BRMU9002154U2 - conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise - Google Patents

conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise Download PDF

Info

Publication number
BRMU9002154U2
BRMU9002154U2 BRMU9002154U BRMU9002154U2 BR MU9002154 U2 BRMU9002154 U2 BR MU9002154U2 BR MU9002154 U BRMU9002154 U BR MU9002154U BR MU9002154 U2 BRMU9002154 U2 BR MU9002154U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filter
hemodialysis
capillary
connector
machine
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Maia Edson Pereira
Original Assignee
Maia Edson Pereira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Maia Edson Pereira filed Critical Maia Edson Pereira
Priority to BRMU9002154 priority Critical patent/BRMU9002154U2/pt
Publication of BRMU9002154U2 publication Critical patent/BRMU9002154U2/pt

Links

Landscapes

  • External Artificial Organs (AREA)

Abstract

CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE, especialmente de um conector (1) a ser utilizado em máquinas de hemodiálise com a finalidade de realizar a limpeza do filtro (2) dialisador, utilizando a própria solução disponibilizada pela máquina ligada à derivação (3), do tipo engate rápido, a ser conectada na entrada da bomba de sangue.

Description

"CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE"
Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um inédito "CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE", especialmente de um conector, com tripla derivação, utilizado para remoção do desinfetante utilizado na limpeza do filtro capilar de máquinas de hemodiálise, em que uma derivação é ligada à máquina de hemodiálise com a finalidade de promover a limpeza da parte externa do filtro capilar ligado a uma segunda derivação simétrica e oposta a primeira, sendo a parte interna do filtro lavada pelo fluido extravasado através da terceira derivação, ortogonal as duas outras, ligado à bomba de sangue da máquina de hemodiálise.
A hemodiálise é uma das formas de tratamento de pacientes que perderam a função renal de forma irreparável. Trata de um processo artificial que retira, por filtração, todas as substâncias indesejáveis/ prejudiciais resultantes da insuficiência renal. Portanto, a função renal de um determinado paciente poderá ser substituída por um filtro artificial e uma máquina de hemodiálise que bombeia o sangue através dos capilares sendo que no lado externo do filtro flui a solução de hemodiálise e no lado interno segue o sangue no contra fluxo, o que propicia a troca de toxinas deste com a solução. O tratamento da doença renal pela hemodiálise apresentou um
crescimento considerável nos últimos anos sendo um procedimento oneroso. Uma das maneiras de reduzir custos é a reutilização dos filtros (pela mesma pessoa), possibilitando que um maior número de pacientes se beneficie do tratamento. Além da economia, a reutilização dos filtros é capaz de eliminar resíduos tóxicos da membrana do capilar novo, reduzindo o risco da síndrome do primeiro uso. A reutilização dos filtros (dialisadores) é uma prática segura e autorizada pelos órgãos competentes desde que seguidos os parâmetros de avaliação.
Segundo KAUFMAN e LEVIN (2001), as etapas para o reprocessamento do dialisador são a lavagem, a remoção e a detecção do germicida.
A lavagem do filtro deve ser iniciada tão logo o compartimento de sangue for esvaziado. Inicialmente é realizada com solução salina, enquanto o sangue é devolvido ao paciente. Em seguida o dialisador é transferido para uma bancada. Usualmente, o compartimento de sangue é perfundido com água até estar visualmente sem resíduo. A seguir, a água é ultrafiltrada a partir do compartimento externo, sob pressão.
A limpeza do dialisador propriamente dito consiste na injeção de água sob determinada pressão retirando os coágulos e/ou fibrinas do seu interior. Em seguida é realizada a verificação da manutenção de sua capacidade funcional. O volume do compartimento de sangue é medido, substituindo-se o compartimento totalmente preenchido de água por ar e medindo o volume de líquido obtido.
Uma vez limpo, o dialisador é submetido a processos físicos ou químicos que inativam por completo os organismos vivos fazendo a esterilização normalmente com ácido peracético a 0,2%. O processo de remoção do agente germicida se dá por meio de
lavagem com solução fisiológica, da solução esterilizante dos tubos e do dialisador e, após, diálise em circuito fechado, contra o líquido de diálise fresco. Após este processo é realizado o teste para verificação da presença ou não de resíduos germicidas no circuito sangüíneo. O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes relacionados à lavagem / limpeza de filtro capilar ou dialisador como o Pl 0303590-5 "Sistema de Vibração para Filtro Dialisador". Aplicado no reprocessamento de filtro dialisador, onde a máquina (reprocessadora automática de filtro dialisador) executa um sistema de vibração (agitação) no filtro dialisador, enquanto o mesmo é lavado, sendo de aplicação em clínicas de hemodiálise.
O Pl 9502493-0 "Aparelho Reprocessador de Dialisadores de Fibras Ôcas Empregados em Tratamento Hemodialíticos". Caracteriza-se por possuir sistema elétrico-eletrônico que comanda eletroválvulas de vácuo ou pressão negativa e de pressão positiva, de forma cíclica, perfazendo um jogo de pressões alternadas de água, incidentes tanto no setor hemático como no setor de diálise do dito capilar, de tal forma a alterar os diâmetros internos das fibras, forçando a passagem do liquido por essa membrana semipermeável, desprendendo e retirando os coágulos e/ou fibrinas do seu interior, através de dreno, estando previstas, ainda, válvulas de retenção estrategicamente posicionadas. Portanto, nas técnicas atuais para retirada do germicida do filtro capilar
é passado o soro fisiológico através do referido filtro antes de colocar o paciente na máquina de hemodiálise, tendo como inconveniente mais preponderante o desperdício de grande quantidade de soro durante a limpeza.
Ciente do estado da técnica, suas lacunas e inconvenientes, o inventor, pessoa afeita no segmento em apreço, pensando em uma forma de atender as expectativas de mercado, criou o "CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE" em questão, cujo conceito inventivo é a colocação de uma terceira derivação, tipo engate rápido, destinada a ligação à entrada da bomba de sangue da máquina de hemodiálise, simétrica e oposta à outra derivação igualmente do tipo engate rápido ligada à cânula de entrada da solução de hemodiálise. Por fim, o conector apresenta uma terceira derivação, ortogonal, que direciona o soro de limpeza para a parte interna do filtro capilar, percorrida pelo sangue do paciente.
Com esse conector, o soro utilizado na limpeza do filtro não é mais descartado, aproveitando a solução disponibilizada pela máquina para este fim.
A seguir, a inovação será explicada com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:
Figura 1: Vista em perspectiva do conector para limpeza de filtro capilar de máquina de hemodiálise; Figura 2: Vista em perspectiva explodida do conector para limpeza de
filtro capilar de máquina de hemodiálise;
Figura 3: Vista em corte do conector para limpeza de filtro capilar de máquina de hemodiálise;
Figura 4 Vista esquemática em corte mostrando o conector inovado em uso em um filtro capilar qualquer.
O "CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE", objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade consiste de um conector (1) a ser utilizado em máquinas de hemodiálise com a finalidade de realizar a limpeza do filtro (2) dialisador, utilizando a própria solução disponibilizada pela máquina ligada à derivação (3), do tipo engate rápido, a ser conectada na saída da bomba (B) de sangue.
Mais particularmente, a inovação consiste de um conector (1) de cujo corpo (C) se projeta três derivações (3,4 e 5) em direção à bomba (B) de sangue e ao filtro (2) dialisador respectivamente. As derivações (3 e 4) são coplanares, simétricas e opostas, sendo que a derivação (3) é ligada a saída da máquina de hemodiálise que encaminha, sob pressão, a solução disponibilizada pela máquina em direção ao filtro (2) dialisador cuja cânula (6), comunicante com a parte externa (7) do capilar, é ligada a segunda derivação (4) do conector (1). Por fim, do ponto médio do corpo se projeta uma terceira derivação (5), ortogonal às derivações (3 e 4), que leva a solução para a entrada do filtro que acessa a parte interna (8) do capilar originalmente percorrida pelo sangue a ser dialisado, pela ação da bomba (B) de sangue da máquina de hemodiálise. Portanto, com a ligação da derivação (5) à entrada da bomba (B) de sangue é possível bombear a solução disponibilizada pela máquina tanto para a parte externa do capilar através da derivação (4) quanto para a parte interna do capilar (9), sendo o fluido residual extravasado pelos drenos superior e inferior respectivamente.

Claims (3)

1.
CONECTOR PARA LIMPEZA DE FILTRO CAPILAR DE MÁQUINA DE HEMODIÁLISE", caracterizado por do corpo (C) se projetar três derivações (3,4 e 5) em direção à bomba (B) de sangue e ao filtro (2) dialisador respectivamente,
sendo que a derivação (3) é ligada a saída da solução de diálise da máquina, que encaminha, sob pressão, a solução disponibilizada em direção ao filtro (2) dialisador cuja cânula (6), comunicante com a parte externa (7) do capilar, é ligada a segunda derivação (4) do conector (1); a terceira derivação (5), ortogonal às derivações (3 e 4), que leva a solução para a entrada da bomba (B) de sangue da máquina e posteriormente acessa a parte interna (9) do capilar.
BRMU9002154 2010-11-10 2010-11-10 conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise BRMU9002154U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002154 BRMU9002154U2 (pt) 2010-11-10 2010-11-10 conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU9002154 BRMU9002154U2 (pt) 2010-11-10 2010-11-10 conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU9002154U2 true BRMU9002154U2 (pt) 2013-02-19

Family

ID=47693389

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU9002154 BRMU9002154U2 (pt) 2010-11-10 2010-11-10 conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU9002154U2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5767474B2 (ja) 透析装置と共に使用するためのシステム及び方法
JP6478393B2 (ja) 血液浄化装置及びそのプライミング方法
ES2867377T3 (es) Reutilización de cartucho de hemodiálisis
JP5247864B2 (ja) 血液浄化装置
JP4333840B2 (ja) 体内および体外浄化のための装置
NL8001804A (nl) Werkwijze voor het met warmte steriliseren van kunstmatige orgaansamenstellen.
WO2007058020A1 (ja) 血液浄化装置及びその穿刺針の接続状態判別方法
DE112014001324T5 (de) System und Verfahren zum Durchführen von wechselnden und aufeinander folgenden Blut-und Peritonealdialysemodalitäten
AU2021202238A1 (en) System and method to efficiently clean a peritoneal dialysis filter
JP6053107B2 (ja) 血液浄化装置及びそのプライミング方法
JP4854374B2 (ja) 体外循環装置、体外循環回路、圧力測定ラインと圧力測定手段の接続状態の確認方法
JP3906477B2 (ja) 血液回路のプライミング処理方法
JP2007282928A5 (pt)
JP6646733B2 (ja) 血液浄化システム、及びそのプライミング方法
BRMU9002154U2 (pt) conector para limpeza de filtro capilar de mÁquina de hemodiÁlise
JP5558260B2 (ja) 血液処理器のプライミングシステム
JP4530897B2 (ja) 体液処理器
CN212489902U (zh) 一种血液透析科护理用的血液采集装置
JP3257613B2 (ja) 血液透析装置の透析液管理装置
JP5404458B2 (ja) 血液浄化装置及び血液浄化装置における血液回路内の液体排出方法
BR112021010237A2 (pt) Preparação de um aparelho de tratamento de sangue extracorpóreo
WO2020113069A1 (en) Systems and methods for batch sorbent material reuse
EP3886939A1 (en) Systems and methods for onsite sorbent material reuse
JP6473660B2 (ja) 医療用装置
CN109701098A (zh) 一种便携透析治疗装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired