja) マルチビュー建築照明システム
NL1024865C2 (nl) Inrichting voorzien van een aangrijpingsvlak voor wind.
ES2778625T3 (es) Sistemas de iluminación de vehículos
US20160154170A1 (en) Ultra-thin display using thin flexible led light sheet
JP5037716B1 (ja) 観覧車用電飾装置
KR101795717B1 (ko) 스틱형 발광 장치
JP2010519566A (ja) サイネージシステム
US20080186155A1 (en) Persistence of Vision Display
JP2022066314A (ja) 照明システム
US20090007472A1 (en) Character Emitting Placard
KR20170069593A (ko) 조명 시스템
KR20190042155A (ko) Led 디스플레이가 구비된 가방의 디스플레이 패턴 제공시스템
KR100875512B1 (ko) 휴대용 디바이스의 디스플레이 유닛에 대한 기능들을개선하기 위한 방법 및 장치
CN204797350U (zh) 一种具有多种视觉效果的魔盘
WO2007056902A1 (fr) Suspension lcd utilisant l'energie solaire pour la publicite
JP2018005006A (ja) 発光表示スティック装置及び発光表示システム
NL1029655C2 (nl) Rotor.
KR200196042Y1 (ko) 광고장치가 내장된 디자인형 옥외조명제어반
US7854080B2 (en) System and method for providing synchronized moving objects in an ornamental display
NL1029656C2 (nl) Samenstel van een mast en een houder.
JP6049230B1 (ja) 発光玩具
Lam Creation of illuminative smart fashion
CN104739108A (zh) 一种魔盘和利用该魔盘展示样品的方法
CZ25114U1 (cs) Dynamické zobrazovací zarízení na mobilním prostredku

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: EYEQIDO LIMITED (GB)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2384 DE 13-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.