BRPI0419098B1 - Processo de calcinação de pó - Google Patents
Processo de calcinação de pó Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0419098B1 BRPI0419098B1 BRPI0419098-0A BRPI0419098A BRPI0419098B1 BR PI0419098 B1 BRPI0419098 B1 BR PI0419098B1 BR PI0419098 A BRPI0419098 A BR PI0419098A BR PI0419098 B1 BRPI0419098 B1 BR PI0419098B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- powders
- process according
- furnace
- continuous vertical
- vertical tubular
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C09—DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- C09C—TREATMENT OF INORGANIC MATERIALS, OTHER THAN FIBROUS FILLERS, TO ENHANCE THEIR PIGMENTING OR FILLING PROPERTIES ; PREPARATION OF CARBON BLACK ; PREPARATION OF INORGANIC MATERIALS WHICH ARE NO SINGLE CHEMICAL COMPOUNDS AND WHICH ARE MAINLY USED AS PIGMENTS OR FILLERS
- C09C3/00—Treatment in general of inorganic materials, other than fibrous fillers, to enhance their pigmenting or filling properties
- C09C3/006—Combinations of treatments provided for in groups C09C3/04 - C09C3/12
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C09—DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- C09C—TREATMENT OF INORGANIC MATERIALS, OTHER THAN FIBROUS FILLERS, TO ENHANCE THEIR PIGMENTING OR FILLING PROPERTIES ; PREPARATION OF CARBON BLACK ; PREPARATION OF INORGANIC MATERIALS WHICH ARE NO SINGLE CHEMICAL COMPOUNDS AND WHICH ARE MAINLY USED AS PIGMENTS OR FILLERS
- C09C1/00—Treatment of specific inorganic materials other than fibrous fillers; Preparation of carbon black
- C09C1/0009—Pigments for ceramics
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Ceramic Engineering (AREA)
- Pigments, Carbon Blacks, Or Wood Stains (AREA)
- Preparation Of Clay, And Manufacture Of Mixtures Containing Clay Or Cement (AREA)
- Compositions Of Oxide Ceramics (AREA)
- Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "PROCESSO DE CALCINAÇÃO DE PÕ" .
Campo da Invenção A presente invenção se refere ao campo da produção de pigmentos cerâmicos, e particularmente a um processo para a calcinação de pós brutos.
Estado da Técnica Conforme é conhecido, nos processos para a produção de pigmentos, particularmente aqueles usados no setor de cerâmicos, os produtos brutos (geralmente misturas de óxidos metálicos na forma de pó) são calcinados.
Na técnica conhecida, a calcinação dos pós necessária pra a produção de pigmentos é efetuada pela colocação dos pós dentro de fornos contínuos ou descontínuos nos quais, devido âs altas temperaturas, uma série de reações ocorre, as quais levam à formação do pigmento requerido.
Nos processos de produção contínua, os pós são alimentados num fluxo contínuo para dentro dos fornos, os quais têm uma estrutura compreendendo um conduíte cilíndrico aquecido. Os pós passam através do referido conduíte cilíndrico do forno, sofrendo o tratamento térmico de calcinação.
Os fornos usados são geralmente de dois tipos: "rotativo", chamados dessa forma porque eles giram ao redor de um eixo longitudinal inclinando-se em relação ao horizontal, ou "fixo", com um eixo vertical.
Os fornos fixos de eixo vertical, os quais são um desenvolvimento muito recente e, particularmente, foram descritos na patente italiana 01310183, têm uma câmara de aquecimento contendo um conduíte cilíndrico posicionado verticalmente no qual os pós caem por gravidade numa velocidade que pode ser determinada pelo ajuste da largura da seção de saída do forno, a qual está posicionada no fundo do forno ou através de uma rosca transmissora com velocidade ajustável. Os pós são aquecidos conforme necessário através de dispositivos de aquecimento (a gãs, elétricos, etc.) dispostos externamente em relação ao referido conduíte cilíndrico deslizante.
Em relação aos fornos contínuos tradicionais, nos quais os pós correm ao longo de um plano levemente inclinado ou essencialmente horizontal, esses fornos verticais têm, dentre outras, a vantagem de permitir a produção de pigmentos especiais os quais poderíam, de outra forma, ser difíceis de obter e, portanto, são de interesse para o uso industrial. Entretanto, eles têm um problema o qual pode afetar seriamente o seu uso.
Durante o estágio de calcinação, conforme o produto sinteriza, ele forma aglomerados de diferentes dimensões, o que impede o seu fluxo suave e pode até mesmo causar a completa obstrução do conduíte cilíndrico.
Para solucionar essa desvantagem, muitas soluções foram propostas, por exemplo, a introdução de uma rosca no conduíte cilíndrico deslizante ou a queimação do conduíte cilíndrico (mais estreito no ponto de entrada de material e mais largo na saída), mas nenhum deles obteve sucesso na resolução do problema de modo satisfatório.
Na literatura, especialmente no campo metalúrgico, muitos processos de tratamento de aquecimento mineral são conhecidos, nos quais o material é introduzido nos fornos, geralmente horizontais ou inclinados, na forma de pellets (ver, por exemplo, o documento US 6,221,127). Esse processo é vantajoso para fundição, mas no campo dos pigmentos essa solução nunca foi sugerida, uma vez que para obter o produto requerido (isto é, o pigmento), ele sempre foi considerado essencial para o material a ser calcinado na forma de pó.
Resumo da Invenção 0 objetivo da presente invenção é, portanto, tomar disponível um processo de calcinação de pó o qual permita a exploração de todas as vantagens oferecidas por um forno vertical, superando as desvantagens mencionadas acima. Descrição Detalhada da Invenção Foi agora surpreendentemente descoberto que num forno vertical ê possível usar o material de partida na forma de pellets sem afetar o resultado final (isto é, obter pigmentos com todas as características necessárias obtidas com os sistemas tradicionais) e superando os possíveis problemas existentes pela dificuldade de fluxo da massa sinterizada.
Uma vantagem do método de acordo com a invenção é que ele é simples e barato para implementar, não requer adaptações particulares nas plantas e melhora a qualidade e eficiência do tratamento de calcinação, tornando os materiais com um fluxo extremamente suave dentro do forno.
Outras características e vantagens aparecerão mais claramente a partir da descrição detalhada de um método para a calcinação de pós ilustrado abaixo como um exemplo não-restritivo.
De acordo com o processo da invenção, os pós anteriormente sofrem um processo de aglomeração para agregar as partículas individuais de pó em estruturas com dimensões maiores do que as dimensões das partículas individuais. 0 estágio de aglomeração é extremamente eficaz no aumento da capacidade de fluxo dos pós dentro do conduíte de calcinação. De fato, as dimensões maiores das estruturas aglomeradas reduzem a superfície de contato global presente dentro da massa de pó, tornando-a com um fluxo mais suave. As estruturas aglomeradas individuais, por exemplo, na forma de esferas ou flocos, podem também ser "espremidas", reduzindo o seu volume e também reduzindo a "pressão" dentro da massa de pó, compensando os efeitos do tratamento térmico. A aglomeração pode ser efetuada de diferentes formas de acordo com o tipo de mistura de pó usada.
Uma dessas formas proporciona que os pós sejam introduzidos num receptáculo cilíndrico o qual gira em torno de um eixo inclinado em relação à vertical; os pós são pulverizados com água atomizada, enquanto o receptáculo gira. A umidificação dos pós com água atomizada, combinada com o movimento rotatório do receptáculo cilíndrico, faz com que as partículas individuais se combinem formando formas esferoidais (pellets) de dimensões variadas de acordo com a velocidade de rotação do receptáculo cilíndrico e com o tempo que as partículas permanecem no cilindro. Outra forma de obter a aglomeração do pó é por compressão.
Dessa forma, os pós comprimidos se aglomeram na forma de flocos, as dimensões dos quais dependem do volume dos pós comprimidos. A aglomeração leva à formação de estruturas (pellets ou flocos) os quais preferivelmente têm dimensões de 2 a 10.000 ou mais vezes maiores do que as dimensões das partículas de pó individuais.
No final do estágio de aglomeração, os pós sofrem um processo de secagem o qual elimina o excesso de umidade. A umidade excessiva poderia arriscar as vantagens da aglomeração dos pós, os quais poderíam tender a aglutinarem-se juntos, dessa maneira reduzindo drasticamente a sua capacidade de fluxo.
Os aglomerados obtidos dessa forma (pellets ou flocos) são então introduzidos continuamente no conduíte de calcinação posicionado dentro do forno. Dentro do referido conduíte, os pós sofrem o tratamento de calcinação com aquecimento o qual, para os pós usados na indústria de cerâmica para obter colorações, é atualmente efetuado numa temperatura entre 750 °C e 1400°C.
No final do tratamento, os aglomerados são removidos do conduíte de calcinação e são enviados para armazenamento ou para os estágios subseqüentes do ciclo de produção.
Com o processo de acordo com a invenção, os pós tornam-se extremamente de fluxo suave dentro do forno, eliminando o entupimento e melhorando a qualidade e a eficiência do tratamento de calcinação. Além disso, o método é simples e barato de implementar e não necessita de adaptações particulares no forno.
Um processo para a preparação de pigmentos de cerâmica usando o processo de acordo com a invenção é ilustrado abaixo.
Exemplo 50 Kg de pigmento bruto à base de zircônio na forma de pó são usados e pellets de aproximadamente 1 cm de diâmetro são formados usando um peletizador padrão.
Os pellets são secos num forno a gás e, a seguir, deixados resfriar em temperatura ambiente.
Os pellets são, a seguir, carregados através de um funil para dentro do conduíte do forno e deixados cair por gravidade. O conduíte é mantido numa temperatura de aproximadamente 950°C e os pellets passam através dele numa taxa de aproximadamente 10 Kg/h.
As esferas de pigmentos sinterizadas produzidas dessa forma estão prontas para serem transportadas para o depósito para armazenamento ou para os estágios de trabalho subsequentes.
Nenhum entupimento do conduíte ou atrasos no fluxo de saída dos pellets sinterizados a partir do forno ocorrem, além disso, o pigmento tem características semelhantes àquelas do pigmento obtido por calcinação em fornos tradicionais.
Claims (8)
1. Processo para a calcinação de pós para o preparo de pigmentos de cerâmica, caracterizado pelo fato de compreender os seguintes estágios: - os pós sofrem um processo de aglomeração para agregar as partículas individuais de pó em estruturas com dimensões maiores do que as dimensões das partículas individuais; - os pós aglomerados sofrem um processo de secagem; - os ditos aglomerados são introduzidos continuamente no conduto de calcinação de um forno tubular vertical contínuo, onde são submetidos ao tratamento térmico de calcinação; - os aglomerados calcinados são coletados do forno.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o referido processo de aglomeração é efetuado através de um peletizador industrial.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o referido processo de aglomeração é efetuado por compressão.
4. Processo, de acordo com as reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o forno tubular vertical contínuo é um forno rotatório.
5. Processo, de acordo com as reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o forno tubular vertical continuo é um forno de eixo vertical fixo.
6. Processo, de acordo com as reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que os aglomerados, pellets ou flocos têm 1 cm de diâmetro.
7. Processo, de acordo com as reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a temperatura do forno tubular vertical continuo é de 950°C.
8. Processo, de acordo com as reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o forno tubular vertical continuo é um forno elétrico.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PCT/IT2004/000558 WO2006038236A1 (en) | 2004-10-07 | 2004-10-07 | Powder calcination process |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0419098A BRPI0419098A (pt) | 2007-12-11 |
BRPI0419098B1 true BRPI0419098B1 (pt) | 2015-08-18 |
Family
ID=34959271
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0419098-0A BRPI0419098B1 (pt) | 2004-10-07 | 2004-10-07 | Processo de calcinação de pó |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1812520B1 (pt) |
CN (1) | CN101052688B (pt) |
AT (1) | ATE546498T1 (pt) |
BR (1) | BRPI0419098B1 (pt) |
ES (1) | ES2382710T3 (pt) |
MX (1) | MX2007004034A (pt) |
WO (1) | WO2006038236A1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US20130191941A1 (en) | 2006-07-05 | 2013-07-25 | Shing Kwok | Modulating light response pathways in plants, increasing light-related tolerances in plants, and increasing biomass in plants |
CA2713208C (en) | 2008-02-15 | 2021-02-16 | Ceres, Inc. | Drought and heat tolerance in plants |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3649171A (en) * | 1970-02-18 | 1972-03-14 | Du Pont | Preparation of alkali metal tetratitanate |
US3856545A (en) * | 1971-07-20 | 1974-12-24 | T Ferrigno | Pigmentary composition |
US3853574A (en) * | 1972-11-15 | 1974-12-10 | T Ferrigno | Processing modified pigmentary compositions |
NL7906213A (nl) * | 1978-10-04 | 1980-04-09 | Thann & Mulhouse | Rood ijzeroxydepigment en werkwijze voor de bereiding van ijzeroxyde van pigmentkwaliteit uitgaande van afval ijzer (ii) sulfaat. |
DE3242747A1 (de) * | 1981-12-23 | 1983-08-25 | Degussa Ag, 6000 Frankfurt | Verfahren zur herstellung anorganischer pigmente |
DE3921262C1 (pt) * | 1989-06-29 | 1990-07-05 | Bayer Ag, 5090 Leverkusen, De | |
DE3930098A1 (de) * | 1989-09-09 | 1991-03-14 | Basf Lacke & Farben | Verfahren zur herstellung von anorganischen oxidischen pigmenten bzw. oxidischen keramischen farbkoerpern |
-
2004
- 2004-10-07 EP EP04791892A patent/EP1812520B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2004-10-07 BR BRPI0419098-0A patent/BRPI0419098B1/pt not_active IP Right Cessation
- 2004-10-07 CN CN2004800441579A patent/CN101052688B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2004-10-07 MX MX2007004034A patent/MX2007004034A/es active IP Right Grant
- 2004-10-07 AT AT04791892T patent/ATE546498T1/de active
- 2004-10-07 WO PCT/IT2004/000558 patent/WO2006038236A1/en active Application Filing
- 2004-10-07 ES ES04791892T patent/ES2382710T3/es not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2006038236A8 (en) | 2006-06-29 |
EP1812520A1 (en) | 2007-08-01 |
ATE546498T1 (de) | 2012-03-15 |
BRPI0419098A (pt) | 2007-12-11 |
ES2382710T3 (es) | 2012-06-12 |
WO2006038236A1 (en) | 2006-04-13 |
CN101052688A (zh) | 2007-10-10 |
EP1812520B1 (en) | 2012-02-22 |
CN101052688B (zh) | 2012-07-04 |
MX2007004034A (es) | 2007-06-07 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US5997289A (en) | Rotary calciner with mixing flights | |
BR102015007376B1 (pt) | Processo para granulação em leito fluidizado de caldos de fermentação contendo aminoácido | |
CN200968763Y (zh) | 调味料制粒干燥设备 | |
JPS6047210B2 (ja) | ガラスバッチの予熱方法及び装置 | |
BRPI0419098B1 (pt) | Processo de calcinação de pó | |
JPS584268B2 (ja) | 金属塩の乾燥と凝集とを同時に行なう方法 | |
CN108157932A (zh) | 复配食品添加剂乳酸粉的双螺杆挤出混合、免烘干制备方法 | |
US5908291A (en) | Continuous cross-flow rotary kiln | |
KR100818220B1 (ko) | 패각을 이용한 이온화 칼슘제 제조공법 | |
US4320105A (en) | Pellitizing method | |
RU2328338C1 (ru) | Способ получения гранулированного продукта и барабанный гранулятор | |
RU2363713C2 (ru) | Способ кальцинации порошка | |
JP5958415B2 (ja) | 酸化亜鉛焼鉱の製造方法 | |
JP2016192947A (ja) | 粉末原料茶製造方法 | |
CN104894398A (zh) | 一种生产粉状五氧化二钒的设备与方法 | |
US4508667A (en) | Manufacture of highly porous refractory material | |
KR100278140B1 (ko) | 스트론티움이 함유된 결착제를 이용한 과립 스트론티움카보네이트의 제조방법 | |
CN104764345A (zh) | 一种复合肥干燥或冷却方法及设备 | |
RU2790521C1 (ru) | Способ получения окатышей | |
US2117467A (en) | Porous niter cake pellets and method of manufacturing the same | |
CN102643520A (zh) | 用于提供生产pet容器用的原材料的方法和装置 | |
US2545441A (en) | Method for forming glomerules | |
SU1062483A2 (ru) | Сушилка дл сыпучих материалов | |
JP2017048419A (ja) | 鉱石とダストからなる混練物の製造方法及びその方法を用いたブリケットの製造方法 | |
SU658387A1 (ru) | Устройство дл нагрева зернистой шихты |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2691 DE 02-08-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |