BRPI0517508B1 - método para operar um furo de poço - Google Patents

método para operar um furo de poço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0517508B1
BRPI0517508B1 BRPI0517508A BRPI0517508A BRPI0517508B1 BR PI0517508 B1 BRPI0517508 B1 BR PI0517508B1 BR PI0517508 A BRPI0517508 A BR PI0517508A BR PI0517508 A BRPI0517508 A BR PI0517508A BR PI0517508 B1 BRPI0517508 B1 BR PI0517508B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wellbore
rubber
tubular member
seal
fluid
Prior art date
Application number
BRPI0517508A
Other languages
English (en)
Inventor
Derk Lucas Klompsma
Erik Kerst Cornelissen
Matheus Norbertus Baaijens
Original Assignee
Shell Int Research
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Shell Int Research filed Critical Shell Int Research
Publication of BRPI0517508A publication Critical patent/BRPI0517508A/pt
Publication of BRPI0517508B1 publication Critical patent/BRPI0517508B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/10Sealing or packing boreholes or wells in the borehole

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Sealing Material Composition (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Measurement Of Radiation (AREA)
  • Analysing Materials By The Use Of Radiation (AREA)

Abstract

método para operar um furo de poço formado em uma formação geológica, e, dispositivo para furo de poço. divulgado método para operar furo de poço formado em uma formação geológica. o furo do poço é provido de um elemento tubular no qual um dispositivo para furo de poço é para ser disposto de tal modo que o dispositivo para furo de poço fica vedado à superficie interna do elemento tubular e pelo que um componente alongado é para ser estendido através do elemento tubular para conduzir uma operação no furo do poço. o método compreende estender o componente alongado através do elemento tubular de modo a conduzir a dita operação no furo do poço, remover o componente alongado do elemento tubular, prover o dispositivo para furo de poço na sua superficie externa com uma vedação intumescivel suscetível de intumescer pelo contato com um fluido selecionado, instalar o dispositivo para furo de poço no elemento tubular, e induzir a vedação intumescível a intumescer em virtude do contato da vedação intumescível com o fluido selecionado.

Description

“MÉTODO PARA OPERAR UM FURO DE POÇO” A presente invenção está relacionada a método para operar um furo de poço formado em uma formação geológica, o furo do poço sendo provido de um elemento tubular no qual um dispositivo para furo de poço deve ficar disposto de tal modo que o dispositivo para furo de poço fique vedado à superfície interna do elemento tubular, e pelo que um componente tubular deve ser estendido através do elemento tubular para levar a efeito uma operação no furo do poço.
Na produção do fluido de hidrocarbonetos de um furo de poço é uma prática comum que o fluido de hidrocarbonetos flua da zona de produção em uma parte mais baixa do poço por meio de um duto, referido como tubulação de produção, para a superfície. A tubulação de produção pode ser provida de um ou mais dispositivos, tais como válvulas de segurança abaixo da superfície e controladas da superfície, suportes de tubulação, niples de assentamento, compactadores e portas laterais deslizantes. Alguns desses dispositivos são recuperáveis e são instalados de forma vedada na fileira de tubos. A fileira de tubos de produção é montada a partir de uma pluralidade de seções de tubos, onde um ou mais niples de assentamento são incorporados na fileira em cada local na fileira onde tais dispositivos recuperáveis devem ser instalados. Para assegurar que cada dispositivo recuperável fique disposto na profundidade desejada, na fileira de tubos, cada niple de assentamento corresponde às dimensões dos respectivos dispositivos recuperáveis. A vedação do dispositivo recuperável à superfície interna do niple de assentamento é obtida por meio de elementos de vedação apropriados, tais como vedações do tipo “divisa”. Com a finalidade de obter uma vedação adequada, as partes das superfícies de vedação dos niples de assentamento são com freqüência polidas de modo a proporcionarem uma superfície de vedação muito suave.
Outro exemplo de dispositivo para furo de poço que é recebido de forma vedada em um elemento tubular é um conjunto de vedação de uma tubulação de produção. O conjunto de vedação é formado pela parte extrema mais baixa da tubulação de produção e é recebido em um receptáculo de furo polido (PBR) de um compactador de produção disposto próximo à zona de produção do furo do poço. O conjunto de vedação é móvel no sentido axial em relação ao PBR para permitir a expansão/ contração térmica da tubulação de produção.
Os elementos tubulares, tais como tubulações de produção e PBR’s, são usados também para conduzir equipamentos para levar a efeito operações dentro do furo do poço. Por exemplo, em uma operação levada a efeito com um cabo de arame, o equipamento para dentro do furo do poço pode ser baixado com um cabo de arame ao longo da tubulação de produção ou através do PBR. Essa operação envolve o movimento o cabo de arame (que pode ter vários quilômetros de comprimento) em alta velocidade ao longo da tubulação de produção ou do PBR, pelo que o cabo de arame produz arranhões ao longo das superfícies de vedação polidas. Como resultado, as superfícies de vedação podem ficar de tal modo danificadas que uma vedação adequada do dispositivo no elemento tubular não pode mais ser garantida. Em muitas circunstâncias tal situação leva a sérias limitações na operação do poço, podendo até comprometer a segurança do poço. No caso especial de superfícies de vedação para válvulas de segurança abaixo da superfície e controladas da superfície, o dano às superfícies de vedação pode implicar que o poço seja fechado. Essas situações ocorrem com freqüência uma vez que as superfícies de vedação do niple de assentamento da válvula de segurança estão com freqüência desprotegidas durante as entradas no poço quando a válvula de segurança é retirada para permitir a passagem para baixo de ferramentas com tamanho máximo dentro do poço.
Os documentos de patente norte-americanos US 2004/194971 Al, US 2004/118572 Al e US-A-3385367 descrevem dispositivos para furo de poço dispostos em um elemento tubular, sendo os dispositivos para furo de poço providos na sua superfície externa com uma vedação intumescível suscetível de intumescimento após contato com um fluido selecionado.
Assim sendo, existe a necessidade para que seja proporcionado um método melhorado para operação de um furo de poço que venha a superar as desvantagens acima mencionadas.
De acordo com a invenção é proporcionado um método para operar um furo de poço formado em uma formação geológica, esse furo de poço sendo provido com um elemento tubular no qual um dispositivo para furo de poço deve ser disposto de tal modo que o dispositivo para furo do poço fique vedado à superfície interna o elemento tubular, e pelo que um componente alongado deve ser estendido ao longo do elemento tubular para levar a efeito uma operação no furo do poço, o método compreendendo: - estender o componente alongado ao longo do elemento tubular de modo a levar a efeito a dita operação no furo do poço; - remover o componente alongado do elemento tubular; - prover o dispositivo para furo de poço, na superfície externa do mesmo, com uma vedação intumescível suscetível de intumescer pelo contato com um fluido selecionado, e instalar o dispositivo para furo de poço no elemento tubular; e - induzir a vedação intumescível a intumescer em virtude do contato da vedação intumescível com o fluido selecionado. É deste modo obtido que, em virtude da expansão da vedação intumescível pelo contato com o fluido selecionado, a vedação intumesce para dentro de quaisquer irregularidades nas superfícies de vedação do elemento tubular, e que são atribuíveis a danos causados pelas operações no furo do poço levadas a efeito através do elemento tubular. A invenção está relacionada também a um dispositivo para furo de poço para uso em um furo de poço formado em uma formação geológica, pelo que o furo do poço é provido de um elemento tubular no qual o dispositivo para furo de poço deve ser disposto de maneira que o dispositivo para furo de poço fique vedado à superfície interna do elemento tubular, e pelo que o componente alongado deve ser estendido ao longo do elemento tubular para levar a efeito uma operação no furo do poço, o dispositivo para furo de poço sendo provido na sua superfície externa com uma vedação intumescível suscetível de intumescer pelo contato com um fluido selecionado.
Em uma forma de realização preferida, o elemento tubular é uma tubulação de produção para transportar o fluido de hidrocarbonetos, produzido da formação geológica, para a superfície, ou uma parte do mesmo tal como um niple de assentamento para o dispositivo para furo de poço. Em tal aplicação o dispositivo para furo de poço é, por exemplo, um conjunto de válvula de segurança para controlar de forma seletiva o fluxo do fluido de hidrocarbonetos através da tubulação de produção.
De modo alternativo, o elemento tubular é um receptáculo de furo polido (PBR), e o dispositivo para furo de poço é um conjunto de vedação para uma tubulação de produção para transportar o fluido de hidrocarbonetos, produzido da formação geológica, para a superfície.
De preferência a vedação intumescível intumesce pelo contato com um fluido de hidrocarbonetos e inclui um material selecionado de, borracha natural, borracha de nitrila, borracha de nitrila hidrogenada, borracha de acrilato butadieno, borracha de poliacrilato, borracha de butila, borracha de butila bromada, borracha de butila clorada, polietileno clorado, borracha de neopreno, borracha de copolímero estireno butadieno, polietileno sulfonado, borracha de etileno acrilato, copolímero epicloridrina óxido de etileno, copolímero-etileno-propileno (reticulado com peróxido), copolímero-etileno-propileno (reticulado com enxofre), borracha de terpolímero etileno-propileno-dieno, copolímero etileno vinil acetato, borrachas fluoradas, borracha de fluoro silicone, e borrachas de silicone. O dito material é selecionado de forma apropriada de borracha EP(D)M (copolímero-etileno-propileno, reticulado tanto com peróxido como com enxofre), borracha EPT (borracha de terpolímero etileno-propileno-dieno), borracha de butila, borracha de butila bromada, borracha de butila clorada, e polietileno clorado.
Em vez de, ou em adição ao intumescimento da vedação intumescível pelo contato com um fluido de hidrocarbonetos, a vedação intumescível intumesce apropriadamente pelo contato com água, e inclui um material selecionado de NBR, HNBR, XNBR, FKM, FFKM, TFE/P ou borracha à base de EPDM. Com a finalidade de acentuar a capacidade de expansão do componente expansível, mesmo para condições de água salgada, o material é, de forma apropriada, um material de matriz onde um composto solúvel em água é incorporado no material de matriz, de uma maneira tal que o material de matriz evita ou restringe substancialmente a migração do composto para fora da vedação intumescível e permite a migração de água para o interior da vedação intumescível, por osmose, de modo a induzir a expansão a vedação intumescível pela migração da dita água para o interior da vedação intumescível. O composto compreende, de forma apropriada, um sal, como por exemplo, pelo menos 20 % em peso do sal, com base no peso combinado do material de matriz e do sal, sendo de preferência de pelo menos 35 % em peso do sal, com base no peso combinado do material de matriz e do sal. Com a finalidade de evitar, ou reduzir, o lixiviamento do composto para fora do material de matriz, é preferido que o material de matriz seja substancialmente impermeável ao dito composto ou a íons do composto. O composto pode estar presente no material de matriz, por exemplo, na forma de uma pluralidade de partículas do composto dispersadas no material de matriz. A invenção será descrita aqui adiante em maiores detalhes e como forma de exemplo, tendo como referência os desenhos que a acompanham, nos quais: A Fig. 1 mostra de forma esquemática uma forma de realização do dispositivo para furo de poço de acordo com a invenção; A Fig. 2 mostra de forma esquemática o detalhe A do dispositivo para furo de poço da Fig. 1; A Fig. 3 mostra de forma esquemática uma seção longitudinal do elemento tubular a ser usado em conjunto com o dispositivo para furo de poço da Fig. 1; A Fig. 4 mostra de forma esquemática o dispositivo para furo de poço da Fig. 1 quando disposto no elemento tubular da Fig. 3.
Nas figuras, números de referência iguais estão relacionados a componentes iguais.
Tomando como referência a Fig. 1, está mostrado ali um conjunto de válvula de segurança abaixo da superfície e controlado da superfície (daqui por diante: conjunto de válvula de segurança 1) para controlar seletivamente o fluxo do fluido através de um furo de poço (não mostrado) para a produção de fluido de hidrocarbonetos. O conjunto de válvula de segurança 1 inclui um duto tubular 2 possuindo uma passagem 4 para o fluido de hidrocarbonetos produzido, a passagem 4 sendo provida de uma válvula 6 para seletivamente fechar a passagem 4. A válvula 6 é controlada por um sistema de controle hidráulico do qual somente as linhas do controle hidráulico 8 e 9, e o sistema de pistão 10 estão mostrados de forma esquemática. As linhas hidráulicas 8 e 9 se encontram em comunicação por fluido com a parte externa do conjunto de válvula de segurança 1 por meio da passagem 11 proporcionada na parede do duto tubular 2. Um mandril de travamento 12 é provido em uma parte superior do conjunto de válvula de segurança 1 para suportar e travar o conjunto de válvula de segurança 1 em uma tubulação de produção, referida aqui adiante.
Com referência ainda à Fig. 2, o conjunto de válvula de segurança 1 é provido com duas vedações anulares 14 e 16 dispostas a uma distância axial um do outro, pelo que a passagem 11 fica localizada entre essas vedações anulares 14 e 16.
Cada vedação anular, 14 e 16, inclui uma pluralidade de vedações do tipo divisa 18 e uma vedação intumescível 20 produzida de borracha EPDM, que é suscetível de expansão pelo contato com o óleo hidráulico que é usado no sistema de controle hidráulico para controle da válvula 6.
Com referência ainda à Fig. 3, está mostrado ali um elemento tubular na forma de um niple de assentamento 22 incorporado em uma tubulação de produção (não mostrado) para transporte do fluido de hidrocarbonetos produzido, através do furo do poço, para a superfície. O diâmetro interno do niple de assentamento 22 é ligeiramente maior que o diâmetro externo do conjunto de válvula de segurança 1, de modo a permitir o movimento axial do conjunto de válvula de segurança 1 pelo niple de assentamento 22. O niple de assentamento 22 é provido intemamente de um perfil de travamento 24 que é complementar ao e se encaixa com o perfil do mandril de travamento 12, de modo a permitir que o conjunto de válvula de segurança 1 fique suportado e travado no niple de assentamento 22. Além isso, a superfície interna do niple de assentamento 22 é provida de duas partes da superfície anular polidas, 26 e 28, com diâmetro ligeiramente menor que o restante da superfície interna do niple de assentamento 22. As porções da superfície polidas, 26 e 28, ficam dispostas de tal modo que a vedação anular 14 fica localizado oposto à parte da superfície polida 26, e a vedação anular 16 fica localizado oposto à parte da superfície polida 28, quando o conjunto de válvula de segurança 1 fica travado no niple de assentamento 22, pelo encaixe do mandril de travamento 12 com o perfil de travamento 24.
Uma porta 30 é provida na parede do niple de assentamento em um local entre as partes da superfície polidas, 26 e 28, estando a passagem 30 em comunicação por fluido com a unidade de controle hidráulica (não mostrado) na superfície, por meio de uma linha de controle hidráulica 32 que se estende ao longo da superfície da tubulação de produção. Deve ficar entendido que a unidade de controle hidráulica na superfície, a linha de controle 32, a porta 30, a passagem 11, as linhas de controle hidráulico 8 e 9, e o sistema de pistão 10 são todos eles partes do sistema de controle hidráulico para controle da válvula 6.
Tomando como referência também a Fig. 4, durante o uso normal o conjunto de válvula de segurança 1 fica disposto no niple de assentamento 22 da tubulação de produção. O fluido de hidrocarbonetos é produzido da formação geológica que circunda o furo do poço e é transportado para a superfície por meio da tubulação de produção. O fluido de hidrocarbonetos produzido flui deste modo através da passagem 4 do conjunto de válvula de segurança 1. Caso seja requerido fechar o poço, como por exemplo, no caso de uma situação de emergência, a válvula 6 é induzida a fechar pelo controle do sistema de controle hidráulico operado na superfície. O vazamento do fluido de hidrocarbonetos ao longo da parte externa do conjunto de válvula de segurança 1 é evitado pelas vedações anulares 14 e 16 que vedam de encontro às partes da superfície polidas 26 e 28 da tubulação de produção 22.
Após algum tempo de produção contínua do fluido de hidrocarbonetos, do furo do poço, poderá ser requerido suspender o furo do poço e remover da tubulação de produção o conjunto de válvula de segurança 1, com a finalidade de levar a efeito uma operação de trabalho dentro do poço, usando um cabo de arame (não mostrado) que se estende da superfície ao longo da tubulação de produção. Durante essa operação de trabalho, o cabo de arame se movimenta em alta velocidade ao longo da tubulação de produção e em conseqüência através do niple de assentamento 22. O cabo de arame produz deste modo arranhões contra as partes da superfície polidas em ressalto 26 e 28 do niple de assentamento 22. Como resultado, as partes da superfície polidas 26 e 28 podem facilmente ficar de tal modo danificadas que as vedações do tipo divisa 18 das vedações anulares 14 e 16 não mais vedam de forma adequada de encontro a essas partes da superfície após o conjunto de válvula de segurança 1 ter sido novamente instalado no niple de assentamento 22. No entanto, a função de vedação das vedações anulares 14 e 16 é ainda garantida pelas vedações expansíveis 20 que intumesce em virtude do contato com o óleo hidráulico presente na câmara anular definida pela superfície externa do conjunto de válvula de segurança 1, da superfície interna do niple de assentamento 22, e pelas vedações anulares 14 e 16. Deste modo, as vedações 20, após a expansão se estendem para dentro das irregularidades formadas nas partes da superfície 26 e 28 danificadas, e desta forma vedam adequadamente o conjunto de válvula de segurança 1 de encontro ao niple de assentamento 22.
Deve ficar entendido que a invenção não se acha limitada a aplicações onde o elemento tubular é uma tubulação de produção ou uma parte da mesma, tal como um niple de assentamento. Outras aplicações usuais incluem, por exemplo, suportes de tubulação, compactadores, receptáculos de furo polidos e portas laterais deslizantes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Método para operar um furo de poço formado em uma formação de solo, o furo de poço sendo provido de um elemento tubular no qual um dispositivo para furo de poço (!) é para ficar disposto de tal modo que o dispositivo para furo de poço (1) fica vedado à superfície interna do elemento tubular, e pelo que um componente alongado é para ser estendido através do elemento tubular para conduzir uma operação no furo do poço, o método compreendendo as etapas de: - estender o componente alongado ao longo do elemento tubular de modo a conduzir a dita operação no furo do poço; - remover o componente alongado do elemento tubular; - prover o dispositivo para furo de poço (1), na superfície externa do mesmo, com uma vedação intumescível (20) suscetível de se intumescer pelo contato com um fluido selecionado, e instalar o dispositivo para furo de poço (1) no elemento tubular, caracterizado por: - induzir a vedação intumescível (20) a intumescer em virtude do contato da vedação intumescível (20) com o fluido selecionado; em que o elemento tubular é uma tubulação de produção para transportar fluido de hidrocarbonetos produzido da formação de solo para a superfície, em que o elemento tubular inclui um niple de assentamento (22) para receber o dispositivo para furo de poço (1), e onde a etapa de instalar o dispositivo para furo de poço (1) no elemento tubular compreende instalar o dispositivo para furo de poço (1) no niple de assentamento (22),
2. Método de acordo com a reivindicação l, caracterizado pelo fato de que o dispositivo para furo de poço (1) é um conjunto de válvula de segurança para seletivamente controlar o fluxo do fluido de hidrocarbonetos através da tubulação de produção.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento tubular é um receptáculo de furo polido (PBR) e o dispositivo para furo de poço (1) é um conjunto para vedação de uma tubulação de produção para transportar fluido de hidrocarbonetos produzido na formação do solo, para a superfície.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 -3, caracterizado pelo fato de que o fluido selecionado é um fluido de hidrocarbonetos, e onde a vedação intumescível (20) inclui um material selecionado de borracha natural, borracha de nitrila, borracha de nitrila hidrogenada, borracha de acrilato butadieno, borracha de poliacrilato, borracha de butila, borracha de butila bromada, borracha de butila clorada, polietileno clorado, borracha de neopreno, borracha de copolímero estireno butadieno, polietileno sulfonado, borracha de etileno acrilato, copolímero epicloridrina óxido de etileno, copolímero-etileno-propileno (reticulado com peróxido), copolímero-etileno-propileno (reticulado com enxofre), borracha de terpolímero etileno-propileno-dieno, copolímero etileno vinil acetato, borrachas fluoradas, borracha de fluoro silicone, e borrachas de silicone.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o material é selecionado de borracha EP(D)M (copolímero-etileno-propileno, reticulado tanto com peróxido como com enxofre), borracha EPT (borracha de terpolímero etileno-propileno-dieno), borracha de butila, borracha de butila bromada, borracha de butila clorada, e polietileno clorado.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o fluido selecionado é água, e onde a vedação intumescível (20) inclui um material selecionado de NBR, HNBR, XNBR, FKM, FFKM, TFE/P ou borracha à base de EPDM.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o material é um material de matriz, e onde um composto solúvel em água é incorporado no material de matriz de uma maneira tal que o material de matriz substancialmente evita ou restringe a migração do composto para fora da vedação intumescível (20) e permite a migração de água para dentro da vedação intumescível (20), por osmose, de modo a induzir o intumescimento da vedação intumescível (20) pela migração da dita água para dentro da vedação intumescível (20).
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o composto compreende um sal.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a vedação intumescível (20) contém pelo menos 20 % em peso do sal, com base no peso combinado do material de matriz e do sal, e de preferência pelo menos 35 % em peso do sal, com base no peso combinado do material de matriz e do sal.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de que o material de matriz é substancialmente impermeável ao dito composto ou a íons do composto.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, caracterizado pelo fato de que o composto está presente no material de matriz na forma de uma pluralidade de partículas do composto dispersadas no material de matriz.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o fluido selecionado é fluido hidráulico e o dispositivo para furo de poço (1) é controlável por um sistema de controle hidráulico (8, 9. 11, 32) operado por uma corrente do fluido hidráulico que se acha em contato com a vedação intumescível (20) e onde a etapa de induzir a vedação intumescível (20) a intumescer compreende suprir a corrente de fluido hidráulico para o sistema de controle hidráulico (8,9.11, 32).
BRPI0517508A 2004-10-27 2005-10-25 método para operar um furo de poço BRPI0517508B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04256636 2004-10-27
PCT/EP2005/055526 WO2006045794A1 (en) 2004-10-27 2005-10-25 Sealing of a wellbore device in a tubular element

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0517508A BRPI0517508A (pt) 2008-10-14
BRPI0517508B1 true BRPI0517508B1 (pt) 2016-11-22

Family

ID=34930755

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0517508A BRPI0517508B1 (pt) 2004-10-27 2005-10-25 método para operar um furo de poço

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20070257441A1 (pt)
EP (1) EP1805391B1 (pt)
CN (1) CN101044294A (pt)
AU (1) AU2005298687C1 (pt)
BR (1) BRPI0517508B1 (pt)
CA (1) CA2580376C (pt)
DE (1) DE602005011469D1 (pt)
EA (1) EA011131B1 (pt)
MY (1) MY140262A (pt)
NO (1) NO337536B1 (pt)
WO (1) WO2006045794A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2900682B1 (fr) * 2006-05-05 2008-08-08 Weatherford France Sas Soc Par Methode et outil pour debloquer une ligne de commande
US20090038796A1 (en) * 2007-08-10 2009-02-12 Baker Hughes Incorporated Expandable leak path preventer in fluid activated downhole tools
US7931092B2 (en) 2008-02-13 2011-04-26 Stowe Woodward, L.L.C. Packer element with recesses for downwell packing system and method of its use
US7994257B2 (en) 2008-02-15 2011-08-09 Stowe Woodward, Llc Downwell system with swellable packer element and composition for same
US7823649B2 (en) * 2008-04-02 2010-11-02 Halliburton Energy Services, Inc. System and method for plugging a side pocket mandrel using a swelling plug
US20100122819A1 (en) * 2008-11-17 2010-05-20 Baker Hughes Incorporated Inserts with Swellable Elastomer Seals for Side Pocket Mandrels
CN102093623B (zh) * 2010-09-24 2012-12-26 天津鹏翎胶管股份有限公司 曲轴箱通风橡胶管及加工方法
US9080419B2 (en) 2012-07-05 2015-07-14 Craig H. Benson Bentonite collars for wellbore casings
US9284813B2 (en) 2013-06-10 2016-03-15 Freudenberg Oil & Gas, Llc Swellable energizers for oil and gas wells
CN103642164A (zh) * 2013-11-12 2014-03-19 铜陵市肆得科技有限责任公司 一种密封性耐磨性良好的橡胶密封垫材料及其制备方法
SG11202000316SA (en) * 2017-11-13 2020-02-27 Halliburton Energy Services Inc Swellable metal for non-elastomeric o-rings, seal stacks, and gaskets
JP2021515161A (ja) * 2018-03-09 2021-06-17 グリーン, ツイード テクノロジーズ, インコーポレイテッド 耐火シールアセンブリ
RU2730158C1 (ru) * 2020-04-22 2020-08-19 Публичное акционерное общество «Татнефть» имени В.Д. Шашина Способ ремонта эксплуатационной колонны добывающей скважины
US20220381104A1 (en) * 2021-05-29 2022-12-01 Halliburton Energy Services, Inc. Self activating seal assembly backup

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2849070A (en) * 1956-04-02 1958-08-26 Union Oil Co Well packer
US3385367A (en) * 1966-12-07 1968-05-28 Kollsman Paul Sealing device for perforated well casing
US4193450A (en) * 1978-11-13 1980-03-18 Otis Engineering Corporation Surface controlled subsurface safety valve
US4601343A (en) * 1985-02-04 1986-07-22 Mwl Tool And Supply Company PBR with latching system for tubing
US7121352B2 (en) * 1998-11-16 2006-10-17 Enventure Global Technology Isolation of subterranean zones
US7228915B2 (en) * 2001-01-26 2007-06-12 E2Tech Limited Device and method to seal boreholes
US6585053B2 (en) * 2001-09-07 2003-07-01 Weatherford/Lamb, Inc. Method for creating a polished bore receptacle
US6907937B2 (en) * 2002-12-23 2005-06-21 Weatherford/Lamb, Inc. Expandable sealing apparatus
OA13222A (en) * 2003-07-29 2006-12-13 Shell Int Research System for sealing a space in a wellbore.
US20050109502A1 (en) * 2003-11-20 2005-05-26 Jeremy Buc Slay Downhole seal element formed from a nanocomposite material
US7055607B2 (en) * 2004-02-13 2006-06-06 Weatherford/Lamb, Inc. Seal assembly for a safety valve
GB2411918B (en) * 2004-03-12 2006-11-22 Schlumberger Holdings System and method to seal using a swellable material

Also Published As

Publication number Publication date
NO337536B1 (no) 2016-05-02
CA2580376C (en) 2013-07-02
US20070257441A1 (en) 2007-11-08
NO20072697L (no) 2007-07-05
EP1805391A1 (en) 2007-07-11
EP1805391B1 (en) 2008-12-03
CN101044294A (zh) 2007-09-26
WO2006045794A1 (en) 2006-05-04
EA011131B1 (ru) 2008-12-30
EA200700948A1 (ru) 2007-10-26
AU2005298687C1 (en) 2010-11-25
AU2005298687B2 (en) 2010-05-27
AU2005298687A1 (en) 2006-05-04
BRPI0517508A (pt) 2008-10-14
CA2580376A1 (en) 2006-05-04
DE602005011469D1 (de) 2009-01-15
MY140262A (en) 2009-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0517508B1 (pt) método para operar um furo de poço
US7819200B2 (en) Method of creating an annular seal around a tubular element
BRPI0519239B1 (pt) método para injetar fluido em um poço
RU2411347C2 (ru) Скважинная система, проходящая через соляной слой
BR112019013105B1 (pt) Aparelho de packer, e, método para prover um aparelho de packer
BRPI0809458A2 (pt) Sistema de furo de poço, e, métodos de completação de um furo de sondagem formado em uma formação geológica e de um sistema de furo de poço
BR112013020854B1 (pt) Vedações resistentes à extrusão para montagem de tubular expansível
BR0211253B1 (pt) sistema de furo de poço.
BRPI0610879A2 (pt) método e aparelho para injetar fluido continuamente em um poço mantendo a operação da válvula de segurança
BR112015025866B1 (pt) Sistema de controle hidráulico para controlar a operação de uma válvula de fundo de poço, e, método para operar uma válvula de fundo de poço
BRPI0900717A2 (pt) sistema e mÉtodo para niples hidrÁulicos comunicÁveis seletivamente
BR112018013854B1 (pt) Sub de diverter de desvio, sistema de poço, e, método
BR112021001442A2 (pt) válvula de segurança de subsuperfície eletricamente controlada da superfície, método para operar uma válvula de segurança de subsuperfície eletricamente controlada da superfície e poço de produção de hidrocarboneto
CA2693099C (en) Method and device for cleaning and sealing a well
BR112018068826B1 (pt) Válvula de esfera e método para formar uma válvula de esfera
BR112020024213A2 (pt) pilha de cobertura para uso com um poço submarino, e, método para intervenção de poço
BR112021011237A2 (pt) Aparelho de vedação, sistema e método para uso de aparelho de vedação
BR112021010955A2 (pt) Válvula de subsuperfície de equalização
US10954750B2 (en) Subsurface safety valve with rotating disk
BR112019016280A2 (pt) válvula de controle de pressão para operações de tratamento de fundo de poço
NO20210638A1 (en) Tool
BR112020019112A2 (pt) Ferramenta de completação, coluna de tubulação de completação, sistema de completação de poço, e, método de operação de uma vedação em rolo em uma câmara de fluido.
MXPA06007355A (en) Method and apparatus to hydraulically bypass a well tool

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2601 DE 10-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.