BRMU8801287Y1 - disposição introduzida em conector - Google Patents

disposição introduzida em conector Download PDF

Info

Publication number
BRMU8801287Y1
BRMU8801287Y1 BRMU8801287U BRMU8801287U BRMU8801287Y1 BR MU8801287 Y1 BRMU8801287 Y1 BR MU8801287Y1 BR MU8801287 U BRMU8801287 U BR MU8801287U BR MU8801287 U BRMU8801287 U BR MU8801287U BR MU8801287 Y1 BRMU8801287 Y1 BR MU8801287Y1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connector
cables
tabs
terminals
connection
Prior art date
Application number
BRMU8801287U
Other languages
English (en)
Inventor
Balbinot Maurício
Original Assignee
Balbinot Maurício
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Balbinot Maurício filed Critical Balbinot Maurício
Priority to BRMU8801287U priority Critical patent/BRMU8801287Y1/pt
Publication of BRMU8801287U2 publication Critical patent/BRMU8801287U2/pt
Publication of BRMU8801287Y1 publication Critical patent/BRMU8801287Y1/pt

Links

Landscapes

  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
  • Connections By Means Of Piercing Elements, Nuts, Or Screws (AREA)

Abstract

disposição introduzida em conector. é composta por um corpo 1 onde estão fixadas as abas 2, uma de cada lado no sentido longitudinal, os terminais 3 com vedação 4 formando um conjunto de conexão. as abas 2, perfil lateral e/ou similar estão fixadas ao corpo 1, para fazer a conexão giramos as abas e com a pressão do fechamento, os terminais 3 fazem a perfuração do isolante dos cabos e/ou similares que estão inseridos na ranhura do corpo, fazendo a conexão e isolando também a entrada de umidade.

Description

DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR CAMPO TÉCNICO O presente relatório descritivo da patente de modelo de utilidade refere-se a um conector de cabos elétricos, fabricado em tamanho e formato variado, em metal, plástico, madeira e/ou qualquer outro material sintético e/ou natural que se preste para o fim desejado, usado preferencialmente para acoplar cabos elétricos entre si.
ESTADO DA ARTE O estado da técnica em dispositivos desta natureza apresenta conectores rápidos, porém, algumas observações devem ser feitas com relação aos mesmos. Os conectores encontrados no estado da técnica, apesar de cumprirem com o papel a que se propõe, são constituídos de diversas peças que para fazer a conexão são montadas ao corpo e podem se perder facilmente, além do que para este sistema o comprimento do cabo deve ser pré-determinado, pois o sistema não permite a possibilidade de emendas e sempre deve ser substituído na sua totalidade.
As buscas realizadas no estado da arte pertinente ao campo técnico do modelo revelaram a existência de dispositivos conectores. O documento DE 201 14781 U1 de ASPÓCK (2001) se refere a uma caixa de ramificação de cabos com um corpo médio e dois corpos de apertar iguais para a conexão das luzes em um veículo, cabos estes que se conectam e desconectam ao mesmo tempo com uma entrada de corrente composta por um cabo condutor de dois fios conjuntamente isolados; disposta ao redor do veículo e com um cabo de alimentação do mesmo tipo que se dirige para as luzes individuais, realizando-se a conexão elétrica mediante pinos que se dispõe deslocados axial e lateralmente de um corpo isolante, as quais se cravam nos fios condutores respectivos e estão rodeadas por pequenas arandelas de silicone abaixo das pontas livres. US 5,498,172 de NODA (1994) descreve um conector elétrico para interconectar cabos multi-condutores paralelos. US 4,878,855 de HENG et al. (1988) que revela um terminal conector elétrico para cabos que não são previamente descascados. US 4,068,912 de HUDSON et al. (1977) descreve um conector de cabo para condutores elétricos multi-cabos flexíveis e plano, realizando a conexão e isolamento por aperto.
VANIN (2002) descreve no BR 8.201.428-0 um conector para unir condutores elétricos (fios para energia elétrica, cabos semi-reboque, caminhões e veículos em geral), composto por um ou mais perfis em H, dentados e que são capazes de se engastarem numa peça U, superior e inferiormente, onde os dentes dos perfis se encaixam em frisos existentes na peça, contando, essa peça, com dois ou mais perfuradores isolados; de modo que, o perfil possa ser pressionado contra a peça, fazendo com que os perfuradores cortem a camada isolante de um condutor qualquer, que tenha sido colocado no canal da peça H, permitindo o contato elétrico com outro condutor que tenha sido igualmente perfurado pelos mesmos perfuradores, e que tenha sido colocado no canal inferior da H. DISCUSSÃO A grande vantagem da disposição introduzida em conector é o fato de que, pelas abas estarem inseridas no corpo, o conector se comporta como se fosse uma peça única, que faz a conexão em qualquer ponto do cabo, com isso se pode passar o cabo por entre as ferragens e/ou similar sem o conector, podendo também ser conectado em qualquer ponto. O conector ASPÕCK é composto por três peças: o corpo médio e os dois corpos de aperto, com os quais se pressionam os cabos para realização o contato elétrico. Essa construção apresenta como grande inconveniente o fato dos corpos de aperto ou capas poderem ser perdidas, inutilizando o conector. VANIN revela um conector idêntico ao conector ASPOCK, de modo que a análise é a mesma. NODA revela um conector para multi-cabos planos. Apresenta o mesmo inconveniente do conector ASPÕCK as capas de pressão são soltas, elas funcionam como grampos que se prendem ao corpo do conector. HENG segue a mesma linha de funcionamento, com as capas ou corpos de pressão separados do corpo central ou médio.
HUDSON apresenta uma capa presa por uma articulação plástica, mas os meios de estabelecer o contato elétrico são diferentes do proposto. SOLUÇÃO PROPOSTA
Assim, devido às considerações anteriormente apresentadas é um dos objetivos do presente aperfeiçoamento em conector para cabos elétricos, onde as duas capas que pressionam os cabos contra os pinos para realização do contato elétrico estão presas à peça central. Desse modo, não se tem três peças, mas apenas uma única peça, com essa construção não é possível de se perder as capas, o que, no caso de VANIN e ASPÕCK, inutilizam a o conector. A disposição introduzida em conector pode ser usada em qualquer outro local e ou sistema, assim como pode conter os mais variados tipos de materiais de forma conjugada ou isolada tais como metal, madeira, plástico, rígidos e/ou flexíveis e/ou similares, sem ser descaracterizado com isso, desde que não se percam as características inicíalmente reivindicadas neste relatório. A disposição introduzida em conector é desenvolvida e projetada a partir de uma peça única com um sistema de perfuradores e abas laterais, que quando são fechadas fazem a furação do isolante dos cabos elétricos, travamento dos mesmos e o isolamento de umidade. O corpo da peça, os perfuradores, as abas e outros componentes do conjunto podem ser de diversos tipos de materiais e acabamentos. O presente objeto poderá conter outros dispositivos agregados a sua funcionalidade, sem ser descaracterizado com isso, desde que não se percam as características inicialmente reivindicadas neste relatório.
No intuito de que a disposição introduzida em conector, objeto da presente patente, seja claramente compreendida e conduzida à prática por qualquer especialista nesse setor tecnológico, a mesma é descrita de modo claro, conciso e objetivo; tendo por base um conjunto de desenhos ilustrativos em relação ao modelo proposto, sendo apresentado apenas a título demonstrativo, não pretendendo assegurar ao mesmo um caráter limitativo ao alcance de proteção da patente, servindo apenas para uma análise mais detalhada das características a serem reivindicadas.
Entretanto, a presente modelagem não deverá ser limitada a esta forma apresentada, podendo ser consideradas outras concepções configurativas, desde que guardem as mesmas características distintivas funcionais desse modelo básico.
Este desenho conta com referências numéricas constantes no relatório, onde: - a figura 1 ilustra o estado da arte, ou conector DE 201 14781 U1; - Δ figura 2 apresenta uma vista do conjunto onde são mostrados o corpo (1), abas (2), terminal (3) e vedação (4). - a figura 3 apresenta uma vista do conjunto, onde é mostrado o conector com as abas (2) fechadas. A disposição introduzida em conector é composta por um corpo (1), dotado de encaixes superiores (5) longitudinais, onde se pode prender as abas (2) pela borda superior (6), através de respectivo elemento de encaixe tipo dente longitudinal (7); sendo que as referidas abas estão disposta uma de cada lado do corpo (1) no sentido longitudinal, ficando adequadamente presas pela sua parte inferior (8) à parte inferior (9) do corpo (1) por intermédio de uma dobradiça plástica (10), sendo dita dobradiça responsável pela articulação das laterais; onde essa dobradiça (10) apresenta dimensão e resistência tal que permite as laterais (2), ao serem presas nos encaixes longitudinais (5), manterem os cabos (não mostrados) presos aos terminais, estes dotados de formato perfurocortante (3), capazes de estabelecer um contato elétrico entre os cabos colocados um em cada lado do conector; e contando ainda com um meio de vedação (4) disposto ao redor de cada um dos referidos terminais (3).
Os terminais (3) com vedação (4) formando um conjunto de conexão. As abas (2) perfil lateral e/ou similar estão fixadas ao corpo (1), para fazer a conexão se giram as abas e com a pressão do fechamento os terminais (3) fazem a perfuração do isolante dos cabos e/ou similares que estão inseridos na ranhura do corpo, fazendo a conexão e isolando também a entrada de umidade.
Determinados aspectos do modelo apresentado podem ser alterados, tais como: materiais, formato, etc., sem alterar o inicialmente reivindicado. REIVINDICAÇÃO:

Claims (1)

1, DISPOSIÇÃO INTRODUZIDA EM CONECTOR, composto por um corpo (1), dotado de encaixes superiores (5) longitudinais, onde se pode prender as abas (2) pela borda superior (6), através de respectivo elemento de encaixe tipo dente longitudinal (7), sendo dotados de formato perfurocortante (3) capazes de estabelecer um contato elétrico entre os cabos colocados um em cada lado do conector; e contando ainda com um meio de vedação (4) disposto ao redor de cada um dos referidos terminais (3), caracterizo pelo fato das abas estarem dispostas uma de cada lado do corpo (1) no sentido longitudinal, ficando adequadamente presas pela sua parte inferior (8) à parte inferior (9) do corpo (1) por intermédio de uma dobradiça plástica (10), sendo dita dobradiça responsável pela articulação das laterais, onde essa dobradiça (10) apresenta dimensões e resistência tal que permite as laterais (2) manterem os cabos presos aos terminais.
BRMU8801287U 2008-06-09 2008-06-09 disposição introduzida em conector BRMU8801287Y1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801287U BRMU8801287Y1 (pt) 2008-06-09 2008-06-09 disposição introduzida em conector

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801287U BRMU8801287Y1 (pt) 2008-06-09 2008-06-09 disposição introduzida em conector

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRMU8801287U2 BRMU8801287U2 (pt) 2010-02-02
BRMU8801287Y1 true BRMU8801287Y1 (pt) 2017-05-02

Family

ID=41625091

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8801287U BRMU8801287Y1 (pt) 2008-06-09 2008-06-09 disposição introduzida em conector

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8801287Y1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRMU8801287U2 (pt) 2010-02-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JPH04500743A (ja) 一体的に張力を解放する電気的接続装置
CN100438222C (zh) 电缆应变减轻装置和电罩
EP2932566B1 (de) Autoladestecker
WO2013170291A1 (en) Cable holder
DE69417111T2 (de) Verpresste Leiterklemme mit Gummistopfen, Verfahren für die Herstellung und Werkzeug für die Montage
US1981460A (en) Cable connecter
BRPI0110329B1 (pt) luva para abraçar cabo para vedar ambientalmente uma seção de cabo
MXPA05014000A (es) Conector de cordon que tiene un sello resistente al agua.
US20170149170A1 (en) Connector plug and socket
BRPI0602767A (pt) meio de conexão modular
CN102414927A (zh) 线缆连接装置
DE50300078D1 (de) Steckverbinder mit einem gehäuse und mit einem klemmeinsatz
CN206574876U (zh) 电缆集成连接器和用于电缆集成连接的装置
TWI774873B (zh) 絕緣穿刺連接器
BRMU8801287Y1 (pt) disposição introduzida em conector
CN210129728U (zh) 一种新型电缆连接装置
CN204424556U (zh) 电连接器
US3177458A (en) Connector system and method of making wire connections
AU2015201133B2 (en) Improved Plug, Socket and Connection Apparatus
KR100473305B1 (ko) 전선분기용 터미널 블록
WO1999060669A1 (es) Conector rapido de cables electricos aislados por perforacion del aislante
KR100889833B1 (ko) 전선 커플링장치
US10431908B2 (en) Electrical couplers and methods of using them
EP2926417A1 (en) Plug, socket and connection apparatus
ATE235748T1 (de) Verbinder fur koaxialkabel mit einer integrierten kabelgreifenden externen buchse

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Z Priority examination of the patent application refused (request does not comply with dec. 132/06 of 20061117)

Free format text: NEGADO O EXAME PRIORITARIO DO PEDIDO DE PATENTE UMA VEZ QUE NAO FOI ATENDIDO O DISPOSTO NO ART. 6O, II, "A" E "B" DA RESOLUCAO 191/08.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H01R 4/24

Ipc: H01R 4/2491 (2018.01)