BRPI0608648A2 - mÁquina de distribuiÇço de bebidas independente - Google Patents

mÁquina de distribuiÇço de bebidas independente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608648A2
BRPI0608648A2 BRPI0608648-9A BRPI0608648A BRPI0608648A2 BR PI0608648 A2 BRPI0608648 A2 BR PI0608648A2 BR PI0608648 A BRPI0608648 A BR PI0608648A BR PI0608648 A2 BRPI0608648 A2 BR PI0608648A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pump
water
reservoir
dispensing machine
capsule
Prior art date
Application number
BRPI0608648-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Alfred Yoakim
Matthieu Ozanne
Original Assignee
Nestec Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestec Sa filed Critical Nestec Sa
Publication of BRPI0608648A2 publication Critical patent/BRPI0608648A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/24Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure
    • A47J31/34Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure
    • A47J31/36Coffee-making apparatus in which hot water is passed through the filter under pressure, i.e. in which the coffee grounds are extracted under pressure with hot water under liquid pressure with mechanical pressure-producing means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/005Portable or compact beverage making apparatus, e.g. for travelling, for use in automotive vehicles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Apparatus For Making Beverages (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)

Abstract

MÁQUINA DE DISTRIBUIÇçO DE BEBIDAS INDEPENDENTE. A presente invenção refere-se a uma máquina para a preparação e distribuição de bebidas pela extração, sob pressão, de uma substância alimentícia contida em uma cápsula que pode funcionar em um modo independente a fim de distribuir várias bebidas sucessivamente. Compreende, entre outras coisas, um módulo de extração (10) para recebimento de uma cápsula, um reservatório de água isolado termicamente (4) para suprimento do módulo de extração, uma bomba (3) e dispositivos de suprimento de energia elétrica (50, 6, 94) compreendendo um acumulador elétrico de baixa voltagem (50) configurado para suprir a bomba; o reservatório compreendendo dispositivos de aquecimento incluindo um elemento elétrico (81) energizado pelo acumulador.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÁQUINA DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS INDEPENDENTE".
A presente invenção refere-se a uma máquina independente para a preparação de bebidas, ou outros produtos similares, pela extração sob pressão de uma substância alimentícia contida em uma cápsula. A invenção refere-se mais precisamente a máquinas de café móveis ou portáteis utilizando a extração de cápsulas.
As máquinas de preparação de bebidas, do tipo de máquina de café, que utilizam partes empacotadas de substâncias alimentícias estão rapidamente se tornando amplamente utilizadas em casas ou até mesmo em instalações comuns, locais comerciais ou companhias. O princípio da preparação é baseado na extração de partes contendo uma substância alimentícia (café moído, por exemplo) pela passagem através dessa parte de uma quantidade de líquido frio ou quente sob alta pressão, tipicamente uma pressão muitas vezes maior do que uma pressão atmosférica. As partes empacotadas podem ser cápsulas parcialmente rígidas ou sachês flexíveis, vedados ou parcialmente abertos, ou filtro.
Um exemplo de uma cápsula é descrito na patente EP 0.512.468 B1. Um exemplo de um sachê é descrito na patente EP 0.602.203 B1. Outros exemplos de cápsulas são descritos nos documentos: WO 03/059778, EP 1.344.722 ou novamente em EP 1 .440.905. Tais sistemas de extração podem apresentar muitas vantagens. Por um lado, os pacotes individuais são fáceis de se utilizar e não exigem medição manual do café ou outros produtos na máquina. O usuário coloca uma cápsula, uma medida de café moído ou outras partes na máquina, então pressiona um botão para iniciar a extração. Por outro lado, os pacotes individuais são medidos para distribuir uma bebida, como café, possuindo as características desejadas tal como uma determinada resistência ou concentração de sólidos, um determinado perfil aromático, uma determinada quantidade de espuma ou outros atributos importantes que caracterizam a bebida. Quando o pacote é impermeável a gás e o café é mantido no pacote sob uma atmosfera modificada, os mesmos retêm seus atributos de frescor demelhor fora, comparável a um café mo ido na hora, até o momento da extração. Finalmente, as condições de preparação, tal como temperatura, pressão e tempo de extração, podem ser mais bem controladas; o que fornece ao consumidor uma qualidade constante e relativamente controlada de uma bebida para a outra.
Um exemplo de um processo de extração é descrito na patente EP 0.512.470 B1.
Existe a necessidade de se criar uma máquina tornando possível se fornecer um serviço em um modo independente ou autônomo; isso é, que seja projetado para extrair as cápsulas sob pressão sem precisar de uma conexão com a energia elétrica no momento exato da extração.
No entanto, a fim de se distribuir o café por extração sob pressão, as condições de temperatura e pressão do fluido devem ser adequadas.
Em primeiro lugar, a fim de se extrair várias cápsulas em suces- são, e para se produzir uma bebida de qualidade, a temperatura da água, que passa através da cápsula, deve ser suficientemente alta, da ordem de pelo menos 90 C para cada extração. Isso torna necessário se aquecer a água, antes de penetrar na cápsula, até uma temperatura pelo menos igual à temperatura de extração. O aquecimento demanda um dispositivo de aque- cimento adequado que geralmente consome uma grande quantidade de e-nergia elétrica.
A fim de se distribuir uma bebida sob pressão, geralmente se aquece uma quantidade de água em um fluido circulante ou um dispositivo de aquecimento rápido tal como um termo bloco e então se direciona essa
água à alta temperatura para dentro da cápsula; que demanda uma energia alta instantânea nas máquinas tradicionais.
Em segundo lugar, a pressão do fluido na cápsula deve alcançar vários quilobascais (bars), por exemplo, de 800 a 2000 Kpa (8 a 20 bars) (de pressão relativa), até o fluxo da bebida. Se a pressão for insuficiente na cáp-
sula, a cápsula pode não se abrir se for uma cápsula cuja abertura está relacionada com pressão e/ou o líquido não pode fluir ou flui de forma anormal. Isso demanda o uso de uma bomba suficientemente poderosa capaz de de-senvolver uma pressão estática de até cerca de 2000 KPa (20 bars).
Em um modo eletricamente autônomo ("independente"), as fontes elétricas de baixa voltagem, como uma bateria portátil ou fixa, não são capazes de fornecer simultaneamente esse aquecimento e a regulagem de 5 temperatura da água associada com o mesmo e, ao mesmo tempo, o bombeamento da água a uma pressão suficiente. Sua energia é normalmente limitada devido à baixa amperagem, de tal forma a permanecer também dentro de uma faixa de tamanho/peso de bateria razoável (como com uma bateria de chumbo, por exemplo). De fato, o peso/tamanho da bateria depende 10 da tecnologia utilizada. Quanto maior a amperagem, menor a escolha da tecnologia de bateria. Para amperagens maiores, as baterias são geralmente pesadas e não muito ecológicas.
Ademais, para uma bateria de baixa amperagem, e, portanto, mais leve e menos volumosa, a mesma não desenvolve energia suficiente e 15 sua autonomia sob energia alta instantânea é, portanto, muito baixa e, portanto, não descarrega muito rapidamente e, portanto, não será capaz de garantir a produção de vários cafés em sucessão.
Por exemplo, é observado, dessa forma, que é necessário se ser capaz de se exigir uma energia média instantânea de 1400 watts (+/- 200) e 20 uma energia de pelo menos 560 watts por hora (+/- 100) a fim de aquecer a quantidade de água em um fluido circulante ou um dispositivo de aquecimento rápido. A fim de se distribuir uma média de cerca de 100 cafés em duas horas, isso exige uma bateria de cerca de 120 ampéres por hora. As baterias existentes desse valor de amperagem são baterias de chumbo; são 25 muito pesadas (vários quilos), volumosas e poluentes.
O pedido de patente EP 1.277.428 A1 refere-se a uma máquina de café para um veículo designado para extrair as cápsulas de café sob pressão e que possui uma reserva de água fria, um aquecedor de água circulante do tipo termobloco de inércia alta para aquecer um volume restrito 30 de água, uma bomba e um módulo de extração suprido pela bomba e no qual a extração ocorre. Os dispositivos de bombeamento, aquecimento e controle são energizados pela corrente produzida pela bateria do veículo, emgeral, uma bateria de 12 ou 24 volts. A fim de se obter energia suficiente para o processo de extração, o princípio é, portanto, o desligamento do suprimento de energia elétrica ou pelo menos a grande redução do mesmo antes da operação da bomba. Uma desvantagem surge do tempo de espera entre duas bebidas; necessário a fim de se aquecer novamente, no aquecedor de água, uma quantidade necessária para a próxima bebida. Outra desvantagem surge do alto consumo de eletricidade do aquecedor de água que tende a exaurir a bateria rapidamente quando o motor do veículo é parado.
A finalidade da presente invenção é, portanto, se superar as desvantagens da técnica anterior. Mais precisamente, a finalidade da invenção é, portanto, se propor uma solução para o problema de distribuição, para a extração das bebidas a partir das cápsulas, água a uma temperatura suficiente, preferivelmente substancialmente constante, a uma pressão suficientemente alta, preferivelmente substancialmente constante, para a extração a
partir de várias cápsulas sucessivas em um modo de distribuição independente; isso é, não necessitando da conexão da máquina com o suprimento de energia elétrica no momento do bombeamento da água, durante a extração das ditas bebidas; enquanto se fornece um dispositivo que não seja pesado e/ou volumoso para se mover e que não necessite de grandes perío- dos de recarga.
A invenção é, dessa forma, baseada em uma arquitetura especial de uma máquina associada a um gerenciamento especial dos recurso elétricos possibilitando se lidar com as exigências de alta temperatura e pressão necessárias para a extração de uma bebida a partir das ditas cápsulas.
Para essa finalidade, a invenção refere-se a: uma máquina de
distribuição de bebidas isolada para a distribuição de uma bebida pela extração sob pressão a partir de uma cápsula compreendendo:
um módulo de extração destinado a receber uma cápsula, compreendendo dispositivos de injeção de água sob pressão dentro da cápsula, dispositivos de recebimento da cápsula e, opcionalmente, dispositivos de abertura da dita cápsula a fim de liberar o extrato líquido da bebida começando com uma determinada pressão;um reservatório de água para suprir o dito módulo com água; o dito reservatório tendo uma capacidade suficiente para suprir sucessivamente o dito módulo para extração a partir de várias cápsulas,
uma bomba para retirar água do reservatório e suprir a cápsula 5 com água sob pressão no módulo de extração;
dispositivos de suprimento de energia elétrica para aquecer a água no reservatório até uma temperatura de reserva maior do que ou igual à temperatura de extração, e para suprir a bomba eletricamente;
caracterizado pelo fato de o dispositivo de suprimento de energia 10 elétrica compreender um acumulador elétrico de baixa voltagem associado com à máquina e configurado para suprir a bomba com corrente elétrica;
e pelo fato de o reservatório compreender dispositivos de aquecimento compreendendo pelo menos um elemento elétrico; o dito dispositivo de aquecimento sendo configurado para ser suprido a partir do suprimento 15 principal a fim de aquecer a água até uma faixa de temperatura de reserva e/ou a ser suprida a partir do acumulador elétrico a fim de compensar as perdas de calor depois do aquecimento até a faixa de temperatura de reserva.
Adicionalmente, o reservatório é preferivelmente cercado por 20 paredes isolantes de calor a fim de reduzir as perdas de calor.
Um princípio geral da invenção é, portanto, em outras palavras: a utilização de uma corrente de baixa voltagem no modo independente apenas para energização da bomba e, possivelmente, para compensar as perdas de calor de uma reserva de água quente de tal fonte; en-25 quanto também garante, preferivelmente, que essas perdas sejam limitadas pelo isolamento térmico do reservatório; e
o fornecimento de uma reserva de água quente que não é mais aquecida a partir da temperatura inicial até a faixa de temperatura de reserva pela corrente da bateria no modo independente mas que é aquecida previa-30 mente por um dispositivo de aquecimento energizado pelo suprimento principal.
As vantagens principais são, portanto, em um modo de serviçoindependente, essencialmente:
a garantia de condições ideais e reproduzíveis (temperatura,
pressão);
maior capacidade de serviço independente; e a eliminação do tempo de espera relacionado com o reaqueci-
mento de um volume de água entre a preparação de duas bebidas.
Em uma modalidade preferida, o dispositivo de aquecimento compreende:
pelo menos um primeiro elemento elétrico energizado pelo acu- mulador; eum dispositivo de controle de temperatura associado a um sensor de temperatura no reservatório de água; o dito dispositivo sendo configurado de forma a agir na energização do elemento a fim de manter a temperatura dentro de uma faixa de temperatura de reserva substancialmente cons- tante.
A vantagem de tal configuração é baseada no aumento da capacidade de serviço independente pela manutenção das mesmas condições de temperatura durante a extração enquanto se reduz o consumo de energia elétrica a partir da fonte de baixa voltagem o máximo possível.
Dessa forma, a bomba e o primeiro elemento elétrico podem sernergizados enquanto funcionam ao mesmo tempo pelo acumulador.
O consumo instantâneo de energia da bomba e do primeiro elemento é tal que, quando funcionam em conjunto, é inferior a ou igual a 100 watts, e preferivelmente entre 50 e 80 (+/- 5) watts.
No contexto da invenção, o termo "acumulador" é utilizado paradefinir uma fonte de energia elétrica capaz de funcionar no modo independente do tipo "bateria", para suprimento de uma energia baixa preferivelmente inferior a ou igual a 150 watts, que pode, depois de um determinado limite de exaustão, ser recarregada ou substituída por uma nova fonte.
No contexto da invenção, um suprimento de energia de baixavoltagem refere-se a um suprimento de energia tipicamente de 12 ou 24 volts ou qualquer outra voltagem particular inferior a 100 volts. De forma si-milar, um suprimento de energia de voltagem principal ou médio refere-se a um suprimento de energia tipicamente de 110 a 120 volts ou 220 a 230 volts ou qualquer outra voltagem específica superior a 100 volts e inferior a ou igual a 340 volts. Preferivelmente, o dispositivo de aquecimento compreende um
segundo elemento elétrico capaz de ser energizado pela corrente principal a fim de aquecer a água até a faixa de temperatura de reserva. O aquecimento da água até a faixa de temperatura de reserva é preferivelmente controlado pelo dispositivo de controle de temperatura associado a um sensor de tem- peratura no reservatório de água; o dito dispositivo sendo configurado para agir na energização do elemento até a temperatura de reserva ser alcançada e então manter a temperatura de reserva.
Em uma modalidade da invenção, o dispositivo de aquecimento, portanto, compreende um primeiro elemento de baixa energia energizado pela corrente de baixa voltagem a fim de compensar as perdas de calor no reservatório e um segundo elemento de energia maior energizado pela corrente de voltagem média do suprimento para aquecimento da água.
Em uma modalidade da invenção, a máquina de distribuição também compreende um dispositivo de carga elétrica associado ao acumu- lador a fim de recarregar o último eletricamente. Mais particularmente, o dispositivo de carga compreende uma base de suprimento de energia e uma unidade de suprimento de energia conectadas ao acumulador; a dita unidade sendo eletricamente conectada quando a máquina é colocada na posição de descanso na dita base. A máquina pode ser colocada na posição de des-canso simplesmente pela colocação da mesma na base ou pela suspensão por meio de dispositivos de gancho destacáveis, por exemplo.
Em uma modalidade da invenção, a bomba é uma bomba utilizando uma CA de voltagem média, por exemplo, 110 ou 220 volts CA, e a máquina compreende um conversor de voltagem baixa CC/voltagem média CA para o suprimento da bomba com a voltagem média CA. A bomba é, portanto, preferivelmente uma bomba tipo pistão eletromagnético. Tal bomba possui a vantagem de ser capaz de desenvolver uma pressão estática má-xima alta, da ordem de (20 bars) ou mais e de forma economicamente vantajosa. A bomba é escolhida por consumir uma energia instantânea de menos de ou igual a 100 watts, preferivelmente de cerca de 60 watts (+/-10).
De acordo com uma possível alternativa, a bomba é uma bomba que funciona em uma CC ou CA de baixa voltagem. A bomba pode então ser uma bomba de pistão eletromagnético operando em CA de baixa voltagem, por exemplo 12 ou 24 volts. Um controle eletrônico deve então ser fornecido a fim de converter a CC de baixa voltagem em uma corrente de sinal de CA adequada. Em outra modalidade ainda mais simples, a bomba é uma bomba de engrenagem que opera diretamente na CC de baixa voltagem. De forma similar, um controle eletrônico deve ser fornecido para controlar a curva de elevação de pressão e a pressão máxima distribuída pela bomba.
A invenção será mais bem compreendida com referência às figuras.
A figura 1 ilustra um diagrama em bloco de acordo com uma modalidade preferida da máquina de acordo com a invenção.
A máquina de distribuição de bebidas 1 de acordo com a invenção ilustrada na figura 1 compreende um módulo de extração 10 no qual pode ser recebida uma cápsula 2 contendo uma substância a ser extraída. Em geral, o módulo possui dispositivos de recebimento 11 consistindo em uma parte inferior e uma parte superior que são montadas pelo fechamento das mesmas a fim de formar um encerramento no qual a cápsula é alojada. O módulo também possui dispositivos de injeção de água, com um tubo de água associado no encerramento com o dispositivo 12 de perfuração da cápsula para permitir a introdução de água na cápsula. O módulo possui um dispositivo 13 de abertura da face de fluxo da cápsula; como pontos, pirâmides ou outros elementos de alto e/ou baixo relevo nos quais a face da cápsula rasga e/ou é perfurada em resposta à elevação na pressão dentro da cápsula e, portanto, permite o fluxo da bebida para dentro do copo. Esses dispositivos de abertura podem ser suportados na cápsula propriamente dita, ao invés de estarem no módulo como no pedido de patente WO 03/059778. Em uma possível modalidade, o dispositivo de abertura é omitido e a cápsu-Ia é pré-aberta ou pré-perfurada antes da injeção pela perfuração mecânica ou outros dispositivos, deixando o líquido fluir começando com uma determinada pressão de fluxo.
Uma bomba 3 e um reservatório de água 4 são fornecidos a fim 5 de se suprir o módulo com água sob pressão. Os tubos 30, 40 conectam a bomba ao módulo e o reservatório à bomba, respectivamente. O tubo 40 é estendido dentro do reservatório a uma profundidade suficiente para bombear para baixo até um nível de líquido menor possível.
O princípio de energização elétrica da máquina 1 é como se se-gue.
A máquina compreende um acumulador elétrico 50 produzindo uma corrente de baixa voltagem (12 ou 24 volts) recarregada por um dispositivo de recarga elétrica 6 compreendendo um carregador 60 e uma unidade de suprimento de energia 61 que supre o carregador com a corrente princi- pai (110 ou 220 volts). O acumulador pode, por exemplo, ser uma bateria de lítio ou uma bateria de lítio-cádmio. A unidade de suprimento de energia principal é conectada de forma destacável a uma base de suprimento de energia 7 encaixada com um fio de suprimento de energia 70 para ser conectado à corrente principal tal como uma tomada de parede. A unidade de suprimento de energia 61 e a base de suprimento de energia 7 encaixam juntas de forma complementar e de uma forma que seja eletricamente e mecanicamente destacável. Tal montagem é conhecida e não exige descrição adicional. Pode, por exemplo, ser um dispositivo de conexão elétrica tal como o vendido pela companhia "Strix" ou qualquer outro dispositivo equiva- lente. Em uma alternativa, os blocos 60, 61 podem ser substituídos por um conector de suprimento de energia elétrica simples associado a um fio de energia elétrica.
O reservatório compreende um dispositivo de aquecimento 8 consistindo em uma série de dois elementos 80, 81. Um primeiro elemento 30 80 é um elemento de alta energia, preferivelmente de entre 800 e 3000 watts (limites incluídos) e ainda mais preferivelmente entre 1500 e 2000 watts (limites incluídos), que é destinado a aquecer a água dentro do reservatório deuma temperatura fria ou ambiente até uma temperatura de reserva, substancialmente igual a ou poucos graus acima da temperatura de extração desejada. Por exemplo, uma faixa de temperatura de reserva para a extração de café a partir das cápsulas de café moído é preferivelmente de 87 a 98 C, e mais preferivelmente de 89 a 92 C. Esse primeiro elemento é suprido com corrente de voltagem média (voltagem principal) a partir da unidade de suprimento de energia 61 quando a unidade de suprimento de energia é colocada na base 7, e a última é conectada à corrente principal.
O controle da temperatura no reservatório é realizado por um dispositivo de controle 9 que compreende um sensor de temperatura 90 conectado ao controlador central 91 que age em um relê 92 que liga e desliga seletivamente o suprimento de energia para o elemento 80. Quando a temperatura da água no reservatório alcança um valor de temperatura máxima pré-programado no controlador central, o controlador comanda a abertura do relê para interromper o suprimento de energia do elemento. O relê é fechado novamente quando a temperatura medida cai abaixo de um valor de temperatura limite; isso restabelece o aquecimento no elemento. Em geral, os valores de temperatura, máximo e mínimo (ou limite), são escolhidos de forma a não ser separados um do outro por mais de poucos graus (por exemplo 1 ou 2 graus). Um indicador luminoso de preaquecimento 93 pode ser fornecido para iluminar quando o relê está na posição fechada e para desligar quando o relê está na posição aberta. Dessa forma, o usuário é informado sobre a situação de aquecimento da água dentro do reservatório e sabe quando a máquina está pronta para ser utilizada em um modo de serviço independente.
A máquina possui um segundo elemento menos poderoso 81, por exemplo, da ordem de 20 a 150 watts, preferivelmente entre 10 e 80 watts, cuja função é simplesmente compensar ou pelo menos reduzir as perdas de calor quando a máquina está no modo de serviço independente, isso é, quando a unidade de suprimento de energia 61 é destacada da base de suprimento de energia de corrente principal 7. Esse segundo elemento é submerso no reservatório e é energizado pelo acumulador elétrico 50 comcorrente direta de baixa voltagem (por exemplo, a 12 ou 24 VDC). O controle de temperatura no reservatório, nesse modo de serviço independente, é realizado da mesma forma pelo dispositivo de controle 9 que compreende o dito sensor de temperatura 90 conectado ao controlador central 91 que age e um relê 93 que liga ou desliga seletivamente o suprimento de energia do elemento 81. A faixa de temperatura na qual a comutação do relê ocorre para garantir uma temperatura de reserva substancialmente constante nesse modo de serviço é preferivelmente estreita, da ordem de 1 ou 2 graus Celsius.
De acordo com uma característica da invenção, a bomba 3 também é energizada pelo acumulador 50 através de um conversor 94 que converte a CA de voltagem média, (por exemplo, CA de 110 ou 220 volts) em corrente direta de voltagem baixa (por exemplo, em 12 ou 24 VDC).
O circuito elétrico pode ser completado por dois botões de controle. Um primeiro botão 51 é fornecido no circuito de voltagem baixa entre o acumulador e o dispositivo de controle; a fim de iniciar a máquina pelo fechamento do circuito de baixa voltagem. Quando esse botão está na posição fechada, o dispositivo de controle 9 é então energizado; o que permite que o dispositivo de aquecimento seja ativado seletivamente pelos relês 92, 93. Um segundo botão 52 é fornecido para ativação da bomba propriamente dita.
A fim de se limitar as perdas de calor no reservatório; e, dessa forma, se limitar o consumo de energia elétrica retirada do acumulador e, dessa forma, permitir uma maior capacidade de serviço independente, o reservatório sendo projetado com paredes de isolamento térmico 45. A expressão "paredes de isolamento térmico" significa: uma parede cuja eficiência de isolamento é tal que a perda de temperatura do líquido no reservatório é inferior a 10 por hora, preferivelmente inferior a 6 C por hora, para uma temperatura inicial de 90 C.
A máquina de acordo com a invenção é capaz de distribuir cerca de 20 a 100 cafés em sucessão durante um período de uma a duas horas sem recarga do acumulador ou conexão com a corrente principal.
A invenção pode, obviamente, incluir variações ou modificaçõesdiversas dentro do escopo dos versados na técnica.

Claims (10)

1. Máquina de distribuição de bebidas independente para distribuição de uma bebida pela extração, sob pressão, de uma cápsula compreendendo:um módulo de extração (10) destinado a receber uma cápsula compreendendo dispositivos de injeção de água sob pressão dentro da cápsula e dispositivos de recebimento de cápsula;um reservatório de água (4) para suprimento do dito módulo com água; o dito reservatório tendo capacidade suficiente para suprir sucessivamente o dito módulo para extração a partir de várias cápsulas;uma bomba (3) para retirar água do reservatório e suprir a cápsula com água sob pressão no módulo de extração;dispositivos de suprimento de energia elétrica (50, 6, 94) para aquecer a água no reservatório até uma temperatura de reserva superior ou igual à temperatura de extração, e para suprir a bomba eletricamente,caracterizada pelo fato de o dispositivo de suprimento de energia elétrica compreender um acumulador elétrico de baixa voltagem (50) associado à máquina e configurado para suprir a bomba com corrente elétrica;e pelo fato de o reservatório compreender dispositivos de aquecimento (8) que compreendem pelo menos um elemento elétrico (80, 81); o dito dispositivo de aquecimento sendo configurado para ser suprido a partir do suprimento principal a fim de aquecer a água até a temperatura de reserva e para ser suprido a partir do acumulador elétrico a fim de compensar as perdas de calor depois do aquecimento até a temperatura de reserva.
2. Máquina de distribuição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o reservatório ser cercado por paredes de isolamento térmico a fim de reduzir as perdas de calor.
3. Máquina de distribuição, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de o dispositivo de aquecimento compreender:um primeiro elemento elétrico (81) energizado pelo acumulador(50); eum dispositivo de controle de temperatura (9) associado a um sensor de temperatura (90) no reservatório de água; o dito dispositivo sendo configurado para agir na energização do dito elemento (81) a fim de manter a temperatura de reserva dentro de uma faixa substancialmente constante de valores.
4. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de o dispositivo de aquecimento compreender um segundo elemento elétrico (80), independente do primeiro ele- mento (81), capaz de ser energizado pela corrente principal a fim de aquecer a água até uma temperatura de reserva.
5. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada pelo fato de a bomba e o primeiro elemento elétrico (81) poderem ser energizados enquanto funcionam ao mesmo tempo15 pelo acumulador.
6. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de o consumo instantâneo de energia da bomba e do primeiro elemento (81) quando funcionam em conjunto ser inferior ou igual a 100 watts.
7. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com qualqueruma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de compreender um dispositivo de carga elétrica (6) que pode ser acoplado eletricamente ao acumulador a fim de recarregar o último eletricamente.
8. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com a reivindi- cação 7, caracterizada pelo fato de o dispositivo de carga compreender uma base de suprimento de energia (7) e uma unidade de suprimento de energia (61) conectadas ao acumulador (50); a dita unidade (61) sendo capaz de ser acoplada eletricamente quando a máquina é colocada na posição de descanso na dita base (7).
9. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com qualqueruma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de compreender um conversor (94) de corrente direta de baixa voltagem em CA de voltagemmédia para o suprimento da bomba com CA de voltagem média.
10. Máquina de distribuição de bebidas, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de a bomba (3) ser uma bomba de pistão ou uma bomba de engrenagem.
BRPI0608648-9A 2005-03-29 2006-03-13 mÁquina de distribuiÇço de bebidas independente BRPI0608648A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05102447 2005-03-29
PCT/EP2006/002268 WO2006102980A1 (en) 2005-03-29 2006-03-13 Standalone drink dispensing machine

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608648A2 true BRPI0608648A2 (pt) 2010-01-19

Family

ID=34939078

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608648-9A BRPI0608648A2 (pt) 2005-03-29 2006-03-13 mÁquina de distribuiÇço de bebidas independente

Country Status (26)

Country Link
US (1) US7966927B2 (pt)
EP (1) EP1865815B1 (pt)
JP (1) JP2008534094A (pt)
KR (1) KR20070116835A (pt)
CN (1) CN100548199C (pt)
AT (1) ATE395853T1 (pt)
AU (1) AU2006228809B2 (pt)
BR (1) BRPI0608648A2 (pt)
CA (1) CA2603657C (pt)
CY (1) CY1108204T1 (pt)
DE (1) DE602006001299D1 (pt)
DK (1) DK1865815T3 (pt)
ES (1) ES2306427T3 (pt)
HK (1) HK1118687A1 (pt)
HR (1) HRP20070453A2 (pt)
IL (1) IL185930A (pt)
MA (1) MA29349B1 (pt)
MX (1) MX2007011943A (pt)
NO (1) NO20075458L (pt)
PL (1) PL1865815T3 (pt)
PT (1) PT1865815E (pt)
RU (1) RU2385145C2 (pt)
TN (1) TNSN07368A1 (pt)
TW (1) TWI362922B (pt)
WO (1) WO2006102980A1 (pt)
ZA (1) ZA200709263B (pt)

Families Citing this family (72)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2916617B1 (fr) * 2007-06-04 2012-09-21 Cie Mediterraneenne Des Cafes Ensemble pour machine de preparation de boissons comprenant une chaudiere.
PT2252182E (pt) 2008-01-24 2012-07-10 Nestec Sa Gestor de economia de energia para dispositivos de preparação de bebidas
EP2082669A2 (en) 2008-01-25 2009-07-29 Nestec S.A. Hybrid apparatus for preparing beverages
BRPI0914589A2 (pt) * 2008-06-26 2015-12-22 Nestec Sa dispositivo para o aquecimento de um recipiente em forma de copo
PL2397421T3 (pl) * 2008-08-29 2017-09-29 Pepsico, Inc. Układ do napoju typu post-mix
US9272827B2 (en) * 2008-08-29 2016-03-01 Pepsico, Inc. Post-mix beverage system
DE102008052190A1 (de) * 2008-10-17 2010-04-22 Wmf Württembergische Metallwarenfabrik Ag Getränkeautomat
PT2745751E (pt) 2009-03-23 2016-03-01 Nestec Sa Montagem de bomba numa máquina de preparação de bebidas
US20110179952A1 (en) * 2010-01-27 2011-07-28 Robert Radi Oil infuser and metered dispenser
CN102821661A (zh) * 2010-02-24 2012-12-12 光达家电用品公司 热饮料制作机和分配机
CA2795827A1 (en) 2010-04-20 2011-10-27 Nestec S.A. Container with thermal management
IT1399817B1 (it) * 2010-04-28 2013-05-03 Lavazza Luigi Spa Macchina per la preparazione di bevande, in particolare caffe'.
US20150125586A1 (en) * 2010-05-03 2015-05-07 Apiqe Beverage system with flavor pod dispenser
IT1401128B1 (it) * 2010-07-16 2013-07-12 Antonio D Apparecchiatura portatile per la preparazione di caffe' espresso
US20130183174A1 (en) * 2010-10-01 2013-07-18 Franklin Electric Company, Inc. Solenoid pump
AU2011322727B2 (en) 2010-10-27 2015-04-16 Société des Produits Nestlé S.A. Beverage machine for different spatial environments
CA2813521A1 (en) 2010-10-27 2012-05-03 Frederique Huillet Beverage machine with a handy outlet
US9814331B2 (en) 2010-11-02 2017-11-14 Ember Technologies, Inc. Heated or cooled dishware and drinkware
US11950726B2 (en) * 2010-11-02 2024-04-09 Ember Technologies, Inc. Drinkware container with active temperature control
US10010213B2 (en) * 2010-11-02 2018-07-03 Ember Technologies, Inc. Heated or cooled dishware and drinkware and food containers
ES2593432T3 (es) * 2010-11-12 2016-12-09 Lorenzo Giacomin Máquina alimentada por tensión de CA y/o CC para preparar café expreso y otras infusiones y bebidas
ITBA20110021A1 (it) * 2011-04-27 2012-10-28 Caffe E Dintorni Di Brana Paola Dispositivo di alimentazione ricaricabile da applicare ad una macchina da caffe' espresso ottenuto per estrazione sotto pressione da miscele in polvere o in capsule.
KR101303829B1 (ko) * 2011-09-26 2013-09-05 이지용 캡슐 원두커피 즉석 자동판매기
CA2860985A1 (en) 2012-01-13 2013-07-18 Antoine Cahen Beverage machine with a removable module
JP6210783B2 (ja) * 2013-02-18 2017-10-11 株式会社アペックス 飲料供給装置
PT106793B (pt) 2013-02-20 2021-02-11 Novadelta Comercio E Ind De Cafes Lda Máquina de preparação de bebidas com meios de armazenamento de energia
PT106862B (pt) 2013-04-02 2020-11-11 Novadelta - Comércio E Indústria De Cafés, Lda. Máquina de preparação de bebidas de baixa voltagem e processo de operação da mesma
FR3004629B1 (fr) * 2013-04-17 2015-07-24 Jean Claude Eyrignoux Dosage de la poudre de cafe par dispositifs lumineux
EP3021718A1 (en) * 2013-07-17 2016-05-25 Nestec S.A. A food or beverage preparation machine with antiscaling pipe system
ITMI20131726A1 (it) * 2013-10-17 2015-04-18 Swiss Caffe Asia Ltd Macchina automatica per la preparazione di bevande, quali caffe' espresso, cappuccino e simili.
NL2011928C2 (nl) * 2013-12-10 2015-06-11 Bravilor Holding Bv Inrichting voor het bereiden van drank, voorzien van een bufferreservoir.
WO2016005351A1 (en) 2014-07-09 2016-01-14 Nestec S.A. Coupling of a device for connecting a beverage machine to a distribution network
WO2016005349A1 (en) 2014-07-09 2016-01-14 Nestec S.A. Accessory for supplying automatically a beverage machine with liquid from a distribution network
EP3166457B1 (en) 2014-07-09 2019-10-09 Société des Produits Nestlé S.A. Device for connecting a beverage machine to a distribution network with safe monitoring
ES2828253T3 (es) 2014-07-09 2021-05-25 Nestle Sa Dispositivo para conectar una máquina de bebidas a una red de distribución con interrupción segura de flujo
US9782036B2 (en) 2015-02-24 2017-10-10 Ember Technologies, Inc. Heated or cooled portable drinkware
ITRM20150159A1 (it) * 2015-04-14 2016-10-14 Iacobucci Hf Aerospace S P A Macchina erogatrice di bevande
WO2017001381A1 (en) * 2015-07-02 2017-01-05 Nestec S.A. Mobile beverage dispensing machine and method for preparing a beverage
EP3316744B1 (en) 2015-07-02 2020-12-09 Société des Produits Nestlé S.A. Mobile liquid tank for heating liquids
CN105011775A (zh) * 2015-08-18 2015-11-04 王金春 一种低功耗节能热水装置
JP6910352B2 (ja) 2015-11-11 2021-07-28 ソシエテ・デ・プロデュイ・ネスレ・エス・アー 飲料マシンへの液体タンクの容易な接続
EP3399891B1 (en) * 2016-01-08 2019-10-09 Société des Produits Nestlé S.A. Infiltration-safe beverage machine
US10464797B2 (en) 2016-01-15 2019-11-05 Pepsico, Inc. Post-mix beverage system
US10610045B2 (en) 2016-06-14 2020-04-07 Pepsico, Inc. Beverage system including a removable piercer
JP7370136B2 (ja) * 2016-06-30 2023-10-27 ソシエテ・デ・プロデュイ・ネスレ・エス・アー 制御式ポンプを有する飲料調製マシン
KR20180035662A (ko) 2016-09-29 2018-04-06 엠버 테크놀로지스 인코포레이티드 가열되거나 냉각된 음료용기
US9795246B1 (en) 2016-09-29 2017-10-24 Levo Oil Infusion, Llc Apparatus for infusing and dispensing oils
US11330931B2 (en) 2016-09-29 2022-05-17 Levo Oil Infusion Apparatus and method for infusing and dispensing oils, and drying and heating infusing materials
US20190142209A1 (en) 2017-11-16 2019-05-16 LEVO Oil Infusion, Inc. Apparatus and method for infusing oils
US11524268B2 (en) 2016-11-09 2022-12-13 Pepsico, Inc. Carbonated beverage makers, methods, and systems
CN106724821B (zh) * 2016-12-12 2023-09-12 慈溪欧能电器有限公司 一种便携式咖啡机
DE102017200950A1 (de) * 2017-01-20 2018-07-26 Wmf Group Gmbh Getränkebereiter zur Zubereitung von Heißgetränken und Verwendung hiervon
EP3629857A1 (en) 2017-06-01 2020-04-08 Société des Produits Nestlé S.A. Beverage machine with a storable dispensing head
WO2018219989A1 (en) 2017-06-01 2018-12-06 Nestec Sa Beverage machine with a stablizing foot
EP3629858A1 (en) 2017-06-01 2020-04-08 Société des Produits Nestlé S.A. Beverage machine with ergonomic power switch
CN110691538B (zh) 2017-06-01 2023-03-28 雀巢产品有限公司 具有可收缩界面的饮料机器
CN107341922A (zh) * 2017-06-16 2017-11-10 广州市创赢电子产品有限公司 一种用于胶囊式咖啡粉冲泡的自动贩卖咖啡机
EP3641601B1 (en) * 2017-06-22 2021-09-01 Société des Produits Nestlé S.A. Beverage preparation machine with manually operated pump with flow control means
US20190110643A1 (en) * 2017-10-14 2019-04-18 Gloria Contreras Smart charger plate
AU2018363874A1 (en) * 2017-11-07 2020-05-21 Breville Pty Limited An appliance for making a beverage and associated method, power management system and microcontroller readable medium
ES1206517Y (es) * 2018-01-16 2018-05-24 Vendiser S L Maquina de cafe
ES2959703T3 (es) 2018-01-31 2024-02-27 Ember Tech Inc Sistema de biberón calentado o enfriado activamente
CA3095760A1 (en) 2018-04-19 2019-10-24 Ember Technologies, Inc. Portable cooler with active temperature control
EP3628195A1 (en) 2018-09-27 2020-04-01 Société des Produits Nestlé S.A. Beverage preparation machine with recipient detection
US20220031112A1 (en) 2018-09-27 2022-02-03 SOCIETE DES PRODUlTS NESTLE S.A. Adaptive service unit of a beverage machine
CN113170534A (zh) * 2018-12-18 2021-07-23 布瑞威利私人有限公司 用于制作饮料的液体加热器具及相关方法、电力管理系统和微控制器可读介质
AU2020206753A1 (en) 2019-01-11 2021-07-15 Ember Technologies, Inc. Portable cooler with active temperature control
US11162716B2 (en) 2019-06-25 2021-11-02 Ember Technologies, Inc. Portable cooler
US11668508B2 (en) 2019-06-25 2023-06-06 Ember Technologies, Inc. Portable cooler
CN114174741A (zh) 2019-06-25 2022-03-11 恩贝尔技术有限公司 便携式冷却器
CN116602053A (zh) * 2021-09-30 2023-08-15 深圳市华思旭科技有限公司 加热装置以及加热方法
CA3233465A1 (en) 2021-10-13 2023-04-20 Laurent LAGOUCHE Ergonomic beverage machine

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3290484A (en) * 1963-03-22 1966-12-06 Gen Electric Coffee maker-server
JPS56120132U (pt) * 1980-02-13 1981-09-12
JPH0440599Y2 (pt) * 1989-01-19 1992-09-24
JP2833141B2 (ja) * 1990-04-13 1998-12-09 松下電器産業株式会社 複合給湯器
US5183998A (en) * 1990-05-30 1993-02-02 Mr. Coffee Inc. Apparatus and method for heating water for infusion and the like
TW199884B (pt) 1991-05-08 1993-02-11 Sociere Des Produits Nestle S A
AU1505192A (en) 1991-05-10 1992-11-12 Societe Des Produits Nestle S.A. Sealed cartridge for the prepartion of a beverage
JPH0646815A (ja) * 1992-07-02 1994-02-22 Gureesu Sangyo Kk 被抽出物封入カプセル
CA2111991C (en) 1992-07-06 2005-01-25 Olivier Fond A sealed flexible sachet and a method for its production
DE69332561T2 (de) * 1992-09-02 2003-11-27 Otter Controls Ltd Verbindungssystem für schnurlosen elektrischen wassererhitzer
US5669287A (en) * 1995-07-20 1997-09-23 Harry D. Jefferson Coffee and tea brewing apparatus and system
US6123010A (en) * 1998-03-18 2000-09-26 Blackstone; Michael Alexander Rechargeable mobile beverage maker with portable mug and carrying case
JP3052809U (ja) * 1998-03-31 1998-10-09 日本空港動力株式会社 コーヒー販売カート
JP3611719B2 (ja) * 1998-05-13 2005-01-19 昭和飛行機工業株式会社 ドリンクサービスカート
US20040255787A1 (en) * 2000-04-25 2004-12-23 Lassota Michael W. Dispenser with submersible passive heating unit, submersible passive heating unit and method
DE20105672U1 (de) * 2001-03-31 2001-09-13 Eugster Frismag Ag Romanshorn Espressobrüheinrichtung
EP1277428B1 (fr) * 2001-07-20 2005-09-14 Societe Des Produits Nestle S.A. Machine à café prévue pour une voiture
FR2834973B1 (fr) 2002-01-18 2005-04-15 Thermagen Isolation d'un emballage de boisson auto-refrigerant
DE20221780U1 (de) 2002-03-14 2007-10-18 Caffita System S.P.A., Gaggio Montano Portionenkapsel mit einer partikelförmigen mittels Wasser extrahierbaren Substanz zur Herstellung eines Getränks
WO2004006739A1 (en) * 2002-07-16 2004-01-22 Bunn-O-Matic Corporation Temperature control system
JP3950408B2 (ja) * 2002-11-26 2007-08-01 象印マホービン株式会社 飲料抽出機
GB2397507B (en) 2003-01-24 2005-06-29 Kraft Foods R & D Inc Cartridge for the preparation of beverages
RU2357640C2 (ru) * 2003-11-22 2009-06-10 Нестек С.А. Мобильное или переносное устройство с подачей сжатого газа для приготовления напитков или аналогичных продуктов
US7210401B1 (en) * 2004-04-20 2007-05-01 Rolfes Patrick J Single cup pod beverage brewer

Also Published As

Publication number Publication date
DK1865815T3 (da) 2008-08-25
CY1108204T1 (el) 2014-02-12
NO20075458L (no) 2007-10-29
IL185930A0 (en) 2008-01-06
PT1865815E (pt) 2008-06-26
DE602006001299D1 (de) 2008-07-03
EP1865815A1 (en) 2007-12-19
RU2385145C2 (ru) 2010-03-27
MX2007011943A (es) 2007-12-12
JP2008534094A (ja) 2008-08-28
WO2006102980A1 (en) 2006-10-05
CA2603657C (en) 2014-01-14
TNSN07368A1 (en) 2008-12-31
HK1118687A1 (en) 2009-02-20
US7966927B2 (en) 2011-06-28
AU2006228809A1 (en) 2006-10-05
KR20070116835A (ko) 2007-12-11
US20080092747A1 (en) 2008-04-24
RU2007139823A (ru) 2009-05-10
HRP20070453A2 (en) 2007-11-30
TW200642645A (en) 2006-12-16
ATE395853T1 (de) 2008-06-15
MA29349B1 (fr) 2008-03-03
IL185930A (en) 2010-11-30
AU2006228809B2 (en) 2011-04-21
ZA200709263B (en) 2009-09-30
CN101150974A (zh) 2008-03-26
CA2603657A1 (en) 2006-10-05
ES2306427T3 (es) 2008-11-01
TWI362922B (en) 2012-05-01
PL1865815T3 (pl) 2008-10-31
CN100548199C (zh) 2009-10-14
EP1865815B1 (en) 2008-05-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608648A2 (pt) mÁquina de distribuiÇço de bebidas independente
AU2011244406B2 (en) Container with thermal management
US10334980B2 (en) Mobile beverage dispensing machine and method for preparing a beverage
US8436280B2 (en) Drink dispenser with heating device
US11805936B2 (en) Mobile liquid tank for heating liquids
US20190328172A1 (en) Beverage maker for preparing hot drinks and use thereof
JP2009003844A (ja) 自動販売機の給湯加熱システム
ES2728509T3 (es) Máquina de bajo voltaje para preparar bebidas y método para operar la máquina
CN106901599B (zh) 一种水壶及其指示方法
ITBA20110021A1 (it) Dispositivo di alimentazione ricaricabile da applicare ad una macchina da caffe' espresso ottenuto per estrazione sotto pressione da miscele in polvere o in capsule.

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]