BRPI0609330A2 - broca para rocha e método de quebra de rocha - Google Patents

broca para rocha e método de quebra de rocha Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609330A2
BRPI0609330A2 BRPI0609330-2A BRPI0609330A BRPI0609330A2 BR PI0609330 A2 BRPI0609330 A2 BR PI0609330A2 BR PI0609330 A BRPI0609330 A BR PI0609330A BR PI0609330 A2 BRPI0609330 A2 BR PI0609330A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drill
cartridge
rock
propulsion
drilling machine
Prior art date
Application number
BRPI0609330-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Jarmo Leppanen
Original Assignee
Sandvik Mining & Constr Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sandvik Mining & Constr Oy filed Critical Sandvik Mining & Constr Oy
Publication of BRPI0609330A2 publication Critical patent/BRPI0609330A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42DBLASTING
    • F42D3/00Particular applications of blasting techniques
    • F42D3/04Particular applications of blasting techniques for rock blasting
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B7/00Special methods or apparatus for drilling
    • E21B7/007Drilling by use of explosives
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21CMINING OR QUARRYING
    • E21C37/00Other methods or devices for dislodging with or without loading
    • E21C37/06Other methods or devices for dislodging with or without loading by making use of hydraulic or pneumatic pressure in a borehole
    • E21C37/12Other methods or devices for dislodging with or without loading by making use of hydraulic or pneumatic pressure in a borehole by injecting into the borehole a liquid, either initially at high pressure or subsequently subjected to high pressure, e.g. by pulses, by explosive cartridges acting on the liquid
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42DBLASTING
    • F42D1/00Blasting methods or apparatus, e.g. loading or tamping
    • F42D1/08Tamping methods; Methods for loading boreholes with explosives; Apparatus therefor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42DBLASTING
    • F42D1/00Blasting methods or apparatus, e.g. loading or tamping
    • F42D1/08Tamping methods; Methods for loading boreholes with explosives; Apparatus therefor
    • F42D1/12Feeding tamping material by pneumatic or hydraulic pressure

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)

Abstract

BROCA PARA ROCHA E MéTODO DE QUEBRA DE ROCHA . A presente invencao se refere a um método de quebra de rocha, que inclui as etapas de perfuracao de uma cavidade na rocha utilizando uma haste de broca; de deixar a haste de broca na cavidade; de utilizacao de fluxo de água para direcionar uma carga de propulsao para a cavidade através de uma passagem na haste de broca; e em uma extremidade de conducóo da haste de broca, de disparar a carga de propulsao com, pelo menos, a haste de broca e água na cavidade e na passagem proporcionando uma funcao de ramificacao. A presente invencao também se refere a uma máquina de perfuracao, que inclui uma broca para rocha operada hidraulicamente, um deposito de cartucho que inclui um alojamento montado para a broca para rocha, um eixo de broca que está montado para o alojamento e que possui uma formacao que está engatada com a broca para rocha, uma haste de broca, uma ponta de broca atada para a haste de broca, o eixo de broca, a haste de broca e a ponta de broca possuindo respectivas passagens em comunicacao uma com a outra, uma abertura, em uma lateral do eixo de broca, para a passagem no eixo de broca, um dispositivo para alimentacao de um cartucho de propulsao, no alojamento, através da abertura para a passagem no eixo de broca, e uma fonte pressurizada para direcionar o deposito de propulsao ao longo das passagens para a ponta de broca.

Description

" BROCA PARA ROCHA E MÉTODO DE QUEBRA DE ROCHA "
CAMPO TÉCNICO DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção se refere genericamente à quebrade rocha. Mais particularmente, a presente invenção dizrespeito a um sistema de quebra de rocha que pode serimplementado substancialmente em uma base continua.
RESUMO DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção proporciona, na primeiramodalidade, um método de quebra de rocha que inclui asetapas de perfuração de uma cavidade na rocha, dedirecionamento de uma carga de propulsão para a cavidade,de introdução de um meio de ramificação para a cavidade, ede disparo da carga de propulsão.
A carga de propulsão deve ser direcionada para acavidade através de uma tubulação. Preferivelmente acavidade é perfurada com uma haste de broca e a carga depropulsão é direcionada para a cavidade através de umapassagem na haste de broca.
0 método pode incluir a etapa de bombeamento de águapara a cavidade para por intermédio disso proporcionar omeio de ramificação. A água pode ser introduzida para acavidade antes ou depois da carga de propulsão, ousubstancialmente juntamente com a carga de propulsão.
Adicionalmente, entretanto, a tubulação e a haste de broca,se utilizadas, também contribuem para o efeito deramificação.
A carga de propulsão deve ser direcionada para acavidade utilizando qualquer meio apropriado, maspreferivelmente sendo direcionada utilizando água sobpressão.
A carga de propulsão deve ser disparada pelaaceleração da carga de propulsão para a cavidade utilizandoqualquer mecanismo adequado. Preferivelmente, entretanto, acarga de propulsão é acelerada para a cavidade utilizandoágua de alta pressão.
A carga de propulsão deve ser disparada pelo recursode disparo no interior da cavidade ou da haste de broca.Preferivelmente, o recurso de disparo é constituído por umdispositivo de disparo no interior da haste da broca ousobre uma ponta de broca atada para a haste de broca.
A carga de propulsão pode ser disparada (inflamada)enquanto ela está no interior da haste de broca, em umaextremidade de condução da mesma, ou ela deve ser disparadaquando ela esta no exterior da haste de broca, por exemplo,em uma localização que está entre as superfícies opostas deuma extremidade cega da cavidade que é perfurada e umasuperfície de condução oposta de uma ponta de broca. 0disparo na última modalidade pode ser conseguido pelainiciação de um primário sensível à pressão.
Uma outra possibilidade é a de disparar a carga pelaejeção da mesma a partir da haste de broca, em umavelocidade suficientemente alta, de maneira que umaextremidade de condução do cartucho, que carrega umprimário e, opcionalmente, um pequeno membro detransferência de impacto que está em contato com oprimário, provoca impacto em uma superfície de rocha seopondo a uma extremidade de descarga da haste de broca,isto é, a extremidade cega da cavidade. Esta disposiçãoprovoca que o cartucho venha a ser disparado exteriormenteà haste de broca.
É preferido, entretanto, disparar a carga de propulsãosubstancialmente em uma junção entre a haste de broca e umaponta de broca.
A presente invenção adicionalmente se estende a ummétodo de quebra de rocha que inclui as etapas de:
a) perfuração de uma cavidade na rocha utilizandouma haste de broca;
b) deixando a haste de broca na cavidade;
c) utilização de fluxo de água para direcionar umacarga de propulsão para a cavidade através de uma passagemna haste de broca; e
d) em uma extremidade de condução da haste de broca,disparo da carga de propulsão com, pelo menos, a haste debroca e água na cavidade e na passagem proporcionando umafunção de ramificação.
A presente invenção ainda adicionalmente se estende auma broca para rocha que inclui uma haste de broca, umaponta de broca atada para a haste de broca, uma linha dealimentação de cartucho conectada para uma passagem que seestende através da haste de broca para a ponta de broca, umdepósito de cartucho para carregamento de um cartucho depropulsão para a linha de alimentação e uma fonte de águapressurizada para direcionamento do cartucho ao longo dapassagem.
A broca para rocha pode incluir um dispositivo deiniciação para disparo do cartucho de propulsão na oupróximo da ponta de broca.O cartucho pode incluir uma coifa de primário quecantata o dispositivo de iniciação para por intermédiodisso disparar o cartucho de propulsão.
A ponta de broca pode incluir pelo menos um canal quese estende a partir da passagem em direção a uma lateral daponta da broca. Isto direciona uma onda de pressão,produzida pelo disparo do cartucho de propulsão, em direçãoa uma extremidade cega de uma cavidade, perfurada pelaponta de broca, para por intermédio disso iniciar fraturada rocha.
A água pressurizada pode impulsionar o cartucho apartir da passagem em uma velocidade que sejasuficientemente alta de maneira que o cartucho provocaimpacto em uma parede da cavidade e, sob impacto, éiniciada.
A presente invenção também proporciona um cartucho dequebra de rocha que inclui um envolvimento (uma clausura)que é feito a partir de um material quebradiço, uma cargade propulsão no interior do envolvimento, uma coifa deprimário em uma extremidade de condução do envolvimento, euma vedação em uma extremidade de arrasto do envolvimento.
A vedação pode estar proporcionada por recurso de ummembro de vedação feito a partir de um material flexíveladequado tal como poliestireno, espuma de borracha ou osassemelhados, ou por recurso de uma orla ou flange alargadoflexível na extremidade de arrasto do envolvimento, ou dequalquer outra maneira apropriada.
0 envolvimento é, como observado, feito a partir de ummaterial quebradiço. 0 material deveria ser razoavelmentequebradiço e de um tipo que irá quebrar em um grande númerode pequenas partes sob iniciação do cartucho de propulsão.Esta característica irá possibilitar que os fragmentos, sequaisquer, venham a deixar que depois de disparo o cartuchode propulsão venha a ser descarregado através de umapassagem em uma haste de broca ou ponta de broca.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS DA PRESENTE INVENÇÃO
A presente invenção irá ser descrita em maioresdetalhes posteriormente, de uma maneira não limitante, parafins de exemplif icação, com referência para os desenhosacompanhantes, nos quais:
A Figura 1 ilustra uma máquina de perfuração, em umaescavação de subsolo, que lança mão da utilização do métododa presente invenção;
A Figura 2 mostra uma forma de construção possível deum cartucho para utilização no método da presente invenção;
A Figura 3 é uma vista ampliada em seção transversalilustrando a construção de uma comporta de eixo e depósitode cartucho utilizados no método da presente invenção;
A Figura 4 mostra em seção transversal a construção deuma disposição de linha de alimentação de cartucho; e
A Figura 5 e a Figura 6 ilustram variações de umadisposição de ponta de broca para utilização na presenteinvenção.
As Figuras são somente representações esquemáticas e apresente invenção não está limitada para estasconcretizações.
DESCRIÇÃO DE UMA. CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA DA PRESENTE INVENÇÃOA Figura 1 dos desenhos acompanhantes ilustra umamáquina de perfuração (10) em uma escavação de subsolo(12). Uma broca para rocha (14) sobre uma construção demontagem adequada (16) está montada para a máquina deperfuração (10). Os componentes (10), (14) e (16) sãosubstancialmente convencionais e, conseqüentemente, nãoestão descritos em detalhes aqui posteriormente.
Uma haste de broca (18) está montada para a broca pararocha (14) e carrega uma ponta de broca (20) em suaextremidade de condução.
A disposição é utilizada para perfuração de cavidadesem uma superfície de rocha (22) . A Figura 1 ilustra umacavidade única (24).
A máquina de perfuração (10) possui uma cabine ouplataforma para operador (28). Uma linha de alimentação decartucho (30) se estende a partir de uma localizaçãoadequada sobre a plataforma (28) para um depósito decartucho (32) que está montado para a broca para rocha(14).
A Figura 2 ilustra, em seção transversal, uma forma deconstrução de um cartucho (36) para utilização no método dequebra de rocha da presente invenção. 0 cartucho (36)inclui um envolvimento (38) que é feito a partir de ummaterial quebradiço, por exemplo, um material de plásticosduros e que contem uma carga de propulsão (40) . A carga éuma substância energética de uma espécie conhecida noestado da técnica que, quando iniciada, produz gás de altaenergia e vapor sem um efeito explosivo.
O envolvimento (38) possui uma extremidade de condução(42) e uma coifa de primário (44) está centralmenteposicionada nesta extremidade de condução (42) . Naextremidade de arrasto (46) uma cobertura (48) estáengatada com o envolvimento (38) para por intermédio dissoprender o cartucho de propulsão (40) no interior doenvolvimento (38) de uma maneira à prova de água. Nesteexemplo da presente invenção, a extremidade de arrasto (46)está alargada (em forma de sino) radialmente virada parafora, para por intermédio disso proporcionar uma vedação(50) que está integral com o envolvimento (38) e que atuasobre uma superfície circundante, como está aqui descritoposteriormente. Como uma alternativa para a vedação (50),ou em adição para a mesma, um disco circular (52) feito deum material resiliente (flexível) adequado tal como espumade borracha ou poliestireno ou os assemelhados, pode serengatado com a cobertura (48) na extremidade de arrasto(46) para por intermédio disso formar uma vedação para ocartucho na medida em que este tenha passado através dalinha de alimentação, como está aqui descritoposteriormente.
A Figura 3 mostra o depósito (32) em seçãotransversal. 0 depósito (32) inclui um alojamento (60)através do qual se estende um furo (62) no qual estálocalizado um eixo de broca (64) proporcionado com umaformação denteada (em ranhuras) convencional (66) que é deengate com a broca para rocha (14) de uma maneiraconhecida. 0 eixo de broca (64) está suportado sobremancais e está protegido por intermédio de vedações (70).
0 eixo de broca (64), sobre uma lateral, está formadocom uma abertura (72) que vem a estar em uma passagem (74)centralmente localizada e, sobre sua lateral externa,oposta para a abertura (72), com uma fenda (ranhura) rasaou formação plana (76).
A linha de alimentação de cartucho (30) , que estáconectada para o alojamento (60), está em comunicação comuma grande passagem (78) e duas passagens de ramificação(80) e (82), respectivamente. Um pistão (84) está montadopara movimentação reciproca no interior de um furo (espaçovazio) (86). Uma mola (88) atua entre o alojamento (60) e opistão (84). 0 pistão (84) carrega duas válvulas semretorno carregadas por molas (90) e (92), respectivamente.
Uma linha de alimentação de água auxiliar (94) estáconectada para o alojamento (60) para controle da operaçãode um pistão (96) no interior de um furo (98) , quesubstancialmente se opõe para o furo (86) . Uma mola (100)atua entre o pistão (96) e o alojamento (60).
Na plataforma para operador (28) na máquina deperfuração (10) a linha de alimentação de cartucho (30)termina em uma caixa de alimentação (102) (mostrada naFigura 4) que está conectada para uma linha de água de altapressão de alto fluxo (104) , uma linha de água de pressãolimitada e fluxo limitado (106), e um dispositivo debloqueio (108).
Válvulas de controle (110) e (112) estãoproporcionadas nas linhas (104) e (106) , respectivamente,para controle de fluxo de água através das linhas para umfuro central (114) na caixa de alimentação (102) . Asválvulas de controle (110) e (112) estão posicionadas emuma localização na cabine da máquina de perfuração (10) queé prontamente acessível por um operador.A Figura 5 ilustra uma ponta de broca (20) atada parauma extremidade de condução (124) de uma haste de broca(18), em uma escala ampliada. Uma passagem (116) se estendecentralmente através da haste de broca (18) e está emcomunicação com a passagem (118) na ponta de broca (20). Apassagem de ponta de broca (20) diverge em dois ou trêscanais de fluxo inclinados (120) que se irradiamradialmente a partir da passagem (118) em direção dasextremidades (122) da ponta de broca (20) substancialmenteem uma junção de uma extremidade de condução (124) da pontade broca (20) e sua lateral (126).
Na implementação do método da presente invenção, umoperador, no controle da máquina de perfuração (10) ,perfura uma cavidade (24) dentro da superfície de rocha. Acavidade (24) pode ser perfurada para uma profundidadeadequada, por exemplo, entre 1.200 mm e 1.500 mm, e possuium diâmetro apropriado, por exemplo, de cerca de 100 mm. Ahaste de broca (18) é deixada na cavidade (24) e a ponta debroca (20) é posicionada adjacente a uma extremidade cega(130) da cavidade (24) como está mostrado na Figura 5.
O operador após isso lança mão de um cartucho depropulsão (36) , do tipo mostrado na Figura 2, e carrega ocartucho para a linha de alimentação de cartucho (30). Istoé feito pela remoção do dispositivo de bloqueio (108) apartir da caixa de alimentação (102) e colocando o cartuchodentro do furo central (114). 0 cartucho (36) é alimentadoatravés do depósito de cartucho (32) ao longo da linha dealimentação de cartucho (30) por intermédio de uma haste deempurrar flexível ou simplesmente pelo fechamento dodispositivo de bloqueio (108) e possibilitando fluxo deágua limitado, em uma baixa pressão, através da linha(106), sob o controle da válvula (112). É possível,entretanto, a automatização deste processo.
O eixo de broca (64) mostrado na Figura 3 ératacionado vagarosamente, para trazer a fenda (76) emalinhamento com o pistão (96). Neste ponto, água éintroduzida para o furo (98), através da tubulação (94), edo pistão (96) é movimentado em engate (acoplamento) com afenda (76) sobre o eixo de broca (64) . A mola (100) éutilizada para puxar o pistão (96) de volta depois que aativação da pressão de água venha a ser liberada.
Os cartuchos (36) se movimentam, sob pressão de água,a partir da extremidade de descarga da linha de alimentaçãode cartucho (30) através da passagem (78) e para o furo(86). O cartucho (36) inicialmente bloqueia ou fortementerestringe fluxo de água a partir da passagem (78) para ofuro (86) . Entretanto, as passagens de ramificação (80) e(82) estão abertas, e uma pequena quantidade de água fluiatravés destas passagens de ramificação (80) e (82). A mola(88) inicialmente mantém o pistão (84) na posição mostradana Figura 3.
0 operador após isso aumenta o fluxo de água. Apassagem (82) é pequena e tem a capacidade de fluxo de águarestringido somente. Entretanto, a pressão de água éaplicada por intermédio da passagem de ramificação (80)para uma extremidade superior do pistão (84) que após issose movimenta no interior do furo (86) em direção do eixo debroca (64) e o cartucho (36) é movimentado pelo pistão (84)em direção da abertura (72).
Uma vez que o pistão (84) tenha passado a extremidadede descarga da passagem (78), o fluxo de água principalaumenta. As duas válvulas sem retorno carregadas por molas(90) e (92) deixam o fluxo de água para o eixo de broca(64) e o cartucho (36) , que agora está na passagem (74), éapós isso propulsionado ao longo da haste de broca (18).
As válvulas sem retorno (90) e (92) previnem fluxo deágua em uma direção reversa. A mola (86) puxa o pistão devolta depois que o cartucho tenha sido detonado e depoisque o fluxo de água tenha sido retornado (como estádescrito aqui posteriormente).
A taxa de fluxo de água através da haste de broca (18)é razoavelmente alta e o cartucho de propulsão (36) éacelerado ao longo da passagem (116) para pelo menos 3 m/s.Como está mostrado na Figura 5, o cartucho (36) finalmentealcança um ponto no interior da ponta de broca (20) queestá formada com um dispositivo de iniciação ou de disparoou formação (134) . Este está posicionado de maneira quequando o cartucho (36) alcança a formação (134) da coifa deprimário (44), na extremidade de condução (42) do cartucho(36) , é concretizado em contato agudo com a formação (134).A formação (134) pode, por exemplo, ser formada pela junçãodos canais de fluxo (120).
Na medida em que o primário atinge o pino de disparo apropulsão (40) no interior do envolvimento (38) éinflamada. A água no interior da passagem (116) e entresuperfícies opostas da haste de broca (18) e da cavidade(24) proporciona boa ramificação para o cartucho (36).
A água de alta pressão necessária para acelerar ocartucho (36) para baixo da passagem (116) é proporcionadade qualquer maneira adequada, mas preferivelmente éderivada a partir de um acumulador. Dependendo do tamanhode acumulador, a pressão atrás do cartucho de propulsão(36) pode estar na faixa de 10 mPa. A pressão de detonaçãoleva somente cerca de 10 ms para se construir para 400 mPa.Efetivamente, um golpe da água em alta velocidade é passadoatravés da passagem (116) na ponta de broca (20). Esta águanão pode parar e flui na direção reversa na medida em que apressão se constrói para o pico de detonação o mais alto detodos. 0 repentino, extremamente alto pulso de pressão apartir do cartucho de detonação (36), que é direcionadopara a água, atua em todas as direções. 0 pulso de altapressão é propagado através da ponta de broca (20) para afrente da ponta de broca (20) , em torno da ponta de broca(20) e ao longo da superfície externa da haste de broca(18) . A detonação do cartucho (36) provoca um impacto derecuo bem como uma força de recuo. 0 choque de impacto serefere à velocidade de combustão do pó de propulsão,enquanto a força de recuo se refere à quantidade de pó depropulsão no cartucho (36) bem como à qualidade da rocha.
A Figura 6 mostra uma forma ligeiramente diferente dapresente invenção. A ponta de broca (20Ά) é formada com umapassagem (118A) que se estende através da ponta de broca(20A) para sua extremidade de condução (124A) . Um cartucho(36) , que é acelerado através da passagem (116) , tem,conseqüentemente, a capacidade para deixar a ponta de broca(20Ά) e adentrar um volume (136) entre a extremidade decondução (124Ά) e a extremidade cega (130) da cavidade(24) . 0 cartucho (36) pode ser inflamado, por exemplo, pelautilização de um pulso de água de alta pressão, paraproduzir material de alta energia que fratura a rocha. Aágua na cavidade (24) e em torno e no interior da haste debroca (18) , como anteriormente, proporciona uma ação deramificação efetiva que auxilia para otimizar os efeitos dapropulsão disparada.
A massa da ponta de broca, da haste de broca, do eixode broca, da broca para rocha, da alimentação de broca e daestrutura de estampido de perfuração, amortece a força derecuo.
Tipicamente, a broca para rocha é adequada parautilização neste tipo de aplicação é hidraulicamenteoperada. Utilização é feita de um pistão reciproco para terimpacto do aço de broca durante perfuração. Linhas de óleohidráulicas sobre a broca estão conectadas paraacumuladores carregados por nitrogênio para amortecimentode picos de pressão provocados pela ação reciproca. A açãode percussão é controlada por uma disposição de válvulasobre a broca para rocha.
0 pistão e os acumuladores podem ser utilizados comoum amortecimento adicional para a força de recuo. Umaválvula de controle pode ser mantida aberta de maneira quea pressão nas linhas de óleo irá empurrar o pistão contra oeixo de broca. A força de recuo irá após isso forçar opistão para reverter e óleo a partir de trás do pistão iráfluir para as linhas de óleo e os acumuladores.
0 cartucho de propulsão (36) deveria preferivelmenteser feito em um tamanho padrão (standard) , mas pode sercarregado com quantidades diferentes de propulsão emconcordância com a necessidade. Por exemplo, 100 g depropulsão irão ser suficientes para muitos disparos pesadose quantidades menores, por exemplo, de 50 g ou de 75 g,para disparos menores.
Como observado, o material para o envolvimento decartucho deveria ser quebradiço de maneira que o materialirá quebrar em pequenos fragmentos sob detonação. Depois dedetonação, sob perfuração de uma segunda cavidade, a águairá descarregar os escombros a partir da cavidade.
É possível disparar a coifa de primário da maneiradescrita, isto é, por intermédio de uma ação mecânicaquando o cartucho alcança a ponta de broca.
Alternativamente, a coifa de primário pode ser umdispositivo sensível à pressão que pode ser ativado com umpulso de alta pressão gerado na água de alimentação. Isto,entretanto, é uma abordagem menos preferida.
0 cartucho pode ser automaticamente ejetadodiretamente a partir de uma passagem reta (116) de maneiraque uma extremidade de condução do cartucho, que carrega oprimário, é provocada a fazer impacto em uma parede dacavidade (24) . Esta força é suficientemente alta parainiciar o primário e desta maneira disparar o cartucho.
Com esta forma da presente invenção, um pequenodispositivo de transferência de impacto pode opcionalmenteestar atado para a extremidade de condução do cartucho.Este dispositivo faz impacto na parede da cavidade etransfere a força de impacto para o primário que é,conseqüentemente, iniciado para disparar a substânciaenergética no cartucho.
Uma outra possibilidade é a de montar o primário parao cartucho, por exemplo, sobre uma lateral ou traseira deum alojamento do cartucho, de uma maneira tal que ocartucho se projeta a partir da ponta da broca na medida emque o primário é concretizado em contato com uma porção daponta da broca que inicia o primário.
Evidentemente antes, o cartucho pode ser disparadoenquanto este está completamente no interior da haste debroca/ponta de broca, quando este está completamente noexterior da haste de broca/ponta de broca, ou quando esteestá parcialmente no interior, e parcialmente no exterior,da haste de broca/ponta de broca.
No método da presente invenção, a água é utilizadapara alimentação do cartucho de propulsão para a cavidade epara proporcionar uma ação de ramificação altamenteefetiva. Pela utilização de água de alta pressão edesempenho do processo de quebra rapidamente, as rachadurasna rocha são preenchidas precedentemente para detonação.Conseqüentemente, os gases de alta pressão que sãoliberados a partir da detonação não explodem, mas ao invésdisso, o pico de pressão de detonação é transferido para asrachaduras para reforçar o efeito de quebra de rocha.
A água na explosão não constitui um risco desegurança. A quantidade de água na cavidade durante aexplosão é muito pequena e depois da explosão, quando apressão a partir da detonação cai, a partir de cerca de 400mPa para a pressão atmosférica, a água substancialmenteinstantaneamente se vaporiza.
É evidente que a força de quebra de rocha do cartuchoé muito eficientemente utilizada em que a detonação éramificada com água e com a haste de broca, voltada pelabroca para rocha, na cavidade. É preferido utilizar a hastede broca da maneira descrita anteriormente, mas um efeitosubstancialmente similar pode ser conseguido, para aqueleque foi descrito anteriormente, pela remoção da haste debroca (18) a partir da cavidade (24) e após isso carregandoum cartucho para a cavidade (24) utilizando uma tubulaçãofeita exclusivamente para o propósito (não mostrada) . Estaabordagem, entretanto, é mais tediosa e mais consumidora detempo.
A quebra de rocha acontece imediatamente depois que acavidade (24) tenha sido perfurada. Por conseqüência,perfuração e quebra são, para todos os propósitos práticos,um processo continuo.
O sistema de quebra de rocha é seguro e ambientalmentefavorável (não prejudicial ao meio ambiente) para que aexplosão de propulsão não venha a criar gases tóxicos e nãonecessita de disposições de ventilação especificas. A águaque é utilizada no processo explode em vapor e auxilia asuprimir poeira.
Embora a presente invenção tenha sido descrita comreferência para uma concretização especifica, deverá sercompreendido por aqueles especializados no estado datécnica que a presente invenção não está limitada para aconcretização ilustrativa, preferida e vantajosa descritaanteriormente e mostrada nos desenhos acompanhantes, mascertamente, um número de variações e de modificações éconceptivel dentro do escopo de proteção das reivindicaçõesde patente subseqüentemente.

Claims (11)

1. Uma máquina de perfuração, caracterizada pelo fatode que inclui uma broca para rocha operada hidraulicamente,um depósito de cartucho que inclui um alojamento montadopara a broca para rocha, um eixo de broca que está montadopara o alojamento e que possui uma formação que estáengatada com a broca para rocha, uma haste de broca, umaponta de broca atada para a haste de broca, o eixo debroca, a haste de broca e a ponta de broca possuindorespectivas passagens em comunicação uma com a outra, umaabertura, em uma lateral do eixo de broca, para a passagemno eixo de broca, um dispositivo para alimentação de umcartucho de propulsão, no alojamento, através da aberturapara a passagem no eixo de broca, e uma fonte pressurizadapara direcionar o depósito de propulsão ao longo daspassagens para a ponta de broca.
2. Uma máquina de perfuração de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui umdispositivo de iniciação para disparo do cartucho depropulsão na ou próximo da ponta de broca.
3. Uma máquina de perfuração de acordo com asreivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que ahaste de broca está conectada para o eixo de broca.
4. Uma máquina de perfuração de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato de que inclui umacaixa de alimentação e pelo menos um cartucho de propulsãona caixa de alimentação, o cartucho sendo concretizado emcontato com o dispositivo de iniciação pela fontepressurizada para por intermédio disso disparar o cartuchode propulsão.
5. Uma máquina de perfuração de acordo com areivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o cartuchode propulsão inclui um envolvimento que é feito a partir deum material quebradiço, uma carga de propulsão no interiordo envolvimento, um dispositivo de disparo que estálocalizado em uma extremidade de condução do envolvimento euma vedação.
6. Uma máquina de perfuração de acordo com areivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a vedaçãoestá em uma extremidade de arrasto do envolvimento.
7. Uma máquina de perfuração de acordo com asreivindicações 5 ou 6, caracterizada pelo fato de que odispositivo de disparo é um primário.
8. Uma máquina de perfuração de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 7, caracterizada pelo fato deque a ponta de broca inclui pelo menos um canal que seestende a partir da passagem na ponta de broca em direção auma lateral externa da ponta de broca.
9. Uma máquina de perfuração de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 8, caracterizada pelo fato deque o dispositivo de alimentação inclui um pistão paramovimentação do cartucho de propulsão no alojamento eatravés da abertura para a passagem no eixo de broca.
10. Uma máquina de perfuração de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que inclui umacaixa de alimentação a partir da qual o cartucho depropulsão é direcionado para a abertura no eixo de broca.
11. Uma máquina de perfuração de acordo com qualqueruma das reivindicações 1 até 10, caracterizada pelo fato deque inclui um mecanismo para alinhamento do eixo de brocacom a abertura no eixo de broca posicionado para recepçãodo cartucho de propulsão.
BRPI0609330-2A 2005-03-14 2006-03-13 broca para rocha e método de quebra de rocha BRPI0609330A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ZA2005/02142 2005-03-14
ZA200502142A ZA200502142B (en) 2005-03-14 2005-03-14 Method of breaking rock and rock drill.
PCT/ZA2006/000037 WO2006099637A2 (en) 2005-03-14 2006-03-13 Rock drill and method of breaking rock

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0609330A2 true BRPI0609330A2 (pt) 2010-08-31

Family

ID=35977079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0609330-2A BRPI0609330A2 (pt) 2005-03-14 2006-03-13 broca para rocha e método de quebra de rocha

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7942481B2 (pt)
EP (1) EP1869287B1 (pt)
JP (1) JP4551960B2 (pt)
KR (1) KR100959045B1 (pt)
CN (1) CN101198763B (pt)
AU (1) AU2006225111B2 (pt)
BR (1) BRPI0609330A2 (pt)
CA (1) CA2601568C (pt)
NO (1) NO20075124L (pt)
RU (1) RU2359099C1 (pt)
WO (1) WO2006099637A2 (pt)
ZA (1) ZA200502142B (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EA016602B1 (ru) * 2007-09-10 2012-06-29 Сандвик Майнинг Энд Констракшн Рса (Пти) Лтд. Электронный капсюль-детонатор
FI120800B (fi) * 2007-12-27 2010-03-15 Sandvik Mining & Constr Oy Menetelmä ja laitteisto pienpanoslouhintaan
FI120418B (fi) * 2007-12-27 2009-10-15 Sandvik Mining & Constr Oy Menetelmä ja laitteisto pienpanoslouhintaan
WO2011127491A2 (en) 2010-04-06 2011-10-13 Sandvik Mining And Construction Rsa (Pty) Ltd A rock breaking product
US9500419B2 (en) 2013-03-15 2016-11-22 Hypersciences, Inc. Ram accelerator system
CN103527085B (zh) * 2013-10-17 2015-09-23 赵晴堂 高温火焰辅助智能钻机
US9458670B2 (en) 2014-05-13 2016-10-04 Hypersciences, Inc. Ram accelerator system with endcap
US9988844B2 (en) 2014-10-23 2018-06-05 Hypersciences, Inc. Ram accelerator system with rail tube
WO2016172381A1 (en) 2015-04-21 2016-10-27 Hypersciences, Inc. Ram accelerator system with baffles
US10557308B2 (en) 2015-11-10 2020-02-11 Hypersciences, Inc. Projectile drilling system
US10329842B2 (en) 2015-11-13 2019-06-25 Hypersciences, Inc. System for generating a hole using projectiles
US10590707B2 (en) 2016-09-12 2020-03-17 Hypersciences, Inc. Augmented drilling system
CN107013162A (zh) * 2017-05-23 2017-08-04 嵊州德庆机械有限公司 一种桥梁施工装置
US11434695B2 (en) * 2017-08-08 2022-09-06 Hypersciences, Inc. Projectile drilling systems and methods
FI3825514T3 (fi) * 2019-11-19 2023-04-25 Sandvik Mining And Construction Lyon S A S Kallionporausyksikkö ja porattujen reikien panostusmenetelmä
CN111561846B (zh) * 2020-05-27 2022-06-21 李天北 一种连续爆破钻进装置
CN111578800A (zh) * 2020-05-27 2020-08-25 李天北 一种快速爆破钻进方法
CN111764821B (zh) * 2020-08-03 2023-04-14 四川大学 一种微波水射流协同破岩方法与装置
US11624235B2 (en) 2020-08-24 2023-04-11 Hypersciences, Inc. Ram accelerator augmented drilling system
US11719047B2 (en) 2021-03-30 2023-08-08 Hypersciences, Inc. Projectile drilling system
CN113294155B (zh) * 2021-05-21 2023-12-05 重庆大学 一种金属矿脉辅助开采装置
CN114183146B (zh) * 2021-11-12 2023-05-09 中海建筑有限公司 一种超欠挖分析控制方法及系统

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1585664A (en) * 1920-11-24 1926-05-25 George H Gilman Method of and apparatus for breaking out rock
US3190372A (en) * 1962-03-05 1965-06-22 Sun Oil Co Methods and apparatus for drilling bore holes
JPS58107500U (ja) * 1982-01-09 1983-07-21 マツダ株式会社 爆薬装填装置
JPS58142200A (ja) * 1982-02-19 1983-08-23 マツダ株式会社 爆薬装填制御装置
DD283032A7 (de) * 1988-05-19 1990-10-03 Bauakademie Ddr Anordnung zur nichtmechanischen zerstoerung von beton/stahlbeton und gesteinen
US5098163A (en) 1990-08-09 1992-03-24 Sunburst Recovery, Inc. Controlled fracture method and apparatus for breaking hard compact rock and concrete materials
ZA932778B (en) * 1993-04-21 1994-09-30 Jarmo Uolevi Leppaenen Rock drill
KR19990036267A (ko) * 1995-08-07 1999-05-25 마이크 브라이언 충격 해머 및 소량-장입 발파의 조합이용에 의한 경질 암석 및 콘크리트의 제어된 파쇄를 수행하기 위한 방법
US5611605A (en) * 1995-09-15 1997-03-18 Mccarthy; Donald E. Method apparatus and cartridge for non-explosive rock fragmentation
US6000479A (en) * 1998-01-27 1999-12-14 Western Atlas International, Inc. Slimhole drill system
AU2003200490B2 (en) 2002-02-20 2008-05-08 Rocktek Ltd. Apparatus and method for fracturing a hard material

Also Published As

Publication number Publication date
CN101198763B (zh) 2011-04-20
CA2601568A1 (en) 2006-09-21
JP4551960B2 (ja) 2010-09-29
US7942481B2 (en) 2011-05-17
KR20080007545A (ko) 2008-01-22
US20080236433A1 (en) 2008-10-02
RU2359099C1 (ru) 2009-06-20
RU2007138021A (ru) 2009-04-20
CN101198763A (zh) 2008-06-11
ZA200502142B (en) 2005-11-30
WO2006099637A2 (en) 2006-09-21
WO2006099637A3 (en) 2006-11-02
EP1869287A2 (en) 2007-12-26
CA2601568C (en) 2010-05-25
JP2008533341A (ja) 2008-08-21
AU2006225111A1 (en) 2006-09-21
EP1869287B1 (en) 2012-11-28
NO20075124L (no) 2007-10-09
AU2006225111B2 (en) 2011-05-12
KR100959045B1 (ko) 2010-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609330A2 (pt) broca para rocha e método de quebra de rocha
AP880A (en) Method and apparatus for controlled small-charge blasting of hard rock and concrete by explosive pressurisation of the bottom of a drill hole.
RU2442872C1 (ru) Способ и оборудование для проведения взрывных работ с малым зарядом
US10590707B2 (en) Augmented drilling system
US20190195022A1 (en) Enhanced endcap ram accelerator system
NO313017B1 (no) Apparat og fremgangsmåte for utforming av et vindu eller et omriss av samme i et utfôret borehulls fôringsrör
JP3442066B2 (ja) 地中に水平孔を形成するための爆発放射器とその組立体およびそれを利用した発破方法
CN110259447A (zh) 煤矿井下定向射孔压裂切顶卸压护巷方法
US3190372A (en) Methods and apparatus for drilling bore holes
AU694132B2 (en) Controlled fragmentation of hard rock by pressurization of the bottom of a drill hole
RU2443846C1 (ru) Способ и устройство для проведения взрывных работ малыми зарядами
US4088368A (en) Method for explosive breaking of hard compact material
US2919646A (en) Well explosive devices
US3605918A (en) Drill bit and method for explosive drilling
PT927297E (pt) Dispositivo de rebentamento.
AU722887B2 (en) Controlled fragmentation of hard rock by pressurization of the bottom of a drill hole
MXPA98001011A (en) Method and apparatus for controlled explosion of small load of rock and concrete, by explosive pressurization of the fund of a perforated hole

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]