BRMU8900691U2 - disposição construtiva em embalagem - Google Patents
disposição construtiva em embalagem Download PDFInfo
- Publication number
- BRMU8900691U2 BRMU8900691U2 BRMU8900691U BRMU8900691U2 BR MU8900691 U2 BRMU8900691 U2 BR MU8900691U2 BR MU8900691 U BRMU8900691 U BR MU8900691U BR MU8900691 U2 BRMU8900691 U2 BR MU8900691U2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- package
- extensions
- folded
- packaging
- bowl
- Prior art date
Links
Landscapes
- Cartons (AREA)
Abstract
DISPOSIçãO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM. A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma disposição construtiva em embalagem, para proteção de cubas (7) de pias (6) quando de seu transporte ou estocagem. A embalagem (1) é formada de papelão ondulado dobrado de forma tal que lhe confere resistência à compressão, evitando qualquer avaria.
Description
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM
A presente patente de modelo de utilidade refere-se a uma disposiçãoconstrutiva em embalagem, para proteção de cubas de pias, formadaparticularmente a partir da dobradura de papelão ondulado que lhe atribui resistênciaà compressão, evitando avarias durante o transporte ou estoque da pia.
Histórico da Inovação
Ao se transportar pias de cozinha com cubas em aço deve-se fazê-locom cuidado pois, apesar de apresentarem boa resistência à corrosão, elas sãofacilmente amassadas quando sofrem impactos, ou riscam sob atrito.
Para evitar que isso ocorra faz-se sua proteção utilizando peças empapelão, poliuretano, polietileno expandido (epe) ou outros materiais que, recortadosnas dimensões da base da cuba, são posicionados sobre ela para proteção, após oque as pias são embaladas uma a uma utilizando filme plástico termo-encolhível,sendo então armazenadas para transporte.
Ocorre que a simples cobertura da cuba com tais peças recortadasoferecem pouca resistência à compressão, não sendo suficiente para evitar que ascubas amassem ao serem empilhadas. E ainda, como as peças recortadas não sãofixadas à cuba, movimentam-se livremente durante o transporte, podendo deixar acuba desprotegida, levando a ocorrer riscos e amassamentos.
Visando evitar esses inconvenientes a presente inovação trata de umadisposição construtiva em embalagem formada a partir de uma placa de papelão,dobrada de tal forma que adquire um formato estruturado, protegendo a cubamesmo quando se tem várias pias empilhadas.
É ainda um objetivo da presente inovação uma embalagemconfeccionada em papelão, ondulado que reforça sua estrutura, aumentando suaresistência mecânica em geral, particularmente à compressão.
Ao se utilizar a presente embalagem encaixada ao redor de uma cuba,pode-se sobrepor as pias uma dentro da outra, sendo que o apoio entre elas ocorrenão somente entre os tampos da pia, mas também entre a embalagem de uma cubae a cuba da pia subseqüente, não havendo assim um contato direto das partesmetálicas.
A face superior da embalagem é formada a partir de uma dobradurado papelão de tal forma que proporciona um efeito de mola, e mesmo que otransportador caminhe sobre as pias empilhadas, não ocorre a deformação da cuba,pois a dobradura a empurra no sentido contrário, evitando que amasse.
Basicamente a presente inovação trata de uma disposição construtivaem embalagem que compreende um corpo paralelepipédico oco, dotado de umaface inferior aberta para encaixe em uma cuba de pia; e, de uma face superiorformada de abas periféricas, fechando-a parcialmente.
Para aplicação da embalagem à pia, volta-se sua cuba para cima,encaixa-se a embalagem com a face aberta voltada para a cuba, após envolve-se apia com filme plástico termo-encolhível. Dessa forma a embalagem protege a cubapor completo, além de formar uma estrutura de suporte para a pia subseqüente,evitando o contato entre as cubas. Dito filme plástico termo-encolhível tem comofinalidade evitar o deslocamento ou movimentação dos meios de apoio e proteçãodas pias e da presente embalagem inserida na cuba, por meio de um encolhimentocontrolado, tanto longitudinal como transversal, envolvendo a pia de formaadequada. Os meios de apoio e proteção podem ser peças recortadas/injetadas empapelão, polietileno expandido, poliuretano ou outros materiais.
O corpo oco compreende uma face inferior aberta e uma paredevertical circundante de altura minimamente maior ou menor dependendo da alturada cuba, dita parede compreende abas periféricas superiores horizontais voltadaspara o centro da embalagem, e sobrepostas entre si nas extremidades, formando aface superior, que cobre parcialmente a cuba.
Dessa forma, a borda inferior da parede vertical é livre, enquanto que aborda superior compreende uma aba voltada para dentro.
De maneira preferencial, a aba da borda superior é dupla, formada apartir de uma dobra voltada para dentro que, além de reforçar a estrutura daembalagem, lhe atribui um efeito mola.
A embalagem é feita de qualquer material adequado tal como papelão,plástico, PVC, polipropileno, polietileno expandido, poliuretano ou qualquer outromaterial resiliente e que propicie à embalagem resistência mecânica.
Para que se tenha uma clara visualização da disposição construtiva emembalagem da presente inovação, acompanham este relatório desenhos ilustrativosanexos, aos quais se faz referência a fim de melhor elucidar a descrição detalhadaque se segue, sem excluir qualquer outra realização equivalente, onde:
a figura 1 representa uma vista em perspectiva da disposição construtiva emembalagem (1) antes de seu posicionamento ao redor de uma cuba (7) de umapia (6);
a figura 2 representa uma vista em perspectiva da embalagem (1) nomomento de encaixe ao redor da cuba (7);
a figura 3 representa uma vista em perspectiva da embalagem (1)parcialmente montada, com suas abas (2) e (4) desdobradas, estendidas emcontinuidade à parede vertical (3);
a figura 4 representa uma vista em perspectiva da embalagem (1) comprolongamentos superiores (5) e inferiores (8) a partir das abas (4) e (2),respectivamente, tais prolongamentos (5) e (8) ainda desdobrados;
a figura 5 representa uma vista em perspectiva da embalagem (1) comprolongamentos (5) sendo dobrados para dentro;
a figura 6 representa uma vista em perspectiva da embalagem (1) naseqüência de dobramento dos prolongamentos (5) sobre as abas (4), e osprolongamentos inferiores (8) dobrados para fora da embalagem (1);
a figura 7 representa uma vista em perspectiva inferior da embalagem (1) nomomento de dobramento de suas abas inferiores (2) para dentro, sobre asparedes verticais (3), levando consigo os prolongamentos (8);
a figura 8 representa uma vista em perspectiva inferior da embalagem (1) comas abas (2) e prolongamentos (8) já dobrados dentro da embalagem (1);a figura 9 representa uma vista inferior da embalagem (1) já dobrada; e,a figura 10 representa uma vista em perspectiva superior da embalagem (1) jádobrada.Descrição da Inovação
A presente inovação trata de uma disposição construtiva emembalagem (1) que compreende um corpo paralelepipédico oco para ser encaixadoao redor de uma cuba (7), apoiando suas paredes verticais (3) na superfície (61) dapia (6).
A figura 3 apresenta a embalagem (1) aberta para melhor ilustrar seusdetalhes construtivos. Conforme ilustrado, referida embalagem (1) compreendeparedes verticais periféricas (3) dotadas de abas inferiores (2) e superior (4), ondeas abas (4) são dobradas voltadas para o centro da embalagem e até a horizontal,sobrepondo suas bordas laterais, formando uma face superior parcialmente fechada,e as abas inferiores (2) são totalmente dobradas para dentro até encontrar com aparede (3), assentando-se sobre ela, e reforçando a estrutura da embalagem (1).De maneira particular, a presente embalagem (1) compreendeprolongamentos (5) das abas superiores (4) que são dobrados sobre elas, formandouma lâmina dupla na face superior (vide figuras 5 a 10). Essa dobradura além de darmais proteção à cuba (7) revestida com a embalagem (1), oferece à ela um efeitomola, que tende a resistir a qualquer pressão feita sobre a embalagem (1). Assim,ao se pressionar as abas (4) sobre os prolongamentos (5), eles respondem de voltapor sua tendência de abrir a dobradura dos prolongamentos (5).
Assim, ao se posicionar a embalagem (1) sobre o verso da cuba (7)tem-se a lateral desta envolvida pelas paredes periféricas (3) da embalagem (1) quesão minimamente mais baixas quando há prolongamentos (5) a partir das abassuperiores (4), de forma a proporcionar um efeito mola, conseguido pelasdobraduras dos prolongamentos (5) sobre as abas (4).
No entanto, quando não há prolongamentos (5) a parede periférica (3)é minimamente mais alta em relação a altura da cuba (7), ficando a borda inferior daembalagem (1) apoiada na superfície inferior (61) de uma pia (6) enquanto a bordasuperior oposta suporta a face externa superior da pia (6) subseqüente, mantendoassim a cuba (7) da pia inferior (6) afastada da da superior, impedido o contato entreduas cubas (7).
A embalagem (1) compreende ainda prolongamentos inferiores (8) dasabas (2), que são dobrados para dentro da embalagem (1), assentando sobre osprolongamentos (5). Dessa forma a embalagem (1) tem uma camada de trêslâminas de fechamento parcial em sua face superior, o que a torna mais rígida eaumenta a proteção das cubas (7) revestidas com a embalagem (1). De maneiraparticular os prolongamentos (8) tem suas bordas laterais (81) chanfradas a 45°, oque facilita sua dobradura para dentro da embalagem (1), além de evitar asobreposição de um prolongamento (8) com outro quando de sua dobradura.
As figuras 5 e 6 ilustram a forma de dobradura dos prolongamentos (5)e das abas (4). Conforme ilustrado na figura 5, as abas inferiores (2) eprolongamentos (8) ainda não estão dobradas, e somente os prolongamentos (5)foram dobrados para o centro da embalagem (1) e estão ainda na horizontal.
Na seqüência dos dobramentos, ilustrado na figura 6, tem-se osprolongamentos (5) sendo dobrados sobre as abas (4), e em seguida osprolongamentos (5) juntamente com as abas (4) são dobrados até ficarem nahorizontal, formando a face superior da embalagem (1) (vide figura 10).As figuras 6 e 7 ilustram a forma de dobradura dos prolongamentos (8)e das abas (2).
A figura 6 ilustra a dobradura dos prolongamentos (8) para fora e nahorizontal. Dobram-se então as abas (2) juntamente com os prolongamentos (8)para dentro, até que as abas (2) encontrem a face interna das paredes (3) e osprolongamentos (8) encontrem os prolongamentos (5) (vide figura 7), apoiando-seneles, finalizando a dobradura da embalagem (1) (vide figura 8) que já pode serutilizada.
Na figura 7 a embalagem (1) está com a face inferior voltada para cimae já tem os prolongamentos (5) e abas (4) dobrados formando o fechamento parcialda embalagem (1). Conforme indicado pelas setas as abas (2) estão sendodobradas para dentro, levando consigo os prolongamentos (8) até seu assentamentonos prolongamentos (5).
De maneira vantajosa, ao se dobrar as abas inferiores (2) sobre aparede (3), com ou sem os prolongamentos (8), as abas (2) propiciam a retençãodos prolongamentos (5) na posição dobrada, evitando que eles se abram.
A embalagem (1) é formada de qualquer material adequado,preferencialmente de papelão ondulado, que pode compreender ao menos umacamada de ondulações na vertical, conforme indicado pela seta (A) da figura 1. Ditascamadas de ondulações variam de acordo com altura das cubas (7) bem comoresistência mecânica necessária para impedir o contato entre cubas (7), quandoapoiadas umas sobre as outras.
Uma vez pronta, a embalagem (1) é posicionada sobre a cuba (7),podendo então revestir a pia (6) com qualquer material adequado para seutransporte.
O homem da técnica prontamente perceberá, a partir dos desenhos eda descrição apresentada, várias maneiras de realizar a inovação sem fugir doescopo das reivindicações em anexo.
Claims (5)
1. - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM particularmentepara proteção de cubas (7) caracterizada pelo fato de compreender paredesverticais periféricas (3) dotadas de abas superiores (4) dobradas para o centro daembalagem (1) até a horizontal, sobrepondo suas bordas laterais, formando umaface superior parcialmente fechada.
2. - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM de acordo com areivindicação 1 caracterizada pelo fato da parede periférica (3) compreender abasinferiores (2) totalmente dobradas para dentro, assentadas sobre a parede vertical (3).
3. - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM de acordo com areivindicação 1 caracterizada pelo fato das abas superiores (4) compreenderemprolongamentos (5) dobrados sobre elas, e para dentro da embalagem (1).
4. - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM de acordo com areivindicação 2 caracterizada pelo fato das abas inferiores (2) compreenderemprolongamentos (8) dobrados para dentro da embalagem, e assentados sobre osprolongamentos (5).
5. - DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM EMBALAGEM de acordo com areivindicação 1 caracterizada pelo fato de ser papelão ondulado com ao menos umacamada de ondulações na vertical.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8900691 BRMU8900691U2 (pt) | 2009-02-13 | 2009-02-13 | disposição construtiva em embalagem |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRMU8900691 BRMU8900691U2 (pt) | 2009-02-13 | 2009-02-13 | disposição construtiva em embalagem |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRMU8900691U2 true BRMU8900691U2 (pt) | 2010-10-13 |
Family
ID=42937024
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRMU8900691 BRMU8900691U2 (pt) | 2009-02-13 | 2009-02-13 | disposição construtiva em embalagem |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRMU8900691U2 (pt) |
-
2009
- 2009-02-13 BR BRMU8900691 patent/BRMU8900691U2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
RU2469934C2 (ru) | Погрузочная единица для транспортировки абсорбирующих гигиенических изделий | |
US9284088B2 (en) | Thermal container, liner therefor, and liner forming dies | |
JP3183757U (ja) | 包装箱 | |
BRPI1101632A2 (pt) | caixa de embalagem | |
WO2019161516A1 (es) | Caja de cartón corrugado para el transporte de productos frescos, la que posee propiedades de aislación y estanqueidad mejoradas y que facilita la disposición de bandas adhesivas en el proceso de sellado final de la caja | |
ES2387659T3 (es) | Elemento de embalaje para la realización de un embalaje isotermo y embalaje obtenido | |
BR102021004745A2 (pt) | Caixa, peça em bruto e método de dobramento | |
BR112020009496A2 (pt) | caixa e pré-forma para a mesma | |
BRMU8900691U2 (pt) | disposição construtiva em embalagem | |
US20130152863A1 (en) | Collapsible disposable cardboard container | |
BRPI0620092A2 (pt) | box dobrável com região reforçada de aba contra poeira | |
KR20140146321A (ko) | 다용도 상자 | |
BRMU8900691Y1 (pt) | Constructive disposal in packaging | |
JP3210339U (ja) | 包装箱 | |
KR20130000820U (ko) | 식품포장용 용기 | |
CN206511267U (zh) | 包装盒 | |
KR101152148B1 (ko) | 식품 포장 박스 | |
KR102203340B1 (ko) | 식품 포장용 골판지 봉투 | |
RU213314U1 (ru) | Упаковка для удержания емкостей | |
JP4560315B2 (ja) | 包装用容器 | |
JP3199167U (ja) | 箱用シート | |
JP7424812B2 (ja) | 梱包材 | |
RU213985U1 (ru) | Упаковка для удержания емкостей | |
ES2291829T3 (es) | Recipiente de carton con medios de ventilacion. | |
WO2008073004A1 (fr) | Récipient transformable |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: PAGAR RESTAURACAO. |
|
B08H | Application fees: decision cancelled |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO PUBLICADO NA RPI 2291 DE 02/12/2014. |
|
B07A | Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted | ||
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 21.6 PUBLICADO NA RPI 2553 DE 2019-12-10 |