BRPI0504724B1 - Shooting machine - Google Patents

Shooting machine Download PDF

Info

Publication number
BRPI0504724B1
BRPI0504724B1 BRPI0504724-2A BRPI0504724A BRPI0504724B1 BR PI0504724 B1 BRPI0504724 B1 BR PI0504724B1 BR PI0504724 A BRPI0504724 A BR PI0504724A BR PI0504724 B1 BRPI0504724 B1 BR PI0504724B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
capping machine
star
machine according
capping
driven
Prior art date
Application number
BRPI0504724-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Bernhard Herbert
Original Assignee
Khs Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Khs Gmbh filed Critical Khs Gmbh
Priority to BRPI0504724-2A priority Critical patent/BRPI0504724B1/pt
Publication of BRPI0504724A publication Critical patent/BRPI0504724A/pt
Publication of BRPI0504724B1 publication Critical patent/BRPI0504724B1/pt

Links

Landscapes

  • Sealing Of Jars (AREA)

Abstract

máquina tampadora a presente invenção apresenta uma máquina tampadora do tipo rotativo para o fechamento de vasilhames como por exemplo frascos ou similares com fechos rosqueados ou cápsulas de coroa, provida de um giroscópio circunferencial no qual estão formadas várias posições de fechamento de vasilhames equipadas respectivamente com um elemento de fechamento, sendo que está previsto que a máquina tampadora fique conectada, mecanicamente e/ou simplesmente por transmissão de energia por meio de uma coluna central não circulante, ao espaço que circunda a máquina tampadora.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Privilégio de Invenção para “MÁQUINA TAMPADORA” A presente invenção refere-se a uma máquina tampadora de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1. Os aperfeiçoamentos vantajosos estão registrados nas reivindicações dependentes. Máquinas tampadoras, principalmente aquelas do tipo rotativo para o fechamento de vasilhames, como por exemplo frascos com tampas de fecho através do rosqueamento ou através de cápsulas de coroa, são em princípio conhecidas (documento US 20 76 631). As tampas de fecho empregadas no sistema de fechamento por rosqueamento são feitas por exemplo de metal (por exemplo alumínio), e também preferivelmente de material plástico. Essas tampas de fecho feitas de plástico são pré-fabricadas com uma rosca fêmea, através da qual elas são aparafusadas na rosca macho do frasco prevista no gargalo para o seu fechamento, e ali são firmemente giradas com um torque pré-determinado.
No passado foi adotado especialmente um modelo construtivo no qual estão previstas, em um rotor giratório, várias unidades de rosquear, cujo eixo é girado, de acordo com o arranjo usual, por um pinhão apoiado sobre o eixo, que roda sobre uma coroa dentada firmemente fixada no estator. O eixo, por sua vez, gira o cabeçote rosqueador, ao qual a tampa é previamente conduzida para o contato de aperto usual. As unidades de rosquear são movimentadas sucessivamente para baixo sobre o frasco localizado abaixo durante a rotação completa do rotor através de seu controle de elevação, composto por exemplo de um flange de elevação não giratório e rosqueiam então a tampa no frasco.
Também são conhecidas máquinas tampadoras que fecham os vasilhames com cápsulas de coroa. As capsuladoras e rosqueadoras difereciam-se basicamente pelo fato de as unidades de rosquear serem substituídas por unidades de moldagem, que moldam as cápsulas de coroa durante o processo de fechamento, de modo a fecharem os vasilhames hermeticamente. Além disso, as capsuladoras apresentam na maioria dos casos um ajuste central em altura, que permite adaptar a máquina a diferentes alturas de vasilhames. É basicamente comum a todas as tampadoras conhecidas o fato de os vasilhames a serem fechados serem transferidos às máquinas tampadoras em uma entrada para vasilhames e retirados os vasilhames fechados em uma saída para vasilhames. O ciclo de alimentação e descarga dos vasilhames é feito através de esteiras transportadoras já conhecidas ou através das assim chamadas estrelas de transferência.
Comum a todas as máquinas tampadoras é o fato de as mesmas estarem dispostas numa área imediatamente próxima às envasadoras que antecedem em função da linha de produção. Nesfe caso, na prática são preferíveis duas variantes. Primeiramente, as máquinas tampadoras são dispostas em uma mesa dianteira em gerai atribuída a uma envasadora. É igualmente conhecido o fato de se projetar máquinas tampadoras como máquinas independentes, e conecta-las às envasadoras que antecedem através, por exemplo, de esteiras transportadoras e agregar os componentes de equipamentos.
No documento DE 10 2004 049 330.8, referente ao depósito do pedido de patente apresentado também pela depositante, ao qual é feita referência, são esclarecidas as vantagens e desvantagens das mesas dianteiras já conhecidas, propondo-se, com a finalidade de solucionar os pontos negativos, substituir as mesas dianteiras usuais por elementos em forma de barra.
Esse novo arranjo, extremamente vantajoso das mesas dianteiras, exige alterações básicas nas máquinas tampadoras alojadas nessas mesas dianteiras. Também é necessário observar que arranjos já conhecidos de tampadoras automáticas apresentam uma estrutura relativamente complicada.
Essas estruturas têm como fundamento o fato de estarem alojados componentes giratórios e não giratórios em uma estrutura interconectada.
Fazem parte dos componentes giratórios os suportes para vasilhames, os cabeçotes de fechamento ou de rosquear, com o respectivo elemento de suporte, os elementos de elevação e de descida para cabeçotes tampadores ou rosqueadores ou para vasilhames.
Fazem parte dos componentes não giratórios o motor de tração, o tem propulsor, a{s) via(s) de carne para elementos de elevação e de descida.
Neste caso, para impedir que os componentes não giratórios, como por exemplo as vias de carne, participem do movimento de giro conjunto, é necessário amortecer totalmente torques e/ou forças que queiram realizar um giro conjunto desses componentes. O amortecimento das forças giratórias conjuntas exige que tampadoras já conhecidas fiquem conectadas a pelo menos dois elementos, como por exemplo a colunas principais e braços anti-torque ou a colunas principais e trem propulsor, à estrutura básica ou ao elemento de fixação (mesa dianteira) da máquina tampadora. 0 arranjo do acionamento de máquinas tampadoras já conhecidas também é relativamente dispendioso e de elevado custo. Portanto, é comum transferir a necessária potência de tração por meio de um acoplamento mecânico com a respectiva envasadora diretamente desta para a máquina tampadora.
Os componentes necessários para esse fim exigem na fabricação e montagem custos bastante elevados.
As máquinas tampadoras já conhecidas, dispostas em mesas dianteiras ou em armações separadas, exigem muito cuidado com a limpeza. O objetivo e finalidade da presente invenção é projetar uma máquina tampadora que se destaque por uma estrutura bastante simples e consequentemente de baixo custo, e na qual a limpeza da máquina seja otimizada, ocasionando simultaneamente uma redução de custos. Para tanto, a presente invenção propõe uma máquina tampadora de acordo com a parte caracterizante da reivindicação 1, sendo outros aperfeiçoamentos vantajosos partes integrantes das reivindicações dependentes. A seguir a presente invenção é esclarecida mais detalhadamente por meio de um exemplo de concretização, onde A figura 1 mostra em uma vista de cima simplificada um arranjo de uma mesa dianteira pertencente ao estado da técnica, a figura 2 mostra em uma ilustração simplificada e parcial a título de exemplo de concretização da presente invenção uma rosqueadora, e a figura 3 mostra em uma vista de cima um arranjo de uma envasadora com tampadoras automáticas de acordo com a invenção.
Aperfeiçoamentos, vantagens e possibilidades de aplicação da invenção constam da descrição a seguir de exemplos de concretização e do desenho. Neste caso, todas as características descritas e/ou representadas por meio de ilustração por si ou em quaisquer combinações constituem o objeto da presente invenção, independentemente de sua composição nas reivindicações ou em sua retro-referência. Ao mesmo tempo o teor das reivindicações constitui parte integrante da descrição.
Conforme ilustrado na figura 1, os novos arranjos de mesas dianteiras para máquinas de tratamento de vasilhames permitem conectar entre si de maneira simples e com baixo custo os componentes ou máquinas necessários para o envase de bebidas, como por exemplo estrelas de transporte ou enxaguadoras, envasadoras e tampadoras. Para tanto as mesas dianteiras comuns são substituídas por elementos de união em forma de barra, sendo que esses elementos de união conectam entre si as máquinas de tratamento e se for necessário outros elementos como por exemplo estrelas de transporte, estrelas de alimentação e de descarga, roscas sem fim para entrada e alojar guias e formar elemento de fixação para esses elementos. A figura 2 mostra a título de exemplo de concretização referente a uma máquina tampadora 13, de acordo com a invenção, uma rosqueadora do tipo rotativo.
Essa máquina tampadora apresenta como componentes fundamentais uma coluna central ou intermediária não giratória 16, e fica conectada a um compartimento circundante por via mecânica e/ou simplesmente por meio da técnica de fluxo magnético com base nessa coluna central 16. A coluna central 16 fica disposta no exemplo de concretização apresentado sobre um elemento de união 14, que estabelece uma união com uma máquina envasadora. O elemento de união 14 por sua vez fica apoiado por meio de uma base de apoio 15 sobre o piso coberto. O escopo da presente invenção não será invalidado se a coluna central 16 for fixada direta ou indiretamente sobre o piso coberto ou sobre uma estrutura básica ou carcaça.
Partindo de uma extremidade inferior da coluna central 16 esta forma primeiramente o elemento de alojamento para os suportes do giroscópio circulante 2 da máquina tampadora 13.
Em sua extremidade superior a coluna central 16 passa para a placa de cobertura 17.
Uma função dessa placa de cobertura consiste primeiramente em criar os elementos de alojamento ou os pontos de fixação para os seguintes componentes que não circundam o giroscópio 2 da máquina tampadora: motor de rotação ou de tração 18 do giroscópio, flange de elevação 19 para o movimento de cima para baixo dos elementos rosqueados 20, engrenagem de manobra 28 para gerar o movimento rotatório dos elementos rosqueados 20, estrela de entrada 21 e estrela de saída 22.
Durante a operação da máquina tampadora o motor de tração 18 impulsiona, por meio de um pinhão disposto sobre um eixo de saída, uma engrenagem externa 23 colocada sobre o giroscópio 2, colocando assim o giroscópio 2 no movimento rotatório desejado.
Na forma de concretização preferível que aparece ilustrada, o motor de tração 18 é fixado na placa de cobertura 17, porém são viáveis outras posições de montagem como por exemplo a coluna central 16.
No caso do motor de tração 18 trata-se preferivelmente de um motor síncrono ou de um servomotor. No âmbito desse depósito de pedido de patente esses conceitos devem ser entendidos como todo tipo de motor de tração que possa ser operado de forma regulável sendo pré-determinados individualmente ou em qualquer combinação por exemplo o ângulo de rotação, sentido de rotação, velocidade angular e torque do motor por meio de um dispositivo de comando, por exemplo por meio de um computador principal, apurador os valores reais atingidos por meio de sensores, comparados com os valores teóricos, e corrigidos eventuais desvios por meio de contra-medidas automáticas.
Através do uso de motores desse tipo a presente invenção torna desnecessário o acoplamento mecânico dispendioso e caro dos movimentos rotatórios da envasadora e da tampadora.
Do mesmo modo a presente invenção prevê acionar as estrelas de entrada e de saída 21,22 fixadas na placa de cobertura 17 diretamente através do movimento rotatório do giroscópio 2. Para tanto está alojado na placa de cobertura 17 primeiramente um pinhão 25 que é acionado através da engrenagem externa 23 do giroscópio 2 circunferenciai. O movimento de rotação do pinhão 25 é transferido para as estrelas 21 e 22 através de elementos adequados como por exemplo correias dentadas 26 e rodas de correia dentada 27, Em um outro arranjo está previsto acionar as esuüias e. i, lc μυι meiu ue um uu dois servomotores, sendo que eles podem ficar alojados também na placa de cobertura.
No caso de rosqueadoras é necessário conduzir os fechos rosqueados aos elementos rosqueados 20. No âmbito de um aperfeiçoamento da presente invenção está previsto alojar uma estrela de transferência 29 sobre o eixo de uma estrela de entrada ou de saída 21,22. A estrela de transferência 29 recolhe os fechos rosqueados em uma posição de preparação e a transporta para a área de ação dos elementos rosqueados 20, onde os elementos rosqueados 20 se abaixam sobre os fechos rosqueados e os incorporam para o contato de aperto. Através desse procedimento é possível reduzir ainda mais os custos ao reduzir ainda mais o número dos componentes.
Através da presente invenção ê possível também agora manter a coluna central 16 fixa no local, e não circundante, de uma máquina tampadora 13, que fica conectada mecanicamente através dessa coluna central 16 ao espaço circundante, livre de elementos para a transmissão mecânica de forças, como por exemplo eixos de acionamento, devendo ser conduzidas através da coluna central 16, quando necessário, linhas de energia cinética e/ou informações de controle presentes em forma elétrica ou óptica e/ou fluidos, como por exemplo fluido hidráulico ou ar comprimido. Deve-se entender por informações de controle presentes em forma óptica por exemplo informações transmitidas por condutores de fibra óptica para o controle da máquina tampadora, sendo que a transmissão óptica se destaca através de uma insensibilidade perante interferências e grande rapidez.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. Máquina tampadora (13) do tipo rotativo para fechar vasilhames, tais como, por exemplo, frascos ou similares, com fechos rosqueados ou cápsulas de coroa, provida de um gíroscópio (2) circunferencial no qual são formadas várias posições de fechamento de vasilhames equipadas, respectiva mente, com um elemento de fechamento (20) , em que a máquina tampadora (13) compreende uma estrela de entrada (21) e/ou uma estrela de saída (22) e está mecanicamente conectada ao espaço que a circunda apenas por meio de uma coluna central (16) não-circundante, a máquina tampadora (13) caracterizada pelo fato de que: a coluna central (16) estacionária é configurada sem elementos para transmissão mecânica de força, e de que, por conseguinte, contém apenas linhas de energia cinética e/ou de informações de controle presentes em forma elétrica ou óptica, e/ou fluidos.
2. Máquina tampadora, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a estrela de entrada (21) e/ou a estrela de saída (22) é/são fixada(s) exclusivamente na máquina tampadora (13).
3. Máquina tampadora, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a estrela de entrada (21) e/ou a estrela de saída (22) é/são acionada(s) pelo motor de tração da máquina tampadora (18).
4. Máquina tampadora, de acordo corm a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a estrela de entrada (21) e/ou a estrela de saída (22) é/são acionadas por meio de um arranjo de correias dentadas e rodas de correias dentadas.
5. Máquina tampadora, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a estrela de entrada (21) e/ou a estrela de saída (22) é/são acionada(s) por meio de pelo menos um servomotor separado.
6. Máquina tampadora, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, a máquina tampadora (13) caracterizada pelo fato de que inclui uma estrela de transferência (29) para a transferência dos fechos rosqueados.
7. Máquina tampadora, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a estrela de transferência (29) provida de estrelas de entrada ou de saida (21, 22) é fixada em um eixo comum e é acionada por meio desse eixo por mecanismo giratório.
8. Máquina tampadora, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o motor de tração (18) da máquina tampadora (13) é fixado exclusivamente nessa maquina.
9. Máquina tampadora, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de se tratar, no caso do motor de tração (18), de um servomotor, motor de passos ou de motor síncrono.
BRPI0504724-2A 2005-10-13 2005-10-13 Shooting machine BRPI0504724B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0504724-2A BRPI0504724B1 (pt) 2005-10-13 2005-10-13 Shooting machine

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0504724-2A BRPI0504724B1 (pt) 2005-10-13 2005-10-13 Shooting machine

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0504724A BRPI0504724A (pt) 2007-07-17
BRPI0504724B1 true BRPI0504724B1 (pt) 2017-12-12

Family

ID=38236230

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0504724-2A BRPI0504724B1 (pt) 2005-10-13 2005-10-13 Shooting machine

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0504724B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0504724A (pt) 2007-07-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9233820B2 (en) Rotatable bottle or container capping machine for screwing threaded screw caps onto a threaded mouth portion of filled bottles or containers to close filled bottles or containers, and a method of operation thereof
CN101700864B (zh) 用于容器处理机的前台以及容器处理机
US8413408B2 (en) Container filling plant, such as a beverage bottling plant, for filling containers with a liquid beverage and for closing filled containers
MX2011000714A (es) Sistema, aparato y metodo para transportar una pluralidad de recipientes.
RU2009149433A (ru) Машина с непосредственным приводом для обработки емкостей
US11059710B2 (en) Rotary-type capping machine
BRPI0504724B1 (pt) Shooting machine
JP2007210883A (ja) I.s.マシン用プッシャ機構
US9388030B2 (en) Device for processing a product, comprising an element for processing the product an apparatus for moving a processing element
CN208700536U (zh) 一种取盖旋盖装置
US9567198B2 (en) Device for closing containers
US10562747B2 (en) Method for operating a closing station and closing station
JP7461734B2 (ja) トランスミッションモジュール、トランスミッションモジュールを備えたグリッパモジュール、およびグリッパモジュールを備えたグリッパ装置
CN105417463B (zh) 一种底灌式易折塑料瓶灌封机双螺杆进瓶装置
CN201411358Y (zh) 抗生素玻璃瓶高速轧盖机
ES2373606T3 (es) Conjunto de montaje de pistas regulables y procedimientos asociados.
US6929463B2 (en) Rotary transfer device in blow molding machine
CN102583041B (zh) 用于软袋输液生产线的送料装置
CN220116192U (zh) 一种便于使用的自动上盖旋盖机
CN107618840A (zh) 一种瓶装生产线传输系统
CN110065680A (zh) 一种无菌纸盒压胶设备用组件
CN214399737U (zh) 一种化妆品瓶包装锁盖送料装置
BR112019024533B1 (pt) Dispositivo para montar objetos plásticos
CN201619238U (zh) 塑料拉吹机瓶管输送机构
CN218539246U (zh) 一种分护瓶动力共用机构

Legal Events

Date Code Title Description
B25F Entry of change of name and/or headquarter and transfer of application, patent and certif. of addition of invention: change of name on requirement

Owner name: KHS MASCHINEN UND ANLAGENBAU AKTIENGESELLSCHAFT (D

Free format text: A FIM DE ATENDER A ALTERACAO DE NOME REQUERIDA ATRAVES DA PETICAO NO 018110037807/SP DE 28/09/2011, E NECESSARIO APRESENTAR O DOCUMENTO DE ALTERACAO DE NOME NOTARIZADO E COM A DEVIDA LEGALIZACAO CONSULAR, ALEM DA GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: KHS GMBH (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: KHS MASCHINEN-UND ANLAGENBAU AG.

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/12/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.