BRPI0418410B1 - par de lentes de contato e método para projetar lentes de contato - Google Patents

par de lentes de contato e método para projetar lentes de contato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0418410B1
BRPI0418410B1 BRPI0418410A BRPI0418410A BRPI0418410B1 BR PI0418410 B1 BRPI0418410 B1 BR PI0418410B1 BR PI0418410 A BRPI0418410 A BR PI0418410A BR PI0418410 A BRPI0418410 A BR PI0418410A BR PI0418410 B1 BRPI0418410 B1 BR PI0418410B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
power
lens
lenses
zone
progressive
Prior art date
Application number
BRPI0418410A
Other languages
English (en)
Inventor
H Roffman Jeffrey
C Durland Scott
R Poling Timothy
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care filed Critical Johnson & Johnson Vision Care
Publication of BRPI0418410A publication Critical patent/BRPI0418410A/pt
Publication of BRPI0418410B1 publication Critical patent/BRPI0418410B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/04Contact lenses for the eyes
    • G02C7/041Contact lenses for the eyes bifocal; multifocal
    • G02C7/042Simultaneous type
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C7/00Optical parts
    • G02C7/02Lenses; Lens systems ; Methods of designing lenses
    • G02C7/024Methods of designing ophthalmic lenses
    • G02C7/027Methods of designing ophthalmic lenses considering wearer's parameters

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

pares de lentes de contato multifocais. a presente invenção refere-se a um par de lentes oftámicas multifocais progressivas, que a lente do olho dominante incorpora correção de visão para mais longe do que o faz a lente para o olho não-dominante.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para “PAR DE LENTES DE CONTATO E MÉTODO PARA PROJETAR LENTES DE CONTATO".
Campo da Invenção [001] A presente invenção refere-se a lentes oftálmicas mui ti focais. Em particular, a invenção providencia pares de lentes de contato, para indivíduos que proveem correção para presbiopia.
Antecedentes da Invenção [002] À medida que um indivíduo envelhece, o olho fica menos capaz de acomodar-se ou curvar-se a lente natural para focar os objetos que estão rei ativa mente perto do observador. Esta condição é conhecida como presbiopia. Similarmente, para pessoas que tiveram suas lentes naturais removidas e uma lente intra-ocular inserida como uma substituição, a potência de acomodação está ausente.
[003] Dentre os métodos usados para corrigir a falha ocular para acomodação, está o uso de lentes que têm mais que uma potência óptica. Em particular, lentes de contato e íntra-oculares foram desenvolvidas, em que são providenciadas zonas de potência ótica para perto, longe e intermediários. Exemplos de tais lentes são encontrados em Documentos de Procuração VTN 634, 635 e 638 que correspondem aos Pedidos dos Estados Unidos N°s de série 10/285,054, 10/284.613 e 10/284.702, respectivamente, os quais estão aqui incorporados em sua totalidade por referência.
[004] Sabe-se que, cada indivíduo tem um olho dominante que predomina para visão à distância. O olho dominante é o olho que seria usado para conduzir a visão olhando através de um telescópio, microscópio monoocular, alça de mira de arma de fogo ou similar. A presente invenção utiliza o fato que os indivíduos têm um olho dominante no projeto de um par de lentes para o indivíduo.
Breve Descrição dos Desenhos [005] A Figura 1 é um gráfico descrevendo perfis progressivos para zonas de potência de adição progressiva úteis nas lentes da invenção.
[006] A Figura 2 é um gráfico descrevendo perfis de progresso adicionai para zonas de potência de adição progressivas nas lentes da invenção.
Descricão Detalhada da Invenção e Modalidades Preferidas [007] A invenção providencia um par de lentes oftálmica mui ti focal progressiva, e métodos para produzir o par de lentes que corrige a presbiopia do usuário da lente. No par de lentes da invenção, o olho dominante incorpora a correção da visão mais longe do que o faz a lente para o olho não-dominante.
[008] Assim, em uma modalidade, a invenção providencia um par de lentes oftálmica, compreendendo, consistindo essencialmente em, e consistindo em uma primeira lente tendo uma primeira zona óptica compreendendo uma zona de potência de adição progressiva tendo um primeiro perfil de potência e uma segunda lente tendo uma segunda zona óptica compreendendo uma zona de potência de adição progressiva tendo um segundo perfil de potência, em que os primeiro e segundo perfis de potência são diferentes.
[009] Por "lente oftálmica" quer-se dizer uma lente de contato, intra-ocular, lente de enxerto ou similar. Preferivelmente, as lentes da invenção são lentes de contato. Por "potência óptica à distância", "potência de visão à distância" e "potência à distância" entende-se a quantidade de energia refrativa necessária para corrigir a acuidade da visão à distância do usuário no grau desejado. Por "potência óptica perto", "potência de visão perto" e "potência para perto" entende-se a quantidade de potência refrativa necessária para corrigir a acuidade de visão perto do usuário no grau desejado.
[0010] Por "potência de adição progressiva" entende-se uma po- tência que, à medida que se move radialmente para fora do centro da zona óptica para a periferia, altera-se contínua e progressivamente, a potência de visão de perto para o intermediário, para a potência de visão à distância, ou altera-se da potência de visão à distância para o intermediário para a visão perto. Por "perfil da potência " entende-se a distribuição de potência dentro de uma zona de potência de adição progressiva ou zona de potência de adição progressiva.
[0011] No par de lentes da invenção, os perfis de potência de zona de potência de adição progressiva, diferem entre as lentes. Mais especificamente, o perfil de potência para as lentes usadas no olho dominante é tal que a zona de potência de adição progressiva, providencia potência mais longe do que o faz a zona de potência de adição progressiva para as lentes do olho não-dominante. A lente do olho não-dominante tem uma potência mais para perto na zona de potência de adição progressiva. Constitui uma descoberta da invenção, a providência desta área maior de potência de visão à distância e potência de visão para perto para o olho dominante e não-dominante, respectivamente, sendo providenciado uma visão à distância melhor e visão perto melhor para o usuário de lentes. A diferença nos perfis de potência é adquirida pelo desvio da posição radial do ponto final, significando o ponto no progresso da potência ao qual há cerca de metade da potência auxiliar dentro dos perfis de potência. Preferivelmente, o ponto terminal para a área da visão à distância é desviado em cerca de 0,1 a cerca de 1,5 mm no sentido da periferia da zona óptica na lente para o olho dominante.
[0012] A Figura 1 descreve o perfil de potência para três zonas de potência de adição progressivas úteis na invenção, cada uma das quais progride da potência para perto na parte central do centro da zona óptica para a potência de distância na periferia. O eixo x do gráfico é a altura, ou distância, do centro 0 da lente. O eixo y é a potência au- xiliar instantânea em qualquer ponto x ao longo do progresso da potência. A linha horizontal X na Figura 1 é o ponto mediano na transição de potência para potência óptica de distância à perto. Para o perfil A de potência, o ponto final R é tal que a potência de distância adicional é providenciado, no sentido do perfil, se comparado aos perfis de potência B e C. Assim, nas lentes da invenção, a lente para o olho dominante em um par de lentes, incorporaria, preferivelmente o perfil A versus B ou C, ou menos preferivelmente perfil B versus C. O olho não-dominante preferivelmente incorporaria o perfil C e menos preferivelmente B, contanto que, o perfil do olho dominante fosse A.
[0013] A Figura 2 descreve perfis de potência alternativos para três zonas de potência de adição progressivas úteis na invenção. A linha horizontal Y na Figura 2 é o ponto mediano na transição de potência para potência óptica de longe a perto. Os perfis descritos são distintos em que nem todos progridem da visão perto para longe à medida que se desloca do centro da zona óptica para a periferia da zona. Nas lentes da invenção, uma lente pode incorporar perfis D ou E, e a segunda lente do par pode incorporar o perfil F para providenciar um par de lentes diferente. O perfil F, preferivelmente deve ser utilizado pelo olho dominante com os perfis D ou E utilizados pelo olho não-dominante.
[0014] Um par de lentes de contato é providenciado pela invenção, uma lente para ser utilizada no olho dominante e a outra para ser utilizada no olho não-dominante. Para um par de lentes coerente com a modalidade da Figura 1, as lentes utilizadas por, tanto o olho dominante como não-dominante contêm uma potência, que progride da potência para perto no centro da zona óptica para a potência à distância na periferia. Para um par de lentes coerente com a modalidade da Figura 2, a lente utilizada pelo olho dominante tem uma superfície com a potência à distância no centro da zona óptica que progride para a potên- cia para perto, à medida que se desloca radialmente do centro da zona óptica.
[0015] A lente utilizada pelo olho não-dominante da modalidade da Figura 2 também tem uma superfície com uma zona óptica central com a potência de adição progressiva desejada e perfil de potência. A potência de adição progressiva desloca-se da potência de visão para perto e para longe à medida que se desloca radialmente do centro da zona óptica. Uma das lentes pode ter potência de visão à distância em seu centro progredindo para a visão à distância na periferia e a outra lente possui potência de visão para perto em seu centro progredindo para a potência de visão à distância na periferia.
[0016] Nas lentes de contato da invenção, a potência de adição progressiva pode ser no lado do objeto, ou de frente, na superfície, no canto do olho, ou atrás, da superfície ou ambas as superfícies. Nas lentes da invenção, as potências ópticas de distância, perto e intermediária são potências esféricas ou na forma de toróides.
[0017] A potência de adição progressiva pode ser calculada por qualquer método conhecido. Um método preferido providencia potência de adição progressiva em uma zona óptica em que a velocidade e o contorno para a zona são determinados pela seguinte equação: em que: Addx é a potência de adição instantânea real em qualquer ponto x na superfície da lente; x é um ponto na superfície da lente a uma distância x do centro, a é uma constante e preferivelmente é 1, AddpiCo é a potência de adição de dioptria de pico total, ou potência de adição necessária para a correção da visão para perto;
Xc é o semidiâmetro de supressão ou o ponto mediano na transição de potência da potência longe para perto, ou potência perto para longe, n é uma variável entre 1 e 40, preferivelmente entre 1 e 20, e Add é um valor igual à diferença na potência entre a potência de visão para perto e potência de visão à distância da lente.
[0018] Na equação I, n é a variável que controla a inclinação da progressão da potência de visão para perto para longe e da potência de visão longe para perto na lente. Tanto menor o valor de n, mais gradual será a progressão. Por "velocidade" ou " contorno" significa a inclinação da mudança de potência da potência de perto para longe.
[0019] Em uma outra modalidade, a potência de adição progressiva na zona óptica é providenciada em que a velocidade e o contorno para a zona são determinados pela seguinte equação: em que: Add(x) é a potência de adição instantânea real em qualquer ponto x na superfície da lente, x é um ponto na superfície da lente a uma distância x do centro, a é uma constante e é preferivelmente 1, AddpiCo é a potência de adição de dioptria de pico total, Xc é o semidiâmetro de supressão, n é uma variável entre 1 e 40, preferivelmente entre 1 e 20, e Add é um valor que é igual a diferença na potência entre a potência de visão para perto e potência de visão à distância da lente.
[0020] Em ainda uma outra modalidade, a velocidade e um contorno para a zona são determinados pela seguinte equação: em que: Add(x) é a potência de adição instantânea real em qualquer ponto x na superfície da lente, x é um ponto na superfície da lente a uma distância x do centro, a é uma constante e é preferivelmente 1, d é um valor arbitrário entre 1 e 40;
AddpiCo é a potência de adição de dioptria de pico total, Xc é o semidiâmetro de supressão, n está entre 1 e 40, preferivelmente entre 1 e 20, e Add é um valor igual à diferença na potência entre a potência de visão para perto e potência de visão à distância da lente.
[0021] As equações I a III, têm cada qual, um valor de n que é igual de cada lado de Xc. Como uma alternativa, o valor de n pode ser um primeiro valor quando X<Xc e um segundo valor para X>Xc- Nesta modalidade, X = Xc, n pode ser o primeiro ou segundo valor.
[0022] Em ainda uma outra modalidade, a invenção providencia uma lente com uma zona óptica com uma zona central de potência de adição progressiva, em que um diâmetro da zona central é cerca de 2,5 mm ou menos. Em tais modalidades a potência de visão para perto é colocada no centro da zona central. O tamanho da zona central para uma lente projetada de acordo com esta modalidade da invenção será determinado, com base no diâmetro da pupila do usuário da lente, visto a pelo menos dois níveis de luminância diferentes. O diâmetro da pupila medido pode ser uma medição real de uma pupila do indivíduo ou diâmetros médios com base em medições de uma população de indivíduos. Preferivelmente, a pupila é medida a luminâncias baixa, intermediária e alta, que correspondem a 2,5 cd/m2, 50 cd/m2, 250 cd/m2, respectivamente, usando qualquer instrumento adequado como um pupilômetro. Alternativamente, o diâmetro da zona central é baseado nos dados disponíveis do tamanho da pupila como uma função da idade, potência de adição, ou ambos. Os dados de tamanho da pupila estão disponíveis de uma série de fontes incluindo, sem limitação, a Patente dos Estados Unidos, noS 5.488.312, 5.682.223, 5.835.192 e 5.929.969, ora incorporadas aqui por referência em sua totalidade.
[0023] Uma superfície da lente pode providenciar a zona de potência de adição progressiva e a outra superfície poderia incorporar potência cilíndrica ou potência cilíndrica progressiva, de modo a corrigir o astigmatismo do usuário. Alternativamente, a potência cilíndrica pode ser combinada com a potência de adição progressiva na superfície frontal ou superfície posterior.
[0024] Por "potência cilíndrica progressiva" quer-se dizer que, há uma mudança progressiva contínua, na potência cilíndrica do centro óptico da lente para a periferia da zona óptica. A potência cilíndrica pode aumentar ou diminuir, à medida que se move do centro óptico para a periferia. Em uma outra modalidade alternativa ainda, as lentes da invenção providenciam uma potência cilíndrica progressiva e um eixo progressivo. Por "eixo progressivo" entende-se que o eixo da potência cilíndrica altera-se continuamente sobre uma faixa definida, à medida que se move do centro óptico da lente para a periferia da zona óptica. A potência cilíndrica pode aumentar ou diminuir à medida que se move do centro óptico para a periferia.
[0025] A potência cilíndrica da lente pode variar de acordo com a seguinte equação: onde y é a potência cilíndrica instantânea em qualquer ponto x da lente; P controla a largura da região de potência cilíndrica da lente e é um valor maior que 0, preferivelmente 1, A é uma constante, preferivelmente 0,5, K controla o deslocamento da potência cilíndrica de pico e pode ser um valor de + 4 a -4; S controla os pontos finais da função e pode ser um valor de 1 a 50; e Cyl é a potência cilíndrica máxima da lente.
[0026] A equação IV providencia uma potência cilíndrica progressiva que diminui à medida que se desloca do centro da zona óptica, ou centro óptico da lente para a periferia da lente.
[0027] Uma potência cilíndrica progressiva que aumenta à medida que se desloca do centro da zona óptica ou centro óptico da lente, para a periferia da lente pode ser providenciada pela seguinte equação: em que os valores e definições para y, A, P, X, K e Cyl são iguais para a equação IV.
[0028] Ainda uma outra equação útil para providenciar uma potência cilíndrica progressiva é: em que: y é a potência cilíndrica instantânea em qualquer ponto x; P é uma fração da pupila e pode ser qualquer valor de 0 a 1; x é um valor de 0,0 a 20; e Cyl é a potência cilíndrica máxima.
[0029] A equação VI providencia a diminuição da potência cilíndrica à medida que se desloca do centro da zona óptica. A equação a seguir providencia a potência crescente: Ainda outra equação útil para providenciar potência de redução progressiva do centro da zona óptica é: e para o aumento da potência cilíndrica: em que y é a potência cilíndrica instantânea em qualquer ponto x da lente; P é a fração da pupila e tem 90 a 180 graus, x é um valor de 0,0 a 20; e Cyl é a potência cilíndrica máxima da lente.
[0030] Ainda exemplos adicionais de equações que podem ser usadas para projetar uma potência cilíndrica progressiva que diminui do centro da zona óptica para a periferia são: em que, cada uma: y é a potência cilíndrica instantânea em qualquer ponto x;
Xc é o corte de 50% na transição do filtro, ou posição em x com metade da potência de pico cilíndrica; a é uma constante e é preferivelmente 1, n controla o escalonamento da transição e é um valor de 1 a 40;
Cyl é a potência cilíndrica máxima, e X é o semidiâmetro instantâneo da distância da posição x do centro da lente.
[0031] Exemplos adicionais de equações que podem ser usadas para projetar uma potência cilíndrica progressiva que aumenta do cen- tro da zona óptica para a periferia são: em que, em cada uma: y é a potência cilíndrica instantânea em qualquer ponto x;
Xc é o corte de 50% na transição do filtro, ou posição em x, em que a potência cilíndrica é metade da potência de pico; a é uma constante e é preferivelmente 1, n controla o escalonamento da transição e é um valor de 1 a 40;
Cyl é a potência cilíndrica máxima, e X é o semidiâmetro instantâneo.
[0032] Aquele versado na técnica reconhecerá que, para as modalidades de lente de contato, em que uma potência cilíndrica se faz presente, um meio de estabilização precisará de ser incorporado às lentes. Meios de estabilização adequados são quaisquer meios de estabilização estático e dinâmico conhecidos na técnica, incluindo, sem limitação, lastro de prisma, zonas delgadas e espessas, saliências e similar e suas combinações.
[0033] As lentes da invenção também podem incorporar um mapa de elevação topográfica inversa da córnea do usuário de lente na superfície da lente. A topografia córnea pode ser determinada por qualquer método conhecido, incluindo, sem limitação, o uso de um topó-grafo de córnea. Para fabricação de lente de contato mole, os dados de elevação, são aplicados, inicialmente a um modelo de lente no estado não flexionado. A seguir os dados são transformados levando-se em conta, a flexão da lente mole, ou enrolamento, quando a lente é colocada no olho. Assim, os efeitos de ambas as elevações da córnea e enrolamento são considerados para, quando do uso dos dados topográficos corneanos. Os dados de flexão transformados podem, então, ser mapeados em um padrão de grade CNC e usados para produzir as lentes ou moldar a superfície da ferramenta. Preferivelmente, os dados topográficos são incorporados na superfície posterior da lente e a zona de potência de adição progressiva fica na superfície frontal.
[0034] As lentes da invenção, são preferivelmente lentes de contato moles, produzidas de qualquer material adequado na produção de tais lentes. Materiais descritos para formação de lentes de contato moles, incluem, sem limitação, elastômeros de silicone, macrômeros contendo silicone, incluindo, sem limitação, as descritas na Patente dos Estados Unidos noS 5.371.147, 5.314.960, e 5.057.578, incorporadas aqui em sua totalidade por referência, hidrogéis, hidrogéis contendo silicone e similar e suas combinações. Mais preferivelmente a superfície é um siloxano, ou contém uma funcionalidade siloxano, incluindo, sem limitação, macrômeros de polidimetil siloxano, siloxanos de meta-criloxipropil polialquila, e suas misturas, hidrogel de silicone ou um hi-drogel tal como etafilcon A.
[0035] Um material formador de lente preferido é um polímero de poli-2-hidroxietil metacrilato, com um pico de peso molecular entre cerca de 25.000 e cerca de 80.000 e uma polidispersidade de menos que cerca de 1,5 a menos que cerca de 3,5 respectivamente, e ligado a ele covalentemente, pelo menos um grupo funcional reticulável. Este material está descrito no Documento de Procuração n° VTN 588, do Pedido dos Estados Unidos N° de Série 60/363.630, incorporado aqui em sua totalidade por referência. Materiais adequados para formação de lentes intra-oculares, incluem sem limitação, metacrilato de polimetila, metacrilato de hidroxietila, plásticos transparentes inertes, polímeros com base em silicone, e similar e as combinações destes.
[0036] A cura do material formador de lente pode ser realizada por quaisquer meios conhecidos incluindo, sem limitação, cura térmica, irradiação, radiação química, eletromagnética e similar e suas combinações. Preferivelmente, a lente é moldada a qual é realizada usando luz ultravioleta ou mediante uso do espectro total da luz visível. Mais especificamente, as condições precisas adequadas para a cura do material de lente dependerá do material selecionado e das lentes que se pretende formar. Processos de polimerização para lentes oftálmicas incluindo, sem limitação, lentes de contato são bem-conhecidos. Processos adequados estão descritos na Patente U.S. n° 5.540.410, incorporada aqui em sua totalidade por referência.
[0037] As lentes de contato da invenção podem ser formadas por qualquer método convencional. Por exemplo, a zona óptica pode ser produzida por torneamento com ferramenta de diamante ou torneada com ferramenta de diamante nos moldes que são usados para formar a lente da invenção. A seguir uma resina líquida adequada é colocada entre os moldes, seguido por compressão e cura da resina formando as lentes da invenção. Alternativamente a zona pode ser torneada com ferramenta de diamante em botões (discos) de lente.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Par de lentes de contato, compreendendo uma primeira lente tendo uma primeira zona óptica que compreende uma primeira zona de potência de adição progressiva tendo um primeiro perfil de potência, e uma segunda lente tendo uma segunda zona óptica que compreende uma segunda zona de potência de adição progressiva tendo um segundo perfil de potência, caracterizado pelo fato de que os primeiro e segundo perfis de potência são diferentes; e em que a primeira e a segunda zonas de potência de adição progressiva compreendem um centro de potência de visão de perto que avança para a potência de visão à distância nas periferias das zonas de adição progressiva.
2. Par de lentes de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira zona de potência de adição progressiva compreende potência de visão para mais longe do que o faz a segunda zona de potência de adição progressiva.
3. Par de lentes de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os perfis de potência diferem no sentido de um ponto final para a potência de visão à distância no primeiro perfil de potência, ser desviado em 0,1 a 1,5 mm para mais além no sentido da periferia da zona óptica, do que é o ponto final da visão à distância para o segundo perfil de potência.
4. Método para projetar lentes de contato caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de providenciar um par de lentes de contato conforme definido na reivindicação 1.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a primeira zona de potência de adição progressiva compreende potência de visão para mais longe do que o faz a segunda zona de potência de adição progressiva.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que os perfis de potência diferem no sentido de um ponto final para a potência de visão à distância, do primeiro perfil de potência ser desviado de 0,1 a 1,5 mm além no sentido da periferia da zona óptica do que é desviado um ponto final de visão à distância para o segundo perfil de potência.
BRPI0418410A 2003-02-04 2004-01-22 par de lentes de contato e método para projetar lentes de contato BRPI0418410B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/357,873 US6802606B2 (en) 2003-02-04 2003-02-04 Multifocal contact lens pairs
PCT/US2004/001626 WO2004072711A1 (en) 2003-02-04 2004-01-22 Multifocal contact lens pairs

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0418410A BRPI0418410A (pt) 2007-05-15
BRPI0418410B1 true BRPI0418410B1 (pt) 2017-06-06

Family

ID=32771088

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0418410A BRPI0418410B1 (pt) 2003-02-04 2004-01-22 par de lentes de contato e método para projetar lentes de contato

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6802606B2 (pt)
EP (1) EP1592997A1 (pt)
JP (1) JP2006516760A (pt)
KR (2) KR101203928B1 (pt)
CN (1) CN100487523C (pt)
AR (1) AR043028A1 (pt)
BR (1) BRPI0418410B1 (pt)
CA (1) CA2514613C (pt)
TW (1) TWI323795B (pt)
WO (1) WO2004072711A1 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20050052615A1 (en) * 2003-09-05 2005-03-10 Regents Of The University Of Minnesota Multifocal optical device design
FR2889601B1 (fr) * 2005-08-02 2007-10-12 Precilens Sa Lab Lentille multifocale pour la correction de la presbytie
US7322695B2 (en) * 2006-03-27 2008-01-29 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Multifocal contact lenses
US7481533B2 (en) * 2006-10-30 2009-01-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc Method for designing multifocal contact lenses
US20080297721A1 (en) * 2007-05-29 2008-12-04 Amitava Gupta Lens designs for treating asthenopia caused by visual defects
TWI487516B (zh) * 2007-08-22 2015-06-11 Novartis Ag 老花眼的治療系統
US9216080B2 (en) 2007-08-27 2015-12-22 Amo Groningen B.V. Toric lens with decreased sensitivity to cylinder power and rotation and method of using the same
US8974526B2 (en) * 2007-08-27 2015-03-10 Amo Groningen B.V. Multizonal lens with extended depth of focus
WO2009076500A1 (en) * 2007-12-11 2009-06-18 Bausch & Lomb Incorporated Method and apparatus for providing eye optical systems with extended depths of field
AU2009214036B2 (en) 2008-02-15 2014-04-17 Amo Regional Holdings System, ophthalmic lens, and method for extending depth of focus
US8439498B2 (en) 2008-02-21 2013-05-14 Abbott Medical Optics Inc. Toric intraocular lens with modified power characteristics
US7753521B2 (en) * 2008-03-31 2010-07-13 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Lenses for the correction of presbyopia and methods of designing the lenses
US8480228B2 (en) 2009-12-18 2013-07-09 Amo Groningen B.V. Limited echelette lens, systems and methods
CN101697131B (zh) * 2009-11-04 2013-07-03 中兴通讯股份有限公司 一种可重定位文件动态加载的方法及装置
US8331048B1 (en) 2009-12-18 2012-12-11 Bausch & Lomb Incorporated Methods of designing lenses having selected depths of field
US10278810B2 (en) 2010-04-29 2019-05-07 Ojo, Llc Injectable physiologically adaptive intraocular lenses (IOL's)
WO2012073112A1 (en) 2010-12-01 2012-06-07 Amo Groningen B.V. A multifocal lens having an optical add power progression, and a system and method of providing same
US8992012B2 (en) * 2011-06-23 2015-03-31 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Lens systems for presbyopia
US9028063B2 (en) 2011-08-26 2015-05-12 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Translating presbyopic contact lens pair
KR101858312B1 (ko) 2012-02-03 2018-05-15 쿠퍼비젼 인터내셔날 홀딩 캄파니, 엘피 노안 대상체의 시력을 개선하기 위한 다초점 콘택트 렌즈 및 관련 방법 및 용도
SG11201404449PA (en) 2012-02-03 2014-08-28 Coopervision Int Holding Co Lp Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of presbyopic subjects
KR101858788B1 (ko) 2012-02-03 2018-05-16 쿠퍼비젼 인터내셔날 홀딩 캄파니, 엘피 노안 대상체의 시력을 개선하기 위한 다초점 콘택트 렌즈 및 관련 방법 및 용도
EP2810125B1 (en) * 2012-02-03 2023-05-31 CooperVision International Limited Multifocal contact lenses and related methods and uses to improve vision of presbyopic subjects
TWI588560B (zh) 2012-04-05 2017-06-21 布萊恩荷登視覺協會 用於屈光不正之鏡片、裝置、方法及系統
US9201250B2 (en) 2012-10-17 2015-12-01 Brien Holden Vision Institute Lenses, devices, methods and systems for refractive error
US9541773B2 (en) 2012-10-17 2017-01-10 Brien Holden Vision Institute Lenses, devices, methods and systems for refractive error
US8888277B2 (en) 2012-10-26 2014-11-18 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Contact lens with improved fitting characteristics
EP2928413B1 (en) 2012-12-04 2019-08-14 AMO Groningen B.V. Lenses systems and methods for providing binocular customized treatments to correct presbyopia
JP5916957B2 (ja) * 2013-08-01 2016-05-11 株式会社メニコン 老視用コンタクトレンズセット
CN111265331B (zh) 2014-09-09 2022-09-09 斯塔尔外科有限公司 具有扩展的景深和增强的远距视力的眼科植入物
AU2017218681B2 (en) 2016-02-09 2021-09-23 Amo Groningen B.V. Progressive power intraocular lens, and methods of use and manufacture
JP6953423B2 (ja) 2016-03-09 2021-10-27 スター サージカル カンパニー 被写界深度延長及び遠見視力向上を伴う眼科インプラント
WO2017165679A1 (en) 2016-03-23 2017-09-28 Abbott Medical Optics Inc. Ophthalmic apparatus with corrective meridians having extended tolerance band with freeform refractive surfaces
EP3932368A1 (en) 2016-03-23 2022-01-05 Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc. Ophthalmic apparatus with corrective meridians having extended tolerance band
KR102560250B1 (ko) 2018-08-17 2023-07-27 스타 서지컬 컴퍼니 나노 구배의 굴절률을 나타내는 중합체 조성물
US11886046B2 (en) 2019-12-30 2024-01-30 Amo Groningen B.V. Multi-region refractive lenses for vision treatment
US20240210731A1 (en) * 2022-12-21 2024-06-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Enhanced-summation contact lens pair for correction of presbyopia, and related lenses pair systems and fitting methods

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CZ282423B6 (cs) * 1992-01-28 1997-07-16 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Multifokální refrakční čočka a způsob její výroby
US5517260A (en) 1994-03-28 1996-05-14 Vari-Site, Inc. Ophthalmic lens having a progressive multifocal zone and method of manufacturing same
WO1996008745A1 (en) * 1994-09-16 1996-03-21 Permeable Technologies, Inc. Multifocal contact lens and method for preparing
US5574518A (en) * 1995-01-10 1996-11-12 Les Laboratoires Opti-Centre Inc. System incorporation two different sphero-non-spherical contact lenses for correcting presbytia
US5608471A (en) * 1995-07-03 1997-03-04 Westcon Contact Lens Co., Inc. Soft, bifocal contact lens
US5812236A (en) * 1996-11-15 1998-09-22 Permeable Technologies, Inc. Multifocal corneal contact lens pair
JP3683093B2 (ja) * 1998-03-11 2005-08-17 株式会社メニコン 多焦点型コンタクトレンズ
JP2000199876A (ja) * 1999-01-07 2000-07-18 Menicon Co Ltd 多焦点型眼用レンズ
EP1103014A4 (en) * 1998-08-06 2006-09-06 John B W Lett ASPHERIC MULTIFOCAL LENSES
US6199984B1 (en) * 1999-03-17 2001-03-13 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Progressive addition lenses with varying power profiles
US6179420B1 (en) * 1999-04-21 2001-01-30 Johnson & Johnson Vision Products, Inc. Multifocal ophthalmic lenses
FR2803921B1 (fr) * 2000-01-14 2002-04-05 Essilor Int Jeu de deux lentilles ophtalmiques, gamme et procede pour constituer un tel jeu
US6364483B1 (en) * 2000-02-22 2002-04-02 Holo Or Ltd. Simultaneous multifocal contact lens and method of utilizing same for treating visual disorders
US6652095B2 (en) * 2000-11-17 2003-11-25 Hsiao-Ching Tung Orthokeratology and bi-focal contact lens

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0418410A (pt) 2007-05-15
CA2514613A1 (en) 2004-08-26
AR043028A1 (es) 2005-07-13
TW200502619A (en) 2005-01-16
TWI323795B (en) 2010-04-21
CA2514613C (en) 2012-09-04
CN100487523C (zh) 2009-05-13
AU2004211145A1 (en) 2004-08-26
JP2006516760A (ja) 2006-07-06
KR20050107407A (ko) 2005-11-11
US20040150790A1 (en) 2004-08-05
CN1748171A (zh) 2006-03-15
KR20120051083A (ko) 2012-05-21
KR101203928B1 (ko) 2012-11-23
US6802606B2 (en) 2004-10-12
WO2004072711A1 (en) 2004-08-26
EP1592997A1 (en) 2005-11-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0418410B1 (pt) par de lentes de contato e método para projetar lentes de contato
US6899425B2 (en) Multifocal ophthalmic lenses
RU2559518C2 (ru) Линзы для коррекции пресбиопии и способы конструирования линз
RU2442200C2 (ru) Конструкции многофокусной контактной линзы, использующие аподизацию зрачка
RU2575951C2 (ru) Система линз для пресбиопии
CA2667951C (en) Method for designing multifocal contact lenses
KR20050099515A (ko) 다초점 안과용 렌즈
WO2004042454A1 (en) Methods for designing multifocal ophthalmic lenses
AU2004211145B2 (en) Multifocal contact lens pairs
AU2015203718B2 (en) Method for designing multifocal contact lenses
WO2006054986A1 (en) Multifocal ophthalmic lenses
AU2013273828A1 (en) Method for designing multifocal contact lenses

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2614 DE 09-02-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.