BRPI0111296B1 - motor recíproco - Google Patents

motor recíproco Download PDF

Info

Publication number
BRPI0111296B1
BRPI0111296B1 BRPI0111296A BR0111296A BRPI0111296B1 BR PI0111296 B1 BRPI0111296 B1 BR PI0111296B1 BR PI0111296 A BRPI0111296 A BR PI0111296A BR 0111296 A BR0111296 A BR 0111296A BR PI0111296 B1 BRPI0111296 B1 BR PI0111296B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
opening
inner face
core
stepped portion
predetermined
Prior art date
Application number
BRPI0111296A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0111296A (pt
Inventor
Kyeong-Bae Park
Won-Hyun Jung
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Publication of BR0111296A publication Critical patent/BR0111296A/pt
Publication of BRPI0111296B1 publication Critical patent/BRPI0111296B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K41/00Propulsion systems in which a rigid body is moved along a path due to dynamo-electric interaction between the body and a magnetic field travelling along the path
    • H02K41/02Linear motors; Sectional motors
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K33/00Motors with reciprocating, oscillating or vibrating magnet, armature or coil system
    • H02K33/16Motors with reciprocating, oscillating or vibrating magnet, armature or coil system with polarised armatures moving in alternate directions by reversal or energisation of a single coil system

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Reciprocating, Oscillating Or Vibrating Motors (AREA)
  • Iron Core Of Rotating Electric Machines (AREA)

Abstract

"motor com induzido oscilante". trata-se de um motor com induzido oscilante que compreende um impulsor (400) incluindo uma unidade de abertura formada como um anel com uma abertura em um seu lado (110) ; uma primeira unidade escalonada (120) na qual o intervalo interno da unidade de abertura (110) é estreitado gradualmente em direção à entrada; e uma segunda unidade escalonada (130) que continua com a primeira unidade escalonada (120) e formando a entrada da unidade de abertura. de acordo com isto, o comprimento do ímã permanente (420) é decidido e a largura da entrada da unidade de abertura na qual o enrolamento (300) é localizado é reduzida, desse modo à quantidade de ímã permanente com preço elevado utilizado, é reduzida, o movimento recíproco do impulsor que sai do núcleo externo é minimizado, o fluxo no núcleo externo e núcleo interno flui suavemente, e o vazamento do fluxo é reduzido de modo que o funcionamento do motor possa ser melhorado.

Description

"MOTOR RECÍPROCO" CAMPO TÉCNICO A presente invenção refere-se a um motor reciproco, e mais particularmente, a um motor reciproco aperfeiçoado no qual a largura de uma entrada de uma abertura onde um enrolamento de bobina é posicionado, isto é, à distância in— terpolo é minimizada, o espaço da abertura é maximizado a fim de reduzir a quantidade de um imã permanente caro a ser utilizado, sua saida é aumentada e sua estrutura é simplificada de modo a ser compacta.
TÉCNICA ANTECEDENTE
Genericamente, um motor é um instrumento para converter energia elétrica em energia cinética. Há dois tipos de motores: um é um motor giratório o qual converte a energia elétrica em um movimento rotacional, e o outro é um motor reciproco o qual converte a energia elétrica em um movimento reciproco linear.
Como fonte de acionamento, o motor é adotado para uso em vários campos. Especialmente, é instalado em quase todos os aparelhos domésticos como geladeira, aparelho de ar condicionado, máquina de lavar ou ventilador. No caso da geladeira e do aparelho de ar condicionado, o motor não é apenas utilizado para girar uma ventoinha de ventilação, mas também instalado como uma fonte de acionamento em um compressor de um aparelho de ciclo de resfriamento da geladeira e do aparelho de ar condicionado. A Figura 1 é um desenho que ilustra um exemplo de um motor reciproco de acordo com uma técnica convencional.
Como mostrado na Figura 1, o motor reciproco inclui um núcleo externo cilíndrico, 10, formado com uma largura e comprimento predeterminados, um núcleo interno cilíndrico 20 inserido no núcleo externo 10 com um espaço predeterminado, um enrolamento de bobina 30 acoplado ao núcleo externo 10 ou ao núcleo interno 20, e um impulsor 40 inserido de forma móvel entre o núcleo externo 10 e o núcleo interno 20 . A Figura 1 mostra a estrutura na qual o enrolamento de bobina 30 é acoplado ao núcleo externo 10. O núcleo externo 10 tem uma seção no formato de "U" com uma espessura predeterminada, de modo que uma abertura 11 seja formada na qual o enrolamento de bobina 30 é posicionado. O núcleo externo no formato de "U", 10, forma uma parte de passagem 12 na qual um fluxo flui, e uma parte de pólo 13 é formada nas duas extremidades da parte de passagem 12 . O núcleo interno 2 0 tem uma seção com um comprimento que corresponde àquele do núcleo externo 10 e uma largura predeterminada. O núcleo externo 10 e o núcleo interno 20 são fixos em uma armação separada (não mostrada) para constituir um estator (S). O impulsor 40 inclui um suporte de ímã cilíndrico 41 inserido entre o núcleo externo 10 e o núcleo interno 20 e uma pluralidade de imãs permanentes 42 combinados na superfície circunferencial externa do suporte de ímã 41. A operação do motor recíproco construído como des- crito acima será explicada agora. A Figura 2 é uma vista em seção que mostra um estado operacional do motor reciproco, geral.
Como mostrado na figura 2, primeiramente, quando uma corrente flui para o enrolamento de bobina 30, um fluxo é formado em torno do enrolamento de bobina 30 devido à corrente que flui ao longo do enrolamento de bobina 30. O fluxo flui para formar um laço fechado ao longo da parte de passagem 12 do núcleo externo e núcleo interno 20 que constituem o estator (S). A interação entre o fluxo de acordo com a corrente que flui ao longo do enrolamento de bobina 30 e o fluxo de acordo com o imã permanente 42 constituindo o impulsor 40 faz o imã permanente 42 se mover na direção axial.
Quando a direção da corrente que flui para o enrolamento de bobina 30 é alterada, a direção do fluxo formado na parte de passagem 12 do núcleo externo e núcleo interno 20 é alterada de acordo, e desse modo, o imã permanente 42 é movido na direção oposta.
Quando a corrente é fornecida ao imã permanente 42 ao mudar sua direção alternadamente, o imã permanente 42 é movido linear e reciprocamente entre o núcleo externo 10 e o núcleo interno 20. Por conseguinte, o impulsor 40 tem uma força de acionamento reciproca e linear.
No motor recíproco, o comprimento Lm do imã permanente 42 do impulsor 40 é normalmente equivalente à soma do comprimento Lp da parte de pólo e distância interpolo Lb.
Por conseguinte, uma vez que o comprimento do imã permanente 42 está em proporção com a distância interpolo Lb posicionada nos dois lados da abertura 11, quanto mais curta a distância interpolo Lb, mais curta se torna Lm do imã permanente 42 . O comprimento Lp da parte de pólo corresponde ao curso, e a distância interpolo Lb é equivalente à largura da entrada da abertura 11. O imã permanente 42 do impulsor 40 do motor reciproco custa muito devido aos seus materiais. Desse modo, a fim de incorrer em um menor custo de produção, a quantidade a ser utilizada do mesmo deve ser reduzida. Especialmente, no caso de uma produção em massa, é necessário reduzir o custo unitário de produção.
Além disso, no caso do motor reciproco ser montado em um sistema diferente, a fim de ocupar menos espaço de instalação, o motor reciproco necessita ser estruturalmente compacto.
Desse modo, é importante reduzir o comprimento do imã permanente com preço elevado 42 pela redução da distância interpolo Lb a fim de reduzir, desse modo, o custo de materiais, evitar vazamento do fluxo magnético e ter uma estrutura compacta enquanto obtém espaço interno da abertura tão grande quanto possivel onde o enrolamento de bobina 30 é posicionado.
Considerando isto, foi proposta uma estrutura como mostrado na Figura 3. A Figura 3 é uma vista em seção de um motor reciproco proposto durante pesquisa e desenvolvimento pelo in- ventor da presente invenção.
Com referência à figura 3, a estrutura inclui uma parte de passagem no formato de "U" 12 do núcleo externo 10 onde o enrolamento de bobina 30 é posicionado, tendo uma seção com uma espessura predeterminada; uma parte estendida triangular 14 estendida de modo saliente em uma forma de triângulo em lados internos das duas extremidades da parte de passagem 12, e uma parte de pólo 15 formada pelas duas extremidades da parte de passagem 12 e parte estendida triangular 14 .
Uma abertura 16 onde o enrolamento de bobina 30 é posicionado é formada pelo lado interno da parte de passagem 12 e lado interno da parte estendida triangular 14. A distância entre as extremidades internas das partes estendidas triangulares 14, isto é, a distância interpolo Lb' entre as partes de pólo 15, forma a entrada da abertura 16.
Contudo, com tal estrutura, se a parte estendida triangular 14 for alargada para reduzir a largura da entrada da abertura 16 na qual o enrolamento de bobina 30 é posicionado, o espaço interno da abertura 16 se torna pequeno, fazendo com que o número de espiras do enrolamento de bobina seja reduzido. Por outro lado, se a parte estendida triangular 14 for feita pequena para aumentar o espaço interno da abertura 16, a entrada da abertura 16 é alargada, causando aumento na quantidade do imã permanente a ser utilizado.
Enquanto isto, se a parte estendida triangular 14 for aparada para manter o espaço interno da abertura 16 e encurtar o comprimento da entrada da abertura 16, isto é, se o ângulo feito quando a face interna da parte de passagem 12 e face interna da parte estendida triangular 14 se encontram, for quase perpendicular, a resistência de fluxo do fluxo que flui para o núcleo externo 10 é rapidamente aumentada, causando dano ao fluxo.
Além disso, com tal estrutura, quando o impulsor 40 que inclui o imã permanente 42 está sendo movido linear e reciprocamente, a extensão na qual a parte extrema do impulsor 40 é projetada para fora da parte de pólo 15 se torna larga. Desse modo, o espaço entre o impulsor e outros componentes deve ser possuir uma distância, causando um problema em que sua estrutura é aumentada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Portanto, um objetivo da presente invenção é fornecer um motor reciproco no qual a largura de uma entrada de uma abertura onde um enrolamento de bobina é posicionado, isto é, à distância interpolo é minimizada, o espaço da abertura é maximizado a fim de reduzir uma quantidade de um imã permanente caro a ser utilizado, sua saida é aumentada e sua estrutura é simplificada para ser compacta. A fim de obter os objetivos acima, é fornecido um motor reciproco tendo um núcleo externo, núcleos internos inseridos em uma distância predeterminada do núcleo externo, um enrolamento de bobina inserido no núcleo externo ou núcleo interno e um impulsor dotado de um imã permanente e inserido para ser linearmente móvel entre o núcleo externo e o núcleo interno, incluindo: uma abertura no formato de anel da qual um lado é aberto de modo que o enrolamento de bobina seja posicionado no interior do núcleo; uma primeira parte escalonada formada de forma estendida na face interna da abertura de tal modo que o intervalo no interior da abertura se torna estreito quando cheqa na entrada; e uma sequnda parte escalonada tendo uma largura e comprimento predeterminados formados de forma estendida a partir da primeira parte escalonada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Figura 1 é uma vista em seção que mostra um motor reciproco, geral, de acordo com o estado da técnica convencional ; A Figura 2 é uma vista em seção que mostra um estado operacional do motor reciproco, geral, de acordo com o estado da técnica convencional; A Figura 3 é uma vista em seção de um motor reciproco proposto durante pesquisa e desenvolvimento do inventor da presente invenção; A Figura 4 é uma vista em seção de um motor reciproco de acordo com uma modalidade da presente invenção; A Figura 5 é uma vista em seção de um núcleo externo que constitui o motor reciproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 6 é uma vista em seção que mostra uma modificação do núcleo externo que constitui o motor reciproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 7 é uma vista em seção que mostra uma modificação do núcleo externo que constitui o motor reciproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 8 é uma vista em seção que mostra uma modificação do núcleo externo que constitui o motor recíproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 9 é uma vista em seção frontal que mostra um motor reciproco de acordo com outra modalidade da presente invenção; A Figura 10 é uma vista lateral que mostra um motor recíproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 11 é uma vista frontal que mostra uma placa delgada que constitui o núcleo externo do motor recíproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção ; A Figura 12 é uma vista frontal que mostra uma modificação da placa delgada que constitui o núcleo externo do motor recíproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; A Figura 13 é uma vista frontal que mostra uma modificação da placa delgada que constitui o núcleo externo do motor recíproco de acordo com a modalidade preferida da presente invenção; e A Figura 14 é uma vista em perspectiva que mostra uma placa delgada separável que constitui o núcleo externo do motor reciproco de acordo com outra modalidade da presente invenção.
MODO PARA REALIZAR AS MODALIDADES PREFERIDAS A presente invenção será descrita agora com referência aos desenhos em anexo. A Figura 4 é uma vista em seção de um motor reciproco de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Como mostrado na figura 4, similarmente ao motor reciproco do estado da técnica convencional, o motor reciproco de uma modalidade preferida da presente invenção inclui um núcleo externo cilíndrico 100, um núcleo interno 200 inserido a uma certa distância do núcleo externo, um enrola-mento de bobina 300 combinado com o núcleo externo 100 e um impulsor 400 inserido para ser linearmente móvel entre o núcleo externo 100 e o núcleo interno 200. O enrolamento de bobina 300 pode ser combinado com o interno 200. O núcleo externo 100 e o núcleo interno 200 são combinados de forma fixa com uma armação separada para constituir um estator (S).
Como mostrado na figura 5, o núcleo externo 100, onde o enrolamento de bobina 300 é combinado, inclui uma abertura no formato de anel 110 com um lado aberto, no lado interno da gual o enrolamento de bobina 300 é posicionado, uma primeira parte escalonada 120 formada de forma estendida no lado interno da abertura 110 em um modo gue o espaço interno da abertura 110 se torna gradualmente estreito à medida gue chega na entrada da abertura 110, e uma segunda parte escalonada 130 estendida da primeira parte escalonada 120, tendo uma largura e comprimento predeterminados para formar uma entrada da abertura 110. O lado externo da abertura 110, a primeira parte escalonada 120 e a segunda parte escalonada 130 formam uma parte de passagem 140 onde um fluxo flui, e a parte extrema da segunda parte escalonada 130 forma uma parte de pólo 150 onde um pólo é formado. A face interna da primeira parte escalonada 120 e segunda parte escalonada 130 são formadas inclinadas para ter uma inclinação predeterminada, e com base na face interna 111 da abertura 110, a inclinação da face interna 121 da primeira parte escalonada 120 é menor do gue a inclinação da face interna 131 da segunda parte escalonada 130.
Isto é, na face interna 111 da abertura 110, a face interna 121 da primeira parte escalonada 120 é formada em uma inclinação predeterminada e a face interna 131 da segunda parte escalonada 130 é subseqüentemente formada em uma inclinação predeterminada. À distância t2 da segunda parte escalonada 130 é mais curta do que à distância tl da primeira parte escalonada 120. A saber, as distâncias da primeira e segunda partes escalonadas 120 e 130 indicam a distância vertical (na figura 5). A Figura 6 mostra modificações das primeira e segunda partes escalonadas 120 e 130.
Como mostrado na figura 6, uma face interna 121 da primeira parte escalonada 120 é inclinada com uma inclinação predeterminada, e a face interna 131 da segunda parte escalonada 130 é formada em um ângulo reto em relação à face interna 111 da abertura 110. A Figura 7 mostra uma modificação diferente da segunda parte escalonada 130. Como mostrado na figura 7, a face interna 131 da segunda parte escalonada 130 é formada de forma estendida tendo uma superfície curva com uma curvatura predeterminada . E, como mostrado na figura 8, um orifício 160 pode ser formado na primeira parte escalonada 120 a fim de evitar saturação magnética. Além disso, um recesso (não mostrado) no lugar do orifício 160 pode ser formado na face interna da primeira parte escalonada 120.
Com referência novamente à Figura 5, uma parte côncava 170 com uma profundidade predeterminada é formada nas faces externas das primeira e segunda partes escalonadas 120 e 130. A distância t3 do canto 171 para o centro da abertura 110 é mais curta do gue a distância t4 da face externa até o centro da abertura 110.
Isto é, devido à formação da parte côncava 170, à distância t3 da extremidade do pólo 150 até o centro da abertura 110 é menor do gue a distância t4 da face externa do centro da abertura 110.
Em modalidades adicionais, como mostrado nas figuras 9 e 10, o núcleo externo do estator do motor recíproco 500 é formado empilhando radialmente uma pluralidade de placas delgadas, fazendo um formato cilíndrico. Como mostrado na figura 10, as placas delgadas empilhadas gue constituem o núcleo de corpo empilhado são formadas em um formato de "U" para desse modo formar a abertura 510 na gual o enrolamento de bobina 300 é posicionado.
Como mostrado na figura 11, a fim de ter uma estrutura na qual o intervalo no interior da abertura 510 se torne estreito à medida que chega na entrada, a primeira parte escalonada 520 é formada estendida da face interna 511 da abertura 510, e a segunda parte escalonada 530 é formada com uma largura e comprimento predeterminados estendidos da primeira parte escalonada 520, formando a entrada da abertura 510. A parte no formato de J'U" que forma a abertura 510, a primeira parte escalonada 520 e a segunda parte escalonada 530 constituem a parte de passagem 540 onde o fluxo flui e a face extrema da segunda parte escalonada 520 faz com que a parte de pólo 550 forme pólos.
As faces internas 521 e 531 das primeira e segunda partes escalonadas 520 e 530 são inclinadas com uma inclinação predeterminada, e a inclinação da face interna 521 da primeira parte escalonada 520 é menor do que aquela da face interna 531 da segunda parte escalonada 530 com base na face interna 511 da abertura 510.
Isto é, na face interna 511 da abertura 510, a face interna 521 da primeira parte escalonada 520 é formada com uma inclinação predeterminada, e subseqüente à face interna 521 da primeira parte escalonada 520, a face interna 531 da segunda parte escalonada 530 é formada com uma inclinação predeterminada. A distância t2 da segunda parte escalonada 530 é mais curta do que à distância tl da primeira parte escalonada 520. A saber, as distâncias das primeira e segunda partes escalonadas 520 e 530 indicam a distância vertical (na figura 11) .
Em uma modificação das primeira e segunda partes escalonadas 520 e 530 como mostrado na figura 11, uma face interna 521 da primeira parte escalonada 520 é inclinada com uma inclinação predeterminada, e a face interna 531 da segunda parte escalonada 530 é formada em um ângulo reto em relação à face interna 511 da abertura 510.
Em uma modificação da segunda parte escalonada 530, a face interna 531 da segunda parte escalonada 530 pode ser formada para ter uma superfície curva com uma curvatura predeterminada. E, como mostrado na figura 13, um orifício 560 pode ser formado na primeira parte escalonada 520 a fim de evitar uma saturação magnética. O orifício 560 é formado como um furo direto com um tamanho predeterminado. Além disso, um entalhe côncavo (não mostrado) no lugar do orifício 560 pode ser formado na face interna da primeira parte escalonada 520.
Com referência novamente à figura 11, uma parte côncava 570 com uma profundidade predeterminada é formada nas faces externas das primeira e segunda partes escalonadas 520 e 530. A distância t3 do canto 571 até o centro da abertura 510 é mais curta do que a distância t4 da face externa até o centro da abertura 510.
Isto é, devido à formação da parte côncava 570, à distância t3 da extremidade do pólo 550 até o centro da abertura 510 é menor do que à distância t4 da face externa do centro da abertura 510.
Com referência à formação das placas delgadas em- pilhadas (P) , como mostrado na figura 12, placas delgadas separadas no formato de "L" tendo a primeira parte escalonada 520 e a segunda parte escalonada 530 são empilhadas de forma alternada, para implementação.
Em detalhes, a abertura 510 na qual um corpo empilhado é formado por empilhar radialmente a pluralidade de placas delgadas (P) para fazer um formato cilíndrico e o en-rolamento de bobina 300 é posicionado no interior do corpo empilhado, tem o mesmo formato que aquele da abertura 510 na qual um corpo empilhado é formado por empilhar radial e al-ternadamente as placas delgadas separadas (Pl) para fazer um formato cilíndrico e o enrolamento de bobina 300 é posicionado no interior do corpo empilhado. O enrolamento de bobina 300 inserido nas aberturas 110 e 510 do núcleo externo 110 e 150 é formado enrolando uma espira várias vezes. E como mostrado na figura 4, o impulsor 400 inserido entre os núcleos externos 100 e 500 e o núcleo interno 200 tem uma espessura predeterminada e inclui um suporte de imã 410 formado em um formato cilíndrico e uma pluralidade de ímãs permanentes 420 combinados na superfície circunfe-rencial externa do suporte de ímã 410 e posicionados na entrada da abertura dos núcleos externos 100 e 500. O comprimento Lml do imã permanente 420 é equivalente à soma da extremidade das segundas partes escalonadas 130 e 530 dos núcleos externos 100 e 500, isto é, o comprimento Lpl das partes de pólo 150 e 550, e a distância inter-polo Lbl. A distância interpolo é equivalente à distância entre ambas as partes de pólo 150 e 550, isto é, entre os cantos internos das segundas partes escalonadas 130 e 530. O efeito operacional do motor reciproco será descrito agora.
Primeiramente, quando uma corrente flui para o en-rolamento 300, um fluxo é formado em torno do enrolamento de bobina 300. O fluxo flui e forma um laço fechado ao longo da parte de passagem 140 tendo as primeira e segunda partes escalonadas 120 e 130 do núcleo externo 100 e núcleo interno 200 . A interação entre o fluxo de acordo com a corrente que flui ao longo do enrolamento de bobina 300 e o fluxo pelo imã permanente 420 do impulsor 400 faz com que o imã permanente 420 se mova na direção axial.
Neste aspecto, se a direção da corrente que flui ao longo do enrolamento de bobina for alterada, o fluxo formado na parte de passagem 140 do núcleo externo e núcleo interno 200 é alterado em sua direção, fazendo com que o imã permanente 420 seja movido na direção oposta.
Desse modo, à medida que a corrente é aplicada al-ternadamente mudando sua direção, o imã permanente 420 é linearmente movido entre o núcleo externo 100 e o núcleo interno 200. Nesse momento, a extremidade frontal do imã permanente 420 é linearmente movida dentro da parte de pólo 150 .
Uma vez que a primeira e segunda partes 120 e 130 são providas na abertura 110 na qual o enrolamento 300 é po- sicionado para reduzir consideravelmente a largura da entrada da abertura 110, o comprimento do imã permanente 420, que é determinado dependendo da largura da entrada da abertura 110 e comprimento da parte de pólo 150 que é posicionado nos dois lados da entrada, se torna curto.
Além disso, uma vez que a largura da entrada da abertura 110 é reduzida enquanto minimiza a redução do espaço para o enrolamento de bobina 300, o número de enrolamen-tos do enrolamento de bobina 300 posicionado na abertura 110 pode ser minimizado. O recesso (não mostrado) para substituir o orifício 560 pode ser formado na face interna da primeira parte escalonada 520.
Além disso, uma vez que a largura da entrada da abertura 110 é encurtada graças à primeira parte escalonada 120 e a segunda parte escalonada 130 e a parte de passagem 140 para fluir o fluxo é suavemente formada, o fluxo flui de forma suave.
Além disso, uma vez que o fenômeno de saturação magnética ocorre na segunda parte escalonada 130, o vazamento de fluxo magnético pode ser minimizado.
Além disso, uma vez que o furo 160 é formado nas primeira e segunda partes escalonadas 120 e 130, o fenômeno de saturação magnética é reforçado, de modo que o vazamento de fluxo magnético possa ser mais reduzido.
Além disso, uma vez que a parte de pólo 150 é prolongada graças à segunda parte escalonada 130, o fluxo pode fluir de forma suave. E, uma vez que as duas extremidades da parte de pólo 150 são posicionadas no lado interno do que na face externa devido à parte côncava 170 formada na face externa do núcleo externo 100, de modo que a largura do núcleo externo 100 pode ser reduzida. Além disso, uma vez que a distância em que o impulsor 400 é projetado para fora do núcleo externo 100 e o núcleo interno 200 é reduzido, seu espaço de instalação pode ser reduzido ao ser aplicado a um sistema.
Como até aqui descrito, o motor reciproco da presente invenção tem muitas vantagens.
Por exemplo, primeiramente, uma vez que o comprimento do imã permanente do impulsor é determinado como curto e a largura da entrada da abertura na qual o enrolamento de bobina é posicionado, é reduzida, a quantidade do imã permanente com preço elevado a ser utilizado, pode ser reduzida, de modo que seu custo de produção pode ser reduzido. Especialmente, é rentável para uma produção em massa.
Em segundo lugar, uma vez que o fluxo flui de forma suave no núcleo externo e núcleo interno e o vazamento do fluxo é reduzido, o desempenho do motor pode ser melhorado.
Em terceiro lugar, uma vez que a largura do núcleo externo que constitui o estator é reduzida e o movimento reciproco do impulsor saindo do núcleo externo é minimizado, o tamanho do motor pode ser reduzido e o espaço de instalação do motor pode ser reduzido.
Como a presente invenção pode ser incorporada em várias formas sem se afastar do espírito ou características essenciais da mesma, também deve ser entendido que as moda- lidades acima descritas não são limitadas por nenhum dos detalhes da descrição supra, a menos que de outro modo especificado, porém em vez disso deve ser interpretado amplamente em seu espirito e âmbito como definido nas reivindicações apensas, e portanto todas as alterações e modificações que estão compreendidas nos limites das reivindicações, ou equi-valências de tais limites são portanto destinadas a ser abrangidas pelas reivindicações apensas.

Claims (9)

1. Motor reciproco (500) que tem um núcleo externo (100), núcleos internos (200) inseridos a uma distância predeterminada do núcleo externo, um enrolamento de bobina (300) inserido no núcleo externo ou no núcleo interno e um impulsor (400) dotado de um imã permanente e inserido para ser linearmente móvel entre o núcleo externo e o núcleo interno, compreendendo: uma abertura (110, 510) no formato de anel da qual um lado é aberto para que o enrolamento de bobina (300) seja posicionado no interior do núcleo; uma primeira parte escalonada (120, 520) formada de forma estendida na face interna da abertura (110, 510) de tal modo que o intervalo da face interna da abertura se torne estreito a medida que chega na entrada; e uma segunda parte escalonada (130, 530) que tem uma largura e comprimento predeterminados formados de forma estendida a partir da primeira parte escalonada (120, 520), CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira parte escalonada (120, 520) é inclinada para ter uma inclinação predeterminada e a face interna da segunda parte escalonada (130, 530) está em um ângulo reto em relação à face interna da abertura (110, 510).
2. Motor reciproco, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o núcleo feito de um corpo empilhado, no qual uma pluralidade de placas delgadas (P) são radialmente empilhadas em um formato cilíndrico e onde o enrolamento de bobina (300) é posicionado, compreende: uma abertura (110, 510) na qual o enrolamento de bobina é posicionado no interior das placas delgadas empilhadas constituindo o núcleo do corpo empilhado, com um lado aberto; uma primeira parte escalonada (120, 520) formada de forma estendida a partir da face interna da abertura de modo que o intervalo da abertura se torne estreito a medida que chega na entrada; e uma segunda parte escalonada (130, 530) com um comprimento e largura predeterminados formados de forma estendida a partir da primeira parte escalonada, para formar a entrada da abertura.
3. Motor reciproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que à distância (t2) da segunda parte escalonada (130, 530) é mais curta do que a distância da primeira parte escalonada (120, 520).
4. Motor reciproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que as faces internas das primeira e segunda partes escalonadas são inclinadas para ter uma inclinação predeterminada, e a inclinação de face interna da primeira parte escalonada (120, 520) é menor do que aquela da segunda parte escalonada (130, 530) com base na face interna (111, 511) da abertura.
5. Motor reciproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a face interna (131, 531) da segunda parte escalonada (130, 530) é inclinada em relação à face interna (121, 521) da abertura.
6. Motor reciproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira e segunda partes escalonadas {120, 130, 520, 530) são formadas para ter superfícies curvas com uma curvatura predeterminada, respectivamente.
7. Motor recíproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira parte escalonada (120, 520) possui um recesso com um tamanho predeterminado ou um furo direto {160, 560).
8. Motor recíproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda parte escalonada {130, 530) possui um recesso com um tamanho predeterminado ou um furo direto.
9. Motor recíproco, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que uma parte côncava (170, 570) é formada com uma profundidade predeterminada na face externa das primeira e segunda partes escalonadas e a distância (t3) do canto (171, 571) da parte côncava até o centro da abertura (110, 510) é mais curta do que a distância (t4) da face externa até o centro da abertura (110, 510) .
BRPI0111296A 2001-03-29 2001-05-24 motor recíproco BRPI0111296B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
KR10-2001-0016582A KR100396775B1 (ko) 2001-03-29 2001-03-29 왕복동식 모터
PCT/KR2001/000865 WO2002080341A1 (en) 2001-03-29 2001-05-24 Reciprocating motor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0111296A BR0111296A (pt) 2003-06-03
BRPI0111296B1 true BRPI0111296B1 (pt) 2016-05-17

Family

ID=19707585

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0111296A BRPI0111296B1 (pt) 2001-03-29 2001-05-24 motor recíproco

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6833637B2 (pt)
EP (1) EP1374375B1 (pt)
JP (1) JP3636452B2 (pt)
KR (1) KR100396775B1 (pt)
CN (1) CN1256800C (pt)
AT (1) ATE518295T1 (pt)
BR (1) BRPI0111296B1 (pt)
WO (1) WO2002080341A1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7378763B2 (en) * 2003-03-10 2008-05-27 Höganäs Ab Linear motor
JP4116642B2 (ja) * 2003-10-15 2008-07-09 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 往復動式モータ
US20060108878A1 (en) * 2004-11-22 2006-05-25 Lindberg Paul M Linear motor and stator core therefor
KR100624733B1 (ko) * 2005-05-06 2006-09-15 엘지전자 주식회사 리니어 모터의 아우터 코어 조립구조
EP1912319A1 (en) * 2005-07-29 2008-04-16 Mitsubishi Materials PMG Corporation Outer stator for reciprocating cycle engine, and reciprocating cycle engine
JP4558795B2 (ja) * 2005-07-29 2010-10-06 株式会社ダイヤメット 往復動型サイクル機関
JP2009065754A (ja) * 2007-09-05 2009-03-26 Fuji Electric Systems Co Ltd 振動型モータ
US20080197720A1 (en) * 2007-02-21 2008-08-21 Fuji Electric Systems Co., Ltd. Vibrating-type motor
US8456032B2 (en) 2010-06-07 2013-06-04 Dynamic Energy Technologies, Llc Rotational kinetic energy conversion system
US9124154B2 (en) 2009-04-22 2015-09-01 Dynamic Energy Technologies, Llc Kinetic energy conversion device with variable output
CN103872806B (zh) * 2012-12-14 2017-09-29 青岛海尔智能技术研发有限公司 用于线性电机的装配线圈的定子片、定子以及压缩机
DE102015118529A1 (de) * 2015-10-29 2017-05-04 Sysko Ag Getränkepumpe
ES2816056T3 (es) * 2017-04-05 2021-03-31 Kone Corp Motor lineal de imán permanente con conmutación de flujo lineal
ES2837115T3 (es) * 2017-04-05 2021-06-29 Kone Corp Motor lineal de imanes permanentes de conmutación de flujo

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS61106058A (ja) 1984-10-30 1986-05-24 Yaskawa Electric Mfg Co Ltd 微少変位リニア電磁アクチユエ−タ
US4827163A (en) * 1986-03-04 1989-05-02 Mechanical Technology Incorporated Monocoil reciprocating permanent magnet electric machine with self-centering force
US4883999A (en) * 1988-08-15 1989-11-28 Pacific Scientific Company Polyphase electronically commutated reluctance motor
JP2780340B2 (ja) * 1989-06-06 1998-07-30 神鋼電機株式会社 高耐熱リニアモータの製造方法
KR0121685Y1 (ko) * 1991-09-30 1998-10-01 황선두 보이스코일 모터
US5175457A (en) * 1991-10-28 1992-12-29 Mechanical Technology Incorporated Linear motor or alternator plunger configuration using variable magnetic properties for center row and outer rows of magnets
FR2690793B1 (fr) 1992-05-04 1995-12-08 Moving Magnet Tech Actionneur electromagnetique a deux pieces mobiles en opposition de phases.
KR100202571B1 (ko) * 1996-05-08 1999-06-15 구자홍 리니어 압축기의 모터 구조
JP3953735B2 (ja) * 1997-10-04 2007-08-08 ズィー・アンド・ディー・リミテッド リニアモーターコンプレッサー
KR100295178B1 (ko) * 1998-04-28 2001-09-07 구보다 다다시 선형모터 및 선형압축기
KR100273416B1 (ko) * 1998-04-30 2000-12-15 구자홍 리니어 모터의 고정자구조
KR20000001151A (ko) * 1998-06-09 2000-01-15 구자홍 리니어 모터
KR100301480B1 (ko) * 1998-07-13 2001-09-06 구자홍 리니어 모터용 고정자 코어 및 이를 이용한 고정자 제조방법
JP2000130326A (ja) 1998-10-28 2000-05-12 Techno Takatsuki:Kk 電磁駆動機構および該機構を用いた電磁振動型ポンプ
US6225725B1 (en) * 1999-02-08 2001-05-01 Itoh Electric Co. Ltd. Manufacturing process of a divided type stator
US6566784B1 (en) * 2002-05-16 2003-05-20 Chun-Pu Hsu Stator structure with single-arm tooth holders

Also Published As

Publication number Publication date
JP2004519989A (ja) 2004-07-02
EP1374375B1 (en) 2011-07-27
KR20020076603A (ko) 2002-10-11
ATE518295T1 (de) 2011-08-15
KR100396775B1 (ko) 2003-09-03
EP1374375A1 (en) 2004-01-02
CN1256800C (zh) 2006-05-17
US6833637B2 (en) 2004-12-21
CN1440585A (zh) 2003-09-03
US20030160521A1 (en) 2003-08-28
JP3636452B2 (ja) 2005-04-06
BR0111296A (pt) 2003-06-03
WO2002080341A1 (en) 2002-10-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0111296B1 (pt) motor recíproco
US6933633B2 (en) Rotating electric machine and cooling structure for rotating electric machine
JP6964672B2 (ja) ロータ、電動機、送風機および空気調和装置
US6011343A (en) Rotor of rotary machine having claw poles and auxiliary permanent magnets
US11047603B2 (en) Rotor, motor, and air conditioning apparatus
BRPI0111077B1 (pt) conjunto de impulsor de motor com induzido oscilante
BRPI0111745B1 (pt) bobina para motor alternado e método de fabricação da mesma
KR100390787B1 (ko) 왕복동식 모터의 고정자
JP2820531B2 (ja) 流体冷却式の電気機械
JP3636454B2 (ja) 往復動式モータの固定子
KR20140064501A (ko) 수냉식 모터
US20180103559A1 (en) Heat sink assembly
JP7410533B2 (ja) ロータ、モータ、圧縮機、冷凍装置
JP7450783B2 (ja) コンシクエントポール型ロータ、電動機、ファン、及び空気調和機
JP2020145834A (ja) 電動機のフレーム構造及び電動機
JP4092550B2 (ja) 冷却機能付きボイスコイル形リニアモータ
JP2002027707A5 (pt)
KR100408058B1 (ko) 왕복동식 모터의 플럭스 누설방지구조
JPH02221688A (ja) 電動圧縮機
JP2023153080A (ja) ロータ、モータ、圧縮機、冷凍装置
JP2002027724A (ja) ボイスコイル形リニアモータの冷却構造

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: PAGAR RESTAURACAO.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2258 DE 15/04/2014.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/05/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 19A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: MANUTENCAO DA EXTINCAO - ART. 78 INCISO IV DA LPI