BRPI0008019B1 - Preferred service management system for a multimedia video decoder - Google Patents

Preferred service management system for a multimedia video decoder Download PDF

Info

Publication number
BRPI0008019B1
BRPI0008019B1 BRPI0008019B1 BR PI0008019 B1 BRPI0008019 B1 BR PI0008019B1 BR PI0008019 B1 BRPI0008019 B1 BR PI0008019B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
services
favorite
menu display
user
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

"SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇO PREFERIDO PARA UM DECODIFICADOR DE VÍDEO MULTIMÍDIA" Esta invenção está relacionada com a criação, gerenciamento e navegação de listas de serviços favoritos, por exemplo, listas de canais de vídeo favoritos, em um decodificador de vídeo multimídia.
Os sistemas de entretenimento domésticos que combinam as funções de Computador Pessoal e de Televisão (sistemas PC/TV) estão aumentadamente tornando-se genéricos, interativos com o usuário, com múltiplas fontes e múltiplos dispositivos de comunicação destino. Tais sistemas são requeridos de se comunicar em formatos de dados diferentes entre as várias localizações para uma variedade de aplicações em resposta às requisições do Usuário. Por exemplo, um sistema PC/TV pode receber dados de fontes de satélite ou terrestres compreendendo difusões de Televisão de Alta Definição (HDTV), difusões de Sistema de Distribuição para Múltiplos Pontos por Microondas (MMDS) e Difusões de Vídeo Digital (DVB). Um sistema PC/TV também pode receber e transmitir dados via telefone (por exemplo, a Internet) e via linhas coaxiais (por exemplo, TV a cabo) e tanto de fontes remotas como locais tal como executores do tipo Disco de Vídeo Digital (DVD), CD-ROM, VHS e VHS Digital (DVHS™) e de vários outros tipos de fontes.
Uma série de problemas surgem ao se imaginar uma Interface com o Usuário para um sistema PC/TV que suporte tarefas complexas interativas com o usuário ao mesmo tem- po que proporcionando uma interface de comando simples adequada para o público em geral. Especificamente, surgem problemas ao se proporcionar uma interface permitindo a um Usuário criar, gerenciar e manter listas de serviços favoritos através de um espectro de serviços de multimídia. É desejável que tais listas devam facilitar a navegação do Usuário através da série complexa de serviços de multimídia proporcionados em um decodificador multimídia. Estes problemas e problemas derivados são endereçados por um sistema de acordo com a presente invenção.
Um sistema de interface de exibição na tela do decodificador de vídeo gera uma lista de menu abreviada dos serviços de multimídia favoritos disponíveis a partir de fontes locais e remotas para permitir a navegação através dos serviços favoritos selecionados pelo usuário. Uma base de dados associa os serviços individuais e os itens de menu correspondentes no menu de serviços favoritos com suas respectivas fontes e suporta a seleção do serviço, a sintonização e a aquisição. Listas abreviadas adicionais de serviços multimídia favoritos, compreendendo subgrupos de listas de serviços pais também são hierarquicamente exibidas em resposta ao comando do Usuário de modo a facilitar e refinar uma pesquisa em relação a um serviço desejado.
Nos desenhos: A Figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema multimídia apresentando as interfaces de comunicação tanto para dispositivos locais como remotos. A Figura 2 é um diagrama de blocos de um sistema de processamento de vídeo digital empregando uma interface com o Usuário incluindo menus de serviços favoritos, de acordo com os princípios da invenção. A Figura 3 apresenta os menus de serviços favoritos hierárquicos exibidos contendo entradas a partir das fontes de serviços locais e remotas, de acordo com a invenção. A Figura 4 apresenta uma interface de seleção de função do decodificador multimídia apresentando um guia de serviços eletrônico incluindo uma lista sobrepostas de serviços favoritos, de acordo com a invenção. A Figura 5 apresenta um fluxograma para identificar e exibir um serviço favorito através da navegação do Usuário por menus de serviços favoritos hierárquicos, de acordo com a invenção. A Figura 6 apresenta uma unidade de controle remoto ilustrativa suportando o uso das listas de serviços favoritos, de acordo com a invenção. A Figura 7 apresenta um fluxograma para facilitar a adição de um serviço de multimídia favorito para uma lista de serviços favoritos durante a operação do serviço de multimídia, de acordo com a invenção. A Figura 8 apresenta um fluxograma para facilitar a adição de um serviço multimídia favorito selecionado a partir de uma lista de serviços para uma segunda lista de serviços favoritos, de acordo com a invenção.
Descrição Detalhada dos Desenhos A Figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema multimídia ilustrativo apresentando as interfaces de comunicação com os dispositivos locais e remotos. 0 decodi-ficador 100 processa o programa de vídeo ou outros dados a partir de uma pluralidade de fontes diferentes incluindo a antena terrestre 10, o prato de satélite 87, a fonte PC/Internet 83, a unidade VCR/DVD 90 e o sistema de tele-fone/fax 80. O decodificador 100 também pode processar dados para saída para um dispositivo compatível com o IEEE 1394, para um decodificador HDTV, para um dispositivo ligado com a ethernet, para um sistema DVHS e pode proporcionar uma saída picture-in-picture diretamente para outro dispositivo de reprodução. O decodificador 100 proporciona uma interface permitindo a um Usuário criar, gerenciar e manter listas de serviços favoritos para facilitar a navegação do Usuário através de uma série complexa de serviços multimídia. Especificamente, o sistema de interface do decodificador 100 proporciona uma lista abreviada dos serviços multimídia favoritos disponíveis tanto de fontes locais como remotas para permitir a um Usuário rapidamente alterar a função do decodificador 100 e adquirir um novo serviço. Listas abreviadas adicionais de serviços multimídia favoritos compreendendo subgrupos de listas de serviços pais também são hierarquicamente exibidas em resposta ao comando do usuário. Uma base de dados associa os serviços individuais e os itens do menu correspondentes no menu de serviços favoritos com suas respectivas fontes e suporta a seleção do serviço, sinto-nização e aquisição. A Figura 2 é um diagrama de blocos de um sistema de processamento de vídeo digital empregando uma interface com o Usuário incluindo os menus de serviços favoritos, de acordo com os princípios da invenção. Apesar do sistema revelado ser descrito no contexto de um sistema para receber sinais de vídeo de difusão terrestre incorporando as informações específicas do programa auxiliar e do guia de programas em formato compatível com o MPEG, isto é somente ilustrativo. O formato de dados MPEG é amplamente adotado e detalhado no padrão de codificação de imagem MPEG2 (Moving Pictures Expert Group), daqui para frente referido como "padrão MPEG", (ISO/IEC 13818-1, de 10 de junho de 1994 e ISO/IEC 13818-2, de 22 de janeiro de 1995) .
Os princípios da invenção podem ser aplicados junto aos sistemas terrestres, a cabo, por satélite, Internet ou de difusão de rede de computadores nos quais o tipo de codificação ou formato de modulação pode ser variado. Tais sistemas podem incluir, por exemplo, sistemas não compatíveis com o MPEG, envolvendo outros tipos de fluxos de dados codificados, apesar do sistema revelado ser descrito como processando programas de difusão, isto é somente ilustrativo. O termo "programa" é utilizado para representar qualquer forma de empacotamento de dados tal como dados de áudio, mensagens de telefone, programas de computador, dados da Internet ou outras comunicações, por exemplo.
No sistema receptor de vídeo da Figura 2, o portador de difusão modulado com sinais transportando dados de áudio, vídeo e associados representando o conteúdo de programa de difusão é recebido pela antena 10 e processado pela unidade 13. O sinal de saída digital resultante é demodulado pelo demodulador 15. A saída demodulada da unidade 15 é decodificada em treliça, mapeada em segmentos de dados de comprimento de byte, desintercalada e corrigida em relação a erro pela Reed-Solomon pelo deco-dificador 17. Os dados de saída corrigidos da unidade 17 estão na forma de um fluxo de dados de transporte compatível como o MPEG contendo os componentes representativos de áudio, vídeo e de dados. O fluxo de transporte a partir da unidade 17 é demultiplexado em componentes de áudio, vídeo e de dados pela unidade 22, os quais são adicionalmente processados por outros elementos do sistema decodificador 100. Em um modo, o decodificador 100 proporciona os dados MPEG decodificados para exibição e reprodução de áudio nas unidades 50 e 55 respectivamente. Em outro modo, o fluxo de transporte da unidade 17 é processado pelo decodificador 100 (e pela interface 95) para proporcionar o fluxo de dados compatível com o MPEG para armazenamento no meio de armazenamento 105 via o dispositivo de armazenamento 90. 0 controlador 60 configura o processador 13, o demodulador 15, o decodificador 17 e o sistema decodifi- cador 100 para demodular e decodificar o formato do sinal de entrada e o tipo de codificação. Além disso, o controlador 60 configura as unidades 13, 15 e 17 para outros modos de comunicação, tal como para receber sinais de televisão a cabo (CATV) e comunicação bidirecional via a linha coaxial 14 ou para comunicação bidirecional (por exemplo, Internet), por exemplo, via a linha de telefone 11 ou para recepção de satélite via o prato 87. Em um modo de vídeo analógico, um sinal compatível com o NTSC é recebido pelas unidades 13, 15 e 17 e processado pela unidade 27 do decodificador 100 para exibição de vídeo e reprodução de áudio nas unidades 50 e 55 respectivamente. As unidades 13, 15, 17 e as sub-unidades dentro do deco-dificador 100 são individualmente configuradas para o tipo do sinal de entrada pelo controlador 60 através da configuração dos valores do registro de controle dentro destes elementos utilizando um barramento de dados bidi-recionais e de sinal de controle C. 0 controlador 60 compreende o processador 62 e o processador 64. A unidade 62 processa (isto é, analisa, compara e monta) as informações do sistema, por exemplo, informação sobre sincronização e informações específicas do programa para formar uma base de dados. A base de dados suporta a comunicação com as fontes locais e remotas e com os dispositivos periféricos e permite a sintoniza-ção e a aquisição do serviço. Pacotes de dados individuais recebidos pelo decodificador 100 (compreendendo um programa selecionado pelo Usuário, por exemplo) são iden- tificados e montados utilizando as informação específicas de programa montadas dentro da base de dados da unidade 62. As informações específicas do programa contém o acesso condicional, informações de rede e identificação e dados de ligação permitindo ao sistema da Figura 2 sintonizar com um canal desejado e montar pacotes de dados para formar programas completos. As informações específicas do programa contidas na base de dados da unidade 62 também contém as informações auxiliares do guia de programas (por exemplo, Um Guia de Programas Eletrônico - EPG) e texto descritivo relacionado com os programas de difusão bem como dados suportando a identificação e a montagem destas informações auxiliares. 0 processador 64 executa as funções de controle restante requeridas ao se operar o decodificador 100. Apesar das funções da unidade 60 poderem ser implementadas como elementos separados 62 e 64 como representando na Figura 1, elas podem alternativamente ser implementadas dentro de um único processador. Por exemplo, as funções das unidades 62 e 64 podem ser incorporadas dentro de instruções programadas de um microprocessador .
Um Usuário opera o decodificador 100 pela entrada de comandos e pela seleção das opções apresentadas nos menus exibidos na unidade 50 utilizando a unidade de controle remoto 70 via a interface remota 65. As opções do menu são selecionadas pela entrada direta de número do item do menu ou pela navegação do cursor até um item seguida pela seleção do item utilizando a unidade remota 70. Desta maneira, o Usuário seleciona e inicia uma função multimídia tal como a execução de programa, correio eletrônico, telefonia, acesso a Internet, fax, ou operação do DVD/VCR e também inicia a configuração e o ajuste do sistema decodificador 100. Os comandos informados são processador pelo controlador 60 que controla a operação dos elementos do decodificador 100 utilizando o barramen-to bidirecional C. Um usuário selecionar ver um canal de TV (canal selecionado pelo usuário - SC) ou por um menu na tela, tal como um guia de programas, pela utilização de uma unidade de controle remoto 70. 0 fluxo de dados decodificado resultante a partir do decodificador 17 é proporcionado para o demulti-plexador 22 . A saída do fluxo de dados decodificado em-pacotado pela interface 17 contém dados de vídeo e de áudio representando um programa de vídeo, por exemplo e também pode conter dados de sub-imagem. Tais dados de sub-imagem contém elementos da imagem associados com um programa tal como comandos de exibição, sub-entitulação, menus de conteúdo, texto descritivo, opções do menu que podem ser selecionadas ou outros itens, por exemplo. Os pacotes contendo os dados de vídeo, de áudio e da sub-imagem são identificados no fluxo de dados decodificado do decodificador 17 pelo demultiplexador 22 utilizando os valores Identificadores de Pacote (PID) contidos em seus respectivos cabeçalhos do pacote. 0 demultiplexador 22 associa os PIDs dos pacotes que chegam no fluxo de dados a partir da interface 17 com os valores PID pre-carregados nos registros de controle dentro da unidade 22 pelo controlador 60. O demultiplexa-dor 22 proporciona os pacotes de vídeo, áudio e de sub-imagem para o decodificador de vídeo MPEG 25, para o processador de áudio 35 e para o processador de sub-imagem 30, respectivamente. O decodificador 25 decodifica e descompacta os dados de vídeo em pacote compatível com o MPEG a partir da unidade 22 e proporciona os dados de pixel representativos do programa descompactado para o codificador NTSC 45 via o multiplexador 40. De forma simular, o processador de áudio 35 decodifica os dados de áudio em pacote a partir da unidade 22 e proporciona os dados de áudio decodificados e amplificados sincronizados com os dados de vídeo descompactados associados para o dispositivo 55 para reprodução de áudio. O processador 30 decodifica e descompacta os dados de sub-imagem recebidos a partir da unidade 22 para proporcionar os dados mapeados de pixel descompactados para Exibição Na Tela (ISD) e para o gerador de gráficos 37. Utilizando os dados de sub-imagem a partir da unidade 30 e as informações específicas do programa a partir da unidade 60, a unidade 37 cria um conjunto de exibições de menu interativas de controle e de informação para apresentação na unidade 50. Estas exibições de menu incluem, por exemplo, as listas hierárquicas de serviços favoritos representadas na Figura 3 e o EPG e a lista de serviços favoritos sobreposta da Figura 4 . As exibições de menu são geradas na forma de dados de mapa de pixels sobrepostos pelo gerador OSD 37 sob direção do controlador 60 e são atualizadas utilizando a base de dados mantida pela unidade 64 no controlador 60. Esta base de dados liga os menus particulares com os icones do menu que podem ser selecionados no menu correntemente exibido na unidade 50. 0 controlador 60 é desse modo permitido de determinar e de gerar o próximo menu hierárquico a ser exibido na unidade 50 em resposta à seleção do Usuário de um ícone de opção do menu corrente. A Figura 3 apresenta um menu hierárquico de serviços favoritos 325 contendo entradas de fontes de serviços locais e remotas exibidas na unidade 50 . A lista de menu 325 é exibida como uma sobreposição em um programa de vídeo atualmente apresentado 303 em, resposta à seleção do Usuário do ícone 305 no menu subjacente. Alternativamente, a lista de favoritos 325 pode ser diretamente exibida em resposta a um Usuário pressionando um botão na unidade remota 70, tal como o botão ""Busca" 890 da unidade remota ilustrativa 70 da Figura 6. Os itens 1 até 10 na lista 325 da Figura 3 compreendem os serviços de multimídia favoritos anteriormente adicionados junto a lista dos favoritos pelo usuário. A listas de favoritos multimídia ilustrativa 325 inclui as funções de HDTV, dos canais de difusão por satélite e terrestre, bem como as funções de DVD, VCR e de camcorder, uma URL de página da rede da Internet, um endereço de arquivo servidor local, um endereço de correio eletrônico e um número de telefone. Entretanto, qualquer outra função multimídia local ou remota também pode ser adicionada para a lista de favoritos. Qualquer um dos serviços 1 até 10 na lista 325 podem ser ativados pela entrada direta do número do item do menu ou pela navegação do cursor e a seleção do item utilizando a unidade remota 70. Os itens do menu 307 até 323 no menu subjacentes podem compreender uma lista maior de serviços disponíveis de cuja lista 325 compreende um subconjunto exibido hierarquicamente. Alternativamente, os itens 307 até 325 podem compreender um comando ou outros ícones de seleção do menu. A lista abreviada 325 é de forma vantajosa exibida durante um programa ou a qualquer tempo durante a operação do decodificador 100 em resposta a um pressiona-mento de botão único da unidade remota 70. Isto facilita a navegação do Usuário através de grandes números de canais de programa e de outros serviços multimídia disponíveis no decodificador 100 e também minimiza a confusão do Usuário. A unidade 37 da Figura 2 gera os menus da Figura 3 como dados de mapa de pixels de sobreposição e estes dados do mapa de pixels junto com os dados do programa descompactados representando o programa de vídeo 303 são direcionados para o codificador 45 via o muitiplexador 40. O menu e os dados do programa são combinados em um buffer de memória de mapa de pixels na unidade 45 sob a direção do controlador 60 para formar uma exibição composta. 0 codificador 45 converte os dados de memória do mapa de pixels armazenados em seu buffer de memória em componentes de luminância e de crominância convencionais. Os componentes de luminância e de crominância, juntos com os dados de sincronização proporcionados pelo controlador 60, são processados pelo codificador 45 de uma maneira convencional para formar um sinal NTSC para exibição no dispositivo de reprodução de imagem compatível com o NTSC 50, por exemplo, uma televisão ou um monitor de vídeo. 0 codificador 45 pode, em outra modalidade, proporcionar dados de saída RGB para exibição por um dispositivo de reprodução compatível com o RGB ou por uma televisão de alta definição. O codificador 45 pode ser um circuito integrado convencional comercialmente disponível para conversão de sinal e geração NTSC. A Figura 4 apresenta uma interface de seleção de função do decodificador multimídia apresentando um guia de serviços eletrônico incluindo uma lista de serviços favoritos sobreposta 964 similar a lista 325 da Figura 3. Como na Figura 3, a lista abreviada 964 é uma lista de serviços favoritos associada com um Usuário específico (Usuário número um, neste exemplo). Entretanto, na Figura 4, a lista de serviços favoritos 964 é exibida como uma sobreposição sobre o guia de serviços (ou de programas) eletrônico subjacente e compreende um subconjunto de serviços exibidos hierarquicamente listado no guia de serviços. A lista 964 é exibida em resposta a seleção do Usuário do ícone 962 no guia de serviços ou quando do pressi-onamento de um botão na unidade de controle remoto 70 (por exemplo, o botão "busca" 890 da unidade remota 70 da Figura 6) pelo usuário. Uma lista de serviços favoritos hierárquica adicional pode ser exibida pela seleção de um ícone na lista 964 (não apresentado para clareza do desenho) ou pelo pressionamento de um botão da unidade remota enquanto exibindo a lista 964. Desse modo, um usuário está apto a refinar sua pesquisa em relação a um programa ou serviço desejado por navegar através das listas de serviços favoritos hierarquicamente exibidas de especialização aumentando. Uma primeira lista pode compreende 100 serviços favoritos e a segunda, terceira, quarta e quinta listas podem compreender 40, 20, 10 e 5 serviços favoritos, respectivamente. Além disso, os serviços da lista podem ser comparados de acordo com atributos incluindo (a) o Usuário, como identificado por um id do usuário e/ou senha e (b) a fonte do serviço, por exemplo, satélite, cabo, Internet terrestre, LAN, etc. Como resultado, um Usuário está apto a mais facilmente navegar e selecionar um programa desejado. Isto é de particular importância em decodificadores multimídia capazes de receber tanto dezenas de canais de vídeo a partir de uma variedade de fontes como executar outras funções multimídia (por exemplo, funções que podem ser selecionadas via os ícones 905 até 950 da Figura 4).
Em adição, os menus de serviços favoritos hierarquicamente exibidos podem compreender listas geradas automaticamente para um usuário especifico derivadas utilizando-se (a) preferência predeterminadas do Usuário ou (b) registros dos serviços mais freqüentemente utiliza- dos. Além disso, os menus de serviços favoritos hierarquicamente exibidos podem automaticamente incorporar itens que estão associados com os itens listados, por exemplo, uma página da rede associada com um filme, por exemplo. Portanto, neste caso, uma lista de serviços favoritos hierarquicamente exibida pode conter serviços que não são encontrados na lista exibida anteriormente na hierarquia e desse modo não compreende exclusivamente um subconjunto desta lista anterior.
As listas e menus de serviços da Figura 4 são geradas pelas unidades 37, 40, 45 e 60 para exibição na unidade 50 da Figura 2 de uma maneira similar a esta anteriormente descrita para os menus da Figura 3. 0 controlador 60 (em conjunto com o decodifica-dor 100) emprega o processo da Figura 5 para identificar e iniciar um serviço favorito para um usuário particular através da navegação do Usuário nos menus de serviços favoritos hierárquicos. Seguindo-se ao inicio na etapa 500, o controlador 60 na etapa 503 gera uma primeira lista de menu (Um Guia de Serviços Eletrônico, EGS) dos serviços de multimídia favoritos que estão disponíveis a partir de fontes remotas e locais para um Usuário particular. As fontes remotas incluem as fontes terrestres, de satélite ou de difusão de TV a cabo ou a Internet e as fontes e servidores de rede remotos, por exemplo. As fontes locais podem incluir um VCR/DVD, fontes e servidores de rede de área local, um PC, uma caixa decodificadora, ou outros decodificadores de vídeo locais, por exemplo. Além disso, a primeira lista é gerada em resposta ao pressionamento do Usuário de um botão na unidade remota 70 ou em resposta a um Usuário selecionando um item do menu exibido.
Na etapa 505, o controlador 60 gera uma segunda lista de menu de serviços multimídia favoritos locais e remotos para o Usuário particular em resposta a um pressionamento do Usuário de um botão da unidade remota 70 ou selecionando um item do menu exibido. A segunda lista é gerada como uma sobreposição (por exemplo, como na s Figuras 3 e 4) ou como uma janela separada na imagem apresentada na unidade 50. A segunda lista de menu de serviços favoritos tipicamente compreende um subconjunto hierárquico dos serviços exibidos no primeiro menu de serviços. Entretanto, a primeira lista de serviços pode alternativamente compreender um EPG que tabula programas agendados e os canais de vídeo associados. A primeira lista de serviços também pode compreender outras listas de serviços, tal como listas de canais, dispositivos periféricos ou interfaces que são empregadas por um Usuário durante a organização, configuração ou inicialização do de-codificador 100, por exemplo. Uma lista de serviços favoritos que é hierarquicamente exibida seguindo-se à exibição inicial de um ESG, EPG ou outra primeira lista de serviços pode conter serviços que não são encontrados na primeira lista exibida anteriormente. Por conseqüência, listas de serviços hierarquicamente exibidas sucessivas podem não exclusivamente compreender subconjuntos de listas imediatamente anteriores.
Na etapa 510, o controlador 60 seleciona um serviço na segunda lista de serviços pela entrada direta do número do item do menu ou pela navegação do cursor e pela seleção do item utilizando a unidade remota 70 (por exemplo, pela utilização da tecla "OK" 893 da unidade 70 da Figura 6). Na etapa 515 da Figura 5, o controlador 60 direciona os elementos dentro do decodificador 100 e das unidades 13m 15 e 17 para sintonizar com um serviço (por exemplo, canal de vídeo por difusão) e adquirir os dados e iniciar a comunicação bidirecional como requerido para suportar o serviço selecionado, pacotes de dados individuais, representando dados da fonte de serviço selecionado são identificados e montados pelo controlador 60 e pelo decodificador 100 utilizando identificadores de dados associados com o serviço selecionado pela base de dados da unidade 62. De forma similar, os dados comunicados para uma fonte de serviço pelo decodif icador 100 são apropriadamente formados pelo controlador 60 (e pelos elementos do decodif icador 100 e das unidades 13, 15 e 17) para incorporar o protocolo correto e os códigos de identificação associados com o serviço selecionado e com a fonte pela base de dados da unidade 62. Além disso, o controlador 60 utiliza a base de dados da unidade 62 para determinar (a) o protocolo e comunicação (por exemplo, TCP/IP, SLIP, etc.) (b) uma frequência de comunicação (por exemplo, canal de difusão) , (c) tipo de modulação (por exemplo, QAM, QPSK, PAM, etc.), (d) tipo de codificação (por exemplo, HTTP, FTP, Treliça/Não de Treliça, etc.) ao estabelecer a comunicação unidirecional ou bidi-recional com uma fonte de serviço. Na etapa 520, o controlador 60, em conjunto com o decodificador 100, condiciona os deados recebidos em relação a exibição na unidade 50 da maneira anteriormente descrita em conexão com a Figura 3. O processo da Figura 5 termina na etapa 525. A Figura 6 apresenta uma unidade de controle remoto ilustrativa suportando o uso das listas de serviços favoritos, como descrito anteriormente. A tecla "Busca" 890 pode ser utilizada para navegar através das listas de serviços hierárquicas de modo que listas de serviços favoritos ordenadas hierarquicamente sucessivas sejam exibidas quando do pressionamento sucessivo correspondente da tecla 890. Alternativamente, a tecla Busca 890 pode ser designada com funções diferentes quando do pressiona-mentos da tecla sucessivos para simplificar a criação e manipulação do Usuário das listas de serviços. Por exemplo, nos processos das Figuras 7 e 8, o pressionamento da tecla 890 uma segunda vez resulta em um serviço selecionado sendo adicionado a uma lista de serviços favoritos como discutido posteriormente em conexão com estas figuras. Além disso, uma tecla de seleção (por exemplo, a tecla "OK" 893 da Figura 6) é utilizada para selecionar um serviço realçado em uma lista de serviços favoritos particular. 0 uso das teclas 890 e 893 em combinação, como descrito nas Figuras 5, 7 e 8, facilita e simplifica a operação do Usuário do decodif icador 100 e das listas de serviços favoritos. 0 controlador 60 emprega o processo da Figura 7 para facilitar a adição de um serviço multimídia favorito para uma lista de serviços favoritos de uma Usuário particular durante a operação do serviço multimídia, isto é, durante a execução do programa, por exemplo. Na etapa 603, seguindo-se ao início na etapa 600, o controlador 60 (em conjunto com o decodificador 100) gera uma lista de menu dos serviços multimídia favoritos para exibição (na unidade 50) durante a operação concorrente de um serviço multimídia ("o serviço concorrente")# por exemplo, durante a execução do programa de vídeo tal como o programa 303 da Figura 3 ou a execução do CD. A lista de serviços favoritos é gerada como uma sobreposição ou como uma janela separada na imagem apresentada na unidade 50 durante o serviço concorrente. Além disso, a lista de serviços favoritos é gerada em resposta a um Usuário pressionando uma tecla Busca (por exemplo, a tecla 890 da unidade remota 70 da Figura 6). A lista de menu gerada na etapa 603 compreende um número fixo de localizações disponíveis para a adição dos serviços favoritos (dez localizações nos exemplos anteriormente apresentados nas Figuras 3 e 4). No entanto, em outras modalidades uma lista de serviços favoritos de comprimento variável pode ser gerada na qual os serviços adicionados podem ser alocados com uma classificação particular na lista e o número de serviços na lista pode ser expandido ou reduzido como requerido pela adição ou deleção pelo Usuário utilizando a manipulação do cursor e a unidade remota 70 ou qualquer outro dispositivo de entrada de dados (por exemplo, um teclado, mouse, etc . ) Na etapa 605, uma localização é selecionada na lista de serviços favoritos exibida anteriormente gerada na etapa 603 (por exemplo, as localizações 1 até 10 na lista 325 da Figura 3). Uma localização é selecionada na etapa 605 pela entrada direta (com a unidade remota 70) do código do item do menu identificando uma localização da lista disponível ou identificando um serviço a ser substituído. Alternativamente, uma localização pode ser selecionada pela navegação do cursor e pela seleção do item utilizando a unidade remota 70. Na etapa 608, o serviço concorrente é adicionado para a lista pelo controlador 60 na localização selecionada na etapa 605 em resposta ao pressionamento de um usuário da tecla Busca pela segunda vez (por exemplo, a tecla 890 da Figura 6) . Uma vez que o serviço seja adicionado junto a lista de serviços favoritos, ele pode ser ativado de uma maneira similar a esta anteriormente descrita nas etapa 510 e 515 da Figura 5. O processo da Figura 7 termina na etapa 610. O controlador 60 emprega o processo da Figura 8 para facilitar a adição de um serviço multimídia favorito a partir de uma primeira lista de serviços para uma segunda lista de serviços compreendendo os serviços favoritos de um Usuário particular. Seguindo-se ao início na etapa 620, o controlador 60 na etapa 623 selecionada um item de serviço apresentado em uma primeira lista de serviços na unidade 50 (Figura 2) . Um item de serviço é se- lecionado a partir da primeira lista na etapa 620 pela entrada direta de um código do item do menu ou pela navegação do cursor e pela seleção do item utilizando a unidade remota 70. A primeira lista de serviços pode compreender um ESG, EPG ou uma lista de serviços, canais, dispositivos periféricos ou interfaces que são empregados por um Usuário durante a organização, configuração ou inicialização, por exemplo, do decodificador 100.
Na etapa 625, o controlador 60 (operando com o decodif icador 100) , gera uma segunda lista de menu dos serviços multimídia favoritos para exibição na unidade 50 em resposta ao pressionamento pelo Usuário de uma tecla Busca (por exemplo, a tecla 890 apresentada na Figura 6). A segunda lista de menu gerada na etapa 625 (Figura 8) compreende um número fixo de localizações disponíveis para a adição de serviços favoritos. Em outras modalidades, no entanto, uma lista de serviços favoritos de comprimento variável pode ser gerada como anteriormente descrito em conexão com a Figura 7. Na etapa 627, uma localização é selecionada na lista de serviços favoritos exibida pela entrada direta de um código de identificação do item do menu ou pela navegação do cursor e pela seleção do item utilizando a unidade remota 70 (por exemplo, a seleção de uma das localizações 1 até 10 na lista 964 da Figura 4) . Na etapa 630, o serviço selecionado na etapa 625 é adicionado para a segunda lista de menu na localização selecionada na etapa 627 em resposta ao pressionamento de um Usuário da tecla Busca pela segunda vez (por exemplo, a tecla 890 da Figura 6) . Uma vez que o serviço seja adicionado para a lista de serviços favoritos, ele pode ser ativado de uma maneira similar a esta anteriormente descrita nas etapas 510 e 515 da Figura 5. O processo da Figura 8 termina na etapa 630. um exempio aa aplicação do processo da Figüra 8 é apresentado na Figura 4. Especificamente, na etapa 623, um filme de DVD - StarWars, (item 967 da Figura 4) é selecionado no EPG da Figura 4 seguindo-se ao rolamento do menu utilizando os ícones 957 e 955 (Figura 4) e a navegação do cursor utilizando a unidade remota 70, por exemplo. Na etapa 625, uma segunda lista de menu (964 da Figura 4) é gerada coimo uma sobreposição sobre o EPG e na etapa 627, o item 6( da lista 964) é selecionado como um item da lista a ser substituído. Na etapa 630, o filme Starwars é adicionado como o item 6 (da lista 964) substituindo o item 6 corrente. A arquitetura da Figura 2 e os processos ilustrativos das Figuras 5, 7 e 8 não são exclusivos. Outras arquiteturas e processos podem ser derivados de acordo com os princípios da invenção para realizar os mesmos objetivos. Além disso, as funções dos elementos do decodi-ficador 100 da Figura 2 e as etapas de processo das Figuras 5, 7 e 8 podem ser implementados como um todo ou em parte dentro das instruções programadas de um microprocessador .
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Método para permitir a navegação através de serviços multimídia favoritos selecionados pelo usuário com um sistema de interface de exibição na tela utilizando dados de programa de vídeo recebidos a partir de uma pluralidade de fontes diferentes, CARACTERIZADO por compreender as etapas de: gerar uma primeira exibição de menu de um primeiro conjunto de serviços multimídia favoritos compreendendo um subconjunto de serviços disponíveis onde os serviços incluindo um serviço de vídeo por difusão a partir de uma fonte de difusão remota e um serviço de vídeo que não é por difusão disponível a partir de um dispositivo local; selecionar um serviço desejado dentro da dita primeira exibição de menu em resposta â entrada do usuário; e adquirir o dito serviço desejado selecionado utilizando uma base de dados associando serviços individuais e itens do menu correspondentes na dita primeira exibição de menu com suas respectivas fontes remotas e locais.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por gerar uma segunda exibição de menu hierárquica de serviços favoritos compreendendo um subconjunto de serviços na dita primeira exibição de menu.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita segunda exibição de menu hierárquica é exibida em resposta a uma seleção do usuário de um item exibido na primeira exibição de menu.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por incluir a etapas de: selecionar o dito serviço desejado selecionado dentro da dita segunda exibição de menu hierárquica em resposta à entrada do usuário.
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por incluir as etapas de: adicionar um serviço para a dita segunda exibição de menu hierárquica em resposta â seleção de entrada do usuário.
6. Método, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita segunda exibição de menu hierárquica contém serviços multimídia favoritos associados com pelo menos um entre (a) um segundo tipo de serviço, (b) uma segunda fonte e (c) uma categoria de programa.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a primeira exibição de menu lista pelo menos dois entre (a) um canal de video, (b) uma página de rede da Internet, (c) um endereço de correio eletrônico e (d) um número de telefone.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita fonte de difusão remota inclui pelo menos uma entre fontes de (a) satélite, (b) cabo, (c) terrestre e (d) rede Internet, e o dito dispositivo local inclui pelo menos um entre (i) um VCR, (ii) um DVD, (iii) uma fonte de rede de área local, (iv) um PC, (v) uma caixa decodif icadora e (vi) um decodificador de vídeo local.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita primeira exibição de menu contém serviços favoritos associados com pelo menos um entre (a) um primeiro usuário, (b) um primeiro tipo de serviço e (c) uma primeira fonte.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita base de dados associa um serviço multimídia individual com um formato de sinal para uso ao adquirir e decodificar um serviço multimídia selecionado.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: gerar a dita primeira exibição de menu é automaticamente baseada em pelo menos um entre (a) critério de preferência predeterminado do usuário e (b) registros dos serviços mais freqüentemente utilizados.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a dita base de dados adicionalmente associa um serviço favorito adicional com um entre (a) um sinal analógico e (b) um sinal digital.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6182287B1 (en) Preferred service management system for a multimedia video decoder
JP4838427B2 (ja) ブロードキャストプログラム、プログラムガイドおよびチャネル識別データを獲得し処理するためのシステム
US7058654B1 (en) User interface and search system for internet and other applications
JP4037609B2 (ja) 放送システムにおける優先度双方向通信のためのマルチメディアデコーダ
US9213465B2 (en) System and method for processing and decoding MPEG compatible data and internet information
KR100929474B1 (ko) 컨텍스추얼 웹 페이지 시스템 및 방법
US7690012B2 (en) Positive parental control
US7150029B1 (en) System for formatting and processing multimedia program data and program guide information
JP4327349B2 (ja) マルチメディアプログラムデータおよびプログラムガイド情報をフォーマットして処理するためのシステム
JP5026569B2 (ja) 電子メール・メッセージを介してビデオ処理装置を動作させる方法
JP4849577B2 (ja) アプリケーション・ソフトウェア・プログラムにおいて広告に表示されたプログラムを選択する方法
US8763065B2 (en) Video integration
US20020124071A1 (en) Method and apparatus for customizing multimedia channel maps
JP4037610B2 (ja) 双方向ブロードキャストデータを優先度付けするシステム
US7269585B1 (en) User interface and search system for local and remote internet and other applications
JP4623912B2 (ja) プログラム及びチャネルを置換するプロセッサ、及びプログラムガイド情報
BRPI0008019B1 (pt) Preferred service management system for a multimedia video decoder
MXPA01007884A (en) A preferred service management system for a multimedia video decoder
MXPA00003573A (en) System for formatting and processing multimedia program data and program guide information