BRPI0508081B1 - Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica e tesoura cirúrgica ultrasônica - Google Patents

Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica e tesoura cirúrgica ultrasônica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0508081B1
BRPI0508081B1 BRPI0508081-9A BRPI0508081A BRPI0508081B1 BR PI0508081 B1 BRPI0508081 B1 BR PI0508081B1 BR PI0508081 A BRPI0508081 A BR PI0508081A BR PI0508081 B1 BRPI0508081 B1 BR PI0508081B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ultrasonic surgical
surgical scissors
pad
blade
cushion
Prior art date
Application number
BRPI0508081-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Kevin L. Houser
Sarah A. Noschang
Steven Neuenfeldt
Craig N. Faller
Jeffrey J. Vaitekunas
Original Assignee
Ethicon Endo-Surgery, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US11/065,378 external-priority patent/US20050192610A1/en
Application filed by Ethicon Endo-Surgery, Inc. filed Critical Ethicon Endo-Surgery, Inc.
Publication of BRPI0508081A publication Critical patent/BRPI0508081A/pt
Publication of BRPI0508081B1 publication Critical patent/BRPI0508081B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/32Surgical cutting instruments
    • A61B17/320068Surgical cutting instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic
    • A61B17/320092Surgical cutting instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic with additional movable means for clamping or cutting tissue, e.g. with a pivoting jaw
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/28Surgical forceps
    • A61B17/2812Surgical forceps with a single pivotal connection
    • A61B17/282Jaws
    • A61B2017/2825Inserts of different material in jaws
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/32Surgical cutting instruments
    • A61B17/320068Surgical cutting instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic
    • A61B17/320092Surgical cutting instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic with additional movable means for clamping or cutting tissue, e.g. with a pivoting jaw
    • A61B2017/320094Surgical cutting instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic with additional movable means for clamping or cutting tissue, e.g. with a pivoting jaw additional movable means performing clamping operation

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Abstract

tesouras cirúrgicas ultra-sônicas e almofada para tecido para a mesma. almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica tem um corpo de almofada para tecido incluindo um material base e pelo menos um material de enchimento. uma almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica alternativa, tendo primeira e segunda regiões contíguas, em que a primeira região inclui um primeiro material e em que a segunda região inclui um segundo material, uma tesoura cirúrgica ultra-sônica inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica e um braço de aperto, que é operável para abrir e fechar em direção à lâmina e que tem uma ponta distal transversal e resilientemente flexível. uma tesoura cirúrgica ultra-sônica alternativa inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica, um braço de aperto operável para abrir e fechar em direção à lâmina e uma almofada para tecido presa ao braço de aperto e tendo uma superfície de aperto, em que pelo menos uma porção da almofada para tecido é resilientemente flexível em uma direção substancialmente perpendicular à superfície de aperto.

Description

Referência a Pedidos Relacionados
O presente pedido reivindica o benefício de prioridade de pedido de patente provisório dos Estados Unidos N° de série 60/548.301, depositado em 27 de fevereiro de 2004, cujo conteúdo é aqui incorporado através de referência.
Este pedido contém a matéria em questão relacionada com o pedido de patente de co-propriedade N° 60/617.427, depositado em 8 de outubro de 2004, cujo conteúdo é aqui incorporado através de referência. Campo da Invenção
A presente invenção está relacionada, de um modo geral, com instrumentos cirúrgicos e, mais particularmente, com uma tesoura cirúrgica ultra-sônica e com uma almofada para tecido para uma tesoura cirúrgica ultra-sônica.
Antecedentes da Invenção
Instrumentos cirúrgicos ultra-sônicos são conhecidos os quais incluem uma tesoura cirúrgica ultra-sônica, tendo uma lâmina cirúrgica ultra- sônica, um braço de aperto operável para abrir e fechar em direção à lâmina e uma almofada para tecido de politetrafluoroetileno, que é presa ao braço de aperto e que inclui uma superfície de aperto. O braço de aperto exerce uma força de aperto sobre um vaso sangüíneo, que é posicionado entre a superfície de aperto da almofada para tecido e a lâmina. O resultado da lâmina cirúrgica ultra-sônica, que vibra ultra-sonicamente, e a força de aperto no vaso sangüíneo é uma coaptação do vaso sangüíneo (colocação das paredes do vaso sangüíneo juntas), uma transeção (um corte) do vaso sangüí- neo coaptado e uma coagulação (uma vedação) das extremidades cortadas coaptadas do vaso sangüíneo. No final da transeção de um tecido, a lâmina cirúrgica ultra-sônica, que vibra ultra-sonicamente, contata e corta um pouco da almofada para tecido de politetrafluoroetileno por causa da abrasão fricci- onal e do calor friccional gerado pela lâmina vibrando contra a almofada para tecido. Dispositivos exemplificativos são descritos nas patentes norte- americanas NoS de Série 5.322.055 e 6.325.811, cujos conteúdos são aqui incorporados através de referência.
Ainda, cientistas e engenheiros continuam a procurar tesouras cirúrgicas ultra-sônicas e almofadas para tecido aperfeiçoadas para tesouras cirúrgicas ultra-sônicas.
Sumário da Invenção
Uma primeira concretização de uma almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas da invenção inclui um corpo de almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas, tendo um material de base e pelo menos um material de enchimento, que é um material diferente do material base.
Uma segunda concretização de uma almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas da invenção inclui um corpo de almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas, tendo primeira e segunda regiões contíguas, em que a primeira região inclui um primeiro material e em que a segunda região inclui um segundo material, que é um material diferente do primeiro material.
Uma primeira concretização de uma tesoura cirúrgica ultra- sônica da invenção inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica e um braço de aperto operável para abrir e fechar em direção à lâmina e tendo uma ponta distal, transversal e resiliente mente flexível.
Uma segunda concretização de uma tesoura cirúrgica ultra- sônica da invenção inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica, um braço de a- perto operável para abrir e fechar em direção à lâmina e uma almofada para tecido presa ao braço de aperto e tendo uma superfície de aperto. Pelo menos uma porção da almofada para tecido é resilientemente flexível em uma direção substancialmente perpendicular à superfície de aperto.
Diversos benefícios e vantagens são obtidos de uma ou mais das concretizações da invenção. Ter uma almofada para tecido com um material base e pelo menos um material de enchimento permite que o material base e o pelo menos um material de enchimento sejam escolhidos com uma dureza, rigidez, lubricidade, coeficiente de atrito dinâmico, coeficiente de transferência de calor, abrasabilidade, temperatura de deflexão térmica e/ ou temperatura de fusão para aperfeiçoar a capacidade de desgaste da almofada para tecido, que é importante quando altas forças de aperto são empregadas porque as almofadas para tecido se desgastam mais depressa em forças de aperto maiores do que em forças de aperto menores. As requerentes verificaram, em um experimento, que uma almofada para tecido de poli- tetrafluoroetileno cheia com 15% de grafita mostrou, substancialmente, o mesmo desgaste com uma força de aperto de 31,13 N (7 libras) como uma almofada para tecido 100% de politetrafluoroetileno mostrou uma força de aperto de 6,67 N (1,5 libra). Ter um braço de aperto flexível e/ ou uma almofada para tecido flexível também aperfeiçoará a capacidade de desgaste da almofada para tecido, devido à capacidade do elemento flexível para distribuir mais uniformemente a carga através de toda a superfície da almofada para tecido.
A presente invenção tem, sem limitação, aplicação em lâminas cirúrgicas retas ou curvas, conforme divulgado nas patentes incorporadas através de referência e ainda em instrumentos ativados manualmente, bem como em instrumentos auxiliados pela robótica.
Breve Descrição das Figuras
A Figura 1 é uma vista seccional transversal de uma porção de uma primeira concretização de uma almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas da invenção;
A Figura 2 é uma vista seccional transversal de uma porção de uma segunda concretização de uma almofada para tecido de tesouras cirúrgicas ultra-sônicas da invenção;
A Figura 3 é uma vista em elevação lateral de uma primeira con-cretização alternativa da almofada para tecido da Figura 2;
A Figura 4 é uma visa em elevação lateral de uma segunda con-cretização alternativa da almofada para tecido da Figura 2;
A Figura 5 é uma vista em elevação lateral de uma terceira con-cretização alternativa adicional da almofada para tecido da Figura 2;
A Figura 6 é uma vista em elevação lateral esquemática de uma porção de uma concretização de uma tesoura cirúrgica ultra-sônica da invenção;
A Figura 7 é uma vista em elevação lateral esquemática de uma porção de uma concretização alternativa de uma tesoura cirúrgica ultra- sônica da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
Antes de explicar a presente invenção em detalhes, será notado que a invenção não está limitada em sua aplicação ou uso aos detalhes de construção e disposição de partes ilustradas nos anexos e na descrição. As concretizações ilustrativas da invenção podem ser implementadas ou incorporadas em outras concretizações, variações e modificações e podem ser postas em prática ou realizadas de várias maneiras. Além disso, a menos que de outro modo indicado, os termos e expressões aqui empregados foram escolhidos com a finalidade de descrever as concretizações ilustrativas da presente invenção para a conveniência do leitor e não são para fins de limitação da invenção.
É compreendido que qualquer uma ou mais das concretizações, exemplos, etc. descritos a seguir podem ser combinados com qualquer uma ou mais das outras concretizações, exemplos, etc. descritos a seguir.
Fazendo referência agora às figuras, em que numerais semelhantes indicam elementos semelhantes, a Figura 1 ilustra uma primeira concretização de uma almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica 10 da invenção. A almofada para tecido 10 de tesoura cirúrgica ultra-sônica tem um corpo 12 de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica, incluindo um material base 14 e pelo menos um material de enchimento 16, que é um material diferente do material base 14.
Em um exemplo da concretização da almofada para tecido 10 de tesoura cirúrgica ultra-sônica da Figura 1, o pelo menos um material de en-chimento 16 tem pelo menos uma propriedade, que tem um valor diferente daquele da pelo menos uma propriedade do material base 14, em que a pelo menos uma propriedade é escolhida do grupo que consiste em: dureza, rigi- dez, lubricidade, coeficiente de atrito dinâmico, coeficiente de transferência de calor, abrasabilidade, temperatura de deflexão térmica e temperatura de fusão. Em uma variação, pelo menos duas ou mais ou todas as propriedades têm valores diferentes para o material base 14 e o pelo menos um material de enchimento 16.
Em uma ilustração da almofada para tecido 10 da tesoura cirúrgica ultra-sônica da Figura 1, o material base 14 tem uma temperatura de deflexão pelo calor maior do que 260°C (500 graus Farenheight). Na mesma ou em uma ilustração diferente, o material base 14 tem uma temperatura de fusão maior do que 371° C (700 graus Farenheight). Na mesma ou em uma ilustração diferente, o material base 14 tem um coeficiente de atrito dinâmico menor do que 0,3 em valores de pressão - velocidade maiores do que 44,64 ton por metro-segundo (30.000 libras por pé - segundo). Em uma escolha de materiais da almofada para tecido 10 da tesoura cirúrgica ultra-sônica da Figura 1, o material base 14 consiste, essencialmente em um material plástico de termocura. Em uma variação, o material base 14 consiste, essencialmente, em um material de poliimida.
Em uma concretização da invenção, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma dureza que é diferente daquela do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma rigidez que é diferente daquela do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma lubricidade que é diferente daquela do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem um coeficiente de atrito dinâmico, que é diferente daquele do material base 14. Na mesma ou em modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem um coeficiente de transferência de calor que é diferente daquele do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma abrasabilidade que é diferente daquela do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma temperatura de deflexão de calor que é diferente daquela do material base 14. Na mesma ou em uma modalidade diferente, o pelo menos um material de enchimento 16 tem uma temperatura de fusão que é diferente daquela do material base 14.
Em um exemplo da invenção, o pelo menos um material de enchimento 16 é escolhido do grupo que consiste em vidro, fibra de carbono, grafita, partículas de metal, dissulfeto de molibdênio, um lubrificante líquido, um material sólido, que muda para um pó mais lúbrico em uma temperatura aumentada, um sólido que muda para um líquido em uma temperatura aumentada, nanotubos de carbono, polifeneleno sulfona, sulfeto de polifenele- no, pó de sumifino, nitreto de boro, pó de politetrafluoroetileno, óleo de silicone e um aerogel.
No mesmo ou em outro exemplo, da invenção, o material base 14 é escolhido do grupo que consiste em um plástico, uma cerâmica porosa, uma cerâmica polida, um nanocomposto de auto construção (um material que é uma combinação de dois ou mais materiais, que, quando curados se estruturam em uma matriz predeterminada), um politetrafluoroetileno ligado de modo altamente cruzado, um metal tendo uma dureza pelo menos tão baixa quanto tântalo, uma poliimida fluorada, um polímero formador de nanocomposto cheio com argila (esses materiais que são cheios com pequenas quantidades de material de argila, onde o material de argila se combina com a molécula de polímero para produzir um material com propriedades superiores ao material polímero original, tal como um náilon cheio com argila, que mostra uma temperatura de deflexão pelo calor de pelo menos 37,7°C (100 graus Fahrenheit) acima daquela no material de náilon regular e um material de poliimida. Em uma variação, o plástico é escolhido do grupo que consiste em um politetrafluoroetileno e uma poliimida. Em uma modifi-cação, substancialmente 85% do corpo de almofada para tecido 12 de lâmina cirúrgica ultra-sônica consiste, essencialmente, no material base 14 e, substancial mente 15% do corpo de almofada para tecido 12 de lâmina cirúrgica ultra-sônica consiste, essencialmente, no pelo menos um material de enchimento 10, em que o material base 14 consiste, essencialmente, em politetrafluoroetileno e em que o pelo menos um material de enchimento 16 consiste, essencialmente, em grafita.
Em uma expressão da invenção, o corpo de almofada para tecido 12 de tesoura cirúrgica ultra-sônica inclui um material base 14 e pelo menos um material de enchimento 16, em que o material base 14 é escolhido do grupo que consiste em um plástico, uma cerâmica porosa, uma cerâmica polida, um nanocomposto de auto construção, um politetrafluoroetileno altamente reticulado, um metal tendo uma dureza pelo menos tão baixa quanto tântalo, uma poliimida fluorada, um polímero formador de nanocomposto cheio com argila e um material de poliimida.
Em uma configuração da invenção, não mostrada, o corpo de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica consiste, essencialmente, em um material escolhido do grupo que consiste, essencialmente, em um material escolhido do grupo que consiste em uma cerâmica porosa, uma cerâmica polida, um nanocomposto de auto construção, um politetrafluoroetileno ligado de modo altamente cruzado, um metal tendo uma dureza pelo menos tão baixa quanto tântalo, uma poliimida fluorada, um polímero formador de nanocompostos cheio com argila e uma poliimida.
Em uma disposição da invenção, o corpo de almofada para tecido 12 de tesoura cirúrgica ultra-sônica inclui um material base 14 e pelo menos um material de enchimento 16, em que o material base 14 consiste, essencialmente, em um polímero poroso e em que o pelo menos um material de enchimento 16 é escolhido do grupo que consiste, essencialmente, em um lubrificante sólido, um lubrificante líquido e um lubrificante sólido, que muda para um lubrificante líquido em uma temperatura aumentada.
Em uma disposição da invenção, não mostrada, o corpo de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica consiste, essencialmente, em um material de mecha poroso, que, mediante contato, absorve fluidos do corpo do paciente no corpo de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica ou absorve água quando imerso em uma solução contendo á- gua, tal como solução salina. Esses materiais aperfeiçoam o desempenho da temperatura do corpo de almofada para tecido pela absorção de alguma da energia térmica para evaporar a água presa no corpo de almofada para tecido.
A Figura 2 ilustra uma segunda concretização de uma almofada para tecido 18 de tesoura cirúrgica ultra-sônica da invenção. A almofada para tecido 18 de tesoura cirúrgica ultra-sônica tem um corpo de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica 20, tendo primeira e segunda regiões contíguas 24 e 26, em que a primeira região 24 inclui um primeiro material 28 e em que a segunda região 26 inclui um segundo material 30, que é um material diferente do primeiro material 28. A descrição acima da almofada para tecido 18 da Figura 2 é aplicável, igualmente, às almofadas para tecido das figuras 3 - 5, como pode ser apreciado pelo artesão da discussão abaixo das almofadas para tecido das figuras 3 - 5. Em uma variação da almofada para tecido 18 da Figura 2, a primeira região 24 consiste, essencialmente, no primeiro material 28 e a segunda região consiste, essencialmente, no segundo material 30. Em outra variação, a primeira região 24 inclui um material base e pelo menos um material de enchimento, em que o material base é o primeiro material 28. Na mesma ou em uma variação diferente, a segunda região 26 inclui um material base e pelo menos um material de enchimento, em que o material base é o segundo material 30.
Em uma construção da almofada para tecido 18 da Figura 2, a interface entre as primeira e segunda regiões 24 e 26 do corpo de almofada para tecido 20 é substancialmente perpendicular à superfície de aperto 22 do corpo de almofada para tecido 20, conforme mostrado na figura. Em outra construção, não mostrada, a interface entre as primeira e segunda regiões é substancialmente paralela à superfície de aperto (isso pode ser visualizado pela rotação da almofada para tecido 18 na Figura 2 por noventa graus. Em uma construção adicional, não mostrada, a interface é inclinada com relação à superfície de aperto em um ângulo entre substancialmente 1 e 89 graus, como pode ser apreciado pelo artesão.
É notado que os exemplos, ilustrações, escolhas de materiais, etc. descritos para a concretização da almofada para tecido 10 da tesoura cirúrgica ultra-sônica da Figura 1 são igualmente aplicáveis à concretização da almofada para tecido 18 de tesoura cirúrgica ultra-sônica da Figura 2, com a frase “primeiro material 28”, substituindo a frase “material base 14” e com a frase “segundo material 30”, substituindo a frase “pelo menos um material de enchimento 16”.
A Figura 3 é uma vista em elevação lateral exterior de uma almofada para tecido 118, que é uma primeira concretização alternativa para a almofada para tecido 18 da Figura 2. A almofada para tecido 118 inclui corpo de almofada para tecido 120, tendo primeira e segunda regiões contíguas 124 e 126, conforme mostrado na figura. A primeira região 124 inclui um primeiro material 128 e a segunda região 126 inclui um segundo material 130, que é um material diferente no primeiro material. Em uma variação, a superfície de aperto 122 do corpo de almofada para tecido 120 consiste, essencialmente, no primeiro material 128, que se estende para longe da superfície de aperto 122 em direção à segunda região 126. Em uma modalidade, o material transversalmente entre a segunda região 126 é o primeiro material 128 da primeira região 124. Em outra modalidade, não mostrada, uma terceira região com um terceiro material é disposta transversalmente entre as segundas regiões.
A Figura 4 é uma vista em elevação lateral exterior de uma almofada para tecido 218, que é uma segunda concretização alternativa para a almofada para tecido 18 da Figura 2. A almofada para tecido 218 inclui o corpo de almofada para tecido 220 tendo primeira e segunda regiões contíguas 224 e 226, conforme mostrado na figura. A primeira região 224 inclui um primeiro material 228 e a segunda região 226 inclui um segundo material 230, que é um material diferente do primeiro material. Em uma variação, a superfície de aperto 222 do corpo de almofada para tecido 220 consiste, essencialmente, do primeiro material 228, que se estende para longe da superfície de aperto 222 em direção às segundas regiões 226. Em uma modalidade, o material transversalmente entre as segundas regiões 226 é o primeiro material 228 da primeira região 224. Em outra modalidade, não mostrada, uma terceira região com um terceiro material é disposta transversalmente entre as segundas regiões.
A Figura 5 é uma vista em elevação lateral exterior de uma almo- fada para tecido 318, que é uma terceira concretização alternativa para a almofada para tecido 18 da Figura 2. A almofada para tecido 318 inclui o corpo de almofada para tecido 320, tendo primeira e segunda regiões contíguas 324 e 326, conforme mostrado na figura. A primeira região 324 inclui um primeiro material 328 e uma segunda região 326 inclui um segundo material 330, que é um material diferente do primeiro material. Em uma variação, a superfície de aperto 322 do corpo de almofada para tecido 320 consiste, essencialmente, do primeiro material 328, que se estende para longe da superfície de aperto 322 em direção às segundas regiões 326. Em uma aplicação, a almofada para tecido 318 aperfeiçoa a duração da almofada pela primeira região 324 sendo sacrificial e sendo submetida à abrasão ou fundida de modo relativamente rápido, mas tendo certas propriedades, tais como lubricidade, que são desejáveis. A lâmina cirúrgica ultra-sônica, não mostrada na Figura 5, se move através do primeiro material 318 e, então, entra em contato com o segundo material 330. O segundo material 330 é selecionado para propriedades que fazem com que ele sofra menos abrasão ou fusão do que o primeiro material 318.
É notado que os exemplos, ilustrações, escolhas de materiais, etc. descritos para a concretização da almofada para tecido 18 da Figura 2 são igualmente aplicáveis para as concretizações da almofada para tecido 118, 218 e 318 das figuras 3-5. Outras concretizações alternativas para a almofada para tecido 18 são deixadas para o artesão.
A Figura 6 ilustra uma primeira concretização de uma tesoura ci-rúrgica ultra-sônica 32 da invenção. A tesoura cirúrgica ultra-sônica 32 inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica 34 e um braço de aperto 36 operável para abrir e fechar em direção à lâmina 34 e tendo uma ponta distai transversal e resilientemente flexível 38. Por “ponta distai resilientemente flexível” se quer dizer que a ponta distai 38 se flexiona resilientemente durante o aperto do braço de aperto 36, tal como quando a tesoura cirúrgica ultra-sônica 32 é usada para transecionar e vedar um vaso sangüíneo, disposto entre a superfície de aperto 42 e a lâmina cirúrgica ultra-sônica 34, cujas paredes foram coaptadas por uma força de aperto aplicada através do braço de aperto 36.
Em uma implementação da primeira expressão, a tesoura cirúrgica ultra- sônica 32 também inclui uma almofada para tecido 40 presa ao braço de aperto 36 e tendo uma superfície de aperto 42, em que a almofada para tecido 40 é flexível resilientemente em uma direção substancialmente perpendicular à superfície de aperto 42. Em uma ilustração da concretização da tesoura cirúrgica ultra-sônica 32, a almofada para tecido 40 inclui um material base e pelo menos um material de enchimento, como previamente descrito para a almofada para tecido 10 da Figura 1. Em outra ilustração da tesoura cirúrgica ultra-sônica 32, a almofada para tecido 40 inclui um primeiro material e um segundo material, como previamente descrito para a almofada para tecido 18, 118, 218 ou 318 das figuras 2 - 5.
A Figura 7 ilustra uma segunda concretização de uma tesoura cirúrgica ultra-sônica 44 da invenção. A tesoura cirúrgica ultra-sônica 44 inclui uma lâmina cirúrgica ultra-sônica 46, um braço de aperto 48 operável para abrir e fechar em direção à lâmina 46 e uma almofada para tecido 50. A almofada para tecido 50 é presa ao braço de aperto 48 e tem uma superfície de aperto 52. Pelo menos uma porção da almofada para tecido 50 é resilientemente flexível em uma direção substancialmente perpendicular à superfície de aperto 52. Por “resilientemente flexível” se quer dizer que a almofada para tecido 50 se flexiona resilientemente durante o aperto do braço de aperto 48, tal como quando a tesoura cirúrgica ultra-sônica 44 é usada para tran- secionar e vedar um vaso sangüíneo, disposto entre a superfície de aperto 52 e a lâmina cirúrgica ultra-sônica 46, cujas paredes foram coaptadas por uma força de aperto aplicada através do braço de aperto 48. Em uma ilustração da concretização da tesoura cirúrgica ultra-sônica 44, a almofada para tecido 50 inclui um material base e pelo menos um material de enchimento, como previamente descrito para a almofada para tecido 10 da Figura 1. Em outra ilustração da tesoura cirúrgica ultra-sônica 44, a almofada para tecido 40 inclui um primeiro material e um segundo material, como previamente descrito para a almofada para tecido 18, 118, 218 ou 318 das figuras 2-5.
Diversos benefícios e vantagens são obtidos de uma ou mais das concretizações da invenção. Ter uma almofada para tecido com um material base e pelo menos um material de enchimento permite que o material base e o pelo menos um material de enchimento sejam escolhidos com uma dureza, rigidez, lubricidade, coeficiente de atrito dinâmico, coeficiente de transferência de calor, abrasabilidade, temperatura de deflexão pelo calor e/ ou temperatura de fusão, a fim de aperfeiçoar a resistência ao desgaste da almofada para tecido, o que é importante, quando altas forças de aperto são empregadas porque as almofadas para tecido se desgastam mais rápido em forças de aperto maiores do que em forças de aperto menores. As requerentes verificaram, em um experimento, que uma almofada para tecido de politetrafluoroetileno cheia com grafita em 15% mostrou, substancialmente, o mesmo desgaste com uma força de aperto de 31,13 N (7 libras) como uma almofada para tecido de 100% politetrafluoroetileno mostrado com uma força de aperto de 6,67 (1,5 libras). Ter um braço de aperto flexível e/ ou uma almofada para tecido flexível também aperfeiçoará a resistência ao desgaste da almofada para tecido devido à capacidade do elemento flexível para distribuir a carga mais uniformemente através de toda a superfície da almofada para tecido.
Embora a presente invenção tenha sido ilustrada por uma descrição de diversas concretizações, não é intenção das requerentes restringir ou limitar o espírito e o escopo das reivindicações anexas a esses detalhes. Numerosas outras variações, mudanças e substituições ocorrerão para a- queles versados na técnica, sem afastamento do escopo da invenção. Por exemplo, a tesoura cirúrgica ultra-sônica e a almofada para tecido da invenção têm aplicação em cirurgia auxiliada pela robótica, levando-se em conta as modificações óbvias desses sistemas, componentes e métodos para serem compatíveis com esse sistema robótico. Será compreendido que a descrição precedente é proporcionada à guisa de exemplo e que outras modificações podem ocorrer para aqueles versados na técnica, sem afastamento do escopo e do espírito das reivindicações anexas.

Claims (10)

1. Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica (10) compreendendo: um corpo de almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra- sônica (12) tendo uma superfície de aperto (22), e primeira e segunda regiões contíguas (24, 26), em que a primeira região inclui um primeiro material (28) e em que a segunda região inclui um segundo material (30) que é um material diferente do primeiro material, e caracterizada pelo fato de que a interface entre a primeira região (24) e a segunda região (26) é perpendicular à superfície de aperto (22) do corpo da almofada para tecido (20).
2. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro material possui pelo menos uma propriedade que possui um valor diferente daquele do segundo material, e em que a dita pelo menos uma propriedade é escolhida do grupo que compreende: dureza, rigidez, lubricidade, coeficiente de atrito dinâmico, coeficiente de transferência de calor, abrasabilidade, temperatura de deflexão do calor e temperatura de fusão.
3. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro material tem uma temperatura de deflexão de calor superior a 260° C (500 graus Fahrenheit).
4. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro material tem uma temperatura de fusão superior a 371° C (700 graus Fahrenheit).
5. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro material possui um coeficiente de atrito dinâmico inferior a 0,3 em valores de velocidade de pressão superiores a 44,64 ton por metro-segundo (30 000 libras por segundo).
6. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o primeiro material consiste em um material plástico termo- endurecido.
7. Almofada, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o material de base consiste em um material de poliimida.
8. Almofada, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a primeira região inclui um material de base e pelo menos um material de enchimento, e em que o material de base é o primeiro material.
9. Tesoura cirúrgica ultra-sônica (32) compreendendo: a) uma lâmina cirúrgica ultra-sônica (34); b) um braço de aperto (36) operável para abrir e fechar em direção à lâmina e tendo uma ponta distal (38) flexível transversalmente e resilientemente; e caracterizada pelo fato de que compreende ainda: c) uma almofada de tecido (18) como definida na reivindicação 1 fixada ao braço de aperto, em que pelo menos uma porção da almofada de tecido é resilientemente flexível em uma direção perpendicular à superfície de aperto (42).
10. Tesoura cirúrgica ultra-sônica (44) compreendendo: a) uma lâmina cirúrgica ultra-sônica (46); b) um braço de aperto (48) operável para abrir e fechar em direção à lâmina; e caracterizada pelo fato de que compreende ainda; c) uma almofada de tecido (18) como definida na reivindicação 1 fixada ao braço de aperto, em que pelo menos uma porção da almofada de tecido é resilientemente flexível em uma direção perpendicular à superfície de aperto (52).
BRPI0508081-9A 2004-02-27 2005-02-25 Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica e tesoura cirúrgica ultrasônica BRPI0508081B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US54830104P 2004-02-27 2004-02-27
US60/548,301 2004-02-27
US11/065,378 2005-02-24
US11/065,378 US20050192610A1 (en) 2004-02-27 2005-02-24 Ultrasonic surgical shears and tissue pad for same
PCT/US2005/006272 WO2005084250A2 (en) 2004-02-27 2005-02-25 Ultrasonic surgical shears and tissue pad for same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0508081A BRPI0508081A (pt) 2007-09-25
BRPI0508081B1 true BRPI0508081B1 (pt) 2021-11-30

Family

ID=37023219

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0508081-9A BRPI0508081B1 (pt) 2004-02-27 2005-02-25 Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica e tesoura cirúrgica ultrasônica

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1729656B1 (pt)
AU (1) AU2005218481B2 (pt)
BR (1) BRPI0508081B1 (pt)
CA (1) CA2557649C (pt)
PL (1) PL1729656T3 (pt)
WO (1) WO2005084250A2 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8182501B2 (en) 2004-02-27 2012-05-22 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic surgical shears and method for sealing a blood vessel using same
CA2582520C (en) 2004-10-08 2017-09-12 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic surgical instrument
US20070191713A1 (en) 2005-10-14 2007-08-16 Eichmann Stephen E Ultrasonic device for cutting and coagulating
US7621930B2 (en) 2006-01-20 2009-11-24 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasound medical instrument having a medical ultrasonic blade
US8142461B2 (en) 2007-03-22 2012-03-27 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical instruments
US8057498B2 (en) 2007-11-30 2011-11-15 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic surgical instrument blades
US8911460B2 (en) 2007-03-22 2014-12-16 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic surgical instruments
US8523889B2 (en) 2007-07-27 2013-09-03 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic end effectors with increased active length
US8808319B2 (en) 2007-07-27 2014-08-19 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical instruments
US9044261B2 (en) 2007-07-31 2015-06-02 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Temperature controlled ultrasonic surgical instruments
US8512365B2 (en) 2007-07-31 2013-08-20 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Surgical instruments
US8430898B2 (en) 2007-07-31 2013-04-30 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ultrasonic surgical instruments
AU2008308606B2 (en) 2007-10-05 2014-12-18 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Ergonomic surgical instruments
US10010339B2 (en) 2007-11-30 2018-07-03 Ethicon Llc Ultrasonic surgical blades
US8939963B2 (en) 2008-12-30 2015-01-27 Intuitive Surgical Operations, Inc. Surgical instruments with sheathed tendons
US9700339B2 (en) 2009-05-20 2017-07-11 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Coupling arrangements and methods for attaching tools to ultrasonic surgical instruments
US8486096B2 (en) 2010-02-11 2013-07-16 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Dual purpose surgical instrument for cutting and coagulating tissue
US8951272B2 (en) 2010-02-11 2015-02-10 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Seal arrangements for ultrasonically powered surgical instruments
US9820768B2 (en) 2012-06-29 2017-11-21 Ethicon Llc Ultrasonic surgical instruments with control mechanisms
US10226273B2 (en) 2013-03-14 2019-03-12 Ethicon Llc Mechanical fasteners for use with surgical energy devices
GB2521229A (en) 2013-12-16 2015-06-17 Ethicon Endo Surgery Inc Medical device
US9901360B2 (en) 2014-09-17 2018-02-27 Ethicon Llc Ultrasonic surgical instrument with retractable integral clamp arm
US10058346B2 (en) 2014-09-17 2018-08-28 Ethicon Llc Ultrasonic surgical instrument with removable clamp arm
US11020140B2 (en) 2015-06-17 2021-06-01 Cilag Gmbh International Ultrasonic surgical blade for use with ultrasonic surgical instruments
US10357303B2 (en) 2015-06-30 2019-07-23 Ethicon Llc Translatable outer tube for sealing using shielded lap chole dissector
US10245064B2 (en) 2016-07-12 2019-04-02 Ethicon Llc Ultrasonic surgical instrument with piezoelectric central lumen transducer
US10893883B2 (en) 2016-07-13 2021-01-19 Ethicon Llc Ultrasonic assembly for use with ultrasonic surgical instruments
USD847990S1 (en) 2016-08-16 2019-05-07 Ethicon Llc Surgical instrument
US10736649B2 (en) 2016-08-25 2020-08-11 Ethicon Llc Electrical and thermal connections for ultrasonic transducer
US10952759B2 (en) 2016-08-25 2021-03-23 Ethicon Llc Tissue loading of a surgical instrument
US10603064B2 (en) 2016-11-28 2020-03-31 Ethicon Llc Ultrasonic transducer
US10820920B2 (en) 2017-07-05 2020-11-03 Ethicon Llc Reusable ultrasonic medical devices and methods of their use

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3101715A (en) * 1961-07-12 1963-08-27 Mueller & Company V Non-crushing clamp
US3503397A (en) * 1967-09-21 1970-03-31 American Hospital Supply Corp Atraumatic surgical clamp
US6129735A (en) * 1996-06-21 2000-10-10 Olympus Optical Co., Ltd. Ultrasonic treatment appliance
US6312430B1 (en) * 1996-10-28 2001-11-06 Endoscopic Concepts, Inc. Bipolar electrosurgical end effectors
US6024750A (en) * 1997-08-14 2000-02-15 United States Surgical Ultrasonic curved blade
JP3686765B2 (ja) * 1998-04-16 2005-08-24 オリンパス株式会社 超音波処置具
US20030171747A1 (en) * 1999-01-25 2003-09-11 Olympus Optical Co., Ltd. Medical treatment instrument
GB2348810B (en) * 1999-03-10 2003-10-29 Michael John Radley Young Composite blade for ultrasonic tool
US6325811B1 (en) * 1999-10-05 2001-12-04 Ethicon Endo-Surgery, Inc. Blades with functional balance asymmetries for use with ultrasonic surgical instruments
JP4388475B2 (ja) * 2002-08-02 2009-12-24 オリンパス株式会社 超音波処置具

Also Published As

Publication number Publication date
EP1729656A4 (en) 2010-01-13
AU2005218481A1 (en) 2005-09-15
BRPI0508081A (pt) 2007-09-25
WO2005084250A2 (en) 2005-09-15
EP1729656A2 (en) 2006-12-13
AU2005218481B2 (en) 2008-08-14
CA2557649A1 (en) 2005-09-15
CA2557649C (en) 2011-10-04
EP1729656B1 (en) 2013-11-06
PL1729656T3 (pl) 2014-03-31
WO2005084250A3 (en) 2007-07-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0508081B1 (pt) Almofada para tecido de tesoura cirúrgica ultra-sônica e tesoura cirúrgica ultrasônica
US8444663B2 (en) Ultrasonic surgical shears and tissue pad for same
JP4302524B2 (ja) 改良されたクランピング・エンドエフェクタを備えた超音波クランプ凝固装置
JP5259420B2 (ja) 医療用超音波ブレードを有する超音波医療用器具
ES2663681T3 (es) Dispositivos de catéter de ultrasonidos mejorados
JP5785641B2 (ja) 中性電極デバイス、および対応する中性電極デバイスを含む電気手術器具
BR112016011680B1 (pt) Aparelho
BR102016006136A2 (pt) tesoura para tecido biológico
Demazumder et al. Comparison of irrigated electrode designs for radiofrequency ablation of myocardium
US11547464B2 (en) Irrigating bipolar forceps
BR102012019402B1 (pt) instrumento para a fusão e corte dos vasos sanguíneos
WO2023122295A2 (en) Medical devices and related methods for transforming bone, other tissue, or material
Choi Cavitron ultrasonic surgical aspirator
JP7339388B2 (ja) カテーテル用ヒートシンクならびにそのシステムおよび方法
JP6153677B2 (ja) 外科手術装置
BR112021011818A2 (pt) Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária
US20220265308A1 (en) Treatment device with damping feature
US20240032988A1 (en) Bipolar forceps
BR102017010864A2 (pt) broca de perfil meio esférico com navalhas intercaladas para levantamento de seio maxilar

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/02/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.