BR112021011818A2 - Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária - Google Patents

Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária Download PDF

Info

Publication number
BR112021011818A2
BR112021011818A2 BR112021011818-7A BR112021011818A BR112021011818A2 BR 112021011818 A2 BR112021011818 A2 BR 112021011818A2 BR 112021011818 A BR112021011818 A BR 112021011818A BR 112021011818 A2 BR112021011818 A2 BR 112021011818A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
section
handle
branch
blade
subcutaneous
Prior art date
Application number
BR112021011818-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Giovanni Bertoli
Original Assignee
Deco Med Srl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deco Med Srl filed Critical Deco Med Srl
Publication of BR112021011818A2 publication Critical patent/BR112021011818A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/02Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets for holding wounds open; Tractors
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B2017/00743Type of operation; Specification of treatment sites
    • A61B2017/00796Breast surgery

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)

Abstract

dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária. este pedido se refere a um dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária. especificamente, o presente pedido de patente se refere a um dispositivo médico do tipo retrator que envolve a exposição eficaz e visibilidade da bolsa mamária e, ao mesmo tempo, não compromete a integridade da aba subcutânea, resultando em um desfecho positivo do procedimento de reconstrução mamária, geralmente, mas não exclusivamente, realizado com o uso de uma matriz biológica acelular pré-peitoral (ou subcutânea).

Description

“DISPOSITIVO RETRATOR PARA CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA”
[0001] Este pedido se refere a um dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária.
[0002] Especificamente, o presente pedido de patente se refere a um dispositivo médico do tipo retrator que envolve a exposição eficaz e visibilidade da bolsa mamária e, ao mesmo tempo, não compromete a integridade da aba subcutânea, resultando em um desfecho positivo do procedimento de reconstrução mamária, geralmente, mas não exclusivamente, realizado com o uso de uma matriz biológica acelular pré-peitoral (ou subcutânea).
[0003] Como é sabido, a reconstrução mamária com o uso de próteses foi submetida à evolução como resultado da introdução de um novo método pré-peitoral.
[0004] A técnica anterior, como descrito no pedido de patente EP2903563, necessita de uma alteração do plano no qual a própria prótese deve ser posicionada. A colocação é subglandular em vez de submuscular.
[0005] A prótese de silicone é envolta com uma matriz biológica acelular, que, por sua vez, faz interface com a aba subcutânea, o que torna possível evitar complicações, como contratura capsular, descrita anteriormente por diversos autores.
[0006] A alteração de plano anatômico, que se torna mais superficial, também necessita de alterações às técnicas envolvidas no procedimento cirúrgico. As mesmas devem preservar a integridade dos tecidos que formam o plano supra-peitoral e, mais especificamente, a aba subcutânea. A base do novo plano é o músculo peitoral maior coberto pela fáscia peitoral e, que forma uma cave, a aba cirúrgica que consiste em gordura subcutânea e derme (aba subcutânea).
[0007] A integridade desses elementos e retenção de vascularização na aba subcutânea é atribuída à incorporação bem-sucedida da matriz biológica e, em última análise, o sucesso do implante pré-peitoral.
[0008] Uma vez que a matriz biológica consiste em colágeno de mamífero (proteína estrutural altamente conservada), uma vez implantada dentro do corpo humano na observância de diversas regras técnicas, a mesma se transforma em automontagem atravessante de tecido. Medicamento regenerativo estabelece as regras para a incorporação de uma matriz biológica, o que significa contato íntimo com o tecido vascularizado e estabilidade primária.
[0009] A mastectomia envolve a remoção de toda a glândula por meio de instrumentos cirúrgicos, como corte eletrocirúrgico, bisturi frio, tesouras, fórceps e retratores. Em relação ao plano de clivagem, o cirurgião retira a glândula mamária do tecido subcutâneo e a fáscia muscular do peitoral maior. A glândula é removida do músculo com facilidade relativa, uma vez que a presença de um plano de dissecação permite que a glândula seja separada do plano profundo enquanto o plano subcutâneo, devido à presença das cristas de Duret, necessita de muito mais cuidado de modo a não danificar a aba subcutânea. O dano primário à aba subcutânea é dano vascular que resulta do tecido que é submetido a tração excessiva ou trauma térmico. Isso pode resultar em isquemia ou necrose de tecido e, portanto, também em uma falha para incorporar a matriz biológica que, por outro lado, necessita de contato íntimo com tecido vascularizado e vital.
[0010] Uma vez que o perfurador foi removido com a excisão da glândula, vascularização da aba subcutânea é designada à corrente sanguínea periférica, a saber, aquelas localizadas nos tecidos subcutâneos da mama, dentro da derme.
[0011] Em relação à radicalidade oncológica, o senologista realizará a mastectomia enquanto faz o seu melhor para manter a integridade da aba subcutânea, que também pode ser muito fina e, como resultado, mais sensível aos traumas associados aos instrumentos cirúrgicos, para o ponto no qual suprimento de sangue suficiente para promover a incorporação da matriz não é garantido.
[0012] Por fim, o novo plano supra-peitoral (ou subcutâneo) deve ser submetido a uma abordagem de “fácil utilização” do ponto de vista cirúrgico a fim de não danificar as estruturas vasculares e a população celular presente na aba subcutânea. Por essa razão, o cirurgião irá preferir realizar a mastectomia com um bisturi frio, e não por corte eletrocirúrgico, uma vez que a temperatura pode prejudicar a vida útil das células, apenas pelo fato de que o mesmo não usará substâncias citotóxicas para irrigar o interior da bolsa mamária. As medidas necessárias pela nova técnica pré-peitoral terão como objetivo não ocasionar trauma à aba subcutânea a fim de promover integridade celular, uma condição necessária para a incorporação da matriz biológica.
[0013] Dentre os muitos instrumentos cirúrgicos disponíveis para o cirurgião de mama estão retratores, ferramentas indispensáveis para elevação de aba da pele e ganho de acesso à bolsa mamária.
[0014] As ferramentas da técnica anterior geralmente consistem em um membro de manípulo e pelo menos um elemento longitudinal chamado de uma alavanca ou lâmina.
[0015] Os retratores do estado da técnica são também conhecidos por ter múltiplas lâminas; por exemplo, o retrator descrito no pedido de patente US 7.384.392 tem um membro de manípulo e três lâminas posicionadas perpendicularmente ao plano do próprio membro de manípulo.
[0016] Independentemente do número de lâminas com as quais o retrator é equipado, a parte distal de cada lâmina é adequada para preensão e elevação: a mesma pode ser sem corte ou na forma de um gancho; em alguns casos, a parte distal da alavanca ou lâmina tem dentes. Sabe-se que a alavanca ou lâmina é posicionada dentro da bolsa mamária, repousando contra a aba subcutânea e puxada para cima pelo cirurgião a fim de expor o interior da mama para o cirurgião.
[0017] Conforme a manta cutânea da mama consiste em tecido mole, a alavanca de metal, ou lâmina, realiza sua função com facilidade compreensível.
[0018] Sabe-se que a alavanca, ou lâmina, de retratores tradicionais consiste em um elemento retilíneo que faz interface com pele mole que, em contraste, tem uma superfície curvada devido à concavidade anatômica.
[0019] Durante a ação de elevação, a força aplicada pelo operador é descarregada na extremidade da lâmina retilínea que está prendendo a aba subcutânea, gerando trauma vascular ou lesão que é visível, tanto macroscopicamente quanto por imageamento por fluorescência com o uso de um meio de contraste como verde de indocianina.
[0020] Esse trauma vascular, no caso de implantação pré- peitoral (ou subcutânea) de uma matriz biológica, pode ser a causa de não integração da própria matriz, deiscência de ferida devido a uma ausência de suprimento de sangue, ou necrose como resultado de morte celular no sítio dos tecidos traumatizados.
[0021] Portanto, o uso de um retrator tradicional, independentemente de ter o efeito positivo de expor o lado de dentro da bolsa mamária, leva à desvantagem significativa de ocasionamento de trauma à aba subcutânea.
[0022] O objetivo da matéria da invenção deste pedido de patente é a incorporação de um retrator cirúrgico que envolve a exposição eficaz e visibilidade da bolsa mamária e, ao mesmo tempo, não compromete a integridade da aba subcutânea, resultando em um desfecho positivo do procedimento de reconstrução mamária realizado geralmente, embora não exclusivamente, com o uso de uma matriz biológica acelular pré-peitoral (ou subcutânea).
[0023] As características e vantagens adicionais da invenção se tornarão mais evidentes a partir da descrição detalhada de uma modalidade específica, mas não exclusiva, como ilustrado nos desenhos anexos, a título de exemplificação e não exaustiva, em que: Tabela 1
[0024] A fig. 1: mostra uma vista da matéria de dispositivo deste presente pedido de patente Tabela 2
[0025] A fig. 2: fornece uma vista da invenção em uma modalidade inicial preferencial;
[0026] A fig. 3 fornece uma vista lateral da invenção em uma modalidade inicial preferencial Tabela 3
[0027] A fig. 4: fornece uma vista frontal da invenção em uma segunda modalidade preferencial;
[0028] A fig. 5: fornece uma vista lateral da invenção em uma segunda modalidade preferencial; Tabela 4
[0029] A fig. 6: fornece uma vista lateral da invenção na posição fechada, em uma terceira modalidade preferencial;
[0030] A fig. 7: fornece uma vista lateral da invenção na posição aberta, em uma terceira modalidade preferencial; Tabela 5
[0031] A fig. 8 mostra a invenção em uma modalidade inicial preferencial durante o uso pelo operador. Tabela 6
[0032] A fig. 9 mostra uma representação da força de extração e resistência.
[0033] Como ilustrado pelas figuras anexas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), a matéria da invenção do presente pedido de patente consiste em um dispositivo do tipo retrator (9) equipado com pelo menos um membro de manípulo (3) e pelo menos uma lâmina (8).
[0034] Mais especificamente, o membro de manípulo (3), no qual há pelo menos um, se desenvolve longitudinalmente entre uma extremidade superior (1.1) e uma extremidade inferior (3.1), e a lâmina (8) está entre uma extremidade livre (6) e uma extremidade oposta (4).
[0035] Como evidente a partir das figuras anexas (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), e, independentemente das modalidades preferenciais, mas não exclusivas descritas abaixo, o dispositivo retrator (9), neste pedido de patente, é formado por uma superfície contínua, em que essa superfície contínua é formada por pelo menos três seções distintas (s1, s2, s3) associadas sem costura uma à outra.
[0036] Mais especificamente, a primeira seção (s1) consiste em pelo menos uma lâmina (8) que é convexa em formato entre as duas extremidades (6.4) da lâmina (8); a segunda seção (s2) é posicionada entre a lâmina (8); a segunda seção (s2) é posicionada entre pelo menos uma lâmina (8) e pelo menos um membro de manípulo (3) e é côncava em formato entre a extremidade (4) de pelo menos uma lâmina (8) e a extremidade inferior (3.1) do, pelo menos um, membro de manípulo (3).
[0037] A terceira seção (s3) consiste no membro de manípulo (3) e é côncava em formato entre uma extremidade inferior (3.1) e uma extremidade superior (1.1) do, pelo menos um, membro de manípulo (3).
[0038] Em uma modalidade inicial preferencial, mas não exclusiva, (Tabela 2 - Fig. 2 e Fig. 3), a matéria da invenção deste pedido de patente consiste em um dispositivo do tipo retrator (9) equipado com pelo menos um membro de manípulo (3) e pelo menos uma lâmina (8).
[0039] Mais especificamente, o membro de manípulo (3) se desenvolve longitudinalmente entre uma extremidade superior (1.1) e uma extremidade inferior (3.1), e a lâmina (8) está entre uma extremidade livre (6) e uma extremidade oposta
(4).
[0040] Como é evidente a partir das Figuras 2 e 3, o dispositivo retrator (9), matéria deste pedido de patente, é formado por uma superfície contínua, em que essa superfície contínua é formada por pelo menos quatro seções distintas (s1, s2, s3, s4) associadas sem costura uma à outra.
[0041] Mais especificamente, a primeira seção (s1) consiste na ramificação (8) que é convexa em formato entre as duas extremidades (6.4) da lâmina (8); a segunda seção (s2) é posicionada entre a lâmina (8) e o membro de manípulo (3) e se apresenta como um formato côncavo entre a extremidade (4) da lâmina (8) e a extremidade inferior (3.1) do membro de manípulo (3).
[0042] A terceira seção (s3) consiste no membro de manípulo (3) e é côncava em formato entre uma extremidade inferior (3.1) e uma extremidade superior (1.1) do, pelo menos um, membro de manípulo (3).
[0043] A quarta seção (s4) consiste em um formato convexo (2) entre a extremidade superior (1.1) do membro de manípulo (3) e uma extremidade livre (1). Em uma modalidade preferencial, mas não exclusiva, a extremidade livre (1) é chanfrada.
[0044] Em uma segunda modalidade preferencial, mas não exclusiva, (Tabela 3 - Fig. 4 e Fig. 5), a matéria da invenção deste pedido de patente consiste em um dispositivo do tipo retrator (9) equipado com pelo menos um membro de manípulo (3) e pelo menos uma lâmina (8).
[0045] Mais especificamente, o membro de manípulo (3) se desenvolve longitudinalmente entre uma extremidade superior
(1.1) e uma extremidade inferior (3.1), e a lâmina (8) está entre uma extremidade livre (6) e uma extremidade oposta (4).
[0046] Como é evidente a partir das Figuras 2, 4 e 5, o dispositivo retrator (9), matéria deste pedido de patente, é formado por uma única superfície contínua, em que essa única superfície contínua é formada por pelo menos quatro seções distintas (s1, s2, s3, s4) associadas sem costura uma à outra.
[0047] Mais especificamente, a primeira seção (s1) consiste na ramificação (8) que é convexa em formato entre as duas extremidades (6.4) da lâmina (8); a segunda seção (s2) é posicionada entre a lâmina (8) e o membro de manípulo (3) e se apresenta como um formato côncavo entre a extremidade (4) da lâmina (8) e a extremidade inferior (3.1) do membro de manípulo (3).
[0048] A terceira seção (s3) consiste no membro de manípulo (3) e é côncava em formato entre uma extremidade inferior (3.1) e uma extremidade superior (1.1) do, pelo menos um, membro de manípulo (3).
[0049] A quarta seção (s4) consiste em um formato convexo (2) entre a extremidade superior (1.1) do membro de manípulo (3) e uma extremidade livre (1). Em uma modalidade preferencial, mas não exclusiva, a extremidade livre (1) é chanfrada.
[0050] Como é evidente nas Figs. 4 e 5, a lâmina (8) tem um corte (7) que se desenvolve longitudinalmente entre a extremidade livre (6) e a extremidade oposta (4).
[0051] Em uma terceira modalidade preferencial, mas não exclusiva (Tabela 4 - Fig. 6 e Fig. 7), a matéria da invenção deste pedido de patente consiste em um dispositivo do tipo retrator (9) equipado com um par de membro de manípulo (3a, 3b) e um par de lâminas (8a, 8b).
[0052] Como é evidente a partir de Figuras 1, 6 e 7, o dispositivo retrator (9), matéria deste pedido de patente, é formado por um par de superfície contínuas, em que cada uma das quais é formada por pelo menos três seções distintas (s1, s2, s3, e s1’, s2’, s3’).
[0053] Especificamente, cada primeira seção (s1, s1’) é associada sem costura a cada segunda seção (s2, s2’) e cada segunda seção (s2, s2’) é associada sem costura a cada terceira seção (s3, s3’).
[0054] Mais especificamente, cada primeira seção (s1, s1’) consiste em uma lâmina (8a, 8b) que é convexa em formato entre as duas extremidades (6a, 4a) da lâmina (8a, 8b); cada segunda seção (s2, s2’) é posicionada entre cada lâmina (8a, 8b) e cada membro de manípulo (3a, 3b) que é côncavo em formato entre a extremidade (4a, 4b) de cada lâmina (8a, 8b) e a extremidade inferior (3.1, 3.1’) de cada membro de manípulo (3a, 3b).
[0055] Cada terceira seção (s3, s3’) consiste no membro de manípulo (3a, 3b) e é côncava em formato entre uma extremidade inferior (3.1, 3.1’) e extremidade superior (1.1, 1.1’) de cada membro de manípulo (3a, 3b).
[0056] Em referência às Figuras 6 e 7, o par de lâminas (8a, 8b) é mutuamente associado por meio de um elemento de acoplamento (10), de preferência, mas não exclusivamente um parafuso atravessante, para permitir que as lâminas fechem ou abram (8a, 8b) devido à abertura ou fechamento de membros de manípulo correspondente (3a, 3b) (3a, 3b).
[0057] Em referência à modalidade mostrada nas Figuras 6 e 7, quando os membros de manípulo (3a, 3b) estão na posição aberta, as lâminas correspondentes (8a, 8b) se aproximam e, vice-versa, dos membros de manípulo (3a, 3b) na posição fechada, as lâminas correspondentes (8a, 8b) abrem.
[0058] Independentemente das modalidades preferenciais descritas no presente documento, e sem modificar os aspectos de característica preferenciais, a curvatura de pelo menos uma lâmina (8) pode ser o resultado de diversos raios de curvatura que sustentam a curvatura da câmara interior da bolsa mamária.
[0059] Ademais, independentemente das modalidades preferenciais descritas no presente documento, e sem modificar os aspectos de característica preferenciais, a modalidade do dispositivo retrator (9), como descrito, pode ser equipado com uma fonte de luz externa genérica para iluminar o sítio cirúrgico.
[0060] Independentemente das modalidades preferenciais descritas no presente documento, e sem modificar os aspectos de característica preferenciais, a modalidade do dispositivo retrator (9), como anteriormente descrito, permite a exposição eficaz e visibilidade da bolsa mamária e, ao mesmo tempo, não compromete a integridade da aba subcutânea, resultando em um desfecho positivo do procedimento de reconstrução mamária realizado geralmente, embora não exclusivamente, com o uso de uma matriz biológica acelular pré-peitoral (ou subcutânea). Em referência à Fig. 8, a mão do cirurgião segura o dispositivo retrator (9) por meio do manípulo côncavo (3)
permitindo que uma posição ergonômica seja mantida e uma ação de elevação por meio da convexa lâmina (8).
[0061] De acordo com a invenção, a matéria deste pedido de patente, o estresse da tração externa aplicada à aba subcutânea para elevar a pele será espalhado por uma superfície de sustentação maior, reduzindo, dessa maneira, dano de tecido em comparação com aquele que resulta da ação de uma alavanca ou lâmina retilínea, dano que é adicionalmente aumentado se a pele for enganchada.
[0062] Mais especificamente, o ângulo do membro de manípulo exerce alavancagem significativa sobre o sítio cirúrgico, garantindo menos dissipação de energia que aquela produzida por um retrator com um membro de manípulo posicionado perpendicularmente à lâmina.
[0063] Como mostrado na Figura 9, a secante do arco que constitui a seção (s1) entre a extremidade livre (6) e a extremidade (4) da lâmina (8), define a base de um triângulo agudo cujos lados são definidos pelos dois segmentos compreendidos, respectivamente, entre a extremidade livre (6) e o centro de curvatura (1.3) da extremidade livre superior (2), e entre a extremidade (4) da lâmina (8) e o centro de curvatura da extremidade livre superior (2).
[0064] A força aplicada à elevação da pele (vetor de tração A) e a resistência da própria pele (vetor de resistência ao acoplamento B) coincide, passando pelo centro de gravidade (C) do triângulo agudo definido, como descrito acima.
[0065] Por conseguinte, o ângulo do membro de manípulo (3) permite que a mão do assistente cirúrgico tenha a posição mais ergonômica em relação à ação de elevação do próprio membro de manípulo, e que formato triplamente curvado do dispositivo retrator (9) na modalidade descrita, para carga concentrada no sítio cirúrgico, necessita apenas da leve inclinação do pulso para realizar a atuação de exposição da bolsa mamária, reduzindo a força de tração necessária para a elevação.

Claims (14)

REIVINDICAÇÕES
1. Dispositivo retrator (9) com pelo menos um manípulo (3) com desenvolvimento longitudinal entre uma extremidade superior (1.1) e uma extremidade inferior (3.1) e com pelo menos uma ramificação (8) entre uma extremidade livre (6) e uma extremidade oposta (4), chamado dispositivo retrator (9), caracterizado pelo fato de que o mesmo é formado como uma superfície contínua, em que a dita superfície contínua é formada por pelo menos três seções distintas (s1, s2, s3), unidas sem costura.
2. Dispositivo de retração, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira seção (s1) consiste em pelo menos uma ramificação (8) e assume a forma de uma figura convexa entre as duas extremidades (6,4) da ramificação (8).
3. Dispositivo, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a segunda seção (s2) é posicionada entre pelo menos uma ramificação (8) e pelo menos um manípulo (3) e assume a forma de uma figura côncava entre a extremidade (4) de pelo menos uma ramificação (8) e a extremidade inferior (3.1) de pelo menos um manípulo (3).
4. Dispositivo, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a terceira seção (s3) consiste no manípulo (3) e assume a forma de uma figura côncava entre uma extremidade inferior (3.1) e uma extremidade superior (1.1) de pelo menos um manípulo (3).
5. Dispositivo, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por fornecer uma quarta seção
(s4) que consiste em uma figura convexa (2) entre a extremidade superior (1.1) do manípulo (3) e uma extremidade livre (1).
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a extremidade livre (1) é sem corte.
7. Dispositivo, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a ramificação (8) tem uma abertura atravessante (7) que se estende longitudinalmente entre a extremidade livre (6) e a extremidade oposta (4).
8. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, caracterizado por consistir em um par de superfícies contínuas, em que cada uma das quais é formada de pelo menos três seções distintas (s1, s2, s3 e s1’, s2’, s3').
9. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, caracterizado pelo fato de que cada primeira seção (s1, s1') é unida sem costura a cada segunda seção (s2, s2') e cada segunda seção (s2, s2') é unida sem costura a cada terceira seção (s3, s3').
10. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, 9, caracterizado pelo fato de que cada primeira seção (s1, s1') consiste em uma ramificação (8a, 8b) e assume a forma de uma figura convexa entre as duas extremidades (6a,4a) da ramificação (8a, 8b).
11. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, caracterizado pelo fato de que cada segunda seção (s2, s2') é posicionada entre cada ramificação (8a, 8b) e cada manípulo (3a, 3b) assume a forma de uma figura côncava entre a extremidade (4a,4b) de cada ramificação
(8a, 8b) e a extremidade inferior (3.1, 3.1') de cada manípulo (3a, 3b).
12. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, caracterizado pelo fato de que cada segunda seção (s2, s2') é posicionada entre cada ramificação (8a, 8b) e cada manípulo (3a, 3b) assume a forma de uma figura côncava entre a extremidade (4a,4b) de cada ramificação (8a, 8b) e a extremidade inferior (3.1,
3.1') de cada manípulo (3a, 3b).
13. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, caracterizado pelo fato de que cada terceira seção (s3, s3') consiste no manípulo (3a, 3b) e assume a forma de uma figura côncava entre uma extremidade inferior (3.1, 3.1') e uma extremidade superior (1.1, 1.1') de cada manípulo (3a, 3b).
14. Dispositivo, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, caracterizado pelo fato de que o par de ramificações (8a, 8b) é unido por meio de um elemento de articulação (10), de preferência, mas não exclusivamente, do tipo parafuso atravessante.
BR112021011818-7A 2018-12-17 2019-12-12 Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária BR112021011818A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT102018000011130 2018-12-17
IT201800011130 2018-12-17
PCT/IT2019/050264 WO2020129101A1 (en) 2018-12-17 2019-12-12 Retractor device for breast reconstruction surgery

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112021011818A2 true BR112021011818A2 (pt) 2021-08-31

Family

ID=66379965

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112021011818-7A BR112021011818A2 (pt) 2018-12-17 2019-12-12 Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária

Country Status (4)

Country Link
US (1) US11633177B2 (pt)
EP (1) EP3897399A1 (pt)
BR (1) BR112021011818A2 (pt)
WO (1) WO2020129101A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101883225B1 (ko) * 2017-04-10 2018-07-30 재단법인 아산사회복지재단 골절 도수 정복술 기구

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US730284A (en) * 1903-01-26 1903-06-09 Oney B Monosmith Nasal speculum.
US5380331A (en) * 1990-04-11 1995-01-10 Mikhail; W. E. Michael Method for performing knee surgery and retractors for use therein
US5351680A (en) * 1991-10-28 1994-10-04 Jung Hong I Surgical retractor
US7887482B2 (en) 2002-10-25 2011-02-15 K2M, Inc. Minimal access lumbar diskectomy instrumentation and method
US8784101B1 (en) * 2005-12-07 2014-07-22 Michael G. Engeron Retractor apparatus
US8282548B2 (en) * 2008-11-14 2012-10-09 Roman Kelner Surgical tissue retractor
US20110172496A1 (en) * 2010-01-13 2011-07-14 Capizzi Peter J Device for transaxillary breast augmentation and associated method

Also Published As

Publication number Publication date
US11633177B2 (en) 2023-04-25
WO2020129101A1 (en) 2020-06-25
US20220225976A2 (en) 2022-07-21
US20220071614A1 (en) 2022-03-10
EP3897399A1 (en) 2021-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Rainsbury Breast-sparing reconstruction with latissimus dorsi miniflaps
Karki et al. The versatility of perforator-based propeller flap for reconstruction of distal leg and ankle defects
BR112021011818A2 (pt) Dispositivo retrator para cirurgia de reconstrução mamária
Wei et al. Repair of fingertip defect using an anterograde pedicle flap based on the dorsal perforator
CN215458288U (zh) 一种可降低损伤风险的人体工学颈椎前路手术拉钩
RU2473316C1 (ru) Скальпель-зонд хунафина с.н.
Wilkinson et al. Modified radical mastectomy with immediate breast reconstruction: anatomic considerations
JP2022531893A (ja) 膣鏡
CN206372077U (zh) 一种新型骨科手术用拉钩
Brandes Decision making and surgical technique in urethroplasty
CN206777359U (zh) 内镜颅底手术用拉钩
Singh et al. Instruments Used in Orbital Surgeries
CN112120740A (zh) 一种极速丰胸方法
ES2921153T3 (es) Retractor
CN215688296U (zh) 主动脉弓开窗套件
CN217310435U (zh) 一种带有刻度的无损伤止血钳
CN212261430U (zh) 一种手术器械
CN213283127U (zh) 一种可视化微创的深部组织暴露通道扩开器
CN208709947U (zh) 一种腔镜甲状腺手术辅助操作器
US20220233231A1 (en) Fallopian tube sealing device
Hunt et al. Thoracic surgical correction of pectus excavatum: minimal and open approaches
RU51452U1 (ru) Остроконечный пинцет для офтальмохирургии
ES2695629B2 (es) Parche para la regeneración de tejidos biológicos
Singh et al. General Instruments for Ophthalmic Plastic Surgeries
Fujii et al. Atlas of the Original Okabayashi’s Transabdominal Radical Hysterectomy

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]