BRMU9101168U2 - poste prÁtico para cerca - Google Patents

poste prÁtico para cerca Download PDF

Info

Publication number
BRMU9101168U2
BRMU9101168U2 BRMU9101168U BRMU9101168U2 BR MU9101168 U2 BRMU9101168 U2 BR MU9101168U2 BR MU9101168 U BRMU9101168 U BR MU9101168U BR MU9101168 U2 BRMU9101168 U2 BR MU9101168U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ground
post
practical
triangular
fence
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
George Wilson De Paula Rodrigues
Original Assignee
George Wilson De Paula Rodrigues
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by George Wilson De Paula Rodrigues filed Critical George Wilson De Paula Rodrigues
Priority to BRMU9101168 priority Critical patent/BRMU9101168U2/pt
Publication of BRMU9101168U2 publication Critical patent/BRMU9101168U2/pt

Links

Landscapes

  • Fencing (AREA)

Abstract

Poste Prático para Cerca. Patente de Modelo de Utilidade de um poste de cerca, para uso em áreas rurais, urbanas e similares, é compreendida por um poste desenvolvido, redominantemente, em duas seções transversais distintas: a primeira refere-se a parte externa ao solo 1 constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2, dotado de tubos transversais ao seu eixo longitudinal 3, por onde serão passados os fios e contenção de cerca 4 ou para a fixação de telas 5; a segunda seção transversal referente a parte interna ao solo 6 será confeccionada no formato triangular (fig. 5), caso em que possuirá uma aba 9 em cada vértice do triângulo formado pelo encontro das chapas laterais, que tem como finalidade dificultar o movimento de rotação do poste, ou o formato quadrado (fig. 6). Em ambos formatos será fixada uma chapa de base 10, triangular (fig. 5) ou quadrada (fig. 6), de dimensões maiores que as da seção da parte interna ao solo 6, formando assim abas em todo o seu perímetro, com a finalidade de dificultar o arranque do poste para fora do solo. usando aplicado em solos rochosos e pavimentos rígidos, inclinados ou não, a parte interna ao solo 21 será constituída de um ou de dois dos sistemas: o primeiro será um istema deslizante, do tipo telescópico, com a finalidade de adequação às diversas profundidades do leito rochoso; o segundo sistema consiste de uma base articulável (fig. 10), para acomodar a base às distintas inclinações dos pisos rígidos.

Description

"POSTE PRÁTICO PARA CERCA". A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo apresentar um modelo de poste, prático para cerca, para uso em áreas rurais, urbanas e similares, ao qual foi dada original construção, com vistas a melhorar a sua utilização e eficiência em relação aos semelhantes já existentes.
Atualmente, os postes para cercas, em sua maioria, são produtos de origem vegetal (madeiras nobres ou não), em formatos cilíndricos (no caso do eucalipto) ou, geralmente, em lascas (nos demais tipos de madeiras). Existem também postes que são confeccionados em concreto armado, metais e materiais reciclados.
A geometria utilizada nos postes para cercas já existentes no mercado possuem alguns inconvenientes que podem-lhes ser atribuídos, como por exemplo:
As cercas confeccionadas com postes feitos em madeira nobre (lascas) possuem seções, geralmente, triangulares, ao longo de todo seu curso, formando quinas que em contato com o animal podem provocar ferimentos.
As cercas confeccionadas com postes feitos em madeiras de eucalipto possuem seção transversal circular, ao longo de todo o seu curso, evitando ferimentos maiores quando em contato com animais. Entretanto, sua geometria circular abaixo do nível do solo facilita o desalinhamento da cerca quando submetida aos diversos esforços, comprometendo sua fixação e tornando assim o poste oscilante (bambo).
Os postes de metal (geralmente de seção circular), e os de concreto armado (geralmente de seção quadrada), existentes no mercado, possuem uma seção única ao longo de todo seu comprimento, isto é, não há modificação da seção transversal da parte externa para a parte interna ao solo, possuindo, assim, os mesmos inconvenientes dos postes de eucalipto e dos postes de madeira nobre (lascas).
A fixação dos modelos de postes supracitados, sobre solos rochosos (lajes de pedra) ou em pavimentos rígidos, não é prática e nem econômica, pois demanda muito tempo e custos elevados na execução de um único furo, a fim de se alcançar a profundidade ideal para sua fixação, quanto mais em uma seqüência de furos.
Tendo em vista esses problemas e no propósito de superá-los, foi desenvolvido o seguinte poste prático para cerca, objeto da presente patente: consiste em fabricar o poste de cerca, basicamente, com duas seções transversais distintas. A primeira refere-se a parte externa ao solo cuja seção será de forma circular, para que não haja a formação de quinas que, em caso de impactos, poderiam provocar ferimentos mais graves nos animais cercados. Por outro lado, a segunda seção transversal referente a parte interna ao solo será confeccionada no formato triangular ou quadrado, no intuito de promover uma melhor fixação do poste ao solo, contribuindo para inibir os efeitos de rotação e oscilação da peça, comuns aos postes de base circular que ocorrem quando o animal submete a cerca, ou o próprio poste, a esforços contínuos.
Para solucionar o problema de fixação dos postes de cerca quando aplicado sobre solos rochosos (lajes de pedra) ou em pavimentos rígidos, foi desenvolvida uma configuração especial para a parte interna ao solo, tornando-a articulável, para a fácil instalação em diversas inclinações dos pisos rígidos encontrados, e no formato telescópico, gerando uma versatilidade para distintas profundidades de camadas rochosas em relação ao nível do solo. Sua chapa de base contará também com furos para a fixação de parafusos especiais.
Os desenhos anexos mostram o "Poste Prático para Cerca", objeto da presente patente, nos quais:
A fig. 1 mostra a vista frontal do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular. A fig. 2a mostra a vista lateral do poste prático
para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular, com a utilização de fios para contenção.
A fig. 2b mostra a vista lateral do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular, com a utilização de tela para contenção.
A fig. 3 mostra a vista superior do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular. A fig. 4 mostra o corte AA feito na vista superior (fig. 3) do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular.
A fig. 5 mostra a perspectiva do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato triangular.
A fig. 6 mostra a perspectiva do poste prático para cerca, com a parte interna ao solo fixa e no formato quadrado.
A fig. 7 mostra a vista frontal do poste prático para cerca, com uma configuração especial para a parte interna ao solo, no formato quadrado e telescópico, cuja base é articulável.
A fig. 8 mostra a vista lateral do poste prático para cerca, com uma configuração especial para a parte interna ao solo, no formato quadrado e telescópico, cuja base é articulável.
A fig. 9 mostra a vista superior do poste prático para cerca, com uma configuração especial para a parte interna ao solo, no formato quadrado e telescópico, cuja base é articulável.
A fig. 10 mostra a perspectiva do poste prático para cerca, com uma configuração especial para a parte interna ao solo, no formato quadrado e telescópico, cuja base é articulável. A fig. 11 mostra em detalhe a vista superior da
base articulável.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o modelo "Poste Prático para Cerca", objeto da presente patente, consiste de um poste (fig.l, fig.2a, fig.2b, fig.3, fig.4, fig.5 e fig.6) cuja parte externa ao solo 1 será constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2, dotado de tubos transversais ao seu eixo longitudinal 3, que tem por finalidade facilitar o transpasse dos fios e protegê-los de eventuais rupturas que podem ser causadas pela fricção do fio com a borda viva dos furos no tubo 1, por onde serão passados os diversos fios de contenção de cerca 4 (fig.2a) ou para a fixação de telas 5 (fig.2b); dita parte do poste que permanecerá externa ao solo 1 é contínua à parte interna ao solo 6, que poderá ter sua seção na forma triangular (fig. 5) ou quadrada (fig. 6), formando uma peça única rígida por meio do engaste do tubo 1 na parte que ficará interna ao solo 6 pela placa de topo 7, e do auxílio dos elementos triangulares de fixação 8.
A referida parte do poste que ficará interna ao solo 6, quando desenvolvida na forma triangular (fíg. 5), possuirá uma aba 9 em cada vértice do triângulo formado pelo encontro das chapas laterais, que tem como finalidade dificultar o movimento de rotação do poste. Na extremidade inferior da parte interna ao solo 6 será fixada uma chapa de base 10, triangular (fig. 5) ou quadrada (fíg. 6), de dimensões maiores que as da seção da parte interna ao solo 6, formando assim abas em todo o seu perímetro, com a finalidade de dificultar o arranque do poste para fora do solo.
Na solução do problema de fixação do "Poste Prático para Cerca" sobre solos rochosos (lajes de pedra) ou em pavimentos rígidos (fig.7, fig.8, fig.9, fig. 10 e fig. 11), serão incrementados na parte interna ao solo 21, conforme as necessidades, um ou dois dos sistemas descritos: o primeiro será composto por um sistema deslizante do tipo telescópico, com a finalidade de adequação do "Poste Prático para Cerca" às diversas profundidades do leito rochoso em relação ao nível do solo; o segundo sistema consiste de uma base articulável (fig. 10), com a finalidade de acomodar a base às distintas inclinações de pisos rochosos, ou de pavimentos rígidos.
O sistema telescópico será formado por uma peça fixa 11 à parte externa ao solo 1, de seção quadrada e que contém furos 12 ao longo de seu comprimento para ajuste da altura necessária. A dita peça 11 deslizará sobre uma peça 13 que tem a função de auxiliar no ajuste da altura, e interligar a base articulável à peça fixa 11, formando assim o "Poste Prático para Cerca".
A fig. 10 representa uma vista superior da base articulada, composta por três chapas, sendo uma chapa de base quadrada 14 com quatro furos 15, próximos aos seus vértices, por onde serão passados parafusos 16 de fixação específicos para solos rochosos e pavimentos rígidos; e duas chapas paralelas 17 entre si, unidas perpendicularmente à chapa de base quadrada 14, a qual possuem dois tipos de furação: o primeiro 18, de forma central, é destinado à instalação do eixo de rotação 19 da base articulada (fig. 10) que transpassará a peça de número 13, realizando assim a conexão entre o sistema da base articulada e o sistema deslizante telescópico. O segundo tipo de furação 20, de forma semi-circular, é destinado para travamento da base articulada, na posição desejada, após a análise da angulação apresentada pelo solo rochoso ou pelo pavimento rígido.

Claims (4)

1.) "Poste Prático para Cerca" compreendido por um poste cuja parte externa ao solo 1 será constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2 é caracterizado pelo fato de possuir, predominantemente, duas seções transversais distintas. A primeira refere-se a parte externa ao solo 1 constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2, dotado de tubos transversais ao seu eixo longitudinal 3, que tem por finalidade facilitar o transpasse dos fios e protegê-los de eventuais rupturas que podem ser causadas pela fricção do fio com a borda viva dos furos no tubo 1, por onde serão passados os diversos fios de contenção de cerca 4 ou para a fixação de telas 5. A segunda seção transversal referente a parte interna ao solo 6 será confeccionada no formato triangular (fig. 5) ou quadrado (fig. 6), formando uma peça única rígida por meio do engaste do tubo 1 na parte que ficará interna ao solo 6 pela placa de topo 7, e do auxílio dos elementos triangulares de fixação 8.
2.) "Poste Prático para Cerca" compreendido por um poste cuja parte externa ao solo 1 será constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2 é caracterizado pelo fato da parte do poste que ficará interna ao solo 6, quando desenvolvida na forma triangular (fig. 5), possuirá uma aba 9 em cada vértice do triângulo formado pelo encontro das chapas laterais, que tem como finalidade dificultar o movimento de rotação do poste.
3.) "Poste Prático para Cerca" compreendido por um poste cuja parte externa ao solo 1 será constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2 é caracterizado pelo fato que na extremidade inferior da parte interna ao solo 6 será fixada uma chapa de base (10), triangular (fig. 5) ou quadrada (fig. 6), de dimensões maiores que as da seção da parte interna ao solo 6, formando assim abas em todo o seu perímetro, com a finalidade de dificultar o arranque do poste para fora do solo.
4.) "Poste Prático para Cerca" compreendido por um poste, quando desenvolvido para aplicação em solos rochosos e pavimentos rígidos, inclinados ou não, terá sua parte externa ao solo 1 constituída de um tubo de forma circular, fechado na parte superior 2, e é caracterizado pelo fato da parte do poste que ficará interna ao solo 21 superior 2, e é caracterizado pelo fato da parte do poste que ficará interna ao solo 21 ser constituída, conforme as necessidades, de um ou de dois dos sistemas descritos: o primeiro será composto por um sistema deslizante do tipo telescópico, com a finalidade de adequação do "Poste Prático para Cerca" às diversas profundidades do leito rochoso em relação ao nível do solo; o segundo sistema consiste de uma base articulável (fig.10), com a finalidade de acomodar a base às distintas inclinações de pisos rochosos, ou de pavimentos rígidos.
BRMU9101168 2011-06-06 2011-06-06 poste prÁtico para cerca BRMU9101168U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9101168 BRMU9101168U2 (pt) 2011-06-06 2011-06-06 poste prÁtico para cerca

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9101168 BRMU9101168U2 (pt) 2011-06-06 2011-06-06 poste prÁtico para cerca

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9101168U2 true BRMU9101168U2 (pt) 2013-06-25

Family

ID=48651822

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9101168 BRMU9101168U2 (pt) 2011-06-06 2011-06-06 poste prÁtico para cerca

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9101168U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9458645B1 (en) Modular fence kit
US9650832B2 (en) Tri-truss self-closing gate
US8882083B2 (en) Guardrail
US10428552B2 (en) Post anchor
BR112015011037B1 (pt) Poste
ES2246548T3 (es) Tejado de nave de montaje rapido.
BRMU9101168U2 (pt) poste prÁtico para cerca
US6427417B1 (en) Elements and method for retaining wall structures
JPS644918Y2 (pt)
AU2005222494B1 (en) A Post Assembly
CN203947859U (zh) 一种适用于坡地地形的围栏结构
US1408007A (en) Metallic fencepost
BR202021014470U2 (pt) Disposições aplicadas em grade modular para animais domésticos
CN107023214A (zh) 可周转式快速安装临时围墙
JP6855052B2 (ja) 板材ホルダ及び板材補助ホルダ
CN209413435U (zh) 一种园林护栏
CN220927697U (zh) 一种水利工程用挡水墙
ES2399864B1 (es) Sistema de colocacion y sujecion de una malla de cerramiento a un poste
KR200313322Y1 (ko) 아이스링크의 휀스상부 방호벽지주
CN209670471U (zh) 一种园林种植围栏
KR200452480Y1 (ko) 펜스용 결합구
US1169823A (en) Fence-post.
KR200335496Y1 (ko) 조립식 펜스
US1643100A (en) Fence post
ES2293841B1 (es) Primer certificado de adicion a la patente n 200501803 "sistema de anclajes de seguridad para la construccion de edificios".

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired