BRPI0419253B1 - Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador - Google Patents

Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0419253B1
BRPI0419253B1 BRPI0419253-2A BRPI0419253A BRPI0419253B1 BR PI0419253 B1 BRPI0419253 B1 BR PI0419253B1 BR PI0419253 A BRPI0419253 A BR PI0419253A BR PI0419253 B1 BRPI0419253 B1 BR PI0419253B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
power supply
input
comparator
primary winding
predetermined threshold
Prior art date
Application number
BRPI0419253-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Oesterle
Marvin Dehmlow
Axel Friedrich
Original Assignee
Otis Elevator Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Otis Elevator Co filed Critical Otis Elevator Co
Publication of BRPI0419253A publication Critical patent/BRPI0419253A/pt
Publication of BRPI0419253B1 publication Critical patent/BRPI0419253B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B66HOISTING; LIFTING; HAULING
    • B66BELEVATORS; ESCALATORS OR MOVING WALKWAYS
    • B66B5/00Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators
    • B66B5/02Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators responsive to abnormal operating conditions
    • B66B5/021Applications of checking, fault-correcting, or safety devices in elevators responsive to abnormal operating conditions the abnormal operating conditions being independent of the system

Description

“FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O ACIONAMENTO DE UM ELEVADOR” A presente invenção trata de um sistema para controlar a operação de um elevador em operação de resgate na eventualidade de uma pane de energia.
Caso a rede principal que alimenta um elevador deixar de funcionar. Se o elevador estiver entre pavimentos, os passageiros ficam impossibilitados de sair do elevador e isto pode causar impaciência e ansiedade. A maioria dos elevadores é munida de um botão de alarme dentro ou fora da cabine do carro do elevador que pode ser pressionado pelos passageiros presos no carro do elevador ou por pessoas no exterior do elevador. Isto pode causar o soar de um alarme no exterior do elevador para alertar por ajuda e/ou pode ser conectado por telecomunicação, com um centro de ajuda para que os passageiros presos possam se comunicar com alguma pessoa fora do elevador e chamar por ajuda. O botão de alarme terá sua própria fonte de alimentação e.g. uma batería para que permaneça em ação mesmo quando a energia da rede falhar.
Para evitar que os passageiros fiquem presos em um elevador por qualquer período de tempo, muitos elevadores modernos têm sua própria fonte de alimentação de energia de reserva na forma de uma batería ou acumulador que é ativado quer de forma automática quer pressionando um botão dentro do elevado na eventualidade de uma pane de energia da rede principal. A energia da batería é suficiente para o controle do elevador poder conduzir o elevador ao pavimento mais próximo. Quando o elevador chega no pavimento as portas podem ser abertas e os passageiros podem desembarcar do carro do elevador. A maioria dos elevadores compreende um carro de elevador suspenso em um passadiço por cabos ou linhas de aço que correm sobre um polia no topo do passadiço e que são afixadas pela extremidade oposta a um contrapeso. Um motor principal é fornecido para acionar o carro do elevador de acordo com instruções de um controle de elevador.
Na eventualidade de uma pane de energia da rede, o motor cessa de funcionar e o freio é aplicado para prevenir a queda do carro do elevador no poço do passadiço ou disparado para o topo com a queda do contrapeso. Isto resultará, em muitos casos, no carro do elevador ser repentinamente levado a uma brusca parada entre os pavimentos.
Em alguns elevadores, um mecanismo de salvamento permite que o freio seja aplicado pela aplicação de energia de uma fonte de alimentação de emergência tal como uma bateria para o controle. Dependendo dos pesos recíprocos do carro do elevador e do contrapeso, o carro se deslocará para cima ou para baixo até atingir o pavimento próximo. Um sensor detectará quando o elevador atingir o pavimento e reaplicará o freio e as portas podem ser abertas para permitir o egresso dos passageiros. A publicação da patente US n° 20040020726 expõe uma operação de emergência desta natureza. Quando o carro fica preso entre pavimentos, os passageiros pressionam um botão de emergência que solta o freio permitindo que o carro se desloque para o pavimento seguinte. A patente US 6 264 005 também expõe um sistema dessa natureza no qual a velocidade efetiva do carro no se deslocar para o pavimento seguinte não é (como na US 2004002726) meramente subordinada à diferença em peso entre o carro (que é dependente da carga de passageiros) e do contrapeso. Nesta patente, a operação de salvamento durante a pane de energia é controlada controlando uma velocidade de torque de um motor síncrono do tipo de ímã permanente com sua fonte geradora de eletricidade.
Ambos os sistemas, todavia, confiam em um desequilíbrio entre o carro e contrapeso para levar o elevador ao pavimento imediato no caso de um carro parar entre pavimentos devido à pane de energia. Isto significa que a operação de salvamento não funciona onde inexiste desequilíbrio de carga. Além disso, o elevador somente estará capacitado a se deslocar em uma direção (dependendo dos pesos recíprocos do carro e do contrapeso) e não se deslocará indispensavelmente para o pavimento seguinte.
Se a operação de salvamento deve também funcionar quando inexiste desequilíbrio de carga suporte de acionamento é requerido, isto é, um acionamento movido pela fonte de alimentação de energia de emergência tem de ser suscetível de acionar o elevador para o pavimento imediato.
Em todos os sistemas com um conjunto de circuito de operação de salvamento é fornecido que permite as partes do sistema necessárias para implementar a operação de salvamento a ser alimentadas por uma fonte de alimentação de emergência na eventualidade de pane da rede principal. A fonte de alimentação de emergência é usualmente uma batería ou acumulador. O conjunto de circuito assim usualmente inclui uma fonte de alimentação de energia comutada para comutar da energia da rede para a energia de batería. A maioria dos ditos sistemas utilizam uma fonte de alimentação não interruptiva alimentada por baterias ou por um gerador de emergência. Na eventualidade de uma pane da rede principal, estes dispositivos gerarão o mesmo nível de tensão conforme fornecido pela fonte de alimentação da rede principal.
Os ditos conjuntos são de grande porte e dispendiosos, e exigem componentes de circuito bastante complexos e relativamente grandes exigindo maior espaço de painel e mais conexões. Por conseguinte, há necessidade por um circuito fonte de alimentação da modalidade comutada simples eficaz que permita alimentação de energia a um circuito motriz de um elevador para comutar facilmente da energia de rede para uma energia de batería, e.g. na eventualidade de uma pane de energia de rede para que o elevador possa ser conduzido para o pavimento seguinte.
DECLARAÇÃO DA INVENCÀO
Por conseguinte, a invenção compreende uma fonte de alimentação de energia para um acionamento de elevador, que inclui um insumo de tensão, um comparador para comparar a tensão de entrada com um valor limiar predeterminado, um transformador tendo um enrolamento primário e um enrolamento secundário conectado com o acionamento do elevador, onde o transformador tem um único enrolamento primário com derivação e no qual, quando a tensão de entrada excede o valor de entrada limiar predeterminado, a saída do comparador causa energia a ser alimentada ao enrolamento primário através de uma das extremidades do enrolamento ou da derivação do enrolamento, e quando a tensão de entrada está abaixo do valor limiar prefixado, a energia de entrada é alimentada ao enrolamento primário através da outra das extremidades do enrolamento primário e a derivação do enrolamento.
Embora a presente invenção possa operar através de uma ampla faixa de tensão e comutar entre os dois estágios SMPS por qualquer queda pré-selecionada em tensão, de preferência, o insumo de tensão compreende uma fonte de alimentação de energia de rede e uma bateria, conectada com a entrada do comparador. Quando a fonte de alimentação de energia de rede está funcionando, o comparador emite um sinal indicando que a tensão de entrada excede o valor limiar predeterminado na eventualidade de uma pane de energia de rede a tensão de entrada para o comparador é proveniente da bateria e esta é inferior ao valor limiar predeterminado.
Embora, em teoria, a invenção funcionaria se ambas a rede e a bateria fossem permanentemente ligadas com o comparador, isto claramente envolve o uso contínuo indesejado da bateria. Assim, em uma modalidade preferencial a bateria é conectada com o comparador através de um comutador que permanece normalmente desligado e se fecha quando a energia de rede cai ou falha abaixo de um valor dado. O comutador de bateria podería ser fechado automaticamente ou manualmente por intermédio de um passageiro ou por uma pessoa fora do elevador pressionar um botão.
Assim, a presente invenção apresenta um SMPS de dois estágios para o acionamento de um elevador - um estágio permanece ativo durante a operação de rede normal - o outro pode ser ativado quando o acionamento é alimentado por batería. O transformador de SMPS único necessita somente uma única bobina primária derivada. A tensão da batería pode ser comutada para o insumo de acionamento e o SMPS propriamente dito decidirá qual estágio de controle tem de ser ativado.
Modalidades preferenciais da invenção passam a ser descritas a seguir, meramente a título de exemplo, com referência aos desenhos apensos. A figura 1 mostra um exemplo de uma fonte de alimentação de energia da modalidade comutada de acordo com a presente invenção. O acionamento SMPS consiste de um retificador 1, um capacitor de enlace {link capacitor) CC 2, um circuito de controle e um transformador 8 dotado de um único enrolamento primário derivado. O conjunto de circuito de acionamento a ser alimentado pelo SMPS é conectado com a saída do transformador. O inversor de energia 11 para controle do motor é conectado com o retificador e o capacitor de enlace de CC. O circuito de controle compreende um comparador 3 recebendo sinais de entrada de força e comparando o sinal de entrada com um valor limiar predeterminado. O circuito de controle também compreende primeira e segunda unidades moduladoras de duração de pulsos, primeira de 4 e segunda de 5 pulsos (PWM) conectadas com a saída do comparador. Os PWM são conectados para controlar respectivos comutadores de energia primeiro de 0 e segundo de 7. O primeiro comutador de energia é conectado com uma extremidade do enrolamento primário. O segundo comutador de energia é conectado com a outra extremidade do enrolamento primário.
Sob operação normal o conjunto de circuito de acionamento é alimentado pela energia de rede, isto é, o SMPS é um SMPS alimentado pela rede principal. O comparador de tensão 3 identifica que a entrada para o mesmo é um insumo de energia de rede e emite um sinal para habilitar a primeira unidade PWM 4 que controla o primeiro comutador de energia 6. O segundo PWM 5 é desabilitado. O primeiro comutador de energia é conectado com uma extremidade do enrolamento primário derivado. A derivação do enrolamento primário é conectada com a tensão de entrada retificada positiva de forma que existe uma conexão direta com o retificador e com o capacitor link de CC.
Se a tensão de entrada para comparador cair abaixo de um valor limiar dado, e.g. devido à pane de energia da rede, o comparador emite um sinal que desabilita o primeiro PWM 4 e habilita o segundo PWM 5. O segundo PWM assim passa a controlar o segundo comutador 7 que está ligado com a extremidade oposta do enrolamento primário aquela com a qual o primeiro comutador está ligado.
No caso de uma pane da energia da rede o pequeno capacitor link CC2 descarrega de forma muito rápida. A batería 10 pode então ser comutada para a entrada do acionador SMPS, isto é, para a entrada do comparador por um contato 9. Este podería ser ativado de forma automática ou manualmente por um passageiro pressionando um botão de emergência no interior do elevador, ou por alguém pressionar um botão de emergência localizado no exterior do elevador, e.g. no armário do controlador.
Quando a energia da rede é restaurada o contato da batería se abre e o comparador de tensão detecta a tensão de rede mais alta e habilita o primeiro PWM.
Assim, o SMPS de dois estágios da presente invenção opera através de uma ampla gama de tensões que de entrada que não pode ser obtida por um transformador com somente um único enrolamento simples. Sob baixas tensões de entrada, uma enorme redução da capacidade normal da tensão de saída do transformador seria necessária, todavia, esta não é aceitável para uma construção SMPS. Outrossim, comparado com sistemas do estado da técnica, um menor número de contatos mecânicos são requeridos para a batería e o transformador é muito mais simples e menor. Comparado com sistemas do estado da técnica, o SMPS requer menor espaço de painel e é mais simples e, assim menos dispendioso de fabricar. Também os sistemas do estado da técnica requerem um conector adicional para o transformador na modalidade de alimentação por batería.
Assim, o conjunto da presente invenção preserva as vantagens operacionais de um circuito com dois transformadores enquanto proporcionando uma construção simples, compacta e menos dispendiosa que opera através de uma faixa de tensões de entrada.

Claims (4)

1. Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador que compreende uma entrada de tensão, e um comparador (3) para comparar a tensão de entrada com um valor limiar predeterminado, caracterizada por compreender adicionalmente um transformador (8) tendo um enrolamento primário com derivação única e um enrolamento secundário, o enrolamento secundário sendo conectado com o acionamento do elevador, em que, quando a tensão de entrada excede a entrada limiar predeterminada, uma saída do comparador (3) é configurada para fazer energia escoar entre a derivação do enrolamento primário e uma primeira extremidade do enrolamento primário, e em que, quando a tensão de entrada está abaixo do valor limiar predeterminado, a saída do comparador (3) é configurada para fazer a energia escoar entre a derivação do enrolamento primário e uma segunda extremidade do enrolamento primário.
2. Fonte de alimentação de energia elétrica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a entrada de tensão compreende uma fonte de alimentação de rede e uma bateria (10), conectada com a entrada do comparador (3), em que quando a fonte de alimentação de energia de rede está funcionando, o comparador (3) emitir um sinal indicando que a tensão de entrada excede o valor limiar predeterminado, e na eventualidade de uma pane da energia de rede, a tensão de entrada para o comparador (3) é proveniente da bateria (10) e esta é menor que o valor limiar predeterminado.
3. Fonte de alimentação de energia elétrica de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que a bateria (10) é conectada com o comparador (3) através de um comutador que permanece normalmente aberto e se fecha quando a energia de rede falha ou cai abaixo de um valor dado.
4. Fonte de alimentação de energia elétrica de acordo com as reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o comutador de batería (10) é adaptado para fechar manualmente por intermédio de um passageiro ou de uma pessoa fora do elevador pressionando um botão.
BRPI0419253-2A 2004-12-31 2004-12-31 Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador BRPI0419253B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2004/014875 WO2006069591A1 (en) 2004-12-31 2004-12-31 Elevator rescue operation control system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0419253A BRPI0419253A (pt) 2007-12-18
BRPI0419253B1 true BRPI0419253B1 (pt) 2014-04-15

Family

ID=35149636

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0419253-2A BRPI0419253B1 (pt) 2004-12-31 2004-12-31 Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7650968B2 (pt)
EP (1) EP1831092B1 (pt)
JP (1) JP5043680B2 (pt)
CN (1) CN101090855B (pt)
AT (1) ATE486810T1 (pt)
BR (1) BRPI0419253B1 (pt)
DE (1) DE602004029951D1 (pt)
ES (1) ES2353668T3 (pt)
HK (1) HK1115854A1 (pt)
WO (1) WO2006069591A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101098823B (zh) * 2005-01-11 2011-02-09 奥蒂斯电梯公司 用于进行升降机救援逃生的方法和使用该方法的升降机
JP4718561B2 (ja) * 2005-01-13 2011-07-06 オーチス エレベータ カンパニー エレベータシステム用作動装置
CN101583553B (zh) * 2006-08-31 2012-04-18 奥蒂斯电梯公司 电梯驱动系统中电源变化的管理
FI119508B (fi) * 2007-04-03 2008-12-15 Kone Corp Vikaturvallinen tehonohjauslaitteisto
FI119765B (fi) 2007-05-02 2009-03-13 Kone Corp Kuljetusjärjestelmän tehonsyöttölaitteisto
FI119807B (fi) * 2007-11-30 2009-03-31 Kone Corp Hissin valmiustila
ES2418438T3 (es) * 2008-06-17 2013-08-13 Otis Elevator Company Control de seguridad de un freno que utiliza dispositivos de control de baja potencia
CN104935084B (zh) * 2009-07-24 2018-01-02 捷通国际有限公司 无线供电装置
ES2582797T3 (es) * 2010-08-17 2016-09-15 Kone Corporation Aparato de alimentación de electricidad y un sistema de ascensor
DE102010041068A1 (de) * 2010-09-20 2012-03-22 Robert Bosch Gmbh System zum Laden eines Energiespeichers und Verfahren zum Betrieb des Ladesystems
CN102381602B (zh) * 2011-07-04 2014-06-18 上海微频莱机电科技有限公司 升降机缓降装置
US9601945B2 (en) 2013-01-29 2017-03-21 Reynolds & Reynolds Electronics, Inc. Emergency back-up power system for traction elevators
EP3083467B1 (en) * 2013-12-19 2021-01-27 Otis Elevator Company System and method for limiting over-voltage in power supply system
WO2016037665A1 (en) * 2014-09-12 2016-03-17 Otis Elevator Company Elevator brake control system
EP3072842B1 (en) * 2015-03-23 2019-09-25 Kone Corporation Elevator rescue system
CN105302212A (zh) * 2015-12-08 2016-02-03 苏州信利昌电子材料有限公司 一种电压稳定的变压器
DK3290375T3 (da) * 2016-08-29 2019-09-30 Kone Corp Elevator
US10500972B2 (en) * 2017-03-09 2019-12-10 Teknic, Inc. Method and apparatus to dissipate recovered energy from a mechanical load within a connected motor during braking
US11053096B2 (en) 2017-08-28 2021-07-06 Otis Elevator Company Automatic rescue and charging system for elevator drive
EP3617120A1 (en) 2018-08-30 2020-03-04 Otis Elevator Company Elevator electrical safety actuator control
US11084688B2 (en) 2018-12-04 2021-08-10 Reynolds & Reynolds Electronics, Inc. Rescue/evacuation self-testing system for traction elevators

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3706357A (en) * 1970-03-30 1972-12-19 Joseph Elmer Simpson Elevator emergency actuator and rescue unit
JPS59207375A (ja) * 1983-05-10 1984-11-24 三菱電機株式会社 エレベ−タの制御装置
JPS61248881A (ja) * 1985-04-22 1986-11-06 三菱電機株式会社 エレベ−タの制御装置
JPS6293213U (pt) * 1985-11-28 1987-06-15
JPH02136067A (ja) * 1988-11-15 1990-05-24 Fujitsu Ltd 入力電圧切替コンバータ回路
US5058710A (en) 1990-08-14 1991-10-22 Otis Elevator Company Elevator power source device
JP2656684B2 (ja) * 1991-06-12 1997-09-24 三菱電機株式会社 エレベータの停電時運転装置
JPH05221590A (ja) * 1992-02-14 1993-08-31 Mitsubishi Electric Corp エレベータの制御装置
JPH07242376A (ja) * 1994-03-07 1995-09-19 Toshiba Corp エレベータ制御装置の停電時着床装置
JP3261901B2 (ja) * 1994-12-19 2002-03-04 三菱電機株式会社 エレベーターの非常時運転装置
JP3309648B2 (ja) * 1995-06-22 2002-07-29 三菱電機株式会社 エレベータの制御装置
US5893432A (en) * 1996-12-31 1999-04-13 Inventio Ag Controlled emergency stop apparatus for elevators
KR100214686B1 (ko) * 1997-04-10 1999-08-02 이종수 엘리베이터의 구출운전 겸용 역률 개선장치
KR100312771B1 (ko) * 1998-12-15 2002-05-09 장병우 엘리베이터의정전운전제어장치및방법
JP2002154756A (ja) * 2000-11-17 2002-05-28 Mitsubishi Electric Corp エレベーターの点検運転装置及びその運転方法
US7051842B2 (en) * 2001-07-11 2006-05-30 Tseng-Wei Su Emergency moving device of an elevator
US7275622B2 (en) * 2003-05-15 2007-10-02 Reynolds & Reynolds Electronics, Inc. Traction elevator back-up power system with inverter timing

Also Published As

Publication number Publication date
US20090127029A1 (en) 2009-05-21
CN101090855A (zh) 2007-12-19
JP2008526642A (ja) 2008-07-24
ATE486810T1 (de) 2010-11-15
WO2006069591A1 (en) 2006-07-06
DE602004029951D1 (de) 2010-12-16
EP1831092A1 (en) 2007-09-12
BRPI0419253A (pt) 2007-12-18
CN101090855B (zh) 2011-10-12
US7650968B2 (en) 2010-01-26
JP5043680B2 (ja) 2012-10-10
HK1115854A1 (en) 2008-12-12
EP1831092B1 (en) 2010-11-03
ES2353668T3 (es) 2011-03-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0419253B1 (pt) Fonte de alimentação de energia elétrica para o acionamento de um elevador
KR101072513B1 (ko) 구조 작동 회로를 포함하는 엘리베이터 시스템
KR100874571B1 (ko) 전기 엘리베이터 구조 시스템
ES2365921T3 (es) Procedimiento para realizar una operación de rescate de un ascensor.
ES2625493T3 (es) Fase inicial impulsada por gravedad en operación de rescate de elevador limitada por alimentación
KR20080020576A (ko) 엘리베이터 제어 장치
CN109650196A (zh) 电梯停电的救援方法
JP5674062B2 (ja) エレベータ制御装置およびエレベータ制御方法
JP2003341947A (ja) エレベータ制御装置
KR100884041B1 (ko) 엘리베이터 구조 작동 제어 시스템
JPS58280B2 (ja) 静止レオナ−ド装置
RU2431594C2 (ru) Источник питания привода лифта
JPH08319072A (ja) エレベーターの停電時運転装置
RU2401792C1 (ru) Система обеспечения бесперебойной работы двигателя лебедки лифта, привод лифта и способ обеспечения бесперебойной подачи питания на двигатель лебедки лифта
KR100903661B1 (ko) 엘리베이터 구조 작업을 수행하는 방법
JP2002137875A (ja) エレベータの停電時運転装置
JP2000041346A (ja) 無停電電源装置
JPH07196269A (ja) エレベーターの停電時運転装置
CN112249827B (zh) 一种电梯应急救援控制电路和控制方法
KR100904148B1 (ko) 전기 엘리베이터 구조 시스템
RU2328438C2 (ru) Подъемник и способ спасательной операции в подъемно-транспортном оборудовании (варианты)
JP2667559B2 (ja) 交流エレベータ制御装置
JPS63267682A (ja) エレベ−タの非常用電源装置
JPH01321277A (ja) エレベータの制御装置
KR100892747B1 (ko) 엘리베이터 구조 시스템을 포함한 엘리베이터

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/12/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)