BRPI0317097B1 - "download e exibição de itags de sistema em sistemas de comunicação sem fio". - Google Patents

"download e exibição de itags de sistema em sistemas de comunicação sem fio". Download PDF

Info

Publication number
BRPI0317097B1
BRPI0317097B1 BRPI0317097A BR0317097A BRPI0317097B1 BR PI0317097 B1 BRPI0317097 B1 BR PI0317097B1 BR PI0317097 A BRPI0317097 A BR PI0317097A BR 0317097 A BR0317097 A BR 0317097A BR PI0317097 B1 BRPI0317097 B1 BR PI0317097B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tag
roaming
terminal
tags
list
Prior art date
Application number
BRPI0317097A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0317097A (pt
Inventor
Uchida Nobuyuki
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BR0317097A publication Critical patent/BR0317097A/pt
Publication of BRPI0317097B1 publication Critical patent/BRPI0317097B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/10Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using broadcasted information

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Transceivers (AREA)
  • Near-Field Transmission Systems (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Communication Control (AREA)

Abstract

"download e exibição de indicadores de sistema em sistemas de comunicação sem fio". técnicas de download e exibição de indicadores de sistema por terminais sem fio com base no status de roaming. um indicador inclui textos e/ou gráficos. os indicadores de sistema incluem indicadores de sistemas locais e indicadores de sistema de roaming, que incluem indicadores de grupo e indicadores específicos. um indicador de sistema local é associado com um ou vários sistemas locais, um indicador de grupo é associado com um ou vários valores de indicador de roaming, e um indicador específico é associado com um ou vários valores sid. um terminal é fornecido com um indicador de sistema local, indicadores de grupo, e indicadores específicos. o terminal exibe o indicador de sistema local quando obtém o servido do sistema local e um indicador de sistema de roaming quando obtém serviço de um sistema de roaming. o indicador de sistema de roaming em particular a ser exibido depende do valor de indicador de roaming e do valor sid para o sistema de roaming. os indicadores de sistema podem ser descarregados para o terminal através de sinalização pelo ar.

Description

"DOWNLOAD E EXIBIÇÃO DE TAGS DE SISTEMA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO SEM FIO" FUNDAMENTOS
Campo A presente invenção refere-se geralmente à comunicação, e mais especificamente a técnicas de download e exibição de tags de sistema em sistemas de comunicação sem fio.
Fundamentos Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente desenvolvidos para fornecer vários serviços de comunicação tal como voz, dados em pacote, e mensagens curtas. Esses sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar a comunicação com múltiplos usuários através de compartilhamento dos recursos disponíveis de sistema. Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem os sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), e sistemas de acesso múltiplo por divisão de freqüência (FDMA). Um sistema CDMA pode ser projetado para implementar um ou mais padrões tais como IS-2000, IS-95, W-CDMA e assim por diante. Um sistema TDMA pode ser projetado para implementar um ou mais padrões tal como o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM).
Um operador de rede/provedor de serviço pode desenvolver um ou mais sistemas de comunicação sem fio para fornecer serviços para seus assinantes. Cada sistema desenvolvido cobre uma região geográfica particular (por exemplo, uma cidade), e pode, por sua vez, incluir uma ou mais redes menores. Para o CDMA, cada sistema pode ser identificado de forma singular por um valor de código de identificação de sistema (SID) específico e cada rede também pode ser identificada de forma singular por um valor de código de identificação de rede (NID) especifico. Cada estação base operada pelo operador de rede transmite então os valores SID e NID do sistema especifico e a rede à qual pertence.
Os terminais sem fio operados pelos assinantes são tipicamente localizados por todas as áreas de cobertura dos sistemas desenvolvidos. Para CDMA, um terminal pode incluir uma lista de roaming preferida (PRL) que identifica os sistemas específicos que o terminal pode acessar e (opcionalmente) os sistemas que o terminal não pode acessar. 0 terminal mantém adicionalmente uma lista de um ou mais sistemas locais, com cada sistema nativo sendo identificado por seu par único (SID, NID). 0 terminal pode então determinar se ou não está em comunicação com um sistema nativo com base em seus pares originais (SID, NID) e o par (SID, NID) recebido de um sistema servidor. 0 sistema servidor é o sistema do qual o terminal obtém serviço. 0 terminal é considerado como estando em roaming se o par (SID, NID) recebido do sistema servidor não coincidir com qualquer um dos pares originais (SID, NID).
Convencionalmente, para CDMA, um terminal sem fio possui meios de exibir um indicador de roaming (que é tipicamente um ícone) e/ou linhas de texto específicas com base em sua situação de roaming. Por exemplo, se o terminal estiver obtendo serviço, de um sistema nativo, então pode exibir o nome do provedor de serviço nativo em uma tela de terminal. Inversaménte, se o terminal estiver obtendo serviços de um sistema de roaming (isto é, um sistema que não é um sistema nativo), então o mesmo pode indicar sua condição de roaming de acordo com um valor indicador de roaming associado como sistema de roaming. Esse valor indicador de roaming pode ser armazenado em um registro de sistema mantido para o sistema de roaming e incluído na lista de roaming preferida. Convencionalmente, o tipo de informação que pode ser transportado pelo terminal para roaming é limitado e definido especificamente pelo TIA/EIA-683-B Anexo C. Por exemplo, o valor indicador de roaming pode direcionar o terminal para exibir o indicador/ícone de roaming e/ou exigir uma linha de texto específica na tela do terminal.
Os sistemas CDMA têm sido amplamente desenvolvidos e o roaming internacional tem prevalecido. Os provedores de serviço podem desejar fornecer informações diferentes e/ou mais específicas para seus assinantes com base nas condições de roaming. Por exemplo, um provedor de serviço pode desejar fornecer o nome de um sistema de roaming para um terminal de forma que o nome do sistema possa ser exibido na tela do terminal para ura assinante.
Existe, pois, uma necessidade na técnica de se criar técnicas de download e exibição de informação com base na situação de roaming dos terminais.
SUMÁRIO
As técnicas são fornecidas aqui para download de tags de sistema para terminais e para exibir esses tags de sistema com base na situação de roaming dos terminais. Um tag é um conjunto de caracteres alfanuméricos e possivelmente gráficos que pode ser exibido em uma tela de terminal. Os tags de sistema podem ser definidos para incluir tags de sistema nativo e tags de sistema de roaming, e os tags de sistema de roaming podem adicionalmente ser definidos para incluir tags de grupo e tags específicos. Um tag de sistema nativo é associado com um ou mais sistemas nativos, um tag de grupo é associado com um ou mais valores indicadores de roaming, e um tag especifico é associado com um ou mais valores SID.
Um terminal é tipicamente fornecido com um tag de sistema nativo e pode ser fornecido com qualquer número de tags de grupo e tags específicos. 0 tag de sistema nativo é exibido toda vez que o terminal obtém o serviço de um sistema nativo. Um tag de sistema de roaming pode ser exibido toda vez que o terminal obtém o serviço de um sistema de roaming. 0 tag de sistema de roaming particular a ser exibido depende do valor indicador de roaming e do valor SID para o sistema de roaming do qual o serviço é obtido.
Os tags de sistema podem sofrer download para o terminal através de sinalização aérea. Um conjunto de mensagens de tag de sistema é fornecido aqui. Essas mensagens podem ser utilizadas para (1) solicitar os tags de sistema atualmente armazenados pelo terminal e/ou a informação de configuração atual dos tags de sistema, e (2) download de novos tags de sistema para o terminal. Vários aspectos e modalidades da invenção são descritos em detalhes adicionais abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características, natureza e vantagens da presente invenção se tornarão mais aparentes a partir da descrição detalhada apresentada abaixo quando levada em consideração em conjunto com os desenhos nos quais caracteres de referência similares identificam partes correspondentes e onde: A figura 1 ilustra uma rede de comunicação sem fio; A figura 2 ilustra uma estrutura para a lista de roaming preferida (PRL); A figura 3A ilustra a associação entre uma lista SID/NID nativa e um tag de sistema nativo;
As figuras 3B e 3C ilustram a associação entre os sistemas em uma tabela de sistema e tags de grupo e tags específicos, respectivamente; A figura 4 ilustra uma estrutura para o armazenamento dos tags de sistema dentro do terminal; A figura 5 ilustra um fluxo de sinal para download pelo ar de tags de sistema para o terminal;
As figuras 6A e 6B ilustram o formato de uma mensagem de Resposta à Configuração de Tag de Sistema enviada pelo terminal para diferentes tipos de blocos de dados;
As figuras 6C e 6D ilustram o formato de uma mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema enviada para o terminal para download de um tag de sistema nativo e uma lista de tag de grupo/lista de tag específico, respectivamente; A figura 7 ilustra um fluxograma de um processo para exibir o tag de sistema adequado com base na situação de roaming do terminal; e A figura 8 ilustra um diagrama de blocos de um centro de tag de sistema e o terminal.
DESCRIÇÃO DETALHADA A palavra "exemplar" é utilizada aqui para significar "servindo como um exemplo, uma ocorrência ou ilustração". Qualquer modalidade ou desenho descrito aqui como "exemplar" não deve ser considerado necessariamente como preferido ou vantajoso sobre outras modalidades ou desenhos. A figura 1 ilustra um diagrama de uma rede de comunicação sem fio 100. A rede 100 inclui múltiplos sistemas, e cada sistema inclui adicionalmente uma ou mais redes menores. Cada sistema pode ser identificado de forma singular por um valor SID, e cada rede menor pode ser identificada de forma singular por um valor NID. A rede 100 inclui tipicamente muitas estações base, mas apenas duas estações base para dois sistemas são ilustradas na figura 1 por motivos de simplicidade. Uma estação base 110a fornece serviço para um sistema com um par (SID, NID) de (2,3) e uma estação base 110b fornece serviço para um sistema com um par (SID, NID) de (1, 4). As estações base são estações fixas utilizadas para comunicação com os terminais sem fio, e também podem ser referidas como Nó B, ponto de acesso, ou alguma outra terminologia.
Um número de terminais sem fio pode ser localizado por toda a área de cobertura da rede 100. Cada terminal inclui uma lista de um ou mais pares (SID, NID) para um ou mais sistemas que são designados como sistema nativo para o terminal. Por motivos de simplicidade, apenas um terminal 120 é ilustrado na figura 1, e esse terminal possui dois pares nativos (SID, NID) de (2,65535) e (3,65535). O valor NID de 65535 pode ser utilizado para indicar que apenas o SID (e não o NID) é utilizado para determinar se ou não um sistema servidor é o sistema nativo. Dessa forma, se o valor NID for 65535, então todos os sistemas com o mesmo valor SID que o que consta no par nativo (SID, NID) serão considerados como sistemas fora de roaming, independentemente dos valores NID desses sistemas.
Na figura 1, o terminal 120 obtém o serviço de um sistema nativo quando se comunica com a estação base 110a. Isso porque a estação base 110a pertence a um sistema com um valor SID de 2, e o terminal considera todos os sistemas com o valor SID de 2 como estando fora de roaming (visto que o valor NID nesse par nativo (SID, NID) é 65535) . Esse mesmo terminal 120 é considerado como obtendo serviço de um sistema de roaming quando se comunica com a estação base 110b. Isso porque a estação base 110b pertence a um sistema com um valor SID de 4, que não coincide com qualquer um dos valores SID nos dois pares nativos (SID, NID) para o terminal.
Para CDMA, cada terminal é programado com uma lista de roaming preferida (PRL) que identifica os sistemas específicos que o terminal pode acessar e possivelmente os sistemas que o terminal não pode acessar. A lista de roaming preferida não é acessível pelo usuário, mas pode ser atualizada utilizando-se o procedimento e as mensagens especificadas. A lista de roaming preferida é armazenada na memória não volátil dentro do terminal. A figura 2 ilustra uma estrutura 200 para a lista de roaming preferida. Essa estrutura PRL inclui uma tabela de sistema 210 e uma tabela de aquisição 250. A tabela de sistema inclui uma listagem de sistemas acessíveis e inacessíveis, que é organizada pelas áreas geográficas (GEOs). Como ilustrado na figura 2, uma tabela é fornecida para cada área geográfica, e essa tabela inclui uma seção 220 para sistemas acessíveis ou permitidos e uma seção 230 para sistemas inacessíveis ou proibidos. Os sistemas acessíveis incluem sistemas nativos e outros sistemas que o terminal pode acessar. A tabela para cada área geográfica pode ser definida para incluir um registro (ou linha) para cada sistema incluído na tabela e múltiplos campos (ou colunas) para informação pertinente para cada sistema,. Esses campos podem incluir, por exemplo, SID/NID, preferência de seleção, indicador de roaming, e campos de índice de aquisição. Para cada registro, o campo SID/NID inclui o par único (SID, NID) para o sistema associado. 0 campo de preferência de seleção indica a preferência para o sistema associado entre os sistemas permitidos dentro da mesma área geográfica, onde a preferência é tipicamente especificada pelo operador de rede. 0 campo de indicador de roaming inclui um valor indicador de roaming para o sistema associado. 0 campo de índice de aquisição inclui um valor de índice que aponta para um registro específico na tabela de aquisição contendo os valores de parâmetro a serem utilizados para a aquisição do sistema associado. Os sistemas nativos são tipicamente incluídos também na tabela de sistema, mas também são identificados por uma lista SID/NID nativa que é tipicamente armazenada em separado da tabela de sistema. A tabela de aquisição inclui um registro (ou linha) para cada valor de índice único e múltiplos campos (ou colunas) para vários valores de parâmetro utilizados para a aquisição do sistema. A lista de roaming preferida é descrita em maiores detalhes abaixo em TIA/EIA-683-B Anexo C, que está publicamente disponível e é incorporada aqui por referência.
Em um aspecto, os tags de sistema são fornecidos aqui para exibição em uma tela de terminal com base na situação de roaming do terminal. Um tag é um conjunto de caracteres alfanuméricos e possivelmente gráficos (por exemplo, ícones, imagens e assim por diante) que podem ser exibidos na tela do terminal. Em uma modalidade, os tags de sistema incluem tags de sistema nativo e tags de sistema de roaming, que podem ser visualizados como tipos diferentes de tags de sistema. Em uma modalidade, os tags de sistema de roaming incluem adicionalmente tags de grupo e tags específicos, que podem ser visualizados como tipos diferentes de tags de sistema de roaming. Tipos diferentes e/ou adicionais de tags também podem ser definidos, e isso está dentro do escopo da invenção.
Em uma modalidade, um tag de sistema nativo é fornecido para o terminal e é exibido toda vez que o terminal obtém o serviço de um sistema nativo. No entanto, múltiplos tags de sistema nativo também podem ser fornecidos para o terminal (por exemplo, um tag de sistema nativo para cada par nativo (SID, NID) ) . Nesse caso, o tag de sistema nativo adequado pode ser exibido dependendo do sistema nativo em particular do qual o terminal está obtendo serviço. Por motivos de simplicidade, a descrição a seguir considera que apenas um tag de sistema nativo é armazenado pelo terminal.
Um tag de sistema de roaming pode ser exibido toda vez que o terminal obtém o serviço de um sistema de roaming. Cada tag de grupo é associado com um valor indicador de roaming único ou uma faixa de valores indicadores de roaming. Cada tag específico é associado com um valor SID único ou uma faixa de valores SID. 0 tag de sistema de roaming particular para exibição na tela de terminal depende do valor indicador de roaming e o valor SID para o sistema de roaming do qual o serviço é obtido.
Os tags de sistema podem ser armazenados na memória não volátil dentro do terminal de forma que esses tags sejam retidos quando a energia é desligada. A memória não volátil pode ser uma RAM não volátil, uma memória Flash, um módulo de identidade de usuário removível (R-UIM) definido por cdma2000, um módulo de identidade de assinante universal (USIM) definido pelo W-CDMA, e assim por diante. Em uma modalidade, os tags de sistema pedem sofrer download e serem atualizados através de mensagens pelo ar, como descrito abaixo. A figura 3A ilustra a associação entre a lista SID/NID nativa e o tag de sistema nativo. Para esse exemplo, a lista SID/NID nativa inclui dois pares (SID, NID) de (2,65535) e (3,65535) para o terminal ilustrado.na figura 1. 0 tag de sistema nativo inclui uma linha de texto de "Bem-vindo ao sistema nativo". Esse tag de sistema nativo é exibido pelo terminal toda vez que recebe o serviço de qualquer um dos sistemas incluídos na lista SID/NID nativa, que, para esse exemplo, é qualquer sistema com um valor SID de 2 ou 3. A figura 3B ilustra a associação entre os sistemas na tabela de sistema e uma lista de tags de grupo. Como ilustrado na figura 2, os sistemas permitidos na tabela de sistema são, cada um, associados com um valor indicador de roaming especifico. Múltiplos sistemas permitidos podem ser associados com o mesmo valor indicador de roaming. Um tag de grupo pode ser definido para um valor indicador de roaming único ou uma faixa de valores indicadores de roaming. Múltiplos tags de grupo podem ser definidos para cobrir todos os valores indicadores de roaming para os sistemas permitidos na tabela de sistema. Cada tag de grupo pode ser associado com um ou múltiplos valores indicadores de roaming, um tag de textos e/ou gráficos, e uma indicação de exibição de roaming que especifica como o indicador/icone de roaming deve ser exibido para o tag de grupo.
Para o exemplo ilustrado na figura 3B, a lista de tag de grupo inclui três tags de grupo que são associados com três valores indicadores de roaming de 0x40, 0x41 e 0x42 onde Ox indica um valor hexadecimal. Toda vez que o terminal obtém serviço de um sistema de roaming que possui um valor indicador de roaming que casa com qualquer um desses três valores indicadores de roaming, o tag de grupo associado com o valor casado é exibido na tela do terminal. Por exemplo, se o terminal obtém o serviço de um sistema de roaming com um valor indicador de roaming de 0x042, então o indicador "CDMA Alliance C" é exibido e um indicador/icone de roaming piscando também é exibido. Em geral, o indicador/icone de roaming é exibido de acordo com a indicação de exibição de roaming (por exemplo, LIGADO, DESLIGADO ou piscando) associada com o tag de grupo sendo exibido. A figura 3C ilustra a associação entre os sistemas na tabela de sistema e uma lista de tags específicos. Como também ilustrado na figura 2, os sistemas permitidos na tabela de sistema são, cada um, associados com um valor SID específico. Um tag específico pode ser definido para um valor SID único ou uma faixa de valores SID. Cada tag específico será então associado com um ou múltiplos valores SID, um tag de textos e/ou gráficos, e uma indicação de exibição de roamíng. Para o exemplo ilustrado na figura 3C, a lista de tag específico inclui três tags específicos que são associados com um valor SID de 100, uma faixa de valores SID de 101 a 105, e um valor SID de 200. Toda vez que o terminal obtém o serviço de um sistema de roamíng que possui um valor SID que case com qualquer um dos valores SID coberto pela lista de tag específico, o tag específico associado com o valor SID casado é exibido na tela do terminal. Por exemplo, se o terminal obtém o serviço de um sistema de roamíng com um valor SID de 103, então o indicador "Operador de Rede XYZ" é exibido. Novamente, o indicador/ícone de roaming também é exibido de acordo com a indicação de exibição de roaming associada com o tag específico sendo exibido. A figura 4 ilustra uma modalidade de uma estrutura 400 para armazenar os tags de sistema dentro do terminal. Em uma modalidade, o tag de sistema nativo, a lista de tag de grupo, e a lista de tag específico são armazenadas em três seções diferentes de uma memória não volátil ou em três áreas de armazenamento separadas dentro do terminal. A lista de tag de grupo e a lista de tag específico incluem, cada uma, (1) um conjunto de campos para os vários parâmetros para a lista e (2) uma tabela de tag que armazena os registros para os tags na lista, um registro por tag. Cada registro de tag de grupo e cada registro de tag específico incluem adicionalmente vários campos para o tag associado. A Tabela 1 lista os campos do tag do sistema nativo para um projeto exemplar.
Tabela 1 - Tag de Sistema Nativo 0 campo Tag_Enconding indica o tipo de codificação específico utilizado para cada caracter no campo Tag. Os valores possíveis para o campo Tag_Encoding podem ser definidos como ilustrado na tabela 9.1-1 em TSB-58-E, intitulada "Admínistration of Parameter Value Assignments for cdma2000 Spread Spectrum Standards", que está publicamente disponível e incorporado aqui por referência. A tabela 2 lista os campos da lista de tag de grupo para um projeto exemplar.
Tabela 2 - Lista de Tag de Grupo Os primeiros 5 campos na Tabela 2 representam um cabeçalho para a lista de tag de grupo. 0 Group_Tag_List_ID inclui um identificador para a lista de tag de grupo. Esse identificador pode ser utilizado para determinar de forma conveniente qual lista de tag de grupo é armazenada pelo terminal, sem ter que ler os registros de tag individuais. 0 campo Def_Tag_Encoding indica o tipo de codificação padrão para o uso de campos Tag dos registros incluídos em Group Tag_Table, se nenhum for especificado por qualquer um desses registros. A lista de tag de grupo pode incluir qualquer número de tags de grupo, com o número exato sendo indicado pelo campo Num_Group_Tag_Recs. Cada tag de grupo é armazenado como um registro no Group_Tag_Table. O campo Group_Tag_CRC inclui um valor de verificação de redundância cíclica (CRC) que é computado com base em todos os campos da lista de tag de grupo (exceto para o campo CRC) . Esse valor CRC pode ser utilizado para determinar se ou não a lista de tag de grupo está correta. A Tabela 3 lista os campos de um registro de tag de grupo exemplar para um tag de grupo associado com um único valor indicador de roaming.
Tabela 3 - Registro de Tag de Grupo para Valor Indicador de Roaming Único Convencionalmente, o indicador de roaming/ícone é exibido na tela de terminal na forma especificada pelo valor indicador de roaming. 0 mapeamento entre os valores indicadores de roaming e a indicação de exibição de roaming é definido por TSB-58-E como se segue: 0x00 = LIGADO, 0x01 = DESLIGADO e 0x02 = PISCANDO. No entanto, os tags do sistema de roaming podem ser associados com os valores indicadores de roaming que estão na faixa de 0x40 para 0x7F. Essa faixa é reservada para o indicador de roaming melhorado não padrão (como indicado pela Tabela 8.1-1 em TSB-58-E), e a indicação de exibição em roaming não é definida para o indicador/icone de roaming para esses valores indicadores de roaming. Dessa forma, o campo Roam_Disp_Ind é utilizado para indicar a opção de exibição para o indicador/ícone de roaming para cada tag de sistema de roaming. Os valores possíveis para o campo Roam_Disp_Ind podem ser definidos como ilustrado na Tabela 3.
Se o registro de tag de grupo inclui o campo Tag_Encoding, então o tipo de codificação incluído nesse campo é utilizado para o campo Tag no registro. Do contrário, o tipo de codificação incluído no campo Def_Tag_Encoding da lista de tag de grupo (como ilustrado na Tabela 2) é utilizado. A Tabela 4 lista os campos de um registro de tag de grupo exemplar para um tag de grupo associado com uma faixa de valores indicadores de roaming.
Tabela 4 - Registro de Tag de Grupo para uma Faixa de Valores Indicadores de Roaming 0 tag de grupo na Tabela 4 é associado com uma faixa de valores indicadores de roaming. As duas extremidades da faixa são definidas pelos valores nos campos Low_Roam_Ind e High_Roam_Ind. 0 campo Incl inclui um valor de incremento utilizado para os valores indicadores de roaming na faixa. 0 tag de grupo pode ser definido de forma que seja associado com apenas um subconjunto dos valores dentro da faixa, e isso é alcançado pela configuração do campo Incl com um valor que é superior a um. Por exemplo, para cobrir apenas os valores indicadores de roaming ímpares, os campos Low Roam Ind e High Roam Ind podem ser ajustados para os valores ímpares e o campo Incl pode ser ajustado para 2. A Tabela 5 lista os campos da lista de tag específico para um projeto exemplar.
Tabela 5 - Lista de Tag Específico Os primeiros 5 campos na Tabela 5 representam um cabeçalho para a lista de tag específico. A lista de tag especifico inclui qualquer número de tags específicos, com o número exato sendo indicado pelo campo Num_Spec_Tag_Recs. Cada tag específico é armazenado como um registro na Spec_Tag_Table. 0 campo Spec_Tag_CRC inclui um valor CRC que é computado com base em todos os campos da lista de tag específico (exceto pelo campo CRC). Esse valor CRC pode ser utilizado para determinar se ou não a lista de tag específico está correta. A Tabela 6 lista os campos de um registro de tag específico exemplar para um tag específico associado com um único valor SID, Tabela 6 - Registro de Tag Específico para Valor SID Único A Tabela 7 lista os campos de um registro de tag especifico exemplar para um tag especifico associado com uma faixa de valores SID.
Tabela 7 - Registro de Tag Especifico para uma Faixa de Valores SID
As Tabelas 1 a 7 ilustram formatos exemplares para o tag do sistema nativo, lista de tag de grupo, registros de tag de grupo, lista de tag especifico, e registros de tag específico. Outros formatos também podem ser definidos para cada um desses itens, e isso está dentro do escopo da invenção. Por exemplo, o tag de sistema nativo pode ser definido para incluir um campo CRC. A figura 5 ilustra um fluxo de sinal exemplar 500 para download de tags de sistema para o terminal utilizando a sinalização aérea. Inicialmente, o terminal recebe uma mensagem de Solicitação de Capacidade de Protocolo de uma Função de Fornecimento de Serviço Aéreo (OTAF) para solicitar as capacidades do terminal (etapa 512). A OTAF é uma função no lado da rede responsável pela administração do parâmetro e fornecimento de serviço. 0 terminal responde com uma mensagem de Resposta de Capacidade de Protocolo que indica se ou não o terminal possui a capacidade de tag de sistema (etapa 514). 0 download do tag de sistema é realizado apenas se o terminal suportar os tags de sistema.
Uma mensagem de Solicitação OTAPA e uma mensagem de Resposta OTAPA são então trocadas entre o terminal e a OTAF para iniciar a administração de parâmetro, que, nesse caso, é para o download do tag de sistema (etapas 516 e 518). Uma mensagem de Solicitação de Validação e uma mensagem de Resposta à Validação são trocadas a seguir para determinar se ou não a administração de parâmetro pode ser realizada para o terminal de usuário (etapas 522 e 524) . Se a resposta for sim, então uma mensagem de Solicitação de Modo Seguro e uma mensagem de Resposta de Modo Seguro são trocadas para permitir a criptografia de nível de aplicação (etapas 526 e 528) . Isso coloca a comunicação subseqüente em um modo de segurança para o download de tag de sistema. 0 terminal recebe a seguir uma mensagem de Solicitação de Configuração de Tag de Sistema solicitando a informação de configuração atual referente aos tags de sistema armazenados pelo terminal (etapa 532). 0 terminal então responde com uma mensagem de Resposta à Configuração do Tag de Sistema com a informação de configuração de tag atual (etapa 534). 0 terminal então recebe uma mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema para download de tags de sistema, onde os tags do download podem ser dependentes da configuração do tag atual {etapa 536). 0 terminal então responde com uma mensagem de Resposta ao Download de Tag de Sistema que acusa o recebimento e indica adicionalmente os resultados da operação de download do tag (etapa 538).
Uma mensagem de Solicitação de Compromisso e uma mensagem de Resposta de Compromisso são então trocadas para iniciar o armazenamento dos tags de sistema do download na memória não volátil dentro do terminal (etapas 542 e 544). Uma mensagem de Solicitação de Modo Seguro e uma mensagem de Resposta ao Modo Seguro são a seguir trocadas para encerrar a comunicação segura entre o terminal e a OTAF {etapas 546 e 548). Uma mensagem de Solicitação OTAPA e uma mensagem de Resposta OTAPA são finalmente trocadas para encerrar a operação de download de tag de sistema (etapas 552 e 554). A figura 5 ilustra um fluxo de sinal exemplar para o download de tags de sistema. Outros fluxos de sinal também podem ser definidos e utilizados, e isso se encontra no escopo da invenção. As quatro mensagens de tag de sistema nas etapas 532 a 538 são descritas em maiores detalhes abaixo. As mensagens restantes na figura 5 são descritas em detalhes em TIA/EIA-683-B. A mensagem de Solicitação de Configuração de Tag de Sistema é enviada para o terminal para solicitar (etapa 532) a informação sobre a configuração atual referente aos tags de sistema armazenados pelo terminal. A Tabela 8 lista os campos da mensagem de Solicitação de Configuração de Tag de Sistema para um projeto exemplar.
Tabela 8 - Mensagem de Solicitação de Configuração de Tag de Sistema Os dois campos a seguir são incluídos se o Block_ID = 0x02 (lista de tag de grupo) ou 0x04 (lista de tag específico): O bloco de dados é descrito em maiores detalhes abaixo. Para as Tabelas 8 a 11, OxXX denota qualquer valor que seja disponível para atribuição para nova mensagem de tag de sistema. A mensagem de Resposta de Configuração de Tag de Sistema é enviada pelo terminal para retornar a informação de configuração solicitada para a OTAF (etapa 534). A Tabela 9 lista os campos de mensagem de Resposta de Configuração de Tag de Sistema para um projeto exemplar. Tabela 9 - Mensagem de Resposta de Configuração de Tag de Sistema A mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema é enviada para o terminal para download de tags do sistema para o terminal (etapa 536). A Tabela 10 lista os campos de mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema para um projeto exemplar.
Tabela 10 - Mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema A mensagem de Resposta de Download de Tag de Sistema é enviada pelo terminal para acusar o recebimento dos tags de sistema de download (etapa 538). A Tabela 11 lista os campos da mensagem de Resposta de Download de Tag de Sistema para um projeto exemplar.
Tabela 11 - Mensagem de Resposta de Download de Tag de .....
Sistema Os dois campos a seguir são incluídos se Block_ID = 0x01 (lista de tag de grupo) ou 0x02 (lista de tag especifico): Para as quatro mensagens de tag de sistema descritas acima, o campo Block_ID indica o tipo de bloco de dados sendo solicitado por ou enviado na mensagem. A Tabela 12 lista os diferentes tipos de bloco de dados.
Tabela 12 - Tipos de Bloco de Dados Mensagens de Mensagens de Resposta/Solicitação Resposta/Solicitação de de Configuração de Download de Tag de Tag de Sistema de Sistema 0 terminal pode ser solicitado pela mensagem de Solicitação de Configuração de Tag de.Sistema a enviar de volta um bloco de dados para o tag de sistema nativo, a lista de tag de grupo, a dimensão da lista de tag de grupo, a lista de tag especifico, ou a dimensão da lista de tag específico. Um bloco de dados de dimensão inclui apenas determinada informação referente à lista de tag e não inclui qualquer um dos registros para a lista de tag. 0 terminal pode ter download de um bloco de dados para o tag de sistema nativo, a lista de tag de grupo, ou a lista de tag especifico pela mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema. Em uma modalidade que é descrita abaixo, toda a lista de tag de grupo ou lista de tag especifico sofre download para o terminal, se for. Em outra modalidade, os tags de grupo e os tags específicos podem sofrer download individualmente para o terminal.
Um bloco de dados exemplar para o tag de sistema nativo (Block_ID = 0x00} pode ser definido como ilustrado na Tabela 1. Esse bloco de dados possui um tamanho máximo de 264 bits.
Um bloco de dados exemplar para a dimensão de lista de tag de grupo pode ser definido como ilustrado na Tabela 13. Esse bloco de dados é utilizado se o Block^ID = 0x01 para as mensagens de configuração do tag de sistema. Tabela 13 - Bloco de Dados para Dimensão de Lista de Tag de Grupo Um bloco de dados exemplar para a dimensão de lista de tag especifico pode ser definido como ilustrado na Tabela 14. Esse bloco de dados é utilizado se Block_ID = 0x03 para as mensagens de configuração de tag de sistema.
Tabela 14 - Bloco de Dados para Dimensão de Lista de Tag Específico ■ Um bloco de dados exemplar para a lista de tag de grupo e a lista de tag específico podem ser definidos como ilustrado na Tabela 15. Esse bloco de dados é utilizado se Block_ID = 0x02 ou 0x04 para as mensagens de configuração de tag de sistema e se Block_ID = 0x01 ou 0x02 para as mensagens de download de tag de sistema.
Tabela 15 - Bloco de Dados para Lista de Tag de Grupo e Lista de Tag Específico As quatro mensagens de tag de sistema descritas acima podem ser, cada uma, encapsulada dentro de uma mensagem de sinalização (por exemplo, uma Mensagem de Rajada de Dados na Camada 3 em IS—95 e IS-2000) antes da transmissão pelo ar. A Mensagem de Rajada de Dados é capaz de transportar até 255 bytes de dados, e o tamanho de quatro mensagens de tag de sistema precisa ser limitado de acordo. A lista de tag de grupo e a lista de tag especifico podem, cada uma, ser maior do que a capacidade de uma Mensagem de Rajada de Dados. Nesse caso, toda a lista de tag de grupo ou lista de tag especifico pode ser dividida em múltiplos segmentos e enviada através de múltiplos casos da Mensagem de Rajada de Dados, um segmento por mensagem. 0 campo Segment_Size indica o tamanho do segmento atual sendo enviado. O campo Segment_Offset indica o desvio do inicio da lista de tag para o segmento atual. 0 campo Last_Segment indica se ou não o segmento atual é o último segmento para a lista de tag. Apesar do download poder ser alcançado através de múltiplas mensagens de Solicitação de Download de Tag de Sistema, e múltiplos casos da Mensagem de Rajada de Dados, toda a operação de download pode ser visualizada como sendo realizada por uma transação de mensagem. A figura 6A ilustra o formato da mensagem de Resposta de Configuração de Tag de Sistema enviada pelo terminal para três tipos de blocos de dados diferentes. 0 campo Param_Data dessa mensagem inclui (1) o bloco de dados para o tag de sistema nativo ilustrado na Tabela 1 se Block_ID = 0x00, (2) o bloco de dados para a dimensão de lista de tag de grupo ilustrada na Tabela 13 se Block_ID = 0x0.1 ou (3) o ..bloco de dados para a dimensão de lista de tag especifico ilustrada na Tabela 14 se Block_ID = 0x03. A figura 6B ilustra o formato da mensagem de Resposta de Configuração de Tag de Sistema enviado pelo terminal para dois tipos de blocos de dados diferentes. O campo Param_Data dessa mensagem inclui (1) um bloco de dados para a lista de tag de grupo ilustrada na Tabela 15 se Block_ID = 0x02, ou (2) um bloco de dados para a lista de tag especifico como também ilustrado na Tabela 15 se o Block_ID = 0x04, Na figura 6B, um bloco de dados para a lista de tag de grupo está sendo enviado. Como ilustrado também na figura 6B, apenas uma parte da lista de tag de grupo está sendo enviada no bloco de dados atual, com essa parte sendo identificada pelos campos Segment_Offset e Segment_Size do bloco de dados. A figura 6C ilustra o formato da mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema enviada para o terminal para download de um novo tag de sistema nativo (Block_ID = 0x00). 0 campo Param_Data dessa mensagem inclui o bloco de dados para o tag de sistema nativo ilustrado na Tabela 1 e na figura 6A. A figura 6D ilustra o formato da mensagem de Solicitação de Download de Tag de Sistema enviado para o terminal para download de uma lista de tag específico (Block_ID =0x02). 0 campo Param_Data dessa mensagem inclui um bloco de dados para a lista de tag específico, que é ilustrado na Tabela 15. Como ilustrado na figura 6D, apenas uma parte da lista de tag específico está sendo enviada no bloco de dados atual, com essa parte sendo identificada pelos campos de Segment_Offset e Segment_Size do bloco de dados. A lista de tag de grupo também pode sofrer download para o terminal de forma similar. A figura 7 ilustra um fluxograma de uma modalidade de um processo 700 para exibição do tag de sistema adequado na situação de roaming do terminal. Inicíalmente, o terminal tenta adquirir um sistema (etapa 712). A aquisição do sistema é tipicamente realizada de acordo com a tabela de aquisição na lista de roaming preferida. Por exemplo, os valores de parâmetro associados com o índice de prioridade mais alta (por exemplo, o índice 0 na tabela de aquisição na figura 2) podem ser utilizados primeiro para aquisição, os valores de parâmetro associados com o índice da próxima prioridade mais alta (por exemplo, índice 1) podem ser utilizados a seguir se a aquisição com o índice 0 não tiver sido bem sucedida, e assim por diante.
Se um sistema for adquirido, então a área geográfica à qual esse sistema pertence é identificada. Uma determinação é feita a seguir para se determinar se ou não o sistema adquirido é válido (etapa 714). A tabela do sistema pode ser utilizada para realizar essa determinação. Em particular, o sistema adquirido é considerado válido se for um dos sistemas permitidos na área geográfica identificada. Se o sistema adquirido não for válido, então o processo retorna para a etapa 712 para adquirir outro sistema dentro da mesma área geográfica utilizando a tabela de sistema e a tabela de aquisição.
Se o sistema adquirido for considerado válido na etapa 714, então uma determinação é feita a seguir quanto ao fato de o sistema adquirido ser ou não o mais preferido para a área geográfica identificada (etapa 716). Se a resposta for não, então o terminal tenta adquirir um sistema mais preferido dentro da mesma área geográfica (etapa 718). Em qualquer caso, o serviço é obtido a partir do sistema mais preferido encontrado pelo terminal (etapa 720). Esse sistema também é referido como sistema servidor.
Uma determinação é então feita quanto ao fato de . o sistema . servidor ser um sistema nativo ou não para o terminal (etapa 730). Essa determinação pode ser feita com base na lista SID/NID nativa para o terminal e o par (SID, NID) do sistema servidor. Se o sistema servidor for um sistema nativo, então o tag do sistema nativo é exibido (etapa 732) e o processo então termina.
Do contrário, se o sistema servidor não for um sistema nativo (etapa 730) uma determinação é feita quanto ao fato de o SID do sistema servidor ser ou não ura dos valores SID cobertos pela lista de tag especifico (etapa 740). Essa determinação pode ser feita com base no registro de sistema para o sistema servidor e a lista de tag especifico para o terminal. Se a resposta para a etapa 740 for sim, então o tag especifico associado com o valor SID para o sistema servidor é exibido (etapa 742) e o processo termina.
Do contrário, uma determinação é feita quanto ao fato de o valor indicador de roaming para o sistema servidor ser ou não um dos valores indicadores de roaming cobertos pela lista de tag de grupo (etapa 750). Essa determinação pode ser feita com base no registro de sistema para o sistema servidor e na lista de tag de grupo para o terminal. Se a resposta para a etapa 750 for sim, então o tag de grupo associado com o valor indicador de roaming para o sistema servidor é exibido (etapa 752) e o processo termina. A figura 8 ilustra um diagrama de blocos de uma modalidade de um centro de tag de sistema 130 e terminal 120 que suporta os tags de sistema de suporte. O centro de tag de sistema 130 pode ser implementado por qualquer uma dentre as várias entidades de rede. Por exemplo, o centro de tag de sistema 130 pode ser implementado por uma entidade de rede que suporta OTAF. ....... O centro de tag.de sistema 130 suporta tags de sistema no lado da rede. Dentro do centro de tag de sistema 130, um controlador 820 direciona o download dos tags de sistema para os terminais. Isso resulta no envio das mensagens de Solicitação de Configuração de Tag de Sistema e Solicitação de Download de Tag de Sistema para os terminais e o recebimento das mensagens de Resposta de Configuração do Tag de Sistema e Resposta de Download de Tag de Sistema dos terminais, como ilustrado na figura 5, etapas 532, 535, 534, 538, respectivamente. 0 controlador 820 direciona a geração e o processamento dessas mensagens de tag de sistema. Uma unidade de memória 822 fornece o armazenamento para os códigos e dados de programa utilizados pelo controlador 820, e uma unidade de memória 812 fornece armazenamento para os tags de sistema (isto é, tags de sistema nativo, tags de grupo, e tags específicos).
Para download de tags de sistema, os um ou mais tags de sistema para download são recuperados da unidade de memória 812 e fornecidos para um processador de mensagem 814, que encapsula esses tags de sistema em mensagens de tag de sistema adequadas. As mensagens de tag de sistema podem ser adicionalmente encapsuladas nas mensagens de sinalização (por exemplo, Mensagem de Rajada de Dados). As mensagens de sinalização são então fornecidas para um centro de comutação móvel 140, que envia adicionalmente essas mensagens para uma ou mais estações base sob seu controle. Cada estação base processa as mensagens de sinalização recebidas e inclui as mesmas em um sinal modulado de link direto que é transmitido para os terminais dentro de sua área de cobertura.
No terminal 120, o sinal modulado transmitido a partir da estação base HOx é recebido por uma antena 852 e fornecido para uma unidade receptora (RCVR) 854. A unidade receptora 854 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica, e converte descendentemente em freqüência) o sinal recebido e digitaliza adicionalmente o sinal condicionado para fornecer amostras. Um demodulador (Demod)/decodificador 856 então demodula as amostras (por exemplo, com base no processamento de camada física cdma2000) e decodifica adicionalmente os dados demodulados para fornecer dados decodificados, que incluem as mensagens de sinalização enviadas no sinal modulado. Essas mensagens de sinalização podem ser adicionalmente processadas pelo decodificador 856 e/ou um controlador 860 para recuperar as mensagens de tag de sistema enviadas pelo centro de tag de sistema 130. Os dados pertinentes (por exemplo, tags de sistema vindos de download) nas mensagens de tag de sistema recuperadas podem ser extraídos e fornecidos para uma unidade de memória não volátil (NV) 862 e/ou uma unidade de memória 872 dentro de um módulo removível 870. O módulo removível 870 pode ser um R-UIM (para cdma2000), USIM ou SIM (para W-CDMA e GSM).
No link reverso, dados, mensagens de tag de sistema (contendo informação de tag de sistema, informação de configuração, aviso de recebimento, e assim por diante) e mensagens de sinalização a serem enviadas pelo terminal são fornecidos para um codificador/modulador (Mod) 890, que encapsula, codifica e modula os dados/mensagens. Os dados modulados são então condicionados por uma unidade transmissora (TMTR) 892 para fornecer um sinal modulado de link reverso adequado para transmissão de volta para a estação base. A estação base recebe e processa o sinal modulado para recuperar as mensagens de tag de sistema enviadas pelo terminal, e envia essas mensagens para o centro de tag de sistema 130. 0 centro de tag de sistema 130 recebe e processa essas mensagens de tag de sistema como parte da operação de download de tag de sistema. O controlador 860 direciona a operação das unidades dentro do terminal 120. Por exemplo, o controlador 860 pode direcionar o download dos tags de sistema transportados nas mensagens de tag de sistema e pode direcionar o armazenamento dos tags de sistema provenientes de download para a unidade de memória NV 862 e/ou módulo removível 870. 0 controlador 860 pode direcionar adicionalmente a recuperação do tag de sistema adequado da unidade de memória 862 e/ou módulo removível 870 com base na situação de roaming do terminal. O tag de sistema recuperado é então fornecido para uma unidade de exibição 880 para apresentação em uma tela. A unidade de memória 862 também fornece armazenamento para os códigos de programa e dados utilizados pelo controlador 860. A figura 8 ilustra uma modalidade específica do centro de tag de sistema 130 e do terminal 120. Outros projetos também podem ser contemplados e estão dentro do escopo da invenção.
Por motivos de clareza, projetos específicos têm sido descritos acima para vários aspectos dos tags de sistema. Em particular, os projetos específicos foram descritos para os tags de sistema (tag de sistema nativo, tags de grupo, e tags específicos}, formatos de tag, mensagens de tag de sistema e formatos de mensagem. Várias modificações podem ser realizadas a esses projetos específicos e vários projetos alternativos podem ser utilizados, e isso está dentro do escopo da invenção. Por exemplo, diferentes tipos de tags podem ser formados, diferentes formatos de tag podem ser utilizados, diferentes mensagens de tag de sistema e diferentes formatos de mensagem podem ser implementados, e assim por diante.
Também por motivos de clareza, os tags de sistema têm sido descritos com referência a cdma2000. Em geral, os tags .de.sistema descritos aqui podem ser utilizados para vários sistemas de comunicação sem fio tais como os sistemas CDMA (por exemplo, cdma2000, IS-95 e W-CDMA), sistemas TDMA (por exemplo, sistemas GSM), e assim por diante.
As técnicas descritas aqui para download e exibição de tags de sistema podem ser implementadas por vários meios. Por exemplo, essas técnicas podem ser implementadas em hardware, software ou uma combinação dos mesmos. Para uma implementação de hardware, os elementos utilizados para se implementar qualquer uma ou uma combinação de técnicas pelo terminal ou rede podem ser implementados dentro de um ou mais circuitos integrados de aplicação especifica (ASICs), processadores de sinal digital (DPSs), dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjo de porta programável em campo (FPGAs), processadores, controladores, microcontroladores, microprocessadores, outras unidades eletrônicas projetadas para realizar as funções descritas aqui, ou uma combinação dos mesmos.
Para uma implementação de software, o download e exibição dos tags de sistema podem ser implementados pelo terminal e a rede com módulos (por exemplo, procedimentos, funções e assim por diante) que realizam as funções descritas aqui. Os códigos de software podem ser armazenados em uma unidade de memória (por exemplo, unidades de memória 822 e/ou 862 na figura 8) e executados por um processador (por exemplo, o controlador 820 e/ou 850). A unidade de memória pode ser implementada dentro do processador ou fora do processador, caso no qual pode ser acoplada de forma comunicativa com o processador através de vários meios como é sabido da técnica. A descrição anterior das modalidades descritas é fornecida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica crie ou faça uso da presente invenção. Várias modificações a essas modalidades serão prontamente aparentes aos versados na técnica, e os princípios genéricos definidos aqui podem ser aplicados a outras modalidades sem se distanciar do espirito ou escopo da invenção. Dessa forma, a presente invenção não deve ser limitada às modalidades ilustradas aqui mas deve ser acordado o escopo mais amplo consistente com os princípios e características de novidade descritos aqui.
REIVINDICAÇÕES

Claims (18)

1. Método de exibição de tags de sistema por um terminal sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: determinar se um sistema servidor para o terminal é um dentre pelo menos um de sistemas nativos para o terminal; se o sistema servidor for um dentre pelo menos um de sistemas nativos: exibir um sistema nativo; se o sistema servidor não for um dentre pelo menos um de sistemas nativos: determinar disponibilidade de um tag de sistema de roaming para o sistema servidor incluindo verificar uma identificação de sistema (SID) e um valor indicador de roaming para o sistema servidor, e adicionalmente incluindo verificar se o valor SID para o sistema servidor está incluído em um conjunto de valores SID para os quais tags de sistema de roaming estão disponíveis; e exibir o tag de sistema de roaming associado ao valor SID do sistema servidor se disponível; sendo que a determinação incluindo adicionalmente verificar um valor indicador de roaming para o sistema servidor, e incluindo adicionalmente verificar se o valor indicador de roaming para o sistema servidor está incluído em um conjunto de valores indicadores de roaming para os quais tags de sistema de roaming estão disponíveis, e em que o tag de sistema de roaming associado ao valor indicador de roaming para o sistema servidor é exibido se disponível e se o tag de sistema de roaming associado ao valor SID para o sistema servidor não estiver disponível.
2. Método para download de informações de tag de sistema em um sistema de comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber uma primeira mensagem solicitando informações de configuração atual para tags de sistema armazenados por um terminal, em que os tags de sistema são adequados para exibição com base em status de roaming do terminal, e em que os tags de sistema armazenados pelo terminal incluem pelo menos um tag de sistema nativo e pelo menos um tag de sistema de roaming, e em que cada um dentre os tags de sistema está associado com um ou mais sistemas, o pelo menos um tag de sistema de roaming inclui pelo menos um tag de grupo e pelo menos um tag específico, em que cada um dentre o pelo menos um tag de grupo está associado com um ou mais valores indicadores de roaming, e em que cada um dentre o pelo menos um tag específico está associado com um ou mais valores de identificação de sistema (SID); enviar uma segunda mensagem com as informações de configuração atual solicitada; e receber uma terceira mensagem para pelo menos um tag de sistema a sofrer download para o terminal.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um tag de grupo está incluído em uma primeira lista e o pelo menos um tag específico está incluído em uma segunda lista.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que uma lista inteira de um ou mais tag de grupo sofre download para o terminal se selecionado, e em que uma lista inteira de um ou mais tags específicos sofre download para o terminal se selecionado.
5. Método para adquirir informações de sistemas servidores sem fio (130) a partir de uma estação de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: prover um tag de sistema configurado para incluir as informações dos sistemas servidores sem fio (130); enviar uma mensagem para a estação de comunicação para uma configuração de tag de sistema; e enviar uma outra mensagem para a estação de comunicação para um download de tag de sistema.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o envio das mensagens ser em resposta a mensagens de solicitação enviadas pela estação de comunicação.
7. Método para prover informações de sistemas servidores sem fio (130) para um terminal de comunicação (120), caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: questionar o terminal de comunicação (120) sobre a capacidade de suportar um tag de sistema que está configurado para incluir as informações dos sistemas servidores sem fio (130); enviar uma mensagem de solicitação ao terminal de comunicação (120) para uma configuração de tag de sistema; e enviar uma outra mensagem de solicitação ao terminal de comunicação (12 0) para um download de tag de sistema.
8. Método para verificar um sistema servidor sem fio (130) em uma localização geográfica, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: prover uma lista de roaming preferida a qual inclui o sistema servidor sem fio (130); prover um tag de sistema o qual inclui informações do sistema servidor sem fio (130); verificar o sistema servidor sem fio (130) na localização geográfica mediante referência à lista de roaming preferida; exibir informações do sistema servidor sem fio (130) verificado com base nas informações do sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente exibir informações adicionais do sistema servidor sem fio (130) além de exibir um status de roaming.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente exibir informações especificas particulares ao sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema com base em um indicador de roaming na lista de roaming preferida.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente exibir o nome do operador de rede do sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema com base na identificação de sistema provida na lista de roaming preferida.
12. Equipamento configurado para adquirir informações de sistemas servidores sem fio (130) a partir de uma estação de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos para prover um tag de sistema configurado para incluir as informações dos sistemas servidores sem fio (130); dispositivos para enviar uma mensagem à estação de comunicação para uma configuração de tag de sistema; e dispositivos para enviar uma outra mensagem à estação de comunicação para um download de tag de sistema.
13. Equipamento, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente dispositivos para responder a mensagens enviadas pela estação de comunicação.
14. Equipamento configurado para prover informações de sistemas servidores sem fio (130) para um terminal de comunicação (120), caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos para questionar o terminal de comunicação (120) sobre a capacidade de suportar um tag de sistema que é configurado para incluir as informações dos sistemas servidores sem fio (130); dispositivos para enviar uma mensagem de solicitação ao terminal de comunicação (120) para uma configuração de tag de sistema; e dispositivos para enviar uma outra mensagem de solicitação ao terminal de comunicação (120) para um download de tag de sistema.
15. Equipamento configurado para verificar um sistema servidor sem fio (130) em uma localização geográfica, caracterizado pelo fato de que compreende: dispositivos para prover uma lista de roaming preferida que inclui o sistema servidor sem fio (130); dispositivos para prover um tag de sistema que inclui informações do sistema servidor sem fio (130); dispositivos para verificar o sistema servidor sem fio (130) na localização geográfica mediante referência à lista de roaming preferida; dispositivos para exibir informações do sistema servidor sem fio (130) verificado com base nas informações do sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema.
16. Equipamento, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente dispositivos para exibir informações adicionais do sistema servidor sem fio (130) além de exibir um status de roaming.
17. Equipamento, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente dispositivos para exibir informações especificas particulares ao sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema com base em um indicador de roaming na lista de roaming preferida.
18. Equipamento, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente dispositivos para exibir o nome do operador de rede do sistema servidor sem fio (130) a partir do tag de sistema com base na identificação de sistema provida na lista de roaming preferida.
BRPI0317097A 2002-12-09 2003-12-09 "download e exibição de itags de sistema em sistemas de comunicação sem fio". BRPI0317097B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/315,690 US7043239B2 (en) 2002-12-09 2002-12-09 Download and display of system tags in wireless communication systems
PCT/US2003/039390 WO2004054299A2 (en) 2002-12-09 2003-12-09 Download and display of system tags in wireless communication systems

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0317097A BR0317097A (pt) 2005-10-25
BRPI0317097B1 true BRPI0317097B1 (pt) 2017-03-07

Family

ID=32505882

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0317097A BRPI0317097B1 (pt) 2002-12-09 2003-12-09 "download e exibição de itags de sistema em sistemas de comunicação sem fio".

Country Status (18)

Country Link
US (3) US7043239B2 (pt)
EP (3) EP1579717B1 (pt)
JP (1) JP4472531B2 (pt)
KR (2) KR101161593B1 (pt)
CN (1) CN100352300C (pt)
AT (1) ATE505039T1 (pt)
AU (2) AU2003297871B2 (pt)
BR (1) BRPI0317097B1 (pt)
CA (1) CA2508857C (pt)
DE (1) DE60336681D1 (pt)
ES (1) ES2361618T3 (pt)
HK (1) HK1085601A1 (pt)
IL (1) IL202430A0 (pt)
MX (1) MXPA05006172A (pt)
RU (2) RU2388183C2 (pt)
TW (1) TWI348327B (pt)
UA (1) UA83649C2 (pt)
WO (1) WO2004054299A2 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6901395B2 (en) * 2001-11-05 2005-05-31 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for preferred roaming list compression
WO2004040931A2 (en) * 2002-10-30 2004-05-13 Research In Motion Limited Methods and device for preferably selecting a communication network which makes data service available
US7043239B2 (en) 2002-12-09 2006-05-09 Qualcomm Incorporated Download and display of system tags in wireless communication systems
US7433689B2 (en) * 2002-12-10 2008-10-07 Sharp Laboratories Of America, Inc. Methods and apparatus for acquiring service from a more desirable communication system
US20040157599A1 (en) * 2003-02-11 2004-08-12 Holcman Alejandro Raul Reducing the size of preferred roaming list tables
EP1513358B1 (en) * 2003-09-03 2007-03-07 Research In Motion Limited Home network name displaying methods and apparatus
US6993336B2 (en) 2003-12-15 2006-01-31 Motorola, Inc. Roaming indicators for multi-mode wireless communication devices
US8666816B1 (en) 2004-09-14 2014-03-04 Google Inc. Method and system for access point customization
US20060058019A1 (en) * 2004-09-15 2006-03-16 Chan Wesley T Method and system for dynamically modifying the appearance of browser screens on a client device
KR100594458B1 (ko) 2004-12-28 2006-06-30 엘지전자 주식회사 이동통신 단말기의 로밍 상태 표시 방법
US7689218B2 (en) * 2005-04-14 2010-03-30 Nokia Corporation Method, apparatus and computer program providing network-associated system priority list for multimode system selection
KR100818244B1 (ko) 2005-05-10 2008-04-02 삼성전자주식회사 태그-관련정보 보안방법 및 이를 적용한 태그-관련정보보안시스템
KR100690302B1 (ko) * 2005-12-05 2007-03-09 삼성전자주식회사 고속 데이터 전송 시스템에서 인접 셀 관리 방법
KR100747813B1 (ko) * 2005-12-28 2007-08-08 주식회사 팬택앤큐리텔 서비스 정보 제공이 가능한 망 연동 이동통신 시스템 및이동통신 단말기 및 서비스 정보 제공 방법
JP2008286999A (ja) * 2007-05-17 2008-11-27 Pioneer Electronic Corp プラズマディスプレイ装置及びプラズマディスプレイパネルの駆動方法
US7983672B2 (en) * 2007-12-19 2011-07-19 Airvana, Corp. Managing communications with private access points in wireless networks
US8195152B1 (en) * 2008-03-04 2012-06-05 Sprint Communications Company L.P. ERI (enhanced roaming indicator) implementation
CN102256238A (zh) * 2011-07-05 2011-11-23 中兴通讯股份有限公司 移动终端漫游指示符的显示方法及装置
CN102932773B (zh) * 2012-11-16 2016-04-06 东莞宇龙通信科技有限公司 终端和更新优选漫游列表的方法
US9538453B1 (en) * 2013-03-08 2017-01-03 Sprint Spectrum L.P. Determining a serving system for a mobile station in an area served by multiple serving systems
JP5748893B2 (ja) * 2014-11-05 2015-07-15 京セラ株式会社 移動通信端末の地図表示制御方法及び制御プログラム
CN104602317A (zh) * 2014-12-31 2015-05-06 小米科技有限责任公司 服务提供商的显示方法、装置及移动终端
US10311860B2 (en) 2017-02-14 2019-06-04 Google Llc Language model biasing system
CN109658094B (zh) 2017-10-10 2020-09-18 阿里巴巴集团控股有限公司 随机游走、基于集群的随机游走方法、装置以及设备
CN110019975B (zh) 2017-10-10 2020-10-16 创新先进技术有限公司 随机游走、基于集群的随机游走方法、装置以及设备
US10880804B2 (en) 2018-12-04 2020-12-29 At&T Intellectual Property I, L.P. Mobile device display of federated wireless access point networks for 5G or other next generation network

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5444765A (en) * 1992-03-23 1995-08-22 Kabushiki Kaisha Toshiba Radio telephone apparatus having a service area confirmation
US5590397A (en) 1993-12-17 1996-12-31 Nec Corporation Selecting and prioritizing radio telephone systems at radio terminal
JP3644455B2 (ja) * 1994-09-29 2005-04-27 ソニー株式会社 番組情報放送方式、番組情報表示方法および受信装置
US5761618A (en) * 1994-12-22 1998-06-02 Bell Atlantic Mobile Systems, Inc. Updating technique for downloading new system identification (SID) list into a handset
US5610919A (en) 1995-01-24 1997-03-11 Motorola, Inc. Network identification information placement architecture for messaging system having roaming capability
US5812950A (en) * 1995-11-27 1998-09-22 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Cellular telephone system having prioritized greetings for predefined services to a subscriber
US5903832A (en) 1995-12-21 1999-05-11 Nokia Mobile Phones Llimited Mobile terminal having enhanced system selection capability
US6195532B1 (en) 1996-06-28 2001-02-27 At&T Wireless Srcs. Inc. Method for categorization of multiple providers in a wireless communications service environment
US5950130A (en) 1997-03-18 1999-09-07 Sbc Technology Resources, Inc. Mobile station with intelligent roaming and over-the-air programming features
US6223042B1 (en) * 1997-06-26 2001-04-24 At&T Wireless Services Inc Method of intelligent roaming using network information
US6529491B1 (en) * 1997-11-05 2003-03-04 Nortel Networks Ltd. Private/residential code division multiple access wireless communication system
US6148197A (en) * 1998-03-06 2000-11-14 Sbc Technology Resources, Inc. Intelligent roaming system with over the air programming
JP2000004481A (ja) 1998-06-17 2000-01-07 Toshiba Corp 無線通信機
US6188897B1 (en) * 1998-08-17 2001-02-13 At&T Wireless Svcs. Inc. Mobile station roaming in a multiple service provider area
US6259917B1 (en) * 1998-12-09 2001-07-10 Sony Corporation Apparatus and method for deriving a current network location from previously visited networks and movements between the previously visited networks
US6879832B1 (en) 1999-02-26 2005-04-12 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for transferring information between mobile terminals and entities in a radio access network
US6493547B1 (en) * 1999-05-17 2002-12-10 Ericsson Inc. Apparatus and methods for providing usage information in wireless communications systems
US6292485B1 (en) 1999-06-03 2001-09-18 Fujitsu Network Communications, Inc. In-band management control unit software image download
KR100695828B1 (ko) * 1999-11-26 2007-03-16 유티스타콤코리아 유한회사 비동기 이동통신 시스템에서 비동기 단말의 셀 선택방법
US6684082B1 (en) 1999-12-22 2004-01-27 Nokia Corporation Adaptive system selection database
FI109163B (fi) 2000-02-24 2002-05-31 Nokia Corp Menetelmä ja laitteisto liikkuvuuden tukemiseksi tietoliikennejärjestelmässä
TW490950B (en) 2000-05-09 2002-06-11 Nutex Comm Corp Method and system for accessing and displaying area information
DE60134210D1 (de) * 2000-12-27 2008-07-10 Fujifilm Corp System und Verfahren zur Informationsbenachrichtigung
JP2002247213A (ja) 2001-02-16 2002-08-30 Cosmo Bridge:Kk 国際電話ローミング方法、及び国際電話ローミングシステム
US20020168976A1 (en) 2001-03-16 2002-11-14 Ram Krishnan Accelerating acquisition of a preferred cellular system by a portable communication device using position location
JP2002300311A (ja) 2001-03-30 2002-10-11 Hitachi Ltd ローミングサービスシステム及び課金サーバ、接続装置、認証サーバ、決済サーバ、電話帳サーバ並びにコンピュータ・ソフトウエア
US7646737B2 (en) * 2002-08-02 2010-01-12 Qualcomm Incorporated Multimode wireless device system provision validation and acquisition method and apparatus
US7043239B2 (en) * 2002-12-09 2006-05-09 Qualcomm Incorporated Download and display of system tags in wireless communication systems

Also Published As

Publication number Publication date
CA2508857C (en) 2014-09-16
RU2388183C2 (ru) 2010-04-27
TWI348327B (en) 2011-09-01
ES2361618T3 (es) 2011-06-20
US20060199581A1 (en) 2006-09-07
EP1579717A2 (en) 2005-09-28
WO2004054299A2 (en) 2004-06-24
EP2257093B1 (en) 2014-05-07
KR20050085491A (ko) 2005-08-29
UA83649C2 (ru) 2008-08-11
IL202430A0 (en) 2011-08-01
WO2004054299A3 (en) 2004-09-23
RU2009120022A (ru) 2010-12-10
EP2661128A1 (en) 2013-11-06
US20040204136A1 (en) 2004-10-14
KR20100110899A (ko) 2010-10-13
US8086231B2 (en) 2011-12-27
CN100352300C (zh) 2007-11-28
CA2508857A1 (en) 2004-06-24
JP2006509446A (ja) 2006-03-16
EP2257093A1 (en) 2010-12-01
CN1745597A (zh) 2006-03-08
HK1085601A1 (en) 2006-08-25
TW200420151A (en) 2004-10-01
AU2010200359A1 (en) 2010-02-18
EP2661128B1 (en) 2016-11-23
ATE505039T1 (de) 2011-04-15
KR101161593B1 (ko) 2012-07-04
AU2003297871A1 (en) 2004-06-30
MXPA05006172A (es) 2005-10-06
KR101031202B1 (ko) 2011-04-27
AU2003297871B2 (en) 2010-02-18
DE60336681D1 (de) 2011-05-19
RU2005121560A (ru) 2006-01-20
US7292852B2 (en) 2007-11-06
BR0317097A (pt) 2005-10-25
EP1579717B1 (en) 2011-04-06
JP4472531B2 (ja) 2010-06-02
US7043239B2 (en) 2006-05-09
US20080085705A1 (en) 2008-04-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0317097B1 (pt) "download e exibição de itags de sistema em sistemas de comunicação sem fio".
US7194264B2 (en) System selection and acquisition for a wireless device
KR100731642B1 (ko) 탐색해야 할 서비스 집합 식별자들을 표시하는 방법 및장치
AU2003264772B2 (en) Network selection in a WLAN
ES2607782T3 (es) Procedimiento y dispositivo para proporcionar un elemento seguro con un perfil de suscripción
PT2094044E (pt) Disponibilização de informação de difusão de rede para dispositivos de comunicação sem fios adaptados para rede de área local sem fios
BRPI0613148A2 (pt) seleção e aquisição de sistemas para sistemas wwan e wlan
ES2726252T3 (es) Transmisión de un número de versión asociado con información de capa superior en una trama de la capa 2
ES2900513T3 (es) Métodos y componentes de red de comunicación para iniciar una autenticación y una autorización específicas de segmento
BRPI0311544B1 (pt) método e equipamento para manipulação de listas de roaming em um sistema de comunicação sem fio
CN114007192A (zh) 一种终端接入处理方法、设备及存储介质
BR112021012205A2 (pt) Método para conectar um elemento de segurança que coopera com um dispositivo a uma rede de uma primeira operadora de rede móvel graças a um imsi efêmero (e-imsi), e elemento de segurança
CN111698693A (zh) 无线配网方法、装置及存储介质

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04Q 7/32

Ipc: H04W 48/18 (2009.01), H04W 8/18 (2009.01)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]