BRMU8900569Y1 - Sliding shelves for refrigerators and freezers - Google Patents

Sliding shelves for refrigerators and freezers Download PDF

Info

Publication number
BRMU8900569Y1
BRMU8900569Y1 BRMU8900569Y1 BR MU8900569 Y1 BRMU8900569 Y1 BR MU8900569Y1 BR MU8900569 Y1 BRMU8900569 Y1 BR MU8900569Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
shelves
shelf
frame
base
refrigerators
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

Relatório Descritivo ' PRATELEIRAS DESLIZANTES PARA REFRIGERADORES E FREEZERS" Campo de aplicação Este modelo de utilidade está relacionado ao campo dos eletrodomésticos, mais especificamente refrigeradores e freezers, particularmente, prateleiras alocadas no interior de refrigeradores e freezers e utilizadas para sustentação de recipientes de líquidos ou de alimentos em geral. A presente aplicação é um aperfeiçoamento do pedido de patente de Modelo de Utilidade, MU8802268-4, intitulado “Guias de prateleiras deslizantes para refrigeradores”, depositado pela requerente na data de 26 de junho de 2008.
Histórico da aplicação Em busca de soluções para o uso racional de espaço interno, os fabricantes de eletrodomésticos, mais especificamente de refrigeradores e freezers domésticos, procuram evoluir nos conceitos de adaptabilidade e melhora do espaço utilizável. O uso de prateleiras em refrigeradores busca providenciar espaços adicionais para acondicionamento de itens a serem refrigerados, possibilitando uma maximização do uso do espaço. Esta abordagem, entretanto, limita o uso do espaço interno a itens de dimensões compatíveis com o distanciamento entre uma prateleira e outra, muitas vezes conflitantes com artigos de maior porte, que necessitam de espaço adicional, cuja presença nem sempre é freqüente.
Assim, busca-se desenvolver prateleiras que podem ser deslocadas, permitindo a liberação de espaço interno de acordo com a necessidade do usuário.
Prateleiras destacáveis surgem como uma primeira opção, mas apresentam a desvantagem de demandarem acondicionamento fora do refrigerador quando não utilizadas, o que nem sempre é desejado por questões de prati-cidade e até de higiene. O passo seguinte leva à promoção de prateleiras deslizantes em trilhos de sustentação, as quais podem ser movimentadas para frente e para trás para que o usuário possa acessar mais facilmente os alimentos. Porém são limitadas em relação a posicionamento e não apresentam possibilidade de arranjo para economia relativa a espaçamento.
Mesmo com muitas opções de apoios e ampla gama de disposição de acessórios, verifica-se que a técnica anterior apresenta problema de otimização de espaço de acordo com diferentes necessidades de utilização e é deficiente no sentido de prover novas disposições para prateleiras.
Análise do estado da técnica O documento US5199778 revela um dispositivo de prateleiras para refrigerador que permite a alocação de prateleiras de estocagem de alimentos em diferentes níveis, com sistema de ajuste das prateleiras para que adaptem ao tamanho dos alimentos no sentido vertical, mas diverge substancialmente na natureza e características dos movimentos envolvidos no presente modelo de utilidade, não colidindo com os aspectos inventivos em questão. O documento US6220682 demonstra um sistema de prateleiras para refrigerador que inclui uma ampla gama de prateleiras que têm lados opostos e estão colocadas paralelamente no interior do refrigerador e montadas de maneira a ter um movimento seletivo nas direções longitudinais, mas prevê o deslocamento retrátil e, portanto, afasta-se dos aspectos inventivos aqui apresentados. O documento US5454638 descreve um sistema de prateleiras ajustáveis de refrigerador, incluindo um trilho de prateleira para suportar a largura parci- al. Muito embora o objetivo da invenção seja deslizar prateleiras sobre um trilho, a natureza dos movimentos e a concepção dos trilhos afastam-se dos aspectos aqui apresentados. O documento US5299863 relata um refrigerador com molduras interiores móveis contendo uma unidade deslizante em seu interior na forma de uma pluralidade de prateleiras. Diferencia-se substancialmente do conceito aqui apresentado por não possuir variações de movimento e de posição.
Resumo da aplicação O presente modelo de utilidade diz respeito a prateleiras de refrigeradores e freezers, dispostas intemamente e de formato substancialmente retangular, apresentando armações externas dotadas de saliências e protuberâncias, algumas delas deslizantes em guias de sustentação, as quais suportam tanto as ditas protuberâncias, quanto a própria prateleira, dependendo da posição em que as mesmas se encontram. As características de deslizamento nas guias e a funcionalidade de rotação em tomo de um eixo imaginário, possibilitando o rebatimento, permitem que as prateleiras possam ser arranjadas em pelo menos quatro posições diferentes, de acordo com o espaço necessário para acondicionamento dos alimentos e também do posicionamento destes alimentos dentro do refrigerador.
Numa modalidade preferencial as prateleiras podem ser arranjadas em quatro diferentes posições, sendo uma primeira posição contemplando as prateleiras totalmente estendidas, uma em frente à outra. Uma segunda posição apresenta as prateleiras recolhidas. Uma terceira posição é obtida na qual após recolhidas, as prateleiras são rebatidas verticalmente. E uma quarta posição pode ser configurada na forma a qual somente a prateleira posterior é rebatida, enquanto a prateleira frontal permanece estendida.
As prateleiras apresentam uma área central, substancialmente retangular, que é, por sua vez, envolvida parcialmente por uma armação. A prateleira frontal apresenta armação dotada de protuberâncias laterais, que podem assumir tamanhos e formatos diferentes, sendo as ditas protuberâncias essencialmente deslizantes em guias de sustentação. A prateleira posterior apresenta armação dotada de saliência inferior, de formato substancialmente arredondado a qual acomoda uma protuberância da prateleira frontal, a-lém de estar encaixada na guia de sustentação lateral.
As ditas guias de sustentação podem estar fixadas nas laterais internas de refrigeradores ou freezers, ou ainda podem estar presas entre partes internas, como compartimentos fixos, apoios de gavetas, ou demais acessórios dispostos no refrigerador. Configurações de montagem alternativas também são possíveis como uma versão na qual uma guia de sustentação é presa na lateral do eletrodoméstico e outra guia é presa em um acessório interno como uma gaveta ou um fabricador de gelo. Ainda, numa modalidade construtiva, as guias podem ser conformadas na própria parede lateral de algum acessório interno. A armação externa e as guias de sustentação, numa modalidade preferencial são feitas de polímero rígido. Em outras configurações podem ser fabricadas em ligas metálicas, ou ainda podem ser compostas por outros materiais, de acordo com variações pertinentes. Da mesma forma, a base, preferencialmente composta por polímero semi-transparente, pode apresentar-se ainda em vidro, metal ou outros materiais de acordo com diferentes utilidades. Numa modalidade principal a base é uniforme. Em outras configurações a dita base pode ser composta por grades em diferentes arranjos ou ainda pode ser provida de orifícios ou relevos característicos.
Esta modalidade de prateleira deslizante soluciona diversos problemas da técnica por prover uma forma suave de deslizamento, sem ruídos relevantes e com grande facilidade de movimentação das peças. Ainda provê um arranjo inédito de combinação de prateleiras, fazendo com que sejam obtidas diferentes configurações de espaço sem remoção de nenhuma parte do conjunto. Adicionalmente, provê prateleiras que, além de apresentarem suavidade na movimentação, tenham firme sustentação depois de deslocadas, devido ao prático sistema de encaixe e travamento.
Objetivos da aplicação Um primeiro objetivo consiste em prover prateleiras deslizantes em guias de sustentação que podem ser dispostas em diferentes posições de acordo com necessidade do usuário, alternando diferentes configurações de espaço de acordo com diferentes necessidades.
Um segundo objetivo consiste em facilitar o deslocamento de prateleiras com suavidade, praticidade e grande redução de ruído Um terceiro objetivo consiste em fixar as prateleiras nas posições finais através de encaixes e travamento.
Descrição das figuras Para um correto entendimento de uma concretização preferida do modelo de utilidade aqui proposto, são apresentadas, a título ilustrativo, as figuras nas quais: A figura 1 ilustra, em vista perspectiva, uma das guias de sustentação lateral. A figura 2 ilustra, em vista perspectiva, uma disposição das prateleiras na posição estendida. A figura 3 ilustra, em vista perspectiva, uma disposição das prateleiras na posição recolhida. A figura 4 ilustra, em vista perspectiva, uma disposição das prateleiras na posição rebatida vertical. A figura 5 ilustra, em vista perspectiva, uma disposição das prateleiras na posição em que somente a parte posterior encontra-se rebatida verticalmente, permanecendo a parte frontal estendida.
Descrição detalhada da inovação De acordo com o ilustrado nas figuras 1, 2, 3, 4 e 5, este modelo de utilidade propõe, em sua concretização preferida, pelo menos duas prateleiras deslizantes, sendo uma primeira prateleira, deslizante na área interna das guias laterais 1, composta por uma base 4a, envolvida parcialmente por uma armação lateral 2a, dita armação provida de protuberâncias laterais 3a/3b, ainda é apresentada uma segunda prateleira, composta por uma base 4b, envolvida parcialmente por uma armação lateral 2b, dita armação provida de saliência inferior 5, a qual é encaixada na guia lateral 1, especificamente na parte interna posterior. Tal configuração permite que o conjunto possa ser rotacionado para haver rebatimento. Ainda fazem parte da solução as guias laterais de sustentação 1, providas de uma pluralidade de conformações, de meios de travamento 7 e de meios de encaixe 6, com função de prover a sustentação da prateleira posterior e o deslizamento da prateleira anterior.
Para uma primeira configuração posicionai, a figura 1 mostra uma das guias de sustentação lateral 1. Neste exemplo, a guia 1 está aplicada no lado direito da parede interna de um refrigerador ou ffeezer, sendo que o conjunto de prateleiras é suportado por pelo menos duas destas guias. A segunda guia (não ilustrada) tem o aspecto da primeira guia lateral 1 conformada em modo espelho em relação à primeira. A dita guia de sustentação lateral 1 é composta por uma pluralidade de conformações de modo a prover um sistema específico para o suave deslizamento das protuberâncias laterais 3a e 3b e para a sustentação e o encaixe da prateleira.posterior através de meios de encaixe 6. Dita guia 1 possui reentrâncias de profundidades diferentes de modo a permitir que as ditas protuberâncias laterais 3a e 3 b possam se encaixar ou deslizar pelo espaço em relevo, fazendo com que o percurso de cada protuberância seja diferente. Dita guia apresenta ainda meios de en- caixe 6 que acomodam a saliência inferior 5 da prateleira posterior, para a rotação e correto rebatimento das prateleiras. Pode-se verificar também que a dita guia de sustentação é provida de meios de travamento 7 para que a prateleira frontal não se movimente na guias 1 quando as prateleiras estiverem dispostas na posição estendida. A figura 2 mostra, além da guia de sustentação 1, duas prateleiras utilizadas na posição estendida, as quais encontram-se enfileiradas num plano horizontal e na mesma altura. Neste arranjo visualiza-se uma base de prateleira frontal 4a, envolvida parcialmente pela sua armação 2a, dita armação provida de duas protuberâncas laterais 3a e 3b, sendo uma delas maior 3b e outra menor 3a. Ainda é visualizado na figura 2 a base posterior 4b, a armação posterior 2b e a saliência inferior 5 utilizada como batente ou fim de curso da prateleira anterior, dita saliência fica encaixada na guia 1 especificamente em meios de encaixe 6. A figura 3 mostra, além da guia de sustentação 1, as duas prateleiras utilizadas na posição recolhida, sendo parte frontal escamoteada sob a parte posterior, esta posição permite que as bases 4a e 4b das prateleiras fiquem dispostas paralelamente, enfileiradas e unidas pelo encaixe entre a protube-rância 3b e a saliência inferior 5, e ainda por um encaixe na parte traseira das armações (não ilustrado). As etapas para modificação das prateleiras da posição estendida para a recolhida envolvem o destravamento dos meios de trava 7 e posteriormente o deslizamento da parte frontal para trás até que haja o escamoteamento da prateleira frontal, quando se verifica o encaixe e o travamento do conjunto frontal sob o conjunto posterior. Tal destravamento, numa configuração preferencial ocorre através da ação de pressionar a parte inferior dos meios de trava 7, porém configurações alternativas devem ser consideradas de modo a permitir variações de destravamento de acordo com diferentes modalidades construtivas.
Para que a prateleira frontal retome a posição estendida, a dita prateleira frontal é deslizada novamente para frente devido a um particular arranjo caracterizado por diferentes tamanhos de protuberâncias laterais 3a/3b e diferentes conformações internas na guia de sustentação 1. Tal diferença de tamanho permite que a primeira protuberância 3a deslize ao passar pelo encaixe central 8 da guia lateral 1 e que a protuberância 3b se encaixe quando passar pelo dito encaixe central 8. A figura 4 mostra, além da guia de sustentação 1, as duas prateleiras utilizadas na posição rebatida, as quais se encontram encaixadas e em posição vertical. Para que ocorra o rebatimento a partir da posição mostrada na figura 3, eleva-se a parte frontal do conjunto (formado pela primeira prateleira escamoteada sob a segunda) até uma posição limitada por um batente na guia lateral 1, configurando uma angulação compreendida entre 60 e 120 graus, preferivelmente de 90 graus, das prateleiras em relação ao plano horizontal.
Nesta posição, a protuberância lateral 3b da armação 2a encontra-se encaixada na saliência inferior 5 da armação posterior 2b. O conjunto das prateleiras é rotacionado sob um eixo virtual devido ao encaixe dos elementos protuberância lateral 3b, saliência inferior 5 e meio de encaixe 6, promovendo assim o prático rebatimento do conjunto. A figura 5 mostra, além da guia de sustentação 1, a prateleira frontal na posição estendida e a prateleira posterior na posição rebatida. Neste arranjo visualiza-se, com clareza, o encaixe entre a saliência inferior 5 da armação 2b e o meio de encaixe 6 na guia lateral 1. Para compor esta formação, uma vez estando o conjunto totalmente estendido, eleva-se a parte frontal da base posterior 4b no mesmo ângulo relativo ao rebatimento do conjunto das duas prateleiras ilustradas na figura 4.
Apesar de ilustrado um conjunto de duas prateleiras, pode haver outras concretizações com um número maior de prateleiras utilizando o mesmo conceito aqui representado, devendo ficar entendido que esta alteração está compreendida em modalidades alternativas da aplicação.
Da mesma forma, as guias de sustentação lateral 1 podem, em concretizações alternativas, serem conformadas para permitir movimentação transversal, vertical ou circunferencial. Ainda pode haver modalidade na qual as prateleiras são movimentadas em estágios compostos, através de uma pluralidade de direções e sentidos de movimentação.
Além disto, este modelo de utilidade não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendido em seu amplo escopo. Muitas modificações e outras representações da inovação virão à mente daquele versado na técnica à qual esse modelo de utilidade pertence, tendo o beneficio do ensinamento apresentado nas descrições anteriores e dese- r nhos anexos. E para ser entendido que o modelo de utilidade aqui proposto não está limitado à forma específica revelada, e que várias modificações e outras formatações são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações a seguir. Embora termos específicos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não devem ser entendidos como propósito de limitação.
REIVINDICAÇÕES

Claims (1)

1. Prateleiras deslizantes para refrigeradores e freezers, dotadas de uma base frontal (4a), substancialmente retangular, envolvida parcialmente por uma armação frontal (2a) provida de pelo menos duas protuberâncias laterais (3a/3b); uma base posterior (4b), substancialmente retangular, envolvida parcialmente por uma armação posterior (2b) provida de pelo menos uma saliência inferior (5) de formato substancialmente arredondado a qual acomoda uma protuberância laterais (3b) da armação frontal (2a), quando base frontal (4a) está escamoteada sob a base posterior (4b); guias de sustentação lateral (1) afixadas em paredes internas dos ditos refrigeradores e freezers e ainda providas de uma pluralidade de conformações, meios de encaixe (6), encaixes centrais (8) e meios de trava-mento (7), caracterizadas por serem conformadas de modo a exercer suporte, encaixe e rotação da armação posterior (2b) e também permitir a movimentação essencialmente longitudinal da armação frontal (2a), onde a saliência inferior (5) está encaixada na guia de sustentação lateral (1), onde a base frontal (4a) é encaixável na base posterior (4b) através do acoplamento de suas respectivas armações (2a/2b).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRMU8900569U2 (pt) prateleiras deslizantes para refrigeradores e freezers
BRMU8802268U2 (pt) guias de prateleiras deslizantes para refrigeradores
CN102042740B (zh) 带有分体式搁架的冰箱
BRPI0803841A2 (pt) sistema para movimentação de um conjunto de prateleiras de equipamentos de refrigeração e equipamento de refrigeração
BR102014020160A2 (pt) acessório telescópico aplicado em portas de refrigerador ou similar
KR102174511B1 (ko) 디바이더 및 이를 구비한 냉장고
CN105264314B (zh) 折叠式滑动搁板
BRPI0903063A2 (pt) trave de suporte de gaveta de gabinete
CN105247307A (zh) 用于冰箱的搁架组件
JP3953436B2 (ja) 冷蔵庫の仕切装置
BR102017009967B1 (pt) Equipamento eletrodoméstico compreendendo arranjo de prateleira
BRMU8702530U2 (pt) prateleira móvel para refrigeradores e freezers
US1700924A (en) Sewing cabinet
US9243840B1 (en) Refrigerator drawer with swivel support for removable bins
BRMU8900569Y1 (pt) Sliding shelves for refrigerators and freezers
CN214172662U (zh) 一种带移动托盘的置物架和冰箱
BRPI0802362A2 (pt) sistema de fixaÇço, prateleira modulÁvel e recipientes para uso em refrigerador
BR102013027044A2 (pt) Módulo de prateleiras articuláveis para aparelhos eletrodomésticos
US20130328473A1 (en) Storage container for a refrigerator appliance with supplemental storage features
US20230243578A1 (en) Device for organizing refrigeration appliance contents
BRPI1001546A2 (pt) Estrutura para montagem de conjunto suporte de acessórios aplicada em porta de refrigerador ou similar
JPS5813272Y2 (ja) 冷蔵庫の物品貯蔵装置
BR202017014509U2 (pt) disposição construtiva em móvel tipo bar compacto
US4700635A (en) Console-housed tray table set
BR102020024172A2 (pt) Refrigerador com região modularizável de compartimentos de armazenamento