BRPI0408316B1 - pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor - Google Patents

pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0408316B1
BRPI0408316B1 BRPI0408316A BRPI0408316A BRPI0408316B1 BR PI0408316 B1 BRPI0408316 B1 BR PI0408316B1 BR PI0408316 A BRPI0408316 A BR PI0408316A BR PI0408316 A BRPI0408316 A BR PI0408316A BR PI0408316 B1 BRPI0408316 B1 BR PI0408316B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hammer
resilient tongue
hook
shoulder
spring
Prior art date
Application number
BRPI0408316A
Other languages
English (en)
Inventor
Bubits Wilhelm
Original Assignee
General Headquarters Of The Armed Forces Of The United Arab Emirates
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by General Headquarters Of The Armed Forces Of The United Arab Emirates filed Critical General Headquarters Of The Armed Forces Of The United Arab Emirates
Publication of BRPI0408316A publication Critical patent/BRPI0408316A/pt
Publication of BRPI0408316B1 publication Critical patent/BRPI0408316B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41AFUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS COMMON TO BOTH SMALLARMS AND ORDNANCE, e.g. CANNONS; MOUNTINGS FOR SMALLARMS OR ORDNANCE
    • F41A17/00Safety arrangements, e.g. safeties
    • F41A17/64Firing-pin safeties, i.e. means for preventing movement of slidably- mounted strikers
    • F41A17/72Firing-pin safeties, i.e. means for preventing movement of slidably- mounted strikers trigger-operated, i.e. the movement of the trigger bringing a firing-pin safety into inoperative position during the firing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)

Abstract

"pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor". a presente invenção refere-se a uma pistola com uma carga de percussor compreendendo uma segurança de percussor provida na peça de culatra. a fim de possibilitar uma segurança de percussor tão simples e operacionalmente segura quanto possível, é provida uma lingüeta resiliente (20) fixada sobre uma face lateral externa da peça de culatra (4), cuja lingüeta resiliente forma um gancho (23) que se estende para o interior (13) da peça de culatra, cujo gancho vem a se assentar na frente de um ombro (16) provido sobre o martelador (9) quando este último fica em sua posição aperrada, e a lingüeta resiliente (20) tem uma manta que se projeta para baixo (24) que coopera com o braço de gatilho (8). a lingüeta resiliente (20) é integralmente formada com uma mola ejetora (40).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PISTOLA COMPREENDENDO SEGURANÇA DE PERCUSSOR E EJETOR". A presente invenção refere-se a uma pistola tendo uma peça de culatra deslocável no sentido longitudinal contendo um martelador atuado à mola, com um ressalto que coopera com um braço de gatilho, uma segurança de percussor provida na peça de culatra que atua sobre o dito martelador, isto é, uma pistola com uma carga de percussor em oposição às pistolas com uma carga de martelo.
Além de sua segurança tradicional que atua sobre o mecanismo de gatilho, as pistolas devem ter também uma segurança de percussor que, efetivamente aumentando a segurança, possivelmente deve atuar na parte final da cadeia de movimento. Nas pistolas da técnica anterior, para este fim, é inserida uma peça rotativa atuada à mola no cursor ou na peça de culatra, respectivamente, a qual, para soltar o percussor do braço de gatilho, é empurrada para uma posição superior por meio de um elemento intermediário que se movimenta verticalmente.
Uma desvantagem é que a peça rotativa deve ser orientada no cursor com uma pequena tolerância, o que encarece a produção, que a peça rotativa não pode atuar sobre uma grande área do percussor (pequena cobertura), e que a mesma tem um efeito desfavorável sobre a altura de construção do cursor.
Desde a apresentação do documento DE 197 02 374, é conhecida uma segurança de percussor, segurança esta que usa uma lingüeta resiliente, a qual coopera com um ombro do martelador. No entanto, uma vez que esta vem a ser uma pistola com carga de martelo, a mesma não é comparável. Antes de tudo, a mola de martelador atua na direção oposta à mola de percussor de uma pistola com carga de martelador. A lingüeta resiliente não coopera com o braço de gatilho, e se encaixa sobre a extremidade traseira do martelador.
Sendo assim, é um objeto da presente invenção prover uma segurança de percussor que seja tão simples, econômica e operacionalmente segura quanto possível para uma pistola com carga de percussor, isto é, que tem poucas peças e também peças econômicas, fáceis de se produzir, e uma grande cobertura de modo a aumentar a segurança da mesma.
De acordo com a presente invenção, este objetivo é alcançado no sentido de ser provida uma lingüeta resiliente fixada sobre uma face lateral externa da peça de culatra como a segurança de percussor, cuja lingüeta resiliente forma um gancho que se estende para o interior da peça de culatra, cujo gancho vem a se assentar na frente de um ombro provido sobre o martelador quando este se encontra em sua posição aperrada, e no sentido de que a lingüeta resiliente tem uma manta saliente para baixo que coopera com o braço de gatilho. A lingüeta resiliente é um elemento simples que é fácil de montar de fora, em que nenhuma grande exigência deve ser atendida com relação a tolerâncias. Este elemento é uma mola que, no caso, fica fixamente conectada à peça de culatra, deste modo não requerendo uma guia com relação a tolerâncias. Isto também economiza espaço de construção, o que é benéfico para o dimensionamento do cursor. Além disso, tanto o gancho como o ombro sobre o martelador podem ser projetados comparativamente grandes, resultando em uma grande cobertura e, assim, em uma fixação firme na posição de segurança.
Como um outro desenvolvimento da presente invenção, o braço de gatilho tem uma corrediça de modo a cooperar com a manta, corrediça esta que - quando o braço de gatilho se movimenta na direção longitudinal -impulsiona um movimento horizontal à manta e, deste modo, à lingüeta resiliente. Sendo assim, a atuação da segurança de percussor é feita sem um elemento intermediário cinemático. A corrediça sobre o braço de carga e o movimento lateral da manta possibilitam grandes tolerâncias, desta maneira barateando consideravelmente a produção.
Em uma modalidade preferida, a lingüeta resiliente é um elemento de folha de metal que consiste em uma porção de pé presa à peça de culatra e de uma porção de mola que se projeta para frente a partir da mesma em uma direção de tiro, cuja extremidade forma o gancho e cuja manta se encontra nas proximidades do gancho, e sobre o martelador, o ressalto sendo disposto atrás e o ombro para o encaixe do gancho sendo disposto na frente do mesmo. Sendo assim, a lingüeta resiliente pode muito facilmente ser produzida como um elemento puncionado feito de uma placa de mola (ou seja, sem necessitar de um retrabalho em função de um acabamento de máquina). Esta disposição permite um modo particularmente favorável de construção de toda a pistola e também apresenta vantagens funcionais. Primeiramente, a segurança atua exatamente sobre a frente do martelador, isto é, neste caso na extremidade da cadeia de movimento. Uma vez que a manta e a corrediça ficam dispostas muito mais na frente do gancho, a parte intermediária da lingüeta resiliente pode se limitar a sua função como uma mola de dobramento; não ficando sujeita a nenhuma outra carga.
Em um outro desenvolvimento da presente invenção, o braço de gatilho é também um elemento de folha de metal em sua extremidade frontal, é conectado à alavanca de gatilho e em seguida se estende em um sentido aproximadamente horizontal para trás, e que, em sua extremidade traseira, forma o elemento que coopera com o ressalto do martelador, a corrediça que coopera com a manta sendo localizada na frente do mesmo. Sendo assim, o braço de gatilho requer muito pouco espaço de construção, e a corrediça não sofre nenhum efeito por parte também do maior movimento vertical da extremidade traseira do braço de gatilho que coopera com o ressalto do martelador. A presente invenção também possibilita um desenvolvimento maior particularmente atrativo. A mesma consiste no fato de a lingüeta resiliente ser integralmente formada com uma mola ejetora que atua sobre uma garra ejetora projetada como uma alavanca de dois braços. A vantagem obtida por meio da união de dois elementos de construção em um é bastante óbvia. Em adição à mesma, isto não apenas redunda em grandes vantagens, mas também em que estas vantagens inventivas beneficiam estes dois elementos. Em uma realização particularmente inteligente, a mola ejetora e a lingüeta resiliente compartilham a porção de pé da lingüeta resiliente, e a mola ejetora é formada acima da lingüeta resiliente. Sendo assim, a mola combinada vem a ser um elemento puncionado totalmente simples, conhecido como, um pé com dois dedos móveis. A seguir, a presente invenção será descrita e explicada à guisa de ilustrações de uma modalidade exemplar preferida de uma pistola de acordo com a presente invenção. Nas mesmas: A Figura 1 é uma vista lateral de uma primeira posição; A Figura 2 é uma seção horizontal de acordo com a linha A-B; A Figura 3 é uma seção horizontal de acordo com a linha C-D; A Figura 4 é uma vista axonométrica com relação à Figura 1; A Figura 5 é uma vista lateral de uma segunda posição; A Figura 6 é uma seção horizontal de acordo com a linha A-B’ da Figura 5.
Nas Figuras 1, 2, 3 e 4, o corpo de pistola 1 com o cursor 2 são mostrados de uma forma meramente esquemática e, portanto, mostrado em linhas partidas. No cursor 2, existe um barril 3 e uma peça de culatra 4 que é fixamente conectada ao cursor 2, como, por exemplo, por meio de pinos não ilustrados, um dos quais passando por um furo 5 da peça de culatra 4. Um cartucho pronto para carga é indicado pela referência numérica 6. Um gatilho 7 atua sobre um ressalto 10 de um martelador 9 através de um braço de gatilho 8, o dito martelador sendo envolvido por uma mola de pressão não-ilustrada dentro do interior da peça de culatra 4, a dita mola de pressão atuando na direção de tiro. A trava e a orientação do barril e de outros recursos não são descritas, uma vez que as mesmas não são essenciais para a presente invenção. A peça de culatra 4 é de um formato aproximadamente paralele-pipedal, tendo um espaço interno aberto para cima 13 no qual o martelador 9 que também tem um formato aproximadamente paralelepipedal, se localiza com o seu ressalto 10 que se projeta para baixo a partir da peça de culatra 4. A peça mais dianteira do martelador 9 é o próprio percussor 14, o qual atua sobre o cartucho 6 através de um furo na face frontal 15. Na frente do martelador onde o mesmo se une ao percussor 14, é provido um ombro 16 que se estende sobre toda a altura do martelador 9. Este ombro 16 é encaixado pela segurança de percussor. O mesmo é formado por uma lingüeta de mola 20 que consiste em uma porção de pé 21 externamente presa à peça de culatra 4, uma porção de mola 22, uma manta que se projeta para baixo 24 e uma porção de gancho 23, esta última projetando-se para o espaço interno 13 através de uma abertura lateral na frente do ombro 16 do marte-lador 9. A porção de pé 21 se localiza muito distante no sentido traseiro da peça de culatra 4, a porção de gancho 23 e a manta 24 se localizam bem mais à frente. A porção de mola 22 fica intermediária às mesmas. Como um todo, a lingüeta de mola 20 é um elemento puncionado feito de um material de placa de mola. A manta 24 forma uma corrediça 28 em forma de rampa vista em uma seção horizontal; em sua região frontal, o braço de gatilho 8 tem um dedo que se projeta para cima 29. O braço de gatilho pode ser um elemento puncionado feito de uma folha de metal. Na posição ilustrada na Figura 1, o gatilho é simplesmente puxado, a borda de gatilho 30 simplesmente se desprende do ressalto 10 do martelador 9, o dedo 29 começa a cooperar com a corrediça 28, a mesma empurrando para o lado a manta 24, e, juntamente com a mesma, a porção de gancho 23 da lingüeta de mola 20, e a porção de gancho 23 libera o ombro 16. O martelador 9 pode ser rapidamente acionado para frente por meio da força da mola de pressão não-ilustrada.
Na Figura 2, e parcialmente também na Figura 4, é visível a garra ejetora 35 rotativa em torno de um eixo geométrico 36. A mesma é uma alavanca de dois braços, cujo primeiro braço, a peça de cabeça 37, atua internamente sobre o cartucho 6, e cujo segundo braço, a parte de trás 38, portanto, deve ser pressionado para fora por meio de uma mola ejetora 40. A mola ejetora 40 é também um elemento puncionado feito de uma placa de mola e compartilha a porção de pé 21 com a lingüeta resiliente 20. Em outras palavras, e visível na Figura 4: as duas molas 20 e 40 são um único elemento puncionado. A partir de sua porção de pé 21 aparafusada ou de outra forma presa na peça de culatra 4, dois dedos resilientes se estendem para frente: no fundo, a lingüeta resiliente 20 que atua para dentro com a sua porção de gancho, e, acima da mesma, a mola de ejeção 40 que atua no lado de fora e sobre a porção traseira 38 da garra ejetora.
Nas Figuras 5 e 6, o percussor liberado fica a ponto de incidir sobre o cartucho 6 e de disparar um tiro por meio do mesmo. Em seguida, a peça de culatra 4 se movimentará para trás com o cursor 2. O dedo 29 do braço de gatilho 8 passa totalmente sobre a corrediça 28, e a manta 24 é pressionada para fora. Sendo assim, da mesma forma a porção de gancho 23 se retrai completamente para dentro da abertura 25, e o ombro 16 do martelador 9 fica livre.
REIVINDICAÇÕES

Claims (6)

1. Pistola com uma peça de culatra deslocável que contém um martelador atuado à mola, com um ressalto que coopera com um braço de gatilho, uma segurança de percussor provida na peça de culatra que atua sobre o dito martelador, caracterizada pelo fato de que uma lingüeta resili-ente (20) fixada sobre uma face lateral externa da peça de culatra (4) é provida como a segurança de percussor, cuja lingüeta resiliente forma um gancho (23) que se estende para o interior (13) da peça de culatra, cujo gancho vem a se assentar na frente de um ombro (16) provido sobre martelador (9) quando o martelador fica em sua posição aperrada, e pelo fato de que a lingüeta resiliente (20) possui uma manta que se projeta para baixo (24) que coopera com o braço de gatilho (8).
2. Pistola, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o braço de gatilho (8) possuir um dedo (29) que coopera com a cor-rediça (28) da manta 24 quando o braço de gatilho (8) se movimenta na direção longitudinal.
3. Pistola, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a lingüeta resiliente (20) é um elemento de folha de metal que consiste em uma porção de pé (21) presa na peça de culatra (4), e uma porção de mola (22) que se projeta para frente a partir desta peça na direção de tiro, cuja extremidade forma o gancho (23) e cuja manta (24) se encontra nas proximidades do gancho (23), e pelo fato de que no martelador (9), o ressalto (10) fica disposto na parte traseira e o ombro (16) para o encaixe do gancho (23) fica disposto na frente do mesmo.
4. Pistola, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o braço de gatilho (8) é um elemento de folha de metal que, em sua extremidade dianteira, é conectado à alavanca de gatilho (8) e em seguida se estende para trás em um sentido aproximadamente horizontal, e que, sobre a sua extremidade traseira, forma o elemento (30) que coopera com o ressalto (10) do martelador (9), a corrediça (28) que coopera com a manta (24) que fica disposta na frente da mesma.
5. Pistola, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a lingüeta resiliente (20) é integralmente formada com uma mola ejetora (40) que atua sobre uma garra ejetora (35) que é formada como uma alavanca de dois braços.
6. Pistola, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a mola ejetora (40) e a lingüeta resiliente (20) compartilham a porção de pé (21) da lingüeta resiliente (20), e a mola ejetora (40) é provida acima da lingüeta resiliente (20).
BRPI0408316A 2003-03-13 2004-02-09 pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor BRPI0408316B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0039603A AT413443B (de) 2003-03-13 2003-03-13 Pistole mit schlagbolzensicherung und auswerfer
PCT/AT2004/000040 WO2004081483A1 (de) 2003-03-13 2004-02-09 Pistole mit schlagbolzensicherung und auswerfer

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0408316A BRPI0408316A (pt) 2006-03-07
BRPI0408316B1 true BRPI0408316B1 (pt) 2017-04-04

Family

ID=32968003

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0408316A BRPI0408316B1 (pt) 2003-03-13 2004-02-09 pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7373752B2 (pt)
EP (1) EP1601923B1 (pt)
CN (1) CN100567877C (pt)
AT (2) AT413443B (pt)
BR (1) BRPI0408316B1 (pt)
DE (1) DE502004009267D1 (pt)
ES (1) ES2325162T3 (pt)
PT (1) PT1601923E (pt)
WO (1) WO2004081483A1 (pt)
ZA (1) ZA200507315B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7703230B2 (en) * 2004-12-22 2010-04-27 Smith & Wesson Corp. Positive striker lock safety for use with a firearm
US8132496B2 (en) 2008-12-30 2012-03-13 Smith & Wesson Corp. Automatic firing pin block safety for a firearm
US8245427B2 (en) * 2009-06-10 2012-08-21 Lwrc International, Llc Firing pin safety device for auto-loading firearms
CN102102964A (zh) * 2011-02-24 2011-06-22 张余清 一种单兵弹药击发机的击针保险
AT15313U1 (de) 2016-04-15 2017-05-15 Bubits Gmbh Pistole mit Sicherheitsabzug
US10587248B2 (en) 2017-01-24 2020-03-10 International Business Machines Corporation Digital logic circuit for deterring race violations at an array test control boundary using an inverted array clock signal feature

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1007291B (zh) * 1985-09-29 1990-03-21 斯图姆拉格尔股份有限公司 用于阻塞撞针的手枪机构
DE4013124C2 (de) * 1990-04-25 1995-05-24 Walther Carl Gmbh Schlagbolzensicherung mit integrierter Fallsicherung
US5245776A (en) * 1990-06-12 1993-09-21 Richard A. Voit Firearm having improved safety and accuracy features
US5157209A (en) * 1991-12-23 1992-10-20 Dunn Peter B Semi-automatic safety handgun
CN2157480Y (zh) * 1993-03-26 1994-02-23 张平 转动缩入式击针双保险机构
US5502914A (en) * 1993-06-25 1996-04-02 Moon; Kook-Jin Striker cocking and firing mechanism for a handgun
CN2178345Y (zh) * 1993-12-08 1994-09-28 南京理工大学 击针式单发联动机构
US5625971A (en) * 1995-10-31 1997-05-06 Martin Tuma Handgun
DE19702374C2 (de) * 1997-01-23 2001-03-01 Heckler & Koch Gmbh Schlagbolzensicherung für eine Abzugseinrichtung mit Schlagstück
DE19812951C2 (de) * 1998-03-24 2002-12-19 Heckler & Koch Gmbh Schlagbolzensicherung im Verschluß
US6263607B1 (en) * 1999-01-20 2001-07-24 Sig Arms International Ag Pistol having a safety for locking a disassembly lever

Also Published As

Publication number Publication date
US20060265924A1 (en) 2006-11-30
EP1601923A1 (de) 2005-12-07
ATA3962003A (de) 2005-07-15
ATE427471T1 (de) 2009-04-15
EP1601923B1 (de) 2009-04-01
AT413443B (de) 2006-02-15
PT1601923E (pt) 2009-04-28
ES2325162T3 (es) 2009-08-27
BRPI0408316A (pt) 2006-03-07
ZA200507315B (en) 2007-03-28
CN100567877C (zh) 2009-12-09
CN1759291A (zh) 2006-04-12
DE502004009267D1 (de) 2009-05-14
WO2004081483A1 (de) 2004-09-23
US7373752B2 (en) 2008-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2811225T3 (es) Dispositivo de sujeción para fijar de manera liberable un panel frontal a un cajón
US7500327B2 (en) Pistol with a trigger mechanism
TWI489078B (zh) 玩具槍
BR0301483B1 (pt) Dispositivo de segurança no mecanismo de disparo para pistolas semi-automáticas de dupla-ação com percussor lançado
ES2727596T3 (es) Rifle autocargable
US5109622A (en) Rifle
TWI570383B (zh) 玩具槍
ES2595431T3 (es) Mecanismo de disparo para carabina deportiva
US9016187B2 (en) Pump action rifle and action lock mechanism
BRPI0803524B1 (pt) conjunto de travar e re-engatilhar, com trava de culatra pivotante e cabeça de fechamento rotativa
EP2787317B1 (en) Toy gun and toy gun gas cartridge loading device
BRPI0408316B1 (pt) pistola compreendendo segurança de percussor e ejetor
TW201500712A (zh) 槍支之擊發單元
EP3194880B1 (en) Trigger mechanism for auto-loading weapon, and auto-loading manual weapon
CN107438382A (zh) 用于抽屉的框架、特别是侧框架
ES2728563T3 (es) Arma de fuego semiautomática
CN104111003B (zh) 具有改进的旋转锁定头的枪栓组件
US8146576B2 (en) Firing actuator mechanism for toy gun
KR101567010B1 (ko) 실총기 기반 사격 훈련이 가능한 모의 소총
BR112018008484B1 (pt) Mecanismo de gatilho para pistolas automáticas e semi-automáticas
JP3929419B2 (ja) 玩具銃の発射機構
US20120267416A1 (en) Safety Catch Mechanism for Nail Gun
US20160102934A1 (en) Gau-21 trigger
TWI417068B (zh) 用於滑軌總成之開啟裝置
US1338381A (en) Pistol

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]