BRPI0206864B1 - antena de microonda coaxial, e, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma - Google Patents

antena de microonda coaxial, e, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0206864B1
BRPI0206864B1 BRPI0206864A BR0206864A BRPI0206864B1 BR PI0206864 B1 BRPI0206864 B1 BR PI0206864B1 BR PI0206864 A BRPI0206864 A BR PI0206864A BR 0206864 A BR0206864 A BR 0206864A BR PI0206864 B1 BRPI0206864 B1 BR PI0206864B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
antenna
collar
reactance coil
conductor
coaxial
Prior art date
Application number
BRPI0206864A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0206864A (pt
Inventor
Iginio Longo
Original Assignee
Consiglio Nazionale Ricerche
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Consiglio Nazionale Ricerche filed Critical Consiglio Nazionale Ricerche
Publication of BR0206864A publication Critical patent/BR0206864A/pt
Publication of BRPI0206864B1 publication Critical patent/BRPI0206864B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q9/00Electrically-short antennas having dimensions not more than twice the operating wavelength and consisting of conductive active radiating elements
    • H01Q9/04Resonant antennas
    • H01Q9/30Resonant antennas with feed to end of elongated active element, e.g. unipole
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B18/00Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body
    • A61B18/18Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body by applying electromagnetic radiation, e.g. microwaves
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B18/00Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body
    • A61B18/18Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body by applying electromagnetic radiation, e.g. microwaves
    • A61B18/1815Surgical instruments, devices or methods for transferring non-mechanical forms of energy to or from the body by applying electromagnetic radiation, e.g. microwaves using microwaves

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Otolaryngology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Radiation-Therapy Devices (AREA)
  • Electrotherapy Devices (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Details Of Aerials (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Support Of Aerials (AREA)
  • Aerials With Secondary Devices (AREA)

Abstract

"antena de microonda coaxial, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma, e, antena para hipertermia". presente invenção relaciona-se a técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. ela provê um método para fabricar uma antena para aplicações de microonda de hipertermia aguda percutânea do tipo coaxial de mono-pólo ou dipolo provida com armadilha, comumente chamada bobina de reatância, para bloquear propagação da onda refletida para trás em direção ao gerador. a miniaturização do dispositivo permite um uso minimamente invasivo para hipertemia intersticial em medicina e cirurgia, em particular para oncologia. o método de fabricar a antena provê uma agulha de metal (1) para a introdução da antena (2, 3, 4) no tecido alvo. no condutor externo (4) da antena (2), um colar de metal (6) está conectado em uma posição predeterminada; um envoltório de plástico (5) é aplicado a fim de cobrir o condutor externo (2) na parte entre a alimentação (7) e o colar (6); a parede interna da agulha de metal (1) em que a antena é inserida é então usada para conter e guiar o colar (6) e o envoltório (5); em particular, o colar (6) estando em contato elétrico com a parede interna da agulha de metal (1). uma antena é assim obtida com bobina de reatância de comprimento variável e com diâmetro miniaturizado. um termopar pode ser introduzido pela bobina de reatância que se salienta diretamente na zona de "alimentação".

Description

“ANTENA DE MICROONDA COAX1AL. E. MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE UMA BOBINA DE REATÂNCIA COM COMPRIMENTO VARIÁVEL NA MESMA” DESCRIÇÃO Campo da Invenção A presente invenção relaciona-se a técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, para aplicações imersií ciais, percutâneas* laparoscòpicas, endoscópicas e de intra-cirurgia em medicina e cirurgia, especialmente em oncologia.
Mais precisamente, ela relaciona-se a uma antena de microondas, para hipertermia, operando de 37°C até mais de 100°C, do tipo coaxial de mono-pólo ou dipolo equipado com "armadilha", comumente chamada bobina de reatãricia, para bloquear a propagação da onda refletida que retorna em direção ao gerador.
Além disso, a invenção relaciona-se a um método de construção de uma tal antena.
Descrição da Técnica Anterior Hipertermia em oncologia é uni método usado por mais de 30 anos para tratamento de câncer (Hahn GM, 'Hyperthermia and Câncer, Plenum Press, iri the York’, 1982). Ele consiste em aquecer as células cancerígenas para obter sua neerose diretamente ou com uso adicional de outros métodos, tais como radioterapia, quimioterapia ou outras técnicas cirúrgicas.
Para aquecer tecidos, em particular para tratamento de lesões de superfície, primeiramente ondas eletromagnéticas foram usadas, produzidas por uma fonte localizada fora do corpo humano.
Mais recente mente, dispositivos finos foram usados entre os quais antenas de microonda, operando entre algumas centenas de MHz e alguns milhares de MHz, tipicamente a 2450 MHz, executadas em tubo coaxial, para aplicações intersticiais, percutâneas, laparoscópicas, endoscópicas e de intra-cirurgia, adequadas ao tratamento local de lesões fundas (Iskander MF & Tumeh AM, 'Design Optimization of Interstitial Antennas', 'IEEE Transactions Biomedical Engineering',1989, 238-246).
Tais antenas são normalmente inseridas na lesão a tratar usando cateteres ou agulhas de metal, sob guia ecográfica, TAC, NMR ou outras técnicas de formação de imagem computadorizadas. Elas são adequadas para serem usadas em associação com drogas, ondas ionizantes e/ou com ablação cirúrgica.
Estas antenas de microonda normalmente são fabricadas usando um tubo coaxial flexível ou semi-rígido, adequadamente modificado a uma extremidade, para levar potência de microonda nos tecidos para causar hipertermia.
Na Figura 1, uma seção transversal axial é mostrada de uma antena inserida em uma agulha de biópsia 1. A antena, em sua parte ativa à direita do desenho, está adequadamente configurada como dipolo ou mono-pólo irradiante. Mais precisamente, 2 é o condutor externo do tubo coaxial, 3 é a camada dielétrica que isola o condutor externo do condutor central 4. O ponto indicado com 7 é o ponto de alimentação, isto é, a parte ativa da antena, comumente chamada "alimentação", onde a potência emitida normalmente é máxima.
As superfícies isotérmicas que podem ser obtidas aquecendo um tecido biológico (não cruzado por grandes vasos sanguíneos) com uma antena normal, que por exemplo é feita cortando a uma extremidade uma parte do condutor externo 2 do tubo coaxial e deixando camada dielétrica 3 descoberta, como descrito na Figura 1, têm uma configuração rotacionalmente simétrica. Sua projeção no plano da figura é elíptica, com um máximo central de transmissão, como dito acima, perto de ponto de alimentação 7 da antena, onde a parte distai do condutor externo 2 do tubo coaxial é cortada. A superfície da projeção pontilhada 8 indica uma superfície isotérmica do tecido que está sendo irradiado por este tipo de antena em um caso puramente teórico.
De fato, a impedância da antena nunca é perfeitamente adaptada com aquela do meio no qual opera, devido à variação das características dielétricas do meio, mesmo quando aquecendo, e por outras razões relacionadas com a propagação guiada de uma onda eletromagnética. Durante a entrega de potência de microonda, há sempre uma onda de retomo que retoma ao longo do condutor externo da antena, da extremidade ativa em direção ao gerador, causando um alongamento para trás da figura de aquecimento. A curva tracejada 9 indica a projeção de uma superfície isotérmica prolongada para trás, correspondendo a este efeito. Esta desvantagem previne de adequadamente concentrar a produção de calor perto da parte ativa da antena e é um grande limite ao uso desta técnica.
Para superar esta desvantagem, normalmente a antena é equipada com um dispositivo, chamado bobina de reatância, ou armadilha, freqüentemente usado em antenas de radiodifusão (veja por exemplo Reintjes JF & Coate GT, 'Principies of Radar', McGRAW-Hill Book Company, in the York 1952, p 851), que bloqueia a propagação para trás da potência refletida.
Este dispositivo, indicado com 11 na Figura 2, consiste em uma parte de guia coaxial, de 2λ/4 de comprimento, sendo λ o comprimento de onda das ondas emitidas, obtido arranjando a uma extremidade do condutor externo do tubo coaxial da antena, perto da alimentação 7, um tubo de metal de curto-circuito 12. Na Figura 2, 1 é a guia de agulha da antena, 2 é o condutor externo da antena, 3 é o material isolante e 4 é o condutor central.
Neste caso, a onda refletida para trás, indicada com 13, corre a superfície externa da antena, entra na bobina de reatância 11, se reflete à sua extremidade em um curto-circuito e, depois de um caminho total de λ/2, está novamente à entrada da bobina de reatância, mas em oposição de fase com respeito àquela da entrada, com um resultado de uma intensidade nula. A superfície isotérmica que é obtida quando a antena é equipada com bobina de reatância 11 é indicada pela curva contínua 10 da Figura 2.
De fato, como pode ser visto, a introdução da bobina de reatância 11 causa um aumento significativo do diâmetro da antena, e então de agulha 1, assim limitando suas aplicações quando uma operação invasiva mínima é requerida, tal como por exemplo, em departamentos ambulatoriais, nos tratamentos repetidos, etc.
Por razões de fabricação, e por causa dos limites de resistência do material, a dimensão radial da bobina de reatância não pode ser reduzida sob certos limites.
Além disso, no caso de mudança das características dielétricas do meio causadas pela variação da temperatura durante o tratamento, ou no caso de variação da freqüência da antena, como quando um gerador de microondas com freqüência ajustável, a bobina de reatância não pode ser alongada ou encurtada, a fim de sempre ser cerca de um quarto do comprimento de onda. A impedância das bobinas de reatância existentes é portanto fixa, por meio de que a eliminação da onda de retomo não pode ser totalmente efetiva quando a temperatura operacional é mudada.
Uma aplicação de hipertermia é, além disso, normalmente associada a uma medição da temperatura local. Na realidade, é necessário para medir a temperatura de aquecimento das lesões de câncer, ou outras lesões a tratar, para preservar os tecidos saudáveis adjacentes e para controlar a potência de aquecimento real da antena.
Normalmente, na região de operação, um sensor de temperatura é inserido (indicado com 20 na Figura 2). Por exemplo, termopares de metal são usados. Porém, eles não podem ser introduzidos durante a entrega de energia pela antena, devido às correntes parasitas no metal de termopar, que sobre aquece assim afetando a medição. Além disso, a presença de um termopar muda a distribuição do campo de microondas, mudando o padrão de aquecimento. Portanto, a medição de temperatura com um termopar de metal deve ser feita com a desvantagem de paralisar freqüentemente a entrega de energia. Altemativamente, sensores de fibra óptica são conhecidos não terem nenhum metal e não são afetados pelo campo ou não o perturbam, mas têm a desvantagem de serem caros e frágeis. Em ambos os casos de termopares de metal ou sensores de fibra óptica, há a desvantagem adicional de introduzir um cateter adicional para guiar o sensor na região de operação.
Sumário da Invenção É o objetivo da presente invenção prover uma antena de microonda coaxial para aplicações em medicina e cirurgia que é provida com armadilha, ou bobina de reatância, para bloquear a propagação para trás da onda refletida em direção ao gerador, em que uma miniaturização desta armadilha com respeito à técnica anterior é possível, a fim de permitir o uso para aplicações minimamente invasivas. É outro objetivo da presente invenção prover uma antena que, no caso de variação do comprimento de onda do meio, permite a bobina de reatância ser alongada ou encurtada para uma operação mais correta. É um objetivo adicional da presente invenção prover uma antena que permite uma medição de região de operação de temperatura. É um objetivo adicional da presente invenção prover um método para a produção de um uma tal antena que permite esta miniaturização com construção simples.
Estes e outros objetivos são alcançados pela antena de acordo com a presente invenção, que pode ser inserida em uma agulha de metal necessária para a introdução da antena no tecido alvo, a antena tendo: - um condutor interno; - uma camada dielétrica que cobre o condutor interno por todo seu comprimento; - um condutor externo que cobre coaxialmente a camada dielétrica, exceto de uma parte de extremidade; - uma bobina de reatância montada fora do condutor externo perto da parte de extremidade, a bobina de reatância incluindo uma parte condutora coaxial de diâmetro mais alto do que o condutor externo; - um colar condutor para conectar o condutor coaxial ao condutor externo, o colar condutor sendo arranjado ao longo da parte condutora coaxial oposta à parte de extremidade; a característica da antena sendo que a parte condutora coaxial da bobina de reatância consiste na mesma agulha de metal.
Vantajosamente, o colar está em contato deslizante com a agulha, por meio de que o comprimento da bobina de reatância pode ser mudado.
Preferivelmente, perto do colar e adjacente à parte de extremidade, a antena tem um envoltório de plástico que é uma camada dielétrica na bobina de reatância. O envoltório pode ser de material anti-adesivo e de comprimento que se salienta da agulha, prevenindo a parte exterior de se aderir a tecidos durante o tratamento de aquecimento de alta temperatura.
Vantajosamente, um termopar é provido conectado à bobina de reatância e ao envoltório, dito termopar estando em contato com o condutor externo de dito tubo coaxial e tendo a extremidade sensível que sai de dito envoltório se salientando na zona de alimentação da antena.
De acordo com outro aspecto da invenção, um método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável em uma antena coaxial, a antena sendo inserida em uma agulha de metal necessária para a introdução da antena no tecido alvo, a antena tendo: - um condutor interno; - uma camada dielétrica que cobre o condutor interno por todo seu comprimento; - um condutor externo que cobre coaxialmente a camada dielétrica, exceto de uma parte de extremidade; a característica sendo aquela de prover na antena um colar condutor perto da parte de extremidade, por meio de que o colar condutor desliza na agulha de metal.
Preferivelmente, perto do colar adjacente à parte de extremidade, um envoltório de plástico é arranjado na antena que é uma camada dielétrica na bobina de reatância. O envoltório e a camada dielétrica da antena são vantajosamente de PTFE. O colar pode ser feito de metal soldado ao condutor externo da antena.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, uma antena para hipertermia, que pode ser inserida em uma agulha de metal necessária para a introdução da antena no tecido alvo, inclui: - um condutor interno; - uma camada dielétrica que cobre o condutor interno por todo seu comprimento; - um condutor externo que cobre coaxialmente a camada dielétrica, exceto de uma parte de extremidade; - uma bobina de reatância montada fora do condutor externo perto da parte de extremidade, a bobina de reatância incluindo uma parte condutora coaxial de diâmetro mais alto do que o condutor externo; a característica sendo de prover um termopar conectado à bobina de reatância, dito termopar estando em contato com dito condutor externo e tendo a extremidade sensível que sai de dita bobina de reatância e se salienta na zona de alimentação da antena.
Breve Descrição dos Desenhos Características e vantagens adicionais da antena de microonda intersticial e do método para sua produção, de acordo com a presente invenção, serão feitas mais claras com a descrição seguinte de uma concretização dela, de exemplo, mas não limitativa, com referência aos desenhos anexos adicionais, em que: Figura 3 mostra uma vista axial secional de uma antena segundo a invenção;
Figura 4 mostra uma vista explodida da antena da Figura 3;
Figura 5 mostra a antena da Figura 3 à qual um termopar é adicionado que cruza a bobina de reatância e se salienta na zona de alimentação.
Descrição de uma Concretização Preferida Na Figura 3, uma seção transversal axial é mostrada de uma antena de acordo com a invenção, inserida em um tubo de metal que consiste em uma agulha de biópsia 1, por exemplo uma agulha de calibre 14, de diâmetro exterior = 2,1 mm. A antena, em sua parte ativa à direita da figura, é um dipolo ou mono-pólo irradiante. Mais precisamente, a antena é formada por um tubo coaxial tendo um condutor externo 2, por uma camada dielétrica 3 e por um condutor central 4 imerso na camada dielétrica 3 que isola do condutor externo 2. O condutor externo 2, como bem conhecido, ponto de extremidade indicado com 7, que é o ponto de alimentação da parte ativa da antena, dita alimentação em termo técnico, onde a potência emitida normalmente é máxima.
De acordo com a invenção, é provido um envoltório de plástico 5 e um colar de metal 6. Mais precisamente, este resultado pode ser obtido: - soldando no condutor externo da antena 2 o colar de metal 6 em uma posição predeterminada; - arranjando o envoltório de plástico 5 que cobre o condutor externo 2 na parte que vai de alimentação 7 até colar 6; - usando a parede interna da mesma agulha de metal 1, em que a antena é inserida para conter e guiar o colar 6 e o envoltório 5, em particular, o colar 6 estando em contato elétrico com a parede interna da agulha de metal 1. A invenção permite fazer de um modo fácil e não caro uma antena de microonda miniaturizada equipada com bobina de reatância, adequada para tratamento local de lesões fundas em medicina e cirurgia. Na realidade, em combinação com a agulha de metal 1, o colar 6 e o envoltório 5 permitem obter uma bobina de reatância de comprimento variável e feita reduzindo ao mínimo o aumento do diâmetro exterior da antena.
Como a bobina de reatância da Figura 2, na realidade, na Figura 3, a onda 13 é refletida de volta a partir da alimentação 7 e corre a superfície externa da antena, entra na bobina de reatância formada entre a agulha 1 e o condutor externo 4, se reflete no colar 6 em curto-circuito e, depois de um caminho total de λ/2, está novamente na entrada da bobina de reatância em oposição de fase com respeito à onda na entrada, obtendo uma intensidade nula. A variação de comprimento de onda no caso de elevação de temperatura, ou outra causa, pode ser corrigida variando a posição do colar 6 com respeito à agulha 1, de forma que a bobina de reatância sempre seja de λ/4 de comprimento. Dentro de uma certa faixa, a variação de impedância da antena durante a operação pode ser compensada do mesmo modo mudando o comprimento da bobina de reatância e então da parte entre a bobina de reatância e a alimentação. A superfície isotérmica que é obtida quando a antena é equipada com a bobina de reatância de acordo com a invenção também é mostrada neste caso pelo tubo axial de curva tracejada da antena, e a parede interna 1 da guia de agulha por qual a antena é inserida.
Mais precisamente, o colar de metal 6 mantém o contato elétrico com a parede interna da guia de agulha 1 e é assim um desvio móvel.
Envoltório 5 tem, então, as funções seguintes: - é uma guia de onda coaxial de λ/4 de comprimento provendo uma bobina de reatância efetiva para a antena; - é um elemento centralizador para o deslizamento na agulha de antena; - na parte exterior à bobina de reatância, a adesão de tecidos é evitada durante o tratamento de aquecimento de alta temperatura, e não permite seu contato com superfícies de metal diferentes da guia de agulha dentro de qual a antena desliza.
Com referência à Figura 5, de acordo com uma concretização diferente da invenção, um termopar é provido 21, conectado ao colar 6 e ao envoltório 5 que forma a bobina de reatância. Termopar 21 está em contato com o condutor externo 2 do tubo coaxial que forma a antena, e tem sua extremidade sensível 22 que sai do envoltório 5 se salientando na zona 10 de alimentação da antena. A outra extremidade de termopar está conectada a um instrumento de medição de temperatura não mostrado por meio de uma tomada 23.
De acordo com a invenção, termopar 21 não afeta a operação da antena. Na realidade, o termopar é integral ao metal do condutor coaxial exterior 2. Portanto, termopar 22 é praticamente blindado.
Termopar 21 pode ser um termopar de metal comum, formado por um envoltório de metal na qual condutores diferentes de metal são unidos à extremidade sensível 22. Tal termopar de metal não é muito caro, muito menos do que sensores de fibra óptica (por exemplo, sensores ópticos de fluoreto).
Uma vantagem adicional de termopar 21 é aquela de um termopar externo que não tem que ser inserido por um cateter adicional à parte e, especialmente, a medição pode ser feita diretamente na região de operação durante a entrega de alimentação que produz a hipertermia.
Termopar 21 pode ser posto também em antenas de hipertermia diferentes daquela mostrada nas Figuras de 3 a 5. A descrição precedente de uma concretização específica assim completamente revelará a invenção de acordo com o ponto de vista conceituai, de forma que outros, aplicando conhecimento atual, serão capazes de modificar e/ou adaptar para várias aplicações, tal como uma concretização sem pesquisa adicional e sem partir da invenção, e portanto é para ser entendido que tais adaptações e modificações terão que ser consideradas como equivalentes à concretização específica. Os meios e os materiais para realizar as funções diferentes descritas aqui poderíam ter uma natureza diferente sem, por esta razão, partir do campo da invenção. É para ser entendido que a nomenclatura ou terminologia empregada aqui é para o propósito de descrição e não de limitação.
REIVINDICAÇÕES

Claims (9)

1. Antena de microonda coaxial para aplicações intersticiais, percutâneas, laparoscópicas, endoscópicas e de intra-cirurgia em medicina e cirurgia, em espécies para hipertermia aguda em oncologia, que pode ser inserida em urna agulha de metal (I) para introdução em um tecido alvo, dita antena tendo: - um condutor interno (4); - uma camada dielétrica (3) que cobre o condutor interno (4) por todo seu comprimento; - um condutor externo (2) que cobre coaxialmente a camada dielétrica (3), exceto de uma parte de extremidade; - uma bobina de reatância montada fora do condutor externo (2) perto de dita parte de extremidade, dita bobina de reatância incluindo uma parte condulora coaxial de diâmetro mais alio do que o condutor externo; - um colar condutor (6) para conectar dito condutor axial ao condutor externo, dito colar condutor (6) sendo arranjado ao longo de dita parte condulora coaxial oposta à dita parte de extremidade;
2. caracterizada pelo fato de que a parte condutora coaxial da bobina de reatância consiste em dita agulha de metal (ΟΙ. Antena de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dito colar (6) está em contato deslizante com dita agulha, por meio de que o comprimento da bobina de reatância pode ser mudado.
3. Antena de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que próximo a dito colar (6) adjacente à dita parte de extremidade um envoltório de plástico (5) é provido que é uma camada dielétrica na bobina de reatância.
4. Antena de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que dito envoltório (5) é de material anti-adesivo e tem um comprimento que se salienta da agulha, prevenindo a parte exterior de se aderir a tecidos durante o tratamento de aquecimento de alta temperatura.
5. Antena de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que um termopar é provido conectado ao colar (6) e ao envoltório (5) que forma a bobina de reatância, dito termopar (21) estando em contato com o condutor externo (2) de dito tubo coaxial e tendo a extremidade sensível (22) que sai de dito envoltório (5) se salientando na zona (10) de alimentação da antena.
6. Método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável em uma antena de microonda coaxial para aplicações intersticiais, percutâneas, laparoscópicas, endoscópicas e de intra-cirurgia em medicina e cirurgia, em espécies para hipertermia aguda em oncologia, dita antena sendo inserida em uma agulha de metal (1) necessária para introdução em um tecido alvo, dita antena tendo: - um condutor interno (4); - uma camada dielétrica que cobre o condutor interno (4) por todo seu comprimento; - um condutor externo que cobre coaxialmente a camada dielétrica, exceto de uma parte de extremidade; caracterizado pelo fato de prover em dita antena um colar condutor (6) perto de dita parte de extremidade, por meio de que dito colar condutor (6) desliza em dita agulha de metal (1).
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que próximo a dito colar (6) adjacente à dita parte de extremidade, um envoltório de plástico (5) é provido na antena que é uma camada dielétrica interna à dita bobina de reatância.
8. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que dito envoltório (5) e a camada dielétrica da antena são de PTFE.
9. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que dito colar (6) é feito de metal soldado ao condutor externo (2) da antena.
BRPI0206864A 2001-01-31 2002-01-31 antena de microonda coaxial, e, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma BRPI0206864B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2001PI000006A ITPI20010006A1 (it) 2001-01-31 2001-01-31 Antenna interstiziale con choke miniaturizzato per applicazioni di ipertemia a microonde in medicina e chirurgia
PCT/IB2002/000299 WO2002061880A2 (en) 2001-01-31 2002-01-31 Interstitial microwave antenna with miniaturized choke for hyperthermia and surgery

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0206864A BR0206864A (pt) 2004-01-20
BRPI0206864B1 true BRPI0206864B1 (pt) 2016-08-02

Family

ID=11452970

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0206864A BRPI0206864B1 (pt) 2001-01-31 2002-01-31 antena de microonda coaxial, e, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7113832B2 (pt)
EP (1) EP1356545B1 (pt)
JP (1) JP4234432B2 (pt)
CN (1) CN1489807A (pt)
AT (1) ATE326777T1 (pt)
AU (1) AU2002234814B2 (pt)
BR (1) BRPI0206864B1 (pt)
CA (1) CA2437131C (pt)
CY (1) CY1105418T1 (pt)
DE (1) DE60211479T2 (pt)
DK (1) DK1356545T3 (pt)
ES (1) ES2266444T3 (pt)
IT (1) ITPI20010006A1 (pt)
PL (1) PL204739B1 (pt)
PT (1) PT1356545E (pt)
WO (1) WO2002061880A2 (pt)

Families Citing this family (109)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7128739B2 (en) * 2001-11-02 2006-10-31 Vivant Medical, Inc. High-strength microwave antenna assemblies and methods of use
US6878147B2 (en) * 2001-11-02 2005-04-12 Vivant Medical, Inc. High-strength microwave antenna assemblies
US6752767B2 (en) 2002-04-16 2004-06-22 Vivant Medical, Inc. Localization element with energized tip
ITPI20020059A1 (it) * 2002-10-22 2004-04-23 Igino Longo Antenna interstiziale a microonde ad effetto laterale per il trattamento termodistruttivo dei tessuti in chirurgia mininvasiva.
US7722601B2 (en) 2003-05-01 2010-05-25 Covidien Ag Method and system for programming and controlling an electrosurgical generator system
CN100345336C (zh) * 2004-04-23 2007-10-24 连展科技电子(昆山)有限公司 超宽频偶极天线
GB2415630C2 (en) * 2004-07-02 2007-03-22 Microsulis Ltd Radiation applicator and method of radiating tissue
GB2416307A (en) * 2004-07-16 2006-01-25 Microsulis Ltd Microwave applicator head with null forming conductors allowing for sensor placement
JP2006068244A (ja) * 2004-09-01 2006-03-16 Olympus Corp アンテナユニットおよびアンテナユニットの製造方法
US20120103978A1 (en) * 2004-12-24 2012-05-03 Cnr Consiglio Nazionale Delle Ricerche Microwave chemical reactor
ITMO20050034A1 (it) * 2005-02-11 2006-08-12 Hs Hospital Service Spa Dispositivo a microonde per l'ablazione di tessuti.
GB2434314B (en) * 2006-01-03 2011-06-15 Microsulis Ltd Microwave applicator with dipole antenna
ITPI20060018A1 (it) * 2006-02-17 2007-08-18 Consiglio Nazionale Ricerche Metodo per l'attivazione di processi chimici o chimico-fisici mediante l'impiego simuiltaneo di microonde e ultrasuoni e reattore chimico che attua tale metodo.
CN1851982B (zh) * 2006-05-26 2010-05-12 清华大学 无线内窥镜胶囊微带天线装置
US20080033422A1 (en) * 2006-08-04 2008-02-07 Turner Paul F Microwave applicator with margin temperature sensing element
US20080221650A1 (en) * 2006-08-04 2008-09-11 Turner Paul F Microwave applicator with adjustable heating length
US20090005766A1 (en) * 2007-06-28 2009-01-01 Joseph Brannan Broadband microwave applicator
US9861424B2 (en) 2007-07-11 2018-01-09 Covidien Lp Measurement and control systems and methods for electrosurgical procedures
US8152800B2 (en) 2007-07-30 2012-04-10 Vivant Medical, Inc. Electrosurgical systems and printed circuit boards for use therewith
US7645142B2 (en) 2007-09-05 2010-01-12 Vivant Medical, Inc. Electrical receptacle assembly
US8747398B2 (en) 2007-09-13 2014-06-10 Covidien Lp Frequency tuning in a microwave electrosurgical system
US9622813B2 (en) 2007-11-01 2017-04-18 Covidien Lp Method for volume determination and geometric reconstruction
US8280525B2 (en) 2007-11-16 2012-10-02 Vivant Medical, Inc. Dynamically matched microwave antenna for tissue ablation
US8292880B2 (en) 2007-11-27 2012-10-23 Vivant Medical, Inc. Targeted cooling of deployable microwave antenna
US9057468B2 (en) 2007-11-27 2015-06-16 Covidien Lp Wedge coupling
US8945111B2 (en) 2008-01-23 2015-02-03 Covidien Lp Choked dielectric loaded tip dipole microwave antenna
US8435237B2 (en) 2008-01-29 2013-05-07 Covidien Lp Polyp encapsulation system and method
US8353902B2 (en) 2008-01-31 2013-01-15 Vivant Medical, Inc. Articulating ablation device and method
GB2457299B (en) * 2008-02-09 2013-04-24 Uk Investments Associates Llc Microwave applicator
US9949794B2 (en) 2008-03-27 2018-04-24 Covidien Lp Microwave ablation devices including expandable antennas and methods of use
US9198723B2 (en) 2008-03-31 2015-12-01 Covidien Lp Re-hydration antenna for ablation
US8059059B2 (en) * 2008-05-29 2011-11-15 Vivant Medical, Inc. Slidable choke microwave antenna
AU2015261719B2 (en) * 2008-05-29 2016-12-01 Covidien Lp Slidable choke microwave antenna
AU2014201120B2 (en) * 2008-05-29 2015-09-03 Covidien Lp Slidable choke microwave antenna
US9271796B2 (en) 2008-06-09 2016-03-01 Covidien Lp Ablation needle guide
US8834409B2 (en) 2008-07-29 2014-09-16 Covidien Lp Method for ablation volume determination and geometric reconstruction
US9173706B2 (en) * 2008-08-25 2015-11-03 Covidien Lp Dual-band dipole microwave ablation antenna
US8251987B2 (en) 2008-08-28 2012-08-28 Vivant Medical, Inc. Microwave antenna
US8403924B2 (en) 2008-09-03 2013-03-26 Vivant Medical, Inc. Shielding for an isolation apparatus used in a microwave generator
US9113624B2 (en) 2008-10-15 2015-08-25 Covidien Lp System and method for perfusing biological organs
US9113924B2 (en) 2008-10-17 2015-08-25 Covidien Lp Choked dielectric loaded tip dipole microwave antenna
CN103006322A (zh) * 2009-02-05 2013-04-03 英国投资联合公司 微波发生器
US8197473B2 (en) 2009-02-20 2012-06-12 Vivant Medical, Inc. Leaky-wave antennas for medical applications
US9277969B2 (en) 2009-04-01 2016-03-08 Covidien Lp Microwave ablation system with user-controlled ablation size and method of use
US10045819B2 (en) 2009-04-14 2018-08-14 Covidien Lp Frequency identification for microwave ablation probes
US8463396B2 (en) 2009-05-06 2013-06-11 Covidien LLP Power-stage antenna integrated system with high-strength shaft
AU2015204318B2 (en) * 2009-05-27 2017-01-05 Covidien Lp Narrow gauge high strength choked wet tip microwave ablation antenna
US8292881B2 (en) * 2009-05-27 2012-10-23 Vivant Medical, Inc. Narrow gauge high strength choked wet tip microwave ablation antenna
AU2013251230B2 (en) * 2009-05-27 2015-04-23 Covidien Lp Narrow gauge high strength choked wet tip microwave ablation antenna
US8834460B2 (en) 2009-05-29 2014-09-16 Covidien Lp Microwave ablation safety pad, microwave safety pad system and method of use
US8235981B2 (en) * 2009-06-02 2012-08-07 Vivant Medical, Inc. Electrosurgical devices with directional radiation pattern
US8552915B2 (en) 2009-06-19 2013-10-08 Covidien Lp Microwave ablation antenna radiation detector
GB2472012A (en) 2009-07-20 2011-01-26 Microoncology Ltd Microwave antenna with flat paddle shape
US8328800B2 (en) * 2009-08-05 2012-12-11 Vivant Medical, Inc. Directive window ablation antenna with dielectric loading
US9031668B2 (en) 2009-08-06 2015-05-12 Covidien Lp Vented positioner and spacer and method of use
US8469953B2 (en) 2009-11-16 2013-06-25 Covidien Lp Twin sealing chamber hub
US8551083B2 (en) 2009-11-17 2013-10-08 Bsd Medical Corporation Microwave coagulation applicator and system
US8414570B2 (en) * 2009-11-17 2013-04-09 Bsd Medical Corporation Microwave coagulation applicator and system
US20110125148A1 (en) * 2009-11-17 2011-05-26 Turner Paul F Multiple Frequency Energy Supply and Coagulation System
US9993294B2 (en) * 2009-11-17 2018-06-12 Perseon Corporation Microwave coagulation applicator and system with fluid injection
US8491579B2 (en) * 2010-02-05 2013-07-23 Covidien Lp Electrosurgical devices with choke shorted to biological tissue
US8968288B2 (en) * 2010-02-19 2015-03-03 Covidien Lp Ablation devices with dual operating frequencies, systems including same, and methods of adjusting ablation volume using same
US8409188B2 (en) * 2010-03-26 2013-04-02 Covidien Lp Ablation devices with adjustable radiating section lengths, electrosurgical systems including same, and methods of adjusting ablation fields using same
US9561076B2 (en) 2010-05-11 2017-02-07 Covidien Lp Electrosurgical devices with balun structure for air exposure of antenna radiating section and method of directing energy to tissue using same
ITRM20100252A1 (it) 2010-05-17 2011-11-18 Consiglio Nazionale Ricerche Dispositivo chirurgico a microonde
US8648760B2 (en) * 2010-06-22 2014-02-11 Harris Corporation Continuous dipole antenna
US20110319880A1 (en) * 2010-06-25 2011-12-29 Vivant Medical, Inc Microwave Ground Plane Antenna Probe
US8974449B2 (en) 2010-07-16 2015-03-10 Covidien Lp Dual antenna assembly with user-controlled phase shifting
US8945144B2 (en) 2010-09-08 2015-02-03 Covidien Lp Microwave spacers and method of use
US8968289B2 (en) 2010-10-22 2015-03-03 Covidien Lp Microwave spacers and methods of use
US9770294B2 (en) 2011-01-05 2017-09-26 Covidien Lp Energy-delivery devices with flexible fluid-cooled shaft, inflow/outflow junctions suitable for use with same, and systems including same
US8932281B2 (en) * 2011-01-05 2015-01-13 Covidien Lp Energy-delivery devices with flexible fluid-cooled shaft, inflow/outflow junctions suitable for use with same, and systems including same
US9011421B2 (en) 2011-01-05 2015-04-21 Covidien Lp Energy-delivery devices with flexible fluid-cooled shaft, inflow/outflow junctions suitable for use with same, and systems including same
US9017319B2 (en) 2011-01-05 2015-04-28 Covidien Lp Energy-delivery devices with flexible fluid-cooled shaft, inflow/outflow junctions suitable for use with same, and systems including same
US9956028B2 (en) * 2011-05-09 2018-05-01 Innovolink, Llc Apparatus and method for heating biological targets
US9901387B2 (en) 2011-05-09 2018-02-27 Innovolink, Llc Apparatus and method for heating adipose cells
US9675814B2 (en) 2011-05-09 2017-06-13 Innovolink, Llc Apparatus and method for obtaining a substantially constant current across a treatment region
US9901742B2 (en) * 2011-05-09 2018-02-27 Innovolink, Llc Apparatus and method for heating a treatment region with an alternating electric field
US20130072924A1 (en) * 2011-09-20 2013-03-21 Bsd Medical Corporation Ablation antenna
US9113930B2 (en) 2012-01-05 2015-08-25 Covidien Lp Ablation systems, probes, and methods for reducing radiation from an ablation probe into the environment
US9113931B2 (en) 2012-01-06 2015-08-25 Covidien Lp System and method for treating tissue using an expandable antenna
US9119648B2 (en) 2012-01-06 2015-09-01 Covidien Lp System and method for treating tissue using an expandable antenna
ITMO20120041A1 (it) * 2012-02-17 2013-08-18 Hs Hospital Service Spa Dispositivo a microonde per l¿ablazione di tessuti
US9993295B2 (en) 2012-08-07 2018-06-12 Covidien Lp Microwave ablation catheter and method of utilizing the same
US9161814B2 (en) * 2013-03-15 2015-10-20 Covidien Lp Microwave energy-delivery device and system
US9119650B2 (en) * 2013-03-15 2015-09-01 Covidien Lp Microwave energy-delivery device and system
US9301723B2 (en) 2013-03-15 2016-04-05 Covidien Lp Microwave energy-delivery device and system
AU2014240941B2 (en) 2013-03-29 2018-07-19 Covidien Lp Step-down coaxial microwave ablation applicators and methods for manufacturing same
GB201312416D0 (en) * 2013-07-11 2013-08-28 Creo Medical Ltd Electrosurgical Device
JP2015082384A (ja) * 2013-10-22 2015-04-27 東京エレクトロン株式会社 プラズマ処理装置、給電ユニット、及び載置台システム
CN106572834B (zh) 2014-07-02 2019-12-03 柯惠有限合伙公司 对准ct
CN106659455B (zh) 2014-07-02 2020-06-05 柯惠有限合伙公司 用于患者肺部的多张ct扫描片的统一坐标系
US10624697B2 (en) * 2014-08-26 2020-04-21 Covidien Lp Microwave ablation system
US10813691B2 (en) 2014-10-01 2020-10-27 Covidien Lp Miniaturized microwave ablation assembly
GB201418479D0 (en) * 2014-10-17 2014-12-03 Creo Medical Ltd Cable for conveying radiofrequency and/or microwave frequency energy to an electrosurgical instrument
US10813692B2 (en) 2016-02-29 2020-10-27 Covidien Lp 90-degree interlocking geometry for introducer for facilitating deployment of microwave radiating catheter
CN105816240B (zh) 2016-05-24 2018-09-28 赛诺微医疗科技(浙江)有限公司 用于微波消融的天线组件及采用其的微波消融针
US10376309B2 (en) 2016-08-02 2019-08-13 Covidien Lp Ablation cable assemblies and a method of manufacturing the same
US11197715B2 (en) 2016-08-02 2021-12-14 Covidien Lp Ablation cable assemblies and a method of manufacturing the same
US11065053B2 (en) 2016-08-02 2021-07-20 Covidien Lp Ablation cable assemblies and a method of manufacturing the same
US11000332B2 (en) 2016-08-02 2021-05-11 Covidien Lp Ablation cable assemblies having a large diameter coaxial feed cable reduced to a small diameter at intended site
US10716619B2 (en) 2017-06-19 2020-07-21 Covidien Lp Microwave and radiofrequency energy-transmitting tissue ablation systems
GB2569812A (en) * 2017-12-27 2019-07-03 Creo Medical Ltd Electrosurgical ablation instrument
US11464576B2 (en) 2018-02-09 2022-10-11 Covidien Lp System and method for displaying an alignment CT
US11160600B2 (en) 2018-03-01 2021-11-02 Covidien Lp Monopolar return electrode grasper with return electrode monitoring
GB2573823A (en) 2018-05-19 2019-11-20 Creo Medical Ltd Electrosurgical ablation instrument
US20210251688A1 (en) * 2018-07-02 2021-08-19 Covidien Lp Microwave ablation devices
JP7376519B2 (ja) * 2018-08-13 2023-11-08 ザ・ユニバーシティ・オブ・シドニー 温度監視付きカテーテルアブレーション装置
JPWO2021095671A1 (pt) * 2019-11-12 2021-05-20

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US448198A (en) * 1891-03-17 Separator
US4448198A (en) 1979-06-19 1984-05-15 Bsd Medical Corporation Invasive hyperthermia apparatus and method
WO1989011311A1 (en) * 1988-05-18 1989-11-30 Kasevich Associates, Inc. Microwave balloon angioplasty
FR2689768B1 (fr) * 1992-04-08 1997-06-27 Inst Nat Sante Rech Med Dispositif applicateur d'hyperthermie par micro-ondes dans un corps certain.
GB9912627D0 (en) 1999-05-28 1999-07-28 Gyrus Medical Ltd An electrosurgical instrument

Also Published As

Publication number Publication date
ES2266444T3 (es) 2007-03-01
ITPI20010006A1 (it) 2002-07-31
PT1356545E (pt) 2006-10-31
BR0206864A (pt) 2004-01-20
CN1489807A (zh) 2004-04-14
PL365059A1 (en) 2004-12-27
JP4234432B2 (ja) 2009-03-04
JP2004518471A (ja) 2004-06-24
WO2002061880A3 (en) 2002-11-07
US7113832B2 (en) 2006-09-26
PL204739B1 (pl) 2010-02-26
CA2437131C (en) 2011-07-19
AU2002234814B2 (en) 2007-01-25
DK1356545T3 (da) 2006-09-18
DE60211479T2 (de) 2007-04-19
US20040049254A1 (en) 2004-03-11
DE60211479D1 (de) 2006-06-22
EP1356545B1 (en) 2006-05-17
WO2002061880A2 (en) 2002-08-08
CY1105418T1 (el) 2010-04-28
EP1356545A2 (en) 2003-10-29
CA2437131A1 (en) 2002-08-08
ATE326777T1 (de) 2006-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0206864B1 (pt) antena de microonda coaxial, e, método de construção de uma bobina de reatância com comprimento variável na mesma
US10966784B2 (en) Electrosurgical devices with balun structure
US10736694B2 (en) Electrosurgical devices with directional radiation pattern
EP2353645B1 (en) Electrosurgical devices with choke shorted to biological tissue
AU2002234814A1 (en) Interstitial microwave antenna with miniaturized choke for hyperthermia and surgery
US9622816B2 (en) Electrosurgical devices, directional reflector assemblies coupleable thereto, and electrosurgical systems including same
JP5651402B2 (ja) 遠位に位置付けられた共鳴構造を備える誘電体装荷された同軸の開口部を有する電気外科手術装置およびその製造方法
AU2013263812B2 (en) Electrosurgical devices with directional radiation pattern

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2289 DE 18/11/2014

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/08/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.