BRPI0410665B1 - Artigo absorvente - Google Patents

Artigo absorvente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0410665B1
BRPI0410665B1 BRPI0410665-2A BRPI0410665A BRPI0410665B1 BR PI0410665 B1 BRPI0410665 B1 BR PI0410665B1 BR PI0410665 A BRPI0410665 A BR PI0410665A BR PI0410665 B1 BRPI0410665 B1 BR PI0410665B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
protector section
absorbent
protector
section
absorbent article
Prior art date
Application number
BRPI0410665-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Elizabeth Ellen Bell
Emily Jean Baum
Carmen Judith Dietz
Original Assignee
Kimberly Clark Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly Clark Co filed Critical Kimberly Clark Co
Publication of BRPI0410665A publication Critical patent/BRPI0410665A/pt
Publication of BRPI0410665B1 publication Critical patent/BRPI0410665B1/pt
Publication of BRPI0410665B8 publication Critical patent/BRPI0410665B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/45Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators characterised by the shape
    • A61F13/47Sanitary towels, incontinence pads or napkins
    • A61F13/474Sanitary towels, incontinence pads or napkins adjustable

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)

Description

"ARTIGO ABSORVENTE" CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se refere a um artigo absorvente.
Mais particularmente, a presente invenção se refere a um sistema absorvente modular para um artigo de higiene feminina, tal como um protetor de higiene feminina absorvente.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os produtos absorventes pretendidos para a absorção de fluidos do corpo descarregados são bem conhecidos na técnica. Tais produtos absorventes geralmente compreendem uma massa de fibra ou um outro corpo absorvente, o qual pode absorver e manter os fluidos corpóreos. De modo similar, é bem conhecido que artigos de higiene feminina têm sido empregados para a absorção e a manutenção de líquidos, tais como urina e/ou menstruação. Os artigos absorventes incluíam vários sistemas de camadas de manipulação de líquido, tais como camadas de admissão, camadas de distribuição, camadas de retenção e similares.
Os artigos absorventes em particular incluíam seções que poderíam ser separadas para mudança do tamanho e do formato do artigo remanescente. Adicionalmente, as seções separadas dos artigos pcderiam ser independentemente usadas como artigos absorventes individuais. Os artigos absorventes convencionais também incluíam sistemas de afixação, tais como adesivos de artigo de vestuário ou prendedores mecânicos, para fixação do artigo à região de gancho da roupa íntima de uma usuária. Arranjos particulares incluíam porções de abas, as quais podem ajudar a manter o artigo no lugar em uma localização selecionada na roupa íntima da usuária. Vários prendedores foram empregados para se prenderem as porções de aba em uma configuração desejada durante um uso comum. Os prendedores incluíam prendedores adesivos, bem como prendedores mecânicos, e os prendedores mecânicos incluíam prendedores comuns de gancho e laço.
Os artigos absorventes convencionais, contudo, não proveram as combinações desejadas de conforto e versatilidade, e não foram suficientemente adaptáveis para combinarem com as várias necessidades da usuaria individual. Em particular, os artigos não foram suficientemente capazes de proverem os diferentes níveis de absorvência, cobertura de área e proteção que têm sido desejados em tempos diferentes durante o ciclo de uso periódico da usuária individual. Os artigos convencionais não foram suficientemente versáteis para a acomodação do uso com estilos diferentes de roupas íntimas. Como resultado, houve uma necessidade continuada de artigos absorventes melhorados que sejam mais adaptáveis às necessidades da usuária individual, enquanto proveem níveis seguros de admissão e armazenamento de líquido, juntamente com níveis desejados de conforto.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Falando geralmente, a presente invenção provê um artigo absorvente o qual pode incluir uma primeira seção de protetor e uma segunda seção de protetor relativamente menor, a qual é operativamente unida à primeira seção de protetor. A primeira seção de protetor pode incluir uma primeira cobertura de lado de corpo, uma primeira folha de fundo, um primeiro corpo absorvente localizado entre a primeira cobertura e a primeira folha de fundo, e um primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário localizado em uma superfície de lado de artigo de vestuário da primeira folha de fundo. A segunda seção de protetor pode incluir uma segunda cobertura de lado de corpo, uma segunda folha de fundo, um segundo corpo absorvente localizado entre a segunda cobertura e a segunda folha de fundo, e um segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário localizado na superfície de lado de artigo de vestuário da segunda folha de fundo. Em um aspecto particular, a primeira seção de protetor e a segunda seção de protetor podem se sobrepor, pelo menos parcialmente, uma à outra. Em um outro aspecto, a primeira seção de protetor pode se sobrepor pelo menos a uma porção de uma superfície de lado de corpo da segunda seção de protetor. Ainda com um outro aspecto, pelo menos uma porção da primeira folha de fundo pode ser configurada para se sobrepor pelo menos a uma porção adjacente de uma superfície de lado de corpo da segunda cobertura. Em um outro aspecto, pelo menos uma porção do primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário pode afixar operativamente a primeira seção de protetor à segunda seção de protetor.
Pela incorporação de seus vários recursos e configurações, o artigo da invenção pode ser configurado para ser mais prontamente adaptável para combinação com as necessidades variáveis da usuária individual. Os artigos podem ter uma capacidade melhorada de provisão de níveis diferentes de absorvência, cobertura de área e proteção que têm sido desejados em tempos diferentes durante o ciclo de uso da usuária individual. Os artigos também podem ser mais versáteis para melhor acomodarem um uso com diferentes estilos de roupas íntimas. Como resultado, a invenção pode prover um artigo absorvente melhorado que é mais adaptável às necessidades da usuária individual, enquanto se provêem níveis seguros de admissão e armazenamento de líquido, juntamente com níveis desejados de conforto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os vários recursos, aspectos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais bem compreendidos com referência à descrição a seguir, às reivindicações em apenso e aos desenhos em anexo, onde: a FIG. 1 mostra uma vista plana representativa, parcialmente em corte, de um lado de corpo de um artigo absorvente que incorpora a presente invenção. A FIG. IA mostra uma vista representativa de uma seção transversal longitudinal através do artigo absorvente ilustrado na FIG. 1. A FIG. 1B mostra uma vista plana representativa, parcialmente em corte, de um lado de artigo de vestuário do artigo absorvente ilustrado na FIG. 1. A FIG. 2 mostra uma vista plana representativa, parcialmente em corte, de um lado de corpo de um outro artigo absorvente que incorpora a presente invenção. A FIG. 2A mostra uma vista representativa de uma seção transversal longitudinal através do artigo absorvente ilustrado na FIG. 2. A FIG. 2B mostra uma vista plana representativa, parcialmente em corte, de um lado de artigo de vestuário do artigo absorvente ilustrado na FIG. 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Deve ser notado que, quando empregados na presente exposição, pretende-se que os termos "compreende", "compreendendo" e outros derivados do termo de raiz "compreender" sejam termos de extremidade aberta que especificam a presença de quaisquer recursos estabelecidos, elementos, integrantes, etapas ou componentes, e não se pretende que impeçam a presença ou a adição de um ou mais outros recursos, elementos, integrantes, etapas, componentes ou grupos dos mesmos.
Pelos termos "partícula", "partículas", "em partículas", "particulados" e similares se quer dizer que o material geralmente é na forma de unidades individualmente separadas e discretas. As unidades podem compreender grânulos, pós, esferas, materiais pulverizados ou similares, bem como combinações dos mesmos. As partículas podem ter qualquer formato desejado, tais como, por exemplo, cúbico, em formato de haste, poliédrico, esférico ou semi-esférico, arredondado ou semi-arredondado, angular, irregular, etc. Os formatos tendo uma grande relação de dimensão maior / dimensão menor, tais como agulhas, flocos e fibras, também são contemplados para inclusão aqui. Os termos "partícula" ou "particulado" também podem incluir uma aglomeração compreendendo mais de uma partícula individual, um particulado ou similar. Adicionalmente, uma partícula, um particulado ou qualquer aglomeração desejada do mesmo pode ser composto por mais de um tipo de material.
Como usado aqui, o termo "não tecido" se refere a uma manta de pano que tem uma estrutura de fibras individuais ou filamentos os quais são entrelaçados, mas não de uma maneira repetitiva identificável.
Como usado aqui, os termos "ligado por fiação" ou "fibra ligada por fiação" se referem a fibras as quais são formadas pela extrusão de filamentos de material termoplãstico fundido a partir de uma pluralidade de capilares finos, usualmente circulares de uma fieira e, então, rapidamente se reduzindo o diâmetro dos filamentos extrudados.
Como usado aqui, a frase "fibras sopradas fundidas" se refere a fibras formadas pela extrusão de um material termoplãstico fundido através de uma pluralidade de capilares de matriz finos, usualmente circulares, como fios ou filamentos fundidos em uma corrente de gás à alta velocidade, usualmente aquecido (por exemplo, ar), a qual atenua os filamentos de material termoplãstico fundido para redução do seu diâmetro. Após isso, as fibras sopradas fundidas são transportadas pela corrente de gãs à alta velocidade e são depositados em uma superfície de coleta para a formação de uma manta de fibras sopradas fundidas enviadas aleatoriamente.
Pretende-se que "co-forma" como usado aqui descreva uma combinação de fibras sopradas fundidas e fibras de celulose que é formada por ar formando um material de polímero soprado fundido, enquanto simultaneamente se sopram fibras de celulose em suspensão no ar para a corrente de fibras sopradas fundidas. As fibras sopradas fundidas contendo fibras de madeira são coletadas em uma superfície de formação, tal como provido por uma cinta foraminosa. A superfície de formação pode incluir um material permeável a gãs, tal como um material de pano ligado por fiação, que foi posicionado sobre a superfície de formação.
Como usado aqui, a frase "líquido complexo" descreve um líquido geralmente caracterizado como sendo um líquido viscoelástico compreendendo múltiplos componentes tendo propriedades físicas e/ou químicas não homogêneas. São as propriedades não homogêneas dos múltiplos componentes que desafiam a eficácia de um material absorvente ou adsorvente na manipulação de líquidos complexos. Em contraste com líquidos complexos, líquidos simples, tais como, por exemplo, urina, soro fisiológico, água e similares, geralmente são caracterizados como sendo de viscosidade relativamente baixa e compreendendo um ou mais componentes tendo propriedades físicas e/ou químicas homogêneas. Como resultado de terem propriedades homogêneas, um ou mais componentes dos líquidos simples se comportam deforma substancialmente similar durante a absorção ou a adsorção, embora alguns componentes possam ser absorvidos ou adsorvidos mais prontamente do que outros.
Embora um líquido complexo seja geralmente caracterizado aqui como incluindo componentes específicos tendo propriedades não homogêneas, cada componente específico de um líquido complexo geralmente tem propriedades homogêneas. Considere, por exemplo, um líquido de corpo complexo representativo tendo três componentes específicos: hemácias, moléculas de proteína do sangue e moléculas de água. Mediante um exame, alguém versado na técnica podería facilmente distinguir cada um dos três componentes específicos de acordo com suas propriedades geralmente não homogêneas. Mais ainda, quando do exame de um componente específico em particular, tal como o componente de hemácia, alguém de conhecimento na técnica podería facilmente reconhecer as propriedades geralmente homogêneas das hemãcias.
Como usado aqui, o termo "hidrofílico" descreve fibras ou as superfícies de fibras que são úmidas pelos líquidos aquosos em contato com as fibras. 0 grau de umedecimento dos materiais, por sua vez, pode ser descrito em termos dos ângulos de contato e das tensões superficiais dos líquidos e materiais envolvidos. 0 equipamento e as técnicas adequadas para a medição da capacidade de umedecimento de materiais de fibra espessura de parede podem ser providos pelo Sistema Analisador de Força Superficial SFA-222 da Cahn, ou por um sistema substancialmente equivalente.
Quando medidas com este sistema, as fibras tendo ângulos de contato de menos de 90° são designadas "umedecíveis" ou hidrofílicas, enquanto as fibras tendo ângulos de contato iguais a ou maiores do que 90° são designadas "não umedecíveis" ou hidrofóbicas. Quando da comparação dos materiais, um material que forma um ângulo de contato relativamente maior com a água é relativamente menos hidrofílico do que um material que forma um ângulo de contato menor com a água.
Como usado aqui, a frase "artigo absorvente" se refere a dispositivos os quais absorvem e contêm líquidos do corpo e, mais especificamente, se refere a dispositivos os quais são posicionados contra ou próximo da pele para absorverem e conterem os vários líquidos descarregados do corpo. 0 termo "descartável" é usado aqui para a descrição de artigos absorventes os quais não se pretende que sejam lavados ou de outra forma restaurados ou reusados como um artigo absorvente após um uso único. Os exemplos destes artigos absorventes descartáveis incluem, mas não estão limitados a: produtos relacionados a cuidados com a saúde, incluindo aventais cirúrgicos, roupões e invólucros estéreis; produtos absorventes de cuidados pessoais, tais como produtos de higiene feminina (por exemplo, absorventes higiênicos, forros de calcinha, tampões, dispositivos interlabiais e similares), fraldas infantis, calças de treinamento de crianças, produtos para incontinência de adultos e similares; bem como lenços úmidos absorventes e tapetes de cobertura.
Os artigos absorventes descartáveis, tais como, por exemplo, muitos dos produtos absorventes de higiene feminina, podem incluir uma cobertura ou folha de topo permeável a líquido, uma folha de fundo substancialmente impermeável a líquido unida à folha de topo e uma estrutura de núcleo absorvente posicionada e mantida entre a folha de topo e a folha de fundo. A folha de topo é operativamente permeável aos líquidos que se pretende que sejam mantidos ou armazenados pelo artigo absorvente, e a folha de fundo pode ser substancialmente impermeável ou de outra forma operativamente impermeável aos líquidos pretendidos. 0 artigo absorvente também pode incluir outros componentes, tais como camadas de formação de mecha de líquido, camadas de admissão de líquido, camadas de distribuição de líquido, camadas de transferência, camadas de barreira e similares, bem como combinações das mesmas. Os artigos absorventes descartáveis e os componentes dos mesmos podem operar para a provisão de uma superfície de lado de corpo e uma superfície de lado de artigo de vestuário. Como usado aqui, a superfície voltada para o corpo ou de lado de corpo significa uma superfície do artigo ou componente a qual se pretende que seja disposta em direção a ou posicionada adjacente ao corpo da usuária durante um uso comum, enquanto a superfície externa, voltada para fora ou de lado de artigo de vestuário está no lado oposto, e pretende-se que seja disposta para se voltar para longe do corpo da usuária durante um uso comum. Tal superfície externa pode ser disposta para se voltar em direção a ou ser posicionada adjacente às roupas íntimas da usuária, quando o artigo absorvente for usado.
As FIG. 1 e 2 ilustram exemplos de um artigo adequado, tal como o artigo de higiene feminina mostrado de forma representativa, o qual é configurado para incorporar a presente invenção. Como mostrado de forma representativa, o artigo absorvente completo geral 20 pode prover um artigo de higiene feminina absorvente primário modular. Em configurações desejadas, o artigo absorvente pode ser um forro de calcinha ou um outro protetor absorvente, o qual é pretendido para uso com uma roupa íntima de uma usuária. O artigo 20 pode ter uma direção longitudinal no sentido do comprimento 22, uma direção transversal, que se estende lateralmente cruzada 24, uma primeira e uma segunda porções de extremidade longitudinalmente opostas 56 e uma porção intermediária 54 localizada entre as porções de extremidade. Como mostrado de forma representativa, a dimensão longitudinal do artigo é relativamente maior do que a dimensão lateral do artigo. 0 artigo primário geral 20 pode incluir uma folha de topo ou cobertura geral (por exemplo, tal como provido por uma combinação de membros de gota de tinta 30 e 38) ; uma folha de fundo geral (por exemplo, tal como provido por uma combinação de membros de folha de fundo 32 e 40); e uma estrutura absorvente geral (por exemplo, tal com provido por uma combinação de membros de corpo absorventes 34 e 42). O artigo 20 pode incluir uma primeira seção de protetor 26 e uma segunda seção de protetor relativamente menor 28, a qual é operativamente unida à primeira seção de protetor. A primeira seção de protetor 26 pode incluir uma primeira cobertura de lado de corpo 30, uma primeira folha de fundo 32 e um primeiro corpo absorvente 34, o qual estã operativamente localizado e intercalado entre a primeira cobertura 30 e a primeira folha de fundo 32.
Adicionalmente, uma primeira região de um primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode estar localizada em uma superfície de lado de artigo de vestuário da primeira folha de fundo 32. A segunda seção de protetor 28 pode incluir uma segunda cobertura de lado de corpo 38, uma segunda folha de fundo 40 e um segundo corpo absorvente 42, o qual está operativamente localizado e intercalado entre a segunda cobertura 38 e a segunda folha de fundo 40.
Adicionalmente, uma segunda região de um segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode estar localizada na superfície de lado de artigo de vestuário da segunda folha de fundo 40. Em um aspecto em particular, a primeira seção de protetor 26 e a segunda seção de protetor 28 podem se sobrepor pelo menos parcialmente uma à outra. Em um outro aspecto, a primeira seção de protetor 26 pode se sobrepor pelo menos parcialmente a uma dentre uma superfície de lado de artigo de vestuário ou de lado de corpo da segunda seção de protetor 28. Ainda em um outro aspecto, pelo menos uma porção da primeira folha de fundo 32 pode ser configurada para se sobrepor a pelo menos uma porção adjacente de uma superfície de lado de corpo da segunda cobertura 38. Em um outro aspecto, pelo menos uma porção da primeira região do primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode afixar ou de outra forma interconectar operativamente a primeira seção de protetor 26 à segunda seção de protetor 28. Opcionalmente, pelo menos uma porção da segunda região do segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode afixar ou de outra forma interconectar operativamente a segunda seção de protetor 28 à primeira seção de protetor 26. Em uma configuração desejada, por exemplo, o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode afixar ou de outra forma interconectar operativamente pelo menos uma porção da primeira folha de fundo 32 a pelo menos uma porção da segunda cobertura 38.
Pela incorporação de seus vários recursos, aspectos e configurações, sozinhos ou em combinações desejadas, o artigo da invenção pode incluir uma configuração modular distintiva que permite uma versatilidade aumentada. 0 artigo pode ser seletivamente modificado para melhor combinar o tamanho e/ou o formato do artigo com as necessidades particulares da usuária individual. Como resultado, uma usuária individual pode seletivamente rearranjar ou de outra forma modificar o artigo para a provisão das configurações desejadas de tamanho, formato e capacidade absorvente. Os arranjos desejados podem prover uma aparência e uma estética melhoradas. Como resultado, o artigo da invenção pode prover melhor versatilidade e adaptabilidade enquanto provê níveis desejados de capacidade absorvente, conforto e ajuste. As configurações mostradas de forma representativa, por exemplo, podem prover um artigo modular distintivo "3 em 1", onde três configurações de uso diferentes podem ser derivadas a partir de um único artigo primário.
Os membros de folha de topo 30 e 38 podem incluir uma camada construída de qualquer material operativo, e podem incluir um material compósito. Por exemplo, o membro de folha de topo pode incluir um pano tecido, um pano não tecido, um filme de polímero, um laminado de pano de filme ou similar, bem como combinações dos mesmos. Os exemplos de um pano não tecido incluem um pano ligado por fiação, um pano soprado fundido, um pano de co-forma, uma manta cardada, uma manta ligada cardada, um pano ligado por fiação de bicomponente ou similares, bem como combinações dos mesmos. Por exemplo, o membro de folha de topo pode incluir um pano tecido, um pano não tecido, um filme polimérico que foi configurado para ser operativamente permeável a líquido, ou similar, bem como combinações dos mesmos. Outros exemplos de materiais adequados para a construção do membro de folha de topo podem incluir raiom, mantas ligadas cardadas de poliéster, polipropileno, polietileno, náilon ou outras fibras ligáveis por calor, poliolefinas, tais como copolímeros de polipropileno e polietileno, polietileno de baixa densidade linear, ésteres alifáticos, tais como ácido poliláctico, mantas de filme finamente perfurado, materiais de rede, e similares, bem como combinações dos mesmos.
Um exemplo mais particular de um material adequado para a camada de folha de topo ou membro pode incluir uma manta ligada cardada composta de polipropileno e polietileno, tal como tem sido usado como uma matéria-prima de cobertura para os forros de calcinha de marca KOTEX e tem sido obtenível a partir de Vliesstoffwerk Christian Heinrich Sandler GmbH & Co. KG, uma empresa que tem um endereço em Postfach 1144, D95120 Schwarzenbach/Saale, Alemanha. Outros exemplos de materiais de folha de topo adequados são materiais compósitos de um polímero e um material de pano não tecido. Os materiais compósitos tipicamente são na forma de folhas integrais geralmente formadas pela extrusão de um polímero sobre uma manta de material ligado por fiação. Em um arranjo desejado, o membro de folha de topo pode ser configurado para ser operativamente permeável a líquido com respeito aos líquidos que se pretende que o artigo absorva ou de outra forma manipule. A permeabilidade a líquido operativa, por exemplo, pode ser provida por uma pluralidade de poros, perfurações, orifícios ou outras aberturas, bem como combinações dos mesmos, que estão presentes ou são formados no membro de folha de topo. Os orifícios ou outras aberturas podem ajudar a aumentar a taxa na qual os líquidos corpóreos podem se mover através da espessura do membro de folha de topo e penetram nos outros componentes do artigo (por exemplo, na estrutura absorvente). 0 arranjo selecionado de permeabilidade a líquido desejavelmente está presente pelo menos em uma porção operativa do membro de folha de topo que é apontada para posicionamento no lado de corpo do artigo. 0 membro de folha de topo pode prover conforto e capacidade de conformação, e pode funcionar para dirigir os exsudatos do corpo para longe do corpo e em direção à estrutura absorvente. Em um recurso desejado, o membro de folha de topo pode ser configurado para reter pouco ou nenhum líquido em sua estrutura e pode ser configurado para prover uma superfície relativamente confortável e não irritante próximo dos tecidos de corpo de uma usuária do sexo feminino. 0 membro de folha de topo pode ser construído de qualquer material o qual também seja facilmente penetrãvel pelos fluidos corpóreos que contatam a superfície do membro de folha de topo. A camada de folha de topo ou membro também pode ter pelo menos uma porção de sua superfície de lado de corpo tratada com um tensoativo, para tornar o membro de folha de topo mais hidrofílico. 0 tensoativo pode permitir que os líquidos corpóreos chegando penetrem mais prontamente no membro de folha de topo. 0 tensoativo também pode diminuir a tendência de os fluidos corpóreos chegando, tal como um fluido menstruai, fluírem para fora do membro de folha de topo ao invés de penetrarem através do membro de folha de topo nos outros componentes do artigo (por exemplo, na estrutura dos membros de corpo absorvente). Em uma configuração em particular, o tensoativo pode ser distribuído de forma substancialmente uniforme através de pelo menos uma porção da superfície de lado de corpo superior do membro de folha de topo que se sobrepõe à superfície de lado de corpo superior de seu membro de corpo absorvente correspondente. 0 membro de folha de topo pode ser mantido em relação segura com seu membro de corpo absorvente correspondente pela ligação de todas ou de uma porção das superfícies adjacentes umas âs outras. Uma variedade de mecanismos ou sistemas de ligação conhecidos por alguém versado na técnica pode ser utilizada para a obtenção de qualquer relação assegurada como essa. Os exemplos de tais mecanismos incluem, mas não estão limitados à aplicação de adesivos em uma variedade de padrões entre as duas superfícies adjuntas, emaranhando pelo menos porções da superfície adjacente do absorvente com porções da superfície adjacente do membro de folha de topo, ou fundido pelo menos porções da superfície adjacente do membro de folha de topo a porções da superfície adjacente do absorvente. 0 membro de folha de topo tipicamente se estende sobre a superfície de lado de corpo superior de seu membro de corpo absorvente correspondente, mas pode se estender, alternativamente, em torno de sua seção de protetor correspondente para parcial ou inteiramente circundar ou envolver seu membro de corpo absorvente correspondente. Em outros arranjos, o membro de folha de topo e seu membro de folha de fundo correspondente podem ou não ter margens periféricas as quais se estendem para fora além das bordas periféricas terminais de seu membro de corpo absorvente correspondente. Quando o artigo inclui as margens periféricas, as margens se estendendo podem ser parcial ou inteiramente unidas em conjunto para circundarem ou envolverem seu membro de corpo absorvente correspondente.
Os membros de folha de fundo 32 e 40 podem incluir uma camada construída de qualquer material operativo, e podem ou não ter um nível selecionado de permeabilidade a líquido ou impermeabilidade a líquido, como desejado. Em uma configuração em particular, o membro de folha de fundo individual pode ser configurado para prover uma estrutura operativamente impermeável a líquido do membro de folha de fundo. 0 membro de folha de fundo, por exemplo, pode incluir um filme polimérico, um pano tecido, um pano não tecido ou similar, bem como combinações ou compósitos dos mesmos. Por exemplo, o membro de folha de fundo pode incluir um filme de polímero laminado a um pano tecido ou não tecido. Em um recurso em particular, o filme de polímero pode ser composto por polietileno, polipropileno, poliéster ou similar, bem como combinações dos mesmos.
Adicionalmente, o filme de polímero pode ser microgravado, ter um desenho impresso, ter uma mensagem impressa para o consumidor e/ou pode ser pelo menos parcialmente colorido.
Desejavelmente, o membro de folha de fundo pode permitir operativamente uma passagem suficiente de ar ou vapor de umidade para fora do artigo, particularmente para fora de uma estrutura absorvente, enquanto bloqueia a passagem de líquidos corpóreos. Um exemplo de um material adequado para o membro de folha de fundo pode incluir um filme microporoso respirável, tal como um Defletor Respirãvel HANJIN disponível a partir da Hanjin Printing, Hanjing P&C
Company Limited, uma empresa que tem escritórios localizados em Sahvon-li.Jungan-mvu.Kongiu-City, Chung cheong nam-do, República da Coréia do Sul. 0 membro de folha de fundo é um filme respirãvel, o qual é de cor branca, gravado com pequenas ondulações e contém: 47,78% de carbonato de cálcio, 2,22% de Ti02 e 50% de polietileno.
Em um recurso em particular, o filme de polímero pode ter uma espessura mínima de não mais do que cerca de 0,025 mm e, em um outro recurso, o filme de polímero pode ter uma espessura máxima de não mais do que cerca de 0,13 mm. Os filmes de bicomponente ou outros filmes de multicomponente também podem ser usados, bem como panos tecidos e/ou não tecidos os quais foram tratados para se torná-los operativamente impermeáveis a líquido. Um outro material de membro de folha de fundo adequado pode incluir uma espuma de poliolefina de célula fechada. Por exemplo, uma espuma de polietileno de célula fechada pode ser empregada. Ainda um outro exemplo de um material de membro de folha de fundo seria um material que fosse similar a um filme de polietileno o qual é usado nos forros de calcinha de marca KOTEX comercialmente vendidos, e é obtenível a partir da Pliant Corporation, uma empresa que tem escritórios localizados em Schaumburg, Illinois, Estados Unidos da América. A estrutura dos membros de corpo absorvente 34 e 42 pode ser operativamente configurada para a provisão de um nível desejado de retenção absorvente ou capacidade de armazenamento. Mais aproximadamente, o membro de corpo absorvente individual pode ser configurado para manter um líquido, tal como urina, menstruação, um outro líquido complexo ou similar, bem como combinações dos mesmos. Como mostrado de forma representativa, o membro de corpo absorvente pode incluir uma matriz de fibras absorventes e/ou um material em partículas absorvente. O membro de corpo absorvente pode incluir, por exemplo, fibras naturais, fibras sintéticas, materiais superabsorventes, um pano tecido; um pano não tecido; uma manta de co-forma; uma manta de fibra depositada a úmido; uma manta de fibra depositada cora ar substancialmente não ligada; uma manta de fibra depositada com ar estabilizada operativamente ligada; ou similar, bem como combinações dos mesmos.
Adicionalmente, o corpo absorvente pode incluir um ou mais componentes que podem modificar a menstruação ou um líquido intermenstrual.
Os materiais superabsorventes adequados para uso na presente invenção são conhecidos por aqueles versados na técnica, e podem ser em qualquer forma operativa, tal como em forma de partículas. Falando geralmente, o material superabsorvente pode ser um material absorvente polimérico de formação de hidrogel que incha em água, geralmente insolúvel em água, o qual é capaz de absorver pelo menos cerca de 20, desejavelmente cerca de 30 e, possivelmente, pelo menos 60 vezes ou mais seu peso em soro fisiológico {por exemplo, soro com NaCl a 0,9% em peso). 0 material absorvente polimérico de formação de hidrogel pode ser formado a partir de um material absorvente polimérico de formação de hidrogel orgânico, o qual pode incluir um material natural, tal como agar, pectina e goma guar; materiais naturais modificados, tais como carboximetilcelulose, carboxietilcelulose e hidroxipropilcelulose; e polímeros de formação de hidrogel sintéticos. Os polímeros de formação de hidrogel sintéticos incluem, por exemplo, sais de metal alcalino de ácido poliacrílico, poliacrilamidas, álcool polivinílico, copolímeros de anidrido maléico de etileno, éteres polivinílicos, polivinilmorfolinona, polímeros e copolímeros de ácido sulfônico de vinila, poliacrilatos, poliacrilamidas, polivinilpiridina e similares. Outros polímeros de formação de hidrogel adequados incluem amido enxertado com acrilonitrila, amido enxertado com ácido acrílico, e copolímeros de anidrido maléico de isobutileno e misturas dos mesmos. Os polímeros de formação de hidrogel preferencialmente são reticulados levemente para se tornar o material substancialmente insolúvel em água. A formação de retículo, por exemplo, pode ser por irradiação ou ligação covalente, iônica, de Van der Waals ou de hidrogênio. Os materiais adequados estão disponíveis a partir de vários vendedores comerciais, tais como a The Dow Chemical Company e a Stockhausen, Inc. 0 material superabsorvente desejavelmente pode ser incluído em uma porção apontada de armazenamento ou retenção do sistema absorvente, e pode ser empregado, opcionalmente, em outros componentes ou porções do artigo absorvente. A quantidade de material superabsorvente em um membro de corpo absorvente individual 34 e/ou 42 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 5% em peso, como determinado com respeito ao peso total de material no membro de corpo absorvente correspondente 34 ou 42. A quantidade de material superabsorvente alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 8% em peso e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 10% em peso, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, a quantidade de material superabsorvente pode ser de até um máximo de cerca de 75% em peso ou mais. A quantidade de material superabsorvente alternativamente pode ser de até cerca de 38% em peso e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 20% em peso, para a provisão de efetividade melhorada. Em configurações desejadas, a quantidade de superabsorvente pode ser de até cerca de 15% em peso.
Em configurações particulares, o artigo absorvente 20 e seus membros de corpo absorvente associados (por exemplo, os membros absorventes 34 e 42) podem ser configurados para a provisão de uma estrutura absorvente modular compósita.
Adicionalmente, os membros de corpo absorvente em conjunto podem prover uma capacidade de saturação absorvente geral compósita a qual totaliza pelo menos um mínimo de cerca de 5 gramas de simulador de menstruação A. A capacidade de saturação geral total alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 40 gramas de simulador de menstruação A para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, a capacidade de saturação absorvente geral dos membros absorventes pode ser até um máximo de cerca de 120 gramas de simulador de menstruação A, ou mais, e alternativamente pode ser de até 88 gramas de simulador de menstruação A, para a provisão de efetividade melhorada. Em um arranjo desejado, a capacidade de saturação absorvente compósita total pode ser de cerca de 60 gramas de simulador de menstruação A.
Em um recurso desejado, o membro de corpo absorvente relativamente maior 34 pode prover pelo menos um mínimo de cerca de 55% da capacidade absorvente total. 0 membro de corpo absorvente relativamente maior alternativamente pode prover pelo menos cerca de 60% da capacidade absorvente total e opcionalmente pode prover pelo menos cerca de 70% da capacidade absorvente total. Em um outro recurso, o membro de corpo absorvente relativamente maior 34 pode prover até um máximo de cerca de 90% da capacidade absorvente total. O membro de corpo absorvente relativamente maior pode prover, alternativamente, até cerca de 80% da capacidade absorvente total para a provisão de uma performance melhorada do módulo que inclui a primeira seção de protetor 26. A percentagem remanescente da capacidade absorvente total pode ser provida pelo membro de corpo absorvente relativamente menor 42, com uma compreensão comum que as percentagens das capacidades absorventes providas pelos vários membros absorventes totalizarão 100%. O simulador de menstruação A é composto por sangue de suíno diluído com plasma de suíno para a provisão de um nível de hematócrito de 35% (em volume) . Um dispositivo adequado para a determinação do nível de hematócrito é o sistema HEMOSTAT-2 disponível a partir da Separation Technology, Inc., uma empresa que tem escritórios localizados em Altamonte Springs, Flórida, Estados Unidos da América. Um sistema substancialmente equivalente alternativamente pode ser empregado. O Simulador A tipicamente é usado para testes de capacidade absorvente, onde as propriedades viscoelãsticas que afetam o movimento de líquido mostraram ser de pouca importância.
Uma capacidade de saturação específica e uma capacidade de retenção específica de um membro de corpo absorvente ou de um outro componente absorvente podem ser determinadas pela embebição de uma amostra de 2,54 cm x 2,54 cm de material absorvente em uma quantidade de simulador A que é suficiente para plenamente saturar a amostra (por exemplo, 30 mL) por 30 minutos. O absorvente úmido então é posicionado entre uma camada de material de manta ligada cardada com ar passante e uma camada de papel mata-borrão, e uma pressão de 0,345 kPa é aplicada por 1 minuto para remoção de quaisquer poças de líquido. A amostra saturada, então, é pesada. 0 peso de líquido mantido na amostra dividido pelo peso seco da amostra é a capacidade de saturação específica da amostra.
Após a amostra saturada ser pesada, a amostra absorvente é posicionada em uma centrífuga e girada a 300 G por 3 minutos. A amostra girada então é pesada. O peso do líquido remanescente na amostra girada dividido pelo peso seco da amostra é a capacidade de retenção específica da amostra.
Assim sendo: a. Capacidade de Saturação: (Peso Úmido Antes da Centrífuga - Peso Seco) / (Peso Seco) b. Capacidade de Retenção: (Peso Úmido Após a Centrífuga - Peso Seco) / (Peso Seco) A capacidade de saturação absorvente total de uma camada geral ou de um outro componente pode ser determinada pela multiplicação de sua capacidade de saturação específica pelo peso total de tal componente. De modo similar, a capacidade de retenção absorvente total de uma camada geral ou de um outro componente pode ser determinada pela multiplicação de sua capacidade de retenção específica pelo peso total de tal componente.
Para as determinações de capacidade absorvente, um material de manta ligada cardada com ar passante tem um peso de base de 84,8 g/m2, um peso específico de 0,024 g/cm3 e é composto por 60% de uma fibra de poliéster de 6 denier, KoSa do tipo 295; e 40% de fibra de bicomponente de 3 denier, Chisso ESC-HR6. A fibra de poliéster está disponível a partir da KoSa, uma empresa que tem escritórios localizados em Charlotte, North Carolina, Estados Unidos da América, e a fibra de bicomponente está disponível a partir da Chisso Corporation, uma empresa que tem escritórios localizados em Osaka, Japão. Um papel mata- borrão adequado é o papel mata-borrão branco VERIGOOD de 45,36 kg (100 lb) disponível a partir da Fort James Corporation, uma empresa que tem escritórios localizados em Menasha, Wisconsin, Estados Unidos da América (por exemplo, o número de item de produto 411-01012) . Materiais substancialmente equivalentes, opcionalmente, podem ser empregados.
Como mostrado de forma representativa, a estrutura absorvente do artigo primário geral 20 pode compreender uma estrutura compósita tendo uma pluralidade selecionada de estratos ou camadas. Com referência às Fig. IA e 2A, por exemplo, a estrutura absorvente compósita pode incluir o primeiro membro de corpo absorvente 34 e o segundo membro de corpo absorvente 42, bem como quaisquer outros componentes desejados, dispostos em qualquer combinação operativa. Como mostrado de forma representativa, a estrutura absorvente pode incluir o primeiro membro de corpo absorvente 34, o qual está posicionado entre o primeiro membro de folha de topo 30 e o primeiro membro de folha de fundo 32 e o segundo membro de corpo absorvente 42, o qual está posicionado entre o segundo membro de folha de topo 38 e o segundo membro de corpo absorvente 40.
Em particular, os membros de corpo absorvente 34 e/ou 42 podem incluir uma manta de fibra depositada com ar estabilizada termicamente ligada (por exemplo, Concert código 175.1020), disponível a partir da Concert Fabrication, uma empresa que tem escritórios localizados em Gatineaux, Quebec, Canadá. 0 membro de corpo absorvente opcionalmente pode incluir uma manta de fibra depositada com ar estabilizada similar disponível a partir da Buckeye Technologies, Inc., uma empresa que tem escritórios localizados em Memphis, Tennessee, Estados Unidos da América. 0 primeiro membro de corpo absorvente 34 pode ter um peso de base o qual difere de ou substancialmente equivale ao peso de base do segundo membro de corpo absorvente 42.
Em arranjos particulares, o peso de base dos membros de corpo absorvente 34 e 42 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 50 g/m2. O peso de base da camada de admissão alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 80 g/m2 e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 100 g/m2 para a provisão de uma performance melhorada.
Adicionalmente, o peso de base da camada de admissão pode ser de até um máximo de cerca de 400 g/m2 ou mais. O peso de base da camada de admissão alternativamente pode ser de até cerca de 280 g/m2 e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 140 g/m2 para a provisão de efetividade melhorada.
Tais arranjos, por exemplo, podem ser adequados para membros absorventes empregados em artigos de forros de calcinha absorventes.
Em outros arranjos, o peso de base dos membros de corpo absorvente 34 e 42 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 100 g/m2. 0 peso de base da camada de admissão alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 200 g/m2 e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 250 g/m2 para a provisão de uma performance melhorada.
Adicionalmente, o peso de base da camada de admissão pode ser de até um máximo de cerca de 600 g/m2 ou mais. O peso de base da camada de admissão alternativamente pode ser de até cerca de 350 g/m2 e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 300 g/m2 para a provisão de efetividade melhorada.
Tais arranjos, por exemplo, podem ser adequados para membros absorventes empregados em artigos de protetor "ultrafino" absorventes.
Se o peso de base dos membros absorventes estiver fora dos valores desejados, o artigo pode ser espesso demais e volumoso, e pode prover conforto ruim e ciência excessiva do artigo durante o uso. Adicionalmente, os membros absorventes podem ser excessivamente dispendiosos.
Os membros de corpo absorvente 34 e/ou 42 podem ter qualquer formato operativo e/ou projeto. Por exemplo, os membros de corpo absorvente podem incluir uma peça única de material, ou múltiplas peças de material, tais como múltiplas tiras de material. Além disso, o primeiro membro de corpo absorvente 34 pode incluir orifícios ou aberturas para ajudarem na provisão das propriedades desejadas de admissão de líquido. As aberturas podem se estender parcial ou completamente através da espessura na direção z dos membros de corpo absorvente 34 e/ou 42, como desejado.
Com referência âs FIG. 1 a 1B, a primeira seção de protetor 26 pode ser configurada para se sobrepor apenas parcialmente à segunda seção de protetor 28.
Adicionalmente, a segunda seção de protetor 28 pode ser configurada apara apenas se sobrepor parcialmente a um dentre o lado de corpo ou o lado de artigo de vestuário da primeira seção de protetor 26. Mais particularmente, o primeiro membro de corpo absorvente 34 pode ser configurado para se sobrepor apenas parcialmente ao lado de corpo ou ao lado de artigo de vestuário do segundo membro de corpo absorvente 42. Assim sendo, pelo menos uma porção significativa do primeiro membro de corpo absorvente 34 pode se estender longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal do segundo corpo absorvente 42.
Adicionalmente, pelo menos uma porção significativa do segundo corpo absorvente 42 pode se estender longitudinalmente além de uma borda de extremidade ter do primeiro corpo absorvente 34.
Com referência às FIG. 2 a 2B, a primeira seção de protetor 26 pode ser configurada para se sobrepor à totalidade da segunda seção de protetor 28, e a segunda seção de protetor 28 pode ser configurada para se sobrepor apenas uma parte limitada à primeira seção de protetor 26.
Assim sendo, pelo menos uma porção de extremidade da primeira seção de protetor 26 pode se estender longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal da segunda seção de protetor 28. Uma segunda porção de extremidade longitudinalmente oposta da primeira seção de protetor 26 pode ser contígua a uma segunda borda de extremidade terminal da segunda seção de protetor 28 ou, opcionalmente, pode se estender longitudinalmente além da segunda borda de extremidade terminal da segunda seção de protetor 28.
Nos vários arranjos do artigo 20, os primeiro e segundo mecanismos de afixação a artigo de vestuário 36 e/ou 44 podem ser providos por um sistema de afixação convencional operativo. Os exemplos destes sistemas podem incluir, por exemplo, adesivos, coesivos, sistemas de prendedor mecânico de interencaixe ou similares, bem como combinações dos mesmos. Por exemplo, o mecanismo de afixação pode incluir um componente de "gancho" que se estende em um sistema de afixação de gancho e laço. No exemplo da configuração mostrada de forma representativa, o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode incluir um primeiro adesivo de artigo de vestuário, e o segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode incluir um segundo adesivo de artigo de vestuário.
Esses adesivos de artigo de vestuário estão comercialmente disponíveis e são bem conhecidos na técnica.
Com referência às FIG. IA, 1B, 2A e 2B, o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode ser operativamente unido à primeira seção de protetor 26. Como mostrado de forma representativa, o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário pode ser operativamente unido ao lado de artigo de vestuário do primeiro membro de folha de fundo 32. 0 primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário pode se estender pelo comprimento longitudinal inteiro da primeira seção de protetor, mas, opcionalmente, pode se estender ao longo de apenas uma porção limitada do comprimento longitudinal da primeira seção de protetor 26, como desejado. De modo similar, o segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode ser operativamente unido à segunda seção de protetor 28. 0 segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário pode se estender ao longo do comprimento longitudinal da segunda seção de protetor ou, opcionalmente, pode se estender ao longo de apenas uma porção limitada do comprimento longitudinal da segunda seção de protetor 28, como desejado. A primeira seção de protetor 26 pode ser presa de forma liberãvel à segunda seção de protetor 28. Como mostrado de forma representativa, pelo menos uma porção da primeira região do primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 pode ser configurada para afixar ou unir de forma liberável a primeira seção de protetor 26 à segunda seção de protetor 28.
Em uma configuração desejada, o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 3 6 pode afixar ou unir de forma liberável pelo menos uma porção da primeira folha de fundo 32 a pelo menos uma porção da segunda cobertura 38.
Como resultado, a primeira seção de protetor 26 pode ser seletivamente separada da segunda seção de protetor 28, e a primeira seção de protetor então pode ser independentemente empregada como um primeiro módulo o qual provê um artigo de higiene feminina de tamanho relativamente reduzido.
Adicionalmente, a segunda seção de protetor 28 pode ser empregada independentemente como um segundo módulo, o qual provê um outro artigo de higiene feminina de tamanho relativamente reduzido.
Opcionalmente, pelo menos uma porção da segunda região do segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode ser configurada para afixar operativamente ou, de outra forma, interconectar a segunda seção de protetor 28 â primeira seção de protetor 26. Em um arranjo em particular, o segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44 pode afixar ou unir de forma liberável pelo menos uma porção da segunda folha de fundo 40 a pelo menos uma porção da primeira cobertura 30.
Uma camada de material de tira de proteção 46 pode ser disposta para cobrir operativamente as porções expostas do primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36, antes do uso. De modo similar, uma camada de material de tira de proteção pode ser disposta para cobrir operativamente as porções expostas do segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44. Como mostrado de forma representativa, uma tira unitária de material de proteção pode ser empregado para cobertura de ambos os primeiro e segundo mecanismos de afixação a artigo de vestuário. Em um recurso em particular, uma região frangível de fraqueza pode estar localizada entre uma primeira porção do material de tira de proteção que cobre o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 e uma segunda porção do material de tira de proteção que cobre o segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44. Opcionalmente, uma tira separada de material de proteção pode ser empregada para a cobertura do primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36, e uma outra tira separada de material de proteção pode ser empregada para cobertura do segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário 44. Quando os primeiro e segundo mecanismos de afixação a artigo de vestuário são providos por adesivos, a tira de proteção pode ser provida por uma camada de material de liberação convencional. Tais materiais são bem conhecidos na técnica e estão disponíveis a partir de vendedores comerciais.
Nas várias configurações do artigo, o artigo absorvente geral total 20 pode prover uma a primário, quando a primeira seção de protetor 26 estiver operativamente montada e afixada à segunda seção de protetor 28. Com referência às FIG. 1 a 1B, o artigo absorvente primário 20, por exemplo, pode prover um artigo absorvente "longo" ou "extralongo". Adicionalmente, a primeira seção de protetor 26 pode ser empregada, independentemente, para a provisão de um artigo absorvente relativamente menor "regular", e a segunda seção de protetor 28 pode ser empregada, independentemente, para a provisão de um outro artigo absorvente relativamente menor "micro".
Com referência às FIG.2 a 2B, o artigo absorvente primário 20 alternativamente pode prover um artigo absorvente "regular". Adicionalmente, a primeira seção de protetor 26 pode ser empregada, independentemente, para a provisão de um artigo absorvente "de tanga", e a segunda seção de protetor 28 pode ser empregada, independentemente, para a provisão de um artigo absorvente menor "micro".
Como mostrado de forma representativa nas FIG. 2 a 2B, a primeira seção de protetor 26 pode ter um formato afunilado, o qual é configurado para a provisão de um forro absorvente operativo para uma roupa íntima tipo "tanga", quando a primeira seção de protetor 26 for independentemente usada. 0 formato afunilado pode ter uma dimensão de largura de direção transversal gradualmente decrescente (ou gradualmente crescente), conforme se obserava a largura do protetor em diferentes locais sequenciais ao longo da direção longitudinal 22. Uma seção grande do formato afunilado pode ter uma largura de direção transversal relativamente maior da primeira seção de protetor e, tipicamente, pode ser indicada para posicionamento em direção ao lado dianteiro do corpo da usuária. Uma seção pequena do formato afunilado pode incluir uma largura de direção transversal relativamente menor da primeira seção de protetor, e pode ser indicada, tipicamente, para posicionamento em direção ao lado traseiro ou posterior do corpo da usuária. A segunda seção de protetor 28 tem um formato que coopera com o formato afunilado da primeira seção de protetor 26. Qualquer formato operativo pode ser empregado na segunda seção de protetor 28. Por exemplo, um formato não afunilado pode ser empregado para a segunda seção de protetor 28. Como ilustrado no arranjo mostrado de forma representativa, a segunda seção de protetor pode ter um segundo formato afunilado, e o segundo formato afunilado pode diferir do formato da primeira seção de protetor 26. 0 segundo formato afunilado pode ter uma seção larga e uma seção estreita. A seção larga pode incluir uma largura de direção transversal mais ampla da segunda seção de protetor 28, e a seção estreita pode ter a largura de direção transversal mais estreita da segunda seção de protetor.
Quando a segunda seção de protetor 28 é usada independentemente, a seção estreita ou mais larga da segunda seção de protetor pode ser indicada para posicionamento em direção ao lado dianteiro do corpo da usuária, como desejado. Quando as primeira e segunda seções de protetor 26 e 28 são operativamente combinadas e montadas em conjunto, o perímetro total do artigo primário 20 pode prover um formato geralmente de ampulheta, como mostrado de forma representativa no exemplo da configuração ilustrada.
Nas várias configurações da invenção, a primeira seção de protetor 26 pode ter um tamanho de área selecionado. Em arranjos particulares, o tamanho de área da primeira seção de protetor 26 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 60 cm2. O tamanho de área alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 68 cm2 e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 82 cm2, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, o tamanho de área da primeira seção de protetor 26 pode ser de até um máximo de cerca de 12 0 cm2 ou mais. 0 tamanho de area alternativamente pode ser de até cerca de 110 cm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 96 cm2, para a provisão de efetividade melhorada. Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados nas configurações da primeira seção de protetor 26 que são mostradas de forma representativa nas FIG. 1 a 1B.
Em outros arranjos, o tamanho de área da primeira seção de protetor 26 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 30 cm2. 0 tamanho de área alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 52 cm2 e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 61 cm2, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, o tamanho de área da primeira seção de protetor 26 pode ser de até um máximo de cerca de 80 cm2 ou mais. O tamanho de area alternativamente pode ser de até cerca de 76 cm2 e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 72 cm , para a provisão de efetividade melhorada. Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados nas configurações da primeira seção de protetor 26 que são mostradas de forma representativa nas FIG. 2 a 2B.
Adicionalmente, a segunda seção de protetor 28 pode ter um tamanho de área selecionado. Em um aspecto em particular, o tamanho de área da segunda seção de protetor 28 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 3 cm2. 0 tamanho de área, alternativamente, pode ser de pelo menos cerca de 4 cm2 e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 5 cm2, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, o tamanho de área da segunda seção de protetor 28 pode ser de até um máximo de cerca de 12 cm2 ou mais. 0 tamanho de área, alternativamente, pode ser de até cerca de 11 cm2, e opcionalmente, pode ser de até cerca de 6 cm2 para a provisão de efetividade melhorada.
Se os tamanhos de área das seções de protetor estiverem fora dos valores desejados, o artigo pode não prover os níveis desejados de conforto. Adicionalmente, as seções de protetor podem não prover os níveis desejados de proteção e cobertura.
Um outro recurso da primeira seção de protetor 26 pode incluir uma primeira espessura de protetor 58. Em arranjos particulares, a primeira espessura de protetor 58 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 1,8 mm. A primeira espessura de protetor alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 2 mm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 2,4 mm para a provisão de uma performance melhorada. Adicionalmente, a espessura da primeira seção de protetor pode ser de até um máximo de cerca de 4,5 mm, ou mais. A primeira espessura de protetor alternativamente pode ser de até cerca de 4,2 mm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 4 mm, para a provisão de efetividade melhorada. Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados em artigos que são tipicamente referidos como protetores "ultrafínos".
Em outros arranjos, a primeira espessura de protetor 58 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 0,8 mm. A primeira espessura de protetor alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 1 mm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos 2 mm para a provisão de uma performance melhorada.
Adicionalmente, a espessura 58 da primeira seção de protetor pode ser de até um máximo de cerca de 4 mm ou mais. A primeira espessura de protetor pode alternativamente 3,7 mm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 3,5 mm para a provisão de efetividade melhorada.
Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados em artigos que tipicamente são referidos como "forros de calcinha".
De modo similar, a segunda seção de protetor 28 também pode ter uma segunda espessura de protetor 60. Em arranjos particulares, a segunda espessura de protetor pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 1,8 mm. A segunda espessura de protetor alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 2 mm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 2,4 mm para a provisão de uma performance melhorada. Adicionalmente, a espessura da segunda seção de protetor pode ser de um máximo de até cerca de 4,5 mm ou mais. A segunda espessura de protetor alternativamente pode ser de até cerca de 4,2 mm, e opcionalmente pode ser de até cerca de 4 mm para a provisão de efetividade melhorada.
Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados em artigos que são referidos, tipicamente, como protetores "ultrafinos".
Em outros arranjos, a segunda espessura de protetor 60 pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 0,8 mm. A segunda espessura de protetor alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 1 mm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 2 mm, para a provisão de uma performance melhorada. Adicionalmente, a espessura 60 da segunda seção de protetor pode ser de até um máximo de cerca de 4 mm, ou mais. A segunda espessura de protetor alternativamente pode ser de até cerca de 3,7 mm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 3,5 mm, para a provisão de uma efetividade melhorada. Tais arranjos, por exemplo, podem ser empregados em artigos que tipicamente são referidos como "forros de calcinha".
Se as espessuras das primeira e/ou segunda seções de protetor estiverem fora dos valores desejados, o artigo pode ser excessivamente volumoso ou pode ter resistência insuficiente. 0 artigo também pode ter resistência ou integridade insuficiente.
Com referência às FIG. 1 e 2, a primeira seção de protetor 26 pode ter um primeiro comprimento longitudinal 48. Em aspectos particulares, o primeiro comprimento longitudinal pode ser pelo menos um mínimo de cerca de 12 cm. 0 primeiro comprimento longitudinal, alternativamente, pode ser de pelo menos cerca de 13 cm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 14 cm, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, o primeiro comprimento longitudinal pode ser de até um máximo de cerca de 26 cm ou mais. 0 primeiro comprimento longitudinal, alternativamente, pode ser de até cerca de 21 cm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 17 cm para a provisão de efetividade melhorada.
De modo similar, a segunda seção de protetor 28 pode ter um segundo comprimento longitudinal 50. Em aspectos particulares, o segundo comprimento longitudinal pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 4 cm. 0 segundo comprimento longitudinal, alternativamente, pode ser de pelo menos cerca de 5 cm e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 6 cm, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, o segundo comprimento longitudinal 50 pode ser de até um máximo de cerca de 12 cm, ou mais. O segundo comprimento longitudinal alternativamente pode ser de até cerca de 10 cm e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 7 cm, para a provisão de efetividade melhorada.
Se os comprimentos longitudinais das primeira e/ou segunda seções de protetor estiverem fora dos valores desejados, o artigo pode não prover os níveis desejados de conforto ou as seções de protetor podem não prover os níveis desejados de cobertura e proteção.
Com referência às FIG. 1 e 2, a primeira seção de protetor 26 pode se sobrepor à segunda seção de protetor 28 por um comprimento de superposição selecionado 52, e o comprimento de superposição pode prover uma percentagem de superposição selecionada. Em aspectos particulares, a percentagem de superposição pode ser de pelo menos um mínimo de cerca de 3%, como determinado com respeito ao comprimento longitudinal da primeira seção de protetor mais longa. A percentagem de superposição alternativamente pode ser de pelo menos cerca de 15% e, opcionalmente, pode ser de pelo menos cerca de 20%, para a provisão de uma performance melhorada. Em outros aspectos, a percentagem de superposição pode ser de até um máximo de cerca de 60% ou mais. A percentagem de superposição alternativamente pode ser de até cerca de 50% e, opcionalmente, pode ser de até cerca de 40%, para a provisão de efetividade melhorada. Em um arranjo desejado, a percentagem de superposição pode ser de até cerca de 25%.
Se a percentagem de superposição estiver fora dos valores desejados, pode ser excessivamente difícil separar as primeira e segunda seções de protetor, o artigo pode não prover os níveis desejados de cobertura e proteção, ou o artigo pode ser excessivamente volumoso. A percentagem de superposição pode ser determinada pelo emprego da fórmula a seguir: % de Superposição = 100 * {comprimento de superposição) * (comprimento do primeiro protetor mais longo) Quando o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário 36 inclui um adesivo de artigo de vestuário, a segunda cobertura de lado de corpo 38 pode ser removível de forma liberável do primeiro adesivo de artigo de vestuário, enquanto se permite que o primeiro adesivo de artigo de vestuário operativamente se afixe a uma roupa íntima indicada. Esta habilidade para liberação, por exemplo, pode ser ajudada pela provisão de um padrão de gravação na segunda cobertura 38 para melhoria de sua capacidade de liberação do adesivo de artigo de vestuário. Adesivos de artigo de vestuário convencionais os quais são bem conhecidos na técnica podem ser adequadamente empregados e estão disponíveis a partir de vendedores comerciais.
Em arranjos opcionais, o artigo 20 e as seções de protetor 26 e/ou 28 podem incluir componentes adicionais ou camadas de componente, como desejado. Em um outro recurso, o artigo pode incluir qualquer padrão desejado de gravações formado pelo menos na superfície de lado de corpo de uma ou ambas as seções de protetor. A gravação pode deformar o lado de corpo da cobertura e pode deformar porções selecionadas dos membros de folha de topo e de corpo absorvente, para a provisão de regiões de canal operativas que podem ajudar a bloquear, direcionar ou de outra forma controlar um movimento desejado de líquidos ao longo da superfície de lado de corpo do artigo. A gravação também pode prover um benefício estético para o consumidor, e uma pista visual com referência a ajuste e proteção contra vazamento. Em arranjos particulares, as gravações podem ser posicionadas geralmente adjacentes às bordas de perímetro dos membros de corpo absorvente. Em outros aspectos, as gravações podem ser configuradas para a provisão de um padrão regular ou irregular que tem um ou mais canais os quais podem ser distribuídos em um arranjo simétrico ou assimétrico, como desejado.
Na construção do artigo 20 e das seções de protetor individuais 26 e 28, os vários componentes podem ser montados e mantidos em conjunto com qualquer mecanismo ou sistema de fixação operativo. Por exemplo, as afixaçÕes ou fixações desejadas podem incluir ligações adesivas, ligações coesivas, ligações térmicas, ligações ultra- sônicas, pinos, pressões, grampos, rebites, pontos de costura, soldas, zíperes ou similares, bem como combinações dos mesmos.
Aqueles versados na técnica reconhecerão que a presente invenção é capaz de muitas modificações e variações, sem se desviar do escopo da mesma. Assim sendo, a descrição detalhada e os exemplos estabelecidos acima têm por significado serem ilustrativos apenas e não são pretendidos para limitarem, de maneira alguma, o escopo da invenção, como estabelecido nas reivindicações em apenso.

Claims (19)

1. Artigo absorvente (20) possuindo uma direção longitudinal (22) e uma direção transversal lateral (24), compreendendo uma primeira seção de protetor (26) e uma segunda seção de protetor (28) relativamente menor, a qual é operativamente ligada à primeira seção de protetor (26); a primeira seção de protetor (26) incluindo uma primeira folha de topo (30), uma primeira folha de fundo (32), um primeiro corpo absorvente (34) localizado entre a primeira folha de topo e a primeira folha de fundo, e uma primeira região de um primeiro mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (36) localizada em uma superfície voltada para o artigo de vestuário da primeira folha de fundo (32); em que; a segunda seção de protetor (28) inclui uma segunda folha de topo (38) , uma segunda folha de fundo (40) , um segundo corpo absorvente (42) localizado entre a segunda folha de topo e a segunda folha de fundo, e uma segunda região de um segundo mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (44) localizada em uma superfície voltada para o artigo de vestuário da segunda folha de fundo; onde: a primeira seção de protetor se sobrepõe a pelo menos uma porção de uma superfície voltada para o corpo da segunda seção de protetor (28); pelo menos uma porção da primeira folha de fundo (32) é configurada para se sobrepor a pelo menos uma porção adjacente de uma superfície voltada para o corpo da segunda folha de topo (38); e pelo menos uma porção da primeira região do primeiro mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (36) operativamente afixa a primeira seção de protetor (26) à segunda seção de protetor (28); em que pelo menos uma porção da primeira seção de protetor (26) se estende longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal da segunda seção de protetor, de modo que pelo menos uma porção do primeiro corpo absorvente se estende longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal do segundo corpo absorvente, e pelo menos uma porção da segunda seção de protetor (28) se estende longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal da primeira seção de protetor, de modo que pelo menos uma porção do segundo corpo absorvente se estende longitudinalmente além de uma borda de extremidade terminal do primeiro corpo absorvente; o primeiro mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (36) incluir um primeiro adesivo; e caracterizado por a segunda folha de topo voltada para o corpo (38) ser removível de forma liberável do primeiro adesivo de artigo de vestuário, enquanto se permite que o primeiro adesivo de artigo de vestuário operativamente se afixe a uma roupa íntima indicada; e em que uma tira unitária de material de proteção cobre ambos os primeiro e segundo mecanismos de afixação ao artigo de vestuário.
2. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do primeiro mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (36) incluir o primeiro adesivo de artigo de vestuário; e do segundo mecanismo de afixação ao artigo de vestuário (44) incluir um segundo adesivo de artigo de vestuário.
3. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracteri zado pelo fato do artigo absorvente ser um artigo de higiene feminina.
4. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do artigo absorvente ter uma capacidade absorvente total a qual é de pelo menos 5 gramas de simulador de menstruação.
5. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 4, caracteri zado pelo fato do artigo absorvente ter uma capacidade absorvente total, e do primeiro corpo absorvente (26) ter uma capacidade absorvente a qual é de pelo menos 55% da capacidade absorvente total.
6. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracteri zado pelo fato da primeira seção de protetor (26) poder ser seletivamente separada da segunda seção de protetor (28) , e da primeira seção de protetor poder ser independentemente empregada como um primeiro artigo.de higiene feminina de tamanho reduzido.
7. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um tamanho de área o qual é de não mais do que 120 cm2.
8. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter uma primeira espessura de protetor a qual é de não mais do que 4,5 mm.
9. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um primeiro comprimento longitudinal o qual é de até um máximo de 2 6 cm.
10. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, caracterizado pelo fato da segunda seção de protetor (28) poder ser seletivamente separada da primeira seção de protetor (26), e da segunda seção de protetor poder ser independentemente empregada como um segundo artigo de higiene feminina de tamanho reduzido.
11. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da segunda seção de protetor (28) ter um tamanho de área o qual é de não mais do que 12 cm2.
12. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da segunda seção de protetor (28) ter uma segunda espessura de protetor a qual é de não mais do que 4,5 mm.
13. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da segunda seção de protetor (28) ter um segundo comprimento longitudinal o qual é de até um máximo de 12 cm.
14. Artigo absorvente, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um formato afunilado o qual é configurado para a provisão de um forro absorvente operativo para uma roupa íntima tipo de tanga.
15. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um primeiro comprimento longitudinal (48); da primeira seção de protetor se sobrepor à segunda seção de protetor por um comprimento de superposição; e do comprimento de superposição prover uma percentagem de -superposição a qual é de não mais do que 60%, e preferivelmente de não mais do que 50%.
16. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um primeiro comprimento longitudinal (48); da primeira seção de protetor se sobrepor à segunda seção de protetor por um comprimento de superposição; e do comprimento de superposição prover uma percentagem de superposição a qual é de pelo menos 15%, e preferivelmente pelo menos 20%.
17. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um primeiro comprimento longitudinal (48); da primeira seção de protetor se sobrepor à segunda seção de protetor por um comprimento de superposição; e do comprimento de superposição prover uma percentagem de superposição como aqui definida a qual é de pelo menos 3%, é não mais do que 50%.
18. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato da primeira seção de protetor (26) ter um primeiro comprimento longitudinal (48); da primeira seção de protetor se sobrepor à segunda seção de protetor por um comprimento de superposição; e do comprimento de superposição prover uma percentagem de superposição como. aqui definida a qual é de pelo menos 15%, e não mais do que 40%.
19. Artigo absorvente, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de uma região frangível de fraqueza estar localizada entre uma primeira porção do material de tira de proteção que cobre o primeiro mecanismo de afixação a artigo de vestuário e uma segunda porção do material de tira de proteção que cobre o segundo mecanismo de afixação a artigo de vestuário.
BRPI0410665A 2003-06-09 2004-04-28 artigo absorvente BRPI0410665B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/458,571 US7686792B2 (en) 2003-06-09 2003-06-09 Modular absorbent article with overlapping portions
US10/458.571 2003-06-09
PCT/US2004/013182 WO2005000175A1 (en) 2003-06-09 2004-04-28 Modular absorbent article

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0410665A BRPI0410665A (pt) 2006-06-20
BRPI0410665B1 true BRPI0410665B1 (pt) 2015-07-07
BRPI0410665B8 BRPI0410665B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=33490448

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0410665A BRPI0410665B8 (pt) 2003-06-09 2004-04-28 artigo absorvente

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7686792B2 (pt)
EP (1) EP1633297B1 (pt)
KR (1) KR101084943B1 (pt)
CN (1) CN100508922C (pt)
BR (1) BRPI0410665B8 (pt)
DE (1) DE602004021594D1 (pt)
MX (1) MXPA05012749A (pt)
WO (1) WO2005000175A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060276766A1 (en) * 2005-06-07 2006-12-07 Glenda Kentolall Pad for use with thong garment
ZA200905584B (en) 2007-01-15 2010-10-27 Charles Dale Ramsden Aligning and locating device
GB0814969D0 (en) * 2008-07-07 2008-09-24 Hough Judith Child's paint protective liner
US10016318B2 (en) 2012-06-13 2018-07-10 Jane Speak Absorbent article with a bacterial isolation pad and hygienic gripping tabs
WO2015096049A1 (en) * 2013-12-25 2015-07-02 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Rolled absorbent personal care articles and methods of making same
KR101780171B1 (ko) * 2014-08-28 2017-09-19 킴벌리-클라크 월드와이드, 인크. 다용도 보호층을 구비한 흡수 용품
US10292873B2 (en) 2016-07-15 2019-05-21 Mezi Koulai Sanitary napkin
US11129755B2 (en) * 2016-10-11 2021-09-28 The Procter & Gamble Company Disposable absorbent article comprising a core with multiple laminates
US20190314220A1 (en) * 2018-04-11 2019-10-17 The Procter & Gamble Company Disposable Absorbent Articles
WO2019200089A1 (en) * 2018-04-11 2019-10-17 The Procter & Gamble Company Folded disposable absorbent articles
AR118576A1 (es) * 2019-04-09 2021-10-20 Productos Familia Sa Artículo absorbente ajustable

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4315507A (en) * 1980-04-11 1982-02-16 Kimberly-Clark Corporation Sanitary napkin with heat fusible baffle
US4505704A (en) 1982-08-02 1985-03-19 Kimberly-Clark Corporation Sanitary napkin with multi-configurational capabilities
US4597759A (en) * 1983-10-21 1986-07-01 Kimberly-Clark Corporation Extendable hygienic pad
US4536181A (en) * 1984-04-03 1985-08-20 Cook Linda E Sanitary napkin with improved protection
US4579556A (en) 1984-11-16 1986-04-01 Kimberly-Clark Corporation Elasticized bow-shaped dual baffle pad
ZA94394B (en) 1993-01-21 1995-07-20 Mcneil Ppc Inc Absorbent product provided in roll form
DK0767644T3 (da) * 1994-04-29 2002-03-18 Mcneil Ppc Inc Flerlags absorberende produkter
US5704932A (en) 1995-09-27 1998-01-06 Hibbard; Karen J. Sanitary napkin
US5683373A (en) * 1996-04-22 1997-11-04 Darby; Kamela J. Sanitary napkin shaped for use with a thong garment
US5876389A (en) * 1996-06-24 1999-03-02 Ezy-Detek (Edi) Inc. Sanitary napkins and method for collecting samples of bodily substances
US5704929A (en) 1996-10-07 1998-01-06 The Procter & Gamble Company Absorbent article having selectively alterable dimensions
ATE263537T1 (de) 1998-01-15 2004-04-15 Uwe Thomas Hirsch Gestapelte, durch verklebung befestigte absorbierende wegwerfartikel
JP3652505B2 (ja) * 1998-05-14 2005-05-25 ユニ・チャーム株式会社 生理用ナプキン
US6277105B1 (en) 1998-05-15 2001-08-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Strain resistant strips article and method
JP2000000266A (ja) 1998-06-16 2000-01-07 Oji Paper Co Ltd 吸収性着用物品の印刷方法及び印刷を施された吸収性着用物品
US6280427B1 (en) * 1999-04-14 2001-08-28 Lori Maggiulli Multi-tiered feminine pad
JP3647361B2 (ja) 2000-06-30 2005-05-11 花王株式会社 吸収性物品の製造方法
US6524290B2 (en) * 2000-12-15 2003-02-25 Mcneil-Ppc, Inc. Multifunctional absorbent article
US7278988B2 (en) 2000-12-15 2007-10-09 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Dual-use pantiliner
WO2002054999A1 (de) 2001-01-13 2002-07-18 Annelotte Federspiel-Koch Slipeinlage
US20020143311A1 (en) 2001-03-30 2002-10-03 Henri Brisebois Absorbent articles kit
US20020143315A1 (en) 2001-03-30 2002-10-03 Garrad Christopher T. Absorbent article with removable wings
US20020177832A1 (en) * 2001-05-23 2002-11-28 Elena Fernandez-Kleinlein Adaptable absorbent articles
US6997915B2 (en) 2001-06-12 2006-02-14 Mcneil-Ppc, Inc. Sanitary napkin with adjustable length intergluteal strip
JP3899474B2 (ja) * 2001-11-07 2007-03-28 株式会社光洋 吸収性物品及びそれを有する使い捨ておむつ並びに吸収性物品の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0410665B8 (pt) 2021-06-22
US20040249356A1 (en) 2004-12-09
DE602004021594D1 (de) 2009-07-30
KR101084943B1 (ko) 2011-11-17
CN100508922C (zh) 2009-07-08
US7686792B2 (en) 2010-03-30
WO2005000175A1 (en) 2005-01-06
EP1633297A1 (en) 2006-03-15
KR20060052682A (ko) 2006-05-19
EP1633297B1 (en) 2009-06-17
CN1794960A (zh) 2006-06-28
MXPA05012749A (es) 2006-02-13
BRPI0410665A (pt) 2006-06-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101663848B1 (ko) 유체-활성화 배리어를 갖는 용품
BRPI0407723B1 (pt) Artigo absorvente
RU2417785C2 (ru) Компактно сложенное впитывающее изделие
ES2901768T3 (es) Artículos absorbentes
BRPI0621608A2 (pt) artigo absorvente com dobra longitudinal compacta
KR101853034B1 (ko) 기계식 의복 부착부를 구비한 흡수 용품
BRPI0619757A2 (pt) revestimento de calças
US9011397B2 (en) Absorbent article with highlighted active barrier
KR101780171B1 (ko) 다용도 보호층을 구비한 흡수 용품
BR112013011397B1 (pt) 'artigo absorvente configurado para deformação controlada'
BR112014011067B1 (pt) Proteção absorvente descartável para envolver um substrato
BRPI0621607A2 (pt) artigo absorvente com dobra compacta no sentido do comprimento e camada de invólucro
KR20170046676A (ko) 확장형 흡수 용품
JPS62170502A (ja) 超吸収性ストリツプを有する使い捨ておむつ
BRPI0410665B1 (pt) Artigo absorvente
US20020042600A1 (en) Full wrapping disposable refastenable and adjustable pant
ES2912071T3 (es) Artículos absorbentes y métodos de fabricación
BRPI0406744B1 (pt) Artigo absorvente de higiene feminina
CA2365789C (en) Discrete absorbent articles
KR101311099B1 (ko) 작게 접히는 용품 및 파우치
BRPI0616829B1 (pt) artigo absorvente para cuidado pessoal dobrado compósito
RU2810779C2 (ru) Абсорбирующее изделие и применение нетканого материала в абсорбирующем изделии
EP4197508A1 (en) Array of disposable inserts for absorbent articles
BR112016016685B1 (pt) Artigo absorvente com uma área de fixação em zonas para prender um conjunto absorvente a um chassi
MXPA06009365A (en) Embossed absorbent article

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/04/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2772 DE 20-02-2024 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.