COMPOSIÇÕES FARMACÊUTICAS ESTÁVEIS CONTENDO DOCETAXEL EM POLISSORBATO 80 PREVIAMENTE ACIDIFICADO.
Dividido do PI0405797-0, depositado em 08/12/2004.
Campo da Invenção A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de PFA"s, mais especificamente, derivados da classe de taxóides, especialmente (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4- acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-l,7-P~10~P-tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila (I).
I A presente invenção diz respeito a composições farmacêuticas estáveis preparadas por um processo de preparação de soluções injetáveis, estéreis e estáveis, a partir dos PFA's preparados de acordo com o processo aqui descrito e que são aplicáveis no tratamento de doenças ou enfermidades, inclusive, mas não limitado às neoplasias, tumores malignos e em outras doenças que respondam ao tratamento com agentes que inibem a despolimerização de tubulina, como por exemplo, câncer de mama, pulmão, ovário e outros.
As soluções são preparadas por meio de dissolução do principio ativo I, acima indicado, em veículo biocompatível adequado, seguida por filtração em membrana com porosidade menor ou igual a 0,45 μιη; ou, dissolução do principio ativo I em veículo biocompatível adequado, previamente acidificado, com um ácido orgânico seguida por filtração em membrana com porosidade menor ou igual a 0,45 μτη.
Antecedentes da Invenção O composto ativo (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-l,7p-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila de fórmula (I) é um derivado taxânico, obtido por semi-síntese química que apresenta propriedades anticancerígenas e antileucêmicas.
Existem várias rotas sintéticas que conduzem à obtenção do referido composto de fórmula (I) bem como do seu trihidrato (III) , como por exemplo, aquelas definidas no documento de patente PCT - WO 92/09589 sob titularidade de Rhone-Poulenc Rorer S.A, no documento de patente US 5,808,113 concedida a Hauser Inc., e no documento de patente PCT - WO 96/01815, também de titularidade de Rhone-Poulenc Rorer S.A.
Os compostos acima mencionados vêem demonstrando atividade farmacológica em leucemia aguda e tumores sólidos. A patente US 5,504,102, descreve um processo para uma preparação de óleo de rícino polietoxilado de baixa alcalinidade e a preparação de soluções de agentes antineoplásicos neste meio.
Também, a patente US 5,698,582 de titularidade da Rhone-Poulenc-Rorer descreve um processo de preparação de composições contendo derivados taxânicos em um surfactante e a utilidade das mesmas para preparar perfusões.
Porém, ambas não descrevem nem sugerem especificamente a utilização de PFA's anidros com derivados polietoxilados de sorbitóis previa ou posteriormente acidifiçados, para preparação de soluções injetáveis, estéreis, e com maior estabilidade. O pedido de patente brasileira PI 9508789-3A cuja prioridade francesa é FR 94 08479 da Rhone-Poulenc Rorer S.A., descreve um processo para a preparação do trihidrato de (2R, 3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-1,7P-10Ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila, de fórmula (III) , empregando-se a recristalização "em uma mistura de água e de um álcool alifático contendo de 1 a 3 carbonos, seguida da secagem do produto obtido em condições determinadas de temperatura, de pressão e de umidade." Este processo apresenta várias desvantagens, das quais destacamos o fato de ser recomendada a purificação prévia de (2R, 3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-1,7p~10p-tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila por cromatograf ia.
Uma outra desvantagem desse processo reside no fato de ser recomendada a eliminação dos solventes residuais de cromatografia por co-destilação com o álcool sob pressão reduzida, o que resulta num "xarope espesso, cuja agitação é difícil" .
Outra desvantagem reside no fato do processo dessa invenção recomendar a refrigeração da solução a 0°C para obter os melhores rendimentos. 0 referido processo ainda recomenda a secagem sob vácuo numa atmosfera de umidade controlada, a temperaturas elevadas, o que requer equipamentos sofisticados. A referida patente menciona também, que o trihidrato, apresenta uma estabilidade nitidamente superior a do produto anidro.
Porém, estudos comparativos, realizados nos laboratórios da Quiral Química do Brasil S/A, demonstraram que, quando acondicionado sob condições adequadas e controladas, o produto anidro obtido por um dos processos aqui reivindicado, tem uma estabilidade igual ou superior ao trihidrato, e que nessas condições de acondicionamento o produto não se hidrata significativamente.
Foi observado que a utilização do produto anidro (I) , acima ilustrado, confere uma estabilidade igual ou superior à apresentação farmacêutica acabada, o que pode ser comprovado através de estudos de estabilidade do docetaxel anidro com derivados polietoxilados de sorbitóis prévia ou posteriormente acidifiçados. 0 PI 9508789-3 ilustra a adição de ácido ascórbico na obtenção do princípio ativo trihidrato de(2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4- acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-l,7p~10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila, através da rescristalização, o que envolve um processo trabalhoso e com mais etapas, para conferir estabilidade adicional ao PFA.
Portanto, o referido pedido PI 9508789-3, mencionado aqui como referência, não descreve nem antecipa de forma óbvia para um técnico no assunto, o processo de preparação do produto anidro, tal como na presente invenção, que pode ser obtido diretamente, ou com menos etapas procedimentais.
Também, esta referência não antecipa nem sugere, de forma óbvia para um técnico no assunto, uma estabilidade adicional conferida às formulações farmacêuticas através da adição de um ácido inorgânico ou orgânico, conforme reivindicado na presente invenção.
Por outro lado, a patente US 5.698.582 descreve um processo para a preparação de soluções contendo derivados taxânicos em surfactantes e, a utilização das mesmas para preparar perfusões, requer que o princípio ativo seja primeiramente solubilizado em etanol, seguido da adição de um surfactante e, subseqüentemente, da remoção do álcool sob vácuo.
Este processo envolve várias manipulações e etapas que o tornam mais complexo e demorado. 0 processo reivindicado na presente invenção supera essas desvantagens. 0 documento KRAEMER, I.; Stability of new and old docetaxel formulation; Pharm Ztg; n.29; 2382:2384; 2000, doravante denominado apenas como KRAEMER, descreve uma composição farmacêutica contendo docetaxel, polisorbato 80 alcalino e acido cítrico. KRAEMER sugere uma composição (F3) de solução concentrada de docetaxel utilizando polisorbato alcalino o qual é misturado ácido cítrico para reduzir o seu pH até 3,5. Ensina ainda que correspondentemente a estabilidade "deveria" ser melhorada na medida em que ocorre a redução das propriedades alcalinas do polissorbato 80, entretanto, informa também que com relação ao produto do seu estado da técnica os produtos de decomposição (impurezas) das duas formulações são idênticos, porém, diferenciando no volume global (menor no caso da nova formulação F3) e na composição quantitativa "prevalecem" três produtos de degradação, resultantes da reação de epimerização da função hidroxila na posição 7, da reação de hidrólise da estrutura do éster e a reação de oxidação da função hidroxila na posição 10. A formulação do presente pedido diferencia-se principalmente de KRAEMER pelo fato de que enquanto KRAEMER utiliza o polissorbato alcalino como material de partida o presente pedido utiliza como material de partida o polissorbato 80 biocompatível (isto é, neutro), para uma composição injetável.
Outra diferença fundamental é o fato de que na composição do presente pedido de patente, por conseqüência de seu processo de preparação, as reações de degradação da hidrólise da estrutura do éster e de oxidação da função hidroxila na posição 10 não ocorrem, apenas a reação de degradação de epimerização precisa ser combatida.
Como conseqüência, nenhum degradante é encontrado na formulação final do presente pedido dentro do seu prazo de estabilidade de 24 meses, enquanto que na formulação F3 de KRAEMER ainda apresenta os três produtos de degradação acima mencionados.
Descrição Detalhada da Invenção O produto da presente invenção resultante do processo aqui descrito se apresenta vantajoso com relação àqueles do estado da técnica, uma vez que, não é necessário recristalizar o principio ativo docetaxel trihidratado acima descrito, com concomitante perda considerável de rendimento no processo. 0 princípio ativo anidro (I) pode ser obtido diretamente, em uma única fase de produção, levando a uma maior economia procedimental com redução dos números de etapas. A presente invenção também permite que soluções apropriadas a serem utilizadas diretamente na confecção de apresentações farmacêuticas injetáveis sem a adição de etanol ou outro excipiente complementar, através do processo empregado, obtenha-se (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-1,7-P-10-p-tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila anidro, (I) , de alta pureza, na forma de um pó amorfo, o que facilita sua solubilização em excipientes biocompatíveis.
Embora o estado da técnica mencione que a adição de ácido ascórbico na recristalização do princípio ativo, confere estabilidade adicional ao produto na forma de trihidrato, uma particularidade inovadora da presente invenção acha-se justamente presente no fato de que é vantajosa a adição de um ácido fraco na preparação de soluções farmacêuticas de (I) , o que sequer é mencionado ou sugerido pelas citações identificadas do estado da técnica.
Assim, a estabilidade adicional do produto formulado, pode ser conferida pela adição de um ácido fraco. Os ácidos que podem ser empregados, não de forma limitativa, são: ácido ascórbico, acético, cítrico ou tartárico, preferencialmente o ácido ascórbico.
Outra vantagem da presente invenção, é que não é necessário solubilizar o princípio ativo primeiro em etanol, seguido pela sua remoção, conforme descrito na patente US 5,698,582.
Conforme proposto na presente invenção, o produto (I) pode ser solubilizado diretamente no veículo utilizado na sua formulação sem a necessidade da adição de um co-solvente. A preparação de princípios farmacêuticos ativos (PFA"s) anidros da presente invenção, mais especificamente, os derivados da classe de taxóides, especialmente (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2 - cc-benzoiloxi-5p-2 0 - epoxi-1,7-P-lO-p-tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila (I) pode ser realizada através de vários procedimentos, tal como a seguir evidenciados.
Em uma etapa da presente invenção o (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-2 0-epoxi-l, 7p-lC>Ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado é solubilizado num solvente, quimicamente inerte, que forma um azeotropo com água. Este solvente pode ser um álcool linear ou ramificado, um ácido orgânico, um solvente halogenado, um solvente aromático ou outro solvente, de polaridade adequada, para efetuar a solubilização do produto hidratado. Preferencialmente o solvente empregado, na presente invenção, é um álcool linear ou ramificado de cadeia curta. A solução assim obtida é sujeita à destilação azeotrópica numa temperatura entre -20 e 200°C, pressão entre 1 e 800 mm Hg para remoção da água de hidratação. No caso de (2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3 -fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-1,7P-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado, a temperatura, de preferência, inferior a 40°C. O (2R, 3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-1,7P-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado pode também ser solubilizado num dos solventes supracitados. A título de exemplo, este solvente pode ser um álcool linear ou ramificado de cadeia curta, um ácido orgânico, um solvente halogenado, um solvente aromático e/ou outro solvente que forma um azeótropo binário, ternário ou quaternário com água.
No caso de (2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi -1,7β„-1 Optri - hidroxi - 9 - oxo- tax-11 - en- 13a- ila hidratado, a razão entre o primeiro solvente e o segundo solvente é da ordem de 1/2 a 1/90.
Posteriormente, a destilação azeotrópica pode ser conduzida sob pressão reduzida entre <0,001 e 780 mmHg. No caso de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-1,7p-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado, a pressão, de preferência, é entre 0,1-100 mmHg.
Em relação ao estado da técnica, a presente invenção possui diversas vantagens, as quais são facilmente identificáveis pelo especialista versado na técnica, e dentre as quais, podemos citar como aquelas mais relevantes, mas não limitativas da invenção: a) evitar a purificação prévia de (2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-l,7P-10P~tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila por cromatografia, o mesmo sendo disponível comercialmente; b) O processo aperfeiçoado não envolve evaporação de solventes e evita trabalhar a pressões reduzidas; c) O processo aperfeiçoado não resulta na formação de um "xarope espesso, cuja agitação é difícil", facilitando o manuseio das soluções e simplificando os equipamentos utilizados; d) Todas as etapas do presente processo podem ser conduzidas à temperatura ambiente, ao contrário do estado da técnica que necessita de aquecimento e refrigeração; e) 0 processo aperfeiçoado não emprega secagem sob vácuo numa atmosfera de umidade controlada e também não precisa de aquecimento na etapa de secagem. f) Eliminação das impurezas do produto farmacêutico resultantes da degradação do docetaxel em soluções de docetaxel anidro (I) em polissorbato 80 com a adição de vários ácidos orgânicos e a concentração respectiva de impurezas formada decorrente do tempo em temperatura ambiente.
Veículos apropriados ou adequados incluem, não de forma limitativa, sorbitóis polietoxilados, e, de preferência, o polissorbato 80 neutro e biocompatível. A solução é preparada através da lenta adição do (2R,3S) 3- terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4- acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-l,7P~10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila anidro (I) ao veículo com agitação, de preferência, sob uma atmosfera inerte, numa concentração entre 1 e 100 mg do princípio ativo anidro/mL polissorbato 80. A título ilustrativo são apresentadas as figuras esquemáticas representativas do processo da presente invenção, em que: A figura 1 - refere-se a uma representação esquemática do processo de filtração, constituindo-se no "esquema 1"; A figura 2 - refere-se a uma representação esquemática do processo de dissolução e filtração, constituindo-se no "esquema 2".
Particularmente aos elementos vizualizados na figura 1, o numeral (1) representa a membrana esterilizante empregada para a filtragem, com porosidade de 0,22 μιτι, o vaso de pressão é representado pelo numeral (2) , o depósito de filtrado pelo (3) e N2 representando a entrada de um gás inerte pressurizado, constituindo o esquema 1.
Com relação à figura 2, observa-se que os seguintes elementos são representados: Reator (4), o controle de temperatura (5) , o controle de agitação (6) , a membrana esterilizante para a filtração (7) e o depósito de filtrado (8) . N2 representa a entrada de um gás inerte pressurizado. 0 conjunto destes elementos constitui o esquema 2.
Conforme esquema 1 da figura 1, após solubilização completa do princípio ativo, a solução é transferida para um vaso de pressão(2), filtrada através de uma membrana esterilizante (1) com uma porosidade menor que 0,45 μπι, de preferência de 0,22μιη, (Esquema 1) e envasado em recipientes estéreis e apirogênicos (3) em ambiente estéril. Tais produtos obtidos são estáveis por pelo menos 18 meses quando armazenados entre 2-8°C.
Também se descreve a preparação de uma solução concentrada, estéril e estável de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4- acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-l,7P-10P~tri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila, (I) num veículo biocompatível.
Veículos apropriados ou adequados incluem, não de forma limitativa, sorbitóis polietoxilados, e, de preferência, o polissorbato 80. A solução é preparada em reator de aço inoxidável(4), conforme visualizado na figura 2, através da lenta adição do princípio ativo (I) ao veículo com agitação interna, de preferência, sob uma atmosfera inerte, numa concentração entre 1 e 100 mg do princípio ativo anidro/mL polissorbato 80.
Os veículos supracitados são previamente acidifiçados. É vantajoso acidificar, previamente à adição do princípio ativo, o polissorbato 80 com um ácido orgânico, ou uma mistura de ácidos, quimicamente compatíveis com o veículo e o princípio ativo (I), tais como, mas não limitado, aos ácidos, acético, cítrico, tartárico ou ascórbico.
As soluções obtidas são mais estáveis do que as soluções não acidifiçadas. Para os fins da presente invenção, os ácidos de preferência são os ácidos acético ou ascórbico, mais preferencialmente o ácido ascórbico. O pH pode ser ajustado entre 3,0 - 6,5, de preferência, entre 3,5 e 4,5, e mais preferencialmente de 3,9. As soluções obtidas tal como descrito são estáveis por, pelo menos, 24 meses quando armazenado entre 2 - 8°C (Tabelas 1 e 2) . TABELA 1: Estudo comparativo de estabilidade de soluções trihidrato e da forma anidra de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20- epoxi-1,7P-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila_________em polissorbato 80 com e sem a adição de ácido OBS. 1: Todas as soluções foram preparadas na concentração de 40 mg/mL, na base anidra, seguida por filtração através de membrana. OBS. 2: As soluções acidifiçadas foram preparadas a partir de polissorbato 80 previamente ajustado a pH entre 3,5 e 4,5 através de adição dos respectivos ácidos.
OBS. 3: Amostras conservadas entre 2-8°C OBS. 4: Teor determinado por HPLC TABELA 2: Estudo comparativo de estabilidade de soluções de docetaxel anidro (I) em polissorbato 80 com a adição de vários ácidos orgânicos e a concentração respectiva de impurezas formada decorrente do tempo em temperatura ambiente * Para o ácido acético após o 6 mês as análises foram interrompidas pois o teor de impurezas já estava acima do permitido.
Os PFAs obtidos são úteis no tratamento de doenças ou enfermidades, inclusive, mas não limitado às neoplasias, tumores malignos e em outras doenças que respondam ao tratamento com agentes que inibem a despolimerização de tubulina, mais especificamente, câncer de mama, pulmão, ovário e outros. EXEMPLO 1: Processo de remoção de água de hidratação através de destilação azeotrópica sob vácuo Amostra de 1 g [1,16 mMol] de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-l,7p-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado (6,27 % água) foi solubilizada em 50 mL de EtOH P.A. A solução obtida foi destilada sob vácuo para remover o EtOH. 0 pó amorfo obtido foi secado entre 30 a 60°C até obtenção de peso constante, rendendo 0,93g de (2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-1,7p-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13oc-ila anidro contendo 0,10% água por titulação KF. EXEMPLO 2: Processo de remoção de água de hidratação através de destilação azeotrópica binária sob vácuo Amostra de 1 g [1,16 mMol] de (2R,3S)3 -terc- butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi-l,7P-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila hidratado (6,27 % agua) foi solubilizado em 20 mL de EtOH P.A. Em seguida foi adicionado 180 mL de tolueno P.A (9:1) . A solução obtida foi destilada sob vácuo (20 mm Hg/40°C) para remover, primeiramente o EtOH. Em seguida, o azeótropo de tolueno e água foi destilado (1 mm Hg/2 8°C) . Finalmente, o restante do tolueno foi removido e o pó amorfo obtido foi secado a uma temperatura em torno de 50°C até peso constante rendendo 0,92 g de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi- 1,7P-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila anidro contendo 0,12% água por titulação KF. EXEMPLO 3: Processo de preparação de uma solução estéril e estável de (2R, 3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5P-20-epoxi- 1,7P-10Ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila_____anidro____em polissorbato 80 previamente acidificado (com agitação pneumática) Num bécker equipado com um agitador pneumático tipo hélice, sob uma atmosfera de nitrogênio foi colocado 100 mL de polissorbato 80 e acidificado com ácido ascórbico até obter um pH de 3,9. Em seguida 4,00g de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4- acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-l,7p-10Ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila foi adicionada lentamente e a agitação foi mantida até completa solubilização. A solução resultante foi transferida para um vaso de pressão e filtrada através de uma membrana esterilizante 0,22 μτη, num ambiente estéril, sob pressão, em seguida envasada por procedimentos habituais. A solução assim preparada mostrou-se estável durante 24 meses quando armazenado entre temperaturas de 2 e 8°C. EXEMPLO 4: Processo de preparação de uma solução estéril e estável de (2R,3S)3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-g-benzoiloxi-5P-20-epoxi-1,73-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila_____anidro____em polissorbato 80 previamente acidificado (em reator de ago inoxidável) Num reator de aço inox equipado com um sistema de agitação interna, sob uma atmosfera de nitrogênio, foi colocado 100 mL de polissorbato 80 previamente acidificado com ácido ascórbico de pH de 3,9. Em seguida 4,00g de (2R,3S) 3-terc-butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3- fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-5p-20-epoxi-1,7p-10ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila foi adicionado lentamente sob agitação. A solução resultante foi filtrada através de uma membrana esterilizante 0,22 μπι, acoplada ao reator, num ambiente estéril, sob pressão, em seguida envasada por procedimentos habituais. A solução assim preparada mostrou-se estável durante 24 meses quando armazenado entre temperaturas de 2 e 8°C.
Estudo comparativo da estabilidade do trihidrato e da forma anidra de (2R,3S) 3-terc- butoxicarbonilamino-2-hidroxi-3-fenilpropionato de 4-acetoxi-2-a-benzoiloxi-53-20-epoxi-1,73-10Ptri-hidroxi-9-oxo-tax-ll-en-13a-ila Dados experimentais realizados nos laboratórios da Quiral Química do Brasil S/A 1 Preparado nos laboratórios da Quiral Química do Brasil S/A. 2 Água determinado pelo método de Karl Fischer 3 Preparado de acordo com Exemplo 2 A análise foi realizada por HPLC com coluna Waters Spherisorb C-18, 250 x 5 mm, fase móvel MeOH: H20 85:15, fluxo 1,5 mL/min. Impurezas relatadas com A% desprezando o pico devido ao volume morto. As amostras foram armazenadas em recipientes de vidro âmbar sob N2 num dessecador sob P205 mantido entre -5 e 0°C.
As descrições dos exemplos dados no presente pedido de patente são para ilustrar a presente invenção. Portanto, não são limitativas do escopo da invenção.
REIVINDICAÇÕES