BRPI0517206B1 - desemulsificante do tipo água-em-óleo, e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água - Google Patents

desemulsificante do tipo água-em-óleo, e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água Download PDF

Info

Publication number
BRPI0517206B1
BRPI0517206B1 BRPI0517206A BRPI0517206A BRPI0517206B1 BR PI0517206 B1 BRPI0517206 B1 BR PI0517206B1 BR PI0517206 A BRPI0517206 A BR PI0517206A BR PI0517206 A BRPI0517206 A BR PI0517206A BR PI0517206 B1 BRPI0517206 B1 BR PI0517206B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wall
bariatric device
radial pressure
patient
bariatric
Prior art date
Application number
BRPI0517206A
Other languages
English (en)
Inventor
Hahn Carl
D Mcclain Robert
P Newman Steven
Original Assignee
Nalco Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nalco Co filed Critical Nalco Co
Publication of BRPI0517206A publication Critical patent/BRPI0517206A/pt
Publication of BRPI0517206B1 publication Critical patent/BRPI0517206B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/04Breaking emulsions
    • B01D17/047Breaking emulsions with separation aids
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G65/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming an ether link in the main chain of the macromolecule
    • C08G65/02Macromolecular compounds obtained by reactions forming an ether link in the main chain of the macromolecule from cyclic ethers by opening of the heterocyclic ring
    • C08G65/04Macromolecular compounds obtained by reactions forming an ether link in the main chain of the macromolecule from cyclic ethers by opening of the heterocyclic ring from cyclic ethers only
    • C08G65/06Cyclic ethers having no atoms other than carbon and hydrogen outside the ring
    • C08G65/16Cyclic ethers having four or more ring atoms
    • C08G65/20Tetrahydrofuran
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L71/00Compositions of polyethers obtained by reactions forming an ether link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L71/02Polyalkylene oxides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Polyethers (AREA)
  • Biological Depolymerization Polymers (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Liquid Carbonaceous Fuels (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

desemulsificante, desemulsificante de poli (tetraidrofurano) ,desemulsificante do tipo água-em-óleo e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água. a presente invenção apresenta desemulsificantes ambientalmente amigáveis para a decomposição de aplicações de óleo de petróleo. as formulações de desemulsificação da presente invenção são biodegradáveis e são de baixa toxicidade. os desemulsificantes incluem um glicol de poli(tetrametileno) e um copolímero de glicol de alquileno ligado ao glicol de poli(tetrametileno) por um agente de acoplamento difuncional.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO BARIÁTRICO".
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo bariátrico para causar pelo menos a satisfação parcial em um paciente. Em particular, a presente invenção é direcionada a um dispositivo bariátrico para causar pelo menos a satisfação parcial em um paciente por uma técnica não-invasiva ou minimamente invasiva.
[002] A obesidade é um problema grande e crescente nos Estados Unidos e mundialmente. Em números redondos, do período abrangendo o ano de 1990 até o período abrangendo o ano de 2000, o predomínio de pessoas com excesso de peso (BMI maior do que 25) aumentou de 56 por cento dos adultos nos Estados Unidos para 65 por cento e o predomínio de adultos obesos (BMI maior do que 30) aumentou de 23 por cento para 30 por cento. Da mesma forma, o predomínio de crianças e adolescentes com excesso de peso (idades de 6-19 anos) aumentou de 11 por cento no período abrangendo o ano de 1990 para 16 por cento no período abrangendo o ano de 2000. O predomínio crescente de excesso de peso entre crianças e adolescentes tornará o problema ainda maior quando eles alcançarem a fase adulta. O problema não é limitado aos Estados Unidos. Entre 10 por cento e 20 por cento dos homens europeus são obesos e entre 10 por cento e 25 por cento das mulheres européias são obesas. Numerosas condições médicas ficam piores pela obesidade incluindo o diabetes tipo II, derrames, doenças da vesícula biliar e várias formas de câncer. Estima-se que aproximadamente 500.000 pessoas na América do norte e Europa ocidental morrerão de doenças relacionadas com a obesidade a cada ano e estima-se que a obesidade afete mais de um bilhão de adultos mundialmente. Portanto, existe uma necessidade premente e não satisfeita de uma solução para o problema epidêmico.
[003] Várias técnicas são conhecidas para reduzir a obesidade nos pacientes. Técnicas conhecidas tendem a ser baseadas na restrição do movimento do alimento e/ou absorção do nutriente. Um exemplo é a cirurgia de desvio gástrico no paciente, que é altamente invasi-va. O objetivo de tal cirurgia é formar uma bolsa de uma porção do estômago para reduzir o volume do espaço no estômago que recebe o alimento. Quando o paciente ingere o alimento, a bolsa fica cheia, o que estica a parede do estômago e produz a satisfação. Uma dificuldade com tal procedimento é que ele exige que o alimento encha a bolsa para criar a satisfação. Como resultado, restrições dietéticas são necessárias para a operação efetiva da bolsa. Tais restrições incluem a não ingestão de líquidos durante as refeições para evitar a lavagem do alimento da bolsa. Também, líquidos com calorias substanciais tendem a passar através da bolsa sem criar satisfação substancial. Além disso, a abertura da bolsa tende a ficar alargada com o tempo, assim permitindo que mais alimento passe enquanto obtendo satisfação reduzida. Assim, pacientes que passam por tais técnicas cirúrgicas frequentemente experimentam o ganho de peso gradual com o tempo.
[004] Dispositivos para a perda de peso e métodos alternativos foram propostos. Entretanto, tais dispositivos e métodos podem ser difíceis de colocar no paciente, ter eficácia questionável e podem causar efeitos colaterais indesejáveis.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005] A presente invenção utiliza um novo princípio de satisfação subentendida. A presente invenção provê um dispositivo bariátrico e método para causar a satisfação em um paciente que aumenta a resposta natural do corpo. Isso pode ser realizado usando um procedimento não-invasivo ou minimamente invasivo com um dispositivo que pode ser removível ou absorvível. Além do mais, a satisfação pode ser causada em uma maneira que não interfere com outras funções do corpo, tal como operação do mecanismo de refluxo normal, dutos da bile, absorção de medicamentos e similares. A técnica de satisfação subentendida da presente invenção não conta com técnicas restritivas ou de absorção deficiente da técnica anterior.
[006] Um dispositivo bariátrico, de acordo com um aspecto da invenção, inclui um corpo tendo uma parede definindo um lúmen. A parede é dimensionada para se conformar de forma geral com a forma e o tamanho de um ou mais dos seguintes: i) a porção abdominal do esôfago; ii) a junção esofagogástrica e/ou iii) a porção cardíaca proximal do estômago, também conhecida como a cárdia. A parede é adaptada para exercer pressão radial sobre um ou mais de i) a porção abdominal do esôfago; ii) a junção esofagogástrica e/ou iii) a porção cardíaca proximal do estômago. Dessa maneira, o dispositivo bariátrico influencia um mecanismo de realimentação neuro-hormonal do paciente para causar pelo menos a satisfação parcial. Isso é realizado para aumentar a plenitude causada pelo alimento, bem como simular a plenitude na ausência do alimento.
[007] O corpo do dispositivo bariátrico pode ser alongado ao longo de um eixo longitudinal e ser longitudinalmente não-simétrico. O corpo pode incluir pelo menos uma porção que é radialmente não-simétrica com relação ao eixo longitudinal. A parede em qualquer um dos dispositivos bariátricos acima pode ser dimensionada para se conformar de forma geral com o tamanho e a forma da porção abdominal do esôfago, da junção esofagogástrica e da porção cardíaca proximal do estômago. Tal parede pode ser adaptada para exercer pressão radial pelo menos na porção abdominal do esôfago e na porção cardíaca proximal do estômago.
[008] O corpo de qualquer um dos dispositivos bariátricos apresentados acima pode ter primeira e segunda porções. A primeira por- ção geométrica é geralmente cilíndrica e a segunda porção geométrica é geralmente troncônica. A parede de qualquer um dos dispositivos bariátricos apresentados acima pode incluir uma porção de auto-expansão que é adaptada para exercer pressão radial e uma porção substancialmente sem auto-expansão que é adaptada para não exercer pressão radial. A porção sem auto-expansão é adaptada para ser posicionada no esfíncter gastroesôfago.
[009] A parede do dispositivo bariátrico em qualquer uma das reivindicações do procedimento pode ser adaptada para exercer uma pressão radial geralmente constante ou pode ser adaptada para exercer uma pressão radial ajustável. Uma pressão radial variável pode ser exercida por uma câmara na parede, onde uma quantidade do fluido na câmara ajusta a pressão radial exercida pela parede. Um tal dispositivo pode incluir um orifício provendo acesso externo à câmara. O dispositivo pode incluir um controle que é adaptado para controlar uma quantidade da pressão radial exercida pela parede. O controle pode ser adaptado para temporariamente ajustar a quantidade de pressão radial exercida pela parede. Dessa maneira, por meio de exemplo, o controle pode fazer o dispositivo exercer pressão radial no esôfago abdominal, junção gástrico-esôfago e/ou cárdia durante horas acordadas normais enquanto relaxando a parede de modo a substancialmente reduzir a pressão exercida durante horas não acordadas quando a satisfação não é requerida. Um tal controle obtém resultados úteis incluindo a superação de qualquer taquifilaxia potencial sob a qual, com o tempo, um tal dispositivo pode obter retornos menores na satisfação para uma dada quantidade de pressão radial. Isso é realizado por um ajuste temporal que permite que a parede exerça mais força radial durante períodos essenciais do dia e força radial decrescente quando não necessário.
[0010] Qualquer um dos dispositivos bariátricos apresentados acima pode incluir um sistema de fixação que é adaptado para resistir à migração distai do corpo. O sistema de fixação pode incluir pontas, apêndices em formato de V, apoios de metal que se estendem radialmente do corpo, grampos, suturas ou similares. O sistema de fixação pode incluir uma bexiga de apoio inflável. O mecanismo de fixação pode incluir pelo menos uma porção do corpo que é adaptada para facilitar o crescimento do tecido. Tal porção pode incluir uma série de aberturas na porção do corpo. Tais aberturas podem ser uma série de aberturas distintas ou uma treliça de aberturas menores. O sistema de fixação pode ficar em uma porção da parede que é adaptada para ser posicionada na junção esofagogástrica.
[0011] Qualquer um dos dispositivos bariátricos apresentados acima pode incluir uma restrição para resistir ao egresso do lúmen. A restrição pode ser uma restrição ajustável. Uma tal restrição ajustável pode incluir um reservatório de fluido que é ajustável variando o fluido no reservatório. A restrição ajustável pode ser ajustável por um orifício acessível para a adição a ou a remoção do fluido do reservatório e/ou um dispositivo de controle eletrônico para controlar a quantidade do fluido no reservatório.
[0012] Qualquer um dos dispositivos bariátricos como apresentados acima pode incluir um lúmen tendo um comprimento que é menor do que 9 cm. O lúmen pode ter um comprimento que fica na faixa entre aproximadamente 6 cm e aproximadamente 7 cm.
[0013] Um método para causar pelo menos a satisfação parcial em um paciente, de acordo com um aspecto da invenção, inclui prover um corpo tendo uma parede definindo um lúmen e posicionar o corpo em pelo menos um dos seguintes: i) a porção abdominal do esôfago; ii) a junção esofagogástrica e/ou iii) a porção cardíaca proximal do estômago. A pressão radial é exercida com a parede no pelo menos um dos seguintes: i) a porção abdominal do esôfago; ii) a junção esofago- gástrica e/ou iii) a porção cardíaca proximal do estômago. A pressão radial influencia um mecanismo de realimentação neuro-hormonal do paciente. Isso causa pelo menos a satisfação parcial aumentando a plenitude causada pelo alimento e simulando a plenitude na ausência do alimento.
[0014] O corpo pode ser posicionado na porção abdominal do esôfago, na junção esofagogástrica e na porção cardíaca proximal do estômago e exerce pressão radial com a parede pelo menos na porção abdominal do esôfago e na porção cardíaca proximal do estômago. Uma porção substancialmente flácida da parede pode ser provida com a porção substancialmente flácida sendo posicionada no esfíncter gas-troesôfago para reduzir a interferência com o mecanismo anti-refluxo do paciente.
[0015] Qualquer um dos métodos apresentados acima pode incluir fixar o corpo no paciente para resistir a migração distai do corpo. Isso pode incluir a fixação do corpo na junção esofagogástrica. Tal fixação pode incluir facilitar o crescimento do tecido através da parede do corpo.
[0016] Em qualquer um dos métodos apresentados acima, a pressão radial exercida pode incluir exercer uma pressão radial geralmente constante ou pode incluir exercer uma pressão radial ajustável. Uma pressão radial ajustável pode ser exercida ajustando a pressão de modo endoscópico ou ajustando a pressão com um controle pelo menos parcialmente posicionado no paciente, tal como na cavidade abdominal. A pressão pode ser ajustada de acordo com um parâmetro temporal, tal como pela diminuição da pressão durante períodos esperados de sono. Isso obtém resultados úteis incluindo a superação de qualquer taquifilaxia potencial que, com o tempo, pode diminuir a satisfação que é obtida a partir de uma quantidade particular de pressão radial. Assim, durante certos períodos, tal como quando o paciente es- tá acordado, uma maior quantidade de força radial pode ser exercida, enquanto durante os períodos de sono, quando a satisfação não é exigida, a pressão pode ser diminuída. Adicionalmente, a pressão pode ser variada de acordo com a hora do dia que o paciente se alimenta.
[0017] Qualquer um dos métodos apresentados acima pode incluir o monitoramento da satisfação do paciente causada pela aplicação da pressão radial. O monitoramento pode incluir monitorar a satisfação do paciente durante a disposição do corpo no paciente. Uma pressão radial pode ser selecionada como uma função do monitoramento. O monitoramento pode incluir monitoramento da atividade do hipotálamo do paciente como um indicador da satisfação que é induzida no paciente através da operação do mecanismo de realimentação neuro-hormonal presente no esôfago abdominal, na junção esofagogástrica e/ou na porção cardíaca proximal do estômago.
[0018] Qualquer um dos métodos apresentados acima pode incluir administrar medicação antináusea no paciente pelo menos durante a disposição inicial do corpo. Isso é para superar qualquer náusea potencial causada, pelo menos inicialmente, pela disposição do corpo no paciente. Qualquer um dos métodos apresentados acima pode adicionalmente incluir a administração de suplementos nutritivos no paciente de modo a garantir que a causa da satisfação pelo menos parcial no paciente não resulte em subnutrição do paciente. Tais suplementos nutritivos podem incluir, por meio de exemplo, suplementos de proteína. Em qualquer um dos métodos apresentados acima, o posicionamento do corpo pode ser feito de maneira endoscópica e pode incluir auxílio fluoroscópico.
[0019] Assim, pode ser observado que a presente invenção provê um mecanismo de satisfação subentendida e método de satisfação subentendido que não exige alimento para gerar a satisfação através do mecanismo neuro-hormonal do corpo. Isso produz vantajosamente a satisfação pelo menos parcial no paciente na ausência do alimento, bem como aumenta a plenitude causada pelo alimento durante a ingestão do alimento. Além do mais, pelo fato de que a satisfação não é causada pelo alimento, o paciente não precisaria necessariamente ser submetido a restrições dietéticas, tal como a suspensão de líquidos durante as refeições ou a suspensão de líquidos tendo calorias substanciais. Além do mais, em contraste com os procedimentos cirúrgicos, a presente invenção provê um dispositivo bariátrico e método para causar a satisfação pelo menos parcial que é minimamente invasivo e que evita muitos dos efeitos colaterais potenciais da cirurgia de desvio gástrico e outros procedimentos cirúrgicos, tal como bandagem gástrica ajustável e similares. Também, por causa da colocação do dispositivo, não existe interferência com a operação das funções gástricas, tal como com os dutos da bile e similares. Também, a invenção provê um dispositivo bariátrico e método de indução de satisfação pelo menos parcial no paciente que não operam causando sintomas semelhantes a resfriados no paciente em um esforço frustrado para tentar induzir o paciente a comer menos tal como pode ocorrer pela colocação de dispositivos no duodeno do paciente ou similares.
[0020] Adicionalmente, em contraste com as bolsas formadas na cirurgia de desvio gástrico, a presente invenção não inclui uma abertura de descarga que é submetida ao alargamento com a passagem do tempo, dessa maneira eliminando pelo menos uma fonte de ganho gradual de peso em pacientes que passam pela cirurgia de desvio gástrico.
[0021] Além do mais, porque ela é um procedimento não-invasivo ou minimamente invasivo, a presente invenção pode ser aplicada não somente a pacientes morbidamente obesos, porém em pacientes obesos, pacientes com excesso de peso, adolescentes e potencialmente até mesmo crianças.
[0022] Assim, é observado que a presente invenção provê um dispositivo bariátrico e método incluindo um corpo tendo uma parede ex-pansível que evoca respostas neuro-hormonais normais associadas com a plenitude ou satisfação. A parede do corpo faz isso agindo em uma ou mais porções do esôfago distai e/ou da cárdia do paciente. A sensação de enchimento normal do estômago é aumentada e amplificada.
[0023] Esses e outros objetivos, vantagens e aspectos dessa invenção se tornarão evidentes com a revisão do relatório descritivo seguinte em conjunto com os desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0024] A Figura 1 é um diagrama de um dispositivo bariátrico posicionado na porção abdominal do esôfago, na junção esofagogástrica e na porção cardíaca proximal do estômago do paciente;
[0025] A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma modalidade alternativa do dispositivo bariátrico na Figura 1;
[0026] A Figura 3 é uma vista plana inferior do dispositivo bariátrico na Figura 2, [0027] A Figura 4 é a mesma vista que a Figura 2 de uma outra modalidade alternativa;
[0028] A Figura 5 é a mesma vista que a Figura 4 ilustrando uma técnica de controle alternativa;
[0029] A Figura 6 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0030] A Figura 7 é a mesma vista que a Figura 6 ilustrando o ajuste da restrição;
[0031] A Figura 8 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0032] A Figura 9 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0033] A Figura 10 é a mesma vista que a Figura 1 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0034] A Figura 11 é a mesma vista que a Figura 1 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0035] A Figura 12 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0036] A Figura 13 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa;
[0037] A Figura 14 é a mesma vista que a Figura 2 de ainda uma outra modalidade alternativa; e [0038] A Figura 15 é um diagrama de blocos de uma técnica para selecionar o nível de pressão radial exercida pela parede do corpo. DESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERIDA
[0039] Com referência agora especificamente aos desenhos, e às modalidades ilustrativas representadas neles, um dispositivo bariátrico, ou mecanismo de satisfação subentendido 15, que causa satisfação agindo na porção abdominal do esôfago, e/ou na junção esofagogás-trica e/ou na porção cardíaca proximal do estômago, é ilustrado na Figura 1 estando posicionado no paciente. O dispositivo 15 inclui um corpo 16 tendo uma parede radialmente expansível 17, dessa maneira definindo uma passagem transversal ou lúmen 18 através do corpo. O corpo 16 é projetado para se conformar com a forma e o tamanho da porção abdominal do esôfago, da junção esofagogástrica e/ou da porção cardíaca proximal do estômago do paciente. A presente invenção é personificada em vários dispositivos bariátricos. Os dispositivos podem ser removíveis, absorvíveis e/ou permanentes. Os dispositivos podem ser fabricados de um material sintético ou bioprostético. Embora a invenção seja ilustrada com uma parede de malha, outras configurações são possíveis, tal como configurações espirais e similares. O dispositivo bariátrico 15 pode ser posicionado utilizando várias técni- cas, tal como colocação endoscópica com auxílio fluoroscópico.
[0040] A parede 17 é configurada para exercer pressão radial na porção abdominal do esôfago, na junção esofagogástrica e/ou na cár-dia do paciente. Isso pode ser realizado, por exemplo, configurando a parede para ter uma porção proximal 17a para criar um ajuste de interferência com a porção abdominal do esôfago e/ou uma porção central 17b configurada para criar um ajuste de interferência com a junção esofagogástrica e/ou uma porção distai 17c configurada para criar um ajuste de interferência com a cárdia do paciente. A pressão exercida pelas porções de parede 17a, 17b e/ou 17c influencia o mecanismo de realimentação neuro-hormonal presente no esôfago e/ou no estômago para causar pelo menos a satisfação parcial. Como será discutido em mais detalhes abaixo, a pressão exercida pela parede extensível pode ser fixa ou ajustável. A força que influencia o mecanismo de realimentação neuro-hormonal presente na porção abdominal do esôfago, na junção esofagogástrica e/ou na porção cardíaca do estômago é planejada para ser relativamente consistente sobre uma área tão grande quanto razoavelmente possível. Acredita-se que a força exercida pela parede do dispositivo bariátrico ative receptores de esticamento localizados na porção abdominal do esôfago, na junção do esôfago e/ou na cárdia. Em contraste com os dispositivos propostos anteriores, que exigem que o paciente ingira comida de modo a influenciar os mecanismos de realimentação neuro-hormonais, o dispositivo bariátrico 15 simula a plenitude na ausência do alimento. Ele também aumenta a plenitude causada pelo alimento.
[0041] Esse ajuste de interferência pode ser criado por uma parede auto-extensível ou auto-expansora. Alternativamente, isso pode ser criado por uma parede extensível, tal como uma parede extensível com balão. O diâmetro da parede estendida é escolhido de modo que ele seja um tanto superdimensionado comparado com o diâmetro do conduto no qual ela é posicionada, a saber, a porção abdominal do esôfago, a junção esofagogástrica e/ou a cárdia. Uma parede auto-extensível pode ser, por exemplo, cortada a laser de uma folha de Ni-tinol, ou pode ser uma parede feita de um material revestido com silicone auto-extensível. Alternativamente, a parede pode ser estendida por um balão ou reservatório extensível com fluido expandindo a parede radialmente para fora para uma posição firmemente contra a parede do conduto no qual o corpo está inserido. Essa inflação pode ser realizada de maneira endoscópica com uma agulha cega ou com um controle como será discutido em mais detalhes abaixo.
[0042] Como pode ser observado na Figura 1, a parede 17 é longitudinalmente não-simétrica com relação ao eixo longitudinal central "L" definido pela direção de movimento do alimento ao longo do esôfago e estômago do paciente. Em particular, à medida que alguém se move ao longo do eixo L, a configuração transversal da parede 17 varia no sentido proximal para distai. Por exemplo, as porções de parede 17a e 17b são geralmente de forma cilíndrica e a porção de parede 17c é em forma troncônica, abrindo para fora de uma extremidade distai da porção de parede 17b. A porção de parede 17c é inclinada para se conformar com o entalhe cardíaco. A parede 17 pode também ser radialmente não-simétrica com relação a esse eixo longitudinal "L". Em particular, certas porções da parede 17 ficam em uma distância radial maior do eixo L do que as porções da parede em uma localização diferente ao redor do eixo L. Por exemplo, a porção de parede 17c é alargada em 19 para se estender para mais fundo da cárdia, tal como o ângulo de His. Essa porção alargada 19 torna a parede 17 radialmente não-simétrica com relação ao eixo "L".
[0043] A porção estreita do lúmen 18, que geralmente é a porção no esôfago do paciente, pode ter um comprimento que não precisa mais prover força radial suficiente para produzir a satisfação. Na mo- dalidade ilustrativa, a porção estreita do lúmen 18 é menor do que 9 cm em comprimento. Em certas modalidades, a porção estreita do lúmen 18 fica na faixa entre 6 cm e 7 cm em comprimento. Isso reduz a tendência do alimento ficar preso no lúmen bem como qualquer interferência com a peristalse do esôfago enquanto produzindo força radial sobre uma área de superfície suficiente para produzir a satisfação.
[0044] Na modalidade ilustrada na Figura 1, o dispositivo bariátrico 15, e o método correspondente para causar a satisfação em um paciente, inclui prover pelo menos uma porção 20 da porção de parede intermediária 17b que não exerce uma pressão ou força radial substancial. Tal porção pode ser feita de um material flácido, tal como um material não auto-expansível. O dispositivo seria posicionado tal que a porção flácida 20 cubra o esfíncter do gastroesôfago. Isso permitiría que o mecanismo anti-refluxo da junção do gastroesôfago operasse geral mente de forma normal porque a porção de parede 20 não exercería qualquer pressão radial significativa no esfíncter. Essa modalidade permite que o paciente arrote, vomite e similar, enquanto resistindo ao refluxo. No dispositivo bariátrico 15, a porção de parede proximal 17a é auto-expansível e é geralmente de forma cilíndrica para se conformar com a forma e o tamanho da porção abdominal do esôfago e a porção da parede distai 17c é auto-expansível e é geralmente troncô-nica na forma para se conformar com a forma e o tamanho da porção cardíaca proximal do estômago.
[0045] O dispositivo bariátrico 15 pode incluir um sistema de fixação 21, que é capaz de resistir à migração distai do dispositivo. O sistema de fixação 21 pode incluir uma série de apoios 22 ilustrados como uma série de apêndices direcionados para baixo em formato de V da parede 17. Alternativamente, os apoios podem ser na forma de pontas ou ganchos direcionados para baixo, apoios metálicos que se estendem radialmente do dito corpo ou similares. Tal disposição provê fixação contra a migração distai enquanto permitindo que o dispositivo seja facilmente removido do paciente porque os apoios provêem menos resistência ao movimento proximal. Na modalidade ilustrada na Figura 1, os apoios são posicionados em ou perto da junção esofago-gástrica, tal como no sentido proximal na porção distai 17c da parede. Esse posicionamento do apoio tira vantagem do fato que a junção eso-fagogástrica é mais espessa e, portanto, mais forte nessa localização.
[0046] Um dispositivo bariátrico 115 inclui uma parede 117 tendo uma porção de parede proximal 117a que aplica pressão radial na porção abdominal do esôfago, uma porção distai 117c que aplica pressão radial na porção cardíaca proximal do estômago e uma porção intermediária 117b que é posicionada na junção esofagogástrica (Figura 2). Como com o dispositivo bariátrico 15, no dispositivo bariátrico 115 a porção central 117b é feita de um material não-expansível, tal como um material flácido 120. Também, a porção distai 117c inclui uma porção ampliada 119 que se estende para mais do fundo da cár-dia, tal como o ângulo de His. O material flácido 120 inclui aberturas 123 que permitem o crescimento do material. As aberturas 123 definem pelo menos em parte um sistema de fixação 121. O sistema de fixação 121 pode incluir um recurso secundário, ou temporário, para apoiar o dispositivo bariátrico 115 enquanto permitindo que o tecido cresça através das aberturas 123. Tal sistema de fixação secundário pode incluir pontos, grampos ou similares. As aberturas 123 podem ser dimensionadas apropriadamente para aceitar tais pontos ou grampos. As suturas poderíam ser dissolvíveis ou não dissolvíveis. As aberturas 123 podem ser tão poucas quanto, por exemplo, cinco aberturas na porção do material flácido 120. Alternativamente, elas podem ser uma treliça de pequenos furos que permitem o crescimento do tecido. O uso do crescimento do tecido utiliza a reação do corpo ao dispositivo bariátrico 115 de modo a auxiliar na fixação do dispositivo contra a mi- gração distai. Embora alguma irritação da mucosa possa ocorrer quando o dispositivo bariátrico 115 é removido, qualquer tal irritação deve ser relativamente minoritária e facilmente curada. Como com todos os sistemas de fixação descritos aqui, o sistema de fixação 121 pode ser usado em combinação com outros sistemas de fixação, tal como o sistema de fixação 21, ou similar.
[0047] Um dispositivo bariátrico alternativo 215 inclui um corpo 216 tendo uma parede expansível 217 (Figuras 4 e 5). A parede expansível 217 define uma câmara interna 24 inteiramente por pelo menos uma porção da porção proximal 217a, porção intermediária 217b e porção distai 217c da parede 217. A câmara 24 pode ser uma câmara unitária única que estende o comprimento da parede 217 ou pode ser uma série de câmaras separadas que são interligadas ou separadas uma da outra. Por exemplo, uma câmara pode ser posicionada ao redor da porção proximal 217a da parede 217 que é dimensionada e formada para ser posicionada no esôfago abdominal do paciente e uma câmara pode ser posicionada na porção distai 217c que é dimensionada e formada para ser posicionada na cárdia do paciente enquanto nenhuma câmara está presente em toda ou uma porção de 217b que é configurada no tamanho para ficar na junção esofagogástrica do paciente. Dessa maneira, a parede 217 não seria substancialmente expansível no esfíncter do gastroesôfago, dessa maneira reduzindo a interferência com a operação normal de tal esfíncter, como previamente discutido.
[0048] Como pode ser observado na Figura 4, um orifício 25 pode ser provido na câmara 24 de modo a permitir o acesso por uma agulha 26 conectada com um dispositivo 27 que é inserido de modo endoscó-pico no paciente e usado para adicionar fluido a ou remover fluido da câmara 24. Dessa maneira, a quantidade de força radial exercida pela parede 217 pode ser variada ou ajustada. Dessa maneira, por exem- pio, uma maior quantidade de força radial pode ser aplicada em um paciente morbidamente obeso, tal como um que tem um excesso de peso maior do que 18 kg (40 libras), enquanto uma menor quantidade de pressão radial pode ser aplicada em pacientes que estão com excesso de peso ou suavemente obesos, tal como esses que estão com um excesso de peso de 13 a 18 kg (30 a 40 libras), por exemplo. O dispositivo bariátrico 25 é ilustrado com um sistema de fixação na forma de apoios 22, embora outros sistemas de fixação previamente descritos possam ser utilizados. Adicionalmente, a porção distai 217c pode ser radialmente simétrica com relação ao eixo longitudinal "L" do dispositivo ou pode ser não-simétrica incluindo a porção ampliada da porção de parede distai 217c como previamente descrito.
[0049] Como ilustrado na Figura 5, o reservatório 24 do dispositivo bariátrico 215 pode ser conectado, alternativamente, com um reservatório de fluido 28 posicionado dentro do paciente e incluindo um controle 29 que é configurado para seletivamente transferir entre o reservatório de fluido 24 no dispositivo bariátrico e o reservatório de fluido 28 no paciente. Dessa maneira, o controle 29 pode controlar a quantidade de fluido na câmara de fluido 24, dessa forma ajustando a quantidade de força radial exercida pela parede 217 do dispositivo no conduto no qual ela está posicionada. Um controle operável pelo paciente opcional 31 pode ser provido e interligado com o controle interno 29, tal como por um elo de radiofreqüência 32, de modo a permitir que o paciente ou atendente médico modifique a quantidade de pressão exercida pela parede 217.
[0050] O controle 29 pode prover um ajuste temporal da quantidade de pressão radial exercida pelo dispositivo bariátrico 215 no esôfago distai e/ou estômago proximal do paciente. Por meio de exemplo, o controle 29 pode incluir um algoritmo que faz com que o fluido seja transferido do reservatório de fluido 30 para a câmara de fluido 24 do dispositivo 215 de modo a aumentar a quantidade de pressão radial exercida pela parede 217 durante horas acordadas gerais do paciente quando a satisfação é desejada. O controle 29 pode também ser programado para transferir o fluido do reservatório 24 para o reservatório 30 durante períodos de tempo quando espera-se que o paciente esteja dormindo e a satisfação não é exigida. O controle do paciente 31 pode permitir, alternativamente, o ajuste manual da quantidade de força radial exercida pela parede 214 do dispositivo 215. Por exemplo, quando o paciente vai dormir à noite, o paciente pode operar o controle do usuário 31 de modo a instruir o controle 29 a transferir o fluido da câmara 24 para o reservatório do fluido 30, dessa maneira reduzindo a pressão exercida pela parede 217. Quando o paciente acorda, o paciente pode então utilizar o controle do usuário 31 de modo a fazer o controle 29 aumentar a quantidade de pressão radial exercida pela parede 217. Esse controle temporal da quantidade de força exercida pela parede 217 deve superar qualquer taquifilaxia potencial que pode resultar na resposta reduzida do sistema neuro-hormonal do paciente à força radial exercida pela parede 217. Alternativamente, o controle temporal pode ser utilizado, onde apropriado, para ajustar a quantidade de pressão radial com relação aos momentos de alimentação do paciente, ou semelhante. O controle 29 pode monitorar, alternativamente, certos níveis hormonais do paciente de modo a determinar quando é esperado que o paciente coma uma refeição e pode até mesmo ser um sistema de controle de auto-aprendizado de modo a aprender as variações nos níveis hormonais do paciente.
[0051] Um dispositivo bariátrico alternativo 315 pode também incluir um componente de restrição 33 restringindo a descarga do alimento do lúmen 18 (Figura 6). O componente de restrição 33 pode ser na forma de uma câmara 34 que se estende dentro do lúmen do corpo 316. Na modalidade ilustrativa, o componente de restrição 33 fica ad- jacente à porção distai 317c da parede 317, porém poderia estar em outras localizações ao longo da parede 317. A câmara 34 pode ser aumentada ou diminuída no volume utilizando várias técnicas, tal como pela adição ou retirada de um fluido, tal como um gás ou um líquido, através de uma agulha cega 26 (Figura 7). Outros dispositivos conhecidos, tal como um dispositivo eletrônico externo que se comunica com um controle (não mostrado) e uma bomba/reservatório de fluido dentro do paciente, podem ser usados para ajustar o tamanho do componente de restrição 33. Com tal configuração, o controle externo pode acionar a bomba através do controle interno de modo a aumentar ou diminuir o tamanho da câmara 24. Alternativamente, o controle interno pode ser programado para executar o ajuste. A câmara 28 restringe a seção transversal do lúmen 18. Tal restrição resiste ao egresso do lúmen 18 das paredes 16 e dessa maneira resiste à ingestão continuada do alimento além do dispositivo 315. Isso pode ser útil em pacientes que tendem a continuar a comer além da satisfação.
[0052] A Figura 8 ilustra um dispositivo bariátrico alternativo 415 tendo um corpo 416 com um componente de restrição 133 na forma de um reservatório ou câmara inflável 134 que circunda a porção distai 418a do lúmen 418. O reservatório 134 provê uma restrição ajustável onde, quando fluido adicional é adicionado na câmara 134, o aumento no volume da câmara restringe o diâmetro do lúmen 418, dessa maneira ajustando a capacidade de resistir ao egresso do lúmen do dispositivo bariátrico 415, por meio disso provendo uma restrição variável à ingestão do alimento. A câmara 134 pode também ser capaz de aumentar o diâmetro externo da parede do dispositivo 417c, dessa maneira colocando pressão adicional nos receptores de esticamento na cárdia do estômago do paciente.
[0053] Um dispositivo bariátrico alternativo 515 pode incluir um corpo 516 tendo uma parede 517 incluindo um componente anti- refluxo 35 (Figura 9). O componente anti-refluxo 35 pode ser na forma de uma válvula de uma via de modo a resistir ao refluxo do estômago para o esôfago. Como melhor observado na Figura 9, o componente anti-refluxo 35 pode ser na forma de uma extensão tubular do lúmen 518 que expande para permitir o movimento distai do alimento porém fecha para reduzir o refluxo.
[0054] Um dispositivo bariátrico alternativo 615 inclui um corpo 616 tendo uma parede 617 que é auto-expansível em uma porção proximal 617a, uma porção intermediária 617b e uma porção distai 617c, a última sendo configurada no entalhe cardíaco do paciente (Figura 10). O dispositivo bariátrico 615 inclui um sistema de fixação 21, tal como uma série de apoios 22, na junção esofagogástrica do paciente. Toda a superfície da parede 617 é feita de um material com auto-expansão.
[0055] Um dispositivo bariátrico alternativo 715 ilustrado na Figura 11 tem um corpo 716 no qual o egresso do lúmen 718 é de uma porção de descarga 40 do dispositivo localizado em ou perto dos intestinos do paciente. Isso provê perda de peso adicional desviando substancialmente o estômago do paciente e descarregando para os intestinos. O dispositivo 715 pode incluir uma série de perfurações 36 da porção de descarga 40 de modo a distribuir o egresso do lúmen 718 ao longo do intestino delgado do paciente. O uso do dispositivo bariátrico 715 pode exigir restrições dietéticas para evitar a coleta do alimento no lúmen alongado.
[0056] Os apoios podem ser posicionados em várias localizações ao longo do exterior da parede do dispositivo. Para um exemplo, um dispositivo bariátrico alternativo 815 é ilustrado na Figura 12 com um corpo 816 tendo uma parede 817 tendo apoios, tal como apêndices em formato de V, pontas ou ganchos distribuídos ao longo da parede externa do corpo. O sistema de fixação pode também ser na forma de uma parede expansível com balão 817c definindo uma câmara 37 que aplica pressão suficiente no conduto no qual o dispositivo está localizado de modo a resistir à migração distai do dispositivo. O balão pode estender a parede do dispositivo para produzir a fixação e pode ser esvaziado de modo a permitir que o dispositivo seja removido. A Figura 13 ilustra um dispositivo bariátrico alternativo 815’ tendo um corpo 816 com uma parede 817 definindo um lúmen 818 sem uma câmara. Outros sistemas de fixação podem ser evidentes para o versado, tais como costura, grampeamento e similares.
[0057] Um dispositivo bariátrico alternativo 915 ilustrado na Figura 14 inclui um corpo 916 tendo uma parede 917 que é posicionada virtualmente inteiramente dentro do estômago do paciente. A parede 917 é de um tamanho e forma para se conformar com a porção cardíaca do estômago, cárdia, e é configurada para exercer pressão radial na cár-dia. O dispositivo 915 inclui um sistema de fixação 922 que engata a cárdia ou a junção esofagogástrica.
[0058] Vários sistemas de entrega podem ser utilizados para entregar qualquer um dos dispositivos bariátricos 15-915 para o paciente. Um tal sistema de entrega pode incluir um dispositivo de tubo (não mostrado) dentro do qual o dispositivo bariátrico é comprimido. O dispositivo de tubo pode ser um tubo duro ou flexível e ser dimensionado e formado para se ajustar facilmente dentro do esôfago do paciente. Um tal sistema de entrega inclui um mecanismo de disposição (não mostrado) para retrair o dispositivo bariátrico do tubo. Quando o dispositivo bariátrico é removido do tubo, ele assume a sua forma expandida. Se uma parede de auto-expansão for utilizada, o dispositivo bariátrico afirmará a pressão radial no esôfago distai e/ou na cárdia do paciente quando removido do tubo. Se uma parede expansível for utilizada, tal como uma bexiga, a bexiga será inflada de modo a exercer pressão radial. Vários marcadores, tal como marcadores fluorescentes, podem ser aplicados na parede do dispositivo bariátrico de modo a permitir o auxílio fluoroscópico na colocação do dispositivo.
[0059] Um método 50 pode ser provido para monitoramento e, se desejado, ajuste da quantidade de satisfação produzida pelo dispositivo bariátrico e um método (Figura 15). No método 50, um dispositivo bariátrico 15-915 é inserido no paciente em 52 e um nível de pressão radial é aplicado pela parede do corpo do dispositivo. O nível de satisfação é monitorado, tal como pelo monitoramento do hipotálamo do paciente em 54, tal como com uma varredura com tomografia por emissão de pósitrons (P.E.T.). A varredura com P.E.T. produz uma imagem visual do hipotálamo que muda as cores com a quantidade de atividade do hipotálamo. Pela observação da cor do hipotálamo através da varredura com P.E.T., é feita uma determinação em 56 se um nível apropriado de satisfação for obtido. Se for, então o procedimento será feito em 58.
[0060] Se for determinado em 56 que um nível apropriado de satisfação não está sendo obtido, o processo retornará para 52 onde um nível diferente de pressão radial pode ser ajustado pelo corpo. O ajuste da pressão poderá ser na forma de adição ou subtração de fluido de um dispositivo bariátrico tendo uma parede expansível pelo uso de uma câmara 24. Alternativamente, o ajuste da pressão radial pode ser na forma da disposição de um tamanho ou dispositivo característico diferente que é auto-expansível e aplica uma força diferente no paciente através da parede auto-expansível. A quantidade de satisfação pode ser diferente para pacientes diferentes. Por exemplo, um paciente que está com excesso de peso pode exigir um nível particular de pressão radial, enquanto que um paciente mais obeso, tal como um morbi-damente obeso, pode exigir um maior nível de satisfação. Da mesma maneira, uma criança ou um adolescente pode exigir níveis diferentes de pressão radial. A capacidade de obter o retorno imediato sobre a intensidade da satisfação permite que a eficácia do sistema seja esta- belecida na disposição ao invés de no monitoramento do paciente quanto à perda de peso e ajuste da mesma depois que o paciente tenha pedido muito ou pouco peso.
[0061] Qualquer um dos dispositivos bariátricos 15-915 pode ser usado como parte de um programa abrangente multidisciplinar. Esse pode incluir o ajuste de medicações à medida que o paciente experimenta perda de peso. Por exemplo, para pacientes tomando medicamentos diabéticos, menos insulina pode ser exigida à medida que o paciente perde peso. Também, medicações para pressão sangüínea e outros medicamentos podem ser ajustados à medida que o paciente perde peso.
[0062] Por causa da capacidade do dispositivo bariátrico 15-915 causar satisfação, é possível, em certos pacientes, que o paciente necessite de suplementos nutritivos, tal como líquidos proteínicos, de modo a garantir as necessidades nutritivas adequadas, tal como a entrada de proteína. Também, medicações antináusea podem ser fornecidas para o paciente, especialmente no começo da colocação. Isso porque o dispositivo bariátrico, de acordo com a invenção, pode causar náusea no começo da colocação.
[0063] De modo a reduzir a probabilidade do alimento ficar preso no lúmen e de modo a minimizar a interferência com a peristalse natural no esôfago, o comprimento do lúmen é geralmente mantido abaixo de 9 cm. Na maior parte das modalidades, o comprimento do lúmen fica na faixa de aproximadamente 6 cm a aproximadamente 7 cm. Porções alargadas do corpo, tal como porções distais 17c-917c, não são consideradas parte do lúmen para determinar o comprimento do lúmen. A parede expansível, quer auto-expansora ou expansível com balão, deve prover pressão consistente sobre uma área tão grande quanto possível de modo a induzir a satisfação adequada, consistente com o esforço de manter o lúmen tão curto quanto possível.
[0064] Assim, é observado que a presente invenção introduz uma nova categoria de técnicas de perda de peso: a satisfação subentendida. A invenção vantajosamente utiliza receptores de esticamento, tal como esses localizados na porção abdominal do esôfago e/ou na junção esofagogástrica e/ou na porção cardíaca do estômago do paciente para causar a satisfação. Em contraste com a cirurgia de desvio gástrico e faixas gástricas ajustáveis, a presente invenção não exige a intervenção cirúrgica. Sob esse aspecto, a presente invenção provê uma alternativa não-invasiva ou minimamente invasiva. Entretanto, a invenção pode ser utilizada em combinação com técnicas conhecidas restritivas e/ou de absorção deficiente, tal como cirurgia de desvio gástrico e faixas gástricas ajustáveis para ajudar mais o paciente a perder peso. Vantajosamente, a presente invenção pode ser aplicada em pacientes que são contra-indicados para cirurgia, tal como esses com obesidade suavemente alta e para esses em risco cirúrgico. Também, a invenção pode ser usada para obter perda suficiente de peso em pacientes morbidamente obesos para estabilizar o paciente para a cirurgia de desvio gástrico. Além do mais, a presente invenção pode ser apropriadamente dimensionada para uso com crianças e adolescentes. Assim, a presente invenção provê uma técnica não-intrusiva ou minimamente intrusiva para tratar a epidêmica crescente de obesidade em adolescentes e crianças, bem como adultos.
[0065] A presente invenção também abrange um mecanismo de satisfação subentendido que é capaz de exercer pressão radial na porção abdominal do esôfago do paciente, na junção esofagogástrica e/ou na cárdia, tal como pelo dimensionamento adequado de uma parede de auto-expansão ou por um mecanismo para expandir a parede para fora. Exemplos de um tal mecanismo podem ser um mecanismo de bexiga por meio do qual a parede poderia exercer pressões radiais variadas. A presente invenção também tem a capacidade de auxiliar na redução do derrame do esôfago. Isso pode também aumentar o uso da invenção em combinação com outras técnicas, tais como cirurgia de desvio gástrico, tumores do esôfago e similares. Além de influenciar o mecanismo de realimentação neuro-hormonal presente na porção abdominal do esôfago, a presente invenção é capaz de resistir ao egresso do lúmen do dispositivo de satisfação. Isso provê benefício adicional para certos pacientes por resistir à sua capacidade de ingerir alimento além da satisfação. Pelo fato de que o dispositivo pode ser inserido de modo endoscópico com auxílio fluoroscópico, o dispositivo pode ser posicionado de maneira adequada e precisa na localização desejada dentro do esôfago do paciente, na junção esofagogástrica e/ou na cárdia e os ajustes feitos ao dispositivo de satisfação como requeridos. Além do mais, o dispositivo pode ser subseqüentemente removido do paciente se indicado. O uso de vários sistemas de fixação permite que o dispositivo seja posicionado em ou perto da porção abdominal do esôfago, na junção esofagogástrica e/ou na cárdia enquanto resistindo à migração distai do dispositivo. Além do que, o uso de tal sistema de fixação pode permitir que o dispositivo de satisfação seja facilmente removido do paciente.
[0066] A evidência da viabilidade da invenção pode ser observada por seu princípio ter sido reduzido à prática e verificado causar perda de peso em 8 pacientes. Os pacientes, que variavam de não obesos a morbidamente obesos, perderam uma média de aproximadamente 3 kg (7 libras) por semana, de forma geral sobre um período de uma ou duas semanas durante os quais o dispositivo estava no lugar. Os pacientes experimentaram alguma náusea inicial. Eles relataram a satisfação por todo o período de colocação do dispositivo. Quando o dispositivo não estava mais presente, os pacientes recuperaram o apetite.
[0067] Mudanças e modificações nas modalidades especificamente descritas podem ser executadas sem se afastar dos princípios da invenção que é planejada para ser limitada somente pelo escopo das reivindicações anexas, como interpretado de acordo com os princípios da lei de patentes incluindo a doutrina dos equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (31)

1. Dispositivo bariátrico (15 - 915), compreendendo um corpo (16 - 916) tendo uma parede (17 - 917) que define um lúmen (18 - 918) para a passagem de alimento, a referida parede sendo composta de material revestido auto-expansível (17c - 917c), caracterizado pelo fato de que a referida parede (17-917) é configurada apresenta forma e tamanho gerais pelo menos da porção cardíaca proximal do estômago e adaptada para exercer pressão radial na porção cardíaca proximal do estômago na ausência de alimento, dessa maneira influenciando um mecanismo de realimentação neuro-hormonal do paciente para causar pelo menos a saciedade parcial mediante o aumento da plenitude causada por alimento e a simulação de plenitude na ausência do alimento, sendo que o corpo inclui um sistema de fixação (21 -921) adaptado para fixar a referida parede (17 - 917) contra a porção cardíaca proximal do estômago.
2. Dispositivo bariátrico de acordo com a reivindicação 1, (15), compreendendo um corpo (16) tendo uma parede (17) que define um lúmen (18), caracterizado pelo fato de que a referida parede (17) apresenta forma e tamanho gerais de pelo menos a porção abdominal do esôfago e a porção cardíaca proximal do estômago, sendo que a dita parede (17) é adaptada para exercer pressão radial também na porção abdominal do esôfago, na ausência de alimento, ativando assim receptores de esticamento na porção abdominal do esôfago e na porção cardíaca proximal do estômago.
3. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o referido lúmen (18 -918) é sem restrição.
4. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita parede (17c - 917c) é adaptada para exercer uma pressão radial constan- te.
5. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita parede (17c - 917c) é pelo menos parcialmente absorvível.
6. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o referido sistema de fixação (21 - 921) inclui pelo menos um escolhido entre pontas, apêndices em formato de V, apoios metálicos que se estendem radialmente do corpo, grampos e suturas.
7. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo de fixação (21 - 921) inclui pelo menos uma porção (123) do dito corpo sendo adaptada para facilitar o crescimento do tecido.
8. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a referida parede (17 - 917) é feito de material auto-expansível revestido com silicone.
9. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a referida parede é compressível para passagem pelo esôfago.
10. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a referida parede (17 - 917) é adaptada para ser removível.
11. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a referida parede (17 - 917) é adaptada para exercer uma pressão radial ajustá-vel.
12. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reiivndicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dito corpo (16) é alongado ao longo de um eixo longitudinal (L) e é longitudinal- mente não-simétrico com relação ao dito eixo longitudinal (L).
13. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma porção do dito corpo (16) é radialmente não-simétrica com relação ao dito eixo longitudinal (L)l.
14. Dispositivo bariátrico, de acordo qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o referido corpo (16 - 916) tem formato troncônico
15. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o referido corpo (16) possui primeira e segunda porções geométricas, a dita primeira porção geométrica (17a) sendo cilíndrica e a dita segunda porção geométrica (17b) sendo troncônica.
16. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a dita parede (17) inclui uma porção auto-éxpansível (17a, c) que é adaptada para exercer pressão radial e uma porção não auto-expansível (17b) que é adaptada para não exercer pressão radial.
17. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a dita porção não auto-expansível (17b) é adaptada para ser posicionada no esfíncter gastroesôfago.
18. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a dita parede (17) é adaptada para exercer uma pressão radial ajustável.
19. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a dita parede (17) define uma câmara (24), onde uma quantidade de fluido na dita câmara (24) ajusta a pressão radial exercida pela dita parede (170.
20. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de incluir um orifício (25) provendo acesso ex- terno à dita câmara (24).
21. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações 18 a 20, caracterizado pelo fato de incluir um controle (29) adaptado para controlar uma quantidade da pressão radial exercida pela dita parede (17).
22. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o dito controle (29) é adaptado para temporariamente ajustar a quantidade de pressão radial exercida pela dita parede (17).
23. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo de fixação (21) inclui uma bexiga de apoio inflável.
24. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo de fixação (21) inclui pelo menos uma porção do dito corpo sendo adaptada para facilitar o crescimento do tecido.
25. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito mecanismo de fixação (21) fica em uma porção (17c) da dita parede (17) que é adaptada para ser posicionada na junção esofagogástrica.
26. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que incluir uma restrição (33) para resistir ao egresso do dito lúmen (18).
27. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de que a dita restrição compreende uma restrição ajustável (34).
28. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 27, caracterizado pelo fato de que a dita restrição ajustável (33) compreende um reservatório de fluido (34), a dita restrição ajustável sendo ajustável mediante a variação de um fluido no reservatório (34).
29. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 28, caracterizado pelo fato de que a dita restrição ajustável (33) é ajustá-vel por um escolhido de (a) um orifício externamente acessível para a adição a ou a remoção de fluido do dito reservatório (34) e (b) um dispositivo de controle eletrônico para controlar a quantidade de fluido no reservatório (34).
30. Dispositivo bariátrico, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dito lú-men (18) tem um comprimento inferior a 9 cm.
31. Dispositivo bariátrico, de acordo com a reivindicação 30, caracterizado pelo fato de que o dito lúmen (18) tem um comprimento na faixa de 6 cm a 7 cm.
BRPI0517206A 2004-12-20 2005-11-02 desemulsificante do tipo água-em-óleo, e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água BRPI0517206B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/017,390 US7566744B2 (en) 2004-12-20 2004-12-20 Environmentally friendly demulsifiers for crude oil emulsions
PCT/US2005/039629 WO2006068702A2 (en) 2004-12-20 2005-11-02 Environmentally friendly demulsifiers for crude oil emulsions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0517206A BRPI0517206A (pt) 2008-09-30
BRPI0517206B1 true BRPI0517206B1 (pt) 2017-05-09

Family

ID=36596919

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0517206A BRPI0517206B1 (pt) 2004-12-20 2005-11-02 desemulsificante do tipo água-em-óleo, e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água

Country Status (6)

Country Link
US (2) US7566744B2 (pt)
BR (1) BRPI0517206B1 (pt)
CA (1) CA2591450C (pt)
EA (1) EA014161B1 (pt)
NO (1) NO343001B1 (pt)
WO (1) WO2006068702A2 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR100778532B1 (ko) * 2007-04-13 2007-11-28 최홍윤 폐유 처리방법
WO2009023724A2 (en) * 2007-08-13 2009-02-19 Rhodia, Inc. Method for separating crude oil emulsions
US7671099B2 (en) * 2007-08-13 2010-03-02 Rhodia Inc. Method for spearation crude oil emulsions
US8133924B2 (en) * 2007-08-13 2012-03-13 Rhodia Operations Demulsifiers and methods for use in pharmaceutical applications
US20090197978A1 (en) * 2008-01-31 2009-08-06 Nimeshkumar Kantilal Patel Methods for breaking crude oil and water emulsions
EP2449153B1 (en) 2009-07-03 2019-01-09 Akzo Nobel Chemicals International B.V. Polymeric corrosion inhibitors
CA2807646C (en) 2010-08-30 2018-09-04 Akzo Nobel Chemicals International B.V. Use of polyester polyamine and polyester polyquaternary ammonium compounds as corrosion inhibitors
MX340805B (es) 2011-04-18 2016-06-24 Inst Mexicano Del Petróleo Formulaciones sinergicas de copolimeros funcionalizados y liquidos ionicos para el deshidratado y desalado de aceites crudos medianos, pesados y extrapesados.
US9701888B2 (en) 2012-03-27 2017-07-11 Ecolab Usa Inc. Microemulsion flowback aid composition and method of using same
US9353261B2 (en) 2012-03-27 2016-05-31 Nalco Company Demulsifier composition and method of using same
CA2867595C (en) * 2012-04-20 2017-01-10 Nalco Company Demulsifier composition and method of using same
MX2013002243A (es) 2013-02-26 2014-09-03 Inst Mexicano Del Petróleo Copolimeros en bloques sintesis y uso como agentes deshidratantes y desalantes de crudos pesados.
MX2013002359A (es) 2013-02-28 2014-09-03 Inst Mexicano Del Petróleo Composiciones deshidratantes y desalantes de crudos a base de copolimeros tribloques a, o bifuncionalizados con aminas.
CA2976263C (en) 2015-02-27 2023-03-21 Ecolab Usa Inc. Compositions for enhanced oil recovery
US10072217B2 (en) 2015-03-04 2018-09-11 Ecolab Usa Inc. Reverse emulsion breaker polymers
WO2016144613A1 (en) 2015-03-06 2016-09-15 Ecolab Usa Inc. Reverse emulsion breaker polymers
US10808165B2 (en) 2016-05-13 2020-10-20 Championx Usa Inc. Corrosion inhibitor compositions and methods of using same
CA3029400A1 (en) 2016-06-28 2018-01-04 Ecolab Usa Inc. Composition, method and use for enhanced oil recovery
CN106335968B (zh) * 2016-10-19 2020-05-19 中国石油化工股份有限公司 一种高含聚稠油污水破乳剂及制备方法
US11162053B2 (en) 2017-06-09 2021-11-02 Ecolab Usa Inc. Nonylphenol ethoxylate-free oil dispersant formulation
CN111479619A (zh) 2017-11-14 2020-07-31 陶氏环球技术有限责任公司 使用高分子量芳族多元醇聚酯作为用于原油处理的脱乳剂的方法
CN111511801A (zh) * 2017-11-14 2020-08-07 陶氏环球技术有限责任公司 高分子量芳族多元醇聚酯的组合物与合成
CN113648685A (zh) * 2021-08-18 2021-11-16 唐山华油微生物科技开发有限公司 高效复合微生物破乳剂及其应用

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3594393A (en) * 1968-12-18 1971-07-20 Petrolite Corp Use of polyurethanes as demulsifiers
BE823493A (fr) * 1974-01-16 1975-06-18 Produits de polyaddition d'oxydes d'alkylene a base de tetrahydrofuranne
US4202957A (en) * 1974-09-09 1980-05-13 The Upjohn Company Thermoplastic polyurethane elastomers from polyoxypropylene polyoxyethylene block copolymers
GB1567310A (en) 1975-12-29 1980-05-14 Ici Ltd Demulsification of water-in-oil emulsions
US4183821A (en) 1978-05-26 1980-01-15 Basf Wyandotte Corporation Heteric/block polyoxyalkylene compounds as crude oil demulsifiers
DE3136213A1 (de) 1981-09-12 1983-03-31 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Bisester aus alkenylbernsteinsaeuren und ethylenoxid-propylenoxid-blockpolymeren und deren verwendung
JPH0739457B2 (ja) * 1986-05-14 1995-05-01 タキロン株式会社 両親媒性セグメントポリウレタン
US5153259A (en) * 1987-11-18 1992-10-06 Imperial Chemical Industries Plc Aqueous dispersions
DE3921554A1 (de) * 1989-06-30 1991-01-17 Henkel Kgaa Klebestift mit verbesserter klebkraft
DE3938061A1 (de) 1989-11-16 1991-05-23 Bayer Ag Verknuepfte, aminmodifizierte polyalkylenoxide, deren herstellung und deren verwendung als emulsionsspalter
DE4242687B8 (de) * 1992-12-17 2006-01-12 Henkel Kgaa Hydrophile Polyurethane
ES2122792T5 (es) * 1995-02-16 2003-02-16 Basf Ag Polimeros biodegradables, procedimiento para su obtencion y su empleo para la obtencion de cuerpos moldeados biodegradables.
GB0027216D0 (en) * 2000-11-08 2000-12-27 Avecia Ltd Polyether/polyurethane association thickeners
US20040176537A1 (en) * 2001-10-16 2004-09-09 Armentrout Rodney Scott Inherently electrostatic dissipating block copolymer compositions
US7041707B2 (en) * 2003-01-24 2006-05-09 Nalco Company Polyether polyesters having anionic functionality

Also Published As

Publication number Publication date
US8802740B2 (en) 2014-08-12
US20060135628A1 (en) 2006-06-22
WO2006068702A3 (en) 2007-01-04
WO2006068702A2 (en) 2006-06-29
CA2591450C (en) 2012-05-08
NO343001B1 (no) 2018-09-24
US20090259004A1 (en) 2009-10-15
NO20072956L (no) 2007-06-11
CA2591450A1 (en) 2006-06-29
EA200701317A1 (ru) 2007-12-28
EA014161B1 (ru) 2010-10-29
BRPI0517206A (pt) 2008-09-30
US7566744B2 (en) 2009-07-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11642234B2 (en) Bariatric device and method
BRPI0517206B1 (pt) desemulsificante do tipo água-em-óleo, e método para decompor uma emulsão que compreende óleo e água
US6572627B2 (en) System to inhibit and/or control expansion of anatomical features
US4592339A (en) Gastric banding device
US6454785B2 (en) Percutaneous intragastric balloon catheter for the treatment of obesity
RU2386455C2 (ru) Устройство и способ для лечения от ожирения
US20040210243A1 (en) Method and devices for modifying the function of a body organ
CN100556477C (zh) 减肥装置和方法
BR112019006079B1 (pt) Dispositivo intragástrico expansível e aparelho implantável

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved
B25D Requested change of name of applicant approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2694 DE 23-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.