BRPI0411821B1 - Tira para proteção de um documento e um documento protegido - Google Patents

Tira para proteção de um documento e um documento protegido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0411821B1
BRPI0411821B1 BRPI0411821-9A BRPI0411821A BRPI0411821B1 BR PI0411821 B1 BRPI0411821 B1 BR PI0411821B1 BR PI0411821 A BRPI0411821 A BR PI0411821A BR PI0411821 B1 BRPI0411821 B1 BR PI0411821B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
strip
regions
metallized
optically active
document
Prior art date
Application number
BRPI0411821-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Maurice Perron
Werner Reinhart
Jean-Michel Grimal
Original Assignee
Banque De France
Kurz Leonhard Fa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=33484658&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0411821(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Banque De France, Kurz Leonhard Fa filed Critical Banque De France
Publication of BRPI0411821A publication Critical patent/BRPI0411821A/pt
Publication of BRPI0411821B1 publication Critical patent/BRPI0411821B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B42BOOKBINDING; ALBUMS; FILES; SPECIAL PRINTED MATTER
    • B42DBOOKS; BOOK COVERS; LOOSE LEAVES; PRINTED MATTER CHARACTERISED BY IDENTIFICATION OR SECURITY FEATURES; PRINTED MATTER OF SPECIAL FORMAT OR STYLE NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; DEVICES FOR USE THEREWITH AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; MOVABLE-STRIP WRITING OR READING APPARATUS
    • B42D25/00Information-bearing cards or sheet-like structures characterised by identification or security features; Manufacture thereof
    • B42D25/30Identification or security features, e.g. for preventing forgery
    • B42D25/355Security threads

Landscapes

  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Holo Graphy (AREA)
  • Diffracting Gratings Or Hologram Optical Elements (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "TIRA PARA PROTEÇÃO DE UM DOCUMENTO E UM DOCUMENTO PROTEGIDO". A presente invenção refere-se a uma tira para proteção de um documento, compreendendo um suporte no qual está formada na direção longitudinal da tira, uma alternação de regiões geralmente metalizadas e regiões geralmente transparentes, a dita alternação sendo capaz de estabelecer um contraste em uma escala identificada como global no nível do documento a ser protegido de tal forma como para constituir proteção contra reprodução dos documentos com os quais a tira estará associada. A presente invenção também refere-se a documentos de segurança incorporando tal tira de acordo com a invenção.
Esses documentos podem ser por exemplo documentos fiduciá-rios tal como notas de banco, ou documentos oficiais, etc. Já é conhecido para tiras como estabelecido antes a ser associada com documentos de segurança. A Figura 1, por conseguinte, mostra uma tira 10 de tipo geralmente conhecido. A tal tira 10 compreende um suporte longitudinal contínuo, no qual são formadas regiões geralmente metalizadas 11. A tira pode ser de uma estrutura geral de múltiplas camadas.
As tais regiões geralmente metalizadas são dispostas de tal forma como para fornecer entre elas regiões geralmente transparentes 12, na direção longitudinal da tira (indicado em X). A disposição das regiões 11 e 12 é implementada de tal forma como para produzir na direção longitudinal da tira uma alternação de regiões geralmente metalizadas 11 e regiões geralmente metalizadas 12. As regiões geralmente metalizadas 11, por conseguinte, constituem elementos discretos geralmente metalizados.
Tais regiões podem ser por exemplo regiões metalizadas uniformes, puramente refletivas.
Uma tira do tipo conhecido da tira 10 constitui um sinal de segurança que pode ser associada com um documento.
Tal associação pode por exemplo envolver transferência para o documento da tira inteira, com seu suporte.
Tal transferência pode ser em particular uma transferência quente.
Em tal caso o suporte deve ser transparente (pelo menos em regiões opostas 12). É também possível implementar transferência seletiva de certas regiões da tira (por exemplo as regiões geralmente metalizadas 11).
Outros procedimentos podem também ser usados para associar a tira com o documento a ser protegido (estampagem, etc...). A Figura 2, por conseguinte, ilustra um documento 20 tal como uma nota de banco, com o que a tira do tipo mostrado na Figura 1 foi associada.
As regiões geralmente metalizadas 11 da tira são visíveis no documento e constituem uma marca de segurança.
Será percebido que as regiões entre as regiões geralmente metalizadas 11, uma vez que a tira foi associada com a nota, podem ser cobertas por um verniz ou laquê produzindo um efeito visível a olho nu. Tal verniz pode corresponder por exemplo a uma camada da tira que é associada com o suporte da tira.
Um exemplo não limitante de tal tira de proteção será encontrado em EP 522 217.
Tais tiras de proteção, por conseguinte, constituem uma marca de segurança para os documentos.
Em particular cada região geralmente metalizada 11 forma um alto grau de contraste com as regiões geralmente transparentes 12 que a circundam, na direção longitudinal da tira.
Tais regiões são selecionadas para serem de um tamanho suficientemente grande para o contraste corresponder a um contraste em uma escala identificada como global no nível do documento a ser protegido.
Tal contraste em uma escala global (ou 'macro-contraste') corresponde em particular a uma boa proteção contra a reprodução do docu- mento com o que a tira será associada (por exemplo por meio de uma fotocopiadora).
Um objetivo da invenção é tornar possível ainda aperfeiçoar adicionalmente o nível de segurança associada com as tiras de segurança de documento do tipo geral descrito antes.
Um outro objetivo da invenção é fornecer sinais para a autenticação de documentos de segurança que efetivamente completam os arranjos acima indicados com respeito à proteção contra reprodução do documento. A fim de atingir tais objetivos, de acordo com um primeiro aspecto, a invenção propõe uma tira para proteger um documento, compreendendo um suporte no qual é formada, na direção longitudinal da tira, uma alter-nação de regiões geralmente metalizadas e regiões geralmente transparentes, a dita alternação sendo capaz de estabelecer um contraste em uma escala identificada como global no nível do documento a ser protegido de tal forma como para constituir proteção contra reprodução dos documentos os quais a tira será associada, caracterizada em que a tira também compreende elementos oticamente ativos em associação com as regiões geralmente metalizadas e/ou regiões geralmente transparentes da tira para produzir um efeito ótico em uma escala identificada como detalhe no nível do documento a ser protegido, o dito efeito ótico tornando possível constituir um sinal reconhecível para identificar o dito documento.
Aspectos preferidos mas não limitantes de tal tira são como a seguir: - o dito efeito ótico estabelecido na dita escala de detalhe é um contraste, - o dito efeito ótico estabelecido na dita escala de detalhe é um efeito visual dependendo dos ângulos de iluminação e/ou observação da tira, - as ditas regiões geralmente transparentes da tira são associadas com um verniz produzindo um efeito de brilho visível a olho nu, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem estruturas oticamente ativas formadas de uma metalização, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem elementos oticamente variáveis, - pelo menos algumas das estruturas oticamente ativas compreendem um ou mais dos elementos de proteção a seguir: - zona compreendendo linhas de difração, - zona metalizada puramente refietiva, - zona compreendendo um painel de difração, - zona compreendendo um holograma, - zona desmetalizada de uma região geralmente metalizada, - zona contendo impressão, e - zona metalizada de uma região geralmente transparente, - pelo menos algumas das ditas estruturas oticamente ativas compreendem diferentes zonas das quais algumas compreendem pelo menos um dos ditos elementos de segurança, - pelo menos algumas das ditas zonas são de uma dimensão suficientemente pequena a fim de não serem imediatamente perceptíveis a olho nu, - pelo menos alguns do ditos elementos oticamente ativos são associados com regiões geralmente metalizadas, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem um painel de difração integrado em uma região metalizada difrativa, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem regiões metalizadas puramente refletivas, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem regiões metalizadas puramente refletivas que, na direção longitudinal da tira, são dispostas em lados respectivos de pelo menos algumas das ditas regiões geralmente metalizadas da tira, as ditas regiões metalizadas sendo geralmente regiões difrativas, - para cada região geralmente metalizada e difrativa, em cujos lados respectivos são dispostas as regiões metalizadas puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas em relação imediatamente adjacente com a dita região geralmente metalizada e difrativa, - para cada região geralmente metalizada e difratíva, em cujos lados respectivos são dispostas regiões metalizadas puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas de tal forma a fim de fornecer na direção longitudinal da tira um intervalo entre a dita região puramente refletiva e a dita região geralmente metalizada e difrativa, - o dito intervalo é transparente, - pelo menos alguns dos ditos elementos oticamente ativos são associados com regiões geralmente transparentes, - os ditos elementos oticamente ativos compreendem regiões metalizadas puramente refletivas que, na direção longitudinal da tira, são dispostas em lados respectivos de pelo menos algumas das ditas regiões geralmente transparentes da tira, - para cada região geralmente transparente, em cujos lados respectivos são dispostas as regiões metalizadas puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas em relação imediatamente adjacentes com a dita região geralmente transparente, - para cada região geralmente transparente em lados respectivos são dispostas as regiões metalizadas puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas de tal forma como para fornecer na direção longitudinal da tira um intervalo entre a dita região puramente refletiva e a dita região geralmente transparente, - o dito intervalo é: - um intervalo compreendendo zonas metalizadas e difrativas, e/ou - um intervalo compreendendo zonas impressas, e/ou - um intervalo compreendendo um painel de difração, e/ou - um intervalo compreendendo um holograma, - os ditos elementos oticamente ativos são associados em uma relação de gravação com as regiões geralmente metalizadas e/ou as regiões geralmente transparentes da tira, - a tira está também associada com motivos luminescentes ou absorventes, - os ditos motivos luminescentes e absorventes são impressos em relação de sobreposição, - a dita impressão é efetuada em, pelo menos parcialmente, relação de sobreposição com regiões geralmente metalizadas da tira, - a dita impressão é efetuada em, pelo menos parcialmente, relação de sobreposição com regiões geralmente transparentes da tira, e - os ditos motivos luminescentes ou absorventes são integrados no interior da tira.
De acordo com um segundo aspecto, a invenção também propõe um documento de segurança incorporando uma tira de acordo com um dos aspectos acima mencionados.
Outros aspectos estarão mais claramente aparentes a partir da descrição, daqui por diante, da invenção dada com referência ao desenho em anexo em que, além das Figuras 1 e 2 que já foram discutidos antes: A Figura 3 é uma vista diagramática de uma primeira modalidade de uma tira de proteção de documento de acordo com a invenção, A Figura 4 é uma vista diagramática de uma segunda modalidade de uma tira de proteção de documento de acordo com a invenção, e As Figuras 5a e 5b são duas vistas diagramáticas de duas variantes particulares da invenção. A Figura 3 mostra em diagrama uma tira 30 para proteção de um documento, de acordo com a invenção. A tal tira 30, como todas as tiras de proteção de documento de acordo com a invenção, envolve as características gerais que foram discutidas antes com referência à Figura 1.
Por conseguinte, essa tira outra vez compreende, na direção longitudinal da tira, uma alternação (deve ser feita clara aqui em que a noção de alternação implica repetição recorrente, no sentido do presente texto) de: - regiões geralmente metalizadas 31, e - regiões geralmente transparentes 32.
No caso das tiras de proteção de acordo com a invenção, como no caso das tiras de tipo conhecido que foram descritas antes com referên- cia às Figuras 1 e 2, a tira pode ser associada com um documento a ser protegido por transferência, por estampagem ou por qualquer outro tipo de procedimento.
Será percebido a partir da Figura 3 que as regiões geralmente metalizadas 31 são associadas com elementos adicionais.
Mais precisamente tais elementos adicionais são elementos oti-camente ativos 310.
Será visto através de referência a outras Figuras que é possível associar diferentes tipos de elementos oticamente ativos com uma tira de proteção de acordo com a invenção.
Em todos os casos os elementos oticamente ativos podem estar na forma de dígitos ou caracteres.
De modo geral tais elementos oticamente ativos podem corresponder a qualquer estilo predeterminado de gráficos desejado.
No caso mostrado na Figura 3 os elementos oticamente ativos 310 aparecem na forma de dígitos (cujos dígitos, por exemplo, podem corresponder à denominação de uma nota de banco).
Os elementos oticamente ativos 310 são capazes de produzir um efeito ótico dado, na sua combinação com seu antecedente (no caso mostrado na Figura 3, as regiões geralmente metalizadas 31).
Esse efeito ótico pode corresponder a um contraste.
Tal efeito ótico pode também corresponder a um efeito visual que depende dos ângulos de iluminação e/ou observação da tira. Esse será o caso em particular quando os elementos oticamente ativos são feitos de motivos difrativos e/ou holográficos.
As regiões geralmente transparentes 32 que estão interpostas entre as regiões geralmente metalizadas 31 são preferivelmente associadas com um verniz produzindo um efeito de brilho que é visível a olho nu.
Tornar-se-á claro que as regiões geralmente metalizadas 31 e as regiões geralmente transparentes 32 podem geralmente ser de qualquer geometria desejada, mesmo que elas sejam mostradas na forma de retângulos nas Figuras.
No entanto, a geometria das regiões geralmente metalizadas da tira, irão geralmente envolver características a respeito de tamanho suficientemente grande e a respeito de compactação que efetivamente lhes permitem a eles executar uma função de oferecer proteção contra reprodução.
Será percebido que é possível uma referência à EP 522 217 a-través de um exemplo (não limitante) da descrição de tais condições com respeito ao tamanho e compactação.
Retornando ao exemplo particular da Figura 3 os elementos oti-camente ativos 310 são, por conseguinte, constituídos no interior das regiões geralmente metalizadas 31.
Tais regiões geralmente metalizadas 31 podem ser regiões me-taíizadas puramente refletivas.
Elas podem também envolver regiões compreendendo linhas de difração, um holograma ou outros dispositivos de tornar possível modificar a aparência geral da região 31.
Em qualquer evento o elemento oticamente ativo 310 tem propriedades óticas que são distinguidas daquelas da região geralmente metaliza-da 31, a fim de produzir um efeito ótico como discutido antes. O elemento oticamente ativo 310 pode ser de uma estrutura homogênea.
Ele também pode ser feito de uma metalização.
Os elementos oticamente ativos 310 podem também compreender elementos oticamente variáveis. O termo 'elementos oticamente variáveis' é usado para denotar elementos cujas propriedades óticas podem variar dependendo do ângulo de iluminação e/ou observação. Em particular isso pode, por conseguinte, envolver estruturas difrativas e/ou de holográficas.
Os elementos variáveis óticos são, por conseguinte, elementos oticamente ativos de um tipo particular.
Os elementos oticamente ativos 310 podem geralmente ser formados por um dos elementos de proteção a seguir: - uma zona compreendendo linhas de difração, - uma zona metalizada puramente refletiva, - uma zona compreendendo um painel de difração, - uma zona compreendendo um holograma, - uma zona desmetalizada de uma região geralmente metalizada, e - uma zona carregando uma impressão.
Tais elementos oticamente ativos 310 podem também ser produzidos na forma de estruturas compreendendo uma pluralidade de elementos de proteção como referido antes.
Geralmente os elementos oticamente ativos, por conseguinte, produzem um efeito ótico em uma escala menor do que a escala 'global' na qual o efeito de contraste entre as regiões geralmente metalizadas 31 e as regiões geraimente transparentes 32 é produzido.
Taí efeito ótico é produzido em uma escala a qual será referida como a escala em detalhe. Os elementos oticamente ativos 310, por conseguinte, produzem efeitos óticos que são localizados na tira 30.
Eles permitem a um observador detectar a presença do elemento oticamente ativo, permitindo desse modo a identificação e autenticação do documento com o que a tira é associada.
Os elementos oticamente ativos 310 mostrados na Figura 3 são de um tamanho suficientemente grande para que sejam facilmente observados com o olho nu.
Será especificado que é também possível produzir tais elementos oticamente ativos de uma dimensão suficientemente pequena para eles não serem imediatamente perceptíveis com o olho nu.
Nesse caso, somente um exame atento do documento pode revelar a presença de tais elementos oticamente ativos e resultar em autenticação do documento.
Será também percebido a partir da Figura 3 que os elementos oticamente ativos 310 são associados em relação de gravação com as regiões geralmente metalizadas 31 da tira.
Será especificado aqui que o termo "em relação de gravação" é usado para denotar a característica por meio do que os motivos oticamente ativos 310 são sistematicamente dispostos em relação de faceamento com as regiões geralmente metalizadas.
Como será visto é também possível associar tais elementos oticamente ativos com as regiões geralmente transparentes da tira. Nesse caso também tal associação pode, em particular, ser implementada em relação de gravação. A Figura 3, por conseguinte, mostra uma modalidade particular da invenção em que os elementos oticamente ativos 310 são associados com regiões geralmente metalizadas.
Como estabelecido acima, tais elementos oticamente ativos podem ser formados por ou compreendem um painel de difração. O termo 'painel de difração' é definido como sendo uma zona de difração de luz de acordo com um comprimento de onda único em todas as direções no espaço. Tal painel de difração, por conseguinte, aparece para um observador como sendo da mesma aparência, independente do ângulo de iluminação e/ou observação do painel.
De acordo com uma variante particular da modalidade da Figura 3 o elemento oticamente ativo 310 pode, desse modo, ser um painel de difração, em uma região metalizada 31 que em particular pode ser geralmente difrativa.
Os elementos oticamente ativos 310 podem também ser formados por ou compreender regiões metalizadas puramente refletivas.
Em uma variante particular que corresponde à vista diagramática na Figura 5a tais elementos oticamente ativos produzidos na forma de regiões metalizadas puramente refletivas podem ser dispostos, na direção longitudinal da tira, em lados respectivos de pelo menos algumas regiões geralmente metalizadas da tira.
Nesse caso também tais regiões geralmente metalizadas da tira podem ser regiões geralmente difrativas. A Figura 5 desse modo mostra: - uma alternação de: - regiões geralmente metalizadas 51 que em particular podem ser difrativas, e - regiões geralmente transparentes 52, - e zonas 53 que correspondem a elementos oticamente ativos e que são na forma de regiões metalizadas puramente refletivas.
Na variante ilustrada na Figura 5a, as regiões 53 são dispostas em relação imediatamente adjacente com a região metalizada 51, em cujos lados respectivos elas são dispostas.
Na variante ilustrada na Figura 5b é também possível assegurar que as zonas 53 que correspondem aos elementos oticamente ativos sejam dispostas de tal forma como para fornecer na direção longitudinal da tira um intervalo entre cada região puramente refletiva 53 e a região geralmente metalizada 51 com o que é associada. A Figura 5b mostra tais intervalos 54.
Será percebido que tais intervalos podem por exemplo ser transparentes. A Figura 4 ilustra uma outra modalidade da invenção.
Será percebido que todas as características que foram estabelecidas antes em relação a: - regiões geralmente metalizadas e regiões geralmente transparentes, - elementos oticamente ativos, e - a associação da tira com um documento a ser protegido é aplicável a essa modalidade, exatamente como para todas as modalidades da invenção.
No caso da tira 40 mostrada na Figura 4 os elementos oticamente ativos 420 são associados com as regiões geralmente transparentes 42 da tira. A tira compreende, além disso, regiões geralmente metalizadas 41.
Aqui também os elementos oticamente ativos 420 podem, desse modo, assumir várias formas.
Será percebido que nessa modalidade aqueles elementos otica-mente ativos podem também corresponder a uma zona metalizada de uma região geralmente transparente 42.
Aqui também os elementos oticamente ativos podem estar na forma de zonas metalizadas puramente refletivas.
De acordo com uma variante é aqui muito possível assegurar que os elementos oticamente ativos estejam na forma de zonas puramente refletivas dispostas nos lados respectivos de pelo menos algumas regiões transparentes da tira.
Nesse caso também os elementos oticamente ativos na forma de zonas puramente refletivas podem ser dispostos em relação imediatamente adjacente com a região geralmente transparente com que eles são associados.
De acordo com uma variante que não é ilustrada nas Figuras é possível aqui também fornecer na direção longitudinal um intervalo entre cada região puramente refletiva e a região geralmente transparente com a qual está associado.
Tal intervalo pode serem particular: - um intervalo compreendendo zonas metalizadas e difrativas, e/ou - um intervalo compreendendo zonas impressas, e/ou - um intervalo compreendendo um painel de difração, e/ou - um intervalo compreendendo um holograma.
De acordo com uma variante da invenção é também possível para motivos luminescentes ou oticamente absorventes serem associados com a tira de proteção.
Em particular tais motivos podem ser impressos em relação de sobreposição com a tira.
Tal operação de impressão pode ser realizada antes da associação da tira com o documento a ser protegido, ou posteriormente.
Tal operação de impressão pode ser realizada de tal forma como para: - cobrir (pelo menos parciaimente) somente regiões geralmente metalizadas da tira, - cobrir (pelo menos parcialmente) somente regiões geralmente transparentes da tira, e - cobrir (pelo menos parcialmente) tanto as regiões geralmente metalizadas quanto as regiões geralmente transparentes da tira. É também possível para tais motivos luminescentes ou absorventes serem integrados no interior da tira.
Que pode ser efetuado por exemplo por disposição de uma camada compreendendo tais motivos na espessura da estrutura de múltiplas camadas da tira. A invenção, por conseguinte, torna possível aumentar o nível de segurança associada com as tiras conhecidas como descrito com referência às Figuras 1 e 2, em particular permitindo identificação e autenticação do documento com o qual a tira é associada.
Será percebido que as modalidades e variantes diferentes da invenção que foram estabelecidas antes podem ser combinadas umas com as outras.
Em particular é possível fornecer elementos oticamente ativos em associação tanto com regiões geralmente metalizadas quanto com regiões geralmente transparentes da tira. É também possível dispor elementos oticamente ativos que se estendem tanto sobre uma região geralmente metalizada quanto sobre uma região geralmente transparente adjacente, com a condição que o elemento oticamente ativo produz um efeito ótico desejado.

Claims (26)

1. Tira para proteção de um documento, compreendendo um suporte no qual está formada na direção longitudinal da tira, uma alternação de regiões metalizadas (31, 51) e regiões transparentes (32, 52), a dita alternação sendo capaz de estabelecer um contraste em uma escala identificada como global no nível do documento a ser protegido, de tal forma a constituir uma proteção contra reprodução com uma fotocopiadora dos documentos com os quais a tira estará associada, a tira compreendendo ainda elementos oticamente ativos (310, 420, 53) em associação com as regiões metalizadas (31, 51) e/ou as regiões transparentes (32, 52) da tira para produzir um efeito ótico em uma escala identificada como detalhe inferior da escala global no nível do documento a ser protegido, o dito efeito ótico permitindo constituir um sinal reconhecível para identificar o dito documento, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) são constituídos no interior das regiões metalizadas (31, 51) e são puramente refletivos, ou os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem regiões metalizadas puramente refletivas que, na direção longitudinal da tira, são dispostas de um lado e de outro de pelo menos algumas das ditas regiões metalizadas (31, 51) e/ou das regiões transparentes da tira.
2. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação precedente, caracterizada pelo fato de que o dito efeito ótico estabelecido na dita escala em detalhe é um contraste.
3. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que o dito efeito ótico estabelecido na dita escala em detalhe é um efeito visual dependendo dos ângulos de iluminação e/ou observação da tira.
4. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que as ditas regiões transparentes (32, 52) da tira são associadas com um verniz produzindo um efeito de brilho visível a olho nu.
5. Tira para proteção de documento de acordo com uma das rei- vindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem estruturas oticamente ativas formadas de uma metalização.
6. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem elementos oticamente variáveis.
7. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos algumas das ditas estruturas oticamente ativas compreendem um ou mais dos elementos de proteção a seguir: - zona compreendendo linhas de difração, - zona compreendendo um painel de difração, - zona compreendendo um holograma, - zona desmetalizada de uma região metalizada, e - zona contendo impressão, e - zona metalizada de uma região transparente.
8. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que pelo menos algumas das ditas estruturas oticamente ativas compreendem zonas diferentes das quais algumas compreendem pelo menos um dos ditos elementos de proteção.
9. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que pelo menos algumas das ditas zonas são de uma dimensão suficientemente pequena para não ser imediatamente perceptível a olho nu.
10. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem um painel de difração em uma região metalizada difrativa.
11. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas que, na direção longitudinal da tira, são dispostas de um lado e de outro de pelo menos algumas das ditas regiões metalizadas (31, 51) da tira, as ditas regiões metalizadas (31, 51) sendo regiões difrati-vas.
12. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que para cada região metalizada e di-frativa, em cujos lados respectivos são dispostas regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas em relação imediatamente adjacente com a dita região metalizada e difrati-va.
13. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que para cada região metalizada e di-frativa, em cujos lados respectivos são dispostas regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas de tal forma a fim de fornecer na direção longitudinal da tira um intervalo entre a dita região puramente refletiva e a dita região metalizada e difrativa.
14. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que o dito intervalo é transparente.
15. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que pelo menos alguns dos ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) são associados com regiões transparentes (32, 52).
16. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oticamente ativos (310, 420, 53) compreendem regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas que, na direção longitudinal da tira, são dispostas em lados respectivos de pelo menos algumas das ditas regiões transparentes (32, 52) da tira.
17. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que para cada região transparente em cujos lados respectivos são dispostas regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas em relação imediatamente adjacente com a dita região transparente.
18. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que para cada região transparente em cujos lados respectivos são dispostas regiões metalizadas (31, 51) puramente refletivas, as ditas regiões puramente refletivas são dispostas de tal forma a fim de fornecer na direção longitudinal da tira um intervalo entre a dita região puramente refletiva e a dita região transparente.
19. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo fato de que o dito intervalo é: - um intervalo compreendendo zonas metalizadas e difrativas, e/ou - um intervalo compreendendo zonas impressas, e/ou - um intervalo compreendendo um painel de difração, e/ou - um intervalo compreendendo um holograma.
20. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações 1 a 19, caracterizada pelo fato de que os ditos elementos oti-camente ativos (310, 420, 53) são associados em relação de gravação com as regiões metalizadas (31, 51) e/ou as regiões transparentes (32, 52) da tira.
21. Tira para proteção de documento de acordo com uma das reivindicações 1 a 20, caracterizada pelo fato de que a tira é também associada com motivos luminescentes ou absorventes.
22. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que os ditos motivos luminescentes ou absorventes são impressos na relação de sobreposição com a tira.
23. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que a dita impressão é efetuada em pelo menos parcialmente relação de sobreposição com regiões metalizadas (31, 51) da tira.
24. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 22, caracterizada pelo fato de que a dita impressão é efetuada em pelo menos parcialmente relação de sobreposição com regiões transparentes (32, 52) da tira.
25. Tira para proteção de documento de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que os ditos motivos luminescentes ou absorventes são integrados no interior da tira.
26. Documento de segurança caracterizado por incorporar uma tira como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 25.
BRPI0411821-9A 2003-06-23 2004-06-23 Tira para proteção de um documento e um documento protegido BRPI0411821B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0307568 2003-06-23
FR0307568A FR2856339B1 (fr) 2003-06-23 2003-06-23 Bande de securisation de document, et document securise
PCT/FR2004/001564 WO2005000599A2 (fr) 2003-06-23 2004-06-23 Bande de securisation de document. et document securise

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0411821A BRPI0411821A (pt) 2006-08-08
BRPI0411821B1 true BRPI0411821B1 (pt) 2015-07-14

Family

ID=33484658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0411821-9A BRPI0411821B1 (pt) 2003-06-23 2004-06-23 Tira para proteção de um documento e um documento protegido

Country Status (22)

Country Link
US (1) US20070041067A1 (pt)
EP (1) EP1636045B2 (pt)
JP (1) JP2007514562A (pt)
CN (1) CN1849222B (pt)
AT (2) ATE462580T1 (pt)
AU (1) AU2004251906B2 (pt)
BG (2) BG109391A (pt)
BR (1) BRPI0411821B1 (pt)
CA (1) CA2530418A1 (pt)
CZ (1) CZ17201U1 (pt)
DE (1) DE602004026304D1 (pt)
DK (1) DK200500295U3 (pt)
EE (1) EE00621U1 (pt)
ES (1) ES2343802T3 (pt)
FI (1) FI7040U1 (pt)
FR (1) FR2856339B1 (pt)
HU (1) HU3323U (pt)
MD (1) MD20050387A (pt)
OA (1) OA13181A (pt)
RU (1) RU2337012C2 (pt)
TR (1) TR200505190U1 (pt)
WO (1) WO2005000599A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD689998S1 (en) 2012-08-22 2013-09-17 S.C. Johnson & Son, Inc. Dispenser housing
DE102013021358A1 (de) 2013-12-16 2015-06-18 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitselement für Sicherheitspapiere
FR3020987B1 (fr) 2014-05-16 2018-03-16 Oberthur Fiduciaire Sas Procede de fabrication d'un element de securite.
US10836200B2 (en) * 2017-11-13 2020-11-17 X Display Company Technology Limited Rigid micro-modules with ILED and light conductor

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0093009B2 (en) 1982-04-27 1993-11-03 The Governor And Company Of The Bank Of England Manufacture of a sheet element having a reflective anti-counterfeiting device
CH661368A5 (de) * 1984-01-03 1987-07-15 Landis & Gyr Ag Beugungsoptisches sicherheitselement.
MY102798A (en) * 1987-12-04 1992-10-31 Portals Ltd Security paper for bank notes and the like
DE3932505C2 (de) 1989-09-28 2001-03-15 Gao Ges Automation Org Datenträger mit einem optisch variablen Element
DE4002979A1 (de) 1990-02-01 1991-08-08 Gao Ges Automation Org Wertpapier mit optisch variablem sicherheitselement
DE69112823T3 (de) * 1991-07-10 2003-01-30 Banque De France Treuhanddokument oder Sicherheitsdokument mit Antifälschungsvorrichtung und Verfahren zur Herstellung eines solchen Dokumentes.
DE4344553A1 (de) 1993-12-24 1995-06-29 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitspapier mit einem faden- oder bandförmigen Sicherheitselement sowie Verfahren zur Herstellung desselben
US5486022A (en) * 1994-04-04 1996-01-23 Crane & Co., Inc. Security threads having at least two security detection features and security papers employing same
US5757521A (en) * 1995-05-11 1998-05-26 Advanced Deposition Technologies, Inc. Pattern metallized optical varying security devices
ES2171747T3 (es) * 1995-11-28 2002-09-16 Ovd Kinegram Ag Soporte de informacion optica.
US5801587A (en) * 1996-09-26 1998-09-01 Exar Corporation Variable gain peak detector
US6060143A (en) * 1996-11-14 2000-05-09 Ovd Kinegram Ag Optical information carrier
KR19990073639A (ko) 1998-03-02 1999-10-05 민태영 부분증착부와 유색인쇄층을 가지는 은선 제조방법
JPH11286194A (ja) * 1998-04-01 1999-10-19 Toppan Printing Co Ltd 回折格子パターンを有する有価証券印刷物
GB0015873D0 (en) * 2000-06-28 2000-08-23 Rue De Int Ltd Optically variable security device
FR2830792A1 (fr) 2001-10-12 2003-04-18 Banque De France Procede de codage de documents de securite par zones metallisees

Also Published As

Publication number Publication date
WO2005000599A8 (fr) 2005-04-07
TR200505190U1 (tr) 2006-06-21
CN1849222B (zh) 2013-04-17
FI7040U1 (fi) 2006-04-28
WO2005000599A2 (fr) 2005-01-06
WO2005000599A3 (fr) 2005-09-29
AU2004251906A1 (en) 2005-01-06
EP1636045A2 (fr) 2006-03-22
BG109391A (en) 2006-08-31
HU3323U (en) 2007-08-28
EP1636045B1 (fr) 2010-03-31
ES2343802T3 (es) 2010-08-10
EP1636045B2 (fr) 2024-02-14
DE602004026304D1 (de) 2010-05-12
FIU20050425U0 (fi) 2005-12-19
JP2007514562A (ja) 2007-06-07
RU2337012C2 (ru) 2008-10-27
AT10434U1 (de) 2009-03-15
AU2004251906B2 (en) 2010-04-22
FR2856339A1 (fr) 2004-12-24
CN1849222A (zh) 2006-10-18
FR2856339B1 (fr) 2006-05-26
ATE462580T1 (de) 2010-04-15
EE00621U1 (et) 2006-10-16
MD20050387A (ro) 2006-08-31
BG986U1 (bg) 2008-01-31
CA2530418A1 (en) 2005-01-06
HU0600012V0 (en) 2006-03-28
RU2006101700A (ru) 2006-06-10
BRPI0411821A (pt) 2006-08-08
CZ17201U1 (cs) 2007-02-05
DK200500295U3 (da) 2006-03-24
OA13181A (fr) 2006-12-13
US20070041067A1 (en) 2007-02-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2355798T3 (es) Elemento de seguridad para identificación por radiofrecuencia.
ES2388657T3 (es) Documento de seguridad y/o valor
ES2311222T3 (es) Mejoras en sustratos que incorporan dispositivos de seguridad.
BRPI0618742A2 (pt) estrutura óptica, material em folha, documento de segurança e/ou de valor e dispositivo de acondicionamento
ES2265974T3 (es) Elemento de seguridad y objeto de valor.
ES2311107T5 (es) Papel de seguridad
ES2540731T3 (es) Procedimiento para la fabricación de un soporte de datos multicapa así como soporte de datos fabricado según este procedimiento
ES2312653T3 (es) Elemento de seguridad para papeles de seguridad y documentos de valor.
ES2358764T3 (es) Elemento de seguridad con marcado por láser.
ES2448640T3 (es) Documento de identificación con una caracterización visual personalizada y procedimiento para su fabricación
ES2418556T3 (es) Documento de valor dotado de rebajes
ES2379632T3 (es) Soporte de datos con identificaciones inscritas mediante rayo láser y procedimiento para su fabricación
ES2755756T5 (es) Soporte de datos con zona perforada
BRPI0410077A (pt) embalagem flexìvel resistente à penetração e o uso da mesma
US20150246571A1 (en) Light control film formed with a security feature
BRPI0411821B1 (pt) Tira para proteção de um documento e um documento protegido
ES2297722T3 (es) Dispositivo de seguridad que consta de una capa de polimero activable a una temperatura especifica.
ES2468015T3 (es) Elemento de seguridad, tal como un hilo, banda y similares para los documentos de seguridad
ES2611960T3 (es) Elemento de seguridad, documento de valor que comprende un elemento de seguridad y método para fabricar el elemento de seguridad y el documento de valor
ES2961548T3 (es) Método para proteger elementos de seguridad contra la degradación por calor durante un proceso de termosellado
KR20170130599A (ko) 보안 문서 또는 토큰
US10583682B2 (en) Security structure
BRPI0617585A2 (pt) método para fabricar um portador de dados e portador de dados com substrato
PT2646954E (pt) Documento de segurança e processo de fabrico de documento de segurança
ES2750824T3 (es) Mejoras en documentos de valor

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2728 DE 18-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.