BRMU8800936U2 - disposição construtiva aplicada em vaso antidengue - Google Patents

disposição construtiva aplicada em vaso antidengue Download PDF

Info

Publication number
BRMU8800936U2
BRMU8800936U2 BRMU8800936-0U BRMU8800936U BRMU8800936U2 BR MU8800936 U2 BRMU8800936 U2 BR MU8800936U2 BR MU8800936 U BRMU8800936 U BR MU8800936U BR MU8800936 U2 BRMU8800936 U2 BR MU8800936U2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
vessel
earth
antidengue
vase
Prior art date
Application number
BRMU8800936-0U
Other languages
English (en)
Inventor
Da Silva Juraci Duque
Original Assignee
Da Silva Juraci Duque
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Da Silva Juraci Duque filed Critical Da Silva Juraci Duque
Priority to BRMU8800936-0U priority Critical patent/BRMU8800936U2/pt
Publication of BRMU8800936U2 publication Critical patent/BRMU8800936U2/pt

Links

Landscapes

  • Cultivation Receptacles Or Flower-Pots, Or Pots For Seedlings (AREA)

Abstract

DISPOSIçãO CONSTRUTIVA APLICADA EM VASO ANTIDENGUE. Compreendendo um vaso que contém uma tampa divisória que separa a terra da água, sendo esta mantida úmida por intermédio de um pavio que transporta água por capilaridade do recipiente inferior para o meio da terra. A estrutura do vaso é composta de uma tampa divisória que separa a terra da água. A terra é mantida úmida através de um suporte pavio que está no centro da tampa divisória. Toda a vez que o nível de água estiver baixo e esta necessitar ser abastecida, o seu reabastecimento é feita através do cano lateral, o qual não tem contato nenhum com o meio externo, vez que sua boca automaticamente tem um dispositivo que o usuário fecha assim que injetar água do reservatório.

Description

Disposição construtiva aplicada em vaso antidengue Campo técnico
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de modelo de utilidade se refere ao desenvolvimento de um vaso antidengue, compreendendo um vaso que contém uma tampa divisória que separa a terra da água, sendo esta mantida úmida por intermédio de um pavio que transporta água por capilaridade do recipiente inferior para o meio da terra. Estado da arte
São conhecidos diversos tipos de vasos para plantas que dispõe de um sistema ou meio para evitar que mosquitos depositem ovos na água residual dos pratos.
Em buscas efetuadas no estado da arte pertinente ao campo técnico do modelo (a01g 9/02, aoig 9/04, a01g 31/02 e a47g 7/02) foram encontrados diversos documentos que tratam do assunto.
O documento BR 0.101.056 de PRESTES (2001) descreve um conjunto de vaso e prato de flores anti-dengue, onde o vaso faz o isolamento da água estagnada com o ambiente externo vaso, possui um alongamento que sai de certa altura da lateral do vaso encostando à borda superior do prato, ou encostando na parede interna do prato, tendo, então, que o alongamento, ter o comprimento suficiente para que se chegue a superfície superior ou a parede interna do prato, podendo o prato ter furos não transpassados totalmente para que se possa suspender o prato por correntes ou cabos. Um conjunto porta vaso anti-dengue é mostrado pelo BR 0.201.790 de SOUZA (2002), produzido, preferencialmente, a partir de um recipiente plástico transparente que permite a visualização do nível daágua ali envasada, onde é acoplado ou não uma estrutura esponjosa capaz de receber tal envase, armazenando a água por longo tempo, sem deixá-la acessível para o mosquito, já que tal estrutura esponjosa possui uma abertura que recebe o vaso com planta, folhagem e/ou flor e, uma tampa superior que fecha o conjunto permitindo, ainda, que por longo tempo não se tenha a necessidade de regar o quê ali estiver plantado, pois há um captor interno responsável pelo transporte da água presente no recipiente e/ou espuma que à leva até o interior/terra presente no vaso, tornando-a sempre úmida.
Um outro tipo de vaso hidropônico é descrito pelo BR 8.302.333 de VICENTE (2003), composto de depósito para água ou solução nutritiva, feito em material não transparente que obstrui a entrada de luz, possuindo bocal de entrada com engate para sistemas industriais e com rosca para uso doméstico, e um bocal de saída com rosca para fixação de um engate para sistemas de uso industrial e um tampão para uso doméstico. No sistema para uso industrial possui um engate para fixação da mangueira de alimentação e o nívefd'água é regulado pelo engate, que possui um pequeno orifício na base. O engate possui ranhuras que permitem a ligação de uma mangueira de retorno da solução nutritiva para o tanque. O depósito possui abas, possui um medidor de nível, possuindo ainda uma tampa com marcação visível. O recipiente/vaso que contém a planta é acoplado ao depósito que contém água ou solução nutritiva, onde a irrigação da planta se dá por capilaridade, onde um pavio introduzido no depósito serve de veículo de transporte.
Um outra disposição introduzida em vaso antidengue é revelada pelo BR 8.302.563 de SOUZA (2003), constituído por um receptáculo plástico inferior onde é acoplado o vaso propriamente dito; Idealizado a partir de um receptáculo dearmazenamento de água que, graças ao acoplamento superior do vaso em forma de taça, propicia o fechamento hermético dos ditos montantes, impedindo o acesso do mosquito à água ali encontrada. Assim, o fechamento hermético dá-se pelo acoplamento giratório entre os dois montantes, onde as abas periféricas do receptáculo invadem as cavidades tangenciais internas do vaso, de modo que o acoplamento e o desacoplamento seja facilitado, contudo, o dito receptáculo poderá ser provido por uma espuma interna para maior retenção de água. O fundo do vaso em forma de taça possui três aberturas que com o auxílio de um captador de água ali alocado, permite o deslocamento da água do receptáculo ao interior do vaso, de forma a umedecer a terra e conseqüentemente nutrir as plantas ou flores ali plantadas durante vários dias, sem a necessidade de reabastecimento e sem a preocupação com o foco de água parada.
Também é conhecido um conjunto de vaso e prato de flores antidengue, revelado pelo BR 0.101.056 de PRESTES (2001), constituído de um vaso ou canteiro e um prato, demonstrando como o prato faz o isolamento da água estagnada com o ambiente externo. Um xaxim e um prato como os feixes para encaixe das correntes que suspendem respectivamente o prato e o xaxim, demonstrando o isolamento da água estagnada com o ambiente externo. Um vaso ou canteiro e um prato com as devidas modificações para que se possa rosqueá-los ou encaixá-los uns aos outros, demonstrando o compartimento oco, para água estagnada, isolando-a do ambiente externo.
O documento BR 0.201.471 de OLIVEIRA (2002) revela um reservatório de arredondado e cônico, fechado na parte superior por um outro vaso de mesma forma; no qual um puxador ligado ao áster que passa internamente pelo tubo epelas duas buchas guias superior e inferior; para a fixação do referido tubo é usado um prisioneiro o referido áster também sendo fixado na arruela que por sua vez está fixado a bombona qual encontra-se a lâmina, que impede o retorno da água para o reservatório; a base está fixada no suporte por meio de um parafuso; a dita base é composta pela entrada de água e uma válvula composta pela esfera impedindo o retorno da água pelo tubo ou a referida esfera entra em contato com permitindo a saída da água pelo tubo de acordo com o movimento de puxar e empurrar do referido áster.
Um vaso antidengue para plantas é mostrado pelo BR 0.303.035 de SANNA (2003), compreendido por um vaso com um reservatório de água na sua parte inferior que possui janelas com tela nas laterais, que permitem aeração das plantas, permitem o escoamento do excesso de água mas impedem a entrada dos mosquitos transmissores de dengue, evitando assim sua reprodução.
Também e conhecido um vaso antidengue descrito pelo BR 0.504.821 de SOARES (2005) composto de carenagem externa que possui um dispositivo interno de suporte para os vasos com várias graduações, possibilitando ao mesmo receber vários tipos de xaxim com as plantas; abertura circular que possibilita a passagem do excesso de água do xaxim para a câmara de armazenamento, onde esta água fica armazenada até ser consumida pela planta e câmara de armazenamento, onde excesso de água fica armazenado até ser consumida pelo xaxim.
Desenvolvimento proposto
Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de modelo deutilidade, o desenvolvimento da presente disposição construtiva aplicada em vaso antidengue, construído em material adequado, de formas e tamanhos variados, tendo em um dos lados um suporte de forma arredondada que penetra lateralmente sobre a estrutura e se aloja na base da mesma, a qual vai abastecer a terra que é depositada em cima do vaso. A estrutura do vaso é composta de uma tampa divisória que separa a terra da água. A terra é mantida úmida através de um suporte pavio que está no centro da tampa divisória. Toda a vez que o nível de água estiver baixo e esta necessitar ser abastecida, o seu reabastecimento é feita através do cano lateral, o qual não tem contato nenhum com o meio externo, vez que sua boca automaticamente tem um dispositivo que o usuário fecha assim que injetar água do reservatório. Descrição das figuras
A caracterização do presente documento para patente de modelo de utilidade é feita por meio de desenhos representativos da disposição construtiva aplicada em vaso antidengue, de tal modo que o produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas, que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.Neste caso tem-se que:
- a figura 1 ilustra a representação do vaso proposto, mostrando o bocal de admissão de água e pavio para capilaridade; -a figura 2 ilustra uma perspectiva do vaso, onde se pode ver o seu interior com o pavio;
- a figura 3 mostra uma vista superior; e
- a figura 4 mostra uma outra perspectiva. Descrição do modelo
Uma forma preferencial de realização do vaso é conseguida mediante o emprego de um recipiente em material e formato adequado (1), contendo um bocal lateral para admissão de água (2) dotado de tampa específica para fechamento (2a), sendo que essa água admitida no vaso vai para uma cavidade interna (3), de modo a manter essa água separada da terra por intermédio de uma parede plástica (4), onde a água é puxada para a terra por meio de um pavio (5), que fica imerso na água contida dentro da cavidade (3) e dentro da terra (6).
Com esse vaso, a água nunca fica exposta ao tempo, pois o bocal (2) é fechado pela tampa (2a), evitando que insetos depositem seus ovos na água.

Claims (2)

1.-DlSPOSICÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM VASO ANTIDENGUE.
caracterizadopelo fato do referido vaso (1) conter um bocal lateral para admissão de água (2) dotado de tampa específica para fechamento (2a), sendo que essa água admitida no vaso vai para uma cavidade interna (3), de modo a manter essa água separada da terra por intermédio de uma parede plástica (4), onde a água é puxada para a terra por meio de um pavio (5), que fica imerso na água contida dentro da cavidade (3) e dentro da terra (6).
BRMU8800936-0U 2008-03-28 2008-03-28 disposição construtiva aplicada em vaso antidengue BRMU8800936U2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800936-0U BRMU8800936U2 (pt) 2008-03-28 2008-03-28 disposição construtiva aplicada em vaso antidengue

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8800936-0U BRMU8800936U2 (pt) 2008-03-28 2008-03-28 disposição construtiva aplicada em vaso antidengue

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRMU8800936U2 true BRMU8800936U2 (pt) 2009-11-10

Family

ID=41263841

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRMU8800936-0U BRMU8800936U2 (pt) 2008-03-28 2008-03-28 disposição construtiva aplicada em vaso antidengue

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRMU8800936U2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102715032A (zh) * 2012-06-28 2012-10-10 万世凤 一种种植桶
WO2019100129A1 (pt) * 2017-11-23 2019-05-31 Savazoni Eduardo Arranjo de vasos com sistema de irrigação contínua e uniforme da terra por cordão permeável, e indicação de nível de água

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102715032A (zh) * 2012-06-28 2012-10-10 万世凤 一种种植桶
WO2019100129A1 (pt) * 2017-11-23 2019-05-31 Savazoni Eduardo Arranjo de vasos com sistema de irrigação contínua e uniforme da terra por cordão permeável, e indicação de nível de água

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN105899069B (zh) 多重盆栽植物自灌溉系统
KR900006270B1 (ko) 자동급수 화분의 급수량 조절방법
BRMU8800936U2 (pt) disposição construtiva aplicada em vaso antidengue
KR100991340B1 (ko) 이중 심지급수구조를 가지는 화분
JP3098357B2 (ja) 底面灌水式プランター
WO2006077669A1 (ja) 植木鉢
KR101659908B1 (ko) 수경식물 재배용 화분 키트를 사용한 식물 재배 장치
KR101519965B1 (ko) 식물 재배용 친환경 양변기 물탱크 덮개
KR20120084463A (ko) 수분 자동 공급장치
KR20080011252A (ko) 바이오 누드화분
KR101380567B1 (ko) 화분용 급수기
CN208624184U (zh) 一种具有埋藏式自动供水器的花盆结构
KR20010002902A (ko) 모세관 현상을 이용한 화분의 급수장치
KR20060085732A (ko) 나노플랜트 화분
TW201801607A (zh) 具照明之蓄水花盆結構
KR200281182Y1 (ko) 저면관수를 이용한 식물재배 용기
ES2715672A1 (es) Maceta con drenaje, para interior o exterior, con dispositivo de autorriego por capilaridad que suministra el agua desde la superficie de la maceta al fondo (de arriba a abajo)
BR202019003730U2 (pt) Módulo automatizado de cultivo vertical
JPH0392950U (pt)
KR102652312B1 (ko) 수직 정원장치
TWM535941U (zh) 具照明之蓄水花盆結構
JPH10178908A (ja) 栽培装置
KR101099546B1 (ko) 이중 식재 공간을 가진 조경용 화분
CN208242323U (zh) 自吸水花盆
KR20080073423A (ko) 외부돌출부 자동급수장치

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 3A E 4A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2156 DE 02/05/2012.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: RECLASSIFICACAO AUTOMATICA - A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: A01G 9/02, A01G 9/04

Ipc: A01G 9/02 (2018.01), A01G 27/04 (2006.01)