BRMU8801247U2 - adaptador basculante para escoadouro de meio-fio - Google Patents

adaptador basculante para escoadouro de meio-fio Download PDF

Info

Publication number
BRMU8801247U2
BRMU8801247U2 BRMU8801247U BRMU8801247U2 BR MU8801247 U2 BRMU8801247 U2 BR MU8801247U2 BR MU8801247 U BRMU8801247 U BR MU8801247U BR MU8801247 U2 BRMU8801247 U2 BR MU8801247U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adapter
curb
frame
outlets
gallery
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandro Qualharello
Miguel Jorge Scarpelli Jr
Original Assignee
Scarpelli Miguel Jorge
Alessandro Qualharello
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Scarpelli Miguel Jorge, Alessandro Qualharello filed Critical Scarpelli Miguel Jorge
Priority to BRMU8801247 priority Critical patent/BRMU8801247U2/pt
Publication of BRMU8801247U2 publication Critical patent/BRMU8801247U2/pt

Links

Landscapes

  • Sewage (AREA)

Abstract

ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURO DE MEIO-FIO. Especialmente de um adaptador (1) de tampa (2) basculável a ser adaptado em "caixas" (C) coletoras de meio-fio em sua face (F) mais interna, de forma a possibilitar a abertura da tampa (2) apenas com a força do fluxo das águas de superfície, do contrário mantendo-a fechada impedindo assim a saída de odores, animais e insetos do interior da galeria bem como sua entrada.

Description

"ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURO DE MEIO-FIO"
Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um novo"ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURO DE MEIO-FIO", especialmente deum adaptador a ser aplicado em sarjetas de vias públicas, mais especificamente naentrada das galerias de águas pluviais e águas em geral que se destaca, pelo fato de serbasculável, por permitir apenas a passagem do fluxo de água externo vedando o retornode odor, animais e insetos para fora da galeria bem como reduzir substancialmente apossibilidade de entrada dos mesmos.
É de conhecimento dos técnicos no assunto que bueiros ou sarjetas sãodepressões localizadas ao iongo de vias pavimentadas por onde escoam as águasdrenadas pelo canal gerado entre o passeio e o meio-fio. Essas estruturas hidráulicastambém denominadas de "bocas" coletoras dependendo da localização e dofuncionamento pode receber várias classificações entre elas a de posicionamento vertical,ou seja, cuja entrada se dá segundo o plano do meio-fio que é o foco desse pedido depatente.
A indicação do tipo de boca coletora é de suma importância para seconseguir eficiência na drenagem das águas de superfície. Nesse sentido, váriosáspectos físicos e hidráulicos, como, por exemplo, a localização, vazão de projeto,úeclividades da sarjeta e da rua, interferência no tráfego e possibilidade de obstruções.
As "bocas" coletoras de meio-fio recebem as águas através de uma aberturasituada ao longo da face vertical do meio-fio tendo, geralmente, o comprimentodiretamente proporcional a vazão mínima a receber, da altura da lâmina de água e adepressão na sarjeta ao longo da "boca" coletora.
Esse tipo de "boca' coletora é particularmente indicada para pontosintermediários em sarjetas com pequena declividade longitudinal onde exista a presençade materiais obstruindo a sarjeta e em vias de tráfego intenso onde a colocação degrades horizontais não é bem-vinda, podendo avariar os pneumáticos e suspensões deveículos em geral".
Evidentemente, é possível combinar o uso dos vários tipos de "bocas"coletoras, também cabendo a reversibilidade de um tipo de estrutura hidráulica para outro.
Diante disto, o ESTADO DA TÉCNICA antecipa alguns documentos depatente que se prestam a melhorar a funcionalidade das "bocas" coletoras de meio fiocuja aplicabilidade foi fartamente comentada acima:
O Pl 0006194-8 "comporta para esgotos e saídas de águas pluviais","também chamadas de boca-de-lobo (boqueirão de esgoto para águas pluviais, junto aomeio-fio), composto de uma caixa externa de contenção do sistema da comporta,dispositivo mo!a de controle da pressão da eclusa, haste suporte do dispositivo molafixada às paredes da caixa, conjunto de suportes da eclusa e engates para fixação dodispositivo mola, vedação da eclusa por intermédio de uma borracha ou outro polímero".
A referida comporta apresenta a construtividade bastante complexaconformando uma caixa externa de contenção que interfere na passagem da via públicapodendo ocasionar algum tipo de acidente. Por outro lado, seu funcionamento dependeda atuação de uma mola cuja vida útil é limitada fazendo com que a mesma perca suaeficácia uma vez que dita mola deve ser rigorosamente calibrada para a pressão da vazãoda eclusa.
Por outro lado existem dispositivos como o apresentado no Pl 0100667-3que reproduz um filtro para galeria que nada mais é do que uma grade que impede apassagem de objetos maiores para o interior da galeria propriamente dita. Esse tipo desolução apresenta diversos inconvenientes como o fato de não evitar a saída de maucheiro, animais peçonhentos e insetos, bem como a entrada dos mesmos.
Pensando nestes e em outros inconvenientes mais, foi que o idealizador,após inúmeras pesquisas, criou o "ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURODE MEIO-FIO" em questão, o qual possui um quadro compatível com o contorno das"bocas" coletoras de meio fio sendo dotado de uma tampa basculável no sentido do fluxodas águas de superfície que faz com que a mesma se abra apenas com a força do fluido,mantendo-se fechada enquanto não ocorram precipitações.
Em suma, o adaptador apresentado tem como principais vantagens:
Ser um produto ecologicamente correto, haja vista reter resíduos sólidos para ointerior da galeria e que possa poluir o meio ambiente ao ganhar a rede de esgoto;
Praticidade e facilidade de instalação em "bocas" coletoras de meio-fio ou emoutros tipos adaptáveis para a primeira;
Acaba por vez com o mau cheiro proveniente do interior das galerias;
Impede a saída de ratos, baratas, mosquitos e outros bichos peçonhentos;
Elimina a utilização de grades de ferro que podem danificar veículos ou machucarpessoas;
Melhora o acesso de veículos às vagas (estacionamento);Estética e visualmente agradável.
A seguir, explica-se o modelo com referência aos desenhos anexos, nosquais estão representadas:
Fig. 1: Vista em perspectiva do adaptador basculante para escoadouro demeio-fio;
Fig. 2: Vista em perspectiva explodida do adaptador basculante paraescoadouro de meio-fio;
Fig. 3: Vista em corte do adaptador basculante para escoadouro de meio-fio,mostrando uso;
Fig. 4: Vista esquemática mostrando o adaptador basculante paraescoadouro de meio-fio instalado em um meio-fio qualquer.
O ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURO DE MEIO-FIO",objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, consiste essencialmente deum adaptador (1) de tampa (2) basculável a ser adaptado em "caixas" (C) coletoras demeio-fio em sua face (F) mais interna, de forma a possibilitar a abertura da tampa (2)apenas com a força do fluxo das águas de superfície, do contrário mantendo-a fechadaimpedindo assim a saída de odores, animais e insetos do interior da galeria bem comosua entrada.
Mais particularmente, o aparador (1) pleiteado é constituído por umamoldura (3) de dimensões compatíveis com a entrada da "caixa" (C) coletora onde échumbada em sua face (F) interna por meio de travas (4) extremas que derivam daIongarina (5) superior da moldura (3) propriamente dita que margeia o todo o contornointerno da entrada. A referida moldura (3), preferencialmente fabricada em perfil "L" possuinas hastes verticais um par de orifícios (6) que se destinam a recepcionar um par depinos (7) derivados da tampa (2) que uma vez inseridos nesses possibilitam o seubasculamento, haja vista estar encaixada com perfeição à porção interna dessa moldura(3), de maneira que sua abertura se dá apenas com a força do fluxo das águassuperficiais que naturalmente a levam a abrir deixando passar as águas para o interior dagaleria, voltando a se fechar tão logo cesse o fluxo.
Tanto a moldura quanto a tampa podem ser fabricadas com perfis circulares,prismáticos retangulares, quadrados, etc.
Trata, portanto, a presente patente de um adaptador (1) ecologicamenteadequado, que evita que objetos e outros resíduos sólidos adentrem o interior da galeria,evitando entupimentos e enchentes.

Claims (1)

1.) "ADAPTADOR BASCULANTE PARA ESCOADOURO DE MEIO-FIO", caracterizadopor ser constituído por uma moldura (3) de dimensões compatíveis com a entrada da"caixa" (C) coletora onde é chumbada em sua face (F) interna por meio de travas (4)extremas que derivam da Iongarina (5) superior da moldura (3) propriamente dita quemargeia o todo o contorno interno da entrada; a moldura (3) possui nas hastes verticaisum par de orifícios (6) que se destinam a recepcionar um par de pinos (7) derivados datampa (2) que uma vez inseridos nesses possibilitam o seu basculamento.
BRMU8801247 2008-06-30 2008-06-30 adaptador basculante para escoadouro de meio-fio BRMU8801247U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801247 BRMU8801247U2 (pt) 2008-06-30 2008-06-30 adaptador basculante para escoadouro de meio-fio

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8801247 BRMU8801247U2 (pt) 2008-06-30 2008-06-30 adaptador basculante para escoadouro de meio-fio

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8801247U2 true BRMU8801247U2 (pt) 2011-01-04

Family

ID=43401888

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8801247 BRMU8801247U2 (pt) 2008-06-30 2008-06-30 adaptador basculante para escoadouro de meio-fio

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8801247U2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023222936A1 (es) * 2022-05-20 2023-11-23 Rubio Carrera Ignacio Sistema de control de plagas animales

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2023222936A1 (es) * 2022-05-20 2023-11-23 Rubio Carrera Ignacio Sistema de control de plagas animales
ES2956741A1 (es) * 2022-05-20 2023-12-27 Carrera Ignacio Rubio Sistema de control de plagas animales

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101543235B1 (ko) 하수구용 배수장치
KR100941371B1 (ko) 집수정용 악취방지 차단 및 배수가 용이한 차단장치
KR101558325B1 (ko) 악취방지 및 해충의 유입과 하수의 역류를 방지하는 맨홀용 악취 차단장치
WO2021125170A1 (ja) 水害時2次排水方法
BRMU8801247U2 (pt) adaptador basculante para escoadouro de meio-fio
KR100741695B1 (ko) 하수도 집수정의 악취차단장치
KR101004699B1 (ko) 높이조절용 환경 친화형 빗물받이 및 이의 시공방법
KR200361514Y1 (ko) 하수구의 방취·방충장치
KR101020719B1 (ko) 지하수 확보 및 악취 역류 방지용 빗물받이 구조
KR100895422B1 (ko) 하수구의 이물진입방지 및 악취 배출방지용 맨홀덮개
KR100454999B1 (ko) 악취차단기능을 갖는 배수조
KR102569525B1 (ko) 도로 침수 방지용 배수시스템
KR200388943Y1 (ko) 하수 및 악취 역류 방지장치
KR20050103147A (ko) 보 차도용 하수도 빗물받이
KR101087570B1 (ko) 생태통로유도벽
KR200361559Y1 (ko) 덮개식 하수도 빗물받이
CN201232254Y (zh) 水沟盖
KR200265463Y1 (ko) 악취차단 및 토사유입방지 맨홀
KR200385205Y1 (ko) 하수도 악취방지장치
KR20180091160A (ko) 역류 방지 배수 그레이트
KR19990046751A (ko) 맨홀의방취구조
KR200497638Y1 (ko) 소형동물 탈출장치가 구비된 사각 집수정
KR101068592B1 (ko) 하수 및 악취 차단장치
CN214783032U (zh) 一种路基路面用排水结构
CN207295947U (zh) 一种新型自动开闭大底板四防装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2312 DE 28-04-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.