BRPI0305394B1 - sistema para controlar remotamente um equipamento submarino - Google Patents

sistema para controlar remotamente um equipamento submarino Download PDF

Info

Publication number
BRPI0305394B1
BRPI0305394B1 BRPI0305394A BR0305394A BRPI0305394B1 BR PI0305394 B1 BRPI0305394 B1 BR PI0305394B1 BR PI0305394 A BRPI0305394 A BR PI0305394A BR 0305394 A BR0305394 A BR 0305394A BR PI0305394 B1 BRPI0305394 B1 BR PI0305394B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tree
router
subsea
communication
communication device
Prior art date
Application number
BRPI0305394A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0305394A (pt
Inventor
Christopher David Baggs
Original Assignee
Abb Offshore Systems Ltd
Ge Oil & Gas Uk Ltd
Vetco Gray Controls Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9948997&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0305394(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Abb Offshore Systems Ltd, Ge Oil & Gas Uk Ltd, Vetco Gray Controls Ltd filed Critical Abb Offshore Systems Ltd
Publication of BR0305394A publication Critical patent/BR0305394A/pt
Publication of BRPI0305394B1 publication Critical patent/BRPI0305394B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B10/00Transmission systems employing electromagnetic waves other than radio-waves, e.g. infrared, visible or ultraviolet light, or employing corpuscular radiation, e.g. quantum communication
    • H04B10/25Arrangements specific to fibre transmission
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/02Surface sealing or packing
    • E21B33/03Well heads; Setting-up thereof
    • E21B33/035Well heads; Setting-up thereof specially adapted for underwater installations
    • E21B33/0355Control systems, e.g. hydraulic, pneumatic, electric, acoustic, for submerged well heads

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Combined Controls Of Internal Combustion Engines (AREA)

Abstract

"sistema para uso no controle de um poço de produção de hidrocarboneto". um sistema para uso no controle de um poço de produção de hidrocarboneto compreende: um meio de computação (6) em um local de controle remoto de uma árvore de poço do poço; meios de árvore de poço (11, 3, 4, 5, 13) compreendendo: um meio de processamento (2) para aplicação de sinais de controle e recepção de sinais de dispositivos da árvore de poço; e um meio (13) para a recepção de sinais adicionais associados à operação do poço; e uma ligação de comunicação bidirecional (8) entre o meio de computação e o meio de árvore de poço. o meio de árvore de poço ainda compreende um roteador de comunicações (12) acoplado ao meio de processamento e ao referido meio de recepção, para a multiplexação dos sinais de dispositivos na cabeça de poço e dos sinais adicionais na ligação bidirecional.

Description

SISTEMA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE UM EQUIPAMENTO SUBMARINO
[001] A presente invenção refere-se a um sistema para uso no controle de um poço de produção de hidrocarboneto.
[002] Na indústria de extração submarina de fluido, uma comunicação é requerida entre um centro de controle e as cabeças de poço localizadas no leito do mar.
Tradicionalmente, o centro de controle está localizado em uma plataforma ou uma embarcação em proximidade relativamente grande com o complexo do poço. Em alguns casos, o centro de controle está localizado em terra, onde a distância do centro de controle até as cabeças de poço pode ser muito maior e podería ser, tipicamente, de 200 km. Sistemas de comunicação de alta capacidade, tipicamente envolvendo fibras óticas, permitem a possibilidade de taxas de dados muito mais altas entre as instalações submarinas e de superfície, o que ainda permite métodos de conexão de fontes de dados submarinas {por exemplo, sensores), particularmente aquelas gerando grandes quantidades de dados, tais como sensores microssísmicos e câmeras de TV.
[003] Uma abordagem convencional é usar um barramento submarino padrão nas extremidades de cabeça de poço de um sistema de transmissão de dados, para conexão dessas várias fontes de dados submarinas. Isso significa que qualquer outra parte provendo um equipamento para o sistema tem de ter uma interface com o barramento e se conformar ao seu protocolo, suas taxas de dados e seus padrões de barramento. Uma vez que diferentes fabricantes têm equipamento padrão com interfaces para uma multiplicidade de protocolos e taxas de dados, custos substanciais estão envolvidos na adaptação dessas interfaces para seguirem o barramento padrão. Hais ainda, uma vez que estes dados são multiplexados no tempo no barramento, as taxas de dados também estão limitadas, um pouco, de modo que algumas transmissões de dados de alta largura de banda desejáveis, tais como sinais de video digital, não podem ser economicamente transmitidas. (004J A Figura 1 mostra um sistema convencional para a comunicação de dados entre árvores de poço submarino e uma instalação de superfície. É montado em cada uma de várias árvores de poço submarino (não mostradas) um módulo eletrônico submarino (SEM) 1, incluindo um processador de SEH 2, o qual lida com, em uma porta 3, dados de sensores de árvore convencionais, tais como de pressão e temperatura, e, em uma porta 4, dados para o controle de dispositivos, tais como válvulas e estranguladores de controle de fluido, havendo uma porta 5 para uma interface padrão para dados de outras fontes de dados submarinas. O processador de SEM 2 comunica-se de forma bidirecional com um sistema de computador de instalação de superfície 6 (em terra ou em uma plataforma, por exemplo) , através de um modem 7 alojado no SEM 1, uma ligação de comunicação 8 e um modem 9 alojado em uma unidade de modem de superfície (SMU) 10 na instalação de superfície. A ligação de comunicação 8 possibilita uma comunicação com os SEMs (SEM Al e SEM Bl) para uma árvore de poço em particular, SEM A2 e SEM B2 representando SEMs em duplicata para uma outra árvore.
[005] Quando o computador de superfície 6 está localizado a uma distância considerável, tal como, tipicamente, de 200 km do complexo de poço, uma ligação por fibra ótica é usada como a ligação 8 para a transmissão de dados entre o ou cada SEM em uma árvore de poço para o computador de superfície 6. Não· obstante, os dados das outras fontes na porta 5 precisam ser adaptados ao protocolo, ás taxas de dados e a outros padrões usados para a comunicação de uma informação de controle e de uma informação de sensor.
[006] D® acordo com a presente invenção, é provido ura sistema para uso no controle de um poço de produção de hidrocarboneto, que compreende: a) um meio· de computação em ura local de controle remoto de uma árvore de poço; b) um meio de árvore de poço que compreende: i) um meio de processamento para aplicação de sinais de controle a e recebimento de sinais de dispositivos da árvore de poço; e ii) meios para a recepção de sinais adicionais associados à operação do poço; e c) uma ligação de comunicação bidirecional entre o referido meio de computação e o referido meio de árvore de poço, onde o meio de árvore de poço ainda compreende: iii) um roteador de comunicações acoplado ao referido meio de processamento e ao referido meio de recepção, para a multiplexaçào dos referidos sinais de dispositivos na cabeça de poço e dos referidos sinais adicionais na referida ligação bidirecional.
[007] A referida ligação bidirecional poderia compreender uma ligação de fibra ótica.
[008] Poderia haver uma pluralidade desses meios de árvore de poço em respectivas árvores de poço, havendo· meios de distribuição entre a referida ligação bidirecional e o meio de árvore de poço para a distribuição de sinais de controle para o referido meio de árvore de poço e recepção de sinais multiplexados do referido meio de árvore de poço* [009] Os referidos sinais dos dispositivos na cabeça de poço e dos referidos sinais adicionais poderíam ter protocolos diferentes e velocidades de dados diferentes.
[010] Os referidos sinais adicionais poderíam incluir sinais de video.
[011] A presente invenção também compreende uma combinação de um sistema de acordo com a invenção, provendo um primeiro canal de comunicação e um outro desses sistemas, provendo um segundo canal de comunicação para uso se o primeiro canal falhar.
[012] A presente invenção será descrita agora, a titulo de exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nos quais: [013] A Figura 1 é um diagrama de uma forma conhecida de um sistema para uso no controle de um poço de produção de hídrocarboneto.
[014] A Figura 2 é um diagrama de um exemplo de um sistema de acordo com a presente invenção.
[015] A Figura 3 é um diagrama de um outro exemplo da presente invenção.
[016] A Figura 4 é um diagrama que mostra parte de uma alternativa ao que é mostrado na Figura 3.
[017] A Figura 2 (na qual itens que correspondem àqueles na Figura 1 têm os mesmos números de referência que na Figura 1) ilustra um sistema de acordo com um exemplo da invenção, mostrando uma ligação de ura computador de superfície 6 até uma árvore de poço. O computador de superfície 6 no centro de controle {em terra ou em uma plataforma, por exemplo) envia e recebe dados para e de uma unidade de modem de superfície { SMU) 10, a qual aloja um modem 9. Este modem 9 transmite e recebe dados através de urna ligação de comunicação· 8. A outra extremidade da ligação· de comunicação 8 se conecta à árvore de cabeça de poço·, a qual porta um módulo eletrônico submarino (SEM) 11, o qual aloja um modem 7, o qual é um dispositivo similar ao modem 9 e realiza a função oposta. O modem 7 tem uma saída/entrada elétrica, a qual é conectada a um processador de comunicações 12, o qual funciona como um roteador de comunicações (ou multiplexador inteligente}, também alojado no SEM 11. O roteador de comunicações 12 tem uma multiplicidade de entradas/saidas, havendo uma interface com um processador de SEM convencional 2 {que tem portas de interface de sensor, controle e padrão 3, 4 e 5) e também interfaces 13, cuja interface com outras interfaces padronizadas 'privadas' é conhecida como links virtuais. As interfaces são efetivamente 'conectadas em estrela' ao invés de 'conectadas via linha principal' e virtualmente quaisquer protocolo e taxa de dados podem ser manipulados, limitado apenas pelo roteador 12, pela velocidade e pela limitação final da largura de banda da ligação de comunicação 8 e seus modems 7 e 9. Tipicamente, a ligação 8 podería ter cerca de 200 km de comprimento, os dados sendo transmitidos através dela, tipicamente, a 10 Mbits/s. 0 software no roteador 12 é flexível e lida, por multiplexaçâo, com os dados e o protocolo das interfaces 'privadas', como requerido para a configuração do sistema, para permitir uma comunicação â alta velocidade para e do modem 7, desse modo provendo links virtuais entre a superfície e o equipamento submarino. O processador de SEM 2 lida com o controle convencional de dispositivos submarinos, tais como válvulas e estranguladores, para o controle do processo de extração de fluido. Ele também lida com o registro de eventos local e o processamento de dados dos sensores de árvores, suas funções principais sendo adquirir dados dos sensores e remontá-los em um formato que possa ser transmitido para o computador de superfície e emitir sinais de controle para válvulas e estranguladores de controle de fluido, por exemplo.
[018] Típicas das interfaces padronizadas privadas mencionadas acima sào a interface de sistema de poço inteligente {IWS) íuma interface de Ethernet) e outras, como mostrado na Figura 2, as quais sâo bem conhecidas na indústria, bem como interfaces para dispositivos tais como sensores de nível, sensores microssísmicos e sensores de qualidade de fluido. Devido ao fato de a configuração do sistema permitir uma utilização de largura de banda alta da ligação de comunicação 8, tipicamente uma ligação de fibra ótica, é possível transmitir video comprimido. Isso permite a adaptação de câmeras à cabeça de poço submarino, para permitir uma inspeção visual da árvore, sem a necessidade de operações dispendiosas de mergulho ou o yso de um veículo de operação remota (ROV). Isso terá grandes benefícios para o operador de poço que, no passado, tinha de confiar na informação de sensor para alertar para o emprego de mergulhadores ou de um ROV para efetuar uma inspeção visual, mas, agora, tem uma instalação de inspeção visual contínua. (019] A Figura 3 (na qual os itens que correspondem àqueles na Figura 2 têm os mesmos números de referência que na Figura 2) mostra uma implementação típica de sistema completo para se lidar com a comunicação entre um centro de controle e um complexo de poço submarino, e provendo alta disponibilidade através de redundância duplex dupla. A figura mostra uma aplicação de extremidade alta com uma grande quantidade de redundância e desvios de longa distância com um arranjo de sistema de distribuição central submarino, que se situa entre um computador de superfície e módulos de controle de cabeça de poço. (020] Dois canais de comunicação separados são providos, A e B, para a provisão de 100% de redundância. Descrevendo-se o canal A, um computador de superfície 6 no centro de controle (em terra ou em uma plataforma, por exemplo) alimenta e recebe dados para e de uma SMU 14, a qual aloja dois modems óticos bidirecionais 15 e 16, (021] Os modems óticos 15 e 16 têm uma interface com as respectivas fibras de um par de fibras óticas 17 e 18, as quais terminam próximo de um complexo de cabeça de poço em um módulo eletrônico de comunicação (CEM) 19, tipicamente localizado no leito do mar. Tipicamente, a ligação de comunicação provida pelas fibras óticas podería ser de 200 km, os dados sendo transmitidos entre elas tipicamente a 10 Mbits/s. O CEM 19 permite a criação de interfaces entre muitos poços na localidade com as fibras óticas 17 e 18, 0 uso de duas fibras óticas provê mais redundância e, assim, maior confiabilidade de comunicações. O CEM 19 aloja dois outros modems óticos bidirecionais 20 e 21 acoplados às respectivas fibras das fibras 17 e 18, e os quais extraem sinais elétricos para um roteador de comunicações 22. O roteador de comunicações 22 tem uma interface com modems elétricos, dos quais três, 23, 24 e 25, são mostrados, a título de exemplo, cada um dos quais com interfaces com um modem de um SEM em uma árvore de poço. Assim, por exemplo, o modem 2 3 tem uma interface com o modem 7 de um SEM 1 através de uma ligação de comunicação 26 e com os modems nas outras árvores no grupo através de uma ligação de comunicação 27, e os modems 24 e 25 têm interfaces com modems em outros grupos de árvores através das ligações de comunicação 28 e 29.
[022] A Figura 3 também mostra um canal idêntico B duplicado para uso ao invés do canal A, para confiabilidade adicional. No caso de uma falha de ambos os canais, uma comunicação rudimentar é provida por uma ligação 30 do computador 6 de cada canal, um modem de comunicações de baixa velocidade (LSCM) 31, uma ligação de comunicação de apoio de reserva 32 {tipicamente operando a 1,2 kbits/s) e uma ligação 33 para cada canal, cada ligação sendo acoplada por um LSCM 34 ao roteador de comunicação 22 do respectivo caria 1 .
[023] Deve ser notado que cada um dos modems 23, 24, 25, etc. e cada um dos modems correspondentes nos SEM's de árvore de poço, alternativamente, podem ser da forma que se comunica através do suprimento de energia elétrica com a árvore, isto é, um tipo de modem de comunicações ao ligar (COP) .
[024] h Figura 4 mostra parte de uma alternativa para o sistema da Figura 3, os itens os quais correspondem aos itens na Figura 3 tendo os mesmos números de referência que na Figura 3. Ao invés de uma ligação de comunicação de apoio de reserva única, cada canal tem sua própria ligação de comunicação de apoio de reserva 35 {tipicamente operando a 1,2 kbits/s), sendo uma ligação que provê energia submarina a partir de um suprimento trifásico de 3 fcV, e cada canal tendo um respectivo LSCM 36, ao invés de haver um. LSCM único 31, como na Figura 3. Na Figura 4, os modems 23, 24 e 25 são modems de COP.

Claims (12)

1. SISTEMA PARA CONTROLAR REMOTAMENTE UM EQUIPAMENTO SUBMARINO caracterizado por compreender: um complexo de poço submarino no fundo do mar; primeiro e segundo dispositivos de comunicação no complexo de poço; um roteador de comunicação (12, 22) acoplado aos primeiro e segundo dispositivos de comunicação; um computador (6) em uma localização remota do complexo de poço; uma ligação de comunicação que se estende entre o computador (6) e o roteador (12, 22); em que o roteador (12, 22) recebe sinais dos primeiro e segundo dispositivos de comunicação e multiplexa os sinais na ligação de comunicação,
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro dispositivo de comunicação se comunica com o roteador (12, 22} de acordo com um protocolo de dados selecionado, e o segundo dispositivo de comunicação se comunica com o roteador (12, 22) de acordo com um protocolo de dados diferente do protocolo de dados selecionado.
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro dispositivo de comunicação compreende; um processador (2) que fornece sinais para dispositivos elétricos para controlar válvulas do complexo de poço submarino,
4. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que; o primeiro dispositivo de comunicação compreende um processador (2) que fornece sinais para dispositivos elétricos para controlar válvulas do complexo de poço submarino, o processador se comunicando com o roteador (12, 22) com um protocolo de dados selecionado; e o segundo dispositivo de comunicação compreende um sensor que monitora uma condição associada com o complexo de poço submarino, o segundo dispositivo de comunicação se comunicando com o roteador (12, 22) livre de qualquer restrição quanto ao protocolo de dados.
5. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o primeiro dispositivo de comunicação compreende um módulo eletrônico submarino (1, 11) de uma primeira árvore submarina; e o segundo dispositivo de comunicação compreende um módulo eletrônico submarino (1, 11) de uma segunda árvore submarina.
6. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ainda compreender: um módulo eletrônico de comunicação (19) localizado no complexo de poço submarino, o roteador (12, 22) estando localizado dentro do módulo eletrônico de comunicação (19); uma pluralidade de módulos eletrônicos submarinos no complexo de poço submarino, cada um associado com uma árvore submarina separada do complexo de poço submarino; e em que cada um dos módulos eletrônicos submarinos (1, 11) contém um roteador (12, 22) que se comunica com o referido primeiro roteador (12, 22) mencionado.
7. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o roteador (12, 22) recebe sinais de controle multiplexados através da ligação de comunicação do computador (6), os sinais de controle multiplexados incluindo sinais de controle para o primeiro dispositivo de comunicação; em que o roteador (12, 22) direciona os sinais de controle para o primeiro dispositivo de comunicação.
8. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a ligação de comunicação compreende uma ligação de fibra ótica.
9. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: o complexo de poço submarino ter pelo menos uma árvore submarina contendo dispositivos elétricos para controlar válvulas que controlam a vazão de fluido na árvore e sensores para monitorar as condições da árvore, o sistema compreendo ainda: um processador (2) no complexo de poço para fornecer sinais para os dispositivos elétricos e receber sinais dos sensores.
10. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os primeiro e segundo dispositivos de comunicação se comunicam com o roteador de comunicação (12, 22) em um protocolo e taxa de dados diferentes daqueles do processador.
11. SISTEMA de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por: o complexo de poço submarino ter uma pluralidade de árvores submarinas contendo dispositivos elétricos para controlar válvulas que controlam a vazão de fluido nas árvores e sensores para monitorar as condições da árvore; os primeiro e segundo dispositivos de comunicação sendo associados com cada árvore que monitora uma condição associada com a árvore, o sistema compreendo ainda: um processador (2) associado com cada árvore para fornecer sinais aos dispositivos elétricos e receber sinais dos sensores; e uma pluralidade de roteadores (12, 22) de árvore de poço, cada um associado com uma das árvores e acoplado ao processador (2) e ao dispositivo de comunicação da mesma árvore, cada um dos roteadores (12, 22) da árvore de poço se comunicando com o processador (2) da mesma árvore por um protocolo de dados selecionado e se comunicando com o dispositivo de comunicação da mesma árvore por pelo menos um protocolo de dados diferente.
12. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por ainda compreender: um roteador central no módulo eletrônico de comunicação (19) e ligado a cada um dos roteadores (12, 22) de árvore de poço; em que a ligação de comunicação se estende entre o roteador (12, 22) central e o computador (6).
BRPI0305394A 2002-12-03 2003-11-28 sistema para controlar remotamente um equipamento submarino BRPI0305394B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0228203A GB2396086C (en) 2002-12-03 2002-12-03 A system for use in controlling a hydrocarbon production well

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0305394A BR0305394A (pt) 2004-09-21
BRPI0305394B1 true BRPI0305394B1 (pt) 2016-06-14

Family

ID=9948997

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0305394A BRPI0305394B1 (pt) 2002-12-03 2003-11-28 sistema para controlar remotamente um equipamento submarino

Country Status (5)

Country Link
US (3) US7148812B2 (pt)
BR (1) BRPI0305394B1 (pt)
DE (1) DE10355988B4 (pt)
GB (1) GB2396086C (pt)
NO (3) NO324061B1 (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2387977B (en) * 2002-04-17 2005-04-13 Abb Offshore Systems Ltd Control of hydrocarbon wells
GB2396086C (en) 2002-12-03 2007-11-02 Vetco Gray Controls Ltd A system for use in controlling a hydrocarbon production well
GB2401295B (en) * 2003-04-28 2005-07-13 Schlumberger Holdings Redundant systems for downhole permanent installations
US20050239798A1 (en) * 2004-04-22 2005-10-27 Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals, Inc. Method for the treatment of premenstrual and other female sexual disorders
GB2413746B (en) 2004-05-01 2007-02-14 Abb Offshore Systems Ltd Modem
GB2417656B (en) 2004-08-24 2009-02-11 Vetco Gray Controls Ltd Communication apparatus
US8537027B2 (en) * 2006-07-24 2013-09-17 Siemens Aktiengesellschaft Method for controlling an electronic device and electronic device
GB2443237B (en) * 2006-08-17 2011-08-10 Vetco Gray Controls Ltd Communications system for an underwater fluid extraction facility
US20080217022A1 (en) * 2007-03-06 2008-09-11 Schlumberger Technology Corporation Subsea communications multiplexer
EP2160845B1 (en) 2007-05-30 2018-10-03 OneSubsea IP UK Limited Power and signal distribution system
GB2451258A (en) * 2007-07-25 2009-01-28 Vetco Gray Controls Ltd A wireless subsea electronic control module for a well installation
US20090038804A1 (en) * 2007-08-09 2009-02-12 Going Iii Walter S Subsurface Safety Valve for Electric Subsea Tree
US8996210B2 (en) * 2008-01-17 2015-03-31 Sea-Watch Technologies, Inc. Integrated vessel monitoring and control system
US7967066B2 (en) 2008-05-09 2011-06-28 Fmc Technologies, Inc. Method and apparatus for Christmas tree condition monitoring
GB2461856B (en) * 2008-07-11 2012-12-19 Vetco Gray Controls Ltd Testing of an electronics module
US7845404B2 (en) * 2008-09-04 2010-12-07 Fmc Technologies, Inc. Optical sensing system for wellhead equipment
US20100252269A1 (en) * 2009-04-01 2010-10-07 Baker Hughes Incorporated System and method for monitoring subsea wells
GB2471496B (en) * 2009-07-01 2013-04-17 Vetco Gray Controls Ltd Subsea electronic modules
GB2477331A (en) * 2010-02-01 2011-08-03 Vetco Gray Controls Ltd Electronics module for underwater well installation having electronic components, relating to diverse systems.
US8511389B2 (en) * 2010-10-20 2013-08-20 Vetco Gray Inc. System and method for inductive signal and power transfer from ROV to in riser tools
US8755693B2 (en) * 2011-05-16 2014-06-17 Eastern Optx, Inc. Bi-directional, compact, multi-path and free space channel replicator
EP2543811A1 (en) * 2011-07-06 2013-01-09 Vetco Gray Controls Limited Subsea electronics module
US8725302B2 (en) * 2011-10-21 2014-05-13 Schlumberger Technology Corporation Control systems and methods for subsea activities
US10030509B2 (en) * 2012-07-24 2018-07-24 Fmc Technologies, Inc. Wireless downhole feedthrough system
US8649909B1 (en) * 2012-12-07 2014-02-11 Amplisine Labs, LLC Remote control of fluid-handling devices
US8851161B2 (en) * 2013-01-22 2014-10-07 Halliburton Energy Services, Inc. Cross-communication between electronic circuits and electrical devices in well tools
CN104121015B (zh) * 2013-04-24 2016-09-21 中国石油化工股份有限公司 挂接井下测井仪器的方法以及测井地面系统
US10920982B2 (en) 2015-09-28 2021-02-16 Schlumberger Technology Corporation Burner monitoring and control systems
US9832549B2 (en) 2016-03-14 2017-11-28 Teledyne Instruments, Inc. System, method, and apparatus for subsea optical to electrical distribution
AU2016412713B2 (en) * 2016-06-28 2023-02-02 Schlumberger Technology B.V. Well testing systems and methods with mobile monitoring
GB201819714D0 (en) * 2018-12-03 2019-01-16 Ge Oil & Gas Uk Ltd Subsea communication network and communication methodology

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3516492A (en) 1968-05-23 1970-06-23 Shell Oil Co Underwater wellhead connector
CA1170756A (en) * 1980-11-17 1984-07-10 Donald W. Harvey Remote seismic data system
US4701756A (en) * 1985-09-10 1987-10-20 Burr William E Fault-tolerant hierarchical network
US5959547A (en) * 1995-02-09 1999-09-28 Baker Hughes Incorporated Well control systems employing downhole network
US5808764A (en) * 1995-12-28 1998-09-15 Lucent Technologies, Inc. Multiple star, passive optical network based on remote interrogation of terminal equipment
AU4066197A (en) * 1996-08-12 1998-03-06 Eivind Fromyr Reservoir acquisition system with concentrator
GB9701591D0 (en) * 1997-01-27 1997-03-19 British Telecomm Communications system
US6185203B1 (en) * 1997-02-18 2001-02-06 Vixel Corporation Fibre channel switching fabric
JP3016477B2 (ja) * 1997-11-17 2000-03-06 日本電気株式会社 海底ケーブルシステムにおける監視情報の送受信装置
GB2332220B (en) * 1997-12-10 2000-03-15 Abb Seatec Ltd An underwater hydrocarbon production system
US6229453B1 (en) * 1998-01-26 2001-05-08 Halliburton Energy Services, Inc. Method to transmit downhole video up standard wireline cable using digital data compression techniques
US6816082B1 (en) * 1998-11-17 2004-11-09 Schlumberger Technology Corporation Communications system having redundant channels
GB2361597A (en) * 2000-04-20 2001-10-24 Abb Offshore Systems Ltd Underwater optical fibre communication system
US6374913B1 (en) * 2000-05-18 2002-04-23 Halliburton Energy Services, Inc. Sensor array suitable for long term placement inside wellbore casing
GB2396086C (en) 2002-12-03 2007-11-02 Vetco Gray Controls Ltd A system for use in controlling a hydrocarbon production well
US7261162B2 (en) * 2003-06-25 2007-08-28 Schlumberger Technology Corporation Subsea communications system
US7139218B2 (en) * 2003-08-13 2006-11-21 Intelliserv, Inc. Distributed downhole drilling network

Also Published As

Publication number Publication date
NO344705B1 (no) 2020-03-16
NO20035351D0 (no) 2003-12-01
GB2396086B (en) 2005-11-23
US20070107903A1 (en) 2007-05-17
NO20141513A1 (no) 2004-06-04
NO335915B1 (no) 2015-03-23
US20040159430A1 (en) 2004-08-19
US7148812B2 (en) 2006-12-12
GB2396086C (en) 2007-11-02
BR0305394A (pt) 2004-09-21
GB0228203D0 (en) 2003-01-08
NO20071059L (no) 2004-06-04
GB2396086A (en) 2004-06-09
DE10355988A1 (de) 2004-07-15
NO20035351L (no) 2004-06-04
USRE41173E1 (en) 2010-03-30
NO324061B1 (no) 2007-08-06
DE10355988B4 (de) 2014-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0305394B1 (pt) sistema para controlar remotamente um equipamento submarino
US10727954B2 (en) Long distance subsea can bus distribution system
US9979491B2 (en) Subsea power-over-fiber can bus converter
US8208478B2 (en) Communications system for an underwater fluid extraction facility
US11280150B2 (en) Subsea control system
CN101512982B (zh) 用于海底电子模块的路由设施
US9303489B2 (en) Subsea control modules and methods related thereto
NO336511B1 (no) Hydraulisk styringssystem
EP2357313A2 (en) Electronics module for subsea well installation
JP2017169199A (ja) 海中光学・電気分配のためのシステム、方法、および装置
CN101512983B (zh) 用于海底电子模块的路由设施
EP3163013B1 (en) Subsea communication adapter
GB2459488A (en) Wired communication with acoustic communication backup
US9720421B2 (en) Subsea production system with multiple location master control station system
WO2018062997A1 (en) Umbilical installation method and system
BR112016022075B1 (pt) Disposição de ferramentas de múltiplas finalidades para a intervenção sem a presença de tubo de subida de um poço submarino, método para remoção sem a presença de tubo de subida de uma árvore de natal, e método para a instalação de uma árvore de natal em um poço submarino
BR112019025978A2 (pt) sistema de comunicação para proporcionar comunicação entre um módulo de controle e um módulo de petróleo e/ou gás
BR112019026909B1 (pt) Sistema de controle submarino, método para transmissão e recepção de dados submarinos relacionados, sem de conexão e processamento, e memória legível por computador
Acworth Ultra-Long Offset? Subsea to Beach? Controls Technology-Case Study, Statoil Snøhvit
Johannessen et al. Integrated Fibre Optic Subsea System
GB2403538A (en) Communication link between seismic sondes in a well and the surface

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: VETCO GRAY CONTROLS LIMITED (GB)

Free format text: ALTERADO DE: ABB OFFSHORE SYSTEMS LIMITED

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: E21B 47/12 , H04B 10/12 , H04L 12/44

Ipc: E21B 47/12 (2006.01), H04L 12/44 (2006.01), H04B 1

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GE OIL AND GAS UK LIMITED (GB)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2646 DE 21-09-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.