"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM IOGURTEIRA".
[01] A presente patente de Modelo de Utilidade descreve uma nova disposição construtiva introduzida em iogurteira, a qual apresenta um projeto substancialmente mais eficiente e funcional que o verificado nos equipamentos congêneres pertencentes ao estado da técnica.
[02] Como é do conhecimento geral, as iogurteiras são equipamentos de uso doméstico, os quais são essencialmente formados por um recipiente onde o leite a ser convertido em iogurte é depositado já com uma temperatura elevada, sendo que em função do referido recipiente contar com uma camada de isolamento térmico, ocorre uma redução do nível da perda progressiva de temperatura do líquido (leite) para o ambiente ao longo de um determinado período de tempo.
[03] Esse tipo de iogurteira nada mais é que um meio contendedor dotado de isolamento térmico para retardar a transferência de calor, permitindo assim que o leite permaneça, dentro do possível, com uma temperatura adequada à sua transformação em iogurte seguindo os processos e produtos convencionalmente utilizados para obtenção de tal produto final.
[04] O estado da técnica atual compreende ainda um outro tipo de iogurteira, a qual, diferentemente do tipo anterior, conta com uma resistência elétrica que envolve o recipiente onde o leite será acondicionado.
[05] Esse segundo tipo de iogurteira é então conectada à rede elétrica, fato esse que permite à sua resistência aquecer-se, transferindo assim o calor para o recipiente e deste para o liquido contido no interior do referido recipiente.
[06] Esse segundo tipo de iogurteira, apesar de apresentar uma forma de uso mais prática que a do primeiro tipo, onde o leite e aditivos são previamente aquecidos e simplesmente depositados no interior do recipiente termicamente isolado, é caracterizado por um grave inconveniente, o qual resulta no fato de que a resistência elétrica (de baixa potência) é dimensionada para aquecer o produto (leite e aditivos) sem que seja previsto qualquer tipo de controle de temperatura.
[07] Assim sendo o volume de liquido acondicionado no interior do recipiente é progressivamente aquecido deste a temperatura ambiente até chegar ao maior gradiente térmico possível de ser atingido pela resistência elétrica do equipamento.
[08] O fato de não ser previsto qualquer tipo de controle de temperatura propicia que o líquido contido no interior do recipiente seja progressivaraente aquecido ate uma faixa de temperatura, a qual, via de regra, é superior à temperatura ideal para produção do iogurte.
[09] Assim sendo, o segundo tipo de iogurteira, embora represente um avanço com relação ao primeiro tipo, apresenta uma deficiência grave em termos funcionais.
[010] Ainda com relação ao segundo tipo de iogurteira, verifica-se, de forma correlata, uma excessiva complexidade construtiva, notadamente no que diz respeito ao emprego de um revestimento metálico que envolve externamente o recipiente interno, sendo que sobre esse recipiente são criados recortes ou outros tipos de detalhes exclusivamente destinados a permitir a fixação da resistência de uma forma minimamente ordenada.
[011] Em face desse estado da técnica foi desenvolvida a presente disposição construtiva introduzida em iogurteira, a qual apresenta um projeto substancialmente mais simples e que pode ser efetivamente colocado em produção em larga escala com um custo relativamente menor se comparado às iogurteiras pertencentes ao estado da técnica.
[012] A iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade prescinde da utilização do revestimento metálico normalmente empregado como meio para permitir a montagem da resistência elétrica, sendo por tal motivo mais simples e funcionalmente mais eficiente.
[013] A iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade difere das convencionais principalmente pelo fato de incluir meios de controle da ativação da resistência elétrica, permitindo assim que a sua temperatura seja mantida dentro de uma faixa constante, o que permite, de modo mais eficaz, a produção do iogurte [014] A iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade será pormenorizadamente descrita com referência aos desenhos abaixo relacionados,nos quais: [015] A figura 1 ilustra uma vista em corte geral da iogurteira em questão.
[016] A figura 2 ilustra uma vista em perspectiva explodida da presente iogurteira.
[017] De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a disposição construtiva introduzida em iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade, compreende um recipiente externo 1, inferiormente complementado por uma base 2, a qual é montada de modo que a superfície externa do recipiente externo 1 tenha continuidade na borda contornante da base 2.
[018] Internamente, o recipiente externo 1 recebe a montagem de uma placa circular 3, onde são previstos pontos de montagem 4 para hastes 5 que contam com projeções 6 utilizadas para permitir a organização do posicionamento da resistência elétrica 7.
[019] As hastes 5 são superiormente montadas junto à borda inferior do recipiente interno 8, recipiente esse que fica apiado sobre a placa circular 3 e está envolvido pela resistência elétrica 7.
[020] O recipiente interno 8 fica montado no interior do recipiente externo 1, sendo que o dimensionamento entre os dois permite o alojamento adequado tanto das hastes 5, como também da resistência elétrica 7, tal como pode ser melhor entendido através da observação da figura 1, que retrata um corte total da iogurteira.
[021] A iogurteira aqui tratada inclui ainda um recipiente retirável 9, sua respectiva tampa 10, bem como a tampa geral da iogurteira 11, a qual é dimensionada para ser encaixada sobre o recipiente 1.
[022] O circuito elétrico da iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade conta ainda com um termostato 12 ligado à resistência elétrica 7, o qual controla a temperatura de atuação da mesma de modo a estabelecer uma faixa de temperatura mínima e máxima dentro da qual está situada a temperatura ideal de produção do iogurte.
[023] 0 circuito elétrico da presente iogurteira conta ainda com uma lâmpada piloto 13, a qual permite que o estado de ativação ou desativação de iogurteira possa ser visualmente acompanhado, evitando-se assim que a mesma seja mantida ligada de forma indevida.
[024] Tal como pode ser percebido através da observação das figuras que ilustram a presente patente, a iogurteira objeto desta patente de Modelo de Utilidade apresenta uma construtividade simples e totalmente funciona.
REIVINDICAÇÃO