BRPI0006806B1 - aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado - Google Patents

aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0006806B1
BRPI0006806B1 BRPI0006806A BR0006806A BRPI0006806B1 BR PI0006806 B1 BRPI0006806 B1 BR PI0006806B1 BR PI0006806 A BRPI0006806 A BR PI0006806A BR 0006806 A BR0006806 A BR 0006806A BR PI0006806 B1 BRPI0006806 B1 BR PI0006806B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sequence
sequences
time interval
generated
time slot
Prior art date
Application number
BRPI0006806A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0006806A (pt
Inventor
Junyi Li
Rajiv Laroia
Sathyadev Venkata Uppala
Sundeep Rangan
Original Assignee
Flarion Technologies Inc
Lucent Technologies Inc
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Flarion Technologies Inc, Lucent Technologies Inc, Qualcomm Inc filed Critical Flarion Technologies Inc
Publication of BR0006806A publication Critical patent/BR0006806A/pt
Publication of BRPI0006806B1 publication Critical patent/BRPI0006806B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/02Channels characterised by the type of signal
    • H04L5/023Multiplexing of multicarrier modulation signals
    • H04L5/026Multiplexing of multicarrier modulation signals using code division
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/69Spread spectrum techniques
    • H04B1/713Spread spectrum techniques using frequency hopping
    • H04B1/7143Arrangements for generation of hop patterns
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B1/00Details of transmission systems, not covered by a single one of groups H04B3/00 - H04B13/00; Details of transmission systems not characterised by the medium used for transmission
    • H04B1/69Spread spectrum techniques
    • H04B1/713Spread spectrum techniques using frequency hopping
    • H04B1/7136Arrangements for generation of hop frequencies, e.g. using a bank of frequency sources, using continuous tuning or using a transform

Abstract

<b>aparelho e transceptor para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro disperso baseado em multiplexagem por divisão de freqüência ortogonal<d> seqüências de tom em um arranjo de variação de freqüência são geradas e atribuídas empregando-se vantajosamente uma combinação de um gerador de seqüência e um atribuidor de seqüência para gerar seqüências e atribuir as mesmas em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo. em um transmissor, o gerador de seqüência e atribuidor de seqüência, em combinação com um atribuidor de tom de usuário são empregados para gerar e atribuir seqüências de tom a um usuário em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo. em um receptor, o gerador de seqüência e atribuidor de seqüência, em combinação com um identificador de tom de usuário são empregados para gerar seqüências e identificar seqüências de tom de entrada a um usuário em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo. especificamente, a atribuição de seqüência em um intervalo de tempo é tal que uma pluralidade determinada de seqüências é atribuída a um usuário específico. esta divisão das tarefas facilita o uso de um gerador de seqüência que gera seqüências com as propriedades desejáveis de interferência e diversidade de freqüência e, que, deixa a tarefa de atribuir adequadamente estas seqüências entre um ou mais usuários ao atribuidor de seqüência. o atribuidor de seqüência funciona de tal modo que as propriedades de diversidade de freqüência e interferência para um ou mais usuários são preservadas, e isto é adicionalmente facilitado pela atribuição de seqüências de tal modo que as mesmas sobreponham ao máximo seqüências atribuídas anteriores. em uma modalidade da invenção, uma seqüência baseada em quadrado latino é gerada de acordo com um primeiro processo determinado. em uma segunda modalidade da invenção, uma seqüência baseada em cubo latino é gerada de acordo com um segundo processo determinado. em uma terceira modalidade da invenção, um hipercubo latino de seqüência baseada em dimensão determinada é gerada de acordo com um terceiro processo determinado. ainda em outra modalidade da invenção, os princípios da invenção são empregados para realizar a variação de banda de freqüência.

Description

"APARELHO PARA USO EM UM SISTEMA SEM FIO DE ACESSO MÚLTIPLO DE ESPECTRO ESPALHADO" Pedido Correlato O pedido de patente US 09/267.471 foi depositado em 11 de março de 1999.
Campo Técnico A presente invenção refere-se a sistemas de comunicação e mais particularmente a sistemas de comunicação sem fio e outros que empregam Acesso Múltiplo de Espectro Espalhado baseado em Multiplexação por Divisão de Frequência ortogonal.
Antecedentes da Invenção É importante que sistemas de comunicação sem fio sejam tão eficientes quanto possível para maximizar o número de usuários que podem ser adequadamente atendidos e maximizar taxas de transmissão de dados, se os serviços de dados forem fornecidos. Os sistemas de comunicação sem fio são tipicamente sistemas de meios compartilhados, isto é, há uma largura de banda disponível fixa que é compartilhada por todos os usuários do sistema sem fio. Tais sistemas de comunicação sem fio são frequentemente implementados como sistemas de comunicação denominados "celulares", nos quais o território sendo coberto é dividido em células separadas, e cada célula é servida por uma estação de base. É bem sabido no estado da técnica que aspectos desejáveis de sistemas de comunicação sem fio celulares são que a interferência entre células seja tão pequena quanto possível e que a interferência entre células seja tomada em média através de todos os usuários em células adjacentes.
Um sistema de interesse, conhecido, anterior, é revelado na patente OS 5.548.582 expedida em 20 de agosto de 1996 para Brajal e outros. O arranjo de Brajal e outros é um acesso múltiplo de espectro espalhado baseado em multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) empregado em um sistema de comunicação sem fio. Contudo, o arranjo de Brajal e outros não é otimizado para uso em um sistema de comunicação celular e falha em mostrar, revelar ou sugerir como otimizar padrões de saltos em frequência, atribuição de tom ou reutilização de largura de banda.
Mais recentemente, foram feitas tentativas para superar os problemas e limitações de arranjos como aquele revelado por Brajal e outros. Uma tal tentativa é revelada no pedido de patente OS de Laroia e outros, no. de série 09/267.471, depositado em 11 de março de 1999, e cedido ao cessionário do presente pedido de patente US. Embora o sistema de comunicação celular sem fio revelado no pedido de Laroia e outros opere satisfatoriamente em muitas aplicações, o mesmo é limitado em que é orientado para o uso de sequência de saltos em frequência especifica. Consequentemente, interferência não pode ser minimizada, e em aplicações de comunicação de dados a qualidade de serviço não é otimizada.
Sumário da Invenção Os problemas e limitações de arranjos de saltos em frequência conhecidos, anteriores, são superados empregando vantajosamente uma combinação única de um gerador de sequência e um atribuidor de sequência para gerar sequências e atribuir as mesmas em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo. Em um transmissor, o gerador de sequência e atribuidor de sequência, em combinação com um atribuidor de tom de usuário são empregados para gerar e atribuir sequências de tom a um usuário em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo. Em um receptor, o gerador de sequência e atribuidor de sequência, em combinação com um identificador de tom de usuário são empregados para gerar sequências e identificar sequências de tom de entrada para um usuário em uma base de intervalo de tempo por intervalo de tempo de acordo com sequências atribuídas pelo atribuidor de sequência.
Especificamente, a atribuição de sequência em um intervalo de tempo é tal que uma pluralidade determinada de sequências é atribuída a um usuário específico. Esta divisão das tarefas facilita o uso de um gerador de sequência que gera sequências com as propriedades desejáveis de interferência e diversidade de frequência e, que, deixa a tarefa de atribuir adequadamente estas sequências entre um ou mais usuários para o atribuidor de sequência. O atribuidor de sequência funciona de tal modo que as propriedades de diversidade de frequência e interferência para um ou mais usuários são preservadas, e isto é adicionalmente facilitado pela atribuição de sequências de tal modo que as mesmas sobreponham ao máximo sequências atribuídas anteriores.
Em uma modalidade da invenção, uma sequência baseada em quadrado Latino é gerada de acordo com um primeiro processo determinado.
Em uma segunda modalidade da invenção, uma sequência baseada em cubo Latino é gerada de acordo com um segundo processo determinado.
Em uma terceira modalidade da invenção, um hipercubo Latino de sequência baseada em dimensão determinada é gerado de acordo com um terceiro processo determinado.
Ainda em outra modalidade da invenção, os princípios da invenção são empregados para realizar saltos em banda de frequência.
Breve Descrição dos Desenhos A figura 1 ilustra uma representação de domínio de frequência na qual uma pluralidade determinada de tons é gerada em uma largura de banda determinada; A figura 2 ilustra uma representação de domínio de tempo de um tom f±; A figura 3 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um transmissor incluindo uma modalidade da invenção; A figura 4 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um receptor incluindo uma modalidade da invenção; A figura 5 ilustra, graficamente, a atribuição de sequências de tom; A figura 6 ilustra, graficamente, a atribuição de sequência para um intervalo de tempo; A figura 7 ilustra, graficamente, as atribuições de sequência para uma pluralidade de intervalos de tempo; A figura 8 ilustra um ambiente de multicélulas no qual a invenção possa ser vantajosamente empregada; A figura 9 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um transmissor empregando vantajosamente uma modalidade da invenção em uma aplicação de saltos em banda; A figura 10 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um receptor vantajosamente empregando uma modalidade da invenção em uma aplicação de saltos em banda; A figura 11 ilustra uma pluralidade de bandas de frequência cada uma incluindo uma pluralidade de tons; e A figura 12 ilustra um instante de um sistema celular de saltos em banda.
Descrição Detalhada Resumidamente, os sistemas de multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) empregam tons ortogonais em uma largura de banda de frequência determinada para transmitir dados de uma pluralidade de usuários ao mesmo tempo. Especificamente, para qualquer periodo de simbolo especifico T que é disponível para transmissão de símbolos, e uma largura de banda determinada W, o número de tons ortogonais disponíveis N, é WT. O espaçamento entre tons ortogonais é p=l/T. A figura 1 ilustra uma representação de domínio de frequência na qual uma pluralidade determinada de tons é gerada em uma largura de banda prescrita. Neste exemplo, a largura de banda W é empregada para gerar um total de N tons, isto é, i = 1, ...N. Os tons são separados em p=1/T, onde T é a duração de um símbolo OFDM. Observe que os tons empregados nesta modalidade da invenção são gerados de forma diferente daqueles gerados para um sistema de banda estreita. Especificamente, em um sistema de banda estreita a energia de cada tom é estritamente confinada a uma largura de banda estreita centrada em torno da frequência de tom, ao passo que em um sistema OFDM que é um sistema de banda larga a energia em um tom específico é deixada vazar para dentro da largura de banda inteira W, porém é de tal modo disposta que os tons nâo interferem um com o outro, A figura 2 ilustra uma representação de domínio de tempo de tom /■ no período de símbolo T. Novamente, observe que em cada período de símbolo T, os dados podem ser transmitidos em cada um dos tons substancialmente simultaneamente. A figura 3 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um transmissor OFDM 300 incluindo uma modalidade da invenção. Especificamente, são mostrados gerador de sequência 301, atribuidor de sequência 302, atribuidor de tom de usuário 303 é bits de usuário para mapeador de forma de onda 304 . Bits de usuário bi são fornecidos via terminal de entrada 305 aos bits de usuário e mapeador de forma de onda 304 onde são mapeados utilizando tons {/1, . . . fi, . . . ein uma forma de onda representada por y , que é fornecida à antena 30 6 para transmissão. O gerador de sequência 301 gera as sequências de saltos em frequência. Especificamente, a sequência Si = í/ b /iSi, hSÍ----} é gerada, neste exemplo, de acordo com um dos vários processos.
Uma sequência de Quadrado Latino é gerada por = (ak + Si)mod p, onde p, a e Si são números inteiros, p é um número primo ou uma potência de um número primo, k é um indice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Quadrado latino é p.
Uma sequência de Cubo Latino é gerada por , , onde p, a e Si são números inteiros, p é um número primo ou uma potência de um número primo, é o maior número inteiro menor do que k/p, k é um indxce de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Cubo Latino é p' .
Um Hipercubo Latino, por exemplo, de dimensão L, é gerado por , onde p, a e s, sâo números inteiros, p é um número primo ou uma potência de um número primo, é o maior número inteiro menor do que k/p1’1, k é um índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Hipercubo Latino é p1"1 . A sequência gerada S; é fornecida como entrada ao atribuidor de tom de usuário 303. O atribuidor de sequência 302 atribui sequências a um usuário pela duração de um intervalo de tempo, a saber, Tsurr · Cada intervalo de tempo Tsurr inclui intervalos de tempo de permanência d, cada um tendo duração Td, e cada intervalo de permanência inclui símbolos y cada de duração T. Desse modo, Td = y.T e T:ÍL0T = d.Td. Observe também que Τ;π.ο·Γ inclui intervalo de tempo de permanência k até k+d-1, onde k é o índice de intervalo de tempo de permanência. Cada intervalo de tempo de permanência pode incluir um ou mais tons determinados. Além disso, observe que os tons de usuários diferentes não colidem em uma célula. Isto é claramente ilustrado na figura 5, que ilustra graficamente a atribuição de sequências de tom e na figura 6, que ilustra graficamente a atribuição de sequência para um intervalo de tempo. Observe que na figura 5 tons atribuídos a um primeiro usuário são mostrados em esboço sólido e denotado nu, enquanto tons atribuídos a um segundo usuário são mostrados em esboço tracejado e denotados m2. Diversos tons atribuídos ao primeiro usuário são identificados, a saber, /*/'', /κ + Γ”, e /κ+2'" * A figura 6 mostra a sequência S; = /cá'1, Ji:>', . . ./rí’1, ♦ · ♦ f e a sequência de tons atribuída a um primeiro intervalo de tempo de usuário, a saber, /,:. i-;”', onde i — 1, . . . nii , A figura 7 ilustra, graficamente, as atribuições de sequência para uma pluralidade de intervalos de tempo. Uma atribuição de sequência no intervalo de tempo de ordem j é Φ - s -|, 21 . .. onde sequências m, sâo atribuídas como mostrado na figura 7. Realmente, as sequências sâo atribuídas de tal modo que Φ} - argmax<t> 3 Π^ϋΦ,,jj-Especificamente, são mostradas na figura 7 a sequência S„-.i = Ξ·,ι, . . .Si,rn! pâra o intervalo de tempo 1 e a sequência Srr:=, = Sj(i, . . . Ξή,ΓΓ.ί para o intervalo de tempo j. A atribuição de sequência atual é tal de modo a sobrepor ao máximo às atribuições de sequência anteriores. Este arranjo facilita boa interferência & diversidade de frequência para um ou mais usuários. Quando há múltiplos usuários que necessitam ser atribuídos o mesmo conjunto de sequências para facilitar a condição de sobreposição máxima, outros critérios devem ser incorporados como a distância dos usuários da estação de base para servir como um desempatador. Qs usuários mais distantes ainda da estação de base atual tendo preferência na atribuição visto que eles são mais prováveis de ocasionar mais interferência aos sinais nas estações de base vizinhas do que os usuários próximo à estação de base atual. A saída de atribuição de sequência do· atribuidor de sequência 302 é fornecida como outra entrada para o atribuidor de tom de usuário 303. Q atribuidor de tom de usuário 303 é responsivo às saídas fornecidas do gerador de sequência 301 e atribuidor de sequência 302 para gerar a sequência de tons para o usuário específico, a saber, tons {/:,,, ♦ /,, Tons ./:·,} sâo fornecidos aos bits de usuário para mapeador de forma de onda 304 onde são empregados para modular os bits de usuários bi para gerar uma forma de onda de saída, a saber ^c,c. Observe que Cl pode resultar, por exemplo, de codificação de correção de erro ou modulação de bit de bits de usuário b j, . Tais codificadores e moduladores sâo bem conhecidos no estado da técnica e sâo considerados parte de bits de usuário para o mapeador de forma de onda 304 . A forma de onda ^ciei,2'Tl'' é fornecida à antena 306 para transmissão como desejado. A figura 8 ilustra saltos em frequência em um ambiente de multicélulas no qual uma modalidade da invenção é vantajosamente empregada. Observe que cada célula é atribuída uma constante diferente "a", onde a constante a define uma família de sequências e é empregada na geração da família especifica de sequências, como descrito acima para as sequências de Quadrado Latino, Cubo Latino e Hipercubo Latino. A figura 4 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes de um receptor 400 incluindo uma modalidade da invenção. Os elementos do receptor 400 que são essencialmente idênticos em construção e funcionalidade com aqueles elementos mostrados na figura 3, e descritos acima, não serão descritos novamente em detalhe. Por conseguinte, o identificador de tom de usuário 401 é responsivo às saldas fornecidas do gerador de sequência 301 e atribuidor de sequência 302, como descrito acima, para gerar a sequência de tons para o usuário especifico, a saber, tons {/1, . . ./i, . . ./m} . Tons {/i, . . ./±, . . ./m} . são fornecidos à forma de onda para mapeador de bits de usuário 4 02, onde são empregados para desmodular a forma de onda recebida via antena 403, a saber, ^c.ej2rfit r para obter bits de usuário bi. A seguir, os bits de usuário bi são fornecidos como uma saida a ser utilizada conforme desejado. Observe que Ci pode resultar, por exemplo, de codificação de correção de erro ou modulação de bit de bits de usuário b± em um transmissor remoto. Portanto, Ci deve ser decodificado por conseguinte utilizando um decodificador de correção de erro ou desmodulado utilizando um desmodulador de bits. novamente, tais decodificadores e desmoduladores são bem conhecidos no estado da técnica e são considerados parte de forma de onda para mapeador de bits de usuário 402.
Observe que o transmissor 300 e receptor 400 formam um transceptor para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo OFDM de saltos em frequência, em unidades móveis ou em estações de base. A figura 9 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificado, detalhes do transmissor 900 que pode empregar vantajosamente uma modalidade da invenção em uma aplicação de saltos em banda. Novamente, os elementos do transmissor 900 que são essencialmente idênticos em construção e funcionalidade como aqueles mostrados na figura 3 para transmissor 300 foram similarmente numerados e não serão descritos novamente em detalhe. As únicas diferenças entre transmissor 300 e 900 estão no uso de saltador de banda 902 para acionar o gerador de sequência 901 através, neste exemplo, de bandas de frequência B: , B; e B. , a saber, B{0,1,2}, como mostrado na figura 11, e os processos de geração de sequência. Também é mostrado na figura 11 que cada banda inclui tons p e que a largura de banda para uma célula é W0. Neste exemplo, o gerador de sequência 901 gera a sequência de tom de acordo com um de vários processos. O gerador de sequência 301 gera as sequências de saltos em frequência. Especificamente, a sequência S, = {/e”1, /;; 1, . . ./:/1, - - - } é gerada, neste exemplo, de acordo com um de vários processos.
Uma sequência de Quadrado Latino é gerada por = {ak + Si)mod p + Bp, onde p, a e s: são números inteiros, p é um número primo ou uma potência de um número primo, B é a banda de frequência k é um índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Quadrado Latino é p, Uma sequência de Cubo Latino é gerada por , onde p, a e Si são número inteiros,Jp é um número primo ou uma potência de um número primo. B é a banda de frequência, ^ é o maior número inteiro menor do que k/p, k é um Índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Cubo Latino é p".
Um Hipercubo Latino, por exemplo, de dimensão L, é gerado por +si)modp+Bp , onde p, a e S; são números inteiros, p é um número primo ou uma potência de um número primo, B é a banda de frequência, é o maior número inteiro menor do que k/p1’1, k é um índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Hipercubo Latino é p1-1. A figura 10 mostra, em forma de diagrama em blocos simplificada, detalhes do receptor 1000 que pode empregar vantajosamente uma modalidade da invenção em uma aplicação de saltos em banda. Novamente, os elementos do receptor 1000 que são essencialmente idênticos em construção e funcionalidade àqueles mostrados na figura 4 para o receptor 400 foram similarmente numerados e não serão descritos novamente em detalhe. As únicas diferenças entre os receptores 400 e 1000 estão no uso de saltador de banda 902 para acionar o gerador de sequência 901 através, neste exemplo, das bandas de frequência Bo, Bi e B2, a saber, B{0,1,2} como mostrado na figura 11, e os processos de geração de sequência. O saltador de banda 902 e o gerador de sequência 901 são idênticos em construção e funcionalidade como aqueles mostrados na figura 9 e descritos acima. A figura 12 ilustra um instante de um sistema celular de variação de banda. Como exemplo simples, considere um próximo instante do sistema celular de variação de banda no qual as bandas de frequência na célula a1 são tais que as bandas de frequência Bo, Bi e B2 se tornam Bi, B2 e Bo, respectivamente. A seguir, por exemplo nas células a3 *7, as bandas de frequência giram de tal modo que as bandas de frequência Bo, Bi e B2 se tornam Bi, B2 e Bo, respectivamente. Consequentemente, não há colisão de bandas de frequência na vizinhança da célula.
Novamente, observe que o transmissor 900 e receptor 1000 formam um transceptor para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo OFDM de variação de banda, em unidades móveis ou em estações de base.
As modalidades acima descritas são, evidentemente, simplesmente ilustrativas dos princípios da invenção. Realmente, inúmeros outros métodos ou aparelhos podem ser projetados por aqueles versados no estado da técnica sem se afastar do espírito e âmbito da invenção.

Claims (9)

1. Aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado, compreendendo: um gerador de sequência (301) para gerar uma ou mais sequências, as sequências sendo usadas para representar sequências de tons; e caracterizado pelo fato de gue compreende: um atribui dor de sequência (302) para atribuir uma ou mais sequências de uma ou mais sequências prescritas em uma base de intervalo de tempo para intervalo de tempo, onde cada intervalo de tempo inclui um número prescrito de intervalos de tempo de permanência com cada Intervalo de tempo de permanência possuindo uma duração predeterminada e cada intervalo de tempo de permanência incluindo um ou mais tons prescritos, e em que as uma ou mais sequências prescritas são atribuídas de forma que <Pj = argmcrrz ψ} n [uf φ^-1\ onde <Pj = sj>Zf... , j é uma atribuição de sequência no j-ésimo intervalo de tempo com m, sequências atribuídas, de modo que, uma atribuição de sequência atual se sobrepõe de forma máxima às atribuições de sequência anteriores,
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as uma ou mais sequências são atribuídas pela duração de um intervalo de tempo.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho é para uso em um transmissor OFDM.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o gerador de sequência gera sequências baseadas em cubo Latino.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que as sequências geradas têm a forma 51 = , fflt..., f*', ...} e a sequência de cubo Latino é gerada pormod p, onde p, a e s; são números inteiros, p ê um número primo ou uma potência de um número primo, é o maior número menor do que k é um índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Cubo latino é p'.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o gerador de sequência gera sequências baseadas em hipercubo Latino.
7. Aparelho, de acorde com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as sequências geradas têm a forma S1= (/;. /í.. ,... j e a sequência de hipercubo Latino ·· 1 í é gerada por /.’· = <ybi - .v, >mod p onde p, a e sL sao .'-1 _pl números inteiros, p é um número primo ou urna potência de um número primo, é o maior número inteiro menor do que , k é um índice de intervalo de tempo de permanência, e a periodicidade da sequência de Hipercubo Latino é p'~*.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir ainda uma unidade de saltador de banda {902) para gerar uma pluralidade de bandas de frequência e para fornecer as bandas de frequência em uma sequência prescrita como uma saída, e em que o gerador de sequência é responsivo à sequência da pluralidade de bandas de frequência transmitidas para gerar uma ou mais sequências em uma banda de frequência fornecida.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho é para uso em um receptor OFDM.
BRPI0006806A 1999-12-23 2000-12-15 aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado BRPI0006806B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/472,074 US6553019B1 (en) 1999-12-23 1999-12-23 Communications system employing orthogonal frequency division multiplexing based spread sprectrum multiple access

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0006806A BR0006806A (pt) 2001-07-24
BRPI0006806B1 true BRPI0006806B1 (pt) 2016-06-14

Family

ID=23874099

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0006806A BRPI0006806B1 (pt) 1999-12-23 2000-12-15 aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado

Country Status (11)

Country Link
US (1) US6553019B1 (pt)
EP (3) EP1111834B1 (pt)
JP (1) JP4593767B2 (pt)
KR (1) KR100804920B1 (pt)
CN (1) CN1301089B (pt)
AT (2) ATE515851T1 (pt)
AU (1) AU772662B2 (pt)
BR (1) BRPI0006806B1 (pt)
CA (1) CA2327980C (pt)
DE (1) DE60042007D1 (pt)
ES (3) ES2322537T3 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2432190A3 (en) 2001-06-27 2014-02-19 SKKY Incorporated Improved media delivery platform
US7363039B2 (en) 2002-08-08 2008-04-22 Qualcomm Incorporated Method of creating and utilizing diversity in multiple carrier communication system
US6961595B2 (en) * 2002-08-08 2005-11-01 Flarion Technologies, Inc. Methods and apparatus for operating mobile nodes in multiple states
US8190163B2 (en) * 2002-08-08 2012-05-29 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus of enhanced coding in multi-user communication systems
KR100525799B1 (ko) * 2002-10-15 2005-11-03 국방과학연구소 주파수도약수열 발생장치
AU2003285902A1 (en) * 2002-10-17 2004-05-04 Alereon, Inc. Methods and apparatuses for reducing interference using frequency division multiple access
US7068703B2 (en) * 2003-02-18 2006-06-27 Qualcomm, Incorporated Frequency hop sequences for multi-band communication systems
CN101801078B (zh) * 2003-02-19 2013-10-09 高通股份有限公司 在多用户通信系统中的受控叠加编码
JP3860556B2 (ja) * 2003-04-04 2006-12-20 松下電器産業株式会社 基地局装置及び通信方法
US8593932B2 (en) * 2003-05-16 2013-11-26 Qualcomm Incorporated Efficient signal transmission methods and apparatus using a shared transmission resource
US7925291B2 (en) * 2003-08-13 2011-04-12 Qualcomm Incorporated User specific downlink power control channel Q-bit
US7039370B2 (en) * 2003-10-16 2006-05-02 Flarion Technologies, Inc. Methods and apparatus of providing transmit and/or receive diversity with multiple antennas in wireless communication systems
US8014781B2 (en) 2004-06-08 2011-09-06 Qualcomm Incorporated Intra-cell common reuse for a wireless communications system
US7460839B2 (en) 2004-07-19 2008-12-02 Purewave Networks, Inc. Non-simultaneous frequency diversity in radio communication systems
US7263335B2 (en) 2004-07-19 2007-08-28 Purewave Networks, Inc. Multi-connection, non-simultaneous frequency diversity in radio communication systems
US7379446B2 (en) 2004-10-14 2008-05-27 Qualcomm Incorporated Enhanced beacon signaling method and apparatus
US8537760B2 (en) * 2004-12-17 2013-09-17 Samsung Electronics Co., Ltd Method and system for dynamic hybrid multiple access in an OFDM-based wireless network
US20070211669A1 (en) * 2006-03-07 2007-09-13 Bhupesh Manoharlal Umatt Method and apparatus for searching radio technologies
CN101047402B (zh) * 2006-03-28 2010-09-08 华为技术有限公司 通信控制方法/系统
US7564910B2 (en) * 2006-04-17 2009-07-21 Zoran Kostic Method and system for communications with reduced complexity receivers
AU2008204768A1 (en) 2007-01-11 2008-07-17 Qualcomm Incorporated Using DTX and DRX in a wireless communication system
KR200452480Y1 (ko) * 2010-09-17 2011-02-28 박정숙 펜스용 결합구
CN107395251B (zh) * 2017-07-17 2019-07-02 电子科技大学 适用于多收发信机认知无线网络的跳频序列生成方法
GB201907409D0 (en) * 2019-05-24 2019-07-10 Airbus Defence & Space Ltd Method of assigning a bandwidth for radio communication

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4435821A (en) 1981-03-24 1984-03-06 Nippon Electric Co., Ltd. Receiver in a frequency hopping communication system
DE69434353T2 (de) 1993-12-22 2006-03-09 Koninklijke Philips Electronics N.V. Mehrträger-Frequenzsprungkommunikationssystem
US5914933A (en) * 1996-03-08 1999-06-22 Lucent Technologies Inc. Clustered OFDM communication system
US6192068B1 (en) * 1996-10-03 2001-02-20 Wi-Lan Inc. Multicode spread spectrum communications system
EP0841763B1 (en) * 1996-10-25 2003-12-10 Nokia Corporation Method for radio resource control
FI104142B (fi) * 1996-10-25 1999-11-15 Nokia Mobile Phones Ltd Radioresurssien käytön ohjausmenetelmä
JP3981899B2 (ja) * 1998-02-26 2007-09-26 ソニー株式会社 送信方法、送信装置及び受信装置
US6112094A (en) * 1998-04-06 2000-08-29 Ericsson Inc. Orthogonal frequency hopping pattern re-use scheme
CA2299568A1 (en) * 1999-03-11 2000-09-11 Lucent Technologies Inc. Orthogonal frequency division multiplexing based spread spectrum multiple access system using directional antenna
US6473418B1 (en) 1999-03-11 2002-10-29 Flarion Technologies, Inc. Orthogonal frequency division multiplexing based spread spectrum multiple access

Also Published As

Publication number Publication date
ES2322537T3 (es) 2009-06-23
EP2048809B1 (en) 2011-07-06
BR0006806A (pt) 2001-07-24
ATE515851T1 (de) 2011-07-15
EP2048809A1 (en) 2009-04-15
ATE429095T1 (de) 2009-05-15
AU772662B2 (en) 2004-05-06
EP1111834B1 (en) 2009-04-15
US6553019B1 (en) 2003-04-22
EP1111834A2 (en) 2001-06-27
EP1111834A3 (en) 2006-02-22
CA2327980C (en) 2007-02-13
JP4593767B2 (ja) 2010-12-08
CN1301089B (zh) 2011-12-07
DE60042007D1 (de) 2009-05-28
ES2400127T3 (es) 2013-04-05
CN1301089A (zh) 2001-06-27
EP2271023B1 (en) 2013-01-16
AU7229800A (en) 2001-06-28
ES2366143T3 (es) 2011-10-17
KR20010067478A (ko) 2001-07-12
KR100804920B1 (ko) 2008-02-20
JP2001230753A (ja) 2001-08-24
CA2327980A1 (en) 2001-06-23
EP2271023A1 (en) 2011-01-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0006806B1 (pt) aparelho para uso em um sistema sem fio de acesso múltiplo de espectro espalhado
US11716674B2 (en) Techniques for communicating synchronization signal timing information
ES2389242T3 (es) Selección de frecuencia inicial de pilotos
RU2404542C2 (ru) Совместно используемый канал сигнализации
US20090268910A1 (en) Apparatus and method for initialization of a scrambling sequence for a downlink reference signal in a wireless network
US20140321510A1 (en) Frequency hopping pattern and method for transmitting uplink signals using the same
US20100172235A1 (en) System and method for initialization of a scrambling sequence for a downlink reference signal
KR20110044938A (ko) Sa-프리앰블을 전송하는 방법 및 기지국과, 상기 sa-프리앰블 수신하는 방법 및 사용자기기
JP2017530599A (ja) ワイヤレスネットワークにおける改善された通信効率のためのシステムおよび方法
US11121846B2 (en) Method and apparatus for transmitting data or control information in wireless communication system
EP2327182A2 (en) Identification of packet traffic transmitted by various devices operated in multiple overlapped frequency bands in packet-based ofdm systems
US20120176992A1 (en) Wireless transmission apparatus, wireless reception apparatus, and wireless communication method
CN102378368A (zh) 用于发送测距信号的方法和用户设备以及用于接收测距信号的方法和基站
US20050135517A1 (en) Increasing effective number of data tones in a multi-antenna multi-tone communication system
JPWO2007135733A1 (ja) 無線基地局装置
US8953536B2 (en) Method and a user equipment for transmitting a signal, and a method and a base station for receiving a signal
ES2700452T3 (es) Procedimiento, sistema y dispositivos para reducir interferencias en redes de comunicación inalámbrica de OFDMA
Shen et al. Demonstration of pattern division multiple access with message passing algorithm for multi-channel mmWave uplinks via RoF mobile fronthaul
CN110380748B (zh) 一种加扰信号生成方法
KR102437621B1 (ko) 무선 통신 시스템에서 데이터 또는 제어 정보를 송신하기 위한 방법 및 장치
EP3292724B1 (en) Systems and methods for partial collision multiple access
JP2010200266A (ja) 無線送信装置、無線受信装置および送信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Free format text: FLARION TECHNOLOGIES, INC. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: QUALCOMM INCORPORATED (US)

Free format text: TRANSFERIDO DE: FLARION TECHNOLOGIES, INC.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04Q 7/22 , H04J 11/00

Ipc: H04J 11/00 (2006.01), H04B 1/713 (2011.01)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/06/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.