BRPI0603241B1 - artigos absorventes contendo material não-tecido - Google Patents

artigos absorventes contendo material não-tecido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0603241B1
BRPI0603241B1 BRPI0603241A BRPI0603241A BRPI0603241B1 BR PI0603241 B1 BRPI0603241 B1 BR PI0603241B1 BR PI0603241 A BRPI0603241 A BR PI0603241A BR PI0603241 A BRPI0603241 A BR PI0603241A BR PI0603241 B1 BRPI0603241 B1 BR PI0603241B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
absorbent article
article according
fibers
weight
dynes
Prior art date
Application number
BRPI0603241A
Other languages
English (en)
Inventor
Gubernick David
Eduardo França Rangel Fabio
Guimarães Guaragna Flávia
Antonio Pereira José
Bittencourt Tenorio Cavalcanti Simone
Original Assignee
Johnson & Johnson Ind Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Ind Ltda filed Critical Johnson & Johnson Ind Ltda
Priority to BRPI0603241A priority Critical patent/BRPI0603241B1/pt
Publication of BRPI0603241A publication Critical patent/BRPI0603241A/pt
Publication of BRPI0603241B1 publication Critical patent/BRPI0603241B1/pt

Links

Abstract

artigos absorventes contendo material não-tecido a presente invenção refere-se a materiais não-tecidos compreendendo uma mistura de uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas fabricados por um processo que compreende uma etapa de banho de tratamento com "finishing" capaz de fornecer às fibras característica hidrofílicas e/ou hidrofóbicas desejadas para um produto final. refere-se também a aplicação destes materias não-tecidos como artigos absorventes.

Description

“ARTIGO ABSORVENTE CONTENDO MATERIAL NÃO-TECIDO” Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se a artigos não-tecidos compreendendo uma mistura de uma primeira pluralidade de fibras hídrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbícas, utilizados principalmente como cobertura ou folha de topo, provendo baixo retomo do líquido retido ("rewet") à pele do usuário.
Antecedentes da Invenção [002] O uso de não-tecidos como materiais componentes de artigos absorventes é conhecido na técnica. Por exemplo, artigos absorventes são normalmente constituídos por três camadas: (a) uma camada de topo que fica em contato com o corpo do usuário; (b) uma camada interna absorvente; e (c) uma camada externa impermeável, sendo que a camada de topo é geralmente constituída por um ou mais véus de não-tecído, que apresentam maciez e propiciam sensação de conforto. No entanto, eles tendem a reter fluido prejudicando as características de limpeza e sensação de seco que o produto final deve prover.
[003] Várias tentativas de obtenção de não-tecido útil para aplicação em artigos absorventes têm sido elaboradas.
[004] O estado da técnica divide-se basicamente em dois grupos: (1) artigos absorventes que apresentam regiões hidrofóbícas para controle de vazamento lateral, que podem ser conseguidas através de aplicação de uma loção, gel, solução hidrofóbícas; ou (2) artigos absorventes que apresentam hídrofilícídade/hídrofobicidade controladas, ou seja, não sâo completamente hidrofóbicos, porém não apresentam hídrofilícídade comum aos não-tecidos normal mente empregados neste campo.
[005] A principal deficiência desses não-tecidos é que, para se regular a hidrofilicidade, é necessário regular a quantidade de acabamento (“finishing”) que a fibra carrega, o que torna o processo complexo, uma vez que a fibra sai da fieira, é mergulhada no finishing, sai desse banho, é secada para ser cortada e armazenada, para daí então ser consolidada como não-tecido, por exemplo em processo de termo soldagem (thermobonding).
[006] O pedido de patente US2003/0171729 se refere a um não-tecido de retenção para artigos absorventes, mais especificamente para fraldas, tratado de forma a apresentar regiões com propriedades hidrofóbicas, objetivando aumentar a resistência do tecido quando seco e molhado.
[007] A patente US4657537 refere-se a fraldas com camada de topo trocadora de íons relativamente hidrofóbica, que tende a abaixar o pH da pele, ao mesmo tempo em que absorve os dejetos corporais.
[008] O pedido de patente US2004/0265533 descreve absorventes sanitários dotados de camada de topo com duas camadas, sendo a primeira camada um filme hidrofóbico com perfurações, a segunda camada um não-tecido hidrofílico, que tem suas fibras atravessando o filme da primeira camada.
[009] A patente US 4585449 descreve absorventes higiênicos com camada de topo de não-tecido entrelaçado (spunbonded) apresentando regiões hidrofóbicas impressas com surfactantes para propiciar penetração mais rápida de fluido, e baixo “rewet”.
[010] O pedido de patente US2003/0093045 refere-se a fraldas com uma camada de topo seletivamente permeável, sendo uma região naturalmente hidrofóbica não tratada (hidrofobicidade natural do material polimérico) e uma região tratada para ser mais hidrofílica.
[011] O pedido de patente US2003/0139724 descreve absorventes higiênicos apresentando uma camada de topo que tem um gradiente de hidrofilicidade decrescente a partir do centro, em direção às extremidades.
[012] Todos os documentos mencionados acima descrevem artigos absorventes constituídos por não-tecidos que apresentam características de hidrofilicidade e/ou hidroíobicidade específicas- Entretanto» apesar de todos estes ensinamentos encontrados para o campo de aplicação de absorventes, permanece, ainda, a necessidade do desenvolvimento de artigos absorventes que garantam uma boa penetração ao mesmo tempo em que reduzam o retomo do liquido ou fluído absorvido, evitando, dessa forma, que haja vazamentos e/ou que entrem em contato com o corpo do usuário (fatores de desconforto e de risco de irritação à pele do usuário) e que, ainda, sejam de simples fabricação.
[013] Tipicamente artigos absorventes apresentam uma folha de forro, uma folha de topo e um núcleo absorvente entre ambas. A folha de forro fica voltada para a roupa do usuário e a folha de topo voltada para o corpo do usuário. Quando da descarga de um fluido, por exemplo urina ou fluido menstruai, a folha de topo o recebe e deve transferi-lo rapidamente ao núcleo absorvente, ao mesmo tempo em que minimiza seu retomo ao contato com o usuário.
[014] Na presente invenção é revelada uma folha de topo aprimorada compreendendo uma mistura de uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas, que soluciona os problemas da arte anterior, inclusive quanto ao processo de sua fabricação que é mais simples.
Descrição Resumida da Invenção [015] É objeto da presente invenção um artigo absorvente compreendendo um material não-tecido constituído por uma mistura de uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas, assim como seu uso em artigos absorventes, promovendo baixo “rewet”.
[016] A presente invenção envolve um processo de fabricação de material não-tecido no qual a manta constituída por material polimérico (fibras hidrofóbicas), sai da fieira (chuveiro) e é, em seguida» conduzida para pelo menos um banho de tratamento contendo pelo menos um “finíshing”, através do qual vai adquirir características hidrofílicas e hidrofóbicas em proporção vantajosa.
Descricão Detalhada da Invenção [017] Apresente invenção refere-se a um artigo absorvente compreendendo uma folha de topo, pelo menos uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a folha de topo e folha de forro, em que a folha de topo compreendendo um tecido não-tecido com uma primeira pluralidade de fibras hídrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas. O tecido não-tecido da folha de topo é obtido de maneira que se controla a razão de fibras hidrofóbicas e hídrofílicas na mistura, dando aí a tônica de uma energia superficial média aparente e customizando-se o processo» fazendo-se fibras completa mente hidrofóbicas ou completamente hídrofílicas.
[018] Por “hídrofílica” entende-se a substância que tem substancial afinidade com a água, ou seja» alta energia superficial.
[019] Por 'hidrofóbica” entende-se a substância que» de forma substancial, não tem afinidade com a água, ou seja, baixa energia superficial.
[020] Um processo adequado para a produção do não-tecido constituinte da camada de topo do artigo absorvente da presente invenção é alcançado pelas seguintes etapas; (a) Deposição de filamentos: uma pluralidade de filamentos sai da fieira e é recolhida» formando um cabo (toll) de material polimérico; (b) Banho de tratamento: o cabo ΊοΙΓ é conduzido para pelo menos um banho de tratamento contendo pelo menos um “finishing”, no qual é mergulhado rapidamente e sai com as fibras carregando o “finishing” em sua superfície. (c) Corte: os filamentos tratados são cortados utilizando-se qualquer aparelho adequado a essa finalidade; e (d) Consolidação: as fibras provenientes das etapas (b) e (c), sofrem consolidação/fixação tornando-se um véu ou manta de não-tecido.
[021] O material que constitui as fibras da manta não-tecida é pelo menos um entre as seguintes matérias-primas ou mistura destas: artificiais (viscose, vidro, silicone e acetato); naturais (lã, algodão, coco, sisal, cashmere); sintéticas (rayon, poliéster, polipropileno, poliamida (nylon), poliacrilonitrita, polietileno, policarbonato, poliuretano, éster de poliuretano, etc); polímeros de ácido acrílico, polímeros vinílicos (acetato de vinila, éter vinílico, álcool vinílico, cloreto de vinila), bicomponentes ou copolímeros destes.
[022] Em uma realização particular da invenção as fibras são constituídas por matérias-primas sintéticas, tais como rayon, poliéster, polipropileno, poliamida (nylon), poliacrilonitrila, polietileno e policarbonato. De modo mais particular, a fibra é constituída por polipropileno.
[023] O “finishing” é constituído por qualquer agente hidrofílico e/ou hidrofóbico adequado à função, preferencialmente um surfactante. Exemplos de surfactantes hidrofílicos são: Stantex® X6347, Stantex® S6087, Stantex® S6327 (da empresa Cognis), Nuwet® 100, Nuwet® 500, Nuwet® 550 (da empresa GE Advanced Materials), Lertisan® HE-40, Lertisan® HD20/3 (da empresa Zschimmer & Schwarz). Exemplos de surfactantes hidrofóbicos são: Stantex® S6377 (da empresa Cognis), NuDry® 470 (da empresa GE Advanced Materials) e Lertisan® HE-44 (da empresa Zschimmer & Schwarz).
[024] Ao “finishing” pode-se incorporar qualquer agente ativo de ordem sólida (pó micronizado) ou líquida.
[025] Em uma realização preferida, o banho de tratamento é conduzido em apenas uma etapa. Neste caso o “finishing” compreende uma composição que contém agentes hidrofílicos e/ou hidrofóbicos, preferencialmente surfactantes hidrofílicos e/ou hidrofóbicos, de modo que o tratamento alcance a proporção entre fibras hidrofílicas ou fibras hidrofóbicas no produto final desejada.
[026] Fibras hidrofílicas úteis à invenção são aquelas que apresentam energia superficial maior que 90 dinas/cm, particularmente maior que 100 dinas/cm e mais particularmente maior que 110 dinas/cm, chegando até cerca de 140 dinas/cm. Fibras hidrofóbicas úteis à invenção são aquelas que apresentam energia superficial menor que 70 dinas/cm, particularmente menor que 60 dinas/cm, mais particularmente cerca de 30 dinas/cm.
[027] Em seguida o filamento é recortado em fibras de comprimentos de cerca de 20 a cerca de 50 mm e então depositadas sobre um esteira (etapa d), formando uma manta, para serem consolidadas no material não-tecido da presente invenção.
[028] O produto obtido, qual seja, uma manta ou véu de não-tecido, apresenta uma composição homogênea de uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreendendo entre 10% a 90% em peso do tecido não-tecido e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreendendo entre 90% a 10% em peso do tecido não-tecido. Preferencialmente, o dito não-tecido compreende uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreendendo entre 10% a 40% em peso do tecido não-tecido e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreendendo entre 90% a 60% em peso do tecido não-tecido, e mais preferencialmente a dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreendendo entre 10% a 30% em peso do tecido não-tecido e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreendendo entre 90% a 70% em peso do tecido não-tecido.
[029] Um primeiro processo particular de consolidação do material não-tecido da presente invenção é o processo de termo-selagem (thermobonding).
[030] Um segundo processo particular de consolidação do material não-tecido da presente invenção é o processo de entrelaçamento (spunbonding). No entanto outros processos são também utilizados, tais como agulhagem (needlepunching); hidroentrelaçamento (spunlacing ou hydroentanglement); costura (stitchbonding); e resinagem (resin bonding).
[031] Uma segunda concretização preferencial do artigo absorvente da presente invenção compreende uma folha de topo, uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a folha de topo e folha de forro, a folha de topo compreendendo um tecido não-tecido apresentando pelo menos pluralidade de fibras recobertas por um “finishing”, conforme descrito anteriormente, resultante de uma mistura de surfactantes hidrofílicos e hidrofóbicos, compreendendo entre 10% a 50% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 50% em peso de surfactante hidrofóbico. Preferencialmente compreendendo entre 10% a 40% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 60% em peso de surfactante hidrofóbico e mais preferencialmente compreendendo entre 10% a 30% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 70% em peso de surfactante hidrofóbico.
[032] A folha de topo de acordo com a presente invenção apresenta um tempo de absorção de menos de 100 segundos, preferencialmente menos que 50 segundos e mais preferencialmente menos que 30 segundos.
[033] Todo(a) ou qualquer folha de topo, núcleo absorvente, camada de transferência, folha de forro ou camada de adesivo podem ser coloridas(os). Tais cores incluem, mas não se limitam a branco, preto, vermelho, amarelo, azul, laranja, verde, violeta e misturas. Dita coloração pode estar adicionada na presente invenção através de pigmentação ou impressão. Colorantes usados de acordo com a presente invenção incluem pigmentos orgânicos ou inorgânicos. Os pigmentantes incluem, mas não se limitam a antraquinonas (Solvente Vermelho 111, Dispersão Violet 1, Solvente Azul 56, e Solvente Verde 3), Xantanas (Solvente Verde 4, Vermelho Ácido 52, Vermelho Básico 1, e Solvente Laranja 63), azinas (Jato Preto), e outros.
[034] Pigmentos inorgânicos incluem, mas não se limitam a, dióxido de titânio (branco), carbono preto (preto), óxidos de ferro (vermelho, amarelo e marrom), óxido crômico (verde), ferrocianida amônia férrica (azul), e outros.
[035] Os artigos absorventes de que tratam a presente invenção são fraldas descartáveis, absorventes higiênicos femininos como absorvente intermenstrual, artigos para incontinência urinária, protetores de seios, lenços higiênicos, curativos, bandagens, entre outros, onde são particularmente úteis como folha de topo.
[036] A presente invenção será a seguir ilustrada através de exemplos de realizações particulares, sem que sua menção traga qualquer limitação que não aquelas indicadas nas reivindicações apresentadas mais adiante.
Exemplos Amostras de Artigos Absorventes Exemplo I
[037] Um artigo absorvente conforme a presente invenção compreende uma folha de topo, uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a folha de topo e folha de forro, o dito núcleo absorvente sendo constituído de polpa desintegrada e misturada com polímero superabsorvente de poliacrilato de sódio. O dito não-tecido que constitui a folha de topo tendo uma gramatura de 16 g/m2 e apresentando uma primeira pluralidade de fibras hidrofílícas compreendendo 20% em peso do tecido não-tecido e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreendendo 80% em peso do tecido não-tecido, em peso do tecido não-tecido, na quai a dita folha de topo apresentou um tempo de absorção de menos de 50 segundos.
Exemplo Inventivo II
[038] O artigo absorvente compreende uma folha de topo, uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a folha de topo e folha de forro, o dito núcleo absorvente sendo constituído de material em rolo {roll good), um material composto de fibras de celulose com polímero superabsorvente de poliacrilato de sódio. Sobre o núcleo absorvente é depositada uma folha de material airlaid. Exemplos de material Aírlaíd podem ser considerados como um Aírlaíd de 100 g/m2, fornecido pela Buckeye Corporation com o nome comercial Visorb 3042, O dito não-tecido sendo o mesmo descrito acima, tendo uma gramatura de 25 g/m2, tendo fibras de comprimentos de cerca de 20 a cerca de 50 mm, e apresentando uma primeira pluralidade de fibras hidrofílícas compreendendo 20% em peso do tecido não-tecido e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreendendo 80% em peso do tecí do não-tecido, em peso do tecido não-tecido, na qual a dita folha de topo apresentou um tempo de absorção de menos de 70 segundos.
Procedimento Para Medir Tempo De Penetração De Fluido [039] O tempo de penetração de fluido é medido colocando-se uma amostra a ser testada sob um prato com orifício de teste de penetração. O prato com orifício consiste em um prato com 7,6 cm por 25,4 cm e 1,3 cm de espessura, feito de policarbonato com um orifício elíptico em seu centro. O orifício elíptico mede 3,8 cm ao longo de seu eixo maior e 1,9 cm ao longo de seu orifício menor, O prato com orifício é arranjado de modo a seu centro ficar substancial mente posicionado sob o orifício. O eixo longitudinal do orifício elíptico é colocado em paralelo com o eixo longitudinal do produto a ser testado. O fluido de teste foi elaborado de modo a simular viscosidade, fluidez e comportamento de fluidos corpóreos.
[040] Uma seringa graduada em 10cc contendo 7 ml de fluido de teste é mantida sobre o prato com orifício de tal modo que a saída da seringa fique ligeiramente acima do orifício. A seringa é mantida na horizontal e em paralelo à superfície do prato de teste. O fluido é então expelido da seringa a uma taxa que permita o fluido escorrer em um fluxo ortogonal ao prato de teste para dentro do orifício. Um cronômetro é ligado quando o primeiro fluido toca a amostra a ser testada. O cronômetro é pausado quando a porção da superfície da amostra torna-se visível sobre o fluido remanescente dentro do orifício. O tempo decorrido no cronômetro é o tempo de penetração de fluido. O tempo médio de penetração de fluido (TPF) é calculado tomando-se a média das amostras dos produtos.
[041] No caso da execução, incorporou-se ao finishing extrato de algodão (cotton extract ou cottonseed extract), porém não exclui-se a possibilidade de se adicionar petrolatos, óleos essenciais, óleos minerais, agentes/ingredientes naturais (jojoba, mate verde, chá verde, priprioca, andiroba, camomila, cupuaçu, guaraná, maracujá, breu branco, buriti, pitanga, mururu, entre outros), agentes hidratantes (loções, cremes, hidratantes), bactericida, agentes limpadores não iônicos, agentes limpadores, tensoativos, emulsionantes, ceras, álcoois graxos, agentes formadores de barreira na pele, entre outros.
Amostra Comparativa I
[042] A amostra comparativa I é idêntica ao Exemplo I, excetuando-se o não-tecido constituinte da folha de topo, o qual apresenta apenas uma pluralidade de fibras 100% hidrofílicas.
Amostra Comparativa II
[043] A amostra comparativa II é idêntica ao Exemplo II, excetuando-se que o não-tecido constituinte da folha de topo, o qual apresenta apenas uma pluralidade de fibras 100% hidrofílicas.
Procedimento Para Medir O Potencial De “Rewet” [044] Trinta amostras foram posicionadas sob o prato com orifício tal como descrito acima e o teste de retorno do líquido retido (rewet) foi executado.
[045] O potencial de “rewet” é uma medida da habilidade do artigo absorvente conter o líquido em sua estrutura quando este é sujeitado a uma pressão externa mecânica. O potencial de “rewet” é definido pelo seguinte procedimento: [046] O aparato de teste de potencial de “rewet” é o mesmo utilizado para o teste de tempo de penetração de fluido e ainda inclui uma quantidade de gazes, medindo 3 polegadas por 4 polegadas e uma balança com acuracidade de +/- 0,001 g, uma quantidade do dito papel Whatman, um peso padrão de 2,22 kg possuindo dimensões de 5,1 cm por 10,2 cm por aproximadamente 5,4 cm o qual aplica uma pressão de 4,14 kPa (0,6 psi) sobre a superfície de 5,1 cm por 10,2 cm.
[047] Para o propósito do procedimento de teste aqui descrito, as mesmas amostras utilizadas para o teste de penetração de fluido são utilizadas para o teste de potencial de “rewet”. Depois que o fluido de teste é aplicado dentro do prato com orifício no teste de tempo de penetração descrito acima, e tão logo quanto a folha de topo do artigo absorvente aparece através da superfície do fluido, o cronômetro é iniciado e um intervalo de 5 minutos é contado.
[048] Decorridos 5 minutos, o prato com orifício é removido e o artigo absorvente é posicionado em uma superfície dura com a folha de topo voltada para cima.
[049] Uma gaze previamente pesada é posicionada sobre a área úmida e o peso de 2,22kg é colocado sobre a gaze. A gaze e o peso são dispostos sobre o artigo absorvente de tal modo que estão concêntricos à área a qual o fluido foi aplicado. A gaze e o peso sâo dispostos de tal modo que suas maiores dimensões estão aiinhadas com a direção longitudinal do produto. Imediatamente após dispor a gaze e o peso sobre a amostra, o cronômetro é iniciado e aguarda-se um intervalo de 5 minutos, quando então o peso é rapidamente retirado. O peso úmido da gaze é medido e anotado com aproximação de 0,001 gramas. O valor de “rewef é então calculado como a diferença em gramas entre o peso seco e o peso úmido da gaze.
[050] A medida foi então repetida com trinta amostras. O peso é limpo antes de cada teste. A média de valor de “rewet” (R) é então calculada pela média dos valores das trinta amostras.
[051 ] Os tempos médios de absorção de fluido e "rewet” para os exemplos descritos acima foram determinados e apresentam-se nas tabelas abaixo.
Tabela 1 Número de amostras = 30 Tabela 2 Número de amostras = 30 [052] Assim, pode-se concluir que houve drástica redução de “rewet” em ambos exemplos, redução de cerca de 61 % no Exemplo Inventivo i e de cerca de 44% no Exemplo Inventivo II, sem afetar o significantemente o tempo de absorção, [053] Será apreciado que a descrição da invenção aqui apresentada, assim como os exemplos descritos acima, permitem ao homem da técnica realizar a invenção incluindo alterações dentro do seu conhecimento comum sem, no entanto, se afastar do escopo da invenção conforme expresso nas reivindicações anexas.
Reivindicações

Claims (26)

1. ARTIGO ABSORVENTE CONTENDO MATERIAL NÃO-TECIDO, compreendendo uma folha de topo» pelo menos uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a dita folha de topo e a folha de forro» caracterizado pelo fato de apresentar uma folha de topo compreendendo um tecido não-tecido com uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas, em que dito tecido não-tecido compreende uma primeira pluralidade de fibras hidrofílicas com energia superficial média aparente de 90 a 140 dinas/cm e uma segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas de energia superficial média aparente de 30 a 70 dinas/cm, em que dífa primeira pluralidade de fibras hidrofílicas é formada a partir de fibras recobertas por um agente de finishing hidrofílico e em que dita segunda pluralidade de fibras é formada a partir de fibras recobertas por um agente de finishing hidrofó bico.
2. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 1» caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas apresentarem energia superficial de 100 a 130 dinas/cm e a dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas apresentarem energia superficial de 40 a 60 dinas/cm.
3. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas apresentarem energia superficial de 110 a 120 dinas/cm e a dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas apresentarem energia superficial de 50 a 60 dinas/cm.
4. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreender entre 10% a 90% em peso do tecido não-tecido e a dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreender entre 90% a 10% em peso do tecido não-tecido.
5. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreender 10% a 40% em peso do tecido não-tecido e a dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreender entre 90% a 60% em peso do tecido não-tecido.
6. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas compreender 10% a 30% em peso do tecido não-tecido e a dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas compreender 90% a 70% em peso do tecido não-tecido.
7. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato do dito tecido não-tecido ser produzido por processo de consolidação das fibras em um tecido não-tecido selecionado entre termo-selagem, agulhagem, hidroentrelaçamento, entrelaçamento, costura ou resinagem.
8. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato do dito tecido não-tecido ser produzido preferencialmente por termo-selagem.
9. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas serem selecionadas entre as matérias primas artificiais, naturais, sintéticas, polímeros de ácido acrílico, polímeros vinílicos, bicomponentes, copolímeros destes ou misturas destes.
10. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato da dita primeira pluralidade de fibras hidrofílicas e dita segunda pluralidade de fibras hidrofóbicas serem selecionadas entre poliéster, polipropileno, poliamida, poliacrilonitrila, polietileno e policarbonato ou rayon.
11. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pela dita folha de topo compreender um “finishing” que contém adicionalmente qualquer agente ativo de ordem sólida ou líquida.
12. ARTIGO ABSORVENTE CONTENDO MATERIAL NÃO-TECIDO, compreendendo uma folha de topo, uma folha de forro e um núcleo absorvente localizado entre a dita folha de topo e folha de forro, caracterizado pelo fato de apresentar uma folha de topo compreendendo um tecido não-tecido compreendendo pelo menos uma pluralidade de fibras recobertas com um “finishing”, conforme escrito na reivindicação 11, compreendendo uma mistura de pelo menos um surfactante hidrofílico e pelo menos um surfactante hidrofóbico.
13. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato do “finishing” compreender entre 10% a 50% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 50% em peso de surfactante hidrofóbico.
14. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato do “finishing” compreender entre 10% a 40% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 60% em peso de surfactante hidrofóbico.
15. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato do “finishing” compreender entre 10% a 30% em peso de surfactante hidrofílico e entre 90% a 70% em peso de surfactante hidrofóbico.
16. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que o filamento é recortado em fibras de comprimentos de 20 a 50 mm.
17. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma hidrofilicidade com energia superficial média aparente entre 30 dinas/cm e 100 dinas/cm.
18. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma hidrofilicidade com energia superficial média aparente entre 40 dinas/cm e 90 dinas/cm.
19. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma hidrofilicidade com energia superficial média aparente entre 50 dinas/cm e 80 dinas/cm.
20. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apresentar uma hidrofilicidade com energia superficial média aparente entre 60 dinas/cm e 70 dinas/cm.
21. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser uma fralda descartável.
22. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser um absorvente higiênico feminino.
23. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser absorvente intermenstrual.
24. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser um protetor de seio.
25. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser para incontinência urinária.
26. ARTIGO ABSORVENTE, de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de dito artigo ser curativo ou bandagem.
BRPI0603241A 2006-07-26 2006-07-26 artigos absorventes contendo material não-tecido BRPI0603241B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0603241A BRPI0603241B1 (pt) 2006-07-26 2006-07-26 artigos absorventes contendo material não-tecido

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0603241A BRPI0603241B1 (pt) 2006-07-26 2006-07-26 artigos absorventes contendo material não-tecido

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0603241A BRPI0603241A (pt) 2008-03-11
BRPI0603241B1 true BRPI0603241B1 (pt) 2017-04-04

Family

ID=39153818

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0603241A BRPI0603241B1 (pt) 2006-07-26 2006-07-26 artigos absorventes contendo material não-tecido

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0603241B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0603241A (pt) 2008-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4216772A (en) Absorbent article
CN104244997B (zh) 卫生用品
US7355091B2 (en) Elastomeric nonwoven with attached superabsorbent polymer
US9603755B2 (en) Absorbent article with klemm gradient and water repellent finishing
MXPA06013102A (es) Articulos y estructuras compuestas absorbentes y permeables que comprenden una capa de barrera de liquidos, permeable al vapor.
DE60031327T2 (de) Einheitlich verbundene Schicht bestehend aus einer Deckschicht und einer flüssigkeitsleitenden Schicht
MXPA06004185A (es) Capa de cubierta para un articulo absorbente.
EP0637952A1 (en) ABSORBENT BODY IN AN ABSORBENT ARTICLE SUCH AS A HYGIENIC TOWEL, SLIP PROTECTOR, INCONTINENCE PROTECTION ARTICLE, LAYER AND THE LIKE.
KR20040073442A (ko) 혼합 데니어 유체 관리 층
MXPA05006873A (es) Material no tejido recubierto de pelicula y perforado.
JP2007500048A (ja) 吸収性物品のためのラテックス結合捕捉層
MXPA02008668A (es) Sistemas coperforados para productos higienicos.
CA2585665A1 (en) Thin protective underwear
GB2171016A (en) Absorbent sanitary article
CA2019557A1 (en) Cosmetic article
DE112004000785T5 (de) Hochleistungsfähige absorbierende Struktur mit einem superabsorbierenden Mittel, das einem Substrat mittel in-situ-Polymerisierung hinzugefügt ist
DE10084865T5 (de) Absorbierender Gegenstand, der im nassen Zustand die Hauttemperatur beihält
MXPA02002447A (es) Forro grabado para articulo absorbente.
KR20140009576A (ko) 청량 조성물 및 이를 포함하는 흡수용품
KR20050085427A (ko) 흡수성 제품 내의 건조도를 증강시키기 위한 흡습성처리제의 이용
JP6159616B2 (ja) 吸収性物品
JP7298064B2 (ja) 吸収性物品用シート
WO2018004400A1 (en) Absorbent article with an oil composition and an oil protecting layer
HU223588B1 (hu) Nemszövött kelme és abszorbens cikk
BRPI0603241B1 (pt) artigos absorventes contendo material não-tecido

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: D04H 1/48.

Ipc: D04H 1/48 (2006.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15V Prolongation of time limit allowed
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2472 DE 22-05-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.