BRPI0412729B1 - Processo para a preparação de grânulos de uréia - Google Patents

Processo para a preparação de grânulos de uréia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0412729B1
BRPI0412729B1 BRPI0412729-3A BRPI0412729A BRPI0412729B1 BR PI0412729 B1 BRPI0412729 B1 BR PI0412729B1 BR PI0412729 A BRPI0412729 A BR PI0412729A BR PI0412729 B1 BRPI0412729 B1 BR PI0412729B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
urea
water
fluidizing air
granulator
process according
Prior art date
Application number
BRPI0412729-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Stanislaus Martinus Petrus Mutsers
Antonius Jozef Peter Bongers
Gerardus Mathias Cornelis Wagemans
Original Assignee
Stamicarbon
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stamicarbon filed Critical Stamicarbon
Publication of BRPI0412729A publication Critical patent/BRPI0412729A/pt
Publication of BRPI0412729B1 publication Critical patent/BRPI0412729B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2/00Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic
    • B01J2/16Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic by suspending the powder material in a gas, e.g. in fluidised beds or as a falling curtain
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C273/00Preparation of urea or its derivatives, i.e. compounds containing any of the groups, the nitrogen atoms not being part of nitro or nitroso groups
    • C07C273/02Preparation of urea or its derivatives, i.e. compounds containing any of the groups, the nitrogen atoms not being part of nitro or nitroso groups of urea, its salts, complexes or addition compounds
    • C07C273/14Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Fertilizers (AREA)
  • Glanulating (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE GRÂNULOS DE UREIA Δ invenção se refere a um processo para a preparação de grânulos de ureia em um granulador de leito fluidizado compreendendo, pelo menos uma entrada para ar de fluidização, uma placa de distribuição acima da qual o leito fluidizado está presente e aspersores que são montados na placa de distribuição, a partir da qual ureia fundida é aspergida sobre as partículas de ureia presentes no leito fluidizado, às partículas sendo mantidas em movimento por ar de fluidização.
Tal processo é descrito em 'Granule in Fluid Bed' , Hydrocarbon Processing, setembro de 1981, páginas 203-208.
Essa publicação descreve um processo para preparação de grânulos de ureia em um leito fluidizado, pelo que a solução de ureia com uma concentração de 95-97% em peso é aspergida na forma de gotículas muito finas. No granulador, essas partículas finas entram em contato com as partículas de ureia presentes no leito fluidizado, fazendo com que as partículas de ureia cresçam. A concentração de solução de ureia de 95-97% implica no fato de que a solução de ureia ainda compreenda muita água. A evaporação dessa água garante o resfriamento durante a granulação.
Uma desvantagem significativa desse processo é que conforme a água evapora das gotículas aspergidas de ureia fundida isso origina pó de ureia relativamente muito fino que é soprado do leito fluidizado juntamente com o ar de fluidização. É desejável que essa ureia seja recuperada do gás de descarga por razões econômicas e para proteger o ambiente. É o objetivo da invenção prover um processo que não tenha essa desvantagem. A invenção é caracterizada pelo fato de que o ar de fluidização contém água finamente atomizada e que a concentração de ureia fundida é superior a 97% em peso.
Isso assegura que a água possa evaporar muito rapidamente, obtendo assim o resfriamento desejado por evaporação da água, sem a formação de grandes quantidades de pó fino.
Uma vantagem da invenção é que a água possa ser introduzida no granulador em vários locais, de modo que a localização ótima para a atomização da água no ar fluidifiçado possa ser escolhida livremente. 0 processo de acordo com a invenção compreende a preparação de grânulos de ureia em um granulador de leito fluidizado.
Tal granulador compreende uma entrada para ar de fluidização. 0 ar de fluidização é usado para manter as partículas que constituem o leito fluidizado em um estado fluidifiçado. 0 ar de fluidização é introduzido no granulador, abaixo da placa de distribuição e é descarregado da parte superior do granulador, se ou não após ser filtrado. A velocidade superficial do ar de fluidização no leito fluidizado está normalmente entre 1,5 e 4 m/s.
Uma placa de distribuição está presente no granulador. 0 leito fluidizado das partículas de ureia está presente acima da placa. A ureia fundida é aspergida dos aspersores montados na placa de distribuição ou sobre as partículas de ureia presentes no leito fluidizado, as partículas sendo mantidas em movimento pelo ar de fluidização. Quaisquer aspersores apropriados podem ser usados como os aspersores a partir dos quais a ureia fundida é aspergida. Exemplos de tais aspersores são descritos no artigo mencionado anteriormente em Hydrocarbon Processing e no US 4.619.843.
Os aspersores para a ureia fundida utilizam um fluxo de ar secundário no aspersor, propriamente, para aspergir a fusão. 0 número de aspersores para aspersão da ureia fundida pode variar, por exemplo, de 5 a 25/m2 da placa de distribuição. 0 ar de fluidização é introduzido no granulador de leito fluidizado abaixo da placa de distribuição, através de uma ou mais tubulações de fornecimento. 0 ar de fluidização no granulador contém água muito finamente atomizada que é adicionada ao ar de fluidização. Essa adição pode ser efetuada no granulador em vários locais e de várias formas. A água finamente atomizada pode ser, por exemplo, adicionada ao ar de fluidização abaixo da placa de distribuição. Isso pode ser obtido por posicionamento dos aspersores no lado inferior do granulador, porém também por atomização da água nas tubulações de fornecimento para o ar de fluidização. A água pode ser também adicionada ao ar de fluidização na elevação da placa de distribuição ou imediatamente acima da placa de distribuição. É preferido adicionar a água ao ar de fluidização a 0-50 cm acima da placa de distribuição, mais preferivelmente 5-15 cm acima da placa de distribuição. A água pode também ser adicionada ao ar de fluidização através da atomização dos aspersores na placa de distribuição.
Mais preferivelmente, a água é adicionada ao ar de fluidização por atomização da água em uma ou mais tubulações de fornecimento para ar de fluidização. Isso é efetuado por atomização da água a partir de um ou mais aspersores na tubulação de fornecimento. Preferivelmente, esse é um aspersor que é posicionado no centro da tubulação de fornecimento.
Os aspersores são preferivelmente posicionados a alguns metros fora do fluxo externo da linha de fornecimento no granulador.
Se a água for atomizada em uma ou mais tubulações de fornecimento para ar de fluidização, a água atomizada pode ser distribuída alta e homogeneamente no granulador usando tantos aspersores quanto possível. A água é aspergida usando aspersores que são capazes de atomizar água muito finamente. Preferivelmente, a água é atomizada de modo que o tamanho máximo da gotícula da água atomizada é inferior a 50 pm; mais preferivelmente menos que 40 pm e mais preferivelmente inferior a cerca de 20 pm.
Quanto menores forem as gotículas de água, mais rapidamente a água evaporará durante a granulação e mais efetivo será o resfriamento. 0 resfriamento eficaz durante a granulação assegura que tanto o granulador pode ser projetado para ter dimensões menores quanto o rendimento do mesmo pode ser aumentado. O processo da invenção permite que 10-50% em peso a mais de granulado de ureia seja produzido em um granulador do mesmo tamanho.
Em razão do tamanho de gotícula pequeno da água atomizada, é possível que, quando a água for aspergida em uma tubulação de fornecimento para ar de fluidização, as gotículas sejam completamente evaporadas quando o ar de fluidização entrar no granulador. O ar de fluidização então será saturado com água quando ela entrar no granulador.
Pode ser feito uso de quaisquer aspersores como os aspersores para aspersão de água, contanto que o tamanho máximo da goticula da água atomizada seja inferior a 50 pm.
Exemplos de tais aspersores são aspersores de duas fases e aspersores sônicos. Adicionalmente, a água pode ser atomizada pelo que é conhecido como água de cintilação que está acima do ponto de ebulição. A água é normalmente aspergida a uma temperatura entre 0 e 150°C, preferivelmente entre 15 e 90°C e a uma pressão entre 0,2 e 5,0 MPa. A concentração de ureia da ureia fundida é superior a 97% em peso; preferivelmente superior a 98% em peso. Uma concentração de ureia alta da fusão tem a vantagem de que o granulado de ureia sendo formado possui teor de água extremamente baixo. 0 granulado de ureia contém 0,3% em peso de água como um máximo. O ar de fluidização que deixa o granulador contém menos que 2% em peso de pó de ureia em relação a quantidade fundida fornecida ao granulador. A invenção também se refere a um granulador para granulação de ureia, compreendendo uma entrada para ar de fluidização, uma placa de distribuição acima da qual o leito fluidizado está presente e aspersores montados na placa de distribuição, a partir dos quais a ureia fundida é aspergida.
Tal granulador é descrito no 'Granulate in Fluid Bed', Hydrocarbon Processing, setembro de 1981, páginas 203-208.
No granulador de acordo com a técnica anterior, uma ureia fundida é aspergida com uma concentração de 95-97% em peso. Se a concentração de ureia da ureia fundida diminuir, a capacidade do granulador diminui.
Surpreendentemente, foi descoberto que uma ureia fundida com uma concentração maior que 97% em peso pode ser aspergida em tal granulador sem a capacidade diminuída.
Isso é possível se o granulador compreender aspersores que são montados abaixo ou acima da placa de distribuição a partir da qual a água é atomizada no ar de fluidização. Em tal granulador é mesmo possível aumentar a capacidade, enquanto aspergindo uma ureia fundida com uma concentração de ureia maior que 97% em peso. A água pode ser aspergida no granulador em vários locais e de vários modos. A água finamente atomizada pode ser adicionada, por exemplo, adicionada ao ar de fluidização abaixo da placa de distribuição. Isso pode ser obtido por posicionamento dos aspersores no lado inferior do granulador, porém também por atomização de água nas tubulações de fornecimento para ar de fluidização. A água pode ser também adicionada ao ar de fluidização na elevação da placa de distribuição ou imediatamente acima da placa de distribuição. É preferido adicionar a água ao ar de fluidização a 0-50 cm acima da placa de distribuição, mais preferivelmente 5-15 cm acima da placa de distribuição. A água pode também ser adicionada ao ar de fluidização através da atomização dos aspersores na placa de distribuição.
Mais preferivelmente, a água é adicionada ao ar de fluidização por atomização da água em uma ou mais tubulações de fornecimento para ar de fluidização.
Isso é efetuado por atomização de água de um ou mais aspersores na tubulação de fornecimento. Os aspersores são preferivelmente posicionados em alguns metros fora do escoamento da tubulação de fornecimento no granulador.
Os aspersores descritos acima podem ser usados como os aspersores para aspersão de água.
Os aspersores para atomização de água podem ser montados quando o granulador está sendo construído, porém podem ser adicionados quando um granulador existente está sendo renovado.
Uma vantagem de renovar um granulador existente, de acordo com o processo da invenção, é que a capacidade do granulador existente pode ser aumentada. A invenção será adicionalmente elucidada por meio dos exemplos, sem estar restrita aos mesmos.
Exemplo 1 Um granulador de leito fluidizado é divido em uma seção de granulação e uma seção de resfriamento. 0 ar de fluidização é fornecido a ambas as seções. Núcleos de ureia são fornecidos ao primeiro compartimento da seção de granulação. As partículas de ureia são aspergidas com ureia fundida. Durante sua estadia no granulador, as partículas crescem para formar grânulos de diâmetro necessário.
Em seguida o produto é resfriado na seção de resfriamento e separado por classificação em três frações: grossa, desejada e fina. 0 produto desejado, grânulos de ureia de tamanho desejado, é transportado para armazenamento. 0 produto bruto, após ser moído, é retornado para o primeiro compartimento da seção de granulação, juntamente com o produto fino, quando esse é fornecido como núcleos de ureia.
Uma corrente de núcleos foi fornecida ao primeiro compartimento da seção de granulação de um granulador de leito fluidizado em uma razão de fluxo de 9.073 kg/hora.
Essas partículas foram aspergidas com ureia fundida de 140°C, razão de fluxo de 15.861 kg/hora, que foi aspergida através de aspersores múltiplos. A aspersão da ureia fundida requereu 6.97 9 kg de ar a 140°C por hora. A ureia fundida continha 98,5% em peso de ureia. A temperatura do leito fluidizado era de 105°C.
Durante a granulação, a razão de fluxo do ar de fluidização a 36°C foi de 36.957 kg/hora. Foram adicionados, ao ar fluidização para granulação, 350 kg/hora de água por atomização da água na tubulação de fornecimento para ar de fluidização. Aproximadamente 2,5% em peso de água em relação à quantidade de ureia fundida foram adicionados dessa forma. O tamanho da gotícula de água era inferior a 20 pm.
Após os grânulos terem passado através da seção de granulação, uma corrente de produto de 24.434 kg/hora foi obtida.
Após classificação, foram obtidos 15.120 kg/hora do produto final desejado, uma corrente de produto bruto de 1.815 kg/hora e uma corrente de produto fino de 7.258 kg/hora. As duas últimas correntes foram retornadas ao primeiro compartimento da seção de granulação.
Exemplo Comparativo A
Ureia foi granulada conforme descrito no Exemplo I, exceto que nenhuma água foi adicionada. 12.238 kg de ureia fundida/hora foram adicionados sob as mesmas condições. A aspersão de ureia fundida agora requereu 5.385 kg/hora de ar. A quantidade e temperatura do ar de fluidização e a quantidade e temperatura de ar para a seção de resfriamento são as mesmas que no Exemplo I. Como no Exemplo I, uma temperatura de fluidização de 105°C foi alcançada.
Após os grânulos terem passado através da seção de granulação, uma corrente de produto de 18.854 kg/hora foi obtida.
Após classificação, foram obtidos 11.667 kg/hora do produto final desejado, uma corrente de produto grosso de 1.400 kg/hora e uma corrente de produto fino de 5.600 kg/hora. As duas últimas correntes foram retornadas ao primeiro compartimento da seção de granulação; significando que uma corrente de 7.000 kg/hora de núcleos foi fornecida ao primeiro compartimento. A quantidade do produto final desejado é de cerca de 30% em peso menor que aquela de acordo com o processo no Exemplo I.

Claims (10)

1. Processo para preparação de grânulos de ureia em um granulador de leito fluidizado que compreende pelo menos uma entrada para ar de fluidização, uma placa de distribuição acima da qual o leito fluidizado está presente e aspersores que são montados na placa de distribuição, a partir da qual ureia fundida é aspergida nas ou sobre as partículas de ureia presentes no leito fluidizado, as partículas sendo mantidas em movimento pelo ar de fluidização, o processo sendo caracterizado pelo fato de que o ar de fluidização contém água muito finamente atomizada e em que a concentração de ureia na ureia fundida é superior a 97% em peso.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ar de fluidização contém 0,0001-10% em peso de água em relação à quantidade aspergida de ureia fundida.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a água é adicionada ao ar de fluidização abaixo da placa de distribuição.
4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de que a água é adicionada ao ar de fluidização em uma ou mais tubulações de fornecimento para o ar de fluidização.
5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo fato de que a água é adicionada ao ar de fluidização por atomização de um ou mais aspersores na tubulação de fornecimento para o ar de fluidização.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a água é adicionada ao ar de fluidização na elevação da placa de distribuição ou imediatamente acima da placa de distribuição.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a água é adicionada ao ar de fluidização a 0-50 cm acima da placa de distribuição.
8. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, caracterizado pelo fato de que o tamanho máximo de goticula da água atomizada é inferior a 50 μπι.
9. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, caracterizado pelo fato de que a concentração de ureia na ureia fundida é superior a 98% em peso.
10. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, caracterizado pelo fato de que a quantidade total de pó de ureia no ar de fluidização que deixa o granulador é inferior a 2% em peso da quantidade fundida fornecida ao granulador.
BRPI0412729-3A 2003-07-17 2004-07-02 Processo para a preparação de grânulos de uréia BRPI0412729B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1023941A NL1023941C2 (nl) 2003-07-17 2003-07-17 Werkwijze voor het bereiden van ureum granules.
NL1023941 2003-07-17
PCT/NL2004/000469 WO2005007619A1 (en) 2003-07-17 2004-07-02 Process for the preparation of urea granules

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0412729A BRPI0412729A (pt) 2006-09-26
BRPI0412729B1 true BRPI0412729B1 (pt) 2014-04-08

Family

ID=34075155

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0412729-3A BRPI0412729B1 (pt) 2003-07-17 2004-07-02 Processo para a preparação de grânulos de uréia

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7704419B2 (pt)
CN (2) CN101230021B (pt)
AR (1) AR046503A1 (pt)
AU (1) AU2004257110B2 (pt)
BR (1) BRPI0412729B1 (pt)
CA (1) CA2531381C (pt)
EA (1) EA008450B1 (pt)
EG (1) EG23973A (pt)
MX (1) MXPA06000606A (pt)
MY (1) MY136440A (pt)
NL (1) NL1023941C2 (pt)
WO (1) WO2005007619A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4852270B2 (ja) 2005-07-13 2012-01-11 東洋エンジニアリング株式会社 顆粒尿素製品の製造方法
CN103252195A (zh) * 2012-02-17 2013-08-21 北京丰汉工程咨询有限公司 一种流化床造粒系统
EP2745901A1 (en) * 2012-12-19 2014-06-25 Urea Casale SA Method for transforming a prilling tower, in particular in a plant for the synthesis of urea
EP3112332A1 (en) * 2015-07-03 2017-01-04 Casale SA Method for producing solid urea by granulation
EP3266517A1 (en) * 2016-07-07 2018-01-10 Casale SA Granulator for liquid substances, particularly for urea
EP3508465B1 (de) 2018-01-08 2023-11-29 thyssenkrupp Fertilizer Technology GmbH Prallbleche im fliessbettkühler

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3117020A (en) * 1957-11-29 1964-01-07 Montedison Spa Process for the spherical granulation of water-soluble nitrogenous material
US3036338A (en) * 1959-01-08 1962-05-29 G & A Lab Inc Coating and pelletizing of fusible materials
CH431576A (de) * 1964-01-07 1967-03-15 Inventa Ag Verfahren zum Granulieren von stickstoffhaltigen Düngemitteln
US3463098A (en) * 1967-05-05 1969-08-26 Gen Mills Inc Low impact agglomerator and method
US3844726A (en) * 1971-01-14 1974-10-29 Selvay & Cie Process for manufacturing granules containing sodium chlorite in a fluidized bed drier
GB1581761A (en) * 1977-06-09 1980-12-17 Azote Sa Cie Neerlandaise Urea granulation
JPS6034517B2 (ja) * 1978-03-03 1985-08-09 宇部興産株式会社 流動層で尿素を造粒する方法
US4261958A (en) * 1978-04-11 1981-04-14 Pevzner Ilya Z Process for the production of sodium aluminate
US4190622A (en) * 1978-05-04 1980-02-26 Standard Oil Company (Ohio) Process for prilling urea
US4525198A (en) * 1981-05-13 1985-06-25 Compagnie Neerlandaise De L'azote Process for the production of urea granules
DE3206236A1 (de) * 1982-02-20 1983-09-01 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zum gleichzeitigen sichten und geregelten, kontinuierlichen austrag von koernigem gut aus wirbelbettreaktoren
DE69303284T2 (de) * 1992-08-07 1997-02-06 Hydro Agri Sluiskil Bv Verfahren zur herstellung von harnstoffgranulaten
DE19514187C1 (de) * 1995-04-21 1996-05-15 Degussa Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von Granulaten durch Wirbelschicht-Sprühgranulation
AR028064A1 (es) * 2000-05-03 2003-04-23 Omnia Fertilizer Ltd Metodo para producir granulos de nitrato de calcio

Also Published As

Publication number Publication date
CN101230021B (zh) 2012-01-11
AR046503A1 (es) 2005-12-14
CN100390142C (zh) 2008-05-28
BRPI0412729A (pt) 2006-09-26
NL1023941C2 (nl) 2005-01-18
AU2004257110B2 (en) 2009-08-27
MXPA06000606A (es) 2006-04-19
EG23973A (en) 2008-02-24
MY136440A (en) 2008-10-31
US7704419B2 (en) 2010-04-27
WO2005007619A1 (en) 2005-01-27
CA2531381C (en) 2012-06-05
EA200600266A1 (ru) 2006-06-30
CN101230021A (zh) 2008-07-30
CA2531381A1 (en) 2005-01-27
CN1823037A (zh) 2006-08-23
EA008450B1 (ru) 2007-06-29
AU2004257110A1 (en) 2005-01-27
US20060177574A1 (en) 2006-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10828593B2 (en) Removal of dust in urea finishing
CA2141874C (en) Process for the production of urea granules
US4701353A (en) Process for the preparation of granules
US2774660A (en) Granulation of fertilizers
IE46841B1 (en) Improvements in or relating to urea granulation
JP2000044371A (ja) 混合肥料造粒方法
NO843408L (no) Fremgangsmaate ved fremstilling av granuler
BRPI0412729B1 (pt) Processo para a preparação de grânulos de uréia
US4874402A (en) Process for purifying and cooling a hot gas
PL126883B1 (en) Method of making urea pellets or nubbles
US6884268B2 (en) Process for the preparation of granules
AU2002225516A1 (en) Process for the preparation of granules
BRPI0416384B1 (pt) Processo para a preparação de grânulos de uréia
CN107531583A (zh) 硫酸铵造粒
US5006369A (en) Removing contaminants from a gas stream
RU2023709C1 (ru) Способ получения гранулированного удобрения
RU2290368C2 (ru) Способ получения гранулированного хлорида кальция
RU2049541C1 (ru) Способ получения гранул из расплава
PL133071B1 (en) Method of granulating materials in particular fertilizers
SA05260342B1 (ar) جهاز لتحضير مسحوق الميلامين الجاف

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: STAMICARBON B.V. (NL)

Free format text: TRANSFERIDO DE: DSM IP ASSETS B.V.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.