"APARELHO E MÉTODO DE CONTROLE DE OPERAÇÃO DE UM COMPRESSOR LINEAR" CAMPO TÉCNICO 1. Campo da Invenção A presente invenção diz respeito a um aparelho e a um método de controle de operação de um compressor linear, os quais podem operar um compressor linear pela entrada de um valor de curso de referência e, em particular, a um apa- relho e método de controle da operação de um compressor li- near pelo reconhecimento de padrão, os quais podem operar um compressor linear com eficiência ideal pelo reconhecimento da relação entre uma corrente e um deslocamento como um pa- drão . 2. Descrição da Tecnoloqia Anterior Geralmente, uma função de um compressor pressuriza um vapor refriqerante para tornar mais fácil a condensação do vapor refriqerante evaporado em um evaporador. De acordo com operação do compressor, um refriqerante transporta calor de um luqar frio para um luqar quente, repetindo os proces- sos de condensação e evaporação durante a circulação através de um aparelho de refriqeração.
Recentemente, têm sido utilizados diversos tipos de compressores e, em qeral, tem sido utilizado um compres- sor alternativo. 0 compressor alternativo utiliza um método que aumenta a pressão pela pressurização do vapor por meio de um pistão que se move para cima e para baixo no interior de um cilindro, particularmente, quando o compressor alter- nativo é utilizado em um refriqerador ou em um condicionador de ar, e quando a taxa de compressão pode ser variada pela variação da tensão de curso aplicada ao compressor alterna- tivo, de acordo com o que é vantajoso ao controle variável da capacidade de refriqeração.
Entretanto, em virtude de o compressor alternativo comprimir vapor pela conversão de um movimento de rotação de um motor em um movimento linear, o aparelho mecânico de con- versão é essencial, tais como um sistema de parafuso, de corrente, de enqrenaqem e uma correia de sincronismo. Dessa forma, em virtude de a perda de enerqia devida à conversão ser qrande e à estrutura do aparelho ser complexa, recente- mente tem sido utilizado um compressor linear que utiliza um método linear em que o próprio motor realiza o movimento li- near . 0 compressor linear não exiqe aparelho de conver- são mecânica, em virtude de ele qerar diretamente uma força de operação linear por meio do próprio motor, tem uma estru- tura simples, reduz perdas devidas à conversão de enerqia, e diminui enormemente o ruído, em virtude de ele não incluir uma parte de conexão que provoca atrito e desqaste. Além disso, quando o compressor linear é utilizado em um refriqe- rador ou em um condicionador de ar, a taxa de compressão po- de ser variada pela variação da tensão de curso que entra no compressor linear, da maneira mais adequada a um controle variável da capacidade de refriqeração. A fiqura 1 é um diaqrama de blocos ilustrativo de uma construção de um aparelho de controle de operação de um compressor linear, de acordo com a tecnoloqia anterior. Con- forme representado na figura 1, um aparelho de controle da operação de um compressor linear inclui um compressor linear 3 que ajusta uma capacidade de refrigeração pela variação do curso (a distância entre um ponto morto superior e um ponto morto inferior de um pistão) com um movimento alternativo de um pistão de acordo com a tensão de curso, uma unidade de detecção de corrente 5 que detecta uma corrente aplicada ao compressor linear 3 de acordo com a variação do curso, uma unidade de detecção de tensão 7 que detecta a tensão gerada no compressor linear 3 de acordo com a variação do curso, um microcomputador 9 que calcula o curso pela corrente e pela tensão detectadas pela unidade de detecção de corrente 5 e pela unidade de detecção de tensão 7 e que dá saida a um si- nal de controle de comutação pela comparação do curso calcu- lado a um valor de curso de referência alimentado pelo usuá- rio, e uma unidade de circuito elétrico 1 que comuta potên- cia AC de acordo com sinal de controle de comutação produzi- do e pela entrada de uma tensão de curso ao compressor line- ar . A operação de controle do compressor linear con- vencional será descrita.
Primeiro, de acordo com o valor do curso de refe- rência estabelecido pelo usuário, a unidade de circuito elé- trico 1 dá saida a uma tensão de curso, o pistão executa um movimento linear de acordo com a tensão de curso, em função dele o curso (a distância entre um ponto morto superior e um ponto morto inferior) é variado, de acordo com o que a capa- cidade de refrigeração do compressor linear 3 é controlada.
Em mais detalhe, no compressor linear 3, o curso é variado de acordo com o movimento linear do pistão do cilin- dro, o gás refrigerante no interior do cilindro é transmiti- do a um condensador através de uma válvula de descarga, de acordo com o que a capacidade de refrigeração é ajustada.
Até então, quando o curso é variado de acordo com o valor do curso, a unidade de detecção de corrente 5 e a unidade de detecção de tensão 7 detectam a tensão e a cor- rente geradas no compressor linear 3, e o microcomputador 9 calcula o curso pela tensão e a corrente detectadas.
Além disso, quando o curso calculado for menor do que o valor do curso de referência, o microcomputador 9 au- menta a tensão do curso aplicada ao compressor linear 3 pela saida de um sinal de controle de comutação que aumenta o ci- clo ativo de um triac, conforme descrita. Quando o curso calculado for maior do que o valor de referência do curso, o microcomputador 9 dá saida a um sinal de controle de comuta- ção que diminui o ciclo ativo de um triac, em função do va- lor do curso alimentado, de acordo com o que o valor do cur- so aplicado ao compressor linear 3 é reduzido.
Entretanto, pelo fato de o aparelho convencional apresentar uma falta de linearidade séria nas característi- cas mecânicas de movimento, é impossível realizar um contro- le preciso pelo método de controle linear sem que se leve em conta a falta de linearidade.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Dessa forma, é um objetivo da presente invenção fornecer um aparelho e um método de controle da operação de um compressor linear com um reconhecimento de padrão, os quais podem controlar um TDC do pistão (ponto morto superi- or) levando-se em conta um erro devido às características de falta de linearidade, e que melhoram a eficiência de opera- ção de um compressor linear.
Para atinqir o objetivo supramencionado, um apare- lho de controle da operação de um compressor linear inclui uma unidade de detecção de corrente 20 que detecta a corren- te aplicada a um compressor linear, uma unidade de detecção de tensão 30 que detecta a tensão gerada no compressor line- ar, uma unidade de cálculo de deslocamento 40 que calcula o deslocamento pela entrada da corrente detectada na unidade de detecção de corrente e da tensão detectada na unidade de detecção de tensão, uma unidade de reconhecimento de padrão 50 que é alimentada com o deslocamento produzido pela unida- de de cálculo de deslocamento e da corrente produzida pela unidade de detecção de corrente e que detecta um padrão com um traço correspondente ao deslocamento e à corrente, uma unidade de controle de curso 60 que é alimentada por um pa- drão originado da unidade de reconhecimento de padrão 50 e que dá saida a um sinal de controle de comutação em função do padrão alimentado, e uma unidade de circuito elétrico 10 que é alimentada por um sinal de controle de comutação pro- duzido pela unidade de controle de curso 60 e que dá saída a uma certa tensão ao compressor linear 11.
Para se atingir o objetivo supramencionado, um mé- todo de controle da operação de um compressor linear inclui a detecção de uma corrente e de uma tensão geradas durante a operação do compressor linear 11, o cálculo e saída de um deslocamento com a corrente e a tensão detectadas, a detec- ção de um padrão com um traço correspondente ao deslocamento calculado e à corrente detectada, a comparação do padrão de- tectado a um padrão de referência, e a entrada de um sinal de controle de comutação quando eles coincidirem um com o outro, e a operação do compressor linear 11 pela aplicação da tensão de curso ao compressor linear em função do sinal de controle de comutação.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS A figura 1 é um diagrama de blocos ilustrativo de uma construção de um aparelho de controle da operação de um compressor linear, de acordo com uma tecnologia convencio- nal ; A figura 2 é um diagrama de blocos ilustrativo de uma construção de um aparelho de controle da operação de um compressor linear, de acordo com a presente invenção; A figura 3 é um gráfico ilustrativo de um padrão correspondente a uma corrente e a um deslocamento em função de um aumento do regime de trabalho de um sinal de controle de comutação; e A figura 4 é um fluxograma ilustrativo de um méto- do de controle da operação de um compressor linear, de acor- do com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA MODALIDADE PREFERIDA A figura 2 é um diagrama de blocos ilustrativo de uma construção de um aparelho de controle da operação de um compressor linear, de acordo com a presente invenção. Con- forme representado na figura 2, um aparelho de controle da operação de um compressor linear inclui uma unidade de de- tecção de corrente 20 que detecta a corrente aplicada a um compressor linear, uma unidade de detecção de tensão 30 que detecta a tensão gerada no compressor linear, uma unidade de cálculo de deslocamento 40 que calcula o deslocamento, pela entrada da corrente detectada na unidade de detecção de cor- rente e da tensão detectada na unidade de detecção de ten- são, uma unidade de reconhecimento de padrão 50 que é ali- mentada pelo deslocamento produzido pela unidade de cálculo de deslocamento e pela corrente produzida pela unidade de detecção de corrente e que detecta um padrão com um traço correspondente ao deslocamento e à corrente, uma unidade de controle de curso 6 0 que é alimentada por um padrão de uma unidade de reconhecimento de padrão 50 e que dá salda a um sinal de controle de comutação em função do padrão alimenta- do, e uma unidade de circuito elétrico 10 que é alimentada pelo sinal de controle de comutação produzido pela unidade de controle de curso 60 e que dá saida a uma certa tensão ao compressor linear 11.
Neste ponto, a unidade de controle de curso 60 in- clui uma ROM de armazenamento do padrão 61 que pré-armazena um padrão de referência correspondente a uma corrente e a um deslocamento, quando o TDC do pistão for "0", e um microcom- putador 62 que é alimentado pelo padrão de referência da ROM de armazenamento do padrão 61 e por um certo padrão produzi- do por uma unidade de reconhecimento de padrão 50, que com- para os mesmos e dá saida a um sinal de controle de comuta- ção em função da comparação, e a unidade de circuito elétri- co 10 inclui um triac que é alimentado pelo sinal de contro- le de comutação produzido pela unidade de controle de curso 60, que comuta a potência AC (corrente alternada) e que aplica a tensão de curso ao compressor linear 11.
Além disso, a unidade de reconhecimento de padrão 50 detecta um padrão pela detecção de qual célula inclui o traço correspondente à corrente e ao deslocamento em uma pluralidade de células construídas com a corrente e o deslo- camento, a unidade de controle de curso 60 dá saída a um si- nal de controle de comutação pela comparação do padrão de- tectado ao padrão de referência produzido pela ROM de arma- zenamento do padrão 61, e o compressor linear 11 ajusta a capacidade de refriqeração pela variação do curso com o mo- vimento linear do pistão de acordo com a tensão de curso correspondente ao sinal de controle de comutação. A operação do aparelho de controle da operação do compressor linear 11 da presente invenção será descrita.
Primeiro, o compressor linear 11 qera uma tensão de curso em função do valor de curso de referência alimenta- do pelo usuário, o pistão realiza o movimento linear de acordo com a tensão de curso, e o curso é variado em função da mesma, de acordo com o que a capacidade de refriqeração é ajustada. Em mais detalhe, aumentando-se o ciclo de ativação do triac da unidade de circuito elétrico em função do sinal de controle de comutação do microcomputador 62, o curso é aumentado, e o compressor linear 11 é operado de acordo com o curso.
Neste ponto, a unidade de detecção de corrente 20 e a unidade de detecção de tensão 30, respectivamente, de- tectam a tensão e a corrente gerada no compressor linear 11, aplicam as mesmas à unidade de cálculo de deslocamento 40, e, em função disto, a unidade de cálculo de deslocamento 40 calcula o deslocamento com a tensão detectada na unidade de detecção de tensão 30 e a corrente detectada na unidade de detecção de corrente 20, e dá saida a o mesmo.
Neste ponto, a unidade de reconhecimento de padrão 50 reconhece um traço de um gráfico correspondente à corren- te e ao deslocamento como um padrão, pela entrada do deslo- camento da unidade de cálculo de deslocamento 40 e da cor- rente da unidade de detecção de corrente 20, em mais deta- lhe, pela construção de uma pluralidade de células, a unida- de de reconhecimento de padrão 50 detecta gual célula inclui um traço correspondente à corrente e ao deslocamento. Nesse ponto, a ROM de armazenamento de padrão pré-armazena uma corrente em gue TDC do pistão é "0" e um padrão sobre um traço correspondente a um deslocamento como padrão de refe- rência .
Depois, o microcomputador 62 é alimentado com o padrão de referência da ROM de armazenamento de padrão 61 e com um certo padrão produzido pela unidade de reconhecimento de padrão, compara os mesmos e dá saida a um sinal de con- trole de comutação em função do resultado da comparação, e o compressor linear 11 ajusta a capacidade de refrigeração pe- la variação do curso com o movimento linear do pistão de acordo com a tensão de curso correspondente ao sinal de con- trole de comutação. A figura 3 é um gráfico ilustrativo de um padrão correspondente a uma corrente e a um deslocamento em função de um aumento no regime de trabalho de um sinal de controle de comutação. Ela ilustra o padrão guando TDC do pistão é "0" em um traço colocado no ângulo mais externo.
Em mais detalhe, pelo cálculo do deslocamento com base na corrente consumida na operação do compressor linear 11 e num circuito sem sensor, pode-se obter um traço variado correspondente à corrente e ao deslocamento. Neste ponto, enguanto o sinal de controle de comutação aplicado ao triac da unidade de circuito eletrônico é aumentado, um traço va- riável é obtido e reconhecido como um padrão, guando o pa- drão coincide com o padrão de referência, em gue o TDC do pistão é "0", a operação do compressor linear é controlada pelo controle do ciclo liga/desliga do triac por um sinal de controle de comutação nesse ponto. A figura 4 é um fluxograma ilustrativo de um méto- do de controle da operação de um compressor linear da pre- sente invenção. O método de controle da operação do compres- sor linear, de acordo com a presente invenção, inclui a saí- da de um valor de curso de referência de acordo com uma en- trada de um usuário, conforme mostrado na etapa ST10, detec- ção de uma corrente e de uma tensão geradas na operação do compressor linear 11 de acordo com a tensão de curso, con- forme mostrado na etapa ST20, cálculo de um deslocamento pe- la corrente e a tensão detectadas, e saida do mesmo, confor- me mostrado em ST30, detecção de um padrão pelo deslocamento calculado e pelo traço correspondente à corrente detectada, conforme mostrado na etapa ST40, manutenção e saída do sinal de controle de comutação, quando o padrão detectado e o pa- drão de referência coincidirem um com o outro na comparação, conforme mostrado nas etapas ST50-ST60, aumento do regime de trabalho do sinal de controle de comutação, quando o padrão detectado e o padrão de referência não coincidirem um com o outro na comparação, conforme mostrado na etapa ST90, e ope- ração do compressor linear 11 pela aplicação da tensão de curso ao compressor linear 11, alternando-se a potência AC no triac, em função do sinal de controle de comutação, con- forme mostrado nas etapas ST70-ST80.
Em mais detalhe, até que o padrão de referência em TDC do pistão "0" coincida com o certo padrão produzido pela unidade de reconhecimento de padrão, o microcomputador 62 aumenta o regime de trabalho do sinal de reconhecimento de padrão, dá saída a um padrão em função do aumento no regime de trabalho, quando o padrão de referência e o certo padrão coincidirem um com o outro, mantém o sinal de controle de comutação no ponto e dá saída ao mesmo. Em função disto, a unidade de circuito elétrico 10 alterna a potência AC com o triac em função do sinal de controle de comutação para o mi- crocomputador, aplica a tensão de curso ao compressor linear e controla a operação do compressor linear.
Conforme supradescrito, o aparelho e o método de controle da operação do compressor linear com o reconheci- mento de padrão, de acordo com a presente invenção, podem realizar um controle do TDC do pistão que considera um erro devido às características de falta de linearidade e que au- menta a eficiência de operação de um compressor linear pela detecção de um padrão entre uma corrente de entrada e um deslocamento para detectar características de falta de line- aridade devidas às características mecânicas, e que controla o curso pelo padrão detectado.