BRPI0404368B1 - processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos - Google Patents

processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0404368B1
BRPI0404368B1 BRPI0404368A BRPI0404368A BRPI0404368B1 BR PI0404368 B1 BRPI0404368 B1 BR PI0404368B1 BR PI0404368 A BRPI0404368 A BR PI0404368A BR PI0404368 A BRPI0404368 A BR PI0404368A BR PI0404368 B1 BRPI0404368 B1 BR PI0404368B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
deposited
selection layer
deposition
standardization
geometrical
Prior art date
Application number
BRPI0404368A
Other languages
English (en)
Inventor
Ivo Alexandre Hümmelgen
Lucimara Stolz Roman
Rodolfo Luiz Patyk
Rudolf Lessmann
Original Assignee
Univ Fed Do Paraná
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Univ Fed Do Paraná filed Critical Univ Fed Do Paraná
Priority to BRPI0404368A priority Critical patent/BRPI0404368B1/pt
Publication of BRPI0404368A publication Critical patent/BRPI0404368A/pt
Publication of BRPI0404368B1 publication Critical patent/BRPI0404368B1/pt

Links

Landscapes

  • Surface Treatment Of Glass (AREA)
  • Physical Vapour Deposition (AREA)

Abstract

"processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos". a presente invenção se refere à fabricação de filmes finos com forma geométrica padronizada sobre um substrato. o método descrito permite controlar a área e a forma geométrica dos depósitos de filmes finos sobre um substrato, sendo particularmente adequado à deposição seletiva de filmes finos de óxidos condutores transparentes sobre substrato cerâmico ou de vidro. o método permite selecionar a área a ser depositada antes da deposição do filme fino. o substrato é recoberto por um material estável que é removido por um solvente após a deposição do filme fino, levando o filme fino sobre ele depositado consigo, visto que impede a adesão do filme fino ao substrato.

Description

PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS A presente invenção se destina à fabricação de filmes finos com forma geométrica padronizada sobre um substrato, sendo que o método descrito permite controlar a área e a forma geométrica dos depósitos de filmes finos sobre um substrato, para uso geral. O processo é particuiarmente adequado à deposição seletiva de filmes finos de óxidos condutores transparentes sobre substratos cerâmico ou de vidro.
Foi desenvolvido um método para selecionar a área a ser depositada antes mesmo do processo de deposição de um filme fino. Nele, o substrato é recoberto por um material estável, química e termicamente, sob as condições nas quais ocorre a deposição do filme fino, que ocorre posteriormente. Este material é removido por um solvente após a deposição do filme fino, levando o material sobre ele depositado, filme fino, consigo, visto que impede a adesão do filme fino ao substrato. Desta forma podem ser gerados os padrões geométricos desejados. O processo de deposição da camada de seleção é um processo muito simples, evitando a necessidade dos processos mais complicados e dispendiosos para padronizar geometricamente o filme fino.
Pode haver deposição consecutiva de camada de seleção, no caso de mascara de sombreamento, utilizando mascaras diferentes, para obter-se, por adição, a geometria desejada.
CAMPO DE APLICAÇÃO DA INVENÇÃO A deposição de filmes finos é largamente utilizada na indústria de componentes ópticos, de componentes eletrônicos e para a proteção de superfícies em geral. Filmes finos são depositados por vários métodos, como evaporação por aquecimento em cadinho resistivo, evaporação do material a ser depositado por bombardeamento eletrônico (canhão de elétrons), evaporação por bombardeamento iônico (pulverização catódica), deposição por vapor químico ou deposição reativa por vapor químico, deposição por evaporação do solvente, deposição por evaporação do solvente com posterior tratamento térmico, deposição por spray, dentre outros.
De um modo geral, pode-se afirmar que filmes finos são depositados sobre superfícies para adequar as propriedades da superfície à aplicação óptica, elétrica, térmica ou mecânica desejada. Em diversos casos, o filme fino é constituído por material mais nobre que o substrato que lhe dá sustentação mecânica, sendo portanto uma via economicamente atrativa de adequar propriedades físico-químicas de superfícies sem onerar excessivamente o processo produtivo, PROBLEMA TÉCNICO CUJA SOLUÇÃO SE BUSCOU Os métodos por evaporação geralmente utilizam máscaras de sombreamento. Métodos nos quais o substrato deve ser aquecido necessitam de máscaras feitas de materiais que sejam estáveis em altas temperaturas, Métodos envolvendo reações e/ou soluções químicas precisam de máscaras de materiais quimicamente inertes. Estas máscaras são feitas de materiais que . são usinados, em certos casos com dificuidades inerentes aos materiais, caracterizando processo dispendioso em tempo de trabalho e incorrendo em elevação do custo de produção.
Além destes problemas, a máscara deve ter um contato muito justo com o substrato, para evitar do material a ser depositado penetrar por baixo da máscara destruindo o padrão desejado, em analogia ao efeito óptico da penumbra, incorrendo em necessidade de utilização de mecânica de precisão. Quando não é possível a deposição seletiva por estes métodos, utiliza-se a posterior remoção do material depositado dos locais indesejáveis. Isto pode ser feito por corrosão química, conferindo padrão geométrico desejado à região de corrosão por processos fotográficos, como por exemplo, fotolitografia. Este processo de corrosão demanda muitos reagentes químicos, tempo e maquinário, aumentando em muito o custo do filme depositado seletivamente sobre o substrato e podendo, em diversos casos, levar à necessidade de descarte de agentes químicos potencialmente agressivos ao meio ambiente.
Em decorrência disso, um processo barato, rápido e ambientalmente não agressivo de conformação geométrica de filmes finos é altamente interessante e desejável. Um dos métodos mais baratos de deposição seletiva de filmes finos é o da patente EP0193820, que utiliza uma camada protetora do substrato que depois é arrancada junto com o fiime fino, que na presente invenção é denominada de camada de seleção. Porém, a deposição da camada de seleção é feita preferencialmente por serigrafía, contendo uma componente inorgânica e uma componente orgânica para aumentar a viscosidade, como por exemplo, cal e PVA (polivinil álcool). A patente EP0193820 também cita a dificuldade em se utilizar máscaras de sombreamento, para a deposição da camada de seleção, devido ao problema da infiltração do líquido por baixo das bordas e falta de definição. Além disso, para alguns processos de deposição, por exemplo em altas temperaturas, uma componente orgânica é indesejável pois pode contaminar o substrato e evitar que o filme fino se deposite de forma homogênea.
ESTADO DA TÉCNICA ATUAL A presente invenção difere da patente EP0193820, pois a presente invenção trata do depósito da camada de seleção utilizando uma máscara de sombreamento, resolvendo o problema da necessidade do uso de material orgânico na camada de seleção e resolvendo o problema do líquido usado para formar a camada de seleção escorrer, borrando o padrão geométrico da máscara. A patente EP0193820 cita o problema de se usar máscaras, pois a solução pode fluir por baixo da máscara alterando o padrão desejado. Na presente invenção este problema é solucionado aquecendo-se o substrato de tal maneira a promover a evaporação muito rápida do solvente, que pode ser, por exemplo, água, sobrando somente ca! como camada de seleção. Para muitos processos que não podem ter contaminação orgânica isto é um avanço imprescindível; desta forma foi resolvido diretamente o problema da componente orgânica, pois esta não é mais necessária para aumentar a viscosidade da mistura usada para depositar a camada de seleção. Na patente EP0193820 é dado um exemplo para deposição da camada de seleção por serigrafía. Para a mistura a ser impressa atingir a viscosidade correta, é adicionado PVA, este componente orgânico pode depois ser retirado aquecendo a 700°C. Esta etapa não é necessária na presente invenção e ausência de necessidade de uso do PVA simplifica e torna o processo menos suscetível a contaminações.
Em WO 01/89788 é descrito um processo para depositar filmes com um padrão através de um molde, onde os filmes são depositados por solução que difere da presente invenção que utiliza o processo de remoção de uma camada de seleção depositada por máscara de sombreamento.
Em WO 2004/013922 A2 é descrito o processo para fazer padronização em dispositivos eletrônicos orgânicos usando uma camada de seleção formada por tinta, e portanto é diferente da presente invenção que não trata de padronização e deposição de camadas orgânicas. A WO 01/83847 descreve um método para depositar um filme que necessita de altas temperaturas sobre plástico, que é diferente da presente invenção que utiliza uma camada de seleção que suporta altas temperaturas e não trata de materiais orgânicos, nem plástico. A patente WO 03/065124 trata de um método de retirada por camada de seleção que é feito por uma camada dupla de seleção, onde pelo menos uma delas usa componentes orgânicos, que é diferente da presente invenção, que é aplicável a temperaturas de substrato mais altas, por não usar componentes orgânicos. A patente W003/007059 trata de um filme de ITO depositado sobre camada orgânica, portanto diferente da presente invenção, que não utiliza camadas orgânicas. A patente WO 02/091468 trata da padronização de filme fino por retirada da camada de seleção, onde a camada de seleção é expandida para corrigir o tamanho, não trata da deposição sobre substrato aquecido e visa somente filmes de metais, sendo portanto diferente da presente invenção que trata da deposição de óxidos sobre substrato aquecido. MODO PREFERIDO DE EXECUTAR A SOLUÇÃO PROPOSTA O tipo preferido de substrato é o vidro (1), o tipo preferido de camada de seleção é camada de cal (2) e o tipo preferido de filme fino (3) é um filme de oxido de estanho dopado com flúor (FTO). A camada de seleção (2) é depositada já padronizada. No caso do tipo preferido, utiliza-se uma suspensão de cal em água (0,1 g/mL) que é borrifada de uma fonte de spray, um aerógrafo (5), gerando um jato de gotas de solução de cal e água (6) que segue em direção ao substrato (1). A camada de seleção (2) só se deposita sobre o substrato nas regiões não cobertas pela máscara de sombreamento (7). Visando a rápida solidificação do depósito da camada de seleção, sem que ocorra transporte lateral do depósito sobre o substrato, entre a máscara de sombreamento (7) e o substrato (1), e que levaria a uma pior definição do padrão, o substrato é aquecido até uma temperatura absoluta próxima da temperatura de ebulição do solvente utilizado, que no caso do tipo preferido de camada de seleção (2) pode ser água. No caso da água, tipo preferido de solvente utilizado, usa-se uma temperatura igual ou maior que 80 °C.
Após o substrato estar com a camada de seleção na forma do padrão desejado, deposita-se o tipo preferido de filme, FTO (3). O tipo preferido filme de interesse (FTO) é depositado por pirólise de spray, mas existem métodos alternativos, aplicáveis a casos específicos, tais como evaporação por aquecimento, evaporação do material a ser depositado por bombardeamento eletrônico (canhão de elétrons), evaporação por bombardeamento iônico (pulverização catódica), deposição por vapor químico ou vapor químico reativo, deposição por evaporação do solvente, deposição por evaporação do solvente com posterior tratamento térmico, deposição por spray entre outros. Um exemplo prático relevante tecnologicamente, de filme depositado sobre vidro, é constituído pelos filmes de óxidos condutores transparentes.
Após a deposição do filme de interesse, FTO (3) sobre o substrato selecionado (1) com a camada de seleção (2), o substrato pode ser lavado com um líquido que objetiva a retirada da camada de seleção, removendo junto com esta o filme depositado sobre ela. A remoção pode ser feita com um solvente orgânico ou inorgânico. A remoção pode precisar de intervenção mecânica como esfregar com esponja ou colocar o substrato recoberto em banho de ultra-som. Um exemplo é o depósito de OCT (óxido condutor transparente) sobre vidro selecionado com Cal. O cal pode ser removido com ultra-som, mantendo o OCT (3) sobre o substrato de vidro (1) somente sobre as regiões nas quais não havia sido depositado o filme de cal (2).
Retirando-se o cal com ultra-som, remove-se também o filme de OCT que o recobre, como o do tipo preferido FTO, concluindo-se o processo e obtendo-se um substrato recoberto com OCT padronizado geometricamente.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, caracterizado pelo fato de compreender um depósito removível designado camada de seleção (2), padronizado geometricamente ao ser depositado sobre um substrato (1) aquecido a uma temperatura acima de 90 % da temperatura absoluta de ebulição do solvente, sobre o qual é depositado um filme fino de óxido condutor elétrico (3), que não adere ao substrato nas regiões cobertas com a camada de seleção (2) e que é na seqüência removido juntamente com a camada de seleção (2) daquelas regiões do substrato cobertas com a camada de seleção (2), de forma que ao final do processo o filme fino de óxido condutor elétrico (3) somente permanece aderido sobre o substrato nas regiões que não foram inicialmente cobertas com a camada de seleção (2).
2. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por deposição por vapor químico.
3. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por deposição de solução ou suspensão com subseqüente evaporação do solvente.
4. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por deposição de solução ou suspensão com subseqüente evaporação do solvente e com posterior tratamento térmico.
5. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por deposição por pirólise de spray.
6. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por técnica de serigrafia.
7. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita por estampagem, incluindo a utilização de carimbos.
8. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a deposição de uma camada de seleção feita em que a forma geométrica da camada é controlada por sombreamento ou delimitação de fluxo por máscaras metálicas.
9. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser o filme fino de óxido condutor elétrico constituído de um óxido condutor elétrico e transparente, como óxido de estanho, óxido de estanho dopado com flúor, óxido de estanho dopado com antimônio, óxido de estanho e índio em qualquer proporção de índio e estanho, óxido de tungstênio, óxido de vanádio, ou misturas destes óxidos em qualquer proporção.
10. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, conforme a reivindicação 1, caracterizado por serem, a camada de seleção e o filme fino de óxido condutor elétrico depositado sobre a camada de seleção, removidos por exposição a ultra-som.
11. PROCESSO PARA PADRONIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FILMES FINOS DE ÓXIDOS CONDUTORES ELÉTRICOS DEPOSITADOS SOBRE SUBSTRATOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a camada de seleção composta de cal.
BRPI0404368A 2004-10-08 2004-10-08 processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos BRPI0404368B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404368A BRPI0404368B1 (pt) 2004-10-08 2004-10-08 processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0404368A BRPI0404368B1 (pt) 2004-10-08 2004-10-08 processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0404368A BRPI0404368A (pt) 2006-05-30
BRPI0404368B1 true BRPI0404368B1 (pt) 2016-12-27

Family

ID=36479549

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0404368A BRPI0404368B1 (pt) 2004-10-08 2004-10-08 processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0404368B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0404368A (pt) 2006-05-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7824563B2 (en) Etching media for oxidic, transparent, conductive layers
US20080210660A1 (en) Medium For Etching Oxidic, Transparent, Conductive Layers
US10702887B2 (en) Thin film forming apparatus and transparent conductive film
JP3921917B2 (ja) 微細構造体の製造方法
CN101631746A (zh) 氧化铟锡电子束光刻胶的合成方法和使用其形成氧化铟锡图案的方法
CN102969393A (zh) 一种基底上ito薄膜图案化方法
CN104321836A (zh) 经图案化的导电基材的制造方法、通过该方法而进行了图案化的导电基材及触控面板
JP2002518813A (ja) 構造化した電極の製造
CN105244283B (zh) 紫外微图形化氧化物薄膜的制备方法及薄膜晶体管
KR930007390B1 (ko) 기판위에 막패턴을 형성하는 방법 및 패널기판의 제조방법
BRPI0404368B1 (pt) processo para padronização geométrica de filmes finos de óxidos condutores elétricos depositados sobre substratos
US10749135B2 (en) Electrode structure, electronic device comprising same and method for manufacturing same
KR20160058600A (ko) 트렌치구조를 가지는 투명유연전극의 제조방법 및 제조장치
TW201728782A (zh) 製造圖案化導體的方法
CN106629692A (zh) 一种铜箔表面包覆生长上下两片石墨烯薄膜的同步转移方法
KR101383488B1 (ko) 고품위 유연 투명 전극 제작 방법 및 이를 이용하여 제작된 고품위 유연 투명 전극
JPS62171169A (ja) 薄膜パタ−ン形成方法
Aleksandrova et al. Photolithography versus lift off process for patterning of sputtered indium tin oxide for flexible displays
CN112011204B (zh) 一种耐指纹涂层、终端及制备方法
KR101464663B1 (ko) 박막 패턴 형성 방법
KR102137145B1 (ko) 식각장치, 이를 이용한 식각방법 및 표시장치의 제조방법
JPH01173041A (ja) パターン形成方法
JP3057714B2 (ja) パターン形成方法
KR101385238B1 (ko) 염기성 페이스트를 이용한 알칼리 금속 패터닝 방법, 알칼리 금속 치환에 의한 구리 패터닝 방법 및 구리선을 내포한 투명전도막 제조방법
JPH01249171A (ja) 無機酸化物膜を有する基体の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/12/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE "KNOW-HOW": SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - FACA UMA BUSCA - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - FACA UMA BUSCA - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - FACA UMA BUSCA - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - BUSCA WEB - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - BUSCA WEB - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - BUSCA WEB - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - BUSCA WEB - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO - BUSCA WEB - PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. - OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO = BUSCA DE PROCESSOS = FACA LOGIN COM SENHA OU TECLE CONTINUAR = PATENTE = DIGITE O NUMERO DO PROCESSO = PESQUISAR. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 5% (CINCO POR CENTO) SOBRE O PRECO DE VENDA, LIVRE DE IMPOSTOS; 2) PRAZO: ATE O TERMINO DE VIGENCIA DA PATENTE, EM 27/12/2026; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: ANUAL EM FUNCAO DAS VENDAS APURADAS NO PERIODO; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: SIM; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. - OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO = BUSCA DE PROCESSOS = FACA LOGIN COM SENHA OU TECLE CONTINUAR = PATENTE = DIGITE O NUMERO DO PROCESSO = PESQUISAR. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI.